revista enfoco santo amaro nº 6

36
Ano 1 - N° 6 - Set/Out 2004 Distribuição gratuita Dia das crianças Os cuidados na escolha dos brinquedos Nesta edição: Homenagem: Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil Beleza: A origem do perfume Artes plásticas: AASA: 15 anos de arte E mais: Dicas automotivas, culinária, veterinária, serviços, lazer e muito mais

Upload: carlos-gustavo-curado

Post on 11-Jun-2015

970 views

Category:

Documents


38 download

DESCRIPTION

Revista Enfoco Santo Amaro, publicação que tinha notícias do bairro de Santo Amaro, situado na região sul da cidade de São Paulo. A revista mostrava os principais eventos da região, locais importantes, parques, lazer, comércio, pessoas e demais assuntos relacionados ao bairro e à região.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

Ano 1 - N° 6 - Set/Out 2004Distribuição gratuita

Dia dascrianças

Os cuidados naescolha dosbrinquedos

Nesta edição:

Homenagem:Nossa Senhora Aparecida,

a padroeira do Brasil

Beleza:A origem do perfume

Artes plásticas:AASA: 15 anos de arte

E mais:Dicas automotivas,

culinária, veterinária,serviços, lazer e muito mais

Page 2: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

2

Page 3: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

3

Expediente

Índice

Enfoco Santo AmaroPublicação da Associação de Voluntários Gotas de EsperançaRua: Custódio de Aguiar, 198 – sala 2V. Guacuri - Cep: 04464-140 – São Paulo - SPFone: (0xx11) 5611-9959 • e-mail:[email protected]

Diretora Responsável: Patrícia Roberta B. Cabral • Diretor Comercial: Clóvis Morote • Editora e Jornalista Responsável:Márcia D’Ippolito Mtb-21659 • Diagramação: Carlos Gustavo Curado • Secretária Geral: Regina dos Santos •Revisão: Vladimir P. Cunha • Ilustrações: Hiroshi Taniguti • Departamento financeiro: Elizabeth Cabral • Departamento deCriação e Arte: Carlos Gustavo Curado, Marco Aurélio B. Morote • Departamento Comercial: Rita de Cássia Barbosa,Ricardo Duarte Carvalho

CirculaçãoSanto Amaro, City Campo Grande, Jardim Marajoara, Alto da Boa Vista, Chácara Santo Antônio, Jd. Consórcio, Chácara Flora,Socorro e Interlagos.

Distribuição Gratuita

A revista enfoco Santo Amaro não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos assinados

Reportagem de capa 04

Homenagem 07

Serviço 08

Saúde 09

Beleza 13

Ação social 15

Doutores da Alegria 16

Culinária 18

Artes plásticas 19

Veterinária 20

Segurança 22

Educação 23

O bairro 24

Internacional 26

Aconteceu 27

Agenda cultural 30

Espaço do leitor 32

Telefones úteis 32

Classificados 33

Passatempo 34

EditorialEsta edição da enfoco Santo Amaro é uma

homenagem às crianças, mas com matérias dirigidas

aos adultos. Quantas vezes ficamos em dúvida em

comprar algum determinado brinquedo? Será que ele

vai gostar, é adequado à idade, traz algum perigo?

Enfim, são questionamentos que povoam nossas

cabeças. Já as crianças, esses seres tão pequeninos,

e que muitas vezes nos fazem perder a razão com

aquela cara de “fofinho”, sabem muito bem como

nos envolver até ganharem aquilo que querem. Para

nós adultos, resta saber como não cair nessas

artimanhas. Falamos também do centenário da

coroação da padroeira do Brasil, Nossa Senhora

Aparecida, que recebeu uma coroa nova. Mostramos

as ações da associação Gotas de Esperança, dos

Doutores da Alegria e da Associação Cristã de Moços,

uma entidade que completou 160 anos de existência.

E também alguns fatos que ocorreram em Santo Amaro

durante o mês de setembro. Tudo isso feito com

carinho e em agradecimento aos santamarenses. Até

a próxima edição.

Os editores

Page 4: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

4 CAPA

O dia das crianças está chegando e com ele adúvida: onde encontrar um brinquedo: durável,seguro, de boa qualidade e muito divertido?Calma! Nem tudo está perdido. A seguir daremosalgumas dicas para você ficar mais tranqüilo.

Dicas na hora dacompra

Você deve conhecer os gostos, interesses,habilidades e limitações da criança para quemvocê dará o brinquedo. Deixe que, na medidado possível, ela participe da escolha para evitarfrustrações.

Não compre porimpulso

A escolha do brinquedo deve satisfazer ànecessidade da criança e não à dos pais.

Seus direitosBrinquedo é um produto sujeito a todas as

exigências do Código de Defesa do Consumidor.Ele deve trazer todas as informações necessárias,claras e precisas, para você saber o que estácomprando e a sua utilização. A embalagem e omanual de instruções devem informar ascaracterísticas do brinquedo, tais como: faixaetária ou idade a que destina eventuais riscos quepossam apresentar, número de peças, regras demontagem, modo de usar e se faz parte de umasérie ou coleção.

Assistência técnicaA garantia dada pelo fabricante abrange

somente a rede de assistência técnica autorizada,que opera em seu nome. Existe também aassistência técnica especializada que não temvínculo com o fabricante. É feita por profissionaisautônomos ou em lojas de reparos e restauraçãode brinquedos em geral. Em tal serviço, queenvolva a reparação de produtos, devem serempregados componentes e peças novas. Peçasrecuperadas ou usadas só podem ser utilizadascom autorização do consumidor.

Manual de instruçõese garantia

O manual de instruções e instalação dosbrinquedos deve ser escrito numa linguagem defácil compreensão, didática, em português e comilustrações. O fornecedor tem um prazo de 30dias para reparar defeitos. Após esse prazo, o

Comprar brinquedo não é brincadeira

consumidor pode exigir, à sua escolha: -substituição do produto por outro da mesmaespécie em perfeitas condições de uso; devoluçãoda quantia paga corrigida monetariamente ouabatimento proporcional do preço. Exija eguarde a nota fiscal com a descrição do brinquedo.Ela é a prova de sua compra e pode ser útil sevocê precisar reclamar.

PublicidadeAntes de comprar, confira no brinquedo o

que foi mostrado na publicidade. Ela nemsempre é precisa sobre as funções, tamanho edesempenho do brinquedo. O conteúdo de umfolheto, anúncio de jornal, televisão ou qualqueroutra forma de mensagem publicitária deve serrigorosamente cumprido, tanto em relação aopreço como ao modelo do produto. Apublicidade será enganosa quando omitir umelemento essencial. Por exemplo: um anúncioque mostre bonecos vendidos com equipamentos(nave, vários acessórios em geral), mas cada itemé vendido separadamente.

Brinquedosimportados

Os brinquedos importados também devemobedecer às determinações do Código de Defesado Consumidor. O importador é o principalresponsável por defeitos ou danos que osbrinquedos possam vir a causar. Muitosbrinquedos entram no país de forma clandestinae são comercializados de forma irregular, porsacoleiros, marreteiros e vendedores ambulantes.Esses produtos não têm garantia de segurança equalidade. O preço desse tipo de importado pode

até ser vantajoso, mas não esqueça que ele podeexpor a criança a riscos e, dessa forma, você nãotem a quem responsabilizar em caso deproblemas.

Faça uma pesquisade preços

O preço do mesmo brinquedo pode variarde uma loja para outra. Leia e observeatentamente a embalagem, para ter certeza doque está comprando. Verifique o mecanismo defuncionamento (fricção, bateria, pilha ouelétrico). Leve em conta os custos que cada umadas opções representa. Peça uma amostra dobrinquedo para manusear. A Lei Estadual no

98.124/92 determina que as lojas devem manteramostras de jogos, revistas, discos, fitas ebrinquedos sem lacre para que possam sertestados pelo consumidor.

ConsumidorBrinquedo não é produto descartável. Nem

você, nem a criança esperam que ele dure apenasalgumas horas. Se você ficar insatisfeito com obrinquedo, a embalagem, a publicidade ou aassistência técnica, você tem como e ondereclamar para exigir os seus direitos. Osconsumidores que quiserem entrar em contatocom a Fundação Procon de São Paulo para tirardúvidas ou pedir informações podem ligar parao número: 151. O atendimento é feito das 8h às17h, de segunda a sexta-feira. As dúvidas tambémpodem ser atendidas por fax (3824-0717), carta(Rua Barra Funda, 930, 4º andar, sala 412, CEP01152-000) ou pessoalmente, nas unidadeslocalizadas nos postos do Poupatempo.

Page 5: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

5

Você que tem filhos sabe como é árduaa tarefa de educar. Quando pequenos, elesfazem bico, querem doces e dão escândalona fila do supermercado. Já mais crescidos,exigem dinheiro para comprar coisas, pedemo videogame de última geração e substituemos biquinhos por pavorosos palavrões. E lávem a adolescência e com ela o anseio pelaliberdade, é hora de se preparar para ouvir ofamoso “você não manda em mim”. Filhos,filhos, quanta dor de cabeça. Como educá-los?

AjudaFoi pensando no desespero dos pais que

a psicóloga Mariângela Mantovani escreveuo livro “Quando é necessário dizer não”, pelaeditora Paulinas. A autora, que há mais dedez anos ministra palestras para pais eprofessores, diz que está faltando aimposição de limites nas relações familiares.“Alguns pais dizem ‘sim’ para tudo, e nahora de dizer ‘não’ bate a culpa”, explica apsicóloga. “A culpa ocorre porque os paissentem que estão em débito com suas crias,já que passam a maior parte do tempo forade casa”. Mariângela chama de ‘filhiarcado’o domínio dos filhos sobre aos pais. “Houveuma época em que tínhamos o patriarcadocomo estrutura da sociedade, e a mãe e osfilhos tinham que obedecer. Depois amulher tomou força e surgiu o matriarcado.Hoje quem manda nas famílias são os filhos”,conta.

Outro fator que requer atenção dos paisé que eles estão confundindo esperteza commaturidade. “As crianças dominam as novastecnologias, e por isso adquirem um certo

Filhos: quando é preciso dizer “não”Psicóloga alerta para a falta de limite dos filhos e

ressalta a importância da hierarquia no lar

status na casa, mas isso não significa queelas são maduras e podem fazer o que bementenderem”.

Resista àsartimanhas deles

Segundo Mariângela, após receber umsonoro ‘não’, o filho passará por um longoprocesso de conflito até o amadurecimento.Ele vai ignorar você, virar a cara, ficar comraiva, bater o pé, fazer birra e até ameaçar.De todas as artimanhas utilizadas, a maispoderosa parece ser a das crianças,quando fazem “cara de fofinha”.

“Os pais não devem cair nessasarmadilhas, caso contrário, o filho aprenderáque tudo é possível desde que utilizealgumas barganhas sentimentais. Não é nãoe pronto”. E não se assuste se o clima ficarmais pesado durante a puberdade. A partirdos 11 anos, o ser humano passa pelo

processo de auto-afirmação e formação deidentidade. “Nesta fase, o jovem precisa seconfrontar com os pais, certamente será maiscomplicado ele aceitar os nãos”.

Educação conscientePara Mariângela, os pais devem explicar

os motivos do “não” e dar algum espaço parao filho argumentar. “Mas tudo na hora certa.No meio de uma confusão, por exemplo, énecessário ser taxativo e deixar para explicaros motivos depois.” O livro da psicóloga levao leitor a refletir que a educação dos filhosvai além do convívio familiar. “A não-imposição de limites é um descompromissosocial”, diz o livro.

CAPA

Quando É Necessário Dizer NãoColeção Crescer em Famíl ia

Mantovani, Mariangela

Page 6: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

6

O Brasil tem hoje 61 milhões de

crianças e adolescentes, sendo:

• 23,1 milhões de crianças entre 0 a 6

anos

• 27,2 milhões de crianças e

adolescentes entre 7 a 14 anos

• 10,7 milhões de adolescentes entre

15 e 17 anos

A maioria mora nas regiões Sudeste

(23,5 milhões) e Nordeste (19,2

milhões).

Raça – 77,9% vive em áreas

urbanas. Com relação à raça/etnia, a

população infanto-juvenil distribui-

se da seguinte forma:

• 31 milhões de brancos (51,2%)

• 25,8 milhões de pardos (42,7%)

• 3,2 milhões de negros (5,4%)

• 287 mil indígenas (0,5%)

• 181 mil amarelos ou de origem

asiática (0,3%)

Escolaridade da família – 33,2%

têm mães com pouca escolaridade;

17,4% têm mães que completaram os

quatro anos básicos da escola;

26,8% têm mães que cursaram entre

cinco e oito anos de escola; e 22,7%

têm mães que freqüentaram mais de

9 anos de escola.

Características do domicílio –

Saneamento: 17,4% das crianças e

dos adolescentes vivem em

domicílios sem abastecimento de

água interna e 18,7% não têm acesso

à rede geral de esgoto, fossa séptica

ou rudimentar; 22,4% não possuem

geladeira ou freezer, 69,4% não têm

telefone e mais de 90% não possuem

computador em casa.

Fonte: www.fundabrinq.org.br

Populaçãoinfanto-juvenil

(crianças eadolescentes) O sentimento de felicidade plena é muito

mais profundo do que o contentamento deganhar um brinquedo novo ou um saco dedoces. A alegria dita “real” nutre o espírito dascrianças e lhes confere a habilidade de lidarcom a felicidade pelo resto de suas vidas.

Descubra o que fazsua alma feliz

Reserve um tempo do seu dia para fazeruma longa caminhada no fim da tarde, tomarum banho quente na banheira, ler um bomlivro, jantar a luz de velas, bater-papo comuma amiga no telefone, enfim, se dê algunsminutos. Ao desfrutar dos prazeres simples davida, você estará mostrando aos seus filhos quãoproveitosos podem ser os momentos do dia.Não esqueça nunca que você é um espelhopara eles, e, dessa forma, o reflexo deles seráum adulto que sabe como extrair alegria doseu cotidiano, independente do que acontececom o mundo ao seu redor.

Elogie o processo enão o produto

Buscar a felicidade unicamente dentro daaprovação dos pais condiciona a criança a umavida de frustrações. Seja autêntico com seusfilhos e os encoraje a assumir riscos e tentarcoisas novas. Saiba reconhecer o esforço delese seus objetivos, elogiando não apenas osresultados de trabalhos escolares ou vitóriasesportivas. Ame-os pelo que eles são e não porsuas conquistas. E assista sua alegriadesabrochar.

Ensine seus filhos aexperimentar oprazer de ajudar

Por mais difícil que seja acreditar, criançasse conectam com outras pessoas com muito

mais facilidade do que com brinquedos oujogos. Mostre para eles como a generosidade éimportante tanto para a vida daquele que éajudado quanto para a pessoa que se dispõe aauxiliar o outro.Qual foi a boa ação que vocêfez hoje com o seu filho? Faça um bolo dechocolate para uma vizinha, escreva um bilhetede agradecimento para o motorista da peruaou do ônibus escolar, por atendê-los semprecom um sorriso, ou incentive as crianças aconvidar o menino novo no bairro para umapartida de futebol.

Crie situações pararir em família

Uma família comum dedica pouco tempopara o humor e horas demais com queixas ereclamações. Deixe um livro de piadas sadiasem cima da mesa da sala ou coloque uma chargeengraçada na lancheira do seu filho. Com umacâmera você pode inventar um filme divertidocom a própria família como atores ou assistir acomédias familiares juntos. Surpreenda seusfilhos e transforme um dia comum em umacelebração ao riso. Quem sabe isso não se tornauma tradição?

Um corpo saudávelexpressa melhor

a alegriaCertifique-se de que seus filhos têm

dormido o suficiente e feito refeições saudáveissem excessos de açúcar ou gordura. Éimportante garantir também que a criançatenha momentos de tranqüilidade durante odia, assim como você deve incentivá-las a seexercitar diariamente. Fazendo isso você estáajudando a regular o humor de seus filhos e atorná-los crianças receptivas à alegria. Afinal, a

felicidade é uma experiência demente, corpo e alma.

Criar filhos alegres e saudáveis é maisimportante do que muitos pensam

CAPA

Page 7: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

7

Mais de 30 mil fiéis compareceram nafesta do Centenário da Coroação de NossaSenhora no Santuário Nacional de Aparecida,na festa que comemorou os 100 anos decoroação de Nossa Senhora como a santarainha dos brasileiros. Repetindo o gesto doPapa Pio X, que em 1904, assinou o Decretoda Coroação de Nossa Senhora Aparecida, oPapa João Paulo II, escolheu o arcebispoemérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugêniode Araújo Sales, como seu enviado especialpara a solenidade do Centenário da Coroação.

Naquele ano, a imagem foi coroada porDom Joaquim Arcoverde, então arcebispo doRio de Janeiro. O Enviado Especial leu a Cartado Papa, que enaltece o amor e a devoção aMaria como traços característicos dareligiosidade do povo brasileiro e exorta àprática de uma fé simples e sincera. Napregação Dom Eugênio enfatizou a defesada vida como “um dever sagrado de cadacristão”. A missa foi concelebrada por 7cardeais, incluindo o presidente da CNBB,Dom Geraldo Majella Agnelo; 51 bispos,incluindo o Núncio Apostólico, DomLourenzo Baldisseri e 200 padres.

Nossa SenhoraAparecida

A história de Nossa Senhorada Conceição Aparecida tem seuinício pelos meados de 1717,quando chegou a notícia de queo Conde de Assumar, D.Pedro deAlmeida e Portugal , Governador da Provínciade São Paulo e Minas Gerais, iria passar pelaVila de Guaratinguetá, a caminho de OuroPreto - MG.

Os pescadores Domingos Garcia, FilipePedroso e João Alves saíram a procura de peixesno Rio Paraíba para oferecer ao Conde.Desceram o rio e nada conseguiram. Depoisde muitas tentativas sem sucesso, chegaramao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a redenas águas e apanhou o corpo de uma imagemde Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça.Lançou novamente a rede e apanhou a cabeçada mesma imagem. Daí em diante os peixeschegaram em abundância para os três humildespescadores.Durante 15 anos seguidos, aimagem ficou com a família de Felipe Pedroso,

Centenário da coroaçãoda Padroeira do Brasil

que a levou para casa, onde as pessoas davizinhança se reuniam para rezar.A

devoção foi crescendo no meio do povo emuitas graças foram alcançadas por

aqueles que rezavam diante a imagem.A fama dos poderes extraordinários

de Nossa Senhora foi se espalhandopelas regiões do Brasil. A família

construiu um oratório, que logotornou-se pequeno. Por volta de1734, o Vigário deGuaratinguetá construiu umaCapela no alto do Morro dos

Coqueiros, aberta à visitação pública em 26de julho de 1745. Mas o número de fiéisaumentava, e, em 1834 foi iniciada aconstrução de uma igreja maior (atual BasílicaVelha). No ano de 1894, chegou a Aparecidaum grupo de padres para trabalhar noatendimento aos romeiros que acorriam aospés da Virgem Maria para rezar com a Senhora“Aparecida” das águas.

A coroaçãoA 8 de setembro de 1904, a Imagem de

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foicoroada, solenemente, por D. José CamargoBarros. Vinte anos depois, a 17 de dezembrode 1928, a vila que se formara ao redor daigreja no alto do Morro dos Coqueirostornou-se Município. E, em 1929, nossaSenhora foi proclamada RAINHA DOBRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL,por determinação do Papa Pio XI.Com opassar do tempo, a devoção a Nossa Senhorada Conceição Aparecida foi crescendo e onúmero de romeiros foi aumentando cadavez mais.Em 11 de Novembro de 1955 teveinício a construção de uma outra igreja, atualBasílica Nova. Em 1980, ainda emconstrução, foi consagrada pelo Papa JoãoPaulo ll. Em 1984, a Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB) declarouoficialmente a Basílica de Aparecida:Santuário Nacional – “maior SantuárioMariano do mundo”.

A coroa para homenagear a Nossa Senhorada Conceição Aparecida, Padroeira doBrasil, foi projetada tendo como focoprincipal o amor e a força da fé do povobrasileiro para com sua mãe. Para issoforam utilizadas algumas simbologias,além de um estudo cuidadoso da forma eestética de toda a peça.Para expressar a grandeimportância da homenagem àSanta, foi utilizado o ouroamarelo 18 quilates trabalhadoem delicadas hastes queconvergem para um único pontocentral, culminando em uma cruzcomposta de pedras verdes eamarelas. Foram utilizadastambém pequenas rosas em

ouro, representando a figura feminina ematerna. As hastes e os elementos quecompõem a coroa assim como osbrilhantes utilizados, são dispostos demaneira que representem a luz que a Santairradia sobre os seus devotos.Simbolizando o Brasil, foram utilizadaspedras verdes e amarelas, sendo que as

que estão na parte inferior dacoroa representam o povobrasileiro. Finalmente, foiescrito em torno da base dacoroa: “1904 – CENTENÁRIO –2004” para marcar a importantedata da comemoração docentenário da solene coroaçãode Nossa Senhora daConceição Aparecida.

HOMENAGEM

Local onde a imagem se encontraprotegida no interior da Basílica

Page 8: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

8

O sistema de freios requer uma atençãoespecial. De qualquer forma mesmo que tudoesteja em perfeitas condições, a frenagem levaalgum tempo para que o veículo parecompletamente. Fatores como a velocidadeque o veículo estava desenvolvendo, distânciaque está o obstáculo, o peso do carro e ascondições do solo são determinantes no tempode frenagem. Se o piso estiver molhado, adistância necessária para parar o veículo podeaté dobrar, quando comparada com o terrenoseco. Por isso todo cuidado é pouco.

SERVIÇO

Dicas automotivasPisar no freio e parar são duas coisas diferentes

O sistema de freio hidráulico (o pedal

de freio, como estamos acostumados)

é composto pelos seguintes

componentes:

Pedal de freio

Servo-freio (hidráulico)

Cilindro-mestre

Válvulas reguladoras de pressão

Dianteiro: discos de freios e pastilhas

e pinças

Traseiro: tambores ou discos, lonas

e cilindros

O ato de frear atua no sentido de

transformar energia cinética do

veículo em calor. Isso se dá pelo atrito

da pastilha no disco e/ou da lona no

tambor, o que culmina na paralisação

do veículo.

Verifique sempre o nível, estado ecoloração do mesmo, pois se essascondições não forem adequadas podecausar falhas no sistema de freios, oque pode até causar acidentes.Substitua o fluído de freio a cada 50mil km ou uma vez por ano, e aocompletar verifique sempre aespecificação adequada para seuveículo.

Fluído de freio

Clóvis AlboledaConsultor Automotivo

[email protected]

Dúvidas mais comuns

O que é pastilha de freio?É um componente do sistema de freio,formado basicamente por uma placametálica, na qual são moldadasmateriais de fricção, cuja função é desegurar o disco na frenagem para queo veículo pare.

Quando devem ser substituídas?Devem ser trocadas quando estiveremcom a espessura de 2 mm ou quandoapresentarem forte ressonância, o queé um sinal de alerta para o condutordo veículo. O desgaste excessivo dapastilha pode provocar a substituiçãodos discos de freios, em razão deprovocar sulcos em sua superfície ourebarbas nas bordas. Para que issoseja evitado, é aconselhável que sejamverificadas a cada 5 mil km, ou deacordo com a recomendação dofabricante.

O que é fadiga?É o efeito da perda de atrito de umalona ou pastilha, provocado pelo calorgerado durante as frenagens. Issopode ser observado geralmente nadescida de serra quando o freio émuito solicitado, podendo até mesmo,ficar sem o poder de frenagem. Paraisso ser evitado, deve-se usar o freiodo motor.

Na próxima edição, sistema dealimentação

Sempre que estacionar seu veículoem aclives ou declives, lembre-se deacionar o freio de mão deixando uma

marcha engatada.

Freios mal cuida-dos podem causargraves acidentes

Do que é composto osistema de freios

Page 9: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

9

O Espaço Kaizen é a realização de um sonhoe a conquista de um ideal, que foi atingido commuito trabalho e dedicação. Seu propósito éajudar as pessoas a viver e ter uma vida melhor.

Sua mentora é a Priscila Takara -Professora de Educação Física (formadapela UNISA), Pós Graduada emFisiologia do Exercício (pelaFaculdade de Medicina da USP) eEducadora em Valores Humanos(Fundação Peirópolis).

Sua jornada começou há 10 anos,onde mudou de carreira (de analistade suporte técnico, passou a professorae terapeuta corporal) para ensinar e cuidardas pessoas. Adotou a prática do Watsu(Shiatsu na água) em 1999 como uma filosofiade vida, onde o amor incondicional e o respeitosão aplicados acima de tudo.

Espaço KaizenSaúde e Bem-Estar

Integrando os conhecimentos científicos,as práticas milenares orientais adquiridas aolongo dos anos, um grupo de profissionais

da área da saúde com os mesmos valores eideais e um local especial que tivesse total

condição para acolher e oferecercarinho, tranqüilidade e paz necessáriapara encontrar o EQUILÍBRIO,nasceu o Espaço KAIZEN emoutubro de 2003.

Atualmente, todas as pessoasbuscam qualidade de vida, bem estar,

harmonia e crescimento pessoal, desdea criança até o idoso.

Cada pessoa é única, com suasexperiências, características e expectativas.

Quanto maior o seu auto-conhecimento,melhor será sua adaptação às necessidades emaior tolerância diante os diversos desafios.

Priscila Takara - TerapeutaEspaço KAIZEN

R. Conde de Itu, 964 –Alto da Boa Vista

Tel: (11) 5523-0640 / 5521-7593e-mail: [email protected]

Em comemoração ao primeiroaniversário, o Espaço Kaizen realizaráno dia 16 de outubro, um dia especial aseus convidados. Os interessadosdevem confirmar presença através dostelefones: 5523-0640 ou 5521-7593para garantirem uma terapia grátis.

SAÚDE

O lugar oferece:• MASSAGENS TERAPÊUTICAS• TERAPIAS COMPLEMENTARES• ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA eMEDICINA ESPORTIVA• FISIOTERAPIA• RPG (Reeducação Postural Global)• ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL:• PSICOLOGIA• HÁTHA YOGA• LIAN GONG• MEDITAÇÃO• ESTÉTICA FACIAL

Fachada do localEspaço ideal para meditação

Page 10: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

10

Muitas vezes usamos um sapato de saltoalto que valoriza a roupa, mas que deixamlembranças doloridas nos pés e pernas.São doresda beleza, justificam as mais vaidosas. O hábitode usar sempre salto alto causa alguns problemas.O salto alto provoca uma mudança nos músculosda parte de trás da perna que ficam mais curtos eos da frente mais longos.

E não é só isso: ele pode provocar danos àcoluna (aumenta a lordose), dores no joelho,joanetes, calosidades, tendinite, unhas encravadas.Para quem já se acostumou com o salto alto, odesconforto vem na hora de calçar um sapatobaixo. Irônico, não? O segredo é variar na altura.Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos emais baixos não acostuma a musculatura. Oproibido nessa história é deixar que seus pés seacostumem a um tipo específico de salto.Se issoacontecer, cada vez que mudar a altura sentirá dor.

Um modelo de calçadoDe acordo com estudos o salto mais

recomendado para uso diário tem até 4 cm.. Aaltura pode até ser boa, mas o formato ideal doscalçados nada tem de fashion: o sapatoperfeito deve ser largo nos dedos e de preferênciacom bico quadrado. O salto quadrado tambémdá maior estabilidade. Mas, como não é tarefafácil achar o modelo descrito acima, é semprebom saber que o salto plataforma tem moral comos especialistas. As plataformas, por terem o saltoalto por toda a extensão da sola, conseguem fazeruma melhor distribuição do peso do corpo.

SAÚDE

De salto altoA paixão pelo salto alto é antiga

O que levar em conta na hora decomprar um sapato novo

Não escolha o sapato pelo tamanhoinformado na sola. Priorize o conforto e oequilíbrio que o salto proporciona;

Faça a compra no fim da tarde e à noite,quando seus pés estão mais largos;

Uma boa forma de avaliar se um calçadovai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar sesobram de meio a um centímetro entre o dedomaior e o final do sapato;

O calçado não deve ser de material duro; Se o sapato não é confortável, então não

compre seduzida pela beleza, esperando queele fique mais folgado com o uso.

Boa notíciaCientistas da Unicamp descobriram uma

exceção à regra: usar salto alto faz mal à saúde.Segundo pesquisa o salto alto beneficia acirculação. A tese foi comprovada graças a umnovo exame para medir pressão das veias daspernas.

Através do exame, feito com mulheresusando saltos de 7 cm e 10 cm, foi constatadoque o uso de salto alto diminui a pressão nasveias, o que provoca uma melhor circulação dosangue. Resultado: além de deixar suas pernasmais poderosas, o salto alto impede que elasfiquem inchadas.

Pernas bonitas, bem cuidadas tambémnecessitam estar sem pêlos indesejáveis.Para isso existem diversas técnicas,escolha uma delas, de acordo com suasnecessidades.

Depilação a laser: é o mais avançadométodo para a redução prolongada dospêlos, mas é necessário fazer em clínicasespecializadas.Cera quente: não pode estar muitoquente ao ser aplicada na pele, pois dilataos vasos.Cera fria: é a ideal para quem tem varizesou tendência a desenvolvê-las. Não deixe

Depilar é fundamental!o plástico com a cera sobre a pele pormuito tempo para não correr o risco decriar um hematoma na região.Creme depilatório: teste o produto emuma pequena região da pele antes deaplicá-lo de uma vez. Ele é um produtoquímico forte, e pode causar irritação.Depilação elétrica: se o aparelhoescolhido for daqueles que arrancam opêlo pela raiz, evite as regiões com dobras,como a virilha e as axilas.Lâminas: evite este método, pois irrita apele e aumenta a espessura do pêlo.Em qualquer técnica utilizada é necessáriohidratar a pele logo após a depilação.

Page 11: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

11SAÚDE

Dança do Ventre e seus benefícios

Muitos são os benefícios da dança do ventre tanto no plano físicoquanto no espiritual. Sensualíssima, a prática da dança aumenta aauto-estima, massageia os órgãos internos da mulher, além de seruma grande forma de trazer auto-conhecimento.

Os benefícios para o corpo da mulherTonifica e desenvolve os músculos das pernas. Proporciona umagrande melhoria nas cólicas menstruais e na TPM.

Campo energéticoÉ uma ótima terapia relaxando e trazendo bem estar emocional. Deacordo com a professora e bailarina, Lucimara Lima, “toda mulherpode e deve mostrar toda a sua feminilidade de forma discreta eprazerosa, emanando sensualidade e simpatia. A dança, comcerteza, é um meio para levá-la a este propósito”.

A Fonoaudiologia é tradicionalmenteassociada a tratamento de crianças. Porém, temosobservado nesses últimos anos, um aumentoconstante de adultos procurando nossos serviços.Não é de se estranhar. Em conseqüência à saídadas grandes indústrias para o interior e outrosestados, a cidade de vem adquirindo característicade “prestadora de serviços”. Assim, o conceito deprodutividade deixa de se focar na quantidade esim na qualidade. As pessoas, então, começarama se preocupar em se aprimorar, buscaram cursosuniversitários, pós graduação, MBA, etc. E,começaram a se dar conta da importância quetem a comunicação para uma boa colocaçãoprofissional, para uma ascensão dentro daempresa, para conquistar novos clientes e atémesmo nas relações pessoais.

Dentre os importantes meios que utilizamospara a transmissão de uma mensagem estão a voze a dicção. Uma boa fala, com os sons bemarticulados associados a correta utilização dasregras gramaticais, passa muito mais credibilidade

Voz e dicção:

a uma mensagem. Muitas pessoas que apresentampequenos problemas de dicção, deixamtransparecer uma certa insegurança que podeconfundir o ouvinte, fazendo com que eleacredite que essa insegurança se refira a uma faltade domínio sobre o assunto abordado.

A voz é o principal veículo por ondepassamos o conteúdo emocional da mensagem,ela deve estar adequada tanto ao conteúdo damesma, quanto ao ambiente. No geral, as pessoasencontram dificuldades em adequar aintensidade vocal a um ambiente maior e commais pessoas. Outras sentem que a voz fica “presa”,e por este motivo, deixam de se manifestar eacabam se prejudicando em determinadassituações. Nem sempre estes aspectos indicamum problema fonoaudiológico. Em muitos casosexiste apenas a necessidade de uma boa orientaçãoe informação com relação a comunicação eexpressão verbal.

Outros meios que são tão importantesquanto a voz e a dicção são: o domínio do

conteúdo, saber organizar e apresentar umaproposta ou um projeto, uma adequadautilização das expressões facial e corporal.

Desta forma, a partir do aprimoramentodestes aspectos, a pessoa pode aproveitar omáximo de seus recursos naturais e se tornar umbom comunicador. Mas,como obter esseaprimoramento?

A pessoa pode treinar em casa, usandorecursos como espelho, gravação em vídeo, masse ela não souber a que detalhes deve estar atenta,esse treinamento pode não ser eficaz .

Então, o ideal é investir em cursos quepossam proporcionar esse tipo de orientação ede preferência que ofereçam exercícios práticos.O maior ganho deste tipo de investimento será aelevação da sua auto estima, que porconseqüência abrirá portas para um futuropromissor.

Luiza Mari Kawagoe – Fonoaudióloga(CRFa 3271-2) e diretora do CEACH

Cibele Madeira de Barros – Fonoaudióloga(CRFa 4057-2) e diretora do CEACH

Eleve sua auto estima e melhore sua qualidade de vida

• Cursos para aprimoramento daComunicação e Expressão Verbal

• Cursos para aprimoramentoda Voz e da Dicção

Informações: 5181-3788E-mail: [email protected]

Page 12: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

12 SAÚDE

A doença que já foi símbolo do atraso eda pobreza no Brasil rural está para ganharuma vacina. Pesquisadores devem começar atestar em janeiro nos EUA a primeiraimunização contra a ancilostomose, infecçãocausada por vermes que afeta 740 milhões depessoas nos trópicos. Se passar nos testes emhumanos, a vacina será fabricada no Brasil.

A ancilostomose, também conhecidacomo doença do amarelão, foi tornadacélebre por Monteiro Lobato em 1918,como a causadora da indolência dopersonagem Jeca Tatu. “Está provado quetens no sangue e nas tripas todo um jardimzoológico da pior espécie. É essa bichariacruel que te faz papudo, feio, molenga,inerte”, escreveu Lobato.

A inércia e a cor amarelada típica dospacientes se deve ao fato de os parasitascausadores da ancilostomose, os vermesNecator americanus e Ancylostomaduodenale, atacarem a mucosa intestinal ecausarem perda de sangue e anemia.

Doença de Jeca Tatu ganha primeira vacinaAmericanos começam a testar em janeiro imunização contra o amarelão

“Em algumas áreas do Nordeste deMinas Gerais, de 55% a 87% da populaçãoestá infectada”, disse o imunologista RodrigoOliveira, da Fiocruz (Fundação OswaldoCruz) em Belo Horizonte.

Oliveira é um dos pesquisadoresenvolvidos na elaboração e no teste davacina, cujo princípio foi descoberto poruma equipe da Universidade GeorgeWashington, nos Estados Unidos.

FasesVacinas contra parasitas complexos,

como vermes, são uma raridade, só há duasem desenvolvimento no mundo porque édifícil achar uma molécula pequena osuficiente e característica desses parasitas parainduzir resposta no sistema de defesa.

O grupo l iderado pelo médicoamericano Peter Hotez conseguiu isolarproteínas secretadas pelos vermescausadores do amarelão quando estão emfase de larva. É nessa parte do ciclo de vida

do parasita que os seres humanos sãoinfectados, por ingestão ou contato comsolo contaminado.O tratamento doamarelão hoje é feito com vermífugos, quecombatem o parasita, mas são incapazes deprevenir a reinfecção.

O modo mais simples de erradicar adoença como é regra entre a maioria dasmoléstias tropicais endêmicas é criar ummínimo de infra-estrutura de saneamento ecalçar a população.

Folha ciência

Jeca Tatu,personagemde MonteiroLobato, tornoufamosa aancilostomose,tambémconhecidacomo“amarelão”

Uma equipe de cientistas suíços anunciouter descoberto um método para controlar amultiplicação de células de câncer da próstata, oque representará um avanço significativo nocombate à doença. Segundo a última edição dojornal “Proceedings of the National Academy

Cientistas conseguem controlar células do câncer de próstataof Science”, que publicou dados da investigação,a equipe descobriu que injetar uma substânciaconhecida por ciclopamine impede as células dese reproduzirem. Ariel Ruiz Altaba, responsávelda equipe suíça, explicou que a substância aindanão foi aplicada em testes clínicos em humanos,

apesar de tudo indicar ser uma “luz no fim dotúnel” no combate à doença. A equipe mostrou-se igualmente confiante que o método possa ser“a melhor da esperança” no combate a outrasformas de câncer.

Agência Lusa

´

Page 13: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

13

Se você tem caspa, saiba que não é a únicapessoa com esse probleminha. Quase todas aspessoas se deparam com ela alguma vez navida. O jeito, é saber lidar com ela para quenão vire um problemão. Quem a tem, nãodeve ignorá-la. Se coçar o couro cabeludopoderá ferí-lo e torná-lo propenso à infecções.Portanto, veja alguns cuidados:

Xampu comfreqüência

Os especialistas são unânimes: lavar ocabelo muitas vezes, todos os dias,se necessário. Quanto mais vezes se lava acabeça com xampu, mais depressa se controlaa caspa. Use um xampu suave. Semmedicamentos, é o suficiente para resolver oproblema. A caspa, às vezes, é causada pelaoleosidade excessiva do couro cabeludo. O usodiário de xampu suave diluído em igualvolume de água destilada permite controlar aoleosidade sem comprometer o courocabeludo. Se os xampus não derem resultado,empregue fórmula anti-caspa. Osxampus contra caspa são classificados por seusingredientes ativos, que agem de diversasmaneiras. Os de ação mais rápida contêmsulfeto de selênio ou piritiona de zinco,que retardam o ritmo de multiplicação dascélulas do couro cabeludo. Os deácido salicílico e enxofre afrouxam as escamase permitem que sejam eliminadas facilmente.Os que contêm agentes antibacterianoseliminam as bactérias residentes no courocabeludo e reduzem a probabilidade deinfecção. Os de alcatrão retardam ocrescimento celular. O uso do condicionador

também é uma boa medida, pois os xampusanti-caspa podem ser muito fortes para os fiosde cabelo.

Emprego do alcatrãoPara os casos mais rebeldes, recomenda-se

as fórmulas à base de alcatrão. Forme espumacom o xampu de alcatrão e descanse por 5a 10 minutos, para que o produto tenhaoportunidade de funcionar. As pessoas quasesempre enxáguam em seguida, e isso diminuia eficácia do produto. Se você os tem evitado

Caspa, eu?Alguns conselhos de especialistas para acabar com a caspa

BELEZA

pelo cheiro desagradável, lembre-se quealgumas fórmulas mais recentes são melhores.

Lavar a cabeça duasvezes

Ao usar xampu anti-caspa durante obanho, lave duas vezes a cabeça. A primeira,assim que entrar no chuveiro para que oxampu tenha tempo de agir. Deixe-o nacabeça durante todo o banho. Em seguida,enxágüe os cabelos completamente. Aplique-o novamente e torne a enxaguar. Deve ficaralgum resíduo na cabeça que atuará até apróxima lavagem. Cabelos louros ou brancos,não devem usar xampus à base de alcatrão,pois as conseqüência são cabelos em tonalidadecastanha. Existem no mercado de cosméticosdiversos xampus para o problema, no entantoprocure orientação médica antes de usá-los.

MassagemAo lavar a cabeça, massageie com delicadeza

o couro cabeludo, usando a ponta dos dedos,para soltar a caspa e as escamas. Mas não coce aregião com as unhas, pois você pode ferir a pelee agravar o problema da caspa.

O papel das emoçõesNunca pode ser esquecido no

desencadeamento ou agravamento dedermatoses como a caspa e outras formas dedermatite. São condições que se agravampelo estresse. Faça exercícios. Medite. Afaste-se dos problemas. E não se preocupe emdemasia com a caspa!

Fonte: Remédios e Tratamentos Caseiros, GuiaMédico, editora PWP

Page 14: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

14

Mais do que revelar a personalidadede uma pessoa, o perfume influencia oestado de espírito de todos nós. Aopenetrarem pelas narinas, os aromasencontram o sistema límbico, responsávelpela memória, sentimentos e emoções.Quando uma mensagem aromática penetraneste sistema, provoca sensações de euforia,relaxamento, sedação ou estimulaçõesneuroquímicas.

Na antiguidadeNos tempos mais remotos, os homens

invocavam os Deuses por meio da fumaça.Eles queimavam ervas, que liberavamdiversos aromas. Foi neste contexto quesurgiu a palavra “perfume”, em latim “perfumum”, que significa “através da fumaça”.Mais tarde, diversas ervas compunhambanhos aromáticos, pomadas e perfumespessoais dos egípcios. Mas foi Cleópatraquem eternizou a arte da perfumaria, elaseduziu Marco Antônio e Julio Césarusando um perfume à base de óleosextraídos das flores de henna, açafrão,menta e zimbro.

No início o perfume era à base de ceras,gorduras, óleos vegetais e sabões misturadosa ervas. Com a descoberta do vidro, noséculo I, os perfumes ganharam uma novacara, reduzindo sua volat i l idade eganhando formas e cores. Por volta doséculo X, Avicena, o mais famoso médicoárabe, descobriu a destilação dos óleosessenciais das rosas, e assim criou a Águade Rosas. Depois veio a Água de Toilette,feito para a rainha da Hungria. No séculoXIX o perfume ganha novos usos, como oterapêutico, por exemplo.

BELEZA

O perfume

Quando estamos muito tensos enervosos, um aroma de lavanda écapaz de nos relaxar e nos induzirao sono, ajudando em casos deinsônia. Quando estamos apáticos,deprimidos, infelizes, o aroma debergamota pode ajudar narecuperação. Aromas de limão,vetiver, eucalipto e alecrim melhorama concentração, enquanto os dealecrim aliviam o cansaço.

AromaterapiaRevelações

Hoje sabemos que o perfume é capazde revelar a personalidade das pessoas, bemcomo sua classe social, uma vez que, umpequeno frasco pode atingir valoresexorbitantes. É comum o mesmo perfumeapresentar cheiros diferentes quandoaplicado em pessoas diferentes. Issoporque, os odores corporais são únicos,sendo resultado da alimentação, dascaracterísticas pessoais, dos lipídeos e ácidosgraxos que a pele exala. A temperatura dapele interfere diretamente na vaporizaçãodo perfume, e portanto no cheiro que eleexala.

Page 15: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

15

A tradicional festa de aniversário realizadamensalmente no Abrigo Alexandre Dahruj pelaAssociação de Voluntários Gotas de Esperança,homenageou em 29/08, a vó Joana que completou86 anos. Muito animada ela se encantou com asbexigas e as velinhas de seu bolo, (gentilmentedoado pela Padaria Dona Itália) e dividiu comsuas companheiras e todos os voluntários a alegriade sua festa e de seus presentes.

A atração maior deste mês ficou por conta doChá Beneficente com Bingo realizado em 11/09em uma mansão no Morumbi. Além de umambiente muito agradável, todos os participantespuderam se deliciar com vários tipos de chás ebolos, preparados pelos próprios voluntários etambém puderam se divertir numa tarde cheia deprêmios.Para animar ainda mais este eventocontamos com uma apresentação teatral defantoches realizada por membros do grupoPópatapataio (Orlando e Rogério) que realizamum belíssimo trabalho social na ala de ortopediainfantil do Hospital das Clínicas, e, também commuita arte concentrada numa exposição dequadros realizada pela Sra Nivalda e Sandra.

A todos que ajudaram direta e indiretamenteos nossos agradecimentos e em especial a “Rainhadas Bolsas”, “Fretizzo”, “Vecchio Empório”,“Alessandra Bolos Personalizados” e todos os lojistasdo “Vila Shop Santa Catarina “que contribuiramcom doações para o sucesso de mais este evento.São pessoas como estas que nos fazem acreditarem um mundo melhor, fazem da nossa esperançaum combustível de trabalho em busca de mundomais feliz! OBRIGADO!!

Adriana Cabral Stumpf

AÇÃO SOCIAL

Gotas em ação

Aniversário da vó Joana, que completou 86 anos

Chá beneficente animou o pessoal

Grupo PÓ PA TAPA TÁIOTel . : 9208-0603 – Or lando

Page 16: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

16 AÇÃO SOCIAL

O grupo Doutores da Alegria completaráem 2004, treze anos de atividades no país.Durante esse período foram assistidas cerca de300 mil crianças, em 6 hospitais de São Paulo,2 no Rio de Janeiro e 2 em Recife. O grupo épioneiro em levar alegria a criançashospitalizadas no Brasil através da arte do teatrodo palhaço como mágica, malabarismo,mímica, improvisação e música.

Como tudo começou–“U.T.I. não é lugar de palhaço”, disse a

médica, severamente.–“Nem de crianças”, respondeu Michael

Christensen, ator e fundador do programa queoriginou o projeto.

Esse diálogo, travado na U.T.I. de umhospital de Nova York, em 1986, foi o iníciode um trabalho maravilhoso. Michael é diretorde clowns, ou de “palhaço” traduzindo para oportuguês. Essa atividade artística é

Doutores da AlegriaA arte do teatro em benefício da saúde das crianças

considerada, na Europa, como uma das maiscompletas, pois o ator domina técnicas deperformance teatral, malabarismo, mágica emúsica. Ele apresentava-se num hospitalquando pediu para visitar também as criançasinternadas que não puderam participar doevento. Na ocasião improvisouprocedimentos como “transfusões de milk-shake” e “transplantes de nariz vermelho”conseguindo reações amplamente positivasdas crianças.

Um brasileiroEm 1988, o ator brasileiro Wellington

Nogueira passou a integrar a trupe americana,no papel de “Dr.Calvin” especialista em“Besteirologista com PhD em Bobagem”. Nolocal existiam diversas crianças brasileiras, queficaram igualmente encantadas em ouvir o“Doutor Palhaço” falando português. “Vocêestá internado num hospital enorme, num país

que não é o seu e no qual todos se comunicamnum idioma que você não domina totalmente...situação traumática para o paciente e sua família.Foi ali que percebi a verdadeira dimensão destetrabalho: o privilégio de ser um artista e podersubstituir, por alguns inesquecíveis momentos,a tensão e ansiedade reinantes no ambiente peladescontração decorrente do riso puro e simples.Esta vivência tornou-se minha maior motivaçãopara iniciar no Brasil um projeto semelhante”,explica Wellington.

O duro começoO ator voltou ao Brasil em 1991 com a

idéia de montar aqui um programa-irmão. Compersistência e paciência, Wellington foisuperando obstáculos e em setembro daqueleano, numa iniciativa pioneira do Hospital eMaternidade Nossa Senhora de Lourdes,comprometido com a área da humanizaçãohospitalar, teve início o projeto DOUTORES

Os Doutores da Alegria levam carinho e atenção a quem precisa

CR

ÉD

ITO

FO

TOS

DO

UTO

RE

S D

A A

LEG

RIA

– N

ÃO

ES

QU

EC

ER

!!!

Page 17: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

17AÇÃO SOCIAL

DA ALEGRIA, oficialmente afiliado doprograma americano. Após três meses deexperiência, com Wellington Nogueiraatuando como o único Besteirologista, oDr.Zinho, o projeto estava pronto para serampliado. O próximo passo foi encontrar umaparceira. A primeira Besteirologista treinadano Brasil foi a atriz Vera Abbud e, daí para afrente, o projeto começou a crescer em ritmogalopante.

Hoje, os Doutores da Alegria, uma entidadesem fins lucrativos, contam com 39 integrantesque são exclusivamente atores profissionais eatuam em seis hospitais em São Paulo: Hospitalda Criança, Hospital Albert Eistein, Institutode Infectologia Emílio Ribas, Hospital doCâncer, Instituto da Criança do Hospital dasClínicas e Conjunto Hospitalar do Mandaqui.Em 1998, os Doutores ampliaram o projeto adois hospitais do Rio de Janeiro (Instituto dePuericultura e Pediatria Martagão Gesteira -UFRJ e Hospital Municipal Jesus).

Em 2003, o programa foi implantado emRecife. Os Doutores não fazem um trabalhovoluntário, contam com patrocínio deTYLENOL e com o apoio institucional da“Lei Federal de Incentivo à Cultura” -Ministério da Cultura.

O “Livro dosSegundos Socorros”

Em 2001, os Doutores da Alegria lançaramO “Livro dos Segundos Socorros”, com jogos,dicas e brincadeiras para crianças hospitalizadas.“Ficar doente não é nada engraçado e, mesmonessa condição, crianças não deixam de sercrianças. Todas elas continuam querendobrincar, levando uma vida normal. Isso é o quenós aprendemos ao longo de dez anos detrabalho junto desses professores-mirins e é o

que queremos transmitir com este livro”, explicaWellington. “A primeira lição que a garotadanos ensina é que não se deve perder aquilo queestá bom e saudável em nós: a capacidade de sedivertir”. Repleto de ilustrações, desenhoscoloridos e personagens cativantes, a publicaçãooferece um pequeno dicionário de segundossocorros, como por exemplo: Compressa:médico que passa rapidinho no quarto;Cesariana: casal formado por César e Ana. Olivro traz também o Calendário de Enfermérides,com o Dia da Língua (hoje todo mundo mostraa sua para todo mundo) e o Dia Mundial daAbobrinha; tem ainda o Tocha Humana, quechegou ao pronto-socorro ardendo em febre eBranca de Neve que teve uma crise de anemia eveio acompanhada de Atchim, que andavamuito resfriado. O livro apresenta também umExame Médico com testes de múltipla escolha:“O que é um médico de plantão”: a) um médicoque cura samambaias b) um médico que atendepalmeiras c) médico que sobe em coqueiros.

O humor melhorandoa saúde

A psicóloga Morgana Masettiacompanhou o projeto do grupo desde o inícioe realizou inúmeras discussões com os Doutoresda Alegria sobre o trabalho realizado por eles.A partir daí, desenvolveu uma pesquisa deavaliação do efeito causado pela atuação dosatores entre as crianças atendidas, seus pais eos profissionais de saúde dos hospitais onde aequipe atua. Esta pesquisa, foi o primeiro passopara a realização do livro “Soluções de Palhaços- Transformações na Realidade Hospitalar”editado em 1998. “O que encontrei derevolucionário no trabalho destes artistas foi oenorme desejo de relacionamento com o ladoda criança que quer brincar. A crença de que,

por mais grave que seja o estado clínico de umpaciente, existe ali uma essência saudável, quepode ser tocada”.

Em 2003, Morgana lança outro livro“Boas Misturas: a Ética da Alegria no ContextoHospitalar”. Nesta publicação, Morganadefende uma melhora na qualidade dasrelações médico-paciente. “A essência estáligada à qualidade das relações desenvolvidasentre equipe de saúde e pacientes. Não hácomo separar corpo e mente, já que ambosintegram uma unidade indissolúvel. É precisover que enfermo e enfermidade são um únicosistema”.

w w w. d o u t o r e s d a a l e g r i a . c o m . b r0800 7710902

Page 18: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

18

Neste mês das crianças separamos trêsreceitas rápidas e fáceis de preparar. E, paraagradar ainda mais os pequenos, que talconvidá-los a ajudar no preparo?

CULINÁRIA

Receitas para a garotada

BISCOITO DE AVEIA

1 xícara de maisena;½ xícara de açúcar ou um pouco menosde mel;½ colher (café) de fermento;½ xícara de margarina;2 colheres (sopa) de leite;½ xícara de aveia fina.

Modo de preparoDerreta a margarina e, quando estiver fria,adicione os demais ingredientes. Amasseaté misturar bem. Faça bolinhas,polvilhando farinha de trigo. Coloque naassadeira untada e asse em forno quenteaté dourar.

BAURU DE FORNO

1 pão de forma sem casca2 ovos inteiros1 copo (americano) de leite50 g de queijo ralado2 colheres (sopa) de margarinapresuntomussarelarodelas de tomate temperado com azeitesal e orégano a gosto

Modo de PreparoBata no liquidificador o leite, o queijoralado, os ovos e a margarina. Faça numrefratário, untado com margarina, umacamada de pão de fôrma, a metade damistura batida, presunto, mussarela, fatiasde tomate temperado, outra camada depão de forma e, por último, o restante damistura do liquidificador. Polvilhe queijoralado e leve ao forno para assar.

MAÇÃ DO AMOR

5 maçãs pequenas, bem vermelhas eácidas;5 pauzinhos de picolé;3 xícaras de açúcar;1 ¼ de xícara de Karo rótulo vermelho;1 xícara de água.

Modo de preparoLave e enxugue muito bem asmaçãs.Coloque no centro de cada uma,bem firme, um pauzinho de picolé. Prepareuma calda com o açúcar, o Karo e a água.Leve ao fogo forte e deixe ferver até dar oponto: pingando um pouco de calda emum pirex com água, deve formar uma boladura. Passe as maçãs rapidamente,cobrindo-as inteiramente. Deixe esfriarbem para que o espelho fique duro.

Fonte: www.asreceitas.ig.com.br/www.cybercook.com.br

Page 19: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

19

A Associação dos Artistas Plásticos de SantoAmaro – AASA completa, em 2004, quinzeanos de existência. Sua presidente, Carlota ClaraBaukelmann, afirma que a AASA é umaentidade sem fins lucrativos destinada adifundir a arte e a cultura e propiciar aos artistasplásticos oportunidades para a divulgação e aexposição das suas obras. “Nesses anos járealizamos mais de duas centenas de eventosvoltados à cultura, à difusão e aodesenvolvimento das artes plásticas”.

AssociadosA associação nasceu em Santo Amaro, no

entanto, hoje conta com um quadroassociativo de 490 artistas vindos de todas asregiões do Estado. “Nosso trabalho é bastantereconhecido” completa Carlota. Fiel ao seuobjetivo de promover a cultura Carlota nãomede esforços para desenvolver parcerias comvários setores da comunidade, comempresários da indústria e comércio, comescolas e faculdades, principalmente daregião de Santo Amaro.

ExposiçõesO trabalho de Carlota Baukelmann à

frente da AASA é incansável e intenso.“Realizamos pelo menos um evento por mês,em diversos espaços culturais comouniversidades, Sesc, SENAC, casas decultura, bibliotecas, museus, hospitais alémda Câmara Municipal de São Paulo eAssembléia Legislativa do estado. No mês deagosto realizamos a mostra “A Viagem da malaatravés dos 450 anos de São Paulo” na CâmaraMunicipal. Na seqüência a mesma mostra foimontada na UNISA com grande sucesso.Sucesso também foi a tônica de outraexposição montada por Carlota, também naUNISA, intitulada “Da panela ao prato”quando a artista Dioni Escarabichi foiagraciada com a medalha de ouro com otrabalho “Feijoada do tio Oscar”. Mas, asatividades não param por aí. No dia 22 desetembro Carlota promoveu o VI Salão daPrimavera de Artes Plásticas na BibliotecaPresidente Kennedy. Na ocasião a AASAtambém comemorou 15 anos de existência.“Até o final do ano serão mais duas exposiçõesuma em 12 de novembro na Câmara dosVereadores e outra em dezembro naAssembléia Legislativa”.

Um espaço dedicado à arte

AASA - Associaçãodos Artistas Plásticos

de Santo AmaroRua do Esti lo Barroco, 264 –

Ch. Santo Antonio518 2 - 9 812 / 5176

www.aasa.com.br

ARTES PLÁSTICAS

Dona Carlota e seus alunos do curso de pastel

Artistas premiados no VI Salão daPrimavera

Parte das obras expostas no salão

Mostra realizada na Câmara Municipal

AASA completou 15 anos de existência

FOTO

S:

RC

IA D

’IPP

OLI

TO

Page 20: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

20

Criar chinchila não é uma atividade difícil,mas requer dedicação, paciência e sobretudoamor pela chinchila. Este simpático bichinhoé um animal muito dócil, se alimenta pouco enão incomoda com ruídos ou com cheirosdesagradáveis. A chinchila é um animaltranquilo e tímido por natureza portanto omeio ambiente que lhe proporcionamos deveser tranquilo, longe de ruídos. A tranquilidadeque se proporciona à chinchila será em funçãoda sua característica de ser um animal dehábitos noturnos que, sem requerer muitoscuidados, deve descansar durante o dia e ànoite estar ativo.

AlimentaçãoA chinchila come em média 30 gramas

de ração por dia. O regime alimentar será omais simples possível. Deverá ter sempre àsua disposição alimento e água. Seu cardápioconstará de: alimento fibroso que pode serde alfafa, palha de leguminosas ou pasto. Amais indicada é a alfafa que ficará à disposiçãodo animal numa separação que leva à gaiola.Este alimento deve ser renovado todos osdias. Hoje já existe ração própria vendidaem casas especializadas. Ela é balanceada epossui quase todos os nutrientes necessáriospara a chinchila. A água deve ser limpa efresca e estar à disposição do animal. Osrestos de alimento devem ser retiradosdiariamente, pois azedam e mofamrapidamente, podendo ser a causa demúltiplas enfermidades.

HigieneA higiene da chinchila é feita em um

recipiente com carbonato de cálcio, malha 100,uma substância semelhante a areia. Estamedida é necessária, pois contribui para alimpeza do pêlo e pele e é desengordurante erefrescante. O banho deve ser feitodiariamente pela manhã, por um espaço de10 minutos. Uma vez por semana deve ser

Chinchila

limpo com água quente e antisséptico. Asgaiolas e ninhos devem ser limpos uma vezpor semana.

ReproduçãoA fêmea é maior que o macho, é mais

agressiva e pesa mais. Aos seis meses de idadealcança sua maturidade sexual. O cio seapresenta cada 28 dias. O período degestação é de 111 dias. Ao segundo mêsinicia paulatinamente o aumento até 60gramas sobre o peso inicial. No terceiro mês,o peso alcança 120 a 180 gramas. O parto

VETERINÁRIA

Alimento e produto de higieneespeciais para chinchilas

Page 21: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

21

Um cão da raça basset houndque vive na cidade alemã de Fuldaentrou no Guinness, o livro dosrecordes, por ter as orelhas maislongas do mundo, com o recordede 33,2 centímetros.

Cachorro com as maioresorelhas do mundo

As orelhas de Jack são tãograndes que algumas vezes elese enrola nelas e tropeça. Eletambém tem dificuldade paramantê-las fora do chão, dissesua proprietária Claudia Baús.Ela disse que mediu as orelhasde Jack depois de ler em umjornal que os cachorros da raçabasset teriam as maioresorelhas do mundo.

ocorre durante as primeiras horas da manhãou em plena noite, com a duração de umahora ainda que possa prolongar-se até 24horas.

FilhotesA média é de 2 filhotes por parto. A

chinchila nasce com olhos completamenteabertos, em grande atividade, o corpocoberto totalmente de pêlo e pesaaproximadamente 30 a 60 gramas. Tambémnasce com a dentição completa num totalde 20 dentes. Com três semanas, o recém-nascido pode mastigar e ingerir o alimentona forma de ração. O desmame é completadoentre 30 e 45 dias; nesta oportunidade ascrias separam-se da mãe, colocando-se emgaiolas individuais de acordo com o fim parao qual são selecionadas. Alguns criadoresmantêm as crias juntas, masimpreterivelmente, aos quatro meses, devemser colocadas em gaiolas individuais.

ww.saudeanimal.com.br

VETERINÁRIA

Page 22: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

22

O Ten. Cel. PM Antonio Carlos Goulart

assumiu solenemente o comando 22º

Batalhão da Polícia Militar em Santo Amaro.

O batalhão compreende cinco companhias

que são: 1ª Cia – Santo Amaro; 2 ª Cia –

Pedreira, 3ª Cia - Av. Cupecê até Jd. Mirian;

4 ª Cia – Campo Grande até V. Joaniza e 5ª

Cia – Campo Grande. A região compreende

uma população de aproximadamente 440mil moradores.

De acordo com o Ten. Cel. Goulart “a

região possui uma característica muito

peculiar, pois abriga realidades sócio-

econômicas distintas. Em cada região de

abrangência do Batalhão temos ocorrências

diferentes. No entanto, com nosso trabalho,

já conseguimos abaixar consideravelmenteo número de homicídios”.

Abrindo portasNo último dia 30 de agosto o Ten. Cel.

Goulart conversou com representantes da

comunidade santamarense colocando o

Batalhão à disposição da sociedade “nosso

Batalhão tem novo comandoprincipal objetivo é servir a população e para

isso estamos de portas abertas”.

Ação SocialAntes de assumir o comando do 22º

BPM, Cel. Goulart já havia servido no

Batalhão Tobias de Aguiar, no interior, e

também na Polícia Ambiental. “Na zona sul

também faremos um trabalho social de

aproximação da população com a corporação

Os consumidores que quiserem entrar em contato com aFundação Procon de São Paulo para tirar dúvidas ou pedirinformações terão de ligar para o número: 151. O atendimento éfeito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os consumidorescontinuarão podendo tirar dúvidas por fax (3824-0717), carta(Rua Barra Funda, 930, 4º andar, sala 412, CEP 01152-000) oupessoalmente, nas unidades localizadas nos postos doPoupatempo.

Procon tem novo telefone

através de ações comunitárias. Dentre as

ações está a criação de uma parceria para um

curso de garçons e cozinheiros como forma

de oferecer alternativas para a população

mais carente”.

22º BPMRua Paulo Aires Neto, 110

5521-1300 ou 190

FOTO

: M

ÁR

CIA

D’IP

PO

LITO

SEGURANÇA

Page 23: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

23

Aconteceu no dia 20 de setembro duasinaugurações simultâneas no CentroUniversitário do Senac em Santo Amaro. Aprimeira foi a entrega oficial do Centro deConvenções do Campus com quase 4 mil e 200m² de área, dois andares e quatro auditórios,sendo que o maior conta com 480 lugares. Osoutros dois têm capacidade para 130 pessoas e oquarto com 60 lugares. O centro de convençõesconta ainda com quatro camarins e cinco salasmultiuso. “A inauguração marca o início dasegunda fase do projeto do campus Santo Amarodo Centro Universitário Senac. Optamos porter um centro de convenções por acreditar que oambiente universitário gera novosconhecimentos e é fundamental divulgá-los pormeio de seminários, congressos e outros encontrosacadêmicos. Com o empreendimento ainstituição ganha em infra-estrutura e terácapacidade para abrigar esse tipo de evento, alémde locar o espaço para outras empresas”, afirmaEduardo Ehlers, diretor de extensão do CentroUniversitário Senac. Na mesma ocasião ocorreua segunda inauguração.

O Senac São Paulo fechou parceria com oConsulado Geral dos Estados Unidos para aimplantação do Centro de Estudos Brasil-Estados Unidos Donna Hrinak. Nainauguração estiveram presentes a ex-embaixadora dos Estados Unidos para o Brasil

EDUCAÇÃO

Campus do SENAC Santo Amaroconta com novas instalações

Donna Hrinak, o presidente do conselhoregional do Senac Abram Szajman, o Cônsulgeral dos Estados Unidos em São Paulo PatrickDuddy , além de representantes do governodo Estado e Prefeitura de São Paulo.

ObjetivoO novo centro de estudos visa difundir a

cultura e o conhecimento nas áreas de moda,design, fotografia, gastronomia e meio ambiente.Para isso, serão realizados eventos que permitirãoa interação entre a cultura brasileira e a norte-americana. O centro também facilitará ointercâmbio de alunos e professores comuniversidades americanas e terá um banco dedados sistematizado. “Até hoje encontrávamosações restritas às áreas tradicionais de história eliteratura. O Centro de Estudos Brasil EstadosUnidos também possibilitará a participação dedocentes e pesquisadores de várias universidadesbrasileiras e norte-americanas” afirmou MarshallLoius, adido cultural do Consulado Geral dosEstados Unidos.

AtividadesUma das primeiras atribuições do centro de

estudos será o desenvolvimento do primeiro cursode Gestão Cultural, que será ministrado nacategoria de extensão universitária com previsãopara início em 2005.

SENAC agora éCentro Universitário

Após 15 anos de atuação no ensinosuperior, as Faculdades Senac foramhabilitadas pelo Ministério da Educação– MEC - a desenvolver suas atividadescomo Centro Universitário. Com essamedida, a instituição terá maiorautonomia para criar novos cursos degraduação. Segundo Eduardo Ehlers,diretor de extensão do CentroUniversitário Senac, o credenciamentotambém vem ampliar a integração entreas faculdades, seus professores,funcionários e alunos. Para adquirir ostatus de centro universitário, asFaculdades Senac passaram poravaliações rigorosas do MEC, obtendonotas máximas em todos os requisitos.“A conquista do Centro Universitáriodecorre da experiência do Senac SãoPaulo em diferentes níveis da educação,reforçando o prestígio alcançado emseus 58 anos de história”. A portaria quecredencia o Centro Universitário Senacfoi publicada no Diário Oficial da Uniãono dia 3 de setembro.

Centro Universitário SenacAv. Engenheiro Eusébio

Stevaux, 823Tel : 0800-883-2000 /

5 6 8 2 - 74 3 5www.sp.senac.br

Patrick Duddy,cônsul geral dosEstados Unidosem São Paulo

Donna Hrinak inaugura o centrode convenções do Senac

Abram Szajman entregahomenagem a Donna Hrinak

Page 24: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

24

Em 6 de junho de 1844 George Willians,juntamente com 11 amigos, fundaram aAssociação Cristã de Moços, na Inglaterra.George era um camponês que foi trabalharem Londres tendo uma jornada de trabalhode aproximadamente 15 horas por dia.Sentindo que seus colegas precisavam de umaelevação moral e espiritual, iniciou um grupode orações e meditações. Dessa forma nascia aassociação que hoje está presente em 125 paísescom mais de 12 mil sedes e 40 milhões deassociados.

Objetivos Alfredo Bruno Junior, presidente da

ACM Santo Amaro, explica que um dosprincipais objetivos da associação é a ampliaçãoe a melhora na vida social e espiritual dosindivíduos. Sendo uma instituiçãofilantrópica, formada por voluntários eprofissionais, a ACM tem por base os valorescristãos, oferecendo oportunidades para odesenvolvimento espiritual, moral, físico esocial. A associação também contribui para aformação dos seus profissionais através doInstituto de Liderança Profissional, ligado àFederação Brasileira das ACMs, que preparafuturos líderes baseados nos alicerces da ACM.

Associação completa 160anos de existência

CrescimentoA extensão do movimento entre jovens

foi rápida. Em 1845 já havia a ACM na Áfricado Sul, em 1851 nascia a ACM no Canadá eEstados Unidos, em 1852 foi criada tambémna França e Suíça, em 1855 na Alemanha,Austrália, Bélgica Nova Zelândia, Índia, Síriae Turquia. Em 1893 é fundada a ACM noRio de Janeiro, a primeira na América do Sul,e em 1902 nascia a associação em São Paulo.Atualmente a ACM São Paulo conta com 12unidades esportivas, espalhadas pela capital einterior e 19 pontos de atendimento social.

CursosAtualmente a ACM contribui com a

cultura e educação através de cursos eatividades físicas como vôlei, basquete,ginástica e natação.

De acordo com Flávio Castor Pilastro,secretário executivo da ACM Santo Amaro, aunidade oferece diversas atividades físicas eculturais. “Estamos preocupados em atender maise melhor nossos associados, para isso iniciamosestudos para a adequação da estrutura existenteaqui na unidade”. A ACM conta também com osCentros de Desenvolvimento Comunitário quevisa aprimorar valores e potenciais de crianças ejovens carentes afastando-os da violência.Atualmente são atendidas 146 pessoas no CDMSanto Amaro em diversas atividades comoartesanato, teatro, música, iniciação profissional,educação ambiental, entre outros.

Confraternização do grupo da melhor idade

Associação Cristã de MoçosRua Florenvi l le , 280

Santo AmaroTel . : 5696-9600

e-mai l :un [email protected]

site: www.acmsaopaulo.org

Quadra de esportes da ACM

A secretáriaGeral, MarísiaDonatelli, estevepresente na sededa ACM SantoAmaro, durantereunião deapresentação donovo SecretárioExecutivo, FlávioCastor Pilastro.

O BAIRRO

Rubén (ex-secretário executivo),Marísia, Alfredo (presidente) e Castor(atual secretário executivo)

Page 25: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

25O BAIRRO

Um pedaço de Santo Amaro, numlocal nobre de São Paulo. Não posso meesquecer daquele homem com grandes asassobre as costas que conheci menino e que,veio para minha terra antes mesmo de eunascer. Bravamente apoiado sobre umgrande pedestal, mostrava orgulhoso queescolheu a nossa represa para pousar,findando uma homérica odisséia aérea,desvirginando um caminho que lhepermitiu deslumbrar todo o OceanoAtlântico. Eu prefiro pensar nesta estátuasomente com esse sentido. Não meimporta o uso político que se fez dela, aose dizer que a mesma lembrava também asatrocidades do Fascismo imperado porBenito Mussoline. Essa exploração deidéia nasceu da coincidência dos temposnegros da guerra, momento em que onavegador aéreo escolheu Santo Amaropara encerrar seu grande feito, ou seja, atravessia voadora do Atlântico. Qualquerque seja o sentido, o mais importante éque esse fato colocou Santo Amaro naspáginas da história universal da aviação etambém da política. Contudo, o meufascínio quanto à imagem do GrandeHomem alado reside nos ministérios quepairavam em minha pequena mente degaroto. Sempre que contemplava o grandehomem pássaro, este me fazia sonhar napossibilidade de também voar e assimpoder ver, de cima, a alegre movimentaçãodos homens nas terras de Santo Amaro.Hoje, a grande e gloriosa estátua quesempre residiu aqui, se encontra em umlocal nobre de São Paulo, na majestosa Av.Brasil , em frente à elitista igreja de N.Senhora do Brasil. Embora esse local lhetraga “glamour” não sei se ela está feliz pornos deixar, posto que, se foi aqui que elanasceu, talvez tanto quanto eu, goste daquia ponto de não ver graça em nenhum outrolugar do mundo. Se a praça é do povo e océu é do condor, com certeza nosso povonão permitira ao condor pousar em outraque não fosse uma praça santamarense.Salve De Pinedo, de cujo nome seperpetuou na principal avenida da Capelado Socorro.

Roberto Pavanelli

Coluna doCETRASA

Um estudo publicado pela Univerisade deLos Angeles, Califórnia, indica que a amizadeentre mulheres é algo verdadeiramente especial.Descobriu-se que as amigas contribuem para ofortalecimento da identidade e para projetar nossofuturo. Constituem um remanso, diante de ummundo real, cheio de tempestades e obstáculos.As amigas ajudam-nos a preencher os vaziosemocionais de nossas relações com os homens eajudam-nos a recordar quem somos realmente.Após 50 anos de investigações, identificou-seque existem substâncias químicas produzidaspelo cérebro, que ajudam a criar e manter laçosde amizades entre as mulheres. Os pesquisadores,homens em sua maioria, surpreenderam-se comos resultados desses estudos.

Quando o hormônio oxitocina é liberado,como parte da reação das mulheres frente aoestresse, elas sentem a necessidade de protegerseus filhos e de se agruparem com outrasmulheres. Quando isso ocorre, produz-se umamaior quantidade de oxitocina, que reduz oestresse mais agudo e provoca o efeito calmante.Essas reações não aparecem entre os membrosdo sexo masculino, porque a testosterona, queos homens produzem em alta quantidade,tende a neutralizar os efeitos da oxitocina,enquanto os estrógenos femininos aumentama produção do hormônio oxitocina. Após

Amizade entre mulheres e a saúde“Estudo sobre os efeitos benéficos de termos amigas”

repetidos estudos, demonstrou-se que os laçosemocionais existentes entre as mulheres, quesão amigas verdadeiras e leais, contribuem paraa redução dos riscos de doenças ligadas à pressãoarterial e ao colesterol. Acredita-se que esta podeser uma das razões pela qual as mulheresrealmente vivem mais do que os homens.

As mulheres que não estabelecem relaçõesde amizades com outras mulheres nãomostram os mesmos resultados em sua saúde.Assim, ter amigas nos ajuda, não somente aviver mais, como também a viver melhor. Oestudo sobre saúde, realizado pela faculdadede medicina de Harvard, indica que quantomais amigas tem uma mulher, maiorprobabilidade ela terá de chegar à velhice, semproblemas físicos, levando uma vida plena esaudável. Não contar com amigas próximas,pode ser tão prejudicial para a saúde, quantoà obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.Nesse mesmo estudo, foi observado, também,que podiam confiar em suas amigas, reagiremsem doenças graves e se recuperam em umlapso de tempo menor, do que aquelas quenão tinham em quem confiar. O estudoconcluiu que a amizade entre as mulheresconstitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!!!!

Colaboração: Carlota Clara Baukelmann

Page 26: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

26 INTERNACIONAL

Cientistas encontraram novas provas deque a saúde dos ursos polares está sendoafetada pela poluição. Os resultados dapesquisa, feita na região do Ártico, mostramque mudanças no nível de hormônios e nosistema imunológico dos animais estãorelacionadas à presença de substânciastóxicas em seus organismos.

Segundo os cientistas, substânciasquímicas podem afetar o comportamentodos ursos e sua reprodução, além de torná-los mais vulneráveis a infecções. A pesquisafoi feita no Canadá e na ilha de Spitzbergen,a maior do arquipélago de Svalbard, que ficana região ártica e faz parte da Noruega. Assubstâncias que estariam prejudicando osursos são os PCBs (bifenis policlorinados) epesticidas. A pesquisa concluiu que, quantomais alto o nível dessas substâncias, menora quantidade de anticorpos no organismodos animais.

BBC Brasil

Poluição afeta saúde dos ursos polares

Cientistas britânicos estãodesenvolvendo um robô que vai gerar suaprópria energia comendo moscas. Atecnologia tem uma desvantagem: para atrairos insetos o robô terá de usar esgoto ou

Robô come moscas para gerar energia

excrementos o que vai deixá-lo com umcheiro desagradável. A idéia é produzireletricidade pegando moscas e digerindo-asem células de combustível especiais que vãoquebrar o açúcar dos exoesqueletos dosinsetos, liberando elétrons. Este fluxo deelétrons vai movimentar o robô. Chamadode EcoBot 2, o robô é parte de um projetopara se produzir máquinas que possam serenviadas a lugares perigosos ou inóspitospara executarem missões militares ouindustriais como monitoramento de gasestóxicos. A informação é da revista NewScientist.

Agência Reuters

Leonid Stadnik, de 33 anos, mede 2,53 m,pesa 200 quilos, seus pés medem 43 cm e viveem Podoliantsi, uma minúscula vila a noroesteda Ucrânia. Conforme crescia sua vida pareciadiminuir. Ele teve que deixar de trabalhar comoum veterinário em uma fazenda de gado, trêsanos atrás, depois que seus pés tiveram problemasde congelamento porque ele não pôde comprarsapatos adequados. Vivendo com uma pensãoequivalente a R$ 90 mensais, ele tentou encherseus dias com jardinagem e ajudando na apertadacasa de sua mãe. O crescimento exagerado teveinício aos 14 anos, depois que uma operação nocérebro que, aparentemente, estimulou suaglândula pituitária. Ele ainda continua crescendo,mas ainda não há indicação se ele poderá superaros 2,72 metros alcançados por Robert Wadlowde Alton, nos EUA, o homem mais alto de quese tem registro e que morreu em 1940.

Medidas recentes mostram que Stadnik já ésete centímetros mais alto que Radhouane Charbib,da Tunísia, listado pelo livro Guinness dos Recordescomo o homem vivo mais alto do mundo.

Homem mais alto domundo vive na Ucrânia

Japão tem 23.038 pessoas com mais de 100 anosOs japoneses com mais de 100 anosde idade totalizam o recorde de 23.038casos, segundo uma estatística oficialpublicada em Tóquio. O novo total decentenários supera em 2.477 casos o doano anterior, quando a estatística superou

pela primeira vez a casa dos 20 milindivíduos. Por regiões, Okinawa, no sul,continua sendo, por 31 anos seguidos, acidade com mais centenários por cada 100mil habitantes. A pessoa mais idosa do Japãoé atualmente Ura Koyama, mulher de 114

anos que vive em Iizuka, Fukuoka, nosudoeste do Japão, enquanto o homemmais velho do país é Kohachi Shigetaka,de 109 anos, que vive em Toyosaka,Hiroxima, também no sudoeste.

Agência efe

Page 27: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

27

Os santamarenses puderam conhecerum pouco melhor o trabalho do escultorjaponês Kota Kinutani que expôs suas peçasna Casa de Cultura de Santo Amaro nos dias10,11 e 12 de setembro. Kota, atualmentecom 31 anos, é Mestre e Doutor emEscultura pela Universidade de Belas artesde Tóquio e pós-doutorando em Belas Artese Escultura na Escola de Comunicação e Artesda Universidade de São Paulo – USP. Como

ACONTECEU

Kota expõe seus trabalhosna Casa da Cultura

O trabalho representa o sent imento da imensa d ivers idade cu ltura lexistente no País e a união dos 5 continentes.

o seu curso no Brasil já está se encerrando eleresolveu fazer a exposição, encantado com avariedade de pedras existentes aqui, e comoforma de agradecer aos brasileiros pelahospitalidade. “Depois de um ano morandono Brasil estou feliz por expor aqui. Todas aspeças desta exposição são em granito, emhomenagem às pedras brasileiras”. Com essaexposição Kota se despediu do Brasil, masprometeu deixar algumas peças de presente

à São Paulo em homenagem aos seus 450anos, e voltar em breve para realizar outrostrabalhos. Kota possui obras nos acervos doMuseu de Artes Universitário daUniversidade de Belas artes de Tóquio,Museu de Artes João Fragoso, em Caldas daRainha, em Portugal, e obras expostas naEstação de Ueno da Japanese Railway, emTóquio e no Centro Cultural de Konan daProvíncia de Saitama, Japão.

Page 28: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

28 ACONTECEU

Um dos maiores nomes da comunicaçãoesportiva expôs seus quadros no ShoppingInterlar. Cerca de 20 trabalhos foramapresentados ao público com temas comoflores e animais utilizando a técnica óleo sobretela. Durante a vernissage Osmar Santosrecebeu seu amigo Paulo Mattiussi, autor dolivro “Osmar Santos – O Milagre da Vida”para uma noite de autógrafos. O prefácio do

Osmar Santos no Shopping Interlar

Após a brilhante conquista da medalhade ouro nas Olimpíadas o velejador RobertScheidt chegou ao Brasil como heróipercorrendo em carro aberto as ruas de SãoPaulo rumo à sua casa, ou seja, o Yatch Clubede Santo Amaro “onde tudo começou”,

Robert Scheidt é recebido como herói no Yatch Clubecomo ele gosta de lembrar. Sempre gentilcom os fãs, Robert não se cansava em darautógrafos, sendo seguido por uma multidãode admiradores. “Estou me sentindo ótimo,aqui sempre foi minha casa, onde ganhei oprimeiro barco do meu pai e descobri o

prazer de velejar”. Humilde, Scheidt falavaà imprensa de todo o país com carinhorevelando o ídolo que se transformou aoafirmar que “ a vitória não é minha é detodo o País”.

Confira as fotos.

livro foi assinado por Pelé e traz a seguintefrase: “Às vezes temos que entender osdesígnios de Deus que tirou o que era maisprecioso, mas o tornou imortal”. O livro levoudois anos e meio para ser escrito “durante essetempo recolhi informações e entrevistei 87pessoas entre elas dois presidentes: FernandoHenrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva,o publicitário Washington Olivetto e José

Bonifácio(Boni) para retratar fielmente a vidado maior fenômeno da comunicaçãoesportiva”, afirmou Paulo Mattiussi. No livroestão histórias do rádio, os principaismomentos políticos de 1949 até hoje, citaçõesde grandes filósofos e principalmente históriasda grande vontade de viver que Osmar Santossempre apresentou desde o acidente em 1994.Confira as fotos.

Nossa jornalista (e tiete)Márcia com o seu ídoloPais de Robert ScheidtScheidt, sempre atencioso, mostra sua medalha para os fãs

Scheidt posa para fotos com os fãsFOTO

S:

RC

IA D

’IPP

OLI

TO

Osmar Santos autografa os seu livro para o público... ... e mostra seus quadros.

Page 29: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

29ACONTECEU

Congonhas de cara novaSenhores passageiros, queiram utilizar as novas salas de embarquee desembarque, localizadas no mezzanino. E, boa viagem. Isso mesmo.O aeroporto de congonhas está com novas áreas ampliando o acessodos atuais seis milhões de usuários/ano, para 12 milhões de passageirospor ano. As obras fazem parte do projeto de modernização e adequaçãodo Aeroporto Internacional de Congonhas aos níveis de conforto efuncionalidade exigidos pelo atual fluxo de passageiros. De acordocom a assessoria de imprensa “as obras não vão ampliar o número devôos do aeroporto, uma vez que a pista não será ampliada”.

ModernidadeA nova ala é separada do saguão principal do prédio e possui

escadas rolantes e 8 novas pontes de embarque que eliminará o tráfegode passageiros no pátio de manobras. A área total de embarque passoudos 2.950 m² para 7.100 m² e a área de desembarque passou de1.300 m² para 2.800 m². “Os recursos, orçados em R$42 milhões,foram provenientes da própria Infraero” destacou Carlos WilsonCampos, presidente da Infraero.

Segunda faseNuma segunda etapa estão previstas a construção de mais 4 pontes

de embarque, totalizando 12, o acréscimo de escadas rolantes,elevadores, posições de check-in, adequação do saguão e revitalizaçãoda fachada do aeroporto. Além disso, o local contará, em breve, umavez que as obras estão em andamento, com um edifício-garagem, com

61 mil m², e capacidade para 3 mil e 300 vagas. Existe também umestudo para a construção de um túnel sobre a av. Washington Luis e aimplantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos que fará a integraçãocom o metrô.

HistóriaO nome do aeroporto de Congonhas é uma homenagem ao

Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro deBarros, primeiro governante da província de São Paulo após aindependência do Brasil. Congonhas é um tipo de erva-mate muitocomum em Minas Gerais, na região onde se situa Congonhas doCampo, cidade natal de Monteiro de Barros. O aeroporto deCongonhas foi planejado em 1936, depois que uma enchente do RioTietê alagou e interditou por vários meses o aeroporto de Campo deMarte. O local foi escolhido por ter boas condições naturais comovisibilidade e drenagem, além de ser um terreno plano e, naquelaépoca, afastado do centro urbano.

Aeroporto Internacional de CongonhasAv. Washington Luis s/nº

Tel . : 5090-9000www.infraero.gov.br

Presidente da Infraerodiscursa na inauguração

Novas pontesde embarque

FOTO

S:

RC

IA D

’IPP

OLI

TO

O charmoso piso preto e branco, foi feito com ilusão deótica que dá a impressão de um ambiente sem limites.

O teto do saguão central, em forma ovalada, simboliza ouniverso.

O corrimão das escadas, com detalhes circulados vazados,sugere um disco voador.

Nos anos 60, o aeroporto era um espaço de lazerdomingueiro das famílias que vinham ver os pousos edecolagens no terraço.

Era também ponto de encontro da boemia paulistana quese encontravam no café do aeroporto nas madrugadas,quando ainda existiam poucos locais abertos 24 horas.

Curiosidades

Autoridades foram conhecer a nova ala

Page 30: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

30 AGENDA CULTURAL

Senac Santo Amaro

Administração

Atendimento ao Cliente

Data: de 16 de outubro a 27 de novembro

Dias: sextas-feiras

Horário: das 19 às 22 horas

A Secretária e sua Atuação

Data: de 23 de outubro a 27 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 9 às 13 horas

Básico em Computação MS-Office XP

Data: de 13 de outubro a 17 de dezembro

Dias: segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: das 9 às 12 horas

Manutenção em Microcomputadores

Data: de 20 de outubro a 24 de novembro

Dia: segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: das 14 às 17 horas

Manutenção em Impressoras – Jato de Tinta

Data: de 16 de outubro a 27 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 13h30 às 17h30

CCNA 1 – Fundamentos de Redes

Data: de 19 de outubro a 23 de novembro

Carga horária: 30 horas

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 13h30 às 17h30

Ilustração e Tratamento de Imagens –

Corel 11 e Photoshop 7.0

Data: de 23 de outubro a 19 de março de 2005

Dias: sábados

Horário: das 9 às 13 horas

Criação de Web Sites – HTML

Data: de 26 de outubro a 30 de novembro

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 9 às 12 horas

Beleza

Técnicas Básicas de Maquilagem na

Produção Pessoal

Data: de 16 de outubro a 27 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 9 às 12 horas

Manicure e Pedicure

Data: de 26 de outubro a 14 de dezembro

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 14 às 19 horas

Comunicação e ArtesFotografia de Espetáculos

Data: de 4 de outubro a 10 de novembro

Dias: segundas e quartas-feiras

Horário: das 19 às 22 horas

Formação Básica em Fotografia –

Módulo I

Data: de 5 de outubro a 16 de dezembro

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 14 às 17 horas

Desenho I

Data: de 14 de outubro a 9 de dezembro

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 9 às 12 horas

Criação e Redação Publicitária

Data: de 16 de outubro a 18 de dezembro

Dias: sábados

Horário: das 9 às 13 horas

Planejamento de Comunicação

Data: de 16 de outubro a 20 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 13h30 às 17h30

Marketing e Vendas

Formação de Operador de Telemarketing

Data: de 18 a 27 de outubro

Dias: segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: das 13 às 17 horas

Saúde

Quick Massage – Massagem Rápida

Data: de 16 de outubro a 20 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 13h30 às 17h30

Massagem Relaxante e Energética

Data: de 21 de outubro a 18 de novembro

Dias: terças e quintas-feiras

Horário: das 13 às 17 horas

Turismo

Turismo de Aventura, Conceitos e

Tendências

Data: de 16 de outubro a 6 de novembro

Dias: sábados

Horário: das 9h30 às 13h30

Elaboração de Roteiros de Ecoturismo

Data: de 25 a 28 de outubro

Dias: de segunda a quinta-feira

Horário: das 14 às 18 horas

Segurança, Saúde e Meio AmbienteA Gestão do Stress na Segurança do Trabalho

Data: 20 de outubro

Dia: quarta-feira

Horário: das 9 às 18 horas

Decoração

NOVO - Arranjo Floral – Módulo I

Data: de 19 de outubro a 16 de novembro

Dia: terças e quintas-feiras

Horário: das 14 às 17 horas

Educação

Orientação Vocal para Educadores

Data: 23 de outubro

Dia: sábado

Horário: das 10 às 16 horas

Semana de Orientação Profissional

Data: de 8 a 12 de novembro

Palestras gratuitas

Período: manhã, tarde e noite

Mais informações na unidade

Senac Santo AmaroRua Doutor Antônio Bento, 393

Telefone: (11) 5523-8822

Fax: (11) 5687-8253

[email protected] • www.sp.senac.br

Horário de atendimento: de segunda a

sexta-feira, das 8h30 às 21 horas;

sábados, das 8h30 às 13 horas.

PÓ PA TAPA TÁIO

O grupo com mais de 04 anos de atuaçãoe experiência em trabalho voluntário eanimação hospitalar, atuando sempre noHospital das Clínicas (IOT), estará dandoinício ao curso:FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOSPeríodo: 17/10 à 21/11/2004Aos DomingosHorários: 15:00 hs às 17:30 hsProgramação:Dia 17/10 - Módulo I : Temática - MímicaDia 24/10 - Módulo II: Temática - Palhaço/ ClownDia 31/10 - Módulo III: Temática -Personagem InfantilDia 07/11 - Módulo IV: Temática - Contadorde História/ FantocheDia 14/11 - Módulo V: Estágio .Dia 21/11 - Módulo VI: Atuação.* Vagas Limitadas *

Mais Informações e Contato:Cecília - 9520-2666 / Orlando -9208-0603 / Rogério - 9186-5549Carol - 9527-0030 / Teresa - 9669-3600

Page 31: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

31AGENDA CULTURAL

Biblioteca Presidente KennedyProgramação de Outubro

CINECLUBE LANTERNINHADia 07/10/2004Casa da noite eterna, A (ING,1973)Duração: 95min, colorido, legendado, censura16 anos, terror

Dia 14/10/2004Meia luz, A ( EUA, 1944)Duração: 114 min., preto e branco, dublado,censura livre, drama

21/10/2004Conde Drácula, O (ING, 1970)Duração: 96 min., colorido, dublado, censura16 anos, terrorCom: Christopher Lee e Jenny Hanley

28/10/2004Suspeita (EUA, 1941)Duração: 99 min., preto e branco, dublado,censura 12 anos, suspense

SARAU DE LEITURADia 26/10/2004 às 15:00 horas no Saguão doAuditório.Tema: Manuel BandeiraCoordenadora: Izabel AndradeApoio: Cia Paidéia de Teatro, participaçãoRogério Modesto

EXPOSIÇÃO DE ARTE PLÁSTICAS13 a 30/10/04“EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE”Exposição de arte com alunos jovens doCentro de Promoção Humana São JoaquimSant’AnaOrganização: Maria Stela P. Paparelli

ENCONTRO COM OESCRITOR TONI BRANDÃO

Dia 13/10 às 15:00 no auditório

Biblioteca Presidente KennedyAv. João Dias, 822Tel/fax : 5687-0513Horário de atendimento: de 2ª a 6ª, das 9h.às 17h e sábados das 8h às 14h.

Nos próximos dias 25 à 29 de outubro,acontecerá a exposição fotográficaretratando os diversos ângulos de SantoAmaro, dentro da Semana daComunicação da Faculdade Radial noscampus das três unidades da faculdade:

1. Campus Santo Amaro: RuaPromotor Gabriel Netuzzi Peres, 108;

2. Campus Hípica: R. Dr. AntonioBento, 509

3. Campus Jabaquara: Av. Jabaquara,1870

O projeto foi desenvolvido por SheilaMazzolenis, e supervisionado pelaprofessora Luciene Pereira, responsávelpela parte jornalística dos alunos dosegundo e quarto ano de Jornalismo

Para maiores informações: 5541-5533

Concurso de PoesiaInscrições até 20 de outubro

REGULAMENTOA Associação dos EscritoresSantamarenses (ASSESA) e a Casa deCultura de Santo Amaro com participaçãoda Biblioteca Presidente Kennedy eBiblioteca Infanto-Juvenil Benedito BastosBarreto, integrados ao Mutirão Cultural daUnião Brasileira dos Escritores (UBE),promovem o V Concurso Regional deLiteratura. O tema é livre, podendo serutilizada qualquer forma poética. Serãoconsideradas para julgamento das obrasas seguintes categorias: Infantil - até 12anos; Juvenil - de 13 a 17 anos; e Adulto -acima de 18 anos. Condições para Inscrição:Cada autor poderá inscrever apenas umpoema, que deve ser inédito e escritoobrigatoriamente em língua portuguesa.

A entrega das inscrições poderão serfeitas diretamente nas unidades abaixo:Casa de Cultura de Santo Amaro das 9hàs 18h - tel.: (11) 5522-88987 ou 5548-1670Biblioteca Presidente Kennedy, av. JoãoDias, n.º 822, das 9h às 17h - tel.: (11)5687-0513 BIJ Benedito Bastos Barreto, rua PauloEiró, n.º 525, das 8h às 17h - tel.: (11)5687-0408ou pelo correio para:V Concurso Regional de Literatura /CCSA, praça Dr. Francisco FerreiraLopes, n. 434, São Paulo (SP), CEP04751-070, colocando como remetenteo título da obra, pseudônimo e categoria.Valerá como comprovante de entrega adata do carimbo da agência dosCorreios até 20/10. Comissão Julgadora:As obras serão julgadas por escritores epoetas convidados.

Premiação:Os resultados serão divulgados e fixadosna Casa de Cultura de Santo Amaro apartir de 19/11/2004. Aos 10 (dez)finalistas em cada categoria serãoentregues certificados, ficando suasobras expostas em painel, tendo aindapossibilidade de participarem de umapublicação. Para o primeiro colocado decada categoria será entregue um troféu,a saber: Troféu Monteiro Lobato (infantil);Troféu Marcos Rey (juvenil); e Troféu PauloEiró (adulto).

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Teatro Paulo Eiró

A peça “Bichos do Brasil” da Pia FraUs, estáde volta no Teatro Paulo Eiró. Dezenas debonecos das mais variadas técnicas etamanhos, inclusive infláveis gigantes, narramo cotidiano dos animais numa selva tropicalbrasileira. O texto é de Beto Andreatta e BetoLima. No elenco estão Adriana Telg, BetoAndreatta, e Patrícia Franco.Até 28 de novembroSábados e domingos às 16 hsIngressos: R$6,00Teatro Paulo EiróAv. Adolfo Pinheiros, 765 – Sto Amaro5546-0449

Uma lenda do deserto conta a

história de um homem que ia

mudar-se de oásis, e começou a

carregar o seu camelo. Colocou os

tapetes, os utensílios de cozinha,

os baús de roupa – e o camelo

agüentava tudo. Quando ia saindo,

lembrou-se de uma linda pena

azul com que seu pai o tinha

presenteado. Resolveu pegá-la,

e a colocou em cima do camelo.

Neste momento o animal arriou

com o peso e morreu. “Meu

camelo não agüenta uma pena”,

deve ter pensado o homem.

Às vezes pensamos o mesmo

do nosso próximo – sem entender

que nossa brincadeira pode ter

sido a gota que transbordou a

taça do sofrimento.

Maktub – Paulo Coelho

Reflexão

A lenda do camelo

Exposição de fotografia

Page 32: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

32

1ª CIA do 22º BPM/M: 5522-9479

11º DP – 5687-4004 – 5687-1183

22º BPM/M: 5521-1300

Aids(informações): 0800-162550

Associação Comercial Distrital Santo Amaro: 5522-1523

Auxílio à Lista Telefônica: 102

Biblioteca Infanto-Juvenil

Benedito Bastos Barreto: 5687-0408

Biblioteca Pública

Presidente Kennedy: 5687-0513

Bombeiros: 193

Casa da Cultura de Santo Amaro: 5522-8897

CET Trânsito: 194

CETESB: 0800-113560 – das 8 às 18 hs

CPA/M 10: 5641-0864

Defesa Civil: 199

Detran: 1514

Disque Denúncia: 0800-156315

Disque Denúncia do 11º DP: 5532-6622

Eletropaulo: 0800-196196

Guarda Civil Metropolitana: 5667-3700 ramal 246/

5667-6409/5686-1907/5686-9106

Telefones úteis Hospital das Clínicas: 3069-6000

Hospital Emilio Ribas: 3896-1200

Hospital Regional Sul: 5522-6033

Ouvidoria Prefeitura São Paulo: 0800-175717

PAM Santo Amaro: 5548-6611

Polícia: 190

Poupatempo: 0800-7723633

Pró-Sangue: 0800-550300

PROCON: 1512

Pronto Socorro Municipal

Dr. José Sylvio de Carvalho: 5513-5900

Pronto Socorro Samaro: 5548-3136

Roubo e extravio de documentos e

talões de cheques: 0800-111522

SABESP: 0800-7707195

Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro: 5687-4322

Sesc Santo Amaro: 5525-1855

SOS Criança: 1407

Sub-Prefeitura Santo Amaro: 5548-6333

Teatro Paulo Eiró: 5546-0449

Teatro Alfa Real: 5693-4000

UBS Santo Amaro: 5181-7894

ESPAÇO DO LEITOR

Estou escrevendo pra dizer que estouindignado com a sujeira e poluição visualque os candidatos estão fazendo nessaseleições aqui no meu bairro (se bem queeu acho que é em toda a cidade). Elesgastam milhares de reais e ainda fazem amaior sujeira pichando muros ependurando cartazes! Esses políticosdeveriam se preocupar mais com a suacidade e respeitá-la mais. Abaixo a sujeirados políticos!

Manoel P. da SilvaSanto Amaro

Trabalho há muitos anos em SantoAmaro, próximo ao Shopping SP Market,e nunca vi uma revista tão bem feita ecuidada como esta. Vocês estão deparabéns.

Walter ValadãoSão Bernardo do Campo

Não pude deixar de me emocionar com acapa da edição nº 5 da revista. Realmentemuito bonita. Pena que a imagem não

retrata a realidade brasileira já que esseesporte é praticado por poucos bemaventurados. Mesmo assim me o orgulhode ver a bandeira do Brasil no lugar maisalto do pódio.

José Carlos B. EmontiSanto Amaro

Realmente não conhecia a RivieraPaulista. Um pequeno paraíso aqui perto.Fui até lá conhecer e certamente voltareimais vezes para passear com a família.

Marta C. CardosoChácara Santo Antonio

Muito esclarecedora essa publicação devocês. Gostei principalmente da históriada represa de Guarapiranga. Sou moradorantigo daqui e não conhecia a história dela.

Benedito Antonio B. BarrosoInterlagos

Adorei a reportagem sobre o nossoquerido Robert Scheidt. Vocês estão deparabéns, ela está ótima! Acho muito

interessante a idéia de mostrar os heróisnacionais que são de origem daqui donosso bairro.

Rafael de MelloChácara Flora

T ivemos o prazer de conhecer naAssociação Comercial, Distrito Santo Amaro,a revista “Enfoco Santo Amaro”, em suaedição de agosto/2004. A revista apresentamatérias diversas e de extrema útilidadesobre a comunidade Santamarense, motivopelo qual queremos nos colocar a disposiçãopara contribuir com informações relativasao Posto Poupatempo Santo Amaro.Também gostaríamos de solicitar a correçãodo telefone do Disque Poupatempo para aspróximas edições, pois o número quepudemos verificar na página 32 é antigo. Asinformações relativas aos serviços e demaisatividades sobre os Postos Poupatempo é:0800-772 3633.

Ilídio JúniorGerente

Posto Poupatempo Santo Amaro

Page 33: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

33CLASSIFICADOS

Ótica

Telemensagens

Capas

Design Gráfico

Serviços

Depilação

Carros/Veículos

Cosméticos

Distribuidora de água

Terapeuta corporal

Page 34: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

34 PASSATEMPO

News & Cia (Loja Sócrates)Rua Sócrates, 379 - Tel: 5687-0708www.newscia.com.br

Banca Silva MeloRua Dr. Silva Melo, 106Tel: 5521-5140

Marajoara SolAvenida Interlagos, 492Tel: 5524-3788

Revistaria Las LeñasAv. João Carlos da Silva Borges, 1150Tel: 5641-9125

Banca do AriAv. João Carlos da Silva Borges, 1240VIla Cruzeiro – Tel: 5181-4460

Banca Maués FilhoRua São José, 242 – Tel: 5681-9645

Banca de Revistas e JornaisPortal do BrooklinAv. Sargento Geraldo Santana, 1.100Jd Marajoara – Tel: 5687-8997

Banca Bela VistaRua Bela Vista esq Av. Ver. José DinizTel: 5522-3465

Banca Paixão 2000Américo Brasilense, 1637 – Chácara SantoAntônio – Tel: 5184-0438

Banca da MartaRua Prof. Guilherme Belfort Sabino, 369Campo GrandeTel: 5632-1379

Banca EstaçãoPraça do Camafeu, 30- em frente EstaçãoJurubatuba – Tel: 9914-4941/9368-2917

Banca de Jornais e RevistasQuintas MarajoaraPraça. Julio Costa Leal c/ Av. João PeixotoViegas – Tel: 5633-0107

Banca ConsórcioAv. João Peixoto Viegas, 819Tel: 5677-4781

Banca CampininhaFernando/ Tel: 9434-3068Av. Sargento Geraldo M. Santana, 540-AJd Marajoara – 5548-2941

Banca de Jornais e revistasBandeirantes VIRua Prof. Guilherme Belfort Sabino, 309 –Campo Grande (Flávio)

Banca de Jornais e RevistasMagniccaroRua Arnaldo Magniccaro,927 – CampoGrande – Tel: 56321143 (Ronaldo/Beth)

Banca Center FloraAv. Washington Luis, 2790Trevo Av. Interlagos

Banca de Jornais e Revistas BelfortR. Prof. Guilherme Belfort, 1295Tel: 5634-0010

Banca do MathiasRua João de Paula Franco esq. Av. RioBrancoTel: 3442-9047 – Adilson

Banca do AlemãoAv. Inácio da Cunha Leme, 360Tel: 5660-6106 – Horácio ou Débora

Banca AutódromoAv. José Carlos Pacce, 10

Banca do MercadoMercado MunicipalTel: 5521-9954

Banca SócratesRua Sócrates, 594 – Tel: 5686-3857

Jogo dos 7 erros Resposta da edição anterior:

AR

TE:

HIR

OS

HI

TAN

IGU

TI

Page 35: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

35

Page 36: Revista Enfoco Santo Amaro Nº 6

36