revista ecb edição abril 2013

44

Upload: esporte-clube-banespa-ecb

Post on 12-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de Abril 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ECB Edição abril 2013
Page 2: Revista ECB Edição abril 2013
Page 3: Revista ECB Edição abril 2013

3

Nelson de SouzaPresidente - Diretoria Executiva

Gestão 2012/2015

Alfredo de Rosis NetoPresidente - Conselho Deliberativo

Gestão 2012/2015

Estamos chegando ao nosso primeiro ano de mandato no comando deste maravilhoso Clube que completou, em 12 de março de 2013, 83 anos de glórias, conquistas e principalmente de muito encanto. É “uma nova era” que se inicia.

Os ad i an tados s e r v i ço s prestados pela Auditoria Externa Independente apontaram na gestão passada (2009, 2010, 2011 e até abril/2012) fraudes e superfaturamentos, os quais ocasionaram graves riscos e transtornos ao Esporte Clube Banespa. Por este motivo, em reunião do Conselho Deliberativo, realizada em 6 de abril de 2013, as execuções orçamentárias foram revistas, reavaliadas e, por fim, totalmente reprovadas.

Iniciou-se em maio de 2012, a reconstrução f inancei ra , administrativa e moral do Esporte Clube Banespa.

Aos poucos, as contas e salários em atraso foram regularizados.

A Sede Vinhedo, que estava abandonada, foi recuperada, e hoje, é orgulho do Clube.

O Clube nos eixos...

Transparência e honestidade

Partimos do seguinte princípio: ao trabalhar com seriedade e probidade, alcançamos o nosso principal objetivo, que é perenizar o ECB para as futuras gerações.

Agregamos valores ao expurgar atos nefastos e eliminamos pessoas que vinham administrando o Clube em benefício próprio e que prejudicaram sensivelmente a sustentabilidade do nosso Esporte Clube Banespa.

E os resultados começam a aparecer: a consolidação das subsedes Leste e Vinhedo com um trabalho digno de elogios a seus diretores. Em Santo Amaro, a competitividade dos campeonatos internos que ocasionou uma grande adesão de atletas, tendo como consequência o aumento do quadro assoc iat ivo. Os projetos Primavera / Verão e, em andamento, o Outono / Inverno com atividades diversificadas para

todas as idades, principalmente para as crianças - sucesso absoluto.

Os eventos Culturais, Sociais e as at iv idades esport ivas, também são destaques desta edição. Temos muitos projetos a realizar, mas na medida do possível iremos concretizar todos eles, um dos mais importantes é a nova Academia de Musculação, que já é uma realidade.

Aproveito para mais uma vez enaltecer o nosso dedicado Conselheiro, como também os membros do Conselho Fiscal e colegas de Diretoria pelo exímio trabalho que vem externando em benefício do Clube. Aos nossos colaboradores, parceiros, aos hercúleos funcionários e, principalmente, aos nossos estimados associados que é a razão da existência do nosso querido Esporte Clube Banespa.

Muito obrigado.

A Sede Leste, de altamente deficitária (havia recomendação do Conselho Fiscal anterior para encerramento) tornou-se totalmente viável (tendo recomen-dação do atual Conselho Fiscal para que seja mantida).

A Nova Academia acaba de ser inaugurada, em novo local, com equipamentos de última geração.

Foram trocados os para-raios, que estavam vencidos há anos.

Com um trabalho plausível e profissional da atual administração, o Balanço Financeiro do E.C. Banespa pendeu positivamente, cujos valores foram utilizados para a quitação de empréstimos bancários.

Af i rmamos que estamos t r aba lhando pa ra a to ta l recuperação do ECB, em parceria com a Diretoria Executiva, que

prima pela lisura, transparência, honestidade e contenção de gastos, não repetindo o ocorrido anteriormente, onde o vale-tudo comandava.

Page 4: Revista ECB Edição abril 2013

4

O Esporte Clube Banespa completou 83 anos e, para comemorar, realizou um grande baile em 16 de março. Os associados foram recepcionados ao som de violino. Logo na entrada, os personagens (covers) do filme “Avatar” foram as atrações e o momento de assinar o livro para tornar o Esporte Clube Banespa em patrimônio histórico da capital paulista.Membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo com suas respectivas esposas reuniram-se em frente ao palco para o tradicional “Parabéns a Você”. Em cada mesa foi entregue um minibolo para que todos acompanhassem o momento. O Presidente Nelson de Souza proferiu palavras de agradecimento a todos e falou do intento de sua administração: “não vamos deixar extinguir esta verdadeira usina de lazer”.

Na sequência, o Presidente do Conselho Deliberativo, Alfredo de Rosis Neto citou algumas palavras de J.J. Juvenal, um dos fundadores do E.C. Banespa. “Que estes pensamentos permaneçam entre nós. Isto ocorrendo, dentro de 17 anos, com certeza, o Clube estará comemorando seu centenário”, completou Alfredo.

Após o proferimento dos presidentes, a execução do Hino do Clube e show pirotécnico no Solário. O baile seguiu toda a madrugada e os convidados alegraram a noite dançando o ritmo variado da Revolution Band Show, animados por um grupo de personal dancer.

E.C. Banespa“Se o ideal for nobre e generoso,

haverá momentos difíceis, mas venceremos”.J.J. Juvenal

O EspEsporte Clube Banespa completou 83 aanos e, para comemorar, realizou 8

m grande baile em 16 de mam grande baile em 16 de março. Os um

“S“Se o omhaverá mom

Nelson de Souza - Presidente da Diretoria Executiva

Alfredo de Rosis Neto - Presidente do Conselho Deliberativo

Assinatura do Livro de Ouro

para tombamento do patrimônio

histórico do Esporte Clube

Banespa

Page 5: Revista ECB Edição abril 2013

5

Page 6: Revista ECB Edição abril 2013

6

Grito de Carnaval e 3 dias de muita folia

A nossa alegria de Carnaval passou, mas ficou registrada em fotos e lembranças. Para quem gosta desta festa brasileira permanece o desejo para que se repita logo. Assim, não poderíamos deixar de publicar a satisfação de nossos associados e convidados no Carnaval Infantil em 10, 11 e 12 de fevereiro e no Grito de Carnaval no dia 1º de fevereiro.

GGGGrriiiittttoo ddddee CCCCaarrrrnnnnaaaavvvvaaaallll ee

Page 7: Revista ECB Edição abril 2013

7

Grito de Carnaval

Page 8: Revista ECB Edição abril 2013
Page 9: Revista ECB Edição abril 2013

A galera jovem conquistou seu espaço no E.C. Banespa. Tudo

que eles querem é dançar, curtir o ritmo e ser feliz. Dia 20 de abril,

o Clube proporcionou a Balada Teen´s no Salão da Boate com

animação dos DJs Cadu Marqs e Algaba e também o Pocket Show

do Grupo Open 5. Os Bartenders da King Flair apresentaram uma

performance muito divertida durante o preparo dos coquetéis,

sem álcool, é claro. Em 25 maio tem mais, venha dançar e se

divertir nas baladas do ECB.

999999999999999999999999999999999999999999999999

Page 10: Revista ECB Edição abril 2013

10

O Esporte Clube Banespa homenageou os atletas do Departamento de Esportes

e alunos do Cultural na Festa de Confraternização de 2012, no dia 15 de dezembro. O evento contou com a animação da Banda Raio X

e apresentação especial de escola de samba e passistas. A festa é uma homenagem a todos que participaram das atividades do Clube e que levaram o nome do E.C. Banespa para as diversas competições nacionais e internacionais. Parabéns e contamos com vocês na festa deste ano em 14 de dezembro

de 2013. Até lá!

O EspopO EsO portEspos atletaos aatletos

e alulue aConfConC nf15 d1 d15coom

e aprpre apde samsamde muma huma hpartic ppp ticipClube eC be eClubE.C. BE.C Bcommp

terintcontacoontadestedestede

ddd

omenageou o geoenade Esportes Esd rtea Festa deFe e a d2, no dia 2, o d

o contou nta Raio X Raie escolae afesta éa s queq

s do s do as as es e efestaa

mbro bro

Page 11: Revista ECB Edição abril 2013

11

Incentivo no esporte

Roberto Byron Goulart de Moraes

No Esporte Clube Banespa desde 1965, o associado e conse lhe i ro ve te rano conquistou muitos títulos importantes em diversas c o m p e t i ç õ e s , c o m o C a m p e o n a t o B a n c á r i o , no Morumbi , Pacaembu e c a m p o d o J u v e n t u s . Ganhou o Torneio Rio-São Paulo contra o Unibanco. Foi campeão bancário em 1978. Byron também atuou como pa t rono du ran te muitos anos no Campeonato Interno de Futebol de Campo pelo XV de Piracicaba, no principal e veteranos e da equipe do Santos, categoria principal, o qual conquistou o tricampeonato, entre muitas outras vitórias.

Marcelino Lunardelli

Associado há 52 anos, teve um grande destaque no Clube. Foi Diretor de Patrimônio da Sede Náutica na gestão 91/93. No Campeonato Interno de Futebol de Campo, dirigiu a equipe do Marília, categoria sênior, que foi eneacampeão de 2004 a 2012, seguidamente. Contribui com o E.C. Banespa como conselheiro e atualmente a s s e s s o r a n d o a l g u m a s comissões do Conse lho Deliberativo.

Page 12: Revista ECB Edição abril 2013

Dia Internacional da Mulher

12

Passeio e homenagemO Departamento Feminino proporcionou um

passeio em Embu das Artes, no dia 24 de março. Fez parte da programação, uma parada no Parque do Lago Francisco Rizzo. A antiga área de extração de areia deu lugar a um espaço verde e a um grande lago de 56.000 m².

Os associados visitaram a Feira de Artes e Artesanato e também lojas que representam a riqueza histórica do município. A expansão cultural da cidade ocorreu no início da década de 60, o que elevou o número de pessoas interessadas no movimento histórico, principalmente colecionadores de objetos antigos.

Também no mês de março, foi realizada uma homenagem especial às Mulheres com distribuição de mimos. O Dia foi bem animado, principalmente com as novidades da Feira de Artesanato.

Page 13: Revista ECB Edição abril 2013

13

O coelhinho recepcionou a criançada no Domingo de Páscoa, em 31 de março. Os pequenos participaram das Recreações Dirigidas, Gincanas, Oficinas, Caça aos Ovos, Culinária de Páscoa, Maquiagem Infantil e Escultura de Balões. Também assistiram ao filme Hop, Rebelde sem Páscoa e o almoço no Restaurante teve um cardápio especial. Os monitores da Brinquedoteca proporcionaram também, no sábado, a Oficina de Máscaras de Coelhinhos e desenhos para colorir. Um final de semana bem feliz no E.C. Banespa.

Page 14: Revista ECB Edição abril 2013

E.C. Banespa prioriza

atividades infantis

Para cumprir seu papel, como uma instituição do lazer e da alegria, o Esporte Clube Banespa promoveu o Projeto Primavera / Verão, que teve início em outubro até março deste ano. O principal enfoque do evento é oferecer atividades às crianças, para que frequentem mais o Clube. O projeto teve um resultado extraordinário com brincadeiras inéditas promovidas pela equipe da Brinquedoteca, somadas às atividades recreativas no Balneário coordenadas pelo Departamento de Esportes.

Com o notável resultado desta realização, criou-se também o Projeto Outono / Inverno com início em abril. Este novo período de recreação traz ainda mais novidades com oficinas, gincanas, brincadeiras e torneios em diversas modalidades, como Futsal, Vôlei, Tênis, Basquete, Judô e Karatê. Tragam filhos, sobrinhos e netos para participarem das atividades. Consulte o site do Clube e informativos para ver a programação da semana.

Page 15: Revista ECB Edição abril 2013

O sol começa a brilhar no Esporte Clube Banespa e a alegria reina com a chegada dos pequeninos na Brinquedoteca. Cyntia Escaldin Peixoto e sua equipe já estão preparadas para mais um dia com muita diversão. Desenhos, pinturas, brincadeiras e jogos são as principais atividades do dia a dia. Aos finais de semana, mais divertimento ainda com Recreação na Quadra e muitas brincadeiras. E todo este entretenimento foi intensificado com a criação dos projetos da pedagoga Cyntia, uma apaixonada pelo mundo do faz de conta das crianças. Quando cursava Pedagogia na Unisa, veio trabalhar em uma Exposição de Brinquedos Educativos organizada pelo E.C. Banespa e pela Abrine. “Gostei da Brinquedoteca desde a primeira vez que vim ao ECB durante a exposição, depois surgiu

No mundo encantado do No mundo encantado do faz de contafaz de conta

Equipe da Brinquedoteca e Recreação: Leonardo, Natasha, Cyntia e Weldon

a oportunidade de fazer estágio aqui. E quando comemoramos um ano de Brinquedoteca foi espetacular”, enfatizou a educadora que ajudou a organizar e decorar todo o ambiente. “Tudo que envolve fantasia da criança eu me apaixono, por isto fiquei aqui até hoje. Saí do Clube por dois anos, viajei, me especializei e voltei”. Cyntia também estudou Artes Visuais, formou-se em 2012, espec ia l i zou-se em jogos e brincadeiras e fez curso de Recreação no Sindi-Clube e no Senac.

Quando retornou ao E.C. Banespa no ano passado, viu a oportunidade de inserir projetos para animar ainda mais a Brinquedoteca e atrair crianças e seus familiares. O evento especial no Mês das Crianças e o Projeto Primavera / Verão trouxeram

os pequenos e suas famílias à Sede Santo Amaro. “Nestes

novos projetos, os pais, avós, tios, amigos podem participar com as crianças e por isto, o movimento aumentou consideravelmente”, diz.

A pedagoga não perdeu tempo, já lançou o projeto Outono / Inverno, que traz também a Recreação com novas brincadeiras e novos materiais lúdicos: “vamos inserir atividades dirigidas no Recanto, voltar com a culinária infantil e outras atividades, mas a maior novidade deste projeto são as Oficinas realizadas com as crianças e um adulto. Com isto, esperamos intensificar ainda mais a frequência dos associados”.

P a r a q u e m a i n d a n ã o está acostumado à rotina, a Brinquedoteca, que possui uma equipe especializada, funciona de terça a sábado, das 8 às 20h e domingo, das 8 às 18h. Tragam seus filhos para brincarem aqui com a gente.

15

Page 16: Revista ECB Edição abril 2013

16

Os alunos do Departamento Cultural participaram do tradicional espetáculo de final de ano no dia 15 de dezembro. Às 14h, a música invadiu o Teatro Paulo Goulart com o 8º Encontro dos Músicos Souza Lima com apresentações de bateria, contrabaixo, guitarra, teclado e violão. O espetáculo de dança foi exibido em dois atos, às 17h, Um Natal Inesquecível e às 18h30, Feliz Ano Novo. Às 20h30, foi a vez dos alunos de Teatro Musical na performance de Fragmentos da Oficina. Um trabalho dos alunos e professores, que se empenharam durante todo o ano de 2012. E que venha o novo ano e muito mais dedicação!

Dança, música e interpretação

Page 17: Revista ECB Edição abril 2013

17

Page 18: Revista ECB Edição abril 2013

18

Em sessão solene no final do ano, a Câmara Municipal de Osasco homenageou os professores Roberto Negrão Antonini, que recebeu o título de Cidadão Osasquense e Lorico Moreira de Souza, Conselheiro do Esporte Clube Banespa, que ganhou o Diploma da Cidade de Osasco e a Medalha Raposo Tavares.

O Projeto de Decreto Legislativo aprovado pe lo P lenár io da Câmara traz justificativas para o oferecimento das condecorações aos professores. Antonini iniciou o magistério em 1968 e sempre atuou em Osasco. Com uma carreira profissional de mais de 44 anos, já assumiu diversos cargos na Educação. Foi desde professor contratado até diretor de escola efetivo. Hoje, exerce a função de supervisor de ensino, muito atuante no fornecimento de subsídios teóricos, na orientação e acompanhamento em escolas estaduais no município.

Conselheiro do ECB, Lorico Moreira de Souza, recebe honraria na Câmara Municipal de Osasco

Amistoso de Futebol com alunos da UGF

Lorico Moreira de Souza, ex-profissional do futebol, atualmente leciona as disciplinas de Matemática e Física na rede estadual de ensino. A dedicação à educação e ao esporte de Osasco sempre foi fato marcante na carreira profissional. Além disto, sua história de vida serve como exemplo aos alunos e a todos que o conhecem.

Segundo o vereador Mário Guide, a entrega destas comendas é uma forma de demonstrar o

respeito que a Câmara Municipal tem pelos profissionais de educação. Fizeram parte da Mesa Diretiva (foto), o professor e vereador Mário Guide, a ex-vereadora e professora Maria Salete Ramos da Silva, os homenageados Antonini e Souza e a professora Nilcéia Fátima Stella Almeida. Estiveram presentes na solenidade, parentes, amigos e autoridades. A Diretoria do ECB felicita o homenageado e conselheiro Lorico.

Mário Guide, Lorico Moreira de Souza, Roberto Negrão Antonini, Maria Salete Ramos da Silva e Nilcéia Fátima Stella Almeida

O jornalista Caco Barcellos, apresentador do Profissão Repórter, esteve no Esporte Clube Banespa em 15 de dezembro para participar de um jogo amistoso. A partida foi organizada pelo associado Roberto de Almeida (Banzé) com os alunos da Pós-Graduação da Universidade Gama Filho e convidados. Após o futebol, todos se confraternizaram com um delicioso churrasco no Clube.

Ajude a ApabexDoe seu cupom fiscal

Deposite seu Cupom Fiscal sem CPF em urnas localizadas no Esporte Clube Banespa: Entrada Social, Restaurante, Depto. Cultural e Esportes.

Atenção: as notas fiscais têm um prazo para serem doadas. O prazo é do mês corrente até o dia 20 do mês subsequente.

Page 19: Revista ECB Edição abril 2013

M a n i f e s t a m o s n o s s a s homenagens póstumas ao amigo Conselheiro Antônio Zuchini, que por vontade de Deus nos deixou desta para outra vida, e com certeza está a seu lado, observando lá de cima o quanto deixou saudades aos amigos e familiares.

Em 6 de abril de 2013 realizou-se a 4ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo gestão 2012/2015 com a presença de 121 conselheiros para deliberarem sobre a Execução Orçamentária do exercício 2012 da Diretoria Executiva.

A análise e deliberação desta execução orçamentária com o devido parecer conclusivo do Conselho Fiscal foi votada em duas etapas: 1º quadrimestre de 2012 relativo à gestão da

Diretoria Executiva anterior foi desaprovada por maioria absoluta com uma abstenção e nenhum voto contrário. Os 2º e 3º quadrimestres referentes à gestão da Diretoria atual foram aprovados por maioria absoluta, sem nenhum voto contrário e uma abstenção.

Foram também revisadas as execuções orçamentárias anteriores referentes aos exercícios de 2009, 2010 e 2011 atendendo solicitação do conselheiro Camilo Fernandes dos Santos, tendo em vista as diversas irregularidades e fraudes apontadas pela Auditoria externa independente e o parecer conclusivo do Conselho Fiscal; colocado em votação foram reprovadas por unanimidade.

Deliberação sobre a Execução Orçamentária do exercício 2012 Perda

significativa

Page 20: Revista ECB Edição abril 2013

20

O Esporte foi trazido para a América do Sul através dos Italianos; primeiro na Argentina e depois no Brasil. Teve origem no Egito e na Grécia Antiga em 3 a 4 mil anos a.C. como forma de passatempo e era praticado com esferas de pedra. O esporte de bocha surgiu na Itália, no período dos imperadores, entre 68 / 69 d.C., o chamado “bocce”, com festivais organizados por nobres e governantes. Em 1500 era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra com diversas alterações na regra. No decorrer dos anos sofreu várias transformações e hoje é visto como um esporte de considerável prestígio internacional.

O Esporte Clube Banespa inaugurou seu primeiro Ginásio de Bocha em 1952, durante as festividades do Jubileu de Ouro do Banco do Estado de São Paulo. Filiou-se à Federação Paulista de

BochaBocha e Bolão em 1956. A equipe masculina do ECB foi Vice-campeã no Torneio Jorge Fares em 1958 e 1964; sagrou-se Campeã no mesmo Campeonato em 68, 69 e 70. A primeira partida internacional oficializada foi em 1960 quando o ECB recebeu a visita do C. A. Peñarol de Montevidéu. Foram quatro as partidas e o Clube Banespa foi o vencedor, visto que os Uruguaios eram os grandes mestres na prática do esporte. Em 1966, a equipe do E.C. Banespa foi recebida com muita honra no Paraguai, ganhando uma medalha da Federação Bochófila de Assunção e a maior surpresa, os brasileiros foram recebidos pelo presidente do Conselho Nacional de Desportos, o qual ofertou flâmulas e medalhas especiais a todos da Delegação. No ano de 1979, destacou-se como Campeão Brasileiro da Taça Brasil.

uma modalidade que fez história no E.C. Banespa

Gumercindo Chene, o conhecido Gugu, veio para o Esporte Clube Banespa em 1973 como militante para jogar Bocha; nesse mesmo ano conquistou o título do Campeonato Principal e não parou mais. Ele e todos os atletas que disputaram pelo Clube trouxeram muitos troféus, que estão em exposição na Galeria.Sua esposa Mercedes e sua filha Vilmary também disputavam pela modalidade e tiveram muitas vitórias. A atleta Vilmary ainda é destaque no ECB. Em 1976, Gugu associou-se ao Clube e até hoje é um praticante de Bocha. O atleta coordena as equipes para as disputas em torneios e campeonatos desde 1989 e considera o Clube sua segunda casa: “lembro com saudade dos Bailes do Havaí, Carnaval e dos grandes amigos que fiz aqui”.

A paixão do Gugu

Ginásio de Bocha: inaugurado em 1952.

Foto: retrô

Page 21: Revista ECB Edição abril 2013

21

Em 1980, a equipe do E.C. Banespa conquistou o título de Campeão Internacional de Bocha no torneio promovido pelo Club Los 33 de Montevidéu, como parte dos festejos do Jubileu de Ouro. Os atletas Adilson Gaeti, José Antonio Canonero, um grande colaborador do ECB e Jorge Raul Ulibarri, tendo Rubão como capitão e suplente, conseguiram o fato inédito para clubes brasileiros. Como parte da delegação, estavam presentes Rubens Barrichello, Darmy Mendonça, Raymundo C.F. Barretto, José Rampazzo, Gumercindo Chene e, claro, a torcida banespiana representada pelas atletas Maria Thereza, Cacilda, Izabel, Terezinha e Silvia Martins.

Ainda no ano de 1980, o E.C. Banespa sediou o Torneio Paz en America, uma das maiores disputas interclubes da América Latina. Dentre as equipes participantes, destacamos o Colon F.C., Uruguai e o River Plate, da Argentina. Na partida final, o trio masculino do ECB, Adilson, Canonero e Jorge, conquistou o título de campeão ao derrotar o forte Colon F.C., do Uruguai. O Clube Banespa seguiu sua marcha triunfal, marcando sua presença em grandes conquistas no ano de 1980, como Campeão Estadual Masculino e Tricampeão Troféu David. Em 1981, o E.C. Banespa disputou o Paz en America no Chile e, em 1982 no Peru, em ambos ficou com o terceiro lugar.

Outra fase importante para o Departamento de Bocha foi o ano de 1992, pois os bochófilos do Clube conquistaram sete títulos, três deles inéditos: Campeão Metropolitano (categoria mista aspirante), Campeão Metropolitano (feminino aspirante) e Campeão Estadual - Taça Ouro (feminino especial). Nessa fase, a equipe de Bocha contava com 35 atletas, e era reconhecida internacionalmente em países como Itália, Uruguai, Paraguai e Peru. E foi com a mesma disposição que a equipe conquistou o título do Paz en America em 1997, 1998, 2000 e 2001 e foi Bicampeão Metropolitano em 2000 e 2001. Em 2007, o ECB foi Campeão Paulista Série Ouro, Campeão Paulista Misto 2ª Divisão, Vice-campeão no Metropolitano e Estadual Série Prata.

No ano de 2008, a equipe feminina 2ª Divisão conquistou o título de Campeã Paulista. No ano seguinte, pela Seleção Paulista, classificou-se em terceiro lugar no XIII Campeonato Brasileiro de Seleções, na categoria adulta

femin ina . A co locação fo i importante porque Santa Catarina, o estado anfitrião, participou com duas equipes e conquistou os dois primeiros lugares. A associada Vilmary Chene, destacou-se na competição. Em 2009 a equipe feminina, Vice-campeã Estadual, manteve a tradição do E.C. Banespa em conquistar títulos nesta modalidade. As categorias Masculina 2ª Divisão e Domingueira ficaram com o terceiro lugar no Metropolitano da Federação Paulista.

Outro título importante em 2011; o feminino conquistou o Campeonato Paulista com as atletas Beatriz, Janaína, Mari, Michelle, Mônica, Vilmary e o treinador Caco. Ainda nesse ano, o masculino ficou em 2º lugar no Campeonato Paulista e adquiriu o acesso à 1ª Divisão. Conquistou também o terceiro lugar no Campeonato Estadual Taça Ouro com a equipe: Carioca, Batoré, André, Henrique, Reinaldo, Sincler, Jorge, Canonero, Maurício, Palico, Claudinho, Tony e o técnico Gumercindo Chene. No início da temporada 2012, a equipe masculina conseguiu o acesso para a elite de Bocha ao garantir a segunda colocação no Campeonato Paulista. Para a temporada 2013, o E.C. Banespa participa do Campeonato Paulista da Série C Masculina e 1ª Divisão no Feminino. Mantendo a tradição, a equipe Feminina briga pelo Tricampeonato Paulista.

A moda l idade de Bocha continua fazendo história no ECB, desde 1958 conquistou mais de 80 títulos em campeonatos nacionais e internacionais.

Page 22: Revista ECB Edição abril 2013

22

Marcando história no ano em que comemorou 83 anos, o Esporte Clube Banespa ganha uma Academia de Musculação mais ampla, totalmente remodelada, com equipamentos modernos, em um espaço superagradável, ao lado do Salão Recanto. A inauguração no dia 6 de abril contou com a presença da Diretoria Executiva, Conselheiros e associados. No momento do descerramento da placa inaugural, o Presidente Nelson de Souza registrou a importância desta nova conquista: “com muito trabalho, dedicação e com o apoio do Conselho Deliberativo, entregamos ao associado mais este espaço de lazer”.

Importante benefício para o associado

Presidente da Diretoria Executiva Nelson e Presidente do Conselho Deliberativo Alfredo

Vice-Presidente Godinho, Diretor Cultural Duda, Diretor Social Serginho, Diretor de Patrimônio Neto e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo Ioshito.

Page 23: Revista ECB Edição abril 2013

23

Page 24: Revista ECB Edição abril 2013

A Diretoria priorizou obras no E.C. Banespa para garantir a segurança e o conforto do associado e também para a conservação deste importante patrimônio. Foi realizada a pintura do piso dos Ginásios 4 e 5 e também da Pista de Cooper.

A grade de proteção e piso do Solário receberam uma reforma geral, pois já apresentavam sinais de desgaste. O alambrado do Campo Society foi reformado e no quiosque atrás dele instalou-se um toldo.

O Clube conta agora com um outro Bicicletário coberto e um novo concessionário para o Lava-jato. Os toldos do Departamento de Tênis foram colocados, o Quadro Elétrico do Estacionamento ganhou uma proteção e no início do ano, os para-raios foram substituídos.

As canchas do Ginásio de Bocha estão em reforma para atender às normas da Federação para os jogos da modalidade mundial. A equipe de patrimônio faz um trabalho contínuo de preservação no E.C. Banespa.

Essencial para seu bem-estar

24

Melhorias e obras de conservação

Toldo no Quiosque do Society

Bicicletário na entrada social do Clube

Segurança: proteção no quadro elétrico

Reforma de parte do piso e grade de proteção do Solário

Ginásio de Bocha: reforma e adaptação para novas regras

Jardinagem: podas das árvores e cuidado com as plantas

Lava-jato com novo concessionário

Pista de Cooper: nova demarcação

Pintura do piso dos Ginásios 4 e 5

Page 25: Revista ECB Edição abril 2013

Venha conhecera Fechando o Gol.

Aqui você éo número 1.

Venha fazer umaaula experimental.

(11)2533.3750www.fechandoogol.com.br

Parceiro Institucional:

25%desconto namensalidade

Sócio Banespa

Page 26: Revista ECB Edição abril 2013

O Campeonato Interno de Sinuca e Torneio Interno de Tranca já começaram, acompanhe os resultados e ranking no site do Clube.

Inscrições abertas para a categoria Doutores do Futebol.

O Esporte Clube Banespa será representado no Interclubes pelas seleções formadas por associados que disputam o Campeonato Interno. Categorias participantes: Principal, 30+, 40+, 50+ e 60+.

Acompanhe os jogos do Futebol Interno

O Campeonato Interno de Futebol 2013 teve início em 9 de março com a participação de 660 associados. Foram registradas nove equipes do Principal, oito do Veterano, sete do Master e nove na categoria Sênior. O futebol do E.C. Banespa reúne associados de diversos segmentos da sociedade, empresários, profissionais liberais, estudantes, aposentados e todos que procuram uma boa diversão para eliminar aquele famoso estresse

AconteceParticipação do E.C. Banespaem jogos competitivos - 2013

Modalidade Campeonato Categorias

Basquete Paulista Sub 14,15, 16 e 19

Bocha Paulista Masc. e Fem.

Futebol Interclubes Sub 11, 13, 15 e 17

Futsal Metropolitano Sub 9, 11, 13, 15 e 17

Vôlei Sindi-Clube Menores e Master

diário vivido nas capitais. Claro, que depois do jogo, sempre tem aquela famosa confraternização para uma cervejinha e um bom bate-papo. Venha acompanhar esta competição e torcer por seu time favorito. Veja tabela de jogos: futebolecb.com.br

Page 27: Revista ECB Edição abril 2013

27

SÊNIOR Campeão: Marília

Vice: Noroeste

MASTER Campeão: Corinthians

Vice: Internacional

VETERANO Campeão: Atlético/PR

Vice: São Caetano

PRINCIPAL Campeão: Paraguaçuense

Vice: Portuguesa

DOUTORESCampeão: Nacional

Vice: Cruzeiro

Campeonato Interno de Futebol

Superfinal • 2012

Page 28: Revista ECB Edição abril 2013

28

2012Taça Prata

SÊNIOR Campeão: Atlético-MG

Vice: Mixto

MASTER Campeão: Noroeste

Vice: Flamengo

VETERANOCampeão: América

Vice: Juventus

PRINCIPAL Campeão: Portuguesa

Vice: São Bernardo

Page 29: Revista ECB Edição abril 2013

29

Taça Ouro

SÊNIOR Campeão: Marília

Vice: Cruzeiro

MASTER Campeão: Corinthians

Vice: Internacional

VETERANO Campeão: Atlético/PR

Vice: São Caetano

PRINCIPAL Campeão: Paraguaçuense

Vice: São José

DOUTORESCampeão: Nacional

Vice: Cruzeiro

Page 30: Revista ECB Edição abril 2013

30

Confraternização de fi nal de ano

Interclubes SessentãoA seleção do E.C. Banespa conquistou o título de

campeã do Interclubes ao vencer Vila Guarani por 2 a 1 em 22 de dezembro. Em 17 jogos, o Clube teve apenas duas derrotas, marcou 48 gols e sofreu 14. Esta é a primeira vez que o Esporte Clube Banespa participa deste campeonato. Os goleiros do ECB, Paulo Ferreira

Em 2 de dezembro foi realizado o jogo de confraternização de Futsal Menores no Ginásio 1. No Campo também foi só alegria, os garotos do Futebol fizeram a disputa no dia 30 de novembro. Nos dois jogos, os pais competiram contra os filhos em um clima harmonioso e festivo.

do Nascimento e Sebastião Teófilo, foram destaque no Sessentão 2012, que contou com a participação de 13 clubes: E.C. Banespa, São Paulo, Vila Guarani, Indiano, Juventus, Penha, Cooper Cotia, Pinheiros, Aramaçan, Clube Atlético de Mairinque, Guapira, Ypiranga e Jaraguá.

Interclubes 30+A equipe do E.C. Banespa acima de 30 anos

foi vice-campeã do Campeonato Interclubes. O evento contou com a participação de seis clubes: E.C. Banespa, Pinheiros, Paulistano, Penha, Cooper Cotia e Macabi.Em pé (esq. p/ dir.): Longuete, Dino, Zen, Harada, Fabiano, Djalma, Sabiá, Guto, Carioca, Leandro, Leonardo, Juninho e Gusmão. Agachados: Viola, Sandrinho, Alfredo, Renato, Dalton, Claudinho, Rato e Mazinho.

Em pé (esq. p/ dir.): Juninho, Roque, Leandro, Théo, Roberto, Rolf, José Ricardo, Agostinho, Paulão, Renato, Pelé, William, Wilson e Toninho. Agachados: Sabiá, Nicolino, Baltazar, Miranda, Berti, Banzé, Roberto, Gaspar, Neneu, Genilson e Elísio.

Em pé: Wladimir, Paulota, Bira, Cácio, Genilson, Camões, José Parucce, Vanderlei Parucce, Lulinha, Poncinho e Carioca. Agachados: Rato, Julião, Marone, Fabinho, Arthur, Fuzzeti, Kalunga e Mané.

Interclubes 50 +Os atletas do ECB acima de 50 anos

c lass i f icaram-se em 2º lugar no 1º Campeonato Interclubes de Futebol. A final foi contra o Jaraguá, que venceu o ECB por 2 a 1. Clubes participantes: E.C. Banespa, Jaraguá, Spac, Paineiras, Paulistano, Helvétia e Coopercotia.

Page 31: Revista ECB Edição abril 2013

31

Graduação de Judô

O Circuito Estudantil de Judô é um Torneio e Festival para estudantes da rede particular e pública de ensino. A Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP) e a Liga Estudantil de Judô (LEJU), através do departamento técnico, abrem a participação para instituições convidadas, como escolas públicas, particulares, clubes, associações, academias e outras instituições do ensino de judô. Todos os participantes precisam estar matriculados, obrigatoriamente, no ensino infantil, fundamental ou médio. Durante o

A cerimônia de troca de faixas ocorreu em 2 de dezembro no Ginásio 4. 50 alunos do Curso de Judô participaram das avaliações para troca de graduação. O evento contou com a presença do coordenador técnico de judô do E.C. Banespa, Douglas Vieira, medalha de prata em Los Angeles (1984) e Carlos Honorato, medalha de prata em Sidney (2000). Estiveram presentes também os professores Vinícius de Marchi, Angélica Balsamão Lanzelloti e sete professores auxiliares, André Nito, Adriano Bison, Robson, Carlos Dizioli, Antonio Carlos Lanzellotti, Daniela Sellini de Marchi e Cristiano Trevelino, todos faixas pretas, alguns deles alunos do Clube.

Circuito Estudantil de Judô

ano, foram realizadas quatro etapas: a primeira no Clube Paulistano com 40 atletas do E.C. Banespa; a segunda no Tênis Clube Paulista com 16 atletas nossos; a terceira no Colégio Santa Amália com 25 atletas do ECB e a quarta na Academia Bem Me Quer Sports com a participação de 13 atletas do nosso Clube. No CEJU, há um rankeamento de acordo com o número de participantes e seu desempenho técnico. Assim, o Banespa ficou em 4º Lugar e recebeu um troféu. Parabéns a todos os atletas!

Page 32: Revista ECB Edição abril 2013

32

Com a finalidade de propiciar a atividade da natação como opção de lazer, entretenimento e criação de ambiente que estimule a prática, o Departamento de Esportes realizou o Festival Interno de Natação em 10 de novembro. As provas foram realizadas na modalidade crawl para alunos de 3 a 16 anos de idade. Mais de 150 associados participaram do evento.

Para abrir o festival, a turma de três anos do período da tarde e da manhã apresentaram um circuito com intuito em demonstrar a evolução neste período de aprendizagem, que deixou todos, principalmente os pais, emocionados pela habilidade e graça.

Marcelo Bragança Fuchida com o pai Marco Aurélio

Leonardo Faria de Almeida

Mariana e Manoela Ramos Pessoa

Felipe e Gabriel Marcondes

Theo Zylbersztajn Miguel com o pai José Miguel Jr.

Mais de

150 associados

participaram!!!

Page 33: Revista ECB Edição abril 2013

33Theo Barreto Rodrigues

com sua mãe Jeniffer

Geovanna Oliveira Kowalski com a mãe Mônica

Os pais Alexandre e Daniela com Caio Venegas Carlquist

Eduardo Barion e seu pai Marcos

Danilo (em pé), Ygal, Miguel e Daniel Hodara

Isabela da Silva com sua mãe Betina e Joana Frontini com sua mãe Patrícia

Gustavo Oliveira dos Reis e sua mãe Vanessa

Matheus Bifaroni Carvalho e seu pai Douglas Oliveira Carvalho

Matheus e Isadora Andres Rodrigues com a mãe Reiza

Beatriz Fernandes e sua mãe Juliana

Pedro Guerra com a profa Maila Teles

Gabrielle Bressane Nobre e sua mãe Luciana

Page 34: Revista ECB Edição abril 2013

34

Sub 17 - Vice-campeãoArtilheiros (3 gols): Pedro Parra, Pedro Henrique e Rodrigo Fazzio

Sub 13 - Campeão / série prataArtilheiros (4 gols): Bruno Tricate, Henrique Nascimento, Vitor Palma e Cristian H. Silva

Sub 15 - 7º colocadoArtilheiros (3 gols): Raphael Soares Martins e Williams Júnior

Sub 11 - 8º colocadoArtilheiro (5 gols): Brian Brant

E.C. Banespa Sub 17Campeão - 2012Liga Paulista de Basquete

Parabéns aos atletas Luiz Renato, Guilherme, Charles, Marcos, Pedro Henrique, Caio Silva, Renan Romano, Antonio Neto, Douglas, Allan, Thalles, Vinícius e Gonçalves. Comissão Técnica: J. Padola, Baller, Fernando e Denilson.

Para coroar a final da tempo-rada do Tênis, foi realizado o Torneio Sortudos, no dia 9 de dezembro com a participação de 56 associados. Klaus Lara Bernauer e Fernando Azevedo

Atletas do Tênis sempre em destaqueconquistaram o título. Nelson Araújo Silva e Hamilton de Assis ficaram com o segundo lugar. Os tenistas do Clube estão sempre presentes nas competições dentro e fora do E.C. Banespa e são

Os alunos da natação competiram do 26º Festival da Escola de Esportes em 22 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby. As crianças fizeram bonito no Desfile de Abertura. Parabéns a todos os atletas!

Festival de Natação

Futebol Interclubes - 2012

muito unidos. Fecharam o ano também com o tradicional almoço de confraternização no dia 29 de novembro. Parabéns a todos os atletas pelas conquistas e participação!

Page 35: Revista ECB Edição abril 2013

Destaque do Vôlei no Campeonato do Sindi-ClubeAs atletas do vôlei destacaram-se no Campeonato do Sindi-Clube.

Na Série Prata, a equipe Pré-Mirim jogou com as meninas do Ypiranga e levaram a taça. A categoria Mirim foi vice-campeã e a Infantil conquistou o título de campeã ao vencer o Círculo Militar. Na Série Ouro, a Equipe Master D2 foi campeã ao vencer a equipe da AABB. Na Série Bronze, Master E1 conquistou o título de campeã e Master E2 ficou em 3º lugar. Uma excelente campanha das atletas do vôlei, parabéns!

Equipe Sub 13terceiro lugar da Série Bronze

Futsal no Sindi-Clube

Pré-Mirim: campeã Série Prata

Master E1: campeã Série Bronze Master D2: campeã Série Ouro

Mirim: vice-campeã Série Prata

Flávio, Guilherme Barbieri, Felipe Zhu, Victor Palma, Rodrigo, Gustavo Valente, Belloti, Gabriel Saldanha, Rafael Andrade, Murilo. Agachados: Victor Damasceno, Renato, Paulinho, João Vítor, Pedrinho, Lucas Pido. Atrás dos garotos, Rafael, Bebeto e Geraldo.

35

Page 36: Revista ECB Edição abril 2013

36

Camila Araújo 19 anos

“Independente de qualquer obstáculo, se é isto

mesmo que você quer, vá em frente, vale a pena”.

Atletas do vôlei realizam sonho de jogar nos EUA

A modalidade de vôlei na década de 80 foi um sonho de realização profissional para muitos jovens, muitos deles tiveram a base aqui no Esporte Clube Banespa, como Montanaro, Marcelo Negrão, Tande, Giovane e muitos outros. Através da modalidade fizeram uma brilhante carreira profissional.

Atualmente, o E.C. Banespa dedica-se a treinar equipes femininas. No início de cada ano, o Departamento de Esportes promove a peneira de várias modalidades e o vôlei é muito procurado. Assim, todos os anos, o ECB descobre e treina talentos, que disputam nas categorias iniciante, mirim, infantil e infanto. Quando estas garotas passam para a categoria juvenil, vão para outros clubes e a oportunidade é grande de jogar no exterior. Três atletas que faziam

parte da equipe do E.C. Banespa, através de uma peneira realizada em Mogi das Cruzes, conseguiram realizar o sonho de jogar vôlei nos EUA. Camila Luiza da Silva Leite e Camila Araújo de Melo irão jogar no Indian Hills, em Iowa, interior dos EUA; estudarão Gastronomia e Educação física, respectivamente. A atleta Fernanda Gualberto Aguiar vai para Willey College, em Marshall, no Texas e pretende cursar Engenharia Civil. As jogadoras estão ansiosas com a viagem e preparadas para enfrentar este desafio; elas irão disputar pela faculdade, trabalhar e estudar. De acordo com as atletas, e que elas deixam como mensagem para as iniciantes, é que acreditem nos sonhos e que se dediquem ao máximo, o esforço trará excelentes resultados.

A equipe de Futsal estreia na temporada 2013 com três novos patrocinadores, Riberar Comércio e Instalação de Ar Condicionado, Grupo Metropolitan Móveis e Thiran Toldos e Coberturas. Os patrocínios para o uniforme de jogo e treino foram obtidos através do empenhos dos associados César Augusto Anderaos e Aldani Castilho. Os atletas das categorias Sub 9, 11, 13, 15 e 17 já estão nas disputas do Campeonato Metropolitano Série Ouro da Federação Paulista. Acompanhe a tabela de jogos no site: www.ecbanespa.com.br e nos cartazes afixados nos painéis de divulgação do Clube.

Futsal com novo patrocínio

Fernanda Aguiar18 anos

“se você realmente quer alguma coisa, tem

que ir atrás. Não adianta começar alguma

coisa que não vai terminar”.

Camila Leite18 anos

“Estou muito feliz, porque é uma coisa que eu queria muito. Espero

aproveitar cada momento, cada minuto porque

é um sonho”.

Page 37: Revista ECB Edição abril 2013

Lançamento

Bem-vindo a uma

nova vida.

Perspectiva artística da fachada

Incorporadora responsável: Ossian SPE Empreendimento Imobiliário LTDA. Incorporação registrada sob nº 02 na Matrícula nº 389.747 em 06 de dezembro de 2012 no 11º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo/SP. Fernandez Mera Negócios Imobiliários; Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4910 - São Paulo - CEP:01402-002 - CRECI 5425-J. Brasil Brokers; Rua Estados Unidos, 1765 - São Paulo - CEP: 01427-002 - CRECI 497J.

2 DORMS.(1 SUÍTE)

Visiteapartamento

decorado

E muito mais:

Lazer completo1 OU 2 VAGAS

Depósito privativo

| PISCINA COM RAIA | ACADEMIA| PLAYGROUND | SAUNA | BICICLETÁRIO

*ÁREAS COMUNS ENTREGUES EQUIPADAS E DECORADAS.

| INFRAESTRUTURA PARA AUTOMAÇÃO

| INFRAESTRUTURA PARA AR-CONDICIONADO

| JANELAS AMPLAS

| TERRAÇO TÉCNICO PARA AR-CONDICIONADO

| BRISES NA FACHADA

| PLANTA FLEXÍVEL

Rua Aracuípe, 19 - Jd. Prudência [entre Chácara Flora e Vl. Mascote] 11 4561-2141 | edificioamoreira.com.br

INTERMEDIAÇÕES:F INANCIAMENTO:REALIZAÇÃO:

Page 38: Revista ECB Edição abril 2013

38

Curso de MergulhoScuba Diver nível básico com Certifi cação Internacional Naui18 e 19 de maio. Período integral, a partir das 9h.

Aula teórica e prática na piscina.É necessário: saber nadar, atestado médico e acima de 10 anos de idade. Inscrições na Secretaria. Tels.: (19) 3876.1315 e 3876.1520.

Homenagem às Mães - Almoço especial12 de maio, domingo, 12 às 17h. Buffet por quilo. Vários tipos de saladas, pratos quentes e sobremesas. Música ao vivo com Mário Rémilton, Teclado e Voz. Mesas limitadas, faça sua reserva na Secretaria.

Mercado das Pulgas25 de maio, sábado, 9 às 17h, Casa Sede. Compra, venda e troca de objetos. Inscrições na Secretaria.

Lazer no interiorO Esporte Clube Banespa

Marambaia abre as portas para os amantes do lazer, do esporte e da natureza. Um passeio no final de semana na Sede Campestre pode trazer muitos benefícios à saúde. Rodeado de verde e ar puro, é o local perfeito para um encontro com amigos e familiares, seja para um churrasco, um jogo de futebol ou até mesmo para aproveitar o sol e as piscinas. A atual Diretoria está apostando no convívio entre os associados e tem promovido eventos especiais, como Feira Mix em 9 de março com mais de 30 expositores de vários segmentos, Degustação de crepe,

Agenda maio e junho

Artistas e Arteiros Fazendo ArteEncontro dos Artistas: escritores, pintores, escultores e artesãos.

25 de maio, sábado, 9 às 17h, Casa Sede. Inscrições na Secretaria.

Noite dos NamoradosUm presente do ECB para todos os apaixonados.15 de junho, sábado, 20 às 24h, Casa Sede. Música ao vivo com

Oswaldinho, MPB, samba e rock. Entrada grátis para associados. Convidado R$ 20,00.

• Homenagem aos Pais

• Noite da Primavera

• Dia da Criança

• Noite dos Anos Dourados

• Reveillon

PRÓXIMOS EVENTOS

vinho e chope, animação infantil, oficinas para crianças e sorteio de Brindes. O Jantar Dançante Noite Tropical em 6 de abril com Mário Rémilton no Teclado e voz.

Também promoveu o Stand Up Comedy Comédia Império em 20 de abril, que foi um sucesso. Fique de olho na programação e venha se divertir no ECB Marambaia.

Feira Mix - 9 de março - Salão de Festas

Casa Sede

Page 39: Revista ECB Edição abril 2013

39

Em 16 de março. Copa Marambaia de Futebol Master.Presença de Clubes tradicionais de São Paulo.ECB/Marambaia 2 x 1 ECB/Santo AmaroECB/Sede Leste 0 x 1 Clube Atlético YpirangaECB/Santo Amaro 2 x 4 E.C. Banespa/Sede LesteECB/Marambaia 0 x 2 Clube Atlético Ypiranga

Reinauguração do Campo de Futebol Society 7

Em 16 de fevereiro foram realizados diversos jogos. Agora com gramado natural e medidas oficiais conforme regras da Federação de Futebol Society.

Quadras 1 e 2• Substituição do piso de asfalto para saibro.• Colocação de nova rede.• Pintura das muretas, muro lateral e

colunas dos alambrados.• Colocação das linhas de demarcação

das quadras de acordo com as medidas oficiais exigidas pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

• Elevação dos alambrados laterais e cobertura de madeira com calhetão existente.

• Instalação de um bebedouro.

Quadra 3• Raspagem do piso de saibro existente

para colocação de um novo.• Colocação das linhas de demarcação

das quadras de acordo com as medidas oficiais exigidas pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

• Colocação de nova rede.• Pintura das muretas, muro lateral e

colunas dos alambrados.

Reabertura Oficial do Campo Futebol

Reforma das Quadras de Tênis

Curta a natureza de perto!Curta a natureza de perto!Vinhedo - Rua São Sebastião, 688 - Condomínio Marambaia, Km 75 da Via Anhanguera.Tel.: (19) 3876-1520 - 3876-1315 - [email protected]

Page 40: Revista ECB Edição abril 2013

Torneio Interno de Futsal Rachão

FUTSAL MASCULINO Quartas e sextas

10 às 11h15 e 15h30 às 16h45 - 10 a 14 anos

Sábado 8h30 às 9h45 - 5 a 7 anos 9h45 às 11h - 8 a 10 anos 11 às 12h15 - 11 a 13 anos

FUTSAL FEMININO Sábado

12h15 às 13h30 - 14 a 50 anos

VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO

Turmas em formação Terças e quintas

14 às 15h30 - 12 a 17 anos15h30 às 17h - 12 a 17 anos

Reabertura do Campo de FutebolUm Campo de Futebol necessita de cuidados

especiais; com o uso formam-se buracos causados pelas travas das chuteiras dos jogadores no gramado. Por causa do excesso de carga de utilização, a faixa central e as pequenas áreas dos goleiros, onde se concentram um grande número de atletas, são as mais afetadas. Para deixar o Campo de Futebol perfeito para os campeonatos, a Sede fez uma reforma que durou dois meses. O Campo teve o gramado replantado, adubado e recebeu uma camada de areia. As telas de proteção também foram reparadas. A reabertura em 23 de fevereiro foi comemorada com churrasco e jogos entre os associados integrantes das equipes já existentes da Sede Leste, como Marília, Santos, Colorado, Paraná, Juventus e Bem Bolado. A Seleção Veterana e Principal jogaram, respectivamente, com a Seleção Santo Amaro e a equipe do São Bernardo. Estiveram presentes no evento, associados, convidados e Diretoria Executiva do Esporte Clube Banespa.

A Leste encerrou em 9 de março, o Torneio Interno de Futsal Rachão, categoria Veterana, com a participação de mais de 80 associados. Como era esperada, a disputa foi acirrada. A equipe de Sergipe sagrou-se campeã e Pernambuco ficou em segundo lugar. Os atletas Natal Leão, Pernambuco e Bruno Acioli, Bahia destacaram-se na artilharia com oito gols marcados.

40

Escola de Esportes

Page 41: Revista ECB Edição abril 2013

Diversão é na LesteAproveite e frequente o seu Clube!

Ritmo e harmonia

TeatroInfantil

A Leste promoveu o Carnaval em 12 de fevereiro com a Banda Forró São D+. Os associados caíram na folia ao som de axé, samba enredo e marchinhas de carnaval. As fantasias e acessórios carnavalescos completaram a grande animação da festa.

Além dos eventos especiais, a Sede realiza todos os sábados o Ponto de Encontro e a cada semana um estilo musical diferente. O videokê também tem incentivado os associados a frequentarem mais o Clube. Acompanhe a programação pelo boletim semanal e através do site: www.ecbanespa.com.br.

No dia 23 de março a Sede Leste apresentou as peças infantis “Os Três Porquinhos” e “Alvin e os Esquilos” no palco do Ginásio de Esportes para a alegria da garotada.

Rua Manuel Leiroz, 625 - Jardim Arizona - Cangaíba.Tel.: 2684-5280 / 2684-5553 - [email protected]

Page 42: Revista ECB Edição abril 2013

Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube BanespaDiretor Responsável: Antônio Sérgio Euzébio. Coordenação Editorial: Reynaldo G. de Almeida. Editora e Jornalista Responsável: Maira Del Ducca (Mtb 22.256). Editor de Arte: Alexandre Alves da Cunha (Mtb 25.665). Fotógrafo: Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Produção e impressão: Companygraf - Artes Gráfi cas. Comercial/Publicidade: Tel.: 5536-8286 - [email protected]. Endereço para correspondência e publicidade: Av. Santo Amaro, 5355 - CEP 04701-000 - São Paulo/SP. [email protected]. A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores.DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Nelson de Souza. Vice-presidente: Antônio Sérgio Ferreira Godinho. Diretor Financeiro: Alaécio Benício Braga. Diretor Social: Antônio Sérgio Euzébio. Diretor Cultural/Esportes: Durval José Carrara. Diretor de Tecnologia: Eliel Batista da Silva. Diretor de Patrimônio: Waldomiro Ferreira de Souza Neto. Sede Vinhedo - Diretor Geral: Jair Giubilato Marcelino. Diretor de Patrimônio: Assis de Araújo Pereira. Sede Leste - Diretor Geral: Everaldo Gila da Conceição. Diretor de Patrimônio: Ivan Sueldo Nunes. Diretor de Esportes: Cícero Bizerra de Lima. Diretor Social/Cultural: Rogério Silva Tomaz. CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa do Conselho - Presidente: Alfredo de Rosis Neto. Vice-Presidente: Ioshito Fukushima. 1º Secretário: Samuel Pompilio Bastos. 2ª Secretária: Zenaide Assunção Gallo.

ecbanespa.com.br • facebook.com/clubebanespa • twitter.com/clubebanespa

42

Encyclia Patens (Hook.)Porto & Brade

Falaremos de uma das orquídeas mais disseminadas pelo território brasileiro, ela é predominantemente da mata atlântica numa faixa que vai de Pernambuco até o Rio Grande do Sul. É planta de cultivo bastante simples e de floração bastante voluntariosa, por isso é muito encontrada nas coleções hoje em dia.

No passado ela foi chamada de Encyclia odoratissima pelo seu perfume suave mas penetrante. Seu porte é médio mas varia muito com a região onde é encontrada. Pseudobulbos ovóides de aproximadamente 6,0 cm de altura por 3,0 cm de diâmetro, bifoliadas com folhas de até 35,0 cm de comprimento por 2,5 cm de largura. Suas inflorescências são eretas com até 50 flores de 2,0 cm de diâmetro de cores variando do amarelo esverdeado até marrom avermelhado.

Como é planta epífita de crescimento subcespitoso, deve ser cultivada em substrato vegetal. Seu cultivo é bastante fácil, uma vez que nossa região (São Paulo) está dentro dos limites da mata atlântica, deve ser cultivada em vaso de barro sob proteção de luz do sol da ordem de 30% de sombra, lembrando que o sol do meio-dia deve ser evitado para boa parte das orquídeas.

Deve-se irrigar com parcimônia para não encharcar o substrato porém não devemos deixar que este seque totalmente. Na estufa deve ficar em ambiente de boa iluminação, fora dela, deve ficar preferencialmente sob árvores que filtrem a luz do sol.

José Carlos B. de SouzaOrquidófilo - Sociedade

Bandeirante de Orquídeas

Mais verde na sua vida

Page 43: Revista ECB Edição abril 2013
Page 44: Revista ECB Edição abril 2013