revista digital viver estilo | setembro 2011

124
Ano 2 - 14ª edição Setembro | 2011 Perfil Márcia Toccafondo dos bastidores para a capa Zoom da jovem empresária Giovanna Conte nova seção! Estilo Digital adentre ao novo mundo O momento da Bistronomia

Upload: boletim-cult

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista digital mensal, gratuita

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Ano 2 - 14ª edição Setembro | 2011

PerfilMárcia

Toccafondo dos bastidores

para a capa

Zoomda jovem

empresáriaGiovanna

Conte

nova seção!Estilo Digital

adentre ao novo mundo

O momento daBistronomia

Page 2: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ÍndiceAno 2 - 14ª edição - Setembro | 2011

06 Perfil Márcia Toccafondo

12 Curitiba em Foco

28 Artes & Espetáculos

40 Sobre Cinema

42 Saúde & Bem Estar

55 Moda

06 12

Page 3: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

60 Reportagem Especial

68 Decoração

80 Lugares & Destinos

88 Gastronomia

94 Zoom

97 Notas Rápidas

106 Trends

108 Estilo Digital

120 Arte | Crônica

60

68

88

Page 4: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Numa época em que o verão parece querer

chegar um pouco mais cedo, com suas listras

e cores fortes, vibrando as luzes do sol, todos

buscam corpos mais esbeltos, jovens e bonitos.

Exatamente agora a revista Viver Estilo traz,

em sua coluna Perfil, a blogueira e colunista

mais antenada de Curitiba, Márcia Toccafondo,

mostrando seus momentos de vida, seus gostos

e preferências, agora não nos bastidores, olhando

cada um que desfila pela capital, mas diante de

nossa repórter.

Ainda desvenda segredos da bistronomia

na seção Gastronomia. Aborda em Curitiba em

Foco todos os fatos sociais que marcaram o mês

de agosto na nossa capital paranaense.

Alguns flashes da Espanha, na matéria Lugares e

Destinos, de Mari Rieping.

Faz o Zoom da empresária Giovanna Conte que,

em sua Lvtèce femm, coloca à disposição de suas

clientes, num ambiente agradável e elegante,

coleções das melhores marcas brasileiras.

Aos

leit

ores

Aos

leit

ores

Page 5: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ExpedienteAno 2 - 14a. ediçãoEdição, Produção e Publicação BOLETIM CULTEditora: Silvia Regina Pellegrino Freitas da RochaJornalista Responsável: Isabelle SoaresProgramação Webmaster: Eduardo SchubertDesign Gráfico e Diagramação: Sibelle RiepingColaboradores: Luciane Pellegrino, Rafael Leitoles Remer Revisor de Textos: Paulo Roberto Freitas da RochaAssessora de Relacionamento e Conteúdo: Mari Rieping

Nesta 14ª. Edição a Viver Estilo adentra ao mundo digital e mostra quão

importante é a mídia da internet, que se dizia estar no futuro, mas demonstra

que já está presente em nossas vidas e que a inteligência empresarial de

alguns despertou para a possibilidade de anunciar com um custo/benefício

estupendo.

Muito mais a ler... Deixamos que você descubra!

Silvia Regina Pellegrino Freitas da Rocha Editora

Page 6: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Perfila singularidade de

Márcia Toccafondopor Mari Rieping

Ela é gerente, mãe, colunista e blogueira. Haja talento pra tantos desafios! Sempre presente em eventos e em seu blog, Márcia Toccafondo é nosso perfil deste mês.

márcia

Page 7: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Márcia, primeiramente queremos agradecer por você aceitar nosso convite para capa da Viver Estilo. Escolhemos para capa sempre mulheres inteligentes e que se destacam de alguma forma na sociedade curitibana, seja pelo seu empreendedorismo, profissionalismo e sucesso nas respectivas áreas de atuação. A partir disso, quero lhe perguntar: Quem é Marcia Toccafondo e como surgiu a ideia de criar o blog?Por formação sou advogada e atuo como colunista social há 5 anos, além de blogueira. O blog surgiu há 3 anos e meio para suprir tantas sugestões de pauta que eu recebia e para postar os eventos que eu frequentava. Deu certo, agradou, e hoje acredito sou uma formadora de opinião, assim como tantas outras blogueiras. O blog faço à noite quando posso, mas adoro, gostaria de ter mais tempo para me dedicar a ele. Durante o dia sou gerente da grife feminina de roupas Lafort, desde janeiro. Sempre gostei de moda.Entre os diversos eventosque você sempre está presente, qual deles foi o

Page 8: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Perfil Márcia Toccafondo

que mais te impressionou? Por que? Fui em muitas festas diferenciadas e de muito glamour, mas uma me marcou pela maneira como chegou o convite, através de um evento. Empresários do Rio, São Paulo e Brasília viriam de jato fretado para comprar uma mansão em Quatro Barras. Fui ao evento, com cobertura de Amaury Jr. e show humorístico de Chico Anysio. Na casa que fica em uma chácara havia 120 carros da marca Mercedes e muita gente chique. A mansão não foi vendida, mas o evento foi marcante.Além dos eventos, você teve a oportunidade de conhecer vários artistas.

Page 9: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Existe algum artista que ganhou a sua simpatia “na hora”? (risos)...E qual artista?Sim...(risos)... conheci muitos! Sou fã do Miguel Falabella e sua simpatia e acessibilidade me encantaram. Luiza Brunet é linda mesmo. Não citarei só artistas...o maestro João Carlos Martins é uma pessoa maravilhosa e um exemplo de luta, obstinação e queridice. Minha celebridade de peso é o chef Alex Atala, que muito honra o nome do Brasil lá fora e que é um exemplo de simplicidade e simpatia. O Rei Pelé também adorei conhecer, é show! Tem muitos mais, mas me alongaria muito...

Para você Márcia, o que é Viver com Estilo?Viver com Estilo é ter saúde para trabalhar, dar conforto para as pessoas que amamos e poder comprar coisas que tornam o nosso dia-a-dia mais leve e mais feliz. Viajar é ótimo e me reinvento!

Hoje além de colunista você atua como gerente da loja Lafort. Como surgiu esta oportunidade e este encontro com a marca?Em janeiro, fui conversar com a Irit Czerny, minha amiga e diretora de estilo da marca, que prontamente me recebeu para fazer parte da grande

Page 10: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

família que é a Lafort. Estou adorando a oportunidade e espero sempre poder ajudar.

Além da Lafort, quais outras marcas você admira? E por que??Visto Lafort há muito tempo, inclusive já revendi há anos atrás. A marca é impecável no tricot e na alfaiataria, me sinto sempre elegante. Falando de marcas brasileiras, gosto muito da Le Lis Blanc, Fillity (que ainda não tem aqui), Carlos Miele e da Brooksfield Donna, que logo abre as portas em Curitiba. São clássicas e atemporais.

O que é sucesso para você?Sucesso é fazer a diferença. Não ficar no “mesmismo”, esperando que as coisas caiam do céu. É correr atrás para fazê-las acontecer.

Em Curitiba, você é vista, além de inteligente, como um destaque em carisma, luxo e glamour. Você concorda?Não acho, mas agradeço....(risos)... Quando gostamos do que fazemos e o fazemos direito, conquistamos a confiança das pessoas. Quanto ao luxo, sou simples, apesar de gostar de coisas que se destacam, como

Perfil Márcia Toccafondo

Page 11: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

uma bela bolsa, um sapato estiloso. Para isso é preciso ter bom gosto, mais do que dinheiro. Sempre que viajo dou preferência por comprar apenas uma bela peça do que várias mais ou menos. O mais ou menos não cabe em lugar algum.

Márcia, qual o real significado da FELICIDADE para você?Felicidade é estar de bem com a vida, ter filhos maravilhosos como os meus, ter amigos leais e se alegrar com as pequenas coisas da vida.

Já dizia o

poeta:

felicidade são

momentos.

Page 12: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Hélio Barbosa na Terça da Comédia

O projeto Terça da Comédia trouxe ao palco do Bar Curityba, na terça-feira 13 de agosto, o humorista Hélio Barbosa. Considerado um dos comediantes mais requisitados de Curitiba, Hélio conseguiu muitas risadas em mais uma noite que tem reunido o melhor do gênero stand-up comedy, música e muita gente bonita. Nascido em Curitiba, Hélio Barbosa tornou-se ainda mais conhecido graças à sua participação no quadro “Pistolão” do Programa do Domingão do Faustão, em que ficou em primeiro lugar. O show de Hélio no Bar Curityba foi empolgante, principalmente pelo humor inteligente que o consagrou na telinha.

Bar CuritybaAlameda Presidente Taunay,

nº 444, Batel - Curitiba.Fone: (41) 3018-0444

Page 13: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Tarde de Moda

A empresária Ana Eloiza Raggiotto Kopp promoveu na quarta-feira, 24 de agosto, o desfile de lançamento da coleção primavera/verão da marca Lança Perfume, na loja Espaço Manteau.

A loja possui uma grande variedade de marcas de roupas e acessórios femininos, entre elas: Morena Rosa, Maria Valentina, Lança Perfume, Carina Duek, Amissima, Scala, Alessa, Denúncia, Nana Kokaev, Érica Generozo, Moça Bonita, Arzon Acessórios e S&B Acessórios Femininos. A loja também oferece serviços estéticos em seu mini Spa, entre eles manicure e pedicure, em ambiente confortável e relaxante.

Page 14: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Os representantes da grife concept do Grupo La Moda no Paraná, Leandro Tomazoni e Jeferson Eurich, estiveram presentes para receber a imprensa e clientes e detalhar os destaques da estação. Quem também marcou presença foi o representante da marca Morena Rosa no Paraná, Guto Mungo. Além disso, os convidados experimentaram o novo SPA de luxo, inaugurado na loja que fica na Rua Mateus Leme, 2671, no Bom Retiro em Curitiba.

Page 15: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Encontro com a saúde e a beleza

No sábado, 27 de agosto, a badalada médica curitibana Adriana Schmidt realizou a décima edição do Meeting Care, uma tradicional confraternização entre amigas e convidadas interessadas em estética e cosmiatria. Durante o encontro, Adriana falou sobre o peeling, um dos principais tratamentos para rejuvenescimento na atualidade, além de esclarecer dúvidas comuns sobre beleza e saúde. “O Meeting Care tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida em um ambiente dinâmico e descontraído, em que o tempo não é restrito ao de uma consulta médica”, afirma. Além de conversar sobre assuntos do universo feminino, as participantes também conferiram algumas das peças mais exclusivas da exposição Relíquias do Mundo, que possui em seu acervo diversos artigos raros e com certificado de autenticidade. Entre os destaques do Meeting Care, uma guitarra autografada pela cantora Amy Winehouse.

Page 16: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Um homem banda, uma cabeça de balão e um mágico especialista em levitação estão em cena juntos no mais novo show do Trio Quintina, intitulado CYRK. As obras dos cineastas David Lynch e Stanley Kubrick povoam as referências do universo de CYRK, cuja proposta é revelar a música de forma não convencional. O repertório inclui, em sua maior parte, canções próprias e inéditas, compostas para este trabalho e, também, obras consagradas da MPB, como Piruetas de Chico Buarque, Gargalhada de Pixinguinha e Bicicleta de Toquinho e Mutinho. CYRK é um show eclético, não lienar, que aborda a música de forma lúdica.

Page 17: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

O conceito do show não sublima o repertório e o repertório não sublima o tema. A multiplicidade de elementos e a variedade de referências culturais são o fator em comum, o elo de ligação dessa aventura cênica musical. Este show é um sonho antigo do Trio, que os remete a origem mambembe, quando tocaram nas ruas em turnês internacionais feitas pela América Latina e Europa. O Trio, composto por Gabriel Schwartz (flauta, flautim, sax sopranino, bateria, voz), Gustavo Schwartz (guitarra, cavaco, bateria, pandeiro, voz) e Fabiano Silveira, o Tiziu (violão de sete cordas, voz), divide o palco com dois convidados especiais: o músico João Gomes (baixo acústico) e o performer circense Yamba Daher. Outro nome de peso envolvido neste projeto é o do diretor teatral Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, que assina a direção cênica. O show aconteceu no Teatro Paiol de 18 a 28 de agosto e quem perdeu pode clicar no homem com cabeça de balão e conferir parte do espetáculo!

Page 18: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Waffle Integral esquenta menu na Yogurteria

A rede A Yogurteria apresenta uma novidade “quentinha” para ser saboreada no inverno. É o Waffle integral, servido aquecido, numa surpreendente combinação com os sabores já consagrados de frozen yogurt. Com ele, o público pode acrescentar um toque diferente nos já conhecidos iogurtes gelados. A equipe de nutricionistas de A Yogurteria criou quatro especialidades de sabores para combinar com o waffle: Natural, Frutas, Gourmet e Kids. Em todos, ele passa por torradeira e vem acompanhado por 120 gramas de frozen, além de diferentes coberturas. O preço é de R$ 12,50.

Page 19: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

No Natural, se combinam frozen natural com duas porções de morango, granola e mel. No de frutas, o frozen natural vem ao lado de morango, kiwi, manga e calda de amora. Já o Gourmet traz o iogurte gelado misto, mais duas porções de calda de chocolate meio amargo, cereja e amêndoas. Por fim, o sabor Kids vem com sabor morango e cobertura de confete, chocoball, yumi e calda de chocolate ao leite.O cliente também pode montar seu próprio frozen com waffle, criando sua receita particular.

O waffle de A Yogurteria é feito com farinha de trigo integral. É rico em proteínas (7% do valor diário) e fibras (16% do consumo recomendado por dia), tendo apenas 205 kcal de valor energético.

A YOGURTERIA

CURITIBA: Shopping Mueller e Shopping Estação SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Shopping São José

BLUMENAU: Shopping Neumarkt e Blumenau Norte Shopping

JOINVILLE: Shopping Mueller Joinville

www.ayogurteria.com.br

Page 20: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Balada e Futebol se misturam no Citra Bar

Curtir futebol e também cair na balada, tudo ao mesmo tempo. Esta é a proposta do Citra Bar, sucesso na região do Alto da XV. Com o início da Copa Sulamericana, a casa ampliou a possibilidade de transmitir diversos jogos simultaneamente no circuito interno de TVs, para até quatro jogos. O objetivo é unir as torcidas, comemorar e vibrar muito – vale até dar aquela secadinha no time adversário, mas sempre em clima de confraternização. Todos os jogos do Trio de Ferro – Atlético, Coritiba e Paraná – são transmitidos, em todas as competições que disputam, além de jogos de outras equipes brasileiras e internacionais. A casa também oferece som ao vivo, sempre à noite, de terça a domingo. O cardápio traz promoções especiais de pratos da cozinha oriental e petiscos de boteco.

Citra BarRua Itupava, 1163 - Alto da XV

www.citrabar.com.br

Page 21: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curso ensina a respirar melhor

O ato de respirar pode parecer simples, sem mistérios, algo banal que todo mundo já nasce sabendo. Mas é possível trabalhar a respiração por meio de exercícios e técnicas, melhorando a qualidade de vida em geral. Este é o tema do curso “A Arte de Respirar”, que o instrutor do Método DeRose, Sérgio Santos, realizou no sábado, dia 27 de agosto, às 15 horas, na Unidade do Cabral, na Rua Campos Sales, 791. Autor de três livros sobre qualidade de vida e presidente da Federação do Método DeRose de Minas Gerais apresentou um grande acervo de técnicas que, se exercitadas regularmente, proporcionam ótimos resultados no trabalho, estudo e esportes. “Respirar é uma arte”, diz Sérgio Santos. “A respiração é o principal alimento que sustenta a vida. Podemos ficar vários dias sem comer, mas sem respirar sobrevivemos por alguns segundos. Ela mantém em funcionamento todos os nossos órgãos e seus respectivos processos biológicos”. Segundo o instrutor, o curso tem a proposta de gerar mais vitalidade, disposição e rendimento, através de exercícios respiratórios aplicados em todas as situações nas 24 horas do dia. “Também mostramos como a respiração pode ser utilizada para administrar o stress”.

Page 22: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Paella Negra no Festival do Gonzales Y Garcia

O Festival Gastronômico do Gonzales y Garcia está de volta. Após tirar “férias” em julho, o evento ganhou nova edição na quinta-feira 25 de agosto.

O chef Ricardo Teruchkin, convidado especial da noite, fez sua versão da paella negra, no sistema cozinha show. A noite teve ainda degustação de outros petiscos da casa, sangria, chopp, água e refrigerante, tudo pelo preço de R$ 85 por pessoa. Show de música e dança flamenca completaram a noite.

Page 23: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Já conhecido de edições anteriores do Festival, Ricardo Teruchkin fez pela primeira vez no Gonzales a sua paella negra, ou arròs negre, como chamam os catalões. A base é a tradicional paella valenciana, com a tinta de lula entrando no lugar do açafrão. Entram na receita, além do arroz e condimentos, lula, mariscos, polvo e camarão. Tudo preparado em frente ao público, numa bancada montada no deck climatizado da casa, com transmissão também pelo circuito interno de televisão. A degustação começou com petiscos da casa: croquete de jamon com queijo emental, espetinho de mignon e cogumelo Paris, porções de queijos e jamon serrano, além de outros “tapas” (aperitivos) variados. Para beber, foram servidos chopp (Heineken, Sol e Xingu), Sangria (com vinho branco ou tinto), refrigerante e água.

Av. Visc. Do Rio Branco, 948 - Curitiba|41| 3053-9933

www.gonzalesygarcia.com.br

Page 24: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Degustação

A Adega Brasil Delicatessen sediou uma degustação da Bodega Achaval Ferrer e um jantar harmonizado, na noite de sexta-feira 19 de agosto.

Os empresários Alessandra e Waldomiro Fávero receberam os diretores da vinícola argentina, Marcelo Victória e Cristian Duszkiewics, que comandaram o início do evento; o sommelier André Porto e o chefe de cozinha Francisco Castellano prepararam uma perfeita combinação de vinhos e pratos, para finalizar o encontro.

Fotos: Priscilla Fiedler

Marco Pinheiro e Lucy Bau

Marcelo Victória durante apresentação da degustação

Page 25: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Via Facebook, aniversariantes concorrem a festa em dobro no Bar Curityba

O Bar Curityba lança uma criativa e democrática promoção para os clientes que comemorarem seu aniversário na casa . Por meio de uma votação no Facebook, os aniversariantes que fizerem a festa por lá concorrem a um bônus para promover outra festa, no valor de R$200, numa nova data. A mecânica é simples: a cada 15 dias, a festa de aniversário mais votada por amigos do Curityba no site de relacionamento fatura o prêmio. Para poder receber votos e também votar, portanto, é preciso ser “amigo” do perfil oficial deste que é o boteco mais animado do Batel. Basta acessar: pt-br.facebook.com/barcuritybaA casa tem também outras promoções para aniversariantes. Cliente que faz sua festa no bar é isento de entrada e ganha outra para um acompanhante. A cada 30 convidados que comparecerem ao evento, o aniversariante ganha uma garrafa de vodka Smirnoff Red e quatro refrigerantes. Na compra do kit com 40 chopes, o cliente paga 30, e os outros 10 ficam por conta do Bar Curityba.

Page 26: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba em foco

Os jardins de Monet da Lafort

Nos dias 23 e 25 de agosto aconteceu o lançamento da coleção de verão 2012 da Lafort. A coleção intitulada “Jardins de Monet” trouxe muita cor e novidades da badalada e luxuosa marca.

O coquetel de lançamento teve docinhos maravilhosos da Bárbara Trevisani e presença das mulheres mais sofisticadas de Curitiba.

A equipe de estilo Irit Czerny e Lea Okamoto arrasou mais uma vez! Vale a pena conferir!

Page 28: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

VVORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAISData: 12/09/2011Horário: 20:30 horasPrograma: Hekel Tavares(Concerto em Formas Brasileiras para piano e orquestra, op. 105 nº 2) e Sergei Rachmaninov (Sinfonia nº 2 em mi menor)Regência: Fábio MechettiPiano: Arnaldo Cohen

agendaArtes & Espetáculos

>> Teatro Positivo – Grande Auditório

Page 29: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

AUSTRALIAN BEE GEESData: 15/09/2011Horário: 21 horas

VVJOTA QUESTEvento: JOTA 15 – SHOW ESPECIAL DE 15 ANOS DA BANDAData: 16/09/2011Horário: 21:15 horas

Page 30: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> NICK JONASData: 25/09/2011Horário: 18 horas

>> ALUMINUM SHOWData: 26/09/2011

Horário: 20:30 horas

JOSÉ CARRERASEvento: Mediterranean PassionData: 27/09/2011Horário: 21:15 horas

Artes & Espetáculos

Page 31: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Datas e Horários: 29/09/2011 – 19 horas 01/10/2011 – 16 e 19 horas30/09/2011 – 19 horas 02/10/2011 – 11 e 15 horas

>> VICTOR & LÉOShow: Boa Sorte para VocêData: 09/10/2011Horário: 20:15 horas

Page 32: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Artes & Espetáculos

>> Curitiba Master Hall

>> X-LIVE MUSIC FESTIVALAtrações: Attack Attack – 18:30; Four Year Strong – 19:45; SUM 41 – 21:00Data: 08/09/2011Horário de abertura da casa: 17 horas

Page 33: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

BLIND GUARDIANData: 10/09/2011Horário de abertura da casa: 19 hHorário do Show: 21 h

>> SEU JORGEData: 16/09/2011Horário de abertura da casa: 20 horas

>> SORRISO MAROTOData: 17/09/2011Horário de abertura da casa: 21 horas Previsão de início do show: 01:30 horas

Page 34: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Artes & Espetáculos

CHARLIE BROWN JRData: 23/09/2011

Horário de abertura da casa: 20 horas

Page 35: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> Teatro Guaíra

VVCONCERTO TRIBUTO A OLGA KIUNOrquestra Sinfônica Do ParanáData: 14/09/2011Horário: 20 horasMaestro: Osvaldo FerreiraSolista: Olga Kiun

Page 36: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

SANTO IMPROVISOEspecial apresentação 100 Artistas: Eduardo Jericó, Fábio Lins, Marco Zenni e Vitor Hugo Data: 18/09/2011Horário: 19 horas

>> O JULGAMENTO DE OTELO Data: 23/09/2011

Horário: 20:30 horas

Sinopse: Um julgamento que nem Shakespeare poderia prever: este é o mote do espetáculo O Julgamento de Otelo, montagem que homenageia os 80 anos do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS). Encenada pela primeira vez pelo CAHS há 50 anos, O Julgamento de Otelo busca chegar a uma conclusão sobre a culpa do general mouro da literatura shakespeariana. A edição atual contará com o advogado Técio Lins e Silva na acusação e o professor titular de direito penal da UFPR Jacinto Nelson de Miranda Coutinho como defesa. O juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, do Tribunal do Júri de Curitiba, será o responsável pela presidência d’O Julgamento e, como protagonista do espetáculo, o ator Danilo Avelleda interpretará o réu, Otelo. Já o júri será composto por sete pessoas, impossibilitando o empate. A realização d’O Julgamento de Otelo é uma iniciativa da atual gestão do CAHS, sob orientação do desembargador Munir Karam e do professor René Ariel Dotti.

Artes & Espetáculos

Page 37: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> TIM MAIA – VALE TUDO, O MUSICAL Datas: 24 e 25/09/2011

Horário: 21 horas

O musical dirigido por João Fonseca e estrelado por Tiago Abravanel, de apenas

23 anos, relata a trajetória do cantor desde a infância na Tijuca, quando era

entregador de marmitas, até sua morte, passando pelo período que morou em

Nova York, as primeiras bandas - uma delas teve como integrante o atual “Rei”

Roberto Carlos - e os sucessos pop nas décadas de 70, 80 e 90.

Ao longo da peça, o público poderá cantar junto hits como “Vale tudo”, “Não

quero dinheiro”, “Chocolate”, entre outras faixas conhecidas não apenas do Leme

ao Pontal, mas também do Oiapoque ao Chuí.

Page 38: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> INEZITA BARROSO E SEU REGIONAL Data: 29/09/2011 Horário: 20:30 horas

>> VIOLA QUEBRADA Artistas: Cascatinha & Inhana Data: 30/09/2011Horário: 21 horas

>> CURITIBA JAZZ MEETING - IV EDIÇÃO Datas: 01/10/2011 E 02/10/2011Horário: 20:30 horas

Page 39: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011
Page 40: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

sobr

e ci

nem

a

Lanterna Verde e outras estréias

da semana no Cinesystem

As salas de cinema do Cinesystem receberam na sexta-feira, 19 de agosto, três novos filmes esperados pelo público: “Lanterna Verde”, “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” e “Professora sem Classe” . Em Curitiba, o Cinesystem possui multiplex nos shoppings Curitiba, Total e Cidade. A programação completa está em www.cinesystem.com.br. Na sempre divertida onda de filmes de super-heróis, Lanterna Verde chega às salas de cinema como um dos mais esperados do ano. O personagem vem dos quadrinhos para as telonas, no filme que conta a origem dos seus superpoderes e o combate com o vilão Parallax, que ameaça a existência do planeta Terra. Interpretado por Ryan Reynolds, Lanterna Verde terá exibições em 3D e 2D.

Page 41: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Dylan Dog e as Criaturas da Noite é outra adaptação de histórias em quadrinhos, escrita pelo italiano Tiziano Sclavi nos anos 1980. Dylan é um detetive de assuntos sobrenaturais, enfrentando vampiros, lobisomens e outras criaturas assustadoras enquanto investiga um misterioso assassinato.Já a comédia Professora

sem Classe traz Cameron Diaz no papel principal, interpretando uma professora de escola que não se importa com a educação de seus alunos. Tudo o que ela quer é encontrar um marido rico para que possa parar de lecionar. A chegada de um novo professor, por quem ela se apaixona, pode mudar seus planos.

Page 42: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

O azedinho que emagreceA descoberta foi casual. Em uma manhã de novembro, a americana Carol Johnston, PhD em nutrição, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, avaliava os resultados de um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do LDL, o colesterol ruim. “Para minha surpresa, constatei que esse condimento tem poder emagrecedor”, asseverou a pesquisadora.

Ela dividiu 30 voluntários em dois grupos: um deles ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar, enquanto o outro fez o mesmo com o suco de cranberry, uma frutinha nativa dos Estados Unidos, parecida com a cereja. Ao final de 30 dias, nem o vinagre nem o cranberry tiveram qualquer ação sobre o LDL. Em compensação, a turma do vinagre emagreceu, em média, 2 quilos e houve até quem perdesse 5 quilos em um mês. A pesquisa foi feita em 2004 e, desde então, outros trabalhos vêm comprovando que o condimento, de fato, é um bom espanta-gorduras. Um deles foi feito na província japonesa de Aichin com 175 mulheres e homens obesos. Durante 12

Bem estar Saúde &

Page 43: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

semanas, esses voluntários ingeriram duas colheres de sopa de vinagre diluído em água por dia, antes das principais refeições. O resultado? Houve uma melhora significativa em todos os indicadores relacionados à gordura: nível de triglicerídeos (um tipo

nocivo de gordura), índice de massa corporal, gordura visceral e circunferência da cintura. Sim, a barriga de todos eles murchou. Mas, além do benefício estético, os participantes da pesquisa deixaram de fazer parte do grupo de risco da síndrome metabólica, associada

a infarto e diabetes. E sem a necessidade de grandes renúncias alimentares.

Metabolismo a milA nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, é fã declarada do vinagre como aliado da perda de peso. “Ele tem pouquíssimas calorias, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e diminui o apetite”,

justifica. A pioneira Carol Johnston também traz na ponta da língua a explicação para a ação emagrecedora do líquido azedinho.

“O ácido acético, seu principal componente, influi na termogênese, a energia consumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, acelerando o metabolismo.”

Page 44: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Bem estar & Saúde

O tempero também é capaz de baixar em até 25% a glicose no sangue, mesmo após uma refeição à base de pão e macarrão. Esses e outros alimentos ricos em carboidrato têm índice glicêmico (IG) altíssimo. Significa que são absorvidos rapidamente, fazendo o açúcar disparar. E está tudo relacionado: quanto maior o IG, maior a glicemia, maior o pico de insulina e maior a fome – os inimigos da silhueta fina. Como se fosse pouco, o ácido acético ainda inibe a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas. “O açúcar e outros carboidratos passam pelo trato digestivo da mesma forma que as fibras, ou seja, sem ser assimilados”, explica Tamara. Resultado: sempre que você temperar a salada com o condimento, a massa do prato principal vai engordar menos.

Tantas boas notícias nem de longe significam sinal verde para consumir baldes de vinagre. Os estudos sugerem como seguro ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia. Mais do que isso pode irritar o aparelho gastrointestinal. Se você tem o estômago sensível, procure ser

Page 45: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ainda mais cuidadosa: use o vinagre como coadjuvante na dieta, apenas se o seu médico permitir.

Um tipo para cada prato

O vinagre é feito a partir de frutas ou cereais. O processo de fermentação transforma o açúcar contido nesses alimentos em álcool e, depois, em ácido acético – a substância com poder emagrecedor. Você pode usar esse condimento em qualquer tipo de salada ou acrescentar uma colher de sopa no preparo do arroz. O chef Guga Caiuby, do restaurante Natural Gourmet, em Alphaville (SP), dá outras sugestões de uso para diferentes tipos de vinagre.

Page 46: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Vinagre balsâmico: extraído da casca da uva, pode ser usado na finalização de carnes vermelhas grelhadas ou ensopadas e sobremesas (light, de preferência).Se você é um apreciador da boa comida, certamente já provou o vinagre balsâmico de Modena, à venda até em supermercados e difundido nos melhores restaurantes das principais cidades do país. Mas talvez você não saiba que o vinagre balsâmico que estamos acostumados a provar em nossas saladas não tem nada a ver com o verdadeiro balsâmico, ou, como é conhecido na Itália, o Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena.

Vinagre de arroz: é comum na culinária oriental, no preparo do gohan (arroz do sushi), molhos agridoces, sopas e cozidos de carnes e legumes.

O vinagre de arroz é um apetitoso condimento, produzido após fermentado durante um ano em tinas de terracota, para ser convertido primeiro em álcool e posteriormente em vinagre. Seu sabor é menos ácido do que o vinagre de vinho, e combina perfeitamente com todos os pratos de cereais, verduras e algas, ressaltando-lhes o sabor sem modificá-lo.

Bem estar & Saúde

Page 47: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Vinagre de vinho tinto: ideal para preparar carnes vermelhas assadas e verduras cozidas (escarola e espinafre).

Vinagre de vinho branco: Vinagre de vinho branco e de framboesa: perfeitos para marinar peixes, como badejo e filé de pescada.

Vinagre de maçã: vai bem com sopas frias, como gaspacho (sopa espanhola à base de tomate e pepino).i

Page 48: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Bem estar & Saúde

Ciúme“é quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo...”

“Se você me possuirE for dona da minha vida,Eu serei seu escravo.O escravo não pensa, Não tem vontade própria,Muito menos brilho no olhar.Ele, simplesmente, obedeceE segue a seu dono.Se eu for um ser sem vida,Será que você continuará a me amar?”Roberto T. Shinyashiki

Para falar em ciúme, vale um pequeno questionamento: se a outra pessoa é sempre a nossa medida, porque nós nos definimos, desde crianças, a partir da imagem que temos do outro, como poderíamos nós, simples mortais, crermos em nós mesmos? A imagem do outro, que a vida moderna mostra, geralmente é a imagem de uma pessoa profundamente angustiada, frente ao “perigo de sucumbir” na luta diária e competitiva com a vida. Se pensarmos que essa competição é vista como “natural”, a imagem

Page 49: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

do homem, que nos aparece no dia a dia, pode ser percebida como “coerente”, embora, ao mesmo tempo, muito sofrida, de um sofrimento que parece ser “natural” e “obrigatório”. Assim, fecha-se mais um círculo vicioso: se você não confia na outra pessoa, pois a outra pessoa é sempre fonte de ameaças, você não pode confiar em você mesmo, já que você se moldou pela imagem de outro!

Em geral, pode-se ver que o ciúme em um casal aparece por uma relação simbiótica! E o que é isso? Imagine uma criança,

Page 50: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ou melhor, um bebê, um bebê que acaba de nascer, está sendo amamentado e é totalmente dependente da mãe. Esse bebê tem uma relação simbiótica com mãe, sabe por quê? Porque o bebê ainda não consegue entender que ele e a mãe são seres humanos individuais, ele não sabe onde ele termina e onde a mãe começa, é como se fossem a mesma pessoa. Soa estranho, eu sei, mas o mecanismo do ciúme é muito parecido com o da simbiose que acontece com a mãe e o bebê, pois o simbiótico, muitas vezes, constrói um mundo só dele e da pessoa amada, porém o mundo é muito maior que “um amor e uma cabana.”

O ciúme, em geral, nasce quando a pessoa se conscientiza de que não é tudo para o outro. É preciso aceitar que ninguém é capaz de preencher completamente as necessidades do outro. Por outro lado, é preciso ter cuidado para não tratar a relação com menosprezo, pelo fato de a outra pessoa não nos preencher totalmente.

Existem pessoas que se sentem desprotegidas, se a outra pessoa não expressa medo de perdê-la. Assim, em alguns casos, o parceiro começa a se mostrar ciumento somente para deixá-la satisfeita. Aí comete-se um grande erro, pois, quando se finge algo que não sente, cria-se uma dose de insegurança em relação ao que realmente sente em seu íntimo.

O ciumento trata o ser amado como se fosse um objeto de sua

Bem estar & Saúde

Page 51: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

propriedade. Ninguém pode compartilhá-lo.

Não podemos negar, que todos nós, em algum momento, experimentamos a sensação de ciúmes. Porém, o que mais importa, não é tanto se esse sentimento tem a ver com a realidade, ou não, mas o que você faz com esse sentimento. Ficar se consumindo de ciúme corrói qualquer relação. O mais eficaz, seria, dialogar com o outro a respeito do que se sente, dizer que está com ciúme, de que, de quem, como etc., compartilhar o que lhe deixa com ciúme, para que o outro tente não repetir a atitude que provoca ciúme, ou, quem sabe, possa explicar porque essa situação acontece.

Existem mulheres que ficam possuídas por ciúme, apenas pelo fato de verem o homem que amam olhar para outra mulher

Page 52: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

bonita, ou elogiar alguém. O mesmo acontece com os homens em relação às mulheres. Isso é típico da falta de segurança. Admirar as qualidades de outras pessoas pode não significar nada além disso. Mas, provavelmente, uma das partes começa a fantasiar: “Se está tão interessado nele, é porque não gosta de mim...” Na verdade, poderia não haver outro alguém – apenas uma admiração.

O ciúme encontra-se perto da falta de confiança em si e no outro, o que denota precariedade de amor na relação, isso, porque, quanto menos se confia, menos se deixa conhecer e menos se ama. Nesse caso, a pessoa enciumada sempre vive em um sobressalto e, para diminuir essa insegurança, começa a exercer uma vigilância total sobre o outro, ou começa a se doar cada vez menos ao outro.

É óbvio, mas importante comentar, pois as vezes alguns esquecem: partimos do principio de que é condição obrigatória para quem

Bem estar & Saúde

Page 53: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

sente ciúme a existência um comprometimento afetivo, por menor que seja, em relação a outra pessoa.

Precisamos nos atentar que em todos os casos em que o ciúme se faz presente o fato de não se ter o controle das ações e dos pensamentos do outro; de não admitir que o outro é um ser individual, autônomo e que sua individualidade precisa ser respeitada. Estar com amigos, receber elogios, ficar em silêncio e muitas outras situações, não significam, necessariamente, que o amor ou a relação esteja em perigo.

Mas, lamentavelmente, há pessoas que gostam, de forma sádica, de provocar ciúme no parceiro para se valorizarem e até, como dizem algumas, “para por à prova a relação”. É importante que elas descubram, através de um olhar, de carinho, ou de um gesto de ternura, o quanto são especiais para outra pessoa. Mas, sem dúvida, a principal maneira de alguém conhecer sua grandeza é pela intensidade de amor que seu coração abriga.

Rafael Leitoles Remeré Psicólogo e Auriculoterapeuta.Fone: (41) 8419-1966 (41) 3082-8778www.remerterapias.com.brwww.rafaelpsicologia.blogspot.com twitter: @rafaelleitoles

>> Ilustração: www.studiotast.com.br | www.studiotast.deviantart.com

Page 55: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Maringá será sede do maior congresso científico de moda do Brasil

De 11 a 14 de setembro acontecerá em Maringá a 7ª edição do Colóquio de Moda - maior congresso científico de moda do Brasil - e ainda o 6° Fórum das Escolas de Moda. Durante este período, o município será transformado em um importante espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes e pesquisadores de vários cursos de graduação e pós-graduação. Proporcionará ainda o encontro entre profissionais da moda e de áreas relacionadas, como psicologia, sociologia, marketing, jornalismo, administração,

MODA

Page 56: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

artes plásticas, design e história, e promoverá a reflexão, o questionamento, a integração e relações entre as várias formas de abordagem da moda.

O evento é uma promoção da Abepem (Associação Brasileira de Estudos em Moda) e uma realização da REDEModa: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cesumar, Universidade Paranaense - Unipar, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Apoiadores estratégicos: Senai

Centro Tecnológico de Maringá, Sebrae, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Prefeitura de Maringá, Prefeitura de Cianorte, Convention & Visitors Bureau de Maringá e Região, Arranjo Produtivo Local de Cianorte, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Cianorte e Região (Sinveste).

MODA

Page 57: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

?Como participar? O período de inscrições foi de 01/07 a 30/08, com direito a certificado de participação no evento. As inscrições foram feitas conforme indicação no site www.coloquiomoda.com.br. Para professores e pesquisadores que não apresentarão trabalhos o valor da participação foi de R$150,00. Para estudantes (Ouvintes) o valor foi de R$100,00.

O Colóquio de Moda foi criado em 2005 com o intuito de se configurar como um espaço privilegiado para discussão e divulgação da produção acadêmica de moda e suas interfaces, motivando o debate na área e contribuindo para o conhecimento e divulgação de pesquisas e estudos realizados. Agora, na 7ª edição, o evento, que é sediado por instituições de ensino reconhecidas na área de moda, teve aproximadamente 1000 inscritos nos últimos dois anos.

Saib

a m

ais.

..

Page 58: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011
Page 60: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

De Curitiba para ShangaiA moda de Enesoe Chan

Por Mari Rieping

Ele é professor, estilista e

criador.

Entre as suas inúmeras

facetas, quem teve

a oportunidade

de conhecê-lo

pessoalmente, sabe que

Enesoe Chan, além de

ser uma figura cativa, é

extremamente querido

e atencioso. Falamos

com o badalado

estilista diretamente de

Shangai, que concedeu

entrevista exclusiva para

a Viver Estilo.

Page 61: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Chan, primeiramente é uma honra poder te entrevistar mesmo de tão longe! (risos) Para começar, gostaria de saber como foi o início de sua carreira e como você descobriu essa vocação tão latente para a moda?Eu iniciei como desenhista de moda em uma loja de tecidos em Curitiba em 1987. O primeiro grande passo foi quando Nereide Michel publicou meus desenhos de moda no Viver Bem, da Gazeta do Povo, em 1990, aproximadamente. O segundo grande passo, também com Nereide Michel, foi quando ela me convidou para participar do Curitiba Fashion Art em 2003. Tenho o gosto pelo desenho e a descoberta do belo pela vestimenta. Você teve algumas coleções que foram criadas aqui e outras em Shangai. Quais os nomes de todas as suas coleções?Vamos lá... (risos)Curitiba, Brasil - “Melting Pot”, Fashion Show, Inverno MasculinoCuritiba, Brasil - “Child Inside”, Fashion Show, Verão MasculinoCuritiba, Brasil - “(Des)Construção do Masculino”, Fashion Show, Verão Masculino

Curitiba Fashion Art

Page 62: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Curitiba, Brasil - “Sequelas”, Fashion Show, Inverno MasculinoCuritiba, Brasil - “Loucura”, Fashion Show, Verão MasculinoCuritiba, Brasil - “Favela Brasileira”, Fashion Show, Inverno MasculinoCuritiba, Brasil - “Catadores de Lixo”, Fashion Show, Verão MasculinoCuritiba, Brasil - “Reciclando”, Verão MasculinoShanghai, China - “Cycling Life Wheel” (Bicicletando a Roda da Vida), Fashion Performance, Verão Masculino e FemininoShanghai, China - “Groud Richness” (Riqueza da Terra), Fashion Performance, Inverno MasculinoShanghai, China - “Dragoneira”, Fashion Performance, Verão MasculinoShanghai, China - “Body Beauty” (Beleza do Corpo), Fashion Performance, Verão MasculinoShanghai, China - “Harmony” (Harmonia), Fashion Exhibition, Verão Masculino.

A moda de Enesoe Chan

Page 63: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

E como você chegou até Shangai? Você pretende voltar ao Brasil?Através de um anúncio na Folha de São Paulo em junho de 2007. Após 3 semanas de negociação, via e-mails e telefonemas e 1 semana de preparo para mudanças...assim eu desembarquei na bela cidade de Shanghai. E com certeza pretendo e quero voltar ao Brasil e continuar o meu trabalho como designer e como professor.

Você sentiu um amadurecimento em seu trabalho após sua vivência em Shangai?Sim e muito. Na África aprendi a receber carinho, na Inglaterra aprendi a me aceitar e aceitar os outros, na Suíça aprendi a lidar com a perda, no Brasil aprendi a respeitar as diferenças através da minha diferença. E na China estou aprendendo a equilibrar, balancear, harmonizar as diferenças... e tudo isto transparece no meu trabalho de criação.

Page 64: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Já que estamos falando de Shangai, que é um dos maiores polos em design e inovação, conta um pouquinho pra gente como é a moda aí?Acredito que os profissionais de moda de Shanghai, assim como os demais da China, estão em processo de construção de sua identidade no panorama da Moda Contemporânea. Eles têm acesso a mais alta tecnologia de produção, eles possuem a mais alta qualidade de produção, enfim...quase todas as marcas de luxo fazem a maior parte de sua produção e campanha publicitária aqui na China. Assim como quase todas as marcas de luxo europeias e americanas estão no mercado chinês (não só uma loja, mas dezenas de lojas em diferentes cidades da China). Existem inúmeras escolas estrangeiras de moda em Shanghai, os profissionais fazendo especializações, mestrados e doutorados na área de moda, ou seja, eles estão digerindo a moda europeia e a moda americana, assim como a moda asiática, da Coréia do Sul e do Japão. Tendo em vista o acesso fácil ao panorama da moda, eles estão aprendendo e aprimorando a cada segundo.

A moda de Enesoe Chan

Page 65: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Hoje, como você define seu trabalho? E o que é moda para você?Acredito que meu trabalho navega entre Moda e Arte... Moda porque o meu suporte básico de expressão continua sendo a vestimenta e o corpo. Arte, talvez, porque, às vezes, desconstruo alguns elementos do universo da moda, utilizando ferramentas da arte para complementar a minha expressão. Moda é um meio, uma ferramenta de aprimoramento e aperfeiçoamento para o ser humano. Na sua visão como estilista e criador, o que é Viver com Estilo?Sem dúvida é saber equilibrar as demandas da sociedade com as suas próprias necessidades e gosto pessoal.

Page 66: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

E existe alguma marca que você possua uma admiração em especial?...nenhuma em destaque e todas em especial...(risos)... Para uma pessoa destacar/ melhorar sua imagem, quais as dicas de moda que você daria?Amar cada “cm” de seu corpo, aprender a apreciar e valorizar as diferenças corporais e diferentes tipo de beleza, começando pelo seu próprio corpo e imagem.

A moda de Enesoe Chan

na China estou aprendendo a equilibrar, balancear, harmonizar as diferenças... e tudo isto transparece no meu trabalho de criação.

Page 67: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Chan, você também é professor de moda aí em Shangai...para os estudantes que querem atuar nesta área tão desafiadora, o que você indicaria para eles?Ter paixão pela sua própria imagem e gostar de ajudar o outro a apreciar e aprimorar a imagem dele(a). Ser paciente e desejar aperfeiçoar todas as outras qualidades e técnicas inerentes à profissão de designer nas faculdades e centros de estudos de moda.

Page 68: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Decoração

Projeto Luminotécnico

Nesta área externa, o paisagista paulista Alexandre Furcolin pontuou o deck com

leds. Fixados de forma desencontrada nas laterais da piscina, os spots não

deixam sombra. Há ainda embutidos direcionados para o tronco das

palmeiras. Produtos da Bonaluce.

Page 69: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Qual o papel do projeto luminotécnico?

De forma resumida, ele é o planejamento dos circuitos de luz de uma casa, considerando o uso que se faz de cada espaço e as necessidades de quem a ocupa. Leva-se em conta aspectos humanos, arquitetônicos, financeiros e ambientais. Por exemplo, os circuitos devem ter um custo compatível com o que se quer gastar, a manutenção precisa ser fácil e barata, e os elementos escolhidos não devem representar desperdício de energia, nem prejuízos para a natureza. Esse projeto compõe-se de desenhos (plantas, cortes, perspectivas e detalhes) e memorial descritivo com as especificações de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos.

Em qual momento deve-se pensar nesse projeto?

Recomenda-se que seja ainda na concepção da planta da moradia, pois as escolhas interferem em outras partes da construção, como no planejamento elétrico e até mesmo na alvenaria – no caso de sancas, rasgos no teto, luminárias embutidas.

Page 70: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Decoração

Por onde iniciá-lo?

Certamente, não começa pela escolha de lâmpadas e luminárias, mas com percepções e um conceito que exprima o que a família precisa e deseja. O planejamento luminotécnico faz parte do projeto arquitetônico e para isso o arquiteto considera as particularidades de cada ambiente, as atividades exercidas ali, sem se esquecer da incidência da luz natural. Depois desse levantamento, é hora de interpretar essas ideias e colocá-las na prancheta.

Page 71: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Na iluminação residencial projetos com leds são hoje os projetos mais procurados na decoração de ambientes. Projetos de iluminação com leds, além da economia, são soluções de arquitetura que muitas vezes dispensam o uso de lâmpadas comuns, principalmente durante o dia em todos os ambientes da construção, mas tome cuidado para não exagerar.

Quem contratar?

Em geral, um profissional formado em arquitetura ou em engenharia, com competências técnicas que envolvem questões arquitetônicas, elétricas e humanas. O mais comum hoje é intitular essa pessoa de lighting designer, ou simplesmente arquiteto especializado em iluminação.

Page 72: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Decoração

O projeto luminotécnico pode ser feito pelo mesmo arquiteto que está projetando a casa?

É preciso consultá-lo para saber se ele está disposto a assumir também o projeto luminotécnico. Se a ideia é fazer algo mais elaborado, ele pode contar com a consultoria de profissionais especializados, que dimensionam a captação e o controle da claridade e determinam os pontos e tipos de iluminação artificial adequados.

Page 73: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

O restaurante Tote, localizado em Mumbai, na Índia, teve seu projeto de iluminação concluído por Serie

Arquitetos. Ao projetar a iluminação de Tote, lighting designers AWA

teve inúmeras discussões com os arquitetos, à procura de ideias que

iriam deixar o projeto de iluminação complementando a arquitetura. A

inspiração original veio na forma de uma imagem de luz filtrada por

densa folhagem.

Page 74: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Decoração

Como dimensionar a elétrica da casa, pensando no projeto luminotécnico?

Ele deve ser feito antes, pois traz as especificações de lâmpadas (tipo, potência e voltagem), transformadores e reatores. Com base nessas informações, elabora-se o sistema elétrico. Numa reforma, para evitar sobrecarga, um técnico avalia a construção e identifica qual carga há disponível e de quantas luminárias poderá dispor. Ele ainda orienta sobre como reforçar a instalação elétrica e minimizar as cargas para adequar a infraestrutura existente.

O que fazer em caso de reforma?

Também deve ser logo no começo, pois o processo é similar ao de uma construção. Mas há uma diferença: quando se projeta uma casa, você pode escolher o local de execução. Numa reforma há limitações, as intervenções são realizadas se possível, porque o local possui algumas condicionantes de estrutura, hidráulica e elétrica. O arquiteto ou engenheiro da obra terá de avaliar o que já existe e o que poderá ser feito naquelas condições.

Page 75: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Quatro plafonds embutidos no teto,

com lâmpadas halopin e vidro opalino,

cuidam da iluminação geral deste quarto.

Sobre a cabeceira, a arquiteta paulista Carla

Dichy adotou dois pendentes, que servem

para leitura. Eles têm cúpulas translúcidas e

lâmpadas PL amarelas.

Page 76: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Decoração

Quais as consequências de fazer o projeto luminotécnico com a casa pronta?

Quanto mais tarde realizá-lo, mais trabalhoso e caro ele se tornará. Isso porque muitas vezes será necessário quebrar o que foi construído ou executar adaptações trabalhosas e custosas. Além disso, com a casa finalizada, restringem-se as opções de soluções integradas com a arquitetura. Nesse caso, o mais comum é optar por recursos simples e convencionais, como a colocação de spots e arandelas, que não acarretarão mudanças maiores.

Jogo de luzes perfeito no projeto do arquiteto Hugh Jacobsen, fotografado por Robert C. Lautman

Page 77: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Finalizando: Para o início do projeto de iluminação (não só no caso da sala, mas para todos os ambientes) devemos observar os seguintes elementos:

- a disposição do mobiliário- a cor das paredes, do piso e do teto - o pé direito (altura do piso ao teto) - a existência de forro e o espaço que existe entre este e a laje

A composição básica da sala são sofás e poltronas em volta de uma mesa central. Mesinhas laterais aos sofás, uma estante ou aparador, e alguns objetos ou quadros complementam esse espaço.

A iluminação deve destacar os caminhos e as paredes em volta do mobiliário de sentar. Os quadros e estante podem ser iluminados com luminárias orientáveis que, embutidas no teto, jogam luz para as paredes, ou do tipo “wall washer” (que banha a parede homogeneamente). Esse efeito é conseguido pelo refletor e não pelo movimento da lâmpada.

Page 78: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

É importante que as luminárias se relacionem com os objetos e com a arquitetura. Por exemplo: se a estante for dividida em duas partes, utilize duas luminárias pequenas no eixo de cada uma dessas partes. O eixo da porta serve de partida para iluminação do corredor e assim por diante.

Luminária com a lâmpada muito exposta pode ofuscar. Quando esta fica recuada ou é fechada com vidro, minimiza esse efeito. Existe um tipo de lâmpada halógena que tem seu próprio antiofuscante.

Um ponto de luz acima da mesa de centro mostra os objetos que estiverem em cima dela. Abajures nas mesas laterais ajudam a completar a cena.

Pesquisa realizada por Luciane Pellegrino.

Ela é Arquiteta formada pela Pontifícia Universidade

Católica do Paraná e profissional especialista nas áreas de

iluminação e decoração de interiores.

Decoração

Page 80: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Lugares destinos&

Ahí me voyotra vez! por Mari Rieping

VIajar é sempre é algo inesquecível! Ainda mais quando se vai para um país

que se quer conhecer.Assim foi minha ida à Espanha

Madrid

Page 81: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Desembarquei no Aeroporto Barajas, ao meio dia e no verão madrileño. Com todas as expectativas dentro de uma bagagem e sem saber ao certo o que iria encontrar no país. Mal chegando e mal saindo do aeroporto, já encontrei rostos brasileiros conhecidos... os humoristas Rodrigo Scarpa, Wellington Muniz Vesgo e Sílvio do (Pânico) estavam perdidos no aeroporto, pois precisavam embarcar em outro vôo para cobrir a famosa festa Tomatina, que acontece todos os anos na cidade de Buñol. Afinal, para quem conhece Barajas sabe que o aeroporto é extenso, e por isso muito fácil de se perder. Bagagens na mão, fui encontrar com meus primos, que moram na cidade e foram completamente hospitaleiros desde a minha chegada!

Me encantei assim que coloquei os pés na rua... gente bonita, pessoas alegres, sorrindo, simpáticas. No mesmo dia já fui conhecer um pouco da cidade! Como fui para estudar e não para turismo, precisava conhecer a cidade para rapidamente me adaptar e saber andar por tudo... e lá fui eu! Com mochila nas costas, máquina fotográfica no bolso, a primeira parada foi numa tabacaria... isso mesmo, tabacaria! Era necessário fazer meu abono transporte, que é

Page 82: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Lugares & Destinos

uma carteirinha de transporte para se locomover pela cidade.

Essa é uma característica marcante de Madrid. O transporte coletivo funciona muito bem, seja de metrô, seja de ônibus. São extremamente pontuais com horário e durante a minha vivência na cidade não encontrei nenhum ônibus que tenha sido alvo de vandalismo. Este abono transporte é muito importante, pois você paga somente uma taxa na aquisição e anda quantas vezes for necessário de ônibus e de metrô. O que facilita muito para nós, que somos de fora, e para os cidadãos madrileños. Enquanto isso, o termômetro marcava 42 graus. Para quem tinha saído de um inverno curitibano, viajado 12 horas de São Paulo a Madrid, meu corpo estava cansado. Mas a novidade era tanta, que nem sentia esse cansaço!Uma característica importante para falar da cidade é que todo

Page 83: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

madrileño recebe muito bem os brasileiros. Não recebi nenhum tratamento inferior por ser brasileira, muito pelo contrário, os madrileños dizem que “legustamuchoelBrasil“.

É fato que Madrid possui muita cultura! Existem muitos shows (inclusive na semana que eu estava, o

Djavan fez um show gratuito na Plaza del Oriente), teatro, dança e museu! Ou seja, para quem vai a Madrid tenho uma super dica para aproveitar tudo e não gastar muito: Existe o cartão “Madrid Card”, e com este cartão você paga apenas uma taxa (escolhe o período

que vai aproveitar os entretenimentos de Madrid, cujos períodos são: 24h, 48h, 72h e 120h) e com este cartão você tem entrada livre em mais de 50 museus, visitas turísticas, descontos em restaurantes, compras, barzinhos etc. O custo benefício do Madrid Card vale sem dúvida a pena.

Aproveitar os restaurantes da cidade é uma boa pedida! Existem vários tipos de restaurantes, m a s estar em Madrid é conhecer a verdadeira paella española. São servidas em pratos grandes, para um grupo de pessoas, e em diversos

Page 84: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

restaurantes - inclusive nas proximidades da famosa Plaza Mayor (onde então os pratos são um pouco mais caros, pelo restaurante estar localizado num ponto turístico). Vale a pena entrar em restaurantes que estão visivelmente cheios, para sentir o verdadeiro clima espanhol! Fuja de restaurantes vazios ou escuros.

O madrileño gosta muito de Jámon – presunto e derivados de carne -então você vai encontrar uma infinidade de lojas chamadas “jamonerías” e, além de uma infinidade de lojas, uma infinidade de derivados de carne, em todas as formas para todos os gostos.

Para quem gosta de compras, dois “points” são necessários ir: a famosa Zara, que muitos já conhecem(mas em Madrid vai encontrar uma Zara com diversos andares); e a rede El Corte Inglès, que em quase toda esquina tem uma. Vale lembrar ainda que cada loja da rede El Corte possui uma especificidade, uma é somente de cds, dvds e aparelhos eletrônicos, outra é somente de roupas, outra é somente de artigos para casa, e assim vai. Para aproveitar o período de “rebajas” (promoções) viaje em julho, que é o melhor período para realizar compras de grandes marcas com ótimos benefícios.

Lugares & Destinos

Page 85: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Outro lugar interessante para comprar, porém deve-se ter muita paciência, é o famoso “El Rastro”, que acontece aos domingos. O “El Rastro” é uma feira ao ar livre, lembra um pouco a nossa “Feirinha do Largo da Ordem”, porém o “El Rastro” é muito maior. Mas muito maior mesmo! E lá, você encontra de tudo, perfumes, cds, dvds, roupas, óculos, livros, bolsas, tênis, sapatos, entre outros.

Para quem quer fazer um passeio completo por Madrid, é muito interessante comprar um ticket para o ônibus turístico. Você pode embarcar neste ônibus na Ópera - localizada no centro de Madrid. Este ônibus possui duas rotas: Nova Madrid e Antiga Madrid. A

Page 86: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Nova Madrid, por exemplo, vai passar no famoso Metrópolis, e nas proximidades das Torres Kio. Já a Antiga Madrid, o ônibus vai passar em rotas turísticas, como Plaza Mayor, Plaza del Oriente, entre outros. Vale a pena andar pelas duas rotas e comparar! Ainda: Tive a oportunidade de embarcar no ônibus às 22h (no verão o sol se põe mais tarde, ou seja, perto das 21h ainda era dia) e pude pegar um pouco da rota pela noite! A viagem com o ônibus na rota Nova Madrid pela noite é linda e inesquecível!

E para aproveitar um pouco mais, não somente de Madrid, mas da Espanha, toda, a Renfe – linha de “trem bala” disponibiliza diversas rotas como: Madrid – Toledo, Madrid – Zaragoza, Madrid – Sevilla, e por aí vai. A maioria dos trens faz o embarque na Estação Príncipe Pio, e você pode verificar os horários de saída pelo site, chegar um pouco mais cedo na estação e adquirir seu ticket. Você pode viajar para outra cidade espanhola e retornar no mesmo dia para

Lugares & Destinos

Page 87: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Madrid. Os trens são super confortáveis e a viagem...você nem sente!Madrid é toda linda e completa!Com pessoas bonitas, organização em tudo, arquitetura peculiar, apenas digo que “quiero volver”.....

...“Ahí me voy outra vez, ay te dejo Madrid!

Tus rutinas de piel y tus ganas de huir”*.

*

Te Dejo Madrid, música de Shakira.

Page 88: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Gastronomia

O momento da Bistronomia

Como servir pratos de alta gastronomia, a preços baixos e

sem perder os lucros ao final do mês? A resposta é simples: através

da Bistronomia. Criado na França em 1992, o conceito surgiu para

juntar as características de um bistrô francês de clima descontraído

e decoração despojada, com os ingredientes de um cardápio de

restaurantes de alta gastronomia, porém com valores acessíveis. Hoje, este tipo de estabelecimento ganha

reconhecimento e ocupa as ruas, levando aos consumidores refeições

de qualidade e satisfação aos empreendedores.

Page 89: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Quem começou com esse conceito foi o chef francês Yves Camdeborde. Proprietário de um restaurante, ele largou tudo para abrir um bistrô em uma área mais isolada de Paris, em um clima mais aconchegante e econômico. Assim, o La Régalade surgia como referência do setor e se tornou o primeiro de muitos. Para abri-lo, Camdeborde pediu empréstimo em 25 bancos, até que conseguiu em um onde o tio era conhecido. Depois de 12 anos, o chef o fechou e abriu o Le Comptoir du Relais, um restaurante bistronômico, cuja reserva tem que ser feita com, pelo menos, seis

meses de antecedência.

Para um estabelecimento se enquadrar nesta categoria, ele deve conter cinco características fundamentais, sendo que as três primeiras são comuns a todos os bistrôs franceses. Primeiramente é preciso encontrar um imóvel pequeno e aconchegante, que não exige um serviço com pompa e que ofereça preços mais em conta quando comparados aos dos restaurantes chiques da cidade.

Page 90: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

“ Depois recomenda-se ter um de renome, de preferência com passagens por casas-símbolo da alta gastronomia e um cardápio enxuto, mas com toque autoral, seja na sofisticação das receitas, seja no aproveitamento criativo de ingredientes corriqueiros.

Pensar em Bistronomia é ver a evolução da gastronomia, estabelecendo novos conceitos dentro dos estabelecimentos e gerando oportunidades para chefs novos, com potencial empreendedor.

Gastronomia

Page 91: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Assim criam restaurantes próprios, com refinamento e muita criatividade na produção, porém em ambientes menos sofisticados, voltados para um público amante da qualidade, sem necessariamente despender altas somas de dinheiro. Fugindo assim das “amarras” da alta gastronomia.

O bistrô francês era uma casa tocada por um chef renomado e sua mulher, com poucas mesas no salão, um cardápio do dia de acordo com aquilo que o chef adquiria no mercado local, ou na horta do fundo de sua casa, realizando um menu degustação.

Page 92: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

A fusão desse modelo de bistrô, com um cardápio mais ampliado, grande qualidade, criatividade crescente na execução dos pratos, um ambiente empresarial um pouco maior, onde há uma brigada de salão, atendendo a clientes cada vez mais exigentes em matéria de desfrute do “glamoroso sabor”, chega-se à Bistronomia. Algo que é difundido pelas ruas de São Paulo e outras capitais nacionais, dentro de restaurantes ou nas palavras de críticos culinários. Algo já consolidado no exterior, principalmente na França, berço desta filosofia.

Para Mário da Silva Oliveira, coordenador do MBA em Gastronomia e da especialização em Padrões Gastronômicos da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, as diferenças entre um restaurante de alta gastronomia e um bistronômico são diversas. “As diferenças estão no tamanho dos estabelecimentos, pois a alta gastronomia exige um ambiente mais complexo, seu processo operacional e equipamentos são mais onerosos, os profissionais das brigadas de salão e cozinha devem obedecer formas mais rígidas na condução de suas atividades, enquanto no bistronômico, as coisas são mais simples, despojadas, e os empreendimentos são menos dispendiosos quando de sua capitalização”, define Oliveira.

Gastronomia

Page 93: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

“ Hoje em dia os restaurantes podem empregar a Bistronomia de duas formas: ou tranformam seu estabelecimento em algo totalmente bistronômico, ou promovem o dia da Bistronomia, e algumas vezes por semana oferecem algum prato a preços honestos.

O desenvolvimento econômico brasileiro acelerou a oferta de estabelecimentos gastronômicos com preços justos”. Mário da Silva Oliveira

Fonte: www.foodservicenews.com.br

Page 94: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Zoom

Giovanna ConteProprietária da LVTÈCE Femme. Roupas femininas, sapatos e bolsas na empresa LVTÈCE Femme.Estudou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nasceu e mora em Curitiba.Lvtéce

Page 95: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Inspirada nas tendências mundiais da moda, a coleção de sapatos Verão 2012 da LVTÈCE femme, da empresária Giovanna Conte, chega repleta de combinações inesperadas de cores. Os coloridos vibrantes prometem ser a sensação da estação, com predominância dos tons tangerina, melancia e turquesa. Os tecidos rústicos, como as cordas, dividem as atenções com as sandálias Anabela, que voltam com tudo para os dias mais quentes. Marcas expressivas da moda nacional, como Miezko, Isa Lopez, Tches, Madre e Lança Perfume dividirão as prateleiras da LVTÈCE femme para surpreender e encher os olhos das antenadíssimas clientes da loja.

A Lvtèce femme colocou no mês de agosto, à disposição de suas clientes, calçados femininos de marcas expressivas, como Fernando Pires, Chic, Virgem Madre, Stryane, Guilhermina, Pulo do Gato, Nona Cravo, Lança Perfume, Sônia Müller e Linha Confort, por apenas R$ 159,00.

Page 96: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011
Page 97: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

notas rápidas

>> Capa para iPad 2 com cristais Swarovski está avaliada em US $ 700O máximo em luxo. A CrystalRoc (http://www.crystalroc.com) realizou a produção da primeira capa para o iPad 2, incrustada com cristais Swarovski, e recentemente foi revelada por Steve Jobs. A nova versão do aparelho da Apple tem design mais fino e leve, possui um processador duas vezes mais rápido que seu antecessor e uma potência do chip gráfico que é nove vezes maior.

O acessório de luxo foi feito em Londres e seus autores responsáveis pela transformação decoraram a capa com cerca de 4000 cristais de brilho intenso. Ainda há opção de escolha da cor para melhor atender o gosto pessoal do comprador. Está avaliada em US $ 700.

Page 98: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> Thá e Rossi enviam revista digital para clientes em Curitiba

A Mag Publicações Digitais produziu uma apresentação em formato de revista digital para o Palácio Real, empreendimento das incorporadoras Thá e Rossi, que está sendo construído no Batel, em Curitiba.

Criado pela agência Manifeste Comunicação, o material será enviado para proprietários de apartamentos do residencial, com o objetivo de mostrar como está o andamento das obras.

A apresentação tem 20 páginas, reunindo plantas, imagens do apartamento modelo decorado e fotos dos prédios em construção. A revista pode ser conferida no endereço www.m a g m i d i a . c o m /p r o j e c t s / r o s s i /palacioreal.

notas rápidas

Page 99: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> The Red One Music Bar

No sábado, 27 de agosto, o The Red One Music Bar, além da apresentação do show da banda Rock Channel, transmitiu no telão o campeonato UFC Rio, um dos eventos mais esperados do circuito de MMA. O público esteve assistindo a cada luta, com a participação de lutador brasileiro, com muito entusiasmo. Nas 5 principais lutas a casa ofereceu uma rodada de

cerveja Itaipava!

>> Top Renata Kuerten será destaque na maior semana de moda de SCA top catarinense Renata Kuerten esteve em Florianópolis na quarta-feira, 24 de agosto. A modelo veio para desfilar com exclusividade para a grife Bobstore, durante o Donna Fashion DC Iguatemi, maior evento de moda de Santa Catarina.

Page 100: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> Folk Bar

Foi inaugurada no mês de agosto a Folk bar, a balada que vai mudar o conceito sertanejo, com espaço amplo, sofisticado e diferenciais exclusivos.A inovação começa nos camarotes, dez ao total, além de ser um local reservado para curtir a noite, os clientes tem à disposição um IPAD em cada camarote, que além de navegação ilimitada, traz um cardápio virtual, para que o cliente faça seu pedido sem a necessidade de contatar garçon. Possui também um diferencial para o toalete feminino, que é um profissional de beleza que fica à disposição para retocar a maquiagem.

Av. Erasto Gaertner, 1673 - Bacacheri - Fone: 3015-9686Horário de funcionamento: de terça a domingo, a partir das 22h.www.folkbar.com.br

notas rápidas

Page 101: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> Bodega Achaval Ferrer promove degustação em Curitiba

Na sexta-feira, 19 de agosto, a bodega argentina Achaval Ferrer promoveu encontro para degustação e apresentação para a imprensa, clientes e convidados de quatro rótulos da vinícola, na Adega Brasil Delicatessen.

Seus diretores na América Latina, Marcelo Victória e Cristian Duszkiewics, comandaram a degustação dos rótulos elaborados pelo enólogo italiano e também sócio da vinícola, Roberto Cipresso. Foram eles: Achaval Ferrer Malbec Mendoza 2010, Achaval Ferrer Quimera 2007, e os italianos Roberto Cipresso Pigreco e La quadratura Del Cerchio.

Page 102: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

notas rápidas

>> Lançamento da Semana Vip do Costão do SantinhoFernando e Iolanda Marcondes, casal de proprietários do Costão do Santinho Resort Golf & Spa, estiveram em Curitiba na noite de segunda-feira, 22 de agosto - para apresentar as novidades da Semana Vip Curitiba, que ocorrerá na Semana da Pátria, no resort em Florianópolis.

O jantar de lançamento aconteceu para oitenta convidados, no Café Concórdia. O casal na foto - clicada por Naideron Jr - juntamente com o estilista Jefferson Kulig.

O jantar esteve sob a batuta de Solange Elias e a representante do Costão do Santinho Resort Golf & Spa, Rosângela Rosa, que estiveram à frente da realização do evento.

Page 103: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

>> CWB recebe a Campanha Dia Rosa contra o câncer de mamaEvento de conscientização sobre câncer de mama com palestras e exposições para incentivar mulheres a reservar um dia rosa por ano para realizar sua mamografia.

CWB é palco, a partir de 24 de agosto, de uma série de eventos para mostrar às mulheres a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Presentes personalidades femininas de todo o país, como Gisella Amaral e as madrinhas do evento na cidade, Andrea Muricy Leão (foto) e Marília Santos Maia, que participam da Campanha Nacional Dia Rosa de combate ao câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

Page 104: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

notas rápidas

>> Ruy Barrozo realiza festa do empresário Rodrigo BarrozoNosso amigo Ruy Barrozo, colunista social e promotor de eventos, realizou mais um evento que foi um tremendo sucesso. A festa do empresário Rodrigo Barrozo em comemoração ao seu aniversário e à inauguração de sua nova residência, no bairro do Cabral.

Ruy Barrozo foi o responsável pela produção e organização do evento, que aconteceu no sábado, 27 de agosto, e contou com o Buffet de Marzia Lorenzetti.

Page 106: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

trends design + inovação + conteúdo + consumopor Mari Rieping

3D em capas de livro

Thomas Barry cria capas de livros, principalmente antigos, em

3D. Para quem escolhe sempre um livro pela capa, é de

impressionar!

Uma cidade mais limpa

A cidade de Belgrado (localizada na Sérvia) resolveu fazer uma campanha por uma cidade mais limpa. A cidade, que tem inúmeros problemas com “sujeiras” de cachorros, criou a campanha para conscientizar as pessoas que possuem animaizinhos de estimação.

Page 107: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Wunderland Park: o parque de diversão dentro de uma usina nuclear

O maravilhoso parque de diversões Wunderland Park fica em Kalkar, na Alemanha, e foi construído em uma usina nuclear desativada. Dentro da “torre de resfriamento” da antiga usina, hoje funciona um gigante “Chapéu Mexicano”, e, do lado externo, funciona uma gigante parede de escalada. Diversão radioativa garantida!

Vai um perfume aí?

É o que a SwallowableParfum pretende lançar. Ainda na fase de testes, a empresa fabrica cápsulas com perfumes que, ao ingerido, se mistura ao seu corpo e seu suor, trazendo a você uma fragrância única.

Mari Riepingé profissional de Marketing e também atua como professora na área. Especialista em Marketing e em Negócios do Vestuário, dedica seu tempo a descobrir inovações, além de estudar sobre branding (marcas) e comportamento do consumidor.

[email protected]

Page 108: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Mídia digital é a mídia do presente

A internet é um meio de comunicação cada vez mais presente em casa e no trabalho. Sua crescente utilização modificou, de forma significativa, a maneira como as pessoas utilizam as diferentes mídias.

Em paralelo a este movimento, a indústria de mídia impressa passa por uma grande transição, sofrendo estagnação ou queda nas vendas de suas revistas e jornais, e sentindo o efeito da diminuição do tempo que os leitores dedicam às páginas impressas de seus veículos de comunicação.

Em contrapartida, o tempo utilizado pelos leitores com a mídia internet, assim como a venda de conteúdo pela rede, vem crescendo de forma exponencial, na

medida em que o acesso a hardware e banda larga estão se

tornando possível às classes de menor

poder aquisitivo, em conjunto com interfaces melhores

resolvidas nos campos da identidade visual e usabilidade.

estil

o di

git@

l

Page 109: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Ademais a mídia digital possibilita várias utilizações através do computador, tablets, smartphones, celulares e outros meios eletrônicos, além de melhorar ainda mais a visibilidade e o contato do leitor com os anunciantes, dado que nesse formato há a possibilidade de se linkar ao endereço virtual da empresa que anuncia seus produtos. No mais das vezes, a venda ocorre pela própria internet ou aumenta a probabilidade de um contato, praticamente compromissando uma futura compra. No caso da mídia impressa, que é estática, não enseja tal atitude do leitor. Pode no máximo ser guardado aquele endereço, para uma futura compra, que talvez nem venha a se concretizar em tempo algum e o veículo de comunicação acaba indo ao lixo. Por outro lado, todo o conteúdo lançado na web continua lá por tempo indefinido, principalmente no caso das revistas digitais, que, por ser imprensa, impende arquivar seus conteúdos. Neste caso o anuncio feito

Page 110: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ficará indefinidamente na internet.

Assim, compreender a relação de lealdade que o leitor guarda com a versão impressa e com a versão eletrônica de um veículo de comunicação é um ponto importante e surge dela a questão central: a construção da lealdade do leitor com a versão eletrônica do produto impresso segue as mesmas bases da construção da lealdade com a revista impressa?

Logicamente que não. A mídia digital no mais das vezes é gratuita, pesquisando notícias nos veículos, também digitais, do exterior e colocada ao alcance do leitor. Quase instantaneamente ela se transformou num veículo imbatível. A mídia impressa é uma síntese do que ocorreu num período de tempo e fica estática. Não consegue alcançar minúcias que despertariam o interesse do leitor. Logo, depreende-se que o caminho é a mídia digital.

Este realmente é o futuro, que já começa a se tornar cada vez mais presente. Claro que sabemos que muitos não gostam e não se adaptaram ao computador, mas nossos leitores já estão na casa de um milhão, portanto não temos nada a reclamar quanto à visibilidade de nossos veículos de mídia.

estilo digit@l

Page 111: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Os leitores dos veículos de comunicação editados e publicados pela Boletim Cult, já totalmente adaptados à internet, buscam constantemente nossos veículos de comunicação. Agora é a vez dos empresários inteligentes e voltados para o futuro pensarem no custo/benefício que a mídia digital pode lhes trazer, ao usarem-na para suas publicidades. Alguns anunciantes, por estarem ainda arraigados somente ao tipo de mídia impressa, se ressentem de não poderem acompanhar mais confortavelmente a visibilidade de seu produto, o que é uma temeridade para o empresário que pretende continuar no mercado. Neste caso, fica o desafio de acompanhar as revistas da editora Boletim Cult, através de e-mails, investigar as estatísticas que alcançam os sites de cada uma delas. Cremos que assim terão perfeitas condições de perceber a distância de uma e de outra mídia. O crescimento da mídia da internet realmente é exponencial. Assim também será exponencial a visibilidade dos anúncios feitos em revistas e jornais digitais e o retorno aos clientes anunciantes da mesma forma.

Da redação

Page 112: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

estilo digit@l

CINEMA na era digitalWagner Moura e Alinne Moraes cantam música da Legião Urbana em O Homem do Futuro

A comédia romântica O Homem do Futuro, estrelada por Wagner Moura e Alinne Moraes, ganhou um videoclipe.

O vídeo mostra Moura e Alinne interpretando a música “Tempo Perdido”, da Legião Urbana. Na trama, Zero (Moura) é um cientista solitário, que acredita não ter sorte no amor, por ter sido humilhado há 20 anos, pelo amor da sua vida. Einstein e a teoria quântica são pano de fundo dessa comédia romântica, que viaja no tempo para ganhar um toque de ficção científica.

Com direção e roteiro de Cláudio Torres (A Mulher Invisível), O Homem do Futuro estreou em 2 de setembro.

“Buracos negros e teoria das supercordas sempre fizeram parte da minha vida. Na hora de escrever, vomitei

tudo o que sabia e me atualizei pelo Google”, afirma o diretor e roteirista. Fica claro que tudo passa pela internet, até pesquisa para roteirizar filmes.

Page 114: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

estilo digit@l

Vips na internetRanking dos maiores na internet

O IBOPE divulgou em 25 de agosto seu ranking com as 10 principais marcas da Internet no Brasil com e sem aplicativos online. Os resultados mostraram que a Microsoft (com MSN, Live e Bing) e o Google (com Google e Orkut) dominaram o tempo de navegação na web no mês de agosto.

De acordo com o IBOPE, uma marca (Brand) é um conjunto de canais, domínios e/ou urls pertencentes, ligados ou cedidos a uma empresa ou subsidiária. A audiência de home pages, por exemplo, está contida dentro da audiência da marca.

Page 115: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

wwwO ranking equivale ao mês de agosto e inclui o número de visitantes únicos e o total de minutos gastos pelos internautas nos sites durante o mês.

Na verdade ser respeitado na internet vale viagens, upgrade em quartos de hotel e movimenta um novo mercado: o comércio de influência em redes sociais.

A rede está criando um mundo de celebridades: o seu grupo de VIPs “pessoas muito importantes”, cujas opiniões são lidas, criando milhares de seguidores e gerando mudanças de atitudes em massa. Existe um mercado milionário atrás desse grupo de várias partes do mundo, que medem a influência digital de cada um, como Klout Score, Peer Index, Twitalyzer e Twitter Grader.

Page 116: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

estilo digit@l

Se você quer subir neste ranking não depende apenas da contagem de seguidores do Twitter, Facebook, LinkedIn ou Four Square, mas também da sua atuação em retuitar ou responder aos seus seguidores e amigos nessas redes sociais. O resultado desse ranking vai de 0 a 100. Em geral um usuário com nível acima de 60 representa uma autoridade online em determinado assunto, e 100 traduz um nível altíssimo de influência.

A medição funciona como as estrelas de um hotel. Há anos, milhões confiam em quantas estrelas tem um hotel para saber como ele é. Com o tempo, isso vai acontecer com o nosso ranqueamento”, diz Ervin Strnisnik, diretor de marketing da Peer índex.

O que você ganha com isso?Se tiver um ranking baixo, não irá ganhar absolutamente nada, mas nos Estados Unidos os influenciadores de opiniões, on line, já estão na mira de mais de 3 mil empresas que compram relatórios personalizados de ranqueamento para fazer campanhas, oferecendo ofertas exclusivas e muitos presentes a esse grupo VIP. Nessa lista contam desde descontos em sanduíches até test drive em um carro da Audi e passagens grátis em voos, como foi o caso da companhia aérea que deu passagens para o voo inaugural para Toronto, no Canadá. Recentemente houve ranqueado que

Page 117: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

ganhou ingressos grátis para ver o grupo Cirque Du Soleil.

No Brasil ainda estamos engatinhando, pois não há esse tipo de benefício, porém já tem VIP digital lucrando com seu status. Um exemplo é Ramon Pesci, de 15 anos, dono da conta no Twitter @EuNunnca. Com um milhão de seguidores foi apontada pela Klout como a terceira mais influente no Brasil. “Cobramos R$ 200,00 por tuite patrocinado e já conseguimos bancar viagens com o dinheiro, diz Ramon Pesci.

Danilo Gentili e a apresentadora Sabrina

Sato cobram até R$ 8 mil por tuitada para

divulgar links.Realmente a rede de internet torna-se um

mercado cada vez mais cobiçado.

Page 120: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Arte | Crônica

Construir com Arte

Page 121: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

stive lendo recentemente matéria sobre projetos de construção de casas populares. Bastante interessada sobre o assunto resolvi investigar sobre construção civil e me deparei com matéria sobre o bambu como material versátil e ainda pouco explorado na construção civil nacional. Estudos demonstram que existem cerca de 1.200 maneiras diferentes de se usar o bambu como matéria-prima, sendo 12 delas na construção civil. Asseveram que o potencial dessa gramínea no canteiro de obras, explorado há cerca de 5 mil anos em diversos países, ainda é pouco conhecido no Brasil.

A principal função do bambu na construção civil está na substituição do aço na parte estrutural da edificação. Essa matéria-prima, devidamente tratada, oferece resistência e durabilidade igual ao aço, podendo ser usada nas vigas, pilares e até laje de uma obra, afirmação do engenheiro civil Khosrow Ghavami, Ph.D. em Meio Ambiente (Universidade de Nottingham, Inglaterra) e professor do Departamento de Engenharia Civil da PUC/Rio. Ghavami pesquisa o potencial do bambu desde 1979 e é convidado para conferência em diversos países da Europa e Estados Unidos. Segundo ele, até hoje o bambu já foi testado em estruturas de edificações com até quatro metros de altura.

O professor explica que, considerando trabalho e produção, o custo final da planta como elemento estrutural chega a ser 50 vezes menor que o do aço. Além do aproveitamento do produto na construção civil, o restante da planta poderá ser usado em subprodutos, conforme ensinamentos do professor Ghavami.

E

Page 122: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

Segundo o professor as obras mais antigas de bambu que se tem conhecimento datam de cerca de 5000 anos atrás. Índios de diversos países já exploravam o potencial construtivo da planta. Existem, inclusive, obras famosas no mundo todo, como o Taj Mahal, na Índia, que foram construídas com a estrutura toda em bambu. “Em alguns países asiáticos, como a China e Japão, por exemplo, o bambu já é explorado na construção de pontes há mais de 3000 anos. E o seu uso continua até hoje nas mais diversas partes da construção civil”, afirma.

Ora, se o Brasil puder usar o bambu em lugar do aço para construção de casas populares e prédios, dentro das especificações estruturais adequadas aos estudos desses pesquisadores, indubitavelmente a economia será brutal e provavelmente o ambiente irá agradecer. Em países como o Brasil, o que conta é a criatividade e

Arte | Crônica

Page 123: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011

essa iniciativa deveria ser estudada, nestes tempos em que o planeta pede ajuda contra indústrias que poluem o ambiente, no caso, o aço. O estudo reporta ao ocorrido em países menos favorecidos da América do Sul, como Equador, Colômbia e Costa

Rica. Lá o bambu já é usado na construção de casas populares. Portanto, é necessário neste momento, em que se pretende trazer novos planos para a economia do país, como a implementação de empregos e, em especial, construção de moradia para o brasileiro, nada mais inteligente do que se pesquisar melhor o assunto.

Se essa iniciativa já foi possível em países vizinhos e com sucesso comprovado, falta apenas boa vontade e direcionamento para a implantação de um programa dessa natureza no território nacional.

As principais vantagens de se usar o bambu na construção civil estão no fato de ser uma planta em abundância no Brasil e um produto facilmente renovável na natureza. Depois de cortado, ele não leva mais do que seis meses para crescer novamente. Como se pode depreender, uma das grandes dificuldades deste país é retirar a miopia de alguns e fazer valer o direito de muitos.

Sylvia R. Pellegrino

Page 124: Revista Digital Viver Estilo | Setembro 2011