revista deguste

76

Upload: revista-deguste

Post on 12-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Veja o que foi destaque na Revista Deguste na edição de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Deguste
Page 2: Revista Deguste
Page 3: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2012 3

Produtos LucenaRua Agnaldo Gurgel Jr, 10Candelária – Natal/RNFones: (84) 3207-8079 / 3202-8457 / 9995-3328

Mesa de frutassecas da lojaProdutos Lucena

A loja e fábrica Produtos Lucena, especializada em produtosregionais, lança uma novidade para seus clientes neste fim deano. Desde o mês de novembro, a casa está com uma mesa defrutas secas especiais para o preparo dos festejos natalinos e tam-bém do Réveillon. São mais de 50 tipos de frutas desidratadas,cristalizadas e glaceadas.

Algumas delas, de acordo com o empresário Tarcísio Lucena,são exclusivas da casa, como, por exemplo, o morango glaceado,o melão e a cereja desidratados. “São 52 produtos de alta quali-dade e que, dificilmente, serão encontrados em outras lojas e,mais ainda, com preço de fábrica, tendo em vista que muitos de-les produzimos aqui”, informa Lucena.

O empresário lembra que a maioria desses artigos é de difícil pro-dução, por isso, eles são raros no mercado. Além da infinidade defrutas secas, temos maçã, pêssego, abacaxi e kiwis glaceados, tam-bém figo e laranjas cristalizadas; tâmaras, e até manga desidratada.A loja Lucena ainda dispõe de vários tipos de castanha, seja assada,torrada, caramelizada ou do Pará.

“Aqui, o cliente tem a certeza de que irá encontrar tudo queprecisa em produtos regionais e, agora, também poderá agregarvalores e sabores no preparo das comidas de fim de ano, pois fi-caremos com essa mesa de frutas secas montadas até o dia 6 dejaneiro, que é o Dia de Reis”, completa Tarcísio Lucena.

Ele frisa ainda que todos os produtos e seus manuseios sãoacompanhados de perto pela nutricionista Carla Guido. De acordocom ela, as frutas secas podem ser conservadas por muito maistempo e ainda proporcionam praticidade e beleza aos pratos.

Vale a pena visitar a Loja dos Produtos Lucena antes da sua Ceia Natalina. A nutricionista Carla Guido acompanha a produção

Maçã glaceada

Figo cristalizado

FOTO THYAGO MACEDO

Page 4: Revista Deguste

4 DE GUS TE • dezembro • 2012

DegusteGAS TRO NO MIA PO TI GUAR

C a rd á p i o

Dezembro de 2012 - ano 8 - edi ção 89

Lagoa Nova ganhao restaurante

Pitaya

24Camarões faz belareforma em área deespera

18

22

Fogo & Chamacomemora primeiroaniversário

16 Lig é distribuidora exclusiva Diageo no Rio Grande do Norte 20 Con xin China faz grande reforma no CCAB Sul32 Campos vende 7 mil itens para restaurantes, bares e hotéis40 Sandunasabre para almoço50 Restaurante Dos Mares lança cardápio dos Mares do Sul52 Fórum Enológico atrai turistas para Natal58 Padaria P &C lança almoço assinado por Nívia Pedroza60 Boutique dos Sabores é delicioso endereço em Ponta Negra

S e ç õ e s05 Pelos Restaurantes28 Gastronomia & Letras36 Aromas de Café

54 Saberes do Vinho74 Folhas de Cuba

Aragosta nel guscio al tagliolini, dorestaurante Piazza dei Fiori, na Praçadas FloresFoto: Rogério VitalProdução: Benício Siqueira

N o s s a C a p a

Espaço do Leitor

O construtor Lucildo Hildegardes Câmara foi escolhido o Leitordo Mês da Revista Deguste e, como brinde, recebeu do consultorÊnio Rodrigues o vinho tinto Cava Negra Merlot, safra 2010, doMagazzino Vinhos & Cozinha, patrocinador desta seção. O vinho éproduzido pela Bodega Barberis, na região de Mendoza, na Argentina.

A edição da DEGUSTE (novembro 2012) está de se comercom os olhos. A taça da capa é um convite a fazermos um brin-de à vida e ao sucesso da revista, que é reconhecida como a me-lhor publicação nesse segmento em nosso Estado. Além de ali-mentar a nossa alma com os conhecimentos sobre a gastrono-mia, a DEGUSTE desperta o nosso desejo de se harmonizarcom os lugares e sabores da nossa terra potiguar. Parabéns!

Alberto Coutinho - JonalistaLagoa Nova - Natal/RN

Gosto de sair para conhecer novos lugares e sempre que fa-ço isso consulto a Revista Deguste como guia para me orientarpela cidade. Obrigado pelas boas dicas.

Cristina Maia - por e-mail

Gostaria que vocês fizessem matérias sobre os endereçosgastronômicos nas praias, para mostrar as opções gastronômi-cas no nosso litoral.

Carlos Carvalho - ProfessorNova Parnamirim - Parnamirim/RN

A DEGUSTE é uma excelente revista, porque nela pode-mos ter a confiança de que seus jornalistas foram aos locais vi-sitados, antes de publicarem as matérias. Isso nos dá a tranqui-lidade de seguir suas indicações e ter a certeza de que estare-mos frequentando restaurantes e bares de bom conceito. Parabénspelo bom trabalho!

Lucildo Hildegardes Câmara - ConstrutorLagoa Nova - Natal/RN

L e i t o r p r e m i a d o

Page 5: Revista Deguste

DE GUS TE • março • 2011 55

Pelos Restaurantes...Luís Benício Tavares Siqueira - tbe ni [email protected]

Abade Ponta NegraRua Hélio Galvão, 8828 APonta Negra - Natal/RNFone: (84) 3219-4469

Restaurante Abade recebeprêmio em São Paulo

O restaurante Abade, um dosmais tradicionais de Natal, rece-beu o Certificado Top 100 doPrê mio de Qualidade Brasil, cria-do pela ABRAHM – AcademiaBrasileira de Hon rarias ao Mérito.No evento, realizado na CâmaraMuni cipal de São Paulo, no dia5 de novembro, a Soberana Or -dem de Mérito da Gas tronomiae Hotelaria homenageou repre-sentantes da gastronomia e ho-telaria de todo o país, que se des-tacaram em 2012 pela excelên-cia nos serviços e produtos.

O restaurante Abade ficou en-tre os 100 estabelecimentos, des-tacando-se na categoria CozinhaContem porânea. “Ficamos mui-to felizes com o Prêmio, é maisum reconhecimento do trabalhosério que realizamos em Natal”,explica Carolina Macêdo, umadas donas do Abade.

Rosa Macêdo e a filha Carolina, recebendo o prêmio de um dosparticipantes do evento, na Câmara Municipal de São Paulo

Page 6: Revista Deguste

6 DE GUS TE • dezembro • 2012

Av. Jaguarari, 4990, Lj 28 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP 59054-500Fones (84) 3234.5566 - www.re vis ta de gus te.com

Os tex tos as si na dos não re fle tem ne ces sa ria men te a opi nião da re vis ta, sen do de in tei ra res pon sa bi li da de de seus au to res.

Deguste

Exp

edie

nte

Washington RodriguesDiretor de Redação

Luís Benicio T. SiqueiraDiretor Executivo

FO TO CA NIN DÉ SOA RES

Da Redação

gurada em Ponta Negra, que trouxe a Natal um chefconfeiteiro com experiência internacional para produ-zir receitas tradicionais das terras lusitanas. Na mesmarua da Boutique dos Sabores funciona a padaria P & C,que este ano ganhou pela 7ª vez a indicação de melhorda cidade pela Revista Veja Natal. Lá, a novidade é oself-service no horário do almoço com pratos da culi-nária marroquina produzidos pela excelente chef NíviaPedroza, do Cook & Luxo, que estudou gastronomiana Alemanha. Em Ponta Negra há, também, o novorestaurante Máximum, inaugurado no mês passadopor um chef e empresário italiano com longa experiên-cia gastronômica em seu país de origem.

Há muito mais o que ver nesta edição especial deNatal. A principal delas é o nosso tradicional ensaiofotográfico com pratos de restaurantes indicados paravocê curtir a ceia natalina em família.

Valorize as diferenças que você encontra em Natal.Elas melhoram o sabor da comida.

O bom de viver em uma cidade como Natal,que atrai gente do mundo todo, é que você acabatendo acesso a informações nem sempre disponí-veis em outros centros urbanos. Cidades sem tu-rismo frenético, como o nosso, são mais propen-sas à monotonia e valorizam menos as diferençasentre as pessoas. E são elas, as diferenças (acon-dicionadas nos pequenos conflitos das relações)que fazem com que os comportamentos evoluam.

O fato é que, a presença na ca-pital potiguar de cidadãos de qua-se todos os continentes (atraí-dos pela nossa paisagem e opor-

tunidades de empreendimentos) pro-picia a criação e aperfeiçoamento de uma cu-

linária rica e diversificada. Nossos produtos regio-nais são maravilhosos. E a convicção de que eles sãomuito bons foi construída graças ao acesso que te-mos às receitas de outros cantos do mundo, trazi-das para cá pelos que chegaram como turistas e aca-baram se radicando na cidade.

Um exemplo deste intercâmbio é a novaBoutique dos Sabores, doceria portuguesa inau-

Revista de Gastronomia

Revista Deguste Gastronomia Potiguar é uma publicação mensalda Deguste Comunicação, Assessoria e Marketing Ltda.Tiragem5 mil exem pla res

Diretor ExecutivoLuís Benício Tavares Siqueira(84) 9172-6375be ni [email protected] de RedaçãoWashington Rodrigues(84) 9904-9683wrro dri gues com@ya hoo.com.br

JornalistasClaudia Andradeclau dia@re vis ta de gus te.com

Thyago [email protected]

Diretor de ArteEdílson Martins de Araújo

Comercial ([email protected])Carlos Brumatti - (84) [email protected]

Nicolas Rombotis - (84) [email protected]

Contato MossoróKaliane Monteiro (84) 8832-1559

RevisãoRejane Souza

FotografiaCanindé Soares Rogério Vital

www.revistadeguste.comNo twitter - @revistadeguste

ColaboradoresArthur Coelho Gilvan PassosDéborah Massud

Tota BarbosaPaulo Guillén

Valorize as diferenças.Elas melhoram o sabor da comida.

Page 7: Revista Deguste

DE GUS TE • junho • 2012 7

Page 8: Revista Deguste

8 DE GUS TE • setembro • 2012

Page 9: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 9

T

Saborosa tradição

Feliz Natale bom apetite!!!

Tradição pra nós aqui daDeguste é sinônimo de compro-misso. Por isso, todos os anos,fazemos questão de repetir onosso ensaio fotográfico gour-met, apresentando aos leitoressugestões de pratos que eles po-derão escolher se, na noite daceia de Natal, decidirem sair pa-ra jantar fora com suas famílias.

Na edição deste mês de de-zembro, temos seis saborosasdicas para você eleger o melhorlugar para levar sua família. Foium trabalho feito pela equipeaqui da Revista que, acredita-mos, você vai gostar.

Se você é um felizardo quetem saúde, sossego e a harmo-nia dos familiares ao seu lado,não deixe passar esse momentoem branco. Aproveite a compa-nhia deles e reúna todos em umbom restaurante para saborearo melhor da vida, que é a convi-vência entre quem se ama.

Bom Natal a todos e que2013 seja um período repletode paz e saúde.

Page 10: Revista Deguste

10

Pato à l’AnciennePato assado em crosta demostarda à l’Ancienne,guarnecido com cogumelossilvestres em molho de patoe petit salada

Erick JacquinChef e consultor do restaurante La Barsserie de La MerFone: (84) 3642-7007

DE GUS TE • dezembro • 2012

Restaurante La Brasserie de La Mer

Page 11: Revista Deguste

11DE GUS TE • dezembro • 2012

Aragosta nel guscio al taglioliniLagosta no casco namanteiga de ervas,acompanhada de tagliolini aovinho branco, cubos detomate e manjericão

Sanylle FarajChef do Piazza dei FioriFone: (84) 2226-5200

Restaurante Piazza dei Fiori

Page 12: Revista Deguste

12 DE GUS TE • dezembro • 2012

Bacalhau à OsloLombo de bacalhaugrelhado no azeite, servidocom deliciosos alhos fritoslaminados e “crispin” decouve flor

Gracinha FerreiraChef e consultora do restaurante Dos Mares

Restaurante Dos Mares

Page 13: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2012 13

Mar e MonteRisoto de cogumelos frescoscom frutos do mar

Rosa MacêdoChef e e dona do restaurante AbadeFone: (84) 3219-4469

Restaurante Abade

Page 14: Revista Deguste

14 DE GUS TE • setembro • 2012

LagostosaCalda premium de lagostagrelhada, coberta com tomateconcasè e azeite de ervasfrescas, acompanhada defondue de queijo do sertão,macaxeira frita e arroz combrócolis

Gleydston MartinsChef do restaurante Manary Gastronomia & ArteFone: (84) 3204-2900

Restaurante Manary Gastronomia & Arte

Page 15: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2012 15

Cordeiro ao cardealCorte especial decordeiro com saborosacombinação de cuscuzmarroquino e geleia degengibre

Altemar Cardoso Chef do restaurante NerudaFone: (84) 3202-1433

Restaurante Nerudai

Page 16: Revista Deguste

16 DE GUS TE • dezembro • 2012

Ligzarb DistribuidoraRod. BR101, KM 09, S/NEmaús – Parnamirim/RNFone: (84) 4006-0400

Ligzarb é distribuidoraexclusiva da Diageo no RN

A Ligzarb Distribuidora, sediada em Parnamirim, al-cançou, neste ano de 2012, a condição de distribuidoraexclusiva das bebidas da Diageo em todo o Rio Grandedo Norte. A Diageo é uma das maiores fabricantes dedestilados no mundo, sendo responsável por colocar nomercado produtos como toda linha Johnny Walker, alémde Smirnoff, Old Parr e Black & White.

“Hoje, a única distribuidora que fornece essas bebidaspara outros estabelecimentos como bares, restaurantes ehotéis é a Ligzarb. Nós já tínhamos uma parceria com aDiageo, porém, agora, em 2012 alcançamos esse grau deexclusividade”, detalha o empresário Gildson Heber deOliveira Neri, um dos sócios e diretor comercial da Ligzarb.

Gildson é filho do caicoense Gil Braz Neri, fundadorda empresa. “Meu pai tem uma história de vida muita bo-nita, sendo filho de pai e mãe analfabetos, que começouvendendo limão na feira. Hoje, ele vive em Caicó, onde aLigzarb tem uma filial atuando como varejo. Mas, junta-mente comigo e outras duas irmãs, divide a sociedade daempresa”, comenta.

Além Gildson e Gil Braz, a Ligzarb é administrada porGilvandy Karianny de Oliveira Neri e Gilmara de OliveiraNeri. “São 12 anos de atividades aqui em Natal e maisquatro anos com uma loja em Caicó. Agora, estamos nospreparando para inaugurar a Ligzarb Express, na entradada Vila de Ponta Negra, onde colocamos produtos paravender diretamente ao consumidor final”, revela Gildson.

Atualmente, a Ligzarb Distribuidora dispõe de ummix com mais de quatro mil produtos, atuando com 80vendedores em todo o Rio Grande do Norte e fornecen-do bebidas, alimentos, artigos de perfumaria, limpeza,bazar, frios & food service para aproximadamente 2.600pontos comerciais em todo o Estado.

Uísques, licores evodkas fazem parte domix de produtos daLigzarb, que agora éexclusiva da fabricantede destilados Diageo,uma das maiores domundo

Loja da Ligzarb em Parnamirim vende vinhos e outras bebidas destiladas Gilvandy, o patriarca Gil Braz, Gilmara e Gildson Neri

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 17: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 17

Page 18: Revista Deguste

18 DE GUS TE • dezembro • 2012

XxxxxxxXxxxxxxx

A Fogo & Chama SteakHouse completou um ano,no mês de novembro, con-solidando-se como um dosprincipais restaurantes deNatal. A bela localização eo carisma da família pro-prietária da casa transfor-maram o lugar em pontode encontro para muitagente boa da cidade.

A Fogo & Chama per-tence ao casal Paulo Césare Cláudia Galindo, len-dários empresários danoite natalense, que háquase 30 anos possuembares e boates na cidade.

Para Paulo Galindo, foi um ano quepassou muito rápido. “Hoje, além dos21 cortes nobres de carne que mante-mos, inovamos em vários pratos que agre-garam valor ao prazer gastronômico dosnossos clientes, como o camarão no es-peto, a lagosta, a cozinha espanhola.Aqui é um lugar para surpreender”, co-memora o empresário.

Como o horário da noite é sempremenos concorrido para comida típicade churrascaria, aFogo & Chama ino-vou ao criar as noitestemáticas, como Fes -tival da Lagosta, oFestival da CulináriaItaliana e o Festival deFrutos do Mar, queneste mês de aniver-sário introduziu qua-se 20 receitas novas:

Lagosta DijonPolvo à SardenhaCevicheCamarão Saint JacquePaella ValencianaLasanha de camarãoNhoque de lagostaSalada fria de frutos do marCamarão na brasaLagosta ao pomodoroFilé de Linguado ao molho de amêndoasLula à espanhola recheada com catupiryCarpaccio de SalmãoSalada de salmão defumado com crosta de ervasPenne à Nórdico com molho de salmãoSalada de canni com lagosta ao molho de chutney Sinfonia de frutos do mar – caldeirada com vários pescadospuxada com molho bechamel

Fogo & Chama completa um ano

Belíssimo ambiente daFogo&Chama, na Pontado Morcego, região turística de Natal

Aniversário do restaurante incluiu festival de frutos do mar,idealizado pelo dono da casa, o empresário Paulo Galindo, abaixo

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 19: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 19

Page 20: Revista Deguste

20 DE GUS TE • dezembro • 2012

Av. Engenheiro Roberto Freire, 2963CCAB Sul – Cidade Jardim

Fones: (84) 3217-8977 / 3217-9017

Con xin China Em novembro de 1995, o casal de em-presários Marco Arthur Machado e VâniaHaddad Machado, de São Paulo, decidiumontar um restaurante delivery e investirem uma marca própria de comida chinesapor entregas, a Con xin China, criando oprimeiro serviço do gênero em Natal.

O primeiro local da Con xin China foi emPonta Negra, mas o ponto onde ela alcan-çou a notoriedade foi a atual loja no CCABSul, na Cidade Jardim, um dos locais maismovimentados do comércio de Natal. Hoje,17 anos após o início do negócio, a Con xinChina virou uma marca consolidada. O deli-very continua sendo um produto muito forteda empresa (o frango crocante, que é um su-cesso na casa, exige o processamento de duastoneladas de frango por mês) e, além das en-tregas, a Con xin China tornou-se um dosself-services mais requisitados da cidade, commais de 50 opções de itens no cardápio doalmoço todos os dias.

Atualmente, o restaurante está concluin-do uma grande reforma, colocando ambien-tes climatizados e tornando o espaço maisagradável e confortável para receber a cres-cente demanda de clientes.

O filho mais velho do casal, Thiago HaddadMachado, de 32 anos, está compartilhando aadministração do negócio junto com os pais.Segundo ele, o próximo passo será abrir umanova loja cujo endereço ainda está em estudos.

Hoje o foco da casa é investir tambémna divulgação das diversas opções gastro-nômicas (massas italianas caseiras, grelha-dos e sushi bar - que funciona como a la car-te à noite.

faz reforma em sua estrutura física

Casa é uma das mais bem localizadas de Natal, tendo em seu espaço duas áreas climatizadas e uma externa. Self-service tem mais de 50 itens

Espaçoclimatizado passoupor reforma e ficoumuito maisconfortável

Self-service é um dos mais concorridos de Natal. O frango crocante processa 2 toneladas

FOTO THYAGO MACEDO

Page 21: Revista Deguste

DE GUS TE • fevereiro • 2012 21

Page 22: Revista Deguste

22 DE GUS TE • dezembro • 2012

Trabalhando no mercado da culinária há 30 anos, o empresário Teon Costa, nascido emSantana do Matos, inaugurou, no mês passado, um dos restaurantes mais bonitos do bairro deLagoa Nova, o Pitaya, situado exatamente em frente à sede da Polícia Federal, ali no complexo derepartições do Judiciário, nas imediações da Ceasa.

O projeto foi feito por duas arquitetas, Tatiana Petri e Meiry Félix, que dotaram o restaurantede três ambientes bem distintos: uma varanda agradável de frente para rua, o salão principal, on-de funciona o self-service, e um espaço exclusivo, que pode servir para eventos.

Lagoa Nova ganha o beloPitaya Restaurante

O Pitaya tem três ambientese serve mais de 70 itens noself-service. Por enquanto,o funcionamento é de se-gunda-feira a sexta-feira nohorário do almoço.

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 23: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2012 23

Restaurante PitayaRua Lauro Pinto, 162Lagoa Nova - Nata/RNFone: (84) 3231-0108

Durante muitos anos, Teon Costa possuiu um restaurante naCidade Alta, próximo à Cosern, que se chamava “De Teon”, nomeque foi sugerido pelo saudoso jornalista Edmar Viana (cartunistaque assinou por vários anos a famosa crônica ilustrada CartãoAmarelo, além de ter sido presidente do Alecrim Futebol Clube).

Com o novo projeto, Teon, agora, é dono de dois restaurantes,pois também é dele o self-service que funciona dentro do TribunalRegional do Trabalho (TRT).

O nome Pitaya vem de uma fruta muito interessante, saborosae suculenta, parecida com o kiwi, que aparece em vermelho, ama-relo e branco.

Por enquanto, o Pitaya funciona apenas como self-service, desegunda a sexta-feira, com 70 opções de itens no cardápio, como la-gosta, cordeiro precoce na brasa, grelhados e quiche de alho poró.

Teon Costa e um prato recheado com a Pitaya: fruta exótica

Page 24: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 201224

Fabricca MangaiAv. Amintas Barros, 3300 Lagoa Nova - Natal/RNFones: (84) 3206-3344 / 3206-225

Fábricca de delícias do MangaiO Buffet de bolos e doces do restaurante Mangai

é um dos mais fartos e conhecidos de Natal. Até2007, toda a produção era feita pela casa paraatender apenas aos clientes do restaurante. Asiguarias fazem tanto sucesso, que foi necessáriocriar um espaço destinado somente a esses pro-dutos: a Fábricca Mangai. A Padaria, inauguradahá cinco anos, funciona em um anexo ao restau-rante Mangai, com visibilidade para a AvenidaPrudente de Morais, e tem como carro-chefe ofamoso pão de macaxeira.

Em novembro, a padaria passou por uma am-pliação e dobrou a sua capacidade. Com um nú-mero de mesas maior, a Fabricca consegue aten-der até 45 pessoas em seu novo ambiente. O es-paço é rústico, bem ao estilo “Mangai”, com de-coração regional e aconchegante.

O sucesso da casa fica mesmo por conta davariedade de produtos que a padaria produz. Entreos pães, algumas novidades, como o Pão Chagas,criação da casa, feito à base de castanha do Pará,o Pão Marinho feito com uvas passas, e o Pão deMãe, feito com pimenta branca e queijo Gouda.

Os bolos são atração à parte. Além dos regio-nais, como: macaxeira, batata e milho, a casa ain-

da produz belas tortas como a de Amor- Perfeito (bolo de chocolatecom recheio de chocolate com morango e cobertura de geléia de mo-rango) e a Torta Charlotte (biscoito, chocolate, castanha, doce de leitee leite condensado).

Todas as tardes, a partir das 15h30, a padaria oferece um buffetbem variado, como opções de pães especiais, bolos, sanduíches, sopas,cuscuz, queijo assado, carne de sol na nata, entre outros. A FábriccaMangai funciona de segunda a sábado, das 14h às 21h.

Fábricca Mangai foi reformada na avenida Prudente de Morais

Pães de vários tipos encantam quem frequenta a loja Difícil ficar indiferente às delícias feitas no Mangai

Page 25: Revista Deguste

DE GUS TE • outubro • 2012 25

Page 26: Revista Deguste

26 DE GUS TE • dezembro • 2012

Pittsburg (Matriz)Av. Prudente de Morais, 4615Lagoa Nova – Natal/RNFone: (84) 4008-7020 (Contato para franquias)

Pittsburg expande sua marcano Nordeste

Consolidado como uma das principais redes de fastfood de Natal e do Rio Grande do Norte, o Pittsburg,agora, expande sua marca para toda a região Nordeste.Campina Grande, João Pessoa, Aracaju e Fortaleza es-tão na lista de franquias da rede. Além disso, o bairrode Nova Parnamirim ganha, neste mês de dezembromais uma loja.

Nico Carvalho, diretor de Desenvolvimento eExpansão do Pittsburg, explica que, atualmente, a redeconta com 14 lojas, mas até meados de 2013 serãopelo menos 16. “Agora, no início de dezembro, inau-guramos um Pittsburg na avenida Maria LacerdaMontenegro, em Nova Parnamirim e, em fevereiro, va-mos inaugurar a outra em Aracaju e já temos outraacertada para Fortaleza, que deverá ficar pronta nomeio do próximo ano”, comenta.

Outra franquia já fechada e que está em fase deajustes para localização de ponto é na cidade de JoãoPessoa. Atualmente, a Paraíba já conta com uma lojaPittsburg, sendo que em Campina Grande. “Hoje, nóstemos o respeito e somos uma marca conhecida em to-do o Brasil, mas para consolidar a rede também fora doRio Grande do Norte, precisamos ter representantesem outros estados”, destaca.

Ainda de acordo com Nico Carvalho, todas as lo-jas Pittsburg seguem o mesmo padrão de qualidade.Atualmente, a matriz da empresa fica na avenida Prudentede Morais, funcionando 24 horas todos os dias da se-mana. Em Natal, são 11 lojas e, em Mossoró, outrasduas, além da de Parnamirim.

O diretor de Desenvolvimento e Expansão doPittsburg explica que o crescimento da empresa e acredibilidade dos produtos tornam a procura por fran-quias cada vez maior. “Porém, a gente precisa levar emcontas critérios para que possamos manter nosso pú-blico sempre bem atendido e satisfeito. Em nosso site,o www.pittsburg.com.br, é possível conhecer mais so-bre nosso projeto de expansão e de franquias”, com-pleta Nico Carvalho.

Projeto das futuras lojas da franquia Pittsburg pelo Nordeste

O diretor Nico Carvalho e o dono da marca, Kléber Carvalho

Page 27: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 27

Page 28: Revista Deguste

28 DE GUS TE • fevereiro • 2012

O bacalhau é um prato consagrado nas me-sas brasileiras em certas épocas do ano, oca-siões em que merece um destaque especial, aexemplo da Semana Santa e Natal, onde não po-de faltar a bacalhoada e o bolinho de bacalhau.Este livro mostra que o bacalhau pode ser pre-parado de muitas maneiras diferentes, com vá-rias combinações. São 1000 receitas deliciosas,explicadas passo a passo, para saborear o ano in-teiro.

A arte de preparar o bacalhau começa na hora da compra. Apesarde ser pescado entre Maio e Outubro, é encontrado à venda o ano in-teiro. Existem vários tipos que são classificados de acordo com a quali-dade. A escolha correta dos ingredientes também é fundamental para osucesso do prato. Além de saudável, nutritivo e versátil, o bacalhau temexcelente rendimento, pois permite aproveitar desde as postas mais lar-gas até as menores lascas, como mostradas nesse livro.

E ainda, para facilitar o uso desta publicação, ela traz glossário dereceitas, dicas e truques. O resultado está aqui: receitas das mais sim-ples às mais sofisticadas, preparadas no forno, fogão e até mesmo nomicroondas. Aproveite suas páginas, e convide a todos para saborearuma deliciosa refeição.

1000 RECEITAS COM BACALHAUEditora: Girassol Autora: Regina Reis354 páginas, R$ 54,00

No início de Dezembro, geralmentecomeçam os preparativos para as festasnatalícias, e os biscoitos de Natal fazem,naturalmente, parte desta celebração.Os biscoitos feitos em casa têm um sa-bor especial, e o cheirinho que exalamquando estão no forno transmitem portodos os cantos do lar a alegria para osdias de festa que se aproximam.

Para tornar essa prática prazerosa efácil de fazer, foi lançado o livro Biscoitos.Uma publicação recheada com 40 re-ceitas ilustradas de biscoitos com belas

fotografias coloridas, acompanhada de uma forma de acrílico paramolde de biscoitos. São 30 ideias elaboradas especialmente para fa-zer com a forma para biscoitos, bem como 10 outras receitas de bis-coitos clássicos de Natal.

Magníficos aromas de canela, baunilha e laranja, bem como gu-loseimas irresistíveis, tais como biscoitos de avelã recheados, bis-coitos de Amaretto ou biscoito Spekulatius, para satisfazer toda a fa-mília. Com a prática forma, nunca foi tão fácil fazer biscoitos, em umsó movimento obtêm-se 34 biscoitos sem desperdiçar quase massaalguma. Para adoçar a boca enquanto se aguarda pela noite do nas-cimento do menino Jesus!

BISCOITOS - RÁPIDOS E FÁCEIS DE FAZEREditora: PaisagemAutor: Paisagem48 páginas, R$ 39,90

Gastronomia & LetrasDéborah Massud - [email protected]

Midway Mall - (84) 3222-4722Natal Shopping - (84) 3235-8188

www.si ci lia no.com.br

Page 29: Revista Deguste

DE GUS TE • fevereiro • 2012 29

Page 30: Revista Deguste

30 DE GUS TE • setembro • 2012

Page 31: Revista Deguste

31

Page 32: Revista Deguste

32 DE GUS TE • dezembro • 2012

Campos Equipamentos ampliasua loja e agora tem 7 mil itens

A Campos Equipamentos e Refrigeração, uma das principais nomercado natalense para atender bares, hotéis e restaurantes, am-pliou sua loja principal, situada na Avenida Presidente Bandeira, noAlecrim, se tornando a maior loja da cidade em área de atendimentoe estoque, no seu segmento.

O objetivo do dono da loja, empresário Pedro Campos, é colocar àdisposição dos bares, restaurantes e hotéis, tudo o que é necessário pa-ra abrir e manter um negócio do gênero em Natal, sem que nenhum em-preendedor deste segmento necessite procurar em outros mercados,fora do nosso Estado, os equipamentos e utilidades que vier precisar.

“Com esse investimento, a expectativa é aumentar nossa partici-pação no mercado consumidor de bares, restaurantes e hotéis, comotambém ampliar as vendas de equipamentos e peças de refrigeração,condicionadores de ar e câmaras frigoríficas, além da venda de equi-pamentos e utilidades para cozinhas industriais, padarias, açougues,mercadinhos, condomínios e supermercados”

Campos possui mais de 7 mil itens em seu mix de produtosMaior loja da Campos fica situada na Avenida 2, no Alecrim

FOTO THYAGO MACEDO

Pedro Campos tem mais de30 anos de experiência nomercado de bares,restaurantes e hotéis

Page 33: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2012 33

Campos Equipamentos e RefrigeraçãoAvenida Presidente Bandeira, 760Alecrim - Natal/RNFone: (84) 3213-7071Rua Coronel José Bernardo, 1001Barro Vermelho - Natal/RNFone: (84) 3211-7071

A nova loja tem mais de 800 metros quadrados de área de ex-posição de produtos, com sete mil itens. “Tudo de uma forma or-denada, por segmento, para fazer com que o cliente encontre oproduto que procura com mais facilidade”, conta Pedro Campos.

Com as mudanças recentes, a Campos criou seções específicaspara o segmento gastronômico, como o setor de utensílios e con-feitaria, onde são encontrados da forminha do bolo ao cilindro demassas; o setor de cozinha gourmet, onde são expostas as coifas,cooktop e fornos da Tramontina; e o setor de armazenamento, quepossui estrados, palletes e caixas de vários modelos e tamanhos;além do setor de alumínio, incorporando mais 100 itens de caça-rolas, caldeirões e panelas dos mais variados tipos e volumes.

A Campos foi criada há 30 anos e atende não só a estabeleci-mentos em Natal, como também no interior do Estado, para ondefaz entrega de equipamentos praticamente todos os dias.

Equipamentos para mercadinhos e supermercados

Panelas para grandes produções e fogões para cozinhas industriais

Loja também possui uma seção de freezer e geladeiras

Page 34: Revista Deguste

34 DE GUS TE • setembro • 2012

ES

TH

ER

TIN

ÔC

O

Page 35: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 35

Delivery: (84) 3615-6200Aberto das 11h à meia noiteAv. Lima e Silva, 1549, Lagoa Novawww.merceariasanduiches.com.br

Page 36: Revista Deguste

36 DE GUS TE • setembro • 2012

Café filtrado

A maioria dos brasileiros costuma tomar café coado emfiltro de papel ou pano. Segundo a pesquisa “Tendênciasde Consumo de Café”, da Associação Brasileira da Indústriade Café (ABIC), 93% dos consumidores utilizam este mé-todo para preparar a bebida, embora cresça o uso de ou-tras formas de preparo.

O café filtrado, por ser mais diluído, pode possibilitar apercepção de mais matizes de sabores do que no espresso,que é mais concentrado. Mas no café coado, a concentra-ção de cafeína é maior do que no espresso, já que passamais água pelo pó, e seu tempo de extração é maior.

Para quem gosta de coador de pano, é necessário saberque ele deve ser fervido antes de seu primeiro uso, porque,normalmente, o tecido vem com uma goma. Depois de seuuso no dia a dia, ele deve ser lavado somente com água, ja-mais com detergentes, alvejantes ou mesmo com café quesobrou. O tecido do coador, com o uso, vai retendo gran-de quantidade de resíduos, deixando o café com gosto develho, se for usado durante muito tempo.

Para os que gostam de filtro de papel, é bom lembrarque ele deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtro.

E que se deve dobrar nas ranhuras (“costuras”), para queele se encaixe perfeitamente. O filtro de papel dever ser uti-lizado uma única vez e ser descartado depois do uso.

A diferença entre os dois métodos é sutil: os espaçosentre as fibras do coador de pano são maiores, retendo me-nos óleos aromáticos do café, dando uma bebida mais en-corpada e oleosa. Já o filtro de papel retém mais partículasdo café, tendo como resultado uma bebida com aspectomais brilhante e cristalino.

Para preparar um bom café filtrado, tanto no coador depano como no de papel, devemos seguir algumas dicas. Aprimeira é que a água deve ser de qualidade (filtrada ou mi-neral) já que ela constitui a maior parte da bebida. Devemosutilizar grãos de qualidade, no caso do Brasil, os 100% ará-bicas, os classificados como Gourmet ou cafés especiais.

A temperatura da água é outro parâmetro importante, eladeve estar entre 90°C e 96°C, portanto ele não deve ficar fer-vendo para não perder oxigênio, o que influencia na qualida-de da bebida. A dica é que quando surgem às primeiras bo-lhas grandes no fundo da chaleira, é hora de desligar o fogo.

É importante umedecer todo o pó. Para isso, despeje aágua pelas extremidades até o centro, em forma de caracol.Quando o pó estiver todo úmido, despeje o restante daágua em forma de fio, sem mexer com a colher.

Utilize sempre medida para ir ajustando o café ao seugosto. Devemos utilizar cinco ou seis colheres de pó paracada litro de água. O pó deve ser guardado em um reci-piente hermeticamente fechado, para retardar o processode oxidação.

Prepare o café na hora de tomá-lo, já que as caracterís-ticas da bebida vão se deteriorando com o tempo.

Eu gosto de descartar a última parte da filtragem, já que,assim, se extrai menos cafeína, gerando uma bebida menosamarga, ideal para tomar sem adoçar e perceber todas asnuances de um bom café.

Aromas de CaféPaulo Guillén - [email protected]

Page 37: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 37

Page 38: Revista Deguste

38 DE GUS TE • novembro • 2012

Page 39: Revista Deguste

DE GUS TE • novembro • 2012 39

Page 40: Revista Deguste

40 DE GUS TE • outubro • 2012

Sandunas abre nohorário do almoço

A sanduicheria Sandunas completou, em outubro, dois anos noendereço da Avenida Afonso Pena, quase esquina com a RuaMaxaranguape, comemorando o sucesso de uma marca que já existeem Natal desde 1988. Os atuais donos do Sandunas são os empresá-rios Gustavo Henrique Cavalcanti Costa, o Gustavo Sandunas, eSabrina Abreu, que reabriram a lanchonete em 2009, após 14 anosdo seu fechamento em seu primeiro endereço, no Alamanda Mall.

Para comemorar os dois anos, agora a sanduicheria está abrindono horário do almoço, e lançou produtos novos no cardápio, entreeles os hambúrgueres gigantes, em 03 sabores: hamburgão de carne,carne com provolone, e de calabresa.

Outra novidade são os hambúrgueres de picanha, hambúrguer decupim e de car-ne de sol.“Outros doisprodutos queestão fazendosucesso são osanduíche decoração de ga-linha e a pizzade mortadela”,comemoram osempresários.

Gustavo Cavalcanti e Sabrina Abreu incluíram o horário do almoço na Av. Afonso Pena

Sandunas é uma marca criada em 1988 na Avenida Afonso Pena

Sandunas HamburguersAv. Afonso Pena, 905Tirol – Natal/RNFone: (84) 3201-0623

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 41: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 41

Page 42: Revista Deguste

42 DE GUS TE • dezembro • 2012

Camarões PotiguarRua Pedro Fonseca Filho, 8887Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3209-2425

Área de esperado Camarões

Duas grandes características do restaurante Camarões é o conforto das instalações e a qua-lidade da comida. Tanto é assim que muita gente não se incomoda em frequentar sua fila de es-pera por uma mesa que, em dias de muito movimento, pode chegar facilmente aos 50 minutos.

Pensando em tornar o local de espera mais confortável, o restaurante fez uma grande reformaeste ano na recepção, que ganhou dezenas de mesas e uma área completamente climatizada.

O projeto de ampliação é da arquiteta Rita Macedo. Ela explica que, em algumas épocas degrande movimento, os clientes precisavam esperar fora do restaurante, na calçada, até obteremuma mesa. Agora, com a abertura do novo espaço, o cliente fica dentro da casa e já pode seratendido com petiscos e bebidas.

De acordo com o maître do Camarões Potiguar, José Roberto Ferreira, são cerca de 80 lu-gares no salão de espera. “O principal benefício é o conforto pa-ra os clientes. Tanto que, desde que abrimos essa área, todos quechegam estão elogiando e demonstrando muita satisfação”. Umdos destaques da reforma é uma parede que lembra um grandejardim, tornando o ambiente ainda mais atraente.

O salão ainda abriga uma adega de vinhos com capacidadepara armazenar aproximadamente 3.700 garrafas, sendo consi-derada uma das maiores em restaurantes de Natal. A arquitetaRita Macedo lembra que a fachada do restaurante também sofreumudanças. “Alargamos mais a entrada, o que deixou o restauran-te ainda mais confortável desde a sua porta”, destaca. O salão darecepção também tem acesso direto para o jardim, que funcionacomo área de fumantes.

passa por grande reforma

José Roberto Ferreira, maître do Camarões, e Rita Macêdo, arquite-ta responsável pelo projeto de ambientação da área de espera, queagora conta com 80 confortáveis lugares

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Área de esperado Camarões

Page 43: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 43

Page 44: Revista Deguste

44 DE GUS TE • outubro • 2012

Page 45: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 45

Page 46: Revista Deguste

46 DE GUS TE • setembro • 2012

Page 47: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 47

Page 48: Revista Deguste

48 DE GUS TE • setembro • 2012

Page 49: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 49

Page 50: Revista Deguste

50 DE GUS TE • setembro • 2012

Restaurante Dos MaresRua Francisco Gurgel, 10Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3219-3504

Dos Maresinclui novos pratos no cardápio

A parceria entre o restaurante Dos Mares e a chefGracinha Ferreira tem rendido constantes novidades nocardápio da casa e surpreendido cada vez mais os clien-tes. No início deste mês de dezembro, 10 opções foramincluídas. De acordo com Alpheu Lima, dono do DosMares, desta vez, a influência vem dos mares frios, co-mo os escandinavos.

“Desde junho deste ano nós estamos trabalhandocom a consultoria da chef Gracinha e agregando valoresao nosso cardápio. O restaurante já tinha pratos doMediterrâneo, do Sul e, mais recentemente, incluímosdo Oriente. Agora, chegou a vez dos mares frios”, de-clara Alpheu Lima. Das dez novidades, três são entradase sete são pratos quentes.

As novas opções do cardápio são: as entradas Gravlaxde Salmão, Concha dos Mares, Mexilhões na Terra doSol. Os pratos principais são: a Moqueca de Siri Mole,Lagosta Mediterrânea, Bacalhau à Oslo, Salmão à Hamelet,Truta dos Reinos Frios, Filé Fusion e o Filé Franco Italiano.

Moqueca de siri mole: siri mole ao coco e dendê servidoem panela de ferro, acompanhado de pirão

Truta dos reinos frios: Filé de truta agasalhada em farofinhacrocante de ervas e amêndoas laminadas

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 51: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 51

Page 52: Revista Deguste

DE GUS TE • novembro • 201252

Fórum EnológicoNatal recebeu, em novembro, um

grupo de enófilos participantes doFórum Enológico, um encontro or-ganizado, anualmente, pela Academiado Vinho, entidade criada em 1997por amantes dessa bebida que se co-municavam pela internet em diferen-tes cidades brasileiras.

Esta foi a décima terceira ediçãodo evento, realizado em três dias dedegustações, palestras, almoços, jan-tares e desafios enogastronômicos.Cerca de 60 pessoas participaram dofestival. Antes de Natal, o Fórum jáhavia sido realizado em Ouro Preto(MG), Itaipava (RJ), Tiradentes (MG),Campos de Jordão (SP), entre outrascidades turísticas.

O coordenador em Natal foi o em-presário Erich Rodrigues, que fez àsvezes de cicerone dos convidados quevieram de outros estados brasileiros.

Entre os dias 8 e 10 de novem-bro, foram realizados jantares e al-moços harmonizados nos restauran-tes Âncora Caipira, CamarõesPotiguar, Santa Maria e Abade. Alémdisso, os integrantes do Fórum parti-ciparam de degustação no HotelPontalmar, tendo como foco “GrandesRosés Franceses”.

O ciclo de palestras contou coma participação de vários especialistasem vinhos, como o médico e profes-sor Júlio Anselmo, a bióloga e enófi-la Ligia Peçanha, e o enófilo AgilsonGavioli.

ajuda a trazer turistas para Natal

Participantes doevento vieram aNatal beber vinhoe conhecer asbelas paisagens da cidade

FOTOS CEDIDAS

Page 53: Revista Deguste

DE GUS TE • agosto • 2012

Page 54: Revista Deguste

54 DE GUS TE • setembro • 2012

A inesquecível Osteria Della Colombina

Saberes do VinhoGilvan Passos - gil van pas sos vi [email protected]

pelo Vale dos Vinhedos, saboreamos a mais autêntica co-mida colonial italiana, alimentando o corpo, o intelecto eo espírito. Dona Odete irradia luz! Com sua ternura eamor pelo que faz, ilumina com gestos espontâneos eacolhedores a quantos a visitam.

Lá, no porão da sua casa, local que abriga a Osteria,a decoração remete-nos a uma autêntica taberna colonialitaliana, com piso de chão batido, e uma atmosfera quenos faz sentir imersos no seu universo de saudade natal.É como se sentir em casa, com desejo de algo que nuncativemos, mas que ao mesmo tempo nos é de todo fami-liar. É pura comensalidade.

O almoço – farto e frugal – teve início como antepas-to, a típica Polenta brostolada com queijo e salame. Depois,à mesa, saboreamos a habitual sopa de capeletti com pãocolonial, seguida da Carne Lessa e Abóbora recheada.Não satisfeitos, dada a compulsão da gula, apreciamos aGalinha ao molho vermelho, Nhoque a três queijos commolho de salame fresco, Carne assada à moda antiga eFortaia (omelete), com saladas diversas. Arrematamos com

sobremesas de frutas da época e café. Os vinhos?Eles não tiveram a menor importância nesse dia.

Dona Odete é uma dessas raras pessoas dealma boa e manso viver, perto de quem senti-mo-nos amparados e felizes. Vasculhando seulivro de presença com escritos de todo o mun-do, encontrei uma citação digna de registro:“Se continuar a nos tratar tão bem, a gente vol-ta” Assinado: Luiz Fernando Veríssimo.

Visite: Família Odete Bettú Lazzari / Osteriadella Colombina / A Casa das Cinco Mulheres /(54) 3464-7755 / (54) 9121-1040 / www.es-tradadosabor.com.br/colombina

O endereço já dá água na boca: “Estrada do Sabor”,um caminho na Linha São Jorge, em Garibaldi, onde cin-co famílias de colonos preservam, para a contemplaçãoextasiada dos visitantes, a beleza nativa do ambiente, asrelíquias decorativas de um passado longínquo, a degus-tação do vinho numa autêntica cantina colonial e as deli-ciosas iguarias da genuína cozinha colonial italiana, for-mando um complexo acervo histórico da imi-gração, para o deleite das gerações.

E o ponto alto desta “Estrada do Sabor”ganha uma dimensão ainda maior quando co-nhecemos a senhora Odete Bettú Lazzari, aalma da “Osteria Della Colombina”, tambémconhecida como “A Casa das Cinco Mulheres”,em razão das suas quatro filhas: Rosângela(enóloga), Roselaine (contabilista e relaçõespúblicas), Raquel (restauradora dos móveis) eRaísa (anfitriã), formarem a quintessência deum negócio que é pura vida.

Lá, eu e o grupo Baquianas, em viagem Odete Bettú

Page 55: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 55

Page 56: Revista Deguste

56 DE GUS TE • setembro • 2012

Maximum Ristorante e PizzeriaAvenida Praia de Genipabu, 2001Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3081-1932

Maximum Ristorante e PizzeriaO Maximum Ristorante e Pizzeria, inaugurado no dia 31 de outu-

bro, na Avenida Praia de Genipabu (aquela ao lado do Praia Shopping),em Ponta Negra, poderá surpreender muita gente que gosta da culiná-ria italiana em Natal. A casa pertence aos sócios Domenico di Giuseppe,nascido em Nocera Inferiore, cidade da província de Salermo, no Sulda Itália, e a acariense do Seridó Potiguar, Janeide Dantas.

O cardápio serve pizzas em forno à lenha, com pizzas redondasconvencionais e também as pizzas no metro, com fatias de 5 saboresna mesma pizza, finas e crocantes, que são comuns na região deSorrento. Há, também, pratos da tradicional cozinha italiana, como omediterrâneo spaghetti com frutos do mar.

Domenico é pizzaiolo e chef experiente. Possui dois restaurantesna Itália, na região de Cava Dei Tirreni, província de Salermo, e já tra-balha no ramo há 35 anos. Há quase 10 anos, ele frequenta o Brasil edepois de várias temporadas entre Natal e a Itália, decidiu abrir um ne-gócio também no Rio Grande do Norte.

Na entrada do Maximum, as fotos do balcão da pizzaria são ima-gens feitas nos restaurantes que ele possui na Itália que, pela internet,você pode encontrar procurando como Maximum Cava de Tirreni.

O Máximum também serve pratos de peixes, carnes e frutos do mar. Ofuncionamento é de quarta-feira até segunda-feira. Só fecha às terças-feiras.

À esquerda, os sóciosJaneide Dantas eDomenico di Giuseppe

Pizza no metro é umdos diferenciais dorestaurante italianoMaximum

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 57: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 57

Page 58: Revista Deguste

58 DE GUS TE • setembro • 2012

P&CAv. Praia de Ponta Negra (Conj. Ponta Negra)Ponta Negra – Naral/RNFone: (84) 3219-0804Facebook: paoeciaNatalTwitter: @paoeciaNatal

A padaria e cafeteria Pão & Companhia, eleita amelhor de Natal pela recente edição da Veja Beber &Comer, agora tem cardápio de almoço assinado pelaprestigiada chef Nívia Pedroza, dona do Cook & LuxoArt Gastrô, um interessante bistrô em Ponta Negra.

No mês passado, a P & C completou quatro anosde funcionamento no conjunto Ponta Negra, na ave-nida Praia de Ponta Negra, comandada pelos empre-sários Ricardo Coelho da Fonseca e Anchieta Júnior.

Diante da grande demanda de clientes que fre-quenta a cafeteria o dia inteiro, eles decidiram lançaro self-service. A ideia de criar o cardápio com umachef renomada foi facilitada pelo fato de Nívia Pedrozater um restaurante quase em frente à P & C.

A chef Nívia Pedrosa explica que, para montar obuffet, decidiu seguir umpouco da gastronomiamarroquina, incluindopratos como o couscousmarroquino. “Temos ain-da as saladas, algumasopções de quiches e sal-mão. Claro que tambémcolocamos no cardápiopeixes e carnes, porémtudo sem nenhuma fri-tura, porque a ideia é pro-porcionar um almoço le-ve”, completa. O bufê émontado a partir das 11h30, todos os dias.

assinado pela chef Nívia Pedroza

Anchieta Júnior ea chef NíviaPedroza, ao

centro, que criouo cardápio do

almoço. Àesquerda, a chef

Ramona Luz

P&C já ganhou sete vezes o prêmio da Veja Natal

FOTOS THYAGO MACEDO

P&C lança almoço

Page 59: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 59

Page 60: Revista Deguste

60 DE GUS TE • outubro • 2012

Boutique dos Sabores é a casa dos

Vale a pena conheceras iguarias portuguesasda Boutique dos Sabores,a nova doceria e confei-taria inaugurada no dia 28de setembro, na AvenidaPraia de Ponta Negra, umadas principais do bairromais turístico de Natal.São tantos doces, todostão diferentes, que dávontade de experimentarpraticamente tudo.

Os donos da Boutiquesão os empresários por-tugueses Mário CompletoSilva e Eduardo Hen ri -ques, donos de empresade investimentos imobi-liários há quatro anos emNatal, mas que percebe-ram a possibilidade de ga-nhar espaço, também, nomercado gourmet no RioGrande do Norte.

Mário tem experiên-cia de 20 anos como do-no do restaurante, o Abri -go do Pescador, em Pe -niche, capital do surf emPortugal, região de pes-ca, a 80km norte deLisboa. Eduardo tem em-presa de eletricidade emPortugal.Pastel de Belém é uma das iguarias mais elogiadas

Doces portuguesesde variados tiposestão em exposiçãona Boutique dosSabores

São tantos e tão variados, que dá vontade de experimentar todos

FOTOS BENÍCIO SIQUEIRA

Page 61: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 61

Boutique dos Sabores Av. Praia de Ponta Negra, 9116Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 2226-8174

doces portugueses em NatalO chef confeiteiro veio de Portugal, Miguel Gimenes, com 35 anos de

idade, 16 anos de experiência, e já trabalhou na Suiça, Espanha, Inglaterrae Angola. “Quero apostar muito no petit four de castanha do caju, adap-tação do petit four de amêndoa que tem em Portugal. Haverá muitos bis-coitos, que lá em Portugal chamamos de sortidos”.

A Boutique abre das 7h às 21h. Tem sanduíches no almoço. A partirdas 17h, há sopa de legumes. Como a comida é autêntica portuguesa, ePonta Negra é um lugar onde vivem cidadãos do mundo todo, é um pon-to que está se tornando local de encontro da comunidade portuguesa.

Eduardo e Miguel são os donos da bela Boutique dos Sabores

Ambiente climatizado em instalações novas e confortáveis

O chef confeiteiro MiguelGimenes, ao centro, com aequipe de cozinha da casa

Page 62: Revista Deguste

62 DE GUS TE • setembro • 2012

FratelliRua Nélio Tavares, 1036Morro Branco - Natal/RNFone: (84) 3231-9223

Fratelli faz reforma A Fratelli é uma empresa jovem que

vem se destacando no mercado de pizza-rias em Natal. Em outubro, a casa come-morou um ano de funcionamento e apro-veitou para inaugurar seu novo espaço,tendo agora 17 mesas, mais do que o do-bro da época da inauguração. “Estamosmuitos felizes com o crescimento e reco-nhecimento que a pizzaria teve entre opúblico da cidade”, explica AlexandreCabral, dono da Fratelli.

Alexandre, que tem mais de 10 anosde experiência no segmento, divide o co-mando da casa com a esposa, PriscilaGomes. Além dos mais de 40 sabores depizzas, eles ainda oferecem 13 opçõesde crepes, com destaque para o de Nutella,um dos mais pedidos entre os clientes.

Para este final de ano, a Fratelli estáreservando espaço para as confraterni-zações. As reservas podem ser feitas para as ter-ças, quartas e quintas-feiras, pelo fone: (84) 3231-9223. A Pizzaria funciona de terça a domingo,inclusive feriados, das 18h às 23h30.

e deixa ambiente mais bonito

Pizzas da Fratelli estão sendo muito elogiadas pelos clientes que estão conhecendo a casa

Ampliação aumentou ou espaçoe a quantideade de mesas norestaurante

Alexandre Cabral e a esposa Priscila, donos da Fratelli

FOTOS THYAGO MACEDO

Page 63: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 63

Page 64: Revista Deguste

64 DE GUS TE • dezembro • 2012

Restaurante Piazzale ItáliaAv. Deputado Antônio Florêncio de Queiroz, 12 Ponta Negra (Rota do Sol) - Natal/RNFone: (84) 3236-2697www.piazzaleitalia.com.br

Piazzale de Ponta Negra

Um dos principais restaurantes deNatal, o Piazzale de Ponta Negra, lan-çou um bufê de self-service no horáriodo almoço. Funcionando há 15 anosno mesmo endereço, em um belo imó-vel cercado de área verde no início daRota do Sol, o restaurante sempre fun-cionou com o serviço à La carte, mo-dalidade que requer mais tempo napreparação dos pratos. Por isso, nemsempre as pessoas podiam frequentarseu horário de almoço durante a se-mana, pois precisavam retornar logopara seus expedientes no trabalho.

Agora, com o bufê à disposiçãotambém para o próprio cliente se ser-vir, possibilitando refeições mais rápi-das, é certo que muita gente que nãoia à casa ao meio dia acabe incorpo-rando esse prazer.

O dono do Piazzale, empresárioWitame Gomes, que tem 30 anos co-mo restauranteur em Natal, conhecen-do o mercado gastronômico desde aépoca em que lançou seu primeiro barna Praia do Meio, o Artemanhas, estáempolgado com a novidade. A inten-ção dele é incluir pratos da culináriamediterrânea, com mexilhões, peixeinteiro fresco, muitos frutos do mar esaladas.

agora tem self-service no almoço

Saladas e frutos do mar são opçõe sempre presentes no cardápio

Witame Gomes é o fundador do Piazzale e supervisiona o almoço

FO

TO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 65: Revista Deguste

DE GUS TE • se tem bro • 2010 65

Page 66: Revista Deguste

66 DE GUS TE • setembro • 2012

Page 67: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 67

Page 68: Revista Deguste

68 DE GUS TE • setembro • 2012

Restaurante Cozinha da PipaRua da Gameleira, 20Praia da Pipa – Tibau do SulFones: (84) 3246-2556 / 9956-6043 / 9473-0775

Restaurante Cozinha da PipaRadicado há um ano em Barra do Cunhaú, onde é proprietário do res-

taurante Punto Cunhaú, no litoral sul potiguar, o empresário argentinoSérgio Santiago Saraleguy decidiu expandir seus negócios e inaugurou, nodia 13 de outubro, o mais novo restaurante da Pipa, ao qual batizou de ACozinha da Pipa, um aconchegante endereço situado na Rua da Gameleira,em frente à Pousada Cavalo Marinho, uma daquelas belas ladeiras que de-ságua na rua principal da Pipa.

Pelo menos por enquanto, o restaurante só funciona à noite, com car-dápio à La carte, com pratos regionais, frutos do mar, massas e risotos.

A ideia de Sérgio é manter um restaurante de bom padrão, amplo, pa-ra atrair famílias inteiras que queiram espaço e comida farta. “São pratosbem servidos que dão para 02 pessoas”.

Sérgio decidiu investir na Pipa porque gostou da ideia de ter um novoempreendimento. O imóvel que ele escolheu foi o de um colega que temuma ótima estrutura. Após uma reforma, o lugar ficou bonito e atrativo,despertando no cliente a vontade de parar e jantar.

Além do restaurante, há três apartamentos para alugar, com diárias quecustam em média R$ 120, e estão reservados praticamente até o final dejaneiro.

Restaurante fica em uma das ruas principais de Pipa

Cardápio inclui frutos do mar e pratos regionais

Sérgio Santiago é dono de outro restaurante em B. do Cunhaú

O bonito ambiente interno é climatizado

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 69: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 69

Page 70: Revista Deguste

70 DE GUS TE • outubro • 2012

Page 71: Revista Deguste

DE GUS TE • junho • 2012 71

Page 72: Revista Deguste

72 DE GUS TE • novembro • 2012

Pastéis e Massas ExpressPraça de Alimentação Hipper Bompreço - Prud. de MoraisFones: (84) 3231-5219 / 8856-6456

Pastéis eMassasExpress querabrir 8ª loja

Uma das maiores redes de fast food do RioGrande do Norte é a Pastéis e Massas Express,com sete lojas espalhadas em Natal, Canguaretamae Barra do Cunhaú. No entanto, uma das mais an-tigas delas é a do Hipper Bompreço da AvenidaPrudente de Morais, comandada pela empresáriaElza Augusta Limeira da Silva, nascida na cidadede Serra de São Bento.

Comerciante há 37 anos (já foi dona de loja deroupas, locadora de vídeos, entre outros estabele-cimentos), Elza controla os negócios com o mari-do, Nilton (que também possui padarias), e os trêsfilhos, Charllis, Alisson e Nilton Júnior.

A pretensão do grupo é abrir uma 8ª unidade.Para isso, estão de olho em algum ponto que sejapróximo ao Estádio Arena das Dunas, para apro-veitar a grande movimentação da Copa do Mundo.

Elza é fundadora da rede de lojas, que hoje tem 7 unidades do Rio Grande do Norte

Loja do Hiper Bompreço é uma das mais antigas da rede Pastéis e Massas Express

FOTO THYAGO MACEDO

Page 73: Revista Deguste

DE GUS TE • abril • 2012 73

Page 74: Revista Deguste

74 DE GUS TE • setembro • 2012

Charutos Arturo Fuente

A

Folhas de CubaTota Barbosa - to tabs@hot mail.com

volver uma das séries mais conhecidas da marca. O FuenteOpus X surgiu a partir de um sonho dos dois. Mesmo semapoio e desacreditados, Don Carlos e Carlos Filho decidi-ram cultivar, em suas plantações, uma folha de excelentequalidade. Muitos profissionais não acreditavam que essefeito seria possível levando em consideração a pouca expe-riência da dupla.

Evitando os comentários, mantiveram a idéia em segre-do e deram ao projeto o nome de X. Em 1992, houve a pri-meira colheita e apesar da maioria dos "experts" dizeremque aquilo não daria certo e que eles não tinham experiên-cia no plantio, o resultado foi surpreendente. A produçãohavia gerado folhas ricas e oleosas, e que deram forma a umcharuto de qualidade excepcional. O nome foi uma home-nagem aos idealizadores. A palavra Opus faz referência àcriatividade, obra de arte e ao trabalho de uma vida. E, des-ta forma, nasceu o Fuente Fuente Opus X, uma das sériesmais conhecidas e desejadas.

A Arturo Fuente possui mais de 40 formatos, todavia al-guns são destaques entre os consumidores. Confira: ChateauFuente Robusto, vendido em vários tamanhos; Churchill,Double Chateau Fuente (corona gorda) e HemingwaySignature (corona gorda), considerados corona gorda; PetitCorona e Rothschild (robustos); e Spanish Lonsdale, um le-gítimo lonsdale.

Presente no mercado americano, os Arturo Fuente sãopotentes, elegantes e bastante saborosos, quem teve aoportunidade de apreciá-lo não esqueceu, quem não teveeste privilégio ainda existem raras unidades. Para nós, a di-ferenciação de um bom habano está nos pequenos deta-lhes, onde os Arturo Fuente se encaixam com firmeza.

A família Fuente é uma das maiores produtoras de cha-rutos na República Dominicana. A marca de charutos ArturoFuente é também uma das mais importantes do país. Batizadacom o nome da família que a administra, a empresa é umadas maiores produtoras do país e uma das poucas que plan-ta o fumo para a utilização na produção dos seus puros. Amarca com o mesmo nome é uma das mais vendidas e maisdifíceis de encontrar nos Estados Unidos. A sua história teminício por volta de 1912, na Flórida, quando nasceu a pri-meira fábrica, porém estabeleceu-se na República Dominicana,onde tem quatro unidades.

A sua fama e qualidade resultaram até mesmo numa cer-ta limitação da compra. Como é o caso nas tabacarias ame-ricanas, que são vendidas apenas duas unidades dos charu-tos para cada consumidor, sem falar que está cada vez maisdifícil encontrar exemplares dos habanos nos Estados Unidos.Toda essa popularidade tem levado clientes a adquirirem,até mesmo, caixas vazias da marca que chegam a alcançar opreço de US$ 25.

Os protagonistas de todo esse sucesso são: Don Carlos,o pai, e Carlos Júnior, o filho. Partiu deles a ideia de desen-

Page 75: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 75

Page 76: Revista Deguste

76 DE GUS TE • se tem bro • 2010