revista cuide-se bem #3

100

Upload: revista-cuide-se-bem

Post on 03-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Cuide-se Bem #3
Page 2: Revista Cuide-se Bem #3
Page 3: Revista Cuide-se Bem #3
Page 4: Revista Cuide-se Bem #3
Page 5: Revista Cuide-se Bem #3
Page 6: Revista Cuide-se Bem #3
Page 7: Revista Cuide-se Bem #3
Page 8: Revista Cuide-se Bem #3

EDITORIALEXPEDIENTE

Direção GeralMichel Ferrari Lopes

JornalistaMarília Monteiro

A Revista Cuide-se Bem não se responsabiliza pelos produtos, promoções e artigos assinados. Qualquer reprodução depende de autorização. Cópia é crime.

Projeto gráfico ediagramação:Mdesign Comunicaçãowww.mdesign.ppg.br

Impressão:Gráfica Igilwww.igil.com.br

(11) 4584.1692(11) 97216.3682

Tiragem: 20.000 exemplares

Periodicidade Trimestral

Distribuição Gratuita

Rua Rangel Pestana, 828 Edifício Comercial Jatobá - Sala 06Centro - Jundiaí/SP - CEP: 13.201-000

Fale conoscoVocê quer comentar a edição, darsugestões, tirar dúvidas ou participardas seções da Cuide-se Bem?Entre em contato [email protected]

[email protected]

/revistacuidesebem

www.revistacuidesebem.com.br

Com a chegada do calor, muita gente vibra e se anima, pois a estação propicia aquelas idas

mais frequentes às praias, parques, piscinas e ba-res - quem não gosta? Mas, por outro lado, muitos se preocupam mais com a saúde nesta época, porque o sol não está para brincadeira!

Por isso, nesta edição trazemos uma série de ma-térias que vão te ajudar a entrar nesse clima mais quente sem tantos receios: temos uma especialista falando sobre cuidados preciosos com o cabelo para mantê-lo impecáveis, e também abordamos a queridinha drenagem linfática, apontando suas funções, benefícios e aplicações.

Além de falarmos sobre o calor, essa edição também conta com algumas dicas para manter-mos uma dieta saudável, com algumas refeições elaboradas, além das dicas de alimentos termogê-nicos que são uma boa ferramenta no controle da obesidade. Falando nisso, a Koubo aparece nesta edição como a fruta moderadora de apetite, não perca a leitura!

Entramos na reta final para o ano acabar. Muitos já estão cansados, mas agora começamos a pensar nos preparativos para datas comemorativas, nas merecidas férias e em como passar bem estes der-radeiros meses. Realmente é preciso calcular tudo isso minuciosamente, mas lembre-se sempre que mais importante que a chegada, é o caminho.

Cultive mais sorrisos, mais abraços, mais alegrias: agora é a hora, pode colocar a culpa no calor! Programe-se mais para o que te importa de verdade, deixando em segundo plano aqui-lo que te distancia do amor e da felicidade. Desejamos a todos, óti-mos dias de sol e muito filtro solar!

Page 9: Revista Cuide-se Bem #3
Page 10: Revista Cuide-se Bem #3
Page 11: Revista Cuide-se Bem #3

11

VIDA LIGHT

1214161819

Dieta Delivery: Comida saudável na porta de casa

Projeto Vhita de Henry Okigami

Prepare-se para o Verão com Saúde

Receitas

Kits Ipê

ÍNDICE

seção

Page 12: Revista Cuide-se Bem #3

DIEta DElIvEry: coMIDa sauDávEl nA PORTA DE CASA“Consequência natural, uma eliminação deaproximadamente 2 kg a cada 5 dias”

Quantas vezes você tentou iniciar uma dieta, preparou todos os pratos em

casa nos horários que sua nutricionis-ta indicou... E não passou do terceiro dia? De alguma forma, não foi possível se manter na dieta e continuar a preparar suas refeições frescas e balanceadas.

Talvez os horários indicados para as re-feições não batam com sua agenda, ou a quantidade de comida não te satisfaz, talvez você não saiba ou não goste de cozinhar, ou a variedade de alimentos exi-gidos inclua alguns que você não come. Entendendo essa dificuldade, desenvolvi um cardápio para uma dieta detox onde eu mesma faço os alimentos e entrego aos clientes, facilitando todo o processo para se manter na linha.

Com o objetivo de desintoxicar totalmente o organismo e acelerar o metabolismo, a

dieta aumenta a qualidade de vida e tam-bém oferece, como consequência natu-ral, uma eliminação de aproximadamente 2 kg a cada 5 dias, aumentando também a autoestima dos participantes.

Como as refeições são elaboradas dia-riamente com produtos frescos e de óti-ma procedência, criei um roteiro para as entregas das seis refeições diárias que ofereço, que acontecem entre 10h e 13h: na segunda, dou os alimentos de terça, na terça entrego as refeições de quarta e assim por diante até sábado, finalizando os cinco dias.

Há ainda a possibilidade de fazer um car-dápio personalizado de acordo com as necessidades e restrições alimentares de cada participante.

Satisfação completa dos participan-tes. Prove você também!!!

Juliana Zuquetto CulinaristaFone: 11 97664.9876 / 11 4807.0543

Juliana Zuquetto

Page 13: Revista Cuide-se Bem #3

13

DIETA DETOX

Quinta:Café: suco verde, pão sem glú-ten e geléia de damascoLanche: salada de fruta e cháAlmoço: arroz integral, frango em cubos com gergelim, couve refogada e saladaJantar: caldo de feijão, couve e bruschettaCeia: pistache

Sexta:Café: suco vermelho, pão sem glúten e pasta de gergelimLanche: pera e cháAlmoço: macarrão sem glúten, molho pesto e saladaJantar: torta de espinafre e suco de maracujáCeia: castanhas do pará

Sábado:Café: suco laranja com biscoi-tão de arrozLanche: goiaba e cháAlmoço: risoto com salmão, amêndoas e salada verdeJantar: salada de feijão brancoCeia: castanhas de caju

Terça:Café: suco verde, pão sem glúten c/ creme de ricotaLanche: avelã e cháAlmoço: arroz integral, es-trogonofe de frango, bróco-lis e saladaJantar: cuscuz marroquinoCeia: coco laminado

Quarta:Café: suco verde, pão sem glúten com manteiga de gheeLanche: uvas verdes e cháAlmoço: arroz integral, baca-lhoada e saladaJantar: quiche de alho poró e alfafaCeia: damascos

Imag

ens

ilust

rativ

as

Consulte-nossobre cardápiosdiferenciados.

Page 14: Revista Cuide-se Bem #3

CHEGOU !! projetoVhita de Henry

Okigami agora no Mundo Verde Jundiaí

Av. Jundiaí, 527, Jundiaí - (11) 2709 - 1292

Page 15: Revista Cuide-se Bem #3

CHEGOU !! projetoVhita de Henry

Okigami agora no Mundo Verde Jundiaí

Av. Jundiaí, 527, Jundiaí - (11) 2709 - 1292

Page 16: Revista Cuide-se Bem #3

ProDutos vItaForOs alimentos termogênicos são uma

boa ferramenta no controle da obesidade. É importante aliar o consumo dos alimen-tos termogênicos a uma dieta alimentar equilibrada, hipocalórica, pobre em gor-duras saturadas e habituar-se à prática frequente de atividades físicas (pois ace-leram o metabolismo energético).

TERMO PLUSum concentrado de extratos termogêni-cos em pó que garante mais praticidade de consumo. Contém extratos de chá verde, laranja-amarga, manga-selvagem e guaraná que potencializam o emagre-cimento e reduzem a vontade de ingerir doces. Ele também é um produto auxiliar

na redução de gordura, com ingredientes naturais e um ótimo sabor, além de ser formulado com ingredientes rigorosamen-te selecionados para oferecer um produto eficaz e de rápida absorção.

COLÁGENOnos dias de hoje, a preocupação com a saúde e qualidade da pele se tornou algo evidente no público feminino e masculi-no. O COLAGEnTEK é constituído por colágeno hidrolisado, vitaminas e mine-rais que melhoram a biodisponibilidade e potencializam a síntese do colágeno no organismo.

Evidências mostram que a utilização do colágeno hidrolisado pode favorecer a

PREPARE-SE PARA O VERÃO COM saÚDE Na GrÃo & cIa

Andréa B. RossiAndréa Bissoli RossiProprietária da Grão & CiaLoja Especializada em Produtos semGlúten e sem LactoseProdutos Diet’s , Light’s e OrgânicosLinha de Spa em Casa

Rua Eduardo Tomanik, 155Chácara Urbana11 3964-8485Facebook.com/graoecia

Page 17: Revista Cuide-se Bem #3

17

NUTRIÇÃO

saúde da pele, podendo contribuir com o seu nível de elasticidade e, consequente-mente, melhora de seu aspecto.

Também é conhecido que o colágeno hi-drolisado pode ser benéfico no tratamen-to de algumas desordens que envolvem estruturas, como ossos e cartilagens. A prolina, aminoácido presente na molécu-la de colágeno, estimula a produção de ácido hialurônico, que pode promover mudanças morfológicas na cartilagem. Com isso, pode auxiliar no tratamento de osteoartrites.

GLUTAMINAA glutamina é um aminoácido fantástico com diversas funções benéficas para o organismo. Portanto, a suplementação com a glutamina pode oferecer reforço imunológico reduzindo o risco de ocor-

rência de infecções. Segue abaixo os principais benefícios:

• Melhora o sistema imunológico• Melhora reparação do intestino• Auxilia no ganho da massa muscular• Melhora processos inflamatórios• Pode ser usado por pacientes adultos e pediátricos• Diminui o catabolismo• Eleva os níveis de hormônio do crescimento• Aumenta força• Reduz o tempo de recuperação• Aumenta os níveis de resistência• Diminui o risco de overtraining

Procure um nutricionista capacitado para analisar a real necessidade de suplemen-tação e a melhor forma de uso. O impor-tante é sentir-se bem e estar saudável!

Page 18: Revista Cuide-se Bem #3

18

RECE

ITAS

Receitas

SuCo EStiMuLADoR DE BRonzEAMEnto

Ingredientes 1 copo de suco de laranja puro 1 cenoura 1 fatia de abacaxi

Tome o suco antes de ir se bronzear

Modo de PreparoModo de preparo: Rale a cenoura bem fina e pique a fatia de aba-caxi. coloque-as no liquidificador juntamente com o suco de laranja puro. Bata tudo. Dica: Evite coar os sucos de verão, para não per-der as fibras das frutas e opte por não adoçá-los. Se não resistir, prefira o mel, que é um adoçante natural. Consuma o suco imedia-tamente após seu preparo.

Fontes das receitas:Receitas de Mãe: www.receitasdemae.com.br

SALADA CAROLINA

Ingredientes

150ml de azeite de oliva extra virgem Suco de 1/2 limão Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto 1 colher (chá) de mostarda Dijon ou de mostarda amarela (americana)2 pés de alface-americana, cortada em tiras 5 tomates grandes e bem maduros, com pele e sementes, cortados em cubos 200 a 300g de parmesão ralado grosso 4 ovos cozidos, ralados na parte grossa do ralador

Modo de PreparoPara a salada: coloque num re-cipiente a alface, os tomates, o parmesão e os ovos.Para o molho: misture bem o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino e a mostarda em uma vasilha. Despeje o mo-lho sobre a salada, misture bem e sirva!

Fontes das receitas:Site M de Mulher: www.mdemulher.abril.com.br

Page 19: Revista Cuide-se Bem #3
Page 20: Revista Cuide-se Bem #3

Entre em forma e aproveite o melhor da estação.

www.mundoverde.com.br

Mundo Verde Jundiaíav. Jundiaí, 527. Tel.: (11) 2709-1292

facebook.com/[email protected]

PIT: R-JUN-0019-14-2 • ARTE: Anuncio • FORMATO: 33x23 • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2014.08.25 • AF: RAPHAELR-JUN-0019-14-2_anuncio_pre_verao_33x23.indd 1 8/25/14 5:02 PM

Page 21: Revista Cuide-se Bem #3

Entre em forma e aproveite o melhor da estação.

www.mundoverde.com.br

Mundo Verde Jundiaíav. Jundiaí, 527. Tel.: (11) 2709-1292

facebook.com/[email protected]

PIT: R-JUN-0019-14-2 • ARTE: Anuncio • FORMATO: 33x23 • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2014.08.25 • AF: RAPHAELR-JUN-0019-14-2_anuncio_pre_verao_33x23.indd 1 8/25/14 5:02 PM

Page 22: Revista Cuide-se Bem #3

22

BOA FORMA

ÍNDICE

seção

2428

Trantando e prevenindo lesões

Treinamento Funcional: A Tendência que pegou!

Page 23: Revista Cuide-se Bem #3

Saiba mais em: evoluaestudio.com.br | Ou ligue: 11 4805.5454

DE SENTIR DOR?DA FALTA DE QUALIDADE DE VIDA?DE NÃO ALCANÇAR PERFORMANCE?

CANSADO?A

MBIENTE CLIMATIZ

AD

OA

MBIE

NTE CLIMATIZAD

O

NÓS PODEMOS MUDAR ISSO!O Estúdio Evolua preparou um espaço com

estrutura diferenciada para a aplicação

plena do treinamento funcional. Através de

uma metodologia inovadora o Evolua une

treinamento funcional e terapia manual para

garantir o resultado que você procura de

forma segura e responsável.

Centro Emp. Villa Jobim - Sala 602 | Vl. Virgínia, Jundiaí | SP.

TERAPIA MANUALC

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio_16,5x23cm_cuidesebem_set|14.pdf 1 09/09/14 16:35

Page 24: Revista Cuide-se Bem #3

avalIaçÃo BIoMEcâNIca DacorrIDa: trataNDo E prEvENINDo LESõES.

Você sofre com alguma lesão relacio-nada à corrida que melhora com re-

pouso, recursos anti-inflamatórios e alon-gamentos, mas volta a doer no retorno aos treinos? Isso é muito comum e acon-tece porque a maioria das lesões em cor-redores tem como uma de suas causas a sobrecarga mecânica sobre as articu-lações e músculos. Enquanto essa carga excessiva que faz o corpo sofrer não for diagnosticada e tratada adequadamente, o problema pode estar sempre com sua resolução incompleta. Veja alguns exem-plos típicos:

• síndrome fêmoro-patelar: esta patolo-gia, que gera dor na região anterior do joelho, tem como uma de suas causas a inclinação da articulação para dentro (valgo dinâmico) durante o movimento da

corrida. Este padrão de movimento mui-tas vezes é observado mesmo em pesso-as com força muscular normal. Portanto é preciso observar a execução do gesto esportivo para identificar o problema.

• Fasceíte plantar: a pronação excessiva do tornozelo e a falta de força na mus-culatura do pé podem levar à fasceíte plantar, patologia que assombra grande número de corredores.

A Avaliação Biomecânica da Corrida identifica essas causas mecânicas das le-sões e assim permite a elaboração de um tratamento focado na origem do proble-ma, e não somente nos sintomas.

O movimento do corpo durante a corrida é filmado e analisado em câmera lenta em

Raquel Castanharo Fisioterapeuta graduada na USP Possui Mestrado em Biomecânica da Corrida (USP) Realizou pesquisa no exterior sobre Biomecânica da Coluna Vertebral (University of Waterloo – Canadá) Colunista do Globo Esporte – Eu Atleta Colunista do Corrida no Ar Trabalha com avaliação e tratamento de praticantes de corrida.São Paulo Rua Bela Cintra, 299 – Sala 51 Jundiaí Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 388 (Estrada da Malota) Equilíbrio e Movimento 11 3379.8406 11 99264.4570 www.moverefisioterapia.com

Raquel Castanharo

Page 25: Revista Cuide-se Bem #3

25

FISIOTERAPIA

um software de análise do movimento. tipo de pisada, força muscular, flexibilida-de e postura também são avaliados para um entendimento completo do caso do corredor.

A partir das informações da Avaliação, são orientados fortalecimentos específi-cos e educativos para melhorar a postu-ra durante a corrida, de forma a reduzir a sobrecarga e tornar o movimento mais eficiente.

Muitas pessoas pensam que, por ser au-tomático e inconsciente, o movimento da corrida não pode ser alterado. Pode sim! com exercícios e educativos específicos para corredores é possível aprimorar a forma de correr, tratando e prevenindo le-sões. É possível melhorar sempre!

Acesse: www.moverefisioterapia.com

Page 26: Revista Cuide-se Bem #3
Page 27: Revista Cuide-se Bem #3
Page 28: Revista Cuide-se Bem #3

28

PERS

ONA

L TR

AINER

trEINaMENto FuNcIoNal :a tENDêNcIa quE pEGou!

Atualmente, o treinamento funcional está em alta, porém não pode ser

considerado algo moderno. na antigui-dade, atletas gregos já utilizavam esse método para a melhora do desempenho físico. A prática, além de ser fácil e trazer muitos benefícios, pode ser realizada em parques, espaços abertos ou fechados, e até mesmo em casa.

O treinamento consiste em exercícios que utilizam movimentos naturais do ser hu-mano como: pular, correr, saltar, agachar, girar e empurrar. O adepto ao treino irá apresentar melhora na força, flexibilidade, agilidade, condicionamento físico, equilí-brio e resistência.

A combinação de diferentes habilidades, como por exemplo: o treino aeróbico e de equilíbrio, cria uma série de variações que diminuem a monotonia. Pode-se di-zer que o corpo fica mais “inteligente”. Assim, atividades complexas do dia a dia tornam-se fáceis e menos desgastantes. Contudo, a melhora da consciência cor-

poral pode ser aliada ao treino de muscu-lação, que auxilia para um melhor desem-penho e maior resistência.

Os adeptos apresentam melhorias como: melhor resistência cardiovascular, diminui-ção do percentual de gordura, emagreci-mento e definição muscular. algumas das opções a serem utilizadas para o treina-mento são: discos, hastes, cones, caixas, elásticos, cordas, bolas e até pneus. Até mesmo idosos se beneficiam por esta prática, já que o treinamento funcional previne lesões e respeita a individualidade corporal de cada um.

A combinação entre treinamento funcio-nal e treinamento resistido é o que tem feito mais sucesso nas academias. Alia-dos, podem ser praticados por qualquer pessoa e se tornam uma alternativa para quem busca melhores resultados. Para garantir a segurança e eficiência da ati-vidade, o acompanhamento de um pro-fissional de Educação Física é sempre recomendado.

thiago Sousa CREF: 042341-G/SPEducador Físico e Personal Trainer

Fone: 11 99772.1948

Thiago Sousa

Page 29: Revista Cuide-se Bem #3
Page 30: Revista Cuide-se Bem #3
Page 31: Revista Cuide-se Bem #3
Page 32: Revista Cuide-se Bem #3
Page 33: Revista Cuide-se Bem #3

33

CUIDE-SEBEM

ÍNDICE

seção

34363840

Koubo: a fruta que ajuda a emagrecer

Sorria e preserve sua Saúde Bucal!

Você tem Tonturas?

Estresse pode causar acne

Page 34: Revista Cuide-se Bem #3

o QuE É KouBo® ?KouBo™ é um extrato da cactácea Cereus sp, uma planta do deserto com ação na redução do apetite e, que consequentemente, auxilia no controle de peso corporal em dietas de emagrecimento de baixas calorias, além de ter ação diurética, reduz conside-ravelmente a vontade de comer doces.Koubo® é considerado o primeiro fitoterápico moderador de apetite patenteado do mer-cado brasileiro.

QuAL A CoMPoSiÇÃo Do KouBo® ?O Koubo® contém Proteínas, Fibras, Vitamina C, Omega 3 e Omega 6 e aminoácidos, além de outras substâncias responsáveis pela ação moderadora do apetite e redutora de gorduras.

inDiCAÇÃo Do KouBo® ?Koubo é indicado para quem está fazendo dietas de baixa caloria, na busca de perda de peso e de medidas de forma natural e segura.

QuAiS AS VAntAGEnS Do KouBo® ?• Moderador de apetite natural (diminui a vontade de comer)• auxilia na redução da vontade de comer doces• possui ação Diurética• trabalha como antioxidante• redutor de medidas corporais• redutor de lDl (colesterol ruim)

EStuDoS CLÍniCoS CoM KouBo®

um estudo clínico para comprovação da eficácia do koubo como um emagrecedor fi-toterápico de sucesso, foi realizado com 65 indivíduos do sexo masculino e feminino por um perído de 90 dias. os resultados demonstram que o insumo fitoterápico Koubo acelera o emagrecimento com maior efetividade, tornando a redução de peso eficaz, rápida e segura.

CoMo KouBo® FUNCIONA?Koubo funciona estimulando a liberação de glucagon - Hormônio responsável pela re-gulação dos níveis de glicose no sangue - desencadeando a glicogenólise e a lipólise,

KouBo: a Fruta quE ajuDa a EMaGrEcEr E prEvINE oENvElhEcIMENto prEcocE

Page 35: Revista Cuide-se Bem #3

23

CUIDE-SE BEMconsequentemente, disponibiliza energia para célula contribuindo com o processo de saciedade.

onDE EnContRAR o KouBo?O Koubo® é um insumo farmacêutico e não pode ser encontrado em balcões de farmá-cias. não é um medicamento pronto para consumo, trata-se de um nutracêutico que deve ser manipulado em uma farmácia de manipulação especilizada que fornecerá o medicamento em doses seguras e garantindo o produto através de selo de autenticidade distribuído pelo seu fornecedor.

CoMo uSAR o KouBo?Segundo especialistas e nutricionistas que já recomendam a utilização do Koubo para complementar a dieta de seus pacientes, o ideal para uma pessoa adulta é usar no má-ximo duas capsulas de Koubo por dia. Cada capsula tem 200 mg e deve ser ingerida antes das refeições, preferencialmente o almoço e o jantar.

EFEitoS CoLAtERAiS Do KouBo® ?Devido a sua propriedade hiperglicemiante, Koubo® não deve ser usado por diabéticos.Consulte sempre um medico, nutricionista ou farmaceutico para que o tratamento seja prescrito de forma correta e segura.

Page 36: Revista Cuide-se Bem #3

sorrIa E prEsErvE sua saÚDEBucal!

A estética facial é fundamentalmen-te estabelecida pelos olhos e pela

boca - lábios e arcadas dentárias. Ela representa a parte mais sensual, íntima e exposta do corpo humano. Bocas com hálito agradável, com dentes saudáveis, limpos e claros, aproximam as pessoas, favorecem atividades profissionais, criam amizades e relacionamentos duradouros. Ao contrário, dentes escurecidos, man-chados e cariados, evidenciam falta de higiene bucal, corpórea e de autoestima - dificultando esses relacionamentos pro-fissionais e pessoais.

A falta de um ou mais dentes ou o po-sicionamento incorreto deles ocasionado pela extração ou pela má formação gené-tica das arcadas dentárias, podem gerar além de problemas estomacais (pela falta de trituração correta da comida), o impe-dimento da absorção de nutrientes ali-mentares pelo organismo. nestes casos, a execução de implantes osseointegra-dos e próteses dentárias são indicadas, restabelecendo assim a função mastiga-tória e a estética tão desejada.

Alimentar-se adequadamente, praticar exercícios físicos, buscar tratamentos al-ternativos para amenizar o stress diário são atitudes fundamentais para instituir e manter as condições de saúde corpórea. Contudo, deve-se lembrar que não bas-ta ter uma boa alimentação: a digestão requer que os alimentos sejam “prepa-rados ou modificados em sua essência” para serem incorporados ao organismo. A digestão tem início na boca através da mastigação dos alimentos, pelos dentes íntegros e saudáveis, além das enzimas digestivas presentes na saliva.

E para que possamos desfrutar de boas condições dentárias, necessitamos de cuidados básicos principalmente com as cáries, doenças gengivais e câncer bu-cal, além de doenças sistêmicas, como endocardites bacterianas, doenças pul-monares, entre outras provenientes de placa bacteriana (película que se forma nos dentes após cada alimentação for-mada por restos alimentares e bactérias da boca).

Dra. Ana Paula Di Fiore CRO 54913 Especialista em Implantodontia. Estética, Prevenção. Professora Colaboradora do curso de Especialização em Implantodontia APCD Jundiaí.www.defiori.com.br Facebook: D.F.odontologia

Dra. Ana Paula

Av. Itatiba, 110 – Vila Liberdade - Fone: 11 4521.2459

Page 37: Revista Cuide-se Bem #3

37

ODO

NTOLO

GIA

Higiene bucal e limpezas periódicas como raspagens, polimentos e aplicações de compostos fluoretados são de suma importância para o controle de placa bacteriana, pois proporcionam dentes saudáveis e bonitos, além de melhores condições e qualidade de vida.

Há sorriso de todos os tipos, com den-tes perfeitos ou arcadas não tão primo-rosas. Sorrisos metálicos e adolescentes ou mesmo seniores - o mais importante é preservá-lo, e que ele seja importante para cada um!

Equipe: Dr. Sergio Reinaldo Di FioreEspecialista, Mestre e Doutor em Prótese Dentária pela usp.Pós Graduado em Reabilitação Oral no

casumigaseki, Institute of post-Graduate Dentstry, Tóquio-JapãoMembro e Professor da Sociedade Brasi-leira de Reabilitação Oral.Professor aposentado em Prótese Den-tária puccampinas e universidade são Francisco Bragança Paulista.Professor Especialização em Prótese Dentária F.o. u.F sergipe/aracaju

Dr. Marco Antônio Di FioreEspecialista em Prótese Dentária pela universidade são Francisco Bragança Paulista.Mestre em Prótese Dentária pela Faculda-de de Odontologia São Leopoldo Mandic, Campinas.Prof. Da Escola de Aperfeiçoamento Pro-fissional em prótese dentária da apcD/SP

Page 38: Revista Cuide-se Bem #3

Com menos de um centímetro, o labi-rinto é um órgão que fica dentro do

ouvido, em forma de três argolas (canais semicirculares) e tem a função de regular o equilíbrio do corpo. Os transtornos do equilíbrio são doenças freqüentes, capa-zes de comprometer severamente a qua-lidade de vida.

A Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB) correponde a 80% das vestibulo-patias periféricas e é um problema mecâ-nico do labirinto, apresentando sintomas característicos como crises de vertigem intensa, principalmente ao movimentar a cabeça, levantar, abaixar e olhar para cima. Estas crises podem acontecer inú-meras vezes ao dia, também acompanha-das por desequilíbrio corporal, sensação de cabeça vazia ou pesada, visão turva, sudorese, zumbido, náusea e vômitos.

Todas estas sensações imprimem um sentimento de insegurança e angústia à

vida diária do paciente. Esta disfunção ocorre quando cristais de carbonato de cálcio, presentes em uma região chama-da utrículo, se degeneram e migram para os canais semicirculares do labirinto.

Em pessoas com VPPB, a cada movi-mento de cabeça, os “cristais” se movi-mentam anormalmente e atrapalham o funcionamento natural do labirinto.

Atualmente casos assim têm solução mais rápida, graças a progressos tecno-lógicos que facilitam o diagnóstico e o tratamento das labirintopatias. O exame de Video Frentzel Digital é recente, mo-derno e junto com outros testes contribui para uma completa avaliação otoneuroló-gica.

Este exame utiliza uma câmera de alta definição, com tecnologia infravermelha, para registrar e reproduzir com precisão os movimentos oculares do paciente. A

EXaME DE vÍDEo FrENtZEl DIGItal: Nova tÉcNIca poDE coNtrIBuIr para o trataMENto DE toNturas

Andrea EikmeierAndrea EikmeierFga. CRFa 10038 Formada pela USP (Universidade de São Paulo) em 1998.Realizou curso de extensão na universidade de Gainesville na Flórida, USA. Especializada em Otoneurologia e Reabili-tação Vestibular.

Rua Anchieta, 620 – Centro.Fone: 11 4522.1700 / 11 4583.1403

Page 39: Revista Cuide-se Bem #3

39

TONTURAS

principal aplicação do exame de Video Frentzel Digital é no diagnóstico preciso da VPPB. Por meio da complexa análise das variantes de um reflexo ocular (nistag-mo), como direção e latência, é possível identificar com precisão o labirinto afeta-do e o canal acometido.

O procedimento mais recomendado nos casos de VPPB são as manobras de re-posicionamento canalicular, que tem por objetivo mover os cristais presentes anor-malmente no canal semicircular, de volta ao local de origem, o que por sua vez, leva ao desaparecimento da vertigem e sintomas associados.

Existem diferentes manobras de reposi-cionamento canalicular, sendo de extrema importância o reconhecimento do canal

acometido, para a escolha da manobra correta. Quando aplicada corretamente, apresenta resultados rápidos, sendo que em alguns casos basta apenas uma ses-são para paciente já ter a cura dos sin-tomas. Além de reduzir a quantidade de medicamentos ingeridos pelo paciente, ou até descartá-los, as manobras de re-posicionamento canalicular e os exercí-cios de Reabilitação Vestibular trazem de volta a qualidade de vida de pessoas que sofrem com esta doença.

Se você sofre com tontura e os sin-tomas acima descritos, procure seu médico. nas próximas edições falaremos mais sobre a Reabilitação Vestibular e outras técnicas de avaliação.

Page 40: Revista Cuide-se Bem #3

EstrEssE poDE causar acNE EM MulhErEs acIMa DE 25 aNosDisfunção hormonal é o principal agente causador do problema

Existem muitos mitos a respeito da acne e o maior deles é achar que é coisa de adolescente. É verdade que ela costuma aparecer durante a puberdade, já que as alterações hormonais aumentam a ole-osidade da pele. Mas a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-gradu-ada pela Harvard Medical School, conta que o problema também pode aparecer nos adultos de ambos os sexos, apesar de ser mais comum em mulheres acima dos 25 anos. “Mesmo quem não tinha espinhas na adolescência pode ser sur-preendido pela acne quando menos es-pera!”, exclama a médica.

um dos principais desencadeadores do problema é o estresse. “Ele aumenta a liberação de cortisol no corpo, perturban-

do o equilíbrio hormonal.” É por causa desse desequilíbrio que a disfunção hor-monal é outra grande causa dessa pato-logia. “Também é por aumento de hormô-nios que aparecem espinhas durante a TPM, por exemplo”, explica Valéria.

A acne aparece quando as glândulas sebáceas produzem óleo demais, que entope os poros e acumula resíduos, bactérias e células inflamatórias. Essa obstrução é chamada de comedão, que pode ter o topo preto ou branco. “Come-dões abertos ficam com as pontas pretas e são conhecidos como cravos, enquanto os fechados têm pontas brancas, ou seja, são as espinhas.”

Valéria destaca que o aumento do hor-mônio masculino é também causador de

Dra. Valéria Campos Formada pela Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu, Valéria Campos foi médica estagiária do departamento de dermatologia da Boston University e Research Fellow em derma-tologia e laser pela Harvard Medical School. Concluiu mestrado na Faculdade de Medicina da USP e atualmente é professora convidada responsável pelo ambulatório de laser da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e da Faculdade de Mogi das Cruzes. Mais informações em www.valeriacampos.com

Dra. Valéria

Page 41: Revista Cuide-se Bem #3

41

DERMATO

LOG

IA

disfunção e acne. “Ele pode estar relacio-nado ao aumento de pelos na face, bem como distúrbios menstruais e disfunção ovulatória, que podem inclusive estar as-sociados à infertilidade”, esclarece a mé-dica.

Para tratar a acne, algumas medidas ge-rais incluem o uso de sabonetes neutros, evitar produtos oleosos, loções derma-tológicas e substâncias esfoliativas. “Os esfoliantes apenas limpam os poros, mas não impedem a produção dos sebos. Es-foliar demais, aliás, pode aumentar a ole-osidade”, alerta a especialista. De acordo com a médica, atualmente, existem equi-pamentos de laser e LED que podem ser usados em casa e são muito eficientes nestes casos.

Existem também tratamentos com antibi-óticos e reposição hormonal, que só po-dem ser feitos com o acompanhamento de um dermatologista. “É muito comum algumas pessoas acharem que o produ-to que funcionou para o amigo ou familiar também vai funcionar para ela. no entan-to, além de não obter melhora nenhuma, o quadro pode inclusive piorar”, previne Valéria.

Além disso, estudos recentes têm mos-

trado uma ligação cada vez mais estreita entre a dieta e a acne. Alimentos como o leite e produtos ricos em açúcares podem ser o gatilho para causar as indesejadas espinhas. “não é o chocolate em si que causa a acne, mas o leite e o açúcar con-tidos nele”, explica a dermatologista. Isso ocorre provavelmente porque o excesso de glicose desequilibra a produção de insulina, que, por sua vez, causa uma in-flamação celular, aumentando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Page 42: Revista Cuide-se Bem #3

42

MAMÃE CORUJA

ÍNDICE

seção

4752

Doenças que aparecem com o calor

Dislexia

Page 43: Revista Cuide-se Bem #3

MAMÃE CORUJA

Page 44: Revista Cuide-se Bem #3
Page 45: Revista Cuide-se Bem #3
Page 46: Revista Cuide-se Bem #3
Page 47: Revista Cuide-se Bem #3

47

PEDIATRIA

DÚvIDa DE MÃE: DoENças quEAPARECEM COM O CALORÉ só aumentar a temperatura, que as

mamães já se preparam para muitas brincadeiras fora de casa, exposição in-tensa ao sol, terra, areia e todas as carac-terísticas desses meses; porém às vezes são pegas de surpresa por uma ou outra doença que chega nessa época.

uma delas pode ser a Brotoeja, que é uma erupção da pele causada pelo ex-cesso de suor. Ela costuma aparecer como pequenas bolinhas vermelhas normalmente no pescoço, costas, peito e nas “dobras” do corpo. Evite roupas sintéticas e qualquer tipo de agasalho en-quanto a criança estiver exposta ao sol. Caso ela já esteja com as manchinhas e elas não amenizarem naturalmente, con-sulte o médico.

Outro problema comum é a Gastroente-rite, como muitas vezes a criança passa um longo período na piscina ou na praia, opta-se por comer salgadinhos, frituras e outras “porcarias”, que em excesso po-dem causar vômito, diarreia e desidrata-ção. nessa época é preciso evitar ao má-

ximo esse tipo de alimentação, e tomar muito cuidado com a água: só ofereça água potável ou mineral para as crianças. A Micose também corre com frequência nesta época. Ela gera coceira e lesões como manchas esbranquiçadas ou ver-melhas, que descamam. Para evitá-la, é necessário ficar atenta quanto às roupas e sapatos: eles devem estar bem secos e limpos.

Outra manifestação recorrente nesta épo-ca é a Conjuntivite. Ela pode ser viral (quando associada à gripe), causada por infecção bacteriana, alérgica ou por quei-madura solar. Em qualquer um dos casos, deve-se urgentemente consultar um mé-dico que irá identificar o tipo da conjuntivi-te, e depois indicar seu tratamento.

Para que os pequenos não sofram com o calor, ofereça sempre muito líquido, não os deixe expostos ao sol por longos pe-ríodos, utilize sempre roupas leves e con-fortáveis e lembre-se sempre do bom e velho protetor solar!

Dr. Elzo GarciaDr. Elzo Garcia Jr CRM: 88.576 Pediatria / Neonatologista

Page 48: Revista Cuide-se Bem #3
Page 49: Revista Cuide-se Bem #3
Page 50: Revista Cuide-se Bem #3
Page 51: Revista Cuide-se Bem #3
Page 52: Revista Cuide-se Bem #3

DIslEXIa

A dislexia é considerada um distúrbio de leitura e escrita, assim como,

um déficit do processamento fonológico, isto é, há uma dificuldade para se fazer a correspondência do fonema (som) com o grafema (símbolo gráfico). É um quadro clínico que se manifesta pelas dificulda-des na escrita e na leitura, portanto é na sala de aula muitas vezes que ela é iden-tificada. ao iniciar as atividades escolares, grande parte das vezes, os disléxicos não demonstram dificuldades em todas as matérias, pois muitos são hábeis por ma-temática, por exemplo. A questão maior é voltada para o aprendizado letrado, pois nessas atividades é que é percebida a existência de várias distorções.

Veja alguns exemplos:• confusão dos sons semelhantes: T/D-P/B-C/G-S/Z-F/V;• confusões na grafia: B/D-p/q-N/u-G/q/M/N-j/G;• Inversões: SAPATO/SATAPO-PAR/PRA;• supressão:

BRAnCO/BAnCO-CARRO/CAO;• adição: CASA/CASCA-MAL/MALE;• repetição: CARAMEMELO-BAnAnAnAnA.

Além disso, outras observações de-vem se identificar no individuo dislé-xico:

• a leitura é lenta, hesitante e sofrida;• compreensão difícil e limitada de textos;• relutância para ler e escrever;• Muito estresse para ler em voz alta;• Dificuldade para soletração;• Déficit de memória visual para reconhe-cimento dos grafemas;• Desorientação esquerda/direita, dificul-dades com o próprio corpo;• lentidão para execução de tarefas es-critas e com isso grande parte das vezes fica incompleta;• Dificuldade para memorização sequen-cial do alfabeto, tabuada, dias da sema-na, meses do ano;• Dificuldade para se organizar, organiza-

Angélica BizzarroPsicanalista / Psicopedagoga ClínicaEspecialista em Distúrbios Globais doDesenvolvimento (DGD)Proprietária da Clínica Saber Ser

Angélica Bizzarro

Espaço de Educação terapêutica

SABER

Page 53: Revista Cuide-se Bem #3

53

PSICOPEDAG

OG

IA

Há 24 anos orientando um diferencial para seu filho!

• Psicopedagogia• Psicoterapia • Profissionais especializados • Avaliação e tratamento de distúrbios• Avaliações em casos específicos• inclusão e orientação

Rua Zuferey, 927 – Vila Progresso 11 [email protected]

ção de tarefas e organização do espaço;• Desempenho bastante instável;• Escrita pouco legível, pois não respei-tam pontuação e separação de palavras;• Erros ortográficos, por não conseguirem fazer correspondência da letra ao som• Dispersão e desatenção são frequentes, pois são muito sensíveis à ruídos e movi-mentos;• Memorização se apresenta comprome-tida e falha a memória de curta duração;• Dificuldade em aprender uma segunda língua, pela parte escrita e pela memória da grafia.

A partir de várias observações feitas, se faz necessário procurar uma avaliação psicopedagógica dirigida para melhor esclarecimento da família e educadores. Beneficiando a formação emocional e intelectual de seu filho, quanto mais pre-ventiva for a avaliação, maiores ganhos teremos em rendimentos cognitivos e so-ciocultural.

Espaço de Educação terapêutica

SABER

Page 54: Revista Cuide-se Bem #3
Page 55: Revista Cuide-se Bem #3
Page 56: Revista Cuide-se Bem #3
Page 57: Revista Cuide-se Bem #3
Page 58: Revista Cuide-se Bem #3
Page 59: Revista Cuide-se Bem #3
Page 60: Revista Cuide-se Bem #3
Page 61: Revista Cuide-se Bem #3
Page 62: Revista Cuide-se Bem #3

62

FASHION TRENDS

ÍNDICE

seção

63667073

Tal Mãe, Tal Filha: A tendência do século passado

Lipoescultura ortomolecular

Sistema dos cinco elementos

Benefícios da drenagem linfática

Page 63: Revista Cuide-se Bem #3

FASHION TRENDS

63

HISTÓRIA DA M

ODA

“tal MÃE, tal FIlha”: a tENDêNcIa Do sÉculo passaDo.

Q uando o assunto é moda, boas his-tórias são reveladas. Estilistas do século passado, que são conhecidos mundial-mente, transformaram o cenário fashion e nos presentearam com o que vestimos. Graças a vários movimentos e criações, hoje podemos ter roupas mais confortá-veis e adequadas a diversas atividades, tanto para adultos, quanto para crianças. Pensando neste conceito, uma nova ten-dência vem fazendo a cabeça de mulhe-res e meninas, a chamada “Tal mãe, tal filha”, que tem ganhado destaque até en-tre personalidades famosas e seus filhos.

Mas como essa “moda” surgiu? Tudo co-meça no ano de 1889 em Paris, quando a então chapeleira Jeanne Lanvin, resolveu abrir sua própria loja de chapéus. Mais tarde, Lanvin teve sua primeira e única filha, que era sua principal fonte de ins-piração. Apaixonada pela menina, ela co-meçou a desenvolver belos vestidos que faziam muito sucesso com a clientela.

Depois de certo tempo, as outras mães se encantaram e passaram a encomen-dar os vestidos para suas crianças. O su-cesso foi tão grande que elas come-çaram a desejar vestidos parecidos com os de suas filhas. Então, Jeanne Lanvin passou a costurar os mesmos modelos para mães e filhas até que em 1909 abriu sua Maison.

Madame Lanvin trabalhava principalmen-te com tecidos fluidos, linhas arquitetôni-cas e muito romantismo, o que a tornou uma das estilistas mais influentes do sé-culo XX. Atualmente, a marca Lanvin é comandada pelo estilista Alber Elbaz, que dá continuidade a seu belíssimo trabalho.

Pamella Turatti Produtora e Consultora de Moda

11 96352.6699www.facebook.com/pamellaturattimoda

Pamella Turatti

Jeanne Lanvin

Page 64: Revista Cuide-se Bem #3
Page 65: Revista Cuide-se Bem #3
Page 66: Revista Cuide-se Bem #3

66

FISIO

TERA

PIA

lIpoEscultura ortoMolEcular: MoDElE o corpo E ElIMINEtoXINasA Lipoescultura Ortomolecular Gessada

é muito eficaz no tratamento contra a celulite, tem alto poder vasodilatador e auxilia em problemas circulatórios e de retorno venoso, como as varizes e mi-crovarizes. Além disso, o procedimento desintoxica e regenera as células do or-ganismo, além de modelar o corpo e re-duzir medidas pela eliminação da gordura branca e do lixo tóxico do nosso corpo.

o ativo principal (lEort®) tem afinida-de pela célula de gordura, ou seja, tem facilidade em quebrar a molécula. Essa molécula de gordura cai na corrente cir-culatória para ser utilizada em forma de energia, sendo facilmente eliminada pelo organismo. no entanto, para que isso ocorra, é importante praticar alguma ati-vidade física.

Diga adeus às celulites!Com ação sistêmica o tratamento atua

na circulação sanguínea como um imã, capturando toxinas e radicais livres que são considerados “lixo” metabólico por prejudicarem o funcionamento correto do nosso organismo.

Para ter o efeito de esculpir o corpo, a Lipoescultura Ortomolecular Gessada uti-liza uma cinta compressiva para imobilizar as partes do corpo a serem tratadas. O tratamento ainda oferece milhares de ou-tros efeitos coadjuvantes e benéficos ao organismo como um todo.

É uma tecnologia científica genuinamen-te ortomolecular, cuja base de pesquisa é datada dos anos 80. O tratamento é 100% seguro e indicado para diversos tratamentos e necessidades, porém há também contraindicações, que só podem ser avaliadas por um profissional especia-lista.

Dra. Gisléia toledo de oliveiraFisioterapeuta DermatofuncionalCREFITO 169803-F

Rua: Irmã Crescência Culturato, 34 AChácara Urbana – Jundiaí11 2434.0203www.facebook.com/fisiogisleia

Dra. Gisléia

INDICAÇÕES:- Celulite graus 1,2,3 e 4;- Gordura localizada;- Flacidez tissular;- Modelagem corporal;- Desintoxicação metabólica e orgânica;- Perda de medidas.

CONTRAINDICAÇÕES:- Gestantes e lactantes;- Dermatites;- Renais crônicos;- Diminuição da função hepática;- Hipertireoidismo.

Page 67: Revista Cuide-se Bem #3
Page 68: Revista Cuide-se Bem #3

Um tratamento. Três benefícios. Vários elogios.

TrilipoLançamento

Trata suas formas, realça sua beleza.onodera.com.brOs tratamentos somente serão realizados em mulheres acima de 18 anos, e após aprovação médica. Os eventuaisresultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.

desde o músculoaté a pele.

tonifica2a gordura localizada.

reduz1

as suas curvas.

remodela3 Onodera JundiaíRua São Lázaro, 580Tel.: 2709-7128

Agende sua consultoria estética gratuita.

AF - 3230 O - Trilipo - Anúncio Jundiaí 33x23.indd 1 12/08/14 11:44

Page 69: Revista Cuide-se Bem #3

Um tratamento. Três benefícios. Vários elogios.

TrilipoLançamento

Trata suas formas, realça sua beleza.onodera.com.brOs tratamentos somente serão realizados em mulheres acima de 18 anos, e após aprovação médica. Os eventuaisresultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.

desde o músculoaté a pele.

tonifica2a gordura localizada.

reduz1

as suas curvas.

remodela3 Onodera JundiaíRua São Lázaro, 580Tel.: 2709-7128

Agende sua consultoria estética gratuita.

AF - 3230 O - Trilipo - Anúncio Jundiaí 33x23.indd 1 12/08/14 11:44

Page 70: Revista Cuide-se Bem #3

70

AUTO

CONH

ECIM

ENTO

sIstEMa Dos cINco ElEMENtos IDENtIFIca potENcIaIs E vIrtuDEs

nova ferramenta possibilita que cada pessoa possa se reconhecer

para se autoeducar e promover rela-ções mais harmônicas.

conhecer a si mesmo é o desafio que cabe a cada ser humano no seu processo de vida. Entretanto, não basta simples-mente reconhecer sua personalidade. O autoconhecimento precisa revelar o que há de mais profundo na natureza de cada indivíduo: a virtude que faz dele um ser humano. Toda pessoa traz dentro de si um potencial inato de virtude que precisa ser revelado, para que encontre sua ver-dadeira força e habilidade.

“Descobrir seus próprios potenciais é aprender a amar a si mesmo.”

Assim, a Ad Lumen acredita que através da educação, é possível despertar valo-res universais de caráter e virtude, como a justiça, o respeito, a honestidade, o amor e a sabedoria. Para auxiliar nesse processo, utilizamos uma ferramenta ba-seada nos princípios da natureza: o Sis-tema dos Cinco Elementos.

Esta teoria, oriunda da Filosofia chinesa, é a base de práticas que vêm sendo ampla-mente empregadas no Ocidente, como a

acupuntura, fitoterapia e Feng shui (equi-líbrio de ambientes). Os Cinco Elementos - Madeira, Fogo, terra, Metal e Água - representam energias com características distintas que correspondem às diferentes etapas dos ciclos da natureza.

sob a influência de um elemento, uma pessoa tende a desenvolver determi-nados traços de personalidade que, se identificados, podem ser alterados e de-senvolvidos.

Quer descobrir qual é o seu elemen-to? Acesse o site e utilize o software online gratuito que acaba de ser lan-çado pela.

Ad Lumen:www.adlumen.com.br

o Instituto ad lumen reúne pessoas de diferentes áreas e formações, que tem o objetivo de desenvolver uma educa-ção ética para o relacionamento humano, através de princí-pios de virtude que auxiliem na construção do caráter, inde-pendente de crença, raça ou cultura. Se você compartilha deste mesmo objetivo, junte-se a nós!

www.adlumen.com.br www.facebook.com/institutoadlumen

Page 71: Revista Cuide-se Bem #3
Page 72: Revista Cuide-se Bem #3
Page 73: Revista Cuide-se Bem #3

73

DERMATO

FUNCIONAL

BENEFÍcIos Da DrENaGEMlINFátIca

Quase todas as mulheres já ouviram falar da famosa Drenagem Linfática. Essa técnica de massagem tem o objetivo de estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, retirando o ex-cesso de líquido (linfa) que fica acumulado entre as células. Com isso diminui-se o in-chaço corporal e consequentemente me-lhora-se o aspecto da pele com celulite. Além de ativar circulação em geral, é uma terapia extremamente relaxante.

A massagem deve ser realizada por um fisioterapeuta especializado, principal-mente nos casos de tratamento pós-ope-ratório de cirurgias estética ou reparado-ra. Mulheres grávidas também podem ser beneficiadas, pois ela elimina a retenção de líquidos e pode ajudar a prevenir celuli-te e as temidas estrias da gestação. Pode ser feita de 1 a 3 vezes por semana.

Os benefícios gerais podem ser sentidos imediatamente após uma sessão. Mas no caso da celulite, os resultados dependem também de outros fatores como o grau da celulite; alterações hormonais e nível

de estresse; alimentação e até mesmo o tabagismo – é necessário mudar os hábi-tos que prejudicam o organismo e favore-cem a retenção de líquidos.

não há corpo bonito e saudável sem al-guns “sacrifícios” e mudanças de com-portamento. A drenagem linfática apli-cada regularmente e em conjunto com uma alimentação saudável pode revelar um corpo lindo e uma pele lisinha. um bom começo é reduzir a quantidade de sódio, que não está presente apenas no sal, mas também em alimentos industriali-zados como doces, biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes. Inclua muitas fibras em sua alimentação, que dão maior saciedade e melhoram o funcionamento intestinal (ajudando também a diminuir a retenção de líquidos). Inclua no seu dia a dia o hábito de beber muito líquido e pra-ticar exercícios. uma caminhada diária e a garrafinha de água como fiel companheira já formam o início de um corpo mais leve.

Alie essas práticas à drenagem linfática e sinta-se uma nova mulher! um grande abraço e até a próxima!

Dra. Iara EstevesDra. Iara EstevesCrefito: 47.061-F• Fisioterapeuta Dermatofuncional• Título de Especialista pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional e COFFITO• Pós-graduada pelo Programa de Pesquisa Científica em Cirurgia Plástica da UNIFESP

Av. Amadeu Ribeiro, 265 Anhangabaú Jundiaí/SP11 4807.2240 / 11 2816.2240www.hares.com.br

Diga adeus ao inchaço e à celulite

Page 74: Revista Cuide-se Bem #3
Page 75: Revista Cuide-se Bem #3
Page 76: Revista Cuide-se Bem #3

76

PAPO DE SALÃO

ÍNDICE

seção

8183

Todos os cuidados que você precisa!

7 cuidados que seu cabelo merece neste calor

Page 77: Revista Cuide-se Bem #3

PAPO DE SALÃO

Page 78: Revista Cuide-se Bem #3
Page 79: Revista Cuide-se Bem #3
Page 80: Revista Cuide-se Bem #3
Page 81: Revista Cuide-se Bem #3

81

CUIDADOS DIARIO

S

Espaço paula pastrE : toDos os cuIDaDos quE você prEcIsa!As mulheres tem uma rotina cheia de

tarefas e por isso, até na hora de se cuidarem, precisam otimizar o tempo. pensando nisso, unimos opções eficazes para deixar os seus cabelos, mãos e pés impecáveis em um só espaço!

Pés: porque eles merecem uma pau-sa! Embora tenham sido criados para prote-gê-los, às vezes os calçados são respon-sáveis por diversos desconfortos, agres-sões e até doenças! Portanto, o cuidado com os pés não é apenas uma simples questão de estética e embelezamento, mas principalmente, uma questão de saú-de. Poder contar com um podólogo para tratamento e prevenção de patologias como micoses, calosidades, unha encra-vada, unha superposta e fissuras faz toda a diferença.

Mãos mais suaves e unhas mais for-tes!Hoje, podemos contar com produtos

para o tratamento de unhas enfraqueci-das e estriadas através da reposição de proteína e esmaltes mais suaves quimi-camente, que além de embelezar, têm alta durabilidade. Você realmente vai ter unhas mais fortes!

Cabelos longos e nutridos: invista na cauterização e no corte bordado!Cortar é muito importante, mas se você não quer diminuir o comprimento, pode fazer um tratamento não químico, como a cauterização. Com essa nutrição super profunda, é possível repor a proteína do fio e recuperar as cutículas. quer um novo look? Invista no queridinho do momento: o corte bordado. Ele tira as pontas duplas ou ressecadas de toda a extensão do fio, diminuindo consideravelmente o frizz, o ressecamento e aumentando o brilho e a maciez.

no Espaço Paula Pastre, você vai encon-trar tratamentos especiais que te deixarão ainda mais bela!

Paula PastreHair Stylist Make up artist ha mais de 20 anos. Foi Docente e Coordenadora da Area de Beleza do Senac.

Rua Eduardo Tomanik, 174 – Chácara Urbana Jundiaí/SP4497.0435 l 4521.9807

Paula Pastre

Equipe Manicure Juliana Podóloga

Page 82: Revista Cuide-se Bem #3
Page 83: Revista Cuide-se Bem #3

83

HAIR STYLIST

7 cuIDaDos quE sEu caBEloMERECE nESTE CALOR

É chegada a época dos dias mais bri-lhantes e divertidos! Mas o calor tam-

bém pode provocar danos ao cabelo. veja como se proteger e ficar mais linda nessa época:

1. Proteja-seDê preferência aos xampus e condicio-nadores desenvolvidos para te proteger da exposição solar. Invista também nos protetores solares em spray e borrife algu-mas vezes ao dia. Se estiver em alguma situação de ação intensa do sol, a dica é usar um boné ou chapéu para comple-mentar a proteção do seu cabelo.

2. Cachos impecáveisuse o creme para pentear (com protetor térmico), que ajuda a fechar a cutícula e dar forma aos fios. Depois de sair da pis-cina ou do mar, é necessário enxaguar o cabelo com água doce para retirar o ex-cesso de sal ou cloro, e então reaplicar o creme – isso vale para os lisos também!

3. olha o óleo!Essas belezinhas estão super em alta e podem ser muito úteis para hidratar, nutrir e amenizar o frizz. Vale a pena experimen-tar os óleos de Argan, Macadâmia e tam-bém de Ojon.

4. E o secador?A temperatura quente do secador au-menta o ressecamento, além de tirar o brilho e a maciez do cabelo. uma opção é usá-lo no modo frio, a uma distância de aproximadamente 30 cm da cabeça.

5. Hidrate. Hidrate MUITOFaça hidratação duas vezes por semana, com uma máscara reparadora. Lembre-se: antes das férias, feriados ou dos pe-ríodos com grande exposição solar, faça uma hidratação profunda, que fortaleça os cabelos contra as agressões.

6 Sem quebrarEvite pentear o cabelo ainda molhado: deixe-o secar um pouco e só depois penteie com um pente de dentes largos. prender ou amarrar os fios úmidos tam-bém está na lista proibida.

7. RelaxeO estresse libera substâncias que são capazes de deixar a pele e os cabelos com sinais de fragilidade e pouca saúde. Tranquilize-se, pratique atividades físicas, conviva com pessoas que gosta e verá que estes hábitos também te deixarão mais bela!

Gil ZanoloHair Stylist

Rua Irmã Crescência Culturato, 34 A Chácara Urbana - Jundiaí/SP(Próximo ao Hospital Santa Elisa) 11 3963.2005 / 97544.8100

Gil Zanolo

Page 84: Revista Cuide-se Bem #3
Page 85: Revista Cuide-se Bem #3

85

VIVER BEM

ÍNDICE

seção

8688

um tempo somente para você - viva plenamente agora

O Mal-Estar da adolescência

Page 86: Revista Cuide-se Bem #3

uM tEMpo soMENtE para você- vIva plENaMENtE aGora

Absorvidos pelo cotidiano, envolvidos em nossos projetos pessoais, pode-

mos nos perceber arrastados por deve-res, compromissos, afazeres diversos, e quando há algum tempo disponível, nos entregamos, cansados, a alguma sorte de entretenimento ou descanso. Mesmo assim, há- basta uma parada estratégica para avaliar o próprio presente- que são insuficientes esses momentos de rela-xamento para que o sentimento de vida plena se efetive: o tempo está sendo con-sumido em um desenfreado ritmo.

Pergunto: esse propósito é existencial? Os projetos pessoais aos quais você se entrega, estão alinhados ao seu propósito de vida? Você sente realização, apesar do desgaste? Sua autoestima, sua realiza-ção pessoal, suas relações interpessoais, seu prazer de viver estão em alta? Se sua resposta for sim a estas questões, cele-bre, você está bem alinhado ao seu pro-pósito existencial. Se porventura este não for o seu caso- se você sente frustração, se sente sufocado, sente anseios, me-

dos, solidão, falta de entusiasmo para o amanhã- acredito que seja o momento de fazer uma solene parada para rever todos os seus projetos, sua própria concepção de propósito existencial, sua vida, e seu poder- incontestável- de escolher e rede-finir seu futuro, agora, no presente.

Eis a proposta que lhe ofereço: vamos refletir e conversar a respeito do seu mo-mento presente, sobre seus sentimentos, seus projetos; vamos conversar sobre a pessoa mais importante da sua vida: você. afinal, se você não se sentir pleno e entusiasmado, não terá a totalidade do que pode oferecer àqueles que ama. Tudo começa e termina em seu respeito e amor por você.

Se considerarmos ideias de célebres pen-sadores como Friedrich nietzsche e Mar-tin Heidegger, respectivamente- o eterno retorno e o Ser em si (Dasein)- já temos material para avaliarmos se estamos em harmonia com nossa própria essência. Faço saber: apenas imagine, que tudo

Marcelo HindiMarcelo Hindi Psicoterapeuta, Psicanalista e Filósofo Clínico. Especialista em Neurobiologia da Ansiedade, com vasta experiência em Terapia Cognitivo Comportamental e Análise Transacional Graduado e Pós Graduado em Filosofia.Para contatos e agendamento de consultas: [email protected] www.terapiaviverbem.com.br Tel.: (11) 94830-9429

Page 87: Revista Cuide-se Bem #3

87

PSICOTERAPEUTA

em si ou ser, trata-se de viver a vida au-têntica- uma vida em que nenhum projeto absorve você e sim, você, como ser que é escolhe e vive com autenticidade e au-tonomia realizadora, cada projeto, cada momento que escolher.

Bem, apresentei algumas considerações interessantes para lhe fazer a seguinte proposta: que tal fazermos essa parada solene para tratarmos de sua realização pessoal, seu prazer de viver e sua relação com todos que te circundam como gra-tificante afetuosa e realizadora? vamos conversar, que tal? um abraço!

o que viveu até hoje, cada experiência, cada sentimento, cada escolha feita, cada escolha que foi deixada de lado, tudo, absolutamente tudo que constituiu sua vida até agora , será exatamente sua vida, pela eternidade do tempo, isto é, se repetirá sem nenhuma mudança. Apenas imagine. Este é o eterno retorno- uma ideia curiosa e interessante, que pode nos informar a respeito de nosso momento: o que você sente se isso fosse um fato? O que você não viveu o que não escolheu o que não sentiu a que não se dedicou? O que, bem no fundo do seu peito você sente que poderia mudar? Quanto ao ser

Page 88: Revista Cuide-se Bem #3

o Mal-Estar Da aDolEscêNcIa

A adolescência é uma passagem obri-gatória, atormentada e ao mesmo

tempo criativa para o limiar da maturida-de. O adolescente deixa gradativamente de ser uma criança e ruma duramente para ser um adulto.

Três aspectos distintos e complementares estruturam a adolescência; o biológico, o sociológico e o psicanalítico. A puberda-de é o aspecto biológico, momento em que o corpo da criança é alvo de um “tsu-nami” hormonal que alteram as formas anatômicas. O sociológico é o período transicional entre dependência infantil e a emancipação do jovem adulto.

À luz da psicanálise, o adolescente é um jovem que se projeta para a vida e freia repentinamente, desolado, desesperan-çado, para se lançar novamente, possu-ído pela chama da ação. nele tudo é con-traste e contradição. Ele pode mostrar-se

agitado e indolente, revoltado e confor-mista, taciturno e eufórico, intransigente e esclarecido, entusiasta e, bruscamente, apático e deprimido.

O adolescente que se manifesta por meio de comportamentos compulsivos, é um jovem com dificuldade de verbalizar seu mal-estar, seu sofrimento difuso, res-tando aos adultos soprarem as palavras que lhe falta. Seu mal-estar revela-se não através das palavras, mas em atos. um psicanalista interpreta um ato violento de um adolescente como a expressão de uma dor interior não sentida, anestesiada, camuflada por uma vontade de potência e imunidade acompanhada de solidão e desconfiança.

Comportamentos de risco notáveis são os depressivos e isolamento, drogas, álcool (bebedeira de sábado à noite), maconha, tentativas de suicídio e con-

Marco túlio Silva de oliveiraPsicanalista e PsicólogoCRP 06/113235

Av. Malota nº 140, ChácaraMalota, Jundiaí/SPCel: (11) [email protected] www.tuliopsicanalista.com.br

Marco Túlio

Page 89: Revista Cuide-se Bem #3

89

PSICOLO

GIA

sumados, além de distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), a pornografia invasi-va na tv e internet associada à violência, a ciberdependência dos videogames e o uso exagerado dos chats, bem como o desinteresse escolar e escapadas que fo-mentam atos delituosos.

Além desta tormenta psíquica, há de se considerar o “luto da infância perdida”. uma perda inexorável que persevera até a conquista da maturidade, que lhe im-põe, a contragosto, a elaboração do luto de sua infância.

Aos pais que vivenciam este período crí-tico de seus filhos, algumas recomenda-ções podem ser de valia na resolução de contextos conflituosos sem gravidade.Saber esperar que a tempestade passe é o melhor antídoto. A adolescência é uma etapa com os dias contados.

ao advertir seu filho, este não atenta tanto para a crítica e a emoção expressas em suas palavras, e sim para a sua disponi-bilidade de espírito. Ele necessita da cer-teza de que você não perdeu a confiança nele.

Além de condenar e punir, é essencial firmar compromissos com o jovem, sa-ber negociar. Ao ocorrer um desvio de

conduta, procure não reagir de imediato. Postergue para o dia seguinte a conver-sa sobre o evento mostrando-se firme e aberto ao diálogo.

nunca o compare com seus irmãos ou com outro jovem exemplar. Isto não infla-ma o seu orgulho, pelo contrário, o de-sencoraja e o humilha.

Nunca preveja um fracasso de seu filho, pois isto demonstra a sua falta de con-fiança nele. pelo contrário, seja sempre positivo.

Os pais se surpreendem com o tom con-gratulatório de outros dirigido à um jovem intransigente em casa. Muitas vezes ele percebe o amor dos pais como sufocan-te. Isto o leva a considerar o amor de ter-ceiros mais gratificante por exigir menos dele.

seja realista e ame seu filho como ele é. Suas atitudes com ele derivam da ideali-zação que você faz sobre ele: “O que ele deveria ser”.

Os pais devem reconhecer duas perdas: a perda de uma criança que se emanci-pou e da ilusão de um adolescente ideal; estudante obstinado, seguro, idólatra da família e transigente com seus valores.

Page 90: Revista Cuide-se Bem #3
Page 91: Revista Cuide-se Bem #3
Page 92: Revista Cuide-se Bem #3
Page 93: Revista Cuide-se Bem #3
Page 94: Revista Cuide-se Bem #3
Page 95: Revista Cuide-se Bem #3

95

CASA &DECORAÇÃO

ÍNDICE

seção

96 Abras as portas da sua casa para a primavera

Page 96: Revista Cuide-se Bem #3

aBra as portas Da sua casa para a prIMavEra

Ela chegou: a prIMavEra! sem som-bra de dúvidas uma das estações

mais bonitas do ano começa a nos mos-trar seus primeiros frutos. É o momento ideal para renovar a energia da casa e trazer para próximo dos nossos olhares toda a beleza e encanto proporcionados por este momento.

Você pode aproveitar ambientes que mui-tas vezes estão esquecidos ou sem uso para montar um jardim e até mesmo cul-tivar plantas em vasos. Como exemplo, mostramos nesta edição a solução para um jardim interno sob uma escada, onde utilizamos plantas e pedras, uma maneira de trazer o verde para o interior com fácil manutenção.

É possível também trabalhar com arran-jos de flores em vasos com temas florais, para enriquecer móveis e ambientes in-ternos da residência ou apartamento. Já para áreas externas a dica é trabalhar com canteiros próximos a muros e circu-lação de pedestres.

nesta ocasião aproveite para realizar a poda nas árvores e gramados. Jardins externos merecem cuidados extras para evitar que as plantas adoeçam. Estes locais, quando bem cuidados, conferem beleza e harmonia entre o homem e a na-tureza.

Aproveite o momento e traga cor, alegria e vida para sua casa e seus momentos!

Renata FerrazRenata FerrazGraduada em Arquitetura e Urbanismo, Técnica em Edificações e Design de Interiores pela ETEVAV - Escola Técnica Estadual ‘Vasco Antônio Venchiarutti’, onde também leciona.Proprietária do escritório Ferraz Arquitetura, fundado em 2009, e integrante do IAB – Instituto de Arquite-tos do Brasil.Rua Prof. Jose Leme do Prado, 308Jd. Primavera – Jundiaí/SPFone: 11 [email protected]

Page 97: Revista Cuide-se Bem #3

97

ARQUITETURA

Page 98: Revista Cuide-se Bem #3
Page 99: Revista Cuide-se Bem #3
Page 100: Revista Cuide-se Bem #3