revista cuide-se bem #2

100

Upload: revista-cuide-se-bem

Post on 01-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Cuide-se Bem #2
Page 2: Revista Cuide-se Bem #2
Page 3: Revista Cuide-se Bem #2
Page 4: Revista Cuide-se Bem #2
Page 5: Revista Cuide-se Bem #2
Page 6: Revista Cuide-se Bem #2

EDITORIALEXPEDIENTE

Direção GeralMichel Ferrari Lopes

JornalistaMarília Monteiro

A Revista Cuide-se Bem não se responsabiliza pelos produtos, promoções e artigos assinados. Qualquer reprodução depende de autorização. Cópia é crime.

Projeto gráfico ediagramação:Mdesign Comunicaçãowww.mdesign.ppg.br

Impressão:Gráfica Igilwww.igil.com.br

(11) 4584.1692(11) 97216.3682

Tiragem: 20.000 exemplares

Periodicidade Trimestral

Distribuição Gratuita

Rua Rangel Pestana, 828 Edifício Comercial Jatobá - Sala 06Centro - Jundiaí/SP - CEP: 13.201-000

Fale conoscoVocê quer comentar a edição, darsugestões, tirar dúvidas ou participardas seções da Cuide-se Bem?Entre em contato [email protected]

[email protected]

/revistacuidesebem

www.revistacuidesebem.com.br

Ah o frio! Que delícia é poder usar aquela coberta macia e dormir aquecido; tomar

um chocolate quente ou uma sopa bem preparada e sentir o corpo esquentando aos poucos para enfrentar o clima gelado. Isso tudo faz parte da estação mais charmosa do ano!

Aproveitando esse clima acolhedor, prepa-ramos matérias incríveis para que você se anime a cuidar melhor não só da sua apa-rência, mas também do seu interior. Falamos do comportamento das mães e cuidadores, acupuntura e a importância dos limites para crianças.

Nesta edição também trazemos dicas para cuidar do corpo nessa época, técnicas que ajudam a emagrecer – sim, o frio é a melhor estação para perder peso – sugestões de looks para esquecer aquela blusa desajeitada e andar sempre na moda, além de tendências de cabelos e maquiagem para os meses que vem por aí.

Tudo foi preparado com muito carinho, come-morando esses meses que iniciam a segunda etapa do ano, uma fase que inspira a con-clusão de projetos, ou início de outras atividades. Mas lem-bre-se sempre: não saia de casa sem seu bom humor; te-mos 24 horas diárias para perceber algum detalhe que nos faça sorrir!

Um abraço eboa leitura!

Page 7: Revista Cuide-se Bem #2
Page 8: Revista Cuide-se Bem #2
Page 9: Revista Cuide-se Bem #2

09

CUIDE-SE BEM

ÍNDICE

seção

10121418

Alergia a esmaltes

Dor ciática não é doença

Drenagem Linfática em Cápsulas

Acupuntura

Page 10: Revista Cuide-se Bem #2

CERCA DE 10% DA PoPULAção possuI alerGIa a esmaltesQuase 95% dos casos são causados pela presença de “tolueno” na composição do produto

Entre todos os cosméticos, o esmalte é o que mais frequentemente causa

alergia nas pessoas. A reação se dá gra-ças a quatro grandes vilões presentes na composição do produto: formaldeído, to-lueno, mica e dibutilftalato (DBP).

Muito se ouve falar dos males do for-maldeído, mais conhecido como formol. A substância é geralmente encontrada na resina do esmalte, cuja função é dar aderência e durabilidade ao produto. “o uso de formol já é proibido nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa ociden-tal, mas ainda falta uma conscientização no Brasil”, alerta a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasilei-ra de Dermatologia e pós-graduada pela Harvard Medical School.Apesar disso, o formaldeído é responsá-

vel por apenas 5% dos casos de alergia a esmaltes. A grande maioria das reações alérgicas, na verdade, é causada pelo to-lueno. “É um solvente muito barato, por isso também é muito usado nas fórmulas tradicionais”, explica a especialista.

A boa notícia é que a eliminação da subs-tância na composição dos esmaltes já é uma tendência mundial. Apesar de mais raro, algumas reações alérgicas podem ainda ser provenientes da mica, pigmento muito utilizado nos esmaltes perolados e cintilantes.

Mais recentemente, alguns estudos cien-tíficos vêm mostrando que o dibutilftala-to é outra substância que deve receber atenção. “Muitas pesquisas já tacharam o DBP como cancerígeno. E ele é bastante

Dra. Valéria Campos Formada pela Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu, Valéria Campos foi médica estagiária do departamento de dermatologia da Boston University e Research Fellow em derma-tologia e laser pela Harvard Medical School. Concluiu mestrado na Faculdade de Medicina da USP e atualmente é professora convidada responsável pelo ambulatório de laser da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e da Faculdade de Mogi das Cruzes. Mais informações em www.valeriacampos.com

Dra. Valéria Campos

Page 11: Revista Cuide-se Bem #2

11

DERMATO

LOG

IA

usado nas fórmulas, já que faz o esmalte durar mais”, sinaliza Valéria.

os sintomas se manifestam, normalmen-te, no rosto e no pescoço, apresentando vermelhidão e coceira. Porém, sintomas comuns podem resultar de alergia à ali-mentos e maquiagens. “Para ter certeza do motivo real da alergia, só consultando um dermatologista”, recomenda a espe-cialista.

Pra quem já sabe que é alérgico a esmal-tes, uma solução é utilizar as fórmulas hi-poalergênicas. Mas, segundo a doutora, mesmo elas podem causar reações. Por isso, o médico dermatologista deve sem-pre ser consultado.

Além disso, vale a dica de ficar alguns dias sem esmalte e aproveitar o perí-odo para hidratar as unhas. Para Va-léria, o inverno é a melhor época do ano para fazer isso. “O ideal é passar 3 dias por semana sem nada, nem es-malte, nem base. Em qualquer época do ano”.

Mas, quando for retirar o esmalte, prefira o removedor à acetona, pois ela resseca e retira a película prote-tora da unha. “A acetona por si só

já é capaz de danificar a unha e até mesmo a pele em volta”, esclarece a dermatologista.

Os removedores, além de não terem acetona, possuem lubrificantes e emolientes em sua formulação, o que proporciona às unhas mais hidrata-ção. “A tecnologia aplicada a esses produtos evoluiu tanto que hoje é possível encontrar alguns com silico-ne e até vitaminas”, recomenda.

Page 12: Revista Cuide-se Bem #2

Dor cIátIca não é Doença, mas sIntoma90% dos casos derivam da hérnia de disco

Muitas vezes confundida com do-ença, a dor no nervo ciático é, na

verdade, um sintoma derivado de outros problemas. Em aproximadamente 90% das vezes, as dores são causadas pela hérnia de disco, pela ruptura ou desloca-mento dos discos. os outros 10% podem ser causados por espasmos ou fadiga de músculos da região do glúteo. “Esses problemas são criados pela repetição de atividades físicas pesadas e posturas in-corretas”, explica a fisioterapeuta espe-cialista em coluna vertebral Silvia Canevari Barros.

Localizado entre a região lombar e a par-te mais baixa das pernas, passando pelas nádegas, o nervo ciático é o mais longo do corpo humano. “Ele é responsável pela sensibilidade, mobilidade e articula-ções dos membros inferiores” esclarece a especialista.

Quando há uma inflamação ou compres-são nesse nervo, pode ocorrer a dor ci-ática. Quem sofre com ela geralmente reclama de fisgadas, queimação e formi-gamento na região afetada. “Em alguns casos, a dor é tão forte que a sensibilida-de da perna diminui ou a pessoa não con-segue se mexer”, alerta a fisioterapeuta.

Na maioria dos casos, há um aumento gradual da dor, que pode piorar depois de ficar em pé ou sentado por muito tempo, durante a noite, ao espirrar, tossir ou rir ou ao se dobrar para trás ou andar por mui-to tempo. “A dor ocorre mais frequente-mente de um só lado, mas pode aparecer nas duas pernas.” o exame clínico feito por um fisioterapeuta especializado é fun-damental para identificar a causa da dor ciática. existem exames específicos que determinam as causas suspeitas. “Eles podem mostrar reflexos anormais ou au-sentes, ou fraqueza ao dobrar o joelho ou

Dra. Silvia Canevari BarrosFisioterapeuta ResponsávelMembro da Sociedade Brasileira De RPGMembro da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna

Rua São Lázaro,197 - Jd. Brasil11 4521.2437

Dra. Silvia Barros

Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral

Page 13: Revista Cuide-se Bem #2

13

FISIOTERAPIA

ao movimentar os pés”, explica Silvia.Como a dor ciática é um sintoma de outra doença, o tratamento deve ser direciona-do à causa identificada. “muitos médicos receitam anti-inflamatórios, analgésicos ou injeções, mas isso pode mascarar o problema e o paciente possivelmente terá novas recorrências da dor”, previne.

segundo a fisioterapeuta sílvia canevari Barros, proprietária do Itc Vertebral – Unidade Jundiaí e Membro da Associa-ção Brasileira de Reabilitação da Coluna, com os avanços da área da Reconstru-ção Músculo Articular (RMA), o tratamen-to deve ser direcionado com o objetivo de descomprimir este nervo, através de tratamento fisioterápico não convencional que utiliza aparelhos modernos de tração eletrônica e descompressão dinâmica, além das principais técnicas de Tera-pia Manual. Em conjunto são realizados exercícios terapêuticos de estabilização estática e dinâmica, afim de evitar novos episódios. Nosso foco é reabilitar o corpo como um todo e apenas 10% dos casos são cirúrgicos.”

Após o tratamento o paciente é mo-tivado a continuar a prática de ativi-dade física com orientação. Conheça melhor o Instituto referência em tratamen-to dos males da coluna vertebral no Brasil pelo site www.itcvertebral.com.br.

Page 14: Revista Cuide-se Bem #2
Page 15: Revista Cuide-se Bem #2

15

CUIDE-SE BEM

Nos dias de hoje é muito comum a falta de tempo para cuidar do nosso

corpo. Pernas cansadas, celulite, período pré-menstrual, menopausa e obesidade são exemplos de situações e fases da vida das mulheres em que a retenção hídrica ocorre com bastante frequência. Entre os cuidados estéticos, estão as massagens drenantes, que melhoram a circulação, reduzem o inchaço e ainda combatem a tão indesejável celulite. Cacti-Nea™ é o responsável pela drenagem linfática em cápsulas, obtido do fruto do cacto Opun-tia fícus-indica também conhecido como figo-da-índia, que apresenta excelentes propriedades diuréticas e antioxidantes, comprovadas através de uma serie de estudos in vivo, os quais atestam a ca-pacidade de controle de peso corporal e ainda uma excelente proteção antioxi-dante que contribuem assim, para o tão desejado corpo perfeito.

Estudos realizados com 49 voluntá-rias com idades entre 20 e 60 anos que consumiram 2 g/dia de Cacti-Nea™ demonstrou que a administração diária deste composto por 28 dias, promove redução da circunferência do quadril de 1,9 cm e uma perda significativa de peso corporal.

Benéficos do Cacti-Nea™efeito diurético, elimina o excesso de flui-dos sem a perda de minerais;Mantem a pressão arterial saudável;Potente ação antioxidante;

Reduz o armazenamento de gordura.reduz significativamente o peso corporal em média de 3,3 kg e 1,9 cm nas medi-das do quadril, afinando a silhueta após 28 dias.

Dose diária:Chegou-se a conclusão que a dose diária recomendada de Cacti-Nea™ é de 2,0 gramas. A administração do nutracêutico antes ou após as refeições não é um pa-râmetro importante, entretanto recomen-da-se tomá-lo no café da manhã, devido aos seus efeitos diuréticos.

É importante ressaltar que além do uso das cápsulas de Cacti-Nea™, quem quer perder peso deve associa-la a uma pratica de atividade física diária e uma alimentação balanceada. Essas três prati-cas juntas darão um resultado satisfatório em um menor prazo de tempo.

Consulte sempre um médico, nutricionis-ta ou farmacêutico para que o tratamento seja prescrito de forma correta e segura.

Page 16: Revista Cuide-se Bem #2
Page 17: Revista Cuide-se Bem #2
Page 18: Revista Cuide-se Bem #2

18

ACUP

UNTU

RA

não conVIVa com a Dor! é maIs fácIl se lIVrar Dela

Diariamente, milhares de pessoas pro-curam ajuda para tratar seus proble-

mas, ou então acabam se acostumando e passam a conviver com eles. Algumas dores são momentâneas, outras acom-panham o indivíduo há anos, mas todas atrapalham a rotina diária, alteram humor, trabalho e vida social, impedindo o de-senvolvimento pleno do ser humano.

Em meio a tantas técnicas e especialida-des, a acupuntura vem se destacando no controle e tratamento de dores. Através da colocação de agulhas da espessura de um fio de cabelo, a técnica é capaz de reorganizar padrões energéticos em nosso corpo, produzindo uma sensação de bem-estar geral. A medicina chinesa entende que a dor sinaliza o local onde a energia do paciente não está fluindo.

Além de agulhas, o tratamento pode ser feito através de estímulos de pressão com sementes, calor e até mesmo com os de-dos. além de trabalhar dores específicas, a acupuntura é capaz de tratar simultane-

amente outras queixas como mau funcio-namento do intestino, ansiedade, depres-são, entre outros.

Para iniciar um tratamento é necessária uma avaliação completa incluindo dife-rentes fatores físicos do paciente como pulsação e aspecto da pele, e fatores emocionais. Essa avaliação leva o pro-fissional a entender o indivíduo como um todo e permite que o sintoma seja tratado pela raiz. A avaliação de um médico antes de optar pela acupuntura também é uma recomendação.

A técnica é segura e deve ser realizada por um profissional habilitado. este deve avaliar possíveis contraindicações e de-cidir qual o melhor caminho a seguir no tratamento. procure sempre profissionais com boa formação e reputação, e come-ce hoje mesmo a viver uma vida sem do-res e mais leve!

Até a próxima edição!

Caroline Cancian• Graduada em Educação Física pela UNES-P-Rio Claro• Pós-graduada em Acupuntura pelo Centro de Terapias Naturais - CETN em Bauru-SP.• Aprimoramento das técnicas de Medicina Chinesa na Faculdade de Medicina Chinesa de Beijing-China.• Formada em Acupuntura Estética pelo CEATA - São Paulo-SP.

Rua Barão de Teffé, 1000 – Edifício Campos Elíseos - Sl. 121 - 12ª andar Jd. Ana Maria - 11 3964.7779 - www.qihai.com.br

Caroline Cancian

Page 19: Revista Cuide-se Bem #2

19

FASHION TRENDS

ÍNDICE

seção

2025

Moda: Com que roupa eu vou

Editorial Moda

Page 20: Revista Cuide-se Bem #2

CoM QUE RoUPA EU VoU?

Quando recebemos convites para ocasiões especiais, sejam elas ca-

samentos, bodas, aniversários, come-morações ou reuniões, e vemos que há especificações de traje, surge sempre aquela insegurança e dúvida “com que roupa eu vou?”, não é mesmo?

Vamos lembrar que os trajes são estipu-lados e estabelecidos para que todos os convidados se sintam bem naquele mo-mento. Nada de stress ou desconforto por ter que seguir a regra, certo? Cumprir o código do tão temido traje é uma for-ma de homenagear e prestigiar o dono da festa. Porém a primeira e mais importante de todas as regras é você se sentir bem com o que veste!

Traje Esporte Este traje não se refere à roupa de acade-mia, mas resume um traje sem formalida-des. Cai muito bem um vestido básico e

sem detalhes, como também uma calça jeans com uma camisa ou blusa. Você pode dispensar o salto para este traje, mas se quiser, opte pelos mais confortá-veis. E se o evento for acontecer no cam-po, grama ou parque, realmente deixe o salto em casa e prefira uma sapatilha ou sapatos rasteiros, você ficará muito mais à vontade.

Para os homens: Uma calça de sarja com uma camisa ou camisa polo é a me-dida certa. Nos pés podem escolher entre sapato ou sapatênis, variando de acordo com o estilo do homem. Traje Passeio/Esporte Fino ou Pas-seio Informal; ou Tênue de ville.A boa pedida para este traje é um look mais caprichado, mas sem formalidade. Vale aquele vestido preto básico ou um tailler. Também pode apostar numa pan-talona com blusa ou ternos femininos.

Pamella Turatti Produtora e Consultora de Moda

11 96352.6699www.facebook.com/pamellaturattimoda

Pamella Turatti

Page 21: Revista Cuide-se Bem #2

21

CONSULTO

RIA DE MO

DA

Pode colocar um salto e para carregar os pertences prefira bolsas médias para o dia e as pequenas para noite.

Para os homens: calça esportiva, um blazer com camisa e sapato. Mas aten-ção, se no convite vier especificado tênue de ville, complemente o traje com uma gravata ou se preferir pode optar pelo terno.

Traje Social Completoagora, a partir deste traje começa a ficar mais sério! o cuidado é maior e a for-malidade também aparece. Por isso os vestidos são mais chiques, requintados e confeccionados em tecidos mais nobres como: musseline, seda, crepe e veludo. Podem apresentar bordados e aplica-ções, valorizando um look mais elabora-do. As bolsas são pequenas e o salto alto pode ser acompanhado de meia-calça, que garante um ar mais elegante e so-fisticado. muita atenção para o cabelo, maquiagem e unhas: eles devem ganhar destaque e acompanharem a mesma li-nha do look mais elaborado com o mes-mo capricho e impecáveis.

Para os homens: Terno* completo com gravata. para o dia prefira cores claras e para noite cores escuras. Muito cuidado com a gravata, para ela não ser tão extra-vagante. Sapato social de preferência na

cor preta e as meias devem ser da cor da roupa ou do sapato.

*Terno completo se refere a três peças: calça + paletó + colete. Já a calça + pale-tó é chamado de Costume.

Traje Black Tie/Rigor/Habillé/Tênue de soiréePara este traje a formalidade chega e toma conta do look completamente. É hora de usar vestidos longos ou curtos, porém sofisticados, abusando de borda-dos, brilhos e transparências. os decotes e fendas também tomam seus espaços e agregam glamour às peças.

Em dias mais frios, aposte em vestidos de manga longa, além de estarem em alta, com várias opções e detalhes surpreen-dentes, pode resolver o frio. Estolas, xales e echarpes que combinam e harmonizam com o vestido podem ser outra opção para aquecer. As joias devem ser as mais elaboradas e marcantes. Já as bolsas são bem pequenas e discretas, a não ser que ela seja um acessório importante para seu look. No cabelo, maquiagem e unhas, também seguem o mesmo padrão de sofisticação, todos muito bem feitos, elaborados e com um toque de requinte.

Para os homens: Smoking com gravata borboleta preta.

Page 22: Revista Cuide-se Bem #2
Page 23: Revista Cuide-se Bem #2
Page 24: Revista Cuide-se Bem #2

Créditos Editorial de ModaFotos:

Wanderley Massaro

Produção de Moda:Pamella Turatti

www.facebook.com/pamellaturattimoda11 96352.6699

Modelo:Andressa Dorini (Model’s Jundiaí)

www.modelsjundiai.com.br11 4586.2987

Make up/ hair:Tainá de Almeida - 11 99893.1298 e

Talita Pessoa - 11 97951.9811Contém 1g - JundiaíShopping

Lojas: Nova Opção - 11 4522.3456

Labevi - 11 4807.1808Santa Lolla - 11 4588.0655

Sallomana - www.sallomana.com.br

Blusa e calça, Nova Opção,Colares e brincos, Sallomana Scarpin e clutch, Santa Lolla

Entra estação, sai estação e o animal print continua ganhando espaço e preferência em peças do vestuário. A África dos meus sonhos se torna real e é estampada em jóias, com cenários encantado-res como os dos colares.

A calça com fundo neutro permitiu a combinação de estampa de animais de forma inovadora e ousada. Já a blusa vem com um toque de sensualidade equilibrado com a delicadeza dos recortes em renda. Aposte nessa mistura animal!

Short e blusa, LabeviBrincos e pulseiras, Sallomana

Scarpin e bolsa, Santa Lolla

Quer acertar no look e descompli-car sua produção? Valorize a dupla P&B, onde o off-white tomou o lugar do branquinho e compõe a dupla mais chique e atual do guarda-roupa. As duas cores favorecem a elegância e a praticida-de; o conforto vem junto com o shortinho e a sofisticação da blusa arremata um look cheio de estilo. E que tal um mix de pulseiras e um brinco poderoso? Quer um toque de cor? Deixe por conta da

mini-bolsa.

Editorial de Moda

Page 25: Revista Cuide-se Bem #2

Créditos Editorial de ModaFotos:

Wanderley Massaro

Produção de Moda:Pamella Turatti

www.facebook.com/pamellaturattimoda11 96352.6699

Modelo:Andressa Dorini (Model’s Jundiaí)

www.modelsjundiai.com.br11 4586.2987

Make up/ hair:Tainá de Almeida - 11 99893.1298 e

Talita Pessoa - 11 97951.9811Contém 1g - JundiaíShopping

Lojas: Nova Opção - 11 4522.3456

Labevi - 11 4807.1808Santa Lolla - 11 4588.0655

Sallomana - www.sallomana.com.br

Blusa e calça, Nova Opção,Colares e brincos, Sallomana Scarpin e clutch, Santa Lolla

Entra estação, sai estação e o animal print continua ganhando espaço e preferência em peças do vestuário. A África dos meus sonhos se torna real e é estampada em jóias, com cenários encantado-res como os dos colares.

A calça com fundo neutro permitiu a combinação de estampa de animais de forma inovadora e ousada. Já a blusa vem com um toque de sensualidade equilibrado com a delicadeza dos recortes em renda. Aposte nessa mistura animal!

Short e blusa, LabeviBrincos e pulseiras, Sallomana

Scarpin e bolsa, Santa Lolla

Quer acertar no look e descompli-car sua produção? Valorize a dupla P&B, onde o off-white tomou o lugar do branquinho e compõe a dupla mais chique e atual do guarda-roupa. As duas cores favorecem a elegância e a praticida-de; o conforto vem junto com o shortinho e a sofisticação da blusa arremata um look cheio de estilo. E que tal um mix de pulseiras e um brinco poderoso? Quer um toque de cor? Deixe por conta da

mini-bolsa.

Editorial de Moda

25

Page 26: Revista Cuide-se Bem #2
Page 27: Revista Cuide-se Bem #2
Page 28: Revista Cuide-se Bem #2
Page 29: Revista Cuide-se Bem #2

29

VIDA LIGHT

3132343638

É possível manter a dieta no frio?

Goji Berry emagrece mesmo?

Produtos sem glúten

Saúde blindada

Receitas : Hamburguer light de Quinoa e Nuvem de frutas

ÍNDICE

seção

Page 30: Revista Cuide-se Bem #2
Page 31: Revista Cuide-se Bem #2

31

NUTRIÇÃO

é possíVel manter a DIetano frIo?

É só fazer aquele friozinho e já sentimos um aumento no apetite, “atacamos” a

dispensa e procuramos por alimentos que satisfaçam essa necessidade. Isso acon-tece, de maneira geral, porque no inver-no o organismo tem maior gasto calórico para manter a temperatura corporal.

Essa também é a época em que nosso corpo precisa de mais cuidados: deve-mos dar um suprimento extra de vitami-nas e minerais para manter nossas defe-sas e imunidades elevadas.

Segue algumas dicas para evitar aqueles quilinhos indesejáveis, man-ter o peso e a imunidade em alta.

• Beba água gelada, ou chás de ervas que aceleram o metabolismo como: chá verde, gengibre, cravo, canela, ou ainda o leite desnatado com cacau e canela, que aquece e é nutritivo.

• fracione bem as refeições.

• consuma frutas como maçã, pera e abacaxi cozidos. Adicione cravo, canela,

gengibre e um toque de açúcar demerara.

• Dê preferência para as hortaliças grelha-das ou refogadas, já que o consumo de saladas diminui nessa época.

• evite os molhos à base de queijos, pois geralmente são mais calóricos. prefira molho vermelho com ervas frescas como manjericão, alecrim ou bolonhesa.

• abuse de coentro, pimenta, semente de mostarda, curry, páprica picante, gen-gibre, alho, cebola e canela: todos tem propriedades termogênicas capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição.

• além disso, as sopas são ótimas! prefira as de legumes com carne magra, acres-cente à mistura brócolis, couve e tempe-ros naturais. Dica: sopa de Abóbora com Gengibre ou a de Abóbora com Alho Poró é uma delicia! Essas e outras opções sau-dáveis você encontra no Ipê amarelo.

Curta o frio com intensidade e saúde, aproveite a vida!

Val MartinsNutricionista ClínicaCRN-29528Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Especialidade em AlimentaçãoNatural / Funcional Orgânica.

Rua do Retiro, 348 11 4497.1900www.restauranteipeamarelo.com.br

Val Martins

Page 32: Revista Cuide-se Bem #2

Goji Berry, Goji ou Wolfbery é uma espécie nativa da ásia que perten-

ce à família Solanaceae, juntamente com uma variedade de outros vegetais bem conhecidos, como morangos, tomates, e batatas. Estes são frutos do Lycium barbarum que são cultivados no Tibete, Nepal, Mongólia e norte da China. A baga de Goji se assemelha ao dos cranberries, mas é menor em tamanho, com uma cor brilhante vermelha, que depois de serem desidratadas têm uma cor alaranjada.

A Goji é usada na medicina tradicional há mais de 1.700 anos para tratar várias condições de saúde humana, incluindo doença renal, hipertensão, alzheimer, insuficiência cardíaca e algumas for-mas de câncer. Ela também é uma forte aliada no combate às inflamações e ao envelhecimento.

Todos estes benefícios para a saúde são associados ao elevado teor de antioxi-dantes e outros nutrientes presentes na Goji. elas contêm numerosos flavonoides, 10 aminoácidos, 21 minerais (cálcio, ferro, zinco, selênio e potássio, entre outros) e 6

vitaminas (A, B, C e complexo B). Estes atributos levaram a Goji a ser chamada de “superfruta” e o USDA - Departamento de Agricultura dos Estados Unidos incluiu-a na oRAC (oxygen Radical Antioxidant Capacity), uma lista de produtos com pro-priedades antioxidantes superiores.

11 Benefícios da Goji Berry.• rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais• ricas em vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células prote-toras, aumentando a imunidade• rica em arginina e glutamina, que auxi-liam na liberação do hormônio do cresci-mento, por isso é interessante para quem quer ganhar massa magra• poderosa estimulante que auxilia no au-mento do nível de energia e na capacida-de de concentração• sua ação antioxidante promete benefí-cios na prevenção de doenças cardiovas-culares e diabetes• rica em fotoquímicos (carotenoide, zea-xantina, luteína e antocianina) que destro-em células doentes• previne o envelhecimento da pele

a GoJI BerrY emaGrece mesmo?

Andréa B. RossiAndréa Bissoli RossiProprietária da Grão & CiaLoja Especializada em Produtos semGlúten e sem LactoseProdutos Diet’s , Light’s e OrgânicosLinha de Spa em Casa

Rua Eduardo Tomanik, 155Chácara Urbana11 3964-8485Facebook.com/graoecia

Page 33: Revista Cuide-se Bem #2

33

NUTRIÇÃO

• atua na proteção na saúde dos olhos graças à presença da zeaxantina e da lu-teína• por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom humor, alegria e satisfação• pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol• pela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e estresse

Emagrece Mesmo?Sim, é verdade que a Goji Berry pode ser usada como aliada a uma dieta de ema-grecimento, mas é bom ter em mente que ela sozinha, não vai fazer nada. Alimenta-ção balanceada e atividade física regular são primordiais. A Goji Berry pode con-tribuir para a melhora do processo infla-matório causado pelo excesso de peso, além de trazer benefícios para a circula-ção sanguínea, diminuindo assim a celu-lite.

outro motivo pelo qual ela está associada à perda de peso, é devido às suas fibras que promovem mais saciedade. Quando comparada às outras frutas, a Goji Berry tem baixo índice glicêmico. Por conta dis-so, ocorre uma liberação gradual do nível de açúcar no sangue, prevenindo o acú-mulo de gordura no organismo. Ela ainda mantém a termogênese corporal, o que também auxilia na perda de peso.

Você encontra a Goji Berry na GRão & cIa nas versões frutinha desidratada, cápsulas e chá instantâneo.

Page 34: Revista Cuide-se Bem #2
Page 35: Revista Cuide-se Bem #2
Page 36: Revista Cuide-se Bem #2

www.mundoverde.com.brMUNDO VERDE JUNDIAÍAv. Jundiaí, 527 - Anhangabaú - Jundiaí-SPTel.: (11) 2709-1292

Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas

de saúde, normalmente relacionados à baixa do sistema

imunológico. Para fugir dos problemas de saúde, como gripes,

resfriados, amidalite e dor de ouvido, que costumam aparecer no

inverno, devido ao clima seco e às mudanças bruscas de tempera-

tura, devemos apostar em alimentos que atuam como reforço do

nosso sistema imunológico.

O que ingerimos re�ete diretamente na nossa saúde, e as de�ciên-

cias nutricionais podem agravar diretamente o estado do

funcionamento imunológico. Sendo assim, um excelente aliado do

dia a dia é o complexo de vitaminas VitAtive, composto por 24

vitaminas e minerais que fornecem nutrientes importantes para

manter o equilíbrio do organismo, melhorando seu funcionamen-

to. Ótimo aliado para compensar de�ciências de vitaminas e

minerais causadas pela má alimentação e dar mais ânimo e

disposição. É composto, ainda, por extrato seco de guaraná, que

garante disposição para as tarefas do dia a dia, e por extrato de

semente de uva, que possui ação antioxidante.

Outra grande aliada da saúde é a Spirulina Pací�ca Havaiana, uma

alga verde considerada um superalimento. Ela é rica em proteína,

que ajuda no reparo dos tecidos e no aumento da resistência do

organismo, pois protege o sistema imunológico servindo como

substrato para a formação de anticorpos.

O alto índice de ferro, mineral comum nesta alga, atua no

transporte de oxigênio através da hemoglobina, o que é

necessário para a função de imunizar o nosso organismo.

A Spirulina Pací�ca Havaiana também possui vitamina A,

fundamental no desenvolvimento ósseo, e carotenoides que têm

ação antioxidante e neutralizam os radicais livres, prevenindo o

envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

A �cocianina, pigmento azulado, ajuda a retardar o envelhecimen-

to precoce. Já as vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) combatem

a fadiga e o cansaço físico, já que atuam em reações químicas que

fornecem mais energia ao organismo.

Cada porção de Spirulina Pací�ca Havaiana fornece, aproximada-

mente, os mesmos nutrientes de cinco porções de frutas e

legumes, e ainda tem:

3.900% mais betacaroteno do que a cenoura;

2.300% mais ferro do que o espinafre;

375% mais proteínas do que o tofu;

300% mais cálcio do que o leite;

31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.

Natália SimãoNutricionista Mundo Verde JundiaíCRN3 32368

Saúde BlindadaImunidade

FORTALECIDA.

PIT

: R-J

UN

-001

8-14

-2 •

AR

TE: A

n._

Jun

dia

i •

FOR

MA

TO: 3

3x23

cmP

RO

PO

ÃO

: 100

% 3

00 D

PI •

DA

TA: 2

014.

06.2

5 •

AF:

Ale

R-JUN-0018-14-2_An._Jundiai.pdf 1 6/25/14 6:59 PM

Page 37: Revista Cuide-se Bem #2

www.mundoverde.com.brMUNDO VERDE JUNDIAÍAv. Jundiaí, 527 - Anhangabaú - Jundiaí-SPTel.: (11) 2709-1292

Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas

de saúde, normalmente relacionados à baixa do sistema

imunológico. Para fugir dos problemas de saúde, como gripes,

resfriados, amidalite e dor de ouvido, que costumam aparecer no

inverno, devido ao clima seco e às mudanças bruscas de tempera-

tura, devemos apostar em alimentos que atuam como reforço do

nosso sistema imunológico.

O que ingerimos re�ete diretamente na nossa saúde, e as de�ciên-

cias nutricionais podem agravar diretamente o estado do

funcionamento imunológico. Sendo assim, um excelente aliado do

dia a dia é o complexo de vitaminas VitAtive, composto por 24

vitaminas e minerais que fornecem nutrientes importantes para

manter o equilíbrio do organismo, melhorando seu funcionamen-

to. Ótimo aliado para compensar de�ciências de vitaminas e

minerais causadas pela má alimentação e dar mais ânimo e

disposição. É composto, ainda, por extrato seco de guaraná, que

garante disposição para as tarefas do dia a dia, e por extrato de

semente de uva, que possui ação antioxidante.

Outra grande aliada da saúde é a Spirulina Pací�ca Havaiana, uma

alga verde considerada um superalimento. Ela é rica em proteína,

que ajuda no reparo dos tecidos e no aumento da resistência do

organismo, pois protege o sistema imunológico servindo como

substrato para a formação de anticorpos.

O alto índice de ferro, mineral comum nesta alga, atua no

transporte de oxigênio através da hemoglobina, o que é

necessário para a função de imunizar o nosso organismo.

A Spirulina Pací�ca Havaiana também possui vitamina A,

fundamental no desenvolvimento ósseo, e carotenoides que têm

ação antioxidante e neutralizam os radicais livres, prevenindo o

envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

A �cocianina, pigmento azulado, ajuda a retardar o envelhecimen-

to precoce. Já as vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) combatem

a fadiga e o cansaço físico, já que atuam em reações químicas que

fornecem mais energia ao organismo.

Cada porção de Spirulina Pací�ca Havaiana fornece, aproximada-

mente, os mesmos nutrientes de cinco porções de frutas e

legumes, e ainda tem:

3.900% mais betacaroteno do que a cenoura;

2.300% mais ferro do que o espinafre;

375% mais proteínas do que o tofu;

300% mais cálcio do que o leite;

31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.

Natália SimãoNutricionista Mundo Verde JundiaíCRN3 32368

Saúde BlindadaImunidade

FORTALECIDA.

PIT

: R-J

UN

-001

8-14

-2 •

AR

TE: A

n._

Jun

dia

i •

FOR

MA

TO: 3

3x23

cmP

RO

PO

ÃO

: 100

% 3

00 D

PI •

DA

TA: 2

014.

06.2

5 •

AF:

Ale

R-JUN-0018-14-2_An._Jundiai.pdf 1 6/25/14 6:59 PM

37

Page 38: Revista Cuide-se Bem #2

38

RECE

ITAS

Receitas

HAMBURGUER LIGHT DE QUINOA

NUVEM DE FRUTAS

Ingredientes

500g de quinoa em grãos120g de queijo brie (ou de sua preferência)200g de farinha de rosca350g de cenoura400g de cebola20 ml de azeite

Ingredientes 500g de frutas 4 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor 1 gelatina de sabor, mas de cor clara 3 colheres de açúcar 4 xícaras de água fria 200 ml de água fervente

MassaCozinhe a quinoa e metade da cebola por 10 minutos. Corte a ce-noura em pedaços médios e a co-zinhe por 15 minutos. Coe tudo e bata no liquidificador até virar uma pasta homogênea. Coloque o azei-te em uma frigideira, a outra parte da cebola e refogue a massa até secar a água. Deixe esfriar e colo-que a farinha de rosca aos poucos, até dar liga.

DicasPara desenformar, coloque a forma virada no prato em que será ser-vida a sobremesa, e no fundo da forma coloque um pano umedeci-do com água quente e a gelatina se soltará facilmente.Substitua a gelatina normal por uma diet e o açúcar por adoçante culinário.

MontagemDivida a massa em quatro partes, separe a metade cada parte, re-cheie com queijo brie e feche com o restante da massa, sempre mo-delando com as mãos em forma-to de hambúrguer (se preferir pas-se um pouco de azeite nas mãos para ficar mais fácil o manuseio).

Sugestão De FrutasPêra, Carambola, Pêssego, Amo-ra, Kiwi, Uvas Verde e Roxa, Ce-reja, Morango e Framboesa.

Modo de PreparoAqueça uma frigideira, unte com um pouco de azeite e coloque o hambúrguer. Salpique um pouco de sal, deixe por 5 minutos de cada lado, ou até dourar. Pode ser servido com legumes grelha-dos ou no pão de sua preferên-cia.

Modo de PreparoSelecione e lave as frutas, pican-do as maiores; reserve em um refratário. Aos poucos, coloque a gelatina em pó sem sabor em 1 xícara de água fria, e ponha em banho-maria para dissolver. o re-sultado é uma calda bem espes-sa, reserve. Rapidamente prepare a gelatina com sabor em outra vasilha, com 200 ml de água fer-vente. Misture as duas gelatinas com 3 xícaras de água fria e o açúcar, misturando bem todos os líquidos. Despeje tudo sobre as frutas e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Rendimento: 4 hambúrgueres de 200g

Fontes das receitas:Hamburguer: www.bemleve.bolsademulher.comNuvem de Frutas: www.tudogostoso.com.br

Page 39: Revista Cuide-se Bem #2

39

VIVER BEM

ÍNDICE

seção

4042

Viver bem agora...

o que difere a Psicanálise da Psicoterapia?

Page 40: Revista Cuide-se Bem #2

VIVer Bem aGora, sem esperar QUE o AMANHã CUMPRA SUAS PRo-messas - meu conVIte a Você.

Para iniciar esta conversa com você, amigo leitor, lanço a pergunta: “Che-

gou o momento de escolher fazer tera-pia?”. E complemento com a seguinte questão: “o que pode motivar a sua es-colha de fazer terapia com um psicotera-peuta holístico e Psicanalista que adota uma abordagem de clínica filosófica?”. se você tem vivido sem terapia, é elementar considerar poder continuar vivendo sem ela. Porém, como você vive, como pensa, como se sente, de que modo administra o estresse, a ansiedade, a autoestima, a relação com as situações emergentes, pode começar a delinear as respostas.

Há aproximadamente doze anos, atuan-do em clínica, pude conhecer as mais diversas necessidades e constatar que cada pessoa é um mundo único de re-presentações, com seu valor único, sua importância incomparável, suas particula-ridades e seu potencial singular de viver a felicidade de se sentir fluido, em harmonia com a vida. E mesmo sabendo que seu

desejo intrínseco é ser feliz, o partilhan-te (como chamo o que outros terapeutas chamam de paciente, cliente) facilmente reconhece o quanto é difícil sentir satis-fação duradoura, serenidade e paz, rea-lização e entusiasmo para viver todas as suas relações interpessoais.

Comumente sou procurado por quem re-conhece um problema emergente, e sen-te necessidade de trabalhar questões que geram sofrimento emocional. Nada mais natural, contudo, a vida é um contínuo di-nâmico e pouco previsível, de modo que necessidades emergentes podem surgir a qualquer tempo. Sendo assim, o que pa-rece ser mais interessante: trabalhar iso-ladamente uma necessidade emergente, um sofrimento, ou trabalhar com bases no autoconhecimento para se reconhecer qualificado e bem dirigido aos atributos essenciais para quaisquer eventualidades e necessidades que possam ser causa de sofrimento?Quer você se sinta só, angustiado, inse-

Marcelo HindiMarcelo Hindi Psicoterapeuta, Psicanalista e Filósofo Clínico. Especialista em Neurobiologia da Ansiedade, com vasta experiência em Terapia Cognitivo. Comportamental e Análise Transacional Graduado e Pós Graduado em Filosofia.Para contatos e agendamento de consultas: [email protected] www.terapiaviverbem.com.br Tel.: (11) 94830-9429

Page 41: Revista Cuide-se Bem #2

41

PSICOTERAPEUTA

áreas da sua vida- interior e circundante- para que você possa contar com alguém que se importa com você, que te acolha afetuosamente, e que pode lhe auxiliar a se tornar mais seguro, confiante, sereno, determinado, forte, e autoconsciente de que a felicidade pode ser sentida logo, e não como uma promessa distante. Esten-do-lhe as mãos: vamos percorrer juntos o seu momento de revelar mais de seu potencial e habilidades para viver com mais qualidade, satisfação e harmonia, no presente. Um afetuoso abraço.

guro, ansioso, temeroso, enfim, ciente de que há uma necessidade emergente a ser trabalhada, quer você considere que não exista tal necessidade, acredito que a psicoterapia holística com abordagem filosófica clínica pode ser exatamente o que você necessita agora. afinal, inde-pendendo do quanto você reconhece de suas habilidades para lidar com o dina-mismo da vida e os eventuais momentos de sofrimento, seu potencial é, certa-mente, maior do que você imagina. Este é meu papel: caminhar com você (parti-lhando), percorrendo as mais diversas

Page 42: Revista Cuide-se Bem #2

o Que DIfere a psIcanálIse Da psIcoterapIa?Não são raros aqueles que se interes-

sam pela área da Psicologia, tanto para tratamento psicoterapêutico como para estudos, que se veem com dúvidas em relação às diferenças entre Psicanáli-se e Psicoterapia. o psicólogo pode atuar como psicana-lista ou psicoterapeuta, sendo que o que caracteriza tal escolha é o referencial teó-rico escolhido pelo profissional para de-senvolver a sua clínica.

Mas o que primeiramente difere o psi-canalista do psicoterapeuta é o fato do primeiro desempenhar seu atendimento clínico com base na teoria desenvolvida por Freud (o pai da Psicanálise), sendo que ele próprio recorre à analogia entre a pintura e a escultura para explicar tais dissemelhanças.

A psicoterapia se assemelha à pintura, “per via de porre” (pela via de colocar), uma vez que nesta se parte de uma tela em branco, no caso o paciente, em que o pintor (o psicoterapeuta) vai lançando as tintas segundo o seu bel-prazer. Este pro-fissional visa promover mudanças no pa-ciente de fora para dentro, acolhendo-o e atendendo às suas demandas através

de sugestões, ajudas, soluções, direções, que permitam reformatar o comporta-mento do sujeito.

Por sua vez, a psicanálise opera segundo a escultura, “per via de levare” (pela via do tirar), tendo em conta que o escultor busca fazer emergir, de um bloco amorfo de mármore, uma obra de arte (o pacien-te) que ali se esconde. Além de acolher o paciente, o psicanalista identifica-o como um sujeito potencialmente disposto a transformações permanentes, encoraja-do a promover mudanças de dentro para fora.

Freud revelou que na mente humana há um lugar desligado da consciência, po-voado por imagens e paixões e perpas-sado por discordâncias. Lugar este que ele chamou de “inconsciente”. Isto impli-ca que, quando o sujeito manifesta uma queixa específica ou um sintoma que lhe causa sofrimento psíquico, tal sujeito ig-nora as causas motivadoras, dado o seu caráter inconsciente.

Uma característica peculiar na psicanálise é a utilização (não compulsória) do divã pelo paciente, onde este, nele deitado, é

Marco Túlio Silva de OliveiraPsicanalista e PsicólogoCRP 06/113235

Av. Malota nº 140, ChácaraMalota, Jundiaí/SPCel: (11) [email protected] www.tuliopsicanalista.com.br

Marco Túlio

Page 43: Revista Cuide-se Bem #2

43

PSICOLO

GIA

solicitado pelo analista a falar, sem cen-suras, sobre tudo que lhe vem à mente. Este contexto favorece a introspecção do paciente e acesso a seus sentimentos e desejos reprimidos que no dia a dia se convertem em sintomas orgânicos con-versivos estruturantes do sofrimento. o método psicanalítico é um tratamento baseado na fala, um tratamento em que o fato de se verbalizar o sofrimento, de encontrar palavras para expressá-lo, per-mite, se não curá-lo, ao menos tomar consciência de sua origem, e, portanto, assumi-lo. A fala ocupa um lugar pre-ponderante na história dos tratamentos psíquicos; ela elabora, conserta, permite conjurar a má sorte e é, por vezes, equi-valente a uma confissão. permite ao pa-ciente libertar-se de sua ilusória pretensão ao autocontrole, e ao analista, criar inter-pretações libertadoras.

o paciente é convocado pelo analista a pensar através de si mesmo e não do

outro. A expectativa é que, ao longo do processo analítico, o paciente revele o seu “eu real”, libertando-se de papéis es-tereotipados que lhe foram impostos ao longo de sua vida e que se perceba satis-fatoriamente capaz de assumir decisões e responsabilidades.

Identificada com os dizeres inscritos no templo de Delfos, “Conhece-te a ti mes-mo”, a psicanálise, em síntese, busca estimular o sujeito, através da análise de seus sonhos, atos falhos e desejos repri-midos inconscientes, a refletir sobre si na busca do autoconhecimento, limitações, assunção sobre suas escolhas e conse-quências, autonomia e maior capacidade de fruição.

Em suma, a proposição última de uma análise é a implicação do sujeito na sua vida como determinante de seu destino. Não cabe à análise apontar caminhos, mas somente colocar o sujeito em condi-ções de abrir os próprios por si.

Page 44: Revista Cuide-se Bem #2

44

PAPO DE SALÃO

ÍNDICE

seção

465053

Air brush

Dicas para arrasar dos pés à cabeça!

Autêntica! o Hairstyle vem cheio de atitude

Page 45: Revista Cuide-se Bem #2
Page 46: Revista Cuide-se Bem #2

aIr Brush na foto, tV e cInema

Nos Estados Unidos o Air Brush foi

utilizado no cinema para criar efeitos

especiais e posteriormente para embe-

lezamento de atores, atrizes e modelos.

Como é um equipamento de precisão

de agilidade, garante à maquiagem per-

feição, fixação e transparência, além de

cobertura leve e rapidez no seu desenvol-

vimento.

Com o aparecimento das novas câmeras

digitais e da tecnologia de alta definição

para a TV, vídeo e foto, os maquiadores

precisavam dispor de novas técnicas que

conseguissem fundir a imagem das câ-

meras modernas.

Esta técnica resulta numa aparência na-

tural e permite melhor adaptação a qual-

quer tipo de iluminação, seja para foto ou

vídeo com resultados mais realistas e sem

falhas, onde “menos é mais”, ou seja,

tudo perfeito, limpo e esfumado.

As câmeras HD são aquelas que pos-

suem um alto grau de definição de pixels.

As TVs e câmeras analógicas possuem

um segmento de luz primária, a RGB (red

– vermelho, green – verde e blue – azul),

onde a sequência de luz são linhas hori-

zontais e paralelas, lidas com menor defi-

nição aos detalhes da imagem.

Essa categoria está mudando, passan-

do a ser digital e surgindo assim a HDTV

(high - Definition television) ou tV de alta

definição, que oferece imagens mais cris-

talinas, nos revelando todos os detalhes

existentes na imagem como pele, sinal de

envelhecimento, cabelos grisalhos e coi-

sas que antes não eram detectadas.

Porém, a qualidade HDTV só é possível

se a captura da imagem for feita por uma

câmera HD, transmitida para o HDTV re-

ceptor e enviada ao monitor de HDTV. Só

assim conseguirá visualizar o sinal de alta

Camila AndreaCamila AndreaMicropigmentadora MaquiadoraDesigner de sobrancelha

Rua Professor João Batista Curado, 80Chácara Urbana ( Beco Fico)11 4497.0386www.camilaandrea.com.br

Page 47: Revista Cuide-se Bem #2

47

AIR BRUSH

definição; sua imagem é semelhante à de

um filme de 35 mm de cinema, e é proje-

tada em uma tela.

A diferença da imagem da TV analógica

para a digital, é que esta é montada em

pixels, isto é, montada em mínimos pon-

tos ou traços em linhas verticais e hori-

zontais, por isso a precisão da imagem.

Então entra o Air Brush, pois além da pre-

cisão do jato de ar e a tinta, quando co-

locado na superfície, a tinta é pulverizada

criando micro pontos na pele, deixando-a

com textura fina, natural e uniforme cap-

tada pela câmera digital. os detalhes se

tornam mais visíveis e a textura deixada

pelo Air Brush facilita a leitura da câmera

de HD.

os produtos que essa técnica nos per-

mite, são produtos extrafinos ou microni-

zados. Para a aplicação utiliza-se pinceis

específicos e finalizados com polimento

ou com Air Brush (aerógrafo) e pratica-

mente deixa de usar o pó para a finaliza-

ção da maquiagem.

A Camila Andrea Beauty Center trabalha

com a técnica de Air Brush há três anos

- desde então 80% das noivas optam por

esta técnica. Venha conhecer nosso tra-

balho!FOTO : Air brush

Page 48: Revista Cuide-se Bem #2
Page 49: Revista Cuide-se Bem #2
Page 50: Revista Cuide-se Bem #2
Page 51: Revista Cuide-se Bem #2

51

CUIDADOS DIARIO

S

Você maIs IncríVel: DIcas para ARRASAR DoS PÉS à CABEçA!

De uma forma ou de outra, a beleza é algo que sempre perseguimos. E hoje

em dia os recursos disponíveis são muito mais acessíveis, contribuindo para que possamos colocar pra fora nossa melhor versão! Abuse das dicas a seguir:

CabeloMantenha sempre o aspecto saudável: cauterizações devolvem proteína e selam as camadas de cutículas, dando brilho e maciez instantânea. Atenção: cauteriza-ções não são processos químicos e sim de nutrIção!

Mude a cor! Valorize seu tom de pele, a cor dos seus olhos. Você pode fazer me-chas sutis, ombré ou sombré (que são técnicas de mechas no comprimento e pontas dos fios), abusar de um ruivo vi-brante, de um marrom conhaque, ou ain-da, de um castanho profundo. As vezes, uma pequena mudança, trás resultados incríveis.

SobrancelhaApenas o design ou até mesmo as técni-cas mais modernas de micropigmentação

em 3D, aliadas a uma análise correta do desenho do seu rosto, trás expressão e promove uma verdadeira revolução no olhar.

MaquiagemProdutos como o BB CREAM salvam o nosso dia! Eles funcionam como protetor e base, corrigindo as imperfeições e pre-parando a pele para enfrentar o dia-a-dia. Podem ser reaplicados várias vezes ao dia e não deixam a pele oleosa. Você vai se surpreender com o resultado.

CorpoSão muitas as técnicas e equipamentos existentes no mercado para deixar a pele lisinha e bonita, livres de celulite e com estrias quase ocultas! Uma delas é a mi-cropontura, que ativa o colágeno, disfar-çando as estrias e marcas de expressão. o tratamento é relativamente rápido e trás ótimos resultados!

sob os cuidados de um bom profissional, com as orientações adequadas e bons produtos não tem como não ficar linda! Esperamos você para uma visita.

Paula PastreHair Stylist Make up artist ha mais de 20 anos. Foi Docente e Coordenadora da Area de Beleza do Senac.

Rua Eduardo Tomanik, 174 – Chácara Urbana Jundiaí/SP4497.0435 l 4521.9807

Paula Pastre

Page 52: Revista Cuide-se Bem #2
Page 53: Revista Cuide-se Bem #2

53

HAIR STYLIST

autêntIca! o haIrstYle Vem cheIo De atItuDe

Quem nunca sonhou em assumir seus cabelos, largar a chapinha – nem

que seja um pouquinho – e assumir suas madeixas livres, poderosas e com a sua cara? A tendência para a próxima esta-ção é que você se sinta livre para expres-sar a sua personalidade no seu cabelo!

para quem tem fios compridos e quer mu-dar, a dica é apostar no Long Bob e Long bob assimétrico, que valoriza o colo da mulher, alongando e mostrando um pou-co mais o rosto. Quando pensamos em assumir o cabelo curto, muitas vezes nos preocupamos em não ficar com o forma-to da face muito à mostra, ou arredondar demais o rosto; porém esse corte é corin-ga, ideal para a mulher contemporânea e prática, pois é fácil de estilizar e também fica ótimo ao natural podendo ser chique e elegante, ou despojado e bagunçado.

As tranças vêm com tudo para embele-zar as nossas cabeças! Porém, esqueça aquele modelo certinho e no lugar: fios soltos e trama frouxa ganham vez nessa

estação. a ideia é dar aquele ar de “fiz ra-pidinho”, mas vale usar um mousse, ou uma pomada para finalizar o penteado.

Apostar no penteado na lateral da cabe-ça também é uma boa: seja trança, ou rabo baixo, o cabelo de lado confere uma aura mais romântica, recomendada para mulheres de todas as idades. Uma das opções pode ser uma mecha de trança embutida na lateral, deixando o restante do cabelo solto, ou finalizando em um ra-bo-de-cavalo, ou coque.

Quem gosta de cabelos mais compor-tados, a tendência é deixar a risca do penteado bem marcada, no centro da cabeça. Como o humor da mulher muda constantemente, o cabelo solto também pode variar sendo mais bagunçado, no estilo pantera, ou liso e reto.

Veja o que combina com o seu jeito, e se joga: o importante é ser você!

Até a próxima edição!!!

Gil ZanoloHair Stylist

Rua Irmã Crescência Culturato, 34 A Chácara Urbana - Jundiaí/SP(Próximo ao Hospital Santa Elisa) 11 3963.2005 / 97544.8100

Gil Zanolo

Page 54: Revista Cuide-se Bem #2

54

ESPELHO,ESPELHO MEU

ÍNDICE

seção

5960

Tenha o frio como aliado

Técnica do microagulhamento

Page 55: Revista Cuide-se Bem #2
Page 56: Revista Cuide-se Bem #2

Trata suas formas, realça sua beleza.

AtraenteMais que um desejo. Uma realidade.Cuide-se por inteira com a Onodera Estéticae fique feliz com as suas conquistas.

onoderaesteticadicasdebelezaeestetica.com.brwww.onodera.com.br

Onodera JundiaíRua São Lazaro, 580Tel.: 2709-7128

Agende sua consultoria estética gratuita.

AF - 3682 E - Anúncio Atraente Jundiaí-33x23cm.indd 1 21/05/14 14:32

Page 57: Revista Cuide-se Bem #2

Trata suas formas, realça sua beleza.

AtraenteMais que um desejo. Uma realidade.Cuide-se por inteira com a Onodera Estéticae fique feliz com as suas conquistas.

onoderaesteticadicasdebelezaeestetica.com.brwww.onodera.com.br

Onodera JundiaíRua São Lazaro, 580Tel.: 2709-7128

Agende sua consultoria estética gratuita.

AF - 3682 E - Anúncio Atraente Jundiaí-33x23cm.indd 1 21/05/14 14:32

Page 58: Revista Cuide-se Bem #2
Page 59: Revista Cuide-se Bem #2

59

ESTÉTICA

tenha o frIo como alIaDo:AGoRA É HoRA DE EMAGRECER!

o inverno é considerado por muitos a estação mais gostosa do ano, com

comidinhas quentes e saborosas para aquecer o corpo e a alma. Mas infeliz-mente também é quando acumulamos aqueles quilinhos a mais, e depois bate o desespero para correr atrás do prejuízo quando o calor chega.

Com uma dieta balanceada e o progra-ma Hares de Emagrecimento Funcional, o corpo fica preparado para quando o clima quente chegar, sem preocupações.

Primeiro passo: AvaliaçãoNesta etapa importantíssima, alinhamos a queixa do paciente ao diagnóstico profis-sional, esclarecemos as dúvidas e defini-mos as orientações necessárias para um bom resultado.

Como funcionaEste programa tem a duração inicial de 2 meses. Podendo ser prolongado de acor-do com a necessidade individual. Neste período, nossos pacientes são acom-panhados por uma equipe de fisiotera-peutas e nutricionista. Após a avaliação inicial do fisioterapeuta, o paciente será imediatamente encaminhado para a ava-

liação e acompanhamento nutricional. E a proposta estética e de exercícios será realizada através da fisioterapia dermato-funcional e do pilates.

Criolipólise MultifuncionalA criolipólise isolada já é uma técnica co-nhecida e conferida por estudos científi-cos, que garantem a perda significativa de medidas. A novidade é que a nova ge-ração deste aparelho associa na mesma plataforma tecnologias já consagradas como a radiofrequência e o ultrassom ca-vitacional, que nos permite também tratar a celulite e prevenir a flacidez.

PilatesAlém de aliviar o estresse e diminuir ten-sões, com uma postura correta se ganha um corpo mais harmônico e equilibrado. Além disso, o nosso programa de pilates tem foco de exercício aeróbico, com o benefício de queima calórica e condicio-namento físico.

Será um prazer imenso abrir nosso es-paço para uma visita e um bom papo. o resultado que sonhamos só depende da nossa iniciativa e atitude! Um abraço e até a próxima edição.

Dra. Iara EstevesDra. Iara EstevesCrefito: 47.061-F• Fisioterapeuta Dermatofuncional• Título de Especialista pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional e COFFITO• Pós-graduada pelo Programa de Pesquisa Científica em Cirurgia Plástica da UNIFESP

Av. Amadeu Ribeiro, 265 Anhangabaú Jundiaí/SP11 4807.2240 / 11 2816.2240www.hares.com.br

Page 60: Revista Cuide-se Bem #2

60

FISIO

TERA

PIA

Você conhece a técnIca DomIcroaGulhamento?

o microagulhamento, também co-nhecido como indução percutânea

de colágeno é um procedimento realiza-do com o rolamento de microagulhas na pele, que promove a formação de coláge-no e elastina, além de originar uma inten-sa renovação celular. Esse processo é re-alizado com o Roller Derma Erase® e tem indicação precisa no rejuvenescimento facial, cicatrizes de todos os tipos (inclu-sive de Acne), estrias e outras sequelas. Conheça mais essa técnica:

Como funciona o Roller Derma Era-se®?Ao aplicar o Roller, são feitos milhares de microfuros que provocam uma lesão in-tencional na pele. Como há pele intacta ao redor do furinho, ela reage para cica-trizar a parte agredida, o que gera uma grande quantidade de colágeno em toda a área, que terá uma pele regenerada, mais firme e uniforme.

É indicado para que?o tratamento é indicado para homens e mulheres que possuam face com apa-rência envelhecida, acne e Cicatrizes de Acne, estrias, cicatrizes (melhora o as-pecto delas), rugas e linhas de expressão,

flacidez leve, poros abertos, manchas e sequelas de queimadura.

Quais são as contraindicações?Infecções, herpes, pacientes propensos à formação de queloide, lesões canceríge-nas, verrugas, psoríase, acne ativa, dia-betes, pacientes em uso de anticoagulan-tes e/ou distúrbios de coagulação, lúpus e gravidez.

Quando aparecem os resultados?Após a primeira sessão já se pode notar a diferença, mas geralmente, são necessá-rias várias sessões com espaçamento de 4 a 5 semanas.

Vale ressaltar que logo após o procedi-mento, a pele apresenta vermelhidão por até 2 dias, mas pode ser disfarçada facil-mente com maquiagem. É extremamente necessário o uso de um bom filtro solar!

Dra. Gisléia Toledo de OliveiraFisioterapeuta DermatofuncionalCREFITO 169803-F

Rua: Irmã Crescência Culturato, 34 AChácara Urbana – Jundiaí11 2434.0203

Dra. Gisléia

Page 61: Revista Cuide-se Bem #2

61

BOA FORMA

ÍNDICE

seção

6366

Gosta de correr? fique atento à síndrome de hoffa!

obesidade: A epidemia da atualidade

Page 62: Revista Cuide-se Bem #2

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio_16,5x23cm_cuidesebem_jun|14.pdf 1 12/06/14 12:27

Page 63: Revista Cuide-se Bem #2

63

QUALIDADE DE VIDA

Gosta De correr? fIQue atento à SíNDRoME DE HoFFA!

Para quem pratica atividade de alto im-pacto como, por exemplo, a corrida, o

joelho é uma das regiões que mais sofrem lesões. a síndrome de hoffa (ou síndrome do impacto da gordura infrapatelar) é uma das mais comuns, porém seus sintomas ainda são desconhecidos pelos atletas.

a gordura de hoffa fica abaixo da pa-tela, contribuindo para a mecânica do movimento do joelho, sendo que alguns estudos mostram sua participação na nu-trição e reparação das estruturas articula-res. por isso, a inflamação nessa gordura pode aumentar seu tamanho, sofrer he-morragias e fibrose, o que leva ao surgi-mento da síndrome de hoffa.

Microtraumas de repetição podem le-var a alterações crônicas desta gordura, causando dor na face anterior do joelho. com o tempo e a formação de fibrose, ela pode estar hipertrofiada e, consequen-temente, o espaço articular diminui. Na corrida, a gordura de hoffa sofre lesões quando o atleta apresenta hiperextensão do joelho (o joelho estica mais do que de-veria), movimentos de rotação excessivos e contração inadequada do músculo an-terior da coxa.

Há várias lesões que podem ser confundi-das com a síndrome de hoffa, e por isso o diagnóstico deve ser minucioso para que seja iniciado um tratamento adequa-do e precoce.

Vale ressaltar que é importante tratar tam-bém a causa do problema para que a le-são não retorne. De forma geral, a recu-peração inclui controle da hiperextensão do joelho; fortalecimento da musculatura do quadril e da coxa e alinhamento da patela.

O joelho é a maior articulação do cor-po, portanto fique atento!

Bruno SpíndolaCREF: 042341-G/SP- Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP)- Pós Graduado em Treinamento Desportivo (UNIFESP)- Especialista em Treinamento Personalizado (TAFE – Australia)- Mastery Certification in Manual Therapy (Hands on – EUA)

Centro Emp. Villa JobimRua Major Gustavo A. Storch, 125Sala 602 - Vl. Virgínia – Jundiaí/SPFone: 11 4805.5454www.evoluaestudio.com.br

Bruno Spíndola

Page 64: Revista Cuide-se Bem #2
Page 65: Revista Cuide-se Bem #2
Page 66: Revista Cuide-se Bem #2

66

PERS

ONA

L TR

AINER

oBesIDaDe: a epIDemIa DaatualIDaDe

Com a tecnologia cada vez mais avançada e as rotinas maçantes, o

sedentarismo vem predominando e ge-rando pessoas obesas. Este fato preocu-pa profissionais da saúde, uma vez que a organização Mundial da Saúde (oMS) re-conhece a obesidade como uma doença que atinge proporções epidêmicas.

A obesidade se trata do consumo exces-sivo de calorias aliado a um baixo gasto calórico. Suas causas são variadas, mas ainda existe uma série de doenças que podem ser adquiridas juntamente a ela, como hipertensão arterial, doenças car-diovasculares, diabetes melittus tipo II, câncer, osteoartrite, diminuição de HDL (colesterol bom), aumento da insulina, dis-túrbios menstruais e infertilidade, apneia do sono, entre outros.

Atualmente, a obesidade vem atingindo crianças e adolescentes de uma forma assustadora - pois eles trocam cada vez

mais as atividades lúdicas que exigem movimento, por um tablet, videogame, smartphone, ou outra novidade tecnoló-gica.

Segundo a OMS, atualmente 500 mi-lhões de adultos são obesos no mun-do. O IBGE nos revela que no Brasil aproximadamente 17 milhões são diagnosticados como obesos, entre eles: 12,4% homens/16,9% mulheres com mais de 20 anos, 4,0% homens e 5,9% mulheres entre 10 e 19 anos, e o impressionante número de 16,6% meninos e 11,8% meninas de 5 a 9 anos.

o tratamento da obesidade envolve ne-cessariamente a reeducação alimentar, a prática de atividade física e eventualmente o uso de algumas medicações auxiliares; porém a prevenção é o melhor caminho, começando na própria casa com hábitos saudáveis diários. é bom ficar atento!

Thiago Sousa CREF: 042341-G/SPEducador Físico e Personal Trainer

Fone: 11 99772.1948

Thiago Sousa

Page 67: Revista Cuide-se Bem #2
Page 68: Revista Cuide-se Bem #2
Page 69: Revista Cuide-se Bem #2
Page 70: Revista Cuide-se Bem #2
Page 71: Revista Cuide-se Bem #2

71

MAMÃE CORUJA

ÍNDICE

seção

72788081

o papel da Mãe ou “Maternagem”

Saúde e qualidade de vida: frustar para crescer

Fisioterapia Respiratória

A importância da Doula para a Mãe e o Bebê

Page 72: Revista Cuide-se Bem #2

o PAPEL DA MãE oU “MATERNAGEM”o papel da mãe , ou a “maternagem”,

está sendo inadequadamente tercei-rizado – quem a exerce é a babá, a “tia” da “escolhinha” ou até a irmã mais velha, esta também prejudicada por esta res-ponsabilização indevida. Por um tempo, a “maternagem” ainda foi exercida pela avó, mas na sociedade contemporânea nem ela tem mais disponibilidade para tal. Para “compensar” a falta de dispo-nibilidade, a família tende a negligenciar do cuidar, educar e até civilizar os filhos, tornando-se excessivamente tolerante, mimando-os e procurando substituir afe-to, carinho e atenção por bens materiais. o resultado é uma geração de crianças e adolescentes com tendência ao hedonis-mo, consumismo, uso de drogas e álcool, sentimentos de minus valia, dificuldades relacionais, agressividade e sociopatias.A falta de carinho, afeto e atenção, cha-mada de negligência emocional – uma das formas de violência pelo omissão de cuidar - , é identificável pela resposta ao questionamento de como explicar crian-ças e adolescentes que: Não conseguem obter dos pais o mínimo de atenção e/ou afeto? São deixados aos cuidados de ter-ceiros, ou ao seu próprio, sem interesse em saber suas necessidades, ansiedades e desejos? Ficam em companhias que os pais desconhecem, fazendo esco-lhas sem orientação, argumentação ou

contraposição? Não recebem acompa-nhamento adequado à saúde, deixando apenas para as situações de emergência, mesmo assim, adiados para quando in-dispensáveis? Sofrem o descaso frente à proteção às doenças ou aos traumas não intencionais (ditos acidentais): Não recebem incentivos e supervisão do de-sempenho escolar, lembrado apenas para situações de grandes dificuldades ou mesmo de fracasso?

Imprescindível enaltecer a importância do papel de pai no compartilhamento da “maternagem” , seja qual for a configura-ção familiar. Só podemos elogiar as mães e pais que fazem a opção de colocar li-mites às suas outras atividades para se dedicar aos filhos. cabe à sociedade dar-lhes o apoio necessário para compatibili-zar o bom desempenho profissional com o bom desempenho da “maternagem”

Se já é nossa missão, como pediatras, orientar as famílias na criação de futuros cidadãos, a atenção à “maternagem”, sua valorização e sua proteção é imprescindí-vel para a construção de uma sociedade melhor.

Fonte:Mario RobertoHirschheimer

Dr. Elzo Garcia JrDr. Elzo Garcia Jr CRM: 88.576 Pediatria / Neonatologista

Page 73: Revista Cuide-se Bem #2

73

PEDIATRIA

Page 74: Revista Cuide-se Bem #2
Page 75: Revista Cuide-se Bem #2
Page 76: Revista Cuide-se Bem #2

Untitled-2 1 05/06/14 16:33

Page 77: Revista Cuide-se Bem #2

Untitled-2 1 05/06/14 16:33

Page 78: Revista Cuide-se Bem #2

saÚDe e QualIDaDe De VIDa:FRUSTAR PARA CRESCER

Você já se sentiu frustrado? Uma es-pécie de decepção quando percebe

que a realidade é diferente do que se es-perava? Pois é, essa experiência aconte-ce várias vezes durante uma vida e é, sem dúvida, uma sensação desagradável; po-rém reguladora de nossas pulsões, seja qual for a idade.

A frustração é inerente ao ser humano, pois ao nascermos passamos pela pri-meira grande frustração; a de perdermos o aconchego de todos os meses vividos no ventre materno. A partir desse mo-mento o ser humano passa a ser inserido no mundo real, onde começa descobrir e aprender recursos para sua sobrevivência e convívio social.

Um fator importante para educação e su-porte da frustração é a disciplina, neces-sária não apenas para executar tarefas, mas também para que sejamos capazes de completá-las; mesmo quando outros afazeres nos atraem mais. Da mesma for-

ma, ela é essencial para que a vida em grupo seja possível; para que haja respei-to às regras, aos combinados, ao jeito e tempo de cada ser humano.

observe dois aspectos importantes na educação da disciplina. às vezes, temos que ser capazes de deixar para depois; porém em outros momentos, temos que fazer agora; mesmo sem vontade. Esses aspectos pouco observados em nosso cotidiano nos mostram mais uma ferra-menta estruturante na vida psíquica, a flexibilidade.

Flexibilidade e disciplina são ferramen-tas importantes na estruturação psíquica e no manejo da frustração. “ENQUANTo haJo com DIscIplIna e fleXIBIlIDa-DE ABRo ESPAço PARA QUE o NíVEL De frustração seJa toleráVel”.

Disciplina não é dar ordens. É repetir a demanda; por muitas vezes, até formar um “calinho”; ou seja, a tolerância à frus-

Angélica BizzarroPsicanalista / Psicopedagoga ClínicaEspecialista em Distúrbios Globais doDesenvolvimento (DGD)Proprietária da Clínica Saber Ser

Angélica Bizzarro

Page 79: Revista Cuide-se Bem #2

79

PSICOPEDAG

OG

IA

maneira saudável e que o “perder”, o “ga-nhar”, o “chorar” e o “sorrir” possam fazer parte do cotidiano sem maiores prejuízos.

Embora a educação tida como liberal apresenta-se como mais suave, a tradi-cional traz benefícios oferecendo nortea-mento psíquico e de conduta ao sujeito com disciplina, rotina, ordens as regras e deveres, com capacidade de manter o foco e atingir os objetivos. Disciplina – flexibilidade – frustração; eixos que bem elaborados junto aos pais e educadores dão aos filhos pilares de uma autonomia em postura, decisões, caráter e liberdade de expressão.

Há 24 anos orientando um diferencial para seu filho!

• Psicopedagogia• Psicoterapia • Profissionais especializados • Avaliação e tratamento de distúrbios• Avaliações em casos específicos• Inclusão e orientação

Rua Zuferey, 927 – Vila Progresso 11 [email protected]

tração. Exemplos como: “Não pode”, “Pode”, “Faça”, “Você consegue”; mo-delam o comportamento. Limites e re-gras norteiam a educação com disciplina. Gera sujeitos mais tolerantes à frustração e mais prudentes com os desafios do co-tidiano.

A vida de cada um de nós é cheia de ex-periências, que só podem ser contidas se tivermos sido suficientemente frustrados. Exemplo: “Tenho que parar uma atividade para atender à outra necessidade”; o que é mais urgente? “Desligar o gás que está fazendo o leite derramar ou continuar a descascar as batatas?” “escutar meu fi-lho falar sobre a escola ou conversar nas redes sociais?”

As urgências, as emergências, as nega-tivas, estão ligadas a noção de tempo e a possibilidade de tolerar a frustração de não poder terminar uma tarefa pelo cla-mor de outro fato. Frustrar é parte da dis-ciplina necessária ao convívio humano. Eu não quero, mas tenho que...

Educar e disciplinar para tolerar frustra-ções é parte não só de todo dia, mas de todo momento. Educar demanda disci-plina coerente do adulto para com seus filhos, pois exemplos comportamentais reforçam e apoiam a estruturação do su-jeito para lidar com suas frustrações de

Espaço de Educação Terapêutica

SABER

Page 80: Revista Cuide-se Bem #2

80

NEO

NATO

LOG

IA

fIsIoterapIa respIratórIa es-pecIalIzaDa fortalece a saÚDe Das crIanças

A mudança climática vem acompanha-da da preocupação dos pais com

as infecções respiratórias nos pequenos. Elas são responsáveis pela maioria das doenças, chegando a ocorrer de 6 a 8 ve-zes durante o ano em crianças menores de 5 anos.

Sabe-se que quanto menor a criança e maior a sua exposição a diferentes ví-rus, mais difícil será a cura e maior será a chance de se re-infectar com outro vírus. Considera-se que, em média, aos três anos de idade, as crianças estão com a memória imunológica mais eficaz.

Alguns fatores que contribuem para es-sas “viroses” são a prematuridade, car-diopatias congênitas, entrada precoce em escolas e o não recebimento do leite materno.

As complicações mais temidas são as infecções bacterianas secundárias, pois comprometem o estado geral da criança

causando febre, prostração, hipoativida-de, perda de apetite. A falta de ar e respi-ração mais rápida (mais que 50 vezes por minuto) é sinal de gravidade e deve-se procurar um centro de saúde.

algumas medidas profiláticas podem ser aderidas durante este processo para que a infecção bacteriana não ocorra ou que seja minimizada suas consequências. neste momento entra a fIsIoterapIa respIratórIa especIalIzaDa para ajudar na fluidificação e expectoração desta secreção, consequentemente pre-venindo o uso excessivo de medicação e eventuais hospitalizações.

outra atuação importante é na prevenção da “crise” de asma com a prática de ativi-dade física (natação, por exemplo) e ma-nobras para melhora da função pulmonar, reduzindo assim o processo inflamatório e suas complicações.

Fonte: SPSP

Dra. Glaucia Coghetto CassemiroCrefito 3-36.396 FEspecialista em Neonatologia - UNICAMP

Rua Barão de Teffé, 404 – Jd Ana Maria11 2709.8384 / 3446.1614

Dra. Glaucia

Page 81: Revista Cuide-se Bem #2

81

DOULA

a ImportâncIa Da Doula para a mãe e o BeBêA magia da doula está nas palavras, no toque, no olhar. Doular é doar-se!

Antigamente, mães, irmãs e comadres eram doulas. Hoje, devido aos inú-

meros atributos diários, já não são mais. Agora, são as doulas que se tornaram as mães de coração!a doula é uma profissional especializada no apoio à gestante durante o trabalho de parto e pós-parto. Ela não realiza pro-cedimentos médicos, mas oferece apoio emocional e físico para a mulher em tra-balho de parto, com métodos naturais para ajudar a aliviar dores e criar um am-biente acolhedor e seguro para que a mu-lher se sinta mais tranquila no momento do nascimento do filho.Ao escolher uma doula, a mulher deve permitir que essa profissional a conheça a fundo. o que as une é o sentimento de segurança. Assim, não deve existir ne-

nhuma vergonha a respeito do corpo, de sentimentos ou de ideias.Doula desde 2011, Thiana Andreotti Fer-rarezi já acompanhou mais de 30 nasci-mentos com médicos e parteiras, tanto em hospitais quanto em partos domicilia-res. a profissional também acompanha a mulher durante a gestação e realiza en-contros semanais no Espaço Materno, onde ensina gestantes e casais sobre a fisiologia do parto, como lidar com os me-dos e as expectativas, enfocando sempre na importância do parto natural e da par-ticipação do pai durante todo o processo. “A magia da doula está nas palavras, no toque, no olhar. Doular é doar-se para a mulher que está trazendo seu filho ao mundo”!

Thiana Andreotti Ferrarezi Doula / Yoga para Gestantes

Rua dos Bosques 175, EngordadouroTels.: 11 3964.7863 / 11 96474 2090www.espacomaternojundiai.com.brfacebook.com/espacomaternojundiai

Thiana Ferrarezi

Page 82: Revista Cuide-se Bem #2
Page 83: Revista Cuide-se Bem #2
Page 84: Revista Cuide-se Bem #2
Page 85: Revista Cuide-se Bem #2
Page 86: Revista Cuide-se Bem #2
Page 87: Revista Cuide-se Bem #2
Page 88: Revista Cuide-se Bem #2
Page 89: Revista Cuide-se Bem #2
Page 90: Revista Cuide-se Bem #2
Page 91: Revista Cuide-se Bem #2
Page 92: Revista Cuide-se Bem #2
Page 93: Revista Cuide-se Bem #2
Page 94: Revista Cuide-se Bem #2

94

CASA &DECORAÇÃO

ÍNDICE

seção

96 A riqueza revelada nos pequenos detalhes

Page 95: Revista Cuide-se Bem #2

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TP 0011-14 CAMPANHA DESCONTOS PORTOBELLO-ANUNCIO 16,5x23cm - JUNDIAI.pdf 1 26/06/14 10:37

Page 96: Revista Cuide-se Bem #2

a rIQueza reVelaDa nos PEQUENoS DETALHES

o momento da escolha de pisos re-vestimentos geralmente remete a

uma chuva de informações que logo se transforma e um mar de dúvidas.Hoje o mercado oferece uma enorme gama de materiais de diferentes cores, formatos e estilos. os valores também podem variar em muito, desde uma peça simples que tem seu custo na faixa de R$ 20,00 /m² até uma mais refinada onde va-lor ultrapassa R$ 300,00 /m².Nem sempre o maior custo também é si-nônimo de beleza e vice e versa. A fórmu-la ideal, comtempla bom gosto, quantida-de de informações equilibradas e custo na medida certa.Um bom projeto pode auxiliar no ca-samento destas informações e evitar transtornos no momento da compra e na instalação destes materiais. Este item também contribui para a visualização do projeto antes mesmo de fase final, onde podemos, além de verificar como o pro-jeto irá ficar de fato, saber a quantidade exata das peças a serem adquiridas.É possível ainda gerar uma economia de

Renata FerrazRenata FerrazGraduada em Arquitetura e Urbanismo, Técnica em Edificações e Design de Interiores pela ETEVAV - Escola Técnica Estadual ‘Vasco Antônio Venchiarutti’, onde também leciona.Proprietária do escritório Ferraz Arquitetura, fundado em 2009, e integrante do IAB – Instituto de Arquite-tos do Brasil.Rua Prof. Jose Leme do Prado, 308Jd. Primavera – Jundiaí/SPFone: 11 [email protected]

Page 97: Revista Cuide-se Bem #2

97

ARQUITETURA

aproximadamente 30% no valor total dos produtos otimizando a utilização através da quantidade de peças estocadas por caixas ou lotes.Neste ponto muitas vezes um detalhe aparentemente muito simples utilizando

pouquíssimas peças pode fazer toda a diferença em um ambiente.Se existe ainda a vontade de mudar o vi-sual do ambiente sem o famoso quebra-quebra, no desenvolvimento do projeto é possível especificar materiais que podem ser utilizados sobre produtos existentes.Como exemplo destes materiais, pode-mos citar as tintas acrílicas que podem ser aplicadas sobre revestimentos cerâ-micos de paredes e as pastilhas de vidro ou madeira que podem ser aplicadas so-bre outras superfícies com cola ou silico-ne.Aproveite as dicas e nos consulte, agende uma visita e transforme seu ambiente!

Page 98: Revista Cuide-se Bem #2
Page 99: Revista Cuide-se Bem #2
Page 100: Revista Cuide-se Bem #2