revista costura perfeita

8
Fechar Tweet 3 Home Edição Atual Edições Anteriores Notícias Classificados Receba Anuncie Contato Caderno Senai Publicado em 01/12/2011 Envie para um amigo: nome email Enviar CADERNO SENAI Por Regiana Gonçalves Lima 35 Like

Upload: renataoliveira

Post on 15-Jan-2016

38 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Costura Perfeita

TRANSCRIPT

Page 2: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 2/8

VIÉS

É comum encontrarmos vários significados para esta palavra, mas a verdade é que muita gente nãosabe qual a diferença entre viés e galão, viés e debrum, víes e vivo, viés e fita. Você sabe? Existemdiferenças entre estes acabamentos, mas a única semelhança é que todos podem ser cortados no viés.Antes de entender os benefícios desta “técnica”, vamos entender seu signicado. Viés é a diagonal deum tecido, em relação a seus fios retos. (Sin.: esguelha, obliquidade, través.) Viés, com acento, ésinônimo de desvio. ( Significado retirado do dicionário Aurélio).Ora, sabemos que durante o processo de encaixe dos moldes (processo que antecede o enfesto e corte)não é permitido que se desvie do fio da modelagem “urdume”, o que pode comprometer a qualidadedo produto (torção de peças ou defeitos na costura). Então, quer dizer que o viés é cortado enviezadoem relação ao fio de urdume?Sim. A questão é que para se obter um resultado ótimo nesta técnica é preciso enviezar o fio deorigem em extamanente 45º, nem mais nem menos. Isto se aplica não só para acabamentos em viés,mas também para peças cortadas neste sentido.Outro fator bem interessante é que, com o corte em diagonal é possível a insersão de fios de urdume etrama o que proporciona maior caimento das peças e maior resistência nas costuras, isto porque nestesentido o tecido apresentase mais “elástico” ou “maleável”.Não é uma técnica tão utilizada devido oaumento do consumo do tecido e também pela dificuldade no manuseio. Veja algumas técnicas parase trabalhar com o viés e os benefícios que ele proporciona.

Cortando as peças em viés

1. Achando o fio de viés no tecido

Page 3: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 3/8

Durante a modelagem, a marcação do fio deve ser na diagonal, este deve ser posicionado no fio deviés conforme indicado na figura acima.

Cortando o acabamento (debrum, vivo, galão ou fita) no viés

Existem duas maneiras de se cortar o acabamento, este pode ser cortado diretamente do próprioenfesto, também obedecendo o fio na diagonal ou separado, utilizando uma máquina própriaconhecida como “rainha”.

2. Cortando o acabamento no enfesto

3. Cortando o acabamento na rainha

Page 4: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 4/8

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Page 5: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 5/8

Passo 4

A união dos pontos A e B pode ser realizada com o ponto luva (overloque ponto 502) ou ponto 301 (ponto fixo reta). Caso seja interessante aproveitar as emendas, recomendase o fechamento no pontofixo 301 (reta) com abertura das costuras na passaodoria. A utilização de aparelhos adequados para afixação do acabamento também é importante. No mercado existem algums aparelhos especiais.Alguns são próprios para curvas.

Evitando ondulações nas laterais

É comum ocorrer ondulações nas laterais em peças cortadas no viés, isto ocorre porque com aintersecção de fios de urdume e trama o tecido fica mais maleável “ ou elástico” neste sentido.Existem algumas técnicas que evitam este problema.

1. Ecaixar os moldes de fazendo com que a posição das laterais se invertam.

Page 6: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 6/8

2. Se encaixado os moldes na mesma posição conforme mostra figura abaixo aumenta aprobabilidade de ocorrer laterais embabadadas ou uma lateral maior que a outra.

Evitando deformações nas costuras

Conforme citado anteriormente, cortes em viés são mais maleáveis e muitas vezes “crescem” emrelação sua origem (molde). Isto pode provocar deformações nas costuras como: decotes, cavas,recortes, etc. Neste caso é recomendado o uso de travadores de costura (encontrado em lojas deaviamentos) ou ainda, o local pode ser travado com costura realizada na máquina reta ponto fixo.

Page 7: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 7/8

1. Utilizando travadores ou costuras

Peças confeccionadas no viés possuem melhor caimento e conforto, maior durabilidade e valoragregado, por isso merecem cuidados especiais durante o processo produtivo.

Regiana Gonçalves Lima é formada em tecnologia do vestuário pelo Senai; possui lato sensu emespecialização em qualidade e produtividade pela Fundação Vanzolini; atua na área devestuário há 20 anos e coordena o Laboratório de Tecnologia do Vestuário do Senai VestuárioEng. Adriano José Marchini desde 2007

Fotos: Divulgação/Senai

Últimas:

DFB 2015 divulga estilistas confirmados para a edição

Canatiba está confirmada na próxima edição da Feira da Moda de Gramado

Brascol Pocket Fashion Show

18ª Felinju: empresários esperam aumento de 20% nas negociações

Inscrições para MBA e PósGraduação da ESPM Rio entram nos últimos dias

35Like

Page 8: Revista Costura Perfeita

30/04/2015 Revista Costura Perfeita

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/6/materia/cadernosenai.html 8/8

Copyright ©2011 Costura Perfeita LtdaRua Newton Prado, 333 Bom Retiro, São Paulo SPTel: (11) 21719200