revista cooperação - ano ii, ed. 08 - ecoopertec

17

Upload: ecoopertec

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista da eCoopertec - Cooperativa de Tecnologia e Serviço.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec
Page 2: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

Projeto Gráfico e Editorial

Interação - Interatividade Corporativa (81) 3325-3322 | [email protected]

A matéria de capa desta edição destaca o empreendedorismo feminino, cada vez mais forte nas corporações, e o evento em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, reali-zado no Amapá, que contou com homenagem às mulheres e entrega do Prêmio Mérito Cooperativismo Amapaense 2010. Uma das contempladas com o troféu foi a nossa presidente Deomari Fragoso.

Os e-books estão virando febre, mas será que com eles os li-vros de papel vão se acabar? Confira mais sobre este assunto em artigo nas próximas páginas. Além disso, veja as dicas de Dailton Felipini para o seu empreendimento virar sucesso na web.

O Sempre Motivado desse mês mostra que a satisfação das necessidades é uma grande geradora de motivação. E, como você sabe, histórias de sucesso estão sempre presentes na Co-operAção. Conheça Roberto Martins, um empreendedor que superou todas as dificuldades e tornou-se um grande empre-sário, e Ronaldo Sobrenome, cooperado de BH que conquistou sucesso através do conhecimento.

O conhecimento é adquirido com bastante leitura. Por isso, estamos sempre dando dicas de livros para você. Nesta edi-ção, obra E-Commerce nas Empresas Brasileiras, de Eduardo Vasconcellos. Ele faz análises sobre o comércio eletrônico bra-sileiro de acordo com o comportamento das empresas.

Para completar a nossa publicação, a música O Que Sobrou do Céu, da banda O Rappa. Acompanhe a letra que fala sobre os obstáculos que devem ser superados para a conquista da feli-cidade e realização pessoal. Leia, informe-se e divirta-se com a CooperAção.

Page 3: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec
Page 4: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

Uma questão recorrente em cursos, palestras e entrevis-tas sobre Empreendedorismo na Internet tem sido: o que é importante para quem deseja implantar um empreendimento de sucesso na Internet? Natu-ralmente, existem infindáveis fatores críticos que poderiam ser citados, mas vamos ficar com meia dúzia desses fatores que de tão importantes podem delimitar a fronteira entre o su-cesso e o fracasso do empreen-dedor na Internet.

1. Conhecer muito bem o novo canal de comercializaçãoO comércio é antigo, mas o co-mércio eletrônico tem cerca de uma década de existência no Brasil. É um setor que apresen-ta constantemente evoluções, novidades e novas possibilida-des. É necessária muita pesqui-sa na Internet, muita leitura de livros e ebooks de qualidade, bem como a realização de bons cursos de forma a aproveitar o máximo a grande oportunidade comercial representada pelo e-commerce.

2. Escolher muito bem o nicho 04

de mercadoNicho de mercado é um segmen-to que apresenta um público-al-vo com características específi-cas e cujas necessidades como consumidores não estão plena-mente atendidas. Escolher um nicho de atuação significa res-ponder as seguintes perguntas: O que eu vou vender? e, Para quem eu vou vender? Uma de-cisão acertada aqui representa um passo muito importante em direção ao sucesso pela seguin-te razão: se você tem um bom produto, para o qual existe uma boa demanda, o crescimento será natural, uma vez que seus clientes irão divulgá-lo de for-ma positiva a outros consumi-dores potencialmente interes-sados, que por sua vez também irão trazer novos clientes.

3. Planejar o empreendimentoPlanejar é colocar no papel, de forma organizada, todas as va-riáveis importantes de um em-preendimento, criando-se um plano de negócios. O principal motivo para planejar é que isso obriga o empreendedor a pensar de forma organizada, se anteci-pando aos possíveis problemas

Artigo

6 Dicas para o Empreendedor de Sucesso na Internet!

Planejar é colo-car no papel, de

forma organizada, todas as variáveis importantes de um empreendimento, criando-se um pla-

no de negócios.

Page 5: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

e se preparando para eles, de forma que não seja necessário consertar o navio durante a tra-vessia, como geralmente acon-tece com a maioria das empre-sas iniciantes.

4. Montar um website eficazNo mundo físico, as transações são realizadas entre pessoas. Na internet, elas são realiza-das entre o usuário e um sis-tema eletrônico que deve fun-cionar a contento para atender as expectativas desse usuário. Independentemente de tratar de uma loja virtual ou de um site sustentado por publicidade ou sistema de corretagem, ele deve ser eficaz, ou seja, fazer com que boa parte dos visitan-tes realize as ações desejadas, de forma fácil e segura. Lem-brando que o e-consumidor tí-pico é extremamente exigente, impaciente, crítico e preparado para fazer uma boa avaliação de sites e produtos oferecidos.

5. Utilizar estratégias eficazes de web-marketingDe nada adianta ter bons pro-dutos expostos numa boa loja

05

virtual, se não houver visitantes para adquiri-los. A utilização das estratégias mais adequadas ao segmento, sempre realizadas com sob uma avaliação cons-tante que considere a relação custo/benefício e não somente a receita da campanha, é fun-damental para se alavancar o sucesso do empreendimento na Internet. E por falar em avalia-ção...

6. Avaliar o desempenho e evo-luirIsso é algo que deve ser feito constantemente com relação ao site e ao empreendimento em geral. Correção de erros, me-lhorias, implantação de novos recursos, mudanças de rumo em decorrência de alterações no mercado, são uma constan-te na vida do empreendedor, principalmente no e-commerce onde a evolução e as mudanças ocorrem na velocidade da luz.Mais sobre empreendedor de sucesso em: Curso: Montar e Gerenciar um Empreendimento na Internet.

Dailton Felipini é mestre e graduado em administra-ção de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Autor do livro Google Adsense, Consultor espe-cialista em e-commerce, palestrante e editor do site www.e-commerce.org.br.

Page 6: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

06

O Sucesso Cooperado con-tará a história do empreen-dedor Roberto Martins Fer-reira, da cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais.

Aos dez anos de idade, após a separação dos pais e o fa-lecimento dos avós, ele pas-sou praticamente a sua in-fância e adolescência sem apoio de familiares, porém, mesmo passando por to-das as dificuldades, Rober-to sempre acreditou que o futuro reservava algo muito bom para ele. A eCoopertec surgiu em seu caminho, dando-lhe a opor-

Conheça Roberto Martins, o empreen-dedor que superou as dificuldades e se

tornou um empresário de sucessotunidade que faltava para começar a viver melhor e como ele mesmo nos disse: caminhar em direção ao su-cesso só dependia dele, por isso, escolheu vencer.

Hoje Roberto é supervisor de pintura automotiva em uma renomada empresa da re-gião e, paralelamente, atua em seus próprios negócios, um portal de publicidade on-line (www.aquianuncios.com.br) e uma loja virtual (www.aquianuncios.com.br), que têm lhe proporcio-nado muito sucesso.“Barreiras, obstáculos e di-ficuldades sempre existirão.

Se você não confiar em si mesmo e não acreditar em seus sonhos, você não con-segue triunfar”, afirma o empresário.Desejamos ao Roberto um futuro brilhante e que, a cada dia, ele possa obter ainda mais sucesso através dos seus projetos!

Acesse o Blog Sucesso

Cooperado e conheça

outras histórias de

sucesso!

Page 7: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

07

Premiação homenageia mulheres e reconhece o sucesso da eCoopertec

As mulheres têm se mostrado cada vez mais ativas no mercado de trabalho, conquistando cargos de con-fiança em grandes empresas e gerenciando diversos setores. Uma evolução, claro, em se tratando de anos atrás, quando não possuíam reconhecimento de ca-pacidade de liderança e competência em comparação com os homens. Inclusive, corporações e especialis-tas já admitem a melhor desenvoltura das profissio-nais para o relacionamento dentro do ambiente de

Page 8: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

08

trabalho.Diversas pesquisas já fo-ram realizadas para a reu-nião de dados sobre essa evolução. Uma delas, feita pela Relação Anu-al de Informações Sociais (Rais), chegou à conclu-são de que as mulheres alcançaram um aumento de 5,34% de participação no mercado de trabalho em comparação ao ano de 2008. Além disso, os da-dos da pesquisa concluí-ram que elas estavam em maior número entre os trabalhadores com ensino superior completo no ano passado. Elas estavam em 3,97 milhões das vagas, enquanto os homens ti-nham 2,76 milhões.

No último dia 15 de julho, no Terrazzo 107, Amapá,

o evento em Comemora-ção ao Dia Internacional do Cooperativismo, reali-zado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Na-cional de Aprendizagem do Cooperativismo (SES-COOP), abordou o tema “A mulher e o cooperativis-mo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”. Um reconhe-cimento e homenagem à participação feminina nos negócios cooperativos.

Representante da eCoo-pertec no evento, a pre-sidente da cooperativa, Deomari Fragoso, foi con-templada com o Prêmio Mérito Cooperativismo Amapaense 2010, conce-dido pela OCB. “Fiquei muito orgulhosa. Foi mui-

Representante da eCoopertec no evento, a presi-dente da coope-rativa, Deomari

Fragoso, foi con-templada com o Prêmio Mérito

Cooperativismo Amapaense 2010,

concedido pela OCB.

Page 9: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

09

COOPERAÇÃO

to emocionante, pois foi total surpresa”, revela a presidente. Na ocasião, mais mulheres foram destaque, como a Dra. Conceição Capiberi-be, que foi homenageada por sua excelente gestão à frente da Uniodonto, e da Dra. Elza Rezende, que destacou-se por sua atuação na presidência da Unimed.

Receberam o prêmio tam-bém o Governador do Es-tado, Pedro Paulo Dias de Carvalho, o ex Governa-dor do Amapá, Waldez Góes, e o Presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás. Foram homenageados como au-toridades do Estado e re-novaram o compromisso com o cooperativismo no Amapá.

A premiação foi um re-conhecimento para as mulheres empreendedo-

ras que colaboram com o crescimento do cooperati-vismo no Amapá e, conse-quentemente, no Brasil. O prêmio, claro, está di-recionado também à toda a eCoopertec, com a par-ticipação ativa de todos os empreendedores que dela fazem parte.

Para Deomari, é sempre muito gratificante quando é realizado o reconheci-mento dos trabalhos das mulheres no mercado de trabalho. Mas, segundo ela, este prêmio reflete a colaboração de todos os cooperados para o sucesso da eCoopertec, que está no caminho certo. “Va-mos, cada um, fazer a sua parte para que, juntos, possamos ter um Negócio ainda mais Sustentável, respeitando e proporcio-nando um dos princípios das Cooperativas: Redis-tribuição de Renda”, fina-liza.

Page 10: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

10

Livros de papel: o fim está próximo???Matéria

A Agência O Globo divulgou no dia 06 de agosto matéria sobre uma declaração dada por Nicholas Negroponte, idealizador da iniciativa One Laptop Per Child, que objetiva revolucionar a edu-cação nos países em desen-volvimento a partir da dis-tribuição de computadores de baixo custo para os estu-dantes.

Bem, mas o que foi que ele falou?Durante a Techonomy, con-ferência realizada em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, Nicholas falou que os livros de papel estão mortos!!! E, para ele, isso está bem per-to de acontecer. Claro, a de-claração foi dada em função do crescimento do mercado de livros eletrônicos e leito-res digitais. Com isso, abre-se, mais uma vez, um leque para reflexão acerca do as-sunto. Afinal de contas, será mesmo que os livros físicos estão perto do fim?

Cada vez mais pessoas es-tão acreditando nisso. Até porque não podemos negar que os leitores e livros digi-

tais carregam inúmeras fa-cilidades, como transporte, distribuição e acesso. Além disso, questões ambientais estão relacionadas a eles. O mundo pede cuidados com o nosso meio ambiente. Eco-nomia de papel = menos ár-vores sendo derrubadas. E várias outras características e vantagens das publicações eletrônicas poderiam ser ci-tadas.

Naturalmente, nós evoluí-mos e a tecnologia também, mas não podemos deixar de notar que os costumes são sempre mais difíceis de se-rem superados. Se os livros de papel chegarem ao fim, será complicado não passe-ar mais por livrarias tradi-cionais e encontrar estantes repletas deles. Será uma perda grande. Vivemos atre-lados a livros o tempo todo durante o nosso crescimen-to pessoal e intelectual.

E é isso. Provavelmente, es-taremos refletindo cada vez mais daqui pra frente sobre o fim ou não deles. Em um futuro, talvez bem próximo por causa das rápidas evolu-

Page 11: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

11

ções, descobriremos o que realmente acontecerá com os livros físicos.

Até lá, que tal trocarmos ideias de como conservar os que temos em casa por anos e anos? Isso pode ser uma boa estratégia. Cuidamos dos que temos e, se livros desse tipo não forem mais fabricados, teremos uma linda recordação dos tem-

pos em que as páginas de papel eram passadas com um barulhinho agradável e característico de sensações curiosas, em função das no-vas descobertas sobre a lei-tura.

Se você é um internauta que curte interagir, deixe o seu comentário sobre o assunto. Para você, o fim dos livros de papel está próximo?

Em um futuro, talvez bem próxi-mo por causa das rápidas evoluções, descobriremos o que realmente

acontecerá com os livros físicos.

Page 12: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

12

Contaremos hoje a histó-ria do cooperado Ronaldo Sobrenome, de Belo Ho-rizonte. Quando conhe-ceu a cooperativa, apesar de um pouco apreensivo, ele conseguiu visualizar a oportunidade de uma grande mudança em sua vida. Como sabemos que não há vitória sem luta, naquele momento come-çou a luta do nosso coope-rado por uma vida melhor e novos conhecimentos. Ele começou, então, a ver que seus sonhos adorme-cidos poderiam se tornar realidade.Ronaldo nos conta que

Cooperado de BH atribui ao conheci-mento a conquista do seu sucesso

não conhecia nada de tec-nologia, mas creditou em sua capacidade e passou a buscar o conhecimento. Através dos treinamen-tos da eCoopertec, foi se adaptando aos sistemas de informação que antes eram totalmente desco-nhecidos.A partir desse momento, ele passou a fazer parte de um grupo de pessoas motivadas e aumentou o seu grau de relaciona-mento. Mas as dificulda-des não pararam por aí. Ronaldo sofreu um aci-dente e precisou ficar al-gum tempo hospitalizado,

Page 13: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

13

foi quando a sua esposa, Cristina, passou a geren-ciar seus negócios até que estivesse recuperado.“A eCoopertec é uma cooperativa idônea, de grande valor. Me qualifi-cou como líder de grupo e eu reconheço a qualidade e seriedade dos trabalhos e a preocupação na ajuda mútua”, acrescenta ele. Hoje eles trabalham com uma loja virtual, a www.moreirashop.com.br, e o com site www.fox-

carshop.com.br, ob-tendo excelentes resul-tados. Ronaldo ainda faz questão de agradecer a nossa presidente Deomari Fragoso por ter elaborado este maravilhoso projeto que mudou sua vida e a vida de centenas de pes-soas por todo país.Nós da eCoopertec de-sejamos muito sucesso e que a cada dia você obte-nha ainda melhores resul-tados.

O Blog Sucesso Cooperado está cheio de histórias que emocionam e motivam a todos devido às incríveis trajetórias de luta e persistência de alguns de nossos emprendedores. Conheça essas histórias de sucesso!Acesse o Blog e deixe seu comentário.

www.sucessocooperado.com.br

“A eCoopertec é uma cooperativa idônea, de grande va-lor. Me qualificou como líder de grupo e eu reconheço a qualidade e seriedade dos trabalhos e a preocupação na ajuda mútua. ”

Page 14: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

14

COOPERAÇÃO

IndicaNesta edição do CooperAção contamos com a ajuda do Blog E-commerce Total para indicar uma leitura fantásti-ca para todos os empreen-dedores da eCoopertec.

O livro e-Commerce nas Empresas Brasileiras foi es-crito por Eduardo Vascon-cellos e publicado pela Edi-tora Atlas. A obra faz análises sobre o comércio eletrônico no Brasil, levando em consi-deração a maneira como as empresas se comportam no mercado ao utilizar esta ferramenta tão promissora.

Eduardo Vasconcellos é dou-tor em Administração pela FEA-USP e master of mana-gement pela Vanderbilt Uni-versity (EUA). Ele também tem outras publicações so-bre comércio eletrônico.

Uma breve sinopse do livro:Os negócios eletrônicos têm se mostrado uma ferramen-

ta essencial para alavancar e elevar a competitividade, entretanto, se não houver uma integração apropriada en-tre tecnologias de informação e mecanismos gerenciais eficazes para esse desenvolvimento, o risco de fracasso passa a ser grande. A obra mostra também como várias empresas no Brasil enfrentaram o desafio de se destacar e manter-se de forma competente. No seu capítulo matriz,

Page 15: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

15

o autor analisa as principais oportunidades do comércio eletrônico no Brasil e suas tendências com base em um estudo sobre 420 empresas de vários setores. As em-presas tradicionais, assim como as empresas ponto, com maior ou menor grau, necessitam de uma logísti-ca eficaz, envolvendo esto-ques, transporte e distribui-ção. Um dos capítulos trata o caso da WEB – Serviços de e-Business, provedora de soluções para empresas que realizam negócios eletrôni-cos, dando a descrição dos processos de interação (da empresa) entre os parcei-ros e as recomendações são apresentadas. No seu último

capítulo é analisado o uso da Internet como instrumento para alavancar competitivi-dade.

Esta é uma ótima leitura para saber um pouco mais sobre e-commerce no Brasil.

Page 16: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

16

Satisfação das necessidades gera MotivaçãoMotivação é a palavra que desig-na um processo comportamental que mobiliza o indivíduo a atin-gir um objetivo como resposta a um estado de necessidade, ca-rência ou desequilíbrio. Ela é gerada por diversos fatores que contribuem para que a pes-soa possa desenvolver melhor suas habilidades, com intensi-dade, direção e persistência em prol de sua satisfação e realiza-ção.Satisfazer-se é uma necessidade do ser humano. Com base nis-so, podemos partir do estudo de Maslow (psicólogo humanista), no qual ele propõe que todos nascem com cinco sistemas de necessidades: as fisiológicas bá-sicas (alimentação – água e co-mida, respiração, descanso); de segurança (física pessoal, finan-ceira, bem-estar); de associação (amizade, família, intimidade); de estima (desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros) e de autorrealização (a motivação maior e a única ver-dadeiramente satisfatória para a natureza humana). Estas ne-

cessidades são consideradas mo-tivações humanas, ou seja, elas são capazes de gerar nos indiví-duos a vontade de agir em busca de um objetivo.Percebe-se, então, que a motiva-ção é um estado cíclico e constan-te na vida pessoal e profissional e para atingi-lo é preciso: manter-se sempre alegre, buscando estar em dia com suas tarefas; gostar do que faz; estar com suas neces-sidades e metas sempre bem de-finidas a ponto de trabalhar para consegui-las; evitar sentir-se ca-rente; tentar, sempre que possí-vel, manter um equilíbrio entre corpo e mente.Muitas teorias, como esta desen-volvida por Maslow, tentam mos-trar caminhos mais apropriados para a motivação. A melhor op-ção é identificar o melhor cami-nho para percorrer, com o intui-to de ter força para o trabalho, elevar a moral, além de aceitar e vencer os desafios propostos pela vida.

Fonte: Pesquisa Psicológica

www.Sempre Motivado .com.br

Page 17: Revista CooperAção - Ano II, ED. 08 - eCoopertec

17

MúsicaO Rappa é uma banda brasileira conhecida por suas letras de forte impacto social.Também mostra obstáculos que devem ser ven-cidos no caminho para a felicidade e a realiza-ção pessoal.

Acompanhe a letra de uma das músicas mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

O Que Sobrou Do Céu

O RappaComposição: Marcelo Yuka

O, la lá, o la lá, ê ahO, la lá, o la lá, ê êO, la lá, o la lá, ê ê ahO, la lá, o la lá, ê êFaltou luz mas era dia, o sol invadiu a salaFez da TV um espelho refletin-do o que a gente esqueciaFaltou luz mas era dia... di-iaFaltou luz mas era dia, dia, diaO som das crianças brincando nas ruasComo se fosse um quintal

A cerveja gelada na esquinaComo se espantasse o malO chá pra curar esta aziaUm bom chá pra curar esta aziaTodas as ciências de baixa tec-nologiaTodas as cores escondidas nas nuvens da rotinaPra gente ver... por entre pré-dios e nós...Pra gente ver... o que sobrou do céu... o la lá