revista cooperação - ano ii, ed. 04 - ecoopertec

15

Upload: ecoopertec

Post on 02-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista da eCoopertec - Cooperativa de Tecnologia e Serviço.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec
Page 2: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

Projeto Gráfico e Editorial

Interação - Interatividade Corporativa (81) 3325-3322 | [email protected]

A CooperAção deste mês está repleta de conteúdo que, com certeza, irá ajudar bastante aos leitores em sua vida pessoal e profissional.

Neste edição as palavras Planejamento, Treinamento e Aperfeiçoamento estarão bastante presentes nas páginas a seguir, mostrando o caminho certo para o sucesso.

Também trazemos artigos sobre comércio eletrônico e marketing pessoal, além das preciosas dicas do Blog Nu-triatividade de como manter uma vida sempre saudável e, é claro, o entretenimento não pode ficar de fora. Cleider Borges - diretor da Unidade Goiânia - nos trás uma indicação de um livro incrível e a nossa redação mostra a letra de uma música do Charlie Brown Jr. mos-trando que as bandas de rock também fazem músicas que nos fazem pensar.

Na matéria de capa mostramos como foi o fantástico Treinamento Nacional que aconteceu em Sorocaba e foi ministrado por Rodrigo Cardoso, considerado um dos me-lhores palestrantes do Brasil.

Muita informação para uma edição só.

Boa Leitura!

Page 3: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec
Page 4: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

Matéria

O Blog E-commerce Total que, além de falar sobre o varejo online, sempre trás artigos relacionados com os mais variados assuntos de interesse da web, postou uma matéria sobre o planejamento no comércio eletrônico. Vale a pena conferir!

04

A falta de um planejamento de qualidade é o que normalmente re-sulta no grande

número de quebras e desistência por

parte dos empreen-dedores virtuais.

Somando um faturamento de mais de R$ 10,5 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão contabilizado apenas no período do Natal, o e-com-merce tem atraído cada vez mais adeptos. E está se tornando comum a entrada de micro e pequenos empresários nesse setor, antes dominado pelas grandes empresas.

Comércio eletrônico: Sem PLANEJAMENTO não se chega a lugar nenhum!

Page 5: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

A utilização de práticas de e-commerce por parte das MPEs tem se tornado imprescindível, sobretudo por estar firmando-se cada vez mais como uma exigência do mercado atual. No entanto, engana-se quem pensa que para se ter suces-so com uma loja virtual basta abrir um site na internet e co-meçar a vender como se fosse uma loja física.No comércio eletrônico, como em qualquer outro negócio, é necessário planejar-se muito bem. A falta de um planeja-mento de qualidade é o que normalmente resulta no grande número de quebras e desis-tência por parte dos empreen-dedores virtuais, e isto muito provavelmente continuará acontecendo enquanto o mer-

cado de compra e venda online continuar sendo tratado sem a devida importância.Nos últimos dias, enquanto eu lia o excelente site Webinsi-der, me deparei com um artigo muito interessante de autoria do Diretor da PortCasa, Natan Sztamfater, no qual ele aborda o tema também aqui discuti-do: o planejamento de uma aplicação de e-commerce. O texto é de grande valor e serve como uma ótima ferramenta de ajuda profissional para os empreendedores virtuais. Valeu muito a pena a leitura!

Fonte: Webinsider

Veja outros artigos relaciona-dos acessando o E-COMMERCE TOTAL.

05

Sugira outras matérias que poderão fazer parte da próxima edição da nossa CooperAção!

Envie sua sugestão para [email protected]

Page 6: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

06

Treinamento Nacional

Rodrigo Cardosocom

Sorocaba - Março/2010

Page 7: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

07

Treinamento de Liderança com Rodrigo Cardoso.

A eCoopertec mostra porque é uma cooperativa que in-veste muito no capital humano, proporcionando momen-tos inesquecíveis e que objetivam aperfeiçoar habilida-des essenciais no caminho ao sucesso.Em Março, na filial de Sorocaba, foi realizado um fan-tástico treinamento de liderança ministrado por um dos maiores e melhores palestrantes do Brasil: Rodrigo Car-doso, que contou com a presença de 170 empreendedo-res, entre líderes, masters, diamantes seniors e diretores da cooperativa.

Treinamento Nacional

Rodrigo Cardoso

Rodrigo Cardoso é Pós graduado em Psicologia; Leader Coach pela Institute for International Research & Crescimentum; Master Practitioner em programação neuroligüística pela SBPNL; Autor de diversos artigos na área de motivação, sucesso, desenvolvi-mento pessoal e profissional além de diversos livros e dvd`s; Pro-fessor de Planejamento Estratégico, Negociação, Vendas, Atendi-mento ao Cliente, Liderança, Oratória e Motivação; Especialista em atitude e comportamento.

Dessa forma Rodrigo é considerado um dos melhores Palestrantes do Brasil.

Sorocaba - Março/2010

Page 8: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

08

Com a participação de empreendedores de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador e Goiânia o treinamento “O Caminho para o Sucesso” teve duração de 2 dias de intenso aprendizado com objetivos de preparar as pessoas para vencerem e crescerem com entusiasmo, otimismo e de maneira pró-ativa.

Priorizando o trabalho em grupo, Rodrigo fez várias dinâmicas, onde em alguns momentos, os participantes dependiam completamente do colega de equipe, dei-xando claro a todos, que a união tem que prevalecer e o espírito de equipe ser maior do que o individua-lismo, resgatando o porquê de sua atividade.

Page 9: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

09

Com o treinamento pôde-se perceber como é gratificante poder contribuir fazendo o que for necessário por uma causa maior: a missão da organização.

Ao lado, fotos da equipe de empre-

endedores que participaram do

treinamento com o Rodrigo Cardoso.

Além de muito con-teúdo, a descontra-ção esteve sempre

presente.

Page 10: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

Matéria

Por Wagner Campos

Certamente isso já fez par-te de sua vida ou você já presenciou situações em que apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou res-ponsabilidades foi promo-vido, conseguiu aumentos salariais e freqüentemente é citado como exemplo, enquanto você nem ao me-nos é lembrado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.

Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente este-ja ocorrendo é a falta de seu marketing pessoal. E o que é isso?

Quando falamos de um produto, sabemos que exis-tem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esfor-ços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utili-zando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se nota-do! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilida-des e competências. Não é ser o chamado “puxa- saco”.

Ser notado desnecessaria-mente e por suas “apari-

A CooperAção está sempre trazendo informações para facilitar a trajetória profissional de todos os empreende-dores. No artigo que trazemos hoje seguem várias dicas fundamentais para se tornar reconhecido e valorizado, obtendo assim a realização profissional.

É fazer-se no-tado! Não sim-plesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, ha-bilidades e com-petências. Não é ser o chamado “puxa- saco”.

10

Marketing Pessoal

Page 11: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

COOPERAÇÃO

ções” tolas é péssimo, uma vez que será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Nes-te caso, aquele ditado: “falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que falar mal sig-nifica comentar que você não é a pessoa ou o profis-sional ideal.

Então, o que devemos fa-zer para termos um bom marketing pessoal e sermos reconhecidos e valoriza-dos, obtendo assim o su-cesso e a realização profis-sional?

Seguem algumas dicas:

1. Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habi-

11

lidades de influenciar pes-soas e ser um formador de opinião.

2. Deve transmitir con-fiança aos seus chefes e companheiros de traba-lho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.

4. Saiba trabalhar em equi-pe e administrar conflitos.

Page 12: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

12

Mesmo que você tenha mais habilidades em de-terminadas atividades, colabore para o desenvol-vimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satis-fação.

5. Saiba valorizar seu tra-balho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresen-te seus projetos e idéias, mesmo que informalmen-te.

6. Seja uma pessoa otimis-ta e bem-humorada. Nin-guém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da

mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcio-nam um ambiente agradá-vel e irradiam bem- estar a todos à sua volta.

7. Faça um bom planeja-mento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esfor-ços para realizar-se, con-forme o planejado.

E lembre-se: se estiver participando de um pro-cesso seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender, mas para contri-buir. A empresa quer resul-tados e não é uma escola. Com certeza você apren-derá muito na organização e obterá excelentes expe-riências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.

*Wagner Campos é Especia-lista em Marketing, Pales-trante em Vendas, Motiva-ção e Liderança, Consultor de Empresas e Diretor da True Consultoria, mais informações no site www.trueconsultoria.com.br

Saiba o que você pode ofe-recer. A empre-sa quer resulta-dos e não é uma

escola.

Page 13: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

Quando pensamos em quali-dade de vida, uma série de fatores nos vem à mente. Um dos principais, além da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação, está relacionado ao sono. Dormir bem é fundamen-tal para a mente e para o corpo, e garante ainda uma vida muito mais saudável e alegre.O sono, além de servir como repositor de ener-gias, também tem papel fundamental em assuntos relacionados à motivação. Portanto, ele é capaz de afetar a produtividade no trabalho, merecendo assim nossa atenção.Pensando justamente nis-so, nós, do Nutriatividade, retiramos do artigo “A im-portância do Sono”, da Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, alguns conselhos para dor-mir melhor e fazer com que o sono não atrapalhe mais sua produtividade no traba-lho. Confira:• À noite, procure co-mer somente alimentos de

fácil digestão e não exage-rar nas quantidades. • Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refri-gerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”). • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo. • Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro. • Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã. • Não leve livros estimu-lantes nem trabalho para a cama. • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos. • Tire da cabeceira o telefone celular e relógios. • Tome um banho quen-te, de preferência na ba-nheira, para ajudar a rela-xar, antes de ir dormir. • Procure seguir uma ro-tina na hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.

O sono e a produtividade no trabalho

13

Acesse o Blog Nutriatividade

e veja todo o conteúdo dis-

ponível que foi preparado exclu-sivamente para aumentar sua

qualida de vida.

Page 14: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

14

Já dizia o poeta Castro Alves: “Ó bendito o que semeia livros, Livros a mão cheia, E manda o povo pensar...”

As oportunidades encontram-se dentre as linhas de inúmeros tí-tulos que, hoje, estão acessíveis a todos. Uma excelente forma de ter acesso às informações sobre todas as áreas do conhecimento. Mas... como anda a sua leitura?

A CooperAção, com intuito de in-centivar a leitura entre os empre-endedores, trás uma dica de um verdadeiro líder dentro de nossa cooperativa – Cleider Borges.O diretor da unidade de Goiânia, conhecido pela sua grande capaci-dade, inteligência e interesse por livros dos mais consagrados auto-res do mundo, indicou um título de Roberto Shinyashiki - um dos maiores palestrantes e consulto-res do Brasil e grande entusiasta da capacidade humana. O livro é: Tudo ou Nada, da edi-tora Gente.

Shinyashiki, que é médico-psiquia-tra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em administração de empresas

pela Universidade de São Paulo (USP), trás nesse livro um alerta para quem deseja construir sua história do jeito que sempre so-nhou, mas nunca realizou. Ele também coloca o leitor diante de momentos decisivos e de esco-lhas que afetarão sua vida para sempre, sem volta. Momentos cruciais que trazem a chance de construir, de verdade, sua pró-pria história.

Em Tudo ou Nada, o autor mostra para os leitores que o poder está nas mãos de cada um e basta a decisão de construir um futuro com garra e determinação.Para nós da CooperAção basta agradecer a indicação de Cleider Borges e incentivar a leitura des-se livro que, com certeza, fará diferença na vida de todos

COOPERAÇÃOIndica

Page 15: Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec

Os CortesCharlie Brown Jr.

Charlie brown ....Os cortes que a vida me fezForam aprendizados que eu tivePois a vida me cortou outra vezA vida vem testando meus limites

Ser forte é ter,Coragem pra continuarTer força é ter,Força pra se superar

A vida pode ser como você imagi-naSe você não se perder no caminhoPergunte a si mesmo se você não é capazOlhe pro lado e veja que você não está sozinho

Nascemos para ser livresO sol está em suas mãosPlante essa sementeNascemos para ser livresO sol está em suas mãosPlante essa semente

Os cortes que a vida me fezForam aprendizados que eu tivePois a vida me cortou outra vez

A vida vem testando meus limitesForça é ter,Coragem pra continuarTer força é ter,Força pra se superar

Há uma guerra pela sua vontadeHá uma guerra pela sua atençãoHá uma guerra pelo seu pensamentoHá uma guerra pela sua visão

Nascemos para ser livresO sol está em suas mãosPlante essa sementeNascemos para ser livresO sol está em suas mãosPlante essa sementePlante essa semente do bem

Sempre sorrindo eu quero te verVem comigo até o amanhecerDeixa eu contemplar o tempo em vocêTudo de você que eu possa ter

Somos nós, controlamos a nossa pazSomos nós, controlamos a nossa paz

O nosso tempo é tudo que temosNossas escolhas vão dizer pra onde iremosNossa vontade é o que faremosPois sei que unidos, juntos vencere-mos

Nascemos para ser livresO sol está em suas mãosPlante essa sementePlante essa semente do bem

Quem disse que no ritmo pesado do Rock brasileiro não existe consci-ência e idéias essenciais para uma vida mais feliz? Existe sim!Acompanhe a letra da Música “Os Cortes” de Charlie Brown Jr. - uma banda de muita personalidade; que foi criada em 1992, em Santos e que hoje tem fãs em todo o país.

15

Música