revista cityfarma

28
VEJA as melhores ofertas da CityFarma REVISTA Ano III N. o 16- Dezembro 2009 Férias: ache seu rumo e boa viagem! Cuidado com as armadilhas de Natal solidário verão

Upload: cityfarma-farmacia

Post on 16-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Revista cityfarma

TRANSCRIPT

VEJA as melhores

ofertas da CityFarma

REVISTA Ano III N.o 16- Dezembro 2009

Férias:ache seu rumoe boa viagem!

Cuidado comas armadilhas de

Natal solidário

verão

3

Nossa matéria de capa é o Natal Solidário. O obje-tivo é mostrar que para ser solidário não é preciso

participar de grandes campanhas que povoam a mídia nesta época do ano (e todas merecem nossos aplau-sos), ou dar além de suas possibilidades de ajuda. Doar é um ato de amor que faz bem para quem recebe e, tenham a certeza, mais ainda para quem dá. A alegria de ver a felicidade dos outros não tem preço e é uma sensação na qual vale a pena investir. Em dezembro, essa necessidade de ajudar fica ainda maior. Movidas pelo “espírito natalino” as pessoas se empenham com mais intensidade, mas nem sempre sa-bem por onde começar. Pois bem, comece por quem está ao seu lado agora. Um abraço pode fazer grande diferença neste exato momento. A Rede CityFarma se orgulha de praticar o bem duran-te todo o ano. Além do respeito pela saúde de nossos clientes, as lojas associadas patrocinam pequenas cam-panhas e eventos em suas áreas de atuação.E agora nos resta desejar a todos um Natal de paz, um Ano Novo de prosperidade e muita alegria no cora-ção.

José Corrêa da MottaPresidente da Rede CityFarma

Natal Solidário

O sol brilha para todos6 Hipertensão

A festa pelo mundo7 Ano Novo

Colônia de férias8 Férias

Prevenção pela alimentação21Diabetes

Cuidado com as armadilhas22Saúde no verão

Ache o seu rumo24Viagem

A Revista CityFarma é de propriedade e distribuição da ASSIFERJ - Associação Independente de Farmácias e Drogarias do Estado do Rio de Janeiro. Periodicidade: bimestral; Tiragem 150.000 exemplares;Dezembro 2009. Produzida por Sinal Propaganda e Marketing Ltda. E-mail: [email protected] - Tel.: (21) 3286-5537; Planejamento e Diagramação: Luiz Eduardo Espindola e Ney Sampaio. Jornalistaresponsável: Adriane Lopes - MTb 17195; Coordenação editorial: Grupo Letra Assessoria em Comunicação; Capa: 123rf.com - Fotos internas: 123rf.com; Impressão: Ediouro Publicações Ltda; Pes-quisa iconográfica: Márcia Monteiro; Ilustrações: Ney Sampaio; Central de atendimento CityFarma: (21) 2501-6767. Acesse www.cityfarma.com.br - Fale conosco: [email protected].

Editorial

Seja solidário o ano todo4 Natal

4

Seja solidário no Natal e sempreSer solidário é, resumidamente, ser bom. Dar um

pouco de seu tempo, de sua atenção, de seu cari-nho para quem necessita é uma das melhores ações

que qualquer ser humano pode praticar. Na época do Na-tal, esse sentimento de amor ao próximo aumenta, mas é importante estar sempre atento à nossa volta. Contribuir para uma vida melhor do outro pode ser o primeiro passo para o mundo de paz que todos buscamos.Existem várias maneiras de praticar a solidariedade. E existe por aí alguém precisando exatamente daquilo que você pode doar, basta abrir os olhos. Abrace uma causa em que acredite e participe.

Projeto Papai Noel dos CorreiosO Projeto Papai Noel dos Correios tem por objetivo manter viva a magia do Natal, dando resposta às car-tas enviadas por crianças de até 12 anos de idade ao “bom velhinho”. As cartas que partem das comunida-des carentes em todo o país são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças serão necessariamente atendidas, mas todas as cartas são respondidas.Qualquer pessoa pode ajudar, tanto atuando como vo-luntário na leitura e triagem das cartas, como para ado-tar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com a “Casa do Papai Noel” de sua região (os endereços estão no www.correios.com.br).

Que tal uma visitinha?Já ouviu falar em “calor solidário”? Pois pense então em idosos ou crianças que vivem em casas de repouso ou orfanatos. Imagine o bem que faz a estas pessoas receber atenção, carinho e um pouco de afeto.É o bastante disponibilizar uma hora do seu dia, uma vez por semana, para dedicar àqueles que, muitas ve-zes, não têm ninguém. E a atitude ainda é premiada: o brilho do olhar de quem recebe o carinho certamente irá iluminar sua vida. Procure a instituição mais próxi-ma de você e comece já.

Construa a sua corrente do bemQue tal você mesmo começar uma campanha? Não é difícil e o resultado pode ser surpreendente. O pri-meiro passo é escolher quem deverá receber o auxílio. Depois envolva seus amigos, vizinhos, parentes e co-nhecidos e forme a sua corrente do bem recolhendo o “kit cidadão”, com roupas e calçados. Tudo recolhido, montado e separado, basta escolher um dia e convidar a galera para a melhor parte: a entrega.

Sua atenção pode salvar uma vidaSe você tem mais de 18 anos, espírito solidário, dispo-nibilidade de 4 horas e meia para o plantão semanal e coragem para participar do curso de seleção de volun-tários, parabéns, é um forte candidato a ingressar no CVV – Centro de Valorização da Vida, um trabalho humanitário que tem por objetivo conversar com as pessoas que precisam ser ouvidas.O CVV atende em qualquer um dos 48 postos espalha-dos pelo país por carta e telefone, 24h por dia, todos os dias, e em quatro postos, por e-mail. Há também o atendimento pessoal que ocorre entre 8h e 18h, diaria-mente. Se precisar do CVV, ligue 141. E se quiser saber os endereços dos postos entre no site www.cvv.org.br.

Fazer o bem tem graçaO grupo voluntário da “Clínica da Alegria – Valori-zação da Vida pelo Sorriso” atende hospitais públi-cos, asilos, abrigos e comunidades carentes de Niterói e do Rio. Eles se vestem de palhaços para levar uma mensagem de alegria, carinho e otimismo para pessoas que precisam. Os voluntários, além das brincadeiras,

Seja solidário no Natal e sempre

Natal

entregam gêneros de primeira necessidade como leite, fraldas descartáveis, kits de higiene e também realizam festas em datas especiais como o Dia das Crianças e o Natal, quando distribuem brinquedos, chocolates, ma-terial escolar e outros presentes.Para ser voluntário basta ser maior de idade, estar dis-posto ao trabalho, ser responsável, passar nos testes e treinamento de dois meses. É preciso estar disponível pelo menos um dia na semana (exceto aos domingos), sempre das 13h às 18h. Mesmo que você não possa ser um voluntário, pode ajudar com as doações. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2717-5367 e (21) 9733-8718.

hipertensãocontra a

Hipertensão

Vitaminadas

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Públi-ca da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que a deficiência de vitamina D

em mulheres na pré-menopausa pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão.De acordo com a pesquisa, as mulheres em pré-meno-pausa que tinham deficiência de vitamina D apresenta-ram risco três vezes maior de desenvolver hipertensão arterial sistólica 15 anos depois, em comparação com aquelas que tinham níveis normais.Segundo os pesquisadores, o estudo realizado por eles se diferencia de outros por sua longa duração. Eles acompanharam mulheres registradas no Estudo de Metabolismo e Saúde Óssea de Michigan e analisaram dados de outras 559 mulheres que vivem na cidade de Tecumseh, no mesmo estado, por um período de 15

anos. O estudo começou em 1992, quando o grupo tinha idade média de 38 anos.Na fase inicial da pesquisa, 2% das mulheres tinham sido diagnosticadas ou eram tratadas para hipertensão e 4% tinham hipertensão não diagnosticada. Mas 15 anos depois foi observada uma diferença significativa: 19% das mulheres tinham sido diagnosticadas ou esta-vam sendo tratadas para a hipertensão e 6% tinham o problema ainda não diagnosticado.Os pesquisadores controlaram as variáveis para idade, massa corporal, uso de medicação anti-hipertensiva e tabagismo. Os autores apontam que há atualmente, especialmente entre mulheres, uma deficiência genera-lizada da vitamina D. O motivo principal é a falta de exposição suficiente ao sol, já que a vitamina D é sinte-tizada na pele por meio da ação dos raios ultravioleta.

Ano Novo

7

Os vários Anos NovosÉ costume entre nós vestir bran-

co, tomar champanhe, comer uva, pular onda, soltar fogos e

festejar o réveillon como uma página nova em nossa vida. Mas há várias outras formas de celebração, inclusi-ve em outras datas, de acordo com a cultura e religião.

Ano Novo chinêsEste é o feriado mais importante da China e acontece em fins de janeiro e início de feve-reiro. Mas é uma festa que se espalha pelo mundo. São 15 dias de resgate de ori-gens e tradições, e para arrumação da casa, unir a família e preparar-se para o que está por vir. Doze signos representados por animais marcam o calendário chinês, são eles: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco. Em 2010 teremos o ano do Ti-gre, que é um animal ativo, con-fiante e impulsivo, e que tenta de tudo para alcançar suas metas. Os ti-gres são sentimentais e estão sempre de bom humor.

Ano Novo japonês Além da passagem do ano velho e chegada do novo, a festa continua por mais três dias ou até uma sema-na. Considerado sagrado pelos japoneses, o oshougatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que a pes-soa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia, agradecendo os favores obtidos no período que está terminando dizendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”Na noite de 31 de dezembro, em todo o Japão, é pos-sível ouvir os sinos dos templos entoando as 108 ba-daladas. A cerimônia, conhecida como joya no kane, relembra aos japoneses os 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo.

Ano Novo judaicoEm 2010 o calendário judaico estará en-

trando no ano 5.771. Para os judeus, é a época de “acertar as contas” com o pró-ximo, de focar na introspecção e na refle-xão. O Rosh Hashaná (Ano Novo judaico,

que comemora o dia em que Deus criou o mundo) ocorre em meados de setembro e iní-cio de outubro do calendário gregoriano. Os dez dias entre o Ano Novo e o Yom Kipur (Dia

do Perdão) servem justamente para que cada um pondere suas ações. E o jejum, praticado neste dia, ajuda a elevar o espírito.

Ano Novo muçulmano Os muçulmanos têm seu próprio ca-

lendário, que se chama “Hégira”. A passagem do Ano Novo tam-bém tem data diferente e cor-responde ao 1° de Muharram (primeiro mês). O calendário islâmico é baseado nas fases da lua, composto por 12 meses como o gregoriano, sendo que

cada mês tem 29 ou 30 dias. O início da contagem se deu com a

migração do profeta Mohammed para Medina, onde fundou o primeiro

estado islâmico, no ano de 622 d.C.

Ano Novo esotérico A comemoração do Ano Novo esotérico acontece tradi-cionalmente no dia 19 de março. Para os magos e caba-listas de todo o mundo este é um dia especial, pois ante-cede o primeiro grau de Áries, ou seja, 20 de março. As datas 19, 20, 21 e 22 de março simbolizam o equi-nócio do Sol, época do ano em que a estrela corta o Equador e corresponde à igualdade entre a duração de dias e de noites. Para os místicos representa o começo de uma nova fase para novas ideias e planos.Reflexão, oração, alegria, confraternização, paz e tudo o mais que leve para um ano melhor vale a pena. Co-memore este réveillon como quiser, aproveitando a vida e respeitando o próximo. Um próspero Ano Novo para todos.

Sal:

Ortodontia Férias

Colônia de férias:

Diante da vida atribulada e cheia de compromis-sos que as crianças de hoje têm, as férias me-recem ser, realmente, um período para relaxar,

descansar, brincar e passear, ou seja, recarregar as ba-terias. Principalmente para quem vive nas grandes cidades e nem sempre pode ficar de folga junto com a criançada, as colônias de férias ainda são uma boa opção, mas merecem toda a atenção para proporcionarem boas lembranças. Seguem algumas dicas de quem entende do assunto:

Tire todas as dúvidas. Conheça o espaço, os res-33ponsáveis, as atividades oferecidas, a segurança, os procedimentos e até a formação dos profissionais que ficarão com seu filho.

Leve também a meninada para conhecer o espaço 33

uma boa opção que

e os profissionais que cuidarão diretamente das ativi-dades. Assim, insegurança e medo do novo serão evita-dos, principalmente entre os bem pequenos.

Normalmente as colônias de férias ocorrem em 33clubes, condomínios, parques, escolas e academias, mas quando se trata de ficar realmente longe de casa, até fora da cidade, é melhor saber da criança se está preparada para a aventura. Veja se ela está segura disso, se pode cuidar de seus pertences sozinha e também se poderá voltar quando desejar. Ouça seu filho.

Mas não deixe as férias do seu filho passarem em bran-co, sem sua presença. Tire os finais de semana para fi-carem realmente juntos, aproveitando estes momentos prazerosos de convivência. Ir ao parque, ao cinema, ao teatro, à praia ou simplesmente contar histórias deixará todos felizes. Experimente.

exige cuidados

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

Diabetes

Diabetes:

Várias ações são desenvolvidas no Brasil e no mundo para chamar a atenção sobre os jovens, que a cada dia engrossam o número dos porta-

dores de diabetes. Os índices são mesmo alarmantes: segundo estimativa recente da International Diabetes Federation (IDF), há cerca de 250 milhões de diabé-ticos (adultos, jovens e crianças) no mundo. Em 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, são contabilizados 11 milhões de portadores da doen-ça.Os maus hábitos alimentares associados ao sedentaris-mo levam à obesidade, fatores de grande risco para os diabéticos. A dieta dos portadores da doença, hoje, não significa grandes restrições, mas fast food, bolos, biscoitos e outras guloseimas devem ser evitados e aí começam os problemas das crianças e adolescentes. Se-gundo os nutricionistas, estes alimentos até podem ser consumidos, mas moderadamente e com quantidades dosadas. Nada de ficar substituindo refeições saudáveis e balanceadas. Mas não existe um cardápio único para o diabético. A alimentação deve ser individualizada para que a pessoa receba os alimentos necessários em quantidades ade-quadas, por isso, procure sempre orientação médica.

Saiba mais acessando http://www.diamundialdodiabe-tes.org.br e http://www.diabetenet.com.br.

educação começa pela boca

22

Fuja das armadilhasN ada melhor do que ficar numa boa, de

férias, sem nenhuma preocupação, de “papo pro ar” e curtindo o calor do ve-

rão. Mas para evitar que o sonho dourado vire um pesadelo daqueles para a sua boa forma é preciso tomar alguns cuidados, sem deixar de curtir a vida. Seja lá qual for o seu destino, cuide-se.

Na praiaO primeiro passo é nunca sair de casa com fome. Mes-mo durante as férias, mantenha sua rotina de café da manhã, almoço, lanche e jantar. Barriga vazia é o pri-meiro passo para se render às tentações.Evite o excesso de frituras, comidas salgadas (que re-têm líquidos), embutidos e bebidas alcoólicas.Se quiser comer algum petisco vendido à beira mar, opte pelos peixes grelhados, espetinhos de vegetais,

frutas “in natura” ou em picolés e saladas, açaí e san-duíches naturais. A famosa “galinha com farofa” levada de casa deve ser substituída por lanches naturais, salada de frutas, bar-ras de cereais, água e chás gelados. Seja um “farofeiro” saudável.Tente ingerir pelo menos dois litros de água ao dia. Su-cos naturais e água de coco também são bem-vindos.

Dicas de receita para não sair da linha e manter-se hi-dratado:

Suco energético 351 xícara de uva verde sem as sementes 3 kiwis 1 laranja lima descascada, deixando a parte branca

Suco energia pura354 cenouras 1 maçã descascada 1 limão inteiro (polpa e casca) 2 laranjas 1 pedaço de gengibre

Suco engana-fome351 copo de água de coco1 banana-maçã ½ mamão papaia1 colher (sopa) de linhaça

Sucos emagrecedores35Bata frutas vermelhas (framboesa, morango, amo-ra) com hortelã ou adicione também abacaxi à mis-tura.

Suco diurético352 fatias de melancia1 laranja sem casca 2 cachos pequenos de uvas verdesHortelã

Patê de atum e tofú35Bata no liquidificador 250 g de tofú, uma lata de atum, azeite, orégano e sal a gosto. Se precisar, para dar consistência, acrescente um pouco de água mi-neral. Sirva com torradas ou pão integral.

Saúde no verão

No campoAs tentações do campo certamente estão nas delícias, que sempre resultam no pecado da gula. Comer em exagero nunca é saudável. O ideal é sempre ter uma dieta balanceada. Para churrascos, por exemplo, opte pelas carnes mais magras e capriche na salada.

Carne de soja 100g 106 kcalFilé de frango 100g 107 kcalCarne de boi 100g 140 kcal

Carne de peru magra 100g 153 kcalCarne seca 100g 213 kcal

Asas de galinha 100g 235 kcalCarne de porco 100g 285 kcal

3Leite, queijos, bolos e doces devem ser ingeridos com mode-ração. Evite os queijos amarelos por serem mais gordurosos.Tente não repetir as refeições, por mais maravilhosas que es-tejam.

Na cidadeSe a desisão é curtir as luzes e o movimento das grandes cidades saiba desde já que pizzarias e fast foods são um peri-go para a dieta saudável. Na praça de alimentação do sho-pping, procure por opções mais variadas, elas existem.Hidrate-se, faça atividades físicas (os parques e praças estão aí para isso) e não exagere nas frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Procure se alimentar de três em três horas, com pequenas porções. É importante manter o ritmo.

Dica da nutricionista Daniela Jobst - www.nutrijobst.com.

de verão

24

Dando para as fériasPara a alegria das crianças e adolescentes - e de-

sespero de muitos pais -, as férias escolares che-garam. Mas com um pouco de organização e

planejamento o momento pode ser muito proveitoso para todos. Além de aproximar a família que passa o ano todo cuidando, cada um, de seus compromissos, as férias servem para repor as energias.O primeiro passo é se programar financeiramente e avaliar bem o roteiro de viagem. Isto inclui escolher o local, ver hospedagem e alimentação. Muitos pacotes têm desconto para crianças até seis anos, mas também há hotéis e pousadas que não aceitam os pequenos. Então é bom conferir.

Vamos a algumas sugestões aqui mesmo em “terras brasilis”:Rio Quente Resorts – GO – A 170 km de Goiânia e 310 de Brasília, está localizado no município goiano de Rio Quente, em uma região que tem como destaque as águas termais. Esse resort conta com aproximadamen-te 50 hectares de muito verde e fácil acesso. Os pacotes são muito requisitados e o parque ofe-rece ajuda às crianças através da equipe Boto, que realiza atividades especiais para a faixa etária.

Beach Park Suíte Resort – CE - Localizado a 20 minutos de Fortaleza, o Beach Park fica na praia Porto das Dunas e possui uma área de 190 mil m2 que abriga hotel e o Acqua Park, uma área com atra-ções mais direcionadas às crianças, como escorregadores, chafarizes, toboáguas, rampas para boias, piscinas aquecidas e rios artifi-ciais. Beto Carrero World – SC - O local é dividido em sete distintos temas nos quais reúnem cerca de 70 atra-ções, em uma área de 1,5 milhão de metros qua-drados. O parque conta com brinquedos radi-cais, 170 espécies de animais, entre outros atrativos.

Porto Preguiças Resort – MA – Fica às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas. A cidade, com 45 mil ha-bitantes, é a mais próxima das lindas lagoas de águas cristalinas e das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para a criançada, a maior curtição é to-mar banho no Rio Preguiças. Partindo da cidade, outra experiência é a descida do Rio Cardosa. Em boias de câmeras de pneus, adultos e crianças enxergam o fun-do do rio e admiram a paisagem.

Club Med Itaparica – BA - O Club Med Itaparica tem uma programação especial, chamada Junior’s Club, para entreter visitantes de 11 a 18 anos incompletos, sempre monitorados por instrutores. São mais de 20 modalidades de esportes, que vão desde futebol e vô-lei até windsurfe, golfe ou arco-e-flecha. A sensação, porém, é a escola de circo, instalada ao ar livre, com equipamentos como cordas, trapézios e trampolins. À noite, uma boate garante a balada.

Vinhedo – SP - A 100 quilômetros da capital paulista, Vinhedo concentra dois parques que fazem a festa

da garotada de todas as idades: o Hopi Hari, com mais de 40 atrações divididas em cinco áreas temáticas, e, ao lado, o parque aquático Wet´n Wild, cheio de brinquedos e toboá-guas. Uma maria-fumaça sai de Campinas, passando por fazendas de café, até Jagua-riúna. A hospedagem pode ser no Resort Royal Palm Plaza.

Para quem não vai viajarMas, se já está muito “em cima” para se programar ou falta grana, não desani-me. Há também dicas para aproveitar as férias sem sair da cidade: Praia – Se você mora perto do mar, aproveite o que a natureza lhe ofe-rece. Nada mais saudável do que aproveitar a praia com a família, respeitando, é claro, os horários de exposição ao sol - até às 10 da manhã e após às 4 da tarde. Verde – Se os parques ecológi-cos e as florestas fazem sua

cabeça, confira se é possível

rumo

25

Viagem

Dando para as férias acampar, fazer piqueniques, trilhas ecológicas ou até esportes mais radicais como rapel (escalar ou descer paredões) e o rafting (descer corredeiras), sempre com a orientação de instrutores. Urbana – Há muito entretenimento na cidade. Cinema, teatro, praças, clubes e shoppings sempre descontra-em. Ou em casa mesmo, reúna os amigos e divirta-se.

Viaje pela leituraOutra forma de viajar, se divertir e ainda aprender é através dos livros. Com a escolha do título certo é pos-sível viver aventuras e conhecer lugares inimagináveis. Abaixo algumas sugestões de leitura:

Para meninas: O diário da Princesa – Meg Cabot Uma fada veio me visitar – Thalita Rebouças A rainha da fofoca – Meg Cabot Coisas que toda garota deve saber – Samantha Rugen O superblog das maravilhooosas – Inês Stanisiere Uma garota entre nós – Cecily Von Ziegesar Reunião – Meg Cabot

Para meninos: Harry Potter – J. K. Rowling Túneis – Brian Williams; Roderick Gordon Águas profundas – H. I. Larry O aprendiz – Joseph Delaney Goosebumps – R. L. Stine Coisas que todo garoto deve saber – Antonio Carlos

Vilela Deltora Quest – Emily Rodda O grande livro dos seres fantásticos – Manuel Cal-

deron Sr. Ardiloso Cortês – Derek Landy Vampyro - O Terrível Diário Perdido do Dr. Cor-

nélius Van Helsing – Cornélius Van Helsing Viagem ao centro da Terra – Julio Verne

Seja lá do jeito que puder ou escolher, o importante é aproveitar ao máximo seu período de descanso. Busque novas opções no Guia Brasil 2009, numa biblioteca ou livraria mais próxima ou simplesmente nas programa-ções de cultura dos jornais. Divirta-se.

Parto EstéticaHipertensão

26

Araruama Centro Av. Getúlio Vargas, 21 Loja E S/loja (22)2665-1401 / 2665-2343 / 2665-3562Araruama S. Vicente de Paulo Rua Princesa Isabel, 21 Loja 02 (22)2666-4134

Belford Roxo Jardim Gláucia Av. Automóvel Club, 254 2651-2020Belford Roxo Parque São José Estr. Aníbal da Mota, Lt 1 Qd 38 Lj1 3771-5409 / 3663-2378Belford Roxo Parque São José Estr. Aníbal da Mota, s/n lote 02 Qd H 2785-6823 / 3771-3003

Belford Roxo Piam Estrada Retiro da Imprensa, 839 2761-0218 Belford Roxo Santa Amélia Av. Joaquim da Costa, 14.206 3135-2829 / 3656-4902Bom J. Itabapoana Centro Rua Tenente José Teixeira, 66 (22) 3833-9250Cabo Frio Aquarius Rodov. Amaral Peixoto Km 137 (22) 2630-4575Cabo Frio Aquarius Avenida Principal,17 B (22) 2646-0016

Cabo Frio Centro Rua Teixeira e Souza,329 (22) 2643-6383 / 2647-2785 Cabo Frio Guarany Av. Lecy Gomes da Costa,463 Loja 03 (22) 2647-4677 Cabo Frio Jardim Esperança Av. Esio Cardoso da Fonseca, 43 (22) 2629-6491

Cabo Frio Unamar Rodov. Amaral Peixoto Km 133 (22)2630-4473 Cach. Macacu Centro Av. Governador Roberto Silveira, 284 (21) 2649-2746 Camp. Goytacazes Centro Rua Barão do Amazonas, 151 (22) 2723-2528 Camp. Goytacazes Jockey Club Av. Presidente Kennedy, 253 (22) 2733-4236 / 2734-2563

Casimiro de Abreu Centro Rua Prefeito Alpheu Marchon,80 (22) 2778-1567 Cordeiro Centro Av. Raul Veiga, 48 (22) 2551-0152 Cordeiro Centro Av. Raul Veiga 110 (22) 2551-0727 / 2551-1158 Duque de Caxias Chácrs. Rio Petrópolis Rod. Washington Luís, 13.010 3654-1000 Duque de Caxias Figueira Est. Velha do Pilar, 182 2676-1273 / 2773-8699 Duque de Caxias Gramacho Av. Darci Vargas, 1.121 - Loja A 2652-9000 Duque de Caxias Imbariê Praça da Constituição, 51 Qd-02 Lt 07 2777-3588 Duque de Caxias Jardim Primavera Rua Vicente Celestino, 1069 2678-5027 / 2678-5083 Duque de Caxias Jardim Primavera Av. Emílio de Menezes, Nº 1220 Lj A,B 2776-2093 Duque de Caxias Nova Campina Av. B Lote 3 Quadra 57 Loja 01 3652-4927 / Tele- Entregas 2777-3588 Duque de Caxias Parque Paulista Av. 31 de Março, 140 - Loja C 3666-0760 Duque de Caxias Saracuruna Praça Vieira Neto,135 2678-5817 / 2676-3165

Duque de Caxias Xerém Alameda Santa Alice, 136 - Loja 2 2679-1971 / 2679-2248Guapimirim Parada Modelo Estr. Rio-Friburgo, 29 Loja (21)3633 8433

Itaboraí Jardim Planalto Rua Arthur Souto, N° 198, Loja 03/04 3638-8000 Itaboraí Venda das Pedras Av. 22 de Maio, 7923 - Loja 02 (21)2635-7552 / 2645-0847 Itaguaí Centro Rua Dr. Curvelo Cavalcante, 580 Loja (21) 2688-3159 Itaguaí Vila Margarida Rua Alzira Feital, 4 lote1 quadra 43 (21) 2688-3992

Italva Centro Av. José Luis Marinho, 83 Loja A (22) 2783-2093 Itaperuna Centro Av. Cardoso Moreira,267 (22) 3824-1443 / 3822-2923 Itaperuna Centro Av. Cardoso Moreira,929 (22) 3822-2379 Macaé Centro Rua Dr. Télio Barreto, 323 (22) 2762-4952 Tel-Entr.: 0800-282-5152 Magé Piabetá Av. Santos Dumont, 413 2659-0533 Magé Pr. da Esp. - Mauá Estr Barão de Mauá 6551 Ljs 1 e 2 2631-1707 Magé Centro Rua Dr. Siqueira 448 e 450 2633-1300 / 2633-2405 Maricá Inoã Rodovia Amaral Peixoto, Km 15 - Lj C (21)2636-5362 / 2636-6655

Mendes Centro Rua Capitão Francisco Cabral, 8 (24) 2465-6264 Miguel Pereira Centro Largo do Machadinho, 16 (24) 2484-2299 Miguel Pereira Centro Rua Francisco Machado, 12 (24) 2483-8274

Nilópolis Centro Av. Mirandela, 241/245 2691-8883 / 3760-1195 Nilópolis Nilópolis Rua Prof. Alfredo Gonçalves Figueira,170 3761-5505 Niterói Centro Av. Ernani do Amaral Peixoto,370 2622-5613 / 2622-5603

Niterói Engenhoca Av. Coronel Guimarães,449 L I 2720-3824 Nova Friburgo Mury Av. Manoel Carneiro de Menezes, 3930 (22) 2542-1275 / 2519-5105 Nova Friburgo Olaria Rua Presidente Vargas, 08 (22) 2522-3108

Nova Friburgo Prado Rua Herdy,11 (22) 2527-1577Nova Friburgo Centro Av. Alberto Braune, 36 (22)3512-0487 / 2521-1964Nova Iguaçu Califórnia Rua Oscar Soares, 784 3773 1000 / 3773 8981Nova Iguaçu Jardim Paraíso Estrada de Madureira, 20 2686-1012 / 2799-5084Nova Iguaçu Parque S. Francisco Estr. Rio-S.Paulo, 4.002 Km32 lj A 2686-1207 / 2686-1480Nova Iguaçu Parque S. Francisco Alameda São Bernardo, 20 2686-1773

Nova Iguaçu Rancho Novo Rua Luís Sobral, 1.170 2667-4230 Nova Iguaçu Vila de Cava Rua Helena, 429 3764-1000 / 2767-2610 Paracambi Centro Rua Prefeito Délio Basílio Leal, 20 (21) 2683-2874 Paraty Parque Imperial R. Manuel F. Santos Pádua, s/n lj 1 e 2 (24) 3371-1022

Paty de Alferes Centro Rua Sebastião de Lacerda,111 (24) 2485-1131 Petrópolis Araras Rua Bernardo Coutinho, 1.861 (24) 2225-1933 Petrópolis Bonsucesso Est. União e Industria, 8.428 (24)2221-1266 Petrópolis Centro Rua Dr. Porciúncola, 82 (24) 2231-3620 / 2237-3348

Petrópolis Centro Rua do Imperador, 958 (24) 2242-3690 / 2231-4780 Petrópolis Correas Est. União e Indústria, 4.490 (24) 2221-3831 Petrópolis Itaipava Est. União e Indústria, 11.711 Ljs. 3 e 4 (24) 2232-0037 Resende Campos Eliseos Rua Alfredo Whately,45 Loja A (24) 3355-4309

Resende Cidade Alegre Avenida das Mangueiras, 356 Loja 1 (24) 3360-6396 Resende Vila Santa Isabel Av.cel. Adalberto Mendes,1476 (24) 3355-6344 Rio Bonito Centro Rua 15 de Novembro, 49 Loja -1 (21) 2734-0254 / 2734-3816 Rio das Ostras Centro Rod. Amaral Peixoto, 4.532 (22) 2769-5923 / 2764-6931

Rio das Ostras Jardim Mariléa Av. Jane Maria Martins Figueredo, 921 (22) 2764-6911 Rio das Ostras Nova Esperança Alameda Casimiro De Abreu, 314 (22) 2764-1368 Rio de Janeiro Anchieta Av. Cipriano Barata, 11 - Loja C 2455-2324 / 3019-0897 Rio de Janeiro Anchieta Rua Zanini, 150 3339-5000 / 2455-3855

Rio de Janeiro Bangu Rua Sul América, 1786 2401-0448 / 3332-6354Rio de Janeiro Barra da Tijuca Av. das Américas, 7607 - Loja 104 2438(-6666 /-9004/-6667/-4490)Rio de Janeiro Barra da Tijuca Av. Gastão Senges,185 Loja 113 3328-5000

Rio de Janeiro Barra da Tijuca Estrada da Barra da Tijuca, 3817 2495-2549Rio de Janeiro Barra da Tijuca Rua Poty de Medeiros 60 Loj. 104 3150-4004 / 2438-6074Rio de Janeiro Bento Ribeiro Estrada da Fontinha, 291 Lj A 2452-6365 / 3830-0876

Rio de Janeiro Bonsucesso Rua Teixeira Ribeiro, 689 2573-2000 / 3868-0311 Rio de Janeiro Botafogo Rua Voluntários da Pátria, 173 2527-7303 / 2539-3939

Rio de Janeiro Brás de Pina Rua Itabira, 21 3137-0156 Rio de Janeiro Campo Grande Rua Aricuri,1570 2413-1112 / 2413-9292 Rio de Janeiro Campo Grande Estrada do Mendanha, 1483 n°.1 Qd A 3406-5002 / 3406-5043 Rio de Janeiro Catete Largo do Machado, 20 Loja B 2557-3252 / 3826-1771

Rio de Janeiro Centro Av. Marechal Floriano, 22 2233-8464Rio de Janeiro Centro Rua Riachuello, 222 2242-8983 / 2232-5433Rio de Janeiro Centro Rua Visconde de Inhaúma ,64 2253-3003Rio de Janeiro Copacabana Rua Siqueira Campos,115 - A 2547-8000Rio de Janeiro Copacabana Rua Toneleiro 153 D 2255-5050 / 3208-0000Rio de Janeiro Encantado Rua Guilhermina, 121 Loja A 2594-3499Rio de Janeiro Estácio Rua Estácio de Sá, 77 2273-4000Rio de Janeiro Higienópolis Rua Tenente Abel Cunha, 145 2260-5273Rio de Janeiro Higienópolis Rua Tenente Abel Cunha, 14 2564-9457 / 3977-7167Rio de Janeiro Inhoaiba Estrada do Campinho, 5990 lj B 3403-1000 Rio de Janeiro Jacarepaguá Rua Prof. Henrique Costa,730 2424-7000 / 2424-7081Rio de Janeiro Magalhães Bastos Est. General Canrobert da Costa,1558 2301-1675 / 2301-1668Rio de Janeiro Meier Rua Aristide Caire, 281 - B 2501-9495 / 2501-3131 / 2501-1155

Rio de Janeiro Olaria Rua Dr. Alfredo Barcelos, 755 2561-9540 / 2209-0046 Rio de Janeiro Paciência Est. Stª Eugênia, Lt 4 Q 44 3314-5756 Rio de Janeiro Paciência Est. Stª Eugênia, 844 2409-5343

Rio de Janeiro Paciência Estr. de Paciência,1582 2409-7817Rio de Janeiro Paciência Est. Stª Eugênia, 273 Loja A 2409-6778 / 3292-6664Rio de Janeiro Pechincha Estrada do Pau Ferro Loja E, 255 2424-1355 / 2424-1374

Rio de Janeiro Penha Circular Av. Lobo Júnior, 960-A 2260-6878 / 2573-6937Rio de Janeiro Piedade Av. Dom Héder Câmara, 8.255 2594-6076 / 2595-3330 / 2593-9578Rio de Janeiro Pilares Av João Ribeiro, 79 3899-6510 / 2597-3939Rio de Janeiro Realengo Rua Limites, 1404 A / B 3482-0010 / 3482-0011 / 3331-2478Rio de Janeiro Recreio Rua Frederico Quartarolli, 107 lj A 3418-0606

Rio de Janeiro Rocha Miranda Av.dos Italianos 794 2471-2685Rio de Janeiro Tijuca Rua Mariz de Barros, 899 2254-0411 / 2284-6627 / 2254-1687 Rio de Janeiro Usina Rua Conde de Bonfim, Nº1387 Lj. A 2278-2981 / 2268-6627 / 2575-8147Rio de Janeiro Vila da Penha Av. Vicente de Carvalho, 1232 3351-5787 / 3013-5247Sto.Antonio Pádua Centro Rua Dep.José Kezen, 4 lj 8 (22) 3853 1359 / 3853 0642Saquarema Bacaxá Rua Prof. Francisco Fonseca, 379 (22) 2653-3377

Saquarema Bacaxá Rua Prof. Souza, 23 Loja 03 (22) 2653-3497Saquarema Jaconé Rua 96, 269 Loja 1 E 2 (22)2652-1925

São Fidélis Centro Praça Guilherme Tito de Azevedo, 248 (22)2758-2220 São Gonçalo Jardim Catarina Av. Albino Imparato, 866 2724-5274 / 2724-4936

São Gonçalo Santa Luzia Rua Milton Nunes, 174 3713-7004 / 3605-9099 S. João da Barra Atafona Rua Joaquim de Brito Machado, 544 (22) 2741-0649 / 2741-2408S. Pedro d ‘Aldeia Campo Redondo Rua Jocelino Freire, N° 340, Loja (22)2625-9699

S. Pedro d ‘Aldeia Centro Rua. Dr. Antônio Alves,228 (22) 2621-6968 / 2627-2050 S. Pedro d‘ Aldeia Porto do Carro Est. Dos Passageiros,1545 Loja 1 (22) 2648-5147 / 2643-1215

Seropédica Jardim São Jorge Rd. Br 465, Km 42 Qd B, Lts 1,2,3 e 4 Lj C 2682-8800 Tanguá Centro Rua Manoel João Gonçalves, 93 (21) 2747-1314 / 2747-1427 Teresópolis Centro Av. Delfim Moreira, 58 (21) 2643-3613

Cidade Bairro Endereço Telefone Cidade Bairro Endereço Telefone