revista canal capsugel nº1

40
Canal Ano I - Nº1 - Dezembro de 2009 www.capsugel.com.br Dra. Renata Palhares Canal Ciência este exemplar é seu Retrospectiva 2009 A Capsugel aqui e no mundo Responsabilidade Social A força que move e transforma Rio de Janeiro Rumo às Olimpíadas de 2016 Paulo Zulu A simplicidade como estilo de vida

Upload: i-design-e-comunicacao

Post on 24-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um novo canal de comunicação para os colaboradores e parceiros da Capsugel.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Canal Capsugel Nº1

Canal

A n o I - N º 1 - D e z e m b r o d e 2 0 0 9 w w w . c a p s u g e l . c o m . b r

Dra. Renata Palhares Canal Ciência

este

exe

mpl

ar é

seu

Retrospectiva 2009A Capsugel aqui e no mundo

Responsabilidade SocialA força que move e transforma

Rio de JaneiroRumo às Olimpíadas

de 2016

Paulo ZuluA simplicidade

como estilode vida

Page 2: Revista Canal Capsugel Nº1
Page 3: Revista Canal Capsugel Nº1
Page 4: Revista Canal Capsugel Nº1

Ed

ito

ria

l e

ex

pe

die

nte

4

EDITORIAL

Fim de ano, hora da virada, de balanço, de agradecimento, de olhar para trás e dizer “nossa, que ano bom, que ano produtivo”.

Assim foi para todos nós da Capsugel. Geralmen-te, nesse momento, há uma desaceleração, uma calmaria. É a hora de fazer planos para os próxi-mos 365 dias. Mas resolvemos fazer diferente: de-zembro de 2009, nesse minuto final, trabalhamos mais e oferecemos a você, nosso parceiro, nos-so cliente, e a todos os colaboradores Pfizer, um novo canal de comunicação, para que possamos, em 2010, estarmos mais sintonizados.

A nossa Revista chega leve, bonita, mensageira de boas notícias. E o nosso desejo é que ela se torne um caldeirão de ideias, que você possa ser um colaborador, que apimente as nossas pautas, que vibre com os assuntos pertinentes ao nosso trabalho, que sinta essa energia pulsante, trans-formadora, revolucionária. A busca por mais qua-lidade de vida, pela sustentabilidade do planeta, pela leveza, galgada em informações precisas, de credibilidade e com fundamento científico, nortea-rá cada entrevista, artigo ou reportagem.

Com a sua colaboração, temos a certeza de que alcançaremos os nossos objetivos e, graças ao empenho de todos, seremos um multiplicador de cidadania, responsabilidade social, informação e crescimento.

Portanto, com essa nova publicação, fechamos o ano e prometemos outras belas Edições em 2010. Até a próxima!

Equipe Capsugel

Marketing e Vendas Karina Lima Rafael Fiani

Geraldo Cerqueira

[email protected]

Canal Capsugel é uma publicação

Diretor ExecutivoPaulo Roberto de Mesquita

Diretora AdministrativaRebeca Maia

ComercialBruno Faria | [email protected]

Victor Bakker | [email protected]

Editora Responsável Tereza Dalmacio

[email protected]

EstagiáriaDebora Rolim

FotografiaBruno Leão

RevisãoGiselle Martins

Design e Projeto GráficoTati Piqué | [email protected]

Rua Jornalista Ricardo Marinho, 360 sala 243 Barra da Tijuca-RJ

[email protected] utilcomunicacao.blogspot.com

21 3471 67997898-7623 | 7880-4914

EXPEDIENTE

Page 5: Revista Canal Capsugel Nº1

Su

rio

5

De bem com a vida / Chás 12

Responsabilidade Social 16

Nós estamos aqui 22

Marketing e negócios 26

Canal Ciência 28

Nossa seleção 30

Estilo de vidaPaulo Zulu 32

Talento Capsugel 36

SUMÁRIO

22

28

32

Page 6: Revista Canal Capsugel Nº1

Ca

na

l A

be

rto

6

CANAL ABERTO

Lançamos, aqui, a Revista Canal Capsugel, mais um canal de comunicação importante, onde trocaremos informações, divulgaremos novos projetos e estreitare-

mos a relação cliente-empresa-parceiros. E nesse primeiro número, faço uma pequena análise do ano que se despede.

Em meio a um turbulento panorama mundial, cenário de cri-se, fortes quedas na bolsa de valores, altíssimas taxas de desemprego, pouca credibilidade e alta do dólar, se iniciou o ano de 2009 para a Capsugel.

Sem saber exatamente o que iríamos enfrentar, num modelo de negócio extremamente dependente de importação, co-meçamos, mais uma vez, nosso trabalho rumo a alcançar as metas estabelecidas.

Encontramos muitos obstáculos, refizemos estratégias, mo-dificamos nosso plano de ação, desenvolvemos parcerias e, aos poucos, fomos conseguindo superar a preocupação que tomou conta de todos no início de 2009.

Assim, para nossa extrema alegria, recebemos de parceiros e clientes o maior presente: o reconhecimento. E ele nos chegou através do prêmio Sindusfarma de Qualidade, como

melhor fornecedor de cápsulas duras de gelatina do mercado nacional. Essa premiação nos mostrou que estávamos no caminho certo, que toda dedicação e todo empenho estavam sendo recom-pensados.

Com essa grande motivação, iniciamos o 2º semestre, cheios de alegria, vonta-de e determinação e, após excelentes resultados, recebemos, pela primeira vez no Brasil, a visita do time de lideran-ça da Capsugel, reforçando um futuro certo e grandioso.

Agradeço à equipe Capsugel, aos clien-tes, parceiros, enfim, a todos que, de al-guma forma, contribuíram para mais um ano de sucesso.

Feliz Natal e que venha 2010!!!!!!Um abraço a todos,

Karina Lima.

Page 7: Revista Canal Capsugel Nº1

RETROSPECTIVA 2009

Re

tro

spe

cti

va

20

09

7

FEVEREIRO | É CAMPEÃOOOOOO

O time da Capsugel é campeão nos ne-gócios e também no esporte. A Capsu-gel venceu a equipe DHL (agente de car-ga). O confronto que ocorreu no Clube da Aeronáutica foi muito emocionante. A nossa equipe mostrou raça, desenvoltu-ra e ganhou por 8 x 1. “O time estava entrosado, motivado, e conquistamos a vitória fora de casa”, como contou An-derson Mattos, um dos craques do time.

MARÇO | CÁPSULAS DE BELEZA

Excelente o lançamento do Maxxi 30, primeiro produto desenvolvido em Li-caps no Brasil. Em parceria com a Rac-co, a Capsugel desenvolveu a “cápsula da beleza”.

O Maxxi 30 é inovador na categoria de Nutricosméticos que amplifica a beleza, agindo de dentro para fora. As Licaps são cápsulas duras para envase de lí-quidos que permitem uma formulação pura, livre de excipientes e substâncias plastificantes.

ABRIL | PREMIAÇÃO

CAP 2009, evento internacional que pre-miou os principais destaques em ven-das no mundo todo. Referente à Capsu-gel Brasil tivemos:

Alessandro Hinrichsen (gerente de no-vos negócios): Se destacou pela rápida integração e pela energia que contagia a todos. Alessandro foi fundamental para o desenvolvimento, junto à Racco, do primeiro produto em Licaps no Brasil.

Raphael Sideris (gerente territorial de vendas): Raphael gerencia seu território com um grande nível de paixão e entu-siasmo. Em 2008, ele fez um excelente trabalho, ultrapassando o plano de ven-das em 38%.

Page 8: Revista Canal Capsugel Nº1

Re

tro

spe

cti

va

20

09

8

MAIO | RECONHECIMENTO

Capsugel é eleita, em 2009, como a melhor empresa fornecedora da indús-tria farmacêutica na categoria Cápsulas Gelatinosas Duras pelo “Prêmio Sindus-farma de Qualidade”.

Com a presença de mais de 2 mil pes-soas, entre fornecedores, representan-tes de laboratórios e imprensa, foram anunciados, no dia 26 de maio de 2009, em evento no HSBC Brasil, os melhores fornecedores da indústria farmacêutica no Brasil.

O Prêmio Sindusfarma de Qualidade foi criado para reconhecer o empenho dos fornecedores da indústria farmacêutica em alcançar os padrões de qualidade exigidos pelo setor e enfatizar a impor-tância dessa colaboração para atender à qualidade, segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos.

A Capsugel/Laboratórios Pfizer Ltda, conquistou o primeiro lugar na catego-ria e recebeu um troféu que foi especial-mente desenvolvido para os vencedo-res do evento e para os finalistas.

JUNHO | PLANTE ESTA IDEIA

A Capsugel participou, em parceria com a Deg, da 19ª Farma Racine Expo 2009, o principal evento de fornecedo-res de matérias-primas para o mercado farmacêutico magistral. Promovemos as Vcaps – cápsulas de origem vege-tal que são excelentes para o envase de formulações higroscópicas-, através da campanha “Plante esta ideia” onde distribuímos sementes de Ipê para o re-florestamento ambiental.

www.racine.com.br/

Page 9: Revista Canal Capsugel Nº1

Re

tro

spe

cti

va

20

09

9

JULHO | PARCERIA FORTE

A RACCO, com o apoio da Capsugel, realizou um workshop sobre Nutracêuti-cos, que contou com a participação dos principais editores de revistas dos seg-mentos de beleza, saúde e bem-estar, como Marie Claire, Boa Forma, Criativa entre outras.

Mark Vieceli, gerente de marketing e novos negócios da Capsugel EUA, fez uma bela palestra sobre as principais tendências e inovações do mercado de Nutracêuticos e aproveitou também para explicar o conceito de “Beleza Interior” muito difundido nos Estados Unidos e na Europa. Já as palestrantes Leila Semes e Beatriz Ciunek apresen-taram o tema “A importância dos micro-nutrientes para a saúde e a beleza do corpo e seu reflexo na pele”.

AGOSTO | REFORÇANDO A MARCA

A Capsugel participou da CPhI South America, maior evento de ingredientes farmacêuticos no mundo. A CPhI foi re-alizada pela segunda vez no Brasil, em São Paulo. Foi uma excelente oportuni-dade para reforçarmos nossa marca no mercado e ampliarmos a qualidade de relacionamento com nossos principais clientes.

Page 10: Revista Canal Capsugel Nº1

SETEMBRO | VISITA ESPECIAL

Pela primeira vez na história, a Capsugel Brasil recebeu a visita do CEO TEAM ou LEADERSHIP TEAM da Capsugel. For-mado pelo presidente Guido Driessen e pelos vice-presidentes Ron Millander e Serge Enokian. O nosso CEO TEAM veio ao Brasil para acompanhar de perto o crescimento do nosso mercado, estrei-tar relacionamento com clientes impor-tantes e estudar possíveis investimentos para a Capsugel Brasil.

Re

tro

spe

cti

va

20

09

10

NOVEMBRO | CÁPSULAS VEGETAIS

A Capsugel participou, em parceria com a Deg – distribuidor exclusivo Capsugel para o mercado farmacêutico magis-tral-, da VII Convenção Farmafórmula. A Farmafórmula é uma grande rede de farmácias de manipulação do Nordes-te brasileiro. A Capsugel promoveu as Vcaps, cápsulas vegetais, com a pales-tra sobre as vantagens das cápsulas ve-getais para formulações higroscópicas. O evento foi um sucesso e a confraterni-zação foi muito animada.

OUTUBRO | PROMOVENDO O MAXXI 30

A Capsugel participou das Convenções Regionais Racco. Rafael Fiani (marke-ting) e Alessandro Hinrichsen (novos negócios) visitaram as regionais de Belo Horizonte/MG, São Luiz/MA, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando aos promotores, dirigentes e consultores Racco os efetivos resultados do Maxxi 30, a “cápsula da beleza”.

Page 11: Revista Canal Capsugel Nº1
Page 12: Revista Canal Capsugel Nº1

De

be

m c

om

a v

ida

¦ C

s1

2

DE BEM COM A VIDA

CHÁ DAS CINCO...

...ou de qualquer outro horário que você escolher. As últimas pesquisas sobre o chá mostram a eficácia da bebida para a saúde. O que se sabe, de acordo com estudos, é que as propriedades presentes no chá podem ser um aliado na pre-venção do câncer, no controle e manutenção do peso e de doenças cardiovasculares. Então, você pode estar se per-guntando se o velho e bom chá é um santo remédio. Bom, vamos ver o que descobrimos.

Sabemos que os quatro principais tipos de chás são: bran-co, preto, verde e oolong, que variam de acordo com o grau de oxidação. E, segundo a Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, o composto termogênico do chá tem um potencial para agir na redução da gordura corporal,

e assim, promover o emagrecimento. Para conseguir também o efeito antio-xidante da erva, é preciso uma alimen-tação leve e, associada a tudo isso, a prática de exercícios físicos.

CHÁ VERDE

Nesse mesmo estudo, ficou compro-vado que o chá verde é um aliado na progressão do condicionamento físico, porque nesse momento há uma maior oxidação lipídica, que melhora a execu-ção da atividade física e retarda a fadi-

Page 13: Revista Canal Capsugel Nº1

De

be

m c

om

a v

ida

¦ C

s1

3

ga muscular. Outro dado importante que ficou comprovado é que a ingestão de chá verde ou preto abaixa o colesterol, possibilitando, portanto, a redução do risco de doença arte-rial coronariana.

CHÁ BRANCO

O sabor mais agradável e menos amargo do chá branco ganha adeptos em todo o mundo. Por ser menos processa-do, as suas folhas concentram um maior teor de polifenóis. O Instituto Linus Pauling, ligado à Universidade do Oregon, nos EUA, mostrou em experimentos com ratos de laboratório que, ao tomar chá branco, os ratos desenvolveram um nú-mero significativamente menor de pólipos pré-cancerosos gastrointestinais.

Os estudos ligados às propriedades benéficas do chá ain-

da estão avançando. A bebida pode ser integrada a um estilo de vida saudá-vel, com dieta equilibrada e prática de exercícios regulares. Os tipos e sabores são variados, tem para todos os gostos. Para que se tenha o efeito desejado, o melhor é escolher as folhas frescas ao invés de versões industrializadas.

Chá emagrece, fortalece, faz bem à saúde e pode ser um momento de gran-de prazer entre amigos. O acompanha-mento para uma conversa gostosa, ou um momento só seu, de leitura. Invente, escolha o jeito preferido de pincelar o seu dia com esse sabor, aroma e todas as propriedades para deixar você muito mais de bem com a vida.

CURIOSIDADE: O termo “fito” é originário do grego e significa planta. Fitonu-trientes são certos com-ponentes orgânicos das plantas, e acredita-se que eles promovam a saúde humana. Frutas, vegetais, grãos, legumes, nozes e chás são fontes ricas de fi-tonutrientes. Os fitonutrien-tes também são conheci-dos como fitoquímicos.

Page 14: Revista Canal Capsugel Nº1

CHÁ VERMELHO, MILAGRE DA NATUREZA

A Dra. Heloisa Rocha, cardiologista especializada em medicina ortomolecular, conta pra gente como se deve usar o chá, e alerta que a única contraindicação

para o consumo é a possibilidade de causar insônia em pa-cientes sensíveis à presença da cafeína.O chá vermelho é o mais novo aliado para quem busca be-leza e saúde. Ele vem sendo usado por muita gente para re-duzir o peso, prevenir doenças e retardar o envelhecimento.De origem asiática, é uma variação do chá verde que ga-nha outras características depois da maturação. As folhas contêm proteínas, glicídios, ácido ascórbico, vitaminas do complexo B, cafeína e polifenóis.O seu consumo acelera o metabolismo do fígado, favorece a diminuição do colesterol, é depurativo, antidepressivo e facilita a digestão. Propriedades que promovem a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Canal Capsugel: Quantas xícaras podem ser consumidas ao dia?Dra. Heloisa Rocha: O ideal é beber, no máximo, 900 ml/dia - em média três xícaras, pós-refeições.

Canal Capsugel: Há diferença entre o chá vermelho e os chás branco ou verde? Dra. Heloisa Rocha: Os três tipos de chá provêm de uma planta chamada Camellia Sinensis, originária do Sudeste da China e da Índia, sendo cultivados em clima ameno e úmi-

do. O sabor, o odor e a qualidade de-pendem de sua forma e local de cultivo. Hoje, existem cinco principais tipos de chás provenientes da Camellia: chá ver-de, chá branco, Banchá, chá vermelho e o chá preto. A diferença mais marcan-te é o grau de fermentação. A primeira etapa de preparação do chá vermelho é a eliminação das enzimas. Logo em seguida, as folhas são misturadas (o que aumenta o aroma do chá). Após a

En

tre

vis

ta M

éd

ica

¦ C

Ve

rme

lho

14

Page 15: Revista Canal Capsugel Nº1

CHÁS EM CÁPSULASTodos esses chás são

comercializados também em cápsulas, uma forma alternativa

para aqueles que preferem a praticidade e não são muito

amantes das infusões. O gosto amargo é o grande vilão pra

muita gente. Há quem duvide da qualidade,

mas tanto os médicos como os nutricionistas receitam e

comprovam a eficiência dos chás em cápsulas.

O ideal é o consumo de 500 mgpor dia, de 1 a 3 vezes,

dependendo da quantidade de erva em cada cápsula. Importante também é não consumir à noite,

pois como contêm cafeína, podem atrapalhar o sono.

Mas lembre-se de que o acompanhamento médico é sempre importante na hora de fazer uma dieta e mudar

hábitos. No mais, é aproveitar os benefícios para a sua saúde,

através de suas propriedades que promovem a queima de gordura, melhoram a circulação, e ainda combatem as rugas precoces.

Ainda tem dúvidas? Então, escreva pra gente. O nosso e-mail

é [email protected].

En

tre

vis

ta M

éd

ica

¦ C

Ve

rme

lho

15

mistura, permanecem um período secando. É na fermenta-ção que o chá irá adquirir a sua coloração característica e secagem.

Canal Capsugel: A combinação entre chá, alimentação sau-dável e exercícios físicos regulares garante a perda de peso? Dra. Heloisa Rocha: Este chá se caracteriza por auxiliar na “queima de gorduras”. Logo, associado a uma dieta e à prá-tica de atividade física, a perda de peso é certa.

Canal Capsugel: De quais formas encontramos o chá? É fácil de encontrá-lo no mercado?Dra. Heloisa Rocha: Tem em forma de erva (feito em infusão, a melhor opção), solúvel e em cápsulas. O chá vermelho pode ser encontrado em qualquer loja de chás e/ou produtos natural em todo país. Aqui no Rio de Janeiro, você encontra facilmente na Silvestre Foliage, na PHD, no Mundo Verde e em outras casas do ramo.

Você já conheceu os benefícios do chá para a sua saúde, agora saiba como usá-lo na sua dieta. Seguem opções de cardápios recomendados pela Dra. Heloisa Rocha.

JEJUM Uma xícara (200 ml) de chá vermelho (de preferência morno e puro), todos os dias, pela manhã.

DESJEJUM1ª opção: um copo (200 ml) de leite de soja com cinco morangos, uma colher (de sopa) de farinha de linhaça, uma colher (de chá) de mel (se necessário) e uma torrada integral com requeijão light.2ª opção: um copo (200 ml) de leite desnatado com café descafeinado, uma fatia de pão integral, uma fatia grossa de queijo minas e meio mamão papaia com farelo de aveia ou linhaça.

LANCHE DA MANHÃ1ª opção: uma pêra com uma xícara (200 ml) de chá vermelho com hortelã.2ª opção: uma barra de cereal light e uma xícara (200 ml) de chá vermelho com erva-doce.

ALMOÇO1ª opção: um prato de salada verde (sobremesa), um pedaço de frango (sem pele) grelhado com alecrim, tomate, duas colheres (sopa) de arroz integral, meia concha de feijão, três colheres (sopa) de abobrinha refogada e uma fatia de abacaxi.2ª opção: um prato (sobremesa) de salada de alface, escarola, pepino com um ovo cortado, uma porção média de peixe, duas colheres (sopa) de abóbora e dois figos (ou outra fruta de sua preferência).

LANCHE DA TARDE1ª opção: duas colheres de chá de amêndoas e uma xícara (200 ml) de chá vermelho com maçã.2ª opção: uma banana amassada com uma colher (sobremesa) de aveia com mel (se necessário) e uma xícara (200 ml) de chá vermelho com erva cidreira.

Dra. Heloisa Rocha Cardiologista

especializada em Medicina Ortomolecular

Page 16: Revista Canal Capsugel Nº1

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l1

6

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Cada um fazendo a sua parte em prol do outro, da me-lhoria da qualidade de vida e da transformação do mundo. Com projetos pinçados aqui e ali, a Pfizer faz

a diferença para muita gente nos 4 cantos do planeta.

Meio ambiente, saúde, educação, cidadania, enfim, uma gama de projetos que a Pfizer encampou e que traz resul-tados para todos. Vamos apresentar alguns deles, ideias simples que transformam a vida e escrevem novas histórias, aqui, dos brasileiros.

Nesse primeiro número da nossa Revis-ta Canal Capsugel, conheça dois proje-tos campeões: Cabra Escola e Jovem Produtor. Nos próximos números, você descobrirá com a gente que a respon-sabilidade social, para Pfizer, é uma escolha permanente da empresa e de cada indivíduo que faz parte desse time.

Page 17: Revista Canal Capsugel Nº1

PROJETO CABRA ESCOLA

O Nordeste do Brasil, castigado pelo sol e pela seca, apre-senta alto índice de pobreza e a luta é grande na grande maioria dos lares, principalmente, para os que vivem na área rural.

O Projeto Cabra Escola, que em 2008, completou 6 anos de muito trabalho e dedicação, desde seu início, teve como objetivo principal aumentar a renda das famílias carentes da região do semiárido da Bahia por meio da caprinocultura e, consequentemente, combater a desnutrição e o trabalho in-fantil, promovendo a inserção das crianças na escola. Cada família de pequenos agricultores que tira seus filhos das lavouras e os traz às escolas faz cursos de capacitação e recebe visitas técnicas para construção da infraestrutura de suas propriedades para criação de cabras.

Para quem não sabe, essa região baiana é considerada uma das mais pobres do Brasil, 75% da população tem renda média mensal abaixo de um salário mínimo, 35% são anal-fabetos e as atividades rurais são responsáveis por mais de 80% das ocupações produtivas.

No Projeto Cabra Escola, todos são beneficiados com uma carta de crédito para financiamento das obras e também

para a compra dos animais, que é feita durante uma feira anual promovida pelo próprio projeto. As famílias têm 2 anos para iniciar o pagamento da dívida e até 4 anos para quitá-la.

E como ninguém faz nada sozinho, este projeto tem a parceria do MOC – Mo-vimento de Organização Comunitária. Uma ONG que tem como missão con-tribuir para o desenvolvimento integral, participativo e ecologicamente susten-tável da sociedade humana. Unindo for-ças, o Cabra Escola já apresenta resul-tados importantes.

O Projeto Cabra Escola recebeu, em 2008, o prêmio “Corporate Citizen of the Americas” conferido pela “Trust for the Americas”, uma organização sem fins lucrativos criada em 1997 e afiliada à Organization of American States (OAS). Mas para a Pfizer, a maior premiação vem em números.

FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM

Apenas no ano passado, o Projeto Cabra Escola benefi-ciou 117 famílias, atingindo 702 pessoas em 5 municí-pios do sertão da Bahia. No total, 468 crianças foram mantidas nas escolas. De 2002 a 2008, 787 famílias foram beneficiadas, atingindo 5.627 pessoas de 17 muni-cípios. No total, 2.943 foram mantidas nas escolas.

De 2002 a 2008, a média de animais nas propriedades par-ticipantes do projeto quadrupli-cou, e a renda per capita des-sas famílias aumentou 32%. O consumo médio diário de leite subiu de 0,8 para 1,9 litros por família, reduzindo em 47% a taxa de desnutrição infantil.

Das 426 famílias que aderiram ao projeto de 2002 a 2005, apenas 20 ainda não conse-guiram quitar o financiamento das obras e da compra dos animais.

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l1

7

Page 18: Revista Canal Capsugel Nº1

JOVEM PRODUTOR, O BRASIL QUE A GENTE QUER

Em 2008, 220 jovens foram beneficiados pelo Projeto Jovem Produtor, totalizando 1.540 pessoas nos 3 muni-cípios citados. No total, foram repassados às famílias 334 suínos e 3 mil aves.

As famílias beneficiadas pelo projeto desde 2006 (Pedro II) já apresentaram aumento de 40% na renda mensal com a comercialização das aves. Estima-se que, em 2009, as famílias tenham um incremen-to de mais de 100% em suas rendas. Além disso, a criação desses animais representa também uma melhora na ali-mentação da população be-neficiada, assim como uma atividade que fixa as famílias em suas terras natais.

De 2006 a 2008, foram 220 jovens beneficiados, totali-zando 2.500 pessoas, entre familiares, funcionários e es-tudantes da Escola da Família Agrícola.

PROJETO JOVEM PRODUTOR

O Projeto Jovem Produtor, lançado em 2006 em parceria com a CARE Brasil (organização não-governamental que atua nos principais bolsões de pobreza do país com progra-mas focados em educação e geração de trabalho e renda) é outro trabalho de grande resultado. Esse programa incentiva a criação de suínos e aves com o objetivo de gerar renda para famílias necessitadas, combater a pobreza e melhorar a qualidade da alimentação da população de 3 municípios do Piauí: Pedro II, São João do Arraial e Matias Olímpio. O projeto capacita jovens em técnicas de avicultura, suinocul-tura e empreendedorismo rural, nas Escolas da Família Agrí-cola locais. O projeto atendeu, na 1º fase, 120 jovens de 16 a

25 anos vindos de famílias de pequenos produtores do município de Pedro II, no Piauí. Em sua 2º fase, estão sendo be-neficiadas 200 famílias dos municípios de São João do Arraial e Matias Olímpio.

Vale lembrar que o Estado do Piauí é um tradicional exportador de mão de obra jovem para as metrópoles do sudeste. Mais de 60% das famílias têm renda de até um salário mínimo, 20% das casas não dispõem de banheiro e 68% das re-sidências não possuem energia elétrica.

Na próxima edição, você vai conhecer o Projeto Cores Vivas, que tem como objetivo resgatar a autoestima de crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, através de atividades artísticas e de educação como forma de huma-nização do indivíduo, e o Projeto Pankararu, que melhora a saúde básica de mais de 5 mil índios da aldeia indígena

Pankararu, fortalecendo o processo de formação e atualização da parteiras tra-dicionais e incentivando a valorização dos conhecimentos tradicionais. Até a próxima.

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l1

8

Page 19: Revista Canal Capsugel Nº1

Vo

Sa

bia

?1

9

VOCÊ SABIA?

VIVENDO E APRENDENDO

O egiptólogo alemão George Ebers descobriu papiros datados de 1500 a.C. muito preciosos. Neles, pas-mem, a descrição de que, já naquela época, exis-

tiam, aproximadamente, 811 formas de administração de medicamentos, entre elas, uma espécie de cápsula. Fan-tástico!

Em 1888, John Russel, de Detroit, patenteou um processo de fabricação de cápsulas que foi usado pela companhia Parke-Davis.

Durante os últimos 50 anos, o design da Parke-Davis para as cápsulas duras de gelatina e o processo de fabricação mudaram continuamente.

As cápsulas Standard foram substituídas pelas SNAP-FIT e, posteriormente, pelas CONI-SNAP que, por sua vez, passou a ser chamada de REMI, em função de uma alteração no fundo da cápsula em formato hemisférico.

Há 46 anos, precisamente em 1963, a Capsugel foi esta-belecida como subsidiária independente da Parke-Davis e, hoje, está presente em todos os continentes:

Austrália (Sydney)

Bélgica (Bornem)

Brasil (Rio de Janeiro)

China (Suzhou)

Estados Unidos (Greenwood)

França (Colmar)

Índia (New Delhi)

Indonésia (Jakarta)

Japão (Sagamihara)

México (Puebla)

Tailândia (Bangkok)

Qualidade, excelência de serviços e controle de qualidade fazem parte da rotina da Capsugel, que projeta e fa-brica os próprios equipamentos para a produção de cápsulas duras. Desta forma, a Capsugel alcança a melhor performance deste mercado, para você ter uma ideia, ela atinge cerca de 60% a mais do que o melhor equipamento existente, hoje, no mercado mundial.

A Capsugel é líder mundial no forneci-mento de cápsulas duras para produtos farmacêuticos e alimentícios. A cada duas cápsulas vendidas no mundo, uma é da Capsugel.

Page 20: Revista Canal Capsugel Nº1

Vo

sa

bia

? ¦

Ma

pa

Mu

nd

o2

0

PELO MUNDO

Page 21: Revista Canal Capsugel Nº1

Vo

sa

bia

? ¦

Ma

pa

Mu

nd

o2

1

Page 22: Revista Canal Capsugel Nº1

A Pfizer, fundada em Nova York em 1949 pelos primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart, foi a pioneira na produção de antibióticos. Hoje, a

empresa oferece ao mercado farmacêutico cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o trata-mento de diversas doenças. Globalmente, a companhia tem 46 unidades industriais, distribuídas em 150 países, com a colaboração de 81,9 mil funcionários. No Brasil, sua história começou em 1952, com um escritório de importação no Rio de Janeiro.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu, a empresa conquistou outras praças, e a sua relação com o país vai muito além

do comércio de medicamentos, como poderemos constatar em várias reporta-gens ao longo dessa edição.

No Rio, a Capsugel, uma divisão da Pfi-zer, está localizada na Barra Tijuca, um bairro fervilhante e em plena expansão imobiliária com população estimada em 180 mil moradores, maior do que muito município do país.

Para quem não conhece a cidade ma-ravilhosa, cantada em verso e prosa por tanta gente, aproveite agora para saber

s e

sta

mo

s a

qu

i ¦

RJ

22

RIO DE JANEIRO,NÓS ESTAMOS TAMBÉM AQUI!

Page 23: Revista Canal Capsugel Nº1

um pouco mais sobre essa cidade que sediará as Olimpía-das de 2016 e se prepara para receber, em grande estilo, o mundo. Recentemente, foi anunciado pelo governo munici-pal investimento de R$ 3 bilhões em infraestrutura. Essa é apenas uma pequena fração do que vem por aí.

Outra informação importante para o carioca, e brasileiro, é que a geração de emprego vai impuslionar a economia nacional. Segundo pesquisa realizada pela FIA/USP (Fun-dação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo) a pedido do Ministério dos Esportes, 120.833 pes-soas devem ser contratadas direta e indiretamente ao ano, entre 2009 e 2016, por conta das Olimpíadas. Já no período

pós-Olimpíadas, entre 2017 e 2027, se-rão 130.970 novos brasileiros emprega-dos. E mais da metade dos empregos (53,1%) gerados pelo evento beneficia-rá pessoas que moram além das frontei-ras da cidade do Rio de Janeiro.

Com certeza, o evento esportivo mun-dial, será um divisor de águas para o país. E o Rio de Janeiro, que esbanja charme e beleza, ganhará infraestrutura de primeiro mundo. E esse cartão postal vai ter um colorido muito mais bonito.

s e

sta

mo

s a

qu

i ¦

RJ

23

Page 24: Revista Canal Capsugel Nº1

s e

sta

mo

s a

qu

i ¦

RJ

24

O Samba do Avião, de Tom Jobim, revela exatamente o que é o Rio de Janeiro, esse sentimento de pai-xão, esse amor por toda essa beleza: mar, morros,

florestas, uma mistura de relevos e paisagens que coloca a cidade como única no mundo.

Copacabana, Ipanema, Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor, Jardim Botânico, Floresta da Tijuca, as opções são muitas para quem quer se deslumbrar com esse espe-táculo da natureza.

Rio de Janeiro, berço da Bossa Nova. Palco de grandes eventos, Carnaval, Rock in Rio, Réveillon em Copacabana. Sem falar no mais querido templo do esporte do Brasil, o Maraca, carinhosa-mente tratado pela sua gente.

A cidade ferve o ano todo, mas na alta estação, outra magia toma conta das ruas e praias. Um sentimento meio de cigarra, de alegria, de descontração, um desejo que só termina com as águas de março fechando o verão.

Quer saber mais? Acesse o site www.rio.rj.gov.br, lá você vai encontrar todos os detalhes sobre a cidade. Se desejar, ligue para o Alô Rio – 0800 7071808 – é um serviço de informações turísticas em português e inglês.

“Minha alma canta Vejo o Rio de Janeiro

Estou morrendo de saudades Rio, seu mar Praia sem fim

Rio, você foi feito pra mim Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara.”

Page 25: Revista Canal Capsugel Nº1

MASCOTE CAPSUGELc a n a l c a p s u g e l @ p f i z e r . c o m

Esse personagem é uma figura forte, alto astral, dinâmi-ca, é persuasivo, charmoso, doce em alguns momen-tos, enérgico em outros. Um cara do bem, sempre.

Mas falta alguma coisa para ele ser completo: um nome.

Então, convidamos você a sugerir um nome para o nosso mascote que vai estar sempre por aqui, na Revista Canal Capsugel, o seu mais novo canal de comunicação com a

empresa, com parceiros e colaborado-res, enfim, com todos que fazem parte dessa família Pfizer.

Mande a sua sugestão por e-mail e, no próximo número, divulgaremos o resul-tado da escolha.

Ap

rese

nta

çã

o d

o n

oss

o M

asc

ote

25

Page 26: Revista Canal Capsugel Nº1

Ja

ne

la ¦

Ma

rke

tin

g e

Ne

cio

s2

6

JANELA MARKETING B2B – BUSINESS TO BUSINESS

A competitividade do mercado modificou a maneira como os clientes corporativos se relacionam. Mais do que um simples vínculo entre fornecedores, com-

pradores e vendedores, formaram-se relacionamentos. O marketing de negócios, ou marketing B2B – Business to Bu-siness – se tornou um instrumento importante de diferencia-ção na comunicação entre as empresas.

Trata-se da estratégia de marketing utilizada com o objeti-vo de vender produtos ou serviços de uma companhia para outra. O que deseja ser vendido deve ser essencial ao que será produzido. As ações que serão aplicadas vislumbram atender aos anseios das empresas e dos seus funcionários. Conhecer a empresa que irá consumir sua mercadoria e o seu processo de fabricação, além do preço, logística, espe-cificação do produto e entrega são pontos relevantes para o desenvolvimento da estratégia do marketing B2B.

O grande desafio do marketing de negócios está na nature-za do seu processo, a venda é afetada pela complexidade que envolve toda uma organização, que depende do com-portamento dos compradores, da maneira como será tecida

a relação e das influências ambientais. Portanto, são importantes a fidelização do cliente e a confiabilidade do produto para o estabelecimento de relaciona-mentos, parcerias e alianças entre as empresas.

A internet tem se transformado em um grande aliado para o marketing de ne-gócios, gerando oportunidades de ex-pansão, reduzindo os custos, aumen-tando a eficiência e a satisfação dos clientes, através de softwares e progra-mas que facilitam a comunicação entre empresas. Na era das redes sociais, apareceram meios que possibilitaram a aplicação do B2B, como redes sociais segmentadas, que permitem trocas de informações integradas às tomadas de decisões, como por exemplo, é o LinkedIn, uma plataforma que integra

Page 27: Revista Canal Capsugel Nº1

Ja

ne

la ¦

Ma

rke

tin

g e

Ne

cio

s2

7

diversos profissionais e organizações, promovendo oportunidades de venda e prospecção de serviços. Outros meios são os blogs corporativos e os portais B2B.

Novas ferramentas, plataformas mais modernas, marketing de relacionamen-to, redes, conexões, para traduzir um conceito básico do marketing, atender as necessidades e os desejos do con-sumidor, seja ele um indivíduo ou uma grande corporação. E a escolha des-se produto ou serviço é guiada pelos conceitos de valor, custo e satisfação. O importante é atualizar, usar todas as ferramentas a seu favor, e não esquecer dois princípios básicos do marketing: troca e valor. O resto é estar antenado e conectado ao que vem por aí.

Page 28: Revista Canal Capsugel Nº1

Ca

na

l C

iên

cia

¦ D

ra.

Re

na

ta

Pa

lha

res

28

PRÓ-VIDAD r a . R e n a t a P a l h a r e s

A crescente valorização da qualidade de vida e da pre-venção de doenças ocasionadas pela má alimentação tem aumentado o interesse por alimentos funcionais e

incentivado o desenvolvimento de produtos inovadores. Ali-mentos com propriedade funcional são aqueles cujo nutrien-te ou substância bioativa possui um papel metabólico ou fi-siológico no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. Dentre esses alimentos, estão os probióticos e os prebióticos.

Os probióticos – palavra derivada do grego que significa pró-vida - são microorganismos vivos que pertencem ao grupo das bactérias ácido lácticas, fundamentalmente lac-tobacilos (gênero Lactobacillus) e bifidobactérias (gênero Bifidobacterium), capazes de melhorar o funcionamento in-testinal, fortalecer o sistema imunológico e a biodisponibili-dade de nutrientes. Estes microorganismos benéficos são necessários para a vida humana normal, pois o equilíbrio microbiano intestinal é essencial para a saúde e o bem-estar do homem. O desequilíbrio intestinal causa destruição de vitaminas, inativação de enzimas, podendo provocar produ-ção de toxinas cancerígenas e destruição da mucosa intes-tinal, que diminui a síntese e a absorção de nutrientes. Por sua vez, os prebióticos são fibras alimentares, carboidratos, que não são absorvidas pelo sistema digestório, possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas digestivas. Estas fibras chegam intactas ao in-testino sendo, então, aproveitadas pelos microorganismos benéficos. Desta forma, ajudam na manutenção da flora in-testinal promovendo a seleção de espécies bacterianas be-

néficas, estimulando o crescimento dos lactobacilos e bifidobactérias, auxilian-do a supressão da atividade de outras bactérias que são putrefativas e que podem formar substâncias tóxicas para o homem, ou seja, favorecem o cresci-mento da cepa probiótica no intestino. São exemplos de prebióticos a inulina e o fruto-ologosacarídeos (FOS). O FOS é obtido a partir da hidrólise da inulina.*

Alimentos com propriedade funcional, compostos por probióticos e prebióti-cos em associação simbiótica, visam possibilitar a sobrevivência do probi-ótico nas condições do meio gástrico, possibilitando sua fixação e atuação no intestino grosso. Desta forma, tem-se um produto com desempenho superior, pois os efeitos deste podem ser adicio-nados ou sinérgicos, proporcionando melhor benefício. Neste contexto, ganha destaque o Pre-Pro Combo desenvolvi-

Page 29: Revista Canal Capsugel Nº1

Ca

na

l C

iên

cia

¦ D

ra.

Re

na

ta

Pa

lha

res

29

do pela Capsugel. Um produto simbiótico projetado para conter uma combinação de ingredientes pré-bióticos e pró-bióticos, usando o projeto único da Capsugel de um Siste-ma de Defesa contra a Umidade (SDU), que inclui o uso da tecnologia “cápsula-dentro-de-cápsula”.

A cápsula interna do Pre-Pro Combo contém o probiótico Lactobacillus acidophilus, que é então suspenso em uma fórmula líquida prebiótica contendo Fruto-Oligossacarídeo (FOS). Ambas as cápsulas são compostas por HPMC vege-tal (hipromelose), sendo seladas com o processo registrado de vedação LEMS® da Capsugel.

Como são ingredientes sensíveis à umidade, tais como os probióticos, podem absorver água do ambiente ou de ma-teriais vizinhos. Um aspecto-chave do projeto do produto Pre-Pro Combo é a proteção contra a umidade. O baixo teor de umidade das cápsulas de HPMC, assim como o uso de excipientes com baixa atividade aquosa, significa que muito pouca umidade está presente. O perfil de dissolução do projeto Pre-Pro Combo demonstra outra vantagem impor-tante. Para serem eficientes, os probióticos precisam che-gar ao trato intestinal e a dissolução mais lenta do Pre-Pro Combo facilita o efeito de liberação retardada. O Pre-Pro Combo é projetado de forma que a cápsula interna, conten-do a cultura probiótica, demore mais para se dissolver por completo, ajudando a melhorar a capacidade de alcançar o sistema digestório, onde é mais eficiente.

*Exemplos de prebióticos:

• Os frutooligosacarídeos es-tão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja.

• Já a pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e da maçã.

• As ligninas são encontradas nas cascas de frutas oleagi-nosas e leguminosas como a linhaça e a soja.

• A inulina é encontrada, prin-cipalmente, na raiz da chicó-ria, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

• A inulina extraída da chicória é produzida comercialmen-te e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter somente 1 a 2 kcal/g.

Renata Palhares Zschaber de Araújo é farmacêutica Industrial,

especialista em Controle de Qualidade e Tecnologia

Farmacêutica, com MBA em Gestão Empresarial.

Trabalha há 13 anos de Capsugel e é gerente de

assuntos regulatórios.

Ganha destaque oPre-Pro Combo desenvolvido pela Capsugel. Um produto simbiótico projetado para

conter uma combinação de ingredientes pré-bióticos e

pró-bióticos, usando o projeto único da Capsugel de um

Sistema de Defesa contra a Umidade (SDU), que inclui

o uso da tecnologia“cápsula-dentro-de-cápsula”.

Page 30: Revista Canal Capsugel Nº1

No

ssa

Se

leç

ão

¦ P

erf

il A

na

Cri

stin

a3

0

NOSSA SELEÇÃOP e r f i l A n a C r i s t i n a H e n t e r

Canal Capsugel: Como foi ver o seu ta-lento reconhecido pela empresa?Ana Cristina: Foi surpreendente, até por-que nem me passava pela cabeça, afi-nal existem pessoas competentes além de mim, e acho que estava apostando nelas. Senti-me extremamente lisonjea-da, afinal ser reconhecida desta forma pelas pessoas é muito bom para nos vermos através da importância que os outros apostam em nós.

Canal Capsugel: Vamos voltar no tem-po. Escolher uma carreira para a vida toda é uma tarefa complicada. Somos jovens, ainda inseguros, mas o vestibu-lar está lá, é preciso fazer. E essa esco-lha profissional, como foi para você?Ana Cristina: Na época, ainda não sa-bia para onde ir, mas sabia de uma coisa: queria alçar voo fora da cidade onde morava, Petrópolis, que naquele momento de experiência, me trazia um horizonte limitado, distante do que de-sejava para minha vida.

Essa seção é a cara da Capsugel. Aqui se encontra talento, trabalho, dedicação, valorização, qualidade e o desejo de crescer e se aperfeiçoar. E para abrir este

quadro, Ana Cristina Henter, conhecida como Cris, analis-ta de atendimento ao cliente, que recentemente teve seu trabalho reconhecido pela empresa com o prêmio “Valores em Ação”.A profissional, cada colega já conhece e reconhece seu ta-lento e sua dedicação. Mas a cidadã Ana Cristina Henter, como será? Vamos conhecer o seu perfil, gostos, hobby, a forma de ver e encarar a vida. Com vocês, Ana Cristina.

Canal Capsugel: Para começar, uma pergunta que costuma ser difícil para qualquer pessoa: como você se definiria?Ana Cristina: Na verdade, a forma como cada um de nós se vê nem sempre é a mesma como os outros nos veem, mas vamos lá. Me defino como uma pessoa com forte ca-pacidade de comunicação, agitada, curiosa, com muita energia, que gosta de viver, aberta a discussões de ideias, com vontade de aprender tanto o que está diretamente liga-do a mim, quanto o que não está . Gosto muito da relação humana, e acredito que sempre aprendemos com tudo e todos. Claro que existem muitas outras percepções, mas acho estas mais relevantes.

Page 31: Revista Canal Capsugel Nº1

No

ssa

Se

leç

ão

¦ P

erf

il A

na

Cri

stin

a3

1

Queria fazer outras coisas, fora das opções das universida-des de lá. Queria aprender mais sobre o mundo (e ainda quero, claro). As opções eram várias em minha cabeça, até porque sempre acreditei que temos muitas habilidades e muitas que podemos desenvolver. E aí, dentre física, oce-anografia, arquitetura, jornalismo, veterinária, achei que farmácia poderia me dar vários caminhos. Sempre fui apai-xonada por animais e por criar coisas diferentes, por exem-plo, fórmulas embelezadoras (um sonho de adolescente). O mercado veterinário e o de cosméticos me atraía e trazia estas ideias e suas oprtunidades, com as quais eu poderia trabalhar no futuro.

Canal Capsugel: O que você sonhou para a sua vida profis-sional é real ou a realidade é maior que o sonho?Ana Cristina: O que vivo profissionalmente é bem diferente daquele ideal de menina, mas sem dúvida é ótimo, porque fiz e faço escolhas o tempo todo, e não acredito que ficamos em coisas em que, de alguma forma, não acreditamos, pelo menos não por muito tempo. Sou feliz, porque sei que sou profissional, acredito em aprender e se permitir aprender, e ainda tenho muitos e muitos sonhos. Sei que tenho ca-pacidade de adaptação, de mudar, tenho automotivação independente de qualquer outra coisa.

Canal Capsugel: Nos momentos de lazer, o que mais gosta de fazer?Ana Cristina: Viajar, ler e ir ao cinema.

Canal Capsugel: Se você tivesse que escolher uma única pessoa, aquela que considera mais especial em sua vida, quem seria e por quê?Ana Cristina: Bem, esta pergunta é bem difícil, porque te-nho a felicidade de conhecer algumas pessoas especiais demais em minha vida, com características diferentes, mas de extremo valor para mim. Porém, seguindo um laço familiar, diria minha mãe, porque me acompanha desde meus primeiros sinais vitais, porque para mim, é uma relação visceral que transcende à razão, o que não seria capaz de explicar com palavras. Uma relação quase de irmãs, num outro sentido.

Canal Capsugel: Você é uma pessoa de fé?Ana Cristina: Sem dúvida. Se eu não a tivesse, não conse-guiria acreditar em mim, na vida, que a vida vale a pena.

Canal Capsugel: Se considera uma mulher realizada?Ana Cristina: Muito. Além de mulher, sou uma pessoa muito realizada. Tenho todas as pessoas que realmente me im-portam por perto, tenho uma vida que, na grande média, é saudável e feliz, principalmente olhando para tantos que têm tão pouco... Tive a enorme oportunidade de aprender com a vida, com as dificuldades e de poder, hoje, olhar para trás e ver que tirei a melhor parcela delas. Tenho fé, que para mim, é nosso combustível básico, e acredito que posso e poderei conseguir todas as coisas que forem, realmente, importantes e que me tragam uma vida melhor.

Canal Capsugel: Que mensagem você daria para quem está ingressando, hoje, na Capsugel?

Ana Cristina: Faça de sua estadia, seja ela breve ou longa, um enorme apren-dizado. Não se prenda só às grandes coisas, observe e tire o que há de bom das pequenas também. Sinta-se parte do todo, acredite que sua parcela faz diferença, e que o mundo se modifica à medida que mudamos com ele . Sou muito grata a esta empresa e a tudo que aqui consegui e aprendi e que me fez, hoje, ser parte do que sou.

Canal Capsugel: Agora, vamos ao ping-pong:Um Livro: Ensaio sobre a Cegueira - José SaramagoUma música: Tatuagem - Chico BuarqueUma viagem: Chapada Diamantina Um amigo (a): Minha mãeUma alegria: Viver Algum hobby: Cinema

Canal Capsugel: Algo que gostaria de mudar no mundo? Ana Cristina: O senso comum de que somos o que somos e de que somos in-capazes de mudar.

Canal Capsugel: E o que deseja manter nesse mesmo mundo? Ana Cristina: A infinita possibilidade de mudar para melhorar.

Canal Capsugel: Ana Cristina, complete a frase: Nesse Natal gostaria...Ana Cristina: ...que nós fizéssemos coi-sas pelo nosso mundo, não pelo simples sentimento natalino, mas por acreditar que não estamos sós, e que depende-mos uns dos outros todo o tempo.

Canal Capsugel: Para encerrar, uma lição de vida que gostaria de partilhar com os nossos leitores? Ana Cristina: Duas frases que gosto muito e trago para a minha vida:“Viver não é necessário; o que é neces-sário é criar”. (Fernando Pessoa)

“Algumas pessoas veem as coisas que são e se perguntam “por quê?”... Algu-mas outras sonham com coisas que nun-ca foram e perguntam “por que não?”

(Autor desconhecido)

Page 32: Revista Canal Capsugel Nº1

Est

ilo

de

Vid

a ¦

Pa

ulo

Zu

lu3

2

ESTILO DE VIDAP a u l o Z u l u

Canal Capsugel: Para você, a alimen-tação natural é o caminho para a vida plena? Paulo Zulu: Com certeza!!

Canal Capsugel: Como o seu corpo re-agiu à mudança alimentar? Há um pe-ríodo de desintoxicação? É difícil esta fase?Paulo Zulu: Foi uma mudança gradati-va, comecei a fazer opções alimentares mais saudáveis, aboli carne vermelha e de porco, não senti nenhuma diferença radical de imediato.

Paulo Cezar Fahlbusch Pires, mais conhecido como Paulo Zulu. Carioca da gema, amante do mar, da na-tureza. Trocou o Rio de Janeiro por Floripa. Já desfilou

nas passarelas do mundo, fez novelas globais, foi fotografa-do pelos grandes nomes da moda. Pai, marido, um homem realizado e em harmonia com o planeta. Assim podemos de-finir um pouco desse modelo brasileiro que escolheu a sim-plicidade como companhia e a alimentação natural como filosofia de vida.

Canal Capsugel: Quarenta anos com corpinho e saúde de vinte. Qual o seu segredo?Paulo Zulu: Alimentação e disciplina para manter uma vida saudável.

Page 33: Revista Canal Capsugel Nº1

Est

ilo

de

Vid

a ¦

Pa

ulo

Zu

lu3

3

Canal Capsugel: Que conselho você daria para quem quer mudar hábitos, escolher uma forma mais saudável de viver? Paulo Zulu: Reeducação alimentar e a prática de esportes nos trazem a garantia de uma qualidade de vida positiva.

Canal Capsugel: É verdade que você nunca colocou os pés numa academia de ginástica? Paulo Zulu: Não, é mentira. Quando era mais novo, fazia alongamento e musculação específica para o surf. Pois eu era profissional.

Canal Capsugel: Você começou a ganhar a vida como surfista profissional por volta dos 16 anos, na década de 70. Depois, as passarelas. Conta um pouco da sua trajetória pra gente? Paulo Zulu: Como surfista profissional, sempre estive na mí-dia, as revistas especializadas faziam matérias comigo. Pe-guei algumas fotos minhas e levei para um agente (Sérgio Mattos) que adorou e começou a me oferecer trabalhos no Rio e em São Paulo. Depois fui para Paris e então, comecei a trabalhar no exterior, por onde fiquei por 5 anos.

Canal Capsugel: Rio de Janeiro. Nova York. Paris. Grandes cidades, o sonho de consumo de muita gente. Mas você escolheu o sossego da praia da Guarda de Embaú. Como foi essa troca do glamour pela simplicidade?Paulo Zulu: Eu sempre fui um cara simples. E tento levar a vida da forma mais sustentável possível.

Canal Capsugel: Surfista, modelo e ator. Quando e como foi a sua estreia na Globo?Paulo Zulu: No auge do meu trabalho de modelo no Brasil, fiz umas duas ou três participações em novelas, o resultado deve ter agradado a ponto de a emissora me convidar para representar um personagem. Isso foi em 1999/2000.

Canal Capsugel: O que mais gosta de fazer profissional-mente?Paulo Zulu: Dentro de minha profissão, tudo.

Canal Capsugel: Você é casado com a também modelo, Cassiana Mallmann, tem dois filhos, Patrick e Derek. Com é o Paulo Zulu, pai?Paulo Zulu: Um pai amigo, que se preocupa muito em definir bem os reais valores da vida para seus filhos, um pai apai-xonado!

Canal Capsugel: Planos de aumentar a família?Paulo Zulu: Não, dois filhos está bom.

Canal Capsugel: Já falamos do surfista, do modelo, do pai, e o Paulo Zulu empresário, dono de pousada ou é a Cassia-na que administra o negócio?Paulo Zulu: Os dois, eu administro as “roubadas” e ela admi-nistra a contabilidade e as burocracias.

Canal Capsugel: Qual a sua rotina?Paulo Zulu: Quando não estou trabalhando, acordo cedo e vejo o mar, se tiver boas ondas, vou direto surfar, caso não tenha, faço outras coisas, corro, curto meus filhos, cuido da pousada, organizo meu barco de pesca...

Canal Capsugel: Para encerrar vamos fazer um ping-pong rápido. Esporte: Surf e jiu-jítsu.Um prazer: Estar no mar.Uma paixão: Minha família.Um sonho: Viver muito para curtir minha família ao máximo.Um pensamento? Só o amor constrói.

Page 34: Revista Canal Capsugel Nº1

By

tes

& B

ite

s ¦

No

va

Te

cn

olo

gia

34

BYTES & BITES

Acompanhar as novidades tecnológicas não é uma tarefa fácil. O que era top de linha no momento em que esse texto foi escrito, já pode estar “passadinho”

enquanto você nos lê. Mas vamos em frente, e descubra se é novo ou não.

Quando falamos de comunicação digital, nos referimos à transposição de meios, códigos e linguagens (sons, ima-gens, textos) em base digital, para formatos que sejam pas-síveis de leitura por computadores.

As informações produzidas neste contexto alcançam uma nova lógica de flexibilidade, pluralidade e abrangência vin-da de múltiplas fontes. O resultado é a inovação na maneira de se gravar, produzir, armazenar e distribuir os produtos culturais, jornais, revistas, blogs, sites, filmes, música, pro-gramas de TV, entre outros. Ou seja, de se comunicar.

Do seu celular, para a sua televisãoFotografar e enviar a foto para os seus amigos, isso os ce-lulares já fazem há algum tempo. Porém, imagine tirar uma foto de seu celular e a imagem aparecer na televisão! A

MoSoNex LLC está desenvolvendo um programa, que se encontra em fase fi-nal de teste, que converte uma imagem de telefone móvel em uma emissora de vídeo ao vivo e transfere imagens para uma rede social privada de TV. O objeti-vo deste projeto é diminuir as distâncias entre familiares que moram em outros estados ou países, sobretudo para os idosos que têm mais dificuldade e não acessam a Internet com frequência. No programa Mosonex Connect, o usuário seleciona uma rede social e configura a interface para enviar fotos ou vídeos. Após tirar a foto ou fazer o vídeo pelo celular, o usuário compartilha os dados e a imagem será transmitida para todas as pessoas que você selecionou, que receberão nas suas TVs instantanea-mente.

Page 35: Revista Canal Capsugel Nº1

By

tes

& B

ite

s ¦

No

va

Te

cn

olo

gia

35

ShazanNão é um anel mágico, como nos desenhos animados, mas mexe com a imaginação. É o headset Bluetooth, um anel que, ao girar, se transforma em um fone em formato de “S” para ser colocado na orelha, mas não dentro dela e, sim, na frente. Isto porque o aparelho utiliza o método de condução do som através dos ossos do crânio, reproduzindo-os no ouvido. E como ver as ligações? O headset tem uma tela OLED flexível que mostrará quem está ligando, o calendá-rio e ainda possui alerta vibratório com E-Ink, chamador ID, mensagens de texto e lembretes de reunião. Esse anel que vira celular – The Orb - estará disponível nas lojas em 2010.

Essas novidades, entre outras, foram premiadas na cate-goria The Best of Innovations, como o mais impressionante em cada categoria. E serão apresentadas na feira de ele-trônicos que acontece todo ano em Las Vegas, a Consumer Electronics Show - CES -, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2010.

Do tamanho de uma bibliotecaSe esses ainda não estão nos mercados, os leitores digitais já são realidade. A espessura é de uma revista, porém a capacidade de armazenamento é de mais de 1000 livros. Os leitores digitais permitem fazer anotações e associá-las às páginas referentes. As fontes variam de tamanho e tipo. Agora, imagine você ler um livro e poder consultar outros assuntos associados àquele? Os textos permitem hiperlinks para outras páginas, bem como para conteúdos externos e também inserção ao contexto da leitura de vídeo ou anima-ção. Por exemplo, visualizar um método científico durante a leitura técnica. As diversas aplicabilidades vão além do livro, como acessar jornais e documentos de trabalho.

Já existem três tipos de aparelho disponíveis no mercado, o Kindle 2, o Sony, e o Digital reader. O Kindle 2 traz a função experimental “Text-to-Speech”, que converte as palavras para a língua falada, dando aos usuários a opção de ouvir seus livros e conta, ainda, com wireless para o download dos e-books na Amazon. A empresa lançou o programa que permitirá a leitura dos livros digitais diretamente na tela dos

PCs e dos Macs. O “Kindle for PC” será gratuito e funcionará no mundo inteiro. O modelo da Sony, o PRS-700, tem tela touchscreen e o iRex Digital Reader 1000 tem a maior tela dos citados an-teriormente.

O Google, para não ficar atrás, pretende lançar, no ano que vem, o Google Edi-tions, uma livraria on-line equipada para permitir que os usuários acessem livros a partir de PCs, laptops, netbooks e smartphones. Irá oferecer cerca de 500 mil livros eletrônicos através de acordos com as editoras.

Embora ainda não esteja surfando na onda dos e-books, a empresa quer transformar a comunicação entre os in-ternautas através do Google wave. Uma plataforma que abrange e-mail, mensa-gens instantâneas, wikis e redes sociais em um mesmo ambiente, integrando a comunicação entre os usuários, além de funcionar como uma ferramenta de colaboração, permitindo que um grupo elabore, simultaneamente, um texto ou uma apresentação em tempo real, for-necendo ainda, sugestões e ortografia.

Abrindo uma wave nova ou participan-do de uma existente, o internauta insere blips – contribuições pessoias que po-dem ser em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo – durante os bate-papos, chegando, imediatamente, aos outros participantes, que por sua vez, podem responder com outros blips que todos recebem.

O Google wave se compõe de um con-junto de aplicativos que pode ser incor-porado em outros sites ou ser adiciona-do a gadgets social. Gadget é uma gíria tecnológica, para designar um equipa-mento como celulares, smartphones, to-cadores de mp3 ou um pequeno softwa-re, ferramentas ou módulo que exerce funções úteis dentro de um software.

Confuso? Muita coisa? Novidade de-mais? Relaxa, o que parece confuso agora, daqui a pouco cai no gosto po-pular, na rotina diária. Assim foi com o rádio, com a TV, a Internet... Porque, di-ferentemente da máquina, o homem tem o poder de receber e registrar, bytes, bites, o pôr do sol, a lua cheia, o nasci-mento, enfim, a vida, ao vivo e em cores ou pela imagem digital. E tudo isso sem perder a emoção!

Page 36: Revista Canal Capsugel Nº1

Tale

nto

Ca

psu

ge

l ¦

Ed

ua

rdo

Ma

ga

lhã

es

36

TALENTO CAPSUGEL

Eduardo Magalhães chegou à Pfizer em agosto de 2003 como funcionário temporário, na função de analista de importação, e mostrou para que veio: somar, contribuir

e, principalmente, multiplicar com a empresa. E assim o fez, implementando processos e contribuindo para a adaptação da Capsugel como uma empresa 100% importadora. Então, o que era para ser uma passagem rápida num momento de pico de trabalho, tornou-se permanente, precisamente em janeiro de 2004, quando ele foi efetivado como analista de importação e exportação. Essa forma de trabalho, esse foco permanente na sua ati-vidade profissional, trouxe outros reconhecimentos no pro-

grama chamado “Valores em Ação”, em que foi o eleito no ano de 2008.

Canal Capsugel: Como é feita essa elei-ção dos “Valores em Ação”?Eduardo Magalhães: É o próprio cola-borador que faz a indicação, por e-mail, do colega de trabalho quando perce-be uma demonstração de valor Pfizer. Essa candidatura é enviada por e-mail para o setor de Recursos Humanos. As indicações são analisadas pelo RH e

Page 37: Revista Canal Capsugel Nº1

Tale

nto

Ca

psu

ge

l ¦

Ed

ua

rdo

Ma

ga

lhã

es

37

aprovadas pela equipe de liderança. Segundo a equipe que indicou, fui eleito com base na minha demonstração de foco no cliente e de trabalho em equipe.

Canal Capsugel: Eduardo Magalhães é despachante adua-neiro, profissional que atua desde o planejamento até a con-clusão da importação ou exportação, lidando com aspectos normativos, fiscais, financeiros e logísticos da operação. Agora, vamos saber dele quais as funções que desempe-nha na Capsugel.Eduardo Magalhães: Sou responsável pela importação das cápsulas de nossas fábricas dos USA, EUROPA e ÁSIA, des-de o momento em que as cápsulas estão prontas até a che-gada ao Brasil, e pela disponibilização para venda. Além dis-so, trabalho com parte da logística interna da empresa; faço contato com prestadores de serviços como DHL, KN e etc; forneço informações para o time de vendas; acompanho os processos de importação e também pelo ISO – Information Security Office – (responsável pela segurança da informação em nosso escritório). E o mais importante: adoro o que faço. Canal Capsugel: Quem olha para o Eduardo percebe logo que é uma pessoa centrada, direcionada, focada. Ele sabe o que quer hoje e aonde quer chegar amanhã. Concorda com essa afirmação?Eduardo Magalhães: Concordo e digo mais. Sou muito de-dicado e estou sempre em busca de crescimentos, na vida pessoal e profissional. Sei do meu potencial e tenho ambi-ção para traçar voos cada vez mais altos.

Canal Capsugel: E como é a sua vida pessoal?Eduardo Magalhães: Sou casado, tenho uma filha de 9 anos, a Maria Eduarda, amor da minha vida. Sou aquela pessoa, que chamamos de “muito família”. Estou sempre por perto dos que amo, parentes, amigos e todos contam comigo in-condicionalmente.Como bom brasileiro, amo futebol e, como carioca da gema, sou flamenguista doente. O “Maraca” é a minha segunda casa, e estou sempre por lá. Aqui na empresa, sou capitão do time de futebol. E os companheiros de pelada me cha-mam de “Dunga” (risos). Bom, gosto de viajar, conhecer novos lugares. Sou um cara que não guarda mágoas, e se alguma coisa me chateia, en-

tristeço, mas meus amigos sabem que, em pouco tempo, esqueço tudo.

Canal Capsugel: No início da entrevis-ta, registramos que você foi destaque “Valores em Ação” pelo foco no cliente e trabalho em equipe, mas agora nos conte o que você acha que o fez rece-ber esse reconhecimento? Eduardo Magalhães: Falar da gente é sempre meio complicado. Mas acredito que minha dedicação integral no atendi-mento aos meus clientes internos - equi-pe de vendas –, em que estive sempre focado e superando as dificuldades e obstáculos, contribuiu para que a em-presa alcançasse os resultados.Trabalhei em parceria com as CSR’s Isabelly e Cristina na formatação de um novo processo de logística que visava a priorizar não somente as cápsulas que chegavam ao Brasil, mas também as prioridades contidas em cada proces-so. Não posso me esquecer dos meus amigos de MD, Anderson, Luiz, Geraldo e Fiani, que sempre apoiaram minhas iniciativas e que contam com meu to-tal apoio sempre que precisam. Meus colegas comentam que também evoluí bastante como pessoa, me tornando um profissional mais completo e menos estressado com as situações desfavo-ráveis que ocorrem, às vezes, em qual-quer empresa.

Canal Capsugel: E para encerrar, gosta-ria de dizer mais alguma coisa aos nos-sos leitores?Eduardo Magalhães: Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os meus colegas que foram fundamen-tais para esta conquista, afinal, traba-lhamos em equipe!

Page 38: Revista Canal Capsugel Nº1

Po

nto

de

Vis

ta3

8

A ideia da criação da Revista veio com o desejo de am-pliarmos a comunicação entre a Capsugel e nossos clientes, fornecedores, os que atuam no mercado e

também para aqueles que buscam uma vida mais saudável.

A nossa proposta é apresentar a empresa com mais rique-za de detalhes, sua estrutura, dimensão e mostrar porque a Capsugel é líder mundial em produção de cápsulas. Apro-veitamos também para levar até você dicas importantes de saúde, informações técnicas e científicas sobre o mercado, os bastidores do nosso trabalho e a importância que o seu trabalho tem para o nosso.

A parceria está feita, esperamos a sua colaboração, sugestão de pautas, críti-cas e, sempre, a sua presença em cada edição.

Aproveitamos para desejar Boas Festas!

Rafael Fiani e Geraldo CerqueiraMarketing & Vendas

CANAL CAPSUGEL,O NOSSO PONTO DE ENCONTRO

Page 39: Revista Canal Capsugel Nº1
Page 40: Revista Canal Capsugel Nº1