revista nº1 julho de 2010

52
Conquista do reconhecimento com a Certificação Nível 2 Pleno Implantação de procedimentos internacionais para a prevenção de infecções Humanização como princípio de atendimento e assistência paulistana Histórias que se cruzam Mesmo tão pequeno, Heitor já registra sua vitória nestes 10 anos do Hospital Unimed Santa Helena nº 1 /// julho de 2010

Upload: bwebbrasil

Post on 23-Jun-2015

590 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 01 da Revista Unimed PaulistanaJulho de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Revista nº1 Julho de 2010

   Conquista do reconhecimento  com a Certificação Nível 2 Pleno

   Implantação de procedimentos internacionais  para a prevenção  de infecções

   Humanização como princípio  de atendimento  e assistência

paulistana

Histórias que se cruzamMesmo tão pequeno, Heitor já registra sua vitória nestes 

10 anos do Hospital Unimed Santa Helena

nº 1 /// julho de 2010

Page 2: Revista nº1 Julho de 2010

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 3: Revista nº1 Julho de 2010

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 1

/// 10 anos de história

“O empenho, esforço e dedicação

são marcas que devem ser sempre

lembradas”

Div

ulga

ção

É com muito orgulho que estamos comemorando os dez anos do Hospi-tal Unimed Santa Helena. Poderíamos ressaltar as muitas conquistas garantidas neste período como, por exemplo, as cirurgias de alta complexidade nas mais diversas especialidades; nossas UTIs Pediátricas e Neonatais; o Grupo de Alei-tamento Materno, que desenvolve um importante trabalho relacionado à va-lorização do vínculo mãe-filho; a Comissão de Controle Hospitalar, com resul-tados surpreendentes, não somente aos pacientes como aos familiares e visi-tantes, entre outros.

Ou seja, a busca constante pelo aprimoramento de processos e práticas, visan-do à melhoria contínua ao serviço prestado é o nosso foco em todos estes anos.

A integração entre as áreas e os grupos multidisciplinares são grandes rique-zas, em meio a tantas outras, mas que servem de exemplo ao atendimento humanizado que realizamos. Enxergar o paciente de forma completa, consi-derando os aspectos psicológicos, sua rotina de vida e os fatores clínicos é a forma com que trabalhamos.

Mas o que quero deixar registrado é muito mais do que uma lista dos de-safios que enfrentamos ou mesmo das vitórias alcançadas. Gostaria de ressal-tar meu agradecimento especial a todos os colaboradores, sejam eles médi-cos, enfermeiros, especialistas, recepcionistas, enfim, todos os que fazem ou fizeram parte desta importante história. O empenho, esforço e dedicação são marcas que devem ser sempre lembradas.

Parabéns por estes 10 anos.

Dr. David Serson, Diretor-Secretário Dr. Paulo de Barros, Diretor-Presidente

Dr. Mauricio Neves, CEODr. Valdemir da Silva, Diretor-Financeiro

Grandes vitórias sempre marcam

Page 4: Revista nº1 Julho de 2010

É com grande satisfação que apresen-tamos este material comemorativo do Hospital Unimed Santa Helena (HUSH). E por que grande satisfação? Porque estes 10 anos refletem uma trajetória de muito sucesso, trabalho e, principalmente, dedi-cação de todos os colaboradores. Vocês poderão identificar, ao longo da revista, uma série de fatos que marcaram cada ano especificamente. Mas estamos longe de delinear um registro oficial, já que o grande objetivo é mostrar ao leitor, seja ele cliente, colaborador, cooperado ou apenas um leitor interessado, somente algumas das conquistas.

Durante esta trajetória, é possível ob-servar uma importante evolução do nos-so hospital em relação à tecnologia dos equipamentos utilizados, à melhoria dos processos que resultam em mais qualida-de e segurança ao paciente, além da am-pliação e complexidades do atendimento. Tudo isso tem gerado grande diferencial na qualidade oferecida aos clientes da Unimed Paulistana.

Ao longo do tempo, o HUSH tem pro-curado ser uma referência para a Uni-med Paulistana, servindo como um bali-zador frente aos hospitais credenciados no que se refere à qualidade do atendi-mento médico e dos procedimentos aqui realizados, na prestação de serviços e na otimização de custos.

Estamos trabalhando para que novos serviços de alta complexidade possam ser incorporados, como a hemodinâmi-ca e unidades de transplantes de medu-la. Essa história está apenas começando... Boa leitura!

Dr. José Carlos de Almeida, Superintendente de

Recursos Próprios

Esta história está apenas começando

“O hospital tem procurado ser uma referência à

Unimed Paulistana, servindo como um balizador frente

aos hospitais credenciados”

Foto

s D

ivul

gaçã

o

/// 10 anos de história

2 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Page 5: Revista nº1 Julho de 2010

Há 10 anos a Unimed Paulistana optou por um caminho praticamente inevitá-vel para as Operadoras de Saúde: concentrar suas atividades assistenciais num hospital próprio. Assim nasceu a parceria de sucesso com a Fundação Antonio e Helena Zerrenner e o seu já conhecido Hospital Santa Helena.

Desde então, são marcantes o crescimento contínuo tanto da Unimed Pau-listana quanto do Hospital. Nos primeiros anos, o HUSH assistiu a expansão do espaço físico e do número de leitos, associados à modernização tecnológica. No entanto, o aspecto principal da assistência à saúde não é o espaço físico e nem a tecnologia, mas sim os seres humanos nela envolvidos. Assim, nos anos seguintes e até a atualidade, a principal característica da Instituição tem sido o crescimento e aprimoramento dos colaboradores e do Corpo Clínico, com crescente integração multiprofissional. Também chama a atenção a melhoria contínua dos processos internos da Instituição, fato confirmado pela conquista do selo de qualidade “Acreditado Pleno” da Organização Nacional de Acredi-tação – ONA.

O reconhecimento da Qualidade é uma conseqüência da adequação dos processos que buscam a excelência. Excelência que, como sabemos, só será atingida com o esforço de todos os envolvidos.

Assim, maiores do que as realizações do passado são os desafios do futuro, já que a eficiência, eficácia e efetividade da assistência à saúde podem sempre ser melhoradas.

Aos clientes da Unimed Paulistana, fica o agradecimento em nome de to-dos que trabalham neste Hospital, além de nosso compromisso com a melho-ria contínua.

Dr. Marcelo NunesDiretor Clínico do Hospital Unimed Santa Helena

Os desafios do futuro

“O aspecto principal da assistência à saúde não é o espaço físico

nem a tecnologia, mas sim os seres humanos

nela envolvidos”

/// 10 anos de história

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 3

Page 6: Revista nº1 Julho de 2010

sum

ário

Alexandre Schneider

Coordenação Editorial Osmar Coelho

Analista de Marketing Sênior Elisa Luz e Souza

Jornalistas Responsáveis Flávia Travaglini MTb 35.741Michelle Ferrari

MTb 53.286

Projeto Gráfico Buono Disegno

Direção de Arte Renata Buono, Luciana Sugino e

Renata Lauletta

Impressão Gráfica Cart

Tiragem 3.000

Foto Capa Alexandre Schneider

Fotos Alexandre Schneider e Shutterstock

expediente

4 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Page 7: Revista nº1 Julho de 2010

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 5

06 Raio XNúmeros que refletem a grandiosidade da estrutura, serviços e performance

08 ApresentaçãoTrajetória que marcou a assistência hospitalar da capital paulista

48 DestaquesPráticas de sucesso são reconhecidas nacional e internacionalmente

2000 Atuação assistencial integrada somada a uma visão indivi-dualizada • Aliança de sucesso • Filho, o mais alto valor de afeto

2001 Compartilhar experiências • Segurança alimentar

2002 “Minha vida é o Santa Helena!”, José Augusto da Silva • Produção de alimentos: foco na excelência • A engenharia em favor da medicina

2003 O lúdico como estratégia clínica • Cuidados com um bem precioso

2004 Eficiência como prioridade • Com água não se brinca

2005 Luz, câmera... Beatriz! • Integrando conhecimento • Nova tor-re, novos atendimentos, novas perspectivas • Cuidados especiais da internação à alta • Maior foco nos grupos especializados

2006 Somente os melhores • Sinônimo de qualidade é melhoria contínua • Um olhar especial para momentos difíceis • Momentos que valem ouro

2007 Emergências são tratadas de forma prioritária • Reabilitação como objetivo essencial para o sucesso da assistência • Aplicando protocolos na prevenção de infecção hospitalar • Mãos que curam

2008 Diferentes olhares a uma mesma direção • Modernização do Sistema de Gestão de Recursos Próprios • É hora da visita • Aten-dimento além do balcão • Intercorrências críticas merecem atenção

2009 Heitor: uma das mais marcantes vitórias do HUSH • Auxílios que valem ouro • Momentos levados a sério • Agilidade aos proce-dimentos • Importância da primeira meia hora • De olho nesta im-portante causa

2010 Cultura voltada à melhoria contínua • A prevenção da in-fecção está em suas mãos • O bem-estar dos clientes é prioridade

10

14

16

20

22

24

28

32

36

40

46

Alexandre Schneider

Alexandre Schneider

Page 8: Revista nº1 Julho de 2010

O Hospital conta com o atendimento das equipes multidisciplinares constituídas por fonoaudiólogos,

fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais,

médicos, enfermeiros dentre outros profissionais que

contribuem para a excelência na assistência ao paciente

6 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Raio

-XO Hospital Unimed Santa Helena foi fundado em 1945 por um casal de imigrantes alemães: Antonio e Helena Zerrenner. Ao longo dos anos, a instituição passou por uma série de transformações, que são avaliadas como melhorias, refletidas em todos os setores.

O corpo de

enfermagem, com

quase 700 colaboradores,

dos quais cerca de 140

são enfermeiros, garante

atenção 24 horas

a todos os pacientes.

O Serviço de

Gastronomia e Dietetica mantêm

um direcionamento tanto

nas necessidades clínicas

quanto no paladar

de cada cliente, sob a

supervisão de um chefe

de cozinha e profissionais

multidisciplinares

altamente qualificados.

O Centro Obstétrico é

independente do

Centro Cirúrgico

e exclusivo para partos

e procedimentos

ginecológicos.

A equipe de

fisioterapia é

formada por 40

profissionais, todos

com especialização

A autonomia das equipes de

Controle de Infecção Hospitalar e

do Escritório de Qualidade

demonstra o compromisso com a

segurança, eficiência e qualidade.

/// 10 anos de história

Page 9: Revista nº1 Julho de 2010

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 7

Capacidade atual • 8 salas cirúrgicas e 4 salas de parto

• Clínica Médica e Cirurgia: 135 leitos

• Maternidade: 38 leitos

• Internação Pediátrica:12 leitos

• UTI Pediátrica: 8 leitos

• UTI Adulto: 28 leitos

• UTI Neonatal Interna: 7 leitos

• UTI Neonatal Externa: 7 leitos

• UTI Semi Neo Interna: 5 leitos

Atendimentos por mês • Mais de 9 mil atendimentos no Pronto Atendimento

• 1,5 mil internações

• Quase 900 cirurgias no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico

• Cerca de 300 partos

• Mais de 400 quimioterapias ambulatoriais e de internados

• Quase 150 atendimentos nas UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal

• Mais de 42 mil exames laboratoriais

Ale

xAn

dre

Sc

hn

eid

er

Page 10: Revista nº1 Julho de 2010

HUSH :8 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

/// 10 anos de história

Page 11: Revista nº1 Julho de 2010

Não é fácil contar uma história. Alguns detalhes, percepções ou eventuais fei-tos podem ter significados diferentes caso esta mesma história pudesse ser contada em outra época ou por outro narrador, por exemplo. Mas como é bom contar uma história! Ainda mais quando se trata da comemoração dos 10 anos da gestão da Unimed Paulistana no Hospital Santa Helena. Mesmo cientes de que algumas con-quistas deixaram de ser registradas, fica aqui um pedaço de uma impor-tante trajetória que marcou a assistên-cia hospitalar da capital paulista e con-tinuará servindo de exemplo a todos os que valorizam o respeito, respon-sabilidade e dedicação.

HUSH : MAIS QUE UMA HISTÓRIA, EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 9

Page 12: Revista nº1 Julho de 2010

A virada do milênio

Milhões de usuários de computadores ficaram apreensivos com a

chegada do novo ano por conta do Bug do Milênio. Esse foi o termo

usado para se referir ao problema previsto para ocorrer em todos os

sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000.

Bug é um jargão internacional usado por profissionais e conhece-

dores de programação – significa erro de lógica na programação de

um determinado software.

Roberto Carlos interrompe a carreira

O cantor e compositor Roberto Carlos cancelou sua turnê em

2000, entrou em reclusão e parou todas as suas atividades depois

da morte da mulher, Maria Rita Simões Braga, aos 38 anos, vítima de

um tumor maligno no útero. Enquanto Maria Rita esteve no hospital

o "rei" também adiou compromissos para dicar ao lado da mulher.

200

0

janeiro janeiro

Muitas são as práticas hos-pitalares que devem ser imple-mentadas e obrigatoriamente precisam seguir os direciona-mentos determinados pela legis-lação, como é o caso da EMTN – Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional. De acordo com a Resolução - RDC nº 63, de 2000, instituída pela Anvisa, esta equipe deve ser um grupo obrigatório nas instituições de saúde, necessitando contar com, pelo menos, um profissional de cada categoria, com treinamen-to específico para esta ativida-de, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, com o objetivo de garantir um apor-te calórico/protéico adequado ao estado nutricional e às con-

Terapia nutricional é motivo de orgulho, já que sua atuação reflete em importantes diferenciais

Atuação assistencial integrada somada a uma visão individualizada

dições clínicas de cada paciente.Desde 2000, a EMTN do

Hospital Unimed Santa Helena vem desenvolvendo um traba-lho intensivo junto aos pacien-tes críticos, que necessitam de cuidados nutricionais especiais. O grupo é formado por 2 mé-dicos, 4 nutricionistas, 2 fonoau-diólogos e 1 farmacêutico, além de contar com uma enfermeira exclusiva desta equipe, Fernanda Totti, que consegue gerenciar e controlar os resultados referentes à administração das dietas, orien-tando diariamente a equipe de enfermagem. “Além de ter uma enfermeira exclusiva para este trabalho, grande parte da equi-pe já está junta neste trabalho há muitos anos. Isso reflete em

/// 10 anos de história

Page 13: Revista nº1 Julho de 2010

cia do Casal Zerrenner, o Hos-pital Santa Helena se destacou pelo seu pioneirismo e foco na qualidade. Nas décadas de 60 e 70, foi o primeiro a ter um Cen-tro Cirúrgico na cidade.

“O objetivo principal era aten-der os funcionários e seus de-pendentes da antiga Companhia Antarctica Paulista, cuja principal fábrica estava localizada no bair-ro da Mooca, em São Paulo. Em 1993, com a criação da moder-na fábrica de Jaguariúna, interior do Estado de São Paulo, a pro-dução da fábrica da Mooca foi gradualmente transferida para esta nova fábrica reduzindo a demanda de atendimentos re-alizados no Santa Helena”, conta Caetano Bianchi, Superintenden-te Geral da FAHZ.

Buscando maior racionalida-de, em julho de 2000, a Funda-ção Zerrenner firmou uma par-ceria com a Unimed Paulistana, posicionando o Santa Helena como Hospital de referência

Desde então a Fundação Zer-renner tem investido em refor-mas, adequações e construído novas áreas, enquanto a Uni-med Paulistana tem aplicado recursos em equipamentos ne-cessários, sempre com o pro-pósito de modernizar e man-ter atualizado o Hospital Santa Helena.

Mapeado o genoma humano

O genoma humano foi mapeado e sua sequência estabelecida pela primeira vez na história da

humanidade. O genoma é a coleção de genes contendo as instruções que irão produzir o ser

humano. Para os cientistas, o mapeamento e sequenciamento têm impacto no conhecimento

equivalente à descoberta da América, em 1492 e a chegada do homem à Lua, em 1969.

junho

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 11

Mais do que uma simples

parceria, FAHZ e Unimed Paulistana

concretizam um grande passo

rumo a excelência em atendimento

Aliança de sucessoA Fundação Antonio e Hele-na Zerrenner foi instituída em 1936 por Dona Helena Zerren-ner como única e universal her-deira de seu marido, o Comen-dador Antonio Zerrenner. Como pessoa jurídica de direito priva-do, beneficente e sem fins lu-crativos, goza de imunidade tri-butária e está submetida ao ve-lamento do Ministério Público. Presta assistência médica, hos-pitalar e educacional a empre-gados e dependentes da Com-panhia de Bebidas das Améri-cas-AmBev, sendo proprietária do Hospital Santa Helena.

Fundado em 1938, inicialmen-te como um ambulatório médi-co, construído na antiga residên-

grande harmonia entre todos”, analisa Fernanda.

Os pacientes internados rece-bem a visita dos nutricionistas, que realizam a triagem nutricio-nal, que classifica o nível de assis-tência. Posteriormente, é aplicada a avaliação nutricional completa, para definição de dieta individu-alizada que contemple as neces-sidades nutricionais dos pacien-tes de acordo com as suas enfer-midades e exames bioquímicos.

Outro ponto importante a ser mencionado é a padronização da nutrição parenteral industrializada, realizada a partir de 2009. Este é um diferencial muito importante, já que oferece maior segurança microbiológica e contribui para a introdução precoce da dieta aos pacientes internados.

Todos os pacientes assistidos pela EMTN são visitados diaria-mente por estes profissionais e mensalmente, a equipe tam-bém promove uma reunião, onde cada participante da equi-pe apresenta os dados estatísti-cos da sua atuação e indicadores que são mensurados e acompa-nhados como a eficácia da fono-terapia, a evolução do estado nu-tricional (manutenção/melhora/piora) e a porcentagem de volu-me de dieta prescrita x adminis-trada, tanto para adultos e idosos como para a pediatria.

Page 14: Revista nº1 Julho de 2010

Gisele é eleita a mais bonita do mundo

A super top model Gisele Bündchen parou a nona edição do Morumbi Fashion, realizada entre

junho e julho em São Paulo – que depois dessa edição passará a chamar "São Paulo Fashion

Week". Com apenas duas aparições na passarela, Gisele roubou a cena no evento e mobilizou

toda a imprensa, inclusive a internacional.

200

0

junho outubro

12 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Há dez anos, o hospital oferece uma atenção especial a pais, mães e filhos, estreitando vínculos e estimulando a qualidade de vida desde cedo

A vinda de um filho é, sem dúvida, um dos principais acon-tecimentos na vida. Os planos mudam, os valores se intensifi-cam, sentimentos de amor, pro-teção e carinho se afloram, ou seja, homens e mulheres deixam de ser personagens apenas de suas próprias vidas e passam a ser pais e mães.

Muita ansiedade faz parte de todo este momento, se intensifi-cando ainda mais quando a mãe se prepara para recebê-lo. O hos-pital precisa então, estar prepara-do não só física e tecnologica-mente, mas deve oferecer um atendimento compatível com as expectativas deste dia.

Dentre os diferenciais está o Alojamento Conjunto, ou seja, mãe e filho permanecem juntos após o parto, durante as 24 horas do dia, conforme orienta a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Filho, o mais alto valor de afeto

Neuza KiNa e o pequeNo Noah↳

ale

xaN

dre

Sc

hN

eid

er

/// 10 anos de história

Page 15: Revista nº1 Julho de 2010

mês são atendidos na UTI Ne-onatal Externa e lá, podem ficar acompanhados 24 horas pelos pais. A equipe de atendimento ao recém-nascido é de médicos especialistas em neonatologia e conta com o apoio de todas as Equipes Multiprofissionais.

Associado à Humanização te-mos todos os recursos tecnoló-gicos disponíveis para o paciente gravemente enfermo.

O Hospital Unimed Santa He-lena também conta com pron-to-socorro e ala de internação infantil, sendo reconhecido pelo tratamento de pacientes de alto risco nas várias especialidades pediátricas.

Agito cultural em São Paulo

O mês de outubro trouxe à São Paulo a 24ª Mostra Internacional de Cinema, o Free Jazz

Festival e a mostra Freud - Conflito e Cultura. A exposição de Freud no Masp revelou

sua história, seus mais importantes objetos pessoais e de trabalho e a arte com base

no pensamento.

Guga é o número um do mundo

Ao conquistar o seu segundo título em

Paris, Guga, pela primeira vez na carreira,

assumiu a liderança do ranking mundial. Agora

ele faz parte do seleto clube dos tenistas que

acabam o ano como o primeiro do ranking

- feito alcançado anteriormente apenas por

americanos e europeus.

dezembro

Uma doença, seja ela qual for, geralmente implica em sen-timentos que estão associados ao medo, ansiedade, dúvida, nervosismo e até mesmo tristeza. Por isso, o hospital, necessita oferecer sempre, em qualquer ocasião, aquilo que se deno-minou de “atendimento humanizado”. Ou seja, mais do que chamar o paciente pelo nome, ter sempre um sorriso nos lá-bios e informá-lo detalhadamente sobre os procedimentos realizados. É fundamental que todos os médicos, enfermeiros e atendentes possam entender os medos, angústias, respei-tar o modo e a qualidade de vida, além de uma atenção que compreenda as queixas do paciente.O HUSH se preocupa e aplica este tipo de atendimento des-de 2000, buscando ainda um aprimoramento contínuo ao longo dos anos, a fim de minimizar os possíveis anseios.

Humanização como princípioO hospital oferece esta prática durante período integral. Assim, o vínculo entre mãe e filho, tão im-portante nas primeiras horas de vida, é fortalecido. “Todas as dúvi-das sobre banhos, trocas de rou-pas e fraldas, aleitamento, ou mes-mo choros, tão característicos das madrugadas, são esclarecidas pe-los médicos e enfermeiros na prá-tica”, explica Dra. Teresa Uras Be-lém, médica responsável pelo Alo-jamento Conjunto e UTI Neonatal.

Outra prática aplicada, e que está diretamente ligada ao forta-lecimento do vínculo entre mãe e filho, é o estímulo ao aleitamento. Para isso, o hospital conta, há mais de dez anos, com uma Comissão de Aleitamento Materno, que au-xilia as mamães, antes, durante e após o período de internação, so-bre os cuidados na amamentação, os benefícios e as eventuais dúvi-das que possam surgir.

Após a internação, a comissão marca um retorno com algumas pacientes, verificando a evolução de cada caso. “Para o sucesso da amamentação, é preciso que a mãe tenha firme desejo e este-ja segura de si. É importante tam-bém que os profissionais de saú-de estejam preparados para de-tectar e poder intervir em emo-ções ocultas”, analisa Dra. Teresa Uras Belém.

O hospital aplicou um questio-

instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, em que ava-lia até quatro doenças (fenilceto-núria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose císti-ca). O teste realizado é ampliado para várias outras doenças.

Em todos recém-nascidos é re-alizado o Exame do Reflexo Ver-melho para a prevenção do Glau-coma e outras patologias oculares.

Internação moderna e segura Outro importante diferencial é a estrutura oferecida nas três Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo uma Pediátrica e duas Neonatais.

Os bebês com mais de um

nário a 256 mamães, obtido após a alta hospitalar. Dentre os princi-pais resultados, observou-se que o aleitamento materno se man-teve até o sexto mês de vida a 64% das entrevistadas. Outro re-sultado bastante significativo es-teve relacionado ao alojamento conjunto. Nestes primeiros cinco meses de 2010, dos 1.500 re-cém-nascidos alojados somente 1,5% recebeu fórmula láctea.

Saúde garantida desde cedo O Hospital Unimed Santa Hele-na foi um dos primeiros a cum-prir a Portaria nº 1.602 de 17 de julho de 2006, a qual exige que a primeira dose da vacina con-tra a Hepatite B deva ser admi-nistrada na maternidade durante as primeiras 12 horas de vida do recém-nascido.

Além disso, o hospital oferece gratuitamente o então conheci-do “teste da orelhinha”, ou Tria-gem Auditiva Neonatal. O exa-me é imprescindível logo após o nascimento, sendo realizado no hospital em 100% dos bebês (triagem auditiva universal). Estu-dos indicam que o diagnóstico e a intervenção precoce poderão desenvolver uma audição muito próxima ao normal.

Outro exame oferecido inte-gralmente é o “teste do pezinho”. O Sistema Único de Saúde (SUS)

Page 16: Revista nº1 Julho de 2010

Altos e baixos nos esportes

Para o futebol, o carro-chefe do esporte nacional, o ano de 2001 poderia ser esquecido. A seleção brasileira fez a pior campanha da história nas

Eliminatórias para a Copa do Mundo se classificando no sufoco.

Em compensação, Daniele Hypólito, conquistou a medalha de prata no Mundial de ginástica artística, protagonizando a maior façanha do ano no

esporte brasileiro. O Vôlei masculino levantou a taça da Liga Mundial. Nas pistas, Gil de Ferran conseguiu o melhor resultado do ano para o Brasil no

automobilismo. Na Fórmula 1, Rubinho Barrichello amargou mais uma temporada à sombra de Michael Schumacher.

200

1Estimular a pesquisa médica sempre esteve ligado à história do Hospital Santa Helena. Antes mesmo do ano 2000, a institui-ção apresentava um corpo clíni-co de excelência com médicos renomados e vários dedicados ao ensino nas melhores escolas médicas de São Paulo. Em 2001, o HUSH buscou o aprimoramen-to à educação médica continua-da, somado ao desejo de desen-volver o ensino e pesquisa não só a classe médica mas também das equipes multidisciplinares que atuavam no HUSH.

Em 2003, foi estruturado o então Centro de Estudos e Pes-quisa (CEP), sob a responsabilida-de de Dr. Clystenes Odyr Soares Silva e Dr. Marco Aurélio Lipay. Durante aproximadamente qua-tro anos, aulas, palestras, cursos, simpósios e dois congressos fo-ram elaborados e executados de forma brilhante. Vários trabalhos, ali desenvolvidos, puderam ser apresentados em congressos no

Hospital Unimed Santa Helena se destaca por meio do incentivo aos estudos e pesquisas científicas

Brasil e exterior, sob os mais dife-rentes temas, o que demonstra-va a excelência dos profissionais que faziam parte do corpo clíni-co do HUSH. Deve-se destacar a excelência em ética e pesquisa dos estudos que eram autoriza-dos e fiscalizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão que está direta-mente ligado ao Conselho Na-cional de Saúde (CNS).

Naturalmente, com o cres-cimento do CEP, foi criado, em 2003, o boletim Informed, pe-riódico trimestral, distribuído a todos os médicos cooperados da Unimed Paulistana, que visa-va motivá-los, além de divulgar entrevistas, notas e artigos mé-dicos. Ao longo de dois anos, fo-ram editadas sete edições.

Em função do grande suces-so, o boletim se transformou em revista, que tinha como objeti-vo torna-se uma publicação in-dexada e respeitada nos meios acadêmicos. “O centro de estu-dos era o espelho da qualida-de, dos profissionais que ali atu-avam e do próprio HUSH, que tinha como essência a troca de experiências e conhecimen-tos entre médicos e as equipes multidisciplinares, objetivando os melhores resultados para a

Compartilhar experiências

abril

14 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

/// 10 anos de história

Page 17: Revista nº1 Julho de 2010

Dia mundial sem carro

Com o objetivo de debater o uso de meios de transportes alternativos e menos poluentes, por

meio de eventos em toda a cidade, que acontecem pela primeira vez no Brasil, o Dia Mundial sem

Carro. Segundo Oded Grajew, um dos idealizadores do Movimento Nossa São Paulo, que organiza

a manifestação junto a outras 20 Ongs, a iniciativa pretende atingir um grande número de pessoas.

preparação dos pratos para distribuição nas copas↳

Qualidade aliada à agilidade no

atendimento são os grandes

pilares na produção dos alimentos

O objetivo de todo e qualquer hospital é primar pelo restabe-lecimento de seus pacientes, de forma realmente efetiva. Neste sentido, a nutrição tem um papel de real importância, já que contri-bui diretamente, não só na evo-lução clínica, como também na satisfação de aspectos emocio-nais, psicológicos e motivacionais dos internados, tão importantes a todo este processo.

Por isso, é indispensável que os alimentos sejam nutritivos, de

Segurança alimentarboa aparência e sabor, prepara-dos sob o mais alto grau de hi-giene. Além disso, é fundamen-tal controlar a qualidade micro-biológica dos alimentos. Para isso, em 2001 foram inaugura-das duas copas nas unidades de internação, e em 2004 mais quatro copas foram construídas.

Anteriormente a esta época, o hospital contava com ape-nas uma copa central, de onde saiam todas as refeições, cau-sando grande dificuldade na distribuição das mesmas. Até os dias atuais, estes locais desen-volvem um atendimento mis-to: centralizado para o almoço e jantar e descentralizado para o café da manhã, lanche e ceia. Ou seja, o almoço e o jantar são

preparados na cozinha e enca-minhados às copas, que fazem a distribuição nos andares. Já as demais refeições são prepara-das na própria copa.

“Esta implantação trouxe grande agilidade no atendi-mento, aprimorando a logística de distribuição e fazendo com que os horários pudessem ser cumpridos fielmente”, explica Sheila Mittelstaedt, gerente de Nutrição e Dietética.

Outra grande iniciativa realiza-da em 2004 foi a aquisição de oito carros térmicos para a dis-tribuição das refeições, a fim de garantir uma temperatura ade-quada aos alimentos. O hospi-tal obedece à Portaria CVS-6/99, de 10.03.99, a qual orienta que os alimentos quentes devem ser mantidos a 65°C ou mais até o momento da distribuição. Estes carros trouxeram maior qualida-de, fazendo com que todos os alimentos ficassem acondiciona-dos adequadamente até o mo-mento de consumo.

Todas estas iniciativas con-tribuíram para otimizar o aten-dimento aos nossos clientes e garantia da qualidade das refei-ções servidas, o que para o ser-viço de nutrição foi uma con-quista expressiva.

instituição, profissionais e prin-cipalmente ao paciente”, afir-ma Dr. Marco Lipay.

Dr. Marco ainda lembra que o CEP sempre mereceu con-ceito honroso e de destaque nas visitas da ONA (Organiza-ção Nacional de Acreditação). A partir de 2007, o centro de estudos foi desativado, na sua forma plena, quando estava em fase final a conclusão do livro de normas e condutas do HUSH. A publicação acabou sendo lançada eletronicamen-te. A função e encargos edu-cacionais foram então delega-dos ao IGC (Integração e Ges-tão do Conhecimento), sediado na casa do cooperado.

A primeira e grande incum-bência do IGC foi a integração do CEP, até então atividade exclusiva do Hospital Unimed Santa Helena, para dentro da Unimed Paulistana.

Com o intuito de fortalecer a produção e disseminação de conhecimento, principal-mente no HUSH, o IGC terá o seu espaço novamente nesse ambiente, a partir de julho de 2010, e contará com o apoio de um médico cooperado para as atividades científicas, médi-cas e multidisciplinares.

div

ulg

ão

setembro

Page 18: Revista nº1 Julho de 2010

O Euro, um projeto inédito

No primeiro dia de 2002, o Euro se tornou a nova moeda comum européia. Três anos depois

de ter sido introduzido no mercado financeiro como moeda abstrata, o Euro chegou ao bolso

dos consumidores e circula agora por 12 países da União Européia. A moeda é resultado de

um longo processo de integração política e econômica da Europa.

200

2

Seu AuguSto, que conSiderA o Hu SAntA HelenA SuA SegundA cASA↳

janeiro junho

16 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Ale

xAn

dre

Sc

Hn

eid

er

/// 10 anos de história

Page 19: Revista nº1 Julho de 2010

Brasil Penta

Apesar de ter chegado à Copa do Japão e da Coréia do Sul desacreditada pelo péssimo

desempenho nas eliminatórias, a seleção brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari,

conquistou o mundial. O talento do trio Ronaldo Rivaldo Ronaldinho ajudou a seleção a

vencer todos os adversários. Na final contra a Alemanha, os gols de Ronaldo garantiram

os 2 a O e o penta.

Paulo Coelho eleito para cadeira na ABL

O escritor Paulo Coelho foi eleito para ocu-

par a cadeira de número 21 na Academia

Brasileira de Letras, no dia 25 de julho. A

posição pertencia ao economista Roberto

Campos, morto em outubro de 2001. Com

22 votos, o “mago” se tornou o mais jovem

integrante da Academia.

Depois de tanto tempo, seu Augusto não sabe como será quando a aposentadoria chegar

“Minha vida é o Santa Helena!”, José Augusto da Silva

julho

O sonho de dona Hercília era que o filho José Augusto traba-lhasse em farmácia. Nessa épo-ca, quando a família veio de Garça, na região Centro-Oeste do Estado (415 km distante da capital), para São Paulo, ela não poderia imaginar o que o desti-no havia reservado a ele.

Mais de 44 anos depois, com um ar saudosista, seu Augus-to relembra seus 38 anos de Hospital Santa Helena. Sim, isso mesmo, são 38 anos vividos dentro deste hospital, quatro fi-lhos nascidos aqui e muita his-tória para contar.

Começou, em 1972, traba-lhando como auxiliar de farmá-cia. Experiência ele já tinha das duas outras farmácias em que havia trabalhado por mais de oito anos na Vila Carrão, zona leste de São Paulo, onde mora-va com a família. E em uma rede de drogarias, onde teve uma rá-pida passagem.

“O gerente da drogaria na época, gostava muito de mim e dizia: ‘Augusto, isso não é para você, tente achar outro lugar’. Desde então, todos os dias, na hora do almoço, seu Augusto pe-gava o jornal, abria no caderno de empregos e começava a cir-cular com uma caneta o que lhe interessava. “Um belo dia, achei lá: ‘Precisa-se de auxiliar de far-mácia no Hospital Santa Helena’”, lembra. “Eu corri na mesa do ge-rente. E ele me disse: ‘Vai lá!’”. Seu Augusto não teve dúvida, foi di-reto ao Santa Helena. Seu salá-rio passaria de 200 mil Cruzei-ros (moeda da época) para 800 mil Cruzeiros. Mas ele não tinha registro no Conselho Regional de Farmácia. “E na época só regis-trava no Rio de Janeiro”, conta o almoxarife. Ele não desistiu. E, al-guns dias depois, graças a experi-ência acumulada e ao registro de oficial de farmácia, conseguiu ser registrado no Conselho. Quan-

do chegou o primeiro salário do Santa Helena, a surpresa: um mi-lhão de Cruzeiros, duzentos mil a mais do que havia sido combina-do. “Pensei: tô rico!”, exclama ele.

Três meses depois, seu an-tigo patrão, dono da primeira farmácia em que havia traba-lhado, ainda tentou que ele vol-tasse para o bairro. “Ele me ofe-receu o mesmo salário e eu re-cusei. Trabalhava numa empresa grande, com todos os direitos, eu não pagava consulta médi-ca e tinha outras vantagens que ele não me oferecia.”

A mudança Quase 28 anos de-pois, felicíssimo com sua vida no Santa Helena, seu Augusto co-meçou a ouvir pelos corredores que “o hospital iria terminar e uma empresa iria assumir”. Para ele, foi como se o chão se abris-se sob seus pés. “Eu ia comple-tar 50 anos de idade, com filhos. O que eu ia fazer?”, se pergun-tava. “Quando se falou em Uni-med Paulistana bateu um sonho na cabeça”, lembra. Mas, com as adequações que foram neces-sárias para a nova administração, seu Augusto pensou que seria dispensado. Até que, conta ele, o gerente o chamou e o convi-dou a permanecer. “Não segurei o choro! Fiquei deslumbrado!”

Em 2002, seu Augusto foi

para o Almoxarifado do Hospi-tal Unimed Santa Helena onde está até hoje, “com muito orgu-lho”. Antes, passou pelo recebi-mento de medicamento e ma-teriais, manutenção, compras. “Vim para organizar o Almoxa-rifado. Na época, era tudo ma-nual, não tinha nem computa-dor”, detalha.

Ele já está na quarta chefia do Almoxarifado. Todos os itens fi-cam absolutamente organizados e controlados pelo olhar atento de seu Augusto. “Hoje, trabalhar aqui é estar no céu!”, comemo-ra. “Eu sempre tive equipes ba-canas. Mas, eu sou muito cha-to para trabalhar. Em termos de organização, sou até exagerado. Eles sabem disso.” E não pode-ria ser diferente. Para atender às farmácias do Pronto Socorro, do Centro Cirúrgico e Obstétri-co, a UTI, a farmácia central e os dois Centros de Procedimentos e Apoio, o Almoxarifado conta com cinco profissionais durante 24 horas, administrando mais de três mil itens por dia.

“Essa é minha vida no Santa Helena”, declara o experiente colaborador. “Uma hora eu te-nho que parar, faço 60 anos em agosto. Mas, se eu parar de tra-balhar e levantar de manhã, eu não sei o que eu vou fazer... Mi-nha vida é o Santa Helena.”

Page 20: Revista nº1 Julho de 2010

A cozinHA AlimentA tAmbém oS mAiS de mil colAborAdoreS↳

Lula vence eleição após 13 anos e anuncia luta contra a fome

Em 27 de outubro de 2002, depois de quatro candidaturas consecutivas e 13 anos de espera, Luiz

Inácio Lula da Silva, conquistou as urnas nas eleições presidenciais brasileiras. Lula foi eleito aos 57

anos. E não venceu no primeiro turno por pouco. Ele obteve 46.4% dos válidos. No segundo turno,

com o tucano José Serra, o petista teve o melhor desempenho: 61,3% dos válidos. O presidente

eleito adotou o combate à fome e geração de renda como metas para os próximos quatro anos.

200

2Aprimoramento

constante é um dos principais

pilares na busca pela qualidade

Durante o ano de 2002, a co-zinha do Hospital Unimed Santa Helena passou por uma série de mudanças, todas com a finalida-de de aperfeiçoar os processos de produção dos alimentos.

Nesta época, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) instituiu a resolução RDC n°275 para proteger a saúde da popu-lação contra doenças provoca-das pelo consumo de alimentos contaminados. Ou melhor, todos os serviços de alimentação como padarias, lanchonetes, ou mesmo locais que dispõem de cozinhas industriais e institucionais, como é o caso do hospital, se adequa-ram à determinadas práticas.

O hospital sempre esteve de acordo com os processos de produção de alimentos, sendo desde o início, considerado re-ferência neste quesito. Mas com esta normativa, constatou-se a necessidade de aprimorar, ain-da mais, todas as questões rela-cionadas ao fluxo de produção.

Desta forma, a área física pas-sou por algumas modificações, sendo elas:

Produção de alimentos: foco na excelência

outubro

18 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

• Criação de uma área específica de açougue, climatizada, para a manipulação e armazenamento destes alimentos;

• Espaço reservado para a mani-pulação de hortifrutis, também climatizado;

• Criação de uma área reservada à confeitaria;

• Local reservado para o estoque de descartáveis;

• Construção de um corredor para otimizar o trânsito dos ali-mentos no interior da cozinha, separando totalmente o conta-to com possíveis resíduos, evi-tando a contaminação cruzada. Nesta época, o serviço de

Nutrição também implantou os POP’s (Procedimentos Opera-cionais Padronizados), confor-me indicação da Anvisa. Todos são monitorados, o que garante a confiabilidade de todo o pro-cesso. Outra iniciativa que foi re-alizada se refere à identificação de pontos críticos para contami-nação alimentar, sendo possível avaliar e controlar diretamente e frequentemente todas as práticas na manipulação de alimentos.

Ale

xAn

dre

Sc

Hn

eid

er

/// 10 anos de história

Page 21: Revista nº1 Julho de 2010

Os 100 anos do nascimento de Carlos Drummond

O ano de 2002 foi marcado pelas comemorações do centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Nascido em 31 de outubro de 1902 em Itabira, Minas Gerais, o escritor morreu em 17 de agosto de 1987 aos

85 anos. Modestíssimo, Drummond chegou a dizer que, depois de dez anos de sua morte, ninguém mais

se lembraria dele.

outubro

O cuidado com a saúde e qua-lidade de vida dos pacientes do Hospital Unimed Santa Helena passa por uma equipe multidis-ciplinar composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões, fisiotera-peutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, além de todo o pessoal da recepção, segurança, higienização e limpeza. Mas, não são só esses profissionais que ze-lam por todos os que circulam no HUSH diariamente. Existem pesso-as que trabalham por trás disso tudo controlando os equipamen-

O trabalho da equipe visa manter todos os equipamentos funcionando plenamente

tos, atentos para que tudo corra bem em qualquer procedimen-to realizado no hospital. Eles tra-balham no Departamento de En-genharia Clínica, e são responsá-veis por manter todos os equipa-mentos funcionando plenamente. “Nós fazemos a manutenção pre-ventiva dos equipamentos e ga-rantimos que todos estarão sem-pre em perfeito estado”, explica o engenheiro Allan Andrade, co-ordenador do DEC.

Desde o início de suas ativida-des, o HUSH está equipado para realizar diversos tipos de cirurgias. A partir de 2008, houve um pro-cesso de modernização do par-que de equipamentos, transferin-do o foco do hospital para alta

A engenharia em favor da medicina

complexidade. Foram adquiridos alguns novos equipamentos: Me-sas Cirúrgicas, Focos Cirúrgicos, Carros de Anestesia e Rack’s de Vídeo-cirurgia. “Todos esses equi-pamentos proporcionam mais se-gurança tanto ao cirurgião quanto ao paciente. Além disso, há maior conforto para o cirurgião ao ter uma boa iluminação no sitio cirúr-gico e segurança nos movimen-tos da mesa”, assegura.

As Unidades Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica possuem os melhores e mais modernos equipamentos de São Paulo. São ventiladores pulmonares, incuba-doras, sistema de monitoração, tratamento de bebês com óxi-do nítrico e ventiladores de alta frequência. Esses ventiladores fo-ram adquiridos em 2002 – e o HUSH foi um dos primeiros hos-pitais a obtê-los.

“Todos esses equipamentos

oferecem aos pais, bebês e toda equipe multidisciplinar, segurança e conforto durante o tratamento”, garante Allan Andrade. “Nossa UTI Adulto oferece aos pacientes o que há de mais moderno no tra-to intensivo. Possuímos ventilado-res pulmonares, sistema de moni-toração integrado a uma central e equipamentos de hemodiálise de última geração.”

Tecnologia As unidades de Cli-nica Médica são equipadas com oxímetros portáteis, para ofere-cer maior segurança e agilida-de no atendimento ao pacien-te. “Ainda nesse setor iniciamos o processo de substituição das camas por camas elétricas de última geração, equipadas com sistema de descompressão dor-sal, evitando que o equipamen-to exerça compressão nos qua-dris do paciente durante a mo-vimentação superior do equi-pamento”, revela. “Além disso, pensando na garantia e no res-tabelecimento dos pacientes, iniciamos a troca dos cardiover-sores comuns por equipamen-tos bifásicos equipados com marca-passo externo.”

O Hospital Unimed Santa He-lena investe constantemente em tecnologia e equipes especializa-das pensando no bem-estar dos milhares de pacientes que pas-sam todos os meses por aqui.

reunidoS, AlgunS doS equipAmentoS diSponíveiS no HuSH

Ale

xAn

dre

Sc

Hn

eid

er

Page 22: Revista nº1 Julho de 2010

Jogos Panamericanos

Marcados pelos atrasos nas obras e problemas de organização, os Jogos de Santo Domingo

acabaram se destacando pela empolgação dos dominicanos. A delegação brasileira foi

composta por 467 atletas, entre os 5.500 participantes. A 14ª edição dos jogos foi a segunda

vez do evento na cidade.

200

3É frequente observarmos algu-mas percepções em relação aos hospitais, que os relacionam à ambientes desprovidos de afe-tividade, presença constante de dor, além de profissionais frios e distantes. Talvez esta visão te-nha sido já concretizada durante muito tempo, pois grande parte

A humanização em Unidades Pediátricas

tem proporcionado importantes ganhos

na evolução dos tratamentos

das instituições não desenvolve ações efetivas nesse sentido, que possam minimizar este fato.

O Hospital Unimed Santa He-lena tem caminhado cada vez mais no sentido contrário, prin-cipalmente quando se trata de internações pediátricas.

Em 2003, foi inaugurado um espaço destinado ao desenvol-vimento de atividades lúdicas, denominado brinquedoteca. O grande objetivo é desenvolver atividades em que as crianças possam se expressar e recriar a realidade vivenciada, tendo pos-

O lúdico como estratégia clínica

janeiro

20 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

sibilidade de lidar melhor com a doença e seu tratamento, tor-nando o processo de internação menos traumático.

“O desenho livre, o contar his-tórias, utilização de massa de modelar, brincadeiras com bone-cos, por exemplo, facilitam para a criança a assimilação da realidade externa à realidade interna, auxi-liando no desenvolvimento de es-tratégias de enfrentamento diante da doença e internação hospita-lar”, analisa Dra. Teresa Uras Belém.

Outro quesito importante de ser mencionado é que as ativi-dades também proporcionam maior integração entre a equipe multiprofissional, a criança e seus pais, o que é fundamental para o sucesso de todo o tratamento.

De acordo com a equipe mul-tidisciplinar, após a inauguração da brinquedoteca pôde-se ob-servar que o processo de inter-nação se tornou menos trau-mático, pois, ao brincar, a crian-ça consegue expressar indireta-mente seus medos e angústias relacionadas à doença, o que possibilitou a realização de tra-balhos mais focados, não so-mente junto ao setor de psico-logia, como também aos outros profissionais.Brinquedoteca: tornando o processo de internação menos traumático↳

ale

xan

dre

sc

hn

eid

er

/// 10 anos de história

Page 23: Revista nº1 Julho de 2010

China em órbita

O primeiro vôo tripulado da China entrou em órbita em outubro de 2003. A bordo, o tenente-coronel Yang Liwei, de 38 anos, natural do nordeste

da China. A espaçonave deve circundar o planeta 14 vezes em 21 horas, antes de retornar à Terra.

A nave foi lançada com o auxílio de um foguete Long March 2F a partir da base Jiuquan, no deserto de Góbi. Com o sucesso da expedição, a China

se tornou o terceiro país, depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética, a levar homens ao espaço. O lançamento deveria ter sido transmitido

em cadeia nacional para toda a China, mas o presidente chinês, Hu Jintao, decidiu mostrá-lo só mais tarde.

Quando pensamos na alimen-tação de um filho, algumas pre-ocupações vêm à mente: qual é a qualidade do alimento, ele foi preparado de forma adequada, ele contém todos os nutrientes que a criança precisa, entre ou-tras. E quando se trata da nutri-ção de um recém-nascido, os questionamentos são os mes-mos, mas possivelmente de uma forma mais intensa.

Qualidade total na preparação de

fórmulas lácteas e manipulação

do leite materno

Ao nascer, o bebê precisa re-ceber todos os cuidados em re-lação à amamentação, sendo o leite materno o alimento ideal nesta fase. Quando, por exem-plo, o recém-nascido é prema-turo ou precisa de cuidados es-peciais, pois não consegue ser amamentado, ou mesmo a mãe possui dificuldades neste proces-so, é fundamental que o hospi-tal conte com um Lactário equi-pado, que consiga não somente preparar e distribuir fórmulas lác-teas, como também manipular o leite materno com toda a segu-rança necessária.

Em 2003, o Lactário do HUSH

Cuidados com um bem precioso

outubro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 21

a redução do tempo de validade do leite materno para dez horas, a contar do horário de ordenha, garantindo desta forma maior segurança e qualidade do leite ofertado aos bebês.

Já em 2008, o Hospital adqui-riu um novo equipamento para esterilização dos materiais e fór-mulas lácteas distribuídos aos nossos pequenos clientes: um autoclave . Os leites são submeti-dos a uma temperatura de 110ºC por cinco minutos e os utensílios à 121º C por 12 minutos, garantin-do a eliminação total dos micro-organismos e a qualidade do lei-te oferecido aos bebês.

lactário passou por modernizações↳

finalizou sua modernização, pas-sando a contar com área espe-cífica para ordenha de leite ma-terno para atendimento às mães dos neonatos, além da aquisição de duas bombas de última ge-ração para extração mecânica. Nesta época, também foi elabo-rado o Manual do Lactário, que informa passo a passo sobre os cuidados necessários para a or-denha do leite. Além disso, tam-bém foram implantados contro-les de temperatura da área de preparo de fórmulas lácteas, ma-nipulação de leite humano e pre-paro da nutrição enteral.

Outra importante iniciativa foi a

lexa

nd

re s

ch

nei

der

Page 24: Revista nº1 Julho de 2010

São Paulo 450 anos

Uma pesquisa do Datafolha mostra que São Paulo chega aos 450 anos com a autoestima dos

paulistanos em alta. Apesar de problemas como a violência, a maior parte dos cidadãos da capital

paulista está satisfeita em morar na cidade.

200

4Muitos são os quesitos que tor-nam um hospital excelente, seja na qualidade dos serviços médicos prestados, seja na segurança, tec-nologia, modernização de proces-sos, entre outros. Um dos aspec-tos, que é pouco enxergado, mas

Mais do que controlar e monitorar os

medicamentos, o hospital passou a ter mais agilidade

no abastecimento

Eficiência como

prioridade

Diariamente são DistribuíDos mais De 19, 5 mil materiais e meDicamentos↳

janeiro

22 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

tribuídas em locais estratégicos, como: UTI Adulto, Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, Centro Obstétri-co, CPA’s (Centro de Procedimen-tos e Apoio) Zona Norte e Leste. A farmácia central, que já existia anteriormente, foi transformada em satélite e hoje é responsável pelo maior volume de abasteci-mento: Clínica Médica Cirúrgica, UTI’s Neonatal e Pediátrica.

Anteriormente, o hospital con-tava apenas com a farmácia cen-tral, que fazia o abastecimento di-ário nos postos de enfermagem. Eles ficavam responsáveis pelo es-toque e armazenagem, data de vencimento dos medicamentos, além de toda a reposição. “Além de sobrecarregar os enfermei-ros, não existia um controle exa-to, apresentando perdas, muitas vezes”, explica Denise Rossi, res-ponsável pelo setor de Farmácia.

Hoje, após a prescrição do mé-dico, o enfermeiro já é encami-nhado à satélite, onde deixa a prescrição no local e já retira o produto. Diariamente são distribu-ídos mais de 19, 5 mil materiais e medicamentos, o que correspon-de a mais de R$ 54 mil. Desta for-ma, a logística pôde ser otimizada e o paciente é atendido pronta-mente. “A distribuição dos produ-tos em todo o hospital se tornou muito mais assertiva. Os pacientes podem ser atendidos com mais agilidade”, afirma Denise Rossi.

que pode gerar grandes impactos caso exista um pequeno erro está relacionado ao fornecimento de materiais e medicamentos.

Por este motivo, o HUSH ini-ciou a implantação em 2003, sendo finalizada em 2004, as chamadas “Farmácias Satélites”, ou seja, locais destinados a libe-rar materiais e medicamentos, que são utilizados nos diversos procedimentos realizados em pacientes de urgência e emer-gência. Elas elaboram pedidos e programam compras, monitoram o nível de estoque e controlam o fluxo dos medicamentos sujeitos a controles especiais.

Atualmente, o hospital conta com sete farmácias satélites, dis-

ale

xan

Dre

sc

hn

eiD

er

/// 10 anos de história

Page 25: Revista nº1 Julho de 2010

Estatuto do idoso

Entra em vigor, em 1o de janeiro, o Es-

tatuto do Idoso. Sancionado em outu-

bro de 2003, o estatuto garante direi-

tos e estipula deveres para melhorar

a vida de pessoas com mais de 60

anos no país.

Água em Marte

Agências espaciais anunciaram a descoberta de presença de água no planeta Marte. O primeiro

anúncio veio por parte dos europeus que descobriram gelo eterno no planeta vermelho. Em

seguida, as sondas da americana Nasa também confirmaram que a água chegou ser abundante

em Marte onde puderam existir condições favoráveis à vida.

HUSH desenvolve projeto de

potabilidade da água, garantindo nível

máximo em excelência

A água pode ser considerada hoje um recurso importantíssi-mo com valor econômico, estra-tégico e social, sendo essencial à existência e bem-estar do ho-mem, e à manutenção dos ecos-sistemas do planeta. E quando o assunto envolve o controle e a vigilância da qualidade da água nos serviços de saúde, as discus-sões são ainda maiores.

Com o objetivo de controlar a água que é fornecida aos clien-tes externos e internos do hos-pital, garantindo sua potabilidade, o Hospital Unimed Santa Helena iniciou em 2004 o Projeto de Gerenciamento de Potabilidade da Água dos Recursos Próprios da Unimed Paulistana.

O programa, que é aplicado até os dias atuais, tem como ob-jetivo monitorar a qualidade mi-crobiológica da água dos reser-vatórios e pontos críticos do hos-

Com água não se brinca

janeiro dezembro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 23

pital, e elaborar um programa de controle personalizado para suas instalações, definindo sua abran-gência, frequência de coletas, metodologia de análise e os cri-térios para a adoção de medidas preventivas ou corretivas.

Mensalmente a água é cole-tada e analisada nos pontos de pós osmose reversa da hemodi-álise na UTI Adulto, e semestral-mente este trabalho é feito em outras unidades críticas, como: UTI Adulto, Neonatal e Pediátri-ca; Serviço de Nutrição e Dieté-tica; Central de Materiais; Lactá-rio; Cavalete, Reservatórios e He-modiálise.

Atualmente, os laudos de cole-ta são primeiramente analisados e validados pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospita-lar) e posteriormente encaminha-dos para o Serviço de Nutrição e Dietética e Engenharia Clínica e Manutenção para uma análise crítica e validação.

Com todo este trabalho o pro-jeto foi certificado em Nível 3 – Excelência, índice máximo avalia-do pela ONA (Organização Na-cional de Acreditação).

Page 26: Revista nº1 Julho de 2010

200

5 Os pais buscavam um lugar especial

para o parto da filha, encontraram o HUSH

De uma família recheada de ar-tistas, Beatriz não poderia ter vin-do ao mundo de outra forma. O parto foi registrado por câmeras de televisão, ao vivo em rede na-cional, em 6 de outubro de 2005.

Beatriz, filha de Andréa e Mauri

Luz, câmera... Beatriz!

24 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Lima – da dupla sertaneja Maurí-cio e Mauri – nasceu no Hospital Unimed Santa Helena por esco-lha dos pais. “Antes do nascimen-to, procuramos muitos hospitais. E o Hospital Unimed Santa Hele-na ficou acima do que nós espe-

A pequenA BeAtriz já nAsceu soB As câmerAs de tV↳

Um novo planeta?

Um astrônomo americano afirmou ter descoberto o "décimo planeta do sistema solar", no

dia em 8 de janeiro. O “planeta”, batizado provisoriamente de 2003-UB313, fica a cerca de

15 bilhões de quilômetros da Terra. É o corpo celeste mais distante já descoberto gravitando

em torno do Sol.

janeiro abril

Foto

s d

iVu

lgA

çã

o

/// 10 anos de história

Page 27: Revista nº1 Julho de 2010

Em 2005, uma grande iniciativa marcou tanto o Hospital Unimed Santa Helena quanto a Unimed Paulistana – o II Congresso Médi-co e o I Congresso de Enferma-gem – realizados concomitante-mente no hotel Renaissance.

Organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa do HUSH, o evento reuniu mais de 400 pes-soas, entre médicos e enfermei-ros. Foi destinado, não somente aos profissionais da Unimed Pau-listana, como também abriu as portas aos médicos residentes, ou mesmo os que atuavam em outros hospitais.

O objetivo era oferecer uma rica programação científica, com

Sinergia entre médicos e enfermeiros garante importante encontro em São Paulo

os mais importantes especialistas das áreas de Clínica Médica, Ci-rurgia Geral, Pediatria, Ginecolo-gia e Obstetrícia e Enfermagem. Dentre os destaques, estavam “Terapia Gênica”, “Biotecnologia” e “Responsabilidade Civil, Crimi-nal e Ética do Médico”.

O encontro, que teve duração de dois dias, contou com presen-ças ilustres de dois importantes profissionais: o Prof. Dr. Joseph Y. Woo, da Universidade da Filadél-fia, que abordou o tema Biotec-nologia e Carlos Hilsdorf, com a Conferência sobre Marketing de Relacionamento no Consultório.

"Além das palestras, também foram organizados apresenta-ções de trabalhos científicos, co-quetéis, jantar dançante, além de uma área de exposição, com acesso livre a todos os partici-pantes", afirma a enfermeira Mar-tha Augusto.

Integrandoconhecimento

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 25

rávamos”, lembra o cantor. Para Andréa, “além do hospi-

tal ser bastante aconchegante, o atendimento foi muito bom. As pessoas que nos receberam fo-ram muito atenciosas, logo me levaram para conhecer tudo”, destaca a mãe. E revela: “Eu senti uma paz muito grande aqui. Eu sou muito intuitiva e me senti muito bem.”

Segundo ela, a chegada de Beatriz foi muito planejada, por isso o casal queria que o mo-mento fosse em um lugar espe-cial, com pessoas que tivessem o mesmo carinho que eles para recebê-la. “E aqui foi assim!”

A família acabou se tornando amiga de muitos dos profissio-nais do HUSH. “A equipe toda se emocionou, viveu o momento comigo. Todos festejaram comi-go como se fossem da minha fa-mília. Esse é o diferencial do HU Santa Helena”, recorda a mãe.

Hoje com cinco anos, Beatriz começa a dar os primeiros passos na carreira artística – seguindo os ensinamentos do pai, que com-pleta em 2010 vinte anos de car-reira ao lado do irmão Maurício; dos tios Chitãozinho e Xororó, há 40 anos na estrada; dos primos Sandy e Junior; e agora do irmão Maury, que em breve apresentará nova fase da carreira musical em dupla com Rafaela.

mAuri limA, A mulher AndréA e os Filhos, mAury e BeAtriz – Ao nAscer e hoje, Aos cinco Anos

10 anos da Internet comercial

A Internet brasileira completou 10 anos de sua fase comercial, no dia 30 de abril. Ao longo do ano,

os brasileiros quebraram sucessivos recordes mundiais de navegação. Em março, por exemplo,

a média mensal já havia atingido 14 horas e 57 minutos, de acordo com o Ibope/NetRatings.

No último relatório, divulgado no final de novembro, a marca chegou a 18 horas e 18 minutos.

Os 32,1 milhões de internautas brasileiros superaram países como o Japão que tem 17 horas e

23 minutos de navegação e Estados Unidos, com 16 horas e 46 minutos.

Brinquedos em xeque

Mais de 26,6 milhões de brinquedos pas-

saram por processos de recalls no mundo.

Mais de 120 mil eram comercializados no

Brasil. No ano, empresas como Mattel e

Gulliver viram seus produtos serem reti-

rados das prateleiras por colocarem em

risco a saúde das crianças.

abril

Page 28: Revista nº1 Julho de 2010

Primeiro clone de cahorro

Cientistas sul-coreanos clonaram, pela primeira, vez um cachorro. Com uma célula obtida

da orelha do pai genético, eles criaram o animal, da raça Afghan, que recebeu o nome de

"Snuppy", numa referência às iniciais em inglês do centro em trabalham os pesquisadores

(Seoul National University). A gestação durou 60 dias.

Discovery pousa na Califórnia

A volta do ônibus espacial Discovery

à base de Edwards, na Califórnia, EUA,

marcou o sucesso da missão de 15 dias

no espaço. O lançamento foi cercado

de suspense e adiado várias vezes – por

conta da experiência anterior que resul-

tou explosão do Columbia em 2003.

agosto agosto

26 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

A noVA torre possiBilitou o Aumento de internAções↳

200

5Em 2005, o Hospital Unimed Santa Helena já contava com crescentes mudanças: o núme-ro de atendimentos, cirurgias, partos, exames ou mesmo pro-cedimentos simples como cura-tivos, que chegaram a números bem expressivos. Era visível, nes-ta época, todo o avanço em re-lação à infra-estrutura e gestão, sempre com um grande objeti-vo: atendimento de excelência.

Desta forma, viu-se a necessi-dade de construir mais um pré-dio, que pudesse ampliar o nú-mero atendimentos, recebendo a crescente demanda.

Assim, neste ano, iniciou-se esta nova obra, que foi finaliza-da totalmente em 2006. Sob in-vestimento da Fundação Anto-nio e Helena Zerrenner, a nova torre está localizada na Avenida Vergueiro, dentro do complexo hospitalar e possui 11 pavimen-

Com a criação do novo prédio, o HUSH conseguiu atender a crescente demanda de internações

tos e 4.560 m de área total. “Com este novo prédio, foi

possível ampliar, de forma ex-pressiva, o número de interna-ções realizadas. Foi um gran-de ganho de eficiência a todo o hospital”, explica César Tadeu dos Reis Andrade, gerente de en-fermagem.

Outros importantes investi-mentos foram realizados pela Fundação: as obras de combate a incêndio, sistema viário, sistema de alimentação de energia elé-trica e reforma nos elevadores.

Para os próximos anos, já está sendo planejada a construção de outro prédio para servir de Centro de Diagnóstico. O es-tudo de viabilidade está sendo feito pela Unimed Paulistana, a quem também irá investir em equipamentos, móveis e uten-sílios, bem como toda a gestão do novo empreendimento.

Nova torre, novos atendimentos, novas perspectivas

Ale

xAn

dre

sc

hn

eid

er

/// 10 anos de história

Page 29: Revista nº1 Julho de 2010

Planeta Marte chega bem pertinho de nós

Exatamente às 23h25, do dia 29 de outubro, Marte e a Terra atingiram cerca de 69 milhões de

quilômetros um do outro. Isso não significa quase nada perto da distância média que os separa

normalmente: 225 milhões de quilômetros. O fenômeno ocorreu pela segunda vez em 60 mil

anos e só voltará a se repetir em 2018.

outubro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 27

Enfermeiro desde 2005, Juve-nal Souza começou a trabalhar no Hospital Santa Helena em 1992, como atendente de enfer-magem. Hoje é enfermeiro es-pecial e gerencia uma equipe da Clínica Cirúrgica, recebendo os pacientes de pré-operatório, acompanhando o pós-operatório e trabalhando para que esses pa-cientes tenham um pós-operató-rio de alta igualmente satisfatório.

Juvenal acredita na educação dos pacientes – que são orien-tados pelo enfermeiro e sua equipe desde a internação so-bre todos os procedimentos pe-

O paciente é sempre preparado para se sentir bem, independente do procedimento

los quais irão passar até a alta. “Como enfermeiros, nós temos a obrigação social, ética e legal, de mobilizar as pessoas a se cui-dar”, declara.

Apaixonado pela profissão e pelo dinamismo que um pacien-te cirúrgico requer, o enfermei-ro acredita que se toda a equi-pe estiver bem, e bem prepara-da, conseguirá dar uma maior e melhor assistência ao paciente. “Se você é da área da saúde e não se fortalece, seja fisicamen-te, culturalmente, espiritualmente, nunca estará pronto para cuidar plenamente de alguém.”

Cuidados especiaisda internação à alta

A busca constante por oferecer ao paciente não somente trata-mentos adequados, bem como, diferenciais que sejam realmen-te positivos ao longo de toda a evolução clínica é um conceito fundamental para qualquer insti-tuição hospitalar.

Pensando desta forma, o HUSH desenvolve um trabalho de extre-ma relevância relacionado à pre-venção e ao tratamento de lesões diversas tais como: queimaduras, úlceras dos membros inferiores, úlceras por pressão (decúbito) e lesões traumáticas.

Tendo como objetivo propor-cionar um atendimento diferen-ciado e individualizado aos pa-cientes foi formada em 2005 a Comissão de Curativos. Este gru-po é composto por enfermeiros e técnicos de enfermagem, distribu-ídos entre UTI adulto, Clínica Mé-dica e Cirúrgica, Pronto-Socorro, Unidades Neonatal, Pediátricas e

A importância de uma equipe especializada

na Prevenção e tratamento de

pacientes portadores de lesões de pele

atendimento ambulatorial. Sendo estes responsáveis pela avaliação, pelo tratamento e acompanha-mento de todos os pacientes até alta hospitalar ou ambulatorial.

“O grande diferencial é que o hospital conta com um grupo fo-cado exclusivamente para este tipo de trabalho, o que garante uma assistência com qualidade”, afirma Clodine Pepes, enfermeira responsável pela Comissão.

A profissional ainda ressalta que um dos importantes ganhos é o trabalho que envolve a preven-ção de úlceras por pressão. Se-gundo ela, ao longo do tempo, alguns materiais e procedimentos foram substituídos, pois observou que medidas simples com rigoro-sos acompanhamentos surtiam melhores resultados.

As medidas adotadas como a avaliação da pele do paciente re-alizada por toda a equipe de en-fermagem, as mudanças de de-cúbito, as trocas frequentes de fraldas, a hidratação corporal e a atuação das equipes de fisiotera-pia e nutrição nos pacientes com alto risco de adquirir úlceras dimi-nuem de forma efetivas possíveis danos ao paciente.

Maior foco nos grupos especializados

juVenAl AcreditA nA educAção e cidAdAniA dos pAcientes↳

diV

ulg

ão

Page 30: Revista nº1 Julho de 2010

/// 10 anos de história

200

6 Fornecedores passam por um processo

rigoroso para avaliação do nível

de qualidade

Como deve ser a qualidade dos alimentos oferecidos em um hospital? E dos equipamen-tos, que não podem parar e co-

Somente os melhores

28 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

seus fornecedores, que é apli-cado em praticamente todas as áreas do hospital. Iniciado em 2006, o projeto conseguiu ga-rantir a aquisição de produtos somente de boas empresas.

Os fornecedores são avalia-dos sob três grandes aspectos: competitividade, recebimento e qualidade das visitas técnicas. Ou melhor, o hospital analisa a repre-sentatividade da empresa diante de seus concorrentes; os prazos de entrega, que devem ser sem-pre cumpridos; além dos pontos observados nas visitas feitas às indústrias ou fábricas.

Assim, as empresas são classi-ficadas em:• Qualificação com Excelência: Fornecedor que mantém um sistema de qualidade bem fun-damentado;

• Qualificação Plena: Fornecedor que apresenta resultados con-fiáveis no que se refere à qua-lidade;

• Qualificação com Restrição: Fornecedor que está qualifica-do, porém fará um trabalho op-cional.É importante ressaltar que,

quando o assunto se refere aos produtos hospitalares, o HU Santa Helena apenas adquire os que seguem os requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária).

Brasileiro no espaço

Marcos Pontes se tornou, em 2006, o primeiro astronauta brasileiro. Sua missão teve início no

Cazaquistão, na manhã de 30 de março, exatamente às 8h30m18s (23h30m18s em Brasília). A

nave Soyuz TMA-8 partiu da base de lançamento de Baikonur com o brasileiro e outros dois

astronautas como tripulantes.

março

locar a vida de um paciente em risco ou mesmo materiais que precisam ser seguros? Com cer-teza, a resposta deve ser: quali-dade excelente.

Para que isso ocorra, existe um projeto chamado Qualifi-cação de Fornecedores, ou seja, um trabalho criterioso de valo-rização e desenvolvimento de

Page 31: Revista nº1 Julho de 2010

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 29

Google compra o You Tube

O Google anunciou a compra do site de vídeos YouTube pelo equivalente a R$ 3,6 bilhões. As

duas companhias vão continuar operando independentemente. Lançado em 2005, o YouTube

cresceu rapidamente e tornou-se um dos sites mais populares da Internet. O site tem 100 milhões

de vídeos acessados por dia. Mensalmente, são cerca de 20 milhões.

País fora da Copa

Na final da Copa da Alemanha, Zinedi-

ne Zidane deu uma cabeçada no za-

gueiro italiano Marco Materazzi e aca-

bou sendo expulso do jogo. O quadra-

do mágico brasileiro não funcionou e

a Seleção foi desclassificada pela Fran-

ça nas quartas-de-final por 1 a 0.

junho outubro

O ano de 2006 pode ser con-siderado como um grande mar-co para o HUSH. Durante este período, o hospital decidiu ini-ciar o processo de acreditação visando aprimorar a qualidade dos seus serviços.

Para isso, no segundo se-mestre de 2006, o IQG (Ins-tituto Qualisa de Gestão), rea-lizou uma visita de diagnostico no HU Santa Helena que em-bora não possua finalidade de certificação, resultou em um re-

latório detalhado contendo os pontos fortes, as não confor-midades e as observações da equipe de avaliadores.

Após meses de trabalho com foco no relatório da visi-ta de diagnóstico, em Março de 2007, o hospital recebeu nova-mente a equipe de avaliadores para uma auditoria de certifi-cação. “Os processos, a intera-ção entre as áreas, a segurança hospitalar, os indicadores, enfim, tudo foi observado e avaliado”, explicou Camila Nickel, Coorde-nadora do Escritório de Qualida-de do HUSH.

Como resultado desta audi-toria, o Hospital Unimed San-ta Helena foi Acreditado Ní-

Desenvolver ações que contribuam para a troca de experiências entre seus profissionais sempre foi um dos importantes objetivos do HU Santa Helena.Neste ano, mais uma im-portante iniciativa foi pro-movida: Semana da Nu-trição. Este evento tinha como objetivo fomentar o conhecimento entre nu-tricionistas, enfermeiros e médicos.Realizado no próprio hospi-tal, o encontro contou com a presença de mais de 80 profissionais, muitos perten-centes a outras instituições, mas todos interessados em aprender os sobre os proje-tos do HUSH. Dentre os palestrantes de maior renome estavam a nutricionista Luciana Cop-pini, ministrando a pales-tra sobre “Manejo Nutricio-nal em Cirurgia Bariátrica”, a nutricionista Maria Isa-bel de Vasconcelos com o tema “Uso de Probióticos em Nutrição Clínica”, além de outros temas de grande interesse assistencial.

Gestão alimentar em foco

Sinônimo de qualidadeé melhoria contínua

Os prOcessOs, práticas e a

integraçãO entre as áreas fOram

avaliadOs

Hospital dá um importante

passo rumo à consolidação do reconhecimento

vel 2 – Pleno conseqüência do empenho de todos envolvidos bem como da excelente qua-lidade e segurança dos servi-ços prestados. “O processo de acreditação é voluntário. O hos-pital se sentiu seguro em bus-car essa certificação, pois confia no comprometimento da equi-pe e no trabalho desenvolvido”, afirma Camila Nickel.

Dentre os pontos fortes res-saltados na visita de certificação estão: comissão médica, atuação da EMTN, Equipe Técnica Médi-ca e de Enfermagem, Triagem e acompanhamento nutricional dos pacientes da pediatria, Pro-grama de Formação Incentivada, entre outros.

ale

xan

dre

sc

hn

eid

er

Page 32: Revista nº1 Julho de 2010

O Hospital Unimed Santa He-lena desenvolve um acompa-nhamento especial dos pa-cientes internados há mais de 15 dias com objetivo de diag-nosticar os motivos que o man-tém no hospital. Mensalmente é feita uma reunião multidiscipli-nar com o serviço social, psico-logia, enfermagem, clínica mé-dica e fisioterapia para discutir as possíveis causas dessa longa permanência, além do monito-ramento diário.

“Para nós, o importante é não só a melhora do paciente, mas também sua qualidade de vida. Não queremos que haja uma permanência, simplesmente por questões burocráticas”, explica

Equipes buscam minimizar a permanência hospitalar, garantindo mais qualidade de vida

Um olhar especial paramomentos difíceis

Lula é reeleito e afirma que "os pobres terão preferência"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito, no segundo turno, para mais quatro anos de

mandato. O petista conquistou 60,83% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin,

conseguiu 39,17%. O tucano obteve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Lula disse

que "os pobres terão preferência" no segundo mandato.

outubro

30 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

200

6/// 10 anos de história

Page 33: Revista nº1 Julho de 2010

ço reservado ao descanso dos acompanhantes, localizado no 6º andar. O local conta com TV, revistas, gavetas para guardar pertences, além de um sanitá-rio, que também pode ser utili-zado para banho.

Esta sala, mesmo estando no andar da Pediatria, não é reser-vada apenas às mamães. Todos os acompanhantes que irão permanecer no hospital por um longo período de tempo ou preferem ficar em um local tranquilo, podem utilizá-la.

Proporcionar conforto aos pa-cientes é fundamental, já que é um dos aspectos que contribui para a melhora de seu estado clínico. Mas e o conforto dos fa-miliares que acompanham dia-riamente seus filhos, pais, irmãos ou netos?

Pensando nisso, o hospital construiu em 2006, um espa-

Hospital reserva uma sala específica aos acompanhantes e visitantes

Tânia Mara Mazurok, assistente social do hospital.

Por isso, o acompanhamento diário dos casos e as reuniões multidisciplinares são importan-tes, já que cada profissional con-segue avaliar, de acordo com sua especialidade, a necessidade de mudanças no tratamento, inclu-são de outros procedimentos, etc. “Todos nós chegamos a um consenso”, diz.

A assistente social também afirma que as reuniões consegui-ram agregar valor à cultura do hospital. “Na maioria dos casos, quando o paciente é encaminha-do ao home care, as melhoras que já estavam sendo observa-das no hospital se intensificam ainda mais. Nada é melhor do que estarmos em nossa própria casa, em nossa cama e com a companhia de todos os familia-res”, analisa Tânia.

Mas não basta apenas encami-nhá-lo ao home care. O serviço social, juntamente com a psico-logia, desenvolve um importan-te trabalho de preparação para a alta hospitalar de pacientes crô-nicos. Não somente o paciente como os familiares mais próxi-mos são analisados e prepara-dos sob o ponto de vista bio-psico-social para que o retorno do paciente à casa possa ser o mais adequado possível.

Momentos que valem ouro

Paulista comemora 115 anos

A Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 para ser observatório de paisagens naturais da alta sociedade paulistana. Era conhecida como

a vitrine da maior cidade do país. Naquela época, a Avenida Paulista não tinha uma única construção. Ali circulavam bondes puxados a burro,

cavaleiros e carruagens. Hoje, passam por ali mais de 800 mil pessoas em um dia. De tempos em tempos, o tráfego cede espaço às multidões.

São torcedores de futebol, eleitores, fiéis, sem-teto, servidores públicos desgostosos. Nos dias 31 de dezembro, como ocorre há 82 anos, é a vez da

Corrida de São Silvestre. Depois, do Réveillon.

dezembro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 31

ale

xan

dre

sc

hn

eid

er

Page 34: Revista nº1 Julho de 2010

O SiStema de acOlhimentO OtimiSa O cadaStrO e O atendimentO↳

Aquecimento global

Graças ao relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a luta contra o

aquecimento global esteve no topo da agenda mundial. Criado pela ONU, o IPCC é uma

espécie de consenso mundial dos especialistas sobre mudanças climáticas. O documento

culpou a ação do homem pelas mudanças do clima.

200

7Pensar em diferenciais que re-almente aprimorem os serviços prestados nos prontos-socor-ros são difíceis, já que o fluxo de atendimento é muito gran-de. Em muitos momentos, os ca-

Pronto-Socorro se destaca pela

otimização e agilidade no atendimento por meio do sistema de

acolhimento

risco apresentado. Assim, antes de receber a con-

sulta do médico, a enfermagem já os encaminha de acordo com o grau de urgência, podendo ser dirigido à sala de emergência, repouso, ou mesmo aguardar o atendimento de um médico es-pecializado no que foi priorizado.

“Essa iniciativa exigiu a contra-tação e o treinamento, não só dos enfermeiros, como das re-cepcionistas, seguranças e médi-cos, que tiveram que se adaptar à nova estrutura”, conta o geren-te de enfermagem César Andra-de. Ele também ressalta que foi necessário adaptar a área física, já que o sistema foi implantado próximo à recepção e aos con-sultórios.

"Hoje é possível otimizar o cadastro e o atendimento, além de ter a possibilidade de traba-lhar a partir de indicadores de tempo e de quantidade para cada uma das especialidades oferecidas", afirma Dr. João Edu-ardo Piccirillo. Dentre os princi-pais indicadores, está o que se refere à assertividade da tria-gem, que em 2009 apresentou uma média de 89%.

Emergências são tratadas de forma prioritária

32 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

sos precisam ser resolvidos ime-diatamente, ou melhor, é preci-so diagnosticar prontamente o que ocorre com cada paciente, fazendo com que assim os aten-dimentos possam ser otimizados.

E mais uma vez o HUSH ino-va, implantando em 2007 o sis-tema de acolhimento, ou seja, uma triagem, realizada por en-fermeiros especializados, que buscam fazer um primeiro aten-dimento, verificando o nível de

ale

xan

dre

Sc

hn

eid

er

/// 10 anos de história

fevereiro

Page 35: Revista nº1 Julho de 2010

reira máxima estéril durante a in-serção do cateter venoso central, entre outros.

A maioria dos protocolos faz parte da campanha “5 Milhões de Vidas”, liderada pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), que visa melhorar a qualidade da assistência à saúde através da implementação de medidas de prevenção baseadas em evidên-cias científicas.

“Após esta implantação, o HUSH apresentou resultados surpreen-dentes em todas as unidades”, analisa Dr. Eduardo Medeiros, mé-dico responsável pela CCIH.

Fila por iPhone

O tão esperado telefone celular da Apple, o iPhone,

chegou às prateleiras dos Estados Unidos provocando

gigantescas filasem frente às lojas em Nova York e em

outras cidades do país, três dias antes. Mesmo assim, a

Apple já anunciou que cada pessoa pode comprar, no

máximo, dois aparelhos.

Um dos importantes aspec-tos que deve ser avaliado em um hospital é o trabalho da Co-missão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

No HUSH este serviço desen-

Infecção hospitalar é tratada como

prioridade obedecendo às exigências

legais e protocolos internacionais

Abranger o paciente em

toda sua complexidade é uma

das propostas da Fonoaudiologia

mentados individualmente.A CCIH gerencia o “bundle” de

prevenção de infecção de corren-te sanguínea (ICS) e participa do gerenciamento da prevenção de pneumonia associada à ventila-ção mecânica com a fisioterapia e a unidade de terapia intensiva.

Especificamente o “bundle” de prevenção de ICS refere-se a um pacote de medidas que inclui a higiene das mãos ao manipular ou inserir o cateter, o uso de bar-

julho

volve iniciativas muito importan-tes, atendendo as exigências le-gais, identificando riscos e desen-volvendo medidas preventivas em cada unidade.

Uma grande ação a ser desta-cada é a implantação dos “bun-dles”. “Bundle” é um grupo de intervenções relacionadas a um processo de cuidado, que quan-do executados em conjunto, re-sultam num desfecho clínico mui-to melhor do que quando imple-

Aplicando protocolos na prevenção de infecção hospitalar

Reabilitação como objetivo essencial para o sucesso da assistência

Em muitos hospitais o trabalho da Fonoaudiologia ocorre de for-ma pontual, distante das ativida-des multiprofissionais. No HUSH o aspecto diferencial da Fono-audiologia consiste no trabalho

integrado com todos os profis-sionais envolvidos na assistên-cia, melhorando sua qualidade. A partir de 2007, após a efeti-vação das fonoaudiólogas, que deixaram de ser terceirizadas, al-guns processos foram aprimo-rados, como a avaliação e a re-abilitação da deglutição (ato de engolir o alimento) em pacien-tes com risco de broncoaspira-ção, inclusive os traqueostomi-zados. O retorno da função de

amamentação nos bebês prema-turos passou a ser também uma das prioridades.

“As dificuldades de deglutição podem causar sérios problemas como desnutrição, desidratação e pneumonia. Por isso, a parceria com a Nutrição é fundamental, já que adequamos a consistên-cia das dietas aos casos especí-ficos”, afirma a Fonoaudióloga Patrícia Mattos.

Muitos são os resultados con-

quistados ao longo dos anos, como a redução do tempo mé-dio de permanência da sonda nasoenteral, além dos Protoco-los de Fonoaudiologia para pre-venção de broncoaspiração e da parceria com a EMTN (Equi-pe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) na reintrodução da dieta via oral.

Trata-se, sem dúvida, de um dos pontos fortes da atuação multiprofissional no HUSH.

Rio sedia Jogos Pan-Americanos

O Rio sediou os Jogos Pan-Americanos mes-

mo com toda a polêmica sobre o que a ci-

dade teria investido no evento: mais de qua-

tro vezes o orçamento. Durante as competi-

ções, dois cubanos fugiram da concentração,

mas acabaram voltando para Cuba. Outro

atleta pediu asilo político e ficou no Brasil.

junho

Page 36: Revista nº1 Julho de 2010

Brasil 2014

Depois de 64 anos, em 2014 o Brasil irá sediar uma Copa do Mundo. O anúncio foi feito pela Fifa

na Suíça no dia 30, na presença de uma numerosa delegação brasileira. O país tem pouco mais de

seis anos para reformar e construir estádios, além de investir em infraestrutura. A Seleção começou

bem ganhando a Copa América com uma goleada na Argentina.

200

7

outubro

34 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

A busca pelo ideal é sempre es-timulada em todas as áreas no Hospital Unimed Santa Helena. E na fisioterapia não podia ser di-ferente. Um dos principais fato-res que comprovam esta máxima é o acompanhamento aos pa-cientes realizado antes, durante e após a internação.

Formada por 40 profissionais, todos contratados e pós-gra-duados, a fisioterapia do HUSH desenvolve uma atuação com-pleta nas internações, receben-do os pacientes duas semanas antes da cirurgia para receber o plano terapêutico com to-dos os exercícios necessários ao pós-cirurgia. Durante o pe-ríodo de internação, os profis-sionais já aplicam os exercícios no próprio hospital e sinalizam

Com atendimento 24 horas em todo o hospital, fisioterapia é sinônimo de alívio, conforto ou mesmo renovação

caso haja necessidade de con-tinuar os exercícios após a alta hospitalar.

“Nosso acompanhamento am- bulatorial se inicia em até 48h após a alta hospitalar, o que nos ajuda a avaliar a evolução ou mesmo sugerir novos procedi-mentos”, explica a fisioterapeuta Keli Betto.

Outro grande destaque fica por conta da atuação específica com os bebês prematuros, de-senvolvendo o que se chama de estimulação precoce. “Estes be-bês têm maior risco de atrasos no desenvolvimento. Mas isso não deve ocorrer por falta de estimulação”, ressalta Keli.

Diante deste quadro, os resul-tados só poderiam ser expressi-vos: Menos de 20% dos pacien-tes acompanhados pela fisiote-rapia, apresentaram re-interna-ção pelo mesmo motivo em 6 meses de acompanhamento, e estas internações tiveram queda significativa do número de dias de permanência hospitalar.

Mãos que curam

/// 10 anos de história

Page 37: Revista nº1 Julho de 2010

Operada menina com 8 membros

Uma menina de 2 anos, que nasceu com quatro pernas e quatro braços e que alguns indianos con-

sideravam divina, foi operada com sucesso no sul da Índia. O trabalho dos médicos durou 27 horas.

novembro

Células-tronco

Em 2007, nenhum tema dividiu tanto

as opiniões quanto às células-tronco.

Cientistas internacionais conseguiram

"reprogramar" células de pele humana

para com propriedades características

de células-tronco embrionárias.

outubro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 35

Page 38: Revista nº1 Julho de 2010

200

8Em grande parte dos setores do hospital, os profissionais realizam um trabalho integrado, forman-do, o que se chama de equipes multidisciplinares. Somente assim, é possível reconhecer o paciente como um ser completo, em que cada órgão e cada detalhe de seu

As visitas multidisciplinares

apresentam avanços significativos na UTI

Diferentes olhares a uma mesma direção

janeiro

36 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Lei seca

Governo Federal sanciona a lei que pretende punir com mais rigor o motorista que for flagrado

dirigindo depois de ingerir bebidas alcoólicas. No primeiro mês da chamada Lei Seca, o número

de atendimentos realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já caíram e

os hospitais estaduais da Grande São Paulo já apontam economia de R$ 4,5 milhões neste mês.

UTI AdUlTo do HospITAl UnImed sAnTA HelenA↳

histórico de saúde se relacionam e interagem. Na UTI, esta atuação também ocorre, o que tem pro-porcionado uma série de resulta-dos favoráveis aos pacientes que lá precisam permanecer.

A partir de 2008, Dr. Silvio Pantaleão, coordenador Médi-

Ale

xAn

dre

sc

Hn

eId

er

/// 10 anos de história

Page 39: Revista nº1 Julho de 2010

O gerenciamento do Hospital Unimed Santa Helena passou por uma reformulação bastante positiva há dois anos com a im-plantação do Tasy – um sistema de gestão hospitalar que propor-ciona alto desempenho nas ati-vidades operacionais e estratégi-cas, auxilia na tomada de decisão e contribui com as melhores prá-ticas de gestão.

Com o novo sistema, diversos

Uma solução completa que promove

visão global e integrada do HUSH

ção dos medicamentos nos ho-rários determinados.

Os gestores podem contar com o módulo de indicadores do Tasy para auxiliá-los nas tomadas de decisões. De acordo com o analista de sistemas João Cláudio de Jesus, “agora é possível saber o número de atendimentos, censo ocupacional do hospital, número de cirurgias e de agendamentos, faturamento, consumo de mate-riais e medicamentos.”

O sistema ainda permite me-lhorias que estão sendo implan-tadas aos poucos de acordo com a rotina do HUSH.

co da UTI Adulto e Dr. Marce-lo Nunes, diretor Clínico, insti-tuíram a visita multidisciplinar na UTI Adulto, sendo realiza-da diariamente, a todos os pa-cientes pelo médico respon-sável pela UTI, médico diarista, plantonistas, enfermeiros da unidade, fisioterapeutas, fono-audióloga, farmacêutico, nutri-cionista, enfermeira da CCIH e enfermeira nutróloga. Pon-tualmente às 9h, todos se re-únem e visitam juntos todos os leitos.

Neste encontro são analisa-dos exames, histórico clínico do paciente, os remédios re-ceitados, verificando minucio-samente a evolução de cada um. Cada profissional apre-senta um parecer e a equipe decide sobre a alteração ou não de cada tratamento ou a necessidade de incluir deter-minado procedimento.

“A média de permanên-cia em uma UTI gira em tor-no de 3 a 5 dias. Com estas visitas conseguimos reduzir este tempo, fazendo com o que o paciente não interne novamente. É possível verifi-car avanços significativos em grande parte dos quadros, re-fletindo diretamente em bai-xo índice de mortalidade”, ex-plica Dr. Silvio Pantaleão.

Modernização do Sistemade Gestão de Recursos Próprios

fevereiro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 37

Imigração japonesa

Os cem anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil é marcada por uma série

de comemorações, principalmente em São Paulo, onde está a maior parte da comunidade de

descendentes no país. O calendário de comemorações foi aberto oficialmente em fevereiro, no

Rio. O príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, visitou o país para a celebração.

benefícios foram incorporados ao dia a dia do HUSH. “A ficha dos pacientes, por exemplo, está muito mais completa, dando mais agilidade ao atendimento, temos agora a prescrição médica eletrô-nica nos andares de internação e, na UTI, foi implantado o prontu-ário eletrônico”, explica a analista de sistemas Heloisa Sobreira.

Para os médicos, o sistema trouxe mais agilidade e seguran-ça. O Tasy é capaz de gerenciar as prescrições, que são digitadas no próprio sistema pelo médico, e enviá-las à impressora da far-mácia responsável pela dispensa-

Page 40: Revista nº1 Julho de 2010

Pequim

A capital chinesa sediou os Jogos Olímpicos de 2008. A própria China foi a grande vitoriosa no

quadro de medalhas – com 51 ouros, contra 36 dos Estados Unidos. Também foram registradas

marcas históricas nos jogos, como a do jamaicano Usain Bolt, com o recorde mundial nos 100 m

rasos, e da russa Yelena Isinbayeva, que bateu o recorde mundial de salto com vara.

200

8O nascimento de um filho é realmente um momento muito importante, onde a mãe preci-sa estar segura, principalmente

Hospital abre suas portas às futuras

mamães que desejam optar pela melhor

maternidade

responsável pelos partos, etc, e ficam sabendo sobre todos os procedimentos necessários para a cirurgia ou parto normal. É um momento muito impor-tante, onde as parturientes po-dem tirar todas as dúvidas, tão normais deste período.

Ao final, elas ainda recebem um kit com as principais infor-mações sobre o hospital e do-cumentos necessários para a internação.

É hora da visita

agosto

38 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

em relação ao hospital escolhi-do. Por isso, o HUSH organiza, duas vezes por semana, grupos com futuras mamães que ainda não escolheram o hospital res-ponsável pelo parto.

Estes grupos visitam todo o complexo, passando pelo Cen-tro Obstétrico, sala de prepara-ção, conhecem a enfermeira

Ale

xAn

dre

sc

Hn

eId

er

/// 10 anos de história

Page 41: Revista nº1 Julho de 2010

Declaração dos Direitos Humanos

Há 60 anos, a Assembleia Geral das Na-

ções Unidas aprovava, em Paris, a Declara-

ção Universal dos Direitos Humanos. Para

muitos especialistas, o documento continua

atual e é considerado um dos mais impor-

tantes, completos e necessários, contribuin-

do com a paz e a justiça social.

Eleição norte-americana

Barack Hussein Obama, 47 anos, foi eleito o 44º presidente da história dos Estados Unidos. Ele

será o primeiro negro a chefiar a nação mais rica do planeta.

No discurso da vitória, o senador democrata disse que a "hora da mudança chegou à América".

Obama derrota o também senador John McCain, de 72 anos, do partido Republicano.

Nunca é excessivo afirmar que o atendimento em um hospital, seja ele feito por médicos, enfer-meiros ou mesmo por recepcio-nistas deve ser considerado ex-celente. A informação dita precisa ser correta, a simpatia é necessá-ria em todos os momentos e a calma na resolução de eventuais problemas deve ser priorizada.

É desta forma, que as recepcio-nistas do HUSH são orientadas, o que pode ser percebido pelos pacientes e familiares, durante as 24 horas em que a assistência é prestada. E para que o momento de uma eventual internação pos-sa ocorrer de forma natural, tran-quila e sem intercorrências, o ser-viço de atendimento desenvolve um importante trabalho, 24 horas antes da cirurgia.

Manter um corpo clínico e a en-fermagem altamente especializa-dos e treinados não é uma tare-fa fácil. E quando o assunto se refere às emergências, é funda-mental que as equipes estejam preparadas para uma assistência específica e de sucesso.

Como pode ocorrer, por exemplo, em paradas cardior-respiratórias (PCR). Para isso, em 2008 foram realizados trei-namentos para todo corpo cli-nico (enfermagem e médicos), terceirizada e própria, realiza-da pelo Dr. Silvio Pantaleão, res-

Medidas simples de serem praticadas refletem em segurança e tranquilidade ao paciente

Preparo para a assistência às emergências é tema de treinamento

O paciente ou o familiar re-cebe uma ligação com a finali-dade de iniciar o cadastro, usu-almente feito no próprio hos-pital, momentos antes da cirur-gia. Algumas informações são confirmadas, outras são solici-tadas e desta forma, os proces-sos do dia seguinte podem ser agilizados.

“Com esta ligação, o familiar pode também tirar certas dúvi-das sobre a cirurgia, jejum, além de otimizar todo o registro, que deve ser feito para a cirurgia. No dia seguinte, o paciente chega ao hospital mais tranquilo, segu-ro, ciente de todos os procedi-mentos e com grande parte do cadastro preenchido”, afirma San-dra Raya, responsável pelo servi-ço de Atendimento.

ponsável pela UTI.Realizados no próprio hospital,

os encontros tinham como obje-tivo deixar as equipes alinhadas sobre o que deve ser feito diante deste tipo de ocorrência. Assun-tos como sintomas que devem ser observados para se evitar a PCR, detalhes do primeiro aten-dimento após a parada, medica-mentos utilizados, acionamento do Time de Resposta Rápido, en-tre outros, foram apresentados nos encontros, que contaram com a adesão de mais de 120 profissionais.

“Em 2010 os profissionais se-rão atualizados novamente, pois teremos algumas mudanças nas diretrizes mundiais”, afirma Dr. Sil-vio Pantaleão.

Atendimento além do balcão

Intercorrências críticas merecem atenção

novembro dezembro

Page 42: Revista nº1 Julho de 2010

Área mais profunda dos oceanos

A área mais profunda o oceano conseguiu ser alcançada por um submarino-robô

desenvolvido nos Estados Unidos - o chamado Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no

Pacífico. O local é o maior abismo da Terra, com 11 mil metros de profundidade – mais de

2km maior que a altura do Monte Everest.

200

9

junho

40 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

ElEn E HEitor: amor incondicional↳

alE

xan

drE

Sc

Hn

Eid

Er

/// 10 anos de história

Page 43: Revista nº1 Julho de 2010

Chegada à Lua completa 40 anos

Há exatos quarenta anos, o astronauta americano Neil Armstrong marcou definitivamente

a história da humanidade ao pisar na Lua pela primeira vez. Junto com ele, estavam Buzz

Aldrin e Michael Collins. Os três astronautas foram recebidos pelo presidente americano

Barack Obama para discutir o futuro da NASA.

julho

As sessões de fisioterapia no ambulatório do Hospital Unimed Santa Helena já viraram rotina na vida do pequeno Heitor. São duas vezes por semana de exer-cícios de fortalecimento, alonga-mento e modulação do tônus muscular, mobilizações articula-res e estimulação do desenvol-vimento motor, além do traba-lho respiratório para evitar com-plicações pulmonares e prevenir possíveis internações. Todo esse trabalho da fisioterapia engloba tanto a parte cognitiva [senti-dos] quanto a parte motora, fa-vorecendo a interação da criança com o meio ambiente.

Mas, quem encontra com esse bravo guerreiro pelos cor-redores, não imagina que me-tade da vida dele – os primei-ro quatro meses – foram vivi-dos dentro da UTI Neonatal do

Desenganado diversas vezes, ele continuou lutando com a ajuda da equipe médica e dos pais, todos tão guerreiros quanto ele

HUSH. E que ele talvez não es-tivesse aqui hoje se não fosse o empenho, a competência e a coragem da equipe do hospital.

Heitor nasceu no dia 14 de ou-tubro de 2009, com 1.250 kg e apenas 28 centímetros. Já era a quinta gestação de Elen – todas as outras resultaram em abortos espontâneos. “Eu já tinha desis-tido, entrado para a fila da ado-ção”, conta a mãe emocionada. “Quando estava no meio do pro-cesso, engravidei do Heitor.”

Nascimento Para controlar a gravidez, Elen tomava muitos medicamentos e tudo corria aparentemente bem até o quin-to mês. “Minha pressão come-çou a desandar e ele [o bebê] não estava mais se desenvol-vendo”, lembra. “Fui internada e nada fazia com que minha pressão baixasse.” Na 31ª sema-na, ela teve um choque anafilá-tico e Heitor nasceu. Ele foi dire-to para a UTI Neonatal e a mãe para a UTI Adulto. Só depois de dez dias eles se conheceram. “A primeira coisa que perguntei

Heitor: uma das mais marcantes vitórias do HUSH

para o meu marido quando abri o olho foi sobre o Heitor”, conta.

Depois de alguns dias interna-do, detectou-se, entre outras in-tercorrências, uma enterocolite necrosante [infecção no intesti-no] que obrigou a equipe mé-dica a retirar 70% do intestino da criança.

Luta O quadro do Heitor era bas-tante complexo. Só depois da ter-ceira e última cirurgia ele conse-guiu respirar sozinho, “dando si-nais de que era mesmo um luta-dor”, comemora a fisioterapeuta Juliana Pardal, que acompanhou a criança desde o nascimento.

Para a mãe, “se o Heitor não estivesse no HU Santa Hele-na, teria morrido”. Ela lembra de todo o trabalho da equipe médi-ca – enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e cirurgiões – para cui-dar do pequeno Heitor. “Eles de-ram o melhor deles como pro-fissionais, deram o melhor deles como seres humanos. Nos de-ram todo o apoio que podiam dar. A Dra. Solange Paiva Bueno e a Dra. Luciana de Carvalho [mé-

dicas neonatologistas] não me deixavam ir sequer ao banheiro sozinha, preocupadas comigo. Eu só pensava em morrer.”

Foram quatro meses de UTI e uma série de intercorrências que fizeram todos acreditar que o Heitor nunca iria para casa com os pais. Ele sofreu muito com o baixo peso no início, e com a sín-drome do desconforto respirató-rio do recém-nascido. Elen acredi-ta que em nenhum outro lugar o filho teria tido o mesmo cuidado, a mesma dedicação e compro-metimento da equipe do HUSH. “Todos os recursos e remédios fo-ram usados com o Heitor”, afirma. “A equipe é fantástica. Não posso ver uma mulher grávida que indi-co o Santa Helena.” E ela têm ra-zão. Na época HUSH era um dos únicos hospitais da capital que possuíam um dos equipamentos utilizados para salvar a vida de Heitor, a ventilação de alta frequ-ência oscilatória. Graças à infraes-trutura do HUSH, da equipe e da fé inabalável dos pais, Heitor hoje é uma criança sorridente e ainda muito lutadora.

Page 44: Revista nº1 Julho de 2010

Olimpíadas 2016

O Rio de Janeiro é confirmado como cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Será a primeira vez na história que as competições serão realizadas em terras sul-americanas. A

confirmação aconteceu em Copenhague, na Dinamarca, quando o Rio bateu as concorrentes

Chicago, Tóquio e Madri.

outubro

42 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Em muitas doenças, o fator psicológico representa um as-pecto de suma importância, que pode contribuir ou piorar deter-minado estado. Por isso, o Hos-pital Unimed Santa Helena con-tratou, em março de 2009, uma psicóloga para atuar diretamen-te nos doentes e seus familiares,

A contribuição do trabalho

psicológico para uma evolução clínica

realmente efetiva

Auxílios que valem ourodiagnosticando os aspectos psí-quicos que estão influenciando todo o quadro.

Tanto a enfermagem, quan-to o paciente ou família podem acionar este trabalho, que é feito dentro do hospital, em média, de duas a três vezes por semana. No primeiro dia, por meio de uma conversa, a profissional identifica determinados aspectos a serem trabalhados e propõe um tipo de tratamento. Pode ser jogos, dese-nhos ou mesmo escuta terapêu-tica (espécie de bate-papo espe-

cífico), que buscam auxiliar tanto na aceitação da doença, quanto na preparação para uma alta hos-pitalar, por exemplo.

“Temos procurado uma pre-venção, ou seja, antes mesmo do paciente apresentar sintomas de tristeza, revolta ou angústia, já desenvolvemos um atendimento focado no que ele precisa”, expli-ca a psicóloga Flávia Telles.

Emocionada, a psicóloga se re-corda de uma querida paciente, com seus mais de 80 anos, que se sentia muito triste, pois acre-ditava que não conseguiria ir ao casamento de sua neta, já que não havia previsão de alta. “Resol-vi então propor que elaborásse-mos um presente de casamento à neta e que se não fosse possí-vel levar, que a neta ficaria muito feliz em recebê-lo”. Flávia conta que no mesmo instante, a pa-ciente pensou em produzir uma caixa, que pudesse levar as alian-ças ao altar. Durante toda a sema-na ela se empenhou tanto que conseguiu concluir a tempo uma linda caixinha. “O mais emocio-nante foi ela me dizer estas lin-das palavras com olhar de puro agradecimento: ‘Estou indo levar a caixa à minha neta pessoalmen-te. Muito obrigada por tudo’”.

200

9/// 10 anos de história

Page 45: Revista nº1 Julho de 2010

Apagão

Por volta das 22h30, do dia 10 de novembro, 18 Estados sofreram com um apagão elétrico.

São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul ficaram completamente às

escuras, gerando caos nas maiores cidades do País. Outros Estados foram parcialmente

atingidos pela falta de luz.

novembro

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 43

Após a cirurgia, é preciso informar

o estado do paciente para garantir

maior segurança

Momentos levados a sério

Não são apenas os pacientes que merecem cuidados espe-ciais pelo HUSH. Os acompa-nhantes, sendo eles mães, pais, irmãos, ou mesmo amigos tam-bém merecem esta atenção. Quando existe uma internação/cirurgia, por exemplo, muitas dúvidas e receios tomam con-ta dos sentimentos dos familia-res, e é papel do hospital primar sempre pela informação correta, no momento certo.

Para isso, desde 2009, o Cen-tro Cirúrgico conta com uma

profissional responsável por pro-mover a interface médico-pa-ciente, fazendo com que após a cirurgia ambos se encontrem e o médico responsável possa infor-mar o estado do paciente.

“Este trabalho é muito impor-tante, pois conseguimos tran-quilizar a família e o médico, que muitas vezes quer informar sobre determinada situação e não encontra os acompanhan-tes pelo hospital”, afirma Sandra Raya, responsável pelo serviço de Atendimento.

Logo no momento da inter-nação, os familiares já são infor-mados sobre a existência deste serviço, fazendo com que este encontro pós-cirurgia seja feito rapidamente.

Foco na qualidade das internações é uma das

prioridades do HUSH

Agilidade aos procedimentos

Com objetivo de manter um maior controle dos pacientes in-ternados, assim como agilizar pro-cessos, em 2009 o hospital ini-

médicos e equipes responsáveis pelos pacientes. Os processos de encaminhamento ao Home Care e Hospitais de Apoio ocor-rem de forma mais rápida, bem como as altas hospitalares.

Aqueles que, por necessidade, permanecem internados, tam-

bém têm suas pendências solu-cionadas o mais rápido possível.

“Este trabalho contribui para o uso mais eficiente e eficaz dos recursos hospitalares e para me-lhor qualidade da assistência”, afirma Dr. Marcelo Nunes, dire-tor Clínico do HUSH.

ciou um trabalho de visitas diretas às unidades de internação, feitas pelo Diretor Clínico, Coordenação de Enfermagem e Serviço Social.

Nestas visitas, estes profissio-nais conseguem avaliar, caso a caso, os detalhes de cada in-ternação, em conjunto com os

alE

xan

drE

Sc

Hn

Eid

Er

Page 46: Revista nº1 Julho de 2010

H1N1 contaminou 22 milhões nos EUA

A gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, matou cerca de 3.900 norte-americanos entre

abril e outubro deste ano – mais de 500 crianças. Dados revelam que a pandemia contaminou

cerca de 22 milhões de norte-americanos e obrigou à internação de 98 mil.

dezembronovembro

44 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

200

9/// 10 anos de história

Page 47: Revista nº1 Julho de 2010

Queridinho

O Brasil entrou no noticiário mundial como o país emergente queridinho dos analistas internacionais. O jornal francês "Le Monde", por exemplo, avaliou

que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava certo quando disse, ainda em 2008, que a crise econômica provocaria apenas uma "marolinha" no Brasil.

A revista norte-americana "Newsweek” afirmou que o Brasil vem se transformando na última década em uma "potência regional única". A britânica

"The Economist" elogiou o desempenho brasileiro e dedicou a capa de novembro para o Brasil. A revista chamou o Brasil de "a maior história de

sucesso na América Latina".

Como deve ser a primeira ama-mentação de um bebê? Qual é o momento certo e de que for-ma deve ser feito? No HU Santa Helena, o aleitamento é levado a sério. Por isso, as mães já são

HUSH incentiva o aleitamento nos primeiros momentos de vida

síveis hipoglicemias ou outras complicações clínicas”, afirma Solange Ribeiro, coordenadora de Enfermagem do Centro Obs-tétrico e Maternidade.

Solange ainda afirma que mes-mo a mãe estando cansada é fundamental sensibilizá-la sobre o vínculo precoce entre mãe-filho. Com ele, observa-se uma melhor adaptação da vida extra uterina.

Importância da primeira meia hora

julho de 2010 /// revista Unimed Paulistana /// 45

Do dia 01 ao dia 07 de agosto, comemora-se a Semana Mun-dial de Aleitamento Materno. Por isso, a Unimed Paulistana patrocinou, em 2009 a I Cami-nhada de Aleitamento Materno,

Unimed Paulistana e HUSH promovem ações para incentivar o Aleitamento Materno

De olho nesta importante causarealizada no Parque da Aclima-ção, em São Paulo. O evento foi realizado em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo e com o Rotary Club, to-talizando a participação de mais de 2.000 pessoas.

Além da caminhada, também foram realizados no local a aferi-ção de Pressão Arterial, I.M.C (Ín-dice de Massa Corporal). Médicos cooperados e enfermeiros tam-

bém estiveram presentes, pres-tigiando esta importante causa.

No Hospital Unimed Santa Helena também foram promo-vidas diversas ações. Durante a semana, as mães que reali-zaram seus partos neste perí-odo ganharam uma camiseta e foram orientadas em relação a esta importante prática. Esta causa ficará marcada aos pa-cientes e colaboradores.

preparadas antes do parto sobre a importância deste momento.

Com o objetivo de garantir uma maior aceitação e adapta-ção do leite, a primeira amamen-tação ocorre quando a mãe ainda se encontra no Centro Obstétri-co, dentro da sala de recuperação.

“É na primeira meia hora de vida, que a criança deve ser ali-mentada, evitando assim pos-

Page 48: Revista nº1 Julho de 2010

2010

A conquista da acreditação é muito importante a qualquer hospital. Com ele, é possível identificar pontos de melhorias e aspectos que devem ser man-tidos. Tudo em busca do apri-

“O mais importante é saber que o HUSH

está constantemente preocupado em seu

aprimoramento”

moramento contínuo.Em 2007, o HUSH foi certifica-

do pela primeira vez, conquistan-do o nível 2 Pleno, que é carac-terizado pela qualidade e plane-jamento observados. A partir daí, de dois em dois anos o hospital deve ser certificado novamen-te, o que pode gerar o aumento, diminuição ou a manutenção do nível em que se encontra. Entre este intervalo, a instituição tam-

Cultura voltadaà melhoria contínua

46 /// revista Unimed Paulistana /// julho de 2010

Importante motivo de orgulho

O Hospital Unimed Santa Helena recebeu um importante prêmio: Selo SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) categoria Ouro,

relacionado à qualidade das informações sobre os nascidos vivos na capital. O SINASC coleta e produz informações sobre a ocorrência dos

nascimentos, dados da mãe, gestação, parto e recém-nascido, permitindo conhecer o perfil dos nascidos vivos.

abril

bém recebe uma visita do órgão certificador, denominada “visita de manutenção”, onde é feita uma orientação sobre alguns pontos específicos.

Assim, em 2009, o hospital conseguiu manter o patamar que estava, garantindo novamen-te o nível 2 – Acreditado Pleno. De acordo com o IQG (Institu-to Qualisa de Gestão), os aspec-tos que mais se destacaram fo-ram: política de gestão de tecno-logia da informação, campanha de vacinação e avaliação auditi-va de recém-nascidos, aplicação dos bundles de prevenção, atua-ção ambulatorial da comissão de curativos, além da equipe multi-profissional de terapia nutricional.

Em 2010, após a visita de ma-nutenção, o hospital já demons-tra preparação para o nível 3, caracterizado pelos padrões de excelência e a utilização de in-dicadores para avaliação de re-sultados.

“Mais do que garantir qual-quer tipo de certificação, o mais importante é saber que o HU Santa Helena está constan-temente preocupado com seu aprimoramento, buscando ofe-recer sempre uma assistência de qualidade a todos os seus pacientes”, analisa Camila Saller-mo, responsável pelo Escritório de Qualidade.

/// 10 anos de história

Page 49: Revista nº1 Julho de 2010

Roupas de cama impecáveis, ambientes limpos e bem higie-nizados, resíduos administrado sob os mais rígidos controles. Essas são apenas algumas das atribuições da equipe da Hote-laria do Hospital Unimed San-ta Helena.

São 21 profissionais, coorde-nados por Lilian Nogueira Lima, que trabalham “nos bastidores” da rotina do hospital para ga-rantir a segurança e bem estar de pacientes, acompanhantes e visitantes. “Trabalhamos com um mínimo de 80% de satis-fação do cliente”, destaca a co-ordenadora.

Talvez, os pacientes do HUSH nem imaginem que eles estão ali, controlando tudo bem de perto. Mas, pelos números, dá para se ter uma ideia do traba-lho da Hotelaria. São mais de 72 toneladas de roupas pro-

Em 2010, o Serviço de Contro-le de Infecção Hospitalar (SCIH) desenvolveu uma importante ati-vidade com o objetivo de orien-tar, não somente pacientes como também familiares e visitantes sobre a prevenção de infecção no ambiente hospitalar.

Foram criados folhetos infor-mativos com o objetivo de orien-tar este público sobre cuidados como higienização das mãos, precauções e isolamento, além

O trabalho pode não aparecer, mas, certamente, em todas as áreas do HUSH existe um cuidado especial da Hotelaria

Não somente pacientes, mas familiares e visitantes também devem estar alertas a prevenção das infecções

cessadas por mês, para uma média de 1.400 internações – aproximadamente 2.400kg en-tregues pela rouparia por dia. Cada acomodação deve ser hi-gienizada em aproximadamen-te 40 minutos, que são contro-lados por um dos sistemas in-tegrados de gestão hospitalar de que dispõe o hospital – o Health Care.

Além disso, a Hotelaria tam-bém é responsável pelo geren-ciamento dos resíduos produ-zidos pelo hospital. São mais de 74 toneladas por mês. Os resíduos são separados, arma-zenados e recebem a destina-ção correta de acordo com as mais rígidas normas de contro-le e segurança para esse tipo de descarte.

Tudo isso, pensando na como-didade, bem estar e, principal-mente, na segurança das milha-res de pessoas que circulam pelo hospital todos os meses. À dis-posição, a equipe tem uma série de ferramentas de qualidade e monitoramento, capazes de de-tectar a satisfação dos clientes, a limpeza das áreas e manutenção de todos os processos.

da vigilância após a alta. Este folheto contém informa-

ções sobre os principais cuida-dos que devem ser adotados nos quartos identificados com as placas coloridas (amarela, azul e vermelha), que são instituídas pelo SCIH quando o paciente possui doença potencialmente transmitida, sendo elas:• Amarela: suspeita ou diagnósti-co de infecção transmitida por contato direto ou indireto;

• Azul: suspeita ou diagnóstico de doença transmitida por go-tícula respiratória;

• Vermelha: suspeita ou diag nós­ tico de doença transmi ti da por partículas suspensas no ar (ae-rossóis).

O bem-estardos clientes é prioridade

A prevenção da infecção está em suas mãos

Transplante total de face

O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona, na Espanha, divulga imagens de um procedimento

cirúrgico inédito no mundo: o primeiro transplante total de face – que durou 22 horas

e contou com uma equipe de 30 especialistas. O paciente teve toda a pele e músculos

do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da

mandíbula transplantados.

abril

Célula controlada

por um genoma sintético

Foi anunciado o desenvolvimento da

primeira célula controlada por um geno-

ma sintético. Os especialistas esperam

que a técnica possa criar bactérias pro-

gramadas para resolver problemas am-

bientais e energéticos, entre outros fins.

maio

Page 50: Revista nº1 Julho de 2010

dest

aque

sDurante estes dez anos, os profissionais que trabalham no Hospital Unimed Santa Helena apresentaram suas práticas de sucesso aplicadas no hospital em importantes congressos nacionais e internacionais. Confira abaixo apenas alguns destes trabalhos:

O reconhecimento que faz parte desta história

Otimização da terapia nutricional em um hospital privado, após a implantação de Metodologia de Triagem Nutricional.

XI Congresso de la Federación Latinoamericana de Terapia Nutricional, Nutrición Clínica y metabolismo (FELANPE) y el XVI Congreso Nacional de la Asociación Mexicana de Nutrición Clínica y Terapia Nutricional (AMAEE). México - Cancún.

Avaliação da Eficácia da Terapia Nutricional Enteral em Unidade de Terapia Intensiva.

XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva – Adulto-Pediátrico-Neonatal, I International Symposium of the World Federation of Intensive and Critical Care Medicine, V Congresso Internacional dos Associados do LABIC. Bahia.

Gerenciamento de Processos para a Prevenção de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica

XIº Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Rio de Janeiro.

2005 2007 2008 2009 2010Atuação Interdisciplinar a Paciente Vitima de Trauma do membro Inferior – Diminuição do tempo de Internação e Preparo do Leito Enxertia.

II Jornada de Recursos Próprios – FESP. São Paulo.

Reprocessamento de Materiais - Reprocessar ou descartar? Material de uso único é descartável? Visão sobre o Reprocessamento – Aspectos Polêmicos

4º Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde. Bahia.

Sistematização da Assistência de Enfermagem no pós-operatório imediato de pacientes submetidos à correção de aneurisma toraco-abdominal.

II Congresso Médico e I Congresso de Enfermagem Unimed Paulistana - Hospital Santa Helena. São Paulo-SP.

Avaliação do Volume Prescrito versus Infundido da Terapia Nutricional Enteral em Unidade de Terapia Intensiva após a implantação do protocolo de otimização da EMTN.

XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e o V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. Florianópolis.

Avaliação do processo de melhoria do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde

XV Congresso Brasileiro de Infectologia. Curitiba.

Epidermólise Bolhosa: Os desafios do tratamento das feridas e direcionamentos para o cuidar.

XXI Congresso Mundial de dermatologia – Argentina.

Gestão de Risco de Pacientes Crônicos de uma Operadora de Saúde: atuação do nutricionista na prevenção de reinternação hospitalar;

IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), Ganepão e II International Conference of Nutritional Oncology (ICNO) São Paulo-SP.

Polihexanida em úlcera venosa associada à infecção fungica: relato de caso.

20th Conference of European Wound Management Association. Genebra.

Subcomitê de enfermagem do Conselho Nacional das Unimeds.

Aplicação de um protocolo de boas práticas na prevenção de infecção de corrente sanguinea. São Paulo.

/// 10 anos de história

Page 51: Revista nº1 Julho de 2010

UNIPLPAUINST 0065 An 20,2x26,6 AF.indd 1 02/07/10 13:31

Page 52: Revista nº1 Julho de 2010

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K