revista ben informado edição junho 2015

8
Ano XVI - Número 123 - Junho de 2015 - São José do Rio Preto/SP www.beneriopreto.com.br SIMPÓSIO Beneficência Portuguesa realizou o 1º Simpósio de Controle de Infecção ANIVERSÁRIO No mês de abril comemorou-se os 47 anos da Associação Portuguesa de Beneficência SEMANA DA ENFERMAGEM Comemoração e prêmios com o concurso cultural

Upload: agencia-messaggio-propaganda-e-marketing

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Revista do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto - São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

Ano XVI - Número 123 - Junho de 2015 - São José do Rio Preto/SPwww.beneriopreto.com.br

SIMPÓSIOBeneficência Portuguesa realizou o 1º Simpósio de Controle de Infecção

ANIVERSÁRIONo mês de abril comemorou-se os 47 anos da Associação Portuguesa de Beneficência

SEMANA DA ENFERMAGEMComemoração e prêmios com o concurso cultural

Page 2: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

02 Ben Informado

Dentre todas as nossas referências, a mãe se destaca pela afeição, carinho e cuidado. Nascemos ligados umbilicalmente a ela, recebemos os primeiros cuidados e a atenção até rompermos o cordão e encararmos a vida sozinhos. Crescemos, casamos, temos nossos filhos, mas apesar do cordão rompido, a mãe sempre está lá, nos aguardando, compreendendo e nos olhando com aquele ar de criador. Ela nos entende, acalma e repreende com a mesma doçura, nos dando colo e afago tão raros nos dias de hoje. Ao proteger sua cria, a mãe transmite uma grande força da natureza, um instinto capaz de enfrentar tudo para que seus entes queridos sigam seu caminho. O instinto materno é tão forte, que mesmo mães não biológicas conseguem amamentar seus filhos adotivos, pelo estímulo natural da vida.

Carta da Presidência

As MãesQue benção incrível poder compartilhar desta presença divina fundamental para a existência de vida no nosso planeta. Como não pensar neste momento também na Nossa Senhora, mãe de Jesus, que com sua missão nos permitiu receber o maior presente da história, que foi a vinda de Cristo ao nosso convívio. Por isso mamães, este dia dedicado a vocês é tão especial, onde nos rendemos ao seu amor e a oportunidade de termos encontrado vocês nesta nossa existência terrena. Um abraço a todos.

Colaboração: Artur de Azevedo BastosPresidente

Page 3: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

Ben Informado 03

Aniversário da Associação Portuguesa de Beneficência No dia 28 de abril de 2015, foi realizada no salão nobre, uma comemoração aos 47 anos do Hospital Beneficência Portuguesa. A comemoração contou com a presença do Presidente da Instituição, Sr. Artur de Azevedo Bastos, que fez um breve discurso relembrando a trajetória do hospital. Após o discurso, foi realizada uma missa celebrada pelo Padre Valdecir e no encerramento foi oferecido um coffe break para os colaboradores participantes.

47 anos do Hospital Infante Dom Henrique (Beneficência Portuguesa) Festejar é sempre uma alegria. Comemorar as expectativas adquiridas é ainda melhor. Poder compartilhar as vitórias e conquistas de uma empresa que tem em sua missão a prestação de serviços de saúde, com qualidade, presteza e eficiência, é motivo de orgulho, que honra toda uma comunidade, que cresce conjuntamente com o nosso Hospital Infante Dom Henrique. O Hospital é uma referência nacional por aliar um corpo clínico de ponta, pessoal de apoio com foco no paciente, equipamentos de última geração e uma administração enxuta mas que pratica uma gestão de resultado, que sempre pautou a consolidação do Hospital. Uma empresa se torna sólida e confiável pelos resultados que entrega. Aqui, estes resultados são os cuidados com a vida e o bem estar das pessoas, que nos fazem acreditar em uma vida mais feliz e harmoniosa, construindo uma rede positiva que ajuda a fortalecer a nossa sociedade. Quem usufrui da infraestrutura do Hospital, sai convencido de que todos os esforços são coordenados e planejados para cuidar de nosso bem mais precioso: a vida.

Nestes 47 anos, muitas pessoas importantes passaram pelo Hospital e contribuíram para sua consolidação. Neste momento não se faz necessário citar nomes, porque como uma engrenagem altamente eficiente, todos os que por aqui passaram e deixaram suas marcas, foram e são fundamentais para o sucesso ora alcançado. Sendo assim, peço a todos que aqui estão e que de alguma forma contribuem para o fortalecimento da Beneficência Portuguesa, que se empenhem, lutem e vistam os jalecos, para que cada vez mais fortes, sejamos ainda mais importantes para quem realmente importa, que são as pessoas que precisam de atendimento médico-hospitalar. Parabéns a Beneficência Portuguesa pelos 47 anos de atuação.

Texto:Artur de Azevedo BastosPresidente

Page 4: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

04 Ben Informado

Paciência “Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... muita gente iria gastar boa parte do salário nesssa mercadoria tão rara hoje em dia. Por muito pouco, a madame, que parece uma “lady”, solta palavrões e berros que lembram as antigas “trabalhadoras do cais”, e o bem comportado executivo, “o cavalheiro”, se transforma numa “besta selvagem” no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar. Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido, uma “mala sem alça”, aquela velha amiga, uma “alça sem mala”, o emprego, uma tortura, a escola uma chatice. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até os passeios viraram novela. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fial dos bancos. Pobre de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para a espiritualidade. A paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém que

você saiba que é “ansioso

demais”, onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua reposta. E você? Onde quer chegar? Está correndo tanto para que? Por quem? Seu coração vai aguentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão

parar? Será que você conseguiu ler até aqui? Respire... Acalme-se... o mundo está apenas na sua primeira volta e com certeza, no final do dia, vai completar o seu giro ao redor do sol com ou sem a sua paciência.

TextoDra. Patricia Braile VerdiPresidente Braile Biomédica

Page 5: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

Ben Informado 05

Beneficência Portuguesa realizou gratuitamente o 1º Simpósio de Controle de Infecção Com o tema proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “Higienize suas mãos e salve vidas”, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Associação Portuguesa de Beneficência, para enfatizar este dia, proporcionou aos colaboradores e aos profissionais de saúde de São José do Rio Preto e região, o 1º Simpósio de Controle de Infecção onde houve várias palestras e contou com a presença de 130 participantes. A programação contou com diversas palestras, sendo a primeira delas a da Enfermeira – Maira Menegheti (USP Ribeirão Preto/SP), que falou sobre Estratégias de Monitorização das Práticas da Higienização das Mãos, visando que as mãos são um dos principais meios do corpo humano para a transmissão de várias doenças. A segunda palestra foi realizada pelo Dr. Cláudio Campos (Coordenador da CCIH/APB), que falou a respeito do Manejo das Infecções com Clostridium difficille. Mas o Simpósio não parou por aí! Um coffee break reabasteceu as forças dos participantes para a segunda etapa de palestras.Logo após o coffee break, a Enfermeira – Ana Mara dos Santos (Consultora Técnica da CNPH), palestrou sobre a Higienização das Mãos para Salvar Vidas. E para a finalização do simpósio, o Enfermeiro André Lozano (Coordenador da Qualidade/APB), palestrou sobre a Interface CCIH: Segurança do Paciente e Qualidade. Houve exposição de banners e também a caixa pedagógica onde os profissionais, após higienizar suas mãos, puderam visualizar como ficam nossas mãos após a higienização correta e incorreta. A equipe de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Associação Portuguesa de Beneficência agradece a comissão organizadora e à todos os colaboradores que contribuíram para que esse evento acontecesse.

Page 6: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

06 Ben Informado

Dia das Mães No dia 08 de maio de 2015, no hall de entrada da Associação Portuguesa de Beneficência, foi realizado um concerto de piano pela professora Rosana em homenagem às mães. E em seguida, no salão nobre a colaboradora Marlene Siqueira Sanches (auditoria) fez um depoimento de como ser mãe do coração, e para finalizar foi entregue um singelo presente (pano de prato) confeccionado com muito carinho pela nossa dedicada colaboradora Fátima Riquenha e patrocinado pela instituição.

Dia Internacional da Mulher Em homenagem às mulheres a Associação Portuguesa de Beneficência promoveu uma programação para as colaboradoras. No dia 04 de março de 2015, foi realizado no CEMA um workshop de maquiagem ministrado pelo colaborador Jorge Luis M.Oliveira(Same). No dia 05 de março de 2015, uma linda apresentação de dança do ventre com a dançarina Isabella Martins, que fez uma apresentação solo com muita graça e técnicano hall de entrada do Centro de Diagnóstico. Dia 06 de maio de 2015, foi realizada uma palestra no Salão Nobre sobre a Conquista das Mulheres ministrado pelo Professor do Senac, Sr. Carlos Eduardo dos Anjos. E para encerrar as comemorações, houve sorteio de brindes oferecido pelo Bensaúde.

Page 7: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

Ben Informado 07

Semana da Enfermagem Confira o nome e as frases dos ganhadores do concurso cultural:

- 1º Lugar: Frase nº 233Humanização na Enfermagem é...ter o coração com compaixão e compreensão.Mãos com habilidades e ternura.Ouvidos com capacidade de ouvir.Lábios com palavras de conforto.Força para o trabalho e esperança paraaqueles que é chamado a servir.

Enfermeira Viviane Cristina BragadaEmergência

- 2º Lugar: Frase nº 150Humanização na Enfermagem é...se dedicar ao próximo sem esperar nada emtroca, pois um gesto de carinho vale maisque mil palavras.

Técnica de Enfermagem Angêlica Alves DiasHemodinânica

Parabéns à toda equipe de enfermagem e à equipe organizadora.

A Semana de Enfermagem foi comemorada entre os dias 12 e 20 de maio de 2015. No dia 12 de maio, os Anjos da Alegria visitaram os setores de enfermagem parabenizando os profissionais pelo seu dia. Dia 19 de maio, houve uma tarde de comemorações com a Palestra - Humanização na enfermagem com a Enfermeira Ingrid Truzzi (Docente SENAC - FAMERP e FACERES) e Premiação do Concurso Cultural realizado pelo setor de Educação Continuada da Associação Portuguesa de Beneficência.

Aniversário Sra. Marilene No dia 06 de maio de 2015, na sala de reuniões do Hospital Beneficência Portuguesa, foi realizada com muito carinho, uma singela comemoração

do aniversário da administradora Sra. Marilene Marques. Parabéns! Que Deus continue iluminando seu caminho.

Page 8: Revista Ben Informado Edição Junho 2015

Ben Informado

Contratados e Desligados

Ana Paula D. Miranda Gasques – Auxiliar de EnfermagemAna Paula Valentin Fain – Atendente de FarmáciaAndreia Aparecida da Silva – Auxiliar de LimpezaEdicleide Barbosa da Silva – Auxiliar de LimpezaElaine Cristiana de Brito – TelefonistaFrancisca Sayonara Alves Tavares – Auxiliar de LavanderiaGlaucio Parra Mendonça – Atendente de FarmáciaJane Ivete dos Santos Hortencio – Auxiliar de EnfermagemKaila Lemos Iglesias – Atendente de FarmáciaLucimar dos Santos – Auxiliar de FarmáciaMarcelo Anaquis Aparecido Chiarelli – Auxiliar de LavanderiaMariana Pereira de Oliveira – Auxiliar de LimpezaPriscila de Oliveira – Copeira de HospitalRita de Cassia Alves dos Santos – Técnica de EnfermagemRosinei Ladiea Claudio – Auxiliar de LimpezaSilvia Cristina Teodoro – Auxiliar de LimpezaSonia Mirian Soares Borges – AlmoxarifeVinicius Bernardeli Marques – Auxiliar de EscritórioVivian Sartorio Soares de Oliveira – Auxiliar de EnfermagemWellington Leite Pessopani – Auxiliar de LavanderiaWlademir Lopes Dias – Recepcionista em Geral

Aos AdmitidosNossas boas vindas e acreditando que os mesmos possam colabo-rar para nossa melhoria contínua da qualidade.

Aos DesligadosOs nossos agradecimentos pela colaboração prestada e pela opor-tunidade de termos convivido durante este tempo.

Boletim Informativo da Associação Portuguesa de BeneficênciaHospital Infante D. Henrique - São José do Rio Preto/SP

Rua Luiz Vaz de Camões, 3150 - Fone: (17) 2139-1800Caixa Postal 489 - CEP 15015-750 - São José do Rio Preto/SPE-mail: [email protected]: www.beneriopreto.com.br

Assessoria de ComunicaçãoMaria Ap. Izak de Seta

Maria Lúcia VieiraVivian Cardoso Poloni

[email protected] e Diagramação

Agência Messaggio

Expediente

Edileia de Oliveira – Auxiliar de LimpezaErica Vanessa Alvares – EnfermeiraGislaine Carvalho e Silva – Auxiliar de EnfermagemIani Pereira de Brito – Auxiliar de LimpezaJaqueline Crisitna Gomes Estevão – Auxiliar de CozinhaJessica de Jesus Mendes – Auxiliar Oper. de PessoalJosé Vitor Galhardo – Att. Operacio. Farmáci.Josiele Oliveira Cidreira – Auxiliar de LimpezaKecia de Lima Costa – Auxiliar de LavanderiaLuiz Carlos Masoni – Auxiliar de EnfermagemMarizete Maria de Jesus Carvalho – Auxiliar de LimpezaMarta Fernanda de Lima Guariero – Técnica de EnfermagemMateus Pereira Cristal – Recepcionista em geralMonica Cristiane Imperatriz – Auxiliar de LavanderiaNatalia Bernardi – Auxiliar de EnfermagemPatrick Alves da Silva – Auxiliar de LavanderiaPaulo Michel Borges de Carvalho – Auxiliar de LavanderiaSilvania Aparecida F. de Souza Costa – Auxiliar de LimpezaSilvania Cipriano de Oliveira Pereira – Auxiliar de LimpezaSilvia Lopes Milhorança – Copeira de HospitalTatiane Gutierres Victorino da Cruz – Auxiliar de Limpeza

Carta do Paciente

Atesto que durante as várias internações ocorridas neste primeiro semestre de 2015, em todas elas o atendimento dos funcionários foram de alta qualidade e prestativos.

Departamento de Internção, Enfermeiras, Técnicos, Limpeza, Cozinha, Chefes de Departamento, enfm, são funcionários de “Alta Qualidade”.

Rubens Miranda Mello (04/05/2015)

Só tenho que agradecer essas duas pessoas de alma boa e humana que é o Donizete e o Luciano.

Eles são atenciosos e carinhosos, deveriam ser mais valorizados. Nada a reclamar, que Deus os abençoe eternamente.

Muito bom mesmo o atendimento. Obrigada a Deus e a eles.

Ednéia A. Souza (04/03/2015)

Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente e cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar a fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro. Isso é amor.

Quero deixar meus sinceros agradecimentos a uma profissional de enfermagem que leva seu trabalho de uma maneira muito gentil e educada, das semanas em que permaneci como acompanhante, no periodo noturno não encontrei alguém tão competente como a Claudia, que cumpre com suas obrigações de maneira imensamente otimizada.

É difícil encontrar palavras e maneiras para agradecer e ser reciproco com a gentileza da mesma, o que posso dizer é “Muito Obrigado!

Parabéns pela funcionária, valorizem-a.Ilda Maria Martins (30/04/2015)

Se um dia pensei em parar de pagar o plano de saúde, isso é passado.Fui atendida maravilhosamente. Parabéns pela equipe que me atendeu no geral, limpeza, arrumadeiras, enfermagem.Estou muito satisfeita em ter um plano de saúde como este.O mais surpreendente foi o tratamento sem saber com quem esta se falando.Parabéns e muito obrigado.Wilsoney Edvarde Martins Ortega (30/04/2015)