revista acipi - nº 126

40
Ano 38 . Nº 126 Janeiro 2016 acipi.com.br O NATAL DE PIRACICABA Páginas 22 a 25

Upload: acipi

Post on 25-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ACIPI - Nº 126

Ano 38 . Nº 126Janeiro 2016acipi.com.br

O NATAL DEPIRACICABAPáginas 22 a 25

Page 2: Revista ACIPI - Nº 126

Conheça os serviços e benefícios quea ACIPI oferece aos seus [email protected] - 19 3417-1766 ramal 715

Ano 37 . Nº 120Julho 2015

acipi.com.br

CONGRESSO LANÇA NOVA ERA PARA QUALIFICAÇÃO

05

22

3330 AVENIDA RIO DAS PEDRAS

VIVE FASE DE EXPANSÃO

CAMPANHA DO DIA DOS PAIS SORTEIA MOTO E VALES-COMPRAS

ESCOLA DE NEGÓCIOS REGISTRA PROCURA RECORDE

Foto

: Bol

ly V

ieira

LOCAÇÃO DE SALAS E AUDITÓRIOORIENTAÇÃO JURÍDICA

Page 3: Revista ACIPI - Nº 126

A chegada de um novo ano traz consigo sentimentos de esperança e o desejo de recomeçar. E recomeçar é a força motriz daqueles que não desistem de empreender no Brasil.Por isso, meu desejo é que possamos nos mover sempre na direção daquilo que é vital para os nossos negócios, de maneira assertiva e eficaz.Precisamos entender que serão mais 365 dias de muito trabalho, mas também de oportunidades. Temos que continuar em frente, lutando legitimamente por nossa classe e não nos deixar abater pela falta de otimismo.Parafraseando o pai da administração moderna, Peter Drucker, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, portanto, trabalhar para colher no futuro é o melhor caminho a ser trilhado.Dessa forma, a ACIPI continuará plantando boas sementes para que, juntos, possamos colher os frutos do desenvolvimento e a força para mantermos nossas empresas vivas e ativas.Foi o que aconteceu em 2015. Plantamos muitas coisas boas que, com toda certeza, frutificarão ao tempo de serem colhidas.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Nessa edição, você vai conferir uma retrospectiva das ações da entidade. Os principais fatos que marcaram o ano passado estão relatados a partir da página 5. Vai, também, saber como foi o Natal em Piracicaba. A Revista ACIPI traz detalhes do Projeto Luz&Arte que, em seu sétimo ano, foi realizado pela associação com sucesso, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba. Outros temas como carreira, segundo idioma, treinamentos, Zona Azul e Impostômetro estão em pauta nessa edição.

Feliz 2016!Nossa união é nossa força!

Paulo Roberto ChecoliPresidente

ESPERANÇA E RECOMEÇO

Page 4: Revista ACIPI - Nº 126

Ensino a Distância

Acompanhe a ACIPItambém nas redes sociais

05

32

14

ÍND

ICE

/acipipiracicaba

/company/acipi-piracicaba/acipi

/acipipiracicaba /acipi

A ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) é uma entidade a serviço de seus associados, dos setores do comércio, indústria e prestação de serviços, que tem por objetivo assistir, instruir, coligar e representar a classe empresarial.

EXPEDIENTEDIRETOR DE COMUNICAÇÃO: Aldano Benetton FilhoJORNALISTAS RESPONSÁVEIS: Juliana Ferraz (MTb 40.029)/Salen Nascimento (MTb 39.679)/ Rebeca Bueno (MTb 61.605) - Assessoria de Comunicação da ACIPIDIAGRAMAÇÃO: NPP PropagandaFOTOS: Departamento de Comunicação da ACIPITIRAGEM: 5.000 exemplaresIMPRESSÃO: Gráfica Riopedrense

Esta revista é uma publicação da ACIPIAssociação Comercial e Industrial de Piracicaba.Rua do Rosário, 700 - Centro CEP 13400-183Piracicaba - SP - (19) 3417.1766 - [email protected]

POLÍTICA DA QUALIDADEPromover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços através da melhoria contínua de nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade, representando os interesses da classe, buscando a satisfação e o desenvolvimento, fornecendo conhecimento e tecnologia sustentável aos associados.

12.13.15.16.17.

18.20.26.30.34.35.

36.37.

38.

Reunião da diretoriaPalestra do Procon orienta lojistasFique por dentroArtigo jurídicoZona AzulImpostômetroSaúde: Zika vírusCarreira e trabalhoEntrevista: Carlos Alberto ZemDia a diaProdecom

Artigo Escola de NegóciosAssociados de novembroCalendário de feriados

Acipi Piracicaba Acipi PiracicabaRetrospectiva

LUZ & ARTE22

Acipi Mobile

Page 5: Revista ACIPI - Nº 126

ENTIDADE VIVE ANO DE CONQUISTAS E RENOVAÇÃO

O ano de 2015 foi um período difícil para o Brasil. Descontrole fiscal, denúncias de corrupção, aumento de impostos, desemprego. As más notícias encheram os noticiários do país, que encerrou o ano com baixo desempenho.Apesar da maré ruim, a ACIPI, que completou, em 2015, 82 anos de fundação, não abandonou seus valores e manteve seu esforço no sentido de desenvolver projetos e oferecer serviços, que auxiliem o empreendedor a sobreviver no ambiente empresarial.O ano foi de reajustes e retração. No entanto, para a entidade, foi também um período de renovação. Em solenidade de posse, realizada em julho, membros eleitos para a Diretoria Executiva e Conselho Consultivo da entidade foram conduzidos à liderança da associação para o triênio 2015-2018.Em seu discurso, na oportunidade, o presidente Paulo Roberto Checoli, apresentou uma das bandeiras de sua gestão: a criação de oportunidades aos jovens. O projeto não ficou só no discurso e, em agosto, ganhou corpo, com a assinatura do convênio entre ACIPI e Prefeitura de Piracicaba para oferecimento de 60 cursos de capacitação. A iniciativa beneficiou diretamente cerca de 1,5 mil trabalhadores da cidade, com idade a partir dos 16 anos.Outro projeto ambicioso da entidade, que deixou de ser apenas um sonho da Diretoria para se tornar realidade foi a chegada da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) na sede da entidade.

Com a assinatura de um convênio entre ACIPI, Prefeitura, Jucesp e Sincop, o posto de atendimento da associação foi elevado a escritório regional e os serviços, antes realizados pela Prefeitura, passaram a ser executados no prédio da entidade. O 26º escritório regional da Jucesp, que começou a operar em setembro, está disposto no 1º andar da entidade, um local que oferece praticidade, pois também está próximo a outros serviços da entidade, como a Certificação Digital e a Escola de Negócios.Durante o ano, várias foram as manifestações de descontentamento do brasileiro com os rumos da economia e política internas, que “pipocaram” no território do país. A entidade também foi corajosa e assumiu a postura de mostrar sua indignação. Com o slogan: “Unidos em defesa do Brasil”, a ACIPI se uniu a entidades de classe e cidadãos piracicabanos e saiu às ruas em um protesto, organizado em 19 de novembro, data conhecida por ser o Dia Nacional da Bandeira.“Apesar de ter sido um ano difícil, não cruzamos os braços diante das adversidades. Além de trabalharmos duro, também, usamos muita criatividade. Além disso, não abandonamos nosso direcionamento interno, que já é herança de várias administrações, de priorizarmos a entidade. E, dessa maneira, procuramos elaborar propostas e projetos que promovam a melhoria contínua dos serviços prestados pela ACIPI, bem como do ambiente de negócios de nossos associados”, finaliza Checoli.

RETROSPECTIVA

5

Page 6: Revista ACIPI - Nº 126

ACCELULAR

CERTIFICADO DIGITAL

CERTIFICADO DE ORIGEM

Desenvolvido especialmente para as micro, pequenas e médias empresas, o ACCelular é serviço de telefonia móvel, criado pela Facesp, disponível às empresas associadas à ACIPI. O atendimento é diferenciado, personalizado, focado no que o associado realmente precisa, e todo o suporte é dado pela equipe do Departamento Comercial da entidade. Pelo fato de o associado ter a opção de contratar apenas o que realmente vai usar, ele percebe uma relevante redução nos custos. A economia pode chegar a 20% em média na conta, dependendo do pacote contratado. O serviço começou a ser operado na ACIPI, em 2014 e, em 2015, já ultrapassou a marca de 250 linhas.

Habilitada a expedir o certificado digital por meio da parceria com a Boa Vista Serviços, a ACIPI oferece ao seu associados um serviço diferenciado e focado no que o associado realmente precisa. Com descontos, que variam entre 10% e 15%, a emissão do certificado digital pela ACIPI é uma opção vantajosa para suas empresas associadas. O documento se tornou fundamental nos dias de hoje, pois identifica seguramente pessoas, empresas, sistemas e informações no mundo digital. Expectativas do departamento dão conta de que a entidade deva ultrapassar as 2,9 mil emissões até o final de 2015.

A entidade, que é filiada à Facesp, também oferece ao seu associado o Certificado de Origem, um documento, que atesta a origem da mercadoria do país exportador, bem como especifica as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre o Brasil e outros países. O principal benefício oferecido pelo serviço é a redução, ou isenção do imposto de importação para seus clientes no exterior, possibilitando às empresas exportadoras ganhos em competitividade no preço final do produto. Em 2015, o Departamento de Comércio Internacional da ACIPI observou o crescimento de 11,95% nas emissões do documento na comparação com ano passado.

6

Page 7: Revista ACIPI - Nº 126

CONSELHOS

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Este foi um ano especial para os conselhos empresariais da ACIPI. Em junho, o CJE (Conselho do Jovem Empresário) completou 10 anos de atividades. No ano em que chegou à sua primeira década, o CJE coordenou uma pesquisa, que foi realizada pela PwC Consultoria, a qual demonstrou que, do universo dos respondentes da pesquisa, 50% já preparam a sucessão em suas empresas. Já em setembro, foi a vez do CME (Conselho da Mulher Empresária) apagar as velinhas. O conselho, que surgiu a partir de um projeto de filantropia direcionado a crianças carentes, chegou aos seus 15 anos e foi homenageado com uma Moção de Aplausos, recebida das mãos do vereador André Bandeira, em reconhecimento à sua atuação na sociedade piracicabana.

O ano também foi profícuo para a Escola de Negócios. Novas modalidades de especializações, bem como o lançamento do EAD (ensino à distância) figuraram entre as conquistas da Escola, em 2015. Com sucesso de público, a nona edição do Congresso Empresarial ACIPI também contribuiu para o bom desempenho do serviço no período. Profissionais de renome nacional: Max Gehringer, Jorge Forbes e Camila Fusco (Facebook) compartilharam com o público presente conteúdo rico em informações. Segundo informações do departamento, o número de participantes em cursos, palestras e atividades, realizadas durante o Congresso, ultrapassaram os 5,3 mil. A equipe executiva da Escola também observou um crescimento no número de participantes em seus eventos em 158,71% em 2015, na comparação com 2014.

7

Page 8: Revista ACIPI - Nº 126

LOCAÇÃO DE SALAS

MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Ao longo de sua história a ACIPI investiu na ampliação de suas instalações e, hoje, possui infraestrutura, com salas e auditórios para atendimento a seus associados. Ao todo, são seis salas, ideais para a realização de treinamentos, workshops, palestras, cursos, reuniões de planejamento estratégico, etc. A entidade também conta com um anfiteatro, que acomoda 200 pessoas e próximo a esse espaço um foyer, que pode ser usado para recepções. Inaugurado no ano passado, o miniauditório, que possui capacidade para até 70 lugares, passou a ser, também, uma opção para locação, em 2015. Associados à entidade têm vantagens de 50% de desconto no valor das locações.

A agenda do Memorial foi movimentada, em 2015. O espaço, que integrou pela terceira vez consecutiva a Semana Nacional de Museus, recebeu um fluxo intenso de visitantes em seu interior. Com ferramentas contemporâneas, como piso e mapas interativos, vídeos e totens digitais, além de uma linha do tempo, o Memorial conta a história do município de Piracicaba pela perspectiva do empreendedorismo. O departamento estima que, até o fim do ano, 1,5 mil pessoas devam visitar o local. A equipe executiva do Memorial também observou um crescimento de 25,71% no número de visitas realizadas em 2015, em relação a 2014.

CONVÊNIOSO Departamento de Convênios, que teve seu início, em 1991, a partir da parceria com uma operadora de planos de saúde, vem alcançando expressivo crescimento ao longo dos anos. Hoje o departamento oferece uma diversidade de planos de saúde, além de plano odontólogico e plano funerário. Com preços mais acessíveis para os associados à ACIPI, as opções de convênios estão alinhadas aos valores da entidade de oferecer benefícios ao seu associado para que ele possa ter condições de melhorar o seu negócio. Segundo dados do departamento, em 2015, o número de usuários dos convênios ultrapassou os 14,8 mil.

8

Page 9: Revista ACIPI - Nº 126

JUCESP

SCPC

PROMOÇÕES

Em 2015, a ACIPI obteve uma importante conquista. A partir do dia 1º de setembro, foi iniciado o atendimento do escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) no prédio da entidade. Transferido da sede da Prefeitura, o escritório passou a ser uma alternativa a empresários piracicabanos e da região, que não precisam mais se deslocar para a capital para registrar atos do comércio. Com a inauguração, o espaço no primeiro andar da entidade passa a ser o 26º escritório da Junta no estado paulista. Segundo expectativas dos parceiros, durante coletiva de imprensa de lançamento do serviço, a região de Piracicaba tem potencialidade para realizar até 3 mil processos/mês.

No ano em que o SCPC (Serviço Central de Protenção ao Crédito) completou 60 anos, o departamento interno que presta o serviço na entidade também comemorou bons resultados. O bom desempenho evidencia o esforço do departamento, que desempenha forte trabalho de informar a população sobre restrições de crédito e orientar os consumidores a respeito do planejamento orçamentário da família. Também, na medida em que incentiva o consumidor a “limpar o seu nome”, por meio de ações e campanhas de conscientização, o departamento, também, contribui para a diminuição da inadimplência no município e recuperação da autoestima dos cidadãos. Estimativas do departamento dão conta de que o serviço deve realizar, até o fim do anos, mais de 32 mil atendimentos.

O Departamento de Promoções continuou inovando em 2015. Por meio de campanhas promocionais – desenvolvidas para movimentar o comércio nas datas comemorativas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Liquida Pira, Dia das Crianças e Natal – foram sorteados: cinco vales-viagem, 120 vales-compra, cinco motos zero-quilômetro, um carro zero-quilômetro, quatro festas infantis e descontos reais no comércio de Piracicaba. Outra novidade do departamento foi a realização de workshops para a preparação dos lojistas para as vendas nas datas especiais, tão importantes para o desempenho do comércio da cidade.

Page 10: Revista ACIPI - Nº 126

Janeiro

Abril

Fevereiro

Março

Julho

Pela seguda vez, uma comitiva da ACIPI participou do NRF Retail's Big Show em Nova Iorque.

Novidade do Departamento de Promoções, workshops para preparação de lojistas para as datas comemorativas começam a ser aplicados.

Durante reunião, representantes da entidade entregaram sugestões ao deputado federal Mendes Thame.

Início do MBA em Gestão Digital e Mídias Sociais, nova modalidade oferecida pela Escola de Negócios em parceria com a Unimep.

No mesmo mês em que a entidade completou 82 anos, membros da Diretoria Executiva e Conselho Consultivo, eleitos para o triênio 2015-2018, tomaram posse.

Junho

Maio

Com sucesso de público, o 9º Congresso Empresarial trouxe palestrantes de renome, que enriqueram a programação do evento.

Em sua terceira edição, o Prêmio Sustentart reconheceu projetos sustentáveis de alunos de escolas públicas de Piracicaba

Page 11: Revista ACIPI - Nº 126

Setembro

OutubroNovembro

Dezembro

Agosto

Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) dá início às suas atividades na sede da entidade.

SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), hoje administrado pela Boa Vista Serviços, completa 60 anos.

Descontentes com a atual crise, entidades de classe e cidadãos piracicabanos se juntaram à ACIPI em um manifesto contra os rumos da política e economia do país.

Tradicional projeto natalino, o Luz & Arte é realizado pelo sétimo ano consecutivo.

Durante coletiva de imprensa, ACIPI e Prefeitura firmam convênio para a realização de 60 cursos gratuitos, que beneficiaram mais de 1.500 cidadãos do município.

Page 12: Revista ACIPI - Nº 126

Em mais um mês, na reunião ordinária de novembro, membros da diretoria executiva e do conselho consultivo da ACIPI receberam dois convidados que contribuíram para que o encontro fosse ainda mais completo: o reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Gustavo Jacques Dias Alvim, e o juiz e diretor do Fórum de Piracicaba, dr. Wander Rossette Junior. Das mãos de Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI, Alvim recebeu uma homenagem da entidade aos completos 40 anos de trabalho da Unimep em Piracicaba. “Em quatro décadas, grandes profissionais passaram por esta universidade. A nossa entidade reconhece e parabeniza o trabalho que a Unimep desenvolve na nossa cidade há 40 anos e destaca a parceria, que deve ser sempre celebrada”, expõe Checoli.

“É um grande prazer trabalhar com parceiros como a ACIPI, que prezam, sempre, pela qualidade das ações desenvolvidas, com ética e respeito aos envolvidos. Divido essa homenagem com todos que,

CONVIDADOS ENGRANDECEMENCONTRO

de alguma forma, fizeram e fazem parte da Unimep”, comenta emocionado o reitor Alvim.

JUDICIÁRIO EM PIRACICABA“No atual cenário econômico e político que marca, atualmente, o Brasil é importante que saibamos como funciona o poder Judiciário da nossa cidade e, para isso, nada melhor do que ouvir o diretor do Fórum piracicabano, dr. Wander Rossete Junior”, diz Checoli.Rossete Junior fala sobre o poder Judiciário em Piracicaba: “A ACIPI tem valorizado, com muito respeito, o poder Judiciário de Piracicaba. Estamos vivendo em um momento que temos sido protagonistas em várias situações, em âmbito, nacional. Por isso, cabe a mim vir aqui e falar um pouco sobre a atuação de um dos três poderes na nossa cidade. Explicar como funciona e o que esperar daqui pra frente”.O juiz afirmou, também, que o Judiciário piracicabano tem se modernizado e procurado atender às necessidades da população: “Em uma década, conseguimos mudar o panorama do Judiciário local. Triplicamos de tamanho. Hoje, somos, aproximadamente, 500 funcionários à disposição da população”.Rossete Junior explica ainda que um dos mais importantes objetivos do poder Judiciário da cidade é ficar cada vez mais próximo da população e, para isso, tem metas a cumprir: “Piracicaba avançou muito se comparada a outras cidades do Estado de São Paulo, mas ainda temos muito o que fazer. A meta é a construção de um novo prédio para o Fórum: a esperada Cidade Judiciária. Para isso, contamos com a doação de um terreno por parte da Prefeitura Municipal de 20 mil m2”.

REUNIÃO ORDINÁRIA

Gustavo Alvim recebe homenagem da ACIPI pelos 40 anos da Unimep.

12

Page 13: Revista ACIPI - Nº 126

No dia 30 de novembro, o procurador-geral de Piracicaba e diretor do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), Mauro Rontani, ministrou uma palestra gratuita a empresários e profissionais do comércio. O objetivo foi esclarecer dúvidas a respeito de ações relacionadas às vendas de fim de ano.Na oportunidade, Rontani detalhou aos participantes aspectos do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que afetam diretamente o cliente, sobretudo, na busca por produtos na época de Natal, bem como as leis municipais referentes ao comércio. “Os estabelecimentos comerciais devem estar em consonância com o Código para que, ao entrar na loja, o consumidor se sinta seguro, de modo que a relação de consumo seja equilibrada”, explicou.Segundo o palestrante, nesta época do ano, para não incorrer em ocorrências, é importante a observância a alguns aspectos, como: a fixação e visualização dos preços dos produtos e a discriminação dos preços com descontos, também a correta informação sobre os totais dos preços cobrados, número de parcelas e valores de prestações e possíveis taxas de juros.

OPERAÇÃO DE NATALEntre os dias 1º e 19 de dezembro, o Procon realizou uma ação de orientação a varejistas em preparação para o Natal. Chamada de “Operação Papai Noel”, a ação percorreu todos os corredores

PALESTRA DO PROCON ORIENTA LOJISTAS

VENDAS DE FIM DE ANO

Rontani detalhou aspectos do CDC

comerciais da cidade, entre Centro, Paulista, Piracicamirim, Santa Teresinha e Shopping Center.Na orientação, os agentes fizeram uma espécie de pente-fino nas lojas, acompanhados por um funcionário, esclarecendo dúvidas e apontando as mudanças necessárias, sem aplicação de multa. A ação buscou dar mais segurança às relações de consumo, deixando o comércio preparado para as vendas de fim de ano.“Em virtude do trabalho orientativo, com apoio de órgãos como a ACIPI, o comércio piracicabano está cada vez mais rápido e preparado para atender aos consumidores, em um ciclo em que todos são beneficiados”, finalizou Rontani.

13

Page 14: Revista ACIPI - Nº 126

Empresários associados à ACIPI têm mais uma opção para fazer consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). É o ACIPI Mobile, aplicativo exclusivo que a entidade lança com o objetivo de facilitar o dia a dia do empresário.O uso de celulares e outros dispositivos móveis para realizar tarefas do dia a dia é cada vez mais comum, principalmente no ambiente empresarial. Essa tecnologia permite aos usuários obterem informações diversificadas na palma das mãos, sem limitações geográficas. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas plataformas Android, Windows Phone e IOS. Para obter, basta acessar as lojas e procurar por ACIPI Mobile. As principais consultas de pessoa física, pessoa jurídica e de veículos estão disponíveis no aplicativo e os serviços de acesso às consultas ao SCPC, segue com as regras de cobrança da entidade, a modelo de como são feitas, tradicionalmente, pelo desktop. Para consultar, é necessário possuir o código e senha de associado à ACIPI.“É uma conquista muito importante para a ACIPI, pois agiliza o atendimento aos clientes. Hoje, todo mundo busca praticidade e conforto, e tendo essa ferramenta em mãos, vai facilitar o acesso do empresário sem que ele tenha que fazer deslocamentos”, destaca o diretor de Gestão de Crédito da entidade, Reinaldo Belardin.

A Sophus Tecnologia, que oferece opções e tecnologias para sistemas de proteção ao crédito, foi a empresa responsável pela criação do aplicativo. “Com a facilidade do acesso à banda larga em telefones celulares e a popularização de smartphones e tablets, as empresas vêm se adaptando às necessidades e demanda de seu público, que atualmente estão sempre conectados e interagindo a todo o momento com aplicativos e sistemas compatíveis à tecnologia”, explicou o webdesigner, Marcelo Machado Mendes.

PESQUISA – De acordo com o Comitê Gestor de Internet no Brasil, o acesso dos brasileiros à internet pelo celular triplicou entre 2011 e 2014. O percentual de 15% saltou para 47% de usuários, o que representa 81,5 milhões de pessoas. A pesquisa também mostra que metade dos domicílios brasileiros (32,3 milhões) está conectado à internet e 55% dos brasileiros acessam a rede, totalizando 94,2 milhões de usuários. O celular é a ferramenta mais usada para conexão com 76% da preferência. Em seguida, vem o computador de mesa (54%), o notebook (46%) e o tablet (22%).

SERVIÇO – Mais informações podem ser obtidas na Acipi pelo telefone 3417-1766, ramal 719, ou pelo e-mail: [email protected]

ACIPI MOBILE

EMPRESÁRIOS TERÃO ACESSO A CONSULTAS EM DISPOSITIVOS MÓVEISAplicativo é gratuito e está disponível para download em Android, Windows Phone e IOS

Repr

oduç

ão

14

Page 15: Revista ACIPI - Nº 126

ozonio

GRANDE NEGÓCIO.A certeza da realização de umIMÓVEL EXCLUSIVO

friasneto.com.br

FIQUE POR DENTROConfira os eventos realizados pela ACIPI

O ÚLTIMO DE 2015 O CME (Conselho da Mulher Empresária) da ACIPI realizou, em 25 de novembro, o último Encontro da Mulher Empresária de 2015, com o tema: “Felicidade autêntica: como encontrá-la”. A palestra ficou por conta de Yeda Oswaldo, que é master coach internacional e psicóloga positiva (PSI+).

ACIPI MARCA PRESENÇA EM EVENTO DA APAPIRComo entidade convidada, a ACIPI participou do “V Encontro de negócios e tendências na panificação e food service”, promovido pela Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região), em 25 de novembro de 2015. Quem esteve presente entrou em contato direto com palestrantes renomados que trataram de diversos assuntos de relevância para o setor.

ACIPI EM CAMPINASO presidente da ACIPI, Paulo Roberto Checoli, participou de mais uma reunião da RA-7/Facesp, realizada em Campinas pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) no fim de novembro do último ano. A ACIPI teve destaque, com a participação na exposição de ações da associação piracicabana.

CONTRIBUIÇÃO VALIOSANo fim de 2015, a ACIPI entregou as cartilhas “Faça valer seus direitos”, com as quais contribuiu, em parceria com o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região), à Associação Viva a Vida de Piracicaba. A cartilha tem como objetivo fornecer um material para orientação jurídica ao portador de câncer.

NETWORKING EM FOCOMais grupo de empresários de Piracicaba e Saltinho participou do Encontro Empresarial da ACIPI em novembro de 2015, na sede da associação. Os participantes conheceram as dependências da entidade e todos os serviços e benefícios oferecidos aos associados. Além disso, puderam apresentar aos presentes um pouco sobre cada empresa.

15

Page 16: Revista ACIPI - Nº 126

É de conhecimento público que os funcionários que se ausentarem do trabalho por motivo de doença podem e devem ter o (s) dia (s) abonado (s) pelo empregador, desde que apresentem atestado médico preenchido corretamente e válido, sem que haja prejuízo do descanso semanal remunerado. Além disso, o atestado não pode ser recusado pelo empregador.Porém, se o atestado médico for comprovadamente falsificado, o funcionário pode ser demitido por justa causa, conforme previsão do artigo 482, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sendo que são inúmeras as decisões judiciais trabalhistas e penais que decidem pela justa causa e configuração do crime. Para os julgadores, não há dúvidas de que a apresentação do atestado médico falso dá ensejo à aplicação da justa causa, por ato de improbidade. O ato faltoso constitui grave violação de uma das principais obrigações do contrato de trabalho, eliminando totalmente a confiança necessária à manutenção da relação de emprego.Ressalta-se, ainda, que a atitude patronal é de grande importância para punir e conscientizar tanto os trabalhadores quanto os médicos que atentam contra a boa fé e, até, contra a própria relação de trabalho.Sempre que a empresa desconfiar do atestado entregue por um funcionário pode solicitar esclarecimentos aos responsáveis, que prontamente devem prestá-las. Caso haja validação da falsidade, os emissores do

documento devem ser denunciados à polícia, que instaurará inquérito policial para apuração dos delitos previstos nos artigos 297 e 302 do Código Penal. Os responsáveis podem ser médicos, clínicas, hospitais ou, até mesmo, um falsificador, já que hoje se tornou comum a venda de atestados médicos falsificados. Se necessário, o empregador pode procurar o Conselho Nacional de Medicina para solicitar que uma junta médica o atestado.O funcionário também pode ser processado criminalmente por falsidade ideológica. A pena prevista é de prisão de um a cinco anos (se o atestado for de um órgão público) ou de um a três anos (se for de um particular), além da imposição de multa.Por sua vez, o médico que emitir atestado falso pode responder por crime, neste caso, por falsidade de atestado médico. A lei prevê detenção de um mês a um ano. Mas se a emissão foi feita visando a obtenção de lucro, uma multa pode ser imposta. A legislação não estabelece um valor fixo neste caso.

Departamento Jurídico da Acipi

SERVIÇO – Associados interessados em assessoria jurídica, consultas e orientações podem agendar atendimento gratuito: 3417-1766, ramal 745, ou [email protected]. Envie sugestões de temas para [email protected]

ATESTADO MÉDICO:FIQUE ATENTO!

JURÍDICO

16

Page 17: Revista ACIPI - Nº 126

A ACIPI, junto à Prefeitura Municipal de Piracicaba, apresentou em dezembro o novo sistema operacional do estacionamento rotativo pago que, agora, conta com teclado alfanumérico nos parquímetros espalhados pela cidade e com dois veículos, equipados com câmeras de monitoramento.

O objetivo é inspecionar a coleta de dados na região de cobrança, além do tempo de ocupação das vagas. Com essas adequações, o usuário insere o número da placa do veículo no ato da compra do bilhete e a partir disso é possível para a empresa administradora dos equipamentos verificar a localização e o tempo de permanência do veículo no local. Não será mais necessário, após imprimir o bilhete no parquímetro, que o usuário retorne ao veículo para colocá-lo no parabrisas para verificação dos agentes.De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, essas medidas devem ampliar a rotatividade e o número de vagas nas regiões da cidade que possuem o estacionamento regulamentado: “O estacionamento particular pago democratiza o acesso ao espaço público”.Para Paulo Roberto Checoli, presidente da

TECNOLOGIA PERMITE FISCALIZAÇÃO ON-LINE

ZONA AZUL

ACIPI, esse é mais um avanço para aprimorar o sistema, que aumenta a rotatividade de consumidores no comércio piracicabano. “Essas mudanças acompanham o real desenvolvimento de Piracicaba. O comércio da cidade e os consumidores merecem um sistema moderno e de qualidade. A ACIPI, como entidade parceira, segue apoiando este projeto”, aponta Checoli.Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes, explica que as novidades consistem em duas inovações tecnológicas que facilitarão o uso e a fiscalização do uso de vagas. “Teremos duas inovações que amplia o leque de vagas ao usuário, facilitando a vida de quem utiliza esse espaço para estacionar e ampliar as vendas no comércio”.No dia 10 de dezembro de 2014, o teclado alfanumérico foi instalado para testes em 198 parquímetros da cidade e está funcionando efetivamente desde 4 de janeiro. Os veículos com câmeras de monitoramento estão percorrendo as ruas de Piracicaba desde o dia 10 de dezembro do ano passado. Isso permitirá o melhor direcionamento das notificações, imagem dos veículos, tempo de permanência etc. O período máximo de permanência continua sendo de duas horas. O não pagamento das taxas tem multa prevista de R$ 53.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Paulo Roberto Checoli, junto ao prefeito de Piracicaba, ao secretario de Trânsito e Transportes e ao diretor da Estapar

Dois veículos equipados realizarão o monitoramento pelas ruas de Piracicaba

Pref

eitu

ra d

e Pi

raci

caba

"A ACIPI, como entidade parceira, segue apoiando este projeto” (Checoli)

17

Page 18: Revista ACIPI - Nº 126

IMPOSTÔMETRO

O Impostômetro que, em 2015, completou 10 anos, apontou um recorde. Estimativas do painel apontaram que a arrecadação no país ultrapassaria a marca do segundo trilhão.“O Impostômetro deve chega a um número recorde de R$ 2 trilhões, que representa a tributação sobre o bolso do cidadão brasileiro”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).A cifra representa o total de taxas, impostos e contribuições que os brasileiros pagaram do começo de 2015 até 31 de dezembro. O resultado embute os efeitos da inflação, que é um dos motivos que explicam a alta na arrecadação registrada pelo painel em um ano de desaceleração da economia.Preços administrados, como os da água, energia e combustíveis, também foram elevados, assim como as alíquotas de alguns impostos também foram elevadas e várias desonerações, eliminadas, o que contribui para o aumento da arrecadação.Outro motivo para o aumento da arrecadação em relação a 2014 foi a mudança na metodologia para se chegar aos números do Impostômetro. As mudanças foram feitas para manter sintonia com as alterações nos cálculos do PIB (Produto Interno Bruto) realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).Com a nova metodologia, os valores exibidos pelo painel passam a considerar novos dados de arrecadação, como o Imposto de Renda

Retido dos funcionários públicos estaduais e municipais, novas taxas e contribuições federais determinadas pela lei nº 13.080/2015 (arrecadações de entidades e fundos como contribuições para o Sistema S, FNDE, Incra, DPC, Apex-Br e ABDI). Também, foram incluídas arrecadações de municípios que não estavam sendo informadas à Secretaria do Tesouro Nacional.Em 2014, o painel fechou o ano com o registro de pouco mais de R$ 1,9 trilhão de impostos arrecadados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.“O ano de 2015 foi desafiador para o país. Mais uma vez, o brasileiro, que ficou com a conta alta dos impostos, teve que driblar os maus resultados da economia nacional para dar conta de controlar o orçamento”, comenta Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI.

PAINELInaugurado em 2005, o Impostômetro tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar dos governos serviços públicos de qualidade. O painel está localizado na sede da ACSP, que fica na rua Boa Vista, Centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram seus próprios painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.

ARRECADAÇÃO DE 2015 DEVE CHEGAR AOS R$ 2 TRILHÕESCom o fim de desonerações e elevação de alíquotas, tributos atingem patamar recordista

Painel na entrada da ACIPI registrava a “Virada do Trilhão”. Até o fim deste ano, marca deve dobrar

18

Page 19: Revista ACIPI - Nº 126

2 TRILHÕESNo ano em que o Impostômetro comemorou 10 anos, as previsões apontam para um recorde na arrecadação pública. Segundo o painel, mais de R$ 2 trilhões é tudo o que o brasileiro deve pagar de impostos municipais, estaduais e federais, do início do ano até 31 de dezembro de 2015

IMPOSTOS

Em 10 anos, sabe quantos dias o brasileiro teve que trabalhar para pagar os impostos?

Em 10 anos, sabe qual foi o impacto da carga tributária sobre o PIB do país?

Sabe o que poderia ser feito com tanto dinheiro?

140 dias151 dias

20052015

33,19%35,42%

20042014

Construir mais de 42.563.584 postos policiais equipados

Pagar mais de 2.592.705.614 salários mínimos.

Construir mais de 7.093.931 postos de saúde equipados.

Fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 33 meses.

Contratar mais de 153.152.326 professores do ensino fundamental por ano

Comprar mais de 25.379.528 ambulâncias equipadas.

Shut

ters

tock

19

Page 20: Revista ACIPI - Nº 126

SAÚDE

ZIKA: SAIBA QUAIS OS REPELENTES MAIS INDICADOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Com a epidemia de dengue e o crescente número de casos de microcefalia associada a ocorrência do zika vírus, muitas pessoas, incluindo gestantes, têm recorrido ao uso de repelentes para tentar se proteger das picadas do Aedes aegypt, mosquito transmissor dessas doenças, acatando recomendação feita pelo Ministério da Saúde.Contudo, nem todo repelente pode ser usado por crianças e grávidas. Além disso, os vários tipos do produto possuem tempo de ação diferentes, o que pode comprometer a eficácia da proteção se esse detalhe não for observado.Segundo o infectologista Edwin Antonio Solorzano Castillo, o ideal é que as gestantes procurem orientação médica antes de fazerem uso desse tipo de produto. Também, as mães com filhos pequenos não devem fazer uso de repelentes em crianças pequenas sem prescrição médica.No Brasil, são três os princípios ativos dos repelentes comercializados aprovados pela

Começar 2016com escolhas saudáveisAo fecharmos mais um ano, fazemos o balanço do que foi bom e do que podemos melhorar para o próximo. A seguir, dicas importantes para um novo estilo de vida!• Ao despertar, observe seus pensamentos e os torne positivos. Não deixe a irritação tomar conta de você;• Mantenha a vida organizada, na família, no trabalho e financeiramente;• Não prometa o que não tem certeza que poderá cumprir;• Diga “Bom dia” com sorriso e esteja aberto internamente para as coisas boas;• Adote uma alimentação saudável, faça as refeições em locais tranquilos, sem pressa e mastigando bem. Não consuma frituras devido à alta quantidade de gordura saturada. Substitua pão branco, biscoitos, massas e outros cereais refinados por pães e cereais integrais. O alto teor de fibras, vitaminas e minerais melhoram a função intestinal;• Procure focar nos seus afazeres, afastando conversas inúteis e atitudes agressivas;• Respeite intervalos de descanso para recarregar suas energias;• Faça uma avaliação de saúde anual;• Faça exercícios físicos e ou caminhadas pelo menos 2 a 3 vezes por semana.

Unimed Piracicaba

Início de ano. Que tal renovar a expectativa e colocar em prática ações que possam garantir sua saúde bucal? Siga estes passos. Escove os dentes ao acordar, depois de cada refeição e antes de dormir.Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras e com baixo teor de açúcar e carboidratos.O grande risco do açúcar para os dentes é a frequência com a qual ele é ingerido.Após as refeições, passe o fio dental e realize escovações com pasta.As escovas devem ser individuais e trocadas com frequência.O fio dental é indispensável, pois os dentes possuem cinco faces e algumas delas não são alcançadas pelas escovas.Não esqueça de escovar a língua ou utilizar limpadores de língua para remover a “saburra” restos de alimentos e células que deixam a língua com aspecto esbranquiçado/amarelado.Evite alimentos e bebidas com corantes que possam manchar os dentes e as restaurações de resina.Evite ingerir refrigerantes e bebidas ácidas, assim como chupar frutas cítricas com muita frequência. Elas podem causar erosões dentárias e sensibilidade excessiva.Previna problemas odontológicos visitando seu dentista a cada seis meses.

Uniodonto Piracicaba

Garanta sua saúde bucal

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):• IR3535 (EBAAP): uso tópico é tido como seguro para gestantes, sendo indicado, inclusive, para crianças de seis meses a dois anos, mediante orientação de um pediatra. Precisa ser reaplicado a cada duas horas.• DEET: uso tópico é considerado seguro em gestantes, mas o produto não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos. Já para crianças entre 2 e 12 anos, a concentração do princípio ativo deve ser de no máximo 10% e a aplicação deve ser feita, no máximo, três vezes por dia. O tempo de ação para adultos (concentração de 15% do ativo) é de cerca de 6h. Já a versão infantil dura apenas duas horas.• Icaridin: por oferecer o período de ação mais prolongado, estão sendo os mais procurados por adultos e gestantes. Com duração de proteção de até 10 horas, também pode ser usado por crianças a partir de 2 anos.

Fernanda Duarte/Portal EBC

20

Page 21: Revista ACIPI - Nº 126
Page 22: Revista ACIPI - Nº 126

O Engenho Central de Piracicaba foi palco do lançamento do projeto Luz&Arte no dia 4 de dezembro. A cerimônia que lançou oficialmente a programação das atividades natalinas de Piracicaba, iniciou às 19 horas com a apresentação da banda União Operária.

Na sequência, as autoridades presentes falaram sobre a importância da iniciativa. O ponto alto do evento aconteceu por volta das 20h30, quando os presentes foram convidados a caminharem até a avenida Beira Rio, para inauguração da iluminação de um dos mais importantes pontos turísticos da cidade: a Passarela Pênsil. Com velas de led nas mãos, adultos e crianças, caminharam pela Passarela acenando para o alto, iluminando a penumbra do trajeto.

Após a contagem regressiva, todos puderam contemplar a iluminação, nesse ano, na cor azul. O Hino de Piracicaba, executado pela banda União Operária, foi a trilha sonora daquele momento. A programação contou, ainda, com a participação dos Seresteiros de Tatuí, na Noite das Tradições, para encerrar o evento.

Esse é o sétimo ano que a ACIPI e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e o Fussp (Fundo Social de Solidariedade) se unem em parceria para o Luz&Arte. As atividades aconteceram no período de 4 de dezembro a 6 de janeiro com a tradicional iluminação da Passarela Pênsil, Casinha de Noel, Mercadinho Natalino, Feira Presente de Natal e apresentação do Papai e Mamãe Noel cantores, jardineira decorada e a ação “Papai Noel mais perto de você”.

A programação contou com o apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Semob (Secretaria Municipal de Obras), Semuttran (Secretaria Municipa de Trânsito e Transportes), Gafab (Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira), MBM – Escritório de Ideias, Casa de Noel, JSL, Senac, Multimagem, Trebbor e Projectons.

ABERTURA DO LUZ&ARTE REÚNE FAMÍLIAS NO ENGENHO CENTRAL

22

Page 23: Revista ACIPI - Nº 126

Autoridades falaram aos presentes sobre o objetivo do projeto

Seresteiros de Tatuí encerraram a noite com apresentações

Banda União Operária abriu o evento no Engenho Central

Famílias se reuniram para prestigiar abertura oficial

Page 24: Revista ACIPI - Nº 126

ACIPI INOVA COM 'CONTAINER' DE NATALAção permitiu interação com o Papai Noel nos corredores comerciais

Intitulada “Papai Noel mais perto de você!”, a ACIPI inovou sua participação no projeto Luz&Arte com um container de Natal e levou aos corredores comerciais da cidade, a presença do Papai Noel e de seus ajudantes. A iniciativa teve por objetivo movimentar o comércio de Piracicaba e dar oportunidade aos adultos e crianças de interagirem e fotografarem com os personagens natalinos.Decorado internamente com mobiliário alusivo ao Natal, o container fez alusão à sala do Papai Noel que, sentado em seu trono, recebeu a visita da população. “Anualmente, a ACIPI leva os personagens dentro de um veículo decorado que desce as ruas do comércio e, nesse ano, resolvemos incrementar com o container para reforçar ainda mais a data, levar entretenimento à população e fortalecer o comércio”, conta o presidente da entidade, Paulo Roberto Checoli.Lia Casati Faleiros, de seis anos, visitou o container no bairro da Paulista e registrou suas impressões. “Eu achei bem legal participar e conhecer a casa do Papai Noel. Pedi um brinquedo pra ele”, disse. Seu pai, Pedro Faleiros, 40 anos, psicológo, complementou: “É bacana porque as crianças podem vir e fazer os pedidos delas. Favorece o período de compras, deixando mais descontraído”.Para o comerciante Sergio Antonio de Marchi,

32, que levou suas três filhas visitar o Papai Noel na Vila Rezende, o importante é resgatar a data. “É muito bom resgatar a magia do Natal para as crianças, principalmente numa ação gratuita como essa que abre a possibilidade de mais pessoas participarem”, destacou.Receberam o “Papai Noel mais perto de você” os bairros da Paulista, Dois Córregos, Vila Rezende, Santa Teresinha, Vila Sônia e Centro no período de 10 a 23 de dezembro.

Mobiliário do container foi detalhadamente pensado para reproduzir o ambiente de uma sala

A visita ao container foi gratuita e aberta à população

Papai Noel, Mamãe Noel e sua ajudante, encantaram a população na véspera do Natal

24

Page 25: Revista ACIPI - Nº 126

JARDINEIRA DECORADA

No período de 17 a 23 de dezembro, um veículo decorado levou três casais de Papai Noel e Mamãe Noel nos corredores comerciais da cidade, entretendo os consumidores e a população. A iniciativa também integrou a programação do projeto Luz&Arte.O veículo circulou pelos corredores comerciais durante o período em que as lojas funcionaram em horário especial, nos seguintes bairros: Centro, Dois Córregos, Santa Teresinha, Vila Sônia, Paulista e Vila Rezende.No trajeto, os Papais e Mamães Noéis, desciam do veículo para entregar balas e interagir com as pessoas.

Jardineira da década de 60 foi decorada especialmente para a atividade

OPERAÇÃO PAPAI NOEL Uma força-tarefa também operou nos corredores comerciais de 7 a 24 de dezembro com o objetivo de assegurar a tranquilidade de lojistas, trabalhadores e consumidores no período mais importante para as vendas no ano. Batizada de Operação Papai Noel, a ação é composta por entidades e órgãos municipais e estaduais responsáveis pela segurança, saúde e ordem públicas da cidade.

Page 26: Revista ACIPI - Nº 126

Não foi um ano muito produtivo para o país. Em 2015, o Brasil colecionou uma série de resultados negativos. Por conta do baixo desempenho, as previsões do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro apontam para uma retração em 3,5%. Além disso, o país viu serem fechadas 169 mil vagas (outubro/15), segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como diz o início de um conhecido dito popular: “não há mal que sempre dure”. A economia possui uma dinâmica cíclica. Mais adiante, em um horizonte de reajustes e recuperação, esta crise deve ceder terreno para uma retomada da atividade econômica e o caminho para o reaparecimento dos números positivos pode ser aberto novamente.

Por esse motivo, os profissionais que estão em busca de uma oportunidade de trabalho não devem permanecer de braços cruzados. Além disso, mesmo em momentos de recuo,

CARREIRA E TRABALHOO ano foi difícil para o país. A bonança vivida em anos anteriores deu lugar a um cenário de desaceleração. Mas, apesar dos maus resultados da economia, o profissional não deve se descuidar. É bom estar sempre bem-preparado para as oportunidades que se mostrarem adiante.

oportunidades podem aparecer nas empresas para suprir necessidades internas.

Mas, com a complexidade do mercado de trabalho atual, que está cada vez mais competitivo, a palavra de ordem do momento é: preparação. Estar atento às oportunidades, agir com pró-atividade, manter-se bem-atualizado e não descuidar do currículo são algumas das atitudes indicadas por especialistas em recursos humanos. Saber um segundo idioma também desponta como uma competência bem-vista pelas empresas, e que distingue os candidatos na concorrência por uma posição.

O momento da entrevista, também, é muito importante. Há que estar preparado para esse contato, pois é quando o candidato deixa sua primeira impressão ao recrutador.

A Revista ACIPI traz, além dessas, uma série de outras dicas proveitosas para quem não quer descuidar da carreira. Confira.

Shut

ters

tock

26

Page 27: Revista ACIPI - Nº 126

O mercado de trabalho está mais complexo. A concorrência por uma vaga de emprego está mais acirrada. Além disso, hoje, as empresas estão ficando cada vez mais seletivas na busca por profissionais. Nesse sentido, o comprometimento aparece como um dos requisitos mais valorizados pelos recrutadores. “As pessoas serão chamadas, cada vez mais, a assumirem forte identidade com a empresa onde trabalham. Isso significa que terão de ser mais eficientes e mais comprometidas, trazendo para si a responsabilidade de 'donas' do negócio, o que requer delas uma postura de empreendedorismo”, explica a coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Capital Humano da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Dalila Corrêa.Segundo a professora, as empresas estão apostando em candidatos, que possam gerar contribuições rápidas e efetivas. “Nessa linha, o empreendedorismo, a capacidade de analisar cenários e propor ações, a pró-atividade e a competência para estimular outras pessoas a abraçarem uma identidade com a empresa são os primeiros requisitos”, explica.Para Dalila, é importante para o profissional manter um espírito reflexivo. “É preciso que ele tenha flexibilidade para fazer análises e traçar mudanças de rotas quando for preciso. Ele não pode se prender a uma expectativa limitante, mas deve se abrir para possibilidades, antes não cogitadas”, orienta.

“Em períodos de crise, saem-se melhor os candidatos, que compreendem que as empresas apostam neles para gerar contribuições rápidas e efetivas. Empreendedorismo, pró-atividade e competência para estimular outras pessoas a abraçarem uma identidade com a empresa são os primeiros requisitos”

Fábi

o M

ende

s

Para Dalila, empresas estão de olho em pessoas que assumam responsabilidades e saibam atuar como “donas” do negócio

De acordo com a especialista, alguns comportamentos podem ser nocivos ao candidato que está buscando uma posição. “Apegos a ideias pré-formatadas, como: 'se não for esta empresa, não trabalharei em outra', 'se não for este salário, não aceitarei a vaga', podem atrapalhar. O imediatismo, achar que não terá mais chances, que o tempo está passando e que não conseguirá voltar ao mercado de trabalho, também não ajudam. Além disso, a ausência de foco, aquela situação em que a pessoa atira em todas as direções, achando que um tiro vai acertar o alvo, também pode ser um obstáculo. Nesse sentido, a determinação e a visão podem ser mais eficientes que um a sorte ou o destino”, aconselha.Para quem está na busca por uma vaga, ou mesmo para quem quer manter seu emprego, em uma situação de dispensas, o conselho da especialista é se atualizar. “Manter-se em constante estado de capacitação é uma condição para se manter empregável. Isso não se discute mais. Na sociedade contemporânea, o desinteresse pelos processos de aprendizagem continuada é uma morte anunciada no mercado de trabalho. Por outro lado, a aprendizado dirigido é muito valorizado”, explica Dalila.

Evite o ostracismo. Não perca tempo na espera de respostas dos vários currículos enviados, achando que tudo se resolve com o tempo. “Muitas chances boas de trabalho acontecem em ambientes fora das empresas, em situações sociais e culturais, de relacionamentos e de vida”, explica Dalila.

27

Page 28: Revista ACIPI - Nº 126

“O currículo pode ser considerado a porta de entrada do candidato ao processo seletivo, pois ele é o meio, que contém as informações necessárias e capazes de chamar a atenção do recrutador para o candidato à vaga proposta”

O cenário econômico recessivo interfere de maneira considerável na diminuição do ritmo da produção, o que, por sua vez, reflete diretamente no número de postos de trabalho e no aumento do desemprego. Mas, mesmo em situações de retração, empregadores vão continuar precisando de profissionais capacitados para exercerem atividades dentro de suas organizações. Por isso, há que estar preparado para as oportunidades que possam se abrir.De acordo com a professora de Recursos Humanos da FGN/Unimep (Faculdade de Gestão e Negócios), Ângela Trimer, o profissional mais valorizado pelas empresas brasileiras é aquele que domina sua área de conhecimento e também outras áreas. “Também é valorizado aquele que possui algumas características consideradas primordiais, como: foco e visão, bom relacionamento, boa comunicação, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe, aderência aos valores da companhia e comprometimento”, enumera. Outra questão apontada pela especialista é o fato de que as empresas têm ficado de olho nos perfis dos candidatos em redes sociais. “O conteúdo do perfil pode tornar o candidato mais atraente à vaga de emprego, uma vez que pode transmitir uma imagem profissional, revelar sua personalidade e evidenciar interesses. Entretanto, a utilização das redes sociais deve agregar informação a entrevista no processo seletivo, mas não a sobrepor, haja vista que as pessoas podem oferecer muito mais do que apresentam nas redes sociais. É bom ter cautela nas publicações”, comenta Ângela.Já com relação à entrevista de emprego, a professora alerta para o cuidado que se deve ter com essa fase da seleção. “A entrevista de emprego é um momento único, no qual o candidato tem a possibilidade de causar boa impressão. A preparação para esse momento é importante, já que se trata de momento de alta complexidade”, explica Ângela, passando algumas dicas para quem irá encarar o encontro com o recrutador: “evite o português inadequado, pois falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, valoriza o candidato; falar demais, também, é um erro muito comum em entrevistas; não aja

com falta de ética, comentar sobre pessoas ou organizações não é uma atitude adequada; o bom senso na hora de se vestir também é primordial; também, não diga mentiras, não invente cursos ou experiências, que não sejam verdadeiras e não se atrase, chegar pontualmente não depõe contra sua imagem”.Já o currículo é considerado pela especialista a porta de entrada do candidato ao processo seletivo. “Ele é o meio que contém as informações necessárias e capazes de chamar a atenção do recrutador para o candidato à vaga proposta. Se o recrutador recebe grande quantidade de currículos para uma única oportunidade de emprego, ele deve selecionar um número limitado de currículos para as entrevistas. Assim sua concentração será direcionada aos que consigam traduzir as informações de maneira mais clara e objetiva”, explica Ângela, que aconselha: “o currículo deve ser confeccionado especificamente para cada vaga e deve ser estruturado de maneira organizada, com informações relevantes para o recrutador”.

Para Ângela, as pessoas devem fortalecer uma qualidade, que as diferenciem na concorrência com demais candidatos

Aposte numa uma rede de relacionamentos ativa, com quem possa compartilhar informações sobre oportunidades de emprego. “Se a pessoa for um estudante, por exemplo, a própria sala de aula é uma rica fonte de contatos, pois outros alunos, já colocados, podem indicar vagas em aberto em suas empresas, ou mesmo encaminhar seu currículo”, comenta Ângela.

28

Page 29: Revista ACIPI - Nº 126

“Na maior parte das vagas de emprego hoje, saber inglês é tão importante quanto ter o diploma universitário. Em muitos casos, um candidato com formação sólida, mas que não domine o inglês, pode ser eliminado dos processos de seleção”

Há alguns anos, assim como ter um diploma universitário, ter o conhecimento pleno de uma língua estrangeira era um diferencial no currículo. Hoje, na concorrência por uma vaga, a graduação já não distingue mais um candidato, como no passado e saber falar um segundo idioma passou a ser um diferencial classificatório em uma seleção. “Na maior parte das vagas de emprego, hoje, especialmente aquelas que vêm com um potencial de crescimento dentro das empresas, saber inglês é tão importante quanto ter o diploma. Em muitos casos, um candidato com formação sólida, mas que não domine o inglês pode ser eliminado dos processos de seleção”, explica a professora de inglês e diretora da FCH/Unimep (Faculdade de Ciências Humanas), Renata Colasante. A professora comenta que: “para muitas empresas, é mais fácil treinar alguém com a habilidade no idioma para uma função específica do que fazer com que o funcionário adquira o domínio da língua depois de contratado. Isso é um processo mais demorado, que pode levar muitos anos”.Com o fenômeno da hiperconectividade, que é capacidade das marcas se relacionarem com clientes e fornecedores, o conhecimento do inglês emerge como uma ferramenta de comunicação, já que em uma série de plataformas o idioma é usado, além de ser padrão nos negócios internacionais.“Na qualidade de língua universal, estima-se que cerca de 59% do conteúdo da Internet mundial

Para Renata, hoje o não conhecimento do inglês pode fechar portas

Dê atenção à prática do idioma. Fazer um bom curso é importante, pois dará a base para o aprendizado. Mas, não deixe de manter a exposição à língua. “O ideal é a associação das duas coisas: um bom curso e a exposição ao idioma, lendo, assistindo programas de TV, filmes, ouvindo música”, indica Renata.

esteja em língua inglesa, com um número de mais de 851 milhões de usuários. O português é usado apenas em 2% dos conteúdos dos sites e línguas, como o alemão e o francês, cerca de 4%. Isso demonstra que falantes do português, que não possuam o domínio do inglês ao menos para leitura, estarão restritos a esses 2%. É uma porcentagem muito pequena de acesso à toda a informação disponível, recursos, bem como o potencial de desenvolvimento pessoal que os usuários teriam à sua disposição, caso tivessem o domínio do inglês”, comenta Renata.No âmbito carreira, a professora alerta para um fato interessante: “uma rede social como o LinkedIn, por exemplo, que visa contatos profissionais, só trará visibilidade internacional se o candidato mostrar-se apto para comunicar-se em inglês. Mesmo nacionalmente, um perfil em inglês pode chamar a atenção de um empregador que esteja no território brasileiro, mas que seja uma multinacional, ou uma empresa nacional com negócios no exterior”.Para finalizar, Renata chama a atenção para o fato de que, por conta de ser universal, o inglês passa a ser uma ferramenta eficiente para comunicação entre falantes de outras línguas. “Como língua internacional, linguistas já apontam que o inglês já não é mais exclusividade dos países de língua inglesa. Ela pode ser o elo de ligação, por exemplo, entre um francês e um brasileiro, ou de um russo e de um chileno, etc.”, argumenta.

Fábi

o M

ende

s

29

Page 30: Revista ACIPI - Nº 126

POR QUE É IMPORTANTE A ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA?

ACIPI: Os tempos são outros. A hipercompetitividade tem demandado do profissional, que quer se sobressair, uma atenção às suas habilidades. Por conta disso, planejar a carreira é algo que deva ser levado em conta hoje em dia?ZEM: Hoje se a gente observar o cenário do mercado de trabalho, da própria conjuntura, é importante para qualquer profissional, independente da área em que ele atua, a preocupação com a gestão e os rumos da sua própria carreira. Então, a gente vê que há uma necessidade frequente das pessoas se preocuparem com isso. Mas, hoje pela realidade que nós temos no mercado, essa necessidade se amplia. Dessa forma, ter um planejamento, definir objetivos, saber aonde se quer chegar são coisas que o profissional deve estabelecer, pois isso tudo o auxilia na trilhagem dos caminhos, que possam levá-lo a atingir esses objetivos. A questão do planejamento, da opção pelo investindo na qualificação, serve tanto para a busca de oportunidades, quanto para uma perspectiva profissional de crescimento dentro de uma empresa. E esse momento de início de ano é até propício para isso, pois é o período que o profissional dá uma parada para analisar o ano que ele teve e vislumbrar o que ele vai querer da carreira para os próximos anos.

ACIPI: Nesse contexto, o aprendizado contínuo e a constante capacitação são atitudes que se impõem no complexo mundo do trabalho?ZEM: Buscar a capacitação é algo fundamental para quem não quer ver sua carreira ficar estacionada. O profissional não pode se descuidar desse aprendizado contínuo que ele necessita ter, principalmente no atual contexto econômico. Ainda que o cenário seja de retração, essa crise, de alguma forma, vai acabar passando. Mas, são ações, como o investimento na capacitação constante, que vão colaborar para o crescimento profissional, na disputa por melhores vagas, por promoções, por aumento de salário. Além do reconhecimento que ele pode vir a ter enquanto profissional, há também uma valorização do próprio currículo. A carreira é algo que o profissional tem que estar constantemente avaliando, independentemente se o mercado está positivo ou negativo.

ACIPI: Houve um tempo em que a graduação era suficiente para destacar um profissional na concorrência por uma posição na empresa, ou promoção interna. Mas, com o acirramento da competição no mercado de trabalho, que está mais exigente, a impressão que se tem é a de que as empresas estão “colocando os olhos” nos profissionais especialistas. O senhor concorda? Acredita que o caminho está aberto para os cursos de pós-graduação?

ENTREVISTA

A complexidade do mercado de trabalho, nos dias de hoje, impõe ao profissional a necessidade de se planejar a carreira e manter constante atualização. O cenário de menor concorrência visto até a década de 90 deu lugar a um ambiente mais competitivo, que exige das pessoas um cuidado maior com rumos de sua trajetória profissional. Sobre esse assunto, o coordenador-geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Carlos Alberto Zem, conversou com a Revista ACIPI. Confira a entrevista.

30

Page 31: Revista ACIPI - Nº 126

/unimep@unimep

/unimep@unimep

LATO SENSUESPECIALIZAÇÃO, MBA E MBCCursos oferecidos de acordo com a Resolução 01/07 CNE/CES-MEC

[email protected]

(19) 3124.1609 / 1659

Confira no portal da Unimep o conteúdo completo de cadacurso, bem como informações sobre o programa de bolsase convênios corporativos com empresas e associações.

unimep.br/pos

CiênCias da saúde, Qualidade

de Vida e BeM-esTaR•AnálisesClínicaseMedicinaLaboratorial

•EnfermagemdeUrgênciaeEmergência

IntraeExtra-Hospitalar

•EnfermagememUnidadedeTerapiaIntensiva

•FisiologiadoEsforçonoTreinamento

•FisioterapiaDermatofuncional

•FisioterapiaDesportiva

•NutriçãoClínica

•NutriçãoEsportiva

COMuniCaÇÃO, inTeRneT e desiGn•AssessoriadeImprensaeNovasMídias

•DesigndeSuperfície

•MBAemGestãoDigitaleMídiasSociais

•MBCemComunicaçãoEmpresarial

•ProduçãoMidiática

diReiTO e leGislaÇÃO•DireitoCivileDireitoProcessualCivil

•DireitodoTrabalhoeDireito

ProcessualdoTrabalho

•DireitoEmpresarialcomÊnfase

emQuestõesTributárias

•DireitosFundamentaisnasRelações

deConsumoeMercado

eduCaÇÃO, CulTuRa e ensinO•AlfabetizaçãoeLetramento

•CulturaAfro-BrasileiraeAfricana:

EducaçãoparaasRelaçõesÉtnico-Raciais

•DocêncianoEnsinoSuperior

•EnsinodeMúsicanaEducaçãoBásica

•LiteraturaeOutrasLinguagensArtísticas

•MatemáticaAplicadaàsCiências,

EnsinoeMercadodeTrabalho

enGenHaRia•Bioetanol,AçúcareBiomassa–Inovações

noSetorSucroenergéticoeSustentabilidade

•DiagnósticodeSistemasEmbarcados

paraaIndústriaAutomotiva

•EngenhariadeProcessoseProdutividade

comCertificaçãoLean Manufacturing

•EngenhariadeQualidadeeProdutividade

comCertificaçãoGreen Belt

•EngenhariadeSegurançadoTrabalho

•EngenhariadeSoldagem

•FerramentasdeEngenhariadeProdução

AplicáveisàGestão

•FerramentasdeGestãoAplicáveis

àEngenharia

GesTÃO e neGÓCiOs•MBAemAdministraçãoEstratégica

daProduçãoeQualidade

•MBAemFinançaseControladoria

•MBAemGestãoAmbientale

Sustentabilidade

•MBAemGestãodeNegócios

deAlimentaçãoeGastronomia

•MBAemGestãodePessoase

DesenvolvimentodoCapitalHumano

•MBAemGestãodeProjetos

•MBAemGestãodoTerceiroSetor

•MBAemGestãoeNegócios

•MBAemGestãoEstratégicaemSaúde

•MBAemLogísticaEmpresarial&Gestão

daCadeiadeSuprimentos

•MBAemMarketingeNegociação

•MBAemNegóciosInternacionais

eComércioExterior

MeiO aMBienTe•MeioAmbiente,Biodiversidade

eConservação

PsiCOlOGia•Neuropsicologia

•OrientaçãoProfissional

edeCarreira

•PsicologiaAplicadaàSaúde

•PsicopedagogiaInstitucional

TRaduÇÃO e lÍnGuas•TraduçãoInglês–Português

TeCnOlOGia da inFORMaÇÃO•RedesdeComputadores

Associados da ACIPI,seus funcionários

e dependentes têm20% de desconto

nas mensalidades.

Unimep-POS-21x14-ACIP-2.indd 1 16/12/15 11:06

ZEM: Sim, realmente. A graduação hoje não faz mais a diferença. Esse cenário da graduação ser um diferencial vigorou até meados da década de 90. A partir disso, a graduação deixa de ser um diferencial e a pós vem ocupar esse espaço de diferencial competitivo na carreira. Hoje, só para se ter uma ideia, o que faz a diferença para o profissional não é saber apenas qual a pós-graduação ele tem, mas quantas ele tem. A grande questão é saber quantas especializações esse profissional tem para fazer frente a essa complexidade do mercado de trabalho. O profissional multitarefas de hoje precisa dar conta de muitos desafios no dia-a-dia dentro da empresa, por isso “batemos na mesma tecla” de que ele deve estar sempre se atualizando. Essa capacitação, muitas vezes, nem sempre é na própria área na qual o profissional está habituado a trabalhar. De repente, no seu exercício profissional, ele tem a influência de outras áreas, que vão demandar conhecimentos específicos, que a sua área de formação não dá conta. Dessa maneira, ele vai precisar buscar um conhecimento complementar em outras áreas. O profissional de hoje não pode ficar restrito à uma linha reta, que é a área de formação dele, ele vai ter que lidar com os sobressaltos, vai precisar buscar conhecimento em outras áreas para dar conta do seu cotidiano profissional.

ACIPI: E a formação à distância? Como vê o surgimento dos cursos na modalidade EAD (ensino à distância)?ZEM: É um tipo de modalidade de ensino que deve sim ser considerada como uma opção para aquele profissional, que não dispõe de muito tempo por conta da correria do dia a dia do trabalho, ou mesmo por que a agenda dele não permita que tenha condições de se adequar 100% à uma carga horária dos cursos convencionais. Nesse sentido, a modalidade de educação à distância tem uma flexibilidade maior para essa adequação de horários. Hoje, há cursos de qualidade, que operam nesse tipo de plataforma. Antigamente, as pessoas tinham a visão de que o curso de educação à distância possui um conteúdo inferior do que se encontra nos modelos presenciais. Essa é uma barreira que já vem sendo vencida, pois são cursos que têm qualidade. O que, também, é interessante observar é que essa opção de estudo acaba demandando muito mais do aluno, que precisa ser disciplinado, organizado e que trabalhe com planejamento. Dessa forma, eu vejo com bons olhos, sim, essa modalidade, que, em termo de ingresso de alunos no Brasil, vem aumentando consideravelmente.

Page 32: Revista ACIPI - Nº 126

A ACIPI, por meio da Escola de Negócios, oferece em 2016 o MBA em Gestão de Varejo, junto à Universidade Metodista de São Paulo, na modalidade EAD (Ensino a Distância).

Essa é uma ótima oportunidade para profissionais que necessitam de maior flexibilidade de horário para cursar o MBA. Isso acontece porque no curso da Escola de Negócios ACIPI, as vídeo-aulas podem ser acessadas ao vivo pela internet ou gravadas para serem assistidas posteriormente, conforme a possibilidade de cada aluno. Além disso, as apostilas e o material de apoio são disponibilizados via download. Entre os diversos benefícios, o aluno conta com uma plataforma integrada para troca de informações e realização de atividades.

É importante lembrar que o aluno precisa ter disponibilidade para participar de, pelo menos, um encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas com antecedência. Os encontros on-line acontecem, quinzenalmente, às terças-feiras, das 19h às 23h. A duração do MBA em Gestão de Varejo é de 18 meses, totalizando 360 horas/aulas.

A ACIPI procura por parceiros de excelência para oferecer o que há de melhor quando o assunto é capacitação profissional. Este é o caso da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), instituição parceira para os cursos de pós-graduação na categoria ensino a distância.Para o presidente da ACIPI, Paulo Roberto Checoli, o trabalho junto à Umesp trata-se de mais um projeto de sucesso, detalhadamente pensado e desenvolvido para atender às demandas da classe empresarial: “O mercado é competitivo, sobre tudo em um período instável economicamente, e exige dos profissionais cada vez mais conhecimento e técnicas específicas de gestão. Pensando nisso, a ACIPI proporciona, por meio da modalidade EAD, mais

Associados à ACIPI têm descontos no valor total do curso.

Para mais informações e inscrições, ligue: (19) 3417-1766, ramais 721 e 725, ou envie um e-mail para: [email protected]

COMODIDADE A UM CLIQUE

ACIPI E UMESP: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

ENSINO A DISTÂNCIA

Parceria da Escola de Negócios e Universidade Metodista de São Paulo permite que o aluno assista as aulas de onde e quando puder

Shut

ters

tock

32

Page 33: Revista ACIPI - Nº 126

facilidade a quem deseja se capacitar, mas que tem pouco tempo disponível para frequentar a sala de aula presencialmente”.

O reitor da Umesp, Marcio de Moraes, falou sobre a importância da parceria e afirmou que a universidade tem como prioridade pensar em cursos voltados para a classe empresarial. “A parceria é muito interessante para as duas organizações. A educação a distância da Metodista está presente em todo o Brasil. Uma parceria com a ACIPI reforça o reconhecimento social da educação em gestão e negócios da nossa universidade. Os programas serão construídos de maneira colaborativa entre a ACIPI e a nossa Escola Metodista de Educação Corporativa. Entendemos que a academia deve contribuir com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento econômico por meio das empresas, e a qualificação de seus colaboradores é uma das contribuições possíveis”, explica o reitor.

FAÇA CURSOS A DISTÂNCIACOM QUEM É REFERÊNCIA!DESCONTOS ESPECIAISPARA ASSOCIADOS À ACIPI

CONFIRA OSCURSOS NO SITE:metodista.br/acipi

MBA EM GESTÃO DE VAREJO (EAD)

*Para pagamento até o dia 6 de cada mês,por meio do programa de desconto.

a partir deR$ 298,00

Mensalidades

Informações e inscrições:19 3417-1766, ramais 721 e 725, ou pelo e-mail:

[email protected]

/escoladenegociosacipi

Escola de Negócios Acipi

escoladenegociosacipiESCOLADENEGOCIOSACIPI.COM.BR

Matriz curricular

• Gestão de Mercado

• Marketing Varejista

• Análise de Recursos e Finanças

• Gestão de Operações e Logística

• Sustentabilidade Varejista

• Direito e Práticas de Gestão

• Vendas e Negociação

• Gestão de Pessoas

• Tecnologia e Inteligência Competitiva

• Comunicação em Varejo

• Projeto de Negócio Varejista

* Sujeita a alterações

Page 34: Revista ACIPI - Nº 126

DIA A DIA

PARA FECHAR 2015A Escola de Negócios ACIPI promoveu no dia 1º de dezembro a palestra “Inovação e geração de valor no varejo”, fechando 2015 com chave de ouro. Os participantes puderam reconhecer as particulares deste setor do mercado por meio de cases, técnicas e estratégias apresentadas por Fabio Servilha Arroyuelo.

CONHECIMENTO GARANTIDO Alunos do curso de Aprendiz do Senac Piracicaba visitaram, em dezembro de 2015, o Memorial do Empreendedorismo da ACIPI. Os 29 estudantes, acompanhados pela professora Marcia Mariano de Carvalho, conheceram a história do empreendedorismo piracicabano em um ambiente que alia, com sucesso, conhecimento e tecnologia. Para agendamentos, ligue: (19) 3417-1766, ramal 736, ou mande um e-mail para: [email protected]

PRONTOS PARA O MERCADO DE TRABALHO Algumas turmas dos cursos profissionalizantes (Panificação, Operador de Caixa e Ajudante de Cozinha) realizados pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda), em parceria com a ACIPI, receberam os certificados de conclusão e estão aptos para atuar no mercado de trabalho. Parabéns a todos!

34

Page 35: Revista ACIPI - Nº 126

PRODECOM

DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA EMPRESA

Um dos principais papéis da ACIPI é incentivar e fortalecer a classe empresarial piracicabana e, para isso, dispõe de diversas ferramentas. Uma delas é o Prodecom (Programa de Desenvolvimento Competitivo para Empresas): uma consultoria empresarial, realizada por meio de práticas de gestão e aprimoramento de processos, que eleva a capacidade competitiva das empresas no mercado.O foco do projeto é, depois de realizar um diagnóstico completo da estrutura da empresa, oferecer subsídios estratégicos para pequenas e médias empresas de Piracicaba e região a preços acessíveis. Com chancela da Escola de Negócios Acipi, o Prodecom conta com a orientação de profissionais experientes, que aliam o conhecimento técnico ao dia a dia de mercado.

As empresas participantes contam com consultoria voltada a diversas áreas da gestão, como qualidade de processos, projetos, finanças, marketing, logística, controladoria, auditoria, recursos humanos, entre outras. Já que as empresas disputam, dia a dia, um bom posicionamento no mercado, elas são desafiadas a inovar, se reciclar e projetar o futuro de forma estratégica. É exatamente isso que o Prodecom propõe.

MOTIVAÇÃO COMO PRIORIDADEO grupo Flafler é uma das participantes do programa. No fim do último ano, os colaboradores participaram do um treinamento intitulado “Atendimentos excepcionais, vendas perfeitas”, ministrado por Thiago Camargo, com a chancela da Escola de Negócios ACIPI e que faz parte do Prodecom.Segundo os gestores da empresa, a proposta ao procurar pelo programa foi qualificar e motivar a equipe de 72 funcionários para alcançar a excelência no atendimento aos clientes. “Somos associados e já conhecemos a qualidade dos cursos que a entidade oferece. Além disso, tivemos uma boa referência e indicação do palestrante”, afirma Fernando Chohfi Maluf, um dos diretores e proprietários do grupo Flafler.O treinamento foi repleto de dinâmicas, atividades e vídeos e levou aos participantes um conteúdo específico, voltado ao atendimento e técnicas de vendas. “Ficamos muito satisfeitos com o processo de contratação do programa e o resultado da palestra, além da infraestrutura oferecida pela entidade para receber nossos colaboradores”, completa Maluf.

Para mais informações e inscrições, ligue: (19) 3417-1766, ramais 721 e 725, ou envie um e-mail para: [email protected]

"Somos associados e já conhecemos a qualidade dos cursos que a entidade oferece" (Maluf)

Flávio e Fernando Maluf apostaram no Prodecom em 2015

35

Page 36: Revista ACIPI - Nº 126

AGORA É A VEZ DE SUAEMPRESA ENTRAR NA WEB!

Independentemente da natureza e do tamanho de seu negócio, hoje estar na internet é imprescindível para a saúde do mesmo. Em um mundo onde os aparelhos de smartphones conectados já são quase tão numerosos quanto os próprios seres humanos, aparecer como uma opção de fornecimento de produtos e serviços quando buscadores online e aplicativos de consultas são acionados pelos potenciais clientes tende a ser um diferencial decisivo para a sobrevivência de seu projeto empresarial.

E se o Brasil faz parte desse cenário, o Estado de São Paulo e a nossa Piracicaba também vivem essa mesma realidade: usuários dos mais jovens aos mais maduros não pensam duas vezes antes de sacar seus smartphones do bolso e comparar preços e informações técnicas de produtos ali, no interior de seu estabelecimento comercial, frente a frente com seus vendedores e consultores.

Vamos aos fatos: depois das sofisticadas plataformas de e-commerce, caras e pesadas para boa parte dos micro, pequenos e médios empresários, surgem alternativas de comercialização no universo digital mais adequadas ao empreendedor que começa agora sua jornada no universo digital, como a implantação de canais de vendas dentro dos ambientes do Facebook e do Instagram, somente para citar dois exemplos mais populares. São alternativas simples, mas funcionais, que permitem ao micro e pequeno empresário ampliar seus horizontes para além daquilo que seu negócio offline consegue alcançar.

Não é um processo livre de sacrifícios, nem muda seus resultados financeiros em um passe de mágica. Mas não se trata mais de opção, é condição obrigatória para que seu empreendimento sobreviva de forma saudável e duradoura.

Foi pensando em capacitar o empresariado regional que em 2015 nos lançamos no desafio de criar um programa de MBA (Master Business Administration) nessa área. E o resultado tem sido compensador. No decorrer de todo esse primeiro ano de curso acompanhamos o amadurecimento profissional de um grupo de jovens empreendedores dispostos a investir 18 meses de sua vida para adquirir o conhecimento necessário para colocar suas empresas e/ou as de seus clientes em posição de visibilidade e destaque na internet. E os resultados já aparecem antes mesmo do final do curso. Mas não paramos por aqui: estamos lançando uma nova turma para 2016. Venha tomar parte desse projeto conosco. O futuro é agora.

Fabiano Pereira é coordenador do MBA em Gestão Digital e Mídias Sociais da Unimep e Escola de Negócios ACIPI, professor universitário e consultor de marketing digital.

36

Page 37: Revista ACIPI - Nº 126

A & V REPRESENTACAO COMERCIALAFOCAPIAGA DIAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIAILTON ROQUE PONCE DE OLIVEIRA ACADEMIA FIT4 YOUANTUNES & ANTUNESARMAZEM DO CONCRETOARP ELETRONICAATOMOAVERSA CAMP - CAMPINASAZEVEDO ENGENHARIABASSO MATERIAIS PARA CONSTRUCAOBOM RECANTOBOUTIQUE DAS MASSASCA CONSTRUTORACAPITAL MODA MASCULINACARBINATTO PECAS E ACESSORIOSCARONE CONTABILIDADECLINICA SANTA HELENACMA SERVICOS CONTABEISCOCRECONCREMOLDECONDOMINIO EDIFICIO VENEZACONTABIL GOMESCZ CONSTRUCOESD.F. FERRAMENTARIADEJAVUESTUDIO DA SOBRANCELHA BY FABIANE PFABRICA DO SOFTWAREFCP - DISTRIB. DE PESCADOS E FRUTOSFZZACA EMPREENDIMENTOSGFLEX SOFAS MULTIFUNCIONAISGW SANTINIJMC SERVICOS ADMINISTRATIVOSJVF MANUTENCAO GERAL EM CONDOMINIOSKI - PAOKM TECNICA MECANICALANDROMAT

ANTONIO UMBERTO CAMPION – MEICARLOS ALBERTO FABREGAT JUNIOR - MEICOR-DE-ROSA – MEID' ROUZE - MEIELIZABETE SOARES DA SILVA – MEIFANTASY MODA INTIMA – MEIFAVORITA CONFECCOES - MEIGIGI FASHION – MEI

EMPRESAS ASSOCIADAS EM NOVEMBRO DE 2015LINEAR ESQUADRIAS DE ALUMINIOLOD COMERCIO E DISTRIBUICAO EIRELILOGISTICA COLINAS SERVICOSMALHAFIL - INDUSTRIAMD CONSTRUTORAMEGA HIDRAULICAMICROMIX PLANT HEALTHMICROSTOK COMPUTADORES E SUPRIMENTOSMID GARDENMODELACAO ESCALAMONET INCORPORACOESOTICA IMPERATRIZP2COM. IMP. E EXP. DE EQUIPAMENTOSPASQUAL & CIAPIRA ENERGIAPIRA PORTOESPIRADADOSPIRAMACK COMERCIO DE PORTAS AUTOMATPIRASEG SISTEMASPLACEBOR PIRACICABAREGIANE SANTOS COIFFEURRESIDENCIAL PORTAL DA BARONEZARIO PARDO EMPREENDIMENTOSRODA D'AGUASILVA NUNES CONTABILIDADESLN TRANSPORTESSONHO DE CRIANCASUPPORT TECNOLOGIA EM SEGURANCATEM DE TUDOUP! IMOBILIARIAV7 COSMETICOSVALENTE SERVICOS ADMINISTRATIVOSVILLA DAS CADEIRASVITOR CHAPASWARMBOOT INFORMATICAWIZARD

HAMBURGO LANCHES – MEIIRIS DIORIO - MEIJOSE MARCOS TESSECINO – MEILA BONITA – MEIMC COMERCIAL CALHAS E COBERTURAS - MEISTUDIO DOIS FOTOGRAFIA - MEITHAIS FOTOGRAFIA – MEITRALALA EVENTOS – MEI

MEMBROS DO NÚCLEO ACIPI/MEI - NOVEMBRO/2015

37

Page 38: Revista ACIPI - Nº 126

CALENDÁRIO DE FERIADOS 2016

(NACIONAIS, ESTADUAL e MUNICIPAIS)

ATENÇÃO: PONTO FACULTATIVO:A fixação do “ponto facultativo” mediante legislação Municipal, Estadual ou Federal,

acarreta suspensão do trabalho somente nas repartições publicas respectivas.

1º de Janeiro (sexta-feira)

25 de março ( sexta-feira )

21 de abril (quinta-feira)

1º de maio ( domingo )

26 de maio ( quinta-feira )

13 de junho ( segunda–feira)

09 de julho ( sábado)

07 de setembro (quarta-feira)

12 de outubro ( quarta-feira)

2 de novembro ( quarta-feira)

15 de novembro ( terça-feira)

20 de novembro (domingo)

8 de dezembro ( quinta-feira)

25 de dezembro ( domingo)

Data do Feriado(Proibido o Trabalho) Comemoração Classificação

Dia Mundial da Paz

Paixão de Cristo

Tiradentes

Dia do Trabalho

Corpus Christi

Santo Antonio

Data Magna do Estado

Independência do Brasil

Nossa Senhora Aparecida

Finados

Proclamação da República

Zumbi dos Palmares

Imaculada Conceição

Natal

Nacional

Nacional / Municipal

Nacional

Nacional

Nacional

Municipal

Estadual

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Municipal

Municipal

Nacional

Page 39: Revista ACIPI - Nº 126

CARTÕES CONTA CORRENTE POUPANÇA INVESTIMENTOS CONSÓRCIOS PREVIDÊNCIACRÉDITO

O Sicoob é assim.

a grandes valores da vida.uma completa linha de produtos e serviços

Uma instituição �nanceira que associa

Central de atendimento: 0800 642 0000Ouvidoria: 0800 725 0996

De�cientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458Saiba mais: www.cocre.com.br

Produtos e serviços PARA VOCÊ, SUA EMPRESA E O AGRONEGÓCIO.

O Sicoob disponibiliza a você produtos e serviços diferenciados, por meio de um atendimento próximoe especial, que só as cooperativas de crédito oferecem.

Para investir• Crédito consignado• Crédito empresarial• Crédito rural• Financiamento

Para planejar• Previdência• Consórcios• Poupança• RDC

Para facilitar• Internet banking• Cartão de crédito• Débito automático• Maquininha de cartão

Para o dia-a-dia• Capital de giro• Desconto de títulos• Antecipação de recebíveis• Conta garantida

Para conhecer todas as vantagens oferecidas e saber mais sobre o cooperativismo, procure o gerente da sua cooperativa.

Contato: [email protected]

Page 40: Revista ACIPI - Nº 126

INSCRIÇÕES ABERTAS19 3417-1766, ramais 721 e 725, [email protected]

ESCOLADENEGOCIOSACIPI.COM.BR

/escoladenegociosacipi Escola de Negócios Acipi escoladenegociosacipi

PÓSGRADUAÇÃO

LIDERANÇA E GESTÃODE PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS ELIDERANÇA DE EQUIPES

GESTÃO DE NEGÓCIOSCOM ÊNFASE EMMARKETING

GESTÃO DIGITAL EMÍDIAS SOCIAIS (MBA)DE CONTEÚDO!

ABASTEÇASUA CARREIRA