edição - 126

16
Secretarias cadastram idosos acamados para receber vacina gripe política> PÁGINA 4 E 6 Quinzinho diz que não desistiu de lutar por vaga na Assembleia Dirigentes do PV na região comentam conflito dentro do partido A partir desta semana, as secretarias municipais de Saú- de iniciam cadastramento de idosos acamados para recebe- rem a dose da vacina contra os principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles a Influenza A. Para receber a visita dos agentes de saúde nas residências, os familiares devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e solicitar o serviço. Neste ano, o Ministério da Saúde estende a campanha para crian- ças, gestantes e profissionais de saúde. PÁGINA 10 Furlan entrega mais 300 apartamentos do Prohab Ex-prefeito de Jandira é solto depois de ser detido por porte ilegal barueri> PÁGINA 9 investigado> PÁGINA 9 Publisher: Cláudia Azevedo www. girosa .com.br Ano III - nº 126 Sexta-feira, 1 de abril de 2011 Veja cinco motivos para fazer as malas no próximo feriado turismo> PÁGINA 14 Com pacote de investimentos na área, demanda no Hospital Regional de Cotia deve desafogar. Leonardo (no destaque ) canta na festa de aniversário neste sábado (2), às 20h, no Recinto Municipal Aberta a temporada de ensaios na região drama da paixão> PÁGINA 8 FOTOS: JULIE CAMPANHOLI - GIRO S/A Depois de conseguir adiamento da votação do projeto de recuperação da Lagoa de Carapicuíba, que fica em Barueri, a Secretaria de Meio Ambiente do município vai estudar os impactos ambientais do projeto de recuperação do local. PÁGINA 9 Santana de Parnaíba realiza maior espétaculo do gênero ARQUIVO - GIRO S/A FOX BARUERI SANTANA DE PARNAíBA ALPHAVILLE | TAMBORé ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SãO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI “Rio” apresenta cidade idílica cinema> PÁGINA 13 Claudia Jimenez volta aos palcos paulistas entrevista s/a> PÁGINA 12 DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO aniversário> PÁGINA 7 Cotia completa 155 anos com investimentos na área da saúde Barueri vai acompanhar projeto de recuperação de lagoa

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 126

Secretarias cadastram idosos acamados para receber vacina

gripe

política> Página 4 e 6

Quinzinho diz que não

desistiu de lutar

por vaga na Assembleia

Dirigentes do PV na

região comentam

conflito dentro do partido

A partir desta semana, as secretarias municipais de Saú-de iniciam cadastramento de idosos acamados para recebe-rem a dose da vacina contra os principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles a Influenza A. Para receber a visita dos agentes de saúde nas residências, os familiares devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e solicitar o serviço. Neste ano, o Ministério da Saúde estende a campanha para crian-ças, gestantes e profissionais de saúde. Página 10 Furlan

entrega mais 300 apartamentos do Prohab

Ex-prefeito de Jandira é solto depois de ser detido por porte ilegal

barueri> Página 9

investigado> Página 9

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 126Sexta-feira, 1 de abril de 2011

Veja cinco motivos para

fazer as malas no próximo feriado

turismo> Página 14

Com pacote de investimentos na área, demanda no Hospital Regional de Cotia deve desafogar. Leonardo (no destaque ) canta na festa de aniversário neste sábado (2), às 20h, no Recinto Municipal

Aberta a temporada de ensaios na região

drama da paixão> Página 8

FotoS: JuliE cAmPAnholi - giro S/A

Depois de conseguir adiamento da votação do projeto de recuperação da Lagoa de Carapicuíba, que fica em Barueri, a Secretaria de Meio Ambiente do município vai estudar os impactos ambientais do projeto de recuperação do local. Página 9

Santana de Parnaíba realiza

maior espétaculo do gênero

Ar

qu

ivo

- g

iro

S/A

Fo

x

BArueriSAntAnA De PArnAíBA

AlPhAVille | tAmBoréAlDeiA DA SerrA

CotiAGrAnjA ViAnA

oSASCoSão FrAnCiSCo | ADAlGiSAVilA yArA | VilA CAmPeSinAPArQue ContinentAl

itAPeVi

“rio” apresenta cidade idílica

cinema> Página 13

Claudia jimenez volta aos palcos paulistas

entrevista s/a> Página 12

div

ulg

ão

div

ulg

ão

div

ulg

ão

aniversário> Página 7

cotia completa 155 anos com investimentos na área da saúde

Barueri vai acompanhar projeto de recuperação de lagoa

Page 2: Edição - 126

O direito ao silêncio, seja no momento do interroga-tório ou na fase investigató-ria, está previsto no artigo 5º, inciso LXIII da Consti-tuição Federal de 1988 que assim dispõe: “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de perma-necer calado, sendo-lhe as-segurada a assistência da família e de advogado”

O mesmo direito pode ser interpretado de forma ampliada a partir da leitura do inciso LV (ampla defesa) e inciso LVII (presunção de inocência) desse mesmo artigo da Carta Magna. No nosso Código de Processo Penal, encontramos o direi-to ao silêncio também no parágrafo único do artigo 186 que diz que “o silên-cio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa”

Não é demais lembrar que o ato de permanecer calado quando diante da persecução penal já estava garantido antes mesmo da Constituição de 1988. Há registros do princípio da não auto-incriminação nas Ordenações Manuelinas, de 1514.

Pois bem, decorridos al-guns séculos desde a con-cessão da referida garantia, o ponto é que ainda hoje nos deparamos com situ-ações fáticas que causam divergências de entendi-mentos quando diante de um caso concreto.

A primeira indagação que se faz é se o dispositivo pre-visto no inciso LXIII estaria restrito ao preso ou se pode ser estendido a qualquer

pessoa. Segundo orien-tação do STF, estendido a toda e qualquer pessoa.

Resolvida a situação quanto à “legitimidade”, propõe-se enfrentar uma discussão ainda mais re-levante sob a ótica da pro-dução de provas, no caso, contra si mesmo.

Para tanto, faz-se refe-rência ao artigo 305 da Lei 9.503/97 (Código de Trân-sito Brasileiro) que reza: “Afastar-se o condutor do veículo do local do aciden-te, para fugir à responsabi-lidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.”

Aqui, chama a atenção do leitor para o fato de que uma ação contrária ao tipo penal, ou seja, permanecer o condutor do veículo no local do acidente para não fugir à responsabilidade, se tal conduta não configu-raria uma espécie de auto-incriminação. Os posicio-namentos doutrinários e jurisprudenciais divergem.

Há quem entenda que sim, que o artigo 305, con-siderado inconstitucional nos autos de Argüição de Inconstitucionalidade nº 990.10.159020-0, da Co-marca de Registro, em que é suscitante 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribu-nal de Justiça de São Paulo, de fato, viola o artigo 5º inciso LXIII da nossa Carta Magna, posto que o agente, inevitavelmente, ao perma-necer no local, produzirá prova contra si mesmo.

Não obstante, também é possível localizar entendi-mento contrário, no sentido

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

ITCnet reconhece destaques no setor da construção

O direito à não auto-incriminação

E-mail da redação: [email protected]

2Sexta-feira, 1 de abril de 2011

agendas/a

dIv

ulg

ãO

lOu

rIv

ald

O S

an

TO

S F

Ilh

O

No dia 30 de março aconteceu a premiação da ITCnet Ranking 2010 – As 100 Maiores da Constru-ção e as Mais Sustentáveis. A MPD Engenharia levou a premiação na categoria “Residencial”, nível prata e o cartão premiação por estar en-tre as cem empresas que mais cons-truíram por m² no Brasil em 2010.

A ITCnet destaca o trabalho de responsabilidade social, ambiental e gestão empresarial da empresa que contribuíram para melhoria da qualidade de vida dos funcionários e redução dos impactos socioam-bientais. Milton Corrêa Meyer Filho (foto), vice presidente técnico da empresa, recebeu a premiação.

entreaspas“José Alencar tratou a morte e a vida como um sentimento igual”, rOdrIgO guarçOnI, SObrInhO dO ex-vICe preSIdenTe JOSé alenCar, que FaleCeu nO dIa 29 de marçO, duranTe velórIO nO paláCIO da lIberdade, neSTa quInTa-FeIra (31)

“Os médicos sempre aprendem com seus pacientes. Eu aprendi que a gente tem de sempre escutar bem o que o paciente quer, para estar sempre pronto a dar para o paciente o que ele precisa”, raul CuTaIT, médICO que CuIdOu da Saúde dO ex-vICe preSIdenTe JOSé alenCar nOS úlTImOS 13 anOS

“Perdemos o nosso presidente de honra, mas fica o carisma e a determinação de uma pessoa que virou o maior industrial do país”, OlavO maChadO, preSIdenTe da FederaçãO daS IndúSTrIaS de mInaS geraIS (FIemg), SObre a mOrTe dO ex-vICe preSIdenTe JOSé alenCar neSTa Terça-FeIra (29)

editorialO vice-presidente José

Alencar lutou longos 13 anos contra o câncer. Mas perdeu a batalha, ainda que depois de muita luta, na terça-feira (29). A notícia, que ganhou as manchetes no país e no mundo, pode ajudar a dar luz a um assunto que ninguém gosta de falar, mas precisa. Os homens são as principais vítimas do câncer no país, segundo a pesquisa Saúde Brasil 2009, divulgada pelo Ministério da Saúde. As neoplasias são a segunda categoria de doenças que mais mata no país, com uma taxa de 75,5 mortes para cada 100 mil brasileiros. maior, de 106,5. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 140 mil pessoas morrem todos os anos vítimas da doença.

É preciso atenção com o assunto. As atividades educativas são muito importantes, pois a maioria dos cânceres que estão relacionados à dieta pode ser evitada, assim como os causados por tabagismo e pelo uso de bebida alcoólica. Prevenção é palavra de ordem.

Cláudia AzevedoPublisher

Na quinta-feira (7), às 19h, o Raposo Shopping recebe o projeto Quinta Musical com Frã Finamore. Praça de alimentação. Grátis. Raposo Tavares km 14,5

Nesta sexta-feira (1º), às 20h; sábado, às 20h e domingo às 19h30, o Teatro Municipal de Barueri apresenta a peça “A bolsinha mágica de Marly Emboaba”. Gratuito. Indicação 16 anos. Informações 4199-1600

De 5 a 24 de abril, das 14h às 20h, o Shopping União de Osasco recebe o evento gratuito Fábrica de Chocolate para crianças de quatro a dez anos com atividades como confecção de pirulitos

Até o dia 30, das 10h às 19h, a Fundação Instituto de Ensino de Osasco (Fieo) estará com a exposição itinerante de seu acervo no Hospital Regional de Osasco. Quadros de Rubem Valemtim, Poteiro, Djanira, Pennachi

Estão abertas as inscrições para o curso Cultivo e Uso Caseiro de Plantas Medicinais oferecido pela secretaria de Meio Ambiente de Osasco. R$ 40,00. Informações 3591-1828

No dia 14 de abril, às 16h, um desfile beneficente na Pizzaria Bendita Hora, em Alphaville, das marcas Adriana Ambrosi e Edward and James, marca a abertura da Campanha do Agasalho Tudo Novo de 2011 de Barueri. Informações 4199-2801

Anderson Alexandria Lins é advo-gado de De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados, atuante na área de Penal Empresarial e Propriedade Intelectual.

cenário urbano opinião

artigoanderson alexandria lins

de que o objetivo do legisla-dor ao tipificar como crime a ação do condutor do veí-culo que não permanece no local do acidente foi com intenção de uma melhor apuração dos fatos, em ou-tras palavras, para garantir a custódia das provas.

Para esses, aquele que causa ou simplesmente se envolve no acidente de trân-sito não necessariamente produzirá prova contra si mesmo, mas sim facilitará a administração da justiça na medida em que possi-bilitará a identificação dos envolvidos e consequente-mente a fase instrutória de eventual Ação Penal.

Considerando as duas correntes como merecedo-ras dos melhores encômios pelos fundamentos trazi-dos como forma de susten-tar suas teses, salvo me-lhor juízo, espera-se que a declaração de inconstitu-cionalidade do aludido ar-tigo 305 não resulte num limiar entre afastar-se do local do acidente e omis-são de socorro, o que seria repudiável.

Com todo respeito ao entendimento contrário, compartilho da tese de que a permanência do con-dutor no local do aciden-te não teria o condão de imputar-lhe um fato crimi-noso, pelo contrário, jus-tificaria ainda mais o seu papel como vítima, claro, levando em consideração o caso concreto.

premiação

Page 3: Edição - 126

nacional cenário urbano

Acusado de racis-mo, o deputado federal Jair Bol-

sonaro (PP-RJ) deve en-frentar uma enxurrada de ações na Câmara. Ao menos quatro represen-tações foram encaminha-das pelo presidente da Casa, deputado Marcos Maia (PT-RS), à Correge-doria, para que a conduta do deputado fluminense seja investigada. Se os processos avançarem, o parlamentar pode ter o mandato cassado.

A movimentação foi iniciada após a parti-cipação de Bolsonaro no programa CQC, na

Da ReDaçã[email protected]

Com agência estado

acusado de racismo, Bolsonaro enfrenta ações na Câmara

CeLSo JUNIoR/ae

3Sexta-feira,

1 de abril de 2011

polêmica Deputado associou casamento entre brancos e negros à promiscuidade em quadro do programa CQC, da Bandeirantes

Morreu na terça-feira (29) o ex-vice-presidente José Alencar, depois de uma batalha de 13 anos contra o câncer e incontáveis internações. “Alencar foi muito mais que um vice. Ele era muito mais forte que eu”, disse o ex-presidente Lula.

MaL eNteNDIDo Bolsonaro diz ter respondiddo “sem prestar atenção”

DIDa SaMPaIo / ae

Preta Gil, que prometeu processá-lo.

“Bolsonaro caiu na própria armadilha ao fa-zer declarações racistas”, disse o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), pre-sidente da Frente Parla-mentar LGBT. “O Bolso-naro tem se caracterizado como um deputado es-túpido e foi eleito já com essa estupidez”, disse o lí-der do governo na Câma-ra, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Para a OAB (Ordem dos Advogados do Bra-sil), Bolsonaro quebrou o decoro parlamentar. “Al-gumas de suas respostas extrapolaram a olhos vis-tos a liberdade de expres-são”, afirmou a entidade, em uma das represen-

tações. Diante da repercus-

são, o deputado disse ter entendido que a pergun-ta se referia a homosse-xuais. “Foi um mal enten-dido, eu errei. Como veio uma sucessão de pergun-tas eu não ouvi que era aquela pergunta, foi um equívoco. Eu entendi que a pergunta era se meu fi-lho tivesse um relaciona-mento com gay, por isso respondi daquela forma. Na verdade, quando eu vi a cara da Preta Gil eu res-pondi sem prestar aten-ção”, defendeu-se Bolso-naro.

O deputado ficou co-nhecido pelo conserva-dorismo e por defender a ditadura militar e o Golpe de 1964.

segunda-feira (28). Em um dos quadros, a can-tora Preta Gil perguntou ao deputado fluminense o que ele faria se um fi-

lho dele se apaixonasse por uma mulher negra. “Ô Preta, não vou discu-tir promiscuidade com quem quer que seja. Eu

não corro esse risco”, res-pondeu Bolsonaro.

A fala suscitou inúme-ras críticas ao parlamen-tar, dentre elas da própria

Page 4: Edição - 126

políticacenário urbano

Prefeito de Cotia en-tre 2000 e 2008, Quinzinho Pedro-

so (PDT) quebra o silêncio e fala ao Giro S/A sobre a batalha judicial que vem travando para assumir uma cadeira na Assem-bleia Legislativa paulista. “A falta de assinatura de um advogado não pode se sobrepor a 72 mil votos”, criticou o ex-prefeito.

Eleito com 72.465 vo-tos, Quinzinho não pôde assumir sua cadeira na Assembleia Legislativa em março deste ano: ele não entregou em tempo hábil uma certidão ao TRE-SP (Tribunal Regional Elei-toral de São Paulo), que indeferiu sua candida-tura durante o processo eleitoral. Na tentativa de corrigir o erro, um de seus advogados deixou de assinar uma procura-ção, anulando o recurso.

Emidio silencia sobre candidatura de João Paulo em 2012

eleições

saúde

Audiência pública em Osasco discute PEC 29

4Sexta-feira, 1 de abril de 2011

“Falta de assinatura não pode se sobrepor a 72 mil votos”, diz Quinzinho

barrado Ex-prefeito de Cotia afirma que não pensa ser candidato em 2012 e minimiza oposição para o pleito municipal

DiEgO [email protected]

O prefeito Emidio de Souza (PT) esquivou-se ao ser perguntado sobre a candidatura do depu-tado João Paulo Cunha (PT-SP) à prefeitura de Osasco nas eleições de 2012.“Eu não vou falar sobre esse assunto ”, afir-mou, na terça-feira (29).

O silêncio do prefeito destoa das afirmações feitas por integrantes da cúpula petista durante o aniversário da sigla, comemorado no últi-mo dia 18, quando João Paulo foi apontado como nome “consensual” do partido para a disputa.

No entanto, o secretário de Governo Jorge Lapas (PT) - ele mesmo poten-cial candidato - admitiu na ocasião que, embora não houvesse divergên-cias, existem pessoas com “uma relação mais próxima” com o prefei-to.{ds}

Os conselhos municipais de saúde da região promovem na próxima sexta-feira (8) a partir das 9h, em Osasco, uma audiência pública para discutir a PEC (Proposta de Emenda

Constitucional) 29. Em tramitação no Congresso Nacional desde 2000, a chamada PEC da Saúde prevê a vinculação de uma fatia maior de recursos do orçamento federal para custear o SUS

(Sistema Único de Saúde). Os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP) e Bruna Furlan (PSDB-SP) foram convidados para o evento, que também deve receber prefeitos e lideranças da região. O

encontro acontece na Avenida Marechal Rondon 263. {ds}

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lançou nesta quarta-feira (30) a Câmara de Desenvolvimento

Metropolitano, que irá estabelecer as políticas estaduais para as regiões metropolitanas do estado

miltOn miChiDA

“Tem muita gente que fala que o advogado se vendeu, seja lá para quem, mas eu não posso acreditar nisso”, completou o ex-prefeito.

“Quero acre-

ditar que ele errou, em-bora tenha sido um erro muito infantil”. No mês passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou

uma liminar para que o pedetista fosse

ArQuivO girO S/A

2012 Para Quinzinho, candidatura de Kalunga é “balão de ensaio”

diplomado. “O mérito ain-da não foi julgado; tem re-curso no TSE, depois tem o STF (Supremo Tribunal Federal). Há muitos cami-nhos a serem percorridos”, afirmou.

Balão de ensaioSobre a provável can-

didatura do vereador opo- sicionista Toninho Kalun-ga (PT) à Prefeitura de Cotia em 2012, Quinzi-nho afirma: “é tudo balão de ensaio. Falar até pa-pagaio fala, a ação dele (Kalunga) é governista, ele está com a gente”.

O ex-prefeito garan-tiu ter um ótimo relacio-namento com o prefeito Carlão Camargo (PSDB), seu sucessor no cargo, e disse que, no momento, não pensa em disputar o comando do município no ano que vem. “Meu foco é só buscar a cadei-ra que nós vencemos nas ruas”, finalizou.

giro S/A contrata

Assistente comercial Para trabalhar na sede do jornal

Envie seu currículo para:[email protected] Envie seu currículo para:

bastidoresEnsinoA Assembleia Legislativa paulista deve instalar no início deste mês uma CPI para investigar a situação do ensino superior em instituições particulares no estado. A comissão foi solicitada pelo deputado estadual Celso Giglio (PSDB-SP).

Quem nuncaVice-presidente do PSDB, João Caramez ironizou reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo acusando o governo Alckmin de transformar escritórios públicos em braços políticos do partido. “É óbvio que tem que colocar pessoas do partido. Qual partido não faz isso quando está no poder?”, disse.

Sessão...Cerca de 300 pessoas assistiram à sessão solene em comemoração aos 62 anos de Barueri, realizada no último sábado (26), na Câmara Municipal. Parlamentares garantem que um grupo tumultuou o plenário da Casa durante o discurso do prefeito Rubens Furlan (PMDB).

...SoleneAliado de Gil Arantes (DEM), o vereador Chico Vilela (PTB) disse que os presentes eram servidores “demitidos” pelo prefeito. O vereador governista Toninho Furlan (PMDB) rebateu. “Demitidos pelo Furlan não: comprados pelo Gil”. “Não convidei ninguém”, garantiu Gil. {ds}

Page 5: Edição - 126

01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010 01010101 00101100 01011111 01110010 01010101 01011111 01110010

R

Al. Rio Negro, 1084 - 6° andar - Cj. 66 - Alphaville - Barueri-SP - 06454-000 | (11) 4191-4622 | www.brasilsite.com.br

Há quase quinze anos no mercado, a BRASILSITE TELECOMUNICAÇÕES acredita que a prosperidade do seu negócio está ligada à capacidade de análise e compreensão das necessidades e expectativas dos clientes que atende

Com a missão de atuar no mercado das telecomunicações empresariais, oferece soluções completas, integrando as dimensões de infraestrutura

tecnológica, produção, tratamento e transporte de informação.

Desenvolve também Redes de Comunicação com foco no processo criativo e no compromisso constante de resultados, viabilizando a difusão da informação e proporcionando excelente relação custo benefício.

A BRASILSITE acredita na tecnologia e na comunicação como diferenciais competitivos, e para produzi-los, é importante entender a necessidade

de cada cliente e o foco do seu serviço.

Pronta para atender sua empresa. Parceira em suas conquistas.

VelocidadeAcesso 24horasEstabilidadeLink DedicadoSuporte TécnicoIP HomeTelefonia VOIP

Banda Larga

DesenvolvimentoHospedagemDivulgação na InternetOtimização (SEO)Registro de DomínioConsultoria WebE-Commerce

WebSites

DesenvolvimentoOtimização (SEO)Auditoria de Segurança

Configuração de ServidoresPacote de Serviços

Redes

Produção de conteúdoCobertura de eventos

Comunicação DigitalDesign GráficoPropaganda

Assessoria de Comunicação

Comunicação Integrada

Page 6: Edição - 126

políticacenário urbano

Dirigente do Par-tido Verde na re-gião e presidente

da legenda em Osasco, Carlos Marx criticou o racha no partido causado pela troca de acusações entre militantes ligados a Marina Silva e ao presi-dente nacional da legen-da, José Luiz Penna. “Eu estou trabalhando para que haja entendimento entre os dois grupos”, dis-se. As duas alas vêm bri-gando publicamente por conta do que os “mari-neiros” consideram uma manobra de Penna para estender por mais um ano seu mandato à frente da legenda. “Ele não ten-tou aumentar mandato, o pessoal (da Marina) que queria encurtar”, defen-deu Marx, ligado a Penna. “Tem pessoas que vêm para o partido, se candi-datam e saem. Agora, tem pessoas que estão no par-tido há mais tempo e esse grupo tem que ser levado em conta”, disse.

O vice-prefeito de Ita-pevi Jaci Tadeu (PV) adotou uma postura mais diplomá-tica ao falar sobre o assun-to. “É difícil dizer, a gente não estava na reunião”, afirmou, sobre o encontro onde decidiu-se prolon-gar o mandato da direção nacional da sigla. Provável candidato à sucessão da prefeita Ruth Banholzer (PT) em 2012, Tadeu deve participar nesta sexta-feira (1) de uma reunião com os dirigentes regio-nais da sigla para definir seu futuro político, que só deve ser oficializado as-sim que a poeira abaixar. “Vamos esperar mais uns dias para ver como fica a situação nacional”, disse Marx.

6Sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dirigente regional doPV critica racha e alfineta “marineiros”

diálogo Carlos Marx busca“entendimento” entre grupos de Marina Silva e José Penna

Diego [email protected]

Marx e JaCi: líderes do PV na região

Bruna Furlan (PSDB) participou de um debate sobre a reforma política com a bancada tucana na Câmara. A deputada se disse favorável

ao voto facultativo e ao financiamento público de campanha

DiVulgação

DiV

ulg

ão

ar

qu

iVo

- g

iro

S/a

Page 7: Edição - 126

metrópole cenário urbano

Sem revelar números, o prefeito de Cotia, Carlão Camargo, ga-

rante: “a saúde melhorou, mas precisa melhorar mais”. Para marcar as festividades em torno do aniversário de 155 anos da cidade, nesta sexta-feira (1), a prefeitura vai entregar um pacote de obras ao longo do mês: dos 94 projetos em anda-mento, 30 serão finaliza-dos em abril. “Investimos muito na saúde que, como em todo o país, é um gran-de problema a ser enfren-tado pelo poder público. E vamos investir mais. Tan-to assim que vamos entre-gar e iniciar importantes projetos no setor ao longo

Vânia [email protected]

7sexta-feira,

1 de abril de 2011

Cotia faz 155 anos e avança na saúdepresente Prefeitura vai entregar 30 das 94 obras em andamento na cidade no mês de aniversário

Viário entre as prioridades

Julie CamPanholi - giro s/a

Na programação de aniversário de Cotia constam: nesta sexta-feira (1), às 18h, sessão solene na Câmara; dia 2, às 9h, desfile cívico; às 18h, missa campal em frente a Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat, centro, e às 20h, show com o cantor Leonardo, no Recinto Municipal

No mês de aniversário, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, vai entregar a obra do novo viário na Avenida José Barreto, uma das entradas para a região central. “A via ganhou guias, sarjetas, novo asfaltamento, cantei-ro central, praça, paisagismo”, disse o secretário-adjunto Silvio Leme. Ainda na primeira quinzena de abril, a prefeitura deve pu-blicar novamente o edital, revisado, da Parceria Público Privada (PPP) do Trânsito. O primeiro edital foi impugnado no início deste ano. “Trata-se de um projeto grande que prevê radares, zona azul, bolsões de estacionamento e novas sinalizações em toda a cidade. Por isso, enviamos o documento para apreciação e consideração do Tribunal de Contas, que fez algumas observações que já foram providenciadas”, disse Leme. {va}

DiVulgação

resPiro Com a implantação da UPA no Atalaia, demanda no Hospital Regional de Cotia deve diminuir

dos próximos meses”, dis-se Carlão.

Entre as obras pre-vistas para este mês está o início da Clínica Saúde da Mulher. O centro vai oferecer atendimento es- pecializado para gestan-tes visando a redução da mortalidade infantil, além de exames ginecoló- gicos, reestruturação de sete Postos de Saúde da Família (PSFs), bem como a apresentação de 108 agentes comunitá-rios que serão direciona-dos para os PSFs.

Há também a a aber-tura da licitação para construção de uma Uni-dade de Pronto Atendi-mento (UPA) no Atalaia. Entre as novidades para a área da saúde, consi-

derada a “menina dos olhos” do prefeito, está a cobertura da distribui-ção de remédios. “Fize-mos um convênio com o Instituto Vida e, em 60 dias, vamos receber os remédios básicos de uso contínuo em todos os

postos de saúde”, expli-cou o prefeito. Segundo o secretário de Saúde, An-tonio de Melo, o convênio vai garantir atendimento de toda demanda, com economia de 30% em re-lação ao que era gasto na área.

Page 8: Edição - 126

metrópolecenário urbano

Neste sábado (2), cerca de 80 atores com fala no espe-

táculo Drama da Paixão iniciam os ensaios na Bar-ragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba. O elenco completo, com todos os figurantes, deve ultrapassar 800 pessoas, consagrando-se como um dos maiores espetáculos do gênero no país. Em 2010, segundo informa-ções da Secretaria de Cul-tura da cidade, mais de 50 mil pessoas acompa-nharam as apresentações da peça, que aconteceram em dois dias. A partir do dia 10 de abril, os ensaios já contarão com a partici-pação dos figurantes.

Para este ano, o De-partamento Artístico Te-atral (Dearte) de Parnaí-ba preparou a história de São Francisco de Assis,

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 1 de abril de 2011

Região prepara eventos que retratam a Paixão de Cristo

parnaíba elenco que apresenta o maior espetáculo do gênero no estado começa a ensaiar no sábado (2)

PaRnaíba Atores durante apresentação do espetáculo

Reunião Secretário Silvio Torres recebeu o prefeito Carlão na terça-feira (29)

Premiação inédita de literatura deve agitar barueri

incentivo

aRquiVo - giRo s/a

JM PeReiRa

diVulgação

Adeptos de alimentos saudáveis e que têm em sua origem a preocupação com o meio ambiente, podem usufruir da feira de produtos orgânicos realizada aos sábados, das 9h às 15h, no Piso Boulevard do

Continental Shopping. Os alimentos são cultivados por agricultores de Caucaia do Alto e Ibiúna

Até o mês de junho, a Se-cretaria de Cultura e Turismo de Barueri recebe as inscrições para o programa de incentivo à leitura Lei José Rocha, instituído em 2010. A iniciativa inédita no estado deve premiar a obra ven-cedora com a publicação de mil exemplares. “Espero que a ideia sirva de inspiração para outras cidades e para a iniciativa privada. É um programa importantíssimo”, descreveu a escritora e poetisa de Barueri, Ana Fontes.

Segundo ela, a maior dificul-dade dos escritores no país é en-contrar patrocínio para a publica-ção da sua obra. “A editora cobra por uma folha cerca de R$ 100. Eu nunca publiquei um livro sozinha, só participo de antologias em virtude desta dificuldade”, com-pletou. A escritora ressalta que, depois de publicado o livro, ainda é preciso investir em divulgação. “Até isto a prefeitura fará por meio do lançamento”.

Podem se inscrever escritores de todos os gêneros. Com a publi-cação em mãos, o autor não pode-rá comercializar o obra, o objetivo é divulgar o trabalho. “Não existe nenhuma penalidade para quem vender, mas todas as obras serão impressas com o escrito de que não podem ser comercializadas”, disse Elizabeth Biondo, dire-tora do Departamento de Bibliotecas de Barue-ri. Para esta edição do programa, a prefeitu-ra destinou cerca de R$ 20 mil. In-formações sobre o programa pelo telefone 4199-1600. {va}

evento vai arrecadar ovos de páscoa

estado autoriza construção de moradias em Cotia

tamboré

pleito

Nos dias 9 e 10, e 16 e 17 de abril, a empresa MPD realiza mais uma edição do evento Vila dos Coelhos em Tamboré. Com enfoque social, além de atrações teatrais, o evento vai arrecadar chocolate e ovos de páscoa que serão distribuídos entre crianças carentes assistidas por entidades da região. Nesta ano, entre os espetáculos estão Os três por-quinhos, contadores de histórias da Troupe da Fantasia, no dia 9,

às 11h; Cidade Azul, da Cia Truks de Bonecos, às 16h. No dia 10, às

11h, Rapunzel; às 16h Chapeuzi-nho Vermelho, da Troupe da Fan-tasia. No dia 16, às 11h, A Cigarra e a Formiga; às 16h, O Coelho e a Tartaruga, Troupe da Fantasia. No dia 17, às 11h, A Nova Tournée, Cia Circo de Bonecos; e às 16h, O Leão e o Ratinho, Troupe da Fan-tasia. As apresentações serão na avenida Marcos Penteado Ulhôa Rodrigues 2323, Santana de Parnaíba. Participação gratuita. Informações 4152-3470. {va}

Na terça-feira (29), o prefeito Carlão Camargo esteve com o secretário estadual da Habitação, Sil-vio Torres, para solicitar in-vestimentos em moradias na cidade, priorizando fa-mílias que vivem em áre-as de risco. O pedido foi atendido, o governo do estado autorizou a cons-trução de 880 aparta-mentos em Cotia. Segun-do Carlão, a prefeitura está adquirindo terrenos

1181 d.C. e termina com a confecção do presépio. A partir daí, o espetáculo entra na segunda tomada que é a Paixão de Cristo.

Pelo segundo ano con- secutivo, o personagem principal, Jesus Cristo, se-rá encenado pelo ator Sin-nayder Barcelos. Maria, mãe de Jesus, será vivida por Ângela Nascimento, estreante no papel.

Em Itapevi, 40 atores, alunos da Escola Munici-pal de Teatro, dedicam-se a ensaios semanais desde fevereiro para a apresen-tação da Paixão de Cristo, que acontece no Espaço 930. Em Carapicuíba, o evento atrai milhares de pessoas para o Teatro de Arena da Aldeia de Cara-picuíba. Também em rit-mo de preparativos está Pirapora do Bom Jesus, que terá cerca de 90 pes-soas no corpo de atores, com apresentação às mar-gens do Rio Tietê.

responsável pela confec-ção do primeiro presépio que se tem notícia na his-tória, para abrir a primei-ra parte do espetáculo. A

encenação tem duração de mais de duas horas e é dividida em duas partes. A narrativa começa em As-sis, na Itália, por volta de

Serviço:Drama da Paixão de Cristo na região

Santana de Parnaíba: dias 21, 22 e 23 de abril, às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, km 40 da Estrada dos Romeiros. Entrada franca.

Pirapora do Bom Jesus:dias 21 e 22 de abril, Centro Histórico. Entrada Franca.

Itapevi: dias 16 e 17 de abril, Espaço Cultural 930. Entrada franca.

para a implantação de dois novos conjuntos ha-bitacionais. Um será em uma área de 300 mil m², no bairro das Graças, e outro em área de 35 mil m², no Jardim Nova Vila.

“Estamos desaproprian-do e regularizando os terrenos, assim que a do-cumentação for concluída encaminharemos à CDHU para análise e aprovação”, disse o prefeito. {va}

diVulgação

diVulgação

Page 9: Edição - 126

metrópole cenário urbano

Na semana passa-da, veio à tona a intenção do

governo do estado, por meio do Departamen-to de Águas e Energia (DAEE), de despejar lama dos rios Tietê, Pinheiros e piscinões da capital na Lagoa de Carapicuíba, que, apesar do nome, está em Barueri. Agora, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambien-te da cidade se mobiliza para ter participação nos planos do estado para a lagoa e seu entorno. “A lagoa está em uma área particular em Barueri. No entanto, diante dos impactos ambientais que a região pode sofrer, a secretaria, como gesto-ra ambiental, entende que deve se pronunciar em relação ao Termo de Ajustamento de Condu-ta (TAC) entre as partes [estado e proprietários da área]”, explicou Mari-sa Santana, advogada da Prefeitura de Barueri.

Segundo Marisa, o TAC já está assinado, o que não significa que não seja revisado. “Vamos analisá-lo e, se entendermos que merece recurso, ingres-

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

1 de abril de 2011

Barueri quer estudar e opinar sobre projeto em lagoa

entrave Município conseguiu suspender votação de ajustamento entre Daee e empresas proprietárias da área

na Mira Barueri quer avaliar os impactos ambientais do despejo da lama

ex-prefeito de Jandira, Bururu é preso de manhã e solto à tarde

porte ilegal

Nesta semana, o Demutran de Barueri liberou a via de acesso à avenida Pirambóia pela Piracema, ao lado da Ponte do Tamboré. O local estava interditado desde novembro do ano passado para

execução de obras de recuperação e ampliação da galeria de água pluvial existente no local

Barueri entregamais 300 apartamentosNo dia 28 de março, o prefeito de Barueri Rubens Furlan entregou os apartamentos do novo Conjunto Habitacional do Jardim Paulista, na avenida Aníbal Correia. Ao todo, foram entregues 300 apartamentos distribuídos em 15 prédios de cinco pavimentos. Cinquenta unidades foram selecionadas pelo Fundo Social de Solidariedade para atender famílias de vulnerabilidade social. A entrega dos apartamentos faz parte do Programa Habitacional de Barueri (Prohab) que segue com a construção de mais 700 unidades na estrada do Itaqui, bairro dos Altos.

Alunos recebem uniforme em ParnaíbaNa segunda-feira (28 de março), o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, realizou a entrega dos kits de uniforme escolar aos alunos da rede municipal do ensino Infantil ao ensino Médio. No total, foram entregues 27 mil kits. A prefeitura investiu R$ 3,6 milhões nos uniformes. O kit contém dois agasalhos e cinco camisetas (quatro de manga curta e uma de manga comprida). O kit só não foi entregue aos alunos do período noturno e Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, em que não há obrigatoriedade do uniforme.

Osasco tem novos inspetores da GMNa terça-feira (29), o prefeito de Osasco Emidio de Souza deu posse a 21 inspetores da Guarda Municipal. Eles fazem parte da primeira turma formada pelo concurso interno de acesso ao cargo, graças à lei complementar 137/2005 que institui o plano de carreiracanção especialmente criadas para exibição durante o evento. {va}

leiamais

Nesta quarta-feira (30), por volta das 6h, o ex-prefeito de Jandi-ra, Paulo Henrique Barjud, Paulinho Bururu (prefeito de 2005 a 2008), foi preso em sua casa num condomínio de alto padrão em Jandira por porte ilegal de arma. Durante o cumprimento de um mandado de bus-ca e apreensão, a polícia civil, acompanhada pelo Ministério Público, encontrou uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 38, sem registro. No final da tarde, a juíza Mariana de Souza Salinas, da 1ª Vara Distrital de Jandira, determinou a liberdade do ex-prefeito por “ser réu primário, possuir residência fixa e não apresentar periculosidade”, diz o despacho.

A busca fez parte das investigações de recebimento de vantagens financeiras da empresa que forneceu merenda às escolas públicas de Jandira entre os anos de 2001 e 2009. Buscas foram feitas nas casas de Damásio de Carvalho, ex-chefe do Departamento de Merenda Escolar; Paulo Cubaquini, ex-secretário de Educação, e Júlio de Lima, candidato a prefeito nas últimas eleições, por suposto envolvimento com o crime. Nas residências, a polícia apreendeu dinheiro, computadores e docu-mentos. {va}

Julie caMpanholi - giro s/a

Julie caMpanholi - giro s/a

saremos com um pedido”, disse. A cidade já conse-guiu a suspensão da vota-ção do projeto, marcado para sexta-feira (25 de março). “A Comissão da Bacia Alto Tietê faria a vo-tação do projeto. Fizemos o pedido para adiarem e fomos democraticamente atendidos”, disse. “Nosso objetivo não é protelar o projeto. É participar, opi-nar, estudar os impactos”, completou.

Sobre o projetoConsta no projeto do

DAEE a recuperação da área de 155 hectares de-gradada pela atividade de mineração e a maxi-mização dos benefícios sociais e ambientais, articulando políticas pú-blicas de controle de en-chentes e programa ha-bitacional (o local conta com dezenas de famílias assentadas), saneamento básico, habitação e trans-

porte, parque público e um centro de logística. “Não somos contra a re-cuperação ambiental da área. O TAC é favorável à recuperação. Nosso plei-to é interferir na execu-ção deste termo de modo a assegurar que o proje-to se dê da melhor forma para a seara ambiental e social da região”, con-cluiu Marisa.

louriValDo santos filho

Page 10: Edição - 126

metrópolecenário urbano

As secretarias mu-nicipais de Saúde já estão cadastran-

do os idosos acamados que vão receber a vacina contra a gripe. Neste ano, a imunização acontece de 25 de abril a 13 de maio, contra os três principais vírus que circulam no he-misfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). O governo disponibilizou a vacina para gestantes, crianças entre seis me-ses e dois anos de idade, e profissionais da saúde, além dos indígenas que já eram vacinados junto com os idosos.

Para o idoso ser vaci-nado em casa, basta um parente entrar em con-tato com a Secretaria de Saúde do município ou cadastrar o paciente na Unidade Básica de Saú-de (UBS) mais próxima da residência. “Temos a equipe de Programa de Assistência Domici-liar (PAD) que já atende pessoas acamadas e eles nos informam sobre este paciente a ser vacinado”, disse Tânia Koyama, da Vigilância Epidemioló-gica. A medida também se repete nas cidades de Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba. Em Itapevi, por exemplo, no dia 30 de abril, a Secreta-ria de Saúde vai realizar o Dia D, em que todos os idosos acamados, previa-mente cadastrados, serão vacinados contra a gripe.

Vacinação de criançasAs crianças vão rece-

ber a vacina em meia dose de cada vez. A segunda meia dose deve ser aplica-da 30 dias após a primei-ra. O Ministério da Saúde estima que mais de 6 mi-lhões de pessoas, somen-te no estado de São Paulo, receberão a vacina. Neste ano, o órgão estendeu a campanha às crianças e gestantes, já que elas es-tão entre as pessoas que apresentam mais com-

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 1 de abril de 2011

saúde cadastra idosos acamados nos municípios

gripe secretarias municipais disponibilizarão equipes para vacinar as pessoas que não têm como se locomover

ampliação Ministério da Saúde estendeu campanha às crianças de 6 meses a 2 anos de idade

arquiVo - giro s/a

louriValdo santos Filho

Durante a sessão solene dos 62 anos de Barueri (26 de março), Sônia Furlan, primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade, secretária de ações Sociais e Coordenadora do Movimento

Barueri, Sou do Bem, recebeu a medalha Honra ao Mérito por serviços prestados à comunidade

Termina mutirão da dengueNeste sábado (2), a prefeitura de Barueri termina a série de cinco mutirões contra a dengue que estão acontecendo desde

29 de janeiro, em sábados alternados. Os mutirões

percorreram todas as regiões da cidade e termina no Jardim

Silveira. A concentração será em frente à escola Prof. Alexandrino da Silveira Bueno e terá a participação de voluntários e soldados de uma das guarnições do Exército sediadas em Barueri.

Representante na regiãoO Shopping Iguatemi Alphaville será representado, junto à imprensa da região, pela empresa Comunicale Agência de Comunicação. O empreendimento tem inauguração prevista para o dia 28 de abril, segundo a Comunicale. {va}

Informações nos municípiosBarueri: 4199-3100Cotia: 4614-3484Itapevi: 4143-8499Osasco: 3699-8900S. Parnaíba: 4622-8850

Fonte: secretarias municipais de saúde

leiamais

Jovens participam do movimento

hora do planeta

No último sábado (26), mo-radores, estudantes e lideranças políticas da região uniram-se a milhares de pessoas no mundo para participar da Hora do Planeta, evento realizado pela Rede WWF. O ato simbólico de apagar as luzes por uma hora pede atenção dos gover-nos e da população para os efeitos do aquecimento global. Em Osasco, dezenas de estudantes participa-ram do movimento sob o Viaduto Metálico, que ficou com as luzes apagadas das 20h30 às 21h30.

“A Hora do Planeta está inte-grada às nossas ações de combate às mudanças climáticas, somando-se à educação ambiental nas esco-las, arborização na cidade, projeto

biodiesel, recuperação de minas e nascentes”, disse Carlos Marx, se-cretário de Meio Ambiente de Osas-co. “Alunos da Etec e Sesi de Osasco tiveram participação expressiva na Hora do Planeta”, completou.

Em Barueri, a Pedalada da Hora mobilizou até moradores de cidades vizinhas. Às 20h30, o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente Marco Antonio de Oliveira, desligou as luzes da fachada do prédio da prefeitura dando início ao passeio ciclístico que durou cerca de 50 minutos. No percurso, os participantes pas-saram por diversos monumentos e prédios públicos que estavam com as luzes apagadas. {va}

plicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doen-ças crônicas já existentes, como diabetes e hiperten-são). A meta é alcançar ao menos 80% do público-alvo da campanha.

osasco Estudantes foram maioria em ato sob o Viaduto Metálico

Julie campanholi- giro s/a

Ever Eletric Appliances Ind. e Com. de Veículos Ltda.

CNPJ: 06.194.010/0003-53 e IE 623.025.228.118, comunica o extravio do livro fiscal Registro

de Doc. Fiscais e Termos de Ocorrências-mod. 6, de 20/11/2007, sem uso.

COMUNICADO

Page 11: Edição - 126

esporte cenário urbano

Em situação deses-peradora, o Sport Club Barueri pre-

cisa vencer o Paulínia no domingo (3), fora de casa, para fugir do rebaixa-mento. Na última posição da tabela da série A3 do Campeonato Paulista, com apenas 15 pontos, a equipe tem de ganhar as duas par-tidas restantes para fugir do rebaixamento, além de torcer por tropeços dos ri-vais. Também ameaçado, o Paulínia está na penúltima colocação, com 18 pontos.

O Barueri vem de uma derrota por 4 a 2 para o Grêmio Esportivo Osasco (GEO), na quarta-feira (30).

Diego [email protected]

Barueri enfrenta Paulínia no domingo (3) contra rebaixamento

lanterna equipe precisa vencer jogos restantes e torcer contra rivais

ale

Via

nn

a/n

eW

s F

Re

e/a

e

futsal

O presidente do Corinthians Andrés Sanchez compareceu à Câmara de Barueri na terça (29) onde foi homenageado a pedido do

vereador Nilton Melão. “O Arena Barueri é um dos melhores estádios que já conheci”, elogiou o dirigente dois dias após o

clássico contra o São Paulo no estádio barueriense

11sexta-feira,

1 de abril de 2010

geo ganha time feminino

má Fase Barueri coleciona derrotas, em fevereiro perdeu para o Juventus (foto) e no domingo para o geo

iVan nunes

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado do se-cretário de Esportes, Recreação e Lazer, Claudio Chapecó e do presidente do clube, Lindeberg Pessoa, apresentou na noite de terça-feira (29) o time feminino de futebol de salão do Grêmio Esportivo Osasco (GEO), em parceria com a empresa de trans-portes ITAWAG e a Universidade Paulista (UNIP). Em sua fala, o prefeito justificou a parceria. “Não dá para a prefeitura botar dinheiro no esporte profissional, e nem é papel da dela”, afir-mou Emidio. “Nós temos outras prioridades e todo mundo sabe disso. Não é falta de amor ao esporte”, finalizou. {ds}

clube de Osasco enfrenta a Internacional de Limeira fora de casa também no domingo, pela 17° rodada do campeonato.

O clima em Osasco con-trasta com o do clube da cidade vizinha. Antes da

partida, na terça-feira (29), o secretário de Esportes do município, Cláudio Chape-có, mostrou confiança no desempenho do GEO. “Te-nho certeza que estaremos disputando a série A2 no ano que vem”, disse.

Jogando em casa no estádio José Liberatti, a equipe do técnico Vampeta marcou com Bispo (2x), Macena e

Bruno Leandro, enquanto o artilheiro Magrão regis-trou os tentos do rival.

Com o resultado, o GEO

manteve a liderança isola-da do grupo 2 com 29 pon-tos e já se classificou para a próxima fase do torneio. O

Page 12: Edição - 126

classeA12Sexta-feira, 1 de abril de 2011

entrevista s/a

Serviço“Mais respeito que sou tua mãe”. Teatro Procópio Ferreira. Sexta e sábado, às 21h30; domingo, às 19h. Ingressos: R$ 70 (sexta) / R$ 90 (sábado) / R$ 80 (domingo). Rua Augusta 2.823 - Cerqueira César. Telefone: 3083-4475.

Claudia Jimenez volta aos palcos de

São Paulo com a comédia “Me respeita

que sou tua mãe”

Depois de conquistar os palcos cariocas com uma temporada que levou mais de 40 mil pessoas ao teatro, a peça “Mais respeito que sou tua mãe” estreou em março no Teatro Procópio Ferrei-ra. Claudia Jimenez volta a São Paulo encenando texto do argentino Hernán Casciari, com versão teatral de Antônio Gasalla e adaptação e direção de Miguel Falabella. “Estou muito feliz em voltar à cidade porque já fazia muito tempo que eu não fazia nada por aqui. Eu amo o público paulista. Além disso, eu quero arrumar um bofe por aqui para dar uma namorada, mas que ele tenha no máximo 29 anos”, brin-cou Claudia.

Ao lado de Ernani Moraes, Hen-rique César, Frank Borges, Gabriel Borges, Sara Freitas e Séfora Rangel, Claudia dá vida à Nalva Silva, uma dona de casa modesta do subúrbio, que vive brigando com a crise eco-nômica. “Aos 50 anos, ela está pre-

ocupada com o marido desempregado, com o so-gro que planta maconha em casa, e com seus três filhos adolescentes às voltas com a puberdade e com uma centena de problemas. Não tem como o público não se identificar com os personagens, porque são situações que a gente vive no cotidia-no”, avaliou.

Em algumas situações, Claudia, que na vida real não é mãe, disse que encontrou inspiração na sua própria vida familiar. “Em muitas cenas, eu imito a minha mãe, o jeito que ela fazia lá em casa.

O humor é uma forma de retratar essa realidade sem que as pessoas se sintam agredidas”.

Miguel Falabella disse que viu a peça na Argentina e dez minutos depois do início do espetáculo já sabia que o papel era de Claudia. “A gente tem uma longa parceria de palco, de TV e de vida. Somos amigos há muitos anos, então, não

há segredo. Assim que eu vi a peça, pensei nela, é a embocadura dela e minha intuição deu certo. Claudia dá aula de como fazer comédia, de como fazer um personagem no palco, de como controlar uma plateia”, afirmou. A atriz devolve: “a parceria com o Miguel é a mais importante da minha vida profissional e pessoal. A gente se conhece muito”.

O timing para o humor, garante Claudia, chegou cedo. “Eu era bem garota e já me pagavam choco-late para eu não faltar à aula de religião no colégio de freira. Eu sempre tinha ótimas tiradas, fazia todo mundo rir. A gente já nasce com isso [humor], mas é claro que aprimora”. A personagem Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo, que fez por seis anos na Rede Globo, foi um desses momentos. “Eu aprendi muito ouvindo aqueles grandes: Chi-co Anysio, Antônio Carlos Pires, Antônio Pedro, Lúcio Mauro. Morro de saudades”.

“A parceria com o Miguel é a

mais importante da minha vida profissional e

pessoal. A gente se conhece muito”

Por Graziela [email protected]

sem agredir as pessoas”“O humor ajuda a recontar o cotidiano

Fo

to

S: d

ivu

lGA

çã

o

Page 13: Edição - 126

13Sexta-feira,

1 de abril de 2011

Fo

x

Wa

rn

er

Br

oS.

Baseado na obra “Uma manhã gloriosa”, de Dia-na Peterfreund, estreia nesta sexta-feira (1) o filme

homônimo que conta a história de Becky Fuller (Rachel McAdams), uma bem sucedida produtora de programas

de televisão em uma emissora local de Nova Jersey. Ela é despedida, mas vê seu sonho de trabalhar em Nova York

virar realidade quando aceita um emprego no Daybre-ak, programa com péssimos índices de audiência, equi-

pamentos ultrapassados e uma equipe excêntrica. O que Becky não contava era ter de lidar com o ego de um âncora de TV de renome (Harrison Ford), que se recusa a noticiar ao lado de outra apresentadora (Diane Keaton).

O conflito põe em risco o relacionamento amoroso de Becky com um colega de trabalho, Adam Bennett (Pa-

trick Wilson). Do mesmo diretor de “Um lugar chamado Notting Hill”, Roger Michell. {gc}

Em “O dilema” (The Dilemma/2011), os amigos de infância e sócios Ronny (Vince Vaughn) e Nick (Kevin James) lutam para concretizar um projeto que daria um impulso à empresa. Com a namorada de Ronny, Beth (Jennifer Connelly), e a mulher de Nick, Geneva (Winona Ryder), ao lado deles, tudo parece possível. Mas o mundo de Ronny dá uma volta quando inadvertidamente vê Geneva com outro homem. Pres-sionado pela proximidade da apresentação do projeto, Ronny tem de decidir como e quando ele irá revelar a verdade ao seu melhor amigo. Estreia prevista para sexta-feira (1). Diretor: Ron Howard. {gc}

classeA

cinema

a hora da verdade

“rio” mostra cidade exuberante em animação 3D

Fo

to

S: P

ar

am

ou

nt

Pic

tu

re

S B

ra

Sil

estreia “uma manhã gloriosa”, do mesmo

diretor de notting Hill

Programação válida de 1º a 7/4/2011emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.br | Barueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 12h10 F - 14h40 - 17h10 - 19h40 - 22h10 Sala 2 Ran-go (Dub) - 10 Anos 12h50 F - 15h20 - 18h00 - 20h30 Sala 3 Sala FeChada - Livre Sala 4 Sala Fe-Chada - Livre Sala 5 eSpoSa de Mentirinha (Dub) - 12 Anos 12h20 F - 15h00 - 17h40 - 20h20 Sala 6 vovó... Zona 3 (Dub) - 12 Anos 13h50 | invaSão do Mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 16h30 - 19h10 - 21h50 Sala 7 SeXo SeM CoMproMiSSo - 14 Anos 16h25 - 21h10 | vipS - 12 Anos 14h10 - 18h50 Sala 8 aS MãeS de ChiCo Xa-vier - 12 Anos 13h00 - 15h40 - 18h20 - 21h00 Sala 9 Fúria SoBre rodaS - 16 Anos 12h00 F - 14h30 - 17h05 - 19h30 - 22h00 Legendas: F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (02/04) e Domingo (03/04).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br | São Paulo | Avenida das Na-ções Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 13h00 - 15h40 - 18h20 - 21h00 - 23h40 C Sala 2 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 12h30 - 15h10 - 17h50 - 20h30 - 23h10 C Sala 3 eSpoSa de Men-tirinha - 12 Anos 11h30 F - 13h30 F - 16h00 - 18h35 - 21h10 | SeSSão trailer CineMark - 14 Anos 13h00 R - 13h30 R Sala 4 Fúria SoBre rodaS - 16 Anos 12h50 - 15h25 - 18h05 - 20h45 - 23h30 C Sala 5 SeXo SeM CoMproMiSSo - 14 Anos 14h40 - 19h40 | SeM liMiteS - 14 Anos 12h20 F - 17h20 - 22h20 Sala 6 rango (Dub) - 10 Anos 12h40 - 15h00 | vipS - 12 Anos 17h30 - 19h50 - 22h10 Sala 7 uMa Ma-nhã glorioSa - 12 Anos 11h50 F - 14h15 - 16h40 - 19h10 - 21h40 Legenda C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (01/04) e Sábado (02/04) F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (02/04) e Do-mingo (03/04). R Esta sessão NÃO será exibida Sábado (02/04) e Domingo (03/04).

Super Shopping www.kinoplex.com.br | Osasco | Av. dos Autonomis-tas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 Fúria SoBre rodaS (Leg) – 16 anos – 14h10 – 16h25 – 18h40 – 21h – Sab/dom: 18h45 – 21h10 | rango (Dub) – 10 anos – 14h10 – 16h30 Sala 2 vipS (Nac) – 12 anos – 15h – 17h10 – 19h20 – 21h30 Sala 3 eSpoSa de Mentirinha (Dub) – 12 anos – 14h20 – 16h40 – 19h05 – 21h30 – sab/dom: 16h40 – 19h05 – 21h30 | gnoMeu e Julieta (Dub) – livre – 14h20 Sala 4 invaSão do Mundo – Ba-talha de loS angeleS (Dub) – 12 anos – 13h50 – 16h10 – 18h50 – 21h20 Sala 5 aS MãeS de ChiCo Xavier (Nac) – 12 anos – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h Sala 6 Fúria SoBre rodaS 3D (Leg) – 16 anos – 14h30 – 16h45 – 19h – 21h15 Sala 7 SeM liMiteS (Leg) – 14 anos – 18h45 | SuCker punCh – Mundo Surreal (Leg) – 14 anos – 14h10 – 16h30 – 21h

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.br | Osasco | Avenida dos Auto-nomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00

Sala 1 Fúria SoBre rodaS 3D - 16 Anos 11h00 F - 13h40 - 16h10 - 18h50 - 21h40 - 00h20 C Sala 2 Bruna SurFiStinha - 16 Anos 16h30 | SeM liMiteS - 14 Anos 14h00 - 19h15 - 22h00 Sala 3 Fúria SoBre rodaS - 16 Anos 12h00 F - 14h30 - 17h15 - 19h50 - 22h20 Sala 4 gnoMeu & Julieta (Dub) - Livre 10h50 F - 12h50 - 15h00 | vipS - 12 Anos 17h20 - 19h30 - 21h55 - 00h10 C Sala 5 invaSão do Mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 12h20 F - 15h20 - 18h00 - 20h40 - 23h20 C Sala 6 rango (Dub) - 10 Anos 13h30 - 16h00 | SuCker punCh - Mundo Surreal - 14 Anos 18h30 - 21h20 - 23h50 C Sala 7 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 11h30 F - 14h10 - 16h40 - 19h25 - 22h05 Sala 8 atividade paranorMal - tóquio - 12 Anos 12h55 - 15h05 - 17h10 - 19h20 - 21h30 - 00h25 C Sala 9 eSpoSa de Mentirinha (Dub) - 12 Anos 12h10 F - 14h50 - 17h25 - 20h00 - 22h35 Sala 10 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 10h30 F - 13h00 - 15h40 - 18h20 - 21h00 - 23h40 C Legendas: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (01/04) e Sábado (02/04) F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (02/04) e Domingo (03/04).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.brCotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 – Granja Viana | Ingressos R$ 13 a R$ 25

Sala 1 rango (Dub) - 10 Anos 12h30 - 15h00 | vipS - 12 Anos 17h30 - 19h50 - 22h10 Sala 2 Fúria So-Bre rodaS - 16 Anos 12h50 - 15h20 - 17h50 - 20h20 - 23h00 C Sala 3 aS MãeS de ChiCo Xavier - 12 Anos 13h00 - 15h40 - 18h20 - 21h00 - 23h40 C Sala 4 eSpoSa de Mentirinha (Dub) - 12 Anos 16h00 - 21h10 | SeXo SeM CoMproMiSSo - 14 Anos 13h20 - 18h40 - 00h00 C Sala 5 invaSão do Mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 11h30 F - 14h10 - 16h50 - 19h30 - 22h20 Legenda: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (01/04) e Sábado (02/04) F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (02/04) e Domingo (03/04).

Dos criadores da série “A era do gelo”, um deles o brasilei-ro Carlos Saldanha, que dirige o filme, chega às telonas na próxima sexta-feira (8) a animação em 3D “Rio”. A exu-berante paisagem carioca, que inclui praias e montanhas idílicas, serviu de inspiração para contar a história de Blu (voz de Jesse Eisenberg), uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confor-

tável em Minnesota. Quando descobre que não é a última de sua espécie, e que a cara metade Jade (voz de Anne Ha-thaway) vive no Rio de Janeiro, Blu parte na expectativa de encontrá-la. Os personagens terão de enfrentar um bando de atrapalhados contrabandistas de animais, além de Blu superar o medo de voar para voltar para Linda, a melhor amiga que um pássaro já teve. {graziela costa}

Page 14: Edição - 126

classeA14F

ot

os:

div

ulg

ão

turis

mo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Localizado na beira de uma das mais belas praias de Búzios (RJ), na Ferradura, o Insólito Boutique Hotel tem integração sustentada com a natureza. Possui quartos temáticos que propõem uma imersão na cultura brasileira, além de um centro para tratamentos corporais e faciais, e pequenos luxos como as duas lanchas que ficam à disposição dos hóspedes para passeios pelas principais praias. Pacote para os dias 21 a 24 (casal) - suíte: R$ 13.588; mas-ter: R$ 8.770, luxo: R$ 6.264 e superior: R$ 4.819. Reservas e informações: (22) 2623-2172.

Primeira pousada temática do Recife (PE), a Villa Boa Vista conta a história da cidade em poesias espalhadas nas paredes, nas imagens e quadros de artistas pernambucanos. Móveis de época, quadros e esculturas dividem espaço com pátios e jardins internos cheios de plantas e pássaros. Quem quiser arriscar conhecer a mais famosa encenação do Drama da Paixão no país, que em sua 44ª edição tem Thiago Lacerda no papel de Jesus e Fafá de Belém como Maria, pode alugar uma van e percorrer os 180km que separam a metrópole das muralhas da Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus. Pacote para os dias 21 a 24 (por pessoa) - SGL R$ 441 + 5%, DBL R$ 480 + 5%, TPL R$ 696,00 + 5%. Reservas e infor-mações: (81) 3223-0666.

Da Pousada Mirante da Colyna, instalada a 1,6 mil metros de altitude, em Monte Verde (MG), é possível avistar os principais pontos turísticos da cidade: a Pedra Partida, o Chapéu de Bispo e o Pico Selado. Entre os atrativos do espaço, que têm charmosos chalés com lareiras, há piscina (aquecida e coberta), salão de games e sala de cinema e o Samadhi Spa, que oferece Day Spa individual ou para casal. Os pacotes para o período de 20 a 24 de abril custam a partir de R$ 2.410 para o casal, no quarto Luxo, com café da manhã e chá da tarde inclusos. Telefone: (35) 3438-2613.

Localizado dentro de um bosque no ponto mais alto de Gramado (RS), o Varanda das Bromélias tem apenas 17 apartamentos e uma proposta diferenciada: infraestrutura de lazer e serviços de hotel grande, mas atendimento personalizado de pousada de luxo. Cons-truído em vários níveis, em estilo rústico sofisticado, todos os apartamentos têm lareiras, terraços com vista para o bosque ou para o vale e mimos como toalhas em fio egípcio e sabonete de leite de cabra. No período, a cidade abriga o Chocofest, uma parada temática que dura 17 dias com brincadeiras, teatros e exposições cheios de ovos e delícias com o in-grediente. Pacote para os dias 21 a 24, a partir de R$ 2.584 + 10%. Reservas e informações: (54) 3286.6653.

A Pousada Barra do Bié, na cidade de Cunha (SP), a cerca de 250km de São Paulo, é um mundo à parte: com saguis e porcos-espinhos passeando livremente entre araucárias, castanheiras e carvalhos. Com chalés cheios de charme, delícias como cama box king size, roupas de cama e banho em puro algodão, lareira, além de piscina climatizada, sauna seca à lenha e sala de massagem. Pratos à base de pinhão são oferecidos pela pousada durante todo o Festival de Pinhão, que acontece na cidade entre os dias 15 de abril e 31 de julho. Pa-cote para os dias 21 a 24 (por pessoa), a partir de R$ 880, em acomodação dupla. Reservas e informações: (12) 3111.1477.

Feriadocom pretextoPor graziela Costa

[email protected] Turbinado, o feriado de Tiradentes cai na véspera da Sexta-Feira Santa (22) e se torna um bom motivo para escolher um destino mais caprichado e curtir os quatro dias livres com um pouco menos de pressa. Selecionamos cinco roteiros para ajudar na árdua tarefa.

Page 15: Edição - 126

A Volkswagen tem uma posição de destaque no Brasil, como uma mar-

ca conhecida por seus carros populares, o que lhe garante a vice-liderança nacional em vendas. Mas perde fôlego ante um problema: ela não conse-gue emplacar em segmentos superiores, com carros acima dos R$ 45 mil. Na tentativa de “virar o jogo”, a fabricante traz do México para o Brasil o novo Jetta nas versões Comfortline e

Highline. O objetivo é resolver o problema de imagem da marca no segmento de sedãs médios. E, de quebra, apagar o vexame do Bora, que comercializou em todo o ano de 2010 apenas 1.973 unidades.

Aparentemente as duas versões do novo Jetta são iguais. Mas uma rápida olhada na ficha técnica dos modelos revela que são dois carros to-talmente diferentes. A versão de entrada, Comfortline, par-

te de R$ 65.750 e conta com o mesmo motor 2.0 bicom-bustível de 120 cv de potên-cia e 18,4 kgfm de torque do Bora. Ele pode ser equipado com câmbio manual de cinco marchas ou Tiptronic de seis velocidades – o que eleva seu preço para R$ 69.990.

Já a versão topo de linha Highline, que custa a partir de R$ 89.520, é equipada com câmbio DSG – com 6 marchas e dupla embreagem –, motor

2.0 com injeção direta e turbo, além de suspensão traseira independente multilink. Isso garante uma proposta mais esportiva para a configuração “top” do Jetta, que conta com 200 cv e 28,5 kgfm de torque.

Preços e especificações téc-nicas diferentes traduzem os objetivos distintos das versões. A Comfortline será a respon-sável por “roubar” clientes de Toyota Corolla e Honda Civic, vice-líder do segmento, além

de Peugeot 408, Renault Fluen-ce e o futuro Chevrolet Cruze.

Enquanto isso, a Highline vai dividir espaço com Ford Fusion e Honda Accord, apesar de o sedã da Volkswagen ser menor que os concorrentes. A expectativa da Volkswagen é fechar 2011 com vendas entre 18 mil e 20 mil unidades..

As linhas do Jetta 2012 – que foram criadas com a aju-da dos designers brasileiros e irmãos José e Marco Pavone – seguem a nova linguagem de design da marca. O renovado sedã visa transmitir robustez com para-choques pronuncia-dos, grupo óptico trapezoidal e capô vincado em forma de “V”. O novo design também proporcionou crescimento. Com um total de 4,64 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o três volumes está 9 cm mais comprido e 8 cm de entre-eixos maior em relação à geração anterior. Com isso, a Volkswagen quer melhorar a “presença”.

15Sexta-feira,

1 de abril de 2011autos

Em doisníveis

classeA

Volkswagen traz para o Brasil o sedã Jetta em duas versões com objetivos distintos

Por Marcelo Cosentino (Auto Press)

Page 16: Edição - 126

Anuncie no Giro S/A

e multiplique todas as

possibilidades de ser visto nesta Páscoa

4208- 3777