revista ação jovem

32

Upload: luiz-carlos-carvalho

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista com dicas d programas para a sociedade JA.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Ação Jovem
Page 2: Revista Ação Jovem

ExpedienteColaboradores: Otimar Gonçalves, Aquino Bastos, Areli

Barbosa, Elmar Borges, Nelson Milanelli, Ronaldo Arco e Udolcy Zukowski.

Direção: Otimar GonçalvesProdução: Ministério Jovem da DSACoordenação Editorial: Bárbara Jacinta Streicher Kopitar Projeto Gráfico: Flávio Kopitar / Edição de Imagens: Kleython BianchiImpressão: CASACapa: Ricardo Reges

ÍNDICEO QUE VEM POR AÍ

03 GERAÇÃO ESPERANÇAEDITORIAL

04 Mude o curso da HistóriaMENSAGEM DO LÍDER

05 Concurso Bíblico06 GERAÇÃO ESPERANÇA

DESAFIOS DO TRIMESTRE

09 SÁBADO - DIA MUNDIAL DAALEGRIACULTO JOVEM 1

12 A CRIAÇÃO - design inteligente ou sopa de amebas?CULTO JOVEM 2

15 VOCÊ É UM EMBAIXADORCULTO JOVEM 3

18 RIA E TENHA SAÚDECULTO JOVEM 4

20 DEUS, SAÚDE E FELICIDADECULTO JOVEM 5

22 ESTUDAR AS PROFECIASPor que é importante?CULTO JOVEM 6

24 GUARDANDO O SÁBADO NO CAMPUS SECULARCULTO JOVEM 7

26 ESTENDA SUA MÃOCULTO JOVEM 8

29 O GRANDE CONFLITO E VOCÊCULTO JOVEM 9

12

20

06

Foto: Houston Recruiter Meetup Group

Ilustração: Ricardo Reges

Foto: Marcos Santos

Page 3: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 3

EDITORIALPRÓXIMAS PÁGINAS

Lembro-me de quando, há alguns anos, falávamos no ano2000. Era alguma coisa muito distante, com ares demisticismo e medo do futuro. Parecia ter uma certaaura de futurismo.

O certo é que já estamos em 2010! E desejamosque ele venha repleto de bênçãos espirituais e cheiode vitórias em Jesus o nosso Salvador.

Mais uma vez a juventude adventista espalhada poroito países da América do Sul, vai viver um tema plenode significados e desafios. Vem aí a GeraçãoEsperança.

Talvez você se pergunte: O que é GeraçãoEsperança? Ou, o que faz a Geração Esperança?

Os jovens adventistas são a Geração Esperançade Deus num mundo conturbado onde a únicacerteza é a instabilidade em todas as áreas davida.

Sempre ouvimos dizer que os jovenssão o futuro da igreja; na realidade,somos o presente ativo da nossacomunidade; somos ocoração do

adventismo, afinal de contas, os jovensrepresentam 63% da igreja no continenteSul-Americano. Nós somos, pela deCristo, 'geradores' de esperança ondequer que vivamos e onde quer que

estejamos, e pelo poder de Deusnós faremos a diferença emnosso habitat.

Nós somos a esperança de Deuspara um mundo melhor, e em 2010,

nós iremos pregar nas férias atravésda missão Calebe, doando nossasférias para Jesus a fim de

evangelizar outros jovens. Iremos aos hospitais eaos hemocentros e doaremos milhares de bolsasde sangue, e além disso iremos fazer algoinédito na América do Sul - iremos noscadastrar aos milhares para a doação demedula óssea. Levaremos esperança amilhares de pessoas que estão vivendo sembrilho nos olhos. E no dia 15 de maio,seremos a cara saudável do "ImpactoEsperança", desde a terra do fogo, noextremo sul da Argentina, até a pequenacidade brasileira de Pacaraima na divisacom a Venezuela. Essa é a GeraçãoEsperança de Deus!

Se você vai ficar de braços cruzadosem 2010, então você não faz parte daGeração Esperança. Se você vai vivero ano de 2010 na salvação e no serviço,então você é a cara da GeraçãoEsperança,

Geração Esperança - Prazer emservir!

Otimar GonçalvesMinistério Jovem - DSA

Page 4: Revista Ação Jovem

4 | 01 | 02 | 03 | 2010

MENSAGEM DO LÍDER POR: PR. RONALDO ARCOMINISTÉRIO JOVEM UCB

Mude o curso daHistória

JA

Queridos líderes de jovens:

O ano de 2010 chegou com muitos desafios para oMinistério Jovem.

Talvez você pense que é o único a sentirdificuldades, certo medo de criar programas, ideias eatividades para os jovens da igreja. Mas com certezavocê não está sozinho!

Veja o que encontramos em 1 Coríntios 2:3-55:“E estive entre vós com debilidade, e muito temor e

tremor. A minha ppalavra e a minha ppregação nãoconsistiu em ppalavras ppersuasivas de sabedoriahumana, mas em demonstração de Esppírito e deppoder, ppara que sua fé não se appoiasse na sabedoriados homens, mas no ppoder de Deus.”

Paulo era um líder jovem como você, quereconhecia seus defeitos, debilidades e limitações,mas ao mesmo tempo preocupava-sse com o sucessode sua missão, pois sabia que mesmo com asdificuldades, barreiras e obstáculos, Deus tinhagarantido que sua obra teria resultado e por isso elenão devia temer nada.

Paulo também se preocupava com sua liderança,para que ela não se destacasse pelo aspecto de suashabilidades humanas; e esta atitude o fez dependermais de Deus na procura de força e sabedoria paradesenvolver suas atividades. "Alcançamos nossomáximo quando comppreendemos e reconhecemosnossa debilidade" (5T 70).

Paulo não queria que as pessoas colocassem suaconfiança em nenhum poder humano. Em seusesforços missionários, tinha evitado usar a sabedoriafilosófica para convencer seus ouvintes da verdade doEvangelho. Queria que a fé dos crentes pudesse

apoiar-sse inteiramente no Salvador. A entrega de umjovem ao Senhor não depende da vontade nem deesforços do homem, mas sim do poder convincentedo Espírito Santo.

Os programas deste trimestre, na sua maioria,foram escritos por jovens como você. Use esses temaspois ajudarão os jovens a terem um maiorcompromisso com Deus. Eles terão um envolvimentoprofundo com a vida de Cristo, Seus ensinamentos eaprenderão altos padrões morais.

Não seja um mero espectador. Mude o curso dahistória. Não se esqueça: a vida de algum jovemdepende do seu compromisso com esta verdade.

Um abração!

Pr. Ronaldo Boll ArcoLíder jovem da UCB

Foto: Arquivo DSA

Ilustr

ação

: SCX

I

Foto:

Domi

nikGw

arek

Page 5: Revista Ação Jovem

1 - Onde e quando o 'sétimo dia' é descrito como osábado pela primeira vez na Bíblia?

RR:: ÊÊxxooddoo 1166::2266 - QQuuaannddoo ccaaiiuu mmaannáá ddoo ccééuu......

2 - O que aconteceu com o homem que foi pegoapanhando lenha no dia de sábado?

RR :: NNúúmmeerrooss 1155::3322-3366 FFooii aappeeddrreejjaaddoo...... ppoorr oorrddeemm ddee DDeeuuss

3 - Onde está escrito: "... De uma tarde a outratarde, celebrareis o vosso sábado."

AA - GGeenn 22::11 - 33 // BB - EExxoo 2200::88 - 1111 // CC - LLeevv 2233::3322 ((ccoorrrreettaa))

4 - De acordo com Neemias 13:15-18, como osábado era 'profanado' em Judá:

AA - HHaavviiaa lloonnggooss sseerrmmõõeess nnaass ssiinnaaggooggaass......BB - HHaavviiaa ccuurraass ee mmiillaaggrreess nnaass hhoorraass ssáábbaattiiccaass......CC - HHaavviiaa vveennddaa ddee...... ttrriiggoo,, vviinnhhoo,, uuvvaass,, ffiiggooss ee ppeeiixxeess...... ((ccoorrrreettaa))

5 - Onde está escrito: que no novo céu e na novaterra, iremos adorar a Deus de um sábado a outro?

AA - IIssaa 6666::2222,,2233 ((CCoorrrreettaa))BB - IIssaa 5588::1133,,1144CC - IIssaa 5566::22

6 - Qual dos profetas do Antigo Testamento disse:'santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entremim e vós...?

AA - IIssaaííaassBB - EEzzeeqquuiieell ((2200::2200 - ccoorrrreettaa))..CC - JJeerreemmiiaass

7 - Complete a resposta: A Bíblia diz: "Paulo,segundo o seu costume, foi procurá-los e, por...

AA - DDooiiss ssáábbaaddooss,, aarrrraazzoooouu ccoomm eelleess aacceerrccaa ddaass EEssccrriittuurraass......BB - QQuuaattrroo ssáábbaaddooss,, aarrrraazzoooouu ccoomm eelleess aacceerrccaa ddaass EEssccrriittuurraass......CC - TTrrêêss ssáábbaaddooss,, aarrrraazzoooouu ccoomm eelleess aacceerrccaa ddaass EEssccrriittuurraass...... ((AAttooss 1177::22 -

ccoorrrreettaa))..

8 - Complete o seguinte texto bíblico: "No sábado,saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceuhaver um lugar de:

AA - PPrreeggaaççããoo......BB - OOrraaççããoo...... ((AAttooss 1166::1133 - ccoorrrreettaa))..CC - TTeesstteemmuunnhhooss......

9 - Que profeta do Antigo Testamento disse: "... Nãocarregueis cargas no dia de sábado, nem asintroduzais pelas portas de Jerusalém":

AA - HHaabbaaccuuqquuee..BB - SSooffoonniiaass..CC - JJeerreemmiiaass ((JJeerr 1177::2211,,2222 - ccoorrrreettaa))..

10 - De acordo com o texto de Isaías 58:13, comodeve ser o dia de sábado para os filhos de Deus emtodo o mundo:

AA - DDiiaa ddee lloouuvvoorr ee aaddoorraaççããoo nnaass ssiinnaaggooggaass......BB - DDiiaa ddee ddeessccaannssoo ffííssiiccoo ee mmeennttaall......CC - DDiiaa ddeelleeiittoossoo ee ddiiggnnoo ddee hhoonnrraa...... ((ccoorrrreettaa))..

11 - Quem determinou diante da transgressão dopovo em relação ao sábado: "Dando já sombra asportas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que sefechassem; e determinei que não se abrissem, senãoapós o sábado; às portas coloquei alguns dos meusmoços, para que nenhuma carga entrasse no dia desábado."

AA - EEssddrraass......BB - NNeeeemmiiaass...... ((NNeeee 1133::1199 - ccoorrrreettaa))..CC - ZZoorroobbaabbeell......

CONCURSO POR: PR. OTIMAR GONÇALVESMINISTÉRIO JOVEM DSA

JA

"Devemos dia após dia estudar a Bíblia, diligentemente, ponderando todo pensamentoe comparando passagem com passagem." Grande Conflito. Pág.598

Ilustr

ação

: SCX

I

Foto:

Dom

inik G

ware

k

Page 6: Revista Ação Jovem

6 | 01 | 02 | 03 | 2010

“Nós ppodemos fazer ppouco, mas Deus vive e reina,e Ele ppode fazer muito. Os jovens são nossaespperança ppara a obra missionária." Fundamentos daEducação Cristã, pág. 320.

Como você viu acima, GerAção Esperança será opoderoso e significativo slogan espiritual emotivacional para os 8 países que compõem a DivisãoSul-Americana. O tema GerAção Esperança tem tudo aver com o programa da igreja no continente sul-americanopara 2010. A GerAção Esperança tem prazerem servir!

Esperança é a palavra de ordem nos projetos daigreja em qualquer lugar, não importa qual seja odepartamento. A Palavra de Deus garante: "Háesperança para o teu futuro, diz o Senhor..." (Jer.31:17). O futuro da juventude vem das marcadas mãosde Deus – nosso Criador e Mantenedor. Vivendo odesafiador ano de 2010 nas asas da esperança, vamosentão, aos desafios do Ministério Jovem para oprimeiro trimestre.

Ano BíblicoA Bíblia é a base da vida de qualquer jovem cristão

que deseja o céu e a eternidade. A Bíblia é a únicasegurança para a juventude atravessar de formasegura qualquer crise espiritual. É a Bíblia na mão eJesus no coração – Comunhão e Missão na prática.

O jovem que faz da Bíblia o seu mapa diário teráinevitavelmente o céu como destino. Onde você podeencontrar segurança para o seu futuro? Onde você

está 'lendo' o seu futuro? A que vozes está escutandodiariamente? Será que é a voz da Internet, do Orkut, doMessenger ou da Televisão? A Bíblia aberta é sempreuma oportunidade de interatividade com Jesus.

"A Bíblia é a voz de Deus falando-nos, tão certoquanto se a pudéssemos ouvir literalmente." Ellen G.White.

Em 2010, mais uma vez, estaremos promovendo eapoiando o ano bíblico para toda a juventude Sul-Americana. Serão milhares de guias de leitura da Bíbliapara a moçada, espalhados como folhas de outono.

Desafie os juvenis e os jovens da sua igreja a teremum plano de leitura diária da Bíblia. Para o grandeevangelista D. L. Moody, “A Bíblia não nos foi dadapara aumentar o conhecimento, mas para mudarnossa vida.” Precisamos fazer uma revoluçãocontinental para a Bíblia e pela Bíblia. Que a nossaGerAção Esperança na America do Sul volte a viver olema da reforma protestante do século 16: “SolaScriptura” - Só a Bíblia!

AcampVerão - Retiro Espiritual 12 a 17de Fevereiro

A cada ano milhares de jovens adventistas de váriospaíses 'migram' como aves em busca de um lugar derepouso espiritual e físico. Esse lugar é o retiroespiritual, um acampamento onde acontecem muitasatividades. Destacamos algumas delas:

DESAFIOS JAPOR: PR. OTIMAR GONÇALVESMINISTÉRIO JOVEM DSA

F

Page 7: Revista Ação Jovem

Programa EspiritualEsta é a parte mais importante de um retiro

espiritual. Convide um orador que tenha carisma parafalar aos jovens. Se houver possibilidade, convide umapessoa especial para cantar. Não abra mão doshorários de cultos e deixe Deus agir nos corações.

Comece e termine cada dia com Deus noacampamento. Deixe Jesus comandar sua vida e a vidados jovens. Você verá os resultados.

AlimentaçãoA alimentação deve seguir a filosofia cristã. Evite

servir alimentos cárneos. Elabore um cardápiosaboroso e suculento com a turma da cozinha e vocêverá um grupo de jovens felizes e dispostos a seremusados por Deus.

Atividades recreativasQue haja exercícios físicos em horários

determinados, sem concorrer com as atividadesespirituais. Tenha bastante cuidado com as

competições esportivas, elas podem 'azedar' oacampamento. Eleja uma equipe para coordenar asatividades recreativas com a juventude.

"A recreação é necessária aos que se achamocupados emesforço físico, e,mais ainda,essencial àquelescujo trabalho éespecialmentemental." Conselhosaos Pais Professorese Estudantes, pág.346.

Curso deLeitura

Já dizia o célebreescritor MonteiroLobato: "Um país sefaz com homens e

01 | 02 | 03 | 2010 | 7

Foto: Marcos Santos

Capa: CASA

Page 8: Revista Ação Jovem

livros." A leitura expande os horizontes intelectuais; aleitura melhora a forma de pensar e 'ler' os fatos davida que fazem o quotidiano. Trabalhe para montaruma biblioteca do Clube de Jovens ou da Sociedadede Jovens. Eis a relação do curso de leitura doMinistério Jovem para 2010:

Aventureiros:Detetive Zack e os segredos na areiaJerry D. Thomas

Juvenis:Como surgiram os

dinossauros e por que elesdesapareceram

Elaine Graham-Kennedy

Jovens:Ainda que

caiam os céusA dramática

história de umpastor quesobreviveu aoregimesoviético

Mikhail P.Kulakov eMaylan Schurch

Livro do anode 2010

Conselhos para aIgreja

Ellen G. White

Oriente os juvenis e jovenspara 'navegarem' menos no mundovirtual, ou seja, receberem menosinformação 'enlatada' e mais informação processada epensada, que é obtida através da leitura de bons livrose boas revistas. A GerAção Esperança tem que serdiferente no seu modo de pensar e de agir, por isso aboa leitura é fundamental. Não podemos ser merosrefletores do pensamento de outras pessoas.

Pela graça de Cristo a geração esperança vai fazer adiferença em 2010.

E não se esqueça das 3 bases da vida de um jovemcristão;

1a Base: Bíblia na primeira hora de cada dia; 2a Base: Oração três vezes ao dia;3a Base: Testemunho todo dia.

Vamos fazer de 2010 o melhor ano da nossa vida e

da Sociedade ou Clube de Jovens, através do poder deDeus!

Vida Por VidasPela primeira vez na América do Sul teremos o

poderoso projeto Vida Por Vidas com cadastramentopara doação de medula óssea.

Em 2010, a meta é cadastrar cinquenta mil jovenspara possíveis doações de medula óssea em

toda a América do Sul, desde a terrado fogo no extremo sul da

Argentina até Pacaraima, noextremo norte do Brasil.

O dia 13 de Marçoserá a largada inicial

do projeto. Será a vezde os jovens

adventistasmostrarem para omundo todoque nós temosuma correntedo bemchamada VidaPor Vidas. Essaé a cara daGerAção

Esperança, é acara do amor e

da saúde.

Sábado, um diade esperança

O dia 15 de maio será umaexplosão de missão e de celebração

do dia do Senhor em todo o continente.Será a sua vez de mostrar ao mundo inteiro que Jesusé o 'Senhor do Sábado' e que o sábado é o sinal deDeus entre Ele e o Seu povo peculiar (Eze 20:12,20).

Leve os Aventureiros, Juvenis, Desbravadores,Jovens e Universitários para as avenidas, ruas,semáforos, praças, shopings, praias, metrôs eaeroportos. Diga ao mundo inteiro: O Sábado é o diado Senhor e o sábado é um dia de esperança. Vamoscelebrar.

Sou parte da GerAção Esperança e você?

Pr.Otimar GonçalvesMin. Jovem - DSA

8 | 01 | 02 | 03 | 2010

Page 9: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 9

Planos para o Programa No sábado pela manhã, na Escola Sabatina, convide os jovens para um piquenique à tarde, logo após o Culto

JA. Peça que cada um leve sanduíches leves, frutas e sucos de frutas. Depois do monólogo, saiam para o pátio,discutam o tema em grupos e aproveitem esse momento de intimidade para passar o tema de forma simples etocante.

OBJETIVOS DO PROGRAMARESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE SE OBEDECER AO QUARTO MANDAMENTO EDESCANSAR NO DIA DE SÁBADO.

Sábado - diamundial da alegria

IntroduçãoCenário: Se possível tire tudo do púlpito e coloque

apenas um banquinho alto. Escolha um garoto quepossa decorar o texto e interpretá-lo naturalmente. Oparticipante deve manter uma atitude relaxada,autoconfiante, pode falar sentado.

MonólogoOi.Pra quem não me conhece, eu sou o Pedro, tenho

20 anos, meus pais vieram para a Igreja Adventistaquando eu tinha sete anos e eu cresci aqui.

Hoje me pediram para vir aqui falar com vocêssobre o que é ser adventista. Andei pensando sobreisso e cheguei à conclusão que, ou temos regrasdemais, ou eu que não entendo nada.

Por exemplo, o sábado. Lá em casa a gente nuncapode assistir televisão, nem sair, nem coisa nenhuma.Quando eu era criança, ficava lá olhando pro teto ou

enchendo a paciência da minha mãe. Mas na casa daminha amiga, a Kelly, que cresceu na igreja juntocomigo, é tudo tranquilo.

Quando eu vou almoçar lá no sábado à tarde, agente bota um CD pra tocar, ou então um clássico. Elaadora música clássica, e fica conversando bobagem, edepois a gente vem pro JA e assiste o culto, tudo naboa.

Nunca vi diferença entre um jeito de guardar osábado e outro.

Tem os trabalhos missionários, não é? Eu deviaaparecer, mas eu já tento ser um cara legal nafaculdade. E sábado... Não foi Deus que disse"absolutamente nenhuma obra" e "o sábado foi feitopor causa do homem"?

Meu irmão que disse isso de brincadeira lá em casa,mas faz sentido. Eu acho que está na Bíblia, que eudevia ler mais.

Outra coisa de ser adventista: meu pai me deu a

CULTO JOVEM 1AUTOR: MINISTÉRIO JOVEM UCBFOTO

Ilustr

ação

: equ

ipe A

J

Page 10: Revista Ação Jovem

10 | 01 | 02 | 03 | 2010

maior bronca por que eu fui em um barzinho nosábado a noite.

– Meu filho, no boteco, depois de passar o diainteiro na igreja, o que é isso?! O que as pessoas vãopensar?

Pô! O barzinho era muito tranquilo! E eu nem bebo!Não pode, eu conheço as regras de saúde. E não eramais sábado, fiquei em casa o dia do Senhor todinho.A noite já é minha, não é? Seis dias meus, um doSenhor e contando das seis da tarde às seis da tarde!No horário de verão de sete às sete, né?

E as pessoas que tem o que pensar de mim sãomeus amigos, e a turma sabe que eu sou adventista etenho minhas regras. O problema é só quando elesperguntam o porquê disso e daquilo. Eu digo "está lána Bíblia" e fica nessa.

Ainda bem que eles não insistem, são muito derespeitar a posição alheia. Sexta feira teve um showmassa e eu não fui. Mas hoje à noite vou sair com elespra alguma coisa legal.

Até mais.

FundamentosO quarto mandamento diz: "Lembra-te do dia do

Sábado". Não foi uma ordem dada desde o tempo deMoisés, mas sim desde a criação deste mundo(Gênesis 2:2 e 3), quando Deus abençoou o sétimodia (Sábado). Por quanto tempo dura essa bênção? (1Crônicas 17:27). O que Deus abençoa, fica parasempre. E a Bíblia mostra que o Sábado perdura portodas as eras, desde a Criação até a Nova Terra(Eclesiastes 3:14).

Quando Deus descansou no sétimo dia, foi paranos dar o exemplo. O sábado tem vários objetivos,entre eles estão: comemorar a criação divina, propiciardescanso aos homens e dar-lhes oportunidade paraadorar o Criador. Jesus, aqui na Terra, afirmou ser oSenhor do sábado e lhe devolveu todo o valorespiritual que havia se perdido com as restriçõesinúteis dos fariseus (Mateus 12:8, Lucas 4:16; 1 Pedro2:21).

A guarda do sábado é um sinal de distinção,demonstrando que Deus é o Senhor. Será uma marcado povo de Deus nos últimos dias também. Deus querque deixemos de lado o trabalho cotidiano e os

Foto:

A. F

eldma

n

Page 11: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 11

cuidados dessa vida no sábado; mas isso não significaque devemos dormir o dia todo. A Palavra de Deussugere muitas atividades a serem feitas no sábado,formas de fazer o bem. Deus deseja que o Seu povose reúna no sábado, para adorar o Senhor,compartilhar, cultivar a amizade, estudar a palavra deDeus (Atos 13:44).

A fim de consagrar o sábado totalmente a Deus, érecomendável fazer um planejamento para que nãoseja preciso comprar nada após o início do sábado. Épor isso que o sexto dia era também conhecido como"Dia da Preparação" (Lucas 23:54).

Atos 16:13 mostra que o sábado também pode ser aoportunidade para um passeio ao ar livre com afamília, a fim de nos maravilharmos diante da criaçãode Deus. De modo geral, tudo o que possa aumentarnosso amor e gratidão a Deus, tudo o que fortaleçanossa união com o Salvador, pode ser feito no sábado.

A bênção de Deus está verdadeiramente sobre o diade sábado. Todos os que tiveram a experiência dededicar esse tempo à adoração de Deus, conhecê-Lomelhor e servi-Lo, podem dar testemunho dessabênção muito especial. Com uma promessa dessas,

transmitida pelo profeta Isaías, por que nãodesejaríamos guardar esse dia?

ConclusãoA palavra hebraica para sábado é shabbat, e seu

significado básico é descanso ou descansar. Ela étanto um verbo como um substantivo. Dessa forma,quando a Bíblia nos diz que Deus criou o sábado,podemos entender que Deus criou o descanso. Alémdisso, a forma verbal hebraica usada pelo escritorbíblico nos leva a concluir que o sábado pode serconsiderado o clímax da criação, embora sua obra-prima tenha sido o homem.

Indo além

Livro: Sábado ou Repouso do Sétimo Dia Autor: Guilherme Stein JuniorSão Paulo: Sociedade Internacional de Tratados no Brasil, 2001

Livro: O Sábado nas Escrituras Autor: Alberto R. Timm,São Paulo: Instituto Adventista de Ensino, 1990.

Foto:

A. F

eldma

n

Page 12: Revista Ação Jovem

12 | 01 | 02 | 03 | 2010

IntroduçãoVocê já viu que a mídia coloca o evolucionismo

como a fonte do saber, do progresso e da ciência. Epelo contrário, ao falar de criacionismo, o enfoquemuda. Acreditar em Deus é algo antiquado, místico,medieval e muito questionável. Foi isso mesmo queSatanás planejou para acontecer neste tempo: que omundo esquecesse de suas reais origens e todosacreditassem que somos resultados de uma sopa deamebas.

Por isso hoje demonstraremos para você, de formasucinta, a veracidade da doutrina da criação. Entãovamos lá!

Desenvolvimento - IlustraçãoCerta vez um jovem cristão, muito dedicado, entrou

em uma barbearia para cortar o cabelo. Depois dealguns minutos de silêncio, o barbeiro resolveu puxarconversa com o rapaz. E de uma forma bastante

irônica o barbeiro afirmou:– Eu não acredito em Deus. Não é possível que Ele

exista. O jovem, intrigado com a afirmação, perguntou:– Ora, mas por que você não acredita em Deus? O barbeiro respondeu:– Você está vendo esses mendigos na rua? Pois é,

se Deus realmente existisse e fosse bom, resolveria oproblema dessas pessoas. Se ele existisse de verdade,as pessoas não sofreriam.

O jovem ficou em silêncio. Ao terminar o corte,pagou o serviço, deu alguns passos em direção àporta para sair, mas antes parou e disse ao barbeiro:

– Sabe de uma coisa, amigo? Eu não acredito embarbeiros!

– Ora, mas por quê? – Veja quantos mendigos estão com os cabelos

compridos lá fora! O barbeiro riu e respondeu:

OBJETIVOS DO PROGRAMAPROMOVER UM DEBATE ENTRE OS JOVENS, PARA QUE ELES CONFIRMEM SUACRENÇA NO CRIACIONISMO.

Planos para o ProgramaNo sábado de manhã, no horário dos anúncios, lembre os jovens de pesquisarem sobre o evolucionismo e o

criacionismo para o debate da tarde. No culto JA divida as cadeiras da igreja em duas alas. Divida os jovens em dois grupos, um criacionista e outro

evolucionista e direcione cada jovem para o seu respectivo lado da igreja.

CULTO JOVEM 2AUTOR: Min. Jovem / UCBIlustração: Ricardo Reges

a criação,design inteligente

ou sopa de amebas?

Page 13: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 13

– Ora, eles estão assim porque não vêm até mimpara resolver seu problema!

E o rapaz concluiu:– Agora você está começando a entender o porquê

do sofrimento. Muitas pessoas alegam, como o barbeiro da

história, que Deus não existe. Criam inúmeros motivospara justificar sua crença. Como cristãos vivendo notempo do fim, temos que estar bem firmados naPalavra de Deus e cada vez mais defender nossa fé.

Tópicos para debateO homem sempre se perguntou: de onde vim?

Como começou o Universo? Muitas teorias tentamresponder essas questões, mas em Gênesis 1:1, desdeo primeiro verso das Escrituras, a questão éestabelecida definitivamente: Deus, pelo poder de suapalavra, é o Criador do Universo. Ele imaginou oUniverso, e transformou o produto de sua imaginaçãoem realidade (Hebreus 11:3; Salmo 33:6 e 9). EmGênesis 1:26 através das palavras "Façamos...", Deusindica que não agiu sozinho na criação do Universo. Osegundo verso ensina que Deus criou todas as coisasatravés de Jesus (Hebreus 1:1 e 2) e do Espírito Santo.

Deus é o autor da Bíblia e também da própriaciência. Uma vez que Ele é o criador de ambas,

obviamente, elas não se contradizem. Contudo, o quevemos é um crescente conflito entre a ciência e areligião. Em sua opinião, o que tem levadoinúmeros cientistas a se oporem àveracidade do relato da criação bíblica?

Defensores da visão criacionista afirmam não haverevidências que favoreçam a teoria da evolução, eevolucionistas alegam não existir evidências queconcordem com a criação bíblica. O que vocêpensa a respeito dessa questão? Quem temmais provas a seu lado? Por que cientistasrenomados optam pela evolução como amelhor explicação para a origem da vida?

FundamentosCharles Darwin desenvolveu a teoria da evolução

em 1859. De acordo com ela, o homem é o resultadode lentas transformações que ocorreram ao acaso,durante bilhões de anos, dando origem a diversasformas de vida até finalmente chegar ao queconhecemos hoje.

Abaixo, podemos ver algumas opiniões decientistas sobre a teoria da evolução:

(vários jovens devem ler ou interppretar as frases)"Até hoje, temos de reconhecer que a

paleontologia não nos proveu ainda um elo entre

Page 14: Revista Ação Jovem

14 | 01 | 02 | 03 | 2010

homens e animais" (Albert Gaudry). "A hipótese de uma criação sem Deus é

inconcebível" (Wernher Von Braun). "Os cientistas não podem explorar os segredos da

criação sem considerar o dedo de Deus" (RobertBoyle).

"A ciência assegura positivamente a existência deum poder criador, o que nos leva a aceitá-lo como umartigo de fé" (Lord Kelvin).

"A explicação final para todas as coisas existentesé Deus" (Arnold Lunn).

"As teorias evolucionistas [...] assegurando aorigem animal do homem nunca foram, desde seuaparecimento, tão postas em dúvida quanto hoje, e omeio científico que recusa acreditar nelas nunca tevetantos argumentos" (Roger du Pasquier).

"Nós duvidamos também que a seleção natural foicapaz, mesmo com a imensa duração da evolução, decriar órgãos tão complexos como o cérebro, o olho, oouvido dos vertebrados superiores" (Jean Rostand).

"Quando penso sobre o olho, fico abismado!"(Charles Darwin).

A Bíblia é frequentemente acusada de se opor àsdescobertas científicas e retardar o progresso devido àsua versão sobre a origem da terra. Mas nas Escriturasjá estava revelado muito do que a ciência estuda ouprova atualmente. Temos alguns exemplos adiante.

Desde o começo da era cristã, os escritos bíblicosafirmam que a Terra é redonda. Apesar disso, o mundocientífico acreditou de outra forma por muito tempo.(Isaías 40:21 e 22)

Os cientistas afirmam que, através de eras, muitasmodificações deram origem a novas raças evariedades. Contudo, não existem provas de que umaespécie tenha surgido de outra totalmente diferente.Esta estabilidade entre as espécies, de uma geraçãopara outra, sempre esteve descrita na Bíblia. (Gênesis1:25).

Em Jó 12:7-9 lemos sobre o admirável instinto dosanimais. A natureza apresenta o trabalho das mãos deum Criador.

Há dois mil anos atrás, Pedro profetizou que no fimdos tempos o relato da Criação seria ridicularizado pormilhões de pessoas que prefeririam acreditar que ohomem é um "animal avançado" no lugar de ser aobra-prima da criação de Deus (2 Pedro 3:3 e 5).

Deus nunca deixou de prover evidências de suaexistência (Atos 14:15-17). Ele nos convida a investigaras origens do Universo. Leia a história de Jó. Comoesse patriarca, nosso papel é reconhecer nossoslimites e a majestade do poder de Deus. A Bíbliaoferece a melhor explicação: Deus é o criador de tudoo que há no mundo.

ConclusãoEm 1859 foi publicada a obra de Charles Darwin

intitulada A Origem das Espécies, popularizando ateoria da evolução. Nessa mesma época passou a serensinada a primeira mensagem angélica deApocalipse 14, que afirma que Deus é o Criador. Écomo se Deus estivesse preparando uma resposta àteoria evolutiva a fim de que o mundo não fosseenganado. É interessante também notar que a IgrejaCatólica (a Babilônia do Apocalipse) aceitou a teoriadarwiniana.

Deus é o nosso Criador e Mantenedor, pois a Eleseja dada toda a honra e glória. Amém. Pelos séculosdos séculos.

Material ComplementarLivro: Por que Creio?

Autor: Michelson BorgesTatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003

Livro: A História da VidaAutor: Michelson Borges Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005

Provérbios 30:4; Jeremias 32:17; Isaías 40:26;Colossenses 1:16 (Deus o criador do universo)

Foto:

SXC

Page 15: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 15

CULTO JOVEM 3AUTOR: IVETTE CHONGFOTO JAMES STUART

Texto Bíblico"Somos embaixadores em nome de Cristo." II

Coríntios 5:20

Introdução: Título HonrosoDe todos os títulos que Paulo dá aos cristãos,

nenhum é mais honroso do que embaixador emnome de Cristo. Paulo usa um termo grego,presbeutes, bem conhecido de seus leitores. Oimperador romano designava presbeutes às provínciasdistantes do império. Ao aceitar tal cargo, oembaixador se comprometia a ser um representantepessoal de César num país estrangeiro e de seu porta-voz.

Paulo aplica este termo da corte imperial de Romaaos cristãos. Aos fazê-lo, o apóstolo destaca doisfatores importantes. Primeiro, Aquele que nos chamapara sermos cristãos é o Soberano do Universo. Seuchamado é supremo. Sua vontade é final. Sua missãoneste mundo é a redenção de seres humanos caídos.Segundo, os cristãos, ao serem designadosembaixadores, se tornam representantes de Cristoneste mundo. Como tais, não são autônomos.Precisam aceitar a vontade de Cristo como sua.Seguem apenas o caminho de Cristo. Sua tarefaprimária na Terra é apresentar Cristo aos que não O

conhecem. Podem ser peregrinos em terraestrangeira, seja perto, seja longe, mas têm uma tarefaa realizar: dizer ao mundo que Cristo é Senhor eRedentor, e então estender as fronteiras de Seu reinona Terra.

É isto que significa ser um embaixador de Cristo.Mas como efetuamos a tarefa? Como podemosrepresentar Cristo na faculdade, no escritório, ou noquintal? Esses são postos de um embaixador tantocomo nos países além-mar. Minha experiência meensinou sete diretrizes simples para cumprir minhafunção de embaixador como Adventista do SétimoDia.

(Sete Jovens falam as Sete Diretrizes)

1.Ponha-se à disposição de DeusVocê não pode ser embaixador a menos que

queira, e a menos que saiba o que isso significa.Então, entregue-se a Deus para ser usado por Ele. Sementrega completa não pode haver sucesso. Umembaixador existe e funciona somente dentro davontade daquele que o chama. Tendo-se colocadocomo instrumento nas mãos de Deus, Ele lhe mostraráo que fazer e como fazer. Ore. Mantenha contato comEle. Aquele que chama é também Aquele que habilita.

OBJETIVOS DO PROGRAMAOFERECER OPÇÕES PRÁTICAS PARA INCENTIVAR O JOVEM A SE TORNARUM REPRESENTANTE DE CRISTO ONDE QUER QUE SEJA.

você é um embaixador

Foto:

SXC

Page 16: Revista Ação Jovem

16 | 01 | 02 | 03 | 2010

2. Estenda a mão aos outrosEssa é nossa tarefa primária. A vida é, por vezes,

árdua. Doenças, mortes de entes queridos, problemasfinanceiros, estresse, tarefas escolares, e os altos ebaixos do amor, deixam muitos acabrunhados. Derepente surge uma oportunidade de comunicar oamor de Cristo servindo e cuidando daqueles queestão sofrendo. Estar disponível é seu maior triunfo.Um sorriso, uma mão ajudadora e um ouvido cheio desimpatia trazem valor e força à sua crença. Ajude oscolegas a resolverem seus problemas nos estudos.Ouça seus companheiros que estão com problemas. Equem sabe você encontrará uma oportunidade departilhar o amor de Deus e sua fé.

3. Aceite cada pessoa como um filhode Deus

Falta de identidade e de estima caracteriza nossaépoca. Muita gente ao nosso redor vive sem noçãodefinida de quem são e por que estão aqui. Eis umaoportunidade de viver e mostrar que somos todosfilhos de Deus, e que é aí que nossa identidadecomeça. Aceitar os outros como semelhantes comvalor e dignidade e tratar cada um com respeito eamor é importante para a vocação cristã. Certa vez,uma amiga cristã perguntou-me por que eudemonstrava tanto amor para com ela, embora nãofosse da mesma religião. "Porque Jesus vive em mim, eeu O amo muito," eu lhe disse. Ela quis saber quemera este Jesus. Ela encorajou sua filha, a vir à nossaigreja e aprender mais de Jesus.

4. Considere seu campus ou lugar detrabalho como seu posto deembaixador

Você é um representante de Cristo. Ao caminharpelas ruas, vejo os edifícios. Esses edifícios abrigampessoas com nomes e faces. Frequentemente imaginoque essas pessoas procuram a verdade. Queroconhecê-las. Quero oferecer-lhes as boas novas dasalvação. Muitas delas são agnósticas. Algumas sãoricas, mas materialistas. Há, por vezes, um sentimentovazio e quero identificar essas carências e fazer o queposso para ajudar. Obviamente nem todosresponderão imediatamente ao convite do evangelho,mas alguns o farão. Esteja disposto a aceitar omomento indicado por Deus.

5. Estabeleça uma relação crescenteSer um embaixador exige que você estabeleça

relações que crescerão em significado e vigor. Peça aDeus que o ajude a conhecer as pessoas ao redor.Comece cada dia com a oração: "Quem me enviaráshoje, Senhor?" Procure conhecer aqueles com quemvocê assiste as aulas. Aprenda seus nomes e tenhacerteza de pronunciá-los corretamente. Sorria. Seja umbom ouvinte. Tenham uma refeição juntos. Comeceuma conversação quebrando o gelo, falando sobrenotícias do campus, acontecimentos correntes, cursose programas da escola, interesses profissionais,passatempos, esportes e recreação, projetos eproblemas no trabalho e base religiosa.

Foto: Mimi Shultz Klotz

Fot

Foto: Houston Recruiter Meetup Group

Page 17: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 17

6. Siga o modelo de Cristo aotestemunhar

O modelo tem três passos: cultivo, semeadura ecolheita. Depois de cultivar a amizade e tornar-seconsciente das necessidades de seu amigo, vocêpode apresentar o evangelho mais eficazmente.Você pode oferecer soluções às suas necessidadesreais. Não se precipite para colher. Espere omomento certo. Partilhar o que Jesus tem feito porvocê já é, em si, um instrumento poderoso.

7. Cultive interesses comunsCom o crescimento do relacionamento, procure

trabalhar nos pontos de interesse comum. Desenvolvaos pontos em comum. Talvez seja a leitura ou ouvirmúsica. Talvez sejam festinhas sociais ou passeios.Partilhe seu melhor para mostrar que você sepreocupa. A maior parte dos ministérios no meioestudantil relata sucesso notável com reuniões nãoformais organizadas com uma ênfase cristã. Elasprovêm oportunidade para externar sua fé. Você talveztenha outras ideias. Aceite o desafio e torne-se umembaixador de Cristo no dormitório, no campus, emseu trabalho. Cristo precisa de você.

ConclusãoQuem aceita o desafio de ser embaixador de Jesus

num mundo secular? Coloque-se em pé... Oremos...

Ivette S. Chong é diretora do Ministério da Mulherna União do Pacífico dos Adventistas do Sétimo Dia.Seu endereço: 1706 Holin Street; San Jose, CA 95131;E.U.A.Diálogo 7:3 - 1995

Foto: Gabachat

Foto: Tim Stafford

Page 18: Revista Ação Jovem

18 | 01 | 02 | 03 | 2010

CULTO JOVEM 4AUTORA: SARAH UFFINDELLFOTO: THE CREECK MINISTERIES

Texto Bíblico"O coração alegre serve de bom

remédio" (Provérbios 17:22)

IntroduçãoMinha amiga estava se casando. O final de semana

prometia ser divertido. Quando cheguei ao aeroporto,os passageiros já estavam a bordo, e o avião, prestes asair. Fiquei desesperada. Com duas amigas a reboque,corremos para o portão. Literalmente suplicamos aoporteiro que nos deixasse embarcar de algum modo.O casamento era muito importante e não podiaesperar. Depois de algumas carrancas e um pedidoresmungado ao piloto, o porteiro abriu a porta, massob uma condição: minha bagagem teria de seguirnoutro vôo. Mas, e se a bagagem não chegasse a

tempo? Agora eu estava ainda mais desesperada:como poderia ser a dama de honra, com todas asroupas na mala? Mesmo antes de poder explicar meudilema ao porteiro, minhas amigas vieram em meusocorro. Fiquei horrorizada ao ver roupas de baixo eoutros pertences pessoais flutuando num enormesaco plástico. Corri para o avião, com a bolsa em umamão e meu pesadelo plástico na outra...

DesenvolvimentoA vida é assim. Achamo-nos, por acidente ou por

nossa culpa, em situações que nos ameaçam asanidade mental ou põem à prova nosso humor. Seresistíssemos à primeira e tentássemos o segundo, avida seria muito mais divertida. O humor nos deixacom um gosto de felicidade: a vida parece boa, os

OBJETIVOS DO PROGRAMAMOSTRAR QUE RIR É O MELHOR REMÉDIO PARA SE TER BOA SAÚDE EFORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Ria e tenha saúde

Page 19: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 19

problemas são minimizados, as cores parecem maisbrilhantes e todo o céu parece sorrir. Não disseSalomão: "O coração alegre serve de bom remédio"?

Isso foi há três mil anos. Agora, as pesquisasmostram que a afirmação do sábio não foi apenas umgracejo, mas uma verdade científica.

O sistema imunológico(Pode ser apresentado por um profissional da

saúde)Vamos dar uma olhada em como funciona o

sistema imunológico. Ele combate enfermidades e écontrolado por neurotransmissores que são fabricadose descarregados pelo sistema nervoso. O sistemanervoso é de duas espécies: simpático eparassimpático. Se alguém grita seu nome ao vocêadormecer na sala de aulas ou na igreja, vocêsubitamente fica alerta, os vasos se contraem, aspupilas dilatam-se e o coração bate mais forte. Isso éreação simpática.

O sistema simpático é feito para atuar em períodoscurtos. Se ele estivesse sempre em alta rotação,surgiriam efeitos negativos como o estresse. Oestresse pode causar pressão alta, prejudicando osvasos sanguíneos, diminuindo ainda mais a correntede sangue. Quando os músculos não recebemsuficiente sangue e oxigênio, sentimos dor e omúsculo morre lentamente. No caso de um músculocomo o coração, acontece um ataque do coração.

Esses resultados físicos, associados ao sistemanervoso simpático, ocorrem porqueneurotransmissores como epinefrina e dopamina, sãodescarregados em massa no corpo, em certascircunstâncias - como quando você está estressado ouquando alguém grita seu nome quando você estácochilando.

É aqui que a risada tem efeito curativo. Rir reduz osníveis de epinefrina e dopamina, diminuindo assim otempo e o efeito desses neurotransmissores. Issotambém diminui a quantidade de cortisol emcirculação. O cortisol é um supressor natural dosistema imunológico que torna o copo maissusceptível à enfermidade. Sem este efeito supressor,o sistema imunológico pode combater melhor ainfecção.

(Fazer um concurso bíblico sobre saúde)

O riso e o sistema imunológicoO sistema imunológico consiste de células brancas

do sangue que combatem a infecção. Será que arisada tem influência sobre essas células? O Dr. L. S.Berk e sua equipe de pesquisa decidiram descobrir.Estudaram o efeito da risada sobre três espécies decélulas brancas do sangue: linfócitos, granulócitos e

monócitos. A pesquisa envolvia um grupo departicipantes aos quais foi mostrado um vídeohumorístico que causava risadas hilariantes. Os níveisde vários leucócitos no sangue foram medidos antes,durante, logo depois e até no dia seguinte, depois deverem o vídeo e rir bastante. Descobriram que ascélulas brancas e seus produtos aumentaram durantea risada e que esse aumento significativo seprolongava até o dia seguinte, revelando que o efeitopoderia ser de longa duração. Foi notado um aumentosignificativo nos linfócitos tais como fagócitos e gamainterferon, que atacam especialmente as células devírus e tumores. Também aumentaram os anticorpos,que são produtos de linfócitos-B que provêm defesascontra certas doenças. Tais aumentos melhoram afunção geral do sistema imunológico. Mais estudosestão sendo feitos para mostrar os resultados positivosda risada.

Fazer um debate com a pergunta: Por que Deusquer que eu tenha saúde?

Ria e volte ao normalDias atrás eu estava quase fora de foco. Tinha

estado de plantão no hospital a noite toda. Sentia-mecansada demais. Tinha perdido muitas horas de sono.Justamente quando a longa noite findava, meu pagersoou. Notei um número de telefone muito familiar.Toquei e ouvi uma gravação. Tentei de novo, e obtivemais uma vez a secretária eletrônica. Tanto o númerocomo a voz me pareciam familiares, mas não podiareconhecê-los. De qualquer maneira, deixei umamensagem. Cerca de quatro horas mais tarde, umaamiga chamou-me e pediu-me que ouvisse asmensagens em meu aparelho. Quando o fiz, nãopude deixar de cair na risada: a voz no aparelho e onúmero do telefone eram meus! A risada dissipoutodo o estresse. Eu estava pronta para enfrentar o dia.

ConclusãoQuanto mais estudo e experimento a relação entre

as emoções e o sistema imunológico, tanto maisconcordo com Davi: somos formados de modo"terrível e maravilhoso". Alguém disse com razão: "Riae o mundo rirá com você; chore e você chorará só".Prefiro estar com o mundo, livre de estresse, no augeda saúde.

Sarah Uffindell (M.D., Loma Linda University) éresidente no Centro Médico da Universidade de LomaLinda, especializando-se em Neurologia.

Diálogo 10:3 - 1998

Page 20: Revista Ação Jovem

20 | 01 | 02 | 03 | 2010

Introdução(Feita por dois jovens)Sempre me perguntei por que Jesus usou uma

mistura de saliva e terra para curar aquele cego. Elecurou muitos somente com Sua Palavra. Por quejustamente com aquele homem Jesus usou aquelemétodo? Algum tempo atrás, lendo Informativos daEscola Sabatina, de 1988, eu obtive uma respostasatisfatória.

Em Iwan, um pequeno vilarejo em Papua NovaGuiné, a palavra correspondente para médico é inkanhiiswoki, que literalmente significa "homem quecospe". Para os nativos desse lugar, a saliva possuíapoderes terapêuticos. A missionária Judy Rehhergconta-nos que toda essa comunidade aceitou oevangelho ao descobrir que Jesus curou um cego comsua saliva (João 9:6-15). A partir daquele dia, Jesuspassou a ser "o mais poderoso cuspidor do mundo".

Toda aquela tribo se converteu justamente por terlido na Bíblia a história de que Jesus curou um cegocom Sua saliva. Eu fico pensando: será que Cristo nãocurou aquele homem só para converter essa tribomuito tempo depois?

Deus entende de cultura, entende de saúde,entende das motivações humanas, entende cadapessoa individualmente. Afinal, Ele nos criou. Seja qualfor o real motivo, Jesus também quer que tenhamossaúde física. Cuidemos do nosso corpo, o "Templo doEspírito Santo".

Fundamentos(Pode ser feito por um médico ou enfermeiro)A saúde é uma das condições mais importantes e

desejadas pelo ser humano. E para Deus, qual será oSeu desejo e Sua promessa para a saúde do homem?Será importante, para Deus, que cuidemos do nossocorpo ou apenas da parte espiritual? O que podemosesperar de Deus com relação a nossa saúde?

3 João 1:2 deixa claro o desejo de Deus de quetenhamos saúde. Jesus diz que veio para nos dar vida,sem doenças. Deus diz que tirará a enfermidade donosso meio se nós O servirmos seguindo suasorientações. Nenhuma doença ocorre pela vontade deDeus, ao contrário, ele sofre com o nosso sofrimento(João 10:10; Lucas 1:17; Êxodo 23:25).

Para muitas pessoas, pode parecer que Deus não se

OBJETIVOS DO PROGRAMAMOSTRAR QUE DEUS SE IMPORTA COM NOSSA SAÚDE COMPLETA, DO CORPO, DA MENTE E DO ESPÍRITOE QUE ELE ESTÁ DISPOSTO A NOS CURAR DE MANEIRA GERAL.

Deus, saúde efelicidade

CULTO JOVEM 5AUTOR: GRUPO AMIZADEMinistério Jovem - UCB

FOTO: CHI ALPHA

Planos para o Programa Leve artigos sobre problemas de saúde atuais, como anorexia e bulimia, fale sobre a geração saúde e as

academias e sobre o culto à beleza. Conduza o tema em paralelo com essa realidade e provoque o debate. Sepreciso prepare mais alguns "mediadores" e divida a igreja em grupos.

Page 21: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 21

importa com o que fazemos com nosso corpo, quepara Ele importa apenas os cuidados de nossa parteespiritual. Mas, lembre-se de que nosso corpo foicriado por Deus e a Ele pertencemos (1 Coríntios 6:19e 20). Deus valoriza nosso corpo e determina quecuidemos bem dele por ser morada do Espírito Santo,por não nos pertencer, por ter sido criado e resgatadopor Ele, com o preço do sacrifício da morte de SeuFilho Jesus (1 Tessalonicenses 5:23).

É natural que nós sempre esperemos milagres deDeus, colocando nas mãos dEle nossos problemas desaúde. Mas para um Deus de justiça, alguém que vivesistematicamente tratando mal o seu corpo, não podeser premiado. Hábitos de negligência com a saúde,como todo pecado, terão suas consequências. Ele nosdeu orientações, e quando pedimos, também nos dápoder para realizar a nossa parte. A Bíblia diz que Jesusfazia os milagres de cura por compaixão. Ele dizia paraa pessoa mudar de vida e fazer sua parte para nãovoltar a adoecer (João 5:14).

Você pode ver nos meios de comunicação muitaspessoas relatando milagres em programas religiosos. Apromessa desses programas, é que pela fé vocêtambém vai alcançar os milagres que precisa. Se omilagre não vier, a sua fé é pequena. Essa não é amaneira de lidar com Deus, nem com sua saúde.

Nunca esqueça: se você se colocou nas mãos deDeus, Ele está cuidando de você. Se Ele não atende damaneira que gostaríamos é porque tem algo melhor

em mente. Nossa conduta deve ser pedir e confiar, enão exigir e determinar o que Ele deve fazer. Emnossos pedidos devemos sempre dizer: Pai, seja feita aTua vontade e não a minha.

ConclusãoNão devemos depender de milagres para confiar

em Deus. Os milagres que Ele fez, relatados na Bíblia,são suficientes para que acreditemos e confiemosnEle. O relacionamento com Deus não pode ser dechantagem do tipo: "se Deus fizer o milagre quepreciso eu vou acreditar nEle." Nossa entrega precisaser incondicional, por que é assim o amor dEle pelahumanidade.

O papel principal da Igreja é colocar o ser humanoem comunhão com Deus. É fazer com que as pessoasconheçam Seu plano de salvação e tenham certeza davida eterna através de Jesus. O papel principal da Igrejanão é apresentar o Deus de milagres que as pessoasbuscam por interesse de benefícios, mas apresentar oDeus de amor e que as pessoas O busquem por amor.

Indo alémLivro: A Ciência do Bom Viver Autora: Ellen G. White, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004

Page 22: Revista Ação Jovem

22 | 01 | 02 | 03 | 2010

OBJETIVOS DO PROGRAMAESCLARECER AO JOVEM A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR AS PROFECIAS BÍBLICAS DOS LIVROS DE DANIELE APOCALIPSE, ESPECIALMENTE AGORA, NO TEMPO DO FIM.

Estudar asprofecias:por que é importante?

CULTO JOVEM 6AUTOR: MINISTÉRIO JOVEM UCBFOTO: SHLOMIT WOLF

IntroduçãoAo lidar com assuntos da igreja temos muitas

opções que absorvem o tempo e a atenção. É verdadeque muitas delas são legítimas e importantes, mas porvezes deixamos as prioridades a desejar. Isso aconteceexatamente com o estudo das profecias.

Há várias desculpas que alguns usam para nãodedicar tempo nesse tipo de estudo. Você já ouviualguém dizer: "Estudar profecia é muito difícil! Alémdisso, não sou bom em matemática?!" Essas pessoasresumem profecias à "decoreba" de números e datas.Você já deve ter ouvido algum membro de igreja sequeixar: "esse é um assunto muito delicado, é melhordeixar os pastores e teólogos lidarem com isso!".

Não é de admirar que muitas das teorias estranhasque surgem em nosso meio tenham uma relaçãodireta ou indireta com profecias. Em geral, podemosver três grupos de pessoas que não compreendemesse assunto:

(1) Pessoas que sempre têm vontade de desvendaruma "nova luz" e pensam redescobrir a Américaquando se deparam com alguma novidade para eles;

(2) Aquelas que não sabem manejar bem asferramentas de interpretação bíblica para compreendercorretamente o que Deus quis nos revelar e erram feiono resultado;

(3) Pessoas que pensam que estudar profecias éalgo complicado e impossível. Essas enterram seu mais

precioso talento: a inteligência! Por isso, vemos tantaconfusão nessa área.

Seria muito bom se evitássemos a existência dessestrês grupos na igreja através dessa fantástica pesquisaque faremos!

Por que devo estudar as profeciasbíblicas?

Como adventistas, cremos na promessa de Cristo:"Virei outra vez" (Jo 14:1) e vivemos por ela. Sendoassim, nosso dever é pregar com urgência e conheceras profecias do tempo do fim, que têm o mesmo valorque teve para os primeiros cristãos, com o adicional daproximidade da Segunda Vinda. Além do senso deurgência de nossa missão e necessidade doconhecimento de profecias a respeito do tempo dofim, nós temos mais um elemento: a consciência dogrande conflito entre Cristo e Satanás. Acredite, esseelemento é um legado muito precioso para nós,cristãos adventistas.

O estudo das profecias contribui muito paramanter a nossa identidade de igreja remanescente.Aliás, um dos ingredientes para compor nossaidentidade é a posse do "testemunho de Jesus" comoexperiência presente.

Podemos afirmar de maneira categórica quesomente o conhecimento da verdadeira interpretaçãoprofética manterá fiéis os cristãos da igreja

Page 23: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 23

remanescente no final dos tempos. Que estímulo etanto para devorarmos os livros sobre esse assunto!

Nós temos uma herança valiosíssima: o domprofético, manifestado recentemente na pessoa deEllen G. White, uma das pioneiras de nossa igreja. Issonos colocou anos-luz à frente de outras denominaçõesquanto a certos aspectos da escatologia*. Aliás, aúltima parte do livro O Grande Conflito, de Ellen G.White, contém a mais autorizada escatologia cristãadventista. Principalmente porque está em totalharmonia com a profecia bíblica e depende dela emconteúdo.

Além dessas razões básicas, selecionamos deztrechos do Espírito de Profecia relacionados àimportância do estudo dos principais livros bíblicosque tratam desse tema: Daniel e Apocalipse. Vale apena conferir:

Há necessidade de um estudo mais acurado daPalavra de Deus; especialmente Daniel e Apocalipsedevem merecer atenção, como nunca dantes nahistória de nossa obra. Counsels to Editors, 45

As profecias de Daniel e Apocalipse devem sercuidadosamente estudadas e, em ligação com elas aspalavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado domundo" João 1:19. Obreiros Evangélicos, 143

Os jovens que desejam dedicar-se ao ministério,ou que já o fizeram, devem familiarizar-se com todosos pontos da história profética, e todas as lições dadaspor Cristo. Obreiros Evangélicos, 95

As solenes mensagens que foram dadas, em suaordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugarno espírito do povo de Deus. Não devemos deixar quequalquer outra coisa nos domine a atenção.Testemunhos Seletos, III, 279

Foram reveladas à João cenas de profundo epalpitante interesse na experiência da igreja... Assuntosde vasta importância lhe foram desvendados,especialmente para a última igreja, a fim de que, osque volvessem do erro para a verdade, pudessem serinstruídos em relação aos perigos e conflitos quediante deles estariam. O Grande Conflito, 341

Na medida em que nos aproximamos do termoda história deste mundo, as profecias referentes aosúltimos dias exigem nosso estudo especial. O últimodos escritos do Novo Testamento está cheio deverdades cuja compreensão nos é necessária. Satanáscegou as mentes, de modo que se satisfazem comqualquer desculpa para não estudarem o Apocalipse.Parábolas de Jesus, 133

Trechos extraídos de Testemunhos Para Ministros,páginas 112-118:

Quando nós, como um povo, compreendermoso que este livro [o Apocalipse] significa para nós, ver-se-á entre nós grande reavivamento.

Quando os livros de Daniel e Apocalipse forembem compreendidos, os crentes terão umaexperiência religiosa inteiramente diferente.

Uma coisa compreender-se-á no estudo deApocalipse – que a ligação entre Deus e seu povo éíntima e decidida. Maravilhosa ligação é vista entre ouniverso do Céu e este mundo.

Os que comem a carne e bebem o sangue doFilho de Deus, trarão dos livros de Daniel e Apocalipse,verdades inspiradas pelo Espírito Santo.

ConclusãoProcure traçar um plano de estudo das profecias

bíblicas. Junte um grupo de alguns jovensinteressados, marque um dia, uma hora tranquila ecomecem lendo um capítulo de algum livro como OGrande Conflito, por exemplo. Orem antes de começare troquem ideias entre si sobre o que está sendo lido.Se for necessário conversar com alguém maisentendido no assunto, para esclarecer alguma dúvida,faça isso.

Estudar as profecias é de grande valor para cada umde nós e proporciona à vida uma visão real e urgenteda época em que vivemos, muito próxima ao fim detodas as coisas.

*Escatologia: é uma parte da teologia (ou até dafilosofia) que trata dos últimos eventos na história domundo ou do destino final do gênero humano, àsvezes denominado "fim do mundo".

Page 24: Revista Ação Jovem

24 | 01 | 02 | 03 | 2010

OBJETIVOS DO PROGRAMAOFERECER AO JOVEM OPÇÕES PRÁTICAS PARA PÔR EM AÇÃO A FIM DE PERMANECER FIEL À GUARDADO SÁBADO, MESMO EM AMBIENTE SECULAR.

Guardando o sábadono campus secularUm problemaa perene ou umaa oportuniidaade paaraa aafiirmaar suaa fé?

IntroduçãoSeu nome era Elias...Elias Ogwena* finalmente chegara ao pináculo de

sua ambição educacional. Já na infância, ele queria serengenheiro. Estudou com afinco desde a escolaprimária e ginásio, dominando a matemática e polindoseu inglês, cultivando todas as graças sociais quepoderiam ajudá-lo na entrevista com a melhor escolade engenharia do país. Quando os resultados dosexames finais chegaram, Elias vibrou. Suas notas emcada matéria podiam pô-lo no topo. E, naturalmente,havia Jesus – que nunca o desapontara.

Na primeira semana na faculdade, Elias recebeu umchoque rude: suas aulas estavam programadas para osábado – inclusive as aulas de laboratório. Elias orou.Os membros de sua igreja oraram. Seu pastor e odiretor de liberdade religiosa da Missão falaram com asautoridades da faculdade. Nada deu certo. No final daprimeira semana, Elias estava na igreja, no sábado. Omesmo aconteceu repetidas vezes. Seus professoreslhe disseram que nessa base ele iria fracassar. Umdeles chegou a dizer: "Deus espera que alcancemosnosso pleno potencial. Esse negócio de guardar osábado contradiz a vontade de Deus".

Mas Elias ficou firme. Seu estilo de vida fazia comseus colegas inquirissem sobre sua fé e crenças.Quando chegaram os exames do primeiro período, é

claro que Elias não fez o exame que caiu no sábado.Mas os resultados do exame o surpreenderam. Eliastinha ido tão bem nas outras matérias que o exame aoqual faltou não fez diferença alguma. Elias passou. Noperíodo seguinte, a escola arranjou o programa de talmodo que Elias não precisava se preocupar mais.

Alguns chamavam isso de sorte. Mas Elias o chamade fé no primeiro Guardador do sábado – o Criador,que nunca desaponta Seus filhos.

Isso não significa que todo estudante adventistanum campus não-adventista vá achar a fé galardoadatão prontamente. Por vezes o caminho pode ser difícile as decisões penosas. Assim o que deveria vocêfazer se tivesse que enfrentar um problemade guarda do sábado?

1 - Não desista!Você pode sentir que está só. Estar só e procurar

dispensa do sábado pode parecer um fardodemasiado pesado. A administração da escola,colegas e professores podem não mostrar simpatia emesmo ridicularizá-lo. Mas não se desespere. Procureconselho espiritual e apoio de sua comunidadeadventista local. O Manual da Igreja estipula que todosos níveis de organização da igreja, desde a local até àAssociação Geral, devem ter um Departamento deRelações Públicas e Liberdade Religiosa, encarregado

CULTO JOVEM 7AUTOR: JOHN GRAZFOTO: MICHAL ZACHARZEWSKI

Page 25: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 25

de ajudar pessoas como você. Procure o auxílio dodepartamento.

Adventistas são bons cidadãos. Pagamos impostos.Obedecemos à lei. E como cidadãos, temos privilégiose responsabilidades. Um privilégio é a liberdade dereligião e de culto, de acordo com nossas convicçõesreligiosas. Muitos países reconhecem esse direito. Em1986, as Nações Unidas votaram a Declaração daEliminação de Todas as Formas de Intolerância eDiscriminação Baseadas em Religião ou Crença. Umaseção tem que ver com o dia de descanso e culto. Vejase seu país tem uma lei a respeito. Além disso, seja umestudante aplicado. Prepare-se bem para suas aulas eexames. Seja digno de confiança. Os professoresserão mais inclinados a fazer arranjos se você estiverentre os melhores estudantes da classe.

2 - Trabalhe no problema Se você tem problemas com o sábado, não encare

isso como algo inevitável. Não diga: "A perseguiçãocomeçou. Estamos no final da História". Talvez seja ofim; talvez não. Mas enquanto você tiver a leigarantindo-lhe a liberdade religiosa, aproveite-se dela.É uma boa oportunidade de defender os direitoshumanos.

Mas mesmo antes que o problema surja:Obtenha o nome e o endereço do diretor local e

da associação de relações públicas e liberdadereligiosa.

Mantenha-se em contato com o diretor deEducação.

Relacione-se com outros estudantes adventistasde sua universidade ou cidade. Se possível, organizeuma associação de tais estudantes que possam terculto juntos, testemunhar juntos e quando surgiremproblemas, trabalharem com a administração dauniversidade.

No começo do ano escolar visite seus professorese oficiais da administração e explique-lhes suasconvicções.

Junte documentos sobre a liberdade religiosa naconstituição e leis de seu país, para usá-los nomomento oportuno.

3 - Faça o que puderA melhor coisa a fazer é agir antes de o programa

escolar chegar ao fim. Mesmo se demasiado tarde,sempre há coisas que você pode fazer:

Ore e converse com seu pastor.Contate o diretor de relações públicas e liberdade

religiosa de sua associação/missãoMarque um encontro com seu professor, o chefe

do departamento, o decano da escola ou umadministrador da universidade. Ao apresentar-se àsautoridades da universidade, tenha uma propostaalternativa aceitável. Ninguém gosta de perdercredibilidade. Proponha um compromisso viável.

Peça que sua Associação de Estudantesintervenha.

Se tudo isso não der certo, ainda não desista!

4 - Tente novas estratégiasOre de novo. Deus ajuda aqueles que têm

confiança.Estabeleça uma nova estratégia com os

conselheiros da igreja.Com o auxílio da filial da Associação Internacional

de Liberdade Religiosa, organize uma reunião públicasobre liberdade religiosa. Inclua oradores locais.Convide a mídia. Apresente argumentos válidos sobrea razão pela qual a observância do sábado é umaquestão de liberdade.

Organize uma petição com assinaturas e envie aodepartamento de educação do Estado. Inclua cópiasde leis nacionais e de declarações internacionais sobreliberdade religiosa. Pode ser útil enviar essesdocumentos também à imprensa e a políticos.

5 - Lembre-se dos direitos legaisSe nada mudou, ainda não desanime. Como último

recurso, forme um agrupamento de amigos, diretor deliberdade religiosa e igrejas, e vá à justiça. Estaquestão, sua questão, torna-se uma questão dedireitos humanos.

A ação mais eficaz em casos de sanção, tais comosuspensão ou expulsão, é ir, logo que possível, à corteadministrativa. Em alguns países, esta é a maneira deresolver problemas com instituições do estado. Vocêprecisa achar o equivalente em seu país. Ninguém seofende por isso. A maior parte das vezes, o juizcongela o caso por anos. Isso significa que você podecontinuar a frequentar seus cursos.

6 - Modo cristãoAcima de tudo, não se esqueça de que nosso

modo de defender os direitos humanos é um modocristão. Precisamos agir como discípulos de Jesus. Nãoseja superficial, insolente ou abusivo. Respeite aspessoas ainda que não partilhem sua opinião. Sejapolido e cortês.

A despeito de fazer tudo, você ainda pode perder.Não se revolte por isso, mas analise as razões comseus irmãos adventistas. Reflita sobre o que aprendeuatravés da experiência. Peça a Deus que lhe dêsabedoria para saber que passo tomar a seguir. Masnão desista, porque você não é o único com talproblema. Acima de tudo, permaneça fiel.

John Graz (Ph.D., Univesidade de Paris-Sorbonne) édiretor do Departamento de Relações Públicas eLiberdade Religiosa da Associação Geral dosAdventistas do Sétimo Dia. Extraído da revista Diálogo - 9:2-1997

Page 26: Revista Ação Jovem

26 | 01 | 02 | 03 | 2010

IntroduçãoModern Times (Tempos Modernos) é um filme

mudo do cineasta britânico Charles Chaplin lançadoem 1936 que focaliza a vida urbana nos EstadosUnidos nos anos 30, imediatamente após a crise de1929, quando a depressão atingiu toda sociedadenorte-americana, levando grande parte da populaçãoao desemprego e à fome.

A figura central do filme é Carlitos, o personagemclássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numagrande indústria, transforma-se em líder grevistaconhecendo uma jovem, por quem se apaixona. Ofilme focaliza a vida na sociedade industrialcaracterizada pela produção com base no sistema delinha de montagem e especialização do trabalho. Éuma crítica à "modernidade" e ao capitalismorepresentado pelo modelo de industrialização, onde ooperário é engolido pelo poder do capital eperseguido por suas idéias "subversivas".

Ele mostra a vida dos operários e os resultados dostempos modernos e suas fábricas. O operário, de tantofazer a mesma atividade – apertar parafusos – acabase tornando um robô. Mecanizado pela sua ação,depois que sai do seu trabalho, ele sai apertando tudoo que vê pela frente, inclusive o botão da calça do

chefe. Ele acaba despedido pelo tique nervoso. Podemos observar nesse filme, de quase cem anos,

um aspecto de indiferença social. Muitas pessoas hojetêm sido infectadas com essa chaga. Estão tãomecânicas no seu dia-a-dia que não percebem asnecessidades vitais que a era moderna trouxe àsociedade. A mídia favorece isso apenas mostrando osdoentes e pobres sem mostrar como ajudá-los.

E como era Jesus?Jesus se compadecia das multidões. Curava os

doentes e alimentava os famintos (Lucas 4:18). Atravésde Seus atos Ele mostrava quem realmente era. Maisque um homem qualquer, Ele era o Deus que veiopara salvar aqueles a quem ama (Hebreus. 4:15). Avinda de Jesus à Terra foi o maior projeto social que jáexistiu. Deus veio para suprir as necessidades dospecadores: amor, carinho, alimento, saúde, atenção, ea maior de todas: salvação do pecado.

Mas, esse projeto social divino não se encerrou comJesus ha 2 mil anos atrás. Cristo ordenou que Seusdiscípulos fizessem o mesmo. Ele pediu que Seusseguidores ajudassem ao próximo, assim como Eleajudou o mundo (João13:34-35). A história docristianismo revela como Jesus foi importante.

CULTO JOVEM 8AUTOR: RODRIGO GALIZA - UCBFOTO: ARQUIVO ADRA DSA

Page 27: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 27

O toque social do cristãoAntes do cristianismo, os pobres eram tratados

indiferentemente pela sociedade. Eram tidos comomaldição. Mas com os ensinos de Jesus, a sociedadecristã contribuiu muito para auxiliar os desfavorecidos.Na Idade Média, mosteiros faziam coleta de alimentospara ajudar aos pobres das aldeias. Maisrecentemente, instituições cristãs como a CruzVermelha e o Exército da Salvação, têm ajudadopessoas em todo o mundo. Tudo isso inspirado nosconselhos de Jesus.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o objetivode cumprir a ordem de Jesus, criou a ADRA (AgênciaAdventista de Desenvolvimento e RecursosAssistenciais). Esse departamento da igreja tem oobjetivo de ajudar aos necessitados. Criada em 1983como um órgão de ajuda humanitária, ela trabalha emparceria com governos federais. Podemos dizer queela é uma ONG (organização não-governamental) daigreja. Como uma entidade legalmente estabelecida, esem fins lucrativos, ela recebe dinheiro de paísescomo Estados Unidos, Japão, Dinamarca, Alemanha,Itália e outros. Com as ofertas que a Igreja Adventistadestina à ADRA, são desenvolvidos projetos em todo o

mundo. Seus projetos podem ser divididos de duas

maneiras: programas de emergência e programas delongo prazo. Os emergenciais são feitos diante dascatástrofes. A ADRA recebe recursos de todo o mundoe os leva em ações específicas de prioridade da igreja.Por exemplo: Quando ocorreu o Tsunami no Pacífico,em 2005, foram arrecadados remédios, alimentos eágua em todo o mundo e foram enviados para aTailândia. Lá, em parceria com o governo local, a ADRAfazia a distribuição de forma organizada para asvítimas.

Mas, a maioria dos programas oficiais da ADRA é desolução para os problemas sociais. Seu objetivo éensinar a pescar e não apenas dar o peixe. As açõessão do tipo: abrir poços artesianos, criar cooperativasde agricultores, ensinar as mães a cuidarem de seusbebês. Com seus diversos projetos, ela é atualmente aporta de entrada da Igreja em muitos países. Tendotambém trabalhado muitas vezes em parceria com aONU (Organização das Nações Unidas), a ADRA temacesso livre às nações onde a igreja não pode entrarde maneira oficial.

Uma vez a cada treze sábados, a Igreja destina asofertas recebidas para os projetos sociais da ADRA no

Page 28: Revista Ação Jovem

28 | 01 | 02 | 03 | 2010

mundo inteiro. Assim, qualquer membro daigreja, em qualquer lugar, pode colaborar com amissão de ajudar os necessitados em todo omundo.

A ADRA também é uma instituição local. Cadaigreja adventista deve ser um ponto deatendimento da ADRA. Através dessedepartamento, a sua igreja pode auxiliar acomunidade em suas necessidades. Muitos sãoos projetos que podem e devem serdesenvolvidos pelos membros de cada igreja,como uma extensão da missão mundial queJesus confiou à Instituição. Por exemplo cursosde culinária, palestras de educação sexual,grupos de assistência aos idosos e doentes, etc.

Para RefletirPor que Jesus disse que o pobre será feliz?

(Mt.5:2) Por que é difícil o rico ir para o céu?

(Lc.18:25) Lutero disse que era melhor ter um inimigo

e opositor, que um cristão indiferente. Por quê?

ILUSTRAÇÃO Um militar caiu na mata com seu pára-quedas

e ficou preso na copa de uma árvore. Embaixodaquela árvore tinha uma estrada de terra poronde passavam as pessoas do povoado próximo.O pára-quedista já gritava por socorro há váriosminutos quando apareceu o primeiro homem. Aovê-Io preso lá em cima, o homem pediu para elefazer uma meditação e pensar positivo. Depoisde 40 minutos de meditação, o militar continuavapreso na árvore.

De repente surgiu outro homem. "Deusprovavelmente amaldiçoou você, e por isso estáaí em cima. Se for da vontade de Deus você sairádaí". E foi embora. Horas depois passou alguémcom aparência de intelectual. Ele achou muitointeressante um homem preso numa árvore ecomeçou a perguntar ao militar: "Como é o seunome? De onde você veio? Por que e como vocêchegou até aí?..." E, depois de todas as respostasfoi embora satisfeito. E o militar continuava preso.

Quantas vezes fazemos a mesma coisa... Aoinvés de ajudar alguém em necessidadeinventamos desculpas. Ou, muitas vezes,aumentamos o sentimento de culpa de alguémque fez algo de errado e está doente. "Viu?Fumou a vida inteira e agora está aí com câncerde pulmão". Temos que lembrar que as pessoassabem do seu problema e devemos apenasajudar, não piorar a situação. Questionar e jogarculpa não resolve o problema de ninguém.

Debate Se existe tanta fartura, por que ainda tem

gente morrendo de fome? Existem teorias sociais que tentam responder

um pouco esse problema. A teoria doconformismo social diz que "A pressãoeconômica contribui para o conformismo,omitindo as questões sensíveis." Ou seja, o queinteressa é o dinheiro no mundo capitalista. Senão der lucro, o programa não é passado na TV. Eao invés de promover discussões sobreproblemas sociais a TV estimula o conformismo.Muitas vezes ridicularizando sutilmente osnecessitados em novelas e filmes.

Outra teoria que vai junto com a anterior, falaque a mídia faz com que o público se torneinsensível às necessidades locais. Ao mostrar noJornal Nacional os pobres morrendo na seca daÁsia, junto com a vitória da seleção brasileira defutebol, tudo se torna igual. E o problema éapenas exposto sem apelo à ação. Essa disfunçãonarcotizante, como é conhecida a teoria, diz quede tanto ver sem agir, o homem se tornainsensível ao problema achando tudo normal, alongo prazo.

ConclusãoComo adventistas devemos estimular um

estilo de vida beneficente. E agir, não apenasfalar das necessidades do mundo. Como disseJesus, somos o sal da terra. Devemos nosmisturar e dar sabor a vida das pessoas.

Foto: Arquivo ADRA DSA

Page 29: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 29

IntroduçãoLeia atentamente este trecho do Espírito de Profecia

e fique com ele em mente:“Dia a dia pprossegue o conflito entre o bem e o

mal. Por que os que têm tido muitas opportunidades evantagens não comppreendem a intensidade destaobra? ...Como um ppovo, não comppreendemos comodevíamos o grande conflito que pprossegue entreinstrumentalidade invisíveis.”

João acorda, toma o seu desjejum, escova osdentes e vai para o trabalho. No horário do almoço, elelê três capítulos da Bíblia para não ficar em "dívida comDeus". À tarde, seu trabalho continua. Às seis da tarde,toma seu carro e vai direto para a faculdade. Apóscomer algo na cantina, entra na sala de aula já comsono, porque tem dormido pouco, pois tem estudadomatérias adicionais, resultado de não frequentar asaulas noturnas de sexta-feira. Afinal, ele tem quemanter o status de um adventista que guarda osábado.

Em sua casa, após uma noite cheia de aulas, Joãoliga para a namorada e ficam ao telefone "somente"

uns 40 minutos. Exausto, vai para a cama dormir, massente que algo lhe falta: "Ah não, tenho que orar!" - elereclama. Seu cansaço é tanto que ele ora deitado: "z zz z". Bem, se você quiser falar com ele, espere atéamanhã.

Esse foi um dia na perspectiva de João. A sua perspectiva pode ser a mesma que a dele.

Como você vê o seu dia? Só você pode responder.Mas uma coisa é certa: a perspectiva de João não é aúnica...

A perspectiva humanaLeia atentamente Daniel 10. Este capítulo é uma

espécie de introdução à quarta grande profecia dolivro de Daniel relatada nos capítulos 11 e 12. Esses trêscapítulos formam uma unidade. Daniel 10 nos ofereceuma das mais fascinantes revelações do que acontece"por detrás das cortinas" de todos os tempos.

Daniel viveu no período do cativeiro de Israel naBabilônia. Durante esse tempo, as terras dos israelitasficaram desoladas. Mas uma profecia de Jeremiasafirmava que após 70 anos essas terras seriam

OBJETIVOS DO PROGRAMAABRIR OS OLHOS DOS JOVENS, PARA QUE PERCEBAM A PERSPECTIVA SOBRENATURAL QUE ACONTECE AOREDOR, O GRANDE CONFLITO ENTRE DEUS E SATANÁS.

o grande conflito e você

CULTO JOVEM 9AUTOR: MINISTÉRIO JOVEM - UCBILUSTRAÇÃO: A.I. DSA

Page 30: Revista Ação Jovem

30 | 01 | 02 | 03 | 2010

repovoadas e suas casas reconstruídas. Daniel, comobom estudante das profecias, chegou à conclusão queo período de 70 anos havia chegado ao fim. Nãodemorou muito para que o rei persa, Ciro, decretasse avolta dos judeus à Jerusalém, cumprindo a profecia delibertação.

Contudo, o pior estava por vir. Assim que os judeusiniciaram seu trabalho de reconstrução do templo deJerusalém, as tribos vizinhas se opuseram fortemente.Esdras 4:5 indica que os hostis samaritanos até"alugaram conselheiros" contra os hebreus, o queprovavelmente significa que eles haviam subornadooficiais governamentais para influenciar o rei Ciro nosentido de anular o decreto. Neste momento,somente o altar havia sido restaurado. O único templodo Deus verdadeiro em toda a face da Terra achava-seameaçado. Não era possível que o povo de Israelestivesse enfrentando outro obstáculo depois de tantotempo de espera pela libertação do cativeiro. Daniel,por sua vez, confiou o assunto à oração.

Não fazemos idéia de como uma oração podemudar nossa realidade. No capítulo 2 Daniel orou sobameaça de execução. Três vezes ao dia ele rendiagraças a Deus, contrariando o decreto do rei descritono capítulo 6. Estudando a profecia dos 70 anos deJeremias, ele havia confessado seus pecados e os deseu povo no capítulo 9. Agora, quase com 90 anos de

idade, o encontramos outra vez em oração e jejumpor três semanas. Daniel resolveu ir além, orou paraque lhe fosse concedida "outra" perspectiva. Mais umavez, sua oração foi respondida.

A "outra" perspectivaO Céu ouviu a oração do profeta. E a cena dos

bastidores foi revelada a ele. Outra perspectiva lhe foimostrada. O anjo que falou com ele provavelmenteera o próprio Gabriel, que disse: "o príncipe do reinoda Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porémMiguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia" (Daniel10:13).

Quem era o "príncipe do reino da Pérsia" que teve aousadia de combater esse poderoso anjo por trêssemanas? O próprio Satanás.

A Daniel fora revelado que Satanás não queria arestauração de Jerusalém, pois mais tarde o próprioMessias viria para completar a restauração de Israel.Assim, o inimigo estava tentando influenciar o próprioCiro a revogar o decreto de libertação dos judeus,prejudicando grandemente este povo.

O anjo só obtivera vitória depois que Miguel foipara ajudar-lhe. Esse Miguel era o próprio Cristo, quenunca conheceu derrota. Nunca poderemos imaginarperfeitamente como deve ter sido essa luta. Afinal, o

Page 31: Revista Ação Jovem

01 | 02 | 03 | 2010 | 31

assunto em jogo é, na verdade, todo o futuro dahumanidade.

Um fato curioso é que o tempo especial de oraçãoe de jejum por parte de Daniel foi o mesmo em quese desenrolou o embate entre as forças espirituais (v.13). Em outras palavras, aquele ancião se colocou aolado de Deus para lutar em favor de sua obra numgrande conflito.

O grande conflito e vocêMuitas vezes não apreciamos a leitura da Bíblia

porque construímos um imenso abismo entre ashistórias lá relatadas e a nossa vida hoje. Temospreguiça de compreender as histórias e o contextoonde estão inseridas, tornando a Bíblia um livroobsoleto.

O estudo das profecias nos faz enxergar melhor arealidade. Não a realidade terrena, mas a invisível,eterna. É como se Deus estivesse dizendo a você:"Meu filho, por trás dos eventos ocorridos na História,Eu estou no controle, cuidando para que o plano dasalvação seja eficaz na sua vida!".

Lembra-se do texto citado no início desta lição? Háum grande conflito acontecendo ao nosso redor.Como diz Paulo, não temos que lutar meramentecontra inimigos carnais (que são aqueles queaparecem, que são visíveis), mas "contra principados e

potestades, contra os dominadores deste mundotenebroso, contra as forças espirituais do mal" (Efésios6:12).

ConclusãoNosso dia-a-dia é repleto da interferência do

sobrenatural e nem nos damos conta disso. Osespíritos de demônios tentam dominar os assuntosdas nações, dos lares e da sua vida. Mas a boa notíciaé que anjos poderosos e amigos são enviados emresposta às nossas orações, da mesma forma comoforam enviados para responder às orações de Danielhá tantos séculos!

Dizemos que nada pode bloquear a obra de Deus,e é verdade. Mas há uma exceção: eventualmente,nós mesmos poderemos impedir o que esta obrapode fazer em nós e por nós. No tempo dareconstrução do templo, os judeus recuaram diantedas intrigas samaritanas. Os judeus se sentiramdesanimados ante as dificuldades (Esdras 4:4), efinalmente pararam a obra (v. 24). Ela foi reassumidaapenas no tempo de Dario I, outro rei persa, quinzeanos depois. Quinze anos de atraso porque recuaramdiante de um inimigo já derrotado.

E conosco? É diferente a experiência? O fato é quejá deveríamos, há muito, ter encerrado a missão queCristo confiou à Igreja. Quanto antes fizermos isso,poderemos desfrutar a vida eterna.

Page 32: Revista Ação Jovem