ação jovem

17

Upload: aldo-alves

Post on 07-Mar-2016

275 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jovens Adventista de Buíque

TRANSCRIPT

Page 1: Ação Jovem
Page 2: Ação Jovem

ExpedienteColaboradores: Otimar Gonçalves, Aquino Bastos, Areli

Barbosa, Donato Azevedo Filho, Elmar Borges, Ivay Araújo, Nelson Milanelli, Paulo Bravo,Ronaldo Arco e Udolcy Zukowski.

Direção: Otimar GonçalvesProdução: Ministério Jovem da DSACoordenação EEditorial: Bárbara Jacinta Streicher Kopitar Projeto GGráfico: Flávio Kopitar / Edição de Imagens: Kleython BianchiImpressão: CASACapa: R. Pavilion

04 | 05 | 06 | 2010 | 3

ÍNDICEO QUE VEM POR AÍ

03 O QUEBRADOR DE ROTINASEDITORIAL

04 EM OBRASMENSAGEM DO LÍDER

06 BÍBLIA, ORAÇÃO E TESTEMUNHODESAFIOS DO TRIMESTRE

08 SALVANDO VIDASCULTO JOVEM 1

10 PÁTRIA AMADACULTO JOVEM 2

12 TRABALHO: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?CULTO JOVEM 3

15 MEU PRIMEIRO JEJUMCULTO JOVEM 4

18 CARTA PARA MINHA MÃECULTO JOVEM 5

20 EDUCAÇÃO ADVENTISTA -FORMA E TRANSFORMACULTO JOVEM 6

24 UM DIA DE GALACULTO JOVEM 7

27 MORDOMIA CRISTÃCULTO JOVEM 8

10

24

06

EDITORIALPRÓXIMAS PÁGINAS

"A pprevalecente mmonotonia ddarotina rreligiosa dde ttrabalho eemnossas iigrejas, nnecessita ssermodificada. OO llêvedo dda aatividadenecessita sser iintroduzido, ppara qquenossos mmembros dda iigreja ppossamtrabalhar eem nnovos rramos eeplanejar nnovos mmétodos." EllenWhite

A rotina mata quase tudo; desdeas nossas relações afetuosas no larou com os nossos amigos, até anossa relação espiritual com Deus econsequentemente a vidamissionária da igreja. O megaprojeto missionário ImpactoEsperança, foi criado por Deuspara acabar com o ciclo morno erotineiro de algumas de nossasigrejas. Eu creio que o Espírito Santode Deus é o maior e mais eficientequebrador de rotinas.

"O ppoder ddo EEspírito SSantomoverá ccorações, aao sse qquebraressa mmonotonia mmorta, ssem vvida, eemuitos ddaqueles qque nnunca aanteshaviam ppensado eem sser qqualquercoisa ssenão eespectadores oociosos,

começarão a ttrabalhar ccom ffervor."

Test. p a Igreja e Obreiros Evangélicos, pag. 204.

A dinâmica e a abrangênciamuito bem detalhada e elaboradado Impacto Esperança é paraprovocar uma mudança radical noestilo lento e infrutífero de algumasde nossas congregações. Todavia,para que todo o planejado tenhaabsoluto êxito, é preciso mais doque envolvimento, é imperioso quehaja comprometimento por partede cada juvenil, jovem e adulto emnosso continente. Eu lhe pergunto:Qual éé oo sseu nnível ddecomprometimento ccom aa mmissãoda iigreja?

Você, meu apreciado líder dejovens, mova-se na direção dealguém e fale do amor de Jesus.Deixe o Espírito Santo quebrar a suaintolerante rotina. Mergulhe de vezno programa da igreja. Se vocêainda é espectador, torne-se atorprincipal, descruze os braços ecoloque a mão na massa, deixe deser mero coadjuvante e assuma o

papel principal no grande conflito entre o bem o e mal.

Eu quero que o Espírito Santoquebre logo a minha rotina, e sejaderramado copiosamente sobre anossa igreja. Eu faço parte dageração esperança de Jesus para osúltimos dias e você?

Eu quero receber poderosasnotícias da sua Sociedade deJovens, do seu Clube deAventureiros ou Clube deDesbravadores no dia 15 de maio.Quebrar a rotina é preciso, chegade mesmismos missionários, deixeDeus surpreender você! Que venhalogo o Espírito Santo - O Quebradorde rotinas.

Um super abraço calebiano,

Pr.Otimar GonçalvesMin. JJovem - DDSA

Arqu

ivo K

odak

The

atre

Fotom

ontag

em: F

lávio

Kopit

ar

SCX

- Mar

cos S

aldan

haSC

X -

Elise

o Br

aga

Page 3: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 54 | 04 | 05 | 06 | 2010

MENSAGEM DO LÍDER POR: PR. NELSON MILANELLI JR.MINISTÉRIO JOVEM UCOB

Em obras

pecado causa, tem a verdadeira esperança que venceo medo.

Quando falo desas pessoas estou falando daGerGeração Esperação Esperançaança , , da geração que vai ver Jesusvoltar, da geração que constroi a vida hoje, mas quetêm o coração firmado no céu. Que luta paraabandonar o pecado e construir um caráter digno,tendo mãos limpas e coração puro (Salmo 24:4). Genteque sabe o tempo em que vive e sabe que é hora deacordar do sono, como Paulo afirmou aos Romanosno capítulo 13:11-14 de sua carta:

"E iisto ddigo, cconhecendo oo ttempo, qque jjá éé hhora ddedespertarmos ddo ssono; pporque aa nnossa ssalvação eestáagora mmais pperto dde nnós ddo qque qquando aaceitamos aafé. AA nnoite éé ppassada, ee oo ddia éé cchegado. RRejeitemos,pois, aas oobras ddas ttrevas, ee vvistamo-nnos ddas aarmas ddaluz. AAndemos hhonestamente, ccomo dde ddia; nnão eemglutonarias, nnem eem bbebedeiras, nnem eemdesonestidades, nnem eem ddissoluções, nnem eem

contendas ee iinveja. MMas rrevesti-vvos ddo SSenhor JJesusCristo, ee nnão ttenhais ccuidado dda ccarne eem ssuasconcupiscências".

É isso! Podemos ser esta geração que rejeita asobras das trevas pelo poder de Deus e está revestidadas armas da luz, que ora e prega, fazendo sua partenas obras de Jesus.

Meu desafio pra você neste segundo trimestre doano é continuar firme na construção das obraseternas, nas obras do céu. Envolva sua equipe e todosseus jovens nas prioridades de missão de sua igreja.No mês de maio teremos a maior ação missionária dahistória da igreja em toda América do Sul e no mundo,envolvendo o testemunho da verdade sobre o sábado,não fique de fora. Estamos em obras, preparando umpovo para o encontro com Jesus.

Eu faço parte da Geração Esperança e você?Trabalhemos juntos nesta obra.

JA

Faz um ano que me mudei para o Centro-Oeste epassei a ter o privilégio de conhecer esta região doBrasil. Percorrendo as associações e a missão quecompõem minha união, tenho conhecido osregionalismos da cultura, da culinária e das váriascaracterísticas desse povo maravilhoso. Creio queassim como em minha região atual de trabalho, emoutras regiões de todo o país podemos encontrarvárias obras de desenvolvimento e crescimento. Mas,gostaria de sua licença para falar sobre uma cidade emparticular que tem me chamado a atenção. É a cidadede Brasília.

Agora em 2010, no dia 21 de abril, Brasília vaicomemorar seus 50 anos. Por todo lugar em que seanda, obras e mais obras podem ser vistas.Recuperação de monumentos, ampliações de ruas eavenidas, novas construções, um verdadeiro canteirode obras. Olhando para a história de nossa capitalfederal parece-me que essa foi sempre sua realidade —construir e construir. Nossa simpática e bela Brasíliasurgiu quebrando vários paradigmas e vencendopreconceitos. Obras de estrutura física, comosaneamento básico, vias de trânsito, prédiosresidenciais e governamentais, embaixadas,comércios, hospitais, aeroportos, bases militares,congresso nacional, residência presidencial, você podeimaginar o trabalho? Porém, obras maiores do queessas também estão sendo feitas todos os dias sobre osolo dessa cidade — são as leis e princípios que regemnossa nação. Essas parecem ser mais complexas doque os cálculos de engenharia e arquitetura feitos porOscar Niemeyer.

Cada presidente e líder da nação parece tentar

construir suas obras e deixar seu nome na História.Mas, o que é mais desafiador, construir prédios oupessoas? Agora estamos falando de algo muito maior.Embora seja uma bênção viver em nosso Brasil, quecresce e se desenvolve com vigor e estabilidade,tenho certeza que nenhum presidente conseguiuconstruir a verdadeira capital ou país de nossossonhos, onde as pessoas realmente vivam comoirmãos e amem uns aos outros. Quem entre oshomens pode realizar tal obra?

Jesus fez uma promessa maravilhosa ao seusdiscípulos em João 14:1-3, você se lembra?

““Não sse tturbe oo vvosso ccoração, ccredes eem mmim...Vou ppreparar-vvos llugar...””

Tenho certeza que a parte mais difícil para Jesusnão é construir a Cidade Santa, a Nova Jerusalém. Aparte complicada é preparar o povo que vai habitar ali.Todos os dias, o céu empenha-se para construir asalvação de cada filho e filha de Deus. A cadamomento o Espírito Santo trabalha na mente e nocoração dos seres humanos para que arrependam-se eaceitem a salvação. Para que humildemente aceitemSua direção e encontrem a real felicidade.

Podemos afirmar que o verdadeiro canteiro deobras que o céu tem no universo é o coração dehomens e mulheres, meninos e meninas, jovens evelhos que Deus quer salvar. Não existe obra maisdesafiadora do que essa: construir pessoas para aeternidade. Pessoas que apesar de viverem nestemundo, ousam viver para Deus. Que são canais debênçãos do Céu para tocar a terra com o caratér deDeus. Gente que sabe o tempo que vive e que tem ocoração nas coisas do alto. Que apesar da dor que o

Foto:

Uria

s Cha

gas

Page 4: Ação Jovem

6 | 04 | 05 | 06 | 2010

""Pois ttu éés aa mminha eesperança, SSenhor DDeus, aaminha cconfiança ddesde aa mminha mmocidade."" (Sal.71:5).

É isso aí moçada, 2010 é definitivamente o ano daesperança para a juventude Sul-Americana. Mais doque isso, o Senhor Deus é a nossa esperança com "E"maiúsculo. O salmista quer dizer que Deus é a nossacorda de salvação, só Ele pode nos tirar do poço daescuridão e escravidão do pecado, Jesus é o nossogrande motivo de esperança este ano.

Você já sabe que as 3 bases do Ministério Jovem daDivisão Sul-Americana são assim determinadas emordem de importância:

1a Bíblia; 2a Oração; 3a Testemunho. São essas três atitudes diárias que irão manter de

pé a sua sociedade de jovens em 2010. "A BBíblia éé aa vvoz dde DDeus ffalando-nnos, ttão ccerto

quanto sse aa ppudéssemos oouvir lliteralmente." EllenWhite.

Passemos então, a promover e acreditar nosdesafios jovens do 2o trimestre de 2010:

AbrilDia Mundial dos DesbravadoresQuando pensamos no mês de abril, logo o

conectamos com a poderosa semana santa, e é issomesmo, assim deve ser. Todavia, nesse mês temostambém o dia mundial dos Desbravadores, que seráno dia 24. Aproveite esse dia e faça uma exposição detodo tipo de Bíblias especiais, pois essa é a nossaprimeira base.

Toda a programação deve girar em torno dosjuvenis e jovens entre 10 e 15 anos de idade. Toda a

celebração espiritual deve tê-los como foco, desde arecepção na porta da igreja até a programação socialpossivelmente no sábado à noite com parentes eamigos.

Quando falamos em Desbravadores, devemospensar em uniformes lindos e impecáveis. Devemosimaginar uma pomposa entrada com as coloridasbandeiras, o momento de recitar os ideais todosjuntos, e a linda igreja, toda ornamentada combarracas e quadros de nós, insetos, sementes e muralde fotos com atividades do clube. É claro que tambémdeve acontecer um lindo sermão, um apelo para ascrianças aceitarem a Jesus e um lindo batismo. Dia dosdesbravadores é isso.

MaioImpacto Esperança"Ser ccristão ssem oorar éé ttão iimpossível qquanto vviver

sem rrespirar." Martinho Lutero.O mês de maio é mais do que o mês das mães e

das noivas, será o mês do Impacto Esperança, versão2.0, que será o maior acontecimento espiritual dosúltimos anos na América do Sul - louvado seja o nomede Jesus! Juntos vamos sacudir o nosso continentecom ações puramente amorosas e espirituais, é agoraou nunca! Claro que é agora, e já!!

Vigília Jovem - 1o de MaioAmérica ddo SSul - AAjoelhe-sse! Esse será o

extraordinário tema da mega vigília continental. Serãomais de quinze mil igrejas orando nesse dia especial,nessa super vigília jovem. Só não vai quem já morreu.Nesse dia em especial, milhares de jovens estarãoorando pelo êxito total do Impacto Esperança em oitopaíses.

Já que a oração é o mais santo exercício da alma,vamos exercitá-la ao máximo, vamos reunir centenas emilhares de jovens em nossas igrejas, auditórios eginásios, com um só propósito: Orar uns pelos outrose pelo êxito estrondoso do Impacto Esperança.Perceba que é a segunda base do Ministério Jovemem ação - a Oração!

Dia das MãesAbraão Lincoln disse: "Homem aalgum qque ttenha

tido uuma mmãe ppiedosa ppode sser cchamado dde ppobre."Que visão fantástica tinha o presidente americano

sobre uma mãe genuína! Alguém disse que o ser nouniverso que mais se assemelha a Deus, é a figura damãe. Isaías 49:15 compara o amor de mãe como omais próximo do amor de Deus.

Não existe dia das mães sem oração por elas, emuito menos sem lembranças e presentes especiais.Faça a diferença na vida das mães de sua igreja. Toda aigreja espera muito delas, o mundo fala e valorizapouco as mães, porém, foram elas que fizeram adiferença do mundo. Faça uma linda homenagem atodas as mães da sua igreja.

Ann McGee-Cooper disse de forma interessante eaté irreverente que 'Deus nnão ppodia eestar eem ttodos ooslugares, ppor iisso ccriou aas mmães. ' É claro que Deus éonipresente. Todavia, Ele usa as mães comoverdadeiras rainhas em suas colméias. Não seesqueça: Amar é homenagear!

Impacto Esperança - 15 de MaioEsse será o dia "E", ou seja, o dia continental da

esperança, desde a terra do fogo no extremo sul daArgentina, até a pequena cidade de Pacaraima noextremo norte do Brasil, na divisa com a Venezuela. Odia 15 de maio é dia de impactar alguém, é dia defazer a diferença no seu bairro, é dia de sacudir a suacidade, é dia de fazer alguém muito feliz, será um diapara estarmos mais perto do céu.

Mobilize com força total os Clubes de Aventureiros,de Desbravadores e os Jovens, e vamos levaresperança viva em forma de papel nas praias, nasavenidas, nos semáforos, nos aeroportos, nos metrôs,nas escolas secundárias e nas universidades. Será amaior corrente do bem já realizada em oito países, deum só vez, por um só exército e em um só dia.

Aproveite o "clima" esperançoso desse dia, e vamosesticar o braço e doar sangue, pois, no dia 15 estaráacontecendo a 2a ênfase do poderoso projeto "VidaPor Vidas". Vamos doar sangue "azul" e fazer pelomenos quatro pessoas felizes, é o sangue daesperança, irrigando vidas com amor. Pois, nesse dia oamor será vermelho!

JunhoDia dos NamoradosO comércio faz a sua parte enfeitando os

shoppings centers e lojas, fazendo promoçõesespeciais de toda espécie de produtos, visando tornaro dia dos namorados mais romântico e mais colorido.Para os americanos é o dia de são Valentim, o tutordos namorados.

Faça uma festa linda nesse dia cheiroso ecarinhoso. Alugue um local especial, faça inscriçõescom os casais de namorados, e capriche naprogramação para eles. A festa do dia dos namoradosdeve ser, antes de tudo, espiritual e depois romântica.

Vida Por Vidas - 14 de JunhoNesse dia, que é o dia mundial do doador de

sangue, também deve ocorrer a 3a ênfase especial,para a uma doação de sangue em massa. Não seesqueça que este ano também estamos trabalhandocom o cadastramento para a doação de medula óssea.

Ah... E não se esqueça: "Não falta sangue, faltampessoas, falta você." Nós já somos mais de trezentosmil doadores de sangue, e agora iremos doar medulaóssea.

Estimado líder, vá na sua força e no poder de Deus.

Um mega abraço calebiano,

Pr. Otimar Gonçalves

DESAFIOS JAPOR: PR. OTIMAR GONÇALVESMINISTÉRIO JOVEM DSA

04 | 05 | 06 | 2010 | 7

Bíblia, oração e testemunho

Divu

lgaçã

o DS

A

Page 5: Ação Jovem

8 | 04 | 05 | 06 | 2010 04 | 05 | 06 | 2010 | 9

OBJETIVOS DDO PPROGRAMADESPERTAR O INTERESSE EVANGELÍSTICO DA IGREJA. LEVANTAR NOMES DE INTERESSADOS PARA O TRABALHOMISSIONÁRIO E TER UM REAVIVAMENTO ESPIRITUALENTRE OS MEMBROS.

PÚBLICO AALVO: MEMBROS DA IGREJA/ EX-MEMBROS DA IGREJA /AMIGOS DA IGREJA / INTERESSADOS EMPOTENCIAL

AberturaAgradecer a presença de todos, dizer que a igreja

está muito feliz por ter tantas pessoas que estãointeressadas em ter um encontro com Jesus.

Mensagem mmusical

A abertura tem que ser marcante. Uma música bemapresentada levará a igreja para mais perto de Deus, eo coração se abrirá para o restante da programação.

Momentos de louvor (3 músicas)O louvor é para a congregação cantar, é o

momento em que todos elevam a sua voz para Deus.Essa parte tem que ser feita com o coração, Éinteressante ter projeção, para que aqueles que nãoconhecem a música, possam louvar da mesma forma.

Hora da oraçãoAntes de orar com a congregação, apresentar um

testemunho de alguém que foi atendido em suasorações, isso irá gerar confiança e certeza a todos quesuas orações serão atendidas.

Algumas formas de você orar com a congregação:Fazer pedidos de oração colocados em pedaços

de papel que serão levados à frente.Convidar com antecedência duas pessoas que

vão orar por aqueles que necessitam de oração. Pedirque levante a mão quem deseja receber uma oração.

Fazer uma oração de forma geral.Convidar a todos para terem um momento a sós

com Deus de um ou dois minutos e depois alguémfinalizar com uma oração.

CULTO JOVEM 1AUTOR: PR. GUILHERME S.P. CHATEUBRIANDASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL

FOTO STACY BRASWELL

Sugestão para sermãoFalar sobre os últimos acontecimentos, sobre a

situação em que a Terra se encontra, tais comocatástrofes, imoralidade, falta de amor, corrupção e,em contrapartida mostrar que temos esperança navolta de Jesus, com base em Mateus 24.

Sugestão para apeloChamar dez pessoas pelo nome, para virem à

frente. Podem ser visitas, irmãos afastados, membrosda igreja, etc. Pedir para cada uma delas falar o nomede duas pessoas que elas querem ver lá no céu.Chamar essas pessoas para também virem à frente ese unirem às outras.

Nesse momento alguém pode cantar uma músicaque fale sobre a volta de Jesus e durante amensagem musical, falar para que todos que estãona frente da igreja e sentados se levantem e abracemuns aos outros dizendo: eu quero ver você lá no céu.

Oração FFinalFundo mmusical ppara aa ssaída.À saída, alguns jovens devem anotar o nome

daqueles que gostariam de receber gratuitamenteum estudo bíblico em sua casa.

Planos para o Programa Uma semana antes, cada jovem deve escolher cinco amigos para orar. Durante a semana, esses amigos

deverão ser convidados para assistir o JA através de uma ligação ou de um convite personalizado. Nesse contato,diga que está orando por ele(a).

Page 6: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 1110 | 04 | 05 | 06 | 2010

IntroduçãoPátria (do latim patris, terra paterna) indica a terra natal

ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado porvínculos afetivos, culturais, valores e história. O primeiroregistro histórico da palavra "Pátria" tem a ver com oconceito de país, do italiano paese, por sua vez origináriodo latim pagus, aldeia.

A palavra patriotismo, que deriva de pátria, significa oamor e respeito que se tem pela terra natal. Essepatriotismo pode ser manifestado pela valorização dacultura do país, suas belezas naturais e seus símbolosnacionais (bandeiras, brasões, hinos, etc).

O solo, as pessoas, a cultura, o clima, tudo isso sãofatores que influenciam diretamente na formação daspessoas e fazem-nas voltar para tal terra nostálgica. Comraras exceções, qualquer pessoa sonha em viver em suaterra natal, pois geralmente ela lhes remete às suasmelhores lembranças.

Pesquisar as bandeiras de vários países, de preferêncialevá-las (ou então, se não for possível, projetá-las numtelão) para que se explique suas cores, seus símbolos, etc.

Hinos sugestivosSAUDADE - HA 340 / LINDO PAÍS - HA 57 / Outras

sugestões: 551, 556, 565.

Uma outra pátriaA pátria é importante, mas muito mais importantes são

as pessoas que lá vivem.Nunca foi propósito de Deus que nos conformássemos

com essa terra em que vivemos hoje. João 17:16 diz: "Elesnão são do mundo, como eu também não sou." EmRomanos 12:2 é feito o apelo para que não nosconformemos com este mundo, pois certamente Deustem preparado um lugar melhor para todos nós – porqueo mais importante não é o lugar, mas sim aqueles que láestarão e é por isso que Deus declara que quer estareternamente junto de nós (João 14:1-3).

Saudade da pátriaPedir para alguém ler ou declamar o salmo 137 (versos

1 a 6) - Salmo de Saudade

Alguém deverá explicar o contexto desse salmo. Emseguida, combinar com alguém que tenha boa leiturae voz melodiosa, para que leia este trecho do Salmo137:

"Às mmargens ddos rrios dda BBabilônia, nnós nnosassentávamos ee cchorávamos, llembrando-nnos dde SSião.Nos ssalgueiros qque llá hhavia, ppendurávamos aas nnossasharpas, ppois aaqueles qque nnos llevaram ccativos nnospediam ccanções, ee oos nnossos oopressores, qquefôssemos aalegres, ddizendo eentoai-nnos aalgum ddoscânticos dde SSião. CComo, pporém, hhaveríamos dde eentoaro ccanto ddo SSenhor eem tterra eestranha? SSe eeu dde tti mmeesquecer, óó JJerusalém qque sse rresseque aa mminha mmãodireita. AApegue-sse mme aa llíngua aao ppaladar, sse nnão mmelembrar dde tti, sse nnão ppreferir eeu JJerusalém àà mminhamaior aalegria.""

Coloque ao fundo uma música instrumental suavee melancólica. Pode ser montado um cenário com

alguém quieto e pensativo, olhando fotos,emocionado. Ao lado da pessoa poderá estar

um instrumento musical como um violão.Após a leitura, convidar todos acantar o hino "Saudade", 340 do

HA.Comparar a Pátria terrena

com a Pátria celestial(dividir a igreja em

duas alas, efazer essa

parte

como um responso. Pode projetar no telão, para aspessoas falarem ou pode imprimir e entregar umpapel para cada pessoa).

AAllaa 11 - OOss rriiooss aaqquuii eessttããoo ppoolluuííddooss.. AAllaa 22 - LLáá tteerreemmooss oo rriioo ddaa vviiddaa,,AAllaa 11 - AAqquuii hháá ccoorrrruuppççããoo ddee mmuuiittooss ppoollííttiiccooss..AAllaa 22 - LLáá hhaavveerráá uumm ggoovveerrnnoo jjuussttoo ee ppuurroo..AAllaa 11 - HHoojjee tteemmooss vviioollêênncciiaa eemm qquuaassee ttooddooss ooss lluuggaarreess..AAllaa 22 - LLáá oo lloobboo ppaassttaarráá ccoomm aass oovveellhhaass..AAllaa 11 - AAqquuii aa aaggrriiccuullttuurraa aabbuussaa ddooss aaggrroottóóxxiiccooss..AAllaa 22 - LLáá tteerreemmooss oo ffrruuttoo ddaa áárrvvoorree ddaa vviiddaa.. AAllaa 11 - GGeerraallmmeennttee ccoonnssttrruuíímmooss ppaarraa qquuee oouuttrrooss mmoorreemm..AAllaa 22 - LLáá ccoonnssttrruuiirreemmooss nnoossssaass pprróópprriiaass mmaannssõõeess..AAllaa 11 - HHoojjee,, ppllaannttaammooss ppaarraa oouuttrrooss ee nnããoo ddeessffrruuttaammooss

ttoottaallmmeennttee.. AAllaa 22 - NNoo CCééuu ppllaannttaarreemmooss nnoossssaass vviinnhhaass.. AAllaa 11 - HHoojjee aass ddooeennççaass nnooss ddeessttrrooeemm ee aarrrraassaamm aass ffaammíílliiaass.. AAllaa 22 - LLáá tteerreemmooss aass ffoollhhaass ddaa áárrvvoorree ddaa vviiddaa qquuee ccuurraamm aass

ddooeennççaass..AAllaa 11 - AAqquuii oo ssooll nnooss aabbrraassaa ddiiaa aa ddiiaa.. AAllaa 22 - LLáá oo ssooll sseerráá JJeessuuss,, oo SSooll ddaa JJuussttiiççaa.. AAllaass 11 ee 22 - VVii nnoovvoo ccééuu ee nnoovvaa tteerrrraa,, ppooiiss oo pprriimmeeiirroo ccééuu ee aa

pprriimmeeiirraa tteerrrraa ppaassssaarraamm,, ee oo mmaarr jjáá nnããoo eexxiissttee..

ConclusãoEmbora tenhamos uma Pátria terrena, ela não deve

ser a definitiva, pois é passageira. Muitas pátriasexistiram, mas hoje jazem no esquecimento. A grandecerteza é a de que Deus tem preparada uma PátriaEterna para todos os que a almejarem (Filip. 3:20).Embora respeitemos os símbolos (bandeiras, brasões,emblemas, hinos) de onde viemos, temos que mirar a

terra prometida, a Pátria que nunca há de acabar,porque foi por ela que os heróis da fé viveram

e morreram (Hebreus 11: 14 e 16).

CULTO JOVEM 2AUTOR: LEVINO S. OLIVEIRAMINISTÉRIO JOVEM AMT

FOTO: RRODOLFO CCLIX

OBJETIVOS DO PROGRAMALEVAR AS PESSOAS A VALORIZAREM SUA ORIGEM, TORNANDO-ASMELHORES CIDADÃS, SEM QUE PERCAM DE VISTA A PÁTRIA ETERNA QUEDEUS ESTÁ PREPARANDO PARA TODOS NÓS.

Planos para o Programa Apresentar informações de culturas atuais, levando as pessoas a desejarem fazer parte de uma pátria

perfeita, a celestial.

Page 7: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 1312 | 04 | 05 | 06 | 2010

Menores trabalhadoresNo Brasil, desde 23 de julho de 1990, há uma Lei

Federal (8.069/90) que defende as crianças eadolescentes através de um estatuto. Conheça algunsartigos:

Art 4. É dever da família, da comunidade, dasociedade em geral e do Poder Público assegurar, comabsoluta prioridade, a efetivação dos direitosreferentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação,ao esporte, ao lazer, à profissionalização e àconvivência familiar e comunitária.

Art 60. É proibido qualquer trabalho a menores decatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

Art 65. Ao adolescente aprendiz, maior de catorzeanos, são assegurados os direitos trabalhistas eprevidenciários.

Art 67. Ao adolescente desempregado, aprendiz,em regime familiar de trabalho, aluno de escolatécnica, assistido em entidade governamental ou nãogovernamental, é vedado o trabalho:

I - noturno, realizado entre as 22 horas de um diaaté as 5 horas do dia seguinte;

II - perigoso, insalubre ou penoso;III - realizado em locais prejudiciais à sua formação

e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral esocial;

IV - realizado em horários e locais que nãopermitem a freqüência à escola.

Personalidades de destaqueEscolher 3 ou 4 biografias de personalidades que

realizaram trabalhos de destaque para a humanidadee intercalá-las durante o programa. Abaixo estão asbiografia resumidas de Oscar Niemeyer e MadreTeresa. Outras idéias: Tomás Edison, apóstolo Paulo,etc.

Conclusão - DEUS E O TRABALHODeus é o criador do trabalho. Na criação Ele

trabalhou para criar tudo. Quando fez o ser humano,Ele trabalhou delicadamente com o barro até formar ohomem e soprar nas suas narinas (Gen. 2:7) para dar-lhe a vida. O Senhor ordenou que Adão trabalhassecuidando do jardim e dos animais que Ele havia criado(Gen.1:28-30). Deus se comparou com um oleiro paramostrar ao seu povo como poderia transformá-los parasalvá-los (Jer. 18).

Para falar sobre a preguiça, o sábio Salomão fala doempreendedorismo da formiga, como exemplo a serseguido (Prov. 6:6). Afirma, ainda, que doce é o sonodo trabalhador (Ecles.5:12). No novo Céu e nova Terraos salvos terão que trabalhar plantando, construindosuas casas (Isaías 65:21). Enfim, o trabalho é algoabençoado por Deus, é plano do Senhor que nosalegremos em trabalhar e que saibamos que otrabalho estará também na vida eterna. Então, cadapessoa deve procurar fazer hoje, com alegria, otrabalho que tem sido colocado sobre si, pois, afinal,em Mateus 5:17 Jesus disse: "Meu Pai trabalha atéagora, e eu também".

A importância do trabalho para asociedade

O trabalho sempre fez parte da vida dos sereshumanos. Foi através dele que as civilizaçõesconseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. Otrabalho gera conhecimentos, riquezas materiais,satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Porisso, ele é e sempre foi muito valorizado em todas associedades. Podemos definir trabalho como qualqueratividade física ou intelectual, realizada por serhumano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obteralgo.

Diferença entre trabalho e empregoVale dizer que há diferença entre trabalho e

emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividadeexecutada em si, o segundo refere-se ao cargo ouocupação de um indivíduo numa empresa ou órgãopúblico.

EntrevistaEntrevistar um (ou mais) profissional bem sucedido

da igreja. (Deve ser conduzido por alguém dinâmico eextrovertido, num tempo máximo de 8 minutos).

Perguntas sugestivas para a entrevista:Por que escolheu essa profissão?Há quanto tempo atua nessa área profissional?Quem admira na profissão que exerce?Se não atuasse nessa profissão, em qual gostaria

de atuar?Que conselho daria aos jovens, universitários e

pessoas presentes?

Cidadania(Designar alguém para ler esses parágrafos

enquanto forem projetados)Alguém previamente escolhido e preparado pode

comentar a questão do trabalho infantil no Brasil. Otexto abaixo deve ser cuidadosamente estudado. Oparticipante poderá investigar mais sobre o assunto.

Planos para o Programa Convidar a pessoa que será entrevistada. Providenciar cópias do teste bíblico.

CULTO JOVEM 3AUTOR: LEVINO S. OLIVEIRAMINISTÉRIO JOVEM AMT

FOTO: SXC / Mick Sanders

Teste bíblico

Pessoas ProfissõesPaulo ( ) ( 1 ) boieiroAmós ( ) ( 2 ) médicoLídia ( ) ( 3 ) fabricante de tendas Neemias ( ) ( 4 ) coletor de impostos Áquila ( ) ( 5 ) pescador Mateus ( ) ( 6 ) militar Lucas ( ) ( 7 ) atleta André ( ) ( 8 ) vendedor Naamã ( ) ( 9 ) copeiro Aimáas ( )Zaqueu ( )

(Respostas - 3 / 1 / 8 / 9 / 3 / 4 / 2 / 5 / 6 / 7 / 4)

Fotom

ontag

em: K

leytho

n Bi

anch

i

Page 8: Ação Jovem

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, naMacedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moçase um rapaz. Frequentou uma escola não católica. Aos 12 anos, ouviu um jesuítaque era missionário na Índia dizer: "Cada qual em sua vida deve seguir seu própriocaminho". Tais palavras a impressionaram e se determinou a dar um sentido à suavida, a entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idadeprocurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homemrespondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da "voz de Deus".

Seis anos mais tarde, cada vez mais convicta de sua vocação, solicitou aadmissão na Congregação das Irmãs do Loreto, em Bengala, mas teve primeiro de aprender a língua inglesa em Dublim.De Dublim foi enviada para a Índia em 1931 a fim de iniciar seu noviciado em Darjeeling no colégio das Irmãs de Calcutá.De Darjeeling passou para Calcutá, onde exerceu, durante os anos 30 e 40, a docência em Geografia no colégio bengalêsde Sta. Mary, também pertencente à congregação de Nossa Senhora do Loreto. Impressionada com os problemas sociaisda Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria,fez a profissão perpétua a 24 de maio de 1937.

Com a partida do colégio, fez um curso rápido de enfermagem, que veio a tornar-se um pilar fundamental da suatarefa no mundo. Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, o Papa Pio XII permitiu-lhe iniciaruma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, nasceu a sua Ordem -

As Missionárias da Caridade. Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou aensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de

donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus.No dia 21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana. A partir

de 1950empenhou-se emauxiliar os doentescom lepra. Em 1965, o PapaPaulo VI deu autorização para a suaexpansão a outros países. Centros deapoio a leprosos, velhos, cegos e doentescom HIV surgiram em várias cidades domundo, bem como escolas, orfanatos etrabalhos de reabilitação com presidiários.

O reconhecimento do mundo pelo seutrabalho concretizou-se com o TempletonPrize, em 1973, e com o Nobel da Paz, nodia 17 de outubro de 1979.

Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataquecardíaco, quando preparava um serviçoreligioso em memória da Princesa Dianade Gales, sua grande amiga e falecida elaprópria 6 dias antes, num acidente deautomóvel em Paris. Um de seuspensamentos era este: "Não usemosbombas nem armas para conquistar omundo. Usemos o amor e a compaixão. Apaz começa com um sorriso".

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 dedezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomesmais influentes na Arquitetura Moderna Internacional. Foi pioneiro naexploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhoupara a cidade de Brasília.

Algumas de suas obras: Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Sede dasNações Unidas, Banco Boavista, Parque do Ibirapuera, Edifício Copan,Terminal Rodoviário de Londrina, Memorial da América Latina , Museu de

Arte Contemporânea de Niterói, Auditório Ibirapuera, Casa das Canoas. Em BBrasília: Edifícios de Brasília, Igrejinhada 307/308 Sul, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida,

Casa do Cantador, Edifício do Congresso Nacional.Filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida,

Oscar Niemeyer nasceu no bairro de

Laranjeiras, narua Passos Manuel,

que receberia no futuro onome de seu avô Ribeiro de

Almeida, ministro do SupremoTribunal Federal. Niemeyer foiprofundamente marcado pela lisurana vida pública do avô, que comoherança os deixou apenas a casa emque morava e cuja regalia era umamissa em casa aos domingos.Niemeyer tem somente uma filha,Anna Maria Niemeyer, que lhe deucinco netos, treze bisnetos e quatrotrinetos. Viúvo desde 2004, casou-seem novembro de 2006 com suasecretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60anos.

Até 23 de setembro de 2009,quando foi internado, passando emseguida por duas cirurgias, o arquitetocostumava ir todos os dias ao seuescritório em Copacabana.Ultimamente, trabalhava no projetoCaminho Niemeyer, em Niterói, umconjunto de nove prédios de suaautoria.

04 | 05 | 06 | 2010 | 1514 | 04 | 05 | 06 | 2010

Foto

: Pea

ce L

ab

Foto

: sen

ado.

gov.b

r

Page 9: Ação Jovem

16 | 04 | 05 | 06 | 2010 04 | 05 | 06 | 2010 | 17

CULTO JOVEM 4AUTOR: DSA

OrientaçõesEste projeto deverá ser realizado no sábado dia 08

de maio, abrindo assim a sequência de açõesespeciais do mês de maio. A intenção é preparar econsagrar a igreja toda a Deus para realizar grandescoisas para o Senhor nos dias 15 e 22 de maio, nadistribuição de mais 30 milhões de folhetos sobre osábado em toda América do Sul e também abrindomais de 600 mil Lares de Esperança para receberamigos, pelos quais temos orado.

A ideia está formulada para um programa especialde 12 horas com Deus, e cada igreja poderá escolhersua melhor forma de realizar. Pode ser um dia devigília diurna ou noturna, por exemplo, das 8h às 20h,das 9h às 21h, das 18h às 6h ou das 19h às 7h, enfim,cada igreja deve estudar o melhor horário, de acordocom as características de sua região.

O segredo de um projeto assim é a divulgação, quedeve ser feita de forma muito bem preparada, compelo menos 1 mês de antecedência, com criatividade

e clareza. Outro ponto é a organização de cada parte que

acontecerá durante estas 12 horas. Monte uma grandeequipe para organizar todo o programa, envolvendoos anciãos e líderes de sua igreja. Siga as sugestões deestudo e de momentos de oração e louvor, masbusque desenvolver os conteúdos sugeridos com osrecursos disponíveis em sua igreja. Muitos itenspodem ser aprofundados e ampliados com os donsexistentes em sua congregação.

O segredo é tornar o dia abençoado e feliz para aigreja. Procure criar uma abertura especial para o dia.Prepare e desenvolva cada parte com entusiasmo ealegria, louvor, oração, testemunho e estudo dapalavra de Deus. Será uma grande benção.

Agora mãos à obra!!!

Pensamentos de Ellen White sobre ojejum e a oração

"O verdadeiro jejum, que deve ser recomendado a

OBJETIVOS DO PROGRAMACONSCIENTIZAR A IGREJA DOS BENEFÍCIOS FÍSICOS, MENTAIS E ESPIRITUAIS DA PRÁTICA DO JEJUM E DAORAÇÃO. DESPERTAR AS PESSOAS A DESENVOLVEREM HÁBITOS SAUDÁVEIS EM SUA VIDA CRISTÃ. VIVER UMDIA ESPECIAL DE LOUVOR, COMUNHÃO, JEJUM E ORAÇÃO, COM TODA A CONGREGAÇÃO DE SUA IGREJA.

Meu primeiro Jejum

todos, é a abstinência de qualquer espécieestimulante de alimento, e o uso apropriado dealimento saudável e simples, que Deus proveu emabundância. Precisam os homens pensar menosacerca do que hão de comer e beber de alimentotemporal, e muito mais acerca do alimento do Céu,que dará tono e vitalidade à experiência religiosa toda."Carta 73, 1896. Conselho sobre Regime Alimentar, pág. 188.

"Agora e daqui por diante até ao fim do tempo,deve o povo de Deus ser mais fervoroso, maisdesperto, não confiando em sua sabedoria, mas nasabedoria de seu Líder. Devem pôr de parte dias dejejum e oração. Pode não ser requerida a completaabstinência de alimento, mas devem comermoderadamente, do alimento mais simples." Review andHerald, 11 de fevereiro de 1904. Conselho sobre Regime Alimentar,pág. 188 e 189

"O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espíritoque rende a Deus mente, coração e vontade."Manuscrito 28, 1900. Conselho sobre Regime Alimentar, pág. 189.

Aqui estão apenas algumas das várias citaçõesencontradas nos escritos de Ellen White sobre oassunto. Esses e muitos outros materiais sobre o temaestarão disponíveis no site oficial do Ministério Jovemda DSA, e também da UCOB para serem baixados.Estudos e artigos sobre o tema estarão disponíveispara ajudarem nos momentos de estudos e dinâmicas.

Sites: www.ja.org.br www.ucob.org.br

Foto:

sxc /

Melo

di T

Page 10: Ação Jovem

18 | 04 | 05 | 06 | 2010

Estarão também disponíveis ideias de materiaiscomo adesivos, folhetos, logotipo e muito mais paraajudar na propaganda e divulgação do dia especial deJejum e Oração.

1. Divulgue a ideia do 1º JejumFaça uma pesquisa em sua igreja e descubra

quantos nunca jejuaram. Use está informação paradesafiar a congregação a viver esta experiência no dia08 de maio. Depois, a cada sábado em anúncios oucartazes comece a divulgar formas de jejum, quepodem ser, por exemplo:

Jejum completo de 24h, só bebendo água, outambém fazendo o uso moderado de frutas e sucos.

Jejum parcial de 12 horas, só bebendo água outambém usando frutas e sucos.

Para crianças e juvenis que não suportam tantotempo sem alimento, 6 horas com água ou suco.

O princípio é achar o modo como melhor você seadapta a participar, esclarecendo a igreja que o maiorobjetivo da prática do jejum é criar condições ao corpoe mente para maior discernimento espiritual, para nosrelacionarmos com Deus de forma especial e ouvirmosSua voz.

(Nos artigos dos sites acima citados constamorientações sobre forma de jejuar e orar).

Na página seguinte você vai encontrar umprograma sugestivo para um programa de 12 horascom Deus. Você e sua igreja podem reescrever estasequência e adaptá-la à sua realidade local. Mas nãodeixe de estruturar de forma adequada uma boaequipe para o Ministério de Louvor, com músicas bemensaiadas e dentro dos temas do dia. Cantem músicasem que as crianças se sintam parte da adoração, queabençoe os adultos com hinos tradicionais e tambémhinos para jovens.

Cada seminário, palestra ou culto deve serministrado por pessoas que tenham o preparonecessário e conhecimento dos temas. Lembre-se queteremos os materiais de apoio nos sites divulgadosacima.

As metas desse dia especial são: unir e consagrar aigreja ao Senhor e aceitar o desafio de envolver-se demaneira completa na missão, além de crescer cada diapreparando um povo para volta de Jesus, a GeraçãoEsperança.

"Tal é a geração dos que O buscam, dos quebuscam a face do Deus de Jacó". Salmo 24:6.

Programa sugestivo para 12 horas de culto

0088hh0000 - Vídeo especial de abertura, ou música de impacto para boas-vindas(aproveite os recursos disponíveis em sua igreja).0088hh0055 - Ministério de Louvor - Igreja local (envolva os jovens e tenha um ministro delouvor preparado, com músicas inspiradoras, que sejam algumas para crianças,outras para jovens e adultos, atendendo todas as gerações).0088hh3300 - Escola Sabatina - Lição Geral (Dinâmica e criativa, talvez as crianças possam irpara suas classes).0099hh3300 - Mensagem musical - coral, conjunto ou solo.0099hh4455 - Momento especial para as crianças (encenação - cantinho da criança deforma inovadora e envolvente).1100hh0055 - Mensagem musical instrumental ao vivo ou CD - reflexão curta.1100hh1100 - Testemunho I - (Escolher dentre a congregação ou convidados especiais,testemunhos inspiradores de conversão, e resultados de orações intercessoras, etc.)1100hh3300 - Oração (1o Momento de oração com a congregação - ancião ou pastor).1100hh4400 - Ministério de louvor - igreja local - louvor congregacional.1111hh0000 - 1o Culto - Comunhão - Mensagem bíblica inspiradora.1111hh4400 - Oração (2o Momento de oração - Individual).1111hh5500 - 1o Musical - (Coral, conjunto, quarteto ou solo - intercalar as apresentações).1122hh3300 - 1o Tema de Estudo - ORAÇÃO - Divisão da igreja em grupos.1133hh0000 - Conclusões do Estudo - Representantes dos grupos falam.1133hh2200 - 2o Testemunho.1133hh3355 - Ministério de louvor - igreja local.1133hh5500 - Oração (3o Momento - Pedido de oração e agradecimento em grupos de 5pessoas).1144hh0000 - Vídeo Especial (Exemplo de vida, amor cristão, etc.). 1144hh1155 - 2o Musical 1144hh3355 - 2o Tema de Estudo - Benefícios do jejum (baixar estudo no site).1155hh1100 - Mensagem musical.1155hh1155 - 1o Seminário - "Frutos do Espírito Santo na Vida Cristã".1166hh0000 - Oração (4o Momento - orar pelo Impacto Esperança - pelos folhetos e livrosque serão distribuídos por sua igreja e em toda América do Sul - criar este momentoespecial).1166hh1155 - Ministério de louvor - igreja local.1166hh3300 - 2o Culto - Missão - desafios missionários para cada membro.1177hh0000 - 3o Testemunho - (Alguém que veio para igreja através de alguma publicaçãoque recebeu folhetos ou livros, como Deus agiu).1177hh1155 - Orientações sobre os dias 15 e 22 de maio.1177hh2200 - 3o Musical - (Convidados).1177hh4455 - 2o Seminário - Adoração. 1188hh3300 - Videoclip Musical - (Escolha algo adequado com espírito de adoração).1188hh3355 - Oração - (5o Momento - Orar em família, não se esquecendo de cuidardaqueles que estão sozinhos na congregação. Todos devem falar).1188hh4455 - 4o Testemunho - (Experiência de fidelidade na guarda do sábado).1199hh0000 - Ministério de louvor - igreja local.1199hh1155 - 3o Culto - A bênção e santidade do sábado.1199hh4455 - Apelo de reconsagração sobre a fidelidade na guarda do sábado. Cantar ohino Um Dia de Esperança - CD JA 2010.2200hh0000 - Encerramento. Fo

to: sx

c / Jo

natha

n Ru

chti

Ilustr

ação

: sxc

/ Bi

lly A

lexan

der

Page 11: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 21

abelhas. Uma só é rainha (a mamãe) é alimentada porsuas filhas. Ela vive por 2 anos, mais do que todas asabelhas.

A mamãe Quero-Quero ataca qualquer intrusoque representa perigo a seus filhotinhos; ela bate comsuas asas e pés e ainda belisca com seu longo bico.Isso é que é proteção.

As mamães emas e avestruzes não estão nem aaí com seus filhotes. Na maioria das vezes botam seusovos coletivamente e os papais os chocam.

A mamãe onça pintada alimenta seus bebêscom leite até os dois meses, depois os ensina a caçar.Até aprenderem, a mamãe caça para eles.Especialmente carne de capivaras e jacarés.

Mamãe gulosa. Uma mamãe elefante chega acomer 125 kg de plantas e beber 200 litros de água emum só dia.

Mamães atletas: Salto em distância - Canguru - 10 Metros.- Sapo - 05 Metros.- Pulga - mais de 100 vezes seu próprio tamanho.

As mamães grilos são completamente mudas, sóos papais ou solteiros machos cantam.

As orcas são mamães de dez em dez anos,numa gestação de 16 meses. Elas vivem até 80 anos,enquanto os machos só vivem 50 anos.

Bom mesmo é ser filhote da mamãe mulher. Elafaz tanta coisa boa pra gente. Nunca deixa de nos darcomida. Dá beijos... isso é muito bom.

Apresentar o Poema Lenda de MãeMensagem Musical Especial

EncerramentoNeste momento, enquanto alguém canta, todos os

filhos que convidaram sua mãe para ir ao culto jovem,devem oferecer a ela um cartão.

É um momento que podem falar o quanto eles aamam. Quando a música especial terminar deve serdado um tempo para cada filho orar pela sua mãe deforma particular, ou com a sua família. Termine aprogramação com uma oração final para toda a igreja.

CULTO JOVEM 5AUTOR: DIRCEU WOLFFADAPTADO POR M. JOVEM ABC

Abertura: Música Vibrante (saudar a Igreja)OraçãoLouvor

Concurso - Mães da BíbliaO apresentador fala as características e o público

responde só o nome da mãe ou do filho.1- Cite uma mãe que "era" estéril e teve seis

filhos. (Ana - I Samuel 2:21).

2 - Quem se tornou mãe mesmo não tendocrescido? (Eva - Já foi criada adulta).

3- Somos mães dos nossos irmãos, que foramgerados por nós. (Filhas de Ló - Gênesis 19:30-38).

4 - Quem não é meu marido, é o pai dos meusfilhos, que também seriam meus cunhados, sei láquem sou, mãe, cunhada ou nora. (Tamar - Gênesis 38).

5- Fale 3 mães que "adotaram" os filhos antes donascimento deles (Sara - rejeitou depois - Lia e Raquel - Todas deram

suas servas para terem filhos para elas).

6- Qual o nome da mãe que teve asa e nuncapode voar? (Maaca-mãe do rei Asa - I reis 15:10).

7- Que homem se autocomparou a uma mãequerendo reunir os filhos? (Jesus - "Jerusalém, quantas vezes quis

te juntar, como a galinha e seus pintinhos").

8 - Mãe de quem disse: "Bendita és tu entre asmulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (João Batista -

Lucas 1: 39 - 42).

9 - Que mãe teve o mesmo filho duas vezes? (Viúva

de Naim - Nascimento e ressurreição - Lucas 7: 11 - 17)

10 - Qual o nome da mãe (da Bíblia) que temhoje milhares de filhas? (Babilônia - mãe das meretrizes -

Apocalipse).

11- Que mãe é citada em gálatas 4:26? (Jerusalém).

Mensagem Musical Especial

Curiosidades MaternasApresentado por duas pessoas.

Mamãe poderosa. Uma colméia pode ter 50.000

OBJETIVOS DO PROGRAMAHOMENAGEAR TODAS AS MÃES DA IGREJA E TER A OPORTUNIDADE DE CONVIDAR PESSOASNÃO ADVENTISTAS PARA UM PROGRAMA ESPECIAL, JÁ QUE ESTA COMEMORAÇÃO ÉRECONHECIDA POR TODA A SOCIEDADE.

PLANOS PARA O PROGRAMA1-Cada filho ter em mãos um cartão dedicado a sua mãe.2-A igreja deve estar enfeitada para o Dia das Mães.3-Deve ser feito um convite com antecedência para as mães.4-Poderá haver mães no local que não estão com seus filhos por perto, então pense num

grupo especial para homenageá-las no momento da entrega do cartão.

Lenda de mãe(Ler este poema com um fundo musical.)

Eu conheço alguém que não se importa em dividir o seu corpo com outra vida, carregando por mais de 270 diasem seu ventre o fruto de seu desejo maternal.

Eu sei de alguém que sofreu modificações físicas, para mais tarde influenciar alguém a ter modificações decaráter diante do mundo.

Eu vi alguém correr várias vezes ao meu encontro quando eu vinha com lágrimas por ter caído ou machucadomeu dedinho. Ela me abraçava, não importando se eu estava limpinho ou todo sujo de terra.

Eu senti alguém me beijando com muito carinho e amor, quando eu não me dei bem nos primeiros dias de aulana escola; dizendo-me que tudo era normal e logo passaria.

Eu gostei muito quando alguém chegou ao meu quarto, no dia em que levei um tremendo fora da namorada. Elasentou-se ao meu lado, enquanto eu dividia minhas lágrimas com meu velho travesseiro, não disse nada, sóacariciou minha nuca e chorou.

Eu conheço alguém que lavou muitas malas de roupas, cuidou da limpeza da minha casa, preparoumaravilhosas refeições, serviu sua família, tudo isso sem cobrar nada em troca, só por amor e dedicação.

Eu sei de alguém que nunca pediu para ser reconhecida por tudo o que fez e faz, mas fica muito feliz, sorri deforma diferente quando recebe um carinho, algumas palavras doces, um cartão ou um simples presente.

Eu vejo alguém, cujo próprio criador do céu e da terra destacou o amor, comparando seu amor com o amordessa mulher.

Eu conheço alguém que me conhece em todos os detalhes, em todos os por menores da vida. É alguém que melevou em seu próprio ventre, mesmo antes de estar formado como um ser humano, quando era só uma semente.Alguém que me conduziu no caminho do bem, da bondade e nos trilhos da salvação.

Eu vejo alguém que olha fixamente, vejo seus olhos lindos cintilando pela alegria de ver que procurei e procuroseguir seus conselhos, trilhar os caminhos por ela ensinados, transmitir tudo de maravilhoso e nobre que de seuslábios ouvi, ensinar tudo de útil e construtivo que com sua vida de exemplos aprendi.

Eu amo alguém que só sabe amar, não consegue odiar, só transmite paz. Alguém que nunca vai deixar de mever como sua criança, seu filhinho.

Quem é esse alguém? Todos já sabem, mas eu faço questão de honrosamente dizer: É você mãe! Nuncaconseguirei retribuir tudo o que você me deu e me dá. Uma coisa eu falo: Te amo muito Mãe!

20 | 04 | 05 | 06 | 2010

Poema

Foto:

Tho

mas C

onra

d

Page 12: Ação Jovem

Filosofia de uma educação superiorAs instituições adventistas de ensino promovem o

desenvolvimento equilibrado da pessoa. A filosofiaadventista da educação é cristocêntrica. Os adventistascrêem que, sob a direção do Espírito Santo, o caráter eos propósitos de Deus podem ser conhecidos,conforme revelados na Bíblia, em Jesus Cristo e nanatureza. As características distintivas da educaçãoadventista - derivadas da Bíblia e dos escritos de EllenG. White - apontam para o objetivo redentor daverdadeira educação: restaurar os seres humanos àimagem de seu Criador. A educação, em seu sentidomais amplo, é o meio para restaurar os seres humanosno relacionamento original com Deus. Trabalhandojuntos, o lar, a escola e a igreja cooperam com osagentes divinos no preparo de aprendizes para acidadania responsável neste mundo e no mundoporvir. A educação adventista transmite mais do queconhecimento acadêmico. Ela promove odesenvolvimento equilibrado da pessoa como umtodo - espiritual, intelectual, físico e social. Suadimensão no tempo é a eternidade.

Mensagem mmusical (que trate do compromisso coma missão)

Foco na missão A educação adventista prepara as pessoas para a

utilidade e a alegria - vida plena que promove aamizade com Deus, o desenvolvimento integral dapessoa, os valores fundamentados na Bíblia e oserviço altruísta, de acordo com a missão adventistado sétimo dia no mundo.

Para desenvolver a estrutura que cumpra com estamissão são utilizados alguns componentes:

1. O estudante2. O professor3. Conhecimento4. Currículo5. Instrução6. Disciplina7. Vida escolar8. Avaliação

Onde estudar(Se possível projete em PowerPoint) Alguns itens a serem considerados na escolha da

escola para seu filho:

PROJETO PPEDAGÓGICOQual o tipo de material didático usado (livros

variados ou apostilas)?Quais as atividades extracurriculares oferecidas

pelo colégio?Que matérias são ministradas na grade curricular

além das tradicionais?De que forma a escola prepara os alunos para a

faculdade?A escola oferece algum programa de orientação

profissional?

METAS EE VVALORESA instituição mantém alguma atividade voluntária

com a comunidade? Como o colégio lida com a questão de drogas,

cigarro e bebidas? Qual a orientação religiosa da escola?

INFRA-EESTRUTURA EE RRECURSOS HHUMANOSO colégio tem laboratório de informática?

IntroduçãoA Igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada

oficialmente em 1863, depois de vários anos deestudos e avaliações de um grupo de pesquisadoresdas Escrituras, vindos de várias denominaçõesreligiosas. Com o propósito de oferecer aos seus filhosum preparo acadêmico em conformidade com osprincípios cristãos, esse grupo decidiu estabelecerescolas. No decorrer dos anos, essa rede de ensino foidisponibilizada a todos aqueles que simpatizavamcom sua filosofia e seus métodos.

No dia 3 de junho de 1872, o sistema educacionaladventista teve seu início com a abertura da BattleCreek School, em Michigan, nos Estados Unidos. Erauma escola de nível elementar e secundário.

No Brasil, em 1896, começou a funcionar em

Curitiba, Paraná, o Colégio Internacional, sob a direçãode Guilherme Stein Jr. Em 1897, Stein Jr. fundou umanova escola em Gaspar Alto, SC. A partir daí, o trabalhoeducacional cresceu e muitas escolas foram agregadasa essa, formando a rede de Escolas Adventistas.Mundialmente, a educação adventista está presenteem 160 países, representada por mais de 6.000instituições desde educação infantil à livre docência,totalizando 1.000.000 de alunos. No Brasil, conta commais de 500 unidades escolares e 128.000 alunos.Além dessas unidades, a organização mantém 12colégios em regime de internato, oferecendo desde aeducação básica até a superior, além de um CentroUniversitário em São Paulo.

OBJETIVOS DO PROGRAMA1. MOSTRAR O VALOR E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA EM TODOS OS NÍVEIS.2. INCENTIVAR OS PAIS A TEREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS ADVENTISTAS.3. MOTIVAR OS JOVENS A ESTUDAREM EM UNIVERSIDADES ADVENTISTAS.

EducaçãoAdventista -

forma e transforma

CULTO JOVEM 6AUTOR: FERNANDO LOPES DE MELOMinistério Jovem - Aplac

22 | 04 | 05 | 06 | 2010 04 | 05 | 06 | 2010 | 23

Imag

em d

a ca

mpan

ha d

oDe

pto. E

duca

ção

DSA

Page 13: Ação Jovem

2004, ela ingressou noProjeto Sonhando Alto emPorto Alegre, RS, econseguiu o equivalente aduas bolsas. Hoje ela faz oprimeiro ano de Letras noUNASP, campus deEngenheiro Coelho.

Leiliane Santos, 19 anos,de Curaçá, BA, trabalhavanum supermercado com suairmã. Seu sonho sempre foiestudar em uma faculdadeadventista, mas não tinharecursos financeiros. Certodia, ela conheceu doisjovens que lhe falaram sobreo objetivo de estudar no IAENE através do ProjetoSonhando Alto e a presentearam com um livroMensageiro da Esperança. Leu em dois dias e tomou adecisão de colportar. Hoje, Leiliane é estudante dePedagogia no IAENE, com quase todo o semestrepago. Em suas palavras ela ressalta: "A vitória é certaquando se confia em Deus e damos-Lhe o nossomelhor".

Clênio Roberto Basílio, após assistir a um programasobre colportagem em sua igreja, em Ceilândia, DF,começou a pensar em colportar e estudar Teologia noUNASP. Clênio orou muito, pois não tinha certeza seessa era a vontade de Deus. Mas, após assistir aocurso do Projeto Sonhando Alto, tomou a decisão.Pediu demissão do trabalho, vendeu seus móveis e,juntamente com sua esposa, Canaã Carvalho,ingressou na colportagem. Passados alguns meses,Clênio afirma alegremente: "Hoje tenho uma bolsa doUNASP e a certeza do chamado de Deus para acolportagem, isto é tudo o que eu preciso".

Eles venceram! Você também pode vencer! A suaoportunidade chegou! participe do Projeto SonhandoAlto, porque ele irá abrir uma porta de acesso a umauniversidade adventista na América do Sul para você.Fale com o pastor de sua igreja ou apresente-sediretamente ao Departamento de Publicações de seucampo.

"Fixai, pois alto o vosso alvo e passo a passo,embora com esforços dolorosos, abnegação esacrifício, subi até o topo a escada do progresso. Quenada vos impeça." Mensagens aos Jovens, pág. 99.

"O mais importante neste mundo não é tanto ondeestamos, mas em que direção estamos nos movendo."O. W. Holmes

Conclusão"Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e

será grande a paz de teus filhos". Is 54.13Ser ensinado do Senhor é conhecer a Deus e ter

seus preceitos gravados na mente e no coração. Nomodelo educacional adventista, o lar é a instituiçãohumana e divina de importância básica para asociedade. Ela é agente educacional por excelência,assumindo ao mesmo tempo o papel de escola eigreja. Pai e mãe precisam ser os primeiros mestres deseus filhos, como professores e instrumentos de Deus.A obra de todos os pais é educar os filhos no caminhodo Senhor.

O céu é uma verdadeira escola. Tudo promoveeducação. Desde o campo de estudos, o universo, atéo professor, Deus. Todos os tesouros do universoestarão abertos ao estudo dos filhos de Deus. Aeternidade oferecerá uma visão do vasto campo dahistória e um conhecimento integral dos princípiosque presidiram a marcha dos acontecimentoshumanos.

Os ensinados do Senhor, nos lares e nas escolascristãs aqui têm a oportunidade de matricular-se naescola do além. Com a presença de Deus, os"ensinados do Senhor" serão "ensinados pelo Senhor"face a face, eternamente!

O sistema educacional adventista nasceu nocoração de Deus para ajudar na formação de nossosfilhos para esta vida e para a eternidade. Oremos pornossa rede de escolas, pelos que trabalham nela,pelos que estudam e pelos que desejam estudar emuma de nossas instituições.

Hino final

04 | 05 | 06 | 2010 | 2524 | 04 | 05 | 06 | 2010

O colégio conta com equipamentos de áudio evídeo para uso em sala de aula?

Tem quadras esportivas ou ginásio?Como a escola acompanha e incentiva o

aperfeiçoamento dos professores?Qual o critério de seleção dos professores?

CUSTOSQue atividades estão incluídas no valor da

mensalidade?Há alguma chance de negociar desconto na

mensalidade?Existe desconto no caso de mais de um filho

estudar na escola?Quanto se paga pelas diversas atividades

extracurriculares?

Perguntas para debate em grupos (divida a igreja em grupos de 8 a 10 pessoas)

1. Como as escolas adventistas atendem asexpectativas acima para os cristãos?

2. Por que muitos filhos de adventistas nãoestudam em nossas escolas?

3. O que podemos fazer para ajudar a aumentar onúmero de alunos adventistas na rede de ensinoadventista?

Momento dde ooração iintercessória (pelos queestudam em escolas não adventistas)

Cinco Fundamentos da EducaçãoAdventista

Deus é o Criador do universo.A revelação divina, Deus e Sua Palavra são o

centro do sistema.O conflito entre o bem e o mal.O plano da redenção e a cosmovisão bíblica.O convite de Deus para aceitar Seu plano e

manter uma relação constante com Ele.

Notícias Procure informações sobre o que está acontecendo

nas escolas adventistas em sua região. Veja na internetou no Departamento de Educação de seu campo.

Um conceito educacionaldiferenciado

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diantede Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábiosna própria astúcia deles". I Co 3.19

A educação convencional tem grandes mestres, nóstemos o MESTRE DOS MESTRES.

Mais que uma educação que informa, buscamosuma educação que TRANSFORMA.

Não queremos simplesmente uma educaçãointegrada, mas a INTEGRAÇAO FÉ E ENSINO

Nossa MISSAO não e só EDUCAR, é SALVAR.

Sonhando alto e realizando os sonhos Sonhando AAlto é um programa que oferece a você

a oportunidade de realizar seu sonho de estudarnuma instituição adventista.

Como você quer que as pessoas se dirijam a vocêno futuro: Doutor, engenheiro, administrador,jornalista, pastor? A escolha é sua, não perca estaoportunidade!

Muitos jovens adventistas sonham em preparar-semelhor para a vida, buscam realizações profissionaismais elevadas e ao mesmo tempo querem servir aopaís como cidadãos capacitados e à missão da igrejacomo discípulos de Cristo. Os colégios adventistas denível secundário e universitário são o ambiente própriopara o jovem desenvolver suas habilidades e caráter.

Infelizmente nem todos possuem recursos própriospara pagar os estudos, e por essa razão permanecemonde estão. Isto é um problema... Mas, felizmente, oMinistério de Publicações tem a solução: colportagem.

A atividade da Colportagem é lucrativa em muitosaspectos:

é uma verdadeira escola prática de relaçõeshumanas,

oferece ao jovem o prazer do testemunhopessoal,

ensina a dependência diária de Deus, por meio dos recursos financeiros alcançados

pode significar o caminho de acesso à umauniversidade adventista.

Você está sendo chamado, será treinado e terá aoportunidade de participar de uma equipe emqualquer ponto da América do Sul. É umaemocionante aventura de vida!

Testemunho de vencedoresElizabeth C. Lima viu no projeto Sonhando Alto a

oportunidade de realizar seu sonho de estudar em uminternato adventista. Pediu demissão do emprego e foicolportar em Macapá. Durante cinco meses, conviveucom outros colegas, conheceu lugares em que nuncaimaginou estar, como a Guiana Francesa, e viveuexperiências inesquecíveis. Prestou vestibular e passouem Pedagogia na Faculdade Adventista da Bahia.

Muito feliz, ela garante que vale a pena ter umsonho e deixar tudo para realizá-lo. "Além de tudo,descobri que colportar é mais que vender livros. É levara palavra de Deus a lugares onde muitos nãoconseguiriam chegar".

Karine Paz Fioravante, 20 anos, trabalhava comosecretária em uma empresa perto da sua casa. Em

Foto Igreja do UNASP - Engenheiro Coelho, SP

Page 14: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 2726 | 04 | 05 | 06 | 2010

Apresentador 11: Como começou o dia dosnamorados?

Apresentador 22: O Brasil é o único país acomemorar o dia dos namorados em 12/06, oresto do mundo comemora em 14 deFevereiro, dia de São Valentim ou Valentine'sDay.

Apresentador 11: A comemoração doValentine's Day tem origem na Roma

antiga, período marcado por muitasguerras.

Todos os homens da cidade eramconvocados para a guerra, mas oshomens mais velhos se recusavam aabandonar suas famílias e os homensmais jovens se recusavam a ir para nãodeixar suas namoradas.

Apresentador 22: Isso, de fato, era umgrande problema para o império, pois a

conquista e a defesa das terras eramquestões importantes a serem resolvidas.

Com isso, o imperador Cláudio,conhecido como "o cruel", teria proibido arealização de casamentos, a fim de obrigaros homens de irem para a guerra.

Apresentador 11: Um religioso conhecidocomo Valentine teria desobedecido a ordemdo imperador e realizado vários casamentosescondidos.

Cláudio descobriu o ordenou que opadre Valentim fosse aprisionado.

Desde então, em homenagem aoreligioso, aquele que defendeu os

apaixonados, é comemorado o Valentine'sDay ou dia dos Namorados.

Apresentador 22: E para comemoraressa importante data, iremos

apresentar agora as categorias donosso Oscar do Dia dosNamorados, que são:

(Você ppode ccolocar aascategorias nno ttelão, uusando ooprograma PPowerPoint))

Categorias Casal mais simpático Casal mais unido Casal mais

fervoroso Casal mais

animado Casal mais

juntinho Casal mais apaixonado Casal mais calmo Casal mais agitado Casal mais brincalhão ou divertido Casal mais missionário

Acrescente outras categorias, mas evite colocarcategorias que possam ofender o casal vencedor.

Coloque uma música de suspense na hora daabertura do envelope com o casal vencedor. Este casaldeverá ir até a frente fazer os agradecimentosespeciais!

Música eespecial

Mensagem final Casados, eternos namorados! Essa é a vontade de

Deus para os Seus filhos.Quando o Rei Salomão escreveu o livro de Cantares,

ele se inspirou na magnitude do amor entre o homeme a mulher.

E não foi por acaso que esse livro de amor estáincluído na Bíblia. Afinal, a maior expressão do amorhumano é o que chega mais perto do amor Divino e éexatamente isso o que Ele quis deixar registradoatravés de palavras tão cheias de "ahava" (amor, nohebraico):

- Eu sou do meu amado e o meu amado é meu.(Cantares 2:16)

- Como é Belo o teu amor! (Cantares 4:10)Quando Deus criou o homem, disse: Não é bom

que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora:(Gênesis 2:18). Uma esposa representa umrelacionamento de intimidade, de parceria, decolaboração. Por isso, na criação, a mulher foichamada de auxiliadora, aquela que está junto paraajudar.

Ela se preparará para seu esposo, assim com a Igrejaveste-se de santidade, adorna-se e caminha emdireção ao Noivo (Jesus Cristo), para efetivar as Bodase gozar de toda a intimidade desejada pelo resto dasua vida. Esse é o propósito de Deus para o Seu povo,e deve ser também o do esposo para a sua amada.

O amor, no sentido mais literal, é um dos poderesespecíficos da alma, manifestado especialmenteatravés das emoções, transformando os estados depotencial em realidade, desenvolvendo e abrindocomplemente todos os variados poderes da alma. Oamor não é apenas uma qualidade específica da alma,mas um poder geral, presente na escala completa depropriedades intelectuais, emocionais e intrínsecas dapsique humana.

O amor é o sentimento mais perfeito, que envolveo ser humano na sua totalidade: espírito, alma e corpo.O amor vem de Deus, porque Deus é Amor. Deus querabençoá-los com amor.

Feliz Dia dos Namorados!

OBJETIVOS DO PROGRAMACOMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS EM GRANDE ESTILO, COMO SE FOSSE AENTREGA DO OSCAR AMERICANO.

Um dia de gala - A noite do Oscar

IntroduçãoVoz em off: E o Oscar vai para...- O nosso amor daria um filme de Hollywood com

direito a muitos Oscars.- Vamos eternizar nossos nomes na calçada do J.A?E para completar, o clássico...- Feliz Dia dos Namorados!

(Nesse momento, para ilustrar a abertura doprograma, coloque no telão um vídeo com cenas decasais. Você pode usar sua criatividade para criar umvídeo, com pequenas declarações de todos).

Hino IInicialOração iinicialMúsica eespecial

Jornal JA(Coloque uma música de fundo, estilo Oscar, para a

entrada dos apresentadores).

Apresentador 11: Boa tarde (noite) a todos que estãonesse programa JA especial do dia dos namorados!

Apresentador 22: Gostaríamos de estender as boasvindas a todos os amigos que vieram nos prestigiar!

CULTO JOVEM 7AUTOR: TRADUZIDO EADAPTADO - MTO

Planos para o Programa 1. Esse programa pode ser realizado no horário normal do culto jovem ou, excepcionalmente nesse sábado, torná-lo

num dia especial para os jovens e ser feito à noite.2. Se for realizado à tarde, termine no pôr-do-sol e ofereça depois um lanche especial ou até mesmo o jantar. Se for

realizado à noite pode proporcionar um saboroso jantar vegetariano.3. Uma semana antes prepare um questionário para cada irmão do culto jovem votar nas características dos casais

de namorados ou jovens casados da igreja. A lista você pode ver abaixo. Os três casais mais votados em cadacategoria deverão ser avisados para se apresentarem elegantemente no próximo sábado. No próprio sábado demanhã faça a votação final, que deverá ficar numa urna e ser aberto por apenas duas pessoas, que prepararão umpower point sigilosamente e somente na hora da apresentação será revelado.

4. Os apresentadores deverão estar vestidos a caráter no programa do Oscar dos Namorados.

Holyw

ood

Imag

es -

Osca

r 200

8

Page 15: Ação Jovem

04 | 05 | 06 | 2010 | 2928 | 04 | 05 | 06 | 2010

Introdução"Cada uum aadministre aaos ooutros oo ddom ccomo oo

recebeu, ccomo bbons ddespenseiros dda mmultiformegraça dde DDeus. SSe aalguém ffalar, ffale ssegundo aaspalavras dde DDeus; sse aalguém aadministrar, aadministresegundo oo ppoder qque DDeus ddá; ppara qque eem ttudoDeus sseja gglorificado ppor JJesus CCristo, aa qquempertence àà gglória ee ppoder ppara ttodo oo ssempre. Amém".1 Pe 4.10 e 11

A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos,uma deturpação devido ao seu mau uso. Essa palavraé usada como regalias e favores concedidos,especialmente pelos governos a alguns funcionáriospúblicos. Ou ainda, quando pensamos em mordomo,pensamos num romance ou filme policial em que omordomo sempre é o criminoso. Esses não

representamo sentidobíblico da mordomiacristã.

Parte 1 - Significado dapalavra MORDOMO

(Esta primeira parte deve ser realizada por alguémvestido como um MORDOMO)

A palavra mordomo, em português, vem do latimmajordomus, que tem o mesmo significado do gregooikonomo - oikonomos (oiko - oikos, casa, e nomo -nomos, governo).

Major, em latim, é maior ou principal, e domus,

OBJETIVOS DO PROGRAMAAJUDAR OS JOVENS A SE TORNAREM MORDOMOS EFICIENTES,ABRANGENDO A CORRETA ADMINISTRAÇÃO DE TODOS OS ASPECTOSDA VIDA, INCENTIVANDO O DEVIDO CUIDADO E USO DO TEMPLODO CORPO, DO TEMPO E DO SÁBADO.

CULTO JOVEM 8AUTOR: DSA

casa, a casa com tudo que ela contém. Assim mordomo é o principal servo, o que

administra a casa do seu senhor.Vejamos alguns mordomos na Bíblia: (enquanto o

texto é lido, entram dois rapazes com trajestípicos da época) Eliézer (Gn 24.2)

e José (Gn 39.4-6).

Conceitobíblico sobre

MORDOMIA"É o reconhecimento da

soberania de Deus, a aceitação do nosso cargode depositários da vida e das possessões, eadministração delas, de acordo com a vontade deDeus".

Base bíblica da MORDOMIA cristã a) DDeus éé ddono dde ttudo ee dde ttodos:

Do uuniverso: Gn 1.1; 14.22; l Cr 29.l3-l4; Sl 24.l; 50.10-12.

Do hhomem: Por direito de criação - Is 42.5Por direito de preservação: At l4.l5-l7 e At 17.22-28Por direito de redenção: 1 Co 6.l9e20; Tt 2.l4 e Ap 5.9

b) OO hhomem éé oo mmordomo - Gn 1.28; 2.l5 e Sl 8.3-9.

Valor da doutrina para a vida cristãSenso do sagrado Senso de responsabilidade Senso de dependência

Entendendo a MORDOMIAA mordomia cristã estabelece como verdade que

Deus é o Senhor, o Dono de tudo quanto existe naterra e no céu e concedeu ao homem o privilégio e

responsabilidade de administrar. Os homens nãosão os donos, mas mordomos. "Além disso

requer-se no despenseiro (ou mordomos) quese ache fiel." I Cor. 4:2

Parte 2 - Mordomia do corpo(Feita por alguém com trajes esportivos

e materiais de esportes - bola, raquete...).

Ler 1 Co 6.l9 e 20 "Ou não sabeis que ovosso corpo é o templo do Espírito Santo,que habita em vós, proveniente de Deus,e que não sois de vós mesmos? Porquefostes comprados por bom preço; glorificai,

pois, a Deus no vosso corpo, e no vossoespírito, os quais pertencem a Deus".

O corpo é a estrutura física do homem.Este foi criado por Deus com um cuidado

especial. Ao criar as demais coisas, Deus disse:"Haja..." Quando, porém, criou o homem, formou-

o do pó da terra e soprou-lhe nas narinas dandoassim o fôlego da vida (Gn 2.7). O salmista Davi disse:"Eu te louvarei porque de um modo admirável emaravilhoso fui formado." (Sl 139.14).

Conceito falso sobre o corpoHá um conceito errôneo, que existe desde o

primeiro século, divulgado pelos gnósticos de que amatéria é má. Afirmam que não devemos nospreocupar com a preservação e santificação do corpo,pois sendo a matéria má não importa o que se façacom ele. A Bíblia, por sua vez, afirma que o corpo étemplo do Espírito Santo, devendo ser cuidado comotal.

O que a Bíblia fala sobre o corpo(Pedir para a congregação ler os textos seguintes)

Gn 1.26 e 28 - 2.7 e Sl 139.14:

Mordomia Cristã

Foto:

Már

cia A

ndra

de

Page 16: Ação Jovem

alguma virtude há e se algum louvor existe,seja isso o que ocupe o vossopensamento."

Parte 4 - Mordomia do tempo (Alguém com um grande relógio na

mão) Ef. 5.15 e 16 "Portanto, vede

prudentemente como andais, não comonéscios, mas como sábios, remindo otempo; porquanto os dias são maus."

O tempo é mais do que segundos,minutos, horas, dias, anos, décadas, séculose milênios. "O tempo é um milagre que nãose repete". Alguns dizem que o tempo édinheiro, mas ele é mais precioso que odinheiro. Devemos ser bons mordomos dotempo aproveitando bem as oportunidadesque nos são oferecidas.

A vida na Terra é passageira É como a sombra - 1 Cr 29.15. Como um palmo na sua extensão - Sl 39.4 e 5. Como mensageiros apressados - Jó 9.25. Como um vapor - Tg 4.14.

Considerações para o bom uso dotempo Há um tempo determinado para cada coisa - Ec 3.1. Considerar todos os dias - Sl 90.12. O nosso maior investimento deve ser no Reino de

Deus - Mt 6.19-21; Mt 6.25; Lc 12.16-21. Lembrarmos de Deus - Ec 12.1. Fazer o bem - Gl 6.10. Não procrastinar - Hb 4.7b; Is 55.6; Hb 12.16 e 17; Mt

25.11 e 12. Planejar - "Um indivíduo que sabe o que vai fazer,

quando inicia o seu trabalho, já tem metade dotrabalho feito". Ser pontual. Ser equilibrado. Não gastá-lo com coisas fúteis, inúteis e não

essenciais.

O tempo é algo precioso que deve ser usado comsabedoria, pois quando passa não volta mais.Tenhamos como o maior investimento o Reino deDeus, porque ele permanece para sempre.

O dia de sábado (Alguém com a Bíblia na mão) A palavra sábado é procedente do hebraico e

significa descanso. Deus o instituiu ao cessar as obrasda criação, mostrando que o homem deveria ter um

dia para descansar das suas atividades e dedicá-lo aoSenhor (Gn 2.1-3).

Por que guardar o sábado? Porque o Sábado foi abençoado por Deus - Gên.

2:3. Porque Deus determinou que nos lembrássemos

do Sábado para santificá-lo - Ex. 20:8-10. Porque Jesus deu o exemplo de observância do

Sábado - Luc. 4:16. Porque é o sinal de Deus com o seu povo - Ez.

20:12.

Como guardar o sábado? Frequência à Igreja. Leitura da Palavra. Testemunho. Descanso. Visita aos doentes.

ConclusãoA principal ideia do Dia do Senhor é que seja um

dia da semana separado para descanso e serviço aoSenhor. Seja você um bom mordomo do dia doSenhor, pois o mordomo é incumbido da direção dacasa, o administrador. É a pessoa a quem é entreguetudo quanto o senhor possui para ser cuidado edesenvolvido. É, portanto, com temor e tremor quedevemos assumir nossa responsabilidade, mas, deoutro lado, com regozijo no coração por Ele nos terdado um lugar de tantas oportunidades para glorificarseu santo nome.

04 | 05 | 06 | 2010 | 3130 | 04 | 05 | 06 | 2010

Foi ccriado ppor DDeus

•1 Co 6.19 e 20: É ttemplo ddo EEspírito SSanto

•1 Co 12.12--31: É uusado ccomo mmetáfora dda IIgreja

•1 Co 6.20 e Fp 1.20: Podemos gglorificar aa DDeus eemnosso ccorpo

•Rm 12.1 e 2: Podemos ddedicá-llo aa DDeus

Deveres para com o corpo Alimento saudável. Higiene do corpo, da casa e das roupas, evitando

doenças. Visitas ao médico em caráter preventivo - vacinas,

exames, etc. Descanso. Usar trajes santos (Sl 96.9). Lazer (Lc 2.52). Fugir da prostituição (1 Co 6.15-18, Ef 5.1-4 e Cl 3.5). Não fazer uso dos inimigos do corpo: fumo, bebida

e drogas.

Cuidar do nosso corpo é um dever. Deus escolheufazer dele o seu templo. Sendo assim, deve ser usadode acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeitae agradável. Lembrando que o corpo não é nosso, masde Deus.

Parte 3 - Mordomia do pensamento(Alguém com um jaleco branco, de preferência com

uma figura de cérebro na mão)."Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o queé puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boafama, se há alguma virtude, e se há algum louvor,nisso pensai." (Fp 4.8)

Devemos dar graças a Deus pela capacidade que

temos de pensar, refletir e usar o cérebro paraa glória de Deus. Deus conhece nossopensamento e o meditar do nosso coração.Somos mordomos do nosso pensamento, edevemos reconhecer o senhorio divino sobreeles. Há uma declaração bíblica que diz "...nóstemos a mente de Cristo" (I Co 2.16). Ter amente de Cristo é pensar como Ele.

Fases do pensamentoSegundo alguns estudiosos, o pensamento

humano abrange quatro fases:1. AA mmemória - o que é acumulado nosregistros do cérebro, através dos sentidosfísicos. 2. AA aanálise - a avaliação dos dados da

memória, a reflexão. 3. AA iimaginação - ou fantasia que está relacionada comas emoções, desejos íntimos e sonhos. 4. AA eelaboração ddo ppensamento - (a associação entreos dados guardados na memória e a imaginação) emordem, para ser aplicado à realidade externa.

Deus conhece nossos pensamentosSalmos 139:1 e 2: Ele sabe os nossos pensamentos.Salmos 19:14: Nossos pensamentos devem ser

agradáveis a Deus Gên. 6:5; Pv 6:16-19 e Pv 15:26: Ele reprova os

pensamentos maus.

Deveres para com os pensamentos(Pedir para a congregação ler os textos seguintes)

Filipenses 4.8: Ocupá-lo com coisas boas. Sl 119.11; I Tm 4.15; Js 1.8: Ser cheio da Palavra de

Deus.Sl 103.2: Sempre recordar as bênçãos recebidas de

Deus.Rm 5.5 e Rm 12.9-21: Ser dominado pelo amor.Hb 11.6: Ser dominado pela fé Rm 12. 1 e 2; Cl 3.1-10: Deve sempre estar em

renovação

Inimigos do pensamentoLiteratura pecaminosa. Programas televisivos e radiofônicos

pecaminosos. Fantasias pecaminosas - Mt 5.27 e 28. Más conversações - Sl 1.1 e 2; I Tm 6.20 e I Co 15. 33.

Saber que Deus conhece nossos pensamentos jáseria suficiente para zelar por eles. Deus nos deu umfiltro para coar os pensamentos em Filipenses 4.8:"Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo oque é respeitável, tudo o que é justo, tudo que é puro,tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se

Foto:

Takis

Kolo

kotro

nis

Foto:

Yen

uri T

akae

da

Page 17: Ação Jovem

Divu

lgaçã

o DS

A