revista 360º são carlos clube

32
Entrevista: Grandes histórias e belas viagens em cima de uma moto .... 360º São Carlos Clube | Ano 1 Ed. 07 | Agosto / 2012 SOCIAL Baile dos Pais Show com a Banda Doce Veneno Sede Avenida ESPORTE Programa Integração Torneio Interno de Tranca Sede de Campo CULTURAL Show Teatral Portas do Passado Sede Avenida Fotografias de Selma Arenales Um Olhar no Caminho “Um Olhar no Caminho” é uma exposição de fotos de viagens, com imagens desde Londres, Lisboa, Porto, Madri, cidades do interior de Portugal e Espanha, Istambul, Capadócia, Ubatuba e de regresso na cidade de São Carlos. Apoio: Realização: Exposicao ' s

Upload: ricardo-cardoso

Post on 29-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 07, Ano 01, Agosto / 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Revista 360º São Carlos Clube

Entrevista: Grandes histórias e belas viagens em cima de uma moto....

360º São Carlos Clube | Ano 1 Ed. 07 | Agosto / 2012

SOCIALBaile dos PaisShow com a Banda Doce VenenoSede Avenida

ESPORTEPrograma IntegraçãoTorneio Interno de Tranca Sede de Campo

CULTURALShow Teatral Portas do PassadoSede Avenida

Fotografias de Selma ArenalesUm Olhar no Caminho

“Um Olhar no Caminho” é uma exposição de fotos de viagens, com imagens desde Londres, Lisboa, Porto, Madri, cidades do interior de Portugal e Espanha, Istambul, Capadócia,Ubatuba e de regresso na cidade de São Carlos.

Apoio: Realização:

Exposicao '

s

Page 2: Revista 360º São Carlos Clube
Page 3: Revista 360º São Carlos Clube

3Agosto 2012 | São Carlos Clube

Page 4: Revista 360º São Carlos Clube

4 São Carlos Clube | Agosto 2012

Sumário

05 Editorial

06 Palavra do Presidente

07 Conselho Deliberativo

08 Esporte - AconteceuFestival de Natação

09 Esporte - AconteceuVôlei - Torneio Internacional

10 Esporte - AconteceuVôlei - Mães e Filhos

12 Esporte - AconteceuTênis

14 CulturalExposiçãoUm Olhar no Caminho

17 SocialBeneficente

18 EntrevistaDica do Sócio

23 SocialDia dos Pais

24 SocialRegistros

29 AgendaEsportiva

30 ArtigoHidroginástica

16 CulturalOficina de Artes

Page 5: Revista 360º São Carlos Clube

5Agosto 2012 | São Carlos Clube

Diretoria Executiva

Sérgio Marino QuattrocchiPresidente

Nadim RemailiVice-Presidente

Diretor Administrativo

Raimundo José de SouzaDiretor Administrativo Adjunto

Neviton José Almas de JesusDiretor Financeiro

José Fernando DominguesDiretor Financeiro Adjunto

Caio Graco H. V. BragaDiretor de Patrimônio e Obras

João Ricardo RamponeDiretor Social

Diretora Cultural

Ubirajara MonteiroDiretor Geral de Esportes

Mário MarraraDiretor de Sede

Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicas

e Comunicação

João Alberto Cruvinel MouraDiretor Jurídico

Conselho Deliberativo

João Paulo Porto de ToledoPresidente

Lisandro Augusto Ribeiro do AmaralVice-Presidente

Tânia Margareth MartiniPrimeira Secretária

Angelo Cesar PiassiSegundo Secretário

Conselho Fiscal

Valdir Gonçalves MendesPresidente

Antonio Carlos Stefane1º Membro Efetivo

Renato Paschoal Neto2º Membro Efetivo

São Carlos ClubeDepto. de Relações Públicas e

ComunicaçãoCelso Luiz de Angelis Porto

Diretor Vivian Torresan - MTB 60.641Assessora de Comunicação

Diego Fernandes Martins Designer Gráfico

Andréia R. da SilvaAuxiliar de Comunicação

Ricardo RehderPublisher

São Carlos ClubeRua Ruth Blöen Souto, 161 CEP: 13.560-044

Tel.: 16 [email protected]

www.saocarlosclube.com.br

Anuncie: revista360@sãocarlosclube.com.br16 3201.3605 / 9232.1933

São Carlos Clube não tem responsabilidade editorial pelos conceitos emitidos nos

artigos assinados e informes publicitários.

O s Departamentos Social e Cultural farão atividades diferenciadas para os pais curtirem o seu dia com filhos e familiares. Haverá o Baile dos Pais

com show da Banda Doce Veneno, dia 11. E no dia 15, feriado, o Dia dos Pais será comemorado com a Oficina de Pipa no campo de futebol. Atividade para todas as idades.

Na sessão Entrevista desse mês, uma matéria muito interessante com o associado Antonio Camara de Souza Leite. Com dicas de viagens fora e den-tro do país e grandes histórias vividas com sua moto.

O Departamento Cultural inicia o mês com grandes programações. Exposição fotográfica “Um Olhar no Caminho”, com abertura dia 9, às 20h30. E também organizará em parceria com São Carlos Country Club o Show Teatral Portas do Passado, na véspera de feriado, dia 14, às 19h30. Eventos esses realizados na Sede Avenida, abertos à comunidade e gratuitos. Haverá uma matéria da Oficina de Artes coordenada pela professora Maria Cristina Godoy Osio sobre quadros desenvolvidos pelas crianças em colcho-netes utilizando materiais e objetos do dia a dia.

Na sessão esportiva o associado encontrará resultados dos torneios com fo-tos, informações sobre novas atividades, assim como, novos instrutores.

Vale lembrar, que o Registro Social desse mês está recheado de boas fotos da grandiosa Festa Junina e Almoço Julino de 2012 que tiveram sucesso de público, de participações nas atividades tanto infantis (brinquedos e brinca-deiras monitoradas) quanto na quadrilha, que esse ano, foi marcada por muita animação e entretenimento de todos.

Com o intuito de tornar a revista mais interativa, convidamos você leitor-associado, para sugerir novos temas de reportagem. Para isso é sim-ples, basta mandar um e-mail para: [email protected].

Acompanhe fotos, calendários e tabelas dos campeonatos através do site www.saocarlosclube.com.br.

Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicas e

Comunicação

foto: Diego M

artins

Editorial

Esporte - AconteceuVôlei - Mães e Filhos

CulturalExposiçãoUm Olhar no Caminho

SocialBeneficente

SocialDia dos Pais

AgendaEsportiva

Page 6: Revista 360º São Carlos Clube

6 São Carlos Clube | Agosto 2012

Sérgio Marino QuattrocchiPresidente

foto: Diego M

artins

Palavra doPresidente

Prezados amigos e amigas do São Carlos Clube,É com grande emoção que venho, em nome de toda a família, agradecer a todos os colaboradores e associados do São Carlos Clube pelas sinceras manifestações de carinho e solidariedade prestadas desde o falecimento de meu pai, Cilas Fabbri.A homenagem realizada na edição do mês de julho dessa revista nos emocionou muito. O São Carlos Clube sempre foi para meu pai um lugar muito querido, onde ele gostava de estar e onde

tinha muitos amigos e amigas. Tenho a certeza que, de onde es-tiver, está muito contente com as lindas palavras redigidas pela equipe da revista e do clube. Só temos a agradecer! Por todo o cuidado, carinho e solidarie-dade com que o São Carlos Clube tem nos acolhido. Muito obrigada!Fernanda Fabbri (em nome de toda a família)

AGRADECIMENTO

Julho foi o mês de férias e de ativar o projeto Inverno Quente da nossa tradicional Colônia de Férias.

Este ano, voltamos a receber mais de 400 crianças e adolescentes que vêm buscar entretenimento. Sossego para os pais e avós, trabalho para os monitores, que irão receber e entreter nossas crianças com atividades das mais diversas. Interessante ressaltar que, já estamos recebendo para participar da colônia, os filhos de nossos primeiros participantes, o que significa que esse projeto tem continuidade.

O projeto, sob responsabilidade do Departamento Geral de Esportes, tem a supervisão do coordenador Eduardo Rocha Pedrosa (Duzão), funcionário do Clube há 24 anos, que tem acompanhado durante todos esses anos “nossas crianças” durante a realização da Colônia de Férias.

Uma surpresa para todos foi à descida de um balão em nosso campo de futebol, devido ao 25° campeonato brasileiro de balonismo. As crianças puderam vê-lo de perto, além de acompanhar as manobras para reco-lhê-lo e rebocá-lo para a sua base. Certamente, esse fato inusitado será guardado com carinho na lembrança de todas as crianças.

Outro fato marcante que se transcorreu no mês de junho, e vale à pena lembrar, foi o 1º Campeonato Mães e Filhos de Voleibol 2012. Essa integração têm sido estimulada pelo Clube, pois além de trazer os jovens, propicia melhor o relacionamento entre todos.

Dando continuidade à integração familiar, teremos em agosto o Torneio de Tênis Pais e Filhos, além da Oficina de Pipa em comemoração ao Dia dos Pais.

É o São Carlos Clube propondo lazer, conforto e diversão para todos.

Page 7: Revista 360º São Carlos Clube

7Agosto 2012 | São Carlos Clube

O Conselho Deliberativo é assessorado por cinco (5) co-missões permanentes, que funcionam como órgãos

de assessoria do próprio Conselho e da Diretoria Execu-tiva. Devem ser ouvidas, obrigatória e antecipadamente, sobre os assuntos de sua competência específica.

Estatuto do São Carlos ClubeTítulo I

DENOMINAÇÃO - FINS - DURAÇÃOCORES E BANDEIRA DO CLUBE

Art. 1º - O São Carlos Clube, fundado em 1º de Janeiro de 1944, sem finalidade lucrativa, é uma sociedade ci-vil, resultante da fusão do São Carlos Tênis Clube, Clube Comercial e Paulista Esporte Clube, regida por este ES-TATUTO.

Art. 2º - O São Carlos Clube, aqui denominado Clube, tem sua sede e foro na Rua Ruth Bloen Souto, nº 161, Centro, na cidade de São Carlos, estado de São Paulo.

§ único - O nome “SÃO CARLOS CLUBE” é imutável.

Art. 3º - A finalidade do Clube é proporcionar aos seus associados a prática desportiva exclusivamente amadora, bem como a realização de reuniões de caráter social, cul-tural e recreativo; complementarmente, serão desenvolvi-das atividades de bares, lanchonetes e restaurantes, quer por auto gestão ou de forma terceirizada.

Art. 4º - Ao Clube é expressamente vedado tomar parte em manifestações de caráter político, religioso ou de classe, não podendo ceder quaisquer de suas dependên-cias para tais fins.Art. 5º - As cores oficiais do Clube são o branco e o azul-real, que deverão constar da bandeira, emblema, flâmula e distintivos.

§ único - A bandeira do Clube é de forma triangular alon-gada, fundo azul-real, estreitas margens brancas; entre os ângulos, um círculo de fundo branco tendo ao centro

ConselhoDeliberativo

Mesa Diretora do Conselho Deliberativo

um filete azul-real com as palavras em maiúsculas SÃO CARLOS, no alto e CLUBE, embaixo; sobreposta ao cír-culo uma flâmula em branco também em forma triangular alongada, com falsa dobra ao centro e a ponta enrolada; a flâmula é cortada ao centro por um duplo filete azul-marinho de alto a baixo e da direita à esquerda; ao centro, duas raquetes de tênis. À esquerda do círculo branco, e tomando todo o espaço livre e azul do pavilhão, as pala-vras em letras maiúsculas: SÃO CARLOS CLUBE.

As reuniões do Conselho Deliberativo podem ser assisti-das por quaisquer integrantes do quadro associativo do Clube, que, entretanto, não terão direito a qualquer tipo de manifestação ou voto.

Associados podem mandar sugestões através do e-mail [email protected].

Page 8: Revista 360º São Carlos Clube

8 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Festival de Natação SESCFernando Scherer (Xuxa) passa suas experiências em palestras e demonstrações

No sábado dia 30 de junho a equipe de Natação do São Carlos Clube

participou do Festival de Natação do SESC que contou com a presença do ex-nadador Fernando Scherer (Xuxa), que passou suas experiências em olimpíadas e depois fez uma apresen-tação dos nados com várias dicas para os alunos.Foi um dia de muita motivação e inspiração para os alunos, técnicos e professores que puderam engrande-cer seus conhecimentos sobre essa modalidade esportiva. “Foi um evento muito bom, os alu-nos gostaram de participar e ouvir o Xuxa contar suas histórias. Depois da demonstração iniciou - se o festival onde nadaram o estilo crawl e costas, ganhando medalhas e tirando fotos com o nadador”, finaliza Ana Pompônio professora de natação do Clube.

BASQUETEBOLOs objetivos

Desenvolver as habilidades motoras e capacidades físi-cas visando o aperfeiçoamento dos diversos fundamen-tos da modalidade basquetebol, incorporando ao treina-mento específico e competitivo.

Gilvan Gonçalves EliasBacharel licenciado em Educação Física pelo Centro Uni-versitário Central Paulista – UNICEP – CREF: 087176-G/SP

Professor atuante na Fernanda Teles Pré-Vestibular com passagem na Cooperativa de Ensino Educativa, campe-onatos e festivais de basquetebol realizados no São Carlos Clube, Copa Difusão de Ribeirão Preto (cat. 98-99) e Copa Revelar (cat. 95-96-97-99-2000).Treinamento específico e competitivo (2009-2011) – Campeão Juvenil em 2010 – Liga Iracemápolis – S.P.

Page 9: Revista 360º São Carlos Clube

9Agosto 2012 | São Carlos Clube

EsporteAconteceu

9º TORNEIO DA AMIZADE DE VOLEIBOL MASTER INTERNACIONAL ÁGUAS DE SÃO PEDRO-SP-BRASILO Torneio da Amizade de Vôlei

Máster de Águas de São Pedro realizado no período de 05 a 09 de julho de 2012 alcançou uma reper-cussão que superou todas as expec-tativas. Neste ano participaram 76 equipes de 07 estados do Brasil, dentre elas 04 equipes do São Carlos Clube, representadas nas categorias: 30+, 35+, 40+ e 50+, com os seguintes técnicos: Michele Romão, Fernanda de Oliveira e Robson Wenzel.“A nossa delegação foi a maior do evento, e tivemos 05 dias de jogos de alto nível. Foram muitos os mo-mentos de superação e até mesmo dor, mas que foram amplamente su-perados pela garra e pela alegria de jogar o voleibol!”, comenta a dire-tora adjunta de vôlei Vanessa Loreti Machado.“Todo este trabalho só foi possí-vel devido ao apoio do São Carlos Clube, à colaboração dos profes-sores e, principalmente, às atletas, e por isso eu gostaria de parabenizar a todos que participaram!”, finaliza Vanessa.

Equipe 30+ - 2º Lugar Equipe 35+ - 4º Lugar

Equipe 40+ - 4º Lugar Equipe 50+ - 3º Lugar

Torneio de Tranca 2º Semestre 2012

Equipe da Tarde – 16/08 - às 14h30Equipe da Noite – 21/08 - às 19h30

Local: Restaurante Sede de CampoInscrições na secretaria até 12/08

Programa IntegraçãoCoordenação:Egle Bonicelli

Page 10: Revista 360º São Carlos Clube

10 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Encerramento do 1º Campeonato Mães e Filhos de Voleibol 2012

Sucesso de participação, superação e amizades.

No dia 23 de junho ocorreu o en-cerramento do 1º Campeonato

Mães e Filhos de Voleibol 2012 com entrega personalizada dos troféus e discurso emocionado sobre a famí-lia realizado pelo presidente Sérgio Marino Quattrocchi.“Esse campeonato uniu num só tor-neio mães que praticam o voleibol e seus filhos, os quais, na maioria, também realizam suas atividades no Clube. Foram momentos de muita garra, união e também de muita alegria. Jogar com os filhos foi um ato de amor, de aprendizado e de superação”, comenta a dire-tora adjunta de vôlei Vanessa Loreti Machado. Esse campeonato foi realizado du-rante todo o período do 1º semes-tre e terá sequência ano que vem devido ao sucesso de participação.

Carol - Destaque Equipe The Class

Claudinha - Destaque Equipe Belezocas

Fatima - Destaque Equipe Mães OCA Ana Luiza e Tézia Caio e Lili

Evelaine - Destaque Equipe MM Eventos

Caio - Destaque Equipe FDM

Page 11: Revista 360º São Carlos Clube

11Agosto 2012 | São Carlos Clube

EsporteAconteceu

Equipe MM Eventos - 1º Lugar Equipe Belezocas - 2º Lugar Equipe The Class - 3º Lugar

Equipe FDM - 4º Lugar Equipe Mães da OCA - 5º Lugar Claudinha e Giovana

Fabiana e Germano Francisco e Silvana Giulia e Roberta

Giulia e Vanessa Isadora e Vania Simone e Mariana

Page 12: Revista 360º São Carlos Clube

12 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Torneio Interno de Tênis - Duplas FormadasNos dias 23 e 24 de junho ocorreu o Torneio Interno de Duplas Formadas com 12 na categoria A e 13 na categoria B.

Partel e Turco Luiz Carpinette e Valdir GurianErnane e Roberto (Bigode)

1º LUGAR - CATEGORIA A 1º LUGAR - CATEGORIA B 2º LUGAR - CATEGORIA B

Torneio Interno de Tênis - Duplas FemininasNo dia 14 de julho ocorreu o primeiro Torneio

Interno de Duplas Femininas com a partici-pação de 8 duplas. Depois de longos anos sem esse campeonato e com a grande aceitação das participantes a realização do torneio será se-mestral tornando-se fixo no calendário do tênis do São Carlos Clube.

Resultados:

Campeãs: Mirce e Gilmara

Vice-campeãs: Fátima e Roseli

Raimundo, Fátima e Roseli vice-campeãs, Mirce e Gilmara campeãs e Partel

Page 13: Revista 360º São Carlos Clube

13Agosto 2012 | São Carlos Clube

CulturalTeatro

Click SocialNa edição de julho de 2012, ano 1, Ed.06, pág.27, sessão Click Social do Jantar do Dia dos Namorados a legenda da foto correta do casal é Guta e Zanon. Guta e Zanon

Fotos: Diego Martins

4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012Durante o 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012, a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São Carlos não enviou a lista completa dos resultados dos participantes em destaque. Por tanto, alguns nomes ficaram fora da lista da edição passada, ano 1, Ed.06, págs 12, 13 e 14, havendo também uma troca na colocação do torneio masculinos de xadrez e basquete.Foram eles:Atletismo Cat. C – Masculino – 65 a 69 anos – corrida 1.500mCampeão: Normando T. B. Cesar – representando o São Carlos Clube.Cat. D – Feminina – 65 a 69 anos – corrida 1.200mCampeã: Antonia Gomes Moura – representando o São Carlos Clube.Xadrez Masculino:Cat. A – Campeão: Walter – representando o São Carlos ClubeVice-campeão: Mancini – representando a Prefeitura.Basquete Masculino:O terceiro colocado foi o atleta Celso – representando a Prefeitura.

O Programa Integração coordenado pela professora Egle Bonicelli juntamente com o Departamento Cultural do São Carlos Clube em parceria com o São Carlos Country Club apresenta o show Teatral Portas do Passado, dia 14 de

agosto, véspera de feriado, às 19h30 na Sede Avenida.Esse espetáculo foi oferecido gratuitamente pelo Sindi-Clube (Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo) apenas aos clubes associados.É um evento direcionado para a “Melhor Idade”, pois apresenta muitas imagens do início da TV, trechos de filmes antigos do cinema nacional e internacional, ca-pas de revistas, danças e desenhos de famosos, bem como, sons que marcaram essa época.Num cenário montado, as pessoas recordam fatos e interagem com os apresen-tadores participando alegremente. Tudo isso recordando o melhor das décadas de 40, 50 e 60. O Show não é dançante e tem duração de 01h10min. Gratuito e aberto à comunidade.

Portas do PassadoShow Teatral

ERRAMOS:

Page 14: Revista 360º São Carlos Clube

14 São Carlos Clube | Agosto 2012

O São Carlos Clube em parceria com o Centro Cultural do Campus da USP e

curadoria de Ciro Julio Cellurale apresenta a exposição fotográfica Um Olhar no Caminho de Selma Arenales. É uma exposição de fotos de viagens, com imagens de suas passagens por Londres, Lisboa, Porto, Madri, Santiago de Compostela, Bilbao, Orduña, Aranda de Duero, Quemada, Istambul, Capadócia, Ubatu-ba e, de regresso, na cidade de São Carlos.“Nesta exposição, viajaremos juntos por esses caminhos através das minhas imagens com momentos de emoção registrados pelo meu olhar, desde a beleza que impressiona até a cultura e costumes dos lugares. Na Inglaterra, no centro de Londres, podemos apreciar a Torre do Big Ben no parlamento inglês banha-do pelas águas do Rio Tâmisa (River Thames), a grandiosa London Eye e parques com ima-gens no outono e do rigoroso inverno de 2010.Em Portugal avistamos a cidade de Lisboa em passeio de barco pelo do Rio Tejo e outras imagens do centro da cidade. Ao norte, a ci-dade do Porto, com sua Ribeira, o centro e a foz do Rio Douro. Ainda, temos imagens de cidades do interior de Portugal, como Guima-rães, Foz Côa, Évora e a cidade medieval de Monsaraz.Continuando nossa viagem, vamos para Es-panha, visitando a majestosa Madri, seguindo para a cidade de Santiago de Compostela, in-vadida por peregrinos de todos os cantos do mundo, que são acolhidos na famosa catedral no centro da cidade depois de longas cami-nhadas. Vamos mais para o norte da Espanha, visitando a bela cidade de Bilbao, seguindo

CulturalExposição

Um Olhar no Caminho Fotografias de Selma Arenales

Exposicao '

s

Capadócia

Abertura dia 09 de Agosto de 2012 as 20h30, Sede Avenida.,

Big Ben - Londres

Page 15: Revista 360º São Carlos Clube

15Agosto 2012 | São Carlos Clube

Catedral - São Carlos-SP

CulturalExposição

Istambul - Muçulmanas

depois para pequena Orduña com sua paisagem fantástica de montanhas e ar-quitetura típica. Visitamos também, a ci-dade de Aranda de Duero, conhecida como a capital da rota do vinho e o po-voado de Quemada, um lugarejo no meio da Espanha com construções do século XIII.Seguindo nossa viagem, desembarca-mos na Turquia. Visitamos Istambul, an-tiga Constantinopla e podemos apreciar suas mesquitas, pessoas comuns e os mercados de especiarias e jóias. Ainda na Turquia, sobrevoamos em balão a in-teressante e surpreendente Capadócia com uma visão indescritível, retratada nas imagensde habitações construídas em cavernas no início da era cristã.Retornamos ao Brasil e mergulhamos nas águas esverdeadas do mar de Ubatuba. Finalmente, terminamos nossa viagem com imagens da nossa cidade de São Carlos”.Uma amostra de algumas fotos encontra-se no site:www.selmaarenales.com.brContato pelo e-mail:

Abertura dia 09 de Agosto às 20h30

Período: 09 a 25 de Agosto de 2012

Sede AvenidaAberto a Comunidade

Para Visitação Consulte o Horário de Funcionamento da Sede Avenida pelo Telefone 16 3362.6200

Page 16: Revista 360º São Carlos Clube

16 São Carlos Clube | Agosto 2012

CulturalOficina de Artes

“Oficina De Artes Realiza Arte No Chão!”

Essa atividade é realizada nas aulas da Oficina de Ar-tes coordenada pela professora Maria Cristina Dorsa

Godoy Osio. “Esse é um trabalho que os alunos adoram realizar e onde é possível ver o resultado momentanea-mente. Resultado esse que os pais não podem ver, pois o “quadro” produzido pelos alunos não são desenhados nem pintados, e sim, confeccionados com materiais di-

versos dispostos pelos mesmos em cima de um colcho-nete, segundo a criatividade de cada um”. Para que os pais e associados possam verificar as produções desenvolvidas nessa oficina fotografamos o trabalho das crianças, para que todos tenham conheci-mento. “As crianças adoraram participar! É A OFICINA DE ARTES ABRINDO OS HORIZONTES!”

Page 17: Revista 360º São Carlos Clube

17Agosto 2012 | São Carlos Clube

SocialBeneficente

Maio foi o mês de Colaboração e DoaçõesPrograma Integração finaliza entregas das doações recebidas em suas atividades

Durante a GINCANTA DO BEM foram arre-cadadas latas de leite em pó para beneficiar os doentes assistidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, assim como, entregamos à Instituição (72) setenta e dois quilos de alimentados arrecadados durante o Campeonato Aberto de Maratonas Aquáticas – Revezamento- 4h Nadando.

O Programa Integração coordenado pela professora Egle Bonice-lli juntamente com

o Departamento Social, por meio de seu dire-tor João Ricardo Rampone, realizou em maio o Chá da Tarde do dia das Mães beneficente com arrecadações de fra-ldas para a Mater-nidade da Santa Casa de São Carlos.Houve também a entrega da Divisória para a Associação V.E.R.A da Cidade Aracy adquiri-da no Chá da Tarde Beneficente de novembro de 2011.

Page 18: Revista 360º São Carlos Clube

18 São Carlos Clube | Agosto 2012

EntrevistaDica do Sócio

Há mais de 50 anos começou a minha paixão pela motocicleta.

Comecei com 17 anos, não tinha nem habilitação, mas desde que comecei nunca mais parei. Na época em que trabalhava, e os meus filhos eram bem jovens diminui minhas saídas com a motocicleta, pois não queria induzi-los, já que esse veículo de condução é muito perigoso. Gostaria que os meninos se iniciassem por vontade própria e prazer e não por espelharem em mim essa vontade.Mas, depois que me aposentei, dei vazão a essa vontade de sair, pas-sear e conhecer novos lugares em cima de uma motocicleta. Comecei a viajar pelo Brasil e fora do país.América do sul - Rodei ela todinha com a minha própria moto....Nós temos um grupo de amigos que sempre viaja juntos, alguns sócios do clube, embora não fazemos parte de moto clube organizado (já acon-teceu no passado), nos

encontramos e realizamos várias via-gens.Nosso sistema é nunca juntar um grupo muito grande por que:As dificuldades aumentam, tanto para seguir a viagem propriamente dita quanto para se acomodar em hotéis. E também pode acontecer das personalidades se aflorarem e surgir desavenças desnecessárias, que atrapalham o andamento da viagem. A melhor pessoa do mundo aqui, do seu lado, depois de dias de estrada pode se tornar alguém inde-sejada.O ideal é um grupo com (4) quatro pessoas no máximo se não houver saída, montar um grupo com (6) seis pessoas.Não é muito interessante viajar so-zinhos, embora muitos aventureiros gostem, porque tem seu encanto fazer as coisas que você quer na hora em que bem quiser. Imprimir seu próprio ritmo.

Preparação:- A manutenção nas motocicletas tem que ser e estar perfeita.- Sempre saia de viagem com pneus novos (viagens longas principal-mente), normalmente não se encon-tra nada no percurso.-Equipamentos:

Ferramental básico e cada motoci-cleta têm as suas específicas, até porque não dá para prevermos tudo o que acontece.Eu tive muita sorte, pois raríssi-mas vezes ocorreram problemas mecânicos, mas já furei pneus, por isso levamos o kit para pneus sem câmeras. Ele permite o conserto do furo na estrada mesmo e com a ajuda de um compressor que infla o pneu a gente pode continuar a viagem até o posto mais próximo.Estradas:Fora do país na América do Sul, par-ticularmente na Argentina e Chile as estradas são muito boas. Dada à in-certeza quanto ao ritmo da viagem, coisa que pode variar muito, não podemos ter certeza aonde iremos dormir e nem o horário de chega-da. Normalmente a gente encontra acomodações em qualquer lugar. Motociclistas não têm muito luxo, mas fazemos questão de encontrar um lugar limpo e um bom chuveiro. Como em qualquer grupo há aque-les que querem acomodações mais caras e outros que levam sua barraca e acampam aonde achar melhor.

Page 19: Revista 360º São Carlos Clube

19Agosto 2012 | São Carlos Clube

EntrevistaDica do Sócio

Alimentação: No geral a alimentação durante o dia é a mais leve possível, evitamos sen-tar em restaurantes devido o tempo que se perde e a quantidade que se come. Comemos lanches simples, frutas e barras de cereais. Depois no final de cada dia, procura-mos um bom restaurante e fazemos uma refeição melhor.A dica é sempre viajar de dia, a não ser que tenhamos que terminar um pedacinho do percurso, mas prefe-rencialmente de dia.

Documentação:É a básica que se usa no Brasil. Para sair para a Argentina, América do Sul em geral é necessário ter o documento do veículo no seu próprio nome. Veículos de financiamento por leasing precisam ter a autorização da financeira.Levar documento pessoal, muito embora todos os países que fazem fronteira com o Brasil aceitem o do-cumento de identidade o nosso RG, é melhor se precaver com o passa-porte até por agilidade.

Vida:Já superei há muito tempo a marca de um milhão de quilômetros roda-dos. Ainda ando muito com a mes-ma disposição e curto demais esses passeios. Já andei toda América do Sul até a última cidade habitada chamada Uchuaia no estremo da Ar-gentina. Essa viagem demorou (28) vinte e oito dias e foi preciso atraves-sar à patagônia.

Outra viagem que marcou:A viagem que marcou muito foi para o norte com mais um amigo (duas motocicletas) onde atravessamos a Amazônia até Porto Velho que é a última cidade onde se tem asfal-to e dali pra frente embarcamos as motos em barcos de transporte de passageiros e cargas e cruzamos através do Rio Madeira a cidade de Porto Velho até Manaus.Descemos o Rio Madeira durante (4) quatro dias e meio até o Amazonas. Lá retornamos um pouco do lado da nascente e chegamos a Manaus. Fomos rodar com as motocicletas rumo norte atravessando o Estado de Roraima até a fronteira com a Ve-nezuela. Depois fomos passeando pelas praias e embarcamos em Puerto de La Cruz numa balsa que faz ligação com os pontos turísticos. Ali começa o Caribe, um passeio lindo. Depois embarcamos para uma ilha muito conhecida, a Isla Marga-rita. Ali ficamos uma semana pas-seando de praia em praia, foi muito agradável e sem contratempo.

Retorno:Fizemos o trajeto sentido contrário até Manaus, em Manaus nós embarcamos de novo em outro barco e descemos do Amazonas até Belém, em

seguida fizemos um turismo de (3) três dias em Belém e retornamos por Belém Brasília passando por To-cantins, Brasília e finalmente em São Carlos. Foram 40 dias de viagem.O trecho rodado foi de aproximada-mente 14 mil quilômetros. No geral são viagens de baixo custo se com-paradas aos pacotes de viagens turísticos.

Sobre o Barco:Esse trecho foi muito interessante por que esses barcos são regionais, pois não tem estrada, automóvel, ou seja, a condução dos ribeirinhos é por meio dos barcos. Em alguns pontos o barco parava na beira do rio pra descer produtos e se o tempo permitia íamos passear nas cidade-zinhas e conversar com as pessoas.Nesse barco que utilizamos cabiam aproximadamente (200) duzentas pessoas, a maioria viajava em con-dições precárias, levavam trouxas e cada uma tinha a sua própria rede. Não existem acomodações indivi-duais, apenas um enorme salão aberto aos lados onde essas redes eram trançadas. A princípio nossa passagem incluía um camarote. É bonito só de falar, mas na verdade era um corredorzi-nho muito estreito e curto e uma

Page 20: Revista 360º São Carlos Clube

20 São Carlos Clube | Agosto 2012

EntrevistaDica do Sócio

onde não se tem nada.Ao longo dela tivemos a possibi-lidade de pararmos em alguns lu-gares porque tenho parentes na maioria das cidades. Pudemos fazer turismo em Ji-Paraná–Rondônia, em Porto Velho, em Manaus e no retorno ficamos em Tocantins ao longo da Belém Brasília.

Curiosidade - Porto Velho:Passeando ali achamos uma história antiga que foi a construção de uma ferrovia chamada Madeira Mamoré que saia de Porto Velho até o interior da Bolívia. Na época que foi construí-da essa estrada teoricamente havia motivos políticos que recomendava essa construção e falavam também que seria uma saída para o mar da Bolívia e para a borracha natural que era extraída e saia por via fluvial des-de a Bolívia até as colhidas no Brasil. Foi uma verdadeira apopéia todos no meio da selva amazônica com uma enorme incidência de malária (e não se conhecia remédio e não existe até hoje vacinas) a região era muito salubre e os operários mor-riam por causa das moscas. A maior parte dos operários vinha de fora do país e depois de (3) três a (6) seis meses que chegavam já estavam prejudicados, doen-tes e porque não dizer muitos mortos. Surgiu uma notícia de que o tanto que foi gasto em dinheiro e em vidas humanas para a construção dessa estrada daria uma vítima para cada dormente da estrada de ferro que seria corres-pondente aos dormentes de madeira dos trilhos e eles poderiam

ser todos de ouro comparado com o que se gastou. Então a ferrovia fun-cionou por (60) sessenta anos, de-pois essa borracha natural perdeu o valor, pois vieram as sintéticas. Sobraram as ruínas dessa estrada e até hoje há restos das construções, locomotivas velhas nuns barracões. Tentaram conservar como museu por algum tempo, mas hoje, encontram-se abandonadas por falta de verba.cama com beliche, mas era muito

quente, um calor horrível e descobri-mos, conversando com uma pessoa de lá, que estávamos no lugar mais perigoso do barco, pois em casos de naufrágio (e lá isso acontece muito porque o rio muda muito de percur-so e existem muitas pedras) a porta trava e nós poderíamos ficar presos. Então à noite a gente puxava os col-chõezinhos para um passadiço que tinha do lado que contornava todo o navio com a gradinha baixa, pratica-mente ao ar livre. Com o calor era até agradável.

Alimentação:Era feita no próprio barco, as pes-soas que tinham aquela passagem comum formavam uma fila e iam entrando em grupos de (40) pes-soas ao refeitório. E para nós que tínhamos uma passagem de “luxo”, as meninas do barco levavam um bandejão para nós no quarto. Mas em compensação, o uso dos sani-tários era muito complicado devido à quantidade de pessoas. Então a hora do banho tinha que ser (2) duas ou (3) três horas da manhã.Foi um passeio muito interessante e nunca esquecerei. Essa passagem pelos ribeirinhos, a realidade bonita de como conseguem sobreviver

Page 21: Revista 360º São Carlos Clube

21Agosto 2012 | São Carlos Clube

EntrevistaDica do Sócio

Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras

sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas pela EFMM.Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com todo dinheiro do mundo e meta-de de sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O empreendedor esta-dunidense Percival Farquhar aceitou o desafio e teria afirmado “(...) vai ser o meu cartão de visitas”.Foi a primeira grande obra de en-genharia civil estadunidense fora dos EUA

após o início das obras então ainda em progresso no Canal do Panamá. Com base naquela ex-periência, para amenizar as doen-ças tropicais que atingiram parte dos mais de 20 mil trabalhadores de 50 diferentes nacionalidades, Farquhar contratou o sanitarista bra-sileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região.A EFMM garantiu para o Brasil a pos-se da fronteira com a Bolívia e per-mitiu a colonização de vastas exten-sões do território amazônico, a partir da cidade de Porto Velho, fundada em 4 de julho de 1907.Em 2011, o Governo do Estado de Rondônia condecorou in memorian com a comenda Marechal Rondon, Percival Faquhar e os 876 america-nos que comandaram a construção da ferrovia.

Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.

I

Page 22: Revista 360º São Carlos Clube

22 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialAgenda

10/08 - Quizumba (MPB)17/08 - Sol Nascente (MPB)24/08 - Giovanna e convidados (MPB)31/08 - Kelly e convidados (MPB)

A programação pode sofrer alterações, para evitar transtornos, confira sempre a programação do clube por e-mail, site ou pelo facebook.

Música ao Vivo no

03/08Maria Butcher é uma cantora reconhecida e premi-ada em diversos festivais no Brasil e aplaudida por públicos na Europa, Ásia e América do Sul por sua primorosa voz e habilidade de interpretação, alia de forma autêntica as principais caracterís-ticas de cada compositor que interpreta, encan-tando as plateias por onde passa.Atualmente, a cantora que é semifinalista do con-curso “Mulheres que Brilham” do programa “Raul Gil” transmitido pelo SBT. Maria ainda se divide entre as gravações para TV e o ensaio para seu novo projeto. Neste novo trabalho une música, dança e interpretação em um belíssimo espe-táculo para homenagear a cantora Elis Regina. O espetáculo tem apresentação marcada para o dia 20 de setembro no Teatro Municipal de São Carlos. Para conhecer mais sobre ela visite o site www.mariabutcher.com.br

Maria Butcher - MPB

Baile dos Pais com show Banda Doce VenenoDia 11 de agosto, sábado, às 22hSede AvenidaCada associado tem direito a um convite para não sócio – retirar na secretaria.

Chá da Tarde com sorteio de brindes11/08, quarta-feira – às 14h30Maiores de 18 anos.Restaurante Sede de Campo

A partir das 19h30 com monitoramento infantil

Page 23: Revista 360º São Carlos Clube

23Agosto 2012 | São Carlos Clube

O Departamento Cultural realiza no feriado do dia 15 de agosto o Dia dos Pais! Oficina de Pipa, quarta-feira, das 9h às 12h. Um evento para pais e filhos socializar-se e brincarem junto com seus familiares e amigos. Atividade para todas as idades. Venha participar e se divertir com a sua família.

Curiosidade – Dia dos PaisEvoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e lon-ga vida a seu pai. No Brasil, é comemorado no se-gundo domingo de agosto. No Brasil a implementação da data é atribuída a Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. Curiosidade – PipaUma pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segu-

rada pelo operador. É composta de papel que tem a função de asa, sus-tentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabio-la que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade,também pode uma usar linha. É um dos brin-quedos mais utilizados por crian-ças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um lo-cal apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como disposi-tivo de sinalização militar. Os movi-mentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.No décimo segundo século, na Eu-ropa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmos-férica. O político e inventor ameri-cano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

SocialDia dos Pais

Page 24: Revista 360º São Carlos Clube

24 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

Ana Luiza, Ana Beatriz e Gabriela Ana Vivian, Malú e Neto Caio e Sara

Gabriela, Mauela e Estevam Isabela, Monike e Luiz Claudio Jô e Nadin

Leda e Francisco Lucia Helena e Neto Marcelo e Daniela

Marcos, Luciana, Vanda e Neviton Matheus, Natalia e Diego Patrícia, Carol, Juka e Sofia

Com público aproximado de 5.500 pessoas a festa foi um sucesso. Organização, bom tempo e clima, quatro atrações musicais e uma linda quadrilha formada momentaneamente pelo público em geral.

Page 25: Revista 360º São Carlos Clube

Com público aproximado de 5.500 pessoas a festa foi um sucesso. Organização, bom tempo e clima, quatro atrações musicais e uma linda quadrilha formada momentaneamente pelo público em geral.

Fotos: Diego Martins

Page 26: Revista 360º São Carlos Clube

26 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

Aparecida, Zuleica, Arnaldo e Antonio Cristina e Julio Dirceu e Rosangela

Eliseu e Renata Gê Catoia e Lucimar Herico e Mary

José e Vanda Luiz e Solange Marcos e Feli

Roseli e Airton Sérgio e Hamiette Solange, Helena, Ester, Ribeiros e Lucimar

Público se contagiou com as músicas e dançaram até altas horas da madrugada

Page 27: Revista 360º São Carlos Clube

27Agosto 2012 | São Carlos Clube

Fotos: Diego Martins

Público se contagiou com as músicas e dançaram até altas horas da madrugada

Page 28: Revista 360º São Carlos Clube

28 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

ALMOÇO JULINO 2012

Fotos: Diego Martins

Ana Maria e Jonatha Elisangela, Rodrigo e Leandro Enzo, Rebeca, Sara, Gustavo, Isabela, Lucas e Gabriel

Isabela e Rebeca João Paulo, Mirce e Raimundo Pico, Jô, Sergio, Nadin e João Paulo

Rodrigo Zanc

Comida mineira de primeira qualidade apeteceu o paladar do associado que pode se divertir ao som de Rodrigo Zanc e as crianças puderam, por mais um dia, brincar na área destinada à elas.

Page 29: Revista 360º São Carlos Clube

29Agosto 2012 | São Carlos Clube

Dia Horário Atividade

01/ago 14h Interclubes de Tranca Sete02/ago 14h Interclubes de Tranca Sete04 e 05 08h Torneio Interno de Tênis Pais e Filhos04/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto05/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto06/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201208/ago 17h Torneio Interno de Pontinho09/ago 14h Torneio Interno de Pontinho11/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto11/ago 18h Encerramento e Premiações - 19ª Campeonato12/ago 08h 14º Campeonato Futebol Adulto/2012 INICIO13/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201214/ago 19h30 Torneio INÍCIO de Tranca - 2º Semestre/201215/ago 14h Torneio Interno de Pontinho16/ago 14h Torneio INÍCIO de Tranca - 2º Semestre/201218/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto18/ago 13h30 3º Copa Villa Sports Voleibol Feminino/201219/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto20/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201221/ago 19h30 Torneio de Tranca Noite- 2º Semestre/201222/ago 14h Torneio Interno de Pontinho23/ago 14h Torneio de Tranca Tarde- 2º Semestre/201225/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto26/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto27/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201228/ago 19h30 Torneio de Tranca Noite- 2º Semestre/201229/ago 14h Torneio Interno de Pontinho30/ago 14h Torneio de Tranca Tarde- 2º Semestre/201201/set 13h30 17º Campeonato Interno Futebol Menor 2012

Dia Horário Modalidade Local Torneio FPA05/ago 08h Atletísmo São Paulo Campeonato APV - Equipe Master 10/ago 19h30 Voleibol Feminino Pirassununga Torneio FPA Menor 11/ago 08h Atletismo São Paulo Campeonato APV - Equipe Master11/ago 19h30 Voleibol Feminino Ibaté Copa APV Infantil Feminino 11/ago 08h Voleibol Feminino Piracicaba II Camp.Brasileiro Caixa - Juvenis Interclubes18 e 19 08h Atletismo São Paulo Torneio Regional de Natação25/ago 08h Natação Jaboticabal Maratonas Áquaticas de 2012 25/ago 08h Natação - Maratonas Guarujá Campeonato APV - Equipe Master25/ago 16h Voleibol Feminino Rio Claro Campeonato Estaual Caixa Sub-2325 e 26 08h Atletismo São Paulo

Sede de Campo São Carlos Clube

Outras Localidades

AgendaEsportiva

VENHA PRESTIGIAR AS ATIVIDADES ESPORTIVAS DO SÃO CARLOS CLUBE, TRAGA SUA FAMÍLIA E

DESFRUTE DE TODA ESTRUTURA QUE O NOSSO CLUBE TEM A OFERECER A TODOS ASSOCIADOS.

Page 30: Revista 360º São Carlos Clube

30 São Carlos Clube | Agosto 2012

A socialização nas aulas de hidroginástica

Ana Maria Chaves PomponioTrabalha no São Carlos Clube há quase 20 anos, formada em educação física, pedagogia e magistério.

As aulas de hidroginástica acontecem em um ambiente agradável onde os alunos podem se divertir e comunicar-se com os colegas, intera-gindo de forma à praticar uma atividade física além da socialização que nada mais é que o desen-

volvimento da solidariedade social, do espírito de cooperação e o sentimento coletivo dos indivíduos associados , além de estar fazendo uma atividade física completa e prazerosa, melhorando assim a qualidade de vida aumentando sua longevi-dade.

Os alunos tornam-se solidários uns aos outros, se entrosam melhor, inicia-se contatos sociais, comemoram aniversários jun-tos, fazem festas, combinam reuniões, trocam vivências e se aperfeiçoam como pessoas, aliviando assim o stress do dia a dia, liberando as tensões durante a aula.

O resultado das aulas é relevante, pois melhora a saúde física proporcionando o bem estar físico, mental e social, além de melhorar a postura, o equilíbrio, a força muscular, a coordenação e a respiração.

Viver mais tempo não significa viver melhor, ser saudável procurar fazer coisas saudáveis e prazerosas, bons hábitos alimen-tares e dormir bem faz toda a diferença. O público das aulas abrange mulheres, homens, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, não apresentando exclusão de nenhum grupo, basta estar bem de saúde, com o consentimento do médico .

Para que o indivíduo encontre-se atraído por alguma coisa, é necessário que primeiro algo o motive a isso, o principal fato que nos leva à motivação advém das nossas necessidades, levando o aluno a fazer esforços para obter certo resultado.

Podemos observar atualmente, vários estudos que comprovam que quando uma pessoa é motivada à prática de qualquer atividade, o mesmo ingressa na atividade por vontade própria. Através desse interesse ele é contemplado pelo bem estar psicológico, alegria, satisfação, prazer e persistência.

Nesses mais de 18 anos trabalhando com hidroginástica percebi que a amizade feita em aula continua também fora do ambiente, os alunos se entrosam tanto que às vezes somos obrigados a lembrá-los que o excesso de conversa durante as aulas acabam atrapalhando o desempenho da aula e principalmente do aluno.

ArtigoHidroginástica

Page 31: Revista 360º São Carlos Clube

31Agosto 2012 | São Carlos Clube

Page 32: Revista 360º São Carlos Clube

CR

ECI 17429-J

Inco

rpor

ação

Reg

istra

da n

o C

.R.I.

de

São

Car

los:

R12

/ M

at. 6

.762

de

22/0

5/20

12

More, caminhe e seja visto na região mais charmosa da cidade.

2 ou 3 dormitórios1 suíte

• Varanda gourmet• Piso com isolamento acústico• Porcelanato em todos os ambientes• Porteiro eletrônico com vídeo câmera em todos os apartamentos• Elevador acessível a portadores de necessidades especiais• Região de maior valor de mercado da cidade

Se você deseja independência pessoal, sem abrir mão de benefícios urbanos, Cartagena é para você.

Incorporação, Projeto e ConstruçãoVendas e Informações

www.imobiliariacardinali.com.brfone (16) 2107-8000 Av. São Carlos 2115, Centro fone (16) 2107-8001 Av. Miguel Petroni 2401, Santa FelíciaSão Carlos SP

www.grupobianco.net/bianco_engenhariaRua Cap. Adão Pereira de Souza Cabral 578

São Carlos SP

BancosConveniênciasEscolasFarmáciasPadariasRestaurante e Pontos de EncontrosSupermercado

kappa 20,5x27cm.indd 1 20/07/12 14:52