Transcript
Page 1: Revista 360º São Carlos Clube

Entrevista: Grandes histórias e belas viagens em cima de uma moto....

360º São Carlos Clube | Ano 1 Ed. 07 | Agosto / 2012

SOCIALBaile dos PaisShow com a Banda Doce VenenoSede Avenida

ESPORTEPrograma IntegraçãoTorneio Interno de Tranca Sede de Campo

CULTURALShow Teatral Portas do PassadoSede Avenida

Fotografias de Selma ArenalesUm Olhar no Caminho

“Um Olhar no Caminho” é uma exposição de fotos de viagens, com imagens desde Londres, Lisboa, Porto, Madri, cidades do interior de Portugal e Espanha, Istambul, Capadócia,Ubatuba e de regresso na cidade de São Carlos.

Apoio: Realização:

Exposicao '

s

Page 2: Revista 360º São Carlos Clube
Page 3: Revista 360º São Carlos Clube

3Agosto 2012 | São Carlos Clube

Page 4: Revista 360º São Carlos Clube

4 São Carlos Clube | Agosto 2012

Sumário

05 Editorial

06 Palavra do Presidente

07 Conselho Deliberativo

08 Esporte - AconteceuFestival de Natação

09 Esporte - AconteceuVôlei - Torneio Internacional

10 Esporte - AconteceuVôlei - Mães e Filhos

12 Esporte - AconteceuTênis

14 CulturalExposiçãoUm Olhar no Caminho

17 SocialBeneficente

18 EntrevistaDica do Sócio

23 SocialDia dos Pais

24 SocialRegistros

29 AgendaEsportiva

30 ArtigoHidroginástica

16 CulturalOficina de Artes

Page 5: Revista 360º São Carlos Clube

5Agosto 2012 | São Carlos Clube

Diretoria Executiva

Sérgio Marino QuattrocchiPresidente

Nadim RemailiVice-Presidente

Diretor Administrativo

Raimundo José de SouzaDiretor Administrativo Adjunto

Neviton José Almas de JesusDiretor Financeiro

José Fernando DominguesDiretor Financeiro Adjunto

Caio Graco H. V. BragaDiretor de Patrimônio e Obras

João Ricardo RamponeDiretor Social

Diretora Cultural

Ubirajara MonteiroDiretor Geral de Esportes

Mário MarraraDiretor de Sede

Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicas

e Comunicação

João Alberto Cruvinel MouraDiretor Jurídico

Conselho Deliberativo

João Paulo Porto de ToledoPresidente

Lisandro Augusto Ribeiro do AmaralVice-Presidente

Tânia Margareth MartiniPrimeira Secretária

Angelo Cesar PiassiSegundo Secretário

Conselho Fiscal

Valdir Gonçalves MendesPresidente

Antonio Carlos Stefane1º Membro Efetivo

Renato Paschoal Neto2º Membro Efetivo

São Carlos ClubeDepto. de Relações Públicas e

ComunicaçãoCelso Luiz de Angelis Porto

Diretor Vivian Torresan - MTB 60.641Assessora de Comunicação

Diego Fernandes Martins Designer Gráfico

Andréia R. da SilvaAuxiliar de Comunicação

Ricardo RehderPublisher

São Carlos ClubeRua Ruth Blöen Souto, 161 CEP: 13.560-044

Tel.: 16 [email protected]

www.saocarlosclube.com.br

Anuncie: revista360@sãocarlosclube.com.br16 3201.3605 / 9232.1933

São Carlos Clube não tem responsabilidade editorial pelos conceitos emitidos nos

artigos assinados e informes publicitários.

O s Departamentos Social e Cultural farão atividades diferenciadas para os pais curtirem o seu dia com filhos e familiares. Haverá o Baile dos Pais

com show da Banda Doce Veneno, dia 11. E no dia 15, feriado, o Dia dos Pais será comemorado com a Oficina de Pipa no campo de futebol. Atividade para todas as idades.

Na sessão Entrevista desse mês, uma matéria muito interessante com o associado Antonio Camara de Souza Leite. Com dicas de viagens fora e den-tro do país e grandes histórias vividas com sua moto.

O Departamento Cultural inicia o mês com grandes programações. Exposição fotográfica “Um Olhar no Caminho”, com abertura dia 9, às 20h30. E também organizará em parceria com São Carlos Country Club o Show Teatral Portas do Passado, na véspera de feriado, dia 14, às 19h30. Eventos esses realizados na Sede Avenida, abertos à comunidade e gratuitos. Haverá uma matéria da Oficina de Artes coordenada pela professora Maria Cristina Godoy Osio sobre quadros desenvolvidos pelas crianças em colcho-netes utilizando materiais e objetos do dia a dia.

Na sessão esportiva o associado encontrará resultados dos torneios com fo-tos, informações sobre novas atividades, assim como, novos instrutores.

Vale lembrar, que o Registro Social desse mês está recheado de boas fotos da grandiosa Festa Junina e Almoço Julino de 2012 que tiveram sucesso de público, de participações nas atividades tanto infantis (brinquedos e brinca-deiras monitoradas) quanto na quadrilha, que esse ano, foi marcada por muita animação e entretenimento de todos.

Com o intuito de tornar a revista mais interativa, convidamos você leitor-associado, para sugerir novos temas de reportagem. Para isso é sim-ples, basta mandar um e-mail para: [email protected].

Acompanhe fotos, calendários e tabelas dos campeonatos através do site www.saocarlosclube.com.br.

Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicas e

Comunicação

foto: Diego M

artins

Editorial

Esporte - AconteceuVôlei - Mães e Filhos

CulturalExposiçãoUm Olhar no Caminho

SocialBeneficente

SocialDia dos Pais

AgendaEsportiva

Page 6: Revista 360º São Carlos Clube

6 São Carlos Clube | Agosto 2012

Sérgio Marino QuattrocchiPresidente

foto: Diego M

artins

Palavra doPresidente

Prezados amigos e amigas do São Carlos Clube,É com grande emoção que venho, em nome de toda a família, agradecer a todos os colaboradores e associados do São Carlos Clube pelas sinceras manifestações de carinho e solidariedade prestadas desde o falecimento de meu pai, Cilas Fabbri.A homenagem realizada na edição do mês de julho dessa revista nos emocionou muito. O São Carlos Clube sempre foi para meu pai um lugar muito querido, onde ele gostava de estar e onde

tinha muitos amigos e amigas. Tenho a certeza que, de onde es-tiver, está muito contente com as lindas palavras redigidas pela equipe da revista e do clube. Só temos a agradecer! Por todo o cuidado, carinho e solidarie-dade com que o São Carlos Clube tem nos acolhido. Muito obrigada!Fernanda Fabbri (em nome de toda a família)

AGRADECIMENTO

Julho foi o mês de férias e de ativar o projeto Inverno Quente da nossa tradicional Colônia de Férias.

Este ano, voltamos a receber mais de 400 crianças e adolescentes que vêm buscar entretenimento. Sossego para os pais e avós, trabalho para os monitores, que irão receber e entreter nossas crianças com atividades das mais diversas. Interessante ressaltar que, já estamos recebendo para participar da colônia, os filhos de nossos primeiros participantes, o que significa que esse projeto tem continuidade.

O projeto, sob responsabilidade do Departamento Geral de Esportes, tem a supervisão do coordenador Eduardo Rocha Pedrosa (Duzão), funcionário do Clube há 24 anos, que tem acompanhado durante todos esses anos “nossas crianças” durante a realização da Colônia de Férias.

Uma surpresa para todos foi à descida de um balão em nosso campo de futebol, devido ao 25° campeonato brasileiro de balonismo. As crianças puderam vê-lo de perto, além de acompanhar as manobras para reco-lhê-lo e rebocá-lo para a sua base. Certamente, esse fato inusitado será guardado com carinho na lembrança de todas as crianças.

Outro fato marcante que se transcorreu no mês de junho, e vale à pena lembrar, foi o 1º Campeonato Mães e Filhos de Voleibol 2012. Essa integração têm sido estimulada pelo Clube, pois além de trazer os jovens, propicia melhor o relacionamento entre todos.

Dando continuidade à integração familiar, teremos em agosto o Torneio de Tênis Pais e Filhos, além da Oficina de Pipa em comemoração ao Dia dos Pais.

É o São Carlos Clube propondo lazer, conforto e diversão para todos.

Page 7: Revista 360º São Carlos Clube

7Agosto 2012 | São Carlos Clube

O Conselho Deliberativo é assessorado por cinco (5) co-missões permanentes, que funcionam como órgãos

de assessoria do próprio Conselho e da Diretoria Execu-tiva. Devem ser ouvidas, obrigatória e antecipadamente, sobre os assuntos de sua competência específica.

Estatuto do São Carlos ClubeTítulo I

DENOMINAÇÃO - FINS - DURAÇÃOCORES E BANDEIRA DO CLUBE

Art. 1º - O São Carlos Clube, fundado em 1º de Janeiro de 1944, sem finalidade lucrativa, é uma sociedade ci-vil, resultante da fusão do São Carlos Tênis Clube, Clube Comercial e Paulista Esporte Clube, regida por este ES-TATUTO.

Art. 2º - O São Carlos Clube, aqui denominado Clube, tem sua sede e foro na Rua Ruth Bloen Souto, nº 161, Centro, na cidade de São Carlos, estado de São Paulo.

§ único - O nome “SÃO CARLOS CLUBE” é imutável.

Art. 3º - A finalidade do Clube é proporcionar aos seus associados a prática desportiva exclusivamente amadora, bem como a realização de reuniões de caráter social, cul-tural e recreativo; complementarmente, serão desenvolvi-das atividades de bares, lanchonetes e restaurantes, quer por auto gestão ou de forma terceirizada.

Art. 4º - Ao Clube é expressamente vedado tomar parte em manifestações de caráter político, religioso ou de classe, não podendo ceder quaisquer de suas dependên-cias para tais fins.Art. 5º - As cores oficiais do Clube são o branco e o azul-real, que deverão constar da bandeira, emblema, flâmula e distintivos.

§ único - A bandeira do Clube é de forma triangular alon-gada, fundo azul-real, estreitas margens brancas; entre os ângulos, um círculo de fundo branco tendo ao centro

ConselhoDeliberativo

Mesa Diretora do Conselho Deliberativo

um filete azul-real com as palavras em maiúsculas SÃO CARLOS, no alto e CLUBE, embaixo; sobreposta ao cír-culo uma flâmula em branco também em forma triangular alongada, com falsa dobra ao centro e a ponta enrolada; a flâmula é cortada ao centro por um duplo filete azul-marinho de alto a baixo e da direita à esquerda; ao centro, duas raquetes de tênis. À esquerda do círculo branco, e tomando todo o espaço livre e azul do pavilhão, as pala-vras em letras maiúsculas: SÃO CARLOS CLUBE.

As reuniões do Conselho Deliberativo podem ser assisti-das por quaisquer integrantes do quadro associativo do Clube, que, entretanto, não terão direito a qualquer tipo de manifestação ou voto.

Associados podem mandar sugestões através do e-mail [email protected].

Page 8: Revista 360º São Carlos Clube

8 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Festival de Natação SESCFernando Scherer (Xuxa) passa suas experiências em palestras e demonstrações

No sábado dia 30 de junho a equipe de Natação do São Carlos Clube

participou do Festival de Natação do SESC que contou com a presença do ex-nadador Fernando Scherer (Xuxa), que passou suas experiências em olimpíadas e depois fez uma apresen-tação dos nados com várias dicas para os alunos.Foi um dia de muita motivação e inspiração para os alunos, técnicos e professores que puderam engrande-cer seus conhecimentos sobre essa modalidade esportiva. “Foi um evento muito bom, os alu-nos gostaram de participar e ouvir o Xuxa contar suas histórias. Depois da demonstração iniciou - se o festival onde nadaram o estilo crawl e costas, ganhando medalhas e tirando fotos com o nadador”, finaliza Ana Pompônio professora de natação do Clube.

BASQUETEBOLOs objetivos

Desenvolver as habilidades motoras e capacidades físi-cas visando o aperfeiçoamento dos diversos fundamen-tos da modalidade basquetebol, incorporando ao treina-mento específico e competitivo.

Gilvan Gonçalves EliasBacharel licenciado em Educação Física pelo Centro Uni-versitário Central Paulista – UNICEP – CREF: 087176-G/SP

Professor atuante na Fernanda Teles Pré-Vestibular com passagem na Cooperativa de Ensino Educativa, campe-onatos e festivais de basquetebol realizados no São Carlos Clube, Copa Difusão de Ribeirão Preto (cat. 98-99) e Copa Revelar (cat. 95-96-97-99-2000).Treinamento específico e competitivo (2009-2011) – Campeão Juvenil em 2010 – Liga Iracemápolis – S.P.

Page 9: Revista 360º São Carlos Clube

9Agosto 2012 | São Carlos Clube

EsporteAconteceu

9º TORNEIO DA AMIZADE DE VOLEIBOL MASTER INTERNACIONAL ÁGUAS DE SÃO PEDRO-SP-BRASILO Torneio da Amizade de Vôlei

Máster de Águas de São Pedro realizado no período de 05 a 09 de julho de 2012 alcançou uma reper-cussão que superou todas as expec-tativas. Neste ano participaram 76 equipes de 07 estados do Brasil, dentre elas 04 equipes do São Carlos Clube, representadas nas categorias: 30+, 35+, 40+ e 50+, com os seguintes técnicos: Michele Romão, Fernanda de Oliveira e Robson Wenzel.“A nossa delegação foi a maior do evento, e tivemos 05 dias de jogos de alto nível. Foram muitos os mo-mentos de superação e até mesmo dor, mas que foram amplamente su-perados pela garra e pela alegria de jogar o voleibol!”, comenta a dire-tora adjunta de vôlei Vanessa Loreti Machado.“Todo este trabalho só foi possí-vel devido ao apoio do São Carlos Clube, à colaboração dos profes-sores e, principalmente, às atletas, e por isso eu gostaria de parabenizar a todos que participaram!”, finaliza Vanessa.

Equipe 30+ - 2º Lugar Equipe 35+ - 4º Lugar

Equipe 40+ - 4º Lugar Equipe 50+ - 3º Lugar

Torneio de Tranca 2º Semestre 2012

Equipe da Tarde – 16/08 - às 14h30Equipe da Noite – 21/08 - às 19h30

Local: Restaurante Sede de CampoInscrições na secretaria até 12/08

Programa IntegraçãoCoordenação:Egle Bonicelli

Page 10: Revista 360º São Carlos Clube

10 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Encerramento do 1º Campeonato Mães e Filhos de Voleibol 2012

Sucesso de participação, superação e amizades.

No dia 23 de junho ocorreu o en-cerramento do 1º Campeonato

Mães e Filhos de Voleibol 2012 com entrega personalizada dos troféus e discurso emocionado sobre a famí-lia realizado pelo presidente Sérgio Marino Quattrocchi.“Esse campeonato uniu num só tor-neio mães que praticam o voleibol e seus filhos, os quais, na maioria, também realizam suas atividades no Clube. Foram momentos de muita garra, união e também de muita alegria. Jogar com os filhos foi um ato de amor, de aprendizado e de superação”, comenta a dire-tora adjunta de vôlei Vanessa Loreti Machado. Esse campeonato foi realizado du-rante todo o período do 1º semes-tre e terá sequência ano que vem devido ao sucesso de participação.

Carol - Destaque Equipe The Class

Claudinha - Destaque Equipe Belezocas

Fatima - Destaque Equipe Mães OCA Ana Luiza e Tézia Caio e Lili

Evelaine - Destaque Equipe MM Eventos

Caio - Destaque Equipe FDM

Page 11: Revista 360º São Carlos Clube

11Agosto 2012 | São Carlos Clube

EsporteAconteceu

Equipe MM Eventos - 1º Lugar Equipe Belezocas - 2º Lugar Equipe The Class - 3º Lugar

Equipe FDM - 4º Lugar Equipe Mães da OCA - 5º Lugar Claudinha e Giovana

Fabiana e Germano Francisco e Silvana Giulia e Roberta

Giulia e Vanessa Isadora e Vania Simone e Mariana

Page 12: Revista 360º São Carlos Clube

12 São Carlos Clube | Agosto 2012

EsporteAconteceu

Torneio Interno de Tênis - Duplas FormadasNos dias 23 e 24 de junho ocorreu o Torneio Interno de Duplas Formadas com 12 na categoria A e 13 na categoria B.

Partel e Turco Luiz Carpinette e Valdir GurianErnane e Roberto (Bigode)

1º LUGAR - CATEGORIA A 1º LUGAR - CATEGORIA B 2º LUGAR - CATEGORIA B

Torneio Interno de Tênis - Duplas FemininasNo dia 14 de julho ocorreu o primeiro Torneio

Interno de Duplas Femininas com a partici-pação de 8 duplas. Depois de longos anos sem esse campeonato e com a grande aceitação das participantes a realização do torneio será se-mestral tornando-se fixo no calendário do tênis do São Carlos Clube.

Resultados:

Campeãs: Mirce e Gilmara

Vice-campeãs: Fátima e Roseli

Raimundo, Fátima e Roseli vice-campeãs, Mirce e Gilmara campeãs e Partel

Page 13: Revista 360º São Carlos Clube

13Agosto 2012 | São Carlos Clube

CulturalTeatro

Click SocialNa edição de julho de 2012, ano 1, Ed.06, pág.27, sessão Click Social do Jantar do Dia dos Namorados a legenda da foto correta do casal é Guta e Zanon. Guta e Zanon

Fotos: Diego Martins

4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012Durante o 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012, a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São Carlos não enviou a lista completa dos resultados dos participantes em destaque. Por tanto, alguns nomes ficaram fora da lista da edição passada, ano 1, Ed.06, págs 12, 13 e 14, havendo também uma troca na colocação do torneio masculinos de xadrez e basquete.Foram eles:Atletismo Cat. C – Masculino – 65 a 69 anos – corrida 1.500mCampeão: Normando T. B. Cesar – representando o São Carlos Clube.Cat. D – Feminina – 65 a 69 anos – corrida 1.200mCampeã: Antonia Gomes Moura – representando o São Carlos Clube.Xadrez Masculino:Cat. A – Campeão: Walter – representando o São Carlos ClubeVice-campeão: Mancini – representando a Prefeitura.Basquete Masculino:O terceiro colocado foi o atleta Celso – representando a Prefeitura.

O Programa Integração coordenado pela professora Egle Bonicelli juntamente com o Departamento Cultural do São Carlos Clube em parceria com o São Carlos Country Club apresenta o show Teatral Portas do Passado, dia 14 de

agosto, véspera de feriado, às 19h30 na Sede Avenida.Esse espetáculo foi oferecido gratuitamente pelo Sindi-Clube (Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo) apenas aos clubes associados.É um evento direcionado para a “Melhor Idade”, pois apresenta muitas imagens do início da TV, trechos de filmes antigos do cinema nacional e internacional, ca-pas de revistas, danças e desenhos de famosos, bem como, sons que marcaram essa época.Num cenário montado, as pessoas recordam fatos e interagem com os apresen-tadores participando alegremente. Tudo isso recordando o melhor das décadas de 40, 50 e 60. O Show não é dançante e tem duração de 01h10min. Gratuito e aberto à comunidade.

Portas do PassadoShow Teatral

ERRAMOS:

Page 14: Revista 360º São Carlos Clube

14 São Carlos Clube | Agosto 2012

O São Carlos Clube em parceria com o Centro Cultural do Campus da USP e

curadoria de Ciro Julio Cellurale apresenta a exposição fotográfica Um Olhar no Caminho de Selma Arenales. É uma exposição de fotos de viagens, com imagens de suas passagens por Londres, Lisboa, Porto, Madri, Santiago de Compostela, Bilbao, Orduña, Aranda de Duero, Quemada, Istambul, Capadócia, Ubatu-ba e, de regresso, na cidade de São Carlos.“Nesta exposição, viajaremos juntos por esses caminhos através das minhas imagens com momentos de emoção registrados pelo meu olhar, desde a beleza que impressiona até a cultura e costumes dos lugares. Na Inglaterra, no centro de Londres, podemos apreciar a Torre do Big Ben no parlamento inglês banha-do pelas águas do Rio Tâmisa (River Thames), a grandiosa London Eye e parques com ima-gens no outono e do rigoroso inverno de 2010.Em Portugal avistamos a cidade de Lisboa em passeio de barco pelo do Rio Tejo e outras imagens do centro da cidade. Ao norte, a ci-dade do Porto, com sua Ribeira, o centro e a foz do Rio Douro. Ainda, temos imagens de cidades do interior de Portugal, como Guima-rães, Foz Côa, Évora e a cidade medieval de Monsaraz.Continuando nossa viagem, vamos para Es-panha, visitando a majestosa Madri, seguindo para a cidade de Santiago de Compostela, in-vadida por peregrinos de todos os cantos do mundo, que são acolhidos na famosa catedral no centro da cidade depois de longas cami-nhadas. Vamos mais para o norte da Espanha, visitando a bela cidade de Bilbao, seguindo

CulturalExposição

Um Olhar no Caminho Fotografias de Selma Arenales

Exposicao '

s

Capadócia

Abertura dia 09 de Agosto de 2012 as 20h30, Sede Avenida.,

Big Ben - Londres

Page 15: Revista 360º São Carlos Clube

15Agosto 2012 | São Carlos Clube

Catedral - São Carlos-SP

CulturalExposição

Istambul - Muçulmanas

depois para pequena Orduña com sua paisagem fantástica de montanhas e ar-quitetura típica. Visitamos também, a ci-dade de Aranda de Duero, conhecida como a capital da rota do vinho e o po-voado de Quemada, um lugarejo no meio da Espanha com construções do século XIII.Seguindo nossa viagem, desembarca-mos na Turquia. Visitamos Istambul, an-tiga Constantinopla e podemos apreciar suas mesquitas, pessoas comuns e os mercados de especiarias e jóias. Ainda na Turquia, sobrevoamos em balão a in-teressante e surpreendente Capadócia com uma visão indescritível, retratada nas imagensde habitações construídas em cavernas no início da era cristã.Retornamos ao Brasil e mergulhamos nas águas esverdeadas do mar de Ubatuba. Finalmente, terminamos nossa viagem com imagens da nossa cidade de São Carlos”.Uma amostra de algumas fotos encontra-se no site:www.selmaarenales.com.brContato pelo e-mail:

Abertura dia 09 de Agosto às 20h30

Período: 09 a 25 de Agosto de 2012

Sede AvenidaAberto a Comunidade

Para Visitação Consulte o Horário de Funcionamento da Sede Avenida pelo Telefone 16 3362.6200

Page 16: Revista 360º São Carlos Clube

16 São Carlos Clube | Agosto 2012

CulturalOficina de Artes

“Oficina De Artes Realiza Arte No Chão!”

Essa atividade é realizada nas aulas da Oficina de Ar-tes coordenada pela professora Maria Cristina Dorsa

Godoy Osio. “Esse é um trabalho que os alunos adoram realizar e onde é possível ver o resultado momentanea-mente. Resultado esse que os pais não podem ver, pois o “quadro” produzido pelos alunos não são desenhados nem pintados, e sim, confeccionados com materiais di-

versos dispostos pelos mesmos em cima de um colcho-nete, segundo a criatividade de cada um”. Para que os pais e associados possam verificar as produções desenvolvidas nessa oficina fotografamos o trabalho das crianças, para que todos tenham conheci-mento. “As crianças adoraram participar! É A OFICINA DE ARTES ABRINDO OS HORIZONTES!”

Page 17: Revista 360º São Carlos Clube

17Agosto 2012 | São Carlos Clube

SocialBeneficente

Maio foi o mês de Colaboração e DoaçõesPrograma Integração finaliza entregas das doações recebidas em suas atividades

Durante a GINCANTA DO BEM foram arre-cadadas latas de leite em pó para beneficiar os doentes assistidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, assim como, entregamos à Instituição (72) setenta e dois quilos de alimentados arrecadados durante o Campeonato Aberto de Maratonas Aquáticas – Revezamento- 4h Nadando.

O Programa Integração coordenado pela professora Egle Bonice-lli juntamente com

o Departamento Social, por meio de seu dire-tor João Ricardo Rampone, realizou em maio o Chá da Tarde do dia das Mães beneficente com arrecadações de fra-ldas para a Mater-nidade da Santa Casa de São Carlos.Houve também a entrega da Divisória para a Associação V.E.R.A da Cidade Aracy adquiri-da no Chá da Tarde Beneficente de novembro de 2011.

Page 18: Revista 360º São Carlos Clube

18 São Carlos Clube | Agosto 2012

EntrevistaDica do Sócio

Há mais de 50 anos começou a minha paixão pela motocicleta.

Comecei com 17 anos, não tinha nem habilitação, mas desde que comecei nunca mais parei. Na época em que trabalhava, e os meus filhos eram bem jovens diminui minhas saídas com a motocicleta, pois não queria induzi-los, já que esse veículo de condução é muito perigoso. Gostaria que os meninos se iniciassem por vontade própria e prazer e não por espelharem em mim essa vontade.Mas, depois que me aposentei, dei vazão a essa vontade de sair, pas-sear e conhecer novos lugares em cima de uma motocicleta. Comecei a viajar pelo Brasil e fora do país.América do sul - Rodei ela todinha com a minha própria moto....Nós temos um grupo de amigos que sempre viaja juntos, alguns sócios do clube, embora não fazemos parte de moto clube organizado (já acon-teceu no passado), nos

encontramos e realizamos várias via-gens.Nosso sistema é nunca juntar um grupo muito grande por que:As dificuldades aumentam, tanto para seguir a viagem propriamente dita quanto para se acomodar em hotéis. E também pode acontecer das personalidades se aflorarem e surgir desavenças desnecessárias, que atrapalham o andamento da viagem. A melhor pessoa do mundo aqui, do seu lado, depois de dias de estrada pode se tornar alguém inde-sejada.O ideal é um grupo com (4) quatro pessoas no máximo se não houver saída, montar um grupo com (6) seis pessoas.Não é muito interessante viajar so-zinhos, embora muitos aventureiros gostem, porque tem seu encanto fazer as coisas que você quer na hora em que bem quiser. Imprimir seu próprio ritmo.

Preparação:- A manutenção nas motocicletas tem que ser e estar perfeita.- Sempre saia de viagem com pneus novos (viagens longas principal-mente), normalmente não se encon-tra nada no percurso.-Equipamentos:

Ferramental básico e cada motoci-cleta têm as suas específicas, até porque não dá para prevermos tudo o que acontece.Eu tive muita sorte, pois raríssi-mas vezes ocorreram problemas mecânicos, mas já furei pneus, por isso levamos o kit para pneus sem câmeras. Ele permite o conserto do furo na estrada mesmo e com a ajuda de um compressor que infla o pneu a gente pode continuar a viagem até o posto mais próximo.Estradas:Fora do país na América do Sul, par-ticularmente na Argentina e Chile as estradas são muito boas. Dada à in-certeza quanto ao ritmo da viagem, coisa que pode variar muito, não podemos ter certeza aonde iremos dormir e nem o horário de chega-da. Normalmente a gente encontra acomodações em qualquer lugar. Motociclistas não têm muito luxo, mas fazemos questão de encontrar um lugar limpo e um bom chuveiro. Como em qualquer grupo há aque-les que querem acomodações mais caras e outros que levam sua barraca e acampam aonde achar melhor.

Page 19: Revista 360º São Carlos Clube

19Agosto 2012 | São Carlos Clube

EntrevistaDica do Sócio

Alimentação: No geral a alimentação durante o dia é a mais leve possível, evitamos sen-tar em restaurantes devido o tempo que se perde e a quantidade que se come. Comemos lanches simples, frutas e barras de cereais. Depois no final de cada dia, procura-mos um bom restaurante e fazemos uma refeição melhor.A dica é sempre viajar de dia, a não ser que tenhamos que terminar um pedacinho do percurso, mas prefe-rencialmente de dia.

Documentação:É a básica que se usa no Brasil. Para sair para a Argentina, América do Sul em geral é necessário ter o documento do veículo no seu próprio nome. Veículos de financiamento por leasing precisam ter a autorização da financeira.Levar documento pessoal, muito embora todos os países que fazem fronteira com o Brasil aceitem o do-cumento de identidade o nosso RG, é melhor se precaver com o passa-porte até por agilidade.

Vida:Já superei há muito tempo a marca de um milhão de quilômetros roda-dos. Ainda ando muito com a mes-ma disposição e curto demais esses passeios. Já andei toda América do Sul até a última cidade habitada chamada Uchuaia no estremo da Ar-gentina. Essa viagem demorou (28) vinte e oito dias e foi preciso atraves-sar à patagônia.

Outra viagem que marcou:A viagem que marcou muito foi para o norte com mais um amigo (duas motocicletas) onde atravessamos a Amazônia até Porto Velho que é a última cidade onde se tem asfal-to e dali pra frente embarcamos as motos em barcos de transporte de passageiros e cargas e cruzamos através do Rio Madeira a cidade de Porto Velho até Manaus.Descemos o Rio Madeira durante (4) quatro dias e meio até o Amazonas. Lá retornamos um pouco do lado da nascente e chegamos a Manaus. Fomos rodar com as motocicletas rumo norte atravessando o Estado de Roraima até a fronteira com a Ve-nezuela. Depois fomos passeando pelas praias e embarcamos em Puerto de La Cruz numa balsa que faz ligação com os pontos turísticos. Ali começa o Caribe, um passeio lindo. Depois embarcamos para uma ilha muito conhecida, a Isla Marga-rita. Ali ficamos uma semana pas-seando de praia em praia, foi muito agradável e sem contratempo.

Retorno:Fizemos o trajeto sentido contrário até Manaus, em Manaus nós embarcamos de novo em outro barco e descemos do Amazonas até Belém, em

seguida fizemos um turismo de (3) três dias em Belém e retornamos por Belém Brasília passando por To-cantins, Brasília e finalmente em São Carlos. Foram 40 dias de viagem.O trecho rodado foi de aproximada-mente 14 mil quilômetros. No geral são viagens de baixo custo se com-paradas aos pacotes de viagens turísticos.

Sobre o Barco:Esse trecho foi muito interessante por que esses barcos são regionais, pois não tem estrada, automóvel, ou seja, a condução dos ribeirinhos é por meio dos barcos. Em alguns pontos o barco parava na beira do rio pra descer produtos e se o tempo permitia íamos passear nas cidade-zinhas e conversar com as pessoas.Nesse barco que utilizamos cabiam aproximadamente (200) duzentas pessoas, a maioria viajava em con-dições precárias, levavam trouxas e cada uma tinha a sua própria rede. Não existem acomodações indivi-duais, apenas um enorme salão aberto aos lados onde essas redes eram trançadas. A princípio nossa passagem incluía um camarote. É bonito só de falar, mas na verdade era um corredorzi-nho muito estreito e curto e uma

Page 20: Revista 360º São Carlos Clube

20 São Carlos Clube | Agosto 2012

EntrevistaDica do Sócio

onde não se tem nada.Ao longo dela tivemos a possibi-lidade de pararmos em alguns lu-gares porque tenho parentes na maioria das cidades. Pudemos fazer turismo em Ji-Paraná–Rondônia, em Porto Velho, em Manaus e no retorno ficamos em Tocantins ao longo da Belém Brasília.

Curiosidade - Porto Velho:Passeando ali achamos uma história antiga que foi a construção de uma ferrovia chamada Madeira Mamoré que saia de Porto Velho até o interior da Bolívia. Na época que foi construí-da essa estrada teoricamente havia motivos políticos que recomendava essa construção e falavam também que seria uma saída para o mar da Bolívia e para a borracha natural que era extraída e saia por via fluvial des-de a Bolívia até as colhidas no Brasil. Foi uma verdadeira apopéia todos no meio da selva amazônica com uma enorme incidência de malária (e não se conhecia remédio e não existe até hoje vacinas) a região era muito salubre e os operários mor-riam por causa das moscas. A maior parte dos operários vinha de fora do país e depois de (3) três a (6) seis meses que chegavam já estavam prejudicados, doen-tes e porque não dizer muitos mortos. Surgiu uma notícia de que o tanto que foi gasto em dinheiro e em vidas humanas para a construção dessa estrada daria uma vítima para cada dormente da estrada de ferro que seria corres-pondente aos dormentes de madeira dos trilhos e eles poderiam

ser todos de ouro comparado com o que se gastou. Então a ferrovia fun-cionou por (60) sessenta anos, de-pois essa borracha natural perdeu o valor, pois vieram as sintéticas. Sobraram as ruínas dessa estrada e até hoje há restos das construções, locomotivas velhas nuns barracões. Tentaram conservar como museu por algum tempo, mas hoje, encontram-se abandonadas por falta de verba.cama com beliche, mas era muito

quente, um calor horrível e descobri-mos, conversando com uma pessoa de lá, que estávamos no lugar mais perigoso do barco, pois em casos de naufrágio (e lá isso acontece muito porque o rio muda muito de percur-so e existem muitas pedras) a porta trava e nós poderíamos ficar presos. Então à noite a gente puxava os col-chõezinhos para um passadiço que tinha do lado que contornava todo o navio com a gradinha baixa, pratica-mente ao ar livre. Com o calor era até agradável.

Alimentação:Era feita no próprio barco, as pes-soas que tinham aquela passagem comum formavam uma fila e iam entrando em grupos de (40) pes-soas ao refeitório. E para nós que tínhamos uma passagem de “luxo”, as meninas do barco levavam um bandejão para nós no quarto. Mas em compensação, o uso dos sani-tários era muito complicado devido à quantidade de pessoas. Então a hora do banho tinha que ser (2) duas ou (3) três horas da manhã.Foi um passeio muito interessante e nunca esquecerei. Essa passagem pelos ribeirinhos, a realidade bonita de como conseguem sobreviver

Page 21: Revista 360º São Carlos Clube

21Agosto 2012 | São Carlos Clube

EntrevistaDica do Sócio

Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras

sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas pela EFMM.Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com todo dinheiro do mundo e meta-de de sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O empreendedor esta-dunidense Percival Farquhar aceitou o desafio e teria afirmado “(...) vai ser o meu cartão de visitas”.Foi a primeira grande obra de en-genharia civil estadunidense fora dos EUA

após o início das obras então ainda em progresso no Canal do Panamá. Com base naquela ex-periência, para amenizar as doen-ças tropicais que atingiram parte dos mais de 20 mil trabalhadores de 50 diferentes nacionalidades, Farquhar contratou o sanitarista bra-sileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região.A EFMM garantiu para o Brasil a pos-se da fronteira com a Bolívia e per-mitiu a colonização de vastas exten-sões do território amazônico, a partir da cidade de Porto Velho, fundada em 4 de julho de 1907.Em 2011, o Governo do Estado de Rondônia condecorou in memorian com a comenda Marechal Rondon, Percival Faquhar e os 876 america-nos que comandaram a construção da ferrovia.

Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.

I

Page 22: Revista 360º São Carlos Clube

22 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialAgenda

10/08 - Quizumba (MPB)17/08 - Sol Nascente (MPB)24/08 - Giovanna e convidados (MPB)31/08 - Kelly e convidados (MPB)

A programação pode sofrer alterações, para evitar transtornos, confira sempre a programação do clube por e-mail, site ou pelo facebook.

Música ao Vivo no

03/08Maria Butcher é uma cantora reconhecida e premi-ada em diversos festivais no Brasil e aplaudida por públicos na Europa, Ásia e América do Sul por sua primorosa voz e habilidade de interpretação, alia de forma autêntica as principais caracterís-ticas de cada compositor que interpreta, encan-tando as plateias por onde passa.Atualmente, a cantora que é semifinalista do con-curso “Mulheres que Brilham” do programa “Raul Gil” transmitido pelo SBT. Maria ainda se divide entre as gravações para TV e o ensaio para seu novo projeto. Neste novo trabalho une música, dança e interpretação em um belíssimo espe-táculo para homenagear a cantora Elis Regina. O espetáculo tem apresentação marcada para o dia 20 de setembro no Teatro Municipal de São Carlos. Para conhecer mais sobre ela visite o site www.mariabutcher.com.br

Maria Butcher - MPB

Baile dos Pais com show Banda Doce VenenoDia 11 de agosto, sábado, às 22hSede AvenidaCada associado tem direito a um convite para não sócio – retirar na secretaria.

Chá da Tarde com sorteio de brindes11/08, quarta-feira – às 14h30Maiores de 18 anos.Restaurante Sede de Campo

A partir das 19h30 com monitoramento infantil

Page 23: Revista 360º São Carlos Clube

23Agosto 2012 | São Carlos Clube

O Departamento Cultural realiza no feriado do dia 15 de agosto o Dia dos Pais! Oficina de Pipa, quarta-feira, das 9h às 12h. Um evento para pais e filhos socializar-se e brincarem junto com seus familiares e amigos. Atividade para todas as idades. Venha participar e se divertir com a sua família.

Curiosidade – Dia dos PaisEvoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e lon-ga vida a seu pai. No Brasil, é comemorado no se-gundo domingo de agosto. No Brasil a implementação da data é atribuída a Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. Curiosidade – PipaUma pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segu-

rada pelo operador. É composta de papel que tem a função de asa, sus-tentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabio-la que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade,também pode uma usar linha. É um dos brin-quedos mais utilizados por crian-ças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um lo-cal apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como disposi-tivo de sinalização militar. Os movi-mentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.No décimo segundo século, na Eu-ropa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmos-férica. O político e inventor ameri-cano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

SocialDia dos Pais

Page 24: Revista 360º São Carlos Clube

24 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

Ana Luiza, Ana Beatriz e Gabriela Ana Vivian, Malú e Neto Caio e Sara

Gabriela, Mauela e Estevam Isabela, Monike e Luiz Claudio Jô e Nadin

Leda e Francisco Lucia Helena e Neto Marcelo e Daniela

Marcos, Luciana, Vanda e Neviton Matheus, Natalia e Diego Patrícia, Carol, Juka e Sofia

Com público aproximado de 5.500 pessoas a festa foi um sucesso. Organização, bom tempo e clima, quatro atrações musicais e uma linda quadrilha formada momentaneamente pelo público em geral.

Page 25: Revista 360º São Carlos Clube

Com público aproximado de 5.500 pessoas a festa foi um sucesso. Organização, bom tempo e clima, quatro atrações musicais e uma linda quadrilha formada momentaneamente pelo público em geral.

Fotos: Diego Martins

Page 26: Revista 360º São Carlos Clube

26 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

Aparecida, Zuleica, Arnaldo e Antonio Cristina e Julio Dirceu e Rosangela

Eliseu e Renata Gê Catoia e Lucimar Herico e Mary

José e Vanda Luiz e Solange Marcos e Feli

Roseli e Airton Sérgio e Hamiette Solange, Helena, Ester, Ribeiros e Lucimar

Público se contagiou com as músicas e dançaram até altas horas da madrugada

Page 27: Revista 360º São Carlos Clube

27Agosto 2012 | São Carlos Clube

Fotos: Diego Martins

Público se contagiou com as músicas e dançaram até altas horas da madrugada

Page 28: Revista 360º São Carlos Clube

28 São Carlos Clube | Agosto 2012

SocialRegistros

ALMOÇO JULINO 2012

Fotos: Diego Martins

Ana Maria e Jonatha Elisangela, Rodrigo e Leandro Enzo, Rebeca, Sara, Gustavo, Isabela, Lucas e Gabriel

Isabela e Rebeca João Paulo, Mirce e Raimundo Pico, Jô, Sergio, Nadin e João Paulo

Rodrigo Zanc

Comida mineira de primeira qualidade apeteceu o paladar do associado que pode se divertir ao som de Rodrigo Zanc e as crianças puderam, por mais um dia, brincar na área destinada à elas.

Page 29: Revista 360º São Carlos Clube

29Agosto 2012 | São Carlos Clube

Dia Horário Atividade

01/ago 14h Interclubes de Tranca Sete02/ago 14h Interclubes de Tranca Sete04 e 05 08h Torneio Interno de Tênis Pais e Filhos04/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto05/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto06/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201208/ago 17h Torneio Interno de Pontinho09/ago 14h Torneio Interno de Pontinho11/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto11/ago 18h Encerramento e Premiações - 19ª Campeonato12/ago 08h 14º Campeonato Futebol Adulto/2012 INICIO13/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201214/ago 19h30 Torneio INÍCIO de Tranca - 2º Semestre/201215/ago 14h Torneio Interno de Pontinho16/ago 14h Torneio INÍCIO de Tranca - 2º Semestre/201218/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto18/ago 13h30 3º Copa Villa Sports Voleibol Feminino/201219/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto20/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201221/ago 19h30 Torneio de Tranca Noite- 2º Semestre/201222/ago 14h Torneio Interno de Pontinho23/ago 14h Torneio de Tranca Tarde- 2º Semestre/201225/ago 13h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto26/ago 08h 19º Campeonato Interno Futebol Adulto27/ago 15h Torneio Interno de Bocha Misto de 201228/ago 19h30 Torneio de Tranca Noite- 2º Semestre/201229/ago 14h Torneio Interno de Pontinho30/ago 14h Torneio de Tranca Tarde- 2º Semestre/201201/set 13h30 17º Campeonato Interno Futebol Menor 2012

Dia Horário Modalidade Local Torneio FPA05/ago 08h Atletísmo São Paulo Campeonato APV - Equipe Master 10/ago 19h30 Voleibol Feminino Pirassununga Torneio FPA Menor 11/ago 08h Atletismo São Paulo Campeonato APV - Equipe Master11/ago 19h30 Voleibol Feminino Ibaté Copa APV Infantil Feminino 11/ago 08h Voleibol Feminino Piracicaba II Camp.Brasileiro Caixa - Juvenis Interclubes18 e 19 08h Atletismo São Paulo Torneio Regional de Natação25/ago 08h Natação Jaboticabal Maratonas Áquaticas de 2012 25/ago 08h Natação - Maratonas Guarujá Campeonato APV - Equipe Master25/ago 16h Voleibol Feminino Rio Claro Campeonato Estaual Caixa Sub-2325 e 26 08h Atletismo São Paulo

Sede de Campo São Carlos Clube

Outras Localidades

AgendaEsportiva

VENHA PRESTIGIAR AS ATIVIDADES ESPORTIVAS DO SÃO CARLOS CLUBE, TRAGA SUA FAMÍLIA E

DESFRUTE DE TODA ESTRUTURA QUE O NOSSO CLUBE TEM A OFERECER A TODOS ASSOCIADOS.

Page 30: Revista 360º São Carlos Clube

30 São Carlos Clube | Agosto 2012

A socialização nas aulas de hidroginástica

Ana Maria Chaves PomponioTrabalha no São Carlos Clube há quase 20 anos, formada em educação física, pedagogia e magistério.

As aulas de hidroginástica acontecem em um ambiente agradável onde os alunos podem se divertir e comunicar-se com os colegas, intera-gindo de forma à praticar uma atividade física além da socialização que nada mais é que o desen-

volvimento da solidariedade social, do espírito de cooperação e o sentimento coletivo dos indivíduos associados , além de estar fazendo uma atividade física completa e prazerosa, melhorando assim a qualidade de vida aumentando sua longevi-dade.

Os alunos tornam-se solidários uns aos outros, se entrosam melhor, inicia-se contatos sociais, comemoram aniversários jun-tos, fazem festas, combinam reuniões, trocam vivências e se aperfeiçoam como pessoas, aliviando assim o stress do dia a dia, liberando as tensões durante a aula.

O resultado das aulas é relevante, pois melhora a saúde física proporcionando o bem estar físico, mental e social, além de melhorar a postura, o equilíbrio, a força muscular, a coordenação e a respiração.

Viver mais tempo não significa viver melhor, ser saudável procurar fazer coisas saudáveis e prazerosas, bons hábitos alimen-tares e dormir bem faz toda a diferença. O público das aulas abrange mulheres, homens, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, não apresentando exclusão de nenhum grupo, basta estar bem de saúde, com o consentimento do médico .

Para que o indivíduo encontre-se atraído por alguma coisa, é necessário que primeiro algo o motive a isso, o principal fato que nos leva à motivação advém das nossas necessidades, levando o aluno a fazer esforços para obter certo resultado.

Podemos observar atualmente, vários estudos que comprovam que quando uma pessoa é motivada à prática de qualquer atividade, o mesmo ingressa na atividade por vontade própria. Através desse interesse ele é contemplado pelo bem estar psicológico, alegria, satisfação, prazer e persistência.

Nesses mais de 18 anos trabalhando com hidroginástica percebi que a amizade feita em aula continua também fora do ambiente, os alunos se entrosam tanto que às vezes somos obrigados a lembrá-los que o excesso de conversa durante as aulas acabam atrapalhando o desempenho da aula e principalmente do aluno.

ArtigoHidroginástica

Page 31: Revista 360º São Carlos Clube

31Agosto 2012 | São Carlos Clube

Page 32: Revista 360º São Carlos Clube

CR

ECI 17429-J

Inco

rpor

ação

Reg

istra

da n

o C

.R.I.

de

São

Car

los:

R12

/ M

at. 6

.762

de

22/0

5/20

12

More, caminhe e seja visto na região mais charmosa da cidade.

2 ou 3 dormitórios1 suíte

• Varanda gourmet• Piso com isolamento acústico• Porcelanato em todos os ambientes• Porteiro eletrônico com vídeo câmera em todos os apartamentos• Elevador acessível a portadores de necessidades especiais• Região de maior valor de mercado da cidade

Se você deseja independência pessoal, sem abrir mão de benefícios urbanos, Cartagena é para você.

Incorporação, Projeto e ConstruçãoVendas e Informações

www.imobiliariacardinali.com.brfone (16) 2107-8000 Av. São Carlos 2115, Centro fone (16) 2107-8001 Av. Miguel Petroni 2401, Santa FelíciaSão Carlos SP

www.grupobianco.net/bianco_engenhariaRua Cap. Adão Pereira de Souza Cabral 578

São Carlos SP

BancosConveniênciasEscolasFarmáciasPadariasRestaurante e Pontos de EncontrosSupermercado

kappa 20,5x27cm.indd 1 20/07/12 14:52


Top Related