revist a nossa voz edição 19 - agosto 2018 · durante a primeira etapa de construção, o...

28
R E V I S T A NOSSA VOZ www.assodeere.com.br Edição 19 - Agosto 2018 PUBLICAÇÃO SEMESTRAL ASSODEERE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DISTRIBUIDORES JOHN DEERE DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA E GRATUITA 26 Pág. 08 Pág. 22 Pág. John Deere é a “Marca do Ano” pela quinta vez seguida, e Assodeere é a “Associação de Marca do Ano” pelo terceiro ano consecutivo Assodeere compartilha resultados com a Rede John Deere nas Bahamas Rede John Deere define novo Mapa Estratégico da Assodeere Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 1 31/08/18 22:58

Upload: lamxuyen

Post on 01-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

R E V I S T A

NOSSA VOZwww.assodeere.com.brEdição 19 - Agosto 2018

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL ASSODEERE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DISTRIBUIDORES JOHN DEERE

DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA E GRATUITA

26Pág.

08Pág.

22Pág.

John Deere é a “Marca do Ano” pela quinta vez seguida, e Assodeere é a “Associação de Marca do Ano” pelo

terceiro ano consecutivo

Assodeere compartilha resultados com a Rede

John Deere nas Bahamas

Rede John Deere define novo Mapa Estratégico da Assodeere

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 1 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.br

Sumário

ExpedienteCoordenação Editorial Rejane Hermann

Tiragem Revista 500 exemplares

Av. Magalhães de Castro, 4800

Edifício Capital Building - Torre 1 - 1º andar - Unidade 11

Cidade Jardim - Cep 05676-120 - São Paulo - SP

Jornalista Responsável Ana Carolina AcocellaMTB 75559/SP

Contato [email protected]

Projeto GráficoAgência BR2www. agenciabr2.com.br

Convenção Bahamas

Power Service Reunião Rede e Planejamento Assodeere

Acordo Sompo Seguros

Premiação Fenabrave

Parceria Sage IOBPesquisa de Engajamento Rede John Deere

Editorial

08

22 2612 21

03 0704

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 2 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.br

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018 3

Desenvolvimento Humano

AlexanderHöhlPresidente Assodeere

No ano de 2013, na gestão de Luiz Piccinin, a Assodeere, com o apoio da Fundação Dom Cabral, construiu seu primeiro planejamento estratégico, que norteou as ações da associação por dois anos.

No início de 2015, na gestão de Mauro De Stefani, a Assodeere promoveu reuniões regionais para que os concessionários pudessem avaliar quais os objetivos estratégicos da Assodeere deveriam permanecer no mapa e quais as novas demandas que deveriam constar na estratégia da associação. A partir desse trabalho um novo Mapa Estratégico foi definido com visão até 2018.

Chegado o ano de 2018, a Assodeere, em parceria com a FDC, iniciou o processo de revisão do planejamento estratégico. Durante a primeira etapa de construção, o facilitador do processo, o professor Carlos Bonato, realizou reuniões de alinhamento com a Assodeere, entrevistas com clientes, escuta com concessionários e reunião com as lideranças da John Deere. Apoiado nas informações levantadas, Bonato propôs um novo Mapa Estratégico, focado principalmente nas questões de crescimento sustentável e relevância para o cliente. O mapa sugerido foi avaliado pela diretoria da Assodeere e passou por algumas modificações para, em seguida, ser apreciado pelos concessionários na Reunião Rede e Planejamento Assodeere, evento realizado na Chapada dos Guimarães (MT).

Durante a reunião de planejamento com a rede, segunda etapa do processo, foram propostos exercícios para que juntos pudéssemos identificar os principais desafios da rede e de que forma a associação pode ajudar os concessionários a superá-los.

Com base nessas reflexões, alguns objetivos foram ajustados. O novo Mapa Estratégico da Assodeere foi definido pela Rede John Deere, alinhado às necessidades dos concessionários, dos clientes e do mercado como um todo.

A conclusão do processo de construção do Planejamento Estratégico aconteceu, com o desdobramento dos objetivos em projetos e ações, definição dos recursos necessários, orçamento e cronograma para cada um dos objetivos estratégicos. Posteriormente, a diretoria da Assodeere reuniu-se com as lideranças da John Deere para apresentar o novo Planejamento Estratégico e discutir os projetos prioritários que serão trabalhados conjuntamente.

Esperamos dessa forma contribuir para o crescimento sustentável da Rede John Deere e para que os concessionários sejam reconhecidos pela relevância para os clientes hoje e no futuro, nesse mundo em franca transformação.

ESTRATÉGIA PARA CONTRIBUIR PARA QUE A REDE JOHN DEERE SEJA RECONHECIDA PELA RELEVÂNCIA PARA CLIENTES E PARCEIROS, CONSOLIDANDO O MODELO BASEADO EM SOLUÇÕES

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 3 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Desenvolvimento Humano

4

“PESQUISA DE ENGAJAMENTO REDE JOHN DEERE”: APÓS RESULTADO, CONCESSIONÁRIOS DÃO INÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE AÇÃO

A Pesquisa de Engajamento Rede John Deere foi aplicada entre os dias 3 e 17 de novembro, por 35 concessionários e alcançou a taxa média de respondentes de 90%. De acordo com as coordenadoras da pesquisa, as consultoras Aon Giovana Rizzo e Carolina Capella, esse foi um excelente resultado, uma vez que o índice considerado satisfatório é de 75%.

Com objetivo de capacitar os profissionais de Recursos Humanos para que eles possam usar as informações obtidas na Pesquisa de Engajamento de forma estratégica, a Assodeere promoveu o Train the Trainer – Pesquisa de Engajamento Rede John Deere, nos dias 17 e 18 de janeiro, na sede da associação, em São Paulo (SP).

Durante o treinamento, as representantes da Aon, Giovana Rizzo e Carolina Capella, apresentaram uma análise detalhada dos índices médios de engajamento atingidos pela Rede John Deere, reforçaram o conceito e a metodologia de engajamento e apresentaram meios para que os profissionais de RH tenham uma visão crítica dos resultados da pesquisa. Os profissionais foram preparados ainda para apresentar os resultados para a alta liderança e demais colaboradores.

Ao final do Train the Trainer, foi realizada uma dinâmica de grupo na qual os participantes elaboraram um plano de ação para atuar nas questões que mais influenciaram no resultado da pesquisa.

A última etapa do projeto promovida pela Assodeere foi a realização do treinamento remoto de navegação no sistema de resultados da pesquisa, no dia 15 de fevereiro.

Após a divulgação dos resultados de suas empresas e munidos dos subsídios necessários, os concessionários deram início ao desenvolvimento de planos de ação.

A segunda edição da Pesquisa de Engajamento Rede John Deere será aplicada no primeiro trimestre de 2019.

Rejane HermannCarolina Capella

90% 75%Taxa média de respondentes

Índice considerado satisfatório

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 4 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018 5

Desenvolvimento Humano

“PESQUISA DE ENGAJAMENTO REDE JOHN DEERE”: APÓS RESULTADO, CONCESSIONÁRIOS DÃO INÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE AÇÃO

MAQNELSON MOBILIZA AÇÕES INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DO RESULTADO DA PESQUISA DE ENGAJAMENTO REDE JOHN DEERE Uma cultura organizacional de alta performance estimula seus colaboradores a novos aprendizados, desperta o senso de pertencimento, autonomia, visão empreendedora, proatividade, comprometimento, entre muitas outras competências que colaboram para o alcance de resultados extraordinários. O alinhamento de informação é primordial para se estimular a conduta comum a todos dentro de uma empresa e fortalecer os pilares. E foi justamente com esse propósito que a Pesquisa de Engajamento Rede John Deere fomentou o desenvolvimento de projetos dentro da Maqnelson orientando ao alcance dos resultados. Essa conduta é que direciona os profissionais do concessionário sobre como devem agir quando estiverem em contato com o público, de nunca deixar que o cliente vá embora sem ter seu problema solucionado.

A área de Recursos Humanos junto com a diretoria do concessionário analisaram as Pesquisas de Clima, a Pesquisa de Satisfação do Colaborador e a Pesquisa de Engajamento tendo como propósito ouvir o colaborador e fomentar o desenvolvimento da equipe. Dessa forma, obtiveram resultados que auxiliaram no processo e assim puderam tratar os pontos vulneráveis comuns, motivando ações que vieram a ser implementadas.

Decorrente do resultado investigado a partir das

análises, dois projetos foram estimulados. O Sábado da Integração, uma ação que a Maqnelson já tinha em desenvolvimento, foi fortalecida com os apontamentos das pesquisas. A atividade se trata de tonificar a integração entre os departamentos com foco no desenvolvimento e troca de conhecimento específico de cada setor. É um momento onde os colaboradores ministram palestras internas explicando os principais gaps apontados pela Pesquisa de Experiência do Cliente. O encontro acontece semanalmente antes de se iniciarem as atividades do dia e mobiliza todos os departamentos da empresa, aplicado nas 12 filiais do concessionário. Outra ação que a Maqnelson desenvolveu foi o Dia da Botina, uma iniciativa que visa promover o engajamento entre os departamentos comerciais e administrativos com visitas aos clientes. A proposta é que esses setores acompanhem os departamentos comerciais durante as visitas a campo dedicando o conhecimento ao setor comercial e às atividades desenvolvidas pelos clientes. Os acompanhamentos serão quinzenais e englobam também as 12 filiais da Maqnelson.

De acordo com o concessionário, cada talento possui um potencial infinito, basta obter ferramentas de gestão apropriadas para maximizar a capacidade de desempenho individual e coletivo elevando sempre a satisfação.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 5 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Desenvolvimento Humano

6

A Tranorte contratou a consultora Aon Carolina Capella para realizar um workshop, no dia 27 de abril, em Mafra (SC). No evento, foram apresentados os resultados da Pesquisa de Engajamento e desenvolvidos planos de ação com todos os gestores do grupo Tranorte. “Foi muito importante ter o conhecimento dos resultados da pesquisa e dos principais pontos para se trabalhar. Percebe-se que o grande grupo está voltado ao mesmo objetivo, e saber que a diretoria está engajada e apoia as ações propostas é de grande valia”, destacou Vilso Bedin Júnior, gerente corporativo de serviços Tranorte.

Para Giseli Maria Martins, da área de marketing/qualidade do concessionário, o workshop trouxe informações importantes: “O workshop foi muito válido. Ter conhecimento dos resultados da pesquisa,

alinhar os processos e fazer parte do desenvolvimento das ações é muito importante. Fica claro que com processos bem definidos e pessoas engajadas, o alcance de metas, satisfação do cliente e geração de resultados são consequências.”

De acordo com João Paulo Bellotto, gerente de peças da filial Guaramirim, o evento foi muito proveitoso. “O workshop foi bastante produtivo. Com as ações propostas teremos um alinhamento e agilidade nos processos entre setores, além da melhoria da harmonia e do convívio em grupo. Foi possível verificar que todos os participantes estavam comprometidos, abraçaram a causa e agora vamos buscar resultados”, ressaltou João Paulo.

TRANORTE REALIZA WORKSHOP COM A CONSULTORA AON CAROLINA CAPELLA

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 6 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.br

7

Suporte à Rede

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

www.assodeere.com.br

ASSODEERE FIRMAPARCERIA COM A SAGE IOBCom o objetivo de apoiar a Rede John Deere na área do compliance tributário, a Assodeere fi rmou parceria com a Sage IOB. No convênio, que está em vigor desde o dia 2 de janeiro de 2018, a associação disponibiliza o serviço de Consultoria Telefônica VIP nas áreas de impostos ICMS, ISS, IPI, imposto de renda, tributos trabalhistas, previdência, entre outros, para os concessionários.

No dia 11 de janeiro, foi promovida uma reunião por videoconferência na qual consultores Sage IOB apresentaram mais detalhadamente o que prevê a parceria com a Assodeere. Na oportunidade, além do serviço contratado pela associação e oferecido gratuitamente à rede, foram apresentados os serviços adicionais com valores negociados pela Assodeere que podem ser adquiridos pelos concessionários.

De acordo com o extrato de usabilidade da consultoria, no primeiro semestre da parceria, os concessionários acessaram 241 vezes o serviço da SAGE IOB disponibilizado pela Assodeere.

7Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 7 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Convenção Assodeere

8 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

ASSODEERE APRESENTA RESULTADOS DO ÚLTIMO ANO E PROMOVE INTEGRAÇÃO DA REDE JOHN DEERE DURANTE CONVENÇÃO NAS BAHAMASA Assodeere realizou sua convenção anual no dia 3 de dezembro, nas Bahamas. O evento, que recebeu 100% dos concessionários John Deere, trouxe as ações promovidas pela associação durante o último ano e oportunizou momentos de integração e confraternização. Na parte da manhã, aconteceu a reunião de apresentação de resultados. Nela, a diretoria da Assodeere compartilhou com os concessionários as principais realizações de 2017. Alexander Höhl, presidente da Assodeere, iniciou o encontro relembrando o processo de defi nição das prioridades de sua gestão, passando pela reunião de transição com a diretoria anterior, escuta na rede para identifi cação das principais necessidades e expectativas dos concessionários, revisão do Mapa Estratégico até a defi nição das prioridades da gestão 2017/2018.

Em seguida, Alexander Höhl e Rejane Hermann (diretora-executiva) apresentaram as ações desenvolvidas para contribuir com políticas e ferramentas para a gestão de pessoas, como o Projeto Benefícios e a Pesquisa de Engajamento RedeJohn Deere. Ainda na área de capital humano, foram apresentados os resultados do Programa Avançado de Desenvolvimento Executivo – PADE II. No último ano, foram realizadas seis turmas do programa, que, no total, receberam a participação de 209 gestores da Rede John Deere. O vice-presidente, Gustavo Nakai, compartilhou um pouco de sua experiência vivida no módulo internacional do PADE II na Kellogg School of Management e destacou ainda a visita ao Intelligent Solutions da John Deere e ao concessionário americano AHW.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 8 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

9

Convenção Assodeere

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Na sequência, a diretora administrativo-fi nanceira, Denize Meza, expôs as parcerias e projetos desenvolvidos na área de tecnologia. A diretoria apresentou também o status da implantação dos ERPs Linx e Totvs e relembrou os treinamentos promovidos para aprimorar o conhecimento dos usuários desses sistemas.

Dando continuidade à apresentação, os diretores discorreram sobre as ações desenvolvidas na área de suporte à rede, como a parceria com aSage IOB, na qual a Assodeere disponibiliza consultoria tributária aos concessionários. Também foi recordada a reestruturação do GEO – Grupo de Excelência Operacional, o status do projeto CRM Power Sales, as palestras promovidas para oferecer à rede informações de inteligência de mercado, entre outros projetos.

A reunião seguiu com a apresentação do diretor comercial, Marco Miranda, que mostrou a atuação da Assodeere na construção de campanhas e estratégias comerciais.

Concluindo a retrospectiva dos projetos realizados no ano, Dilson Frank, diretor de peças, e José Luis T. de Aquino, diretor de serviços, expuseram o que foi feito pela associação para apoiar a rede a acelerar o crescimento sustentável do pós-vendas. Dilson

trouxe as ações e projetos desenvolvidos visando contribuir com a efi ciência do negócio de peças, e José Luis explanou sobre as ações em prol da área de serviços, entre elas a defi nição, em parceria com a John Deere, das condições do JD Tech. Um outro ponto destacado foi a construção, também em parceria com a John Deere, dos parâmetros para homologação e certifi cação do Power Service e a realização de dois workshops para o lançamento da Segunda Onda de Implantação do programa.

Alexander Höhl fi nalizou relembrando os eventos importantes de 2017, as comemorações dos 20 anos da Assodeere e a conquista da premiação “Associação de Marca do Ano”. A reunião de apresentação de resultados foi encerrada com uma sessão de perguntas e respostas. Após a plenária, foi servido um almoço de integração para todos os convidados da Convenção Assodeere Bahamas 2017. Em seguida, a associação promoveu um passeio de catamarã para Pearl Island.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 9 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Convenção Assodeere

10 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

PASSEIO DE BARCO PARA PEARL ISLANDNa ilha paradisíaca, os participantes foram recepcionados por um serviço exclusivo que serviu deliciosos drinks e petiscos. Em clima de descontração

e confraternização, os convidados apreciaram a deslumbrante paisagem e puderam se banhar nas águas cristalinas das Bahamas.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 10 31/08/18 22:58

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

11

Convenção Assodeere

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

PASSEIO DE BARCO PARA PEARL ISLAND JANTAR ESPECIAL ENCERRA A CONVENÇÃO ASSODEERE BAHAMAS 2017

A Convenção Assodeere foi encerrada na noite do dia 3 de dezembro com um jantar especial.

Na noite de celebração e confraternização, o presidente da associação, Alexander Höhl, em seu discurso, falou da importância de realizar eventos que promovam o encontro de todos e destacou um dos grandes diferenciais da Rede John Deere: o respeito e a união entre os concessionários.

Em seguida, Alexander passou a palavra ao primeiro presidente da Assodeere, Nelson Merola Jr., que relembrou um pouco da história dos 20 anos da associação e ressaltou o desenvolvimento constante e o profi ssionalismo da entidade.Nelson Merola Jr.Alexander Höhl

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 11 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Convenção Assodeere

12 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

MINAS VERDEM.A. MÁQUINASCOCAMARMAQNELSONVERDES VALESNISSEYLIPETRALAGROSULLAVOROCOLORADOMENEGAROSLC COMERCIALPRIMAVERAUNIMAQ

Arcos, MGCascavel, PRMaringá, PRItuiutaba, MGSanta Maria, RSVilhena, ROLinhares, ESLEM, BAErechim, RSOrlândia, SPTurvo, SCHorizontina, RSQuerência, MTAssis, SP

ÁSTERTRANORTEITAETÉLAVRONORTENAPALHACIARAMAGLOBALHÖHL MÁQUINASIGUAÇU MÁQUINASMARTINS & SOBRINHOSAGRO BAGGIOREAL MÁQUINASITAETÉ

Sapezal, MTMafra, SCCatanduva, SPBalsas, MACampos Novos, SCPonta Porã, MSAraucária, PRAcreúna, GORondonópolis, MTRio Verde, GOSorriso, MTMineiros, GOSão José do Rio Preto, SP

OFICINAS HOMOLOGADAS PELO POWER SERVICE

Após a entrega das placas, João Pontes, diretor

de experiência do cliente e suporte, apresentou

os critérios, categorias e pontuação do programa

Serviço Certificado John Deere. Ele destacou que os

concessionários que atingiram a categoria Máster,

dependendo de sua aderência aos indicadores

avaliados, podem receber todo o valor investido no

Power Service. No jantar, ocorreu ainda a entrega

das placas de homologação do Power Service aos

concessionários que passaram por auditoria e

superaram o índice de 65% de conformidade. A Minas Verde foi o concessionário com melhor desempenho, alcançando 100% de conformidade.

No acumulado de resultados dos últimos 12 meses, dois concessionários atingiram a categoria Máster: Minas Verde, com índice de 100% de aderência aos indicadores avaliados, e Verdes Vales, que atingiu a marca de 96,4%.

Após as premiações, o jantar seguiu ao som de uma banda local.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 12 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.br

13

Power Service

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

www.assodeere.com.br

POWER SERVICEEstamos na reta final da Onda 2 do Power Service, que tem implementado processos de profissionalização nas oficinas, além de demonstrar a importância que Serviços tem para a marca John Deere, para os resultados do Concessionário e, principalmente, para a satisfação dos Clientes.

Na Onda 1, em 2017, tivemos 27 oficinas homologadas pelo Power Service e neste ano temos outras 30 oficinas que aderiram ao projeto na Onda 2. Isto significa que até o final do ano teremos provavelmente 57 oficinas homologadas Power Service. Vale ressaltar alguns registros importantes desse projeto:

Caros Concessionários,

Estes números demonstram que estamos trabalhando no caminho certo ao decidirmos atuar nos quatro pilares do projeto: Venda Proativa de Serviços, Maximização da Produtividade, Aumento da Satisfação do Cliente e Gestão Eficaz por Indicadores.

No gráfico abaixo é possível observar o avanço das conformidades aos Padrões do Power Service, a partir da primeira Visita de Diagnóstico, nas oficinas participantes da Onda 2.

A evolução dos índices de conformidade aos padrões demonstra a dedicação e o claro entendimento das equipes de serviço sobre os procedimentos preconizados em todo o Programa, mas especificamente neste artigo, quero enfatizar os aspectos importantes do primeiro pilar do Power Service: VENDA PROATIVA DE SERVIÇOS. Este pilar compõe nossa estratégia inicial e, portanto, vamos analisar que benefícios ele pode trazer tanto para os concessionários e seus profissionais quanto para nossos Clientes.

83% 73%dos grupos de concessionários da Rede John Deere implementaram o Power Service em pelo menos 1 oficina.

dos grupos de concessionários que participaram da Primeira Onda aderiram novamente à Segunda Onda com pelo menos mais 1 oficina.

ÍNDICE DE CONFORMIDADE AOS PADRÕES DO POWER SERVICE

46,9%

58,6%

67,7%

75,3%78,7%

85,3%88,9%

V1 V2 V3 V4 V5 V6 V7

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 13 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Power Service

14 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Comecemos traçando um paralelo: muitas vezes imaginamos que a necessidade de um Cliente ter sua máquina trabalhando no campo, sem parar, é algo

muito distante da nossa realidade. Mas não é bem assim. Basta imaginarmos os seguintes cenários:

Você está utilizando um transporte público, o veículo apresenta uma pane e você simplesmente não consegue chegar onde precisa ou chega atrasado. O que você esperaria do responsável pelo veículo?

E se a pane acontecesse com o seu carro após ele ter dado todos os sinais possíveis, como barulho, vazamentos e falhas. O que você concluiria que deveria ter sido feito?

Pior ainda, seu carro apresentou pane e acabou de sair da oficina, onde foi realizado um reparo bem ao lado do ponto que acaba de falhar. Que credibilidade você daria ao mecânico que executou o serviço?

Certamente os sentimentos e as respostas que nos vem à mente são as mesmas para todos: frustração e raiva; aborrecimento e insatisfação, desejo de conversar com o responsável pelo transporte e dizer que ele deveria fazer a devida manutenção na frota; questionar o mecânico do seu carro sobre o porquê dele não ter investigado o sinal antes que a pane acontecesse e, até mesmo, por em dúvida o profissionalismo deste mecânico que acabou de mexer no carro e não viu o que estava para acontecer.

E tudo isto sem pensar nas consequências mais sérias que podem ocorrer após a pane, como risco de acidente, segurança, custo com guincho, perda do compromisso, arrumar o veículo em quaisquer condições, pagar mais caro etc. Ou seja, pura insatisfação e prejuízo.

Voltemos nossa atenção agora ao nosso Cliente. Será que tudo isto também não se aplica a ele? O que ele pensa quando o equipamento apresenta falha ou quebra no momento em que mais precisa? E se um técnico de seu Concessionário ou, você mesmo for um técnico que acabou de realizar outro serviço no mesmo equipamento que apresentou a pane, o que ele vai pensar?

Sabemos, é claro, que toda máquina está sujeita a

apresentar algum tipo de falha a qualquer momento

e muitas são imprevisíveis. Mas também é verdade

que muitas delas podem ser evitadas com simples

manutenções preventivas que, via de regra, são mais

baratas e rápidas quando comparadas às corretivas.

Raramente um problema grave acontece sem antes

apresentar sinais claros de que algo pior está por

vir. Vazamentos, falhas intermitentes, indicação de

códigos no painel, aquecimento, barulhos diferentes

e perda de desempenho são alguns destes sinais que

podem ser facilmente detectados e corrigidos antes

de se tornarem uma tremenda dor de cabeça e um

peso no bolso dos nossos Clientes.

Alguns destes sinais podem até ser identificados

pelo próprio operador do equipamento, mas outros

certamente dependem do diagnóstico de um técnico

especializado e, por isso mesmo, o Power Service

reforça a importância de sempre oferecer ao Cliente

John Deere uma inspeção ou revisão preventiva no

equipamento dele.

Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 14 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

15

Power Service

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Laudenir Savoine Gerente de Projetos Prime Action

Vale ressaltar aqui, que nós não podemos confundir a

oferta de um serviço preventivo com a obrigatoriedade

do Cliente em aceitar. Negar é um direito do Cliente,

mas é um dever profissional de um técnico identificar

e alertar que algo não está bem com a máquina,

sugerindo uma manutenção prévia.

A J.D. Power, uma das mais conceituadas empresas

americanas de pesquisas do setor automobilístico,

realizou recentemente uma pesquisa com os Clientes

das 15 maiores marcas de automóveis do mercado

brasileiro e concluiu que: quando os consultores

recomendam serviços além do original solicitado – e o

Cliente aceita esse serviço – o índice de satisfação dos

Clientes tende a aumentar, mesmo com o aumento

do valor pago (fonte: Customer Service Index (CSI)

StudySM Brasil 2017 da J.D. Power). Em outras

palavras, pode-se afirmar que os Clientes perceberam

valor no serviço adicional. Apesar da pesquisa ser

relacionada ao setor de automóveis, podemos

acreditar que nossos Clientes não são diferentes e

até percebam maior valor, em razão da dependência

produtiva que possuem de suas máquinas.

Mas qual a melhor maneira de se recomendar serviços

além do originalmente solicitado? A resposta a esta

pergunta é simples: agir sempre com transparência

e baseado em evidências. Uma demonstração visual,

a utilização de um equipamento de medição ou uma

análise de fluidos são exemplos de diagnósticos que

podem revelar uma incontestável necessidade de um

serviço preventivo, que certamente evitará problemas

e despesas futuras muito maiores para os Clientes.

Duas dicas simples farão desta prática uma

demonstração clara de cuidado com a máquina de

um Cliente:

Assim, uma oficina de qualidade com técnicos preparados tem como missão não apenas o reparo, mas também atuar na prevenção de panes.

Para finalizar, vamos reforçar a dica desta edição com a seguinte regra fundamental:

Identifique e ofereça os serviços preventivos necessários sempre com TRANSPARÊNCIA e baseado em EVIDÊNCIAS.

Desta forma, você será um profissional reconhecido, a Concessionária terá uma oficina sustentável e o Cliente a garantia de satisfação e produtividade.

Sucesso a todos e até a próxima edição.

O gestor da oficina deve analisar o cronograma de trabalho das máquinas, de acordo com as culturas presentes na região, identificando o melhor momento para realizar manutenção dos equipamentos e, assim, propor ao Cliente um serviço preventivo. Uma grande quantidade de horas de trabalho a que o equipamento já foi submetido aliado à entressafra do Cliente gera o momento ideal para uma boa revisão ou reforma do equipamento, deixando-o em condições de trabalhar durante a próxima safra, com menor risco de pane

Ao realizar um serviço solicitado pelo Cliente, um técnico deve sempre b u s c a r i d e n t i f i c a r situações de r isco no equipamento e, sempre que possível, em outros que estiverem disponíveis, possibilitando a redução de prováveis manutenções corretivas.

DICA: DICA:

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 15 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Power Service

16 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Agendamento

EPIs disponíveis

Área da oficina demarcada 5S

Tela de agendamento

Cuidados com equipamentos

Tela de programação

Uso de EPIIdentificação de equipamento

O trabalho vem promovendo uma mudança cultural em todo o time de serviços, mas precisamos sempre reforçar os conceitos para promover uma “recarga no HD de cada funcionário” acostumado a trabalhar

de uma mesma forma por anos, destacou Reginaldo Rossi, gerente corporativo de serviços da Iguaçu Máquinas.

Depois do Power Service: limpeza e organização, uso de

EPIs, agendamento dos técnicos, cuidado com os equipamentos

dentro da oficina da Iguaçu.

IMPLANTAÇÃO DO POWER SERVICE NA REDE JOHN DEERE

IGUAÇU MÁQUINAS

Concessionários já sentem os benefícios trazidos pelo programa

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 16 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

17

Power Service

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Concessionários já sentem os benefícios trazidos pelo programa

UNIMAQPower Service e suas melhoriasImplantado há pouco mais de um ano na matriz do Grupo Unimaq, o Power Service trouxe diversas melhorias. Entre elas, segundo o coordenador de pós-vendas local, Romualdo Bastos da Silva, estão a organização da ofi cina e do trabalho e o controle do faturamento.

“O Power Service é um excelente programa. Melhorou meu conhecimento da planilha de controle de

faturamento, e, assim, passei a ver com mais clareza todos os processos do departamento”, destacou Silva.

A relação com os clientes também teve alteração. Foi possível identifi car aqueles que estavam inativos, trabalhando no seu resgate. Os que já estavam no concessionário também sentiram as melhorias, sentidas no aumento da qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Flávio Verruma, gerente comercial do Grupo Unimaq; Romualdo Bastos, coordenador de pós-vendas; e Maykon Arruda, técnico de serviços da matriz, em Assis.

17Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 17 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Power Service

18 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

MAQNELSONGerente de serviços da Maqnelson, Francisco Cantilho da Silva Júnior, relata como foi feita a implantação do Power ServiceTodo o projeto dentro da Maqnelson foi baseado em quatro pilares: Venda Proativa de Serviços, Maximização da Produtividade, Aumento da Satisfação do Cliente e Gestão Eficaz por Indicadores. E em 51 padrões de rotinas para pós-vendas via oficina. Conseguimos resultados em processos que antes não tinham informações e estratégias para criar “alvos” para vendas proativas, oferecendo uma solução assertiva para o cliente, aumentando as vendas focadas na satisfação, rentabilidade e produtividade de força de trabalho.

Após implementadas as práticas do Power Service, conseguimos o mapeamento de falhas que antes não tínhamos como medir e identificar. Com a equipe prestando conta de 100% das horas disponíveis através de apontamentos diários, começamos a criar melhorias no processo e resolver problemas mostrados pelos indicadores de desempenho, realizando, assim, a melhoria contínua e evoluindo nosso resultado.

Superamos as expectativas do cliente, desde o início do

atendimento até a entrega da máquina. Ações simples: check-list de recebimento/entrega, instalação de kit protetor para evitar sujar de barro, graxa e lubrificantes a cabine, o volante e o banco, repintura das rodas e pequenos riscos, higienização da cabine, limpeza do ar-condicionado, identificação do equipamento no pátio, lavagem e envio de informações do andamento dos serviços com previsão de entrega.

Um dos resultados mais importantes foi nas atividades de programação e agendamento, que antes da criação dos padrões era o gargalo. Atualmente, conseguimos organizar toda a previsão de atendimento e ocupar as horas disponíveis da equipe e sermos precisos no atendimento e distribuição da carga de trabalho. Tudo isso à vista de todos dentro da oficina.

No mês de dezembro, a filial da Maqnelson de Ituiutaba recebeu a certificação do programa Power Service pelo gerente geral de negócios, Bruno Merola, alcançando o resultado final de 96% de conformidade com os padrões do programa.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 18 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

19

Power Service

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

Em novembro de 2017, começou a implantação do Power Service na matriz da Tecnosafra, em Chapecó (SC), e desde a visita 1, que é a visita de diagnóstico, estamos observando uma grande evolução, um crescimento em busca da melhoria contínua nos 51 padrões que o programa estabelece. Hoje, passadas as visitas do consultor Marcelo, da Prime Action, pode-se perceber um crescimento muito expressivo, desde o start do programa, como mostra o gráfico abaixo da visita 4:

Com este crescimento, é nítida a mudança na cultura dos colaboradores, pois foi necessária uma reorganização em toda a estrutura física da área de serviço e adequações, tanto de colaboradores como visitantes, pois para maior segurança, está sendo obrigatório o uso de EPIs durante o acompanhamento e execução de qualquer serviço realizado.

Outro ponto que melhorou com a aplicação do programa Power Service foi a utilização do escaninho (quadro de controle de trabalho), trazendo uma gestão transparente do andamento do dia a dia dos técnicos e agilidade nos processos (fluxogramas), melhorando a performance (eficiência, produtividade e desempenho) de toda a equipe técnica.

Com a chegada do Power Service, chegou também a aplicação do 5S, que, de maneira surpreendente, trouxe uma organização direta ao departamento de serviços (sala de ferramentas especiais, área de lavagem, sala de garantia, dependências da oficina) e, de forma indireta, nos demais departamentos da empresa.

Esta é mais uma das evoluções anunciadas pela Tecnosafra, que está confiante nos reflexos positivos no dia a dia da empresa e dos clientes John Deere na região oeste de Santa Catarina.

TECNOSAFRAMUDANÇAS NA TECNOSAFRA COM A IMPLANTAÇÃO DO POWER SERVICE

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 19 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Power Service

20 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

TERRAVERDEA implementação do Power Service na Terraverde teve início no segundo semestre do ano passado e já conta com cinco visitas concluídas e uma busca diária por 100% de aderência aos padrões do programa

O programa tem previsão de conclusão nos próximos meses e já vem trazendo enorme impacto positivo quanto às rotinas de atendimento, tratativas de eficiência e produtividade técnica além de consolidação do nível de satisfação dos clientes de forma sustentável.

O multiplicador do projeto, Daniel Lopes, evidencia a qualidade e embasamento técnico do Power Service e, sobretudo, a importância de a estrutura estar alicerçada em quatro pilares, os quais, certamente, atuarão de forma a garantir o crescimento sustentável do negócio.

Além disso, segundo Daniel, o grande desafio do projeto tem sido principalmente a mudança de hábitos de forma a consolidar uma cultura forte e sólida no dia a dia da operação, e não simplesmente

uma aderência de padrões. Ao mesmo tempo, também se faz necessário um olhar incisivo e assertivo para as oportunidades de ganhos e de rentabilidade operacional, a fim de manter o negócio sustentável ao longo do tempo. Foi observado ainda que o aumento da satisfação do cliente é consequência direta da melhoria das atividades internamente desenvolvidas por toda a equipe da Terraverde, tais como: no maior foco para agendamento de serviços; na venda proativa de pacotes e revisões; pesquisa de satisfação pós-serviço; disciplina da equipe na aderência à organização; padronização de documentações, indicadores e processos. Em conjunto, essas atividades impactam diretamente na melhoria do desempenho técnico da equipe e, com isso, proporcionam a melhor experiência para os clientes do concessionário.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 20 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.br

21

Suporte à Rede

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

www.assodeere.com.br

ASSODEERE ASSINA ACORDO OPERACIONAL COM A SOMPO SEGUROS

Está cada vez mais evidente que a comercialização de seguros, além de aumentar a receita dos concessionários, é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes. O negócio de seguros vem crescendo na Rede John Deere, mas ainda há muito espaço para a expansão. Nesse sentido, a Assodeere celebrou o convênio com a Sompo Seguros. Por meio da parceria, a seguradora oferece importantes diferenciais nas condições comerciais, coberturas e franquias.

O convênio iniciou-se com um projeto piloto com a participação de três concessionários e foi realizado durante os meses de abril e maio. Durante a Agrishow, no dia 3 de maio, a Sompo ofereceu um café da manhã para os concessionários que estavam participando da feira. No encontro, foram divulgados os diferenciais competitivos da parceria fi rmada.

No dia 7 de junho, a Asssodeere e a Sompo Seguros promoveram um workshop para apresentar os detalhes operacionais e informações importantes sobre a parceria aos responsáveis pela gestão e venda de seguros da Rede John Deere. O evento foi realizado na sede da seguradora, em São Paulo (SP). Na ocasião, os profi ssionais da rede foram recepcionados pelos representantes da Sompo Seguros Fernando Antonio Grossi Caval (diretor-executivo), João Carlos França de Mendonça (diretor técnico), Fabiana Medina (superintendente técnica), Alexandre Gomes Alves (coordenador técnico) e Thiago Ferreira Rodrigues (gerente superintendente). No workshop, foi apresentado o histórico do Grupo Sompo e informações sobre coberturas, franquiase sinistro.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 21 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Planejamento Estratégico Assodeere

22 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

REDE JOHN DEERE DEFINE NOVO MAPA ESTRATÉGICO DA ASSODEERE A Assodeere realizou a reunião Rede e Planejamento Assodeere, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O evento, que recebeu a presença dos executivos da Rede John Deere, teve como objetivo promover uma reflexão profunda

sobre os principais desafios dos concessionários para o curto e longo prazo, e, a partir das considerações dos participantes, seria construído o Mapa Estratégico da Assodeere 2018-2022.

No dia 26, um jantar-palestra abriu o evento. Na noite de integração do grupo, Zeca de Mello, teólogo e professor da Fundação Dom Cabral, apresentou a palestra “Cultivando Confiança”. Em sua explanação, Zeca de Mello passou pela etimologia da palavra até mostrar de que forma a confiança pode ser usada de modo inteligente. No dia seguinte (27), Alexander Höhl, presidente da Assodeere, iniciou a reunião falando sobre o objetivo do evento e destacou o papel dos concessionários na construção da estratégia da associação.Na sequência, o facilitador do processo de construção do Mapa Estratégico, o professor da Fundação Dom Cabral Carlos Bonato,

propôs o primeiro exercício de reflexão aos participantes. Na atividade, os concessionários foram separados em grupos para discutir e identificar os principais desafios da rede nos próximos cinco anos.Em seguida, o professor da FDC falou sobre o cenário atual de mundo e as transformações ocorridas nas últimas décadas. Bonato apresentou ainda um vídeo produzido pela

Zeca de Mello

Malai Manso Resort - Chapada dos Guimarães (MT)

Carlos Bonato

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 22 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

23

Planejamento Estratégico Assodeere

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

John Deere especialmente para o evento, no qual Alex Sáyago, diretor de marketing e vendas, explica a essência da estratégia da companhia para 2022.Dando seguimento à reunião, Carlos Bonato compartilhou com a rede o Mapa Estratégico, que foi desenhado a partir das reuniões de alinhamento com a Assodeere, das entrevistas realizadas com clientes, das escutas com concessionários e da reunião com a diretoria da John Deere. Continuando com o processo de construção, os concessionários fizeram uma análise crítica do Mapa e sugeriram algumas alterações.

O primeiro dia de trabalho foi encerrado com um exercício em grupo, no qual foram elencados os possíveis fatores críticos de sucesso da rede.

Após a reunião, a Assodeere promoveu um jantar de confraternização. Uma banda local deu o tom da noite.

Jantar de integração

Alexander Höhl

Os trabalhos foram retomados na manhã do dia 28. A primeira atividade do grupo foi a identificação das iniciativas estratégicas da Assodeere que devem ser tomadas diante dos fatores críticos de sucesso.

Concluindo as análises, os concessionários avaliaram a situação atual de sua empresa frente aos desafios apresentados e definiram os pontos prioritários.

No fechamento da reunião Rede e Planejamento Assodeere, o presidente da associação, Alexander Höhl parabenizou a todos e destacou que a participação efetiva dos concessionários durante o evento foi fundamental para que a estratégia da Assodeere para o período 2018-2022 fosse construída alinhada às reais necessidades da rede. Alexander lembrou ainda que a estratégia desenhada em conjunto irá ajudá-la a ser mais relevante para os clientes hoje e no futuro, sempre visando à sustentabilidade dos negócios.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 23 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Planejamento Estratégico Assodeere

24 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

A diretoria da Assodeere e Carlos Bonato, consultor e professor da Fundação Dom Cabral, reuniram-se com os representantes da John Deere Alex Sáyago (diretor

comercial e marketing da América Latina), João Pontes (diretor de experiência do cliente e suporte), Rodrigo Bonato (diretor comercial) e Marcelo Lopes (gerente de contas estratégicas), no dia 26 de abril, no escritório regional da companhia, em Indaiatuba (SP).

Na ocasião, a associação compartilhou com os diretores da

John Deere o resultado do Planejamento Estratégico da Assodeere. A apresentação iniciou-se pela etapa de pré-planejamento, passando pelo processo de construção do novo Mapa Estratégico, realizado em dois dias de trabalho intenso da rede de concessionários em Mato Grosso, até chegar ao desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos, etapa efetuada pelos diretores da Assodeere.

O novo Planejamento Estratégico tem como missão contribuir para que a Rede John Deere seja reconhecida pela relevância para clientes e parceiros, consolidando o modelo baseado em soluções.

Após o evento no Mato Grosso, a diretoria da Assodeere esteve reunida em duas oportunidades para concluir o processo de definição dos projetos, recursos necessários,

orçamento e cronograma para cada um dos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico.

Buscando estar alinhado às necessidades da rede nos próximos cinco anos, o novo Mapa Estratégico possui 18 objetivos, que, além de contemplar os temas já presentes nos planejamentos anteriores, como governança corporativa, informações de mercado, questões comerciais, peças e pós-vendas, traz um direcionamento maior para as questões relacionadas às soluções em agricultura de precisão.

APRESENTAÇÃO PARA A JOHN DEERE

DEFINIÇÃO DOS PROJETOS RELACIONADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 24 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

25

Planejamento Estratégico Assodeere

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

C oncluindo as etapas do planejamento estratégico da Assodeere, a diretoria da associação reuniu-se com as lideranças da John Deere para discutir a execução e o

planejamento dos objetivos estratégicos, que serão trabalhados de forma conjunta com a companhia. O encontro foi realizado no dia

31 de julho, no escritório regional da John Deere, em Indaiatuba (SP).

Na ocasião, foram definidos o escopo, metodologia e estratégia para os objetivos relacionados ao processo comercial, peças e serviços de agricultura de precisão.

EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 25 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

Premiação

26 Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

www.assodeere.com.br

Premiação

John Deere é a “Marca  do  Ano” pela quinta vez, e a Assodeere é a “Associação

de Marca do Ano” pelo terceiro ano

Pela quinta vez consecutiva, a John Deere foi a vencedora do segmento agrícola da premiação “Marca do Ano”, promovida pela

Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

A entidade também premiou a associação de marca mais bem avaliada pelos associados. Pelo terceiro ano consecutivo, a Assodeere foi eleita a “Associação de Marca do Ano”, na categoria tratores e máquinas agrícolas.

As premiações foram entregues na abertura oficial do 28º Congresso Fenabrave, no dia 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

As marcas e as associações vencedoras foram eleitas com base na classificação obtida por meio do resultado da 23ª edição da pesquisa da Fenabrave, que avalia o relacionamento das marcas com sua rede de concessionários. O levantamento, feito online, foi realizado pela consultoria Scheuer entre maio e junho deste ano. Os eleitos obtiveram as melhores médias das notas.

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 26 31/08/18 22:59

www.assodeere.com.brwww.assodeere.com.br

27

Premiação

Nossa Voz Edição 19 Agosto 2018

www.assodeere.com.br

Após o recebimento das premiações, a Assodeere reuniu os concessionários

John Deere participantes do Congresso Fenabrave para comemorar os títulos “Marca do Ano” e “Associação de Marca do Ano”.

Comemoração

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 27 31/08/18 22:59

R E V I S T A

NOSSA VOZ

Assodeere - Associação Brasileira dos Distribuidores John Deere

Av. Magalhães de Castro, 4800 - Edifício Capital Building - Torre 1 - 1º Andar - Unidade 11 - Cidade Jardim

CEP 05676-120 - São Paulo, SP

Telefone: (11) 3750-3180

www.assodeere.com.br

Revista Nossa Voz 19 - 31-08-2018 E.indd 28 31/08/18 22:59