rev. apcd-ribeirão. 03.2021,.bbb

22
Março 2021 1

Upload: others

Post on 23-Dec-2021

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Março 2021 1

2 Março 2021

Março 2021 3

A mulher na Odontoogia .................................................................4Depoimentos de profissionais de Odontologia ..............5, 6, 7Vacinação em Ribeirão Preto.............................................................9EAP da APCD-RP a todo vapor...............................................10, 11Artigo Científico ...........................................................................16,17Artigo Waldomiro Peixoto ............................................................. 18Aumento de mercado de trabalho na Odonto....................... 19Ín

dice

A Revista da APCD-RPé um órgão Informativo da

Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas Regional de Ribeirão Preto,entidade de utilidade pública pela leinº 7535, de 1º de novembro de 1.96.

Os artigos assinados publicadosneste informativo não representam a

opinião da revista e são de inteiraresponsabilidade de seus autores.

Presidente:Dr. Regis de Moraes Peporini

1º Vice-presidente:Dr. Paulo Alves de Oliveira Júnior2º Vice-presidente: Zelio FaedaSecretaria Geral: Dr.Flávio Dalto

Tesoureiro: Dr. Artur Rocha MartiniDiretor de Jornalismo:Dr. Habib Assad Nader

Conselho Editorial: Dr. Regis Peporini eDr. Artur Rocha MartiniJornalista responsável:

Dalva Maria de Souza-MTB 23099Arte-finalista: Ney Tosca

Dep. Comercial: Dalva Maria(16) 3629 0628 - 99135 9540

Redação: (16) [email protected]

Distribuição: Comunidadeodontológica da 5ª Macro da APCD.

E para mailing ampliadosem limites geográficos

APCD-Ribeirão PretoSede: Avenida do Café, 1.080

Ribeirão Preto/SP.Fone/fax: (16) 3630-0711http:www.apcdrp.org.br

[email protected]

Sempre em frente

Cirurgiãs-dentistas alunas do Curso dePrótese sobre Implante, na clínica da

EAP da APCD Ribeirão Preto-SP .

EXPEDIENTE

arço sempre foi um mêssignificativo no calendá-rio anual da APCD-Ribei-

rão Preto. Marca o início de várioscursos de aperfeiçoamento. Essesprofissionais, alunos da Escola deAperfeiçoamento Profissional Dr.Raphael Baldacci da APCD Regio-nal Ribeirão Preto movimentam aassociação. Esse ano, apesar das in-terrupções dos cursos em anda-mento, as turmas estão repondoaulas e sendo formadas, outras es-tão sendo montadas.

Alguns deles terão início a se-gunda quinzena deste mês. Essa éuma realização que merece ser co-memorada, diante das interrup-ções, adequações e dificuldadesimpostas pela Covid 19. Isso é fru-to do empenho para tornar reali-dade o desejo de todos: manter ocrescimento profissional. Professo-res, comprometidos com o ensino,se desdobram aprofundando oconteúdo teórico, depois intensi-ficando as atividades práticas, paranão frustrar os participantes que-rendo conteúdo recheado de des-cobertas científicas e inovaçõestécnológicas.

Já os alunos, profissionais embusca de atualização, mais quenunca, querendo ampliar seus co-nhecimentos, ancorados na suaprática constante de prevenção deinfecção cruzada nos consultórios,encaram de frente os desafios daPandemia, comparecem as aulas,ainda mais, interessados na troca deexperiências e nas novidades destaciência em constante evolução.

Todos merecem nossos aplausos.

Os professores por disponibilizar osaber e os profissionais pelo com-prometimento com a Odontologiae com a saúde bucal de sua clien-tela. Para isso estão sempre bus-cando se aperfeiçoar. É com esseobjetivo, anualmente, novas tur-mas são montadas, o que aconte-ce também neste ano, apesar dosdesafios impostos pela pandemia.Vamos em frente, superando osobstáculos, valorizando a classe ea Odontologia.

Em 8 de março é comemoradoo Dia Internacional da Mulher, que-remos aqui homenagear as mulhe-res. Essas guerreiras: mães, espo-sas, profissionais. Nossos cumpri-mentos a todas, em especial as co-legas cirurgiãs-dentistas, as técni-cas em prótese dentária e auxilia-res de saúde bucal pelo desempe-nho e contribuição para a nossaOdontologia.

Dr. Regis PeporiniPresidente da APCD-RP

MCAPA

4 Março 2021

Mulher na OdontologiaMulheres de muita garra contam sobre desafios e vitórias. Mais que uma data

comemorativa o Dia da Mulher serve para dar voz as mulheres que encaramseus desafios e conquistam seu espaço no mercado.

.

“Toda mulher que trabalhafora de casa vive um novodesafio a cada dia. Somostodas guerreiras!”Marlei Seccani

Dia Internacional da Mu-lher, comemorado em 8de março, é uma celebra-

ção pela luta histórica femininapor igualdade de gênero. Graças

a essa revolução, hoje a mulherpode estudar, ganhar projeçãonas mais diversas profissões.

A mulher ocupa espaço nasmais variadas áreas seja com cur-

so superior ou comtécnico, sempred e s e m p e n h a mbem as suas fun-ções.

Pela significa-tiva contribuiçãono mercado de tra-balho e pelas con-quistas, hoje sãorespeitadas pelasociedade em ge-ral.

Sensível, possu-em aptidões paraas mais diversasatividades, especi-almente as da saú-de. Além disto, têmfacilidade para ostrabalhos manuais,o que explica ascarreiras de suces-

so das mulheres na Odontologia.Graças a esse avanço, hoje

elas têm o direito de escolha,transitam por todas as especiali-dades, pela vida acadêmica, sededicam a pesquisa, clinicam emconsultórios próprios, atuam noserviço público, se destacam emtodas as atividades, inclusivecomo gestoras.

Entretanto, o desafio nãopara por aí.

A Odontologia exige atuali-zações constantes. Algumascomo esposas, mães e profissio-nais, encaram até duas a três jor-nadas de trabalho.

Dividem o tempo entre oatendimento nos consultórios, oscursos, o administrar da vida par-ticular, o cuidado com a família,tudo isso, sem menosprezar ne-nhum deles.

Essas mulheres, que fazemparte da comunidade odontoló-gica, cirurgiãs-dentistas, técnicaem prótese dentária e atendente desaúde bucal, constroem a sua his-tória. Elas quebram barreiras, fa-zem carreiras, melhoram a vidade muitas pessoas, restauram sor-risos, se realizam e abrem cami-nho para outras profissionais.

Pensando nisso, convidamosalgumas delas para contar umpouco de suas trajetórias e car-reiras: as cirurgiãs-dentistas Mar-lei Seccani, Graciela Mazzei e atécnica em prótese dentária e pe-dagoga Lucineia Leite ResendeMartinelli.

“Sou uma Mulhercuja história de

vida me faz felize muito realizada

pela áreaque escolhi!“

O

4 Março 2021

Março 2021 5

Muita garra e gratidão“Fiz graduação na FORP- USP,

Especialização, Mestrado e Douto-rado em Odontopediatria naUNESP- Araraquara. Quando pa-rei a docência (fui professora nosCursos de Odontologia da UNIP-RP e na UNIFEB- Barretos por maisde 20 anos) passei a dedicar-memais ao trabalho no ConsultórioParticular e no CEO: Centro de Es-pecialidades Odontológicas do Jar-dim Alvorada em Sertãozinho.

Toda mulher que trabalhafora de casa vive um novo desa-fio a cada dia. Somos todas guer-reiras!

A escolha de ser Dentista foi umdesafio. Para minha família, de ori-gem bem humilde e moradores dazona rural, ter uma filha Dentistasaía do padrão “professora norma-lista” que era o maior desejo dospais daquela época. Eu tomava oônibus para Ribeirão Preto antesdas 6 horas da manhã e já levavana bolsa o “almoço” que Mãezinhahavia preparado. Mãezinha queri-da: muita Gratidão!

Por várias vezes eu esquecia amarmita na mesa da cozinha e pas-sava o dia sem lanche. Até que umafuncionária da Clínica de Dentísti-ca soube da minha situação e me“adotou”. Ela me ajudava muito,até remédios ela me dava- Grati-dão a ela!

O ônibus parava na rodovia eeu descia, sozinha, a pé até a fa-culdade por uma estradinha quepassava no meio dos sítios e chá-caras. Eu tinha 17 anos de idade,sentia muito medo nesse trajeto.

Durante a graduação quandoiniciaram as disciplinas práticasveio uma nova dificuldade: com-prar a lista de instrumental. Outraajuda importante aconteceu: umrecém formado que não exerceriaa nova profissão doou-me todo oseu material. Gratidão a ele tam-bém!

Sempre no mês de dezembro eutrabalhava numa sapataria, na “fa-

mosa” rua General Osório, em ven-das comissionadas para “amorti-zar” a compra dos livros. Era um“luxo” aquela loja: tínhamos queajoelhar no chão e calçar o sapatonos pés da cliente. Gratidão a essetrabalho!

Formei-me. Recebi um convitepara atendimento infantil numconsultório particular. Me apaixo-nei pelas crianças. Assim, iniciei abusca constante pelo conhecimen-to do “fascinante e saboroso mun-do dos pequeninos”. Não me can-so de ler, ir a eventos que estejamligados à odontopediatria. Sãomais de 35 anos de trabalho. Te-nho uma enorme satisfação paracada pai e mãe que já foi meu pa-ciente e hoje traz a sua joia maisvaliosa para eu cuidar: seu filho.

Conviver com essa Pandemiatem sido um grande aprendiza-do. E uma das mais belas liçõesquem mostrou foram as crian-ças. Elas se adaptaram às masca-ras com tanta naturalidade e be-leza que se os “teimosos” as imi-tassem não estaríamos em pata-mares tão altos e tristes nas esta-tísticas que envolvem essa doen-ça. Com a Pandemia houve, a prin-cípio, uma diminuição do númerode atendimentos. As pessoas se “fe-charam” dentro das suas casas eos tratamentos eletivos foram dei-xados de lado. Depois aos poucosos pais foram sentindo-se segurose voltaram aos agendamentos.Houveram casos de urgência pordor, traumatismos por acidentes eaté casos de brigas entre irmãos“confinados e estressados”. Tudo re-solvido com o conhecimento queo estudo proporciona, a experiên-cia clínica fundamentada e o apoioe confiança dos pais completa.

A Pandemia mostrou também,mais uma vez, o quanto a ciênciae os cientistas são incansáveis econseguiram em tempo recorde cri-ar vacinas como muito bem escre-veu, recentemente nessa mesma

Revista, a minha Amiga de Gradu-ação e também de Pós- Gradua-ção: Dra. Cristina Borsatto.

Sobre atuar no Serviço PúblicoMunicipal, lembremos que há al-guns anos atrás quando se pensa-va nessa modalidade de trabalhoo que vinha à mente era aquelaimagem do profissional sozinhotrabalhando com poucos recursose muita vontade de ter “algo mais”.Com a criação dos CEOs- Centrode Especialidades Odontológicas oserviço público ganhou ares de Clí-nica Particular. Nele é possível des-de o atendimento preventivo/edu-cativo na gestante até a reabilita-ção protética no idoso. Atendimen-to da criança em toda sua integra-lidade, adultos com acesso a tra-tamento endodôntico e periodon-tal, cirurgia buco-maxilo- facialtanto em ambulatório ou hospita-lar.

Um grande desafio é o aumen-to na demanda, cada vez maior,pelo empobrecimento da popula-ção que busca um serviço públicogratuito e de qualidade. No CEOtemos alguns projetos educativos/preventivos com Gestantes, Hiper-tensos e Diabéticos com palestras,orientações e atendimentos clíni-cos. Agora adequamos nossas pa-lestras em ambiente aberto ao “arlivre” num dos jardins da nossa UBS:Unidade Básica de Saúde. Tem sidobem produtivo e motivador. Faze-mos Campanhas de Prevenção aoCâncer Bucal em parceria com ocalendário anual de vacinação.

Em tempo, a maioria dos pro-fissionais do CEO Alvorada sãoguerreiras: mulheres!

Se sou uma profissional realiza-da? Sou uma Mulher cuja históriade vida me faz feliz e muito reali-zada pela área que escolhi! “

Dra. Marlei SeccaniEspecialista, Mestre eDoutora em Odontopediatria

Março 2021 5

6 Março 2021

Lucinéia Leite de Rezende MartinelliTécnica em Prótese Dentáriae Licenciatura em Pedagogia

"Sou realizada profissional-mente dentro da Prótese Den-tária.

A Prótese entrou na minha vida,em 1980, quando ainda fazia ocurso de Biomedicina e resolvitrancar a matricula enquantoaguardava a regulamentação daprofissão, foi quando conheci ocurso de Prótese Dentária da Es-cola Vianna, uma escola concei-tuada, em Ribeirão Preto e região,entrar em uma área em que cercade 70% dos Protéticos eram ho-mens, foi um grande desafio, e hoje,podemos dizer que mais de 50%das adesões aos cursos são demulheres.

Logo depois de formada fui

Foco e determinaçãoconvidada para trabalhar no la-boratório de um consultório odon-tológico em Franca, a partir daítudo foi acontecendo de forma na-tural e acabei montando meu pró-prio laboratório, buscando sempreequilibrar a vida profissional e pes-soal, o que considero fundamental.

Estimulada pelas pessoas querevelavam interesse em se qualifi-car e seguir a profissão, vislum-brando um potencial de demanda,juntamente com amigos da famí-lia Dr. Dahul Tavares Pelizaro, ci-rurgião-dentista e sua esposa Ma-ria do Carmo Lima Pelizaro, pe-dagoga, em 1995, montamos aEscola de Prótese Dentaria deFranca, hoje UNIFEP - Unidade de

Formação em EnsinoProfissional.

São 26 anos dedi-cados ao ensino Téc-nico em Prótese Den-tária, sou muito gra-ta e realizada, o nos-so projeto foi coroadode sucesso, formamoscentenas de profissio-

nais, que dignificam e são bemsucedidos na profissão, o que nosdá muito orgulho, inclusive se des-tacando como consultores de em-presas de renome internacional.

Em 2013, atraídos pelo poten-cial de demanda, e sob a adminis-tração do Lucas Rezende Martine-lli montamos a unidade da UNI-FEP em Ribeirão Preto, onde fomosmuito bem recebidos pela classeodontológica e também já forma-mos profissionais altamente pre-parados para o mercado de traba-lho e bem sucedidos.

A prótese me realizou profissi-onalmente, evidentemente, tive al-gumas dificuldades, o que é nor-mal em qualquer profissão, masnada que me tirasse do foco. Con-segui realizar tudo o que quis,e hoje como empresária, pos-so oferecer a muitos a oportu-nidade de se qualificar e entrarna profissão.

A pandemia nos fez ficar para-dos por quase um ano, esse foi etem sido mais um desafio. Estamosretornando, respeitando as deter-minações dos órgãos da saúde,orientando quanto as ações pre-ventivas. Acredito na ciência, naevolução, tudo irá dar certo. Esseano me possibilitou pensar e de-senvolver novo projeto, haverá no-vidade em breve.

Estamos retomando nossas ati-vidades, com a certeza de podercontinuar essa trajetória, levandoo ensino técnico para jovens denossa região, que tem o mesmodesejo de entrar no mercado detrabalho como quando comecei.

A cultura do ensino técnicono Brasil vem ganhando pro-jeção e uma grande demanda.

A vida é isso, é movimento."

6 Março 2021

“São 26 anosdedicados aoensino Técni-co em Próte-se Dentária,sou muitograta e reali-zada, o nos-so projeto foicoroado desucesso”

Março 2021 7

"Sou natural de Tupã, tenho 43 anos,22 anos de formada Unimep - CampusLins,especialista pela FORP - USP emDentistica Reabilitadora Estética.

Atuo em Ribeirão Preto, em consul-tório particular como clínica geral e emminha especialidade fazendo reabilita-ção estética oral e facial com um olharhumanista sobre o ser humano, aliadoas práticas integrativas.

Divido meu tempo entre o consultó-rio e as aulas nos Cursos de Atualiza-ção em Dentística na APCD RibeirãoPreto e na NEOP em Passos - MG, comoprofessora integrante da equipe.

Desde muito cedo dizia aos meuspais do desejo de ser cirurgiã-dentis-ta e do sonho de melhorar a qualida-de de vida das pessoas através da saú-de bucal, devolvendo sua auto estimae confiança.

Esse sonho tenho o privilégio de re-alizar todos os dias através do meu tra-balho construindo sorrisos e assim le-vando mais leveza para o dia a dia dosclientes.

Como mulher, pela trajetória nemtudo são flores. Quando me formei es-cutei por vezes o conselho de casar, terfilhos e fazer da profissão um hobby.Mas tenho convicção que ser mulher vaimuito além disso. É poder sim gerar umfilho , ou tantos outros "filhos-projetos"pelo caminho. Ser mulher é mais for-te do que os olhos podem ver. É ter nocoração lugar para todos os sonhos,conquistados todos os dias com amor,no equilíbrio entre a alma sensível e afortaleza de ser guerreira por instinto."

Sonhos erealizações

“Ser mulher é mais forte doque os olhos podem ver.É ter no coração lugar paratodos os sonhos, conquistados to-dos os dias com amor,no equilíbrio entre a almasensível e a fortaleza deser guerreira por instinto.”

Graciela MazzeiEspecialista em DentisticaReabilitadora Estética.

Março 2021 7

8 Março 2021

Atualização profissional na EAPA Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD-RP está reservando

vagas para cursos de aperfeiçoamento e especialização

tendendo ao apelo daprópria classe que semantém com o f irme

propósito de manter o ritmo decrescimento, apesar das pausasem tempo de pandemia, a APCDRibeirão Preto está montando no-vas turmas para alguns cursos deaperfeiçoamento. Eles devemter inicio logo após o términodas edições em andamento. Oobjetivo de todos é manter ofoco na Odontologia.

Seguindo o cronograma, es-tão montando turmas os Cursosde Aperfeiçoamento em CirurgiaBuco Maxilo Facial, Implantodon-tia, Endodontia, Ortodontia e Pe-riodontia. O início está programa-do para ocorrer nos próximos

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

CAPACITAÇÃO EMIMPLANTES

OSSEONTEGRÁVEISO curso de Aperfeiçoamento em Implantodontia

é ministrado pelo prof. Dr. Rafael Silveira Faeda e equi-pe, além de professores convidados.

O objetivo do curso é desmistificar e simplificar aprática da implantologia capacitando os cirurgiões-dentistas a realizar procedimentos cirúrgicos de di-versos sistemas de implantes existentes no mercado.“Ao final do curso o aluno estará capacitado a indicar,contra-indicar, planejar e realizar procedimentos ci-rúrgicos, com conhecimentos teóricos referentes à in-dicação das próteses sobre implantes” frisa o prof. Dr.Rafael Faeda.

A duração é de 120 horas, ás sextas – feiras, quin-zenalmente, no horário das 08 às 14 horas.

Reservando vagas

ORTODONTIACORRETIVA

Com ênfase em auto ligados, o Curso de aper-feiçoamento em Ortodontia -ministrado peloprof. Borin Neto e equipe, formou 17 turmas.

O seu objetivo é habilitar para diagnosticar,planejar e tratar maloclusões em crianças, jovense adultos com a técnica de arco contínuo (Strai-ght-wire) multivariada usando miniimplantes eminiplacas e outros. A duração é de 24 meses,realizado mensalmente às segundas e terças.

“O Curso proporciona a atualização de con-ceitos técnicos, com ênfase em aparelhos ao-li-gados. A meta é atender as expectativas dos alu-nos”, comenta Borin Neto

Os interessados em fazer parte da 18a turmareservem vagas. (16) 3630 0711.

meses.Os demaisdeverão montarturmas no se-gundo semestre.

“Esse é o an-seio dos inscritosnos Cursos e é oque pretendemosmanter, turmasem andamentoabsorvendo todoconteúdo teórico,intensificando asmuitas ativida-des clínicas. O foco é atualizá-losnas técnicas e descobertas maisrecentes, para serem inseridas, de

Os cursos priorizam as atividades clinicas. Informem-se (16) 3630 0711.

A

imediato, nos consultórios. Portan-to, os interessados reservem suasvagas”, frisa Peporini.

Março 2021 9

Cirurgiã-DentistaDra. Iara Turati de Sousa - Pontal

Cirurgiã-DentistaDra. Luciana Matozinho

“Atuo em cirurgia, sou especialista emPeriodontia. Decidi fazer o curso de ImplantesOsseointegrados pela afinidade com acirurgia, por ser áreas que interagem entre sie para abrir a minha mente para aimplantodontia. Quero aprender um poucomais para poder oferecer os procedimentospara minha clientela. É muito importante,para o caminho que quero trilhar meaperfeiçoar em Implante Osseointegrados.O curso é muito interessante, o conteúdoteórico muito bom, a prática bem dinâmica,muitos casos clínicos diferentes, muitasnovidades. Os professores excelentes. Indico!”

"Terminei o Curso de Especialização emImplantodontia e atuo como especialistaem Taquaritinga. A implantodontia e a Prótesesobre implantes são especialidades que secomplementam. Por isso, senti necessidade deme aperfeiçoar.O curso é muito bem dado pelos professores,estou me identificando muito com essa área.Mesmo sabendo um pouco de prótese sobreimplantes senti necessidade em me aprimorar,e este curso está sendo excelente, bem prático.Estou vendo o quanto é gratificante e o quantotem me acrescentado profissionalmente. Eu indicoa todos os interessados nas especialidades".

Março 2021 9

O QUE DIZEM OS ALUNOS

Capacitação em Implantes Osseointegradose Curso de Prótese sobre Implante

10 Março 2021

CURSOS CLÍNICOS

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

CURSOS CIRÚRGICOS

DENTÍSTICA REABILITADORAESTÉTICA

Teórico, Laboratorial e ClínicoMinistradores: Prof. Dr. André Minto e Profa. Graciela

Mazzei. Realização: Semanalmente, às terças-feiras, das18h30 às 21h30 . Duração: 9 Meses/ 108 horas aula.

ENDODONTIA CLÍNICA COM ÊNFASE EM ROTATÓRIOS

ÊNFASE EM ROTATÓRIOSTeorico - clínico

Ministradores: Prof. Dr. José Antonio Brufato Ferraz eequipe. Duração: 5 Meses. Realização: semanalmente,

às quartas-feiras. Horário: 18 às 22h.

ORTODONTIA CORRETIVA FIXATeórico, clínico e Laboratorial

Ministradores: Prof. Ms. Antonio José Borin Neto,Prof. Me. Raul Antonio Pinto Neto e profs. convidados.

Duração: 30 meses. Realização: mensalmente, às segundas e terças. Horário : 8 às 17h30.

PRÓTESE SOBRE IMPLANTETeórico, Clínico e Laboratorial

Ministradores : Ministradores: Prof. Ms. Ronaldo F. de Oliveira;

Prof. Dr. Rafael Silveira FaedaDuração: 10 meses. Realização: quinzenalmente,

às sextas-feiras. Horário: 14 às 18h.

REABILITAÇÃO ORALTeórico, Clínico e Laboratorial

Coordenador: Prof. Gustavo Nogueira. Ministradores:Profa. Dra. Suleima do Vale Alves e Profa. Lívia Fiorin

Duração: 10 meses. Realização: quinzenalmenteaos sábados, das 8h às 12 h e das 14 às 18h.

APCD-Ribeirão Preto - Av. do Café 1 080 - Vila Amélia

Aperfeiçoamento

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

Teórico-CirúrgicoMinistradores: Prof. Dr. Jorge Liporaci Jr e

equipe. Duração: 100 hs aulas. Quinzenalmente,ás segundas-feiras. Horário: das 17:30 às 22:30 h.

CIRURGIA ORAL EANESTESIOLOGIA

Teórico, Laboratorial e ClínicoMinistrador: Prof. Dr. José Antonio Saadi

Salomão e equipe. Duração: 10 meses Realiza-ção: Semanalmente, às quintas - feiras.

Horário: 18 às 22horas.

CAPACITAÇÃOEM IMPLANTES

OSSEOINTEGRÁVEISTeórico e cirúrgico

Ministradores: Prof. Dr. Rafael Silveira Faeda eequipe. Duração: 10 meses: Quinzenalmente, às

sextas-feiras. Horário: 8 às 14 hs.

PERIODONTIACOM ÊNFASE

EM REGENERAÇÃOE ESTÉTICA GENGIVAL

Teórico e cirúrgico.Ministradores: Dra. Flávia Adelino Suaid e

equipe. Duração: 10 meses. Mensal, as sextas-feiras. Horário: 8 as 18hs.

CURSOS DE IMERSÃO

Março 2021 11

Pós-Graduação

APCD-RP : (16) 3630 0711. www.apcdrp.org.br

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃOPÓS-GRADUAÇÃOEM ENDODONTIA

MINISTRADORES: Prof. Dr. José A. Brufato Ferraz; ,Prof. Dr. Alexandre Bonini, Prof. Me. Danilo Alessan-

dro Oliveira e Prof. Dr. Alexandre Latuf Najar.FREQUÊNCIA: Mensal - Quartas, Quintas e Sextas.

Duração: 24 meses.

PÓS-GRADUAÇÃO EMHARMONIZAÇÃO OROFACIALMinistradores: Prof. Dr Levy Nunes e equipe;

Profa Nicole Bettiol, Profa Dra. Isamara Cavalvan-ti.. FREQUÊNCIA: mensal - Duração: 18 meses.

PÓS-GRADUAÇÃO EM IMPLANTODONTIA

Ministradores: Prof. Dr. Jorge Liporaci e Prof. Dr.Rafael Faeda e equipe.

FREQUÊNCIA:- Mensal. Duração : 24 mesesMotores e Kits serão fornecidos pelo Curso.

PÓS-GRADUAÇÃO EMORTODONTIA

Ministradores: Prof. Ms.Antonio José Borin Neto;Prof. Me. Raul Antonio Pinto Neto; Prof. Me. Mario Lânia

de Araújo. FREQUÊNCIA: Mensal. Duração: 36 meses

Para aperfeiçoar ou especializar,procure a EAP Dr. Raphael Baldacci

12 Março 2021

rofissionais de saúde rece-beram a segunda dose davacina CoronaVac, nos dias

25 e 26 de fevereiro, na Recreativae na AORP.

Depois de fazer agendamentoprévio, com acesso relativamenterápido e com muita tranquilidadeos profissionais, após apresenta-rem suas identificações, receberama vacina.

Dr. Sandro Scarpelini – secretárioda saúde de Ribeirão Preto, no dia26, esteve na Associação Odonto-lógica de Ribeirão Preto, onde podever de perto a dinâmica da vacina-ção naquela unidade.

Segundo ele, a sociedade e aOdontologia de Ribeirão Pretotem colaborado demais, tanto naprimeira quanto nesta segundafase, como deverá fazer nas pró-ximas para vencer a luta contra aCovid 19.

“Estamos em meio a uma bata-lha e nesta nova fase da COVID 19no Brasil, precisamos contar com acolaboração de todos e a contribui-ção destes profissionais que estãoaqui é fundamental para agilizartodo esse processo”, afirmou.

Profissionais da saúde receberam2a dose da vacina Coronavac

Segundo Scarpelini, o empe-nho e a torcida é para que che-gue, cada vez mais, doses, sendoo fluxo contínuo, com o aumen-to da produção de vacinas, paradar cobertura para mais e maispessoas, principalmente, aos ido-sos e profissionais de saúde, atéchegar a toda população.

Esclareceu ainda, que a centra-lização da vacinação para profis-sionais de saúde ocorreu por umaquestão de logística e maior con-

trole de todo o processo.Como polo regional de saú-

de, Ribeirão Preto tem númeroexpressivo de profissionais mui-to bem preparados de todas asáreas da saúde. O secretário dasaúde ressaltou que a participa-ção de todos tanto do setor pú-blico como do privado, tem sidodecisiva, desde o início da pan-demia com a formação do Co-mitê Científico, para analisar edefinir parâmetros para as açõesno município.

“Aqui nesta campanha, esta-mos vendo todos trabalhando comdedicação, mais que isso comamor, porque sabem que estamosparticipando de um momento his-tórico, importantíssimo para ga-nhar essa batalha, nesta luta con-tra o coronavirus”, pontua Dr. San-dro Scarpelini.

AGENDAMENTOEstando na faixa etária definida,

faça o agendamento pelo site da pre-feitura de Ribeirão Preto ou pelos te-lefones 3977-9441/3977-9442.

E/D: Nilor Valdebiesco, Artur Martini, Fabiana Careli,Sandro Scarpelini e Valter Martins Júnior.

COVID 19

P

Março 2021 13

ConfeccionamosEstofadosTodas as marcas à base troca.Atacado e varejo

Estofados odontológicos emPoliuretano expandido,revestido em PVCronLaminado sem costuras.

Tel/fax: (16) 3626 2582Rua Santos nº 201CEP 14075-060 - Ribeirão Preto - [email protected]

Haydee Ribeirão Preto: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 1260 - Jardim Iraja

Reinaldo Oliveira (16) 99961 [email protected]

A qualidade HAYDEE faz a diferençaem todos os projetos personalizados,

funcionais, ergonomia e beleza.

14 Março 2021

Convergência da Odontologiacom a Medicina através da

Tomografia Computadorizada

CIENTÍFICA

maioria dos desvios desepto é resultado de de-senvolvimento anômalo e

crescimento assimétrico do esque-leto facial, embora o septo nasaltambém possa se desviar devidoa ocorrência de algum trauma.Pode haver desvios do septo ós-seo, cartilaginoso ou uma combi-nação de ambos. Desvios do sep-to nasal sempre permitem hiper-trofia compensatória da concha in-ferior contralateral, e às vezes daconcha média.

O septo nasal pode se desviarde quatro formas mais comuns:desvio simples – desvio do septopara um lado sem menção de lu-xação da articulação condrovome-riana e sem formação de crista ouesporão, – desvio em crista – de-corre da luxação da articulaçãocondrovomeriana formando umângulo diedro que pode ter iníciona espinha nasal e alongar-se atéas áreas posteriores do septo, – es-porão – projeção osteocartilagino-sa pontiaguda formada na conver-gência da cartilagem septal, naparte posterior do septo –, e des-vio misto – apresenta crista, des-vio e até mesmo esporão conjun-tamente. É o tipo de lesão septalmais comum.

Atualmente, a radiografia pa-norâmica é o exame complemen-tar mais solicitado pelo cirurgiãodentista previamente ao tratamen-to odontológico, pois permite a vi-sualização de todos os dentes, pro-cessos alveolares, maxila, mandí-

bula, articulação têmporo-mandi-bular, seios maxilares, septo nasal,cornetos nasais, além de outrosossos da face.

A imagem por tomograf iacomputadorizada é outro recursotecnológico de grande contribui-ção para avaliação das estruturasósseas dento-maxilo-faciais por ser

Imagem 2Radiografia

panorâmica comênfase na região da

cavidade nasal

um exame rápido, preciso e nãoinvasivo. Na odontologia e medi-cina para avaliação das regiões decabeça e pescoço ultimamentevem sendo usada a tomografiacomputadorizada por feixe côni-co.

O caso a seguir retrata as dife-renças da radiografia panorâmica

com a tomogra-f ia cone beampara o diagnósti-co do septo nasale conchas nasaispelo otorrinola-ringologista.

O exame radi-ográfico, convencional e di-gital, apresenta uma ima-gem bidimensional de es-truturas tridimensionais, re-sultando em sobreposição

A

Março 2021 15

‘‘DOSE DE SABEDORIA”Um blog feito por dentistas para dentistas.

Semanalmente, a equipe de radiologistas da Radiologia OdontológicaJardim faz publicações em seu blog, o Dose de Sabedoria.

O intuito é distribuir conhecimento com ênfase em imaginologiasobre os mais diversos temas da odontologia.

Imagem 4 – Reconstrução 3 D Realistic – EVOL DX

Imagem 3 – Sequência de cortes coronais para avaliação da cavidade nasal(septo e conchas nasais).

de imagens e distorções de proje-ção das estruturas anatômicas(Imagem 2).

Já a imagem tomográfica nãoapresenta sobreposição ou distor-ção das estruturas anatômicas vis-to que permite reconstruções mul-tiplanares e mensurações linearese volumétricas. Por isso, a tomo-grafia computadorizada é conside-rada “padrão ouro” em examecomplementar de imagem paraavaliação das estruturas da cavida-de nasal e seios paranasais (Ima-gem 3).

Com o auxílio do programa EvolDX, utilizando a Reconstrução 3DRealistic para seios maxilares(Imagem 4) são obtidas as seguin-tes imagens para um diagnóstico

mais fidedigno do otorrinolarin-gologista. Imagem 4 – Reconstru-ção 3 D Realistic – EVOL DX

Portanto, a tomografia com-putadorizada é considerada pa-drão ouro para detecção de des-vios septais, já que ela reproduzas estruturas anatômicas fidedig-

namente sem distorções ou so-breposições de imagem.

Dose de Sabedoria por:Dra Ana Luiza Riul,Dr. Luis Fernando Jardime Dra. Patrícia JardimSiga nossas redes sociais!

16 Março 2021

Kit de peças de mão - cuidados gerais

Waldomiro Peixoto - Consultor Técnico Woson

“Woson, Biossegurança com responsabilidade “

“Quem usa cuida." (dito popu-lar)

O Kit de peças de mão, ou "KitAcadêmico", também ditos 'pon-tas ou instrumentos rotativos', fazparte da rotina odontológica,desde os tempos da vida acadê-mica. Compõe-se de caneta debaixa rotação, ou micromotor in-tra (MM), que opera com contraângulo (CA) e peça reta (PR), ede caneta de alta rotação (ARO),além de acessórios indispensá-veis como lubrificante, saca bro-cas e mandril adaptador, acom-panhados de estojo e mochila.

O MM possui giro de 3.000 a25.000 RPM (rotações por minu-to), por isso baixa rotação. E aARO chega a 380.000 RPM's, porisso alta rotação. De forma mui-to sucinta, quando o MM operacom PR, destina-se a desgaste deresinas e ajustes em peças pro-téticas; quando opera com CA,destina-se a profilaxias e acaba-mento de restaurações. A ARO,de uso mais amplo, destina-se aremoção de tecido cariado, deesmalte, escultura de retenções,ajustes de oclusão, além de aca-bamentos f inos em peças pro-téticas e restaurações. É eviden-te que seu uso é mais amplo queisso.

CUIDADOS GERAIS: usadas di-ária e frequentemente, as pontasrequerem manutenção preventi-va, limpeza e lubrificação. Comohá procedimentos semicríticos ecríticos com elas, sua esteriliza-ção em autoclaves é imperativapara o combate de contamina-ção cruzada. A limpeza, desinfec-ção e lubrif icação corretas têmrelação direta com uma esterili-zação bem feita em autoclaves eprevenção contra desgastes pre-

maturos de seus rolamentos, pin-ças e engrenagens.

1. Limpar - sempre mesmoque seu uso tenha sido rápido.Primeiro retirar excessos de ci-mentos e similares e/ou matériaorgânica, em seguida limpar comcerdas de maciez média embe-bidas em detergente enzimáticoe enxaguar em água corrente.Completar com limpeza interna,utilizando jatos de ar comprimi-do no sentido base da ponta paraa cabeça e vice versa. Não utili-zar imersão em líquido desinfe-tante ou lavadora ultrassônica.

2. Desinfetar - com álcool70% ou desinfetante sem compo-sição ácida, cloro ou amoníaco.Ler sempre o rótulo do desinfe-tante. Secar os corpos das pon-tas com pano que não solta fia-po e concluir com ar comprimi-

do.3. Lubrificar

- preferencial-mente com lu-brif icante dofabricante daspontas, confor-me Manual doProduto. Em-balar sem bro-cas para nãodanif icar em-balagens du-rante a mani-pulação e es-t e r i l i z a ç ã o .Nunca esque-cer de tambémlubrif icar aspinças.

4. L i m p a r /lubrificar - emconsultórios ouclínicas odon-tológicas, reco-

menda-se um novo conceito delimpeza e lubrificação com LUB909 Woson, que opera com óleolubrificante e jatos de ar de altorendimento. Com LUB 909, lubri-ficação e limpeza são mais efe-tivas, amplia-se em torno de 30%sua vida útil e, por efeito da lim-peza profunda e rigorosa, a es-terilização e o controle de infec-ção alcançam melhores resulta-dos.

5. Manual do produto - ler epraticar suas recomendações, in-clusive suas normas de garantia.As peças de mão Woson têm ga-rantia de 12 meses para consul-tórios e durante todo o curso deOdontolo-gia com av inculaçãodo RA à NotaFiscal.”

Março 2021 17

Odontologia, assim comotodas as profissões, temseus desafios e algo que

tem chamado atenção dos cirur-giões-dentistas é um nicho demercado que vem demandandocada vez mais: o de atendimentogeriátrico. Isso porque a popula-ção idosa tem crescido, graças aoaumento da longevidade decor-rente de uma melhor qualidade devida e dos cuidados de saúde maisfrequentes e acessíveis. Tanto éque, de 2012 a 2018, a populaçãobrasileira com 65 anos de idade oumais cresceu 26%, segundo dadosdo Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE).

“O envelhecimento é natural eé muito gratificante atender o pú-blico idoso. Todo profissional deSaúde deve ter como base de seutrabalho a construção das relaçõeshumanas e da comunicação como paciente, seus familiares e cui-dadores. Com os idosos, essa pre-missa fica ainda mais evidente”,comenta Denise Tibério, especi-alista em Periodontia e Odonto-geriatria e presidente da CâmaraTécnica de Odontogeriatria doConselho Regional de Odontolo-gia de São Paulo (CROSP).

A própria especialidade daOdontologia é uma jovem quan-do comparada ao objeto de seusestudos. Afinal, a Odontogeriatriafoi reconhecida como campoodontológico em 2002 e de lápara cá muita coisa mudou. “Asaúde bucal do idoso já não émais a mesma de 20 ou 30 anosatrás. E muitas novidades ainda es-tão por vir, por conta do novo es-tilo de vida e até do investimentomaior que tem sido feito por

Idosos representam mercado emcrescimento na Odontologia brasileira

quem buscaum sorrisobonito e sau-dável, comimplantes ep r ó t e s e s .Isso faz comque o desa-fio seja cons-tante. A gen-te estuda ocomporta-mento e oshábitos doidoso dehoje, de olhono idoso deamanhã”, ex-plica a cirur-giã-dentistaque tambémé coordena-dora do Grupo de Trabalho deOdontologia Domiciliar doCROSP.

Um olhar especial é fundamen-tal para um atendimento maisefetivo

O atendimento para o pacien-te idoso tem ainda atenções es-peciais, começando pela anam-nese, que é a entrevista do cirur-gião-dentista com o paciente deforma ampla e que deve obser-var ainda o comportamento e es-tado cognitivo. Nesse momento,tudo deve ser levado em conta:se há outras doenças além dascondições bucais; o uso de me-dicamentos; o objetivo do trata-mento procurado; contatos deemergência; rotina familiar; com-portamento e todos os aspectosque possam contribuir para aconstrução do perfil do paciente

Com expectativa de vida aumentada e a especialidade tão jovem,cirurgiões-dentistas se dedicam, cada vez mais, para atender ao 'novo' público

idoso de forma mais próxima efiel à real idade.

“O Brasil é um dos países quemais cresce em número de idososno mundo e a Odontologia preci-sa acompanhar essa mudança noperfil populacional. É muito impor-tante que se tenha conhecimentosobre o envelhecimento para atu-ar nesse campo”, defende Denise.Aliar o conhecimento teórico, aética profissional e o respeito aotempo de vida dos pacientes é asaída na Odontogeriatria.Sobre o CRO-SPO Conselho Regional de Odontologia deSão Paulo (CROSP) conta com mais de145 mil profissionais inscritos. Além doscirurgiões-dentistas, o CROSP detémcompetência também para fiscalizar oexercício profissional e a conduta éticados Técnicos em Prótese Dentária, Téc-nicos em Saúde Bucal, Auxiliares emSaúde Bucal e Auxiliares em PróteseDentária. www.crosp.org.br

A

18 Março 2021

01/03Luana Ferrari Francia Dias

02/03Andreza DeghaidLea Saraiva dos SantosPelegia

03/03Alessandro César Faccini daSilva

04/03Débora Manfrin BarbosaMihelle Alvarez Donati SoaresOliveiraSoraya Manfrin Barbosa

05/03Andreia Carolina DamiãiAndruioi GobboLeticia Rangel da SilvaRenata Gatto

06/03André Luiz de MacedoFressattiCaroline Raissa da Costa deFreitasDorival Vezzani Filho

08/03José Rafael Ribeiro de OliveiraCostaIgor Gualda Agnesini

09/03Olavo Guimarães JunqueiraTatiana Pontim Mansur

10/03Fernando Cesar Pereira

13/03Camila ImperadorRodrigues AlvesFlavia Toledo Leite da SilvaFlávia Toledo Leite da SilvaWilson Luis PerreiraMarli Beatriz Zanetti Bernardo

15/03Walter Martins JuniorLeonardo Gonzaga Facioli

16/03Yvana Maria MurtiLeguizamonMárcia Piantino JacinthoLuciano Cedrinho CiciarelliVanessa Teixeira Marinho

17/03Eduardo Pedro de CarvalhoFilhoIsabelle Maechi da Silva

19/03Ailton do Amaral Oliveira

20/03Lazaro Augusto de AlmeidaGonçalves

21/03André Baeta SponchiadoJuliana Silva CordovaJosé Luis RamosMauro Shigueiro Kussumato

22/03Maria Carolina FerreiraGonçalves

23/03Leticia Gabriela Samartino

24/03Fabrício de Jesus ChemelloValeria Aparecida de OliveiraNogueira

25/03Márcia Maria Siqueira CesarRita de Cássia AlcidesOlivia Ávila Gomes

26/03José Aloiso Furlan

27/03Ricardo Faria RibeiroJoão Carlos Rodrigues CruzLuis Cesar GarciaRoberta Beata Sponchiado

28/03Maria Regina Martins HerreraMarcelo Massaro Mourani

29/03Ana Lucia BuzatoPaulo Marcos da SilveiraBergamojJanete Cinira BregagnoloDenise de Paula Sousa Franca

31/03Camila Benedini Martelli

Feliz aniversário!Cirurgiões-Dentistas comemoram em março

mais um ano de realizações.

Março 2021 19

DENTFLEX: LANÇAMENTO 2021Caneta de alta rotação Sigma Air 3S 45° PB G LED

Para atender a uma Odontolo-gia de alto padrão, que se preocu-pa com procedimentos biossegu-ros, os equipamentos odontológi-cos da DENTFLEX são projetadoscom desenho moderno e fabrica-dos com matéria-prima de quali-dade testada. Estes equipamentosagregam valores,como: beleza, de-sign arrojado, funcionalidade e ro-bustez.

A DENTFLEX possui, desde suafundação, processos em plenaconcordância com as diretrizes daISO-13485 de Sistema de Gestãoda Qualidade para oferecer produ-tos modernos e inovadores no se-guimento da saúde.

Como de costume, todos osanos a DENTFLEX apresenta ao

seus amigos e clientes algum pro-duto inovador e em 2021 não po-deria ser diferente.

Esse ano Dentflex apresenta acaneta de alta rotação para cirur-gia com iluminação de LED total-

mente fabricada no Brasil.A caneta de alta rotação Sigma

Air 3S 45° PB G LED (push button)se destaca pelo alto torque e ex-celente desempenho, garantindoao cirurgião dentista uma melhorrelação custo/benefício, sem falarna iluminação LED através de sis-tema gerador, o que possibilitauma melhor visualização duranteo procedimento. Sua inclinação de45° na cabeça permite a execuçãode cirurgias em terceiro molar e emlocais de difícil acesso.

Para maiores informações so-bre a caneta de alta rotação SigmaAir 3S 45° PB G LED (push button)e sobre a linha completa de pro-dutos DENTFLEX acesse nosso site:www.dentflex.com.br.

www.dentflex.com.br | Solicite uma visita. (16) 99132-3150

Rua Dr. João Palma Guião, 715Alto da Boa Vista

Fone 16

3635 6320ALUGO CONSULTÓRIO

ODONTOLÓGICO

Montado e funcionando, nos Campos Elísiosem Ribeirão Preto.

Ótimo ponto comercial

Tratar: Dr Carlos (16) 99133-5800

Serviço de especialista, vender equipamento ou alugar sala? Anuncie aqui.

20 Março 2021

EAP movimentada com intensificação dos cursos, reposição de aulas e muitas atividades práticas naClínica da APCD-RP. Muitos casos clínicos sendo solucionados pelos alunos supervisonados pelos professores.

Essa a contribuição social da APCD-Ribeirão Preto para a comunidade ribeirtãopretana.

Profs. Ronaldo Oliveira e Rafael Faeda com Regis Peporini e os alunos antes das atividades clínicas.

Aconteceu na APCD-RP

Monitores do Curso de Endodontia com Artur Martini - diretor da APCD-RP. Clínica movimentada.

Profa.Carol Faccini e os alunos do Curso de Harmonização Facial. Abordagem teórica e clínica.

Março 2021 21

Maior

vitrineodontológicada região

Divulgue

aquio seu produto

Dalva Maria (16) 99135 9540

Consultorde vendasP/ Ribeirão Pretoe região

Zé Roberto(16) 3013-5646(16) 99634 1815

R. Abilio Sampaio, 56Vila Virginia

Atendimento das 08:30 às 12:00e 14:00 ás 18:00.

Caixas com 50 unidades

R$ 40,00Na compra de 3 caixas,você ganha uma caixa.

Máscarasdescartáveistriplas com filtroMeltblown

Filtragem de 99,90de partículas

Com laudo deeficiência emLaboratórioaprovadopela ANVISA

(16) 99233-3084www.epidoctor.com.br

EPIDOCTOR Empresaribeirãopretana distribuidoraexclusiva das máscaras descar-táveis ProvidenceMedical.

•Levantamento Radiométrico•Testes de Controle de qualidade•Upgrade Comando de Raio X

•Comercio de Raio X recondicionado•Assessoria em Física Médica

•Manutenção em Raio X Odontológico

Soluções práticas eeconômicas em Proteção

Radiológicas

Físicoresponsável:Sergio LuizRochaABFM- RD001

Fone/ Fax(16) 3627 2636(16) 3441 7265

[email protected]

(16) 9821 7075

www.msmedical.com.br

Av. Antonio e Helena Zerrener, 1347(16) 3019 1934

(

(16) 3633 9967

22 Março 2021