apcd-rmc outubro 2009

12

Upload: luiz-paulo-paula

Post on 26-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista APCD-RMC Outubro 2009

TRANSCRIPT

Page 1: APCD-RMC Outubro 2009
Page 2: APCD-RMC Outubro 2009

novembro19

Palestra da Neodent: Tendências Atuais da ImplantodontiaHorário:18h30 às 22h00

Palestrante: Dr. Alexandre MolinariIngresso: 1kg de alimento não-perecível

Inscrições: Secretaria da APCD-RMC ou pelos telefones 4699-1805 e 4790-3969

24Homenagem aos 50 anos da APCD-RMC na mesma data em

que será entregue a Comenda Tiradentes do CROSP(em breve, divulgaremos maiores detalhes)

É com grande satisfação que apre-sentamos, nesta edição, a programa-ção do nosso XIV Ciclo de Atualiza-ção, cuja grade científica encontra-sebastante rica e interessante, em que atônica das palestras de várias especi-alidades é voltada à estética.

A grande novidade é que, nesteano, faremos o evento social de Aber-tura do Ciclo e comemoraremos, tam-bém, o Dia do Dentista, com um re-quintado coquetel, em 23 de outubro,sexta-feira. Mais convidativo para es-ticar a noite.

A parte científica do Ciclo aconte-cerá entre os dias 26 e 29 de outubro(segunda a quinta-feira). Veja a pro-gramação nas páginas 6 e 7.

Aproveito a ocasião para convidá-lo a participar de nossas reuniões men-sais e lembrá-lo de que nós, da direto-ria, não somos um grupo fechado, eque aqui todos os colegas que quei-ram participar são bem-vindos. É sóentrar em contato com a secretaria denossa Regional.

No decorrer deste ano, promove-mos várias palestras gratuitas para osassociados, todas com ótimafrequência. O último evento foi a Jor-nada de Diagnóstico Bucal, que tevepresença maciça, com o nosso audi-tório lotado, com lista de espera.

Mas, ainda assim, gostaria de ex-pressar um pensamento que me veioà mente, unicamente com a intençãode convencê-lo a participar: observese, diante da possibilidade de aper-feiçoamento profissional, não é maisimportante bloquear sua agenda eaproveitar o que temos preparado paravocê. E, por outro lado, sua presença,para nós, é muito significativa.

Uma entidade de classe, como aAPCD, só tem sentido se for útil a você,colega dentista.

Um abraço!

Dr. Carlos Alberto RussoPresidente

EDITORIAL

2

OUVIDORIA APCD-RMCUtilize este canal de comunicação, o qual está à disposição para

receber suas sugestões, solicitações e críticas construtivas.Envie para: [email protected]

AGENDA

EXPEDIENTE: Informativo APCD–RMC é um boletim da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional Mogi das Cruzes • Informações eCorrespondências: R. Delphino Alves Gregório, 50, Mogilar, Mogi das Cruzes, SP, CEP 08773-520 • Fones: 11 4699-1805/ 4790-3969 • [email protected]

www.apcd-rmc.com.br • Pres. APCD–RMC: Dr. Carlos Alberto Russo • Vice: Dr. Frederico Yonezaki • Resp. Editorial APCD–RMC: Dr. Alexandre BalbiRodrigues • Jornalista Responsável: Célia Piovan MTb 25.220sp • Projeto Gráfico: Cláudio A. Leme • Fotos: José Carlos Cipullo • Impressão: Gráfica Murc •

Tiragem: 1.000 exemplares

A Associação disponibiliza osalão social para eventos, comar condicionado e capacidadepara cento e cinquenta pessoas.A locação é restrita aosassociados.

Para maiores informações,mantenha contato, através dotelefone 4699-1805.

LOCAÇÃO

DENTISTAS VOLUNTÁRIOSConvocam-se Cirurgiões-Dentistas voluntários

para trabalhos sociais na APCD-RMC, Tel.: 4699-1805/ 4790-3969

Page 3: APCD-RMC Outubro 2009

3

De acordo com o decreto 5296/2004, que regulamenta as leis n°10.048/2000 e 10.098/ 2000, osestabelecimentos de assistência àsaúde deverão estar de acordo comesta legislação, que estabelecenormas gerais e critérios básicos paraa promoção da acessibilidade daspessoas portadoras de deficiência oucom mobilidade reduzida, mediante asupressão de barreiras e de obstáculosnas vias e espaços públicos, nomobiliário urbano, na construção ereforma de edifícios e nos meios detransporte e de comunicação.

Entende-se por acessibilidadecondição para utilização, comsegurança e autonomia, total ouassistida, dos espaços, mobiliários eequipamentos urbanos, dasedificações, dos serviços de transportee dos dispositivos, sistemas e meiosde comunicação e informação, porpessoa portadora de deficiência oucom mobilidade reduzida.

Por barreira entende-se qualquerentrave ou obstáculo que limite ouimpeça o acesso, a liberdade demovimento, a circulação comsegurança e a possibilidade de aspessoas comunicarem-se ou teremacesso à informação.

A construção, ampliação oureforma de edifícios públicos ouprivados destinados ao uso coletivo(entende-se por edificações de usocoletivo aquelas destinadas às

IMPORTANTE: A Resolução SS-15 de 18/01/99, que estabelece condições para instalação e funcionamento dos estabelecimentosde assistência odontológica, está sendo reformulada. Entrará em consulta pública em outubro e estará à disposição

para sugestões no site: www.cvs.saude.sp.gov.br (Centro de Vigilância Sanitária). Colaborem com suas ideias.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

atividades de natureza comercial, hoteleira,cultural, esportiva, financeira, turística,recreativa, social, religiosa, educacional,industrial e de saúde, inclusive asedificações de prestação de serviços deatividades da mesma natureza), deverãoser executadas de modo que sejam outornem-se acessíveis às pessoasportadoras de deficiência ou commobilidade reduzida e deverão serobservados, pelo menos, os seguintesrequisitos de acessibilidade:

I. nas áreas externas ou internas daedificação, destinadas à garagem e aestacionamento de uso público, deverãoser reservadas vagas próximas dosacessos de circulação de pedestres,devidamente sinalizadas, para veículosque transportem pessoas portadoras dedeficiência com dificuldade de locomoçãopermanente;

II. pelo menos um dos acessos aointerior da edificação deverá estar livre debarreiras arquitetônicas e de obstáculos

que impeçam ou dificultem a acessi-bilidade de pessoa portadora dedeficiência ou com mobilidadereduzida;

III. pelo menos um dos itineráriosque comuniquem horizontal everticalmente todas as dependências eserviços do edifício, entre si e com oexterior, deverá cumprir os requisitos deacessibilidade;

IV. os edifícios deverão dispor, pelomenos, de um banheiro acessível,distribuindo-se seus equipamentos eacessórios de maneira que possam serutilizados por pessoa portadora dedeficiência ou com mobilidadereduzida.

Para concessão da licença defuncionamento ou renovação paraqualquer atividade, devem serobservadas e certificadas as regras deacessibilidade previstas na legislaçãovigente citada e nas normas técnicasde acessibilidade da ABNT.

As edificações de uso público e deuso coletivo já existentes têm,respectiva-mente, prazo de trinta equarenta e oito meses, a contar da datade publicação do Decreto n° 5.296/2004.

Falando de Acessibilidade

As doutoras Adriana Taino e Giuliana Marques Bono

Grupo de Vigilância Sanitária – VIIIMogi das Cruzes Av. Ezelino da Cunha Glória, s/nºJd. Maricá - Centro Comercial do Rodeio (Escola

Vassilissa Trandafilov) 4790-1104 e 4790-5309

Dra. Lana Cristina Spaolonzi DaibsDiretora Técnica de Divisão de Serviços de

Saúde - Grupo Vigilância Sanitária 8

APCDASSOCIE-SE

4699-1805/ [email protected]

Entre em contatoe confira

as vantagens

Page 4: APCD-RMC Outubro 2009

INFORME PUBLICITÁRIO

4

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, diferentes desenhosde implantes têm sido sugeridos e de-senvolvidos para a utilização na substi-tuição de perdas dentais. Dentre esses,os mais comuns são os implantes cilín-dricos e cônicos, sendo este último, atu-almente, mais procurado pela facilidadede inserção e melhor estabilidade pri-mária. O objetivo desse estudo foi avali-ar a interface osso/ implante em dois ti-pos diferentes modelos de implantesdentais: cilíndrico e cônico, mais especi-ficamente verificar e comparar a diferen-ça de área osseointegrada em cada mo-

Análise Comparativa da Osseointegração entre Implantes Cilíndricos eCônicos por Microscopia Eletrônica de Varredura

RESULTADOSO desenho do implante cônico pare-

ce ter direcionado o crescimento do ossocortical em uma maior área de superfí-cie. Entretanto, os resultados demons-traram não haver diferenças estatísticassignificativas para a qualidade deosseointegração em modelos de implan-

APCDSeja um parceiro

Participe!

ANUNCIE

Entre em contato4699-1805/ 4790-3969

Imagens obtidas por MEV das amostras do grupo dos impactantes ci l índricosImagens obtidas por MEV das amostras do grupo dos impactantes ci l índricosImagens obtidas por MEV das amostras do grupo dos impactantes ci l índricosImagens obtidas por MEV das amostras do grupo dos impactantes ci l índricosImagens obtidas por MEV das amostras do grupo dos impactantes ci l índricoscom aumento de 33, 125, 250 e 1000 vezes, respectivamente.com aumento de 33, 125, 250 e 1000 vezes, respectivamente.com aumento de 33, 125, 250 e 1000 vezes, respectivamente.com aumento de 33, 125, 250 e 1000 vezes, respectivamente.com aumento de 33, 125, 250 e 1000 vezes, respectivamente.

delo, através de microscopia eletrônica devarredura (MEV).

MATERIAIS E MÉTODOS

Animais: Foram utilizados três coelhosnew zelands adultos, com peso médio de3,5kg, obtido no biotério central da Uni-versidade Federal de Santa Maria (UFSM).O trabalho foi aprovado pelo comitê deética da UFSM.

Implantes: Foram utilizados seis implan-tes cilíndricos e seis implantes cônicos dehexágono interno, fabricados pela empre-sa implacil, material odontológico (implan-

tes bortoli), os quais apresentam super-fície jateada por óxido de titânio.

Análise histológica: Após oito semanasdas implantações, os animais foram sa-crificados e os implantes removidos comuma porção de tecido ósseo e fixadasem solução à base de formol por trêsdias. Na sequência, foram desidratadasem álcool e incluídas em resina especi-al para MEV. Foram realizados cortesem um micrótomo para a obtenção dasamostras, as quais foram analisadas ecomparadas, verificando-se as áreas decontato das superfícies com o tecidoósseo.

tes cônicos e cilindricos. Porém a áreadesta é superior nos implantes cilíndricos,pela maior superfície linear do modelo.

CONCLUSÃOConcluiu-se que o modelo de dese-

nho do implante pode influenciar a quan-tidade de osseointegração dos implantes

dentais e parece direcioná-la. Porém,novos estudos sobre essa área de con-tato osso/ implante devem ser propos-tos.

(Gehrke Sa; Santos M;Machado Lc; Dedavid B)

Page 5: APCD-RMC Outubro 2009

5

Com o objetivo de estabelecer umacultura organizacional de segurança edo não-desperdício, além de reduzir aquantidade de resíduos com risco bio-lógico, a APCD - RMC firmou parceriacom o Grupo Júlio Simões, visando ofe-recer auxílio aos associados no que tan-ge valores especiais, para a realizaçãoda coleta.

Sobre o serviço

O Grupo Júlio Simões, através dodepartamento de Resíduos Industriais,disponibiliza serviços especializados decoleta, transporte e destinação final dosresíduos sépticos do serviço de saúde(RSSS), obedecendo, rigorosamente,toda legislação vigente. Utilizando veí-culo identificado, conforme exigência ro-doviária, colaboradores qualificados,treinados e uniformizados, ainda forne-ce, já contemplado no valor, todo mate-rial (caixas descarpack e sacos bran-cos leitosos identificados), necessáriopara acondicionamento dos resíduos.Itens de qualidade e comodidade queratificam a parceria.

Sobre o tratamento doresíduo infectante (Grupo A)

O serviço de coleta oferecido peloGrupo é específico para resíduos doGrupo A, conforme Resolução ANVISARDC 306/04 e Resolução CONAMA358/ 05, e a tecnologia oferecida parapromover a desinfecção dos resíduosinfectantes é o Tratamento por Micro-ondas, que exige o uso de equipamen-tos de ponta. Esse processo consistena exposição dos resíduos à fontesemissoras de micro-ondas, após tritu-ração e tratamento a vapor em altastemperaturas. Rigorosos testes realiza-dos pelo Instituto Adolfo Lutz, sob a su-pervisão da Cetesb, comprovam o altograu de desinfecção promovido pelosistema. E o que é melhor, ao contráriodo processo de incineração, não apre-senta emissões gasosas ou de líquidos

contaminados. Esse sistema transformaos resíduos infectantes em resíduos co-muns. Dessa forma, podem ser dispos-tos no aterro sanitário com os demais re-síduos domiciliares, aumentando a se-gurança sanitária e ambiental.

Sobre as Resoluçõesda ANVISA

Manejo de resíduos de saúde, confor-me prevê a Resolução ANVISA RDC 306/04 de 07/12/2004 e Resolução 358/ 05(CONAMA):

O manejo dos Resíduos de Serviçosde Saúde (RSS) é entendido como a açãode gerenciar os resíduos em seus aspec-tos intra e extraestabelecimento, desde ageração até a disposição final, proveni-entes de qualquer unidade que executeatividades de natureza médico-assis-tencial humana ou animal. Os RSS ofere-cem riscos à saúde e ao meio ambiente,sempre que o manejo for inadequado.Qualquer descuido põe em risco todos ostrabalhadores da saúde, principalmenteos que estão relacionados com a limpezae coleta.

Sobre os tipos de resíduos

Grupo A - Potencialmente Infectantes:Resíduo com a possível presença de agen-tes biológicos, que podem apresentar ris-cos de infecção ao homem e ao meio.

Grupo B - Resíduos Químicos: Resí-duos que contêm substâncias químicascom o potencial de riscos à saúde públicaou ao meio ambiente.

Grupo C - Resíduos Radioativos:Rejeitos radioativos ou quaisquer materi-ais que contenham radionuclídeos emquantidades superiores aos limites de ins-peção especificados nas normas doCNEN.

Grupo D - Resíduos ComunsRecicláveis e Não-Recicláveis: Resíduos

com característica domiciliar, que nãoapresentam riscos biológicos, radioló-gicos e químicos à saúde humana e aomeio ambiente.

Grupo E - Pérfuro-Cortantes: Materi-ais pérfuro-cortantes ou escarificantes,como lâminas e agulhas.

Sobre o acondicionamento

O acondicionamento é uma das eta-pas fundamentais, já que controla os ris-cos à saúde e facilita o armazenamentoe a disposição final. Deve ser feito portipo e categoria:

Infectantes: acondicionados em sa-cos plásticos brancos;

Pérfuro-cortantes: acondicionadosem embalagens rígidas de plástico, pa-pelão ou metal;

Resíduos especiais: as embalagensdependem das características físico-químicas;

Resíduos comuns: embalados emsacos plásticos pretos;

Resíduos recicláveis: acondiciona-dos em embalagens coloridas, de acor-do com as convenções estabelecidaspara o processo de reciclagem de cadatipo de material.

O armazenamento deverá ser feitoem um local apropriado, onde todos osresíduos fiquem devidamente separa-dos, conforme a classificação, protegi-dos contra o intemperismo (vento e chu-va), pessoas não autorizadas e infiltra-ções no solo.

APCD - RMC e Grupo Júlio Simões firmam parceria

APCDSeja um parceiro

4699-1805/ [email protected]

Participe!

ANUNCIEEntre em contato

Informações

Na secretaria da APCD-RMC,através dos telefones 4790-3969e 4699-1805, ou diretamente nodepartamento Comercial do Gru-po Júlio Simões, com MarcelloAyub, pelos telefones 4795-7158e 4795-7477.

Page 6: APCD-RMC Outubro 2009

6

XIV Ciclo de Atualização em OdontologiaDia do Dentista

O coordenador científico, dr. RicardoNomura, ressalta que a expectativa éatingir um público ainda maior este ano

Este ano, a novidade fica por conta da comemoração ao Dia do Dentista namesma data em que acontece o coquetel de abertura do Ciclo 2009, um dosmaiores eventos da grade científica da Associação. O coquetel terá início às19h30min.

A programação abrangerá o período de 26 a 29 de outubro, quandoprofissionais e acadêmicos de Mogi e região terão a oportunidade de reciclarconhecimentos e trocar experiências. No mesmo período, acontecerá o III FeirãoOdontológico, das 12h00 às 22h00, com a apresentação de novidades, devendorepetir o mesmo sucesso das edições anteriores.

* Evento Hands on Seasonsrestrito aos associados da APCD.

Valor da inscrição: R$ 60,00 Nº de vagas: 20

Consulte lista de materiais noato da inscrição

ADESÕES

12h00 às 22h00III Feirão Odontológico

13h00 às 17h00Drª Camila Madruga* Hands on 4 Seasons:RestauraçõesEstéticas Diretastreinamento práticode aplicação

17h00 as 17h30Coffee Break

18h00 as 19h45Drª Alyne SimõesLaserterapia e TerapiaFotodinâmica na ClínicaOdontológica do Dia a Dia

17h45 as 20h15Coffee Break

20h15 as 22h15Dr. Sérgio LianSeleção e Planejamento dosNovos Sistemas Cerâmicos

Maiores informações na APCD-RMC: Rua Delphino Alves Gregório, 50 - Mogilar, Mogi das Cruzes. Tel.: 4790-3969 e 4699-1805

Os primeiros cem inscritos participarão do Coquetel de Abertura, em 23/10.Valor do coquetel para acompanhantes dos inscritos: R$ 50,00.

Forma de Pagamento: A vista, via boleto, ou 2X no cheque

Não-Associados:

12h00 às 22h00III Feirão Odontológico

18h00 as 19h45O3DDr. Luís Fernando JardimTomografia Cone Bean:aplicações nasespecialidades

19h45 as 20h15Coffee Break

20h15 as 22h15Dr. Luciano Del SantoCirurgia Ortognática:contribuições para osucesso no tratamentode pacientes comdeformidades dentofaciais

12h00 às 22h00III Feirão Odontológico

18h00 as 19h45Dr. Eduardo SampaioA Importância da EstéticaGengival no TratamentoClínico Odontológico

19h45 as 20h15Coffee Break

20h15 as 22h15Dr. Márcio MiyasakiExcelência Estética emImplantes Unitários

12h00 às 22h00III Feirão Odontológico

18h00 as 22h15Dr. Noboru ImuraDr. Augusto KatoDr. Guilherme Noriaki ItikawaDrª Marina TostaNovos ConceitosPropiciando umaEndodontia comPrevisibilidade

19h45 as 20h15Coffee Break

PROGRAMAÇÃO

26 OUT

ATIVIDADES C

Profissionais ....... R$ 80,00Acadêmicos ........ i s e n t o s(somente da grade científica)

Profissionais ....... R$ 130,00Acadêmicos ........ R$ 80,00

Associados:

27 OUT

28 OUT 29 OUT

AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS PATROCINADORES

Page 7: APCD-RMC Outubro 2009

7

CIENTÍFICAS

PROFISSIONAIS RECONHECIDOS CONFIRMARAM PRESENÇA

CAMILA MADRUGARestaurações

Estéticas Diretas

• Hands on 4 Seasons• Formada pela Universidade de Santo Amaro;• Responsável Técnica e Consultora da IvoclarVivadent;• Mestranda em Dentística;

ALYNE SIMÕES Laserterapia e Terapia

Fotodinâmica na ClínicaOdontológica do Dia a Dia

• Professora-Doutora do Centro de Pesquisa em Biolo-gia Oral - Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP);• Docente dos cursos de laser da FUNDECTO/LELO;• Colaboradora do Laboratório Especial de Laser emOdontologia (LELO) - FOUSP;• Autora de diversos artigos científicos nacionais e in-ternacionais, na área de laserterapia.

LUIS FERNANDOJARDIM

Tomografia Cone Beam:aplicação nas especialidades

• Especialista em Radiologia e ImaginologiaOdontológica;• Professor do Curso de Especialização em Radi-ologia e Imaginologia da UNAERP;• Diretor-Clínico da O3D TomografiaComputadorizada;• Diretor e fundador do Departamento de Informáticada APCD Ribeirão Preto, desde 2000.

SÉRGIO LIAN

Seleção e Planejamento dosnovos Sistemas Cerâmicos

• Dentista desde 1983;• Especialista em Prótese e Periodontia;• Proprietário do Laboratório Lian de PróteseOdontológica;• Ministra cursos sobre estética com fase clínica e faselaboratorial.

MARCIO MIYAZAKIExcelência Estética em

Implantes Unitários

• Formado pela UNIP, em 1996;• Especialista em periodontia em 1998;• Professor-Assistente do Curso de Atualização emImplantes na EAP-APCD Central;• Professor do curso de Especialização em Implan-tes na APC Jd. Paulista.

EDUARDO SAMPAIO

A Importância da EstéticaGengival no TratamentoClínico Odontológico

• Mestrando em Periodontia, UnG;• Professor-Coordenador do Curso de Especializa-ção em Periodontia, APCD Vila Mariana/SP;• Professor-Coordenador do Curso de Especializa-ção em Periodontia, SOBRESP-UnicSul/RS;• Professor do Curso de Especialização emImplantodontia, APCD Central/SP;• Sócio-proprietário do portal eletrônicowww.periodonto.net

NOBORU IMURA

Novos Conceitos Propiciandouma Endodontia com

PrevisibilidadeMinistradores:

Noboru Imura, Augusto Kato, MarinaTosta e Guilherme Noriaki Itikawa

• Mestre em Endodontia pela Faculdade de Odontolo-

gia de Piracicaba - Unicamp;

• Doutorando em Endodontia pela Faculdade de Odon-

tologia de Piracicaba - UNICAMP;

• Coordenador do Curso de Especialização em

Endodontia da Associação Brasileira de Cirurgiões

Dentistas - ABCD;

• Ministrador de cursos da Escola de Aperfeiçoamento

Profissional da APCD Central;

• Autor de dois livros de Endodontia.

LUCIANO DEL SANTO

• Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Nove de

Julho;

• Mestrado em Ciências da Saúde pela Disciplina

de Cabeça e Pescoço do Curso de Pós-Gradua-

ção do Hospital Heliopólis/SP;

• Residência em Cirurgia e Traumatologia

Bucomaxilofacial pela UNESP/Araraquara;

• Especialista em Cirurgia e Traumatologia

Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odon-

tologia e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e

Traumatologia Bucomaxilofacial;

• Membro do Corpo Clínico dos Hospitais Albert

Einstein, Sírio Libanês, São Luiz e outros;

• Membro da International Association of Oral and

Maxillofacial Surgeons;

• Diretor do Departamento de Radiologia da APCD

Ribeirão Preto, desde 1998;

• Prof. APCD Ribeirão Preto, APCD Santo André,

ABO São Caetano do Sul e outras entidades.

Cirurgia Ortognática:contribuições para o sucesso

no tratamento de pacientes comdeformidades dentofaciais

Page 8: APCD-RMC Outubro 2009

8

DENTISTA RADICAL

Clóvis Borba, 55 anos,

cirurgião-dentista, faz parte

deste time de aventureiros

há mais de vinte e cinco

anos, quando começou a

participar e organizar

eventos do Moto Clube de

Mogi.

A paixão pelas trilhas

não parou por aí e, em

meados dos anos 90, trocou

as motos pelos 4x4 e fun-

dou, junto com outros

jipeiros, o Jeep Clube de

Mogi das Cruzes. Desde

então, não parou mais com

o Off Road tanto nas

competições, quanto na or-

ganização das provas.

Off Road — na estrada da vidaEm 2000, junto com o na-

vegador Theru, foi campeão da

Copa Vale Raid, no Vale do

Paraíba.

Em 2004, 2005 e 2006

participou da equipe técnica do

Rally dos Sertões, na catego-

ria regularidade.

O Borba, como é conhe-

cido pelos colegas jipeiros,

junto com o Jeep Clube, já or-

ganizou vários eventos filantró-

picos em Mogi e região.

Datas comemorativas,

como o Dia das Crianças e

Natal, também são dias de fa-

zer trilha e ajudar ao próximo.

Nesses eventos, os jipeiros

reúnem-se e saem estrada

APCDSeja um parceiro

4699-1805/ [email protected]

Participe!

ANUNCIE

Entre em contato

Apaixonados pelas trilhas, os jipeiros do Jeep Clubede Mogi das Cruzes também realizam uma ação

social, auxiliando crianças carentes

afora, distribuindo brinque-

dos para as crianças carentes.

Vale ressaltar que os jipeiros

reúnem-se toda semana, as

terças-feiras.

Quem quiser entrar para

o time ou fazer doações de

brinquedos é só entrar em

contato com Clóvis, através

do telefone 4726-2986.

Page 9: APCD-RMC Outubro 2009

9

ACONTECEU NA APCD – RMCAtividades científicas e sociais representam uma tônica essencial no que se refere à reunião de associados. São

eventos que permitem a reciclagem de conhecimentos, bem como a aproximação da classe. A diretoria, oportunamente,agradece a presença de todos e ressalta a satisfação em ver "a casa cheia", pois a entidade existe para atender aosprofissionais e acadêmicos.

Já na sexta edição, a Feijoada é um sucesso depúblico, que se reúne para descontrair, confraternizar

e estreitar os relacionamentos.

Coordenada pela drª Fernanda Paula Yamamoto e pelo dr. Brunnode Freitas Silva, a 1ª Jornada deverá ser incluída no calendáriocientífico. O principal objetivo é promover a atualização de cirur-giões-dentistas e acadêmicos, além de reforçar o papel da enti-dade na reciclagem e no apoio científico, visando a constanteintegração com os profissionais da região. Profissionais de re-nome no âmbito da odontologia enriqueceram, admiravelmente,o evento.

VI Feijoada da APCD-RMC1ª Jornada de Diagnóstico Bucal APCD-RMC

APCD4699-1805/ [email protected] /

www.apcd-rmc.com.br

ANUNCIE

Entre em contato. Participe!

Seja um parceiro

28 de agosto 29 de agosto

AGRADECEMOS O APOIO DOS SEGUINTES OS PATROCINADORES

Page 10: APCD-RMC Outubro 2009

Colégio GutenbergEducação Infantil e Ensino

Fundamental(1ª a 8ª séries)

Ensino Médio (sistema deensino CPV Treinamento de

Futsal Society, Basquete, Vôlei,Espanhol, Japonês, Natação,Horticultura, Artes Cênicas e

Manuais, Ballet, ReforçoEscolar, Laboratórios deCiências e Informática

Educacional e AuditórioMultimídia.

A escola é monitorada comcâmeras.

Rua Eugênio Motta, 233Mogi das Cruzes • 11 4729-9902

www.colegiogutenberg.com.brBenefício: 20% de desconto

Green CardCursos de Idiomas

Rua Santana, 205, Centro,Mogi das Cruzes

11 4721-1010 • 11 4721-1021Benefício: desconto

permanente de 20% nasmensalidades, material didáticonão incluso e um mês gratuitode aulas em grupos e internas

para alunos novos.

CONVÊNIOS APCD - RMC BENEFÍCIO E COMODIDADE

10

Para maiores informações, entre em contato com a APCD-RMC: 4699-1805

APCD

4699-1805/ [email protected] /

www.apcd-rmc.com.br

ANUNCIE

Entre em contato.

Participe!

Seja um parceiro

Gomes Dental Produtos Odontológicos

Rua Cel. Cardoso Siqueira, 50,Centro

11 4799-0959 • 11 4799-9845Benefício: desconto permanente

de 5% à vista

Academia ImpactoPratique o verdadeiro kick boxing

americano• Centro exclusivo de treinamento

de kick boxing Full Contact emMogi das Cruzes;

• Para ambos os sexos;• Todas as idades;

• Perda de peso rápida e ganhode saúde;

• Defesa pessoal,condicionamentos

físico e mental e treinamentosespeciais para mulheres.

Rua Tte. Manoel Alves dos Anjos,198

fundos, Centro, Mogi das Cruzes11 3427-7286

Benefício: desconto de 5%na mensalidade e matrícula, e matrícula grátis, a partir

do 2º aluno

Laboratório CytolabExames laboratoriais na área

de anatomia patológica,citologia e análises clínicas

Rua Francisco Franco, 357Jd. Santista, Mogi das Cruzes

11 4724-8200Benefício: Tabela de Cliente

Especial

MCE - Moradinha - CentroEducacional• Hotelzinho

• Educação Infantil• Ensino Fundamental I e II

Rua Barão de Jaceguai, 1.059Centro, Mogi das Cruzes

11 4724-8200Benefício: Descontos de 20%para Hotelzinho e EducaçãoInfantil, e 30% para Ensino

Fundamental I e II

Vale do SonhoHotel & Eventos

Rua João Barbosa de Oliveira,1888 Freguesia da Escada,

Guararema - SP11 4693-1894 • 4693-2510Benefício: Descontos na

hospedagem, sendo 15% baixatemporada, 10% alta temporada

e 5% feriados prolongados

Borba FisioterapiaDrª Luciana Mine Borba

Fisioterapia, RPG, pilatese drenagem linfática

Av. Cap. Manoel Rudge, 679Vila Oliveira, Mogi das Cruzes

11 4796-2986 • [email protected]ício: 15% de desconto em

RPG e 17% em pilates

Speed ImportsPeças e serviços, mecânica,

funilaria, pintura e elétrica paraautos, vans, pickups e caminhões

nacionais e importados detodas as marcas.

• Sistema leva-e-traz e lavagemsem custo adicional;

• Sistema informatizado paraaviso da próxima troca de óleo;

• Curso básico sobremecânica para mulheres;

• Cartões Visa e Master em 4x sem juros.

Rua Adelino de Mello, 315(esquina com a Henrique Perez),

Vila Lavínia,Mogi das Cruzes

11 4729-5322 • 4735-2870 • 6819-0970 www.speedimports.com.br

Benefício: desconto de 5%em peças e 10% na mão-de-obra

Page 11: APCD-RMC Outubro 2009

11

INDICADOR PROFISSIONAL

Dr. Marcelo Koishi UgadinCRO: 67121

Mestre e Especialista em DisfunçõesTemporomandibulares e Dor Orofacial

Rua Francisco Martins, 15Socorro, Mogi das Cruzes, SP

11 4796-4011 / [email protected]

Dr. Frederico YonezakiCRO: 67195

Cirurgião Dentista - Cirurgia eTraumatologia Buco-Maxilo-Facial

R. Barão de Jaceguai, 509, sl. 52Centro, Mogi das Cruzes, SP

11 [email protected]

IOMInstituto OdontológIco Mogiano

CRO: 7542Avenida Japão, 208, Alto Ipiranga

Mogi das Cruzes, SP11 4722-7617

[email protected]

Drª Márcia Harumi MaedaCRO: 44629

Clínica GeralRua Princesa Isabel de Bragança, 235, sl.

404, Ed. Helbor - CentroMogi das Cruzes, SP

11 [email protected]

Dr. Renato Lopes Faury JuniorCRO: 67230

ImplantodontiaRua Cel. Moreira da Glória, 48 Centro,

Mogi das Cruzes, SP11 4798-4401

[email protected]

Drª Ana Paula Maluf RodriguesCRO: 58284

Especialista emEndodontia FOUSP

Rua Júlio Prestes, 193,Jardim Esplanada, M. Cruzes, SP

11 4726-4462

Drª Érica Cristina da Rós NasserCROSP: 64540Clínica Geral

Av. Vol. Fernando Pinheiro Franco, 706,Centro, Mogi das Cruzes, SP

11 [email protected]

Prof. Dr. Darcio KitakawaCROSP: 59.972

Semiologia, EstomatologiaMestre e Doutor pela UNESP, SJC

Atendo no consultório11 9371-0221

[email protected]

Drª Cristina NomuraCROSP: 67081

Especialista em DentísticaRestauradora EstéticaRua Ipiranga, 760, Centro

Mogi das Cruzes, SP11 4799-2187

Dr. Ricardo NomuraCROSP: 83325

Especialista em Cirurgia eTraumatologia Buco-Maxilo-facial

Rua Ipiranga, 760, CentroMogi das Cruzes, SP

11 4799-2187

Drª Karina PereiraCRO 69004

Mestranda em Odontopediatria,Especialista em Pacientes com

Necessidades Especiais e Ortodontia.R. Princ. Isabel de Bragança, 235sl. 404, Centro Mogi das Cruzes, SP

11 4726-4492

Drª Neto PereiraCRO: 16646

Especialista em OrtodontiaAparelhos fixos

Ortopedia dos Maxilares (móvel)Rua Antonio Cândido Alvarenga, 179, sala 22

Centro,Mogi das Cruzes, SP11 4798-4826 / 4798-4735

Page 12: APCD-RMC Outubro 2009

SUZANO: R. Monsenhor Nuno, 640 - Centro - CEP 08674-090(crosp 6280) Tels.: (11) 4748-1280 / 4743-7319

• Documentação Digital (Imagens Digitalizadas e Certificadas);• Documentação Ortodôntica ou Periodontal;• RX-Panorâmico, Teleradiografia;• Oclusal e Periapicais, Tomografia para Implantes A.T.M. Frontal, Lateral e Axial;• Imagens radiográficas, intra e extra-oral, totalmente digitais, em filmes radiográficos.

MOGI: R. Duarte de Freitas, 282 - CEP 08680-240(crosp 3369) Tels.: (11) 4796-8812 / 4796-9034

www.crom.odo.br / e-mail: [email protected]

Documentação entregue em até 5 dias

*

*