retinopatia

15

Upload: pedagogo-santos

Post on 07-Jul-2015

2.801 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

SLIDE SOBRE AS DOENÇAS VISUAIS RELACIONADA A RETINOPATIA

TRANSCRIPT

Page 1: RETINOPATIA
Page 2: RETINOPATIA

São lesões que aparecem na retina, podendo causar pequenos sangramentos e, como conseqüência, a perda da acuidade visual. Exames de rotina (como o “fundo de olho”) podem detectar anormalidades em estágios primários, o que possibilita o tratamento ainda na fase inicial do problema.

Vejamos os casos mais frequentes:

Retinopatia Diabética;

Retinopatia Hipertensiva;

Retinopatia Serosa Central;

Retinopatia Prematuridade.

Page 3: RETINOPATIA

É uma complicação grave, evolui lentamente, Já é diagnosticada antes do aparecimento clínico da doença ( pelo exame feito por um oftalmologista ) ou pelos clínicos que sabem fazer exame de fundo de olho. Caminha, lenta e inexoravelmente, podendo levar à cegueira. Os diabéticos têm 25 vezes mais chances de se tornarem cegos do que os não diabéticos.

o diabetes afeta o sistema circulatório da retina (camada de prolongamento dos nervos onde estão as células receptoras responsáveis por perceber a luz e ajudar a enviar as imagens ao cérebro), e o dano aos seus vasos sangüíneos pode resultar em vazamento de fluído ou sangue (eventualmente fibrose).

Page 4: RETINOPATIA
Page 5: RETINOPATIA

Controle glicêmico otimizado pode reduzir substancialmente o risco e a progressão da retinopatia: 2.Realizar o teste de HbA1C 2 a 3 vezes ao ano para assegurar o alcance das metas: 7,0%, usando um ensaio com base no DCCT, ou até o limite máximo do método adotado, sendo aceito até 1% acima. Esbarramos aqui num sério problema de interpretação, uma vez que não há uma padronização metodológica; 2. Glicose plasmática pré-prandial entre 90-130 mg/dl;3. Glicemia pós-prandial <180 mg/dl; 4. Controle otimizado da pressão arterial;5. Pressão arterial <130/80 mmHg;6. Aconselhar todos os pacientes a não fumar.

Page 6: RETINOPATIA
Page 7: RETINOPATIA

A hipertensão arterial sistêmica, doença extremamente comum no idoso, pode acometer os olhos. Geralmente a parte mais afetada do olho é a retina, parte responsável pela transformação da luz em impulso nervoso, que é captado pelo cérebro, permitindo enxergar. A doença de retina causada pela hipertensão arterial, chamada de retinopatia hipertensiva, e a doença do nervo óptico, que também pode ser acometido, podem causar baixa de visão nestes pacientes.

Na maioria das vezes a pessoa não tem sintomas só é encontrada num exame de rotina com o oftalmologista. Quando tem algum sintoma, costuma ser dor de cabeça e mudanças na visão, tipo enxergar embaçado, ver pontos flutuantes', ver auras, e pontos cegos.

Page 8: RETINOPATIA

Ainda não existe cura , mas há como evitá-la, evitar a sua evolução e em alguns casos recuperar parte do dano.

Pacientes com hipertensão arterial sistêmica devem realizar um exame de fundo do olho no momento do diagnóstico da hipertensão, exames anuais.

Já que estes pacientes costumam ter mais de 40 anos e podem apresentar outras doenças associadas como glaucoma ou diabetes, o exame serve para manter os níveis pressóricos bem controlados associado à prática de exercícios e boa alimentação.

Page 9: RETINOPATIA

Doença ou distúrbio que envolve uma membrana secretora de líquido (serosa) ou cavidade serosa, incluindo a cavidade peritoneal e as cavidades pericárdicas.

Doença do mundo moderno, que tem causa relacionada ao estresse e à ansiedade

A retina é a camada interna do olho que recebe e transmite imagens focalizadas, que normalmente é avermelhada por causa do intenso abastecimento de sangue.

Page 10: RETINOPATIA
Page 11: RETINOPATIA
Page 12: RETINOPATIA

Atinge principalmente os bebês prematuros ou com baixo peso ao nascimento (os bebês nascidos antes de 36 semanas e com peso abaixo de 1600 gramas são os mais propensos).

A retinopatia da prematuridade é o crescimento desorganizado dos vasos sangüíneos que suprem a retina (camada mais interna do globo dos olhos) do bebê. Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão da criança.

Page 13: RETINOPATIA
Page 14: RETINOPATIA

Mamãe, faça um bom pré-natal durante toda a gestação, assim poderá evitar um parto prematuro.

O prematuro deve fazer o exame regular durante toda a sua vida, não apenas no período do crescimento vascular (com 32 semanas de gestação termina o setor nasal e entre 43 e 46 semanas termina o crescimento da área temporal

No Brasil, mais de 500 crianças ficam cegas a cada ano

Page 15: RETINOPATIA