resumo viabilizaÇÃo de implantaÇÃo de infraestrutura...

2
VIABILIZAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA VERDE PARA O MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO: TRECHO 1 - Rua Paissandú. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Vanessa Tibola da Rocha E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Natalia Hauenstein Eckert, Daniella Do Amaral Mello Bonatto, Juan José Mascaró ORIENTADOR: Juan José Mascaró ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 6.04.00.00-5 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: Ao longo do tempo as cidades perderam espaços públicos e qualidade urbana. Para que as cidades possam integrar a comunidade com os espaços públicos que as mesmas oferecem é necessária a elaboração de estratégias adequadas que configurem espaços qualificados, com uma boa ambiência urbana. Com o objetivo de trazer maior comunicação entre os espaços públicos e os habitantes da cidade de Passo Fundo - RS, o presente trabalho verifica a viabilidade de implantação da infraestrutura verde na área central, como estratégia de desenvolvimento urbano sustentável, para a melhora da ambiência urbana e qualidade de vida dos seus habitantes. O foco do presente projeto de pesquisa é uma zona que funcionaria como um ``corredor verde¿¿ que conecta importantes espaços públicos da cidade de Passo Fundo, como praças e parques. O trabalho encontra-se em fase de conclusão dos resultados obtidos e indicação de estratégias para solução dos problemas diagnosticados METODOLOGIA: O presente trabalho tem como estudo de caso a cidade de Passo Fundo - RS. As etapas de trabalho envolvem: levantamento de dados oficiais junto à prefeitura; elaboração de ficha de registro de campo; levantamento de campo nas áreas de estudo (Rua Paissandú e Rua General Netto); sistematização das informações; análise dos resultados, conclusões e recomendações. Foi realizado nas áreas de estudo: medições de passeios públicos, identificação do porte da vegetação existente, identificação de mobiliários urbanos, verificação de incompatibilidades entre as infraestruturas e a arborização. No momento a pesquisa está na fase de análise dos dados de campo e elaboração das recomendações para possível implantação da infraestrutura verde.

Upload: doankhanh

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIABILIZAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA VERDE PARA OMUNICÍPIO DE PASSO FUNDO: TRECHO 1 - Rua Paissandú.

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Vanessa Tibola da Rocha

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Natalia Hauenstein Eckert, Daniella Do Amaral Mello Bonatto, Juan José Mascaró

ORIENTADOR:Juan José Mascaró

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:6.04.00.00-5

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:Ao longo do tempo as cidades perderam espaços públicos e qualidade urbana. Para que as cidades possam integrar acomunidade com os espaços públicos que as mesmas oferecem é necessária a elaboração de estratégias adequadas queconfigurem espaços qualificados, com uma boa ambiência urbana. Com o objetivo de trazer maior comunicação entre osespaços públicos e os habitantes da cidade de Passo Fundo - RS, o presente trabalho verifica a viabilidade de implantaçãoda infraestrutura verde na área central, como estratégia de desenvolvimento urbano sustentável, para a melhora daambiência urbana e qualidade de vida dos seus habitantes. O foco do presente projeto de pesquisa é uma zona quefuncionaria como um ``corredor verde¿¿ que conecta importantes espaços públicos da cidade de Passo Fundo, comopraças e parques. O trabalho encontra-se em fase de conclusão dos resultados obtidos e indicação de estratégias parasolução dos problemas diagnosticados

METODOLOGIA:O presente trabalho tem como estudo de caso a cidade de Passo Fundo - RS. As etapas de trabalho envolvem:levantamento de dados oficiais junto à prefeitura; elaboração de ficha de registro de campo; levantamento de campo nasáreas de estudo (Rua Paissandú e Rua General Netto); sistematização das informações; análise dos resultados,conclusões e recomendações. Foi realizado nas áreas de estudo: medições de passeios públicos, identificação do porte davegetação existente, identificação de mobiliários urbanos, verificação de incompatibilidades entre as infraestruturas e aarborização. No momento a pesquisa está na fase de análise dos dados de campo e elaboração das recomendações parapossível implantação da infraestrutura verde.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:No levantamento de campo do ¿Trecho um¿ ¿ Rua Paissandú, entre Praça Tamandaré e Praça Antônio Xaiver - emanálise, observou-se que não houve critérios técnicos na implantação da vegetação ao longo do percurso, uma vez queestas variam de porte e espécies, havendo também quadras que não apresentam árvore ao longo do quarteirão, o quecausa bastante desconforto em relação à sensação térmica local. Além disso, há inúmeros problemas diagnosticados nospasseios públicos do trecho um, tais como falta de uniformidade das dimensões das calçadas, crescimento das raízes dealgumas espécies do trecho que acabam por danificar as mesmas e por fim as vegetações de grande porte identificada notrecho encontram-se em conflito com as fachadas das edificações e com as redes de infraestrutura urbana da cidade.Em relação ao gabarito das edificações, os mesmos apresentam variações desuniformes com relação às alturas e usos dasmesmas, variando de um a dezesseis pavimentos, mas com predominância de oito a dez em média.Com relação aos resultados obtidos no trecho, que totaliza um percurso de doze quadras, identificou-se um somatório desessenta e cinco árvores, as quais possuem diferentes características, portes e espécies, entre nativas e exóticas. Oprincipal objetivo da pesquisa é traçar recomendações para a implantação de infraestrutura verde nesta via interceptando-se com a Rua General Netto, que representa o segundo trecho da pesquisa, para que tornem a área central da cidade maissustentável e agradável aos seus usuários.

CONCLUSÃO:Estudar a implantação de infraestrutura verde em cidades de médio porte como Passo Fundo tem como intuito gerar aconscientização da população e dos dirigentes sobre a sua importância, capaz de mitigar os efeitos negativos daurbanização. O presente trabalho aponta para a possibilidade de soluções viáveis para implantação de infraestrutura verde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:MARQUES, J. F.; COMUNE, A. Quanto vale o ambiente: interpretações sobre ovalor econômico ambiental In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 23, Salvador, BA, 12 a 15 de dezembro de 1995,Anais p.633-651.MASCARÓ, L. Ambiência urbana = Urban environment. 2.ed. Porto Alegre: + 4 Editora, 2004.SANTOS, N. R. Z.; TEIXEIRA, I. F. Arborização de Vias Públicas: Ambiente X Vegetação. Instituto Souza Cruz. Santa Cruzdo Sul, RS,Ed. 2001. 135 p.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador