resumo uso do html5 para uma interface gráfica...

2
Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Pieterson Borges Cunert E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic CNPq CO-AUTORES: Jaqson Dalbosco (UPF). José Maurício Cunha Fernandes (Embrapa Trigo). ORIENTADOR: Willingthon Pavan ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Metodologias e técnicas da computação UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo na Web. Essa nova versão traz uma série de importantes mudanças quanto ao papel do HTML na Web, adicionando novas funcionalidades como semântica e acessibilidade, utilizando novos recursos que antes só eram possíveis através de outras tecnologias. A sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes mídias, mantendo-se facilmente legível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos. O HTML 5, com cerca de 3 anos de trabalho e estudos, tem como princípio a mudança da forma como é exibido o conteúdo na Internet e também a sua utilização offline. Para desenvolvedores, existem mudanças na sua estrutura e semântica, já os conteúdos multimídia, poderão ser exibidos sem a necessidade de conversão ou utilização de plugins. Tais novidades da linguagem proporcionam explorar novas possibilidades de desenvolvimento Web.

Upload: vankhue

Post on 28-Dec-2018

237 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável.semanadoconhecimento.upf.br/.../anais-2013/...resumo-uso_do_html5.pdf · Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável

Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável.RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Pieterson Borges Cunert

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic CNPq

CO-AUTORES:Jaqson Dalbosco (UPF).José Maurício Cunha Fernandes (Embrapa Trigo).

ORIENTADOR:Willingthon Pavan

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Metodologias e técnicas da computação

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo naWeb. Essa nova versão traz uma série de importantes mudanças quanto ao papel do HTML na Web, adicionando novasfuncionalidades como semântica e acessibilidade, utilizando novos recursos que antes só eram possíveis através de outrastecnologias.A sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes mídias, mantendo-se facilmentelegível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos.O HTML 5, com cerca de 3 anos de trabalho e estudos, tem como princípio a mudança da forma como é exibido o conteúdona Internet e também a sua utilização offline. Para desenvolvedores, existem mudanças na sua estrutura e semântica, já osconteúdos multimídia, poderão ser exibidos sem a necessidade de conversão ou utilização de plugins. Tais novidades dalinguagem proporcionam explorar novas possibilidades de desenvolvimento Web.

Page 2: RESUMO Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável.semanadoconhecimento.upf.br/.../anais-2013/...resumo-uso_do_html5.pdf · Uso do HTML5 para uma interface gráfica amigável

METODOLOGIA:Com trabalho, buscou-se entender as novidades da tecnologia e aplicá-las no desenvolvimento de um site para o grupo depesquisa Mosaico. Foram utilizados padrões de projeto e regras de negócio visando a fácil agregação de funcionalidades emanutenção do software. Com o uso do padrão MVC (Modelo-Visão-Controle), pode-se separar o acesso aos dados,regras de negócio e interação com o usuário. O desenvolvimento baseou-se na independência de plataforma, visando asua fácil implantação e manutenção. Para facilitar a apresentação utiliza-se a totalidade das potencialidades do HTML5,permitindo a criação de interfaces ricas e dinâmicas. O uso das novas tags como <video>, <audio>, <header> e elementos<canvas>, assim como a integração de conteúdos SVG (Scalable Vector Graphics), enriquecem o conteúdo semântico dosdocumentos. Para o projeto e desenvolvimento, utilizou-se a ferramenta Eclipse. Já para a estrutura das páginas, utilizou-sea ferramenta Wix, que permite editar layouts para HTML5.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Como resultado, desenvolveram-se soluções Web para o grupo Mosaico e para o Sistema de Rastreabilidade Digital daEmbrapa. Com estes trabalhos percebe-se que o uso do HTML5 trás grandes vantagens para o desenvolvimento deinterfaces ricas, assim como facilidades para implementação o que agiliza o desenvolvimento de soluções na Web. Facilita,também, a compreensão por parte do desenvolvedor e a visualização do resultado pelo usuário, através de interfacesamigáveis, interativas e agradáveis. Geradas pela aplicação dos novos recursos propostos pelo HTML5. Durante odesenvolvimento do trabalho, deparou-se também com um interessante recurso chamado Canvas que possibilita a fácilimplementação para o uso de diferentes mídias inseridas nas paginas Web sem a necessidade de recursos externos comoplugins. Com este componente beneficia-se pela geração de um código mais otimizado e enxuto ao implementar taisfuncionalidades. Uma das discussões sobre o HTML5 são as aplicações offline. A especificação do HTML5 permite que¿aplicações online¿ permaneçam em cache, sendo gerenciadas pelos browsers, com isso, passando a funcionar com ousem conexão com a Internet. Para trabalhar offline, um aplicativo necessita de um manifesto comunicando-se com obrowser o que é preciso ser armazenado em cache local. Os arquivos que compõem o manifesto podem ser de qualquertipo, como: CSS, javascript, imagens, etc. Além de informar o browser sobre o que fazer cache, pode-se também informar oque não deverá ser mantido, garantindo que o recurso seja sempre requisitado via Web. O HTML5 possibilita indicar umconteúdo alternativo para quando haja falha de download.

CONCLUSÃO:Com o desenvolvimento deste projeto, pode-se concluir que o HTML5 pode ser usado para a criação de interfaces ricas,possibilitando uma fácil aprendizagem e trazendo soluções fundamentais para o desenvolvimentos de projetos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:PILGRIM, M; ZAREMBA, A. (Ed.). HTML5: Up and Running. O'Reilly Media, 2010

ANDRADE, D. A. d. & MARCHI, K. R. d. C. HTML5 ¿ Novos padrões para Web Semântica. XII Semana de Informática e IXMostra de Trabalhos de Iniciação Científica, 2010

Assinatura do aluno Assinatura do orientador