resumo reciclagem de pavimentos flexÍveis com adiÇÃo de...

2
RECICLAGEM DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS COM ADIÇÃO DE AGENTE ESTABILIZANTE RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Andréa Silveira Netto Nunes E-MAIL: [email protected] / [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: ORIENTADOR: Francisco Dalla Rosa ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 30103053 - Pavimentos UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: A existência de vias que diminuem distâncias e agregam valores contribuem muito para o fortalecimento da economia e, por consequência, para o crescimento das cidades. Com o tempo, o tráfego nessas vias aumenta e o pavimento asfáltico passa a deteriorar-se estruturalmente, havendo não só a necessidade de um cuidado em relação à restauração da capacidade de carga, mas também, com os materiais empregados e do impacto ambiental possivelmente causado pelos mesmos. Surge então a ideia de reciclagem, onde o fresado (camada desgastada do pavimento) é reutilizado, e misturado com teores de cimento Portland CPV-ARI de 1 a 8 % e agregado virgem, para a produção de novas misturas. Assim, aproveitam-se os agregados e ligantes remanescentes do material gerado no corte, além da possibilidade de obter resultados compatíveis com os necessários para um ciclo de vida dentro de padrões aceitáveis. METODOLOGIA: Para o estudo em questão, o material fresado foi devidamente desagregado e caracterizado, com ensaios de granulometria e massas específicas, assim como o material virgem. Em sequência, foi realizada a correção da curva granulométrica do fresado com 22% de rocha virgem, enquadradas dentro dos limites propostos pela especificação DAER-ES-P 11/91(DAER/RS, 1991). Posteriormente, foram realizados ensaios de compactação na energia Proctor Modificada, seguidos de ensaios de resistência à compressão simples e ensaios de resistência à tração. Os resultados obtidos nos ensaios de resistência à tração influenciarão nas cargas que serão utilizadas no ensaio de vida de fadiga.

Upload: vukhanh

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RECICLAGEM DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS COM ADIÇÃO DE AGENTEESTABILIZANTE

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Andréa Silveira Netto Nunes

E-MAIL:[email protected] / [email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:

ORIENTADOR:Francisco Dalla Rosa

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:30103053 - Pavimentos

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:A existência de vias que diminuem distâncias e agregam valores contribuem muito para o fortalecimento da economia e,por consequência, para o crescimento das cidades. Com o tempo, o tráfego nessas vias aumenta e o pavimento asfálticopassa a deteriorar-se estruturalmente, havendo não só a necessidade de um cuidado em relação à restauração dacapacidade de carga, mas também, com os materiais empregados e do impacto ambiental possivelmente causado pelosmesmos. Surge então a ideia de reciclagem, onde o fresado (camada desgastada do pavimento) é reutilizado, e misturadocom teores de cimento Portland CPV-ARI de 1 a 8 % e agregado virgem, para a produção de novas misturas. Assim,aproveitam-se os agregados e ligantes remanescentes do material gerado no corte, além da possibilidade de obterresultados compatíveis com os necessários para um ciclo de vida dentro de padrões aceitáveis.

METODOLOGIA:Para o estudo em questão, o material fresado foi devidamente desagregado e caracterizado, com ensaios de granulometriae massas específicas, assim como o material virgem. Em sequência, foi realizada a correção da curva granulométrica dofresado com 22% de rocha virgem, enquadradas dentro dos limites propostos pela especificação DAER-ES-P11/91(DAER/RS, 1991). Posteriormente, foram realizados ensaios de compactação na energia Proctor Modificada,seguidos de ensaios de resistência à compressão simples e ensaios de resistência à tração. Os resultados obtidos nosensaios de resistência à tração influenciarão nas cargas que serão utilizadas no ensaio de vida de fadiga.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:O material obteve resultados compatíveis com os de umidade ótima (8%) e massa específica seca (2 g/cm³) obtidas noensaio de compactação na energia Proctor Modificada, tanto nas dosagens dos ensaios de compressão, como nos ensaiosde tração. Porém percebeu-se que as máximas resistências são obtidas, em geral, para teores de água inferiores ao ótimo,além de que, a umidade das amostras tende a se afastar do teor ótimo à medida que a porcentagem de cimento aumenta,assim como a densidade seca máxima fica maior a medida que adiciona-se mais cimento. Em se falando de resistência acompressão simples, as porcentagens de 4% e 8% apresentaram conformidade com a norma de solo-cimento (DER/PRES-P 11/05) sendo superiores à 2,1 MPa. Assim como, em se falando de resistência à tração, segundo a Literatura, asporcentagens de 4% e 8% também apresentaram conformidade, por suas resistências a tração serem maiores que 0,26MPa (12,44% da resistência à compressão - VITALI,2008). Portanto, para misturas cimentadas o teor ideal de cimento a serutilizado deverá ser maior que 3,5%, para um bom desempenho à compressão e à tração. Um aspecto de grandeimportância, posteriormente, será a avaliação do desempenho destas misturas recicladas do ponto de vista da vida defadiga, e como o caso de estudo são materiais de mistura, os resultados de vida de fadiga serão usados como critério dedimensionamento.

CONCLUSÃO:Se utilizados os teores máximos de cimento propostos, a técnica de reciclagem de pavimentos, com utilização do Fresado eagente estabilizante torna-se efetiva à resistência à compressão e à tração. Porém, para avaliação da capacidade de cargado pavimento, da vida de fadiga e realização de pista experimental é necessário um estudo mais aprofundado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:Departamento autônomo de estradas de rodagem, DAER- RS. Especificações gerais. Base tratada com Cimento: DAER-ES-P 11/91. Junho/96;Paraná. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná, DER-PR.Especificação de Serviços Rodoviários. Pavimentação: solo-cimento e solo tratado com cimento: DER/PR ES-P 11/05.14/12/2005. RS;VITALI, O.P.M. Efeito da composição de misturas de solo-cimento nos parâmetros de rigidez e de resistência. Faculdade deEngenharia, Universidade do Porto, 2008.

INSIRA ARQUIVO.IMAGEM - SE HOUVER:

Assinatura do aluno Assinatura do orientador