resumo de psicopatologia - juliana

2

Click here to load reader

Upload: carolinapessanha

Post on 03-Jul-2015

656 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo de Psicopatologia - Juliana

Resumo

Alterações do Estado de Consciência

Coma Vigil – O paciente se mantém imóvel, com olhar vivo ciclo de sono e vigília normal e ausência de atividade mental. Ocorre em lesões que interferem com a integração reticulocortical.

Estado Vegetativo Crônico designa os casos em que o paciente sobrevive por longos períodos sem recuperar a atividade mental superiorA expressão “ Síndrome do Cativeiro” é usada para designar a condição caracterizada por tetraplegia e paralisia dos nervos cranianos inferiores, com ou sem distúrbio da consciência

Catalepsia – Designa um estado de consciência estreitada em que predomina uma profunda inibição psicomotora , como ocorre nos casos de transe, hipnóticos, histéricos,Ou no estupor catatônico.

Esta expressão é também as vezes utilizada para denominar um estado de redução seletiva das funções vitais (circulação e respiração) a um nível mínimo, extremamente próximo da morte. Nesse caso o paciente pode ser erroneamente dado por morto. Certas drogas podem ocasionar essas “ pseudo mortes “ .Outra definição para os “ Estados alterados da Consciência “ são as experiências psicológicas subjetivas que ocorrem dentro do estado da lucidez , alterando a percepção da realidade, das vivências corporais, das sensações internas e do pensamento.Tia situações não podem ser adequadamente escritas face a subjetividade de sua natureza, e seu estreito relacionamento com o setting, o meio cultural em que estão inseridas, as expectativas internas com que são vivenciadas. A partir de muitos dos estudos interessantes e sérios em neuropsicologia , sempre surge imediatamente uma enorme e frenética seqüência de aplicações práticas, sem nenhum respaldo científico.Não é função da ciência dar respostas as indagações éticas e espirituais da humanidadeTodas as tentativas de misturar teorias científicas com explicações místicas acabam sempre em um amontoado de bobagens.