resumo ciências prova 3 trim 2010

37
PROVA III TRIMESTRE 2010 RESUMO CAPÍTULO 5 O interior do nosso planeta é composto por 4 camadas:a crosta,o manto,o núcleo externo e o núcleo interno como podemos ver a seguir: A Terra pode ser considerada uma esfera com mais ou menos, 6 370 km de raio (o raio é a distância que vai da borda de uma esfera até o seu centro). Fazendo uma analogia (comparação) a distância da superfície até o centro da Terra corresponde, aproximadamente, a uma viagem, de ida e volta, da cidade de Boa Vista, em Roraima, até a cidade de Porto Alegre, no RS. Ou seja, a distância de onde estamos até o centro de nosso planeta é quase a mesma que a distância que você percorrerá se cruzar todo o Brasil, de norte a sul, duas vezes. Hoje, com nossos conhecimentos, sabemos que a Terra não é uma bola de rocha sólida. Há muito mais coisas embaixo de nossos pés do que imaginamos. Existem, por exemplo, rochas, metais e minerais em estado sólido ou líquido. Os geólogos e geofísicos, cientistas que estudam o interior da Terra, atualmente dividem-no em 4 partes: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. A CROSTA TERRESTRE É a parte que habitamos. Comparada a um ovo, a crosta corresponde à casca da Terra” e é sólida, formada por rochas. A cada Km de profundidade, a temperatura aumenta de 20 ºC a 40 ºC. A partir de uma

Upload: roberto300

Post on 26-Jun-2015

832 views

Category:

Documents


19 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

PROVA III TRIMESTRE 2010

RESUMO CAPÍTULO 5O interior do nosso planeta é composto por 4 camadas:a crosta,o manto,o núcleo externo e o núcleo interno como podemos ver a seguir:

A Terra pode ser considerada uma esfera com mais ou menos, 6 370 km de raio (o raio é a distância que vai da borda de uma esfera até o seu centro). Fazendo uma analogia (comparação) a distância da superfície até o centro da Terra corresponde, aproximadamente, a uma viagem, de ida e volta, da cidade de Boa Vista, em Roraima, até a cidade de Porto Alegre, no RS. Ou seja, a distância de onde estamos até o centro de nosso planeta é quase a mesma que a distância que você percorrerá se cruzar todo o Brasil, de norte a sul, duas vezes.

Hoje, com nossos conhecimentos, sabemos que a Terra não é uma bola de rocha sólida. Há muito mais coisas embaixo de nossos pés do que imaginamos. Existem, por exemplo, rochas, metais e minerais em estado sólido ou líquido. Os geólogos e geofísicos, cientistas que estudam o interior da Terra, atualmente dividem-no em 4 partes: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno.

A CROSTA TERRESTRE

É a parte que habitamos. Comparada a um ovo, a crosta corresponde à “casca da Terra” e é sólida, formada por rochas. A cada Km de profundidade, a temperatura aumenta de 20 ºC a 40 ºC. A partir de uma certa profundidade, fica insuportável para os seres humanos, pois as temperaturas ficam tão altas que as próprias rochas se encontram, em parte, derretidas. É ai que termina a crosta terrestre e começa o manto da Terra. A crosta terrestre não tem a mesma espessura em todos os lugares do mundo. Embaixo dos continentes, a sua espessura média é de 35 Km e sob os oceanos ela é mais fina, com aproximadamente 6 Km de espessura em média. Essa espessura pode variar bastante, como embaixo das cadeias de montanhas da ordem de 70 Km.

O MANTO

Page 2: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Situa-se logo abaixo da crosta. È formado por um material pastoso, conhecido como MAGMA, feito principalmente de rochas derretidas. Como é pastoso, não totalmente sólido, o material que forma o manto pode se mover lentamente, sendo o principal responsável pelo movimento da crosta e, também, por transferir calor do centro da Terra até a superfície.

Ocupando quase a metade do raio da Terra, a espessura do manto vai desde a base da crosta até a profundidade de 2.900 Km. Como dissemos, a temperatura vai aumentando com a profundidade, chegando a 3 500 ºC na base do manto.

O NÚCLEO

Testes indicam que o núcleo da terra é formado por metais, principalmente ferro e níquel, e é divido em 2 partes: o núcleo externo, formado por metais derretidos e o núcleo interno, por metais em estado sólido. As medidas das partes do núcleo terrestre são: o núcleo externo se estende da profundidade de 2.900 km (no contato com o manto) até 5.100 km (com uma espessura de 2.200 km) e o núcleo interno vai até a profundidade aproximada de 6.370 km, que equivale ao centro da Terra. O núcleo interno, portanto, é uma esfera com um raio de 1.270 km, aproximadamente. As temperaturas e pressões no núcleo são altíssimas. Só para se ter uma idéia, no núcleo externo a temperatura está em torno de 3.700 ºC e no núcleo interno chega aos incríveis 4.500 ºC (1), quase a temperatura da superfície do sol. (existem fontes bibliográficas que estimam da ordem de 6000 ºC).

Vantagens e desvantagens em comparar o OVO a estrutura da terra

VANTAGENS DESVANTAGENS

Fácil visualização das camadas internasDissemos que o manto terrestre não é sólido, mas pastoso. E que ele se move lentamente. È claro que usando um ovo cozido fica impossível de mostrar essa característica do manto.Outras características de nosso planeta que não fica evidenciada, ao usarmos o ovo como modelo é a divisão do núcleo terrestre. Num ovo geralmente existe apenas uma gema, e neste caso, a comparação fica imperfeita. Para que o exemplo do ovo fosse ideal, teríamos que ter uma “gema externa” e uma “gema interna”, que equivaleriam, respectivamente, ao núcleo externo e ao núcleo interno de nosso planeta.

As temperaturas do interior da terra

Você tem idéia do que seja uma temperatura alta ou baixa? Vejamos os valores aproximados de algumas temperaturas: corpo humano – 36,5 ºC, água fervendo – 100 ºC, interior de um forno a lenha para pizza – 500 ºC. O ferro funde, ou seja, fica líquido à temperatura de 1535 ºC, filamento de tungstênio de uma lâmpada acesa – 2500 ºC e a da superfície do sol – 6000 ºC.

Relacione a esquerda com a direita:

Sistemas ou fenômenos Temperatura AproximadaForno doméstico 100 ºCDia quente 0 ºCÁgua gelada 5 ºCFusão do ouro 30 ºC

Page 3: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Centro do sol 60 ºCPleno dia no deserto 300 ºCEbulição da água 1 060 ºCSolidificação da água 15 000 000 ºC

Para um pedaço de chocolate derreter, ou seja, passar para o estado líquido é necessário aquecê-lo, ou seja, elevar a sua temperatura. Para endurecer (ficar no estado sólido), é necessário diminuir sua temperatura. O mesmo acontece com a manteiga e outros produtos. Fenômeno semelhante acontece com todos os materiais no estado sólido, ou seja, materiais que tem forma e volume definidos. Esse processo de transformação de um material sólido em líquido é denominado FUSÃO. Os metais também ficam líquidos, só que em temperaturas muito mais elevadas, alguns acima de 1000 ºC. A fusão do ferro ocorre à temperatura de 1535 ºC; já o alumínio, a 660 ºC; e a do cobre, a 1083 ºC.

Diante do que você aprendeu anteriormente você pôde entender que no manto e no núcleo exterior, as rochas e os metais se encontram derretidos, pois as temperaturas estão acima de 1 000 ºC.

Porque será que o núcleo interno se encontra o estado sólido?

As temperaturas apresentadas até agora se referem à mudança de estado do material na pressão da superfície da Terra. Quanto maior a pressão, maior será a temperatura necessária para que um material se torne líquido. Ou seja, quanto mais alta a pressão, maior será a dificuldade para um sólido se fundir. Assim, por exemplo, a mil metros de profundidade, o ferro se tornará líquido a temperatura bem maior do que 1 535 ºC, pois nesse local a pressão é maior que na superfície. A pressão nesse local é devida ao peso da atmosfera e da camada do material que está acima dele.

A diferença entre as duas partes do núcleo é causada pelas gigantescas pressões da ordem de 3 milhões de atmosferas, que existem nas proximidades do centro da terra. Isso faz com que a parte central do núcleo (o núcleo interno) fique em estado sólido. Nessa pressão, a temperatura de aproximadamente 4 500 ºC não é suficiente para fundir o ferro e outros materiais que compõem o núcleo.

Esse modelo de camadas do interior da Terra, que foi apresentado no esquema, foi construído a partir de dados obtidos de forma indireta, do estudo de ondas sísmicas, que são vibrações que ocorrem no interior da terra, propagam-se em todas as direções e são detectadas em sua superfície. Devido as limitações tecnológicas de enfrentar altas temperaturas e pressões, não é possível conhecer diretamente as partes mais profundas da Terra.

Você já deve ter imaginado as profundidades das minas de carvão ou extração de petróleo. A maioria das minas atingem centenas de metros de profundidade. A mina de Morro Velho, em Minas Gerais, é uma das mais profundas do mundo. Dela se extrai ouro a mais de 3.000 metros de profundidade. A Petrobras extrai petróleo na bacia de Campos, Rio de Janeiro, a uma profundidade de, aproximadamente, 2 400 metros, onde 1000 metros é a profundidade do mar e 1400 metros em perfuração em rocha.

O furo de sondagem científica mais profundo feito até hoje atingiu mais de 13.000 metros, o que significa que conhecemos diretamente, apenas uma parte da crosta terrestre e ainda não atingimos o manto da Terra.

Se conhecemos apenas 13.000 metros dos 6 400 000 metros (distância da superfície ao centro da terra), podemos dizer que o homem conhece apenas o que é possível identificar de um pequeno arranhão na crosta terrestre. A dificuldade de se atingir profundidade maiores que pouco mais de uma dezena de

Page 4: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

quilômetros está nas altíssimas pressões e temperaturas que destroem qualquer sonda por mais resistente que seja.

Qual é o valor aproximado da temperatura a 13 000 metros de profundidade? Estime esse valor.

Resposta:

RESUMO CAPÍTULO 10

CONHECENDO OUTROS ORGANISMOS QUE VIVEM NO SOLO

Além dos organismos decompositores, dentritívoros e necrófagos, vivem no solo ou desempenham nele muitas de suas atividades diversos organismos que possuem hábitos alimentares diferentes desses, como é o caso da cobra-cega, a coruja-do-campo ou coruja-buraqueira, os tatus, a cobra-de duas-cabeças e inúmeros invertebrados, tais como certas espécies de caramujos, lesmas, aranhas, besouros e os animais chamados comumente de vermes.

Relacione a coluna de cima com a coluna de baixo.

(1) Cobra-de-duas-cabeças

(2) Coruja-do-campo ou buraqueira

(3) Tatus

(4) Cobras-cegas

( ) Vivem em túneis que constroem em solos muito úmidos. Possuem olhos reduzidos e cobertos por pele, e devido ao corpo alongado e à pele formada por anéis que lembram escamas de serpentes, esses animais são anfíbios, parentes dos sapos e alimentam-se principalmente de minhocas.

( ) São répteis como as serpentes, mas pertencem a outro grupo, o das anfisbenas. Vivem no interior de túneis que constroem em solos de úmidos a secos. Alimentam-se também de minhocas e de vários insetos (adultos e larvas) e aranhas.

( ) Constrói uma toca no solo onde passa parte do dia, saindo para caçar ao final da tarde até o início da manhã. Tem um comportamento muito interessante, quando um predador se aproxima para atacar os filhotes emitem um som parecido com o chocalho de uma cascavel.

( ) Constroem longas galerias subterrâneas com mais de uma saída. Tem uma dieta ONÍVORA. Contribuem para aereação do solo porque o revolvem continuamente, abrindo galerias e tuneis, que possibilitam a sobrevivência de outros organismos.

Defina o que são animais ONÍVOROS.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OS INVERTEBRADOS QUE VIVEM NO SOLO

Page 5: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Alguns dos invertebrados que vivem no solo (minhoca, piolho-de-cobra, tatuzinho-de-jardim, lesmas, caramujos) foram apresentados como organismos envolvidos coma ciclagem de matéria orgânica presente no solo. Existem também os vermes, muitos diferentes entre si, mas todos com o corpo alongado e vermiforme. No solo vivem os nematóides de vida livre – alguns parentes de plantas (parentes da lombriga) – e os anelídeos (minhocas). Existem espécies carnívoras, outras herbívoras, outras saprófitas e outras parasitas, pois sugam a seiva (líquido com substâncias nutritivas, que as plantas produzem) dos vegetais por meio das raízes, causando inúmeros prejuízos aos agricultores. Os nematóides do solo são organismos de corpo alongado, com as extremidades bem afiladas e a superfície do corpo lisa, formada por uma cutícula protetora bem firme e grossa. Essas características os diferenciam das minhocas.

Porque as minhocas são chamadas de anelídeos?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual a função das CERDAS nas minhocas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTRUTURAS ESPECIAIS RELACIONADAS À VIDA NO SOLO

Animais que vivem nos solos tem características diferentes de adaptação a esse tipo de vida.

- Tem olhos reduzidos, quando presentes são protegidos para evitar danos causados pelas partículas que formam o solo. Na cobra-cega – recoberto por pele; nas cobras-de-duas-cabeças – recobertos por escamas; nos tatus – por cílios longos e pálpebras que fecham quando o anila está cavando.

Todos tem o sentido do olfato muito desenvolvido. Tem patas, essas estruturas são modificadas para escavação. Tem corpo revestido por carapaça espessa e rígida, que dificulta a perda de água e os protege dos obstáculos presentes nos túneis e também dos ataques dos predadores

COMO AS MINHOCAS ABREM TÚNEIS?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Podemos dizer que as minhocas se alimentam de terra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A minhoca é um organismo dentritívoro.

O que é fototropismo negativo? O que é fototropismo negativo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

As minhocas passam o dia dentro dos túneis, em noites mais úmidas, podem sair dos túneis e procurar alimentos sobre o solo. Nessas ocasiões costumam se encontrar com outros indivíduos e se acasalarem.

As minhocas saem do seu túnel quando chove muito. Você saberia explicar o porquê desse comportamento?

Page 6: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como ocorre o acasalamento das minhocas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por que dizemos que a minhoca é um animal hermafrodita?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que chamamos de cópula das minhocas? Quanto tempo pode durar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O casulo, formado por secreções do corpo da minhoca, contém, em seu interior, um número variado de ovos (depende da espécie), geralmente em número de __________.

Após _________ semanas eclodirão, dos ovos, os filhotes de minhoca.

A PELE DAS MINHOCAS

As minhocas, assim como os nematóides e espécies de lesmas terrestres, mantém o corpo recoberto por um ______________ escorregadio.

Para que serve esse muco nas minhocas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Esse organismos tema pele mito fina, o que permite a troca de gases (oxigênio do ar por gás carbônico do corpo). O muco faz com que a superfície do corpo desses animais esteja continuamente úmida, pois, caso resseque, a troca de gases não ocorre.

Porque é importante para esses organismos apresentarem o fototropismo negativo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SOLO COM MINHOCAS E SOLO FÉRTIL

Porque dizemos que solo com minhoca é solo fértil?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os solos com minhoca são cerca de ____________ % mais produtivos que aqueles onde esses organismos estão ausentes.

Estima-se que, em cada metro quadrado de um terreno, cerca de ________ quilogramas de solo passam anualmente por dentro do intestino das minhocas e são transformados em húmus.

Page 7: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Como chamamos a técnica de criação de minhocas? Quais países a praticam?

_____________________________________________________________________________________

Qual ao pais que tem a maior produção de adubo através das minhocas e como começou?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Podemos dizer que a fertilidade do solo pode ser analisada sob três aspectos: o _________________, o químico e o __________________________.

O aspecto físico diz respeito a COMPOSIÇÃO e TEXTURA do solo. A predominância de um ou outro componente (arei, argila e húmus) faz com que o solo seja bem ou mal estruturado. A fertilidade FISICA é a BASE PARA FERTILIADDE QUÍMICA E BIOLÓGICA, pois, sem espaço adequado para a circulação do ar e da água, não há possibilidade devida.

O aspecto QUÍMICO esta relacionado aos nutrientes que se encontram na água ou nos sais minerais do solo. A raiz só consegue absorver nutrientes que estejam dissolvidos na água. São os ORGANISMOS DECOMPOSITORES que agem como intermediários entre OS NUTRIENTES E AS RAIZES.

O aspecto BIOLÓGICO diz respeito a toda forma de vida que habitam o solo

RESUMO CAPÍTULO 11

Por que será que o solo de seu Severino perdeu fertilidade?

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

Toda planta é composta de uma associação de cerca de 20 substâncias. Os principais constituintes das células das plantas são os elementos: carbono, _____________, ______________ e nitrogênio.

Além desses, podemos destacar outros como o potássio, o fósforo, o magnésio, o enxofre e o cálcio.

A _________ é indispensável a qualquer processo biológico, é também a fornecedora de ______________, elemento necessário a formação dos componentes essenciais das plantas, e que é absorvido por elas por meio de suas raízes.

De onde pode provir o oxigênio?

____________________________________________________________________________________

O nitrogênio pode ser absorvido pelas plantas diretamente? Então como ele é absorvido pelas plantas?

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

De onde a planta adquire o carbono?

Page 8: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

Porque as plantas não se desenvolvem no escuro?

____________________________________________________________________________________

O que é a clorofila?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que são ESTÔMATOS, onde ficam e qual a sua função?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Explique o processo chamado de fotossíntese

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A partir dessas substâncias fornecedoras de energia (açúcares), são produzidos em seguida pela planta todos os outros compostos orgânicos (proteínas, outros açúcares, gorduras, vitaminas) necessários ao desenvolvimento e reprodução da planta.

O que são solos chamados férteis?

_____________________________________________________________________________________

Cite características nas plantas de ausência de nutrientes no solo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

De tempos em tempos precisamos trocar as plantas ornamentais de vasos, para substituir o solo empobrecido pelo solo fértil. Além disso por meio das raízes as plantas soltam toxinas que ficam retidas no solo e acabam intoxicando a própria planta.

Os minerais que as plantas absorvem são indispensáveis para a produção de diversas substâncias e estruturas que as formam. O _________________, por exemplo, compõem a clorofila. O ____________ dá rigidez aos tubos condutores de água com sais minerais, que vão das raízes até as folhas. O _______________ é um dos componentes das proteínas.

Os animais também necessitam de minerais. O homem recebe os minerais que necessita das plantas e dos animais de que se alimentam e também da água que bebem.

Quando não se cuida adequadamente do solo ele perde seus nutrientes, o que compromete sua produtividade. Para corrigir esse problema podemos utilizar substâncias nutritivas, os _____________.

Page 9: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Os adubos contém uma determinada concentração de nutrientes, eles podem ser _________________(produzidos pela decomposição de material vivo, plantas e animais) e ____________ (produzidos artificialmente).

Cite 5 exemplos de adubos orgânicos (compostagem).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Muitas vezes os adubos orgânicos podem ficar com um teor de acidez acima do recomendado, porque há liberação de substâncias ácidas durante o processo de decomposição. Se isso ocorrer como podemos fazer?

_____________________________________________________________________________________

No uso da compostagem como adubo traz vantagens econômicas para os agricultores, pois dispensa o uso do _____________ no solo para fazer a correção da acidez.

A técnica de decompostagem tem sido continuamente aperfeiçoada e estudada, chegando-se a várias formas de acelerar o processo de decomposição que, na natureza, é lento.

A matéria orgânica ao ser decomposta pleos microorganismos, forma uma espécie de ______ queliga os grãos do solo, deixando-o bem estruturado e resistente à ação dos agentes que desgastam o solo e causam erosão. Ao mesmo tempo forma pequenos ________, por onde circulam o ar e a água. O solo que possui uma boa proporção de húmus fica _____________: retém muito mais _________ e nutrientes.

Um kilo de húmus consegue armazenar até _________ kilos de água.

As compostagens ainda produzem substâncias de crescimento (hormônios naturais) e até antibióticos que defendem as plantas de certas doenças.

No uso do adubo inorgânico pode-se corrigir mais rapidamente a infertilidade do solo, pois muitas vezes esse problema é causado pela ausência de apenas um nutriente vital e, adicionando-se o adubo inorgânico específico, o problema é resolvido imediatamente.

Se os adubos inorgânicos não forem usados adequadamente podem causar problemas as próprias plantas e à nossa saúde, além de sérios problemas ambientais.

Consequências causadas pelo uso excessivo de adubos:

Problemas de saúde: Se o agricultor não usar roupas/acessórios adequados (óculos, máscaras, luvas) na preparação ou aplicação do adubo artificial, pode sofrer intoxicação ou envenenamento.

Problemas ambientais: Como não fornecem húmus eles não retém água e poderão ser facilmente arrastados pela água das chuvas. Isso aumenta se forem colocados em excesso no solo pois o excedente não será absorvido pelas raízes e sim levado pela água da chuva ou irrigação para os cursos d´água próximos ou, então se infiltra no solo contaminando o lençol freático local.

Outras causas de infertilidade do solo:

A perda de nutrientes do solo pode ser causada por práticas erradas de cultivo. Ex. Cultivar o mesmo tipo de planta em determinada área, práticas de queimadas.

Page 10: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Cada planta necessita de determinado tipo de nutriente, se plantarmos sempre o mesmo tipo de planta no esmo local o nutriente que essa planta utilizava naquele solo tende a esgotar-se. Os agricultores evitam esse problema basicamente de duas formas: pela ROTAÇÃO DE CULTURAS e pelo CONSÓRCIO DE CULTURAS.

O que é rotação de culturas?

O que é consórcio de culturas? Qual a sua vantagem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Descreva o que é ADUBAÇÃO VERDE.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O nitrogênio é o maior componente do ar atmosférico (78%) mas, em estado gasoso, apesar de abundante, ele não pode ser aproveitado pela maioria dos seres vivos. Ele precisa ser fixado, essa fixação biológica é realizada pelas BACTÉRIAS do gênero Rhizobium Essas bactérias são capazes de utilizar o gás nitrogênio presente no ar atmosférico e produzir substâncias compostas por nitrogênio (os nitratos), que não nutritivas para os vegetais.

Os nitratos são usados pelos vegetais e animais para produzir proteínas. Sem o nitrato os vegetais não conseguiriam sovreviver.

O que são NÓDULOS e que animais vivem nesse local?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

As vantagens da utilização das leguminosas para adubação verde são várias, suas raízes são PIVOTANTES, isto é, crescem verticalmente como um pivô, rompendo camadas compactadas do solo, retirando nutrientes das camadas mais profundas, algumas leguminosas também possuem propriedades ALOÁTICAS, isto é, secretam, pelas raízes, substâncias que inibem o desenvolvimento de plantas consideradas invasoras.

A fertilidade do solo abrange um conjunto de medidas, como manutenção da sua porosidade por meio de ativação _______________ dos seres do solo, a devolução ao solo dos restos vegetais e animais, a adubação verde, a rotação de culturas, a consorciação, a diversidade de espécies cultivadas e a proteção da camada de húmus que recobre a superfície do solo.

RESUMO CAPÍTULO 12

A nossa alimentação está diretamente relacionada a nossa saúde?

Nós estamos o tempo todo realizando alguma atividade e para realizar todas as atividades precisamos alimentarmo-nos.

Sabemos que alimentar-se bem não quer dizer alimentar-se com grandes quantidades de alimentos e sim com variedades e balanceada.

Page 11: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

No início de nossa vida o leite materno é o alimento ideal, ele contém anticorpos que manterão a criança protegida de várias doenças. Espécies que como a nossa alimentam-se de vários tipos de alimentos são chamadas de ONÍVORAS.

È nos alimentos que os animais conseguem substâncias que formam seus corpos, permitindo que cresçam. È também nele que obtêm a energia para suas atividades. Alguns nutricionistas sugerem classificar os alimentos em 6 grupos, de acordo com os nutrientes que eles apresentam e o papael que eles desempenham no organismo:

1º GRUPO: __________________________________________________________________________

2º GRUPO: __________________________________________________________________________

3º GRUPO: __________________________________________________________________________

4º GRUPO: __________________________________________________________________________

5º GRUPO: __________________________________________________________________________

6º GRUPO: __________________________________________________________________________

O 1º e o 2º grupo de alimentos são constituídos predominantemente por um tipo de nutriente, as _______________. Sua função principal é _______________________________________________; são por isso denominadas de __________________________.

As proteínas são como tijolos de uma casa, porque são os blocos ou unidades que compõem os organismos. Elas permitem que os organismos cresçam, isto é, aumentem a quantidade de matéria viva ou ___________________.

O que quer dizer aumentar a biomassa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

As proteínas também têm um importante papel na substituição de partes desgastadas dos organismos, como na _____________________ de um ferimento ou na _____________________ do corpo contra certas doenças.

Por serem tão importantes, a falta de proteínas no corpo acarreta sérios transtornos no desenvolvimento físico e mental de um indivíduo. Pode gerar, por exemplo, prejuízo no ___________________, diminuição da resistência _______________________ ou dificuldade na _________________ de ferimentos.

O 3º e o 4º grupo são constituídos de alimentos que contém _________________ e _______________.

Estas são substâncias responsáveis por manter e regular o equilíbrio do funcionamento do organismo. Por isso são denominados _____________________.

Cada vitamina exerce uma função específica no organismo, mas todas elas objetivam o funcionamento do corpo de forma harmoniosa.

A carência de vitamina A pode causar: ____________________________________________________

___________________________________________________________________________________

Page 12: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

A carência de vitamina B pode causar: ____________________________________________________

___________________________________________________________________________________

A carência de vitamina D pode causar: ____________________________________________________

Com relação a carência de sais minerais podemos dizer:

A falta do ferro pode causar ___________________ , isso porque esse elemento entra na formação da hemoglobina, pigmento vermelho que compõem as células sanguíneas e que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células do corpo. A falta de cálcio causa problemas nos ______________, e a de iodo, problemas na glândula _______________.

O 5º e o 6º grupo são compostos predominantemente de _________________, como amido, e por lipídios (gorduras). São nutrientes que fornecem a energia necessária ao funcionamento do organismo e, por isso, são conhecidos por NUTRIENTES ________________________.

A deficiência desses alimentos causa ______________, tremores, ________________ e fadiga. Mas é bom saber que em excesso eles também causam problemas, tais como a ___________________ e o aumento de _______________.

Para completar essa classificação, não se pode esquecer da _______________, elemento que constitui praticamente 70% da massa do corpo humano. A água também é considerada um nutriente com funções ________________ e reguladoras, pois as células não sobreviveriam se não fossem banhadas pelos líquidos do corpo.A água serve como meio de transporte para os nutrientes, gases da respiração, resíduos que serão eliminados e é, ainda, uma importante reguladora da temperatura do corpo.

Preencha o quadro abaixo com as principais vitaminas e dos principais minerais, função, fontes e efeitos da carência:

VITAMINAS E MINERAIS

FONTES ALIMENTARES SINTOMAS DE CARÊNCIA

V

I

T

A

M

I

N

A

S

A

Pró-A

B1

B2

B12

C

D

E

K

Niacina (B5 ou PP)

M Cálcio

Page 13: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

I

N

E

R

A I S

Cloro e Sódio

Fósforo

Ferro

Iodo

Vemos que a quantidade de energia é dada em quilocalorias (kcal), enquanto a quantidade de proteínas, lipídios (óleos e gorduras), carboidratos (diversos tipos de açúcares), são dadas em gramas e as quantidades de sais minerais e vitaminas são dadas em miligramas. A unidade de medida de energia é o _________. Sendo a energia dos alimentos que consumimos da ordem de milhares de calorias, é usada na unidade kcal (igual a 1000 cal).

Verificando a tabela da Pag 151 do livro, responda:

1. As quantidades de energia são as mesmas em todos os alimentos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. As quantidades dos diversos nutrientes são as mesmas em todos os alimentos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Todos os alimentos possuem as mesmas substâncias nutritivas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Que alimentos apresentam todos os tipos de nutrientes? O que isso significa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A necessidade diária de energia e nutrientes dependem da faixa etária, do sexo, do peso, da altura e do tipo de atividade física que uma pessoa exerce. Mesmo quando você dorme seu corpo continua consumindo energia.

O que seria o METABOLISMO BASAL?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estudando a pirâmide na página 156 do livro vemos que, na base da pirâmide, você encontra os alimentos energéticos: arroz, massas, pães, cereais, etc. São chamados de carboidratos complexos porque contêm, além de amido, sais minerais e fibras, que devem ser consumidos com maior freqüência e em maior quantidade. No segundo andar, estão as verduras e os legumes, alimentos reguladores, que

Page 14: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

também devem ser consumidos com regularidade porque são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. No terceiro andar, encontram-se os alimentos construtores, ricos em proteínas como carnes, leite e seus derivados, ovos, leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão bico. E, no último andar, estão os alimentos ricos em gordura como banha, manteiga, óleos, toucinho, etc., e os carboidratos simples, como açúcares, doces e refrigerantes que, por serem muito calóricos, devem ser consumidos com moderação.

Para se ter uma alimentação equilibrada, de 50% a 60% da energia de que necessitamos deve provir dos alimentos que estão na base da pirâmide.

Comer alimentos calóricos em exagero pode levar ao aumento de peso. O excesso de calorias consumidas e não gastas é transformado em gordura, que acumulam-se no interior de células especiais, as células de gordura ou lipossomos, que encontram-se por todo o corpo, embaixo da pele, nas vísceras, etc

Um corpo saudável é aquele que funciona em equilíbrio. Estar fisicamente saudável faz você sentir-se bem.

RESUMO CAPÍTULO 13

Foi em 1860, com o avanço nos experimentos de um cientista francês chamado Louis Pasteur, que se conheceu a causa da deterioração dos alimentos e consequentemente avançar no desenvolvimento de métodos para sua conservação.

Achava-se na época de Pasteur que, sob certas condições, a vida poderia criar-se espontaneamente de matéria não viva. Essa teoria ficou conhecida como GERAÇÃO ESPONTÂNEA. Os experimentos de Pasteur foram fundamentais para provar a improcedência dessa teoria e fundamentais para aperfeiçoar os métodos de conservação dos alimentos.

Com o experimento usando o “Pescoço de Cisne” Pasteur provou que os microorganismos, esporos e outras formas de vida que havia no ar eram os responsáveis por estragar os alimentos.

Hoje, diferente da época de Pasteur, se reconhece a existência de vários tipos de microorganismos.

Há várias espécies de fungos, algumas causam só a deteriorização dos alimentos, como muitas doenças em plantas e animais, enquanto outras, conhecidas como leveduras, são utilizadas no processo de fermentação para fabricação de pães, queijos e bebidas alcoólicas. Alguns são utilizados na fabricação de antibióticos importantes como a penicilina.Ao contrário dos vegetais, os fungos não produzem seu próprio alimento. Para consegui-lo os fungos precisam se fixar e crescer sobre restos de vegetais, animais mortos, esterco, frutas, pão, couro, etc., de onde tiram nutrientes que necessitam.

Outros microorganismos importantes que atuam nos alimentos são as bactérias. Algumas espécies transformam o leite em coalhada, o caldo da cana-de-açúcar em álcool ou o suco de uva em vinho. Existem aquelas que causam graves doenças nos homens como tuberculose, tétano, sífilis e outras.

As bactérias podem sobreviver muito tempo na forma de esporos, em praticamente todos os ambientes. Elas consomem os mesmos alimentos que o homem, pois é deles que ela retira as substâncias (proteínas, gorduras e carboidratos) que lhes fornecem os nutrientes necessários à sobrevivência.

Algumas bactérias fabricam substâncias que alteram as características do alimentos tornando-os impróprios para o consumo humano. Aquele mau cheiro do alimentos estragado muitas vezes são provocados por bactérias. Quando a carne de peixe e frutos do mar apresentam odor forte é sinal que já

Page 15: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

estão em processo de decomposição, se consumirmos esses alimentos estaremos ingerindo toxinas produzidas por diferentes organismos decompositores que poderão provocar danos a nossa saúde, como diarréia, vômito e náuseas. Chamamos essa situação de INTOXICAÇÃO ALIMENTAR. Essa intoxicação também pode acontecer ao consumirmos conteúdo de uma lata de conserva estufada.

Além de nutrientes contidos nos alimentos os microorganismo precisam de outras condições para sobreviver, tais como água líquida, temperatura adequada e, a maioria deles, do gás oxigênio.

Para o desenvolvimento das bactérias é necessário ambientes com temperaturas adequadas. Abaixo de 5ºC, elas não se reproduzem, mas não são destruídas. Entre 50ºC e 100ºC, a maioria morre e acima de 100ºC praticamente todas são eliminadas. Ou seja, entre 5º C e 50º C está a faixa de temperatura ideal para as bactérias se reproduzirem. A multiplicação mais intensa ocorre na faixa de 20ºC a 40ºC.

Será que a temperatura da geladeira é baixa o suficiente para que não ocorra a reprodução de bactérias?

Por causa das correntes de ar, as diferentes regiões do interior de uma geladeira têm temperaturas diferentes, variando de 2ºC e 10ºC.

As geladeiras de uso doméstico surgiram na Europa no ano de 1920, as primeiras geladeiras ELÉTRICAS começaram a ser fabricadas no Brasil apenas trinta anos depois. A geladeira começou a fazer parte da cozinha do brasileiro apenas há cerca de 50 anos. Os primeiros modelos eram movidos a querosene.

Diz a história que quando nossos ancestrais perceberam que as carnes das caças expostas à fumaça da fogueira duravam mais, estavam inventando uma das técnicas de conservação de alimentos que ainda hoje usamos: A DEFUMAÇÃO.

Hoje em dia sabemos que a fumaça usada na defumação contém várias substâncias, algumas delas bactericidas, como o FORMOL, e outras capazes de impedir a multiplicação de microrganismos.

Nossos ancestrais também usavam a secagem, que permanece até os dias de hoje. Você certamente aprecia as frutas desidratadas, tradicionalmente servidas na ceia de natal, ou já saboreou uma bela bacalhoada na Semana Santa, celebrada pelos católicos.

A secagem pode ser utilizada para conservar outros alimentos, como por exemplo, maçã, uva, tomate, berinjela, grãos, cereais, etc. Eles duram mais tempo porque deles foi retirado a água, uma das condições básicas para a sobrevivência dos microorganismos. No caso das carnes (sol, bacalhau) podemos usar outro processo de desidratação chamado SALGAMENTO.

Há registros de que os fenícios e os egípcios já secavam e salgavam seus pescados.

Conservar os alimentos é coisa que o homem já faz há muito tempo. Prova disso é aquele docinho de coco. Ele tem um cravo-da-índia espetado, que não é apenas enfeite, ele possui uma substância antioxidante chamada EUGENOL, que previne o ranço e serve para evitar o aparecimento de bolores. A canela também é usada por ter ação conservante, por apresentar uma substância chamada aldeído cinâmico.

O açúcar age como conservador de frutas enlatadas, evitando o crescimento de microorganismos. Ele também auxilia na manutenção da firmeza da fruta e na proteção contra o ressecamento dela, quando a lata é aberta.

No processo industrial, as frutas são conservadas por meio de cozimento em muito açúcar. Isso permite que doces e geléias sejam conservados durante longos períodos, pois as bactérias que penetram em

Page 16: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

ambientes de alta concentração de açúcar morrem rapidamente por desidratação. Nesse processo deverão estar bem cheios para não haver evaporação da água, uma vez que a conseqüente condensação sobre as superfícies apresentará uma baixa percentagem de açúcar, o que facilita o aparecimento de fungos.

Quando cortamos uma fruta e a parte que não comemos fica escurecida, isso ocorre porque, no interior da fruta, existem substâncias chamadas de enzimas que continuam ativas mesmo depois da colheita. Essas enzimas, ao entrarem em contato com o oxigênio do ar, provocam o escurecimento da fruta, deixando-a com um aspecto desagradável. Esse processo é chamado de OXIDAÇÃO. A adição de açúcar é considerado um dos métodos mais antigos de minimizar esse efeito. O xarope de açúcar (caldo) cobre a fruta e, fisicamente, a protege de ressecar e de escurecer.

O princípio de conservação do sal é basicamente o mesmo que o do açúcar. O sal retira a água do alimento, o que torna o meio desfavorável para o crescimento e a reprodução de microrganismos.

A ação antimicrobiana não impede a degradação química. Temos que saber que a conservação tem um prazo de validade e que os alimentos podem ficar rançosos com o tempo.

Mais algumas plantas possuem substâncias repelentes ou capazes de impedir o crescimento e reprodução de microrganismos, tais como, além do açúcar e do cravo, o louro, a pimenta-do-reino, o alho e a noz-moscada, por isso são consideradas antibióticos naturais.

Além do processo de defumação, de secagem dos alimentos, do uso de condimentos como o cravo, canela ou pimenta ou, ainda, da desidratação por sal ou açúcar, a fermentação é também um procedimento muito antigo usado na conservação de alimentos.

Na fermentação, os microrganismos utilizados transformam os açúcares presentes nos alimentos em compostos ______________ como o álcool, o que torna o ambiente impróprio para o desenvolvimento de microrganismos; dessa maneira, o alimento obtido, a partir da fermentação, dura mais tempo.

O vinho, a cerveja, o saquê e outras bebidas alcoólicas são obtidas a partir da fermentação de frutos e cereais. É o caso também de pizzas e iogurtes.

Por sua natureza ÁCIDA, o vinagre e o vinho também podem ser usados como conservantes. O vinagre contém ÁCIDO ACÉTICO e o vinho ÁCIDO TÂNICO, eles desempenham função antimicrobiana.

Vemos que a utilização de técnicas de adicionar substâncias aos alimentos tem sido utilizada pelas indústrias alimentícias, não só para evitar a deterioração, mas também para conservar e dar textura, cor, sabor e aroma por mais tempo. Essas substâncias são denominadas de ADITIVOS ALIMENTARES.

Os principais aditivos conservadores utilizados no Brasil são: ácido benzóico (em conservas de vegetais, margarinas e refrigerantes), ácido sórbico (em maionese, chocolates, queijo ralado), dióxido de enxofre (em geléia, suco de fruta, vinho), nitrato de potássio ou de sódio (conserva carne). Os antibióticos e os antioxidantes desempenham a função de conservadores.

Sem alimento não há sobrevivência. Os processos de conservação de alimentos foram evoluindo juntamente com a evolução da humanidade.

As grandes viagens marítimas do século XV, além do objetivo de conquistar novas terras visavam obter as especiarias, tais como cravo, canela, pimenta, noz-moscada. Essas especiarias eram importantíssimas para os europeus pois junto com o sal possibilitavam a conservação da carne por mais tempo e assim ser consumida nos rigorosos invernos da Europa.

Page 17: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Com viagens marítimas bastante longas,a vida dos tripulantes dependia bastante de fatores climáticos e da disponibilidade de alimentos como peixes, carnes salgadas, azeite, manteiga, mel, broa, biscoitos salgados, figos secos, cerveja e vinho.

A história mostra que a expedição de Pedro Álvares Cabral em direção ao oriente que acabou encontrando o Brasil mostrou-se com êxito tendo em vista a grande variedade de alimentos a bordo, que incluiu, além dos alimentos levados normalmente, também animais vivos, como galinhas e carneiros, e uma bebida: a cerveja.

Eles verificaram que os índios também se preocupavam com a conservação dos alimentos. Tinham o hábito de assar e secar a carne que caçavam e pescavam. O que sobrava era conservado em um caldo grosso, temperado com pimenta.

Cozinhavam vários animais e os conservavam em potes fechados, na gordura que essas carnes soltavam durante o cozimento.

Invernos rigorosos, guerras, doenças, desnutrição e fome levaram o homem a desenvolver muitas outras técnicas de conservação de alimentos.

Temos o caso de 1863 na frança onde os vinhos estavam azedando e toda a produção era perdida. Pasteur recebeu a missão de Napoleão III de ajudar a resolver esse problema. Ele provou aos produtores de vinho que, aquecendo o vinho ou a cerveja a uma temperatura acima de 57ºC, a maioria dos microrganismos que provocavam o azedamento do vinho podia ser destruída pelo calor, com isso o vinho e a cerveja poderiam ser conservados por muito mais tempo, sem estragar. Essa idéia foi rapidamente estendida e se tornou conhecida como a primeira forma de conservação pelo calor. Hoje essa técnica é conhecida por PASTEURIZAÇÃO, e é empregada de várias maneiras na indústria alimentícia.

Nicolas Appert, utilizando o princípio de colocar um alimento cozido ou fervido em um recipiente sem a presença do ar, ele teria menores chances de sofrer ação dos microrganismos e assim inventou o primeiro alimento ENLATADO.

Hoje em dia a pasteurização é usado para conservar vários alimentos. Os alimentos são submetidos a uma temperatura de 75ºC, nessa temperatura a maioria dos microrganismos que provocam doenças é destruído.

Outros processos são submetidos a temperaturas acima dos 100ºC (entre 120 e 150ºC). Por exemplo o leite longa vida, que pode ser estocado pro até 6 meses fora da geladeira, porque seu processo de fabricação foi submetido a ordem de 140ºC. Esse processo denominado de ULTRAPASTEURIZAÇÃO, também conhecido como UHT (Ultra High Temperatures = temperatura ultra-alta). A essa temperatura praticamente todos os microrganismos presentes no leite são eliminados.

RESUMO CAPÍTULO 14

Será que nos alimentamos adequadamente? Por que, no lugar de bebidas mais nutritivas como leite ou suco de frutas naturais, muitos preferem ingerir bebidas mais calóricas como os refrigerantes e sucos principalmente os industrializados?

Page 18: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Desde os primeiros dias de vida aprendemos a distinguir os diferentes sabores dos alimentos. Podemos dizer que o homem reconhece por meio da língua apenas quatro tipos de sensações de sabor: __________, azedo, ____________ e salgado.

Percebemos os sabores dos alimentos porque na língua existem _______________ gustativas, que são pequenas bolsas onde estão localizadas células _______________. Essas células estão ligadas a ___________ nervosas, que levam ao ____________as informações recebidas das substâncias que você experimenta.

Para que você possa sentir os sabores dos alimentos, as substâncias que existem neles precisam estar dissolvidas em _______. E a língua estiver totalmente seca você não sentirá gosto nenhum. Se ela estiver molhada com saliva você conseguirá sentir o gosto.

Sabemos que na parte de trás da língua percebe-se o sabor ______________; na ponta da língua percebemos o sabor __________; nos lados o sabor ________________. Quanto ao salgado é percebido em várias regiões das língua. Na realidade o gosto dos alimentos envolve, além das combinações dos 4 sabores básicos, uma intensa participação do _________________.

Quando você está resfriado consegue perceber o sabor da comida com a mesma intensidade?

Isso acontece porque a _____________ do nariz, responsável pelo olfato, tem seu funcionamento afetado. Vemos que boa parte do que se imagina como gosto é uma combinação do paladar e outros sentidos.

Você também usa sensores existentes na ____________ e nas ______________, parecidos com aqueles envolvidos no sentido do tato, para detectar a ________________, a temperatura e a_______________ da comida ao mastigar.

Page 19: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Sabemos que usamos os órgãos dos sentidos para escolher ou rejeitar um alimento. Mas em geral atentamos para a cor e _______________ dos alimentos antes de experimentarmos, a fim de verificar com os olhos se ele não está estragado.

A visão do alimento tem forte efeito no gosto que se espera dele. Já nascemos com algumas preferências alimentares e outras são adquiridas no decorrer da vida devido a vários fatores (momentos bons, momentos ruins).

Existem vários fatores relacionados ao desenvolvimento dos hábitos alimentares nos seres humanos, como faixa etária, o gosto pessoal e a cultura, pois cada região possui seus alimentos típicos, influenciados pela tradição e pela história, até mesmo as condições sociais, tecnológicas e econômicas de um país apresentam influências.

Sem dúvida a mídia possui grande influência sobre a escolha dos alimentos que o homem consome. Por exemplo as propagandas apelando para praticidade dos alimentos (sucos, biscoitos e salgadinhos) e quase nenhuma propaganda incentivando o consumo de produtos saudáveis (sucos de frutas naturais e cereais integrais).

A utilização de recursos visuais visa atrair o maior número possível de consumidores. A praticidade na preparação de alimentos nas propagandas nem sempre combinam com uma dieta saudável. E para as crianças que estão em fase de crescimento, em que o corpo está passando por várias transformações biológicas e psicológicas, é necessário um cuidado ainda maior com a alimentação. Na verdade deve existir o cuidado por todas as etapas da vida humana.

Muitos adolescentes não fazem a primeira refeição do dia, o café-da-manhã, isso poderá trazer prejuízos a sua saúde porque pois o mesmo passou toda a noite de sono tem nenhuma alimentação. Essa refeição de deverá ser equilibrada e adequada para que ele tenha energia suficiente para todas as atividades do dia.

Não comer pela manhã pode levar a falta de ___________ no sangue, o que provoca mal-estar, _____________, sonolência e dificulta a realização de exercícios físicos. Não tomar café-da-manhã poderá induzi-lo a comer demais no almoço. Comer demais no almoço poderá causar indisposição para exercer atividades durante as primeiras horas da tarde, período que corresponde ao da digestão e à absorção dos alimentos ingeridos no almoço.

Precisamos pensar em uma maneira de reduzir o consumo excessivo de açúcar, pois seu excesso é prejudicial a nossa saúde. Para evitar problemas temos que variar o cardápio do lanche optando por um sanduíche com queijo, uma fruta ou, ainda uma barrinha de cereais, alimentos que possuem diferenets vitaminas, sais minerais e fibras e não apenas açúcares.

Ter fácil acesso aos alimentos, muitas vezes, não significa ter uma alimentação saudável. Devemos desenvolver bons hábitos alimentares. Algumas pessoas ingerem alimentos em demasia podendo adquirir obesidade, outras ingerem abaixo do necessário, que poderá acarretar conseqüências sérias para o corpo.

Existem pessoas que desenvolvem doenças porque não sabem alimentar-se, mas também tem uma parcela da população que passa fome e morre de diversas doenças associadas a ela.

Algumas saídas para tornar o alimento disponível para todos falam sobre explorar os recursos alimentares próprios de cada região, investir em programas que transformem solos improdutivos em produtivos, investir em programas sócioeducativos que visem aproveitar, integralmente, todo o potencial de um alimento.

Page 20: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Enquanto essas medidas não estão difundidas no mundo devemos fazer nossa parte e não desperdiçar alimento.

Devemos usar integralmente os alimentos. Muitas vezes jogamos fora por falta de informação talos de cenoura, beterraba, rabanete, brócolis, etc... Para aproveitar o poder nutritivo das folhagens, basta lavá-las adequadamente, picá-las, cozinhá-las e água com um pouco de sal e, em seguida, refogá-las com tempero de sua preferência.

Devemos praticar e incentivar todos a praticar hábitos que levem a uma dieta equilibrada. COMER BEM NÃO É COMER MUITO, nem privar o corpo dos nutrientes vitais. A chave para a boa saúde é seguir uma dieta que priorize a ingestão de alimentos variados, que contenha todos os nutrientes de que nosso corpo necessita diariamente e contenha a quantidade suficiente para a idade, sexo, a constituição e as atividades físicas da pessoa.

NASCER SAUDÁVEL É UMA DÁDIVA, MAS MANTER-SE DESSA MANEIRA EXIGE ALGUM ESFORÇO DE SUA PARTE

AGORA VAMOS AO ESTUDO DOS TEXTOS

TEXTO 1

1. Pesquise o significado e dê exemplos de:

a. Carboidratos: _____________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Proteínas: _____________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c. Lipídios: _____________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que é metabolismo? Como se mede a atividade metabólica de um organismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Defina Metabolismo Basal.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Qual a definição do termo “quilocaloria”?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 21: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

5. Que nutriente (carboidrato, proteína e lipídio), fornece mais quilocaloria, por grama de nutrientes? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O que aconteceria se um indivíduo ingerisse todos os dias, apenas a s calorias necessárias a seu metabolismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Um indivíduo sem problemas de saúde engordou 6 Kg nos últimos três meses. Tomando por base o que você pesquisou e estudou sobre alimentação e metabolismo, levante algumas hipóteses a respeito dos motivos pelos quais isso ocorreu.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Dê o consumo de energia ( em kcal/h) para as atividades abaixo.

a. Trabalho mental:

b. Repouso (sentado):

c. Escrever:

d. Andar de bicicleta:

e. Nadar:

f. Correr:

9. Pesquise sobre a pirâmide alimentar e desenhe uma simplificada e escreva os nomes de alguns alimentos que você ingere e que pertencem a cada um dos quatro níveis da pirâmide.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO 2

1. As populações humanas mais primitivas sempre praticavam a agricultura? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que são os fatores condicionadores do solo? Qual seu papel?

Page 22: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quais são os 3 principais elementos presentes nos adubos químicos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Em que consiste a agricultura orgânica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Quando deve ser feita a calagem do solo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O que é erosão?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. O que é voçoroca?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. O que pode ocorrer em solos rasos, arenosos, de regiões com pequeno volume de chuva e que durante anos foram desmatados e depois abandonados?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Porque a floresta amazônica se mantém exuberante sem a necessidade de adubo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Quais as principais conseqüências ecológicas de um extenso desmatamento?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Qual a conseqüências da prolongada ação do vento e das chuvas sobre uma região completamente desmatada?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Muitos insetos parasitas só atacam determinadas plantas. Relacione esse fato a uma das desvantagens da monocultura.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 23: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

13. Um agricultor tinha quetro hectares (10000m2) de terras, plantados, inicialmente com soja, feijão, milho e mandioca, como no esquema 1. Nos dois anos seguintes, ele continuou com as mesmas culturas, como nos esquemas 2 e 3. Observe bem as posições das plantações de um ano para o outro e responda.

a. Qual o nome desse tipo de cultivo?

b. Por que ele é recomendado?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c. Qual a vantagem de plantar a soja e o feijão (leguminosas) intercalados com a mandioca e o milho?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d. Seguindo esse procedimento, qual poderia ser o plantio nas quatro áreas, no quarto ano?

1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano

Mandioca Soja Feijão Mandioca Milho Feijão

Feijão Milho Milho Soja Soja Mandioca

TEXTO 3

CONSERVAÇÃO CASEIRA DE ALIMENTOS

As bactérias ou fungos agem nos alimentos modificando seu sabor. A modificação do sabor é um dos indícios de que o alimento pode estar impróprio para o consumo. Muitas bactérias produzem TOXINAS que podem causar distúrbios sérios.

Existem várias formas de conservar os alimentos, um dos mais caseiros é a conservação pelo frio. O frio apesar de não matar necessariamente as bactérias, diminui bastante a sua atividade e as impede de se reproduzir.

Podemos também SALGAR a carne ou o peixe o que permite conservá-los por muito tempo. Os microorganismos não encontram boas condições no excesso de SOLUTO. Em doces em calda a alta concentração de AÇÚCAR impede a proliferação das bactérias.

As vezes usamos a ação de microrganismos para proteger o alimento de outros microrganismos.

Um exemplo é a coalhada, onde as bactérias existentes no ar fazem o leite azedar, produzindo nele o ácido lático. Isso é possível porque o ácido lático inibe o desenvolvimento de outras bactérias. Outra maneira de conservar o leite é transformá-lo em queijo, o que, as vezes, é feito com ajuda de fungos especiais.

Podemos fazer conservas caseiras. O picles por exemplo, são pedaços vegetais mantidos numa mistura de vinagre e sal, que impede que as bactérias se desenvolvam.

Page 24: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

Carne, leite ou ovos poderiam constituir, cada um deles, a única fonte de proteínas de uma dieta. Isso, porém, não seria possível no caso de feijão, arroz ou ervilhas. As proteínas são moléculas enormes, constituídas por várias unidades menores, chamadas AMINOÁCIDOS. A carne, o leite e os ovos contêm, cada um, TODOS os aminoácidos necessários a nutrição humana normal. Já no feijão, no arroz integral ou na ervilha faltam um ou mais desses aminoácidos.

Quanto antes o alimento aparecer na lista, maior será a qualidade das proteínas que contém, em relação aos seus aminoácidos.

Valor biológico dos alimentos (em ordem decrescente)

1º ovo integral 7º arroz integral

2º leite de vaca integral 8º aveia integral

3º fígado 9º centeio integral

4º carne de vaca 10º farinha de amendoim

5º peixe 11º feijão e ervilha

6º farinha de soja 12º gelatina

O segredo das pessoas exclusivamente vegetarianas terem boa saúde está na VARIEDADE DE ALIMENTOS que uma dieta vegetariana equilibrada deve ter. A nutrição adequada é obtida com a variedade de alimentos.

Page 25: Resumo ciências prova 3 Trim 2010

AGORA É SÓ ESTUDAR E DAQUI A POUCO COLHER OS FRUTOS PLANTADOS.

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE!!!

DEUS ABENÇÔE MEU AMOR!!!

PAPAI AMA MUUUUUITO!!!!