resumo caso 6b

2
RESUMO CASO 6B A) A mandíbula forma o esqueleto da arcada dentária inferior, que é móvel porque se articula com a base do crânio nas articulações temporomandibular (ATM). A mandíbula possui uma parte horizontal que é o corpo e contém o forame mentual, protuberância mentual (parte anterior); sulco milo-hiódeia e a linha milo-hiódeia (parte posterior). A parte vertical constitui o ramo da mandíbula que tem a cabeça (côndilo da mandíbula) que se articula com a fossa mandibular, o processo coronóide, a incisura da mandíbula, o forame mandibular e a língula mandibular na parte posterior. Na região do osso temporal tem a fossa mandibular que se articula com o côndilo da mandíbula, o tubérculo pós-glenoidal que evita que a mandíbula se desloque posteriormente e o tubérculo articular. B)Os movimentos da ATM são produzidos principalmente pelos músculos da mastigação. A mandíbula é uma articulação sinovial do tipo Gínglimo modificada já que é munido de 5 movimentos: - Elevação (fecha a boca) - Depressão ou abaixamento (abre a boca) - Protusão (protai o queixo) - Retrusão (retrai o queixo) - Lateralização ou movimentos laterais. C) os ligamentos da mandíbula fazem parte da estabilização estática: Ligamento estilomandibular – processo estilóide do osso temporal segue até o ângulo da mandíbula. Ligamento esfenomandibular – segue da espinha do osso esfenóide até a língula da mandíbula. Ligamento lateral – é um ligamento temporomandibular, que fortalece a ATM. Cápsula Articular – onde se tem o disco articular que é dividido no compartimento superior e no compartimento inferior.

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

204 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Caso 6b

RESUMO CASO 6B

A) A mandíbula forma o esqueleto da arcada dentária inferior, que é móvel porque se articula com a base do crânio nas articulações temporomandibular (ATM).A mandíbula possui uma parte horizontal que é o corpo e contém o forame mentual, protuberância mentual (parte anterior); sulco milo-hiódeia e a linha milo-hiódeia (parte posterior). A parte vertical constitui o ramo da mandíbula que tem a cabeça (côndilo da mandíbula) que se articula com a fossa mandibular, o processo coronóide, a incisura da mandíbula, o forame mandibular e a língula mandibular na parte posterior. Na região do osso temporal tem a fossa mandibular que se articula com o côndilo da mandíbula, o tubérculo pós-glenoidal que evita que a mandíbula se desloque posteriormente e o tubérculo articular.B)Os movimentos da ATM são produzidos principalmente pelos músculos da mastigação.

A mandíbula é uma articulação sinovial do tipo Gínglimo modificada já que é munido de 5 movimentos:- Elevação (fecha a boca)- Depressão ou abaixamento (abre a boca)- Protusão (protai o queixo)- Retrusão (retrai o queixo)- Lateralização ou movimentos laterais.

C) os ligamentos da mandíbula fazem parte da estabilização estática: Ligamento estilomandibular – processo estilóide do osso temporal segue até o ângulo da mandíbula. Ligamento esfenomandibular – segue da espinha do osso esfenóide até a língula da mandíbula. Ligamento lateral – é um ligamento temporomandibular, que fortalece a ATM. Cápsula Articular – onde se tem o disco articular que é dividido no compartimento superior e no compartimento inferior.- os músculos da mandíbula que fazem a estabilização dinâmica:Masseter, pterigóideo lateral e medial, temporal (são os músculos da mastigação)

D)Quando se desloca a mandíbula, para se ter uma redução bem sucedida se tem que fazer uma depressão e depois uma retrusão para se por no lugar.