responsabilidade social no colÉgio marista de londrina

8
PAMELA JUNGBLUTH YASMIN CRUZ

Upload: just-mileycyrus

Post on 31-Jul-2015

14 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

PAMELA JUNGBLUTHYASMIN CRUZ

Page 2: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

Nosso trabalho trata da responsabilidade social nas escolas. Trazendo a sua definição, campos de atuação, situação atual do Brasil e Londrina em relação a esse assunto, e a responsabilidade social do Colégio Marista de Londrina.

Page 3: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

Atualmente, empresas utilizam a expressão “responsabilidade social” como uma forma de marketing, verbas são destinadas para ações específicas, porém as atividades voltadas para o social estão muito longe de significar responsabilidade social.

Page 4: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

Além do ensino, qual a ação do Marista em relação a sociedade ?

Page 5: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

É essencial a responsabilidade social, não só em empresas, como em escolas, pois trazem benefícios, não só para as instituições, mas principalmente, para a sociedade.

Page 6: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

Uma instituição de ensino tem com a sociedade o dever de formar profissionais para mudar a realidade a sua volta. Neste sentido, compreendemos a responsabilidade social não como uma ação isolada, mas um modo de agir e pensar que impulsiona a faculdade, universidade ou centro de ensino a produzir conhecimento e compartilhá-lo, transformando o que o cerca.

Page 7: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

“Esta é a grande verdade que urge reconhecer: a empresa é composta de seres humanos integrados numa entidade maior, a sociedade. E tanto os objetivos pessoais de seus membros quanto os objetivos maiores da coletividade vão além dos objetivos particulares da empresa, que jamais pode sobrepor estes àqueles” (DUARTE, DIAS, 1985)

“Os objetivos referentes às responsabilidades das instituições foram ampliados ou redirecionados a fim de estas se tornarem organizações que possibilitem o enriquecimentos da sociedade e gerem o lucro como meio de garantir o cumprimentos de sua função social.” (DUARTE, DIAS, 1985)

“Uma instituição de ensino tem com a sociedade o dever de formar profissionais para mudar a realidade a sua volta.”(ROSSATO, 2010)

Page 8: RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

BNDES. Empresas, Responsabilidade Corporativa e Investimento Social - Uma abordagem introdutória. Relato Setorial n°1, março/2000. Disponível na internet no endereço: <www.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 jul. 2012.

   CAMILO, Priscilla Garcia. Relatório Estágio Curricular Supervisionado. Londrina, 2001.   CATUAÍ SHOPPING CENTER LONDRINA. Responsabilidade Social. Disponível em:

<http://catuailondrina.com.br/ResponsabilidadeSocial.aspx>. Acesso em: 02 jul. 2012. COHEN, David. Empresa e Sociedade: a pressão social e relações com a comunidade e o meio

ambiente. Exame, São Paulo, v. V, 1999. COLÉGIO MARISTA. Sobre o Grupo Marista. Disponível em:

<http://www.grupomarista.org.br/institucional>. Acesso em: 02 jul. 2012. DUARTE, G.D.; DIAS, J.M.A.M. Responsabilidade Social: A Empresa Hoje. Brahma, 1985. MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade Social e Governança: o debate e as

implicações. São Paulo: Cengage Learning, 2006.MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004. p. 407. PASSADOR, Cláudia S. A responsabilidade social no Brasil: uma questão em andamento. In:

VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002. Disponível em: < http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/clad/clad0044201.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2012. 

ROSSATO, Lolli. Responsabilidade social no ensino superior: Redigindo a história. AMPESC, Santa Catarina, v. 1, jan. 2010. Disponível em: <http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/revista_ampesc.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2012. 

SERTEK, Paulo. Responsabilidade Social e Competência Interpessoal. 20. ed. Curitiba: Ibpex, 2006. 

UNIMED LONDRINA. Responsabilidade Social - Projetos Unimed. Disponível em: <http://www.unimedlondrina.com.br/index.php?dir=segmentos/responsabilidade&file=projetos.php>. Acesso em: 02 jul. 2012. 

YTICON CONSTRUTORA E INCORPORAÇÃO. Responsabilidade Social. Disponível em: <http://www.yticon.com.br/institucional/responsabilidade-social>. Acesso em: 02 jul. 2012.