resoluções prova anglo...resoluÇÕes ro anglo 6 523 questão 19 resposta b d3 inferir o sentido...

6
DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 8 o ano das escolas conveniadas. Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que: se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha; identifique os conteúdos aprendidos nas aulas; assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão; preencha o cartão de respostas; administre o tempo estabelecido para esse trabalho. No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor: obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão; identifique quais são as dificuldades de seus alunos; organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova. A prova de Português contém 22 questões com quatro alternativas, das quais somente uma é a cor- reta. Cada questão possui seu próprio descritor, sua resolução, as habilidades avaliadas e o nível de dificuldade. Os descritores foram selecionados com base: nos descritores da Prova Brasil; nos descritores da Prova Saeb; nos descritores da Prova Saresp; nos conteúdos do material do Sistema Anglo de Ensino. TIPO F P-1 • TIPO D-8 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental – 8º ano Resoluções Prova Anglo

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 8o ano das escolas conveniadas.

Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que:

• se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha;

• identifique os conteúdos aprendidos nas aulas;

• assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão;

• preencha o cartão de respostas;

• administre o tempo estabelecido para esse trabalho.

No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor:

• obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão;

• identifique quais são as dificuldades de seus alunos;

• organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova.

A prova de Português contém 22 questões com quatro alternativas, das quais somente uma é a cor-reta. Cada questão possui seu próprio descritor, sua resolução, as habilidades avaliadas e o nível de dificuldade.

Os descritores foram selecionados com base:

• nos descritores da Prova Brasil;

• nos descritores da Prova Saeb;

• nos descritores da Prova Saresp;

• nos conteúdos do material do Sistema Anglo de Ensino.

TIP

O F

-5P-

1 •

tIPO

D-8

Língua Portuguesa (P-1)Ensino Fundamental – 8º ano

Resoluções Prova Anglo

Page 2: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

RESOLUçõES PROva aNGLO 2 LíNGUa PORtUGUESa (P-1) – D-8 – 8° aNO – 05/2013

Questão 1 Resposta cD16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

O aluno precisa perceber que, no trecho “Tudo para facilitar a vida do consumidor!”, o autor é irônico, o que fica evidente por causa das informações apresentadas antes: em nada a empresa facilita as tarefas que o consumidor precisa realizar. Caso o aluno assinale equivocadamente a alternativa d, poderá ter confundido ironia com o tom de subjetividade indicado pelo ponto de interrogação.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 2 Resposta aD20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tra-

tam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Uma vez que o texto I configura-se como uma carta de reclamação, é natural que o tom empregado pelo autor evidencie a queixa, a revolta causada pelo mau atendimento. É impossível associar seu conteúdo a “orgulho” da parte do autor, como se faz na alternativa d; quanto à neutralidade ou indiferença, só serão assinaladas se o aluno desconhecer o significado de tais ter-mos, já que as frases exclamativa e interrogativa (final do texto) evidenciam o contrário. Na carta--resposta (texto II), a empresa limita-se a apresentar, de forma imparcial, os serviços prestados.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 3 Resposta bD21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao

mesmo tema.

Na carta-resposta, a empresa limita-se a repetir as informações de que o cliente já tem ciên-cia e que são insuficientes para que o problema seja resolvido. Logo, a resposta é insatisfatória. Como a carta não traz nenhuma informação nova sobre como o cliente pode proceder, a alter-nativa d deve ser descartada. Também não é verdade que a queixa tenha sido ignorada, já que, na resposta, os procedimentos para efetuar o serviço desejado são reiterados, o que invalida a alternativa c.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 4 Resposta dD3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

No último período, o autor aproveita a ocasião para lembrar que a empresa não oferece contato com a Ouvidoria pelo site. Por isso, introduz a informação com a expressão adverbial que sugere a ideia de aproveitar a ocasião para acrescentar mais um problema na conduta da prestadora de serviço. O aluno deve perceber que a expressão não introduz uma ideia oposta ao que se dizia antes; também não se associa a um julgamento do autor sobre as ações da empresa, considerando-as duvidosas ou estranhas.

Nível de dificuldade: médio.

Page 3: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

RESOLUçõES PROva aNGLO 3 Língua Portuguesa (P-1) – D-8 – 8° ano – 05/2013

Questão 5 Resposta cD12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Enquanto o texto I configura-se como uma poesia, especificamente uma cantiga popular, e, por isso, explora recursos expressivos como a repetição que lhe confere ritmo e sonoridade, o texto II constitui-se como prosa argumentativa; o autor apresenta sua opinião a respeito da impor-tância de os cidadãos terem oportunidade de aproveitar bem as vias públicas.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 6 Resposta aD6 Identificar o tema de um texto.

Nos versos, o eu lírico revela o que seria capaz de fazer apenas para apreciar a pessoa amada. Não há nenhuma referência no texto à não correspondência amorosa, à saudade ou ao ciúme; logo, a escolha de uma das alternativas incorretas está associada a uma leitura desatenta.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 7 Resposta dD7 Identificar a tese de um texto.

No texto, o autor argumenta em defesa de um melhor aproveitamento do espaço público, o que exige ações governamentais que estimulem o uso das ruas por parte da população. Caso o aluno opte pela alternativa b, provavelmente terá se equivocado com o termo “chique”, empre-gado mais de uma vez pelo autor. Deveria perceber, no entanto, que não é intenção destacar a beleza da paisagem urbana e sim apresentar outro conceito de elegância nas cidades: o do bom aproveitamento das vias públicas.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 8 Resposta bD5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

Diante de uma calçada coberta por cimento fresco, Haroldo sugere a Calvin que deixem suas marcas de alguma maneira: nomes, mãos ou “alguma outra coisa”. A expressão facial que acompanha a resposta de Calvin no terceiro quadrinho evidencia que o menino conseguiu ter uma ideia ainda mais transgressora que a de seu companheiro (logo é incorreto o que se afirma na alternativa a, já que os dois souberam tirar proveito do cimento). No último quadrinho, Calvin aparece com a calça suja de cimento e Haroldo, com a cauda, o que revela que os dois se sen-taram na calçada. A atitude ingênua, porém, trouxe um resultado inesperado e preocupante: a rapidez com que o cimento seca em contato com o corpo dos dois transgressores.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 9 Resposta aD1 Localizar informações explícitas em um texto.

O enunciado remete ao quarto parágrafo: “Imagine os baianinhos despertados pelo desastre com a sensação de ter ouvido a freada de um trenó”. Logo no primeiro período, o aluno localizará

Page 4: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

RESOLUçõES PROva aNGLO 4 Língua Portuguesa (P-1) – D-8 – 8° ano – 05/2013

a informação de que as crianças baianas acordariam por causa do acidente entre os caminhões, o que faria com que os sorvetes se espalhassem pela pista. Embora no parágrafo seja feita menção ao calor insuportável, ele não está associado ao despertar das crianças. No texto, não há nenhuma referência a gritos de socorro nem a chamado de Papai Noel.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 10 Resposta dD14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Com base no fato apresentado (picolés espalhados na pista por causa de um acidente entre dois caminhões), o autor expõe suas reflexões, como a de que a história poderia ser transformada em um belo conto de Natal, além de outras, como a de que o mundo não é justo ou ainda a de que, na época de Natal, todos se tornam um pouco mais sensíveis — e não mais justos, como se afirma na alternativa incorreta c — às dificuldades vividas por crianças pobres. Em nenhum momento, declara considerar as comemorações natalinas melancólicas, o que invalida a alterna-tiva a, embora ela apresente uma frase opinativa.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 11 Resposta bD2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que

contribuem para a continuidade do texto.

O aluno precisa perceber que o autor voltou a se referir às crianças (“baianinhos”) que se beneficiaram com os picolés espalhados por causa do acidente ocorrido no lugarejo próximo a Vitória da Conquista, na Bahia. A escolha por qualquer outra alternativa indicará desatenção na leitura do texto: todas as demais localidades foram mencionadas como exemplos de lugares onde também há crianças carentes.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 12 Resposta bD10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Todo o enredo está centrado no fato de Naiá desejar ardentemente ser chamada por Jaci. Assim, o aluno que assinala as alternativas c e d pensou nas consequências desse fato primeiro.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 13 Resposta dD8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

O período “Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz — viravam as estrelas do céu” responde à questão. O aluno que não se atém ao trecho comete o equívoco comum de inferir fatos que não estão explicitados no texto.

Nível de dificuldade: médio.

Page 5: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

RESOLUçõES PROva aNGLO 5 Língua Portuguesa (P-1) – D-8 – 8° ano – 05/2013

Questão 14 Resposta aD15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advér-

bios, etc.

A questão visa verificar se o aluno reconhece a relação lógica existente entre o termo “sem-pre”, que denota uma situação contínua, ao tempo verbal que também denota tal ideia, o pre-térito imperfeito.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 15 Resposta cD3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

A questão visa verificar se o aluno reconhece a relação de sentido estabelecida pela conjun-ção conclusiva “assim”, apenas reconhecendo seu sentido e substituindo-a por outra equivalente do ponto de vista semântico. Das opções oferecidas, a única, com exceção da correta, que parece fazer sentido é “porém”. O aluno precisa perceber, no entanto, que não se trata de uma oposição de ideias.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 16 Resposta cD14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

O aluno precisa perceber que a reportagem apresenta uma série de informações e, nos tre-chos em discurso direto, verificam-se opiniões acerca dessas informações.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 17 Resposta aD11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

É importante que o aluno perceba que todas as alternativas, com exceção da a, revelam conjecturas, não se apoiam em fatos propriamente. O único fato concreto apresentado pelo texto que justifica a morte da vítima é o fato de ela ter sofrido um assalto, situação perigosa que pode culminar em óbito.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 18 Resposta dD1 Localizar informações explícitas em um texto.

Espera-se que o aluno reconheça que a ideia contida no período “Na semana passada, sete pessoas foram assassinadas no Campo Limpo, na primeira chacina do ano em São Paulo”, ime-diatamente após a apresentação da opinião do presidente do Conselho de Segurança do Campo Limpo, apresenta um fato contrastante à opinião expressa.

Nível de dificuldade: fácil.

Page 6: Resoluções Prova Anglo...RESOLUÇÕES RO ANGLO 6 523 Questão 19 Resposta b D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente

RESOLUçõES PROva aNGLO 6 Língua Portuguesa (P-1) – D-8 – 8° ano – 05/2013

Questão 19 Resposta bD3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

O aluno deve perceber que “usar o cérebro”, diferentemente do que sugere o segundo qua-drinho da tira, tem o sentido de pensar. É importante que o aluno observe a diferença de sentido existente no segundo quadrinho (usar a cabeça como forma de bater, utilizá-la como instrumento para caça) e o sentido tradicionalmente usado (pensar, raciocinar).

Nível de dificuldade: médio.

Questão 20 Resposta aD18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

A expressão “(não ter) um fio de arrependimento” tanto se associa ao assunto do texto (cabelo), como é utilizada em sentido figurado (não haver nenhum arrependimento). Essa inten-cionalidade revela que o autor buscou maior expressividade na escolha vocabular. Tanto a alterna-tiva c quanto a d inserem, numa resposta aparentemente aceitável, incorreções. A expressão não pode ser entendida literalmente, nem se percebe qualquer intenção em explorar sua sonoridade.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 21 Resposta cD13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

A expressão “tipo” é marca da oralidade contemporânea, caracterizada pela informalidade. O aluno que escolhe a alternativa d não se atém à necessidade de encontrar uma expressão que constitua uma marca de oralidade confundindo isso com a simplicidade da construção frasal pre-sente na alternativa.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 22 Resposta bD9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

A essência do texto já se revela no título. Assim, o aluno que escolhe outra alternativa ape-ga-se a um detalhe que possa ter chamado sua atenção, mas que não é fundamental no texto.

Nível de dificuldade: médio.