resoluções prova anglo - colegioruybarbosa.com.br · o aluno precisa interpretar corretamente o...

6
DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 6 o ano das escolas conveniadas. Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que: se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha; identifique os conteúdos aprendidos nas aulas; assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão; preencha o cartão de respostas; administre o tempo estabelecido para esse trabalho. No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor: obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão; identifique quais são as dificuldades de seus alunos; organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova. A prova de Português contém 22 questões com quatro alternativas, das quais somente uma é a cor- reta. Cada questão possui seu próprio descritor, sua resolução, as habilidades avaliadas e o nível de dificuldade. Os descritores foram selecionados com base: nos descritores da Prova Brasil; nos descritores da Prova Saeb; nos descritores da Prova Saresp; nos conteúdos do material do Sistema Anglo de Ensino. TIPO F P-1 • TIPO D-6 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental – 6º ano Resoluções Prova Anglo

Upload: doanque

Post on 16-Nov-2018

242 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 6o ano das escolas conveniadas.

Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que:

• se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha;

• identifique os conteúdos aprendidos nas aulas;

• assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão;

• preencha o cartão de respostas;

• administre o tempo estabelecido para esse trabalho.

No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor:

• obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão;

• identifique quais são as dificuldades de seus alunos;

• organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova.

A prova de Português contém 22 questões com quatro alternativas, das quais somente uma é a cor-reta. Cada questão possui seu próprio descritor, sua resolução, as habilidades avaliadas e o nível de dificuldade.

Os descritores foram selecionados com base:

• nos descritores da Prova Brasil;

• nos descritores da Prova Saeb;

• nos descritores da Prova Saresp;

• nos conteúdos do material do Sistema Anglo de Ensino.

TIP

O F

-5P-

1 •

tIPO

D-6

Língua Portuguesa (P-1)Ensino Fundamental – 6º ano

Resoluções Prova Anglo

RESOLUçõES PROva aNGLO 2 LíNGUa PORtUGUESa (P-1) – D-6 – 6° aNO – 05/2013

Questão 1 Resposta aD5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

O aluno precisará se lembrar do conceito de onomatopeia, dado no 1o bimestre do 6o ano (processo de formação de uma palavra cuja pronúncia imite o som de uma coisa ou animal). Conhecendo o significado do termo, será fácil encontrar a alternativa correta. É provável que mui-tos optem pela alternativa incorreta c, uma vez que realmente a última fala revela espanto; isso, porém, não tem nenhuma relação com o conceito de onomatopeia. Nesse caso, o aluno deve ser orientado a prestar mais atenção ao comando dado no enunciado.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 2 Resposta bD2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que

contribuem para a continuidade do texto.

O aluno deve perceber que o pronome analisado retoma um termo masculino no plural. Assim, eliminam-se facilmente as alternativas a e c. Já o pronome “eles”, apresentado na alter-nativa d, foi utilizado na fala seguinte à analisada; logo não pode ser um termo retomado.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 3 Resposta cD4 Inferir uma informação implícita em um texto.

O aluno precisará localizar o fragmento indicado no enunciado, o primeiro período do texto. A partir de sua leitura, deverá constatar que a história de Ziraldo é construída sem levar em con-sideração o conhecimento científico. Os alunos que assinalarem a alternativa d provavelmente terão feito uma leitura superficial do texto e inferido, equivocadamente, que, se houve referência a “cientista”, o livro buscaria incentivar o interesse das crianças nessa área.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 4 Resposta cD1 Localizar informações explícitas em um texto.

Para responder corretamente o texto, basta que o aluno localize a informação explicitada na nas últimas linhas, “escrever é a coisa mais difícil do mundo”. Os alunos que, porventura, assina-larem a alternativa b não terão se baseado nessa informação explícita. Já os que assinalarem as alternativas a ou d, também incorretas, provavelmente não souberam interpretar a frase localizada.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 5 Resposta bD12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Diferente da carta transcrita no texto I, o texto II não se dirige a um leitor específico. O diá-logo estabelecido por meio dos verbos no imperativo tem como objetivo transmitir orientações, o passo a passo para a elaboração de uma receita. O aluno que assinalar a alternativa incorreta d não percebeu que a receita dá orientações e não ordens.

Nível de dificuldade: fácil.

RESOLUçõES PROva aNGLO 3 Língua Portuguesa (P-1) – D-6 – 6° ano – 05/2013

Questão 6 Resposta aD14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Na carta, a opinião do pai é que o filho Mário, que mora com a mãe no Brasil, deveria visitá--lo na Alemanha. A carta também explicita alguns fatos – cabe ao aluno diferenciá-los de uma opinião: fica claro o fato de que pai e filho não moram no mesmo país; declara-se também que o pai de Mário tem outros filhos que moram com ele na Alemanha. Não há nenhuma referência no texto, nem como fato nem como opinião, à ideia de que os pais de Mário não se entendem.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 7 Resposta dD3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

No contexto, o autor da carta se referia à necessidade de voltar à sua pátria. A escolha por qualquer outra das alternativas indicará ausência de leitura do fragmento.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 8 Resposta bD5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

A questão exige que o aluno leia não apenas o texto verbal, mas também o não verbal. Só assim perceberá que Calvin, no último quadrinho, não se encontra mais no mesmo ambiente indicado nos três primeiros, a entrada da garagem; encontra-se em seu quarto, visivelmente con-trariado. Caberá ao aluno, então, relacionar tal contrariedade a uma consequência (no caso, o cas-tigo) da chantagem feita pelo garoto no quadrinho anterior. Caso o aluno assinale a alternativa a, provavelmente não conseguiu inferir corretamente a implícita reação do pai diante da chantagem feita pelo filho. Já os alunos que assinalem as alternativas c e d demonstram dificuldade para ler o texto não verbal por completo, já que Calvin não se mostra satisfeito nem está brincando.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 9 Resposta aD1 Localizar informações explícitas em um texto.

O interlocutor de Anne se explicita no trecho: “Este modo de manter um diário é muito melhor, e agora mal posso esperar pelos momentos em que posso escrever em você.”. Se o aluno fizer uma leitura precipitada do fragmento, pode se confundir com a referência feita a Kitty e assinalar a alternativa b.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 10 Resposta cD3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Cabe ao aluno fazer a correta substituição de “fonte” no contexto: “aquilo que dá origem”, no caso, ao conforto. Qualquer outra escolha será indício de falha na leitura.

Nível de dificuldade: médio.

RESOLUçõES PROva aNGLO 4 Língua Portuguesa (P-1) – D-6 – 6° ano – 05/2013

Questão 11 Resposta dD4 Inferir uma informação implícita em um texto.

O texto exige que o aluno associe o fato de o personagem louco não conversar com o irmão há meses com a carta em branco, percebendo que ela materializa a falta de comunicação entre eles. A escolha da alternativa a pode indicar que o aluno considerou simplesmente o fato de o personagem ser louco, associando a ele, independente do contexto, ações sem sentido. As alter-nativas b e c não se baseiam em informações dadas no texto.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 12 Resposta bD16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

O aluno precisa interpretar corretamente o último quadrinho da tira para perceber a origem do pneu com que a personagem brinca, já que todas as alternativas oferecem diferentes origens para o objeto. O humor decorre do fato de Calvin dar mais importância a seu divertimento, que ao trabalho do pai. Assim, ele não se incomoda com o fato de, para se divertir, impedir o pai de se locomover para o trabalho.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 13 Resposta cD10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Na famosa fábula de Esopo, o enredo tem início no momento em que a raposa deseja as uvas, mas não consegue alcançá-las. O aluno que opta pela alternativa a, em vez de ler o texto, pauta-se exclusivamente pelo título. Quem assinala a b ou a d não percebeu o essencial do texto: há muitas uvas, porém a raposa não consegue tocá-las, daí a postura desdenhosa que ela assume diante de sua impossibilidade.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 14 Resposta dD11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

O primeiro período da fábula é “Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva”, assim, depreende-se que o motivo de a raposa ir ao vinhedo é estar “morta de fome”, segundo o texto. O aluno que assinala a alternativa b, em vez de perceber que a resposta deveria estar necessariamente no texto, inferiu a preferência da raposa sem considerar o fato de que isso não se explicita e, portanto, não pode ser tomado como verdadeiro. O aluno que marca as alternativas a e c provavelmente desconhece o conceito de “causa”.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 15 Resposta cD11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

A consequência de a raposa não ter alcançado as uvas está na própria moral da história. Assim, ou o aluno lê o texto até o fim para chegar à resposta, explícita no último parágrafo, ou

RESOLUçõES PROva aNGLO 5 Língua Portuguesa (P-1) – D-6 – 6° ano – 05/2013

deduz pelo comportamento da raposa. É importante que o aluno tenha percebido que ao des-prezar as uvas, a raposa, ao contrário do que afirma a alternativa b, não expõe seu sofrimento, mas o dissimula.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 16 Resposta bD17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Para responder ao teste, o aluno precisa saber que os sinais de exclamação, interrogação e reticências conferem algum tipo de emoção ao texto. O sinal exclamativo pode sugerir surpresa ou espanto, como se explicita na fala da linha, pasma diante da pergunta da agulha. O aluno que assinala a alternativa d confunde a divergência ocorrida entre as personagens com um sentimento que não se explicita no texto.

Nível de dificuldade: fácil.

Questão 17 Resposta dD21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao

mesmo tema.

Não se espera que o aluno compreenda propriamente os meandros do diálogo estabelecido entre a agulha e a linha, mas que ele perceba que elas têm visões opostas (ou, mais generica-mente, diferentes, como explicita a alternativa d) acerca de sua importância, cada uma se consi-derando superior à outra.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 18 Resposta aD2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que

contribuem para a continuidade do texto.

Para responder à questão é necessário que o aluno saiba que o pronome “a”, em qualquer contexto, retoma um substantivo do gênero feminino. Se o aluno não souber isso, corre o risco de marcar as alternativas c ou d. Para chegar à alternativa a como correta, é necessário, ainda, que o aluno perceba que o período em questão pertence à fala da agulha se referindo à linha.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 19 Resposta dD12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

O teste visa cobrar que o aluno reconheça o diário como gênero textual. As notações que conduzirão os alunos a essa conclusão são as datas que iniciam cada parágrafo. Como o texto não evidencia a exploração da poeticidade do texto (por meio de rimas, entre outros recursos), inviabiliza-se considerá-lo música ou poema. O aluno que assinala alternativa a confunde os ele-mentos próprios do discurso direto (travessão, verbo dicendi) com as notações típicas do diário.

Nível de dificuldade: médio.

RESOLUçõES PROva aNGLO 6 Língua Portuguesa (P-1) – D-6 – 6° ano – 05/2013

Questão 20 Resposta bD13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Para assinalar a alternativa correta, o aluno deve perceber que o texto se apresenta na forma de um diário pessoal. O emissor, nesse diário, refere-se a seu “marido”, faz alusão a si como uma “entre as outras senhoras” e, ao ser cortejada pelo comandante do navio, afirma ter-se feito “desentendida”. Tal palavra no feminino, além dos outros elementos referidos, permitem concluir que quem se expressa no texto é uma mulher casada em uma viagem de navio.

Nível de dificuldade: médio.

Questão 21 Resposta dD10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

A questão visa cobrar que o aluno perceba que o conflito do texto principia, de maneira mais explícita, no momento em que se sugere a relação entre o comandante do navio e a senhora casada. Espera-se, como as alternativas estão sob a forma de transcrições do texto, que o aluno reconheça o início do conflito no próprio texto. Com exceção da alternativa d, as demais alterna-tivas sugerem uma situação de equilíbrio, portanto o teste não deve trazer dificuldade, a não ser que o aluno não saiba o que é o conflito em uma narrativa.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 22 Resposta dD2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que

contribuem para a continuidade do texto.

Para responder à questão é importante que o aluno perceba que todas as ações narradas ocorrem no mesmo lugar, um navio. Assim, ele precisa conhecer o significado de “tombadilho” e “camarotes”, como partes de um navio, ou pode perceber pelo texto que as referências remetem a locais situados em um navio. As demais alternativas apresentam, também, referências a locais, mas não se submetem ao comando do enunciado que se restringe a ações acontecidas em um mesmo local, que é o navio.

Nível de dificuldade: difícil.