resoluções das atividades - educacional · ambientado no rio de janeiro, o romance narra a...

2
Resoluções das Atividades VOLUME 2 | LITERATURA Pré-Universitário | 1 Sumário Aula 6 – Prosa romântica – Romance indianista e romance regionalista .......... 1 Aula 7 – Prosa romântica – Romance urbano.................................................... 2 Aula 6 Prosa romântica – Romance indianista e romance regionalista 01 B O movimento romântico era ligado à burguesia, por- tanto não estava desvinculado das classes dominantes; os romances urbanos de Alencar eram ambientados na cidade do Rio de Janeiro 02 D O destaque aos valores da pátria e a liberdade de expres- são, com o objetivo de mudanças sociais, são característi- cas comuns ao Romantismo e ao Modernismo. 03 B Todas as afirmativas estão corretas. 04 A Os três autores imprimiram, em suas obras, marcas do regionalismo romântico: Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães e José de Alencar 01 C O movimento romântico, de caráter de autoafirmação, com um propósito de um novo ideal para a nação, teve forte influência sobre o comportamento das pessoas. 02 B As visões clássica e romântica eram opostas; enquanto a primeira possuía uma visão mais universal, a segunda expressava valores individuais. 03 C A caracterização das personagens apresentadas na obra Iracema, de José de Alencar, demonstra a verve romântica da idealização das personagens, do destaque às suas qua- lidades, sempre singulares. Atividades para Sala Atividades Propostas 04 B Na obra alencarina, o índio é idealizado, tendo como pano de fundo a natureza exuberante da pátria. 05 C Iracema, que Alencar denominava “Lenda do Ceará“, pode ser considerado um poema-em-prosa ou, no dizer de Décio Pignatari, um “romance poemático“. O pará- grafo inicial exemplifica a poetização da prosa: assonân- cias, aliterações, aproveitamento da sonoridade dos vocá- bulos de origem indígena (“carnaúba“, “jandaia“), além de comparações, prosopopeias. 06 A A anáfora configura-se na repetição de “verdes mares“ nos parágrafos iniciais e a prosopopeia (atribuição de sen- timento ou ação humana a ser inanimado) está presente em “Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa…“. 07 C A obra referida é O guarani, de José de Alencar. O perso- nagem em questão é D. Antônio Mariz que, além de ser pai de Cecília, protagonista da obra, representa o poder e a audácia dos novos habitantes. 08 C O guarani dá destaque ao passado histórico, com uma visão ufanista, o que se verifica por meio da conformação e da adaptação da personagem Peri. 09 C O item III está incorreto, pois o romance é considerado uma obra prima do regionalismo romântico pela força da linguagem e da descrição do sertão. 10 C Não há esse exagero nos diálogos. A obra retrata costu- mes sertanejos evitando o sentimentalismo exagerado de outros escritores românticos.

Upload: doanhanh

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Resoluções das Atividades

VOLUME 2 | LITERATURA

Pré-Universitário | 1

Sumário

Aula 6 – Prosa romântica – Romance indianista e romance regionalista ..........1

Aula 7 – Prosa romântica – Romance urbano ....................................................2

Aula 6 Prosa romântica – Romance indianista e romance regionalista

01 B

O movimento romântico era ligado à burguesia, por-tanto não estava desvinculado das classes dominantes; os romances urbanos de Alencar eram ambientados na cidade do Rio de Janeiro

02 D

O destaque aos valores da pátria e a liberdade de expres-são, com o objetivo de mudanças sociais, são característi-cas comuns ao Romantismo e ao Modernismo.

03 B

Todas as afirmativas estão corretas.

04 A

Os três autores imprimiram, em suas obras, marcas do regionalismo romântico: Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães e José de Alencar

01 C

O movimento romântico, de caráter de autoafirmação, com um propósito de um novo ideal para a nação, teve forte influência sobre o comportamento das pessoas.

02 B

As visões clássica e romântica eram opostas; enquanto a primeira possuía uma visão mais universal, a segunda expressava valores individuais.

03 C

A caracterização das personagens apresentadas na obra Iracema, de José de Alencar, demonstra a verve romântica da idealização das personagens, do destaque às suas qua-lidades, sempre singulares.

Atividades para Sala

Atividades Propostas

04 B

Na obra alencarina, o índio é idealizado, tendo como pano de fundo a natureza exuberante da pátria.

05 C

Iracema, que Alencar denominava “Lenda do Ceará“, pode ser considerado um poema-em-prosa ou, no dizer de Décio Pignatari, um “romance poemático“. O pará-grafo inicial exemplifica a poetização da prosa: assonân-cias, aliterações, aproveitamento da sonoridade dos vocá-bulos de origem indígena (“carnaúba“, “jandaia“), além de comparações, prosopopeias.

06 A

A anáfora configura-se na repetição de “verdes mares“ nos parágrafos iniciais e a prosopopeia (atribuição de sen-timento ou ação humana a ser inanimado) está presente em “Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa…“.

07 C

A obra referida é O guarani, de José de Alencar. O perso-nagem em questão é D. Antônio Mariz que, além de ser pai de Cecília, protagonista da obra, representa o poder e a audácia dos novos habitantes.

08 C

O guarani dá destaque ao passado histórico, com uma visão ufanista, o que se verifica por meio da conformação e da adaptação da personagem Peri.

09 C

O item III está incorreto, pois o romance é considerado uma obra prima do regionalismo romântico pela força da linguagem e da descrição do sertão.

10 C

Não há esse exagero nos diálogos. A obra retrata costu-mes sertanejos evitando o sentimentalismo exagerado de outros escritores românticos.

2 | Pré-Universitário

VOLUME 2 | LITERATURA

01 B

A obra em questão é de Manuel Antônio de Almeida e cri-tica a sociedade da época e o estilo romântico de maneira bem humorada.

02 B

As atitudes de seu protagonista, típicas de um anti-herói, já antecipavam a escola posterior ao Romantismo, o Rea-lismo.

03 E

José de Alencar, além dos romances indianistas e históri-cos, também destacou-se no romance urbano, em obras como Senhora e Lucíola; retratando a diversidade da nação, muito embora com uma exposição ainda artificial das mazelas da sociedade brasileira.

04 B

Apenas as alternativas I e II estão corretas. Pela descrição da cena, a presença da mulher não era algo esperado pelo observador.

Aula 7 Prosa romântica – Romance urbano

Atividades para Sala

01 C

Na obra em questão, o autor apresenta-nos a cidade por meio de uma sociedade com seus costumes, compor-tamentos e tipos sociais, não necessariamente de uma maneira negativa, mas realista.

02 D

O termo é empregado de maneira irônica, demonstrando o caráter nada confiável do protagonista Leonardo. Esse tom irônico perpassa todo o romance.

03 B

É o herói picaresco, esperto e mulherengo, tem sempre alguém que toma seu partido e ampara-o de alguma forma, é, portanto, um malandro.

04 D

Por meio da metáfora da lama, Lúcia, de certa forma, expõe ao seu interlocutor o que há em seu interior; dessa forma, os elementos da natureza, o céu límpido e azul, contrastam com a introspecção da personagem.

05 C

Ambientado no Rio de Janeiro, o romance narra a história da cortesã Lúcia e do recém-formado bacharel Paulo.

06 A

Apenas nas obras Inocência e Iracema as protagonistas morrem, assim como em Lucíola.

07 A

Obra considerada como uma das precursoras do Rea-lismo, Senhora tematiza o casamento por interesse finan-ceiro; não obedece a uma ordem cronológica e divide-se em 4 partes: preço, quitação, posse e resgate.

08 D

As relações enunciadas são paradoxais, basta que obser-vemos os pares de elementos apresentados: prostituta/crente, sacrilégio/amor, beijo lascivo/fé. Esses elementos põem em destaque atitudes praticadas pela sociedade que vão de encontro com o que a mesma prega.

09 C

A obra não destaca, em sua ambientação, qualquer região do país; as histórias são contadas em momentos de delí-rios e desabafo.

10 E

A obra tem características como o mal do século, o ego-centrismo exacerbado, satanismo e atração pela morte. A narrativa reúne histórias nas quais se destacam orgias, deboches, sátiras, paixões transfiguradas, relatadas pelos personagens boêmios que vão tomando a palavra.

Atividades Propostas