resgate outubro

15
1 Você está deprimido? depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento, por um período breve. A depressão clínica é um transtorno de humor no qual a sensação de tristeza, pesar, raiva e frustração interfere na vida diária por um longo período. Nomes alternativos:Tristeza; Vazio; Desânimo; Melancolia. Os sintomas de depressão incluem : Desânimo ou irritação constante Perda no prazer em atividades usuais Problemas para dormir ou excesso de sono Uma alteração dramática no apetite, muitas vezes com perda ou aumento de peso Fadiga e falta de energia Sensação de inutilidade, autodepreciação e culpa inapropriada Dificuldade extrema para se concentrar Movimentos físicos lentos ou agitados Inatividade e isolamento das atividades usuais Sensação de desesperança e impotência Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio Baixa autoestima é comum com a depressão. Explosões repentinas de raiva e falta de prazer em atividades que você pratica normalmente também são comuns. As informações acima constam do site www.saude.ig.com.br/minhasaude/encicl opedia/depressao . No meio cristão, mesmo tendo fé em Deus e crendo que Jesus Cristo é a salvação da nossa vida, também encontramos pessoas subjugadas pela depressão. Mas encontramos na Bíblia o remédio para este mal. - O Salmo 16, versos 8 e 9, diz: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.” A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal traz o seguinte comentário sobre os versos acima: “O coração de Davi estava contente; o rei havia encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, que é muito mais profunda do que a ventura. Podemos ficar alegres apesar das mais sérias dificuldades. A ventura é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura porque decorre da presença de Deus dentro de nós. À medida que contemplamos a presença de Deus diariamente, encontramos satisfação. À medida que entendemos o futuro que Ele planejou para nós, experimentamos a alegria. Não baseie sua vida nas circunstâncias, e sim em Deus.” Importante notar que a alegria e a segurança (autoconfiança) são sentimentos que se opõem à depressão. - Salmo 43:5 “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu.” A Nº 2 - Outubro de 2012 Produção do Grupo ICTHUS Jovens da Igreja Batista Betânia de Sapucaia do Sul [email protected]

Upload: batista-betania

Post on 26-Mar-2016

270 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição do jornal Resgate de outubro.

TRANSCRIPT

Page 1: Resgate Outubro

1

Você está deprimido?

depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza,

infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento, por um período breve. A depressão clínica é um transtorno de humor no qual a sensação de tristeza, pesar, raiva e frustração interfere na vida diária por um longo período.

Nomes alternativos:Tristeza; Vazio; Desânimo; Melancolia. Os sintomas de depressão incluem:

Desânimo ou irritação constante

Perda no prazer em atividades

usuais

Problemas para dormir ou

excesso de sono

Uma alteração dramática no

apetite, muitas vezes com perda

ou aumento de peso

Fadiga e falta de energia

Sensação de inutilidade,

autodepreciação e culpa

inapropriada

Dificuldade extrema para se

concentrar

Movimentos físicos lentos ou

agitados

Inatividade e isolamento das

atividades usuais

Sensação de desesperança e

impotência

Pensamentos recorrentes sobre

morte e suicídio

Baixa autoestima é comum com a depressão. Explosões repentinas de raiva e falta de prazer em atividades que você pratica normalmente também são comuns.

As informações acima constam do site www.saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/depressao. No meio cristão, mesmo tendo fé em Deus e crendo que Jesus Cristo é a salvação da nossa vida, também encontramos pessoas subjugadas pela depressão. Mas encontramos na Bíblia o remédio para este mal. - O Salmo 16, versos 8 e 9, diz: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.” A Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal traz o seguinte comentário sobre os versos acima: “O coração de Davi estava contente; o rei havia encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, que é muito mais profunda do que a ventura. Podemos ficar alegres apesar das mais sérias dificuldades. A ventura é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura porque decorre da presença de Deus dentro de nós. À medida que contemplamos a presença de Deus diariamente, encontramos satisfação. À medida que entendemos o futuro que Ele planejou para nós, experimentamos a alegria. Não baseie sua vida nas circunstâncias, e sim em Deus.” Importante notar que a alegria e a segurança (autoconfiança) são sentimentos que se opõem à depressão. - Salmo 43:5 – “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu.”

A

Nº 2 - Outubro de 2012

Produção do Grupo ICTHUS – Jovens da Igreja Batista Betânia de Sapucaia do Sul

[email protected]

Page 2: Resgate Outubro

2

Este Salmo nos mostra que devemos ter fé em Deus, que ele nos atenderá. Não precisamos ficar ansiosos, preocupados, pois há seu tempo Deus nos responderá. O Salmo 43 também nos ensina, no verso 3, que devemos seguir a luz e a verdade de Deus, que ele nos guiará. - Salmo 130:1-2 – “Das profundezas a ti clamo, ó Senhor! Senhor, escuta a minha voz! Sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.” Segundo o comentário da Bíblia de Estudo, “No auge do desespero, o salmista clamou a Deus. O desespero nos faz sentir isolados e distantes do Senhor, mas é justamente neste momento que mais precisamos dEle. O desespero em virtude do pecado não deve causar a autopiedade, levando-nos a pensar mais sobre nós do que em Deus. Deve levar-nos à confissão e à misericórdia, ao perdão e à redenção. Quando subjugados por um problema, a autopiedade só aumentará a falta de esperança, mas clamar a Deus nos fará voltar a atenção para o único que realmente pode ajudar-nos”. - O capítulo 3 de Lamentações é rico em mensagens da fidelidade de Deus para conosco; de como podemos ter esperança em meio às tristezas que nos rodeiam. O Senhor prontamente responde nosso pedido de ajuda quando clamamos a Ele. “Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.” Lam. 3:57. - Deus nos guia, nos protege, nos ampara, nos atende, nos perdoa, é fiel. Tudo isto porque Deus nos ama de tal maneira, que deu seu único filho para morrer em nosso lugar, como está escrito em João 3:16-17. - Finalmente, a oração de Paulo pelos efésios (Ef. 3:14-21) nos mostra que o amor de Deus é absoluto e atinge cada aspecto de nossa vida. “Ele é amplo – vai além de nossa experiência e alcança o mundo inteiro. O amor de Deus é extenso – cobre a duração de nossa vida. Ele é elevado – atinge as alturas de nossa celebração e exaltação. Seu amor é profundo – alcança as profundezas do desânimo, do desespero e até da morte.

Quando você se sentir aprisionado ou isolado, lembre-se de que nunca estará perdido para o amor de Deus” (Bíblia de Estudo). Portanto, o amor de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos salvar, é o remédio infalível para a depressão ou para os momentos de tristeza ou desânimo. Quando o nosso coração está cheio do amor de Deus, não há lugar para tristeza, incertezas e perturbações. Modo de usar este remédio: todos os dias da nossa vida. Onde encontrar: buscando a Deus de todo o coração. Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. E então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando

me buscardes de todo o vosso coração.

(Jeremias 29:11-13)

Por: Rosane Lemos

Entrevista

Nosso entrevistado deste mês é o Presidente da Igreja, Irmão Alfeu Luiz da Silva, que nos conta um pouco da fundação da Igreja Batista Betânia.

RESGATE: Como a Betânia foi fundada?

ALFEU: Foi fundada há 31 anos, em Sapucaia do Sul, em uma casinha de madeira alugada.

ALFEU LUIZ DA SILVA

Page 3: Resgate Outubro

3

RESGATE: Quem participou da fundação?

ALFEU: Ir. Ruy Silveira e Ir. Ezilda, Pastor João Baptista da Silva e Ir. Giolanda, Ir. Sônia Silveira, Ir. João Carlos da Silva e Ir. Magali, e a Ir. Luiza, que era a proprietária da casa alugada para a igreja.

RESGATE: E como foi fundado o templo atual?

ALFEU: Depois de um tempo, vieram para o endereço atual, quando foi adquirido o imóvel de propriedade do Ir. Ruy. Continuou em uma casa de madeira. E depois, por volta dos anos de 1987-1988, com muito sacrifício, foi construído o templo que hoje estamos. Após, partiu-se para a construção do salão social, tendo sido inaugurado alguns anos depois pelo pastor da época, ir. Gilberto Oliveira. Mais tarde, vendo a necessidade de ter um pastor morando junto ao templo, foi construída a casa pastoral. Foram muitos anos de trabalho e sacrifício até conseguirmos construir o templo, o salão social e a casa pastoral. Por isto, e também por se tratar da Casa de Deus, nós temos tanto amor e cuidado com a nossa Igreja.

Agradecemos ao ir. Alfeu pela entrevista.

Por: Rafaella Lemos

Notícias MATEADA

No dia 22 de setembro aconteceu a nossa

tradicional MATEADA. Com muita

animação, música e, lógico, muito

chimarrão. Foi feito o tradicional churrasco

de vala pelo nosso Gourmet César com

ajuda do convidado ilustre Shimitão e os

demais irmãos presentes. Foi um dia de

muito sol e alegria para nós que pudemos

desfrutar da companhia agradável dos

nossos irmãos. Agradecemos a Deus pela

realização de mais este evento, e

agradecemos também a cada um que

esteve presente. Que Deus continue

abençoando ricamente esta igreja, e que

possamos crescer cada dia mais em

unidade para a edificação contínua do

reino de Deus.

Por: Elisama

VIVER LIBRAS

O projeto LIBeRtandoalmAS nasceu no

coração da irmã Rosane após assistir uma

reportagem a respeito das dificuldades

desse seleto grupo, os surdos. Grupo que

acaba ficando àsmargens da sociedade

pela falta de acessibilidade e desinteresse

total das autoridades competentes.

Comovida com tal situação, visando levar

além de solidariedade, sobre tudo também

o amor de Jesusaté essas almas, amadas

por Deus, fazendo valer o “ide” de Jesus e

“Pregai o evangelho a Toda criatura”.

Deu-se então no dia 26/09, por meio da

iniciativa da irmã Rosane, que entrou em

contato com a profª Luciana, o curso de

Libras na Igreja Batista Betânia.

Por: Elias

AGRADECIMENTO

“Agradecemos aos membros da igreja

Batista Betânia da cidade de Sapucaia do

Sul, por sua contribuição e apoio a

acessibilidade entre os membros, através

Page 4: Resgate Outubro

4

do uso e difusão da LIBRAS, reconhecendo

essa valiosa contribuição para realização

desse importante trabalho, realizado entre

seus fiéis e comunidade. O Projeto Viver

Libras parabeniza a todos os participantes.”

Por: Luciana Soares Meira

Profª / Intérprete e tradutora

da Língua Brasileira de Sinais

ICHTUS KIDS

No dia 27 de outubro de 2012 será

realizado o ICHTUS KIDS - Um dia

para brincar na Betânia, visando

alcançar ascrianças da nossa

comunidade. O evento contará com

brinquedos, teatro, músicas, pintura de

rosto e também será servido lanche. Às

14 horas se dará o inicio e às 18 horas o

término. Pedimos que orem por este

trabalho e ajudem conforme as vossas

forças para que este evento seja um

verdadeiro sucesso.

Reportagem especial

Missionária Maria Salete Pinheiro

etembro foi o mês de missões e

tendo em vista este fato o Resgate

entrou em contato com a Missionária

Maria Salete Pinheiro, para trazermos aos

leitores algo sobre missões do ponto de

vista de quem vive missão longe de casa.

A Missionária Maria Salete Pinheiro serve a

Deus juntamente com seu marido no

campo missionário em Senegal desde

1998. Através do projeto ELIM (Elim, na

Bíblia, significa um lugar onde podemos

voltar), visa estabelecer um centro de

formação para atender crianças, jovens e

adultos nas áreas de esporte, saúde e

educação e Evangelização.

Atualmente, tocados pela vontade de Deus, estão desenvolvendo um projeto no Mbissao, Um vilarejo de aproximadamente 1.200 habitantes, da etnia wolof, uma das etnias predominantes no Senegal. Localizada na região de Thies, na área central do Senegal. Povo 100% mulçumano.

Através do projeto em parceria com ABC, já contam com 4 escolas em andamento enum total de 100 crianças, que,além do programa esportivo, tem oportunidade de ouvir o Evangelho do Senhor por meio de atividades programadas para esse fim, como retiros e reunião dos Atletas de Cristo, uma vez por semana em sua residência.

Também trabalhando na área da educação,

durante o processo de alfabetização, levam

a mensagem de Deus aos alunos, assim

como na área da saúde, que,além de

prestar assistência médica, desenvolvem

um programaevangelístico que permite aos

pacientes escutarem o evangelho

enquanto esperam sua vez de serem

atendidos.

Segue abaixo a entrevista com a

missionária, juntamente com o resumo do

mês de Setembro de tudo que Deus lhes

proporcionou realizar, através desse

trabalho tão maravilhoso realizado por ela

e seu marido.

Para mais informações, visitem o site:

www.saleterasmo.webs.com

“missões...

Se faz com os pés dos que vão,

joelhos dos que oram e mãos que

contribuem..”

S

Por: Elisama

Ajudem essa obra, e façam missões vocês também.

Page 5: Resgate Outubro

5

ENTREVISTA

Resgate - Fale um pouco sobre o

projeto Elim.

Maria Salete - Queridos irmãos, paz e

graça seja com todos os leitores deste

jornal. O projeto ELIM é fruto de uma

visão que recebemos do Senhor quando

meu esposo veio pela primeira vez a

Mbissao (pequeno vilarejo cem por

cento mulçumano). Ao sairmos de lá, o

Erasmo sentiu de Deus que deveríamos

construir um Centro de Formação para

ajudar aquela comunidade e

alcançarmos vidas para o Senhor. O

projeto constitui na construção de um

Centro de Formação que visa atender

crianças e jovens e formá-los nas áreas

de esporte, educação e formação técnica

de curto e médio prazo, além de ter um

programa evangelístico. Estamos há

cinco anos trabalhando dentro desta

perspectiva e temos uma casa em fase

de acabamento, depois virão os

alojamentos e salas de aula. É um

projeto a longo prazo, onde buscamos

parceiros para investirem

financeiramente a fim de agilizar a

construção.

Resgate - Você começou seu trabalho

em Senegal; continuas a trabalhar lá ou

tem feito trabalhos missionários em

outros países da África ocidental?

Como tem sido o crescimento do

Cristianismo nos países mais

resistentes?

Maria Salete - Quando chegueiao

Senegal, em 1998, vinha de Guiné

Bissau por causa de um golpe de estado

que o pais sofrera, e todos os

estrangeiros tiveram que sair de lá.

Desde então, me fixei no Senegal.

Porém, Deus nos deu oportunidade de

conhecer outros países da costa

ocidental (Gana, Togo, Gambia,

Mali,etc) e apesar de terem sido

viagens curtas, deu para ter um perfil do

crescimento do Evangelho em alguns

desses países. Há um avanço

significativo na maioria deles, o que é

preocupante para as religiões

dominantes. Deus tem salvado

mulçumanos e animistas para glória de

seu nome. Dado a esse avanço, iniciou-

se uma série de movimentos radicais

para tentar barrar a igreja evangélica.

Resgate - Qual a diferença de postura,

perante Deus, entre aqueles que aceitam

a Jesus em um país livre e aqueles que

aceitam em um país onde o evangelho é

proibido?

Maria Salete -A liberdade é a maior

diferença. Nos países livres as pessoas

podem dar uma opinião sobre a sua

decisão, mas nos países fechados você

se torna o alvo de piadas, ameaças de

morte, abandono, perda do trabalho,

perda de herança familiar, abandono

pelos membros da família, desprezo e

constrangimento são constantes. Essa é

a maior diferença. Aqui as famílias são

comunitárias,então tomar uma decisão

dessas é muito difícil e perigoso

Page 6: Resgate Outubro

6

emalguns casos, implicando em

enfrentar a opinião pública e o desprezo

continuamente.

Resgate - Qual a cena que mais te

chocou e o que mais te maravilhou

nestes anos na missão?

Maria Salete - O que mais me chocou

foram duas coisas: a situação dos talibês

(palavra que na língua wolofquer dizer

“discípulo”), esses são meninos que são

entregues pelos próprios pais a homens

(chamados marabus) que iniciam as

crianças no conhecimento do alcorão e

no ocultismo da religião tradicional,

quase sempre animista. Esses meninos

vivem na rua a mendigar, descalços,

sujos e maltratados, têm uma cota

estipulada pelos seus mestres e caso não

as alcancem são espancados duramente

e enviados à rua mais uma vez, sem

comer, a fim de trazerem o valor em

dinheiro e um pouco de arroz e açúcar.

Perdem a referência da família, não tem

um lar, não sabem suas origens na

grande maioria.

A segunda coisa foi à justiça popular:

quando pegam alguém roubando,

apedrejam e espancam até a morte,

salvo se a policia chegar a tempo de

acudir a vitima.

O que mais me encanta é a força das

mulheres: nunca reclamam da dureza de

suas vidas e os maus tratos sofridos; a

solidariedade e hospitalidade africana...

Aonde chegar, você é convidado a

sentar e comer com eles. A garra dos

novos convertidos que enfrentam todo

tipo de afrontas sem voltar atrás, a

simplicidade das crianças, o espírito

comunitário.

Resgate - Qual deve ser a estratégia da

igreja para entrar em um país onde o

Cristianismo é proibido?

Maria Salete - O Evangelho de duas

mãos. Esse é um dos meios mais

eficazes. Servir a comunidade

descobrindo as suas carências e

necessidades, e os amando

sinceramente. O amor abre muitas

portas, mas se expressa pelo

serviço.Eles não compreendem como

amar sem nada oferecer... oferecer o

tempo para ajudar, conversar, aprender

a língua nativa, e prestar ajuda tem um

grande valor na apresentação do

Evangelho a um povo fechado. Eles têm

o sistemade crenças deles, e precisamos

fazer diferente, apresentar um Cristo

vivo, servo e amigo que amou a tal

ponto que deu sua própria vida por

amor a muitos. Servir é uma atitude de

grandeza e compaixão que toca a todos.

Resgate - No site MEG, a senhora fez

um pedido de oração pela arrecadação

de 2000 U$ para dar início aos projetos

até setembro de 2005. A quantia foi

alcançada? Como tem sido a ajuda das

igrejas do Brasil com o seu ministério?

Tem sido suficiente, ou as igrejas ainda

precisam de um despertamento

missionário maior?

Maria Salete - Atingimos e

começamos, porém os desafios se

tornam maiores a cada ano que se passa.

Não imaginávamos a dimensão da visão

completa e dos seus custos. Depois o

Senhor nos deu o suficiente para

construirmos uma primeira casa, agora

em fase de acabamento. Mas ainda

Page 7: Resgate Outubro

7

temos muito para fazer. Paramos essa

primeira casa há cinco meses por faltar

finanças para o acabamento. Depois

teremos que construir os alojamentos,

salas de aula etc. A igreja brasileira tem

feito pequenos investimentos em nosso

ministério. Temos um batalhão de

intercessores, mas bem poucos ajudam

com finanças, em parte por sermos uma

pequena missão, não estamos agregados

às instituições missionárias históricas e

de grande projeção, daí talvez falte

confiabilidade dos investidores maiores,

como empresários e igrejas de porte

financeiro mais favorável. Mas

louvamos a Deus pelas ofertas

recebidas, tanto grandes como

pequenas. Temos um coração grato a

cada intercessor, pois sabemos que

Deus é quem move os corações em

nosso favor e em favor de sua obra.

Eu acho que vivemos num século

dominado pelo materialismo dentro das

igrejas. A ideia que temos de

prosperidade é de reter e não de liberar.

Tem que se ter para ser um crente bem

sucedido. Mas costumo dizer que a

matemática do Evangelho é contrária à

inteligência humana, pois quanto mais

oferecemos para Deus e sua obra, mais

recebemos das suas mãos. E como bons

despenseiros de Deus devemos liberar

os recursos para a obra missionária.

Outro fator é a confiabilidade: existem,

atualmente, tantos que se dizem

missionários, mas são mal

intencionados e usam o dinheiro de

Deus para riqueza pessoal e interesses

próprios; uma geração que

profissionalizou a missão,

estabelecendo regras que não condizem

com o Evangelho gratuito que devemos

pregar, e isso, infelizmente, tem afetado

aos que são realmente chamados e

vivem de fato para a obra de Deus

investindo os recursos e a própria vida

nesse propósito.

Resgate - Quais as dificuldades e

necessidades que você passou no início

de seu ministério?

Maria Salete - Penso que as

dificuldades financeiras e a

credibilidade da igreja foram os meus

maiores desafios. Quando vim para

Guiné Bissau, tinha na época uma ajuda

de R$ 400,00 de sustento, e desses R$

120,00 ficavam no Brasil para pagar as

passagens compradas com cheque pré-

datado de 12 meses (risos). Depois,

chegando ao Senegal, o mínimo de

sustento exigido era de U$400 e eu não

tinha nem a metade, mas abracei por fé

e fiquei, pois tinha uma palavra de

Deus. O início foi bem difícil, mas o

Senhor abriu algumas portas e, ao longo

dos anos, eu aprendi muito sobre

dependência de Deus e seu real

significado.

Depois,o aprendizado da língua

Francesa e Wolof, seguido de muitas

diferenças culturais para se assimilar ao

mesmo tempo, ataques do inimigo em

muitas áreas, desânimo algumas vezes,

e saudade da família, foram algumas

das dificuldades que enfrentamos.

Resgate - Como deve preparar-se,

alguém que sinta no coração o chamado

para missões? Qual, normalmente, a

principal dificuldade encontrada no

início do ministério?

Maria Salete - A pessoa precisa ter

uma perspectiva de servir, então deverá

estar pronto para atender algumas

Page 8: Resgate Outubro

8

necessidades básicas através de uma

boa formação secular, ter um bom

preparo teológico (vi casos de

missionários que casaram com

mulçumanos por ter uma teologia

inadequada), ter um bom treinamento

missionário que prepare a pessoa para

servir (o verdadeiro conceito de liderar)

e não ser servido no campo missionário.

Penso que ser discipulado na igreja é

fundamental e não se impressionar com

os ex-tudo (ex viciado, ex drogado, ex

homossexual etc), pois na maioria das

vezes esses testemunhos fortes são

importantes e valorizados na nossa

cultura e em outros países são alvo de

desprezo e afastam as pessoas em vez

de aproximá-las de Cristo. A vida da

igreja forma e mostra nosso

caráter.Precisa-se ter tempo de igreja

antes de vir ao campo e ter o chamado

identificado pela igreja, não

necessariamente o pastor (se for um

líder sem visão missionária nunca

identificará os chamados), mas a igreja,

como corpo, sabe identificar quais o

Senhor separou e escolheu para a obra

de missões.

Creio que as primeiras dificuldades são

a credibilidade do chamado e apoio

financeiro e logístico da igreja. Esses

são, sem dúvida, os primeiros desafios.

Resgate - Deixe uma mensagem

(apelo), em relação à missão, para a

igreja.

Maria Salete - O apelo já foi feito,

apenas que obedeçam a ordem de Jesus:

Ide por todo mundo e pregai o

Evangelho a toda criatura...que a igreja

seja a resposta da oração de muitos que

oram por mais ceifeiros para a

seara...identifiquem, preparem e enviem

os que Deus chamou para missões

transculturais e os que ficarem sejam

encorajados a fazerem missões locais e

que avaliem a seriedade, o

comprometimento e o investimento dos

que já estão no campo antes de

investirem seu apoio financeiro na obra

missionária, que não deixem de

acompanhar aqueles aos quais a igreja

enviou.

gradecemos muito à irmã Maria

Salete, que mesmo com seu tempo

escasso atendeu a nosso pedido.

Agradecemos também pelas palavras

maravilhosas que tocaram nossos

corações. Espero que com essa entrevista o

leitor possa entender um pouco mais sobre

as grandes dificuldades de ser um

missionário em terra estranha, e também o

quanto é importante esse trabalho afim de

levara palavra de Deus a povos

que,contrário a nós,jamais ouviramfalar do

amor de Jesus, ou,pior: sequer ouviram o

nome de Jesus.

Que essas palavras fiquem gravadas em

seus corações e que todos tenham a

consciência que fazer missão é um dever

de todos. Se não podendo ir ou não tendo

uma chamada específica, que possam

colaborar financeiramente com quem está

no campo de batalha.

Como disse um pregador certa vez:

“Uma igreja com dinheiro sobrando, é

uma igreja que não faz missões!”

Fiquem com o resumo do mês de

Setembro do Projeto Elim.

Por: Elias

A

Page 9: Resgate Outubro

9

Page 10: Resgate Outubro

10

Mensagem

O privilegio da dor.

odos nós, sem exceção, em dados

momentos nos deparamos com

situações dificultosas, temerárias que

acabam por tirar nosso sossego.

O ser humano em um todo, sempre visa à

facilidade, o conforto e principalmente a

comodidade. Isso vemos claramente na

indústria, que ano após ano cresce em

busca de artefatos que satisfaçam as

exigências do consumidor na busca pela

simplificação e comodidade das tarefas.

Em nossa vida com Cristo não é diferente,

estamos sempre pedindo e agradecendo

por ajuda e intercessão em nossa vida,

pedindo a Deus que facilite nossa vida em

todas as áreas. E costumamos dar

testemunho alegremente de como Ele nos

livra de determinada moléstia, ou nos

abençoou em nosso trabalho, vida

financeira etc...

Mas e quanto ao sofrimento? É costumeiro

nos depararmos com situações na qual

culpamos Deus pelas dificuldades, o

culpamos e murmuramos por ter sido

dificultoso ir à igreja, por muitas vezes

sermos repreendidos asperamente quando

tentamos falar do amor de Deus, como é

difícil uma dor na garganta após louvarmos

a Ele em um culto etc...

Somos enérgicos e rápidos ao exigir

facilidades e ao reclamar das investidas do

diabo, e muitas vezes chegamos ao cúmulo

de dizer que se as coisas continuarem

difíceis, abandonaremos tudo.

Ou seja, sofremos fazendo severas

economias para adquirir um carro, e o

fazemos com gosto, tal o desejo de possuí-

lo; sofremos por nosso time de futebol,

entramos em brigas sem poupar esforços

para defender nosso partido político. Mas

nos indignamos quando esse sofrimento é

por Jesus.

O que você tem feito do seu sofrimento?

A Bíblia diz: “Pois a vocês foi dado o

privilégio de não apenas crer em Cristo,

mas também de sofrer por ele.” Filipenses

1.29

Você tem se alegrado ao ser hostilizado por

seu amor a Jesus? Se alegrado com as

dificuldades de uma vida de retidão?

Muitas vezes uma dor de cabeça se deve a

coisas triviais, mas seja grato e alegre

quando sua cabeça estiver doendo de

tanto trabalhar para Deus. Agradeça em

suas orações pelo sofrimento, pois é no

sofrimento que Deus trabalha. As maiores

grandezas do evangelho foram construídas

sobre forte sofrimento; a Bíblia foi escrita

com muito sofrimento e os seus relatos são

de heróis que passaram sua fé em

constante sofrimento. Por que conosco

seria diferente?

Agradeça a Deus todos os dias pelas

alegrias, mas agradeça pelo sofrimento

também, e nunca esqueça que Deus

transforma sua desgraça em bênçãos.

“Vá! Pregue o Evangelho e morra

pregando!” Paul Washer

Por: Elias

T

Page 11: Resgate Outubro

11

Culinária:

Leitura:

Por: Andressa Biazus

Dicas

Conheça a história de David Wilkerson, jovem pastor de uma cidade

pequena, que começou uma campanha solitária – e aparentemente condenada ao fracasso. Foi

para o submundo de Nova Iorque para pregar o evangelho libertador às quadrilhas de jovens

viciados em drogas, maus e violentos daquela cidade.

A princípio zombavam e ameaçavam. Mas, um dia, aconteceu o milagre desejado... líderes se

ajoelhavam na rua para orar, enquanto seus amigos observavam quase não acreditando no

que estava acontecendo...

"A Cruz e o Punhal" é a história comovente e emocionante do trabalho desse pastor no

coração de uma das maiores metrópoles do mundo.

Ficha Técnica

Livro A Cruz e o Punhal

- Autor:David Wilkerson

- Número de páginas: 208

- Formato: 18x10

- Editora:Betânia

Page 12: Resgate Outubro

12

Música:

Por: Davi

Fique por dentrodos novos horários

dos cultos da juventude:

Junior Oliveira - CD Água

http://www.junioroliveira.com.br/

Fernandinho – CD Teus Sonhos

Fernanda Brum – CD Liberta-me

Voz Da Verdade – Quando Deus Se Cala

Fique por dentro

Cultos na sede: Às 20h.

Culto na Piratini: Ultimo Sábado de cada mês, às 20h.

TelaCrente: Primeiro Sábado de cada mês, às 19h30min.

Evento especial: IcthusKids - dia 27/10, das 14às 18h.

Precisamos de colaboração.

Page 13: Resgate Outubro

13

Confira os aniversariantes do mês de

Outubro:

04/10 – Ezilda

09/10 – Mauren

18/10 – Davi

19/10 – Alice

Passatempo

Por: Claudete

Page 14: Resgate Outubro

14

Mural Antigo templo no endereço atual

Por: Rosane Lemos

Page 15: Resgate Outubro

15

Eventos Externos:

Evento: André Valadão Louvor e Palavra

QUANDO: 18/10 ÀS 20hs

ONDE: Ministério Água da Vida

Av. São Borja, 516 Rio Branco

São Leopoldo

+info: entrada franca

www.ministerioaguadavida.com

Presenças de: Kleber Lucas, Cassiane, Davi Sacer,

Bispo Rodovalho, Fernandinho, Aeroilis, Tanlan,

Banda Vitória, PG, Marquinhos Gomes e Fabinho

Vargas

Evento: Juntos - Dia: 19/10 as 20hs

Local: Igreja da Comunhão Agape

Av. Sertório, 860 POA/RS

+info: Entrada Franca

Botão Solo Juntos @juntosporumso

Evento: Pastor Gaúcho

Dia: 10/11 as 19:30

Local: Rua João Neves da Fontoura, 1080

Centro de SL/RS

+info: Entrada Franca abertura banda

Ramah 3411.2809