reprodução plantas - resumo.pdf

4
Capítulo 8 Reprodução nas Plantas Página 154 As plantas podem reproduzir-se de forma sexuada: as células sexuais masculinas e femininas unem-se para originar o ovo. Nas plantas com flores, os órgãos masculinos são os estames e os órgãos femininos são os carpelos. Células reprodutoras: Masculina: o pólen forma-se nas anteras e contém a célula reprodutora. Feminina: o óvulo forma-se no ovário. Flores hermafroditas: Possuem na mesma flor órgãos masculinos e femininos. Constituição a Flor Hermafrodita Órgãos de reprodução: Androceu (conjunto de estames) Gineceu (conjunto de carpelos). Órgãos de proteção: Corola (conjunto de pétalas) Cálice (conjunto de sépalas) Órgãos de suporte Pedúnculo Recetáculo Peças florais: cada um dos elementos que constitui uma flor. Constituição do estame Filete: filamento do estame, que suporta a antera. Antera: dilatação do filamento onde se forma o pólen Constituição do carpelo Estigma: parte terminal do carpelo onde cai o pólen. Estilete: tubo estreito do carpelo que liga o ovário ao estigma. Ovário: onde se formam os óvulos. Flores unissexuais Têm flores masculinas e flores femininas. Plantas monoicas: flores masculinas e femininas separadas na mesma planta. Ex: milho Plantas dioicas: Plantas com flores masculinas e plantas com flores femininas. Saber mais: no pinheiro, as estruturas sexuais localizam se em cones florais masculinos e femininos.

Upload: fonseca75

Post on 17-Jan-2016

42 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: reprodução plantas - resumo.pdf

Capítulo 8

Reprodução nas Plantas

Página 154

As plantas podem reproduzir-se de forma sexuada: as células sexuais masculinas e femininas unem-se para originar o ovo. Nas plantas com flores, os órgãos masculinos são os estames e os órgãos femininos são os carpelos.

Células reprodutoras: Masculina: o pólen forma-se nas anteras e contém a célula reprodutora. Feminina: o óvulo forma-se no ovário.

Flores hermafroditas: Possuem na mesma flor órgãos masculinos e femininos.

Constituição a Flor Hermafrodita

Órgãos de reprodução:

Androceu (conjunto de estames)

Gineceu (conjunto de carpelos).

Órgãos de proteção:

Corola (conjunto de pétalas)

Cálice (conjunto de sépalas)

Órgãos de suporte

Pedúnculo

Recetáculo

Peças florais: cada um dos elementos que constitui uma flor.

Constituição do estame

Filete: filamento do estame, que suporta a antera.

Antera: dilatação do filamento onde se forma o pólen

Constituição do carpelo

Estigma: parte terminal do carpelo onde cai o pólen.

Estilete: tubo estreito do carpelo que liga o ovário ao estigma.

Ovário: onde se formam os óvulos.

Flores unissexuais

Têm flores masculinas e flores femininas.

Plantas monoicas: flores masculinas e femininas separadas na mesma planta.

Ex: milho

Plantas dioicas: Plantas com flores masculinas e plantas com flores femininas.

Saber mais: no pinheiro, as estruturas sexuais localizam se em cones florais masculinos e femininos.

Page 2: reprodução plantas - resumo.pdf

1

Página 158:

Como se formam as sementes

Polinização: A polinização é a passagem do pólen da antera para o estigma.

Na polinização cruzada existe um agente de polinização (vento, água, animais)

Página 159

Fecundação: é a união da célula sexual masculina, contida na extremidade do tubo polínico, com a célula sexual feminina contida no óvulo.

2

Saber mais:

Um gâmeta vai fecundar a oosfera, dando origem ao ovo, o outro gâmeta vai juntar-se aos 2 núcleos polares, dando origem à célula-mãe das substâncias de reserva.

Frutificação A frutificação é o processo de formação do fruto.

O ovo desenvolve-se e origina o embrião que, juntamente com as substâncias de reserva, origina a semente. As paredes do ovário engrossam e origina o pericarpo.

O Fruto O fruto é formado pela semente, ou sementes, pelo pericarpo e pelo pedúnculo. O pericarpo é a camadas do fruto que revestem as sementes: é constituído pelo epicarpo, a parte externa, o mesocarpo, a parte média, e o endocarpo, a parte interna.

Page 3: reprodução plantas - resumo.pdf

Páginas 161 - 162

Constituição da semente

Tegumento – película fina que reveste a semente.

Amêndoa – parte interna constituída pelo embrião e por um ou dois cotilédones. O embrião, ao germinar origina uma nova planta. Nele podemos

distinguir a radícula, o caulículo e as gémulas. Os cotilédones correspondem às substâncias de reservas

essenciais à germinação.

Germinação A germinação de uma semente corresponde ao desenvolvimento do embrião a partir do qual se forma uma nova planta. Durante a germinação as substâncias de reserva (cotilédones) vão sendo consumidas.

Condições favoráveis à germinação

· Embrião em bom estado. · Cotilédones em bom estado. · Condições do meio adequadas (solo arejado, húmido e com uma temperatura

adequada)

Etapas da germinação 1 – A raiz fixa-se ao solo, extraindo água e sais minerais. 2 – A plântula cresce, o caule alonga-se, consumindo as reservas contidas nos cotilédones. 3 – Crescem as folhas e a planta produz os seus próprios alimentos (fotossíntese). Termina assim o papel das substâncias de reserva contidas nos cotilédones. 3

Page 4: reprodução plantas - resumo.pdf