renascimento e barroco

6
RENASCIMENTO E BARROCO Caravaggio Colégio Arnaldo Nomes: Júlia Patrícia Letícia Cíntia Carvalho nº 19 Professor: Wanderson

Upload: leticia-carvalho

Post on 15-Jun-2015

92 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Renascimento e barroco

RENASCIMENTO E BARROCO

Caravaggio

Colégio Arnaldo

Nomes: Júlia Patrícia Letícia Cíntia Carvalho nº 19

Professor: Wanderson

Page 2: Renascimento e barroco

BIOGRAFIA Michelangelo Merisi da Caravaggio  nasceu em Milão,

no dia 29 de setembro de 1571, e foi o maior pintor italiano de seu tempo. Aprendeu a pintar com Simone Peterzano e, sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. De 1592 a 1606, trabalhou em Roma, onde não tardou a destacar-se, não só pelo enfoque original da obra pictórica, como pela sua vida irregular na qual aconteciam brigas e episódios que revelavam seu caráter tempestuoso e sua falta de escrúpulos.

Sobre Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, queira pela sua vida turbulenta, queira pelo fato da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.

Page 3: Renascimento e barroco

Suas primeiras criações são fundamentalmente pinturas que combinam figuras humanas com natureza morta. Um exemplo emblemático desta primeira etapa é O Tocador de Alaúde, ode um jovem de beleza feminóide e sensual comparte o protagonismo com frutas, flores e uma série de objetos relacionados à música. Nestas primeiras obras já fica evidente o emprego estético de Caravaggio do jogo de luzes e sombras, se bem que o claro e o escuro só serviram como algo para se criar volumes e profundidades, sem dar à ação efeitos dramáticos, como seria habitual nas posteriores obras do artista.

Page 4: Renascimento e barroco

ESTILO ARTÍSTICO

Retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria, baseando-se em pessoas comuns que encontrava nas ruas de Roma.

Usava um forte realismo na pintura de suas obras.

Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens.

Usava efeitos de sombras e luzes. Pintava o fundo de suas obras de cores escuras,

principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.

Page 5: Renascimento e barroco

PRINCIPAIS OBRAS Os jogadores de cartas (1594)

Canastra de Fruta (1595) Repouso na Fuga para o Egito (1596) A Ceia em Emmaus (1596)  Invocação de São Mateus (1600)  A Prisão de Cristo (1602)  São Mateus e o Anjo (1602)  Martírio de São Mateus (1600)  Crucificação de São Pedro (1601)  O Sacrifício de Isaac (1603)  Conversão de São Paulo (1601)  Deposição (1604)  Nossa Senhora do Rosário (1607)  Sete Obras de Misericórdia (1607)  João Batista (1604)  Degolação de Baptista (1608)  Ressurreição de Lázaro (1609) 

A Ceia em Emaús, uma de suas obras primas, caracterizada por suntuosos tons de escuro, sombras envolventes e feixes de luz clara que incidem em pontos determinados, assinala o começo do período de maturidade do artista que se inclina abertamente pelos temas religiosos. Algumas de suas obras são rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom gosto aqueles quadros que o clero não via com bons olhos.

Page 6: Renascimento e barroco

A CEIA EM EMAÚS