relatÓrio anual de desempenho 2017 · sediado na cidade do rio de janeiro, o instituto representa...

56
RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017

Page 2: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O Instituto Jogue Limpo apresenta seu Relatório Anual de De-sempenho 2017, documento que traz as principais informações relativas às atividades desempenhadas pelo sistema Jogue Limpo durante o ano de 2017. As páginas a seguir trazem um panorama completo do momento atual do Instituto, incluindo as empresas e entidades que compõem o sistema, as bases legais para suas operações de logística reversa, os indicadores que comprovam a consolidação e a expansão de suas atividades e as ações de rela-cionamento com seus principais grupos de stakeholders. Na com-pilação do conteúdo do Relatório, foram empregadas as diretrizes GRI Standards, padrão reconhecido mundialmente para relatos de sustentabilidade e desempenho corporativo.

Boa leitura e obrigado.

APRESENTAÇÃO

2 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 3: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

02 Apresentação

04 Mensagem da liderança

06 O Sistema Jogue Limpo

12 Cadeia de logística reversa – base legal 14 Acordo Setorial e Termo de Compromisso

16 Governança 17 Ciclo do Sistema Jogue Limpo

20 Expansão e área de atuação

18 Colaboradores

22 Dados operacionais e resultados de 2017 27 Implementação e operação do sistema

28 Custos do sistema em 2017

36 Relacionamento com públicos estratégicos

50 Sobre o relatório 51 Referência às diretrizes GRI Standards, Pacto Global e ODS

SUMÁRIO

3

Page 4: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O Instituto Jogue Limpo tem a missão de “oferecer soluções na gestão dos sistemas de logística reversa, priorizar a reciclagem dos seus resíduos, de modo a maximizar valor para o meio ambiente, para os associados, a sociedade e as gerações futuras”, e os resul-tados de 2017 demonstram seu cumprimento.

Todas as metas definidas pelo Instituto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA)1 e os demais órgãos ambientais estaduais foram atendidas. Foram destinadas de forma ambientalmente correta 4.551 toneladas de plástico; 99% desse total foram encaminhados para reciclagem. O equilíbrio ambiental continuou em evolução: apesar de os 60 caminhões do sistema terem rodado mais de 2.550.000 km em 2017, a prioridade dada à reciclagem mostrou sua eficácia, o que fez com que a pegada de carbono tivesse um resultado duas vezes melhor do que se espera de um sistema ambientalmente equilibrado. O sistema também atingiu a meta de abrangência geográfica, cobrindo todos os 4.221 municípios dos 15 estados em que está presente, mais o Distrito Federal.

Na constante busca por manter-se como referência nas suas ativi-dades, o Instituto implantou os primeiros nove Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas cidades de Maceió (AL) e João Monlevade (MG). Com isso, passou a ser possível agregar outros geradores, que também poderão destinar de forma ambientalmente correta suas embalagens por meio do sistema.

A Visão do Instituto é “ser referência nas atividades que executa, reconhecido pelo eficiente sistema de gerenciamento e transpa-rência nas informações”. Em linha com essa definição, a entidade continuou a buscar o aprimoramento do seu sistema eletrônico para garantir mais transparência nas informações disponibilizadas. Pelo segundo ano consecutivo, foi realizada uma auditoria externa na contabilidade e administração. Além disso, o Instituto cumpriu corretamente o orçamento aprovado pelos atuais 32 fabricantes e/ou importadores associados (dados de outubro de 2018).

No seu dia a dia, o Instituto Jogue Limpo atua baseado fortemente nos seus Valores, que são: “Comprometimento com as melhores práticas, Ética, Integridade e Credibilidade, Respeito com as pesso-as, Responsabilidade Socioambiental e Segurança nas operações”. Pelo segundo ano consecutivo, se manteve aderente ao Pacto

MENSAGEM DA LIDERANÇA GRI 102-14, 102-16

1 O Acordo Setorial tem prazo indeter-minado, mas as metas estabelecidas abrangeram as operações de logística reversa realizadas até 2016. Diante da não assinatura de um novo Acordo, o sistema Jogue Limpo propôs metas para 2017 (compartilhadas com o MMA): aumentar o número de municí-pios atendidos; atender mais um Esta-do; e aumentar o peso de embalagens de óleos lubrificantes com destinação ambientalmente correta. Mesmo sem o órgão se manifestar sobre o assunto, o Instituto Jogue Limpo considerou essas metas como parte da sua estra-tégia de atuação no ano.

4 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 5: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Global da Organização das Nações Unidas (ONU) que, por meio de dez princípios básicos, busca estimular boas práticas corporativas que possibilitem a construção de um mundo melhor. Durante 2017, o Instituto reforçou a comunicação com todos os seus colaborado-res e contratados sobre a importância do permanente combate à corrupção, em todas as suas formas.

Além disso, completamente em linha com seus valores, ainda em 2017, o Instituto implantou a campanha de “Zero Acidentes”, associada a fortes mensagens periódicas sobre a importância da segurança e a preservação da vida no dia a dia das atividades. Os quatro acidentes ocorridos com caminhões em serviço mereceram análises aprofundadas de suas causas básicas, de modo a retirar o máximo de lições aprendidas deles, entendê-las e evitar novas ocorrências no futuro. Foi exigido de todos os contratados a aplica-ção de novos treinamentos às equipes como forma de reciclar os conceitos de direção defensiva e segurança.

O Instituto Jogue Limpo iniciou em 2017 os preparativos para ser a entidade gestora da logística reversa do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), conforme definido pelos seus associados em assembleia. Esse resíduo se refere a outra obrigação ambiental dos mesmos fabricantes e importadores de óleo lubrificante e, por-tanto, é uma extensão das suas atividades prestadas aos mesmos associados. Para tanto foram elaboradas alterações no Estatuto e no Regimento Interno da entidade; um processo de consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foi protoco-lado; e iniciou-se um teste operacional no estado do Espírito Santo com o objetivo de aprimorar as formas de atuação e as melhores práticas administrativas para a atividade com o novo resíduo dentro do Instituto.

Em suma, 2017 encerrou com um alto nível de satisfação por tudo o que foi executado e pela forma como os resultados foram atin-gidos. Mas o ano deixou a certeza de que em 2018 novos desafios estarão presentes. Na logística reversa das embalagens é certo que será necessário manter o ritmo de crescimento na abrangência por estados e munícipios, como também a ampliação no atendimento a outros segmentos a partir da implantação dos PEVs. A inclusão da logística reversa do OLUC nas atividades será também um grande desafio. Como já tem sido feito, a concentração nas metas será mantida, com foco na Missão, na Visão e nos Valores do Instituto Jogue Limpo.

MUNÍCIPIOS E O DISTRITO FEDERAL SÃO ATENDIDOS PELO SISTEMA

4.221

Resultados de 2017 superaram as metas do

Acordo Setorial.

5

Page 6: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O SISTEMA JOGUE LIMPO GRI 102-1, 102-2, 102-3, 102-4, 102-7, 102-10

1

6 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 7: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O Instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabrican-tes ou importadoras de óleo lubrificante. Sua função é realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usa-das. O sistema é estruturado e disponibilizado gratuitamente pelos fabricantes associados. Por meio de reciclagem, trata adequada-mente as embalagens recebidas e dá destinação ambientalmente correta, transformando-as em insumo industrial e evitando impacto ambiental. O reaproveitamento proveniente da reciclagem reduz a extração de combustíveis fósseis do meio ambiente e a geração de resíduos no planeta.

Para tanto, utiliza cinco operadores logísticos que, com 20 centrais de recebimento e uma frota de 60 caminhões, realizam roteiriza-ções, recebimento das embalagens dos geradores por meio de visi-tas itinerantes e de entregas feitas diretamente nas centrais ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a segregação dos resíduos até o encaminhamento para destinação ambientalmente correta.

Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial assinado com o Ministério do Meio Ambiente em dezembro de 2012, bem como a lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resídu-os Sólidos). Em 2017, o Instituto alterou seu Estatuto e seu Regi-mento Interno, de modo a incluir em suas atividades também a lo-gística reversa do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).

CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPERAÇÕES DOJOGUE LIMPO

Fundado em 2005, o Instituto Jogue Limpo realiza a logística

reversa das embalagens de óleo lubrificante

MUNÍCIPIOS E O DISTRITO FEDERAL SÃO ATENDIDOS PELO SISTEMA

4.221

7

Page 8: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O início das operações do sistema Jogue Limpo foi em 2005, no estado do Rio Grande do Sul, a partir de uma demanda do órgão ambiental local. O sistema opera no Brasil, portanto, desde antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – lei 12.305/2010 – e, no ano da promulgação da legislação, estava presente no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, na cidade de São Paulo, além do estado pioneiro, o Rio Grande do Sul. Atualmente, o sistema está disponível em 4.221 munícipios de 15 Estados e mais o Distrito Federal. São eles, em ordem de início de operação: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Mato Grosso do Sul. Este último estado foi incorpo-rado ao sistema em 2017, com operações na capital Campo Grande e mais sete municípios limítrofes.

Desde outubro de 2014, o sistema atua como Instituto Jogue Lim-po, com a aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econô-mica (CADE), quando iniciou suas atividades em sede independente, com a função de realizar a gestão do sistema de logística reversa dos fabricantes e importadores aderentes. O Instituto não detém o monopólio sobre a devolução das embalagens, havendo nas áre-as onde atua outras empresas que também realizam a coleta de pontos geradores.

HISTÓRICO

2005Início das operações no Rio Grande do Sul, como Programa Jogue Limpo, iniciativa dos fabricantes associados do Sindicom.

2010Agosto Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – lei 12.305/2010.

2012Dezembro Assinatura do acordo setorial com o Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Termos de compromissos assinados com os estados de SP, RJ, MG e PR.

2013Termos de compromissos assinados com os estados do CE, RN, PB e DF

2014Setembro Criação do Instituto Jogue Limpo aprovada no CADE

Novembro Estatuto e Regimento Interno registrados e CNPJ liberado

Termos de compromissos assinados com os estados da BA, AL, ES e PE

Regiões Sul, Sudeste e Nordeste (com 14 estados) e DF: 70% das cidade atendidas

Premiações: AmCham e Hugo Werneck

ANO EM QUE FOI APROVADA A CRIAÇÃO DO INSTITUTO JOGUE LIMPO

2014

8 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 9: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

2015Operação plena, já na nova sede

Atingida a marca de 400 milhões de embalagens recicladas desde 2005

Premiação: Von Martius/AHK

Certificação: Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes

2016Completada a expansão geográfica do sistema com 4.213 cidades atendidas em 14 estados + DF

Superada a meta do Acordo Setorial do destino ambiental correto de 4.400 toneladas de plásticos – 4.455 toneladas de plástico com destinação ambientalmente correta

Premiação: Troféu Alagoas Verde – IMA e Governo do Estado de Alagoas

Renovada a Certificação do Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes

Adesão ao “Pacto Global da ONU”

2017Iniciada a expansão com operação no estado do MS

Prêmio AEA de Meio Ambiente – Responsabilidade Social

Renovação dos Termos de Compromisso com os estados de SP e ES

Certificação Selo Verde do Insituto Chico Mendes – 3º ano consecutivo

Ultrapassada a marca de 600 milhões de embalagens recicladas desde 2005.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DO INSTITUTO JOGUE LIMPO GRI 102-14

Missão: “Oferecer soluções na gestão dos sistemas de logísti-ca reversa, priorizar a reciclagem dos seus resíduos, de modo a maximizar valor para o meio ambiente, para os associados, a sociedade e as gerações futuras.”

Visão: “Ser referência nas atividades que executa, reconhecido pelo eficiente sistema de gerenciamento e transparência nas informações.”

Valores: “Comprometimento com as melhores práticas, Ética, Integridade e Credibilidade, Respeito com as pessoas, Responsa-bilidade Socioambiental e Segurança nas operações.”

9

Page 10: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Em 2017, se retiraram do Instituto Jogue Limpo os associados Sindicom e Caterpillar. O primeiro por entender que não havia mais necessidade de ser um dos associados, considerando que o Institu-to já estava consolidado e sua presença como associado se tratava de uma duplicidade. Quanto à Caterpillar, sua saída se deveu basi-camente por impossibilidade de apresentar toda a documentação necessária para instruir o processo junto ao CADE.

O regimento interno do Instituto Jogue Limpo apresenta as regras de adesão ao sistema de forma transparente para qualquer fa-bricante ou importador que queira se associar. Por ser a logística reversa um custo novo a todas as organizações do setor de lubri-ficantes, não é possível gerar lucro com esta atividade. Assim, o principal assunto abordado com os novos associados são os custos da sua participação na logística reversa, especificados também no regimento interno do Instituto, não cabendo à administração permi-tir qualquer desvio à norma interna. GRI 102-43, 102-44

ASSOCIADOS GRI 102-5O Instituto Jogue Limpo representa seus associados, de acordo com sua natureza jurídica. Estão distribuídos da seguinte forma:

ASSOCIADOS FUNDADORES

–– Castrol –– Cosan –– Chevron –– Ipiranga –– Petrobras –– Petronas–– Shell–– Total–– YPF

ASSOCIADOS NÃO FUNDADORES

–– Incol-Lub–– Repsol–– Packblend–– C.R. Dealer (Petrol)

–– Ingrax–– Texsa–– Lucheti–– JX – Nippon–– Elvin–– Pax Lub–– Ultrax–– Promax–– Idemitsu–– PDV do Brasil–– Lubri Motor’s–– Fuchs–– Regelub–– Motul–– Fábrica Química–– SR III–– Usiquímica–– BRP Sports–– Bitzer

EMPRESAS PARTICIPARAM DO SISTEMA JOGUE LIMPO EM 2017

32

Dois grupos de empresas participam do sistema: os associados fundadores e

os não fundadores.

10 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 11: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

PÚBLICOS COM OS QUAIS O INSTITUTO SE RELACIONA GRI 102-40, 102-42

Fabricantes e importadores associados ao Instituto, que efetiva-mente dispõem de seus recursos para que o sistema funcione.

Geradores: varejistas que retêm a embalagem plástica de óleo lubrificante após a utilização do produto (postos de serviços, concessionárias de veículos e comerciantes atacadistas). Após a introdução dos PEVs, este grupo passou a contar com outros segmentos, tais como oficinas mecânicas, supertrocas de óleo, centros automotivos e lojas de autopeças.

Órgãos reguladores e fiscalizadores: Ministério do Meio Am-biente, Secretarias Estaduais ou Municipais de Meio Ambiente, Agências e Institutos Estaduais de Meio Ambiente.

11

Page 12: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – BASE LEGAL

2

NESTE CAPÍTULOCOMO O SISTEMA JOGUE LIMPO OPERA 13 ACORDO SETORIAL E TERMO DE COMPROMISSO 14

12 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 13: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O processo de logística reversa do sistema Jogue Limpo é realizado por cinco operadores logísticos, 20 centrais de recebimento e uma frota de 60 caminhões que efetuam o processo de roteirizações, o recebimento das embalagens dos geradores por meio de visitas itinerantes ou de entregas diretamente nas centrais e a segrega-ção dos resíduos até o encaminhamento para destinação ambien-talmente correta. Os operadores administram as 20 centrais de processamento que têm uma equipe de 184 profissionais, contra-tados de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O número de empregados dos operadores logísticos é o mesmo ao longo do ano, pois, na atividade do sistema Jogue Limpo, não há variações que possam caracterizar sazonalidade, um índice de rotatividade significativo. GRI 102-9

Consciente dos riscos ambientais envolvidos em seus processos, o Instituto Jogue Limpo adota medidas de prevenção e de mitigação desses riscos. Elas incluem: GRI 102-11

COMO O SISTEMA JOGUE LIMPO OPERA

60 caminhões realizam a coleta das embalagens

dos geradores

–– Contratação do seguro para ocorrência ambiental (Riscos Ambientais com Transportes – AIG Seguros Brasil S.A). Cobre qualquer evento de impacto ambiental durante o transporte;

–– Programa de Atendimento a Emergências: todas as instalações são obrigadas a contratar o serviço para operações e atendimentos emergenciais, realizado por empresas especializadas em mitigação e prevenção de impacto;

–– Vistorias periódicas do Corpo de Bombeiros: monitoramento dos aspectos de segurança dos escritórios e prédios onde são realizadas as atividades do Instituto Jogue Limpo;

–– Treinamentos anuais de todos os funcionários e membros de cada unidade de operação do Instituto Jogue Limpo, com ações de aperfeiçoamento focadas em segurança na operação e nos cuidados obrigatórios quanto às práticas ambientais;

–– Campanha de segurança instituída pelo Instituto para atingir todos os seus contratados e seus colaboradores. O foco principal é a preservação da vida e do meio ambiente.

CENTRAIS DE PROCESSAMENTO E 184 FUNCIONÁRIOS SÃO PARTE DA OPERAÇÃO DO SISTEMA JOGUE LIMPO.

20

13REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 14: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

ACORDO SETORIAL E TERMO DE COMPROMISSO

Para implementar a logística reversa e garantir a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos, empresas e organizações assinaram o Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2012 e, até final de 2017, outros 12 Termos de Com-promissos com as SEMAs (PR, SP, RJ, ES, MG, BA, AL, PE, RN, PB, CE e DF). Os instrumentos previstos pela PNRS comprometem e engajam empresas e organizações na implantação de sistemas de logística reversa, com atribuição de obrigações e de responsabilida-des (mais informações sobre o Acordo Setorial estão disponíveis na página de Legislação no site: https://www.joguelimpo.org.br/institu-cional/legislacao.php).

As tratativas para oficializar um aditivo ao Acordo Setorial para a implantação das etapas 2 e 3 permaneceram durante todo o ano de 2017. Continua a ser um grande desafio a maior e mais efetiva par-ticipação das entidades representativas dos varejistas na respon-sabilidade compartilhada na destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos. Independentemente das dificuldades menciona-das, o sistema, com aprovação dos associados, aumentando a cada ano o volume de embalagens com destinação ambientalmente cor-reta crescendo também, na área de abrangência – sempre incluindo mais um estado no sistema por ano.

Parte das iniciativas externas foi materializada pelo Instituto du-rante 2017 na busca por desenvolver novas tecnologias ou práticas que possibilitem a reciclagem de plásticos do tipo PET, que são recebidos nas centrais do sistema e que estão contaminados com óleo lubrificante. Foram utilizadas mais de 30 toneladas deste plástico em testes para viabilizar a sua reciclagem. Atualmente,

ACORDO SETORIAL ASSINADO COM O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE EM DEZEMBRO DE 2012 (METAS AMPLIADAS PARA 2017) – ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES:

–– Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom)

–– Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras e Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo (Simepetro)

–– Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis)

–– Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes (Sindilub)

–– Sindicato Nacional do Comércio Transportador Revendedor Retalhista de Óleo Diesel Óleo Combustível  e Querosene (SindTRR)

–– Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

14 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 15: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

ele tem destino ambientalmente correto através de utilização de coprocessamento na indústria cimenteira. Os esforços continuam, pois os testes ainda não apresentaram uma solução viável para os aspectos econômico e ambiental.

COMPROMISSOS COM INICIATIVAS DESENVOLVIDAS EXTERNAMENTE GRI 102-12

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Jogue Limpo se manteve signatário ao Pacto Global da ONU que, por meio de 10 princípios básicos, busca que as boas práticas corporativas possibilitem um mundo melhor. Tem como compromisso seguir e difundir os seus preceitos fundamentais em quatro áreas: direitos humanos, traba-lho, meio ambiente e contra a corrupção.

Além disso, desde 2015, o Instituto conta com a certificação do Selo Verde, conferida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Respon-sabilidade Socioambiental Chico Mendes. A certificação é renovada anualmente, a partir de um processo que inclui uma avaliação de questionário e da documentação obrigatória (padrão da certificadora), parecer preliminar, visita técnica e um parecer final.

Por força do estabelecido em seu estatuto, o Instituto Jogue Limpo não mantém relacionamento com outras associações ou entidades de classe. GRI 102-13

METAS DO ACORDO SETORIAL (2016)

Real% Real

vs. Meta

Número de estados abrangidos e Distrito Federal

15 15 100%

Número de municípios atendidos 4.213 4.213 100%

Plástico com destinação ambientalmente correta (t)

4.400 4.457 101%

Metas propostas (2017)1

Detalhamento

16 Inclui operação teste no Mato Grosso do Sul.

4.220

Continuar atendendo os 4.213 municípios dos 15 estados e o Distrito Federal. Inclui mais 7

municípios do Mato Grosso do Sul.

4.550

Mesmo diante das dificuldades da economia, com impacto

significativo nas vendas de óleos lubrificantes, a meta considera

o crescimento no volume de plástico com destinação

ambientalmente correta.

1 Fase transitória até novo Acordo Setorial (2017).

15REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 16: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

GOVERNANÇA

3

NESTE CAPÍTULOCICLO DO SISTEMA JOGUE LIMPO 17 COLAbORADORES 18 RECONHECIMENTOS EM 2017 19EXPANSÃO E ÁREA DE ATUAÇÃO 20 DESTAQUES DO ANO 21

16 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 17: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

A estrutura de governança do Instituto Jogue Limpo segue o estabelecido no Estatuto e no Regimento Interno aprovados pelo Conselho de Administração do Direito Econômico (CADE) e regis-trado em cartório para obtenção de CNPJ.

A administração do Instituto é realizada pelo Diretor Executivo que se reporta a um Conselho Fiscal, em duas reuniões anuais, e ao Conselho Gestor, em quatro reuniões anuais. Também são realiza-das pelo menos duas assembleias de associados a cada ano.

O balanço de resultados da organização é avaliado e aprovado pelos Conselho Fiscal e Gestor e, ainda, pela Assembleia de Asso-ciados. Toda a operação do Instituto Jogue Limpo e seus resultados são avaliados por auditoria externa realizada em bases anuais.

CICLO DO SISTEMA JOGUE LIMPO

O Jogue Limpo contrata empresas operadoras logísticas nos estados onde atua. Essas empresas são responsáveis pelo cadas-tramento de geradores, coleta e recebimento das embalagens e administração das centrais de armazenagem.

Toda a frota de caminhões é equipada com alta tecnologia e atende aos requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio am-biente. O sistema de monitoramento permite acompanhamento de rotas e informações do peso do plástico recebido nos pontos gera-dores cadastrados. No ato do recebimento de embalagens é entre-gue um comprovante, que poderá ser exigido pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento do gerador.

A informação do peso é transmitida em tempo real ao website do sistema, por meio de leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão. As visitas do Sistema de Recebimen-to Itinerante são realizadas de forma programada e periódica aos geradores cadastrados.

Usando seu número do CNPJ, os geradores podem ter acesso, em segundos, a um extrato com demonstrativo dos dados dos últimos 12 meses de destinação realizada pelo Sistema. Os órgãos ambien-tais estaduais e municipais também têm acesso aos dados a partir de login e senha disponibilizados pela administração do Instituto e podem acessar toda a evolução do Sistema em seu estado ou município, em tempo real. O site é o principal canal de comunicação do Sistema com os interessados no tema.

17

Page 18: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Esse modelo está em migração para incluir também a utilização de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). As coletas e o recebimento dos caminhões do sistema Jogue Limpo serão feitos nos PEVs.

Nas centrais de recebimento as embalagens são drenadas, em alguns casos segregadas por cor e prensadas ou moídas, acondi-cionadas e encaminhadas às recicladoras credenciadas. Na recicla-dora, se for necessário, o material é triturado. Depois de submetido a processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, é transformado em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção. Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo.

COLABORADORESToda a administração do Instituto é realizada por cinco profissio-nais: o diretor-executivo, um gerente de operações, uma analista de comunicação, uma assistente de contabilidade e uma auxiliar administrativa, todos com contratos de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Todos os funcionários são abrangidos pelo acordo coletivo assinado com o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas, Associações, Confede-rações e Federações dos Empregados e Empregadores Intermuni-cipais no Rio de Janeiro (Sintesi-RJ) e o Instituto Jogue Limpo. O Instituto Jogue Limpo contrata serviços jurídicos, de contabilidade, de informática e de comunicação (site do Instituto), de empresas especializadas, fornecedoras do sistema e auditoria. GRI 102-7, 102-8, 102-41

SEGURANÇA DO TRABALHO GRI 403-2Em 2016, foi iniciada a medição de acidentes nas centrais de rece-bimento e na frota de caminhões. O trabalho continuou em 2017. Foram registrados zero acidentes na operação das centrais e qua-tro com os caminhões das operadoras a serviço do sistema Jogue Limpo. Todos os acidentes foram reportados. Ações de correção e de evolução com as lições aprendidas de cada caso também foram executadas. Nas centrais, foram realizados ajustes na sinalização das instalações e reuniões extras para engajar e conscientizar o público interno em relação às boas práticas para uma operação segura. Quanto aos acidentes com caminhões, os motoristas en-volvidos em cada uma das operações passaram por treinamentos extras para reforçar as regras de direção defensiva.

EMPRESAS LOGÍSTICAS CADASTRAM OS GERADORES, COLETAM E RECEbEM AS EMbALAGENS E ADMINISTRAM AS CENTRAIS DE ARMAZENAGEM.

18 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 19: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Em junho de 2017, o Instituto Jogue Limpo foi uma das entidades agraciadas com o Prê-mio AEA de Meio Ambiente, concedido pela Associação de Engenharia Automotiva (AEA). Quarenta e nove trabalhos acadêmicos foram inscritos no Prêmio, divididos em quatro categorias: Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Tec-nologia. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados liderada por Alfredo Castelli, coordenador do evento. O Instituto venceu a categoria Responsabilidade Social, com o paper “Logística reversa de embala-gens plásticas de óleo lubrificante usadas”. O Prêmio AEA, que chegou em 2017 à sua nona edição, foi entregue em cerimônia realizada em São Paulo, com a participação de cerca de 180 convidados.

Ainda em 2017, o sistema Jogue Limpo foi novamente reconhecido com a certificação do Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – organização não governa-mental fundada em 2004 para promover o

desenvolvimento sustentável, por meio de programas, projetos e ações que contribuem com a conservação ambiental e o desenvol-vimento humano. Desde 2015, o Instituto Jo-gue Limpo tem a certificação Selo Verde que reconhece organizações que realizam boas práticas em sustentabilidade no seu modelo de negócio e operações.

As organizações que obtêm o Selo Verde passam por um processo que engloba a autoavaliação por meio de um questionário, visita técnica e emissão do parecer final. O Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsá-vel (Procert) elabora o parecer técnico que indica se a organização está ou não apta a receber a certificação. A avaliação considera o potencial de poluição e o grau de utiliza-ção de recursos naturais baseados na lei 10.165/2000.

RECONHECIMENTOS EM 2017

19

Page 20: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

EXPANSÃO E ÁREA DE ATUAÇÃOO MAPA A SEGUIR IDENTIFICA A LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DO INSTITUTO JOGUE LIMPO GRI 102-4, 102-6

2014 AL, BA, CE, PE, PB,

SE, RN

2012 SP, MG, DF

A–PARTIR–DE–2018 CENTRO-OESTE, NORTE,

MA, PI

2017 MS

2009 PR

2005 RS

2010 SC

2013 ES

2010 RJ

2010 SÃO PAULO, SP

ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL

MUNICÍPIOS

15

4.221

20 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 21: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

DESTAQUES DO ANO

EMPREGADOS PRÓPRIOS

5

FAbRICANTES E IMPORTADORES

ASSOCIADOS

32

CENTRAIS DE RECEbIMENTO

20

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NAS

OPERAÇÕES

184

TONELADAS DE EMbALAGENS DESTINADAS DE FORMA

AMBIENTALMENTE CORRETA

4.551

TONELADAS DE EMBALAGENS RECEBIDAS,

O EQUIVALENTE A

4.742

EMbALAGENS

94.840.000

DO TOTAL FOI ENCAMINHADO PARA RECICLAGEM

99%RODADOS

NO ANO

2.572.152 KM

OPERADORES LOGÍSTICOS

5

CAMINHÕES

60VISITAS AOS PONTOS

GERADORES

177.547

INVESTIDOS PARA OPERAR O SISTEMA

R$ 29 MI

Sistema Jogue Limpo obteve novamente o Selo Verde do Instituto Internacional

de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, em 2017.

21

Page 22: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

4

NESTE CAPÍTULOMAIOR EQUILÍbRIO AMbIENTAL DO SISTEMA 24 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO DO SISTEMA 27

22 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 23: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O Acordo Setorial assinado em 2012 entre as entidades represen-tativas das empresas do setor e demais entidades participantes do sistema com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) é válido por prazo indeterminado. Até 2016, foi orientado por metas com prazo de cumprimento até o final do mesmo ano. Em 2017, o sistema de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes apresentou ao MMA1 o seguimento das metas básicas com a obrigatoriedade de resultados crescentes em comparação a 2016 e com as seguin-tes condições:

–– Encaminhamento de 4.551 toneladas de plásticos para destinos ambientalmente corretos;

–– Atendimento de 4.221 municípios;–– Início da operação do sistema no estado do Mato Grosso do Sul.

As metas foram 100% atingidas.

–– Em 2017 foram recebidas 4.742 toneladas de embalagens. O Instituto Jogue Limpo destinou 4.551 toneladas e reciclou 4.497 toneladas de plástico, o que representa um nível de reciclagem de 99%. Todas as embalagens foram destinadas de modo ambientalmente adequado. A cada tonelada de plástico coletado, o sistema Jogue Limpo evita que o equivalente a 20 mil embalagens de 1 litro de óleo lubrificante seja depositado no meio ambiente. GRI 301-2

–– Os caminhões do Jogue Limpo fizeram no ano 177.547 visitas a geradores. Foram realizadas 18.646 visitas nos 4.221 municípios, atingindo, assim, a abrangência de 100% da meta.

–– O Jogue Limpo iniciou sua operação no Mato Grosso do Sul em julho de 2017.

Os resultados foram auspiciosos e evidenciaram o quanto o cami-nho da organização está correto. Apesar de os 60 caminhões do sistema terem rodado mais de 2.570.000 km ao longo do ano em comparação com o ano anterior, a prioridade dada à reciclagem mostrou sua eficácia, fazendo com que a pegada de carbono tivesse um resultado duas vezes melhor do que se espera de um sistema ambientalmente equilibrado.

DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA DE EMBALAGENS DE ÓLEO LUBRIFICANTE

DE PLÁSTICO RECICLADAS E NÍVEL DE RECICLAGEM DE 99%.

4.497 t

1 O Acordo Setorial tem prazo indeter-minado, mas as metas estabelecidas abrangeram as operações de logística reversa realizadas até 2016. Diante da não assinatura de um novo Acordo, o sistema Jogue Limpo propôs metas para 2017 (compartilhadas com o MMA): aumentar o número de municí-pios atendidos; atender mais um Esta-do; e aumentar o peso de embalagens de óleos lubrificantes com destinação ambientalmente correta. Mesmo sem o órgão se manifestar sobre o assunto, o Instituto Jogue Limpo considerou essas metas como parte da sua estra-tégia de atuação no ano.

23DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 24: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

DADOS DO DESEMPENHO OPERACIONAL EM 2017 GRI 306-2

MAIOR EQUILÍBRIO AMBIENTAL NO SISTEMA GRI 305-5

Avaliado de acordo com o cálculo disponibilizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (CES-FGV), o sistema Jogue Limpo obteve o seguinte desempenho em 2017:

1 Foram recicladas efetivamente 4.497 toneladas de plásticos, o que gerou um benefício ao meio ambiente (já descontado o ônus com seu processo de industrialização) de 2.833 toneladas de CO2 a menos no meio ambiente.

2 Os caminhões do sistema rodaram mais 2.570.000 km, gerando com isso ônus de cerca de 1.364 toneladas de CO2 a mais no meio ambiente.

Um sistema ambientalmente equilibrado deve apresentar resultado igual ou superior a 1 quando se divide o resultado do item 1 versus o item 2. No caso do sistema Jogue Limpo, no ano de 2017, esse resultado foi de 2,1, muito superior ao mínimo para ser considerado um sistema ambientalmente equilibrado.

SUL SUL1.907 893.423

SUDESTE SUDESTE2.011 1.222.389

NORDESTE NORDESTE

CENTRO-OESTE CENTRO-OESTE

715 404.251

109 –52.089

VOLUME DE PLÁSTICO COLETADO POR REGIÃO (TONELADAS)

QUANTIDADE DE QUILÔMETROS RODADOS POR REGIÃO

DE CO2 A MENOS NO MEIO AMbIENTE.

2.833 t

24 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 25: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

VOLUME DE PLÁSTICO COLETADO POR ESTADO (TONELADAS)

EVOLUÇÃO ANUAL DOS TOTAIS DE PLÁSTICO COLETADOS E DESTINADOS À RECICLAGEM

872 RS

719 PR 1.004

SP

476 RJ

310 BA

66 DF

121 ES

34 SE

51 AL

131 PE

32 PB

61 RN

96 CE

43 MS

410 MG

316 SC

TOTAL

4.742

2010 20142012 20162011 20152013 2017

RECEbIDO RECICLADO1.1

49

1.118

2.22

4

2.00

3

2.86

9

2.53

8

3.40

3

2.95

3

4.52

7

4.14

8

5.01

5

4.70

5

4.73

2

4.44

5

4.74

2

4.49

7

25DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 26: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Geradores cadastrados Geradores ativos1

RS 7.878 5.113

SC 3.326 2.103

PR 6.707 4.319

SP 10.333 5.484

RJ 3.300 1.498

ES 696 627

MG 3.740 2.623

DF 308 187

BA 1.680 1.220

AL 319 192

Geradores cadastrados Geradores ativos1

SE 216 168

PE 972 664

PB 562 339

RN 518 381

CE 954 616

MS 246 246

Total 41.755 25.780

1 Geradores ativos são aqueles que destinaram resíduos de embalagens plásticas nos últimos 12 meses ao sistema Jogue Limpo.

Total reciclado

Outros destinos

Total destinado por estado em

2017

RS 845 4 849

SC 285 8 293

PR 640 14 654

SP 939 19 958

RJ 470 0 470

ES 128 2 130

MG 416 6 422

DF 62 1 63

BA 298 0 298

Total reciclado

Outros destinos

Total destinado por estado em

2017

AL 45 0 45

SE 33 0 33

PE 132 0 132

PB 27 0 27

RN 44 0 44

CE 93 0 93

MS 40 0 40

Total 4.497 54 4.551

VOLUME DE PLÁSTICO RECICLADO POR ESTADO, NA ORDEM DE INÍCIO DE OPERAÇÃO (TONELADAS)

GERADORES CADASTRADOS EM 2017 — TOTAL POR ESTADO

26 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 27: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

% municípios atendidos

N° municípios atendidos

RS 100 497

SC 100 295

PR 100 398

SP 99 641

RJ 100 92

ES 100 78

MG 98 840

DF 100 1

BA 99 415

AL 93 9m

% municípios atendidos

N° municípios atendidos

SE 89 67

PE 99 183

PB 95 211

RN 89 149

CE 99 183

MS 100 8

Total 97% da meta 4.153

1 Todos os 4.221 munícipios foram efetivamente visitados, porém, em 3% das cidades não havia geradores (como especificado no Acordo Setorial, postos de serviços, concessionárias de veículos e comerciantes atacadistas).

MUNICÍPIOS VISITADOS EM 20171 — % POR ESTADO

IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO DO SISTEMA

É um desafio estimular a responsabilidade compartilhada no setor. Apesar de a questão ser tratada na lei e no texto do acordo setorial, ainda há dificuldades na sua implementação. O processo de logísti-ca reversa está concentrado entre os fabricantes e importadores, e a responsabilidade compartilhada não se faz presente nos demais segmentos que também auferem lucro com a comercialização do óleo lubrificante.

A implantação do modelo de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ainda sofre resistência de alguns segmentos de varejistas. Outros setores, como o de pneus e de lâmpadas, usam-no com sucesso.

Reduzir o número de viagens ambientalmente ineficientes dos caminhões é outro desafio. Assim como também é necessário um envolvimento maior dos órgãos ambientais estaduais e municipais, no sentido de fomentar a responsabilidade compartilhada em todos os participantes do setor nesses mercados.

27DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 28: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

METAS PARA 2018

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

PEGADA DE CARbONO

4.221DE PLÁSTICOS COM DESTINO AMbIENTAL CORRETO

NOVOS PEVS IMPLEMENTADOS

4.647 t

50 > 1,0

DESAFIOS PARA 2018–– Após a assinatura do aditivo ao Acordo Setorial, continuar evoluindo: expandir a operação a mais 11 estados, conforme cronograma proposto ao Ministério do Meio Ambiente;

–– Implantar mais 50 PEVs, modelo que visa reduzir visitas “porta a porta” e o total de quilômetros rodados pelos caminhões, trazendo maior eficiência ambiental;

–– Expandir o atendimento a outros segmentos: oficinas, lojas de peças, supertrocas, supermercados, centros automotivos etc.;

–– Evoluir em tecnologia do sistema – coleta “sem papel”; –– Incluir a Logística Reversa de OLUC nas atividades do Instituto, visando atender demanda dos fabricantes associados.

CUSTOS DA OPERAÇÃO EM 2017 — R$

Custos Total

Custos administrativos R$ 2.106.000,00

Custos com logística reversa R$ 26.952.539,00

Custos totais R$ 29.058.539,00

CUSTOS DO SISTEMA EM 2017

28 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 29: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Sistema Jogue Limpo pretende atender

também oficinas, lojas de peças, supertrocas e

supermercados em 2018.

Região Central Dados da Central

Rio Grande do Sul

CENTRAL CANOAS

CNPJ: 00.126.468/0003-99 Rua Pandiá Calógeras, 804 –Niterói – Canoas CEP: 92120-150 Tel: (51)3 032-4433

CENTRAL PASSO FUNDO

CNPJ: 00.126.468/0008-01 Rua Álvares Cabral, 1000 – Vila Petrópolis – Passo Fundo CEP: 99050-070 Tel: (54)3 315-6691 / (54)3 217- 2910

CENTRAL SANTA MARIA

CNPJ: 00.126.468/0009-84 BR 387 KM 244, 170 – Bairro Urlândia – Santa Maria CEP: 97070-790 Tel: (55)3 211-1226

Santa Catarina CENTRAL PALHOÇA

CNPJ: 11.581.612/0002-12Rua Maiza Matarazzo, 49, Ponte do Imaruim –Palhoça– SC CEP: 88.130-655Tel: (48) 3341-5668

Paraná

CENTRAL FAZENDA RIO GRANDE

CNPJ: 11.581.612/0001-31 Rua Carlos Eduardo Nichele, 2104 – Santa Terezinha – Fazenda Rio Gran-de CEP: 83829-004 Tel: (41)3 392-1117

CENTRAL PAIÇANDU

CNPJ: 11.581.612/0004-84 Av. Marechal Castelo Branco, 2520 – Jardim Bela Vista – Paiçandu CEP: 87140-000 Tel: (44) 3244-4263

CENTRAL CASCAVEL

CNPJ: 11.581.612/0003-01 Rua Guaias, 209, Lote 11 ,quadra 39 – Santo Onofre – Cascavel CEP: 85.806-360 Tel: (45) 3226-2971

29DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 30: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Região Central Dados da Central

São Paulo

CENTRAL SÃO PAULO (Cidade)

CNPJ: 62.004.692/0001-01 Rua Borges Figueiredo, 1257 – Bairro Mooca – São Paulo CEP: 03110-000 Tel: (11) 3509-1000

CENTRAL HORTOLÂNDIA

CNPJ: 00.126.468/0004-70 Rua das Acácias, 779 – Jardim Boa Vista – HortolândiaCEP: 13187-042 Tel: (19) 2119-5012

Rio de Janeiro CENTRAL DUQUE DE CAXIAS

CNPJ: 62.004.692/0008-70 Alameda Presidente Wilson, 380 – Jardim Primavera– Duque de Caxias CEP: 25215-253 Tel: (21)3 656-4005

Espírito Santo CENTRAL DE SERRA

CNPJ: 03.869.232/0005-00 Rua Jaburu, 73 – Novo Porto Canoa – Serra CEP: 29167-548 Tel: (27)3 058-0466

Minas Gerais

CENTRAL BETIM

CNPJ: 03.869.232/0013-02 Rua Gracyra Resse de Gouveia, 362 – Jardim Piemonte – Betim CEP: 32689-318 Tel: (31)3 597-0245

CENTRAL DE UBERLÂNDIA

CNPJ: 03.869.232/0013-02Avenida José Andraus Gassani, 624- Umuarama– Uberlândia CEP: 38402-322 Tel: (34)3 211-9222

Distrito Federal CENTRAL CEILÂNDIA

CNPJ: 03.869.232/0014-93 Quadra 01 - Conjunto B - Lote 10 – Ceilândia CEP: 72237-120 Tel: (61)3 013-6623

Mato Grosso do SulCENTRAL DE CAMPO GRANDE

CNPJ: 10.533.843/0001-07Avenida Consul Assaf Trad, 2651– Coronel Antonino– Campo Grande CEP: 79.013-545Tel: (67) 3373-0104

Alagoas CENTRAL DE MACEIÓ

CNPJ: 03.869.232/0016-55Loteamento Canto do Mainá, Rua 0, Quadra 08, Número 40 CEP: 57080-000 Tel: (82)3 334-0108

Ceará CENTRAL FORTALEZA

CNPJ: 00.126.468/0017-94 Rodovia Quarto Anel Viário, 2700 f CEP: 60873-844 Tel: (85)9 205-3170

30 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 31: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Região Central Dados da Central

PernambucoCENTRAL JABOATÃO DOS GUARARAPES

CNPJ: 00.126.468/0016-03 Rua Nossa Senhora do Desterro, 362 CEP: 54320-410 Tel: (81)3 342-7883

Bahia

CENTRAL SIMÕES FILHO CNPJ: 03.869.232/0016-55 Acesso II BR 324, 308 - Km 17 CEP: 43700-000 Tel: (71)4 117-1878

CENTRAL VITÓRIA DA CONQUISTA

CNPJ: 03.869.232/0016-55Rua B, Quadra A, Lotes 23 e 24, Galpão D– Distrito Industrial dos Imborés CEP: 45089-410 Tel: (77) 99843-1054

1 Dados referentes à operação ao fim de 2017.

Estado PEV Endereço

Alagoas

BRAGA AUTOPEÇASAv. Durval de Góes Monteiro, 5.800, Tabuleiro dos Martins, Maceió, CEP: 57080-000

LADEIRÃO DO ÓLEOAv. Juca Sampaio, 59, Jacintinho, Maceió, CEP: 57040-600

M B COSTABc Deputado Serzedelo de Barros Correia, Clima Bom, Maceió, CEP: 57071-230

OFICINA BRASILAvenida Mendonça Júnior, 738, Gruta de Lourdes, Maceió, CEP: 57052-480

PARADÃO DO ÓLEOAvenida Senador Rui Palmeira, 148, Levada, Maceió, CEP: 57017-175

TROCA FÁCILAvenida Menino Marcelo, 2040, Serraria, Maceió, CEP: 57046-000

Minas Gerais

POSTO BARROCAR LTDA.Av. Wilson Alvarenga, 1732, Carneirinhos, João Monlevade, CEP: 35930-000

POSTO LONGANA LTDA.Av. Wilson Alvarenga, 4, Belmonte, João Monlevade, CEP: 35930-292

RG PNEUS MATRIZAv. Wilson Alvarenga, 475, Carneirinhos, João Monlevade, CEP: 35930-001

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEVS) DO SISTEMA JOGUE LIMPO

31DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 32: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Recicladoras CNPJ Estado Contato Telefone E-mail Endereço Operador Logístico Material Site

APOIO AMBIENTAL COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIA LTDA ME 06.086.223/0001-08 BA Nabor Filho (71) 4117-0473

[email protected] [email protected] [email protected]

AC Cia Sul,04,br 324 Km 17, S/N, Si-mões Filho, BA, CEP: 43.700-000 GRI

PEAD, PP, PET, PVC

http://www.apoioambiental.com.br/

BRESSAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENS LTDA 89.840.094/0001-10 RS Marcos Arthuzo (51) 3051-8710 [email protected] Rua Diretor Augusto Pestana, 2450,

Fátima, Canoas, RS, CEP: 92.200-580MB Enge-nharia

PEAD, PP

http://www.bressantambor.com.br/

CIMFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA 07.009.980/0001-32 PR Ricardo Hajaj (44) 3266-6846 [email protected] Rua 2, 61, Parque Industrial, Maringa,

PR, CEP: 87.065-112

Celus, MB Engenharia e Resi

PEAD, PP http://www.cimflex.com.br/

ECCOL TECNOLOGIA AMBIENTAL LTDA ME 10.734.997/0001-67 SP Romano

(19) 3881-3883; (11) 4063-2587; (19) 3871-6211; (19) 3871-8959

[email protected]@eccoltec.com.br

Rua Luiz Lazaretti, 212, Vale Verde, Valinhos, SP, CEP: 13.279-010

MB Enge-nharia PEAD http://www.eccoltec.com.

br/

G&M RECICLAGEM LTDA ME 20.640.194/0001-05 MG Gisele de Souza Pereira (32) 3421-8451

[email protected] [email protected]

Av. Manoel Inácio Peixoto, 1282, B, Distrito Industrial, Cataguases, MG, CEP: 36.771-000

GRI PEAD, PP

https://www.facebook.com/pg/gem.reciclagem/about/?ref=page_internal

GLOBAL PET 07.222.521/0001-32 SP Irineu (16) 3363-2000; (16) 3363-2001

[email protected]@globalpetsa.com.br

Av. Ayrton Salvador Leopoldino Junior, 1010, Jardim Industrial João Leopoldi-no, São Carlos, SP, CEP: 13.570-829

MB Engenha-ria, Celus PET http://www.globalpetsa.

com.br/

LMG INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICO LTDA - EPP 02.001.844/0001-82 RJ Luiz Lessa (21) 2776-1669 [email protected]

Rua Mascarenhas de Morais, S/N, Quadra 22 - Lote 16, Figueira, Duque de Caxias, RJ, CEP: 25.231-050

RESI PEAD Não tem site.

MV IND E COM DE PLÁSTICOS LTDA 07.326.180/0001-45 RS Silvia K. Maciel; Ma-theus Vanin (54) 3536-2761 [email protected]

Rod Federal BR 116, km 150, 2800 - Pavilhão 03 Sala 02, Lurdes, RS, CEP: 95.070-070

MB Enge-nharia PEAD Não tem site.

NOVOFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PLÁSTICOS LTDA 07.148.146/0001-28 SP Ricardo Hajaj (11) 4595-7548 [email protected]

Av. Duque de Caxias, 2375, Prédio 02, Jardim Promeca, Várzea Paulista, SP, CEP: 13.223-025

MB Engenha-ria e Resi

PEAD, PP http://novoflex.com.br

POLIDEC INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS - EIRELI 02.562.006/0001-88 PR Tarcio (46) 3232-1136; (46)

3232-2682 [email protected] Rua Santa Catarina, 1584, Bandeirantes, Coronel Vivida, PR, CEP: 85.550-000 CELUS e Resi PEAD http://www.polidec.ind.br/

RAPOSO IND. E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA 62.165.881/0001-58 SP Leadro Tanaka

(11) 4613-600;0Fax: (11) 4613-6009

[email protected]; [email protected]

Estrada Municipal, 341, complemento: 235, Jardim Santa Isabel, Cotia, SP, CEP: 06.709-530

GRI PEAD http://raposoplasticos.com.br/

RECICLADORAS DO SISTEMA JOGUE LIMPO

32 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 33: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Recicladoras CNPJ Estado Contato Telefone E-mail Endereço Operador Logístico Material Site

APOIO AMBIENTAL COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIA LTDA ME 06.086.223/0001-08 BA Nabor Filho (71) 4117-0473

[email protected] [email protected] [email protected]

AC Cia Sul,04,br 324 Km 17, S/N, Si-mões Filho, BA, CEP: 43.700-000 GRI

PEAD, PP, PET, PVC

http://www.apoioambiental.com.br/

BRESSAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENS LTDA 89.840.094/0001-10 RS Marcos Arthuzo (51) 3051-8710 [email protected] Rua Diretor Augusto Pestana, 2450,

Fátima, Canoas, RS, CEP: 92.200-580MB Enge-nharia

PEAD, PP

http://www.bressantambor.com.br/

CIMFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA 07.009.980/0001-32 PR Ricardo Hajaj (44) 3266-6846 [email protected] Rua 2, 61, Parque Industrial, Maringa,

PR, CEP: 87.065-112

Celus, MB Engenharia e Resi

PEAD, PP http://www.cimflex.com.br/

ECCOL TECNOLOGIA AMBIENTAL LTDA ME 10.734.997/0001-67 SP Romano

(19) 3881-3883; (11) 4063-2587; (19) 3871-6211; (19) 3871-8959

[email protected]@eccoltec.com.br

Rua Luiz Lazaretti, 212, Vale Verde, Valinhos, SP, CEP: 13.279-010

MB Enge-nharia PEAD http://www.eccoltec.com.

br/

G&M RECICLAGEM LTDA ME 20.640.194/0001-05 MG Gisele de Souza Pereira (32) 3421-8451

[email protected] [email protected]

Av. Manoel Inácio Peixoto, 1282, B, Distrito Industrial, Cataguases, MG, CEP: 36.771-000

GRI PEAD, PP

https://www.facebook.com/pg/gem.reciclagem/about/?ref=page_internal

GLOBAL PET 07.222.521/0001-32 SP Irineu (16) 3363-2000; (16) 3363-2001

[email protected]@globalpetsa.com.br

Av. Ayrton Salvador Leopoldino Junior, 1010, Jardim Industrial João Leopoldi-no, São Carlos, SP, CEP: 13.570-829

MB Engenha-ria, Celus PET http://www.globalpetsa.

com.br/

LMG INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICO LTDA - EPP 02.001.844/0001-82 RJ Luiz Lessa (21) 2776-1669 [email protected]

Rua Mascarenhas de Morais, S/N, Quadra 22 - Lote 16, Figueira, Duque de Caxias, RJ, CEP: 25.231-050

RESI PEAD Não tem site.

MV IND E COM DE PLÁSTICOS LTDA 07.326.180/0001-45 RS Silvia K. Maciel; Ma-theus Vanin (54) 3536-2761 [email protected]

Rod Federal BR 116, km 150, 2800 - Pavilhão 03 Sala 02, Lurdes, RS, CEP: 95.070-070

MB Enge-nharia PEAD Não tem site.

NOVOFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PLÁSTICOS LTDA 07.148.146/0001-28 SP Ricardo Hajaj (11) 4595-7548 [email protected]

Av. Duque de Caxias, 2375, Prédio 02, Jardim Promeca, Várzea Paulista, SP, CEP: 13.223-025

MB Engenha-ria e Resi

PEAD, PP http://novoflex.com.br

POLIDEC INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS - EIRELI 02.562.006/0001-88 PR Tarcio (46) 3232-1136; (46)

3232-2682 [email protected] Rua Santa Catarina, 1584, Bandeirantes, Coronel Vivida, PR, CEP: 85.550-000 CELUS e Resi PEAD http://www.polidec.ind.br/

RAPOSO IND. E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA 62.165.881/0001-58 SP Leadro Tanaka

(11) 4613-600;0Fax: (11) 4613-6009

[email protected]; [email protected]

Estrada Municipal, 341, complemento: 235, Jardim Santa Isabel, Cotia, SP, CEP: 06.709-530

GRI PEAD http://raposoplasticos.com.br/

RECICLADORAS DO SISTEMA JOGUE LIMPO

33DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 34: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Recicladoras CNPJ Estado Contato Telefone E-mail Endereço Operador Logístico Material Site

RRC PLÁSTICOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO - EIRELI 08.944.648/0001-28 SP Jonatas (19) 3527-3211 [email protected] Av. Synthes, 175, Distrito Industrial, Rio

Claro, SP, CEP: 13.505-660 Suply PEAD, PP http://rrcplasticos.com.br

SLP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE RECICLAGEM DE PLÁSTICOS LTDA

13.479.289/0001-15 CE Leonardo Rola (85) 3260-1633 [email protected] Carlos Albuquerque Lima, 209, Guaribas, Eusébio, CE, CEP: 61.760-000

MB Enge-nharia

PEAD Não tem site.

WISEWOOD SOLUÇÕES ECOLÓGICAS S.A.

04.053.268/0001-42 SPBruno Igel e Luiz Jayme Vasconcellos Filho

(11) 3183-5220; (11) 4594-5813

[email protected] Av Osvaldo Berto, 405, Distrito Indus-trial, Alfredo Rela, Itatiba, SP, CEP: 13.255-405

GRI PEADhttp://www.wisewood.com.br/

RECICLADORAS DO SISTEMA JOGUE LIMPO

OUTRAS DESTINAÇÕES AMBIENTALMENTE CORRETAS

Empresas CNPJ Estado Contato Telefone E-mail EndereçoGestora (Transporta-dora)

Tipo de destino Site

CATARINENSE ENGENHARIA AMBIENTAL S.A. 03.720.956/0001-56 SC Francisco (47) 3424-6752 fcoelho@essencis.

com.br

Rua dos Borodós,875, Distrito Industrial, Joinville, SC, CEP: 89.239-290

Celus PVC - Aterro Classe 1 Não tem site

ESSENCIS MG SOLUÇÕES AMBIENTAIS S/A 07.004.980/0001-40 MG Célia de Paula

Ribeiro (31) 3539-1739   [email protected]  

BR 381 Fernão Dias S/n, Mora-da do Trevo, Betim, MG, CEP: 32600-836

GRIPET – Coproces-samento; PVC – Aterro Classe 1

http://www.biomassabr.com/bio/detalhes.asp?id=128&idatividade=35

ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 40.263.170/0009-30 PR Elisangela

Persegona (41) 3614-3050 [email protected]

Rua dos Palmenses 4005, Curitiba, SC, Distrito Industrial, CEP: 81.450-775

Celus PET – Coprocessa-mento

http://www.biomassabr.com/bio/detalhes.asp?id=128&idatividade=35

HERA SUL TRATAMENTOS DE RESÍDUOS LTDA 07.756.675/0001-04 SC Geisa (47) 3644-9506 geisa.vicente@

herasul.com.br

Est Geral Colonia Miranda Km 3,1, Colônia, Rio Negrinho, SC, CEP: 89.295-000

Celus PVC – Aterro Classe 1 https://www.herasul.com.br/

FUNDAÇÃO PROAMB - Unidade de Blendagem 91.987.024/0002-12 RS José de Bem (51) 3370-1059 jose.bem@proamb.

com.br

Av. Getulio Vargas, 7700, Morretes, Nova Santa Rita, RS CEP: 92.480-000

MB Engenharia PVC – Aterro Classe 1 http://www.proamb.com.br/

RESICONTROL SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 00.957.744/0004-41 SP Vanessa (15) 3235-6900 vanessa.cruz@estre.

com.br

Avenida Garabed Gananian, 296, Distrito Industrial, Soroca-ba, SP, CEP: 18.087-340

MB Engenharia PET – Coprocessa-mento http://www.estre.com.br/

RESICONTROL SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 00.957.744/0002-80 SP Tarsila de A L

Rodrigues (12) 3607-2126 [email protected]

Estrada Luis Macedo Barroso, S/N, Tremembé, Mato Dentro, SP, CEP: 12.120-000

MB Engenharia PVC – Aterro Classe 1 http://www.estre.com.br/

34 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 35: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Recicladoras CNPJ Estado Contato Telefone E-mail Endereço Operador Logístico Material Site

RRC PLÁSTICOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO - EIRELI 08.944.648/0001-28 SP Jonatas (19) 3527-3211 [email protected] Av. Synthes, 175, Distrito Industrial, Rio

Claro, SP, CEP: 13.505-660 Suply PEAD, PP http://rrcplasticos.com.br

SLP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE RECICLAGEM DE PLÁSTICOS LTDA

13.479.289/0001-15 CE Leonardo Rola (85) 3260-1633 [email protected] Carlos Albuquerque Lima, 209, Guaribas, Eusébio, CE, CEP: 61.760-000

MB Enge-nharia

PEAD Não tem site.

WISEWOOD SOLUÇÕES ECOLÓGICAS S.A.

04.053.268/0001-42 SPBruno Igel e Luiz Jayme Vasconcellos Filho

(11) 3183-5220; (11) 4594-5813

[email protected] Av Osvaldo Berto, 405, Distrito Indus-trial, Alfredo Rela, Itatiba, SP, CEP: 13.255-405

GRI PEADhttp://www.wisewood.com.br/

RECICLADORAS DO SISTEMA JOGUE LIMPO

OUTRAS DESTINAÇÕES AMBIENTALMENTE CORRETAS

Empresas CNPJ Estado Contato Telefone E-mail EndereçoGestora (Transporta-dora)

Tipo de destino Site

CATARINENSE ENGENHARIA AMBIENTAL S.A. 03.720.956/0001-56 SC Francisco (47) 3424-6752 fcoelho@essencis.

com.br

Rua dos Borodós,875, Distrito Industrial, Joinville, SC, CEP: 89.239-290

Celus PVC - Aterro Classe 1 Não tem site

ESSENCIS MG SOLUÇÕES AMBIENTAIS S/A 07.004.980/0001-40 MG Célia de Paula

Ribeiro (31) 3539-1739   [email protected]  

BR 381 Fernão Dias S/n, Mora-da do Trevo, Betim, MG, CEP: 32600-836

GRIPET – Coproces-samento; PVC – Aterro Classe 1

http://www.biomassabr.com/bio/detalhes.asp?id=128&idatividade=35

ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 40.263.170/0009-30 PR Elisangela

Persegona (41) 3614-3050 [email protected]

Rua dos Palmenses 4005, Curitiba, SC, Distrito Industrial, CEP: 81.450-775

Celus PET – Coprocessa-mento

http://www.biomassabr.com/bio/detalhes.asp?id=128&idatividade=35

HERA SUL TRATAMENTOS DE RESÍDUOS LTDA 07.756.675/0001-04 SC Geisa (47) 3644-9506 geisa.vicente@

herasul.com.br

Est Geral Colonia Miranda Km 3,1, Colônia, Rio Negrinho, SC, CEP: 89.295-000

Celus PVC – Aterro Classe 1 https://www.herasul.com.br/

FUNDAÇÃO PROAMB - Unidade de Blendagem 91.987.024/0002-12 RS José de Bem (51) 3370-1059 jose.bem@proamb.

com.br

Av. Getulio Vargas, 7700, Morretes, Nova Santa Rita, RS CEP: 92.480-000

MB Engenharia PVC – Aterro Classe 1 http://www.proamb.com.br/

RESICONTROL SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 00.957.744/0004-41 SP Vanessa (15) 3235-6900 vanessa.cruz@estre.

com.br

Avenida Garabed Gananian, 296, Distrito Industrial, Soroca-ba, SP, CEP: 18.087-340

MB Engenharia PET – Coprocessa-mento http://www.estre.com.br/

RESICONTROL SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. 00.957.744/0002-80 SP Tarsila de A L

Rodrigues (12) 3607-2126 [email protected]

Estrada Luis Macedo Barroso, S/N, Tremembé, Mato Dentro, SP, CEP: 12.120-000

MB Engenharia PVC – Aterro Classe 1 http://www.estre.com.br/

35DADOS OPERACIONAIS E RESULTADOS DE 2017

Page 36: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

RELACIONAMENTO COM PÚBLICOS ESTRATÉGICOS GRI 102-43

5

NESTE CAPÍTULOEDUCAÇÃO AMbIENTAL 37 SISTEMA DE CONTROLE INFORMATIZADO 41 VEICULAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO 43 CONSCIENTIZAÇÃO DOS REVENDEDORES RETALHISTAS, ATACADISTAS E TRRS 43 TREINAMENTO NAS CENTRAIS 44 ANÚNCIOS 44 REPORTAGENS ESPECIAIS SObRE O JOGUE LIMPO 45 JOGUE LIMPO NO SITE DAS ASSOCIADAS 47 JOGUE LIMPO NO SITE DE PARCEIROS 49 VÍDEOS 49

36 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 37: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

O Instituto Jogue Limpo tem o compromisso em realizar ações de comunicação e educação ambiental ao longo do ano. O quadro a seguir especifica as ações voltadas para cada tipo de público.

AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Confira as principais ações realizadas

em 2017.

CONSUMIDOR––(PESSOA–FÍSICA)–EDUCAÇÃO–AMBIENTAL–

5ºa edição do Concurso de Redação Jogue Limpo, realizado pelas 19 centrais, com 4.600 alunos de 40 escolas participantes.

Publicação de anúncios em revista e matérias sobre o Instituto.

Participação em eventos de Educação Ambiental em escolas – divulgação da revista A História da Família Lubis e Agenda Ambiental.

Posts educativos que são comunicados no Facebook e Instagram.

Aplicativo para celular do Game Jogue Limpo disponível.

REDE–DE–REVENDA,–DEMAIS–COMERCIANTES–VAREJISTAS–E–COMERCIANTES–ATACADISTAS

Participação em eventos e feiras direcionadas a consumidores e revendedores de óleos lubrificantes. Ex: Congresso Minaspetro, Feilub e Expopostos.

Publicação de anúncios em revistas do setor de lubrificantes, postos de combustíveis e sindicatos.

FABRICANTES–E–IMPORTADOR–INSTITUCIONAL

Palestra sobre o Jogue Limpo.

Participação em congressos.

Website e Facebook.

Aplicativo para celular do Game Jogue Limpo disponível.

Eventos ligados à sustentabilidade e e ao meio ambiente..

37REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 38: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

–– Download de ferramentas de educação ambiental: estão disponíveis para download no website do Jogue Limpo duas ferramentas de educação ambiental: o livreto A História da Família Lubis, direcionado a alunos do ensino básico, sobre reciclagem de embalagens, e a Agenda Ambiental, um material de educação ambiental para professores e alunos de ensino médio.

–– Concurso de Redação Jogue Limpo: instituído em 2013, é destinado a desenvolver a consciência ambiental nos jovens das escolas públicas e tem alcançado cada vez mais adeptos. Em 2017, participaram mais de 40 escolas da rede pública, com aproximadamente 4.600 alunos envolvidos. O tema do concurso em 2017 foi “O que é ser sustentável, o caminho para a sustentabilidade”.

–– Game Jogue Limpo: o aplicativo para celulares foi divulgado no site e na página do Jogue Limpo no Facebook.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS O Instituto esteve presente em 19 eventos durante o ano de 2017. Todas as participações foram divulgadas no site e no Facebook.

–– Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Data: 9/3/2017 – Local: Auditório Fecomércio em Curitiba (PR). Apresentação do Diretor-executivo do Instituto Jogue Limpo sobre o sistema de logística reversa de lubrificantes no Paraná.

–– Stand Operação Reciclar. Data: 3/4/2017 – Local: Expocenter Norte – São Paulo (SP). O Instituto Jogue Limpo foi um dos parceiros no projeto Operação Reciclar que ocorreu de 3 a 7 de abril, no Expo Center Norte, dentro da Feiplastic.

–– Feilub 2017 – 2ª Feira dos Produtores de Lubrificantes. Data: 25/4/2017 – Local: Pro Magno Centro de Eventos – São Paulo (SP). O estande do Jogue Limpo apresentou o sistema de logística reversa de lubrificantes pioneiro no Brasil, seus associados, as vantagens da reciclagem deste material e sua área de abrangência.

–– Painel II – Logística Reversa de Resíduos Sólidos. Data: 25/4/2017 – Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), São Paulo (SP). Na segunda edição do Simpósio Internacional de Resíduos de Serviços de Saúde (SIRSS), o Instituto apresentou o sistema de logística reversa de lubrificantes.

–– Evento para Revendedores 2017. Data: 4/5/2017 – Local: Actuall Hall Contagem (MG). O Jogue Limpo estava presente disponibilizando o cadastro gratuito no sistema de logística reversa de lubrificantes.

EVENTOS COM A PRESENÇA DO INSTITUTO JOGUE LIMPO

19

38 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 39: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

–– Palestra do Jogue Limpo: “Contextualização do gerenciamento de embalagens plásticas de óleos lubrificantes pós-consumo”. Data: 18/5/2017 – Local: São Paulo (SP). A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha realizou uma rodada de palestras, promovida por sua Comissão de Sustentabilidade, acerca do tema logística reversa de embalagens usadas de lubrificantes.

–– 8ª Fateclog 2017 – O maior Congresso de Logística do Brasil. Data: 26/5/2017 – Local: Fatec Zona Leste – São Paulo (SP). O Jogue Limpo esteve presente com o Caminhão, demonstrando a operação de recebimento das embalagens de lubrificantes.

–– Curso de logística da Fatec Carapicuíba (evento Fatec Sustentabilidade): Data: 2/6/2017 – Local: Faculdade Fatec Carapicuíba (SP). Alunos da Fatec Carapicuíba comemoraram a semana do meio ambiente com um projeto voltado para 150 crianças do 5º ano da escola estadual. Distribuíram sabão feito com óleo de cozinha e o material de educação ambiental do Instituto Jogue Limpo.

–– Semana do Meio Ambiente 2017. Data: 5/6/2017 – Local: Fábrica da Cosan – Ilha do Governador (RJ). Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Moove apresentou em estandes palestras de sete empresas parceiras que realizam reciclagem e tratamento dos resíduos da produção.

–– Grupo Longana e Jogue Limpo participam do dia do Meio Ambiente. Data: 6/6/2017 – Local: Praça do Povo em João Monlevade (MG). O grupo Longana e o Jogue Limpo demonstraram os projetos que apoiam na cidade como o Ecoponto Longana, os PEVs Jogue Limpo e o Pneu Certo.

39REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 40: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

–– Jogue Limpo vence a categoria Responsabilidade Social – Data: 8/6/2017 – Local: São Paulo (SP). Marcelle Azeredo, do Instituto Jogue Limpo, com o paper “Logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas”, foi a grande vencedora na categoria Responsabilidade Social.

–– Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado com plantio de árvores nativas. Data: 21/6/2017 –Local: Tamboara (PR). A Prefeitura Municipal de Tamboara, em conjunto com o Instituto Jogue Limpo, realizou o plantio de 700 árvores nativas.

–– Sustentabilidade, Vamos Pensar Sobre Isso? Data: 22/6/2017 – Local: Centrais Jogue Limpo. Neste ano, o Jogue Limpo propôs aos alunos participantes do seu 5º concurso de redação uma reflexão sobre “O que é ser sustentável, o caminho para a sustentabilidade”.

–– Principal evento da América Latina no mercado de combustíveis e lubrificantes. Data: 15/8/2017 – Local: Expo São Paulo (SP). A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. O Instituto Jogue Limpo esteve presente com um estande onde recebeu revendedores, colaboradores e geradores interessados no sistema de logística reversa de lubrificantes.

–– VI Encontro de Revendedores do Centro Oeste. Data: 31/8/2017 – Local: Brasília (DF). O Instituto Jogue Limpo esteve presente no VI Encontro de Revendedores de Combustíveis do Centro-Oeste, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 em Brasília (DF). Trata-se de um encontro voltado para os revendedores, onde o foco é informação e interatividade entre prestadores de serviços e clientes.

–– Feira de Ciências na Escola Municipal Sebastião Ferreira de Oliveira. Data: 2/9/2017 – Local: Betim (MG). O Instituto Jogue Limpo apoiou a Feira de Ciências realizada em setembro na Escola Municipal Sebastião Ferreira de Oliveira (Betim/MG). O tema foi “Água e Sustentabilidade” e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre alunos e comunidade.

–– Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste: Autonor. Data: 13/9/2017 - Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda (PE). O Jogue Limpo esteve presente em dois locais da feira: na arena de sustentabilidade, com foco no reaproveitamento de recursos e na Oficina do Futuro, com a logística reversa de embalagens fazendo parte dessa visão de futuro.

–– “O meio ambiente e a inclusão social, focando na sustentabilidade.” Data: 21/9/2017 – Local: Paiçandu (PR). Em comemoração ao dia da árvore, foram plantadas 400 mudas no sítio São João, localizado na rodovia PR 323, entre o centro do município de Paiçandu e o distrito de Água Boa. O evento foi promovido pela prefeitura do município de Paiçandu, Celus Ambiental e Instituto Jogue Limpo, com apoio do Projeto Ecosolidariedade.

–– Waste Expo Brasil. Data: 21-23/11/2017 - Local: São Paulo (SP). A única feira no país focada exclusivamente na gestão dos resíduos sólidos, reciclagem, tratamento de sucata e geração de energia através dos resíduos. Contou com palestra do Instituto Jogue Limpo ministrada por Ezio Antunes, com o tema “Embalagens plásticas de óleo lubrificante”.

40 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 41: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

SISTEMA DE CONTROLE INFORMATIZADO

–– Disponibilização de todas as informações do sistema: com pleno acesso aos órgãos ambientais federal, estaduais e municipais via acesso por senha específica.

–– Mais de 459.888 acessos ao website Jogue Limpo ao longo de 2017: para atendimento das mais diversas necessidades – consultas, downloads, operacionais etc.

–– Download da Agenda Ambiental: 64 professores, 118 alunos. –– Coletas registradas em tempo real no sistema, através de conexões dos caminhões utilizando tecnologias Wi-Fi, 3G, 4G etc.

–– Download de materiais digitais: com o intuito de reduzir drasticamente a geração de itens de educação ambiental utilizando papel, o website do Jogue Limpo desenvolve novas ferramentas eletrônicas que possibilitem aos usuários realizar downloads dos materiais que necessitem.

ACESSOS AO WEbSITE JOGUE LIMPO

459.888

41REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 42: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

PRESENÇA NAS REDES SOCIAISEm 2017, a participação do Jogue Limpo no Facebook (https://www.facebook.com/institutojoguelimpo) alcançou 8.122 seguidores e obteve 8.173 curtidas.

Os 10 princípios do Pacto Global foram divulgados na página do Instituto no Facebook, como forma de divulgar a participação e para atrair novos participantes, mostrando uma consciência para as questões de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em 2017, o Instituto Jogue Limpo também passou a participar do Instagram e do LinkedIn.

SEGUIDORES TEM A PÁGINA DO JOGUE LIMPO NO FACEbOOK

8.122

PERFIL DOS SEGUIDORES NO FACEBOOK

INFORMAÇÃO DA INTERATIVIDADE COM OS SEGUIDORES:

42 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 43: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

VEICULAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO

–– Veiculação de newsletter bimensal para público específico, com mais de 700 inscritos.

–– Comunicação itinerante, com mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados no ano, divulgando o Jogue Limpo, através dos 60 caminhões identificados com a marca, que circulam pelas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste.

–– Comunicação do Pacto Global e da campanha Acidente Zero de Trabalho: presentes em todas as centrais.

CONSCIENTIZAÇÃO DOS REVENDEDORES RETALHISTAS, ATACADISTAS E TRRS

–– Divulgação do sistema: os sindicatos de classe das atividades copartícipes do Acordo Setorial têm se empenhado na divulgação do sistema e na produção de matérias sobre o assunto em suas revistas de comunicação aos associados.

–– Publicação de 12 anúncios em diversos meios de comunicação (jornais e revistas) do segmento, além de aumentar o foco em mídia de web com 8 aparições;

–– Atuação em 18 eventos em 2017, divulgando o sistema e as obrigações do Acordo Setorial.

Jogue Limpo participa de eventos para divulgar as obrigações do Acordo

Setorial.

43REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 44: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

TREINAMENTO NAS CENTRAIS

–– Todas as centrais receberam a mesma apresentação padrão do Jogue Limpo para realizar os treinamentos anticorrupção e de acidente zero de trabalho (direção defensiva) para aplicar com seus respectivos funcionários.

–– Lista de presença: é obrigação da central passar a lista de presença para certificar que toda equipe foi treinada. Todos devem tirar fotos do treinamento e enviar para o Jogue Limpo.

–– Políticas anticorrupção: todas as centrais assinam um termo de Compromisso – Política Anticorrupção e Antissuborno.

ANÚNCIOS –– Diário do Posto (Sindicomb/Sindicato de Postos do Rio): quatro anúncios (março, outubro – novembro e dezembro) direcionados para donos de postos e concessionárias de veículos.

–– Combustíveis e Conveniência (revista da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes). Dois anúncios (março e maio) com objetivo de divulgar os telefones das centrais (http://www.fecombustiveis.org.br/revista/).

–– Revista Minaspetro: Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de petróleo no Estado de Minas Gerais. Cinco anúncios (fevereiro, junho, agosto, setembro e outubro) com objetivo de divulgar os telefones das centrais (http://minaspetro.com.br/noticias/revista-minaspetro/.)

–– Revista Sindilub (Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes): janeiro/fevereiro e março/abril, dois anúncios. (http://www.sindilub.org.br/downloads/01-07.pdf e http://www.sindilub.org.br/downloads/02-07.pdf.)

–– Lubes em Foco

ANÚNCIOS EM REVISTAS DIVULGARAM O SISTEMA DE LOGÍSITICA REVERSA DO INSTITUTO JOGUE LIMPO

2017EM

44 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 45: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

NOTÍCIAS NO SITE DO SINDICOM (SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS E DE LUBRIFICANTES)

–– “Jogue Limpo: Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, em janeiro de 2017. (https://sindicato.sindicom.com.br/#ler_noticia.asp?idNoticia=985&targetElement=leftpart)

–– “Logística reversa: Jogue Limpo: Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)” (https://sindicato.sindicom.com.br/#conteudo.asp?conteudo=126&id_pai=104&targetElement=leftpart)

–– “Sustentabilidade: óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC)” (https://sindicato.sindicom.com.br/#conteudo.asp?conteudo=97&id_pai=104&targetElement=leftpart.)

NEWSLETTER SINDICOM

–– “Sindicom, Simepetro e Instituto Jogue Limpo renovam termo de compromisso com o estado de São Paulo” (https://us3.campaign-archive.com/?u=dba1fe85569499ed6cb8c5d8a&id= 4724999462&e=842149d684)

–– Newsletter Sindicom no site do Jogue Limpo (https://www.joguelimpo.org.br/institucional/comunicacao.php)

ANUÁRIO SINDICOM

–– “Logística Reversa – Jogue Limpo” (pág. 99; https://somosplural.com.br/wp-content/uploads/2018/01/anuario_ sindicom_2017 .pdf)

BALANÇO SINDICOM (REFERÊNCIA 2016 – PUBLICADO EM 2017)

–– “Sindicom, Simepetro e Instituto Jogue Limpo renovam termo de compromisso com o estado de São Paulo” (pág. 12; https://sindicato.sindicom.com.br/download/Balanco_Sindicom_2016_final.pdf)

NOTÍCIAS NO SITE DO SIMEPETRO (SINDICATO INTERESTA-DUAL DAS INDÚSTRIAS MISTURADORAS E ENVASILHADO-RAS DE PRODUTOS DERIVADOS DE PETRÓLEO)

–– Matéria do Jogue Limpo (http://www.simepetro.com.br/noticias/jogue-limpo/)

–– Divulgação no site do Simepetro da participação do Jogue Limpo na 2ª Feilub (http://www.simepetro.com.br/palestras/).

REPORTAGENS ESPECIAIS SOBRE O JOGUE LIMPO

45REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 46: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

RELATÓRIO ANUAL DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS – FE-COMBUSTÍVEIS (FEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES)

–– Resumo da atividade de logística reversa do Jogue Limpo, pág. 69; “Sem acordo - Instalação dos PEVs pelo Instituto Jogue Limpo para coleta de Lubrificante continua sem definição em 2016” (reportagem), pág. 74 e 75.

NOTÍCIAS NA REVISTA SINDILUB (SINDICATO INTERESTADUAL DO COMÉRCIO DE LUBRIFICANTES)

–– Reportagem (janeiro/fevereiro) “Ponto de Entrega Voluntária ou ponto de discórdia?” (http://www.sindilub.org.br/downloads/01-07.pdf)

–– Reportagem (setembro/outubro) – “Logística reversa de embalagens plásticas usadas” (http://www.sindilub.org.br/downloads/05-07.pdf)

REVISTA MINASPETRO (SINDICATO DO COMÉRCIO VARE-JISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE MINAS GERAIS)

–– Reportagem do Jogue Limpo: “Tendências do mercado” (http://minaspetro.com.br/revista/no-94/)

46 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 47: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

JOGUE LIMPO NO SITE DAS ASSOCIADAS

IPIRANGA

–– http://www.ipiranga.com.br/wps/portal/ipiranga/aempresa/sustentabilidade

SHELL

–– http://www.shell.com.br/sustentabilidade/meio-ambiente.html

CASTROL

–– http://www.castrol.com/pt_br/brazil/about-us/jogue-limpo.html

OUTRAS REPORTAGENS

–– Site da Agência Alagoas – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Janeiro de 2017: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/13212-semarh-inicia-campanha-para-descarte-correto-de-embalagens-de-lubrificantes e http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/13249-semarh-orienta-populacao-sobre-descarte-de-embalagens

–– Site da Agência Alagoas – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Fevereiro de 2017: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/13829-orgaos-se unem-para-garantir-destinacao-correta-de-embalagens-de-lubrificantes

–– Diário do Posto (Sindicomb/Sindicato de Postos do Rio);

REPORTAGEM (MARÇO/2017): “PONTOS DE ENTREGA: ME-NOS DISPERSÃO”; REPORTAGEM (DEZEMBRO/2017): “TODAS AS METAS ALCANÇADAS EM 2017”.

–– “Painel discute logística reversa com representantes do MMA, CNC, Instituto Jogue Limpo e Sindirrefino”. Fonte: Renato Vaisbih, em 23/1/2017 (http://www.joguelimpo.org.br/arquivos/noticias/nt_j017_3.pdf).

–– “A Moove é associada do Instituto Jogue Limpo para apoiar a reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas”– reportagem, agosto de 2017 (http://cosan.com.br/pt-br/imprensa/releases/a-moove-associada-do-instituto-jogue-limpo-para-apoiar-a-reciclagem-de-embalagens).

–– “Jogue Limpo chega a Maceió com novo sistema de coleta” (reportagem de Renato Vaisbih, em 20/1/2017: https://www.joguelimpo.org.br/institucional/comunicacao.php)

47REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 48: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

PETROBRAS

–– http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/lubrificantes

SINDICOM

–– http://www.sindicom.com.br/#conteudo.asp?conteudo=97&id_pai=104&t argetelement=leftpart

YPF

–– http://ypf.com.br/sobre-a-ypf/

TEXSA

–– http://texsadobrasil.com.br/links.php INCOL-LUB

–– www.incollub.com.br REPSOL

–– https://www.repsol.com/br_pt/lubrificantes/por-que-escolher-lubrificantesrepsol/default.aspx; https://www.repsol.com/br_pt/quem-somos/jogue-limpo/

COSAN

–– http://54.232.116.169/pt-br/negocios/energia/cosan-lubrificantes

TOTAL

–– www.totalbr.com.br

PETROL

–– http://www.petrol.com.br/empresa VALVOLINE

–– http://www.valvoline.com.br/

CHEVRON

–– https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/default.aspx

PAX

–– http://www.paxlub.com.br/instituto-jogue-limpo/

48 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 49: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

FECOMBUSTÍVEIS –– http://www.fecombustiveis.org.br/meio-ambiente/programa-jogue-limpo/

MINASPETRO

–– http://minaspetro.com.br/a-minaspetro/; em “Fornecedores”, lateral direita

SINDTRR

–– http://www.sindtrr.com.br/ RECAP

–– http://www.recap.com.br/ecotroca/

RESAN – A HISTÓRIA DA FAMÍLIA LUBIS

–– http://www.resan.com.br/cartilhas/ SIMEPETRO

–– http://www.simepetro.com.br/noticias/jogue-limpo/

ENTREVISTA EXCLUSIVA SOBRE LOGÍSTICA REVERSA (MAIO DE 2017)

–– Reportagem: “Ações educativas alertam sobre o descarte das embalagens de óleo de motor de veículos”. (http://g1.globo.com/al/alagoas/altv-1edicao/videos/t/edicoes/v/acoes-educativas-alertam-sobre-o-descarte-das-embalagens-de-oleo-de-motor-de-veiculos/5565392/)

JOGUE LIMPO NO SITE DE PARCEIROS

VÍDEOS

49REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 50: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

SOBRE O RELATÓRIO

6

NESTE CAPÍTULOREFERÊNCIA ÀS DIRETRIZES GRI STANDARDS, PACTO GLObAL E ODS 51

50 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 51: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Esta publicação faz referência às diretrizes

GRI Standards, ao Pacto Global e aos ODS.

O Relatório Anual de Desempenho 2017 do Instituto Jogue Limpo resume as principais informações relativas às operações do sistema Jogue Limpo no referido ano, o que inclui dados quantitativos sobre suas atividades, destaques no relacionamento com todos os integran-tes do sistema e as iniciativas de comunicação com a sociedade. As informações financeiras incluídas referem-se unicamente ao Instituto Jogue Limpo. Não houve reformulação de dados publicados em relató-rios anteriores. Exceto quando especificado, os dados do Relatório engl.bam o período entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2017. Dúvidas, comentários e sugestões sobre o documento serão recebidas pelo e-mail [email protected]. O conteúdo segue as orienta-ções das diretrizes GRI Standards, na opção Essencial, sem verificação externa. GRI 102-45, 102-46, 102-48, 102-50, 102-52, 102-53, 102-54, 102-56

REFERÊNCIA ÀS DIRETRIZES GRI STANDARDS, PACTO GLOBAL E ODS GRI 102-55

Referência às diretrizes GRI Standards PáginaObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

GRI 102-1Este material faz referência ao GRI 102-1 Nome da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

6, 7  

GRI 102-2Este material faz referência ao GRI 102-2 Prin-cipais marcas, produtos e serviços da Série 102. Discursos gerais 2017.

6  

GRI 102-3Este material faz referência ao GRI 102-3 Lo-calização da sede da organização da Série .102. Discursos gerais 2017.

6  

GRI 102-4Este material faz referência ao GRI 102-4 Loca-lização das operações da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

6, 20  

GRI 102-5Este material faz referência ao GRI 102-5 Natu-reza da propriedade e forma jurídica da organiza-ção da Série 102. Discursos gerais 2017.

10  

51REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 52: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Referência às diretrizes GRI Standards PáginaObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

GRI 102-6Este material faz referência ao GRI 102-6 Mer-cados em que a organização atua da Série 102. Discursos gerais 2017.

20  

GRI 102-7Este material faz referência ao GRI 102-7 Porte da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

6, 18  

GRI 102-8Este material faz referência ao GRI 102-8 Infor-mações sobre funcionários e outros trabalhado-res da Série 102. Discursos gerais 2017.

18 8

GRI 102-9Este material faz referência ao GRI 102-9 Cadeia de fornecedores da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

13  

GRI 102-10

Este material faz referência ao GRI 102-10 Mu-danças significativas ocorridas na organização e na sua cadeia de fornecedores da Série 102. Discursos gerais 2017.

6  

GRI 102-11Este material faz referência ao GRI 102-11 Como a organização adota – abordagem do princípio da precaução da Série 102. Discursos gerais 2017.

13  

GRI 102-12Este material faz referência ao GRI 102-12 Ini-ciativas externas da Série 102. Discursos gerais 2017.

15  

GRI 102-13Este material faz referência ao GRI 102-13 Parti-cipação em associações da Série 102. Discursos gerAis 2017.

15  

GRI 102-14Este materEal faz referênciaa ao GRI 102-14 Declaração do principal tomador de decisão da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

4, 9  

GRI 102-16

Este material faz referência ao GRI 102-16 Va-lores, princípios, padrões e normas de compor-tamento da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

4 16

GRI 102-18Este material faz referência ao GRI 102-18 Estrutura de governança da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

16, 17  

GRI 102-40Este material faz referência ao GRI 102-40 Lista de grupos de stakeholders da organização da Série 102. Discursos gerais 2017.

11  

52 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 53: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Referência às diretrizes GRI Standards PáginaObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

GRI 102-42

Este material faz referência ao GRI 102-42 Base usada para identificação e seleção de stakehol-ders para engajamento da Série 102. Discursos gerais 2017.

11  

GRI 102-43

Este material faz referência ao GRI 102-43 Abor-dagem adotada pela organização para engajar stakeholders da Série 102. Discursos gerais 2017.

10, 36  

GRI 102-44

Este material faz referência ao GRI 102-44 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders da Série 102. Discursos gerais 2017.

10  

GRI 102-45Este material faz referência ao GRI 102-45 Todas as entidades incluídas nas demonstrações financeiras da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-46

Este material faz referência ao GRI 102-46 Processo adotado para definir o conteúdo do relatório e os limites dos aspectos da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-47Este material faz referência ao GRI 102-47 Lista dos tópicos materiais da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-48

Este material faz referência ao GRI 102-48 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-49Este material faz referência ao GRI 102-49 Mu-danças em relação aos relatórios anteriores da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-50Este material faz referência ao GRI 102-50 Perí-odo coberto pelo relatório da Série 102. Discur-sos gerais 2017.

51  

GRI 102-51Este material faz referência ao GRI 102-51 Data do relatório anterior mais recente da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-52Este material faz referência ao GRI 102-52 Ciclo de emissão de relatórios da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

53REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 54: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

Referência às diretrizes GRI Standards PáginaObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

GRI 102-53102-53 Este material faz referência ao GRI 102-53 Ponto de contato para perguntas sobre o relatório da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-54Este material faz referência ao GRI 102-54 Opção de acordo com o GRI Standards da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-55Este material faz referência ao GRI 102-55 Su-mário de conteúdo GRI da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 102-56Este material faz referência ao GRI 102-56 Verifi-cação externa da Série 102. Discursos gerais 2017.

51  

GRI 301-2Este material faz referência ao GRI 301-2 Mate-riais usados provenientes de reciclagem da Série 301. Materiais 2017.

23 8, 12

GRI 305-5Este material faz referência ao GRI 305-5 Redu-ção de emissões de GHG da Série 305. Emissões 2017.

24 13, 14, 15

GRI 306-2Este material faz referência ao GRI 306-2 Resí-duos, discriminado por tipo e método de disposi-ção da Série 306. Efluentes e resíduos 2017.

24 3, 6, 12

GRI 403-2

Este material faz referência ao GRI 403-2 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos rela-cionados ao trabalho, discriminados por região e gênero da Série 403. Saúde e segurança ocupa-cional 2017.

18 3, 8

54 INSTITUTO JOGUE LIMPO

Page 55: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial

CRÉDITOSCOORDENAÇÃO GERALInstituto Jogue limpo

REDAÇÃO, EDIÇÃO, PROJETO GRÁFICO E CONSULTORIA GRI Report Sustentabilidade

55REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA – bASE LEGAL

Page 56: RELATÓRIO ANUAL DE DESEMPENHO 2017 · Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto representa seus 32 associados para fazer cumprir as obrigações assumidas no Acordo Setorial