relatório social - pinheiro neto advogados - default · 2015-08-20 · relatório social “É...

19
Relatório Social

Upload: lamduong

Post on 10-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

RelatórioSocial

“É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo a que pertencemos.”J. M. Pinheiro Neto

Page 2: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

4 Apresentação

5 Pro bono

19 Investimento Social

29 Responsabilidade Socioambiental

32 Demonstrativos de Investimentos

34 Expediente

Sumário

COMPARTILHAR CONHECIMENTO FAZ PARTE

DA MISSÃO DE PINHEIRO NETO ADVOGADOS

Page 3: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Estar no MundoÉ com satisfação que distribuímos nosso terceiro relatório de atividades sociais. Não só porque ele reafirma o compromisso filantrópico de nossa banca, mas também porque nos faz refletir sobre aspectos de nossa postura institucional que compõem o nosso “estar no mundo”.

Em termos de investimento social, fechamos o biênio 2012-2013 com quase R$ 7 milhões, destinados a 22 organizações sociais. A quantia resultou em cerca de 55 mil pessoas diretamente beneficiadas e outras 165 mil atingidas de forma indireta. A maioria são crianças e jovens de famílias com poucas oportunidades. Mais uma vez, a maior parte desse volume de recursos (42%) foi para a educação.

Ao mesmo tempo, o pro bono — a assistência legal gratuita do escritório — auxiliou 28 organizações sociais. E essas horas e horas de dedicação dos advogados foram remuneradas, como se eles estivessem atendendo a qualquer um de nossos clientes. Ou seja, o pro bono no Pinheiro Neto Advogados é institucional e implementado por um sistema que envolve compensação financeira ao associado, em vigor desde 2010.

Em paralelo, nosso capital humano demonstrou que, individualmente, também almeja uma sociedade mais justa e igualitária e, por isso, foi a campo em ações voluntárias. A participação de Pinheiro Neto para concretizar o voluntariado corporativo consiste em organizar as iniciativas e dar suporte para que essa força se manifeste.

No âmbito interno, ampliamos o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, com a criação da pioneira Escola de Formação Pinheiro Neto, em 2012. Também continuamos a aprimorar talentos, subsidiando palestras e cursos em diferentes instituições de ensino, e avançamos nos temas de equidade e diversidade.

A neutralização de gases causadores de efeito estufa gerados por nossas atividades — e que promovemos desde 2007 — ganhou um sistema de medição personalizado. Ele acompanha as emissões periódicas, formula um inventário anual e fixa metas para melhorarmos nossa “pegada verde”.

Enumerar esses dados, ao longo do preparo desta publicação, deixou-nos honrados, mas, proporcionalmente, conscientes da responsabilidade de ampliar e multiplicar impactos cada vez mais transformadores.

Boa leitura!

Alexandre Bertoldi Sócio gestor

Comissão de Responsabilidade Social Sérgio Pinheiro Marçal – sócio da área contenciosa José Carlos Junqueira S. Meirelles – sócio da área empresarial Marcelo Roncaglia – sócio da área tributária Rodrigo Persone P. Camargo – sócio da área contenciosa

Pro Bono

4 Apresentação

Page 4: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

ABC Trust Brasil Ação Comunitária do Brasil Amani Institute Associação Águas Claras do Rio Pinheiros Associação Comunitária Monte Azul Associação Curso Vencedor Associação Parceiros da Educação – Rio de Janeiro Associação Saúde Criança São Paulo Associazione Azione Per Famiglie Nuove Bandeirantes Rugby Club Casa de Apoio da Pastoral de Saúde da Granja Viana Casa Transitória de Brasília Centro Acadêmico 22 de Agosto Centro Educacional Assistencial Profissionalizante - Pedreira Fundação Faculdade de Medicina Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Instituto Bcause Instituto More Instituto Tellus Instituto Verdescola Mission to Seafarers Mocaph (Movimento Comunitário de Assistência e Promoção Humana) Moradia Associação Civil – Casas Taiguara Movimento LiveWright Street Child United Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer United Way Brasil Universidade de Chicago – Bolsa Nelson P. Germanos

BENEFICIADOS PRO BONO 2012-2013

Para o bem público Pro bono é uma expressão latina que significa “para o bem”. Na advocacia, representa a prestação de serviços jurídicos sem custos para quem não consegue arcar com o valor de honorários.

Em Pinheiro Neto Advogados (PNA) pro bono é uma engrenagem virtuosa: de graça para quem recebe, remunerada para quem atua. Desde 2010, o escritório faz uso de um sistema de pagamento para os advogados associados que se dedicam ao pro bono, como se estivessem alocando seu tempo para qualquer outro cliente. Em PNA, pro bono não se confunde com voluntariado; é uma atividade institucional.

Os advogados entram com seu talento e experiência para solucionar pendências de organizações sociais que já fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros todos os dias. Os casos são triados, escolhidos e encaminhados internamente pela Comissão de Responsabilidade Social.

No biênio 2012-2013, o escritório fez pro bono para 28 organizações sociais (leia lista na página ao lado). Especialistas das três sedes se envolveram com ações do gênero. As principais estavam relacionadas a revisão ou elaboração de contratos e estatutos, constituição de novas instituições, análise de aspectos fiscais e obtenção de isenções tributárias. Além disso, os gestores das ONGs beneficiadas também receberam orientações em diversas questões legais.

Por isso PNA recebeu em 2012 e em 2013 o Pro Bono Leading Lights, prêmio da publicação especializada Latin Lawyer e do The Vance Center, que reconhecem o elevado comprometimento com temas sociais de escritórios de advocacia. Engajar ainda um número maior de profissionais de PNA no pro bono é o principal desafio da banca para o próximo biênio. A seguir, sete casos ilustram a atuação nessa frente de trabalho.

No Brasil, a advocacia pro bono já é exercida em várias cidades, embora a atividade ainda não seja regulamentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados nem esteja prevista em seu Código de Ética.

É fundamental que não se confunda pro bono com a assistência prestada pelos defensores públicos. O defensor assegura ao cidadão, com renda familiar de até três salários mínimos, representação no âmbito do Poder Judiciário. Qualquer amparo legal que uma pessoa ou instituição precise para ser representada em outras esferas de Poder deve contar com os serviços de um advogado.

Na América Latina, a atividade é incentivada no Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Os Estados Unidos estimulam historicamente o pro bono, que conta com regras específicas em vários estados. Lá, a American Bar Association – órgão semelhante à OAB – orienta os profissionais a dedicarem pelo menos 50 horas por ano em demandas sem custo para os clientes que precisam de ajuda.

Atividade amplia o amparo legal

6 Pro Bono 7

Page 5: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Advogados de PNA ajudaram a trazer ao país da Copa do Mundo 2014 meninos e meninas que já viveram em ruas de várias partes do planeta. Mas esses garotos não vieram assistir ao grandioso confronto de seleções de futebol. Na verdade, em março de 2014, agrupados em mais de 20 equipes, participaram de uma competição, o Street Child World Cup, na cidade do Rio de Janeiro. Ela visa chamar a atenção do público para os direitos das crianças que não têm casa nem cuidados.

Esse torneio esportivo juvenil acontece desde 2010 nas nações que sediam a Copa do Mundo de Futebol. O evento é promovido pelo Street Child United, um movimento global, associado à organização Save The Children, baseada em Londres, e que agrega 20 países. A ONG cobra medidas governamentais para o problema dos milhões de crianças em situação de rua, que ficam vulneráveis à violência, ao abuso, à exploração sexual, ao consumo de álcool e drogas, e não têm voz nem direitos garantidos.

Street Child World Cupfutebol pelos direitos das crianças

“FOI UM PRAZER CONTAR COM UMA EQUIPE QUE PÔS

A NOSSA ORGANIZAÇÃO EM SEUS CORAÇÕES”

Joe Hewitt, diretor do escritório brasileiro da Street Child World Cup

Com a tradução para Campeões da Rua 2014 – Crianças Unidas para Virar o Jogo, o campeonato aconteceu durante dez dias, no Espaço Lonier, onde os times ficaram hospedados, no bairro carioca de Vargem Pequena. Participaram 230 adolescentes, de 14 a 17 anos, de 19 países, incluindo o Brasil, que contou com 15 meninos do Ceará e 15 meninas do Rio. Para que as equipes pudessem aportar em terras brasileiras, 14 advogados da sede carioca de PNA se dedicaram a mais de 300 horas de pro bono, a maior parte delas durante o ano de 2013. A missão abarcava apoiar a obtenção de vistos de entrada no país, revisar contratos com patrocinador e apoiador, registrar a marca do torneio e a constituição formal da Associação das Crianças de Rua Unidas — versão nacional da Street Child United —, que ganhou ainda um estudo de possíveis incentivos tributários.

O trabalho para a concessão de 198 vistos foi o mais complexo. Sem essa formalidade, a maioria dos participantes não teria conseguido vir ao torneio. Os trâmites envolveram consulados e embaixadas brasileiras em 13 países, além do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. “O fato de todas as equipes terem conseguido viajar foi um sucesso inacreditável, quando consideramos todos os obstáculos que ex-crianças de rua enfrentam com documentos”, relata Karin Joseph, gerente de participação internacional da Street Child World Cup. “Não sei como teria sido possível sem o apoio do Pinheiro Neto. Eles nos responderam a todo tempo e até mesmo em feriados.” Na passagem pelo país, os jogadores também participaram de um festival de artes e de uma conferência pelos direitos da criança em situação de rua, visitaram a Favela do Vidigal e o Cristo Redentor, além de realizarem um ato simbólico no local do Massacre da Candelária. Um grupo visitou a sede de PNA no Rio e confraternizou com os profissionais.

8 Pro Bono 9

Page 6: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

MARCELO VALENÇA COM SUA EQUIPE NO INSTITUTO TELLUS: CONCEPÇÃO DE EMPRESA DO SETOR 2,5 QUE

ATUA PARA UM ESTADO MAIS EFICIENTE

1110 Pro Bono

Page 7: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Concebido por pesquisadores das universidades de Harvard e de George Washington e com sedes nos Estados Unidos e no Quênia, o Amani Institute acaba de ser constituído no Brasil. Seu foco é preparar graduandos ou pós-graduandos como líderes empreendedores, capazes de enfrentar os desafios do século 21 e de criar soluções inovadoras e de grande impacto.

Por meio de uma imersão no tema negócios e de vivências práticas no território africano do Quênia, os estudantes do Amani trabalham valores como visão, coragem, empatia e disposição. Entre 2012 e 2013, 81 alunos, de 24 países, foram beneficiados pela vigorosa formação cidadã da instituição, que conta com o apoio financeiro e a parceria de universidades e fundações de ponta, além da Ashoka, tradicional fomentadora de empreendedores sociais no mundo. Ao ajudar o instituto a operar aqui, PNA estabeleceu a ponte para que nosso país passe a integrar esse circuito. A partir de 2015, o Brasil sediará, por exemplo, um curso de pós-graduação em gestão de inovação social e empreendedorismo, a ser ministrado por professores do Amani na capital paulista.

Amani Instituteformação de líderes inovadores do século 21

A atuação prática dos advogados de PNA começou em 2013, com orientação sobre modelos societários e associativos (fundação, instituto, associação, título de Oscip) e apresentação de estruturas possíveis para a capitalização do instituto e de aspectos fiscais, como imunidade tributária ou isenção, além da discussão de documentos constitutivos, como estatuto e certidões. Optou-se por criar o Amani como associação.

“Essa foi a minha melhor experiência com advogados”, conta Ilaina Rabbat, cofundadora e diretora executiva do Amani Institute. “O pessoal do PNA respondeu a todas as nossas perguntas. Deram-nos uma grande quantidade de informações e apresentaram prós e contras. Foi um trabalho surpreendente.”

“MINHA MELHOR EXPERIÊNCIA COM ADVOGADOS”

Ilaina Rabbat, cofundadora

12 Pro Bono 13

Page 8: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Tuccanos bastidores da cura

Pode soar estranho à primeira vista, mas é com música que a Tucca — Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer mantém boa parte dos 5 mil atendimentos anuais a meninos e meninas, de famílias de baixa renda, em um hospital da zona leste paulistana. Nos bastidores desse espetáculo solidário, atuam associados de PNA.

Duas iniciativas compõem o Projeto Tucca Música pela Cura, concebido pela ONG. A Série Tucca de Concertos Internacionais traz celebrados artistas da música clássica para se apresentar na prestigiada Sala São Paulo, na capital paulista. A versão infantil, Série Tucca Aprendiz de Maestro, promove adaptações de balés, óperas e textos teatrais.

Como todas as apresentações estão inscritas em leis de incentivo à cultura, a bilheteria destina-se totalmente ao tratamento das crianças. “Raras são as ocasiões em que arte e educação se unem assim, de forma tão exemplar, a uma ação social”, observa Cassio Scapin, ator e diretor artístico do Aprendiz de Maestro.

No último biênio, os advogados de PNA prestaram assessoria em 40 contratos. A papelada produzida e conferida por eles tratava do escopo do serviço, preço, forma de pagamento, propriedade intelectual e obrigações acessórias de músicos, diretores artísticos e de produção e consultor musical. “Contar com o conhecimento e a ampla experiência do Pinheiro Neto nos ajuda a obter melhores condições na celebração dos contratos”, avalia Eliana Cardinali Sardenberg, assessora executiva da Tucca.

A organização também foi beneficiada em 2012 em uma consulta jurídica sobre os mecanismos de incentivo fiscal do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e do Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). Em paralelo, o escritório investiu na instituição (leia na página 28), que tem alcançado taxas de cura de câncer infantojuvenil similares aos dos mais bem-sucedidos centros de oncologia pediátrica do mundo.

É como um estigma: as organizações sociais que cuidam dos cidadãos de classes sociais menos favorecidas precisam, invariavelmente, de amparo legal pelo qual não conseguem pagar. Nessa lista está a Associação Saúde Criança São Paulo, que se estabeleceu na capital paulista em 2012. Ela auxilia famílias de crianças pobres, com doenças graves, atendidas pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foi mais uma instituição que buscou o apoio pro bono de PNA recentemente.

A filosofia da Saúde Criança nasceu no Rio de Janeiro, no início da década de 1990, com o trabalho da médica Vera Cordeiro. Ela identificou que os pequenos pacientes precisam de mais do que tratamento pontual para os males que os arrastam para um hospital. É preciso compreender a saúde de uma forma integrada e prover o bem-estar biopsicossocial de todos os familiares de uma criança doente. Assim, a organização mantém profissionais treinados em locais estratégicos, próximos a casas de saúde que atendem a população de baixa renda, como as Santas Casas. Eles prestam orientação em cinco áreas essenciais: saúde, profissionalização, moradia, educação e cidadania.A unidade de São Paulo é uma franquia social da instituição carioca. Entre as demandas apresentadas à equipe de PNA estava a obtenção de certificações, como Cebas, o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e a isenção de imposto sobre doação no estado de São Paulo. Os associados também reviram e ajustaram o estatuto social vigente para permitir, por exemplo, a emissão de notas fiscais. Os laços dessa parceria estão cada vez mais firmes. A ponto de advogadas da banca visitarem a sede da ONG para ministrar sete palestras gratuitas sobre legislação e cidadania para mães de famílias beneficiadas (leia mais na página 24).

Saúde Criança São Paulocuidado e inclusão social

“O TRABALHO EXECUTADO FOI IMPORTANTE PARA NOS DAR UM

RESPALDO JURÍDICO NO QUAL PODÍAMOS CONFIAR”

Vera Carvalho Oliveira, fundadora da ONG paulistana

1514 Pro Bono

Page 9: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Monte Azulaprendizado eficaz para ser compartilhado

Educação, saúde e cultura: com esses três ingredientes básicos da dignidade humana, a Associação Comunitária Monte Azul auxilia, desde 1979, perto de 5 mil famílias da região do Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo (SP). Em 2013, a instituição passou por um exame de sua situação jurídica, que gerou preocupações, e pediu socorro aos profissionais de PNA.

Um dos pontos mais críticos era a renovação da Cebas (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social), que permite a isenção de alguns impostos, mas tramita de forma morosa nas instâncias governamentais. Enquanto o processo corria, seria necessário manter uma reserva financeira, para o caso de a ONG ter de recolher tributos posteriormente.

O corpo gestor da instituição não reservou essa verba, pois comprometeria a execução dos projetos para a comunidade. Uma opção arriscada, segundo auditores financeiros. Por isso, eles recomendaram que advogados da área ajudassem na avaliação da possibilidade de obtenção do certificado, o que lhes daria fundamento para organizarem melhor o caixa e destinarem recursos às atividades.

“Saí de PNA com uma carta na mão”, relata Valéria Carrilho, gestora administrativa da ONG. “Contra tudo e contra todos, porque até colegas próximos haviam dito que não conseguiríamos. Mas o escritório avaliou que a chance de perdermos a Cebas era mínima e referendou nossa opção.” Em maio de 2014, a certificação foi aprovada. “Voltei a dormir em paz”, suspira, aliviada.

O diagnóstico oferecido por PNA foi tão salutar que a Monte Azul estabeleceu uma dinâmica de consultas aos advogados sobre temas até corriqueiros que ficavam de lado, sem solução à vista. Especialistas do escritório também trabalharam na redefinição do estatuto da organização (ainda em curso) e para regularizar a venda de um veículo automotivo da entidade.

Diante de tantas dúvidas e impasses, nasceu um tutorial sobre certificados para ONGs, que solucionou problemas e facilitou a gestão. “Eles me deram muitos feedbacks e me deixaram segura para seguir. Foram orientações básicas para quem tem conhecimento legal, mas pérolas para quem gere organizações sociais”, destaca Valéria.

Uma série de procedimentos internos continua em revisão. Também está na pauta a aprovação das alterações estatutárias. Mas com a caixa de pendências devidamente organizada, ocorreu à Monte Azul replicar o que aprendeu para outras organizações sociais. “Estamos crescendo por conta desses processos com o escritório e até conseguimos fazer um planejamento. Nele, incluímos a possibilidade de compartilhar tudo o que já aprendemos, nesses anos, por meio de uma nova área, a de consultoria”, prevê a gestora.

Assistência em certificações e documentos em prol do desenvolvimento local

Educação,

SAÚDE e Cultura

Pro Bono16

Page 10: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Universidade de Chicago portas abertas para o MBA

Brasileiros que sonham em frequentar o MBA da Chicago Booth, e não podem arcar com o custo, tiveram sua chance ampliada. PNA colaborou para fortalecer financeiramente a Bolsa Nelson P. Germanos, que, desde 2008, oferece acesso à University of Chicago Booth School of Business, uma das instituições mais conceituadas do mundo.

De 2010 para cá, seis brasileiros já usufruíram dessa bolsa, que também beneficia cidadãos de outras nacionalidades, embora dê preferência aos nascidos aqui. Além de ter de comprovar sua capacidade pessoal, o candidato deve demonstrar atitude exemplar em ética e princípios, tais como empenho em compartilhar conhecimento e interesse por diferentes culturas.

Ela foi criada nos Estados Unidos após o falecimento de Nelson Pitaguari Germanos, brasileiro morto em um acidente de carro em 2005, apenas três anos após ter concluído o MBA naquela tradicional instituição. Em 2012, um grupo de ex-alunos da Chicago Booth, empenhados em aumentar o benefício, esteve na sede paulista de PNA, solicitando orientação legal para uma campanha que angariaria doações no Brasil.

A demanda, portanto, consistia em obedecer à legislação e às normas bancárias do país e garantir transparência à remessa do investimento de mais de cem doadores para o território norte-americano, em conformidade com as leis tributárias vigentes, mas de forma otimizada. Tudo isso respeitando-se também as regras de governança da Universidade de Chicago.

“Sem as soluções de PNA, o montante teria sofrido retenção de impostos no Brasil, diminuindo o benefício aos bolsistas”, avalia Janet Ortega, representante do Global Advisory Board, da Chicago Booth.

Para tanto, os advogados ajudaram a firmar um contrato de parceria entre a universidade e o Instituto Ling, pertencente ao setor educacional e com sede em Porto Alegre (RS). O Ling se tornou o responsável por repassar os valores a Chicago, onde já havia sido criado um endowment (fundo patrimonial), que garantirá longevidade à generosa iniciativa que homenageia Germanos.

ASSESSORIA TRIBUTÁRIA PARA ASSEGURAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE EXECUTIVOS BRASILEIROS, COMO MARCELO MOURÃO SILVEIRA

Investimento Social

18 Pro Bono

Page 11: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

7MILHÕES INVESTIDOSNO BIÊNIO, DO CAIXA E

POR INCENTIVO FISCAL

55.000MAISDE

CERCADE R$

BENEFICIADOS DIRETOS

ALCANCE EM4 ESTADOS

E NO DISTRITO FEDERAL

165 MILE M TO R N O D E

BENEFICIADOS INDIRETOS

22 INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

SERVIÇOSPRO BONO PARA 28

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

421LIVROS E REVISTAS DOADOSÀ CIP - LAR DAS CRIANÇAS

1.693PEÇAS DOADASEM CAMPANHASDO AGASALHO

O último biênioem números

Áreas às quais destinamos nosso

investimento social 2012-2013

DEFESA DE DIREITOSAPOIO À GESTÃO DO 3o SETOR

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

O TRABALHO E CIDADANIA

FORMAÇÃO DE JOVENS P/

ESPORTE E RECREAÇÃO

MEIO

AMBIENTE

ASSIS

TÊN

CIA

SO

CIA

L

SAÚDECULTURA E ARTES

EDUCAÇÃO

20 Investimento Social 21

Page 12: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Educação e novas geraçõesno topo das prioridades

Os cerca de R$ 7 milhões investidos em 2012 e 2013 mantiveram o foco prioritário na área de educação e foram destinados, principalmente, a crianças e jovens de baixa renda em regiões periféricas. A decisão e o acompanhamento da alocação de recursos estão a cargo de sócios, advogados associados, funcionários administrativos e da área financeira que dialogam e seguem preceitos claros para as ações filantrópicas, em uma Comissão e um Conselho de Responsabilidade Social.

Esse entendimento permeia tanto a alocação de recursos diretos do caixa, como o direcionamento de incentivos fiscais, a organização das ações de voluntariado e a adesão a campanhas. Como resultado, está o benefício direto a, pelo menos, 55 mil pessoas, ligadas a 22 organizações sociais. Outras 165 mil, de forma indireta, também colheram os frutos desse empenho.

Os montantes em dinheiro (do caixa ou provenientes de renúncia fiscal) fortaleceram o trabalho de entidades que atuam na ponta, oferecendo, todos os dias, à população mais vulnerável, estudo, tratamentos de saúde, acolhimento, cultura, esportes, em suma, um projeto de futuro. A maior parte das iniciativas acontece em São Paulo, sobretudo na capital, na cidade do Rio de Janeiro, no Distrito Federal, além de municípios no interior de Pernambuco e de Santa Catarina.

O leque de atividades voluntárias está aberto a todos os que desejam doar sua disposição, talento e tempo. Independentemente do cargo que ocupam, quando vão a campo, formam um exército do bem, que encara todo tipo de batalha: mutirões de reforma e pintura, entrega de brinquedos a crianças e adolescentes, palestras de temas jurídicos para famílias de poucos recursos, simulação de processo seletivo para ingresso de jovens no mercado, além de adesões a campanhas de doação de dinheiro, roupas e livros. Os principais descritivos desses desafios estão resumidos nas próximas páginas.

Reforma na Acaji(Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí)

Rolo de pintura, lata de tinta, estopa, martelo, chave de fenda e uma enorme vontade de dar novos ares a um espaço de convivência para crianças e jovens de baixa renda. Assim equipadas, 70 pessoas — entre funcionários de PNA, seus cônjuges e filhos — seguiram num sábado de setembro para a Acaji (Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí), na Capela do Socorro, zona sul da capital paulista.

O ano era 2013, e o grupo entrou no clima de renovação da primavera que se avizinhava. Com o empenho coletivo, as instalações da Acaji foram ganhando pinturas interna e externa e reparos gerais. Ao mesmo tempo, outra parte da turma divertia 40 crianças com contação de histórias, oficinas e brincadeiras. No fim, um lanche, com direito a apresentação musical dos pequenos, selou a confraternização.

PNA convidou a Construtora Compasso, que faz reformas em sua sede paulistana, para participar. Ela doou kits de pintura para o mutirão e seguiu com os reparos por mais 15 dias, passando por banheiros, copa, cozinha e salas de aula. “O ambiente azulejado e limpo se tornou mais agradável. E o impacto estético e a melhoria da iluminação das salas também ajudam no aprendizado”, avalia o engenheiro Robson Gomes, sócio da Compasso.

A Acaji havia sido sugerida pela Ação Comunitária, da qual é parceira desde 1997 na aplicação dos programas Primeiras Letras, na faixa de 4 a 6 anos, e Crê-Ser, de 7 a 14 anos. Sediada em área marcada pelo baixo poder aquisitivo, a associação surgiu para ocupar de forma proveitosa o contraturno escolar. Hoje, oferece atividades para cerca de 170 beneficiários.

2322 Investimento Social

Page 13: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Palestrasno Lar das Crianças, Saúde Criança São Paulo e GIFE

Falar sobre sua área de conhecimento é algo natural para um profissional do direito. E uma simples palestra, em tom descontraído, pode elucidar dúvidas essenciais para um cidadão de poucas oportunidades ou até para um especialista de outra área. Por isso, informações sobre direitos fundamentais e acesso à Justiça estiveram no centro da conversa “Entenda seus Direitos”, para 25 famílias, no Lar das Crianças, no Alto da Boa Vista, zona sul da capital paulista, em 3 de agosto de 2013. Para facilitar a participação, outros voluntários cuidaram da recreação dos filhos dos presentes durante o encontro.

“Foi enriquecedor o apoio jurídico dado às famílias, que, com suas histórias de vida sofridas, puderam ver uma esperança para difíceis situações”, avalia Eve Pekelman, responsável pelo Desenvolvimento Institucional da CIP (Congregação Israelita Paulista), que administra o Lar. Desde 1937, ele proporciona atividades educativas, alimentação e assistência médica para crianças e atualmente atende a cerca de 400 todos os dias.

Para a Associação Saúde Criança São Paulo, auxiliada por PNA com pro bono (leia na página 15), foram realizadas sete palestras, na sede da instituição, em Santa Cecília, região central de São Paulo, em outubro de 2013. Como orienta famílias de crianças doentes, a ONG costuma promover discussões sobre cidadania. Entre 15 e 20 mães e pais participaram de cada roda de conversa, de cerca de uma hora, com especialistas do escritório.

Ainda em 2013, PNA atendeu ao convite do GIFE (Grupo de Fundações, Institutos e Empresas) – do qual é o primeiro escritório de direito associado – para ministrar palestra a representantes dos maiores investidores sociais do Brasil. Na pauta, o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), mecanismos federais de incentivo fiscal criados em 2012.

ADVOGADOS VOLUNTÁRIOS VISITAM INSTITUIÇÕES SOCIAIS E FÓRUNS DE

DEBATES CONCEITUAIS PARA DAR SUA CONTRIBUIÇÃO JURÍDICA

Simuladode processo seletivo de jovens com a Ação Comunitária

Uma entrevista pode ser decisiva para a contratação em um posto de trabalho. Ainda mais se o candidato está começando a vida profissional. Para orientar jovens no aperfeiçoamento dessa performance, a Ação Comunitária criou o Simulado de Processo Seletivo, dentro do seu Programa de Preparação para o Trabalho. PNA, importante e histórico investidor da ONG, continua a mobilizar seus colaboradores para participar dessa tarefa.

Em 23 de novembro de 2012, 10 voluntários de PNA da sede de São Paulo realizaram uma simulação de entrevista para 20 jovens ligados à Amai (Associação dos Moradores da Vila Arco-Íris), que opera no Jardim Lucélia, bairro do distrito do Grajaú, zona sul de São Paulo (SP), e é parceira da Ação Comunitária na aplicação do programa. Essa foi a terceira vez que a iniciativa ocorreu nas dependências da banca.

Na ocasião, o time aplicou testes de conhecimento para os candidatos e conversou com eles e com os educadores da Amai sobre as principais questões que envolvem a busca pelo primeiro emprego. Entre as dicas, a adoção de uma postura que demonstre interesse claro em aprender e a apresentação de um currículo objetivo e organizado.

24 Investimento Social 25

Page 14: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

MONTANTEDO CAIXA

2012

2013

TOTAL

R$ 1.056.210,00

R$ 1.029.708,00

R$ 2.085.918,00

ASSOCIAÇÃOÁGUAS CLARASDO RIO PINHEIROS

. discussões

. propostas de intervenções eficazes

. mobilização do poder público paulista

. Sabesp

. Ministério Público

. Secretaria de Energia do Estado de São Paulo

. projeto técnico para despoluição futurado canal de Guarapiranga

. estratégias de revitalização

. testes de tipos de despoluição

. divulgações públicas

. Advocacy

ASSOCIAÇÃO PARCEIROS DA EDUCAÇÃO - - RIO DE JANEIRO

720 alunos em 2012

706 alunos em 2013

tiveram acesso, na E. E. Prof. Ernesto Faria, ao Laboratório de Informática e à Sala de Leitura, equipados por PNA, e foram preparados para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os exames vestibulares.

PROJETO POMAR URBANO2 km de área verde conservada nas margens do rio Pinheiros

ASSOCIAÇÃOALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

355 jovens e adultos em 2012

267 indivíduos em 2013

foram alfabetizados em Manari (PE).PNA investe na Alfasol há uma década.

Natal lúdicoe fraterno com crianças no Mocaph

Uma manhã de brincadeiras, oficinas, jogos, lanche e bolo, bem como entrega de presentes, com direito a Papai Noel voluntário, marcou a tradicional Festa de Natal do Mocaph (Movimento Comunitário de Assistência e Promoção Humana), proporcionada todos os anos por PNA, e realizada em 15 de dezembro de 2012 por 50 voluntários do escritório e seus familiares.

Crianças, de 4 a 12 anos, beneficiadas pela instituição com atendimento de educação infantil ou contraturno escolar, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo – uma região que carece de opções educacionais e de lazer –, participaram de atividades recreativas, coordenadas pelos monitores do escritório, e ganharam bonecas, carrinhos e brinquedos para montar.

Outubro RosaO prédio da sede de São Paulo foi iluminado no Outubro Rosa, em 2013, em adesão ao movimento mundial sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, que eleva as chances de cura.

Recursos diretosEm 2012 e 2013, PNA aplicou cerca de R$ 2,08 milhões de recursos de seu caixa (veja demonstrativo de investimentos na página 32) para apoiar projetos sociais variados. A maior parte do dinheiro subsidiou iniciativas em educação e meio ambiente, a exemplo das elencadas a seguir.

2726 Investimento Social

Page 15: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

PNA é um dos fundadores e o maior patrocinador corporativo da instituição.

Com o projeto Academia de Jovens Líderes, apoiado via Fumcad, em 2013,

PNA fortaleceu o trabalho da ONG via Lei Rouanet, para realização da Série Tucca de Concertos Internacionais. A atuação com a oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, São Paulo (SP), resultou, no biênio, em:

1.540 atendimentos de crianças e adolescentes;

543 desses atendimentos eram novos casos;

12.700 consultas;

17.400 sessões de quimioterapia.

Valores como disciplina, hierarquia, respeito, prática esportiva sadia e cidadania são levados a crianças de baixa renda por meio do rugby. O apoio financeiro e jurídico de PNA, por meio da Lei do Esporte, em2013, custeou:

formação de 200 atletas, em diversas categorias;

presença de 300 crianças no Festival Paulista de Rugby Infantil;

1.500 estudantes de escolas públicas usufruindo de clínicas desse esporte.

MONTANTE PORISENÇÃO FISCAL

2012

2013

TOTAL

R$ 2.035.000,00

R$ 2.790.000,00

R$ 4.825.000,00

tiveram acesso a conhecimento sobre a formação de novos líderes infantojuvenis, capazes de transformar suas vidas e as comunidades onde vivem. O alvo são 25 localidades parceiras da ONG, na periferia da região sul de São Paulo (SP).

4 mil crianças e adolescentes,

ligados a 19 organizações,

96 educadores sociais,

44 líderes e gestores comunitários

AÇÃOCOMUNITÁRIA

TUCCA Associação para Criançase Adolescentes com Câncer

BANDEIRANTESRUGBY CLUB(São Paulo Saracens Bandeirantes)

Recursos incentivadosNo biênio, PNA destinou cerca de R$ 4,82 milhões a projetos inscritos em leis de incentivo fiscal (veja demonstrativo de investimentos na página 32). A maior parte do montante subsidiou iniciativas sociais e culturais beneficiadas pelo Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Lei de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet. Um pouco desse resultado está relatado a seguir. Responsabilidade

Socioambiental

28 Investimento Social

Page 16: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

O TIME EM NÚMEROSNo fim de 2013, PNA somava 757 integrantes, sendo:

248 advogados;

78 sócios;

18 jovens aprendizes.

PNA GANHOU O SELO PAULISTA DA DIVERSIDADE, DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, DADO A ORGANIZAÇÕES QUE INCLUEM NO MERCADO GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS

Universidade corporativae impulso à diversidade

Para fortalecer seus recursos humanos, PNA mantinha 13 comissões internas no fim de 2013, que deliberavam sobre questões institucionais, recrutamento, aprimoramento, diversidade e gênero, entre outros temas. Um dos principais resultados desse cuidado foi a Escola de Formação Pinheiro Neto, que tomou forma em janeiro de 2012. O modelo, concebido pela Comissão de Aprimoramento, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, oferece aulas gratuitas, na sede paulistana, com docentes da FGV (Fundação Getulio Vargas), Fundação Dom Cabral e Insper. Em cada ano, 428 profissionais foram treinados em negócios, temas do direito e relacionamento interpessoal. Todos eles receberam certificação.

Merecem destaque também as realizações da Comissão da Diversidade para tornar o escritório mais inclusivo e igualitário. Ações de comunicação (site, boletim, concurso de fotografias e consulta sigilosa, com adesão de 49,5% dos integrantes) balizaram o aprimoramento da política de diversidade de PNA. A Comissão da Mulher proporcionou coaching para sócias e associadas sênior, palestra sobre carreira para advogadas de PNA e de fora e assessoria jurídica na constituição do Women Professional Network SP. O programa de mentoria foi eleito o melhor da América Latina, no Americas Women In Business Law Awards 2013, premiação do Euromoney Legal Media Group.

A banca continuou a incentivar práticas esportivas e cuidados com a saúde, além de subsidiar pós-graduação, MBA e mestrado no Brasil (média de 50 advogados ao ano) e em outros países (média de 10).

Garantia de recursospara as gerações futuras

Primeira empresa de advocacia no Brasil a compensar suas emissões, em 2007, PNA passou a desenvolver, em 2013, um sistema de gestão interno de emissões, previsto para entrar em funcionamento até o fim de 2014. Ele permitirá à equipe fazer seu próprio inventário, medir as emissões mês a mês e obter, de maneira prática e rápida, o total das emissões anuais, com o estabelecimento de metas para redução.

27,7 mil mudas plantadas em área de reflorestamento no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, compensaram a emissão de gases de efeito estufa, pelas sedes de PNA, entre 2011 e 2013.

Em fevereiro de 2013, teve início no prédio da sede de São Paulo o processo de Certificação LEED. Ela é importante porque introduz as melhores práticas mundiais de uso de recursos naturais, não apenas com vistas a diminuir custos, mas à sustentabilidade do local.

250 m3 de água ao mês foi a economia registrada no edifício paulistano com a instalação de torneiras poupadoras e a readequação das rotinas de lavagem das garagens e áreas externas.

20% de redução no consumo de energia na sede paulista aconteceu com a adoção de acionamento automático de equipamentos elétricos e a transferência do CPD (Centro de Processamento de Dados) para um Data Center, em um município vizinho.

8,25% a menos de cópias impressas foram registradas de 2012 para 2013. A média mensal de PNA passou de 922 mil para 846 mil no período, mesmo com o aumento das demandas do escritório, pelo contínuo incentivo ao uso e ao compartilhamento de documentos digitalizados. A separação de papeis para reciclagem continuou na rotina das três sedes de PNA, e a sede de São Paulo manteve a triagem de vidros e plásticos.

3130 Responsabilidade Socioambiental30

Page 17: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

Demonstrativo de Investimentos

RECURSOS EM ESPÉCIE VALOR (R$)

Ação Comunitária – Programas Crê-Ser, Primeiras Letras e Cultura e Lazer 89.472

Associação Águas Claras do Rio Pinheiros – Manutenção das atividades 105.200

Associação Alfabetização Solidária – Projeto Alfabetização Inicial 90.000

Associação Parceiros da Educação - Rio de Janeiro – Manutenção das atividades e projeto na Escola Estadual Prof. Ernesto Faria

243.274

Bravo Consultoria – Plantio de mudas para neutralização de emissões de Gases do Efeito Estufa 90.000

Campanha McDia Feliz – Aquisição de lanches e apadrinhamento de lojas com renda revertida para combate ao câncer

10.250

Casa de Apoio da Pastoral da Saúde da Granja Viana – Programas de Proteção Básica 60.000

Centro Acadêmico XI Agosto da Faculdade de Direito da USP – Depto. Jurídico do XI de Agosto – Manutenção das atividades

60.000

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – Anuidade de membro associado 8.358

Instituto Pro Bono – Manutenção das atividades 61.200

Liga Solidária – Espetáculo Bibi – Histórias e Canções 5.000

Mocaph – Pagamento de guias DARF 42.202

Mocaph – Chocolates e presentes para Páscoa, Dia das Crianças e Natal 13.172

Projeto Pomar Urbano – Manutenção de área ajardinada na marginal do rio Pinheiros 72.419

Projeto Pomar Urbano – Serviços de estaqueamento com mourões de eucaliptos na área mantida pelo escritório

60.340

Sociedade Cristã Maria e Jesus - Nosso Lar – Projeto de Estimulação Precoce 35.100

United Way Brasil – Manutenção das atividades 10.222

TOTAL 1.056.210

RECURSOS POR LEI DE INCENTIVO VALOR (R$)

Ação Comunitária – Projeto Academia de Jovens Líderes (Fumcad) 210.000

Ação Comunitária – Projeto Som, Ritmo e Movimento (Lei Rouanet) 720.000

Associação Amigos do Projeto Guri – Projeto Educação Musical e Desenvolvimento Humano (Lei Rouanet)

180.000

Congregação Israelita Paulista - Lar das Crianças – Projeto Crescer para a Vida (Fumcad) 80.000

Liga Solidária – Projeto Nutrir e Acolher (Fumcad) 75.000

Moradia Associação Civil - Casas Taiguara – Projeto Casa Taiguara de Cultura Digital (Fumcad) 50.000

Tucca - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – Projeto Série Tucca de Concertos Internacionais (Lei Rouanet)

720.000

TOTAL 2.035.000

TOTAL GERAL REALIZADO EM 2012

3.091.210

2012

RECURSOS EM ESPÉCIE VALOR (R$)

Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí – alimentação em ação de voluntariado 2.237

Ação Comunitária – Programas Crê-Ser, Primeiras Letras e Família: Participação Cidadã 94.824

Ação Comunitária – 8o Torneio de Golfe da Ação Comunitária Bradesco Private Bank 3.000

Associação Águas Claras do Rio Pinheiros – Manutenção das atividades 127.200

Associação Alfabetização Solidária – Projeto Alfabetização Inicial 100.000

Associação Parceiros da Educação - Rio de Janeiro – Manutenção das atividades e projeto na Escola Estadual Prof. Ernesto Faria

208.678

Bravo Consultoria – Plantio de mudas para neutralização de emissões de Gases do Efeito Estufa 90.000

Campanha McDia Feliz – Aquisição de lanches e apadrinhamento de lojas com renda revertida para combate ao câncer

10.330

Casa de Apoio da Pastoral da Saúde da Granja Viana – Programas de Proteção Básica 60.000

Centro Acadêmico XI Agosto da Faculdade de Direito da USP – Depto. Jurídico do XI de Agosto – Manutenção das atividades

60.000

Centro Acadêmico 22 de Agosto da Faculdade de Direito da PUC-SP – Manutenção das atividades

25.000

Congregação Israelita Paulista - Lar das Crianças – doação de artigos de cozinha e roupas 200

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – Anuidade de membro associado 8.954

Instituto Pro Bono – Manutenção das atividades 61.200

Liga Solidária – doação de artigos de cozinha 500

Mocaph – Pagamento de guias DARF 41.008

Mocaph – Chocolates e presentes para Páscoa, Dia das Crianças e Natal 7.332

Projeto Pomar Urbano – Manutenção de área ajardinada na marginal do rio Pinheiros 76.324

Sociedade Cristã Maria e Jesus - Nosso Lar – Projeto de Estimulação Precoce 35.200

Unesco – Aquisição de sacolas para notebook distribuídas no 19o Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas

7.500

United Way Brasil – Manutenção das atividades 10.222

TOTAL 1.029.708

RECURSOS POR LEI DE INCENTIVO VALOR (R$)

Ação Comunitária – Projeto Conexão Jovem (Fumcad) 235.000

Ação Comunitária – Projeto Som, Ritmo e Movimento (Lei Rouanet) 780.000

Associação Amigos do Projeto Guri – Projeto Educação Musical e Desenvolvimento Humano (Lei Rouanet)

200.000

Bandeirantes Rugby Club – Projeto Bandeirantes Rugby Club (Lei do Esporte) 465.000

Congregação Israelita Paulista - Lar das Crianças – Projeto Crescer para a Vida (Fumcad) 89.000

Instituto Verdescola – Projeto VerdeFestival (Lei Rouanet) 100.000

Liga Solidária – Projeto Refazendo Vínculos (Fumcad) 85.000

Moradia Associação Civil - Casas Taiguara – Projeto Casa Taiguara de Cultura Digital (Fumcad) 56.000

Tucca - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – Projeto Série Tucca de Concertos Internacionais (Lei Rouanet)

780.000

TOTAL 2.790.000

TOTAL GERAL REALIZADO EM 2013

3.819.708

2013

33

Page 18: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

ExpedienteConcepção e coordenação Comissão de Responsabilidade Social de Pinheiro Neto Advogados Sérgio Pinheiro Marçal – sócio da área contenciosa José Carlos Junqueira S. Meirelles – sócio da área empresarial Marcelo Roncaglia – sócio da área tributária Rodrigo Persone P. Camargo – sócio da área contenciosa

Apoio Maria do Rosário Perez Vilas – assessora da Comissão de Responsabilidade Social Odair Marangoni – controller

Conselho de Responsabilidade Social Augusto Guizelini Ferreira da Silva – estagiário da área empresarial Bianca Municelli Espindola – analista de aprimoramento Camila Martino Parise – associada da área contenciosa Carla Cavalheiro – associada da área contenciosa Lisa Shayo Worcman – associada da área tributária Maria Christina M. Gueorguiev – associada da área contenciosa ambiental Maria do Rosário Perez Vilas – assessora da Comissão de Responsabilidade Social Mariana Gracioso Barbosa – associada da área contenciosa ambiental Marília Maia Beserra Crivelaro – associada da área contenciosa ambiental Martina Zajakoff – associada da área empresarial Odair Marangoni – controller Renata Ginatário – tradutora jurídica Ricardo Dalmaso Marques – associado da área contenciosa Rodrigo Scatambulo de Lima – coordenador de assuntos institucionais

Agradecimentos Camila Spadoni Mahfuz Cristhiane Regina Lourenço Maluly Gabriele Costa B. Garcia Nady Dequech Marli G. Simionato Borges

Pesquisa, redação, edição e produção editorial P&B Comunicação

Projeto gráfico, tratamento de imagens e diagramação Oz Estratégia+Design

Fotografias Arquivo Amani Institute Ary Diesendruck Augusto Jr. Gabriela D’Andrea (fotógrafa da festa de Natal 2012 no Mocaph) Gabriele Costa B. Garcia Marina Cavalheiro (fotógrafa do voluntariado 2013 na Acaji) Shutterstock Wilf Whitty

34

A madeira usada na fabricação dos papéis dessa publicação provém de florestas certificadas de acordo com rigorosos critérios sociais, ambientais e econômicos e de outras fontes renováveis.

O Relatório Social 2012-2013 foi composto com as tipografias Cronos MM e Kings Caslon e impresso nos papéis Alta Alvura 120g/m2 (miolo) e Markatto Concetto Bianco 320g/m2 (capa), na Tom Artes Gráficas, em setembro de 2014.

Page 19: Relatório Social - Pinheiro Neto Advogados - default · 2015-08-20 · Relatório Social “É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo

RelatórioSocial

“É obrigação de todos nós contribuir para o desenvolvimento, ou melhoria, do grupo a que pertencemos.”J. M. Pinheiro Neto