relatório social 2012

52
Relatório Social 2012 SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO - REGIONAL CENTRO SUDESTE

Upload: hoangque

Post on 07-Jan-2017

222 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Social 2012

Relatório Social 2012Sociedade Beneficente São camilo - Regional centRo SudeSte

Page 2: Relatório Social 2012

• REDAÇÃO: Lilian Cacau • FOTOS: Lilian Cacau / Arquivo dos Hospitais• PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Priscila Ferreira

Agência: Web Comunicação ([email protected]) • IMPRESSÃO: Gráfica Damasceno• APOIO: Roberto Bertozi e colaboradores dos hospitais.

Expediente:

Page 3: Relatório Social 2012

4 = Editorial5 = Nossa marca, nossos valores6 = Coração de São Camilo pela primeira vez no Brasil7 = São Camilo e suas filiais na Regional Centro Sudeste8 à 21 = Hospitais em Minas Gerais 22 = Hospital no Espírito Santo 24 à 31 = Hospitais no interior de São Paulo 34 à 41 = Hospitais no Centro-Oeste40 e 41 = Pastoral da Saúde42 a 45 = Humanização e projetos46 = Comunicação 47 = Programa Diversidade48 = Educação Continuada49 = CIPA50 = CCIH51 = EstatísticasSu

Rio

Page 4: Relatório Social 2012

4 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Elaborado com a proposta de valorizar os trabalhos desenvolvidos em todas as fi-liais da Regional Centro Sudeste, o Relatório Social apresenta um resumo das atividades dos 16 hospitais administrados pela São Ca-milo nessa Regional que compõe os estados de São Paulo (interior), Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Num ano marcado pelas comemorações dos 90 anos da presença dos camilianos no Brasil e pelo lançamento da nova logomarca da entidade, os resultados obtidos por nos-sas instituições condizem com o crescimento e reconhecimento da São Camilo no cenário nacional: o de uma entidade modelo e refe-rência em gestão de hospitais.

O acolhimento ao paciente, a humaniza-ção em nossos hospitais e a boa gestão ética são alguns exemplos dos trabalhos que nos colocam dentro da missão camiliana: a de cuidar da vida. Nos colocam ainda dentro dos princípios de São Camilo de Lellis, o de que a alma bem cuidada dispõe de melhor corpo para sobrepor-se à doença.

A renovação de nosso Certificado de Enti-dade Beneficente de Assistência Social, CE-BAS, não é apenas o reflexo de uma gestão filantrópica séria, mas de uma entidade que busca superar os desafios impostos pelo Sis-tema Único de Saúde e da defasagem de re-

cursos para oferecer um atendimento digno e de qualidade com a gestão mais eficiente.

Que 2012 seja um ano de exemplos, com todas as dificuldades enfrentadas e incerte-zas apresentadas pelo mercado. Que sirva de experiência para que metas e planejamentos sejam superados em 2013, a partir da união de nossos líderes e liderados, prestadores de serviço e parceiros.

Buscamos nesse Relatório apresentar o quanto nossos serviços vão além da assis-tência básica à saúde: envolve religiosidade, espiritualidade, competência e qualidade respaldados nas normas que regem a saúde brasileira e nos códigos de ética que regu-lamentam profissões da área. Independente de nossa localização, buscamos o acolhimen-to humanizado que coloca a enfermidade no centro das atenções.

Agradecemos a você que faz parte da fa-mília camiliana, caminhou conosco até aqui e continua firme nos propósitos de nossa entidade, cada vez mais, em busca de uma saúde melhor, um sistema menos burocráti-co e de uma vida de mais qualidade. Com fé e perseverança seguiremos no caminho de nossa missão, a de cuidar da vida.

Domingos Sávio Alves de FariaDiretor Geral – São Camilo

Editorial

Page 5: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 5

No ano em que a São Camilo completa 90 anos de presença no Brasil, a entidade lança uma nova marca para simbolizar a prestação de serviços em suas quatro dimensões: saú-de, educação, assistência social e religiosa. Para se chegar a esse símbolo que tão bem caracteriza a entidade, foram considerados os valores básicos da São Camilo e o diferen-cial da entidade, que é a humanização.

O design da nova logomarca sugere co-rações, que mostram o principal diferencia-dor da São Camilo: “humanização”, que na tradição camiliana é “colocar o coração nas mãos”. A luz central representa o conheci-mento, a transparência e a sabedoria, além de denotar orientação e caminho. O formato interior é como a cruz vermelha, símbolo de São Camilo de Lellis.

As cores unificam as antigas logomar-cas da Sociedade Beneficente São Camilo e União Social Camiliana, com o vermelho e bordô, respectivamente, distribuídos entre a imagem que remete à modernização com elementos implícitos que espelham a essên-

cia do carisma camiliano. A visão de conjunto da logomarca, reme-

te ao trabalho multidimensional que a enti-dade realiza, com inspirações positivas, ain-da remete à flor que associa humanização. A grafia tem destaque na palavra Camilo, para ressaltar que apenas esta Organização faz parte da Província Camiliana Brasileira e diferenciar-se de outras instituições de mes-mo nome.

A começar pelo diferencial nosso que é a humanização, devemos considerá-la em todas as nossas ações. Essa nova logomar-ca é um momento histórico e único na vida da entidade e das pessoas que de alguma forma fazem parte da São Camilo. Que ins-piremos sempre nos atributos da marca para sermos todo esse conceito que agora define nossa entidade.

Pe. Justino ScatolinSuperintendente – São Camilo

Nossa marca, nossos valores

Page 6: Relatório Social 2012

6 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

90 aNos dos CamiliaNos No Brasil: Coração de são Camilo de lellis vem pela primeira vez

ao país e é peregrinado em várias cidades Para celebrar os 90 anos dos Camilia-

nos no Brasil, o Conselho Geral da Ordem Camiliana, em Roma, autorizou a vinda da relíquia do coração do Santo padroeiro dos doentes e profissionais da saúde para nosso país. São Camilo de Lellis tornou-se exemplo e inspiração para nós, no cuidado dos enfermos e sofredores, em um mundo cada vez mais tecnológico e sem alma.

Todas as instituições administradas pela São Camilo no Brasil participaram das co-memorações, que ocorreu em 15 localida-des brasileiras divididas em todas as regi-ões para peregrinar a relíquia insigne de São Camilo que foi acompanhada por dois guardiões durante o tempo em que esteve no Brasil.

O marco das festividades foi em Apare-cida (SP), no dia 14 de julho, quando uma missa especial foi concelebrada no santu-ário e transmitida ao vivo para diversas ci-dades.

Colaboradores, camilianos, simpatizan-tes e religiosos acompanharam a peregri-nação do Coração de São Camilo que foi o foco central das orações ao lado da ima-gem de Nossa Senhora Aparecida. Mais de 30 mil pessoas acompanharam a santa missa que foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), con-celebrada pelo Prof. Dr. Pe. Léo Pessini, Provincial e Presidente das Organizações Camilianas e Pe. Niversindo Antonio Che-rubin, Superintendente da Cruzada Ban-deirante São Camilo e do Instituto Brasi-leiro de Controle do Câncer.

Sacerdotes camilianos, o clero dioce-sano e as irmãs da Congregação de São Camilo de Lellis e seminaristas também estiveram em Aparecida.

Representada por administradores, co-laboradores e lideranças da Pastoral da Saúde, os hospitais camilianos da Regio-nal Centro Sudeste prestigiaram o evento histórico da entidade. Alguns com faixas, outros com camisetas, bandeiras e objetos que parabenizavam a São Camilo. Todos com o mesmo objetivo: celebrar os ensi-namentos de “Mais coração nas Mãos” do santo e a existência da entidade nesses 90 anos no Brasil.

Page 7: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 7

São Camilo e suas filiais na regional Centro sudeste

Composta por 16 Hospi-tais divididos entre peque-no, médio e grande porte, os Hospitais Camilianos da Regional Centro Sudeste são unidades em constante transformação, que se des-tacam pela constante busca por melhorias internas que se baseiam em protocolos padronizados da entidade.

Mensalmente os gestores se reúnem com a diretoria camiliana a fim de apresentar os resultados de seu Hospital permitindo à entidade definir as principais necessidades de avanço, aplicação de recur-sos e otimização de custos. O objetivo é favorecer o cresci-mento dos Hospitais segundo a experiência camiliana.

Nas próximas páginas será possível conhecer as principais ações realiza-das pelos Hospitais no ano de 2012. Os investimen-tos mais relevantes, como em obras, reestruturação e aquisições marcam mais uma etapa de crescimento e de ampliação da resoluti-vidade dos Hospitais.

A Sociedade Beneficente São Camilo possui sede em São Paulo desde a sua instalação no Brasil, em setembro de 1922. Por meio de suas entidades, desenvolve e mantém atividades hospitalares, sociais, pastorais e educacionais. Na área da saúde são 54 hospitais administrados em 13 regiões do país e 1 plano de saúde. Na Regional Centro Su-deste são um total de 16 filiais.

Sociedade Beneficente São Camilo – Sede (São Paulo – SP)Presidente: Pe. Leocir Pessini • Superintendente: Pe. Jus-

tino Scatolin • Diretor Geral: Domingos Sávio Alves de FariaAssessor da Diretoria: Jorge Luiz Alves

Mensalmente diretores se reúnem para avaliar desempenho dos Hospitais.

Page 8: Relatório Social 2012

8 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital são José E são Camiloaimorés (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1934 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2007

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica e Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Oftalmologia e Pediatria.

ENDEREÇO: Rua Pedro Nolasco 01, Centro, Aimorés - MGTelefone: (33) 3267 1437 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Márcia Regina Basílio de Souza• DIRETOR CLíNICO/TéCNICO: Dr. Luiz Carlos Bello

minaS geRaiS

Page 9: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 9

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Márcia Regina Basílio de Souza• DIRETOR CLíNICO/TéCNICO: Dr. Luiz Carlos Bello

aÇÕEs Em 2012NOvA PEDIATRIA: Qualidade, con-forto e resolutividade. Assim pode ser classificado o novo Bloco pedi-átrico, inaugurado pela diretoria do Hospital São José e São Camilo. O Bloco leva o nome do Dr. Wilson veiga Garzon. Com quartos mais amplos, as internações contam com banheiros para cadeirante, te-levisores, poltrona reclinável para acompanhantes e área de lazer composta de uma área verde com playground. O setor ainda conta com uma brinquedoteca que une biblioteca e espaço para brinquedos e jogos educativos. A Associação “Hospital São José de Aimorés” con-templou o setor com a doação de móveis e equipamentos que favo-recem uma estada mais confortá-vel. No total foram oito televisores, oito camas fowler, doze poltronas reclináveis, quatro berços fowler, doze suportes de soro, uma maca e doze mesas de cabeceira. AQUISIÇõES: Para mais comodidade e privacidade dos pacientes, foram adquiridas cortinas para os leitos de observação. A diretoria também ins-

talou barras de apoio nos banheiros das internações SUS da instituição. Novas cadeiras foram adquiridas para administração de medicamen-tos nos pacientes. Elas foram doa-das por pessoas da comunidade de Balk, na Holanda, por intermédio do Padre Elias. Um novo bebedouro também foi instalado para atender reivindicações da comunidade. EQUIPAMENTO INéDITO LABORATó-RIO: Moderno, dinâmico e totalmen-te automatizado. Essas são umas das principais qualidades do novo equipamento adquirido pelo Hospi-tal São José e São Camilo que po-tencializa a qualidade dos serviços prestados pela instituição, no que diz respeito aos exames de análises clínicas. O SX-140 da Sinnowa Bra-sil® é recomendado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, PNCQ, com software moderno que disponibiliza um adequado espaço para execução dos profissionais nos exames laboratoriais, bioquímicos e turbidimetria. HORTA: Por meio da Comissão de

Gerenciamento de Resíduos, foi implantado no HSJSC, o Projeto “Se-meando Sementes”, com o objeti-vo de aproveitar resíduos orgânicos e incentivar a redução do impacto ambiental. Todo o resíduo orgânico gerado pelo Hospital, ou seja, ali-mentos de origem animal e vegetal são depositados em forma de adu-bo na horta propícia ao projeto. Lá, eles se tornam um solo favorável à colheita de verduras e legumes. Esse projeto é um ciclo infinito que reduz de forma considerável o tra-balho que seria gerado pelo descar-te desses alimentos. SEGURANÇA ALIMENTAR: Pensando em mais segurança foram implan-tadas placas de polietileno que faci-litam a separação dos alimentos na hora dos cortes na UAN do HSJSC. Cada placa, composta de material totalmente propício ao preparo de alimentos, possui uma cor que pre-vine a infecção cruzada e doenças alimentares na hora de manipular refeições que são servidas diaria-mente aos pacientes, médicos, co-laboradores e acompanhantes.

Novo Equipamento SX-140 Horta

Nova Pediatria

Placas Polietileno

Cortinas

Page 10: Relatório Social 2012

10 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital Nossa sENHora do Carmo – rEsplENdor (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: MARÇO DE 1942 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1988

ENDEREÇO: Rua Moraes de Carvalho 333, Centro, Resplendor - MGTelefone: (33) 3263 1166 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Agnaldo Maria Polito• DIRETOR CLíNICO: Dra. Alessandra Frizzera de Paiva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Lauro Oliveira Ladeia Júnior

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Análises Clínicas e Patológicas, Cirurgia Geral e Plástica, Clínica Geral, Endoscopia digestiva e terapêutica, Ginecologia/Obstetrícia, Infecto-

logia, Mastologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Proctologia, Radiologia - Diagnóstico por Imagem.

minaS geRaiS

Page 11: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 11

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Agnaldo Maria Polito• DIRETOR CLíNICO: Dra. Alessandra Frizzera de Paiva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Lauro Oliveira Ladeia Júnior

IMPLANTAÇÃO PROTOCOLO MANCHESTER-ALERT: O Hospital Nossa Senhora do Carmo foi classificado como ponto de atenção da Rede de Urgência/Emergência na Macrorre-gião Leste. Um dos fatores determinantes foi a implanta-ção do Protocolo de Manchester, que visa triar no Pronto Atendimento os pacientes que devem ser atendidos com prioridade e os que podem aguardar em segurança. Mun-dialmente conhecido, este Protocolo exige capacitação profissional com certificado. No HNSC 13 enfermeiros e 4 médicos possuem a certificação que habilita o profissional a praticar a classificação do paciente com base nos sinais vitais, queixas e avaliação clínica. Todos os dados são ar-mazenados no equipamento TRIUS, através do programa ALERT® MANCHESTER capaz de arquivar as informações estatísticas. Dentro dessa referência, o Hospital recebeu 39 computadores e 23 impressoras para implantação do sistema de gestão Alert.

PROJETO TOCANDO A vIDA: O Hospital Nossa Senhora do Carmo foi contemplado com o projeto social “Tocando a vida” através do edital público da Subsecretaria de Políti-cas sobre Drogas da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Este projeto tem como objetivo principal promover a saúde e prevenir o uso/abuso de álcool e ou-tras drogas a crianças e adolescentes de Resplendor/MG, através de aulas de música, canto e teatro. A comissão co-ordenadora do projeto iniciou seus trabalhos com a parti-cipação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes que realizaram várias apresentações para a comunidade durante o ano de 2012 .

NOvOS EQUIPAMENTOS: O Hospital São Camilo, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo, realizou ao Hospital Nos-sa Senhora do Carmo a doação de camas elétricas, macas, berços aquecidos e cadeiras de rodas, proporcionando aos usuários do SUS acolhimento mais humanizado. O HNSC também foi contemplado com recursos provenientes de Emenda Parlamentar que será destinada à aquisição de vários equipamentos e materiais de utilidade do paciente e da equipe de trabalho. Entre os materiais previstos para serem adquiridos estão desfibriladores, monitor cardíaco, poltronas para acompanhantes, escada de dois degraus, mesas, entre outros. Já foi adquirido um Grupo Gerador que proporcionará maior resolutividade e funcionalidade à instituição. Através do PRO-HOSP também foram adqui-ridos equipamentos para o Serviço de Nutrição e Dietética - SND, como balcão, freezer e geladeira contribuindo para o armazenamento seguro dos alimentos. Além disso, foi adquirida uma moderna mesa de parto, que proporcionou maior conforto a parturiente, melhorando assim a qualida-de dos serviços prestados.

Implantação Protocolo Manchester-Alert

Projeto Tocando a vida

Grupo Gerador

Mesa de Parto

aÇÕEs Em 2012

Page 12: Relatório Social 2012

12 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital Casa dE CaridadE são ViCENtE dE paulo – CaxamBu (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: JUNHO DE 1926 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1998

ENDEREÇO: Rua Monsenhor João de Deus 92, Centro, Caxambu - MGTelefone: (35) 3341 3222 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Sérgio Catardo• DIRETOR CLíNICO: Dr. Leonardo Alves Batista

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Clínica Médica, Pediátrica e Cirúrgica, Cirurgião Buco Maxilo, Ginecologia/Obstetrícia, Fisioterapia, Urologia, Dermatologia,

Mastologia, Cirurgia vascular, Cirurgia Plástica e Cirurgias videolaparoscópicas, Ortopedia; Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Psicologia. Litotripsia, Radiologia, Mamografia, Endoscopia,

Colonoscopia, Laboratório de Análises Clínicas, Ultrassom, Densitometria.

minaS geRaiS

Page 13: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 13

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Sérgio Catardo• DIRETOR CLíNICO: Dr. Leonardo Alves Batista

ASSISTêNCIA MATERNA: Com o objetivo de ofe-recer mais resolutividade na assistência aos pa-cientes neonatais que exigem atendimentos de risco e de maior complexidade, o Hospital São Camilo de Caxambu recebeu da Fundação Itaú Social um conjunto de equipamentos de Uni-dade de Cuidados Neonatais que possibilitam melhor assistência aos internados. Avaliado em R$32.849,00, os equipamentos são: Berço aquecido, responsável por manter as funções vitais da criança, uma fototerapia, conhecida como banho de luz, um equipamento Babypap, responsável pela oxigenioterapia em recém--nascidos, um ressuscitador infantil, para casos de paradas cardiorrespiratórias e um monitor multiparâmetro para monitorar os sinais vitais dos pequenos internados.Simples, indolor e não invasivo. O teste de Cora-çãozinho agora é disponibilizado gratuitamente aos recém-nascidos do Hospital São Camilo de Caxambu. Ele é tão importante que pode salvar a vida de bebês, por identificar patologias e al-terações no coração de forma precoce. Com o serviço, os bebês do São Camilo saem da mater-nidade de forma segura e com a saúde em dia. MELHORIAS: A diretoria do Hospital anunciou a reestruturação na nova sala de classificação de risco montada no Pronto Atendimento. O obje-tivo é oferecer melhores condições de trabalho e otimizar o fluxo do setor.Novos leitos para observação foram instalados no Hospital. Divididos entre Masculino e Femi-nino, os leitos oferecem mais conforto e como-didade aos pacientes.Novos móveis e equipamentos foram incorpo-rados ao Parque Tecnológico do Hospital. CIRURGIAS: O Hospital São Camilo implantou a especialidade de cirurgia plástica a fim de aten-der as exigências do mercado e acompanhar os anseios da comunidade. Esse foi um marco his-tórico para a comunidade caxambuense e para o Hospital, que também foi contemplado com novos materiais para cirurgias urológicas.

Teste do Coraçãozinho

Cirurgia Plástica

Unidade de Cuidados Neonatais

aÇÕEs Em 2012

Page 14: Relatório Social 2012

14 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital são Camilo CoroNEl FaBriCiaNo (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: AGOSTO DE 2012 SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: AGOSTO DE 2012

ENDEREÇO: Rua Maria Matos, 58 – Centro - Coronel Fabriciano (MG)Telefone: (31) 3865-1800 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: érica Dias de Souza• ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Silvio Alves

HOSPITAL DE MéDIA COMPLEXIDADE COM AS ESPECIALIDADES:Pronto Atendimento, Clínica Médica e Cirúrgica e UTI.

minaS geRaiS

Page 15: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 15

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: érica Dias de Souza• ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Silvio Alves

Iniciada em setembro de 2012, a gestão camiliana no Hospital São Camilo marca uma nova era para a cidade, que ficou sem Hospital durante um ano. Após 2 meses de reforma e ampliação com subvenções do governo do Estado de Minas Gerais, o Hospital foi inaugurado de acordo com as exigências da vigilân-cia Sanitária. O São Camilo está totalmente equipado e moderno, com setores organizados e confortáveis para recebimento dos pacientes. Os primeiros meses de gestão foram positivos, já que as metas foram superadas. O Hospital que tem capacidade para 2 mil atendimentos de urgência e emergência mensais, realizou mais de 2.600 atendi-mentos/mês.

Nesse meio tempo, foram implantados projetos so-ciais, como a Pastoral da Saúde, Programa Diversida-de, Comissões internas, Treinamentos e o Protocolo de Manchester, para ordenar o fluxo de pacientes no Pronto Socorro, já que o São Camilo é referência mi-crorregional em urgência e emergência. Com o sis-tema estadual, é possível classificar os pacientes em mais graves e os de menor gravidade, dando priori-dade à vida. A segunda etapa de obras também foi iniciada após a inauguração. Nela, serão entregues o Centro Cirúrgico e áreas administrativas e de apoio. O Hospital busca a excelência na qualidade dos serviços.

Classificação de Risco

Intenações visita Pastoral

Obras em andamento

aÇÕEs Em 2012

Page 16: Relatório Social 2012

16 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital E matErNidadE Vital Brazil – timótEo (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1985 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1992

ENDEREÇO: Rua José Júlio Lage, Timirim, Timóteo – MG / CEP: 35.180.320Telefone: (31) 3849 9500 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: vanide Alves da Silva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Abner Moreira de Araújo Jr.

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Bioquímica, Buco-maxilo, Cardio-logia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, vascular e Plástica, Dermatologia, Endoscopia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Médico Intensivista, Mastologia,

Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumotisiologia, Proctologia, Radiologia e Urologia.

minaS geRaiS

Page 17: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 17

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: vanide Alves da Silva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Abner Moreira de Araújo Jr.

ACOMODAÇõES: Todos os aparta-mentos do Hospital e Maternidade vital Brazil passaram por uma re-forma completa, desde melhorias estruturais até novas mobílias e equipamentos. A partir de agora, todas as internações, incluindo maternidade, pediatria, clínicas e as destinadas ao Sistema Úni-co de Saúde, são climatizadas na instituição. OBRAS INICIADAS: Teve início a obra para construção de uma Uni-dade de Tratamento Intensivo Ne-onatal (9 leitos) e outra Pediátrica (3 leitos) para tornar o HMvB re-ferência microrregional em casos de alta complexidade neonatal. O projeto é em parceria com o Go-verno de Minas Gerais e ainda pre-vê uma nova Unidade de Alimen-tação e Nutrição.

AMBULATóRIO: Foi implantada a nova Central de Consultas para clientes interessados em agendar avaliações para especialidades. A Central funciona no telefone 3849 9560. A nova especialidade im-plantada foi a oftalmologia, a fim de atender a um antigo pedido da comunidade. Os serviços oftalmo-lógicos são oferecidos em consul-tório moderno e amplo. CIRURGIA INéDITA: Uma cirurgia de alta complexidade para retirada de tumor no crânio foi realizada com sucesso em uma paciente no HMvB. O procedimento é inédito na instituição, teve a duração de quatro horas e contou com a par-ticipação de oito profissionais. A cirurgia foi realizada com equipa-mentos inéditos na região do vale do Aço.

OMS: O HMvB comemora a classi-ficação para o nível 3 no projeto “Aliança para segurança do pa-ciente”, criado pela Organização Mundial da Saúde para otimizar os cuidados da higienização das mãos nos hospitais, a fim de combater a infecção hospitalar. Os anos de 2011 e 2012 foram encerrados com uma taxa de infecção recorde pelo HMvB, média de 0,82%, a menor na história do Hospital. Após o re-corde veio a boa notícia do avanço da categoria básica (nível 2) para a intermediária (nível 3). ORTOPEDIA: Em 2012 foi retomada a especialidade de ortopedia, que ficou paralisada por dois meses a partir de uma iniciativa médica. A comunidade de vale do Aço já pode contar com a especialidade para ca-sos de urgência e emergência.

Apartamento Microscópio Cirúrgico

Higienização das Mãos Ortopedia Oftalmologia

aÇÕEs Em 2012

Page 18: Relatório Social 2012

18 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital moNsENHor HortamariaNa (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1970 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1985

ENDEREÇO: Rua Colina de São Pedro 01, São Pedro, Mariana - MGTelefone: (31) 3557 1244 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Edla do Carmo Rodrigues vieira • ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Rozimeire Lucas dos Santos• DIRETORA CLíNICA: Dra. Elizabeth da Silva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Antônio Azzi

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Clínica médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Plástica e vascular, Dermatologia, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Otorrinolaringolo-

gia, Oftalmologia e Nefrologia. Serviço de hemodiálise como unidade de referência de microrregião.

minaS geRaiS

Page 19: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 19

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Edla do Carmo Rodrigues vieira • ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Rozimeire Lucas dos Santos• DIRETORA CLíNICA: Dra. Elizabeth da Silva• DIRETOR TéCNICO: Dr. Antônio Azzi

URGêNCIA E EMERGêNCIA: O Hos-pital Monsenhor Horta finalizou a reforma na Unidade de Cuidados Intermediários (sala de emergên-cia), setor destinado à internação de pacientes potencialmente críti-cos que demandam mais atenção e assistência da equipe multiprofis-sional do Hospital. A Unidade reor-ganiza o Pronto Atendimento com recursos e materiais especializados para um diagnóstico mais preciso e eficaz. Com a reforma o hospital contará com mais um leito na sala de emergência totalizando três lei-tos e terá melhores condições de acolher pacientes graves. O HMH inovou no sistema de comu-nicação entre paciente e equipe de enfermagem com a implantação de novas campainhas nas cabeceiras de leito e instalações sanitárias que facilitam as chamadas assistenciais

de forma mais ágil, a fim de otimi-zar o atendimento a possíveis in-tercorrências. O sistema é simples e bastante funcional. Existe uma central que monitora as chamadas acionadas pelos pacientes por meio do sinaleiro de porta com luz de LED. O investimento traz mais segurança na assistência ao paciente que tem melhor forma de comunicação com a equipe de enfermagem.

MATERNIDADE: Mais uma iniciativa da diretoria do Hospital contempla os recém-nascidos no Monsenhor Horta com a disponibilização do Teste do Olhinho, que evita o des-locamento de muitas famílias para outras Unidades em busca do exa-me ou gastos pelo teste na rede particular. O Teste do Olhinho é um exame realizado rotineiramen-te nos bebês e deve ser feito na

primeira semana de vida. O teste identifica possíveis patologias ocu-lares, assim como o agravamento de alterações no olhinho do re-cém-nascido, que podem originar em cegueira. DOAÇõES: Além de mantas para enxoval na maternidade, o Hos-pital foi contemplado com agasa-lhos, dezenas de livros para brin-quedoteca e um novo ECG.

SERvIÇOS DE IMAGENS: Um novo equipamento de raios-x digital foi adquirido pelo Hospital Monsenhor Horta que aprimora a capacidade resolutiva e otimiza os serviços de exames de diagnósticos por imagens. O equipamento produz imagens com mais qualidade, pos-sibilitando diagnósticos mais efi-cientes e ágeis.

Campainha ECG Novo

Raios-X Teste de Olhinho Unidade de Cuidado dos Intermediários

aÇÕEs Em 2012

Page 20: Relatório Social 2012

20 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital são ViCENtE dE pauloitaBirito (mG)

DATA DE FUNDAÇÃO: JULHO DE 1937 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1990

ENDEREÇO: Rua Emídio Quites 100, Praia, Itabirito - MGTelefone: (31) 3562 4300 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Rosângela Aparecida Carvalho• ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Cleusa de Lourdes Claudino• DIRETOR CLíNICO: Dr. Gilberto José Ferreira Bastos• vICE-DIRETORA CLíNICA: Dra. Sandra Damasceno

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Angiologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Fonoaudiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia,

Otorrinolaringologia, Pediatria e Urologia.

minaS geRaiS

Page 21: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 21

EMERGêNCIA: O Hospital São vicente de Paulo apre-sentou uma reestruturação realizada na Sala de Emergência para ordenar o atendimento nos leitos e adquiriu importantes equipamentos que dão suporte à vida dos pacientes enquadrados em casos graves. Novos aparelhos, como monitor com cardioversor e desfibrilador foram adquiridos para acompanhar os dados clínicos, sinais vitais do paciente e monitorar situações de arritmia ou paradas cardiorrespiratórias. DOAÇõES: Por meio de convênio com o Estado de Mi-nas Gerais, o HSvP foi contemplado com as doações de uma mesa cirúrgica e uma maca viabilizado por emenda parlamentar. A assistência na ala cirúrgica será fortalecida com os novos equipamentos, favore-cendo a agilidade e eficiência no atendimento. Outra doação foi realizada por alunos do CETESC que arreca-daram brinquedos para beneficiar a brinquedoteca do HSvP destinada aos pacientes internados.

MATERNIDADE: Dois berços aquecidos, responsáveis por manter as funções vitais da criança que teve nas-cimento prematuro ou com complicações neonatais

foram incorporados ao Parque Tecnológico do Hos-pital. O equipamento irá suprir uma necessidade da instituição. Além dos berços, o Hospital São Camilo, Unidade Ipiranga, em São Paulo, contemplou o Hos-pital com 01 aparelho de anestesia, 02 vital Lines e 03 frigobares.Também foi implantado o Teste do Coraçãozinho gratuitamente para pacientes. Ele é responsável por identificar possíveis patologias do coração de forma precoce.

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL: A comunidade de Itabirito e região pode contar com uma nova especialidade implantada no HSvP: a cirurgia de buco-maxilo-facial, que aborda os princípios do diagnóstico, plano de tratamento e terapêutica ci-rúrgica de pacientes que apresentam doenças, de-formidades, traumatismos ou sequelas na região buco-maxilo-facial, ossos da face. Com princípios básicos do Suporte Avançado do trauma (ATLS), o atendimento da especialidade envolve profissio-nais qualificados e assistência de deformidades dento-faciais.

Novos Equipamentos de Urgência

Doação de Brinquedos Médicos para a especialidade buco-maxilo-facial

Teste do Coraçãozinho

aÇÕEs Em 2012

Page 22: Relatório Social 2012

22 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital são marCos NoVa VENéCia (Es)

DATA DE FUNDAÇÃO: JUNHO DE 1959 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1982

ENDEREÇO: Rua Paraná 164, Beira Rio, Nova venécia - ESTelefone: (27) 3752 1553 • E-mail: [email protected]

DIRETORA ADMINISTRATIvA: Gilmara SossaiDIRETOR CLíNICO: Dr. Jovelino venturim FilhoDIRETOR TéCNICO: Dr. Eduardo Gomes Nespoli

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Análises Clínicas e Patológicas, Angiologia, Cirurgia Geral e vascular, Clínica Médica, Diagnóstico por Imagem,

Ginecologia-Obstetrícia, Mamografia, Ortopedia, Pediatria, Radiologia Geral.

ESPíRITO SANTO

Page 23: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 23

DIRETORA ADMINISTRATIvA: Gilmara SossaiDIRETOR CLíNICO: Dr. Jovelino venturim FilhoDIRETOR TéCNICO: Dr. Eduardo Gomes Nespoli

PROJETOS UTI E PA: A diretoria ad-ministrativa do Hospital São Mar-cos realizou a entrega oficial de todos os projetos para a constru-ção de uma Unidade de Tratamen-to Intensivo, UTI, e de um novo Pronto Atendimento, devida-mente aprovados pela vigilância Sanitária que viabilizam uma UTI totalmente moderna com total de 10 leitos e ampliação da Urgência e Emergência, que terá novos lei-tos de observação, sendo 03 lei-tos masculinos, 03 femininos, 03 para observação pediátrica e 04 para assistência semi-intensiva em nova área. CONvêNIO COM UNIvEN: Foi firmado um convênio com a Faculdade UNI-vEN que beneficia o Hospital São Marcos com a participação de co-laboradores em cursos promovidos pela Faculdade. Em contrapartida, o

Hospital cederá espaço para aulas práticas dos alunos do 5º período de enfermagem. A Faculdade for-necerá todo o material necessário para uso dos alunos nas aulas.

NOvA ALA DA ADMINISTRAÇÃO: Já está em pleno funcionamento a nova ala administrativa, total-mente reestruturada para os tra-balhos da diretoria. A sala conta com auditório para reuniões, pa-lestras, cursos e seminários. O investimento é favorável à parti-cipação da diretoria e demais co-laboradores. Rede Bem naSceR e Rede cego-NHA: O São Marcos agora é mais um Hospital inserido nesse projeto que faz parte da Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, uma prioridade do Governo Esta-dual em busca de aprimorar a qua-

lidade da assistência. O Hospital foi classificado como de Maternidade de Risco Habitual e o projeto visa garantir um melhor acesso da ges-tante aos serviços em saúde, iden-tificando as gestações de risco de forma precoce e direcionando as que necessitam de alta complexi-dade aos hospitais credenciados para tal. O HSM também integrou a Rede Cegonha. ASSISTêNCIA: Com a proposta de classificar a complexidade de pa-tologia dos pacientes por níveis de cuidados exigidos pela equipe de enfermagem, o Hospital São Marcos implantou um protocolo assistencial que visa otimizar a assistência aos pacientes, segun-do a complexidade de patologia e do caso a partir de 3 níveis de cuidados: Alta dependência, Inter-mediário e Autocuidado.

Implantação Rede Cegonha Equipe de Enfermagem

Reunião SES Espírito Santo Convênio UNIvEN Ala Administrativa

aÇÕEs Em 2012

Page 24: Relatório Social 2012

24 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital lEoNor mENdEs dE BarrosCampos do Jordão (sp)

DATA DE FUNDAÇÃO: MARÇO DE 1975 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2004

Rua vereador Agripino de Morais 101, vila Mathilde - Campos do Jordão (SP)Telefone: (12) 3668 9000 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Maurina Lima• DIRETOR CLíNICO E TéCNICO: Dr. Márcio Franchi

Hospital referência no estado de São Paulo no tratamento da Tisiologia inserido no Programa de Contro-le da Tuberculose do Centro de vigilância Epidemiológica - CvE, da Secretaria de Estado de Saúde.

ESPECIALIDADES: Cardiologia, Cirurgia Geral e Plástica, Clínica, Coloproctologia, Endoscopia, Fisioterapia, Nefrologia, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Urologia.

SÃO PAULO

Page 25: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 25

HUMANIzAÇÃO NO TRATAMENTO DA TUBERCU-LOSE: A cada ano, o Hospital Leonor Mendes de Barros enfatiza as ações de promoção do bem estar dos pacientes com atividades de lazer e ações de prevenção e combate à Tuberculose. Uma equipe voluntária de colaboradores orga-niza os projetos sociais, esportivos, prática de artesanato, aulas de educação física e higiê-nica e jogos de diversas naturezas. Em 2012 foram diversas atividades que elevaram a au-toestima para um melhor tratamento. Todas lembradas no dia 24 de março, dia de comba-te à essa doença infecciosa. MESA BRASIL: O Hospital Leonor Mendes de Barros integrou a Rede de instituições bene-ficiadas pelo Programa Mesa Brasil-SESC- Tau-baté, que consiste no combate à fome e des-perdício de alimentos, por meio da doação de alimentos próprios para o consumo à institui-ções sem fins lucrativos. O HLMB já registrou uma importante economia com a parceria do Programa Mesa Brasil. Aos pacientes que tratam a Tuberculose, é preciso mais do que quantidade de alimentos, mas qualidade de micronutrientes. Como os alimentos doados pelo Mesa Brasil são de boa qualidade, hou-ve uma significativa melhora em variedade e qualidade nutricional do cardápio dos pa-cientes. PLANO TERAPêUTICO CvE: Em abril o HLMB e a Divisão de Tuberculose do estado de São Paulo unificaram ações em prol da prática periódica de projetos de humanização no atendimento aos pacientes. O Hospital implantou diversas ações nesse sentido a fim de valorizar e pro-mover a recuperação plena dos pacientes da Tisiologia. Entre eles, existem projetos que compõem a Política de Humanização do Es-tado de São Paulo, que prevê a melhoria da qualidade dos serviços na área de saúde e que envolve esforço permanente dos hospitais para estruturação e articulação dos diferentes fatores e recursos, sejam materiais, tecnológi-co, humano ou financeiros.

Turma do Futebol e Dia TB

Mesa Brasil

Plano Terapêutico

aÇÕEs Em 2012

Page 26: Relatório Social 2012

26 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital E matErNidadE muNiCipal Nossa sENHora do moNtE sErrat - salto (sp)DATA DE FUNDAÇÃO: 1977 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: MAIO DE 2011

ENDEREÇO: Rua Europa, 1571 - Jardim Celani, Salto (SP)Telefone: (11) 4602-9000 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Marcos Paiva de Oliveira • DIRETOR CLíNICO: Dr. Marcílio Cabral • GERENTE MéDICO: Dr. Renato Cassani

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE, UTI E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Bioquímica, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, vascular e Plástica, Fisioterapia,

Ginecologia-obstetrícia, Intensivista, Medicina do Trabalho, Neonatologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Urologia.

SÃO PAULO

Page 27: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 27

REvITALIzAÇÃO PEDIATRIA: O Hos-pital São Camilo de Salto realizou uma completa revitalização no se-tor de pediatria, que passou por readequações estruturais, substi-tuição de leitos e de equipamentos para mais conforto dos pacientes. Uma nova Brinquedoteca também foi montada no setor. O espaço é destinado ao desenvolvimento lú-dico de crianças e adolescentes in-ternados. Com brinquedos novos, o espaço conta com jogos pedagógi-cos, casa montada, Tv para exibição de DvDs educacionais, livros e brin-quedos apropriados à diversão dos internados. As crianças também fo-ram beneficiadas com a doação de enxovais personalizados. CIRURGIAS: Dando continuidade às participações no programa Cololap, o São Camilo de Salto foi palco de mais duas cirurgias pelo programa em 2012, uma colectomia parcial (cirurgia do aparelho digestivo) num paciente de 80 anos e uma retossigmoidectomia (para retirada de tumor) em uma paciente de 37

anos. Outro procedimento inédito foi a cirurgia de carótida. FARMÁCIA SATéLITE NO CENTRO CI-RÚRGICO: Pensando em aprimorar o fluxo de trabalho no Centro Cirúrgi-co e proporcionar mais segurança, o Hospital São Camilo de Salto im-plantou uma Farmácia Satélite no setor a fim de otimizar os trabalhos. A Farmácia fica em um local espe-cífico para armazenar todos os ma-teriais e medicamentos necessários aos procedimentos. vários kits são montados de acordo com a neces-sidade cirúrgica. NOvAS SALAS: As futuras mamães que passam pelo Hospital São Ca-milo de Salto agora contam com uma sala de parto com estrutura revitalizada e uma cama de parto elétrica totalmente confortável e humanizada, para o momento que antecede o nascimento do bebê. A diretoria camiliana realizou me-lhorias na sala em atendimento às recomendações do Ministério da Saúde e com assistência imediata.

Outra sala revitalizada foi a destina-da a pequenos procedimentos. AQUISIÇõES: Em 2012 o Hospital passou a contar com um novo ven-tilador neonatal. O Babypuff possi-bilita melhor desenvolvimento das crianças que apresentam quadros semelhantes ao de insuficiência respiratória logo após o nascimen-to. Além disto o Hospital adquiriu uma nova autoclave e instalou cor-tinas nas observações para mais conforto e privacidade. AME: Um serviço exclusivo de Call Center foi iniciado no AME de Sal-to para atendimento rápido aos pacientes que agendam retornos. A Clínica Dia foi outro investimen-to realizado pela gestão camiliana, que ativou um ala destinada a esta-da de usuários que necessitam de pequenos e médios procedimentos. São um total de 11 leitos disponí-veis. Outros quatro novos consultó-rios foram ativados pela São Camilo no AME que totalizam 17 consultó-rios para recebimento de consultas.

Sala de Parto

Pediatria

Cortinas nas observações

Cirurgia vídeo

AME - Consultório

Farmácia Satélite

aÇÕEs Em 2012

Page 28: Relatório Social 2012

28 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital rEGioNal do ValE do paraíBa - tauBaté (sp)

DATA DE FUNDAÇÃO: JULHO DE 1975 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2010

ENDEREÇO: Av. Tiradentes 280, Centro, Taubaté - SPTelefone: (12) 3634 2000 • Site: www.hospitalregional.org.br

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Márcio do Espírito Santo• DIRETOR FINANCEIRO: Anderson Cremasco• DIRETORA DE APOIO: Amanda Robledo• DIRETOR TéCNICO: Dr. Caio Lúcio Soubhia Nunes• DIRETOR CLíNICO: Dr. Frederico vilela de Oliveira

O Hospital Regional é um hospital-geral, voltado para a média e alta complexidade, com perfil cirúrgico e referência para 39 municípios do interior do Estado de São Paulo com Certificação de Qualidade ONA 2.

ESPECIALIDADES: Pronto Atendimento Adulto e Infantil, UTI Geral e Cardiológica, exames Clínicos e Diagnósticos por Imagem, além de Hemodinâmica 24h. Como unidade de referência, possui destaque para as especialidades de traumato-ortopedia, neurocirurgia, oncologia, cirurgia cardíaca, hemodinâmica, cardiologia intervencionista e para o tratamento de doenças re-

nais, sendo sede do 1º pólo de tratamento conservador ao paciente renal do Estado.

SÃO PAULO

Page 29: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 29

HOSPITAL BEST: Por mais um ano con-secutivo, o Hospital Regional do vale do Paraíba garantiu a titulação de melhor hospital, categoria regional, conferido pela Associação Brasileira de Marketing em Saúde – ABMS. Tra-ta-se da 10ª edição do Prêmio Hospi-tal Best.A escolha por profissionais de saúde leva em consideração o forte referen-cial que a Instituição possui. Entre os itens destacados pela Entidade estão a estratégia, a tradição e a cultura consolidada da São Camilo. RESIDêNCIA MéDICA E INCENTIvO à PESQUISA: Disputando apenas 10 va-gas, mais de 170 candidatos partici-param do Concurso para Residência Médica 2012, promovido pelo Institu-to de Ensino e Pesquisa (IEP). Creden-ciada pelo MEC desde 1982, a Resi-dência Médica do Hospital Regional já possui tradição, nas áreas de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Neurocirurgia e Oncologia Clínica. Desde a criação do programa, mais de 160 profissionais já foram formados e, muitos deles, voltaram para exercer atividades no HR ou na região. Em 2012, o Instituto promoveu a aquisição de cerca de 50 livros das áreas médica, assistencial e

administrativa para integrar o acervo. Atualmente, a biblioteca dispõe de 820 obras. PROJETO HOSPITALIDADE: O HR im-plantou o Projeto Hospitalidade aos pacientes internados, com ações que iniciam já na chegada do paciente por meio da abordagem de uma equipe de hotelaria diferenciada, responsá-vel por realizar a recepção no quar-to, com o fornecimento e controle do enxoval, posterior conferência diária da qualidade do material em uso e a entrega de um kit com itens de hi-giene pessoal. Toda a abordagem já tem sido alvo de elogios por parte de pacientes e acompanhantes. INTRANET/PORTAL RH: Um projeto antigo do Hospital Regional virou re-alidade em 2012: a Intranet, que veio para propiciar ao colaborador um maior contato e acesso às questões que envolvem todos os funcionários do HR. A Intranet nada mais é que uma rede de acesso online, só que de uso restrito. Hospedada no servidor interno, une informações sobre cur-sos, treinamentos, notícias internas, materiais da área de recursos huma-nos, e tantas outras possibilidades.

GESTÃO ENXUTA: Uma nova visão de gestão, baseada na metodologia Lean Sigma, foi iniciada no Hospital. O termo Lean significa eliminação de desperdício ou de atividades que não agregam valor ao processo. Ges-tores desenvolveram projetos para otimização de recursos, sejam eles financeiros, de recursos humanos e/ou materiais. Um dos projetos já aplicados resultou na otimização da dispensação de materiais no setor de Suprimentos. Por ano, a estimativa de redução é de R$20mil e o mais importante: a custo zero. MUTIRÃO DE CIRURGIAS: Cerca de 1050 cirurgias foram realizadas por meio de mutirão em 2012 no Hospital Regional. Com isso, a Unidade pode desafogar a demanda reprimida por procedimentos na região. Entre os destaques estão as Cirurgias de Catarata. Por meio de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde foram realizados mais de 420 procedimentos em oftalmologia. O di-ferencial é que o procedimento no HR foi viabilizado com a técnica da facoe-mulsificação, ou seja, microincisão que possibilita uma recuperação pós-opera-tória mais rápida e de maior segurança ao paciente.

Intranet

Hospital Best

Gestão Enxuta

Residência Médica

Mutirão de Cirurgias

Projeto Hospitalidade

aÇÕEs Em 2012

Page 30: Relatório Social 2012

30 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

saNta Casa dE itu (sp)DATA DE FUNDAÇÃO: 1840 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2009

ENDEREÇO: Rua Joaquim Bernardes Borges 372, Centro, Itu - SPTelefone: (11) 4013 8000 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Klebson Carvalho• DIRETORA ASSISTENCIAL: Jéssika Muhlbauer• DIRETOR DE SUPRIMENTOS: Dario Barbosa da Costa• DIRETOR TéCNICO: Dr. Auro Cezar de Araújo• DIRETOR CLíNICO: Dr. Sylton Marcel Moretto Assugeni

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Alergologia, Anestesiologia, Andrologia, Angiologia, Cirurgia vascular e Linfática, Cardiologia, Cirurgia bucomaxilofacial, Cirurgias (da mão, da cabeça e pescoço, do aparelho digestivo,

endocrinológica, geral, pediátrica, plástica restauradora, torácica), Clínica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Gerontologia, Ginecologia/obstetrícia, Hematologia, Hepatologia, Homeopatia, Imunologia, Infectologia, Mastologia, Medicina do Trabalho, física e reabilitação fisioterápica, Microcirurgia reconstrutiva, Nefrologia,

Neonatologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia Terapia intensiva e Urologia.

SÃO PAULO

Page 31: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 31

REFORMA NO SERvIÇO DE DIAGNóSTICO POR IMAGEM: Foi inaugurado o novo Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tera-pia, SADT, do Hospital São Camilo de Itu que passou por reforma física e revitali-zação estrutural e disponibiliza exames como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Colonoscopia, Endos-copia, Raios-x, Exames laboratoriais, além do Banco de Sangue. Uma nova recepção nos padrões das demais re-formas do Hospital oferece conforto em ambiente climatizado, com Tv, senha eletrônica e profissionais qualificados ao atendimento. EQUIPAMENTOS INéDITOS: Uma nova Ressonância Magnética Brivo MR 355, da GE, começou a ser utilizada para diagnósticos mais precisos. A Resso-nância do São Camilo é o primeiro equi-pamento da GE adquirido no Brasil e é capaz de atender pacientes com até 180 kg. Com essa nova ressonância, a neurologia, especialidade referência do Hospital a mais de 40 cidades, fica completa, já que diagnósticos de todas as naturezas poderão ser feitos na cida-de. A transmissão de dados obtida pelo equipamento é 100% digital, os diag-nósticos são mais seguros e a agilidade e qualidade dos exames são superiores

que o método convencional.O Hospital também adquiriu um Monitor de Sinais vitais, modelo veris Capnogra-fia, fabricado pela Bayer e altamente re-solutivo. Foi realizada em 2012 a primei-ra ressonância magnética com sedação. São raros os Hospitais que disponibilizam o tipo de exame que foi realizado em um paciente neonatal.

NOvA BRINQUEDOTECA: O Hospital São Camilo recebeu uma doação da Loja de Brinquedos zastras que contemplou a instituição com mais de 60 itens lúdi-cos destinados à crianças e adolescentes internados. Jogos, mesinhas, mascotes, bonecas, carros e variados objetos infan-tis doados serão suficientes para montar a Brinquedoteca localizada na Unidade de Tratamento de Queimados e outros para completar a Brinquedoteca da Pe-diatria.

NOvA MATERNIDADE: O Hospital São Camilo de Itu reforça a referência em maternidade de alto risco e inaugura as obras de reforma e reestruturação no setor. As pacientes agora contam com quartos mais amplos e confortáveis que passaram por revitalização para as mães. Novos leitos e mobília já estão disponíveis às parturientes e puérperas.

MUTIRõES: O Hospital São Camilo de Itu aderiu ao Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, realizado em diversas cida-des brasileiras, e realizou procedimen-tos em pacientes que aguardavam em fila. Em parceria com a Diretoria Regional de Saúde, também foram realizados outros sete Mutirões de Ca-tarata para pacientes que aguardam por procedimentos da especialidade na cidade e região. Foram convocados mais de 600 pacientes para os proce-dimentos. PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA: o Protocolo de Cirurgia Segura, pro-posto pela OMS foi implantado na Unidade de Tratamento de Queima-dos (UTQ) do Hospital São Camilo de Itu e a medida oferece mais segu-rança na assistência aos pacientes. CAMPANHAS DE PREvENÇÃO: O Hos-pital São Camilo de Itu promoveu importantes Campanhas de Preven-ção com participação de colabora-dores e voluntários que foram até os pacientes internos e externos divulgar as ações de prevenção e combate às Queimaduras, Câncer de Mama, Combate à Próstata e Úlcera por Pressão.

Reforma Maternidade

Recepção SADT SUS

Mutirão Cirúrgico

Nova Ressonância Magnética Brivo MR 355

Cirurgia Segura UTQ

Brinquedoteca

aÇÕEs Em 2012

Page 32: Relatório Social 2012

32 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital CoraÇão dE JEsusCampo VErdE (mt)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1995 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2010

ENDEREÇO: Av. Mato Grosso 355, Centro, Campo verde - MTTelefone: (66) 3419-2059 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Jorge Alves• RESPONSÁvEL TéCNICA ENFERMAGEM: Enf. Fábia Cristina Nogueira• DIRETOR CLINICO: Dr. Fernando Mariano• DIRETOR TéCNICO: Dr. Miguel Jorge Catallan Jr.

HOSPITAL GERAL COM MATERNIDADE E ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediátrica e Neonatologia, Endocrinologia, Ginecologia/Obstetrícia,

Nefrologia, Ortopedia e Traumatologia.

mato gRoSSo

Page 33: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 33

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Jorge Alves• RESPONSÁvEL TéCNICA ENFERMAGEM: Enf. Fábia Cristina Nogueira• DIRETOR CLINICO: Dr. Fernando Mariano• DIRETOR TéCNICO: Dr. Miguel Jorge Catallan Jr.

PROJETO DE COMBATE AO SEDENTARISMO: A CIPA implan-tou um projeto que visa melhorar a qualidade de vida e a saúde do colaborador a partir de ações internas de avaliação e orientações sobre como combater a obesi-dade e o sedentarismo. São realizadas avaliações físicas, exames laboratoriais e orientações sobre a importância de hábitos de vida saudáveis para melhor desempenho e prevenção de doenças crônicas. Nas avaliações os cola-boradores passam por medição do índice de massa cor-poral, que considera peso e altura, é realizada aferição de pressão arterial, medição de circunferência e outras avaliações a fim de identificar qual a melhor mudança para cada pessoa. A principal atividade incentivada pelo Hospital é a caminhada diária.

ENFERMAGEM: Diversos temas marcaram a padroniza-ção de protocolos assistenciais implantados no Hospital. Rotinas e regimentos também foram apresentados den-tro do choque de gestão para uma melhor atuação da equipe de enfermagem. Esta é uma prática comum na rede camiliana, que busca padronizar a prestação dos serviços em busca de qualidade e otimização de custos.

AQUISIÇõES: Pensando em aprimorar a prestação de serviços em saúde, o Hospital Coração de Jesus re-alizou importantes investimentos para a assistência cirúrgica e adquiriu novos instrumentais. Somente neste ano de 2012 foram investidos pela São Camilo R$30.000,00 para aquisição de pinças de vários tipos e modelos e outros itens que auxiliam os procedi-mentos cirúrgicos na instituição. REFORMULAÇÃO ESTRUTURAL E ASSISTENCIAL: Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços, o Hospital Coração de Jesus passou por uma mudança estrutural e organizacional a fim de adequar a pres-tação dos serviços. Foi iniciado em agosto um choque de gestão com uma equipe multiprofissional da São Camilo, coordenado pelo Assessor da Diretoria Geral da São Camilo, Jorge Alves. Profissionais de diversas áreas implementaram processos e protocolos para otimizar o atendimento e tornar o Hospital mais reso-lutivo, dentro dos padrões camilianos de administra-ção hospitalar.

Instrumentais Cirúrgicos

Projeto de Combate ao Sedentarismo

Obras

Padronização

aÇÕEs Em 2012

Page 34: Relatório Social 2012

34 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital muNiCipal dE NoVa mutum (mt)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1991 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 2012

ENDEREÇO: Avenida das Araras nº 170 N Centro - Nova Mutum / MT Telefone: (65) 3308-2370 / (65) 3308-1452

E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: Edna Gomes Batista• DIRETOR CLíNICO: Dr. Maurício Eidiro Nishiyama • DIRETOR TéCNICO: Dr. José Carlos Rodrigues

HOSPITAL DE BAIXA COMPLEXIDADE COM AS ESPECIALIDADES:Clínica Médica, Cardiologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria

mato gRoSSo

Page 35: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 35

Em agosto de 2012 a Sociedade Beneficen-te São Camilo assumiu a gestão do Hospital Municipal de Nova Mutum, com o objetivo de otimizar a administração dos recursos munici-pais para a melhoria da qualidade nos serviços em saúde. Até aqui, a diretoria administrativa realizou um balanço e avalia como positivo o modelo de gestão iniciado. O Hospital inicia uma nova fase que requer treinamentos cons-tantes no quadro de pessoal e adaptação da comunidade à nova cultura de atendimento. CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: A primeira mudança foi a implantação da Classificação de Risco no Pronto Atendimento. Baseada no Protocolo de Manchester, a forma de atendimento pre-vê uma triagem realizada por enfermeiro 24 horas que acolhe o paciente, avalia os sinais vitais, as queixas e após consulta define com base na gravidade da patologia, os casos que devem ser atendidos primeiro e os que po-dem aguardar em segurança. Essa metodolo-gia de atendimento também estava prevista no contrato de gestão. O objetivo não é aten-der por ordem de chegada, mas com base na gravidade de cada paciente. MéDICOS: Após fechar todos os contratos mé-dicos foram realizadas as eleições para dire-toria clínica e técnica. Foram eleitos por voto direto, o Dr. Maurício Eidiro Nishiyama para o cargo de diretor clínico e Dr. José Carlos Rodrigues de Araújo, para o cargo de diretor técnico. HUMANIzAÇÃO: Foram implantados alguns projetos em parceria com a comunidade que prevê mais humanização na assistência ao pa-ciente. voluntários das “Santas Missões Popu-lares” realizam visitas periódicas no Hospital em busca de dialogar com os pacientes e pro-mover um vínculo de confiança. Além disto, missas contínuas são realizadas no Hospital com a presença de pacientes, colaboradores e acompanhantes.

Classificação de Risco

Diretoria acertada com médicos

Humanização

aÇÕEs Em 2012

Page 36: Relatório Social 2012

36 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital rEGioNal “irmã Elza GioVaNElla” – roNdoNópolis (mt)

DATA DE FUNDAÇÃO: ABRIL DE 2002 SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: AGOSTO 2011

ENDEREÇO: Rua Treze de Maio, 2366 - Jardim Guanabara, Rondonópolis - MTTelefone geral: (66) 3410 4800 • E-mail: [email protected]

• DIRETOR ADMINISTRATIvO: Wagner de Almeida Dias• DIRETOR DE APOIO: Geovani Freitas Neves• DIRETORA ASSISTENCIAL: Karla Emanuela Carriço da Mata• DIRETORA DE QUALIDADE ASSISTENCIAL: Larissa vitt Pieper Oliveira• DIRETOR FINANCEIRO: Eloi Leandro Martins• DIRETOR DE SUPRIMENTOS: Alessandro Nascimento Campos• DIRETOR TéCNICO: Dr. Nélio Nunes Cabette• DIRETOR CLíNICO: Dr. Eduardo Nogueirol

Hospital geral de média complexidade referência para os serviços de traumatologia para mais de 18 municípios.

ESPECIALIDADES: Anestesiologia, Angiologia, Cirurgia vascular, Cardiologia, Cirurgiabucomaxilofacial, Cirurgia Geral, pediátrica e plástica restauradora, Clínica Médica, Gastroenterologia,

Infectologia, Medicina do trabalho, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Proctologia, Terapia intensiva e Urologia.

mato gRoSSo

Page 37: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 37

AQUISIÇõES: Após completar 1 ano e meio na gestão do Hospital Re-gional, a São Camilo comemora os resultados obtidos que beneficiam a população de Rondonópolis e re-gião. Foram muitas aquisições in-corporadas ao Parque Tecnológico da instituição, como novo equipa-mento de endoscopia, ventilado-res pulmonar, autoclave, ultras-som, Osmose e outros. CONFORTO NAS INTERNAÇõES: Os pacientes encontram mais como-didade nas estadias após substi-tuição de todos os leitos nas inter-nações. De modelo Fowler, as 20 novas camas favorecem a recupe-ração do paciente cirúrgico devido à facilidade de elevações que pos-sui para adequar as mais diversas posições necessárias. Além das camas, foram adquiridas dez me-

sas para auxílio nas refeições dos pacientes. CIRURGIAS: O principal destaque e resultado da gestão foram os in-vestimentos em cirurgia. Além de reativar novas salas cirúrgicas para acompanhar a demanda do Hospi-tal, foi adquirido um novo intensi-ficador de imagens, mesas e focos cirúrgicos novos, um microscópio oftalmológico inédito e implantada a Farmácia Satélite no Centro Cirúr-gico, a fim de otimizar a distribui-ção de kits cirúrgicos com utensí-lios e materiais necessários a cada procedimento. De 335 cirurgias o HRR passou a realizar mais de 550 procedimentos mensais. Os exa-mes oftalmológicos aumentaram em mais de 100%. Pela primeira vez o HRR aderiu ao Mutirão Nacio-nal de Cirurgia Pediátrica em para-

lelo a outras cidades brasileiras por iniciativa voluntária de Hospitais e profissionais da especialidade. ABRIGO DE RESíDUOS: Foi construí-do em conformidade com a vigilân-cia Sanitária um Abrigo de Resídu-os capaz de dar destino adequado ao lixo hospitalar de toda natureza produzido pela instituição. ESTRUTURA: Colaboradores contam com mais conforto e comodidade para o descanso nos intervalos de trabalho. A nova sala de descan-so para funcionários conta com colchões, tv e climatização. Além disto, os vestiários foram refor-mados com boa estrutura para os colaboradores e um novo refeitó-rio foi apresentado após passar por intensa reforma e aquisição de no-vas mobílias.

Aquisições Novas Novas Camas nas Internações

Microscópio Oftalmológico Abrigo de Resíduos Reforma dos Banheiros Femininos

aÇÕEs Em 2012

Page 38: Relatório Social 2012

38 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital são Camilo Formosa (Go)

DATA DE FUNDAÇÃO: 1968 / SÃO CAMILO ADMINISTRA DESDE: 1989

ENDEREÇO: Av. Bosque 13, Centro, Formosa - GOTelefone: (61) 3631 9283 • E-mail: [email protected]

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: vânia Gomes Fernandes • ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Tânia Marisa Martins Hermes • DIRETOR TéCNICO: Dr. Luiz Henrique Bellei

Hospital referência em ginecologia-obstetrícia, tendo nacionalmente reconhecido o título de Hospital Amigo da Criança.

ESPECIALIDADES: Alergologia, Angiologia, Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Plástica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia - Obstetrícia, Dermatologia, Médico do Trabalho,

Neurologia, Neonatologia, Nutrição, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psiquiatria, Urologia, Fonoaudiologia, Bucomaxilo, Pediatria e Reumatologia.

GOIÁS

Page 39: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 39

• DIRETORA ADMINISTRATIvA: vânia Gomes Fernandes • ASSISTENTE ADMINISTRATIvO: Tânia Marisa Martins Hermes • DIRETOR TéCNICO: Dr. Luiz Henrique Bellei

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA MA-TERNIDADE: O Hospital implantou a Classificação de Risco na Mater-nidade com o objetivo de otimizar o atendimento nas urgências obs-tétricas. O protocolo busca tornar mais eficiente o atendimento às gestantes com risco, por meio de avaliação de enfermeiro que, em consulta específica, considera suas queixas, sinais vitais e histórico de saúde. O Hospital São Camilo é re-conhecido pelo Unicef como Ami-go da Criança desde 1998 e essa referência na especialidade exige periódicas reavaliações sobre o atendimento na instituição. DOAÇÃO DE ENXOvAL E NOvOS UNIFORMES: A Paróquia São Cami-lo de Brasília, representada pelo Padre José Maria, realizou uma doação de enxovais para os recém nascidos no São Camilo. Entre os itens doados estão roupinhas de lã, pequenos macacões, toalhas e

mantas. Também foram adquiri-dos novos uniformes para os cola-boradores do setor administrativo e para recepcionistas. A equipe de enfermagem já possuía uniformes novos e agora todos os setores do Hospital estão contemplados com a nova logomarca. NOvOS LEITOS: Com o objetivo de ampliar a oferta de leitos para a cidade de Formosa e região, o Hospital São Camilo anuncia para a comunidade a instalação de mais 03 leitos ativos que já estão disponibilizados pelo Hospital. Fo-ram dois leitos ativados na enfer-maria e no apartamento. CERTIFICADO DE EXCELêNCIA PARA LABORATóRIO: Após pouco mais de um ano da implantação do Programa Nacional de Controle de Qualidade, PNCQ, o Laboratório do Hospital São Camilo de Formosa comemora mais um reconheci-

mento importante do Programa, o Certificado de Excelência. O PNCQ é regido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, SBAC e moni-tora mais de quatro mil laborató-rios inscritos em toda a América Latina. Por meio do Programa são realizados o controle interno e externo da Qualidade, com o ob-jetivo de avaliar a segurança, sa-tisfação e eficiência das análises clínicas. SYSTEMAH2005: O Hospital São Camilo de Formosa implantou um novo sistema de compras que consiste em possibilitar a requisi-ção de compras, conferência de estoques e manutenção de produ-tos por meio do “SYSTEMAH2005”. A principal função do sistema é a compra de produtos, retirada de materiais e medicamentos do es-toque e manutenção de equipa-mentos por meio informatizado que permite melhor controle.

Laboratório PNCQ SYSTEMAH2005

Assistência Maternidade Enxoval Novos leitos

aÇÕEs Em 2012

Page 40: Relatório Social 2012

“Mais coração nas mãos, irmão”São Camilo de Lellis

Aimorés/MG Resplendor/MG Timóteo/MG

Coronel Fabriciano/MG Mariana/MG Itabirito/MG

Caxambu/MG Nova venécia/ES Formosa/GO

Campo verde/MT Nova Mutum/MT Rondonópolis/MT

Itu/SP

Campos do Jordão/SP

Page 41: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 41

pastoral da saúde: Milhares de beneficiados

com o nosso voluntariadoSeguindo a missão reli-

giosa e evangelizadora da Pastoral Nacional da Saúde, os grupos de voluntários dos Hospitais Camilianos desen-volvem atividades previstas no estatuto da Pastoral da Saúde, que consistem em vi-sita aos enfermos nos leitos, em domicílio após a alta mé-dica e em entidades que aco-lhem pessoas em vulnerabili-dade social.

A proposta dos grupos de Pastoral é favorecer um diá-logo com a pessoa, de forma a criar um vínculo de confian-ça. Esses grupos são formados por pessoas comuns que se voluntariam na missão social de resgatar a autoestima e valorização pessoal do en-fermo. Diariamente são rea-lizadas visitas aos leitos nos

Hospitais da Regional Centro Sudeste.

Em 2012 foram mais de 100 mil visitas promovidas por centenas de agentes que, além da visita, contemplam os pacientes com doações de enxoval, artigos de higiene pessoal e vestuário. A Pastoral atua segundo as dimensões social, comunitária e político--institucional de seu estatuto de entidade civicorreligiosa.

Ecumênica e aberta aos interessados em fazer cursos para se tornar voluntário, a Pastoral da Saúde Camiliana tem sede no Instituto Cami-liano de Pastoral da Saúde, ICAPS, em São Paulo, SP, onde temas e diretrizes são lança-das para serem multiplicadas pelos agentes em todos os Hospitais do Brasil.

Salto/SP

Taubaté/SP

Formosa/GO

Rondonópolis/MT

Page 42: Relatório Social 2012

42 rElatório soCial 2012 l rEGioNal CENtro sudEstE

HumaNizaÇão E proJEtos dE

rEspoNsaBilidadE soCioamBiENtal!

Pensando no bem estar dos pacientes, colaboradores e visitantes, os Hospitais Camilianos da Regional desenvolvem durante todo o ano diversos projetos na área social, socioambiental e de auxílio psicológico e emocional. Através de vo-luntários e agentes de Pastoral, Grupos de Trabalho Humanizado (GTH) praticam ações internas a fim de tornar o ambien-te hospitalar o mínimo possível traumáti-co e mais confortável.

Esses grupos possuem diferentes no-menclaturas capazes de atender desde recém-nascidos à idosos nas internações. Alguns se vestem de palhacinhos ou apenas realizam visitas e comemorações internas, outros orientam os pacientes sobre benefícios de uma vida saudável, amamentação e prevenção de doenças e outros praticam doações contínuas aos que mais necessitam. A humanização é a prioridade e o diferencial dos Hospitais da rede camiliana, que colocam o enfer-mo no centro de suas ações.

proJEtos dE HumaNizaÇãoHospital são José E são Camilo - aimorés (mG)

Prevenção Câncer de Mama Orientações sobre alimentação ao pacienteIncentivo à amamentação Incentivo à Doação de Sangue Sustentabilidade

Page 43: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 43

voluntários da Alegria Ações e atividades na Pediatria e BrinquedotecaComemoração dos Aniversariantes Prevenção da saúde Projeto Doulas

vital verde Doula vitalDoutores do Riso / Operação Alegria Ações do Grupo de Trabalho Humanizado Seresteiros Camilianos

visita Humanizada Ações do Grupo de Trabalho Humanizado Brinquedoteca Cantinho da Alegria Tocando a vida

proJEtos dE HumaNizaÇão

Comemoração de Aniversariantes Hemovidas Saúde de Mãos Dadas vital verde

Hospital Casa dE CaridadE são ViCENtE dE paulo – CaxamBu (mG)

Hospital Nossa sENHora do Carmo – rEsplENdor (mG)

Hospital E matErNidadE Vital Brazil – timótEo (mG)

Hospital são Camilo - CoroNEl FaBriCiaNo (mG)

Café Amigo Ações do Grupo de Trabalho Humanizado Orquestra Câmara Jovem

Hospital moNsENHor Horta - mariaNa (mG)

Page 44: Relatório Social 2012

44 rElatório soCial 2012 l rEGioNal CENtro sudEstE

proJEtos dE HumaNizaÇãoHospital são ViCENtE dE paulo - itaBirito (mG)

Projetos de Prevenção da Saúde

Doutores da Alegria

Parceria com escolas da cidade Incentivo ao Aleitamento Materno Doutores da Alegria Projetos de Prevenção da Saúde

Hospital são marCos - NoVa VENéCia (Es)

Prevenção do Câncer de Mama Humanização na Maternidade Incentivo à doação de sangue Natal Solidário

Hospital lEoNor mENdEs dE Barros - Campos do Jordão (sp)

Artesanato Tardes de Lazer e Futebol Projeto Sorridente Projeto visual

Hospital rEGioNal do ValE do paraíBa - tauBaté (sp)

Projeto Hospitalidade Comemoração Aniversariantes Comissão de Humanização Projeto Entidades voluntárias

Hospital E matErNidadE muNiCipal Nossa sENHora do moNtE sErrat - salto (sp)

vital verde Prevenção do Câncer de MamaIncentivo à Doação de Sangue Projeto Redução de Consumo Incentivo à Leitura

Page 45: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 45

proJEtos dE HumaNizaÇão

Hospital são Camilo - Formosa (Go)

saNta Casa dE itu (sp)

Doações para entidades carentes Prevenção do Câncer de Mama Prevenção do Câncer de PróstataDoutores da Alegria Semana de Prevenção e Combate Queimaduras

Hospital CoraÇão dE JEsus - Campo VErdE (mt)

Projeto Prevenção Social Humanização Hospitalar Projeto Saúde do Colaborador Anunciando a vida

Hospital rEGioNal “irmã Elza GioVaNElla” – roNdoNópolis (mt)

Prevenção do Câncer de Mama Palhacinhos da AlegriaIncentivo à Doação de Sangue Prevenção da SaúdeProjeto Colaborador Destaque Doações a Entidades/ Bazar Beneficente

Hospital muNiCipal dE NoVa mutum (mt)

Ações do Grupo de Trabalho Humanizado visitas do Grupo Espiritual Dia das Crianças

Comemoração de Aniversariantes Doações para entidades carentes Prevenção social da saúde Programa Jovem Aprendiz Outubro Rosa

Page 46: Relatório Social 2012

46 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Comunicação regional

Criada com o objetivo de unificar os Hospitais, reduzindo a distância entre as 16 Unidades da Regional Centro Sudeste, a Comunicação é responsável pelas pautas jornalísticas que originam matérias no site institucional, informativos, nos jornais locais e regionais e na Revista Institucional.

Em 2012, o balanço foi positivo junto aos correspondentes que ficam locados em cada Unidade e fortalecem a parceria para que a sociedade tenha conhecimento das principais causas dos Hospitais Camilianos em favor de seus clientes.

INFORMATIvO Produção de 154

Edições do Informativo SÃO CAMILO SAÚDE

Regional Centro Sudeste que conta com informações

novas dos Hospitais dessa Regional.

MATéRIASProdução de mais de 560 matérias e mais de 1.000 publicações por mídia espon-tânea na imprensa pelos Hospitais dessa Regional.

REvISTAPublicação bimestral das entidades camilianas que divulgam seus trabalhos e ações nas áreas da saúde, educação, assistência social e religiosa. http://www.saocamilo.br/revista-online/

CAMPANHAS Para reforçar ações de interesse público em importantes datas em saúde que os Hospitais desenvolvem, as Cam-panhas Publicitárias favorecem a percep-ção do mercado para com as instituições camilianas.

RELATóRIO SOCIALAnualmente,

a Regional Centro Sudeste reúne no

Relatório Social um resumo de suas

principais atividades.

SiteCadastro de mais de 20

currículos/dia;Recebimento médio de

15 mil visitas/mês;Atualização de Clipping

e Informativos Semanal;Atualização de Eventos e Notícias em tempo real;

Atualização do Relatório Social anual.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOResponsável: LC Web Comunicação • Lilian Cacau

E-mail: [email protected](31) 3821 7342 / (31) 8649 0876 / (66) 9604 2682

Page 47: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 47

Campos do Jordão/SP

Itabirito/MG

Coronel Fabriciano/MG

Aimorés/MG

Salto/SP

Caxambu/MG

Nova Mutum/MT

Itu/SP

Mariana/MG

Campo verde/MT

Timóteo/MG

Resplendor/MG

Formosa/GO

Taubaté/SP

Nova venécia/ES

Rondonópolis/MT

igualdade na diversidade

Com o reconhecimento do Ministério do Trabalho, a São Camilo desenvolve em todos os seus Hospitais o Programa Diver-sidade, que consiste em recrutar deficien-tes para as oportunidades do mercado de trabalho. O programa não se restringe à contratação, por incluir uma série de ati-vidades de inclusão que promovem a in-tegração e o relacionamento interpessoal entre os colaboradores nas Unidades.

Na Regional Centro Sudeste são mais de 300 colaboradores nesse programa que atuam em diversos setores e desem-penham diferentes funções. A São Camilo acredita que a igualdade na Diversidade é a força motivadora do programa que sen-sibiliza familiares dos deficientes e todos os demais colegas de trabalho, em busca de um tratamento semelhante, mas que considera os limites de cada um.

Todo ser humano é passível de defici-ência, fraqueza e dificuldade, mas que se reconhecidas podem ser superadas com um trabalho conjunto. Assim é o Progra-ma Diversidade na São Camilo: uma fonte de inclusão social que valoriza a dedica-ção e o empenho no ambiente de traba-lho, independente de pessoas.

Page 48: Relatório Social 2012

48 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Campos do Jordão/SP

Itabirito/MG

Aimorés/MG

Salto/SP

Coronel Fabriciano/MG

Nova Mutum/MT

Itu/SP

Mariana/MG Caxambu/MG

Resplendor/MG

Campo verde/MT

Taubaté/SP

Nova venécia/ES

Timóteo/MG

Formosa/GO Rondonópolis/MT

EduCaÇão CoNtiNuada: Aperfeiçoamento profissional

como prioridadeA busca pela capacitação

contínua sempre foi o obje-tivo dos Hospitais Camilia-nos que visualizam em seus colaboradores a chave para o crescimento institucional, por isso, acompanham as novas tendências do merca-do da saúde. Cursos, pales-tras, seminários e aulas são realizados e promovidos nos

Hospitais a fim de aperfei-çoar a técnica profissional e oferecer mais segurança ao colaborador na execução de suas tarefas.

Nas Unidades da Regional Centro Sudeste são desen-volvidos Programas de Edu-cação Continuada por uma equipe de Treinamentos. Em média são proferidos mais

de 3.000 cursos anualmente nos 16 Hospitais. O incentivo à formação profissional em grandes eventos nacionais também é meta dos Hospi-tais Camilianos, além do in-tercâmbio de conhecimento entre profissionais que rea-lizam trocas de experiências entre os Hospitais com visi-tas técnicas.

Page 49: Relatório Social 2012

RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE 49

Campos do Jordão/SP

Itabirito/MG

Coronel Fabriciano/MGAimorés/MG

Salto/SP

Caxambu/MG

Nova Mutum/MT

Itu/SP

Mariana/MG

Campo verde/MT

Timóteo/MGResplendor/MG

Formosa/GO

Taubaté/SP

Nova venécia/ES

Rondonópolis/MT

segurança... prevenção... responsabilidade...

Nos Hospitais Camilianos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, promove continuamente ações internas e externas a fim de orientar e conscientizar cada colaborador do seu papel preventi-vo social no ambiente de trabalho. Cur-sos, palestras e dinâmicas com práticas de campo foram realizadas durante todo o ano de 2012 com participação efetiva dos cipeiros, técnicos de segurança do traba-lho e a CIPA.

Além da SIPAT, Semana Interna de Pre-venção de Acidentes, promovida por todos os Hospitais, em dias comuns a prevenção é sempre lembrada, seja pelo uso de Equi-pamentos de Proteção Individual e Coletiva ou com atualizações nos mapas de riscos e gerenciamento dos mesmos. O objetivo da São Camilo é manter um ambiente seguro de trabalho e incentivar a qualidade de vida mi-nimizando os riscos de doenças ocupacionais e de intercorrências.

Page 50: Relatório Social 2012

50 rElatório soCial 2012 l rEGioNal CENtro sudEstE

Campos do Jordão/SP

Itabirito/MG

Aimorés/MG

Salto/SP

Coronel Fabriciano/MG

Nova Mutum/MT

Itu/SP

Mariana/MG Caxambu/MG

Resplendor/MG

Campo verde/MT

Taubaté/SP

Nova venécia/ES

Timóteo/MG

Formosa/GO Rondonópolis/MT

Nós ComBatEmos a infecção Hospitalar

Caracterizada por infec-ções que podem se desen-volver durante o período de internação ou após a alta médica, desde que as-sociada aos procedimen-tos hospitalares, a infec-ção hospitalar é a principal preocupação da equipe assistencial dos Hospitais Camilianos, que visam a segurança do paciente in-ternado. Segundo o Minis-

tério da Saúde, é impos-sível que uma instituição mantenha sua taxa em 0%, pois, algumas infecções in-dependem de prevenção e cuidados, mas a maioria pode ser evitada.

A Comissão de Contro-le de Infecção Hospitalar, CCIH, é a equipe respon-sável por manter as taxas abaixo do recomendado pela Organização Mundial

de Saúde, OMS e por de-senvolver um plano de tra-balho que visa a conscien-tização dos profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes.

Em 2012 foram muitas conquistas e avanços na prevenção da infecção hos-pitalar que garantiram mais segurança na assistência ao paciente e mais qualidade no atendimento prestado.

Page 51: Relatório Social 2012

EstatístiCas dE atENdimENto Em 2012

Page 52: Relatório Social 2012

52 RELATÓRIO SOCIAL 2012 l REgIOnAL CEnTRO SudESTE

Hospital e Maternidade vital Brazil - TimóteoHospital Monsenhor Horta - Mariana

Hospital São vicente de Paulo - ItabiritoHospital São José e São Camilo - Aimorés

Hospital Nossa Senhora do Carmo - ResplendorHospital São Camilo – Cel. Fabriciano

Hospital Casa de Caridade São vicente de Paulo – Caxambu

Hospital São Marcos - Nova venécia

Hospital Coração de Jesus - Campo verdeHospital Regional “Irmã Elza Giovanella” – Rondonópolis

Hospital Municipal de Nova Mutum – Nova Mutum

Santa Casa - ItuHospital Leonor Mendes Barros - Campos do Jordão

Hospital Regional do vale do Paraíba - TaubatéHospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat - Salto

Hospital São Camilo Formosa

GOIÁS

mato gRoSSo

minaS geRaiS

SÃO PAULO

ESPíRITO SANTO

WWW.SAOCAMILOSAUDE.COM