relatório de neutralização de co2 do unique shopping parauapebas

13
Coquetel de Abertura 18 de Maio de 2011

Upload: fabiano-faco

Post on 05-Jul-2015

125 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Relatório da neutralização de CO2 emitido por ocasião do evento de inauguração do Unique Shopping Parauapebas pela Urbia em 17 de Maio de 2011. O Serviço de inventário, cálculo e neutralização foi desenvolvido pela Eccaplan com base no produto evento neutro.www.eccaplan.com.br www.eventoneutro.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

Coquetel de Abertura 18 de Maio de 2011

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Page 2: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

O Unique Shopping Parauapebas realizou o seu Coquetel de Abertura no dia 18 de maio de 2011. O novo shopping é horizontal e com apenas um piso onde estão todas as lojas, o que permite maior acessibilidade aos clientes, tudo dentro de 21.200 mil m² de área construída, sendo 14.500 mil m² de ABL (área bruta locável).

Alinhado às políticas e compromissos socioambientais, o Unique Shopping, desde a sua fase de construção, tem incentivado o desenvolvimento local, gerando mais de 600 empregos diretos e indiretos. Além disso, diversas iniciativas ambientais tem sido avaliadas para serem implementadas no shopping, a começar pelo evento de abertura.

O Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas contou com a presença de 336 convidados e jornalistas, de diversas cidades do país.

A quantificação e compensação ambiental, quanto aos gases de efeito estufa (neutralizaçãode carbono) seguiu as diretrizes do programa Evento Neutro, ao qual adquiriu 95 créditos decarbono originado do Projeto de Energia Renovável - Pequena Central Hidrelétrica.

Nas próximas páginas, você irá encontrar as principais informações sobre essa iniciativa.

Boa Leitura.

Page 3: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

Em princípio, o Efeito Estufa não seria problema. Pelo contrário, sem ele não haveria vida no Planeta Terra. É um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido, 33oC aproximada-mente, promovendo a vida de plantas e animais, incluindo o próprio homem. Efeito Estufa é o resultado da ação de certos gases na atmosfera. Esses “Gases de Efeito Estufa” retém a energia solar, tranformando radiação infravermelho em calor. Quando a concentração desses gases aumenta, alguns ciclos naturais sofrem alterações.

Hoje, essa concentração de gases atingiu o ponto sensível do sistema terrestre, ou seja, tornou-se um problema. Cientistas concordam que houve um aumento na concentração desses gases na atmosfera, e apontam uma correlação disso com as atividades humanas.

Também identificaram a relação, com 90% de certeza, de que o aumento dos níveis de gases estufa está diretamente relacionado com o aumento de temperatura do planeta.

A temperatura do planeta é um importante fator de equilíbrio dos serviços eco-sistêmicos. Os cientistas preveêm que, se mantidas as tendências dos padrões atuais de produção e consumo, haverá um aumento médio de aproximadamente 3oC nos próximos 100 anos.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Esse processo é conhecido como

Aquecimento Global.

Isso poderá causar consequências gravíssimas à saúde individual e ao bem estar social.

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Page 4: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

O CONTROLE DE EMISSÕES

Na década de 1990, líderanças políticas e empresariais se engajaram em buscar respostas para a redução dos níveis de emissões de poluentes atmosféricos. Nesse contexto, surge o Protocolo de Quioto e, no início deste século, o Meca-nismo de Desenvolvimento Limpo e outros mecanismos de mercado para redução das emissões de gases estufa.

Projetos de Desenvolvimento

Limpo

Órgãos certificadores

Empresas / Eventos

Inventário de Emissões

Empresas / Eventos Neutros

Enquadram-se nesse princípio a produção de energia por fonte renovável (solar, eólica e biocombustíves), tratamento alternativo de resíduos, eficiência energética e atividades como reflorestamento e manejo florestal sustentável.

O termo “neutralização” simboliza uma ação de compensação ambiental por meio do finan-ciamento de projetos de desenvolvimento limpo que reduzem os níveis de emissão de polu-entes na mesma proporção que o evento, mas no sentido positivo.

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite que os países que assumiram metas de redução de emissões no acordo de Quioto financiem projetos de produção limpa em países não industrializados.

Dessa forma, as novas tecnologias limpas são disseminadas com maior rapidez e, em troca, os financiadores recebem créditos de carbono que são utilizados no cumprimentos das metas de redução de emissões.

Empresas e indivíduos estão assumindo posições de liderança no processo de combate e conscientização sobre as consequências do aquecimento global. Ao neutralizar as emissões de carbono de suas operações, novos projetos de desenvolvimento limpo se tornam realidade.

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Page 5: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

PEGADA DE CARBONO

Definição de Escopo e

Limites para Concepção do

Inventário

PEGADA DE CARBONO

Inventário de emissões de

Gases de Efeito Estufa

Compensaçãocertificada

18 de MaioUnique Shopping - Parauapebas - PA

336 convidados

29.840 km percorridos por carros, caminhões durante a montagem, realização e desmontagem,

70.791 milhas áereas voadas; 0,68 g de gás refrigerante,

506 kWh de eletricidade, não foi utilizado gerador de energia,

74,2 m3 de água e 163 kg de resíduo gerado

Aquisição de 95 Créditos de Carbono - VERs(Reduções Voluntárias de Emissões Certificadas)

proveniente do projeto de compensação“Pequena Central Hidrelétrica”

BRASIL

94.956 kg CO2

Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

A primeira etapa da neutralização é conhecer o impacto do evento em relação às emissões de gases estufa. Um desenho adequado da produção do evento garante a Integralidade do cálculo da PEGADA DE CARBONO, um dos princípios fundamentais dos inventários.

(1) World Resources Institut / World Business Council for Sustainable Development

Escopo se refere ao conjunto de atividades que foram analisa-das pela ECCAPLAN, identificadas como relevantes neste evento. A metodologia utilizada para levantamento segue as diretrizes do WRI/WBCSD1 para inventário de emissões de gases estufa.

As seguintes fontes de emissões foram analisadas:

A PEGADA DE CARBONO é tecnicamente conhecida como Inventário de Emissões.

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

a. Infra-estrutura do Unique Shopping, incluindo:Energia elétrica, combustíveis consumidos e disposição de resíduos.

b. Viagens aéreas e rodoviárias dos convidados; c. Transportes de materiais, equipamentos e equipes de produção e apoio;d. Materiais descartáveis produzidos exclusivamente para o evento.

Page 6: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

PEGADA DE CARBONO

INFRA-ESTRUTURA

O cálculo da Pegada de Carbono do Coquetel de Abertura do Shopping Unique Parauapebas foi dividido entre os 3 grupos abaixo:

Informações sobre a utilização das instalações e serviços básicos do Shopping Unique.Foi estimado o consumo de eletricidade, água, ar-condicionado, gestão de resíduos sólidos e eflu-entes.

DESLOCAMENTO AÉREO / TERRESTREInformações referentes aos deslocamentos terrestres e as viagens aéreas com origem em algu-mas cidades do Brasil.

MONTAGEM E DESMONTAGEMInformações referentes aos deslocamentos de caminhões e demais veículos utilizados na monta-gem e desmontagem de todo o evento.

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Page 7: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

INFRA-ESTRUTURA

Não houve a necessidade de se utilizar gerador de ener-gia. Toda a energia utilizada no evento adquirida da rede pública. Foi consumido 506 kWh durante a montagem, realização e desmontagem de evento. Isso corresponde a emissão de:

12,4 kg de CO2e.

Microvazamentos nos sistemas de ar-condicionado são responsáveis pela emissão de cerca de 0,68 g de gás HFC-134a (utilizado nos equipamentos de ar condicionado), equivalente a 0,88 kg de CO2e durante o evento, pois esse gás é 1.300 vezes mais forte para o efeito estufa que o CO2e.

A matriz de geração de eletricidade integrada no Brasil é composta por

Hidroelétricas - 77,4%Gás Natural - 3,6%Biomassa - 3,7%

Deriv. Petróleo - 2,8%Carvão Mineral - 1,4%

Nuclear - 2,6%Importação - 8,0%

Isso reflete um fator de emissão médio de:24,60 kg CO2e / Mwh

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Todo o resíduo gerado antes, durante e após o evento foi enviado a aterro sanitário ou reaproveitado. A água utilizada foi tratada por estação de tratamento municipal: - 163 kg de resíduo sólidos para aterro - 8 placas - 2 x 1 m - lona vinilica - 6 outdoors - 9 x 3 m - papel - consumo e tratamento de aproximadamente 74,2 m3 de água.- não houve consumo de óleo diesel, para geração de eletricidade.

Estes ítens geraram aproximadamente

202 kg de CO2e.

Page 8: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

As viagens aéreas da equipe organizadora e todos os deslocamentos durante a montagem e desmontagem foram levantados, consi-derando suas distâncias e tipos de veículos utilizados. Foram percorridos aproximada-mente 464 km por carros, utilitários e cami-nhões de médio porte, e voadas 6.420 milhas, totalizando a emissão de

8.216 kg de CO2e.

STAFF - MONTAGEM E DESMONTAGEM

DESLOCAMENTO DOS CONVIDADOS

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Foi considerado o deslocamento terrestre e aéreo de dos convidados e jornalistas. Foi percorrido aproximadamente 29.376 km em carros e vans em Manaus caminhões e voadas 64.370 milhas aéreas, totalizando

86.525 kg de CO2e.

Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Page 9: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

0%

94%

6% 0%Emissões por origem

Infra-estrutura Viagens aéreas

Deslocamentos Terrestres Resíduos Sólidos

Pegada Ecológica

O Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas compensou a emissão de 94.956 kg de CO2 equivalente na atmosfera terrestre.

A Pegada Ecológica é a área terrestre e marítima biologi-camente produtiva necessária para suprir recursos à uma população e suas atividades, e para absorver os resíduos por ela gerados, dada a tecnologia atual.

Segundo a ONG Global Footprint Network, precisamos hoje de 1,4 planeta para absorver e compensar o nosso impacto ambiental. Se todos vivêssemos o mesmo padrão de consumo dos EUA, precisaríamos de 9 planetas.

PEGADA DE CARBONO RESUMO

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

COQUETEL DE ABERTURA UNIQUEInfra-estrutura

Deslocamento TerrestreViagens Aéreas

Resíduos Gerados

TOTAL

17,1 kg CO2e

88.858 kg CO2e

5.883 kg CO2e

94.956 kg CO2e

198 kg CO2e

Coquetel de Abertura do Unique Shopping Parauapebas

Page 10: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES

A compensação do evento foi feita por meio da aquisição de créditos de carbono gerados pelo projeto abaixo:

As emissões de gases estufa do evento foram compensadas por meio do programa EVENTO NEUTRO, desenvolvido e geren-ciado pela ECCAPLAN Consultoria em Desenvolvimento Sustentável.O programa apóia projetos que geram benefí-cios ambientais mensuráveis e passam por processos de verificação/auditoria externa, de acordo com as regras estipuladas nos merca-dos de carbono.

A ECCAPLAN é filiada à Bolsa do Clima de Chicago, Social Carbon, Gold Standard Foundation e outras importantes organizaçòes do Mer-cado de Carbono, representando interesses de nossos parceiros e promovendo projetos de inovação tecnológica com foco no desenvolvi-mento sustentável.

Projeto de Energia Limpa - Pequena Central Hidroelétrica (PCH)

Os benefícios ambientais são mensuráveis em tonelada de gás carbônico (CO2) removido ou não emitido a atmosfera, que são convertidos em certificados chamados REDUÇÃO DE EMISSÃO VOLUNTÁRIA (VER -Voluntary Emission Reduction). Os VERs para compen-sação desse evento foram comprados no Mercado Voluntário (VCS) e estão em posse da ECCAPLAN e são identificados pela seguinte série:

Série EN11RD00427 - EN11RD00521

Acesse o site do EVENTO NEUTRO e veja mais informações sobre o evento, os projeto ambientais que apoiamos e outros eventos neutros.

WWW.EVENTONEUTRO.COM.BR

A PCH Garganta da Jararaca gera aproximadamente 29,3 mW de energia constante para o abas-tecimento dos municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá e Campo Novo do Parecisental.

Coquetel de Abertura do Unique Shopping ParauapebasUm programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Antigamente estas cidades obtiam energia com a queima de óleo diesel (geração térmica). A PCH, localizada em Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá), é a primeira do Centro-Oeste e a segunda do país a ter a chamada ‘escada de peixes’, que facilita a migração e reprodução da maioria das espécies locais, além de assumir outros cuidados ambientais durante a instalação.O projeto é certificado e verificado pela TÜV NORD.

Page 11: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

A FLORESTECA é uma empresa brasileira com atividades de manejo florestal sustentável de Teca em três municípios do Estado do Mato Grosso: Cáceres, Jangada e Rosário Oeste.Desde 2003, a empresa desenvolve projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável na região. No diagnóstico realizado em 2003, as oportunidades geradas pelas atividades da empresa na região foram muito bem avaliadas pelas administrações municipais, por seus empregados e por representantes de sindicatos e de grupos locais.Carteira assinada, remuneração acima da média e condições de habitação melhores que no meio urbano fizeram a empresa ser reconhecida por seu importante papel no desenvolvimento socio-economico da região.Mais informações podem ser obtidas no site da empresa: www.floresteca.com.br

Sobre a Madeira de TECA

A TECA é uma madeira nobre, originárias das florestas decíduas mistas da Índia, Mianmar, Tailândia e Laos. É utilizada na confecção de obejtos nobres como móveis decorativos e finos.A fabricação de deques e até mesmo embarca-ções também é uma ótima alternativa de aplica-ção.Aplica-se perfeitamente ao mercado de construção sustentável. No Brasil, praticamente toda TECA produzida é proveniente de Florestas com Manejo Florestal Certificado.

No Brasil, a TECA ainda é pouco conhecida, mas é uma alterativa de excelente qualidade e procedência rastreada.

A Certificação de um projeto no Mercado de Carbono é um processo rigoroso que garante a credibilidade da neutralização:

Estudo de elegibilidade e viabilidade

Elaboração do DCP (Documento de

Concepção do Projeto)

Validação por Auditores credenciados

Apresentação do DCP ao órgão responsável

Verificação por Auditores credenciados

Emissão dos “Créditos de Carbono”

Implantação do Projeto

EXEMPLO DE PROJETO AMBIENTAL

Coquetel de Abertura do Unique Shopping ParauapebasUm programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Page 12: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

RELATÓRIO DE NEUTRALIZAÇÃO DAS EMISSÕES

DE GASES DE EFEITO ESTUFA

São Paulo, 10 de junho de 2011

Fernando Antonio Beltrame

Realização:

ECCAPLAN Consultoria em Desenvolvimento SustentávelAv. Prof. Lineu Prestes, 2.242

CEP 05508-000 São Paulo - SP(11) 3039.8312

www.eventoneutro.com.brwww.eccaplan.com.br

Série EN11RD00427 - EN11RD00521

Coquetel de Abertura do Unique Shopping ParauapebasUm programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Page 13: Relatório de Neutralização de CO2 do Unique Shopping Parauapebas

Um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela

Relatório de Neutralização dasEmissões de Gases de Efeito Estufa