relatório de gestão

57

Upload: esfor

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Documento de registro das ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação no que se refere a Gestão entre os anos de 2011 a 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Gestão
Page 2: Relatório de Gestão
Page 3: Relatório de Gestão

Marconi Ferreira Perillo JúniorGovernador do Estado de Goiás

Vanda Dasdores Siqueira BatistaSecretária de Estado da Educação

Raph Gomes AlvesSuperintendente de Inteligência Pedagógica e Formação

Márcia Rejane Martins da Silva BritoChefe do Núcleo da Escola de Formação

Marcelo Jerônimo Rodrigues de AraújoDiretor do Polo Central da Escola de Formação

Valéria Marques de OliveiraGerente de Formação Central

Luciane Aparecida de Oliveira RodriguesGerente de Tutoria Pedagógica

Renato Pereira de MouraCoordenador de Tutoria Pedagógica

Lorena Resende CarvalhoGerente de Ensino Especial

Vanuse Batista Pires RibeiroCoordenadora Equipe PASP

Page 4: Relatório de Gestão
Page 5: Relatório de Gestão

"O único “bom aprendizado” é o que é para

o avanço do desenvolvimento."

Vygotsky

Page 6: Relatório de Gestão
Page 7: Relatório de Gestão

Dedicamos o relato destas ações a todos osprofissionais da educação da Rede Estadualde Goiás, às equipes das Regionais, em es-pecial, Diretores de Núcleo Pedagógico, Tu-tores, Equipes Gestoras das UEs, aos alunose seus familiares por terem confiado no tra-balho realizado pela Secretaria de Estado daEducação de Goiás.

Page 8: Relatório de Gestão
Page 9: Relatório de Gestão

No início de 2011, assumimos o desafio de mudar orumo da educação de Goiás. Ações em diversas áreas,como a pedagógica, de gestão, tecnologia e rede física,foram propostas para compor o Pacto pela Educação,plano de reforma educacional goiano. Parte dessas açõesdesenvolvidas pela Superintendência de InteligênciaPedagógica e Formação (SUPINPEDF), encontram-serelatadas aqui.

Os programas, projetos e ações desenvolvidos pelaSUPINPEDF, durante esta gestão, objetivaram o resgateda escola como espaço de ensino e de aprendizagem e,acima de tudo, a oportunidade, aos estudantes goianos,de um futuro promissor por meio da educação. Raph Gomes Alves

APReSentAçãO

Page 10: Relatório de Gestão
Page 11: Relatório de Gestão

A estrutura organizacional da Superintendência ............................................12

Criação e Fortalecimento de instrumentos para melhorar a Gestão Pedagógica............18

Currículo ................................................................20Avaliação .................................................................22Produção de Material ..........................................24

Política de Acompanhamento e Formação.....28Tutoria e Acompanhamento Pedagógico.........30Acompanhamento aos Polos Regionais da Escola de Formação.........................................36Capacitação de Professores...............................40

Colaboração com os Municípios................50Formação de Gestores .......................................52Adesão de Parecerias das Prefeituras de Goiás ..54

Resultado do iDeB......................................55

SuMáRiO

Page 12: Relatório de Gestão

11

Page 13: Relatório de Gestão

Quando da implantação do Pacto pela Educação, viu-sea necessidade de centralizar as orientações pedagógicasrepassadas às SREs e Unidades Educacionais, com o ob-jetivo de possibilitar aos estudantes goianos aprendiza-gens significativas.

Assim, surge o Núcleo de Orientação Pedagógica(NUOP), criado em 2011 para ser responsável pelas açõesda reforma educacional relacionadas à prática pedagógica.

Dessa forma, o NUOP realizou a construção do currículoreferência, implantou o Sistema de Avaliação Educacionalde Goiás (SAEGO), gerenciou o Programa de Tutoria,entre outras atividades estruturantes da rede.

Em 2012, devido a importância dos programas e projetosdesenvolvidos pelo NUOP, cria-se a Superintendência deInteligência Pedagógica e Formação - através da lei 17.854.

A SUPINPEDF mantém a premissa de desenvolver orien-tações pedagógicas para a rede estadual goiana e apre-senta a seguinte estrutura organizacional:

eStRutuRAORGANIzACIONAl DASuPeRintenDênCiA

12

Page 14: Relatório de Gestão

13

Page 15: Relatório de Gestão

nÚCLeO DA eSCOLA De FORMAçãOResponsável por planejar, elaborar, articular e executaras ações formativas aos profissionais da educação, comênfase na Tutoria Pedagógica.

GeRênCiA De FORMAçãO CentRALResponsável pela implantação, acompanhamento, moni -toramento, avaliação dos projetos e diretrizes pedagó -gicas curriculares da Secretaria de Estado da Educaçãode Goiás. A Gerência realiza formação continuada paraProfessores de língua Portuguesa, Matemática, Ciênciasda Natureza, Física, Química e Biologia, elabora Materialde Suporte Pedagógico, Cadernos Educacionais, Avali-ações Diagnósticas, Currículo Referência da Rede eacompanha projetos e concursos.

GeRênCiA De tutORiARealiza ações de cunho pedagógico in loco, com o objetivode promover a formação em serviço dos Diretores deNúcleo que, por sua vez, estende aos Tutores Pedagógicosdas Subsecretarias Regionais de Educação (SREs) e àsEquipes Pedagógicas das Unidades Educacionais, a fim deoportunizar aos alunos da rede o direito de aprender.

COORDenAçãO De ACOMPAnhAMentOe SuPORte PeDAGóGiCO – PASPA Coordenação de Acompanhamento e SuportePedagógico – PASP realiza ações pedagógicas in loco,numa perspectiva dialógica, mediante o trabalho cola -borativo, no qual o tutor pedagógico do PASP pro-move a formação em serviço do gestor das UnidadesEducacionais prioritárias (baixos índices no IDEB),buscando, assim, a interação dos sujeitos da Unidade

14

Page 16: Relatório de Gestão

15

Page 17: Relatório de Gestão

Educacional (UE), responsáveis direta e indiretamentepelo processo de ensino-aprendizagem, visando à me -lhoria das práticas pedagógicas, bem como a melhoriada aprendizagem dos alunos.

POLO CentRAL DA eSCOLA De FORMAçãOCoordena a oferta das capacitações dos Polos Regio -nais da Escola de Formação, além do suporte para ouso do ambiente virtual de aprendizagem, produção dematerial audiovisual e diagramação de provas e con-teúdos educacionais.

GeRênCiA De

enSinO eSPeCiALCoordena a educação especial, enquanto uma modali-dade de educação que perpassa o sistema educacionalem todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, ori-entando a ação pedagógica desenvolvida nas salas deaula comuns, junto aos educandos com necessidadeseducacionais especiais, bem como as ações referentesao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Através de seu núcleo e de suas gerências, a SUPINPEDFconsolidou as ações pedagógicas propostas no Pactopela Educação, visando a melhoria do ensino no estadode Goiás.

A seguir, apresentamos em mais detalhes as principaisações realizadas neste período de 2011 a 2014.

16

Page 18: Relatório de Gestão

17

Page 19: Relatório de Gestão

Nesse momento, apresentamos as iniciativas realizadaspela SUPINPEDF que auxiliaram o trabalho de gestãopedagógica da rede.

A criação do currículo referência possibilitou aos estu-dantes a garantia de acesso ao conhecimento, indepen-dente da região do estado ou contexto socioeconômico.A partir do currículo, pudemos acompanhar o processode ensino em Goiás e empreender a produção de mate-rial de suporte a professores e alunos.

Ainda na perspectiva de acompanhamento e transfor-mação da realidade escolar, é importantíssimo ressaltara política de avaliação implementada através do SAEGO,proporcionando o desenho da rede e contribuindo paraa avaliação e proposição de ações para melhoria da edu -cação no estado.

18

CRiAçãO e

A GeStãO

inStRuMentOSFORTAlECIMENTO DE

PARA MElhORAR

PEDAGóGICA

Page 20: Relatório de Gestão

19

Page 21: Relatório de Gestão

CuRRíCuLO ReFeRênCiA DA ReDe eStADuAL De eDuCAçãOO Currículo Referência é resultado de uma ampla discussão pormeio de encontros e debates em toda a rede estadual. Tem comoobjetivo contribuir com as Unidades Educacionais apresentandopropostas de bimestralização dos conteúdos para me lhorcompreensão dos componentes do currículo e suautilização na sala de aula.

Ao mesmo tempo, é um instrumento pedagógicopara orientar, de forma clara e objetiva, aspectos quenão podem se ausentar no processo ensino aprendiza-gem em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre.

Para a construção de um currículo que refletisse o pen-samento e os anseios da rede, aconteceram espaços que opor-tunizaram a participação dos educadores. Em outubro enovembro de 2011, foi elaborado o documento base no qualse fomentaram as discussões por todo o período da bimestrali -zação, resultando, com a participação de 500 professores, naapreciação e validação prévia do documento.

Em 2012, foram realizadas formações nas 40 regionais do es-tado, com a participação de mais de 4 mil professores, queavaliaram e replanejaram os conteúdos da proposta enca -minhada e definiram-se Representantes de ComponentesCurriculares – RCCs – para cada Subsecretaria Regional deEducação – SRE do estado de Goiás. Em maio, junho e agostodo mesmo ano, foram realizados encontros com coorde-nadores pedagógicos, diretores e RCCs para a discussão dosresultados do SAEGO e da concepção de currículo com aparticipação de professores de todo estado. E, em novembroe dezembro de 2012, foi feita a sistematização das con-tribuições, revisão e produção da versão preliminar.

O Currículo Referência está em permanente construção. Alémda rede estadual, outros 137 municípios goianos (57,7%) as -sinaram o termo de parceria para utilizar esse Currículo.

20

CuRRíCuLO

Page 22: Relatório de Gestão

21

eF i eF ii eM

47.973 255.667 154.563

42.980 249.571 209.704

40.286 64.889 227.768

38.053 236.622 231.129

QuAntitAtiVO De ALunOS - AVALiAçãO DiAGnóStiCA

2011

2012

2013

2014

139.500

137.000

138.600

132.800

ALunOS AVALiADOS - SAeGO

2011

2012

2013

2014

Page 23: Relatório de Gestão

O SiSteMA De AVALiAçãO eDuCACiOnAL De GOiáS – SAeGOSAEGO é o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás,composto pela Prova Goiás e a Avaliação Diagnóstica. É uma fer-ramenta de diagnóstico da realidade educacional, para que nelase possa intervir de forma efetiva e eficaz. Sua principal função éapoiar, monitorar e incentivar o padrão de qualidade da educaçãobásica pretendida para o estado.

Foram realizadas 04 (quatro) edições da Prova Goiás. Os resul-tados destes exames possibilitaram diagnósticos da Rede Estadualde Educação para o estabelecimento de políticas e diretrizespedagógicas. As provas foram aplicadas às turmas dos 2º, 5º e 9ºanos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, com osconteúdos de língua Portuguesa e Matemática.

Objetivos: Fornecer subsídios para a correção/promoção depolíticas educacionais, avaliar a qualidade do ensino ofertado e aautonomia das Unidades Educacionais e desenvolver uma culturade avaliação que envolva toda a comunidade escolar.

AVALiAçãO DiAGnóStiCADA SeCRetARiA eStADuAL De eDuCAçãOInstrumento de avaliação interna produzido pela Superin-tendência, o qual objetiva conhecer a realidade do processode ensino da rede Estadual de Educação de Goiás, no que serefere aos conteúdos adotados pelo Currículo Referên-cia Estadual, além da observação dos resultadossobre as competências e habilidades desenvolvidaspelos discentes em língua Portuguesa, Matemática eCiências da Natureza (Física, Química e Biologia) aosestudantes do ensino fundamental e médio. O processode aplicação desta avaliação segue para todas as sériesda educação básica, exceto às turmas do 1º ano do ensinofundamental. Bimestralmente, a avaliação é aplicada às tur-mas dos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª sériedo ensino médio. Além das escolas da rede estadual, 184 mu-nicípios do Estado de Goiás (cerca de 75%), assinaram termo deparceria aderindo ao uso destas avaliações em suas escolas. 22

AVALiAçãO

Page 24: Relatório de Gestão

23

88

sugestões de aulasproduzidas

1.700

Cadernos elaborados

Page 25: Relatório de Gestão

CADeRnOS eDuCACiOnAiSMaterial Didático elaborado com a finalidade de auxiliar e con-tribuir com a prática pedagógica dos professores da Rede e su-porte pegagógico aos alunos. Os conteúdos contemplam oCurrículo Refe rência do Estado de Goiás e estão divididos poraulas com abordagem teórica, desafios e atividades. Os cadernossão elaborados para as turmas de 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensinofundamental e 1ª e 3ª séries do ensino médio, abrangendo o con-teúdo de língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza(Física, Química e Biologia). Juntamente com os Cadernos, foioferecido suporte pedagógico aos professores e orientação parao desenvolvimento para atividades complementares. Atualmente,150 municípios goianos (61%) firmaram pareceria com a SEDUCe recebem a versão digital dos Cadernos Educacionais.

PRODuçãODE MATERIAl

24

Page 26: Relatório de Gestão

25

Page 27: Relatório de Gestão

PRODuçãO De MAteRiAiS ACeSSíVeiS e COMPLeMentOS eM BRAiLLeAção que se destinou a apoiar 87 educandos com deficiência vi-sual (cegos) matriculados nas UEs no recebimento de materiaisacessíveis como, livros digitais e complementos em Braille.

PRODuçãO De MAteRiAiS ACeSSíVeiS e

COMPLeMentOS eM BRAiLLe (CAP) Ação destinada a apoiar os educandos com deficiência visual ma-triculados nas Unidades Educacionais Estaduais, bem como fami -liares e profissionais da educação no recebimento de materiaisacessíveis como, livros digitais e complementos em Braille. Mate-rial em Braille: 15.992 a cada ano (2011 a 2014). Materiais Ampli-ados: 1980 páginas e 424 paginas digitalizadas a cada ano.

PRODuçãO De MAteRiAiS nA áReADA DeFiCiênCiA AuDitiVA (CAS)Ação apoiou os educandos com deficiência auditiva matriculadosnas Unidades Educacionais Estaduais, bem como familiares eprofissionais da educação no recebimento de materiais acessíveisna língua Brasileira de Sinais. A cada ano letivo, foram disponi-bilizados 129 jogos e 09 aulas adaptadas, totalizando 516 jogos e36 aulas adaptadas.

26

Page 28: Relatório de Gestão

27

Page 29: Relatório de Gestão

POLítiCA De

e FORMAçãOACOMPANhAMENTO

28

Aliados às ações estruturantes da gestão pedagógica darede - construção do currículo, produção de material eSAEGO - estão os programas de acompanhamento eformação de professores.

A tutoria pedagógica acompanha o dia a dia escolaratravés da formação do Coordenador Pedagógico. Osresultados das avaliações diagnósticas, por exemplo, sãoconstante pauta para momentos de formação na escolaatravés de tutoria.

Da mesma forma, os conteúdos programados bimestral-mente pelo currículo são objetos de formação pela Gerên-cia de Formação Central.

Assim, as ações estruturantes e os programas de formaçãocaminham juntos para o efetivo sucesso da prática pedagó -gica na rede.

Page 30: Relatório de Gestão

29

Page 31: Relatório de Gestão

A Tutoria é uma formação realizada nas unidades escolares porprofissionais mais experientes, que reconhecem, valorizam epartem dos conhecimentos e da vivência dos tutorados, agre-gando um novo conhecimento, de caráter prático e modelar.Destaca-se também as ações focadas no acompanhamento docoti diano escolar.

tutoria PedagógicaPrivilegia o cotidiano da escola e o fazer dos profissionais paraa realização da formação contínua. Complementar a outrostipos de formação ao longo da trajetória profissional, acontecena prática, a partir da reflexão sobre a prática, para a mudançada prática.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação conta com

280 tutores Pedagógicos que atendem a 1095 es-colas distribuídas em todo o Estado de Goiás. As 40 Subse -cretarias regionais são atendidas mensalmente por 10Assessoras Técnico-Pedagógicas/ATP.

No ano de 2014, foram realizados 720 assessoramentosaos Diretores dos Núcleos Pedagógicos das SubsecretariasRegionais de Educação, sendo uma média de 22 encontros re-alizados por cada Assessora Técnico-Pedagógica em cada umadas Regionais que acompanha.

Neste ano, de fevereiro a dezembro, aconteceram 11 EncontrosFormativos para os coordenadores pedagógicos, sendo bene-

ficiados 3000 coordenadores.

tutORiAPEDAGóGICOE ACOMPANhAMENTO

30

Page 32: Relatório de Gestão

31

Page 33: Relatório de Gestão

2011

2012

2013

2014

Média de 22 assessoramentos anuais realizadoscom cada Diretor de Núcleo das SRE´s

Assessoramento/ Formação in loco aos Diretores de núcleo das Subsecretarias Regionais

de educação realizados pelas AtPs

Demonstrativo de assessoramentos,acompanhamentos e formações

realizados de 2011 a 2014

2011

20122013

2014

Realizados 8 Encontros coletivoscapacitando 400 profissionais em cada encontro.

Realizados 3 Encontros coletivoscapacitando 400 profissionais em cada encontro.

Realizados 5 Encontros coletivos anuaiscapacitando 400 profissionais em cada encontro.

encontros Formativos coletivos com Diretores denúcleo, tutores Pedagógicos e tutores do PASP

2011

2012

2013

2014

6 Encontros capacitando 3.000 Coordenadores Pedagógicos

11 Encontroscapacitando 2.868 Coordenadores e 1.095 Gestores

10 Encontroscapacitando 2.870 Coordenadores e 1.095 Gestores

11 Encontroscapacitando 2.880 Coordenadores e 1.095 Gestores

encontros Formativos Mensais nas SubsecretariasRegionais para as equipes Pedagógicas da escola

32

Page 34: Relatório de Gestão

33

Page 35: Relatório de Gestão

PROGRAMA De ACOMPAnhAMentOe SuPORte PeDAGóGiCO – PASP Idealizado, em 2011, propõe a realização de ações pedagógicasin loco, nas Unidades Educacionais (UEs) em estado de vulne -rabilidade.

Trata-se de uma das várias ações que a Secretaria de Educaçãovem efetivando nos últimos anos, com foco na aprendizagem dosalunos da Rede Estadual de Educação de Goiás. O assessora-mento pedagógico do referido programa acontece numa pers -pectiva dialógica, no qual o tutor pedagógico do PASP promovea formação em serviço do seu tutorado (diretor da UE) bus-cando, assim, a interação dos sujeitos da UE, responsáveis diretae indiretamente pelo processo de ensino-aprendizagem.

Os Tutores seguem uma rotina de trabalho, na qual são previstos,por tutor, dez períodos de trabalho semanais, sendo 8 de atendi-mentos às escolas e dois períodos destinados à elaboração depautas de trabalho e estudos. Assim, cada UE recebe, em média,32 atendimentos mensais.

20 42 12 20

47 160 40 60

60 249 60 60

30 120 40 60

AnoNº deTutores

Nº deUEs

Nº de formaçõesColetivas

Sistematização - PASP

34

2011

2012

2013

2014

Média deassessoramentos

em cada UE

Page 36: Relatório de Gestão

35

Page 37: Relatório de Gestão

COORDenAçãO DO PROJetO De tutORiA De áReATem como objetivo promover o desenvolvimento profis-sional do professor de Matemática e de língua Portuguesade forma customizada e sempre com o objetivo de melhoraros resultados da aprendizagem dos alunos. A tutoria de área,em específico, privilegia o cotidiano da escola e o fazer dosprofissionais para a realização da formação contínua. Com-plementar a outros tipos de formação ao longo da trajetóriaprofissional a tutoria acontece na prática, a partir da reflexãosobre a prática, para a mudança da prática.

Com objetivo de facilitar o acesso e a oferta de formaçãocontinuada aos professores, foram implementados 26 Polosregionais, que ofertam ações formativas em turmas regio -nalizadas ou dentro da própria unidade escolar. Os cursose/ou oficinas recebem acompanhamento e orientação in loco

e de forma remota.

ACOMPAnhAMentO AOS POlOS REGIONAIS DA eSCOLA De FORMAçãO

Unidades Educacionais em Trindade

36

22Unidades Educacionais

em Goiânia

17Unidades Educacionais

na Região Metropolitanado Distrito Federal

140

Page 38: Relatório de Gestão

37

Page 39: Relatório de Gestão

ACOMPAnhAMentO e MOnitORAMentO

DA ReDe APOiO à inCLuSãOAcompanhamento e monitoramento das ações pedagógicas detoda a Rede de Apoio a Inclusão. Esses acompanhamentos e mo -nitoramentos são feitos in loco nas Subsecretarias Regionais deEducação, bem como, por e-mail e correspondências via malote.

ACOMPAnhAMentO eMOnitORAMentO DO PROGRAMASALA De ReCuRSOS MuLtiFunCiOnALAcompanhamento e monitoramento às unidades educacionaisestaduais que receberam a sala de recursos do Programa de Im-plantação de Sala de Recursos Multifuncionais/MEC. Esta açãoteve como objetivo acompanhar, orientar e monitorar o recebi-mento de equipamentos de informática, mobiliários, materiaispedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaçodo Atendimento Educacional Especializado.

ACOMPAnhAMentO e MOnitORAMentODO PROGRAMA eSCOLA ACeSSíVeLAcompanhamento e monitoramento das unidades educacionaisestaduais que receberam o recurso do Programa EscolaAcessíveis e ainda não finalizaram o plano de atendimento. Estaação tem como objetivo acompanhar, orientar e monitorar o Pro-grama Escola Acessível junto ao Simec, a fim de que as unidadeseducacionais estaduais utilizem os recursos para a adequaçãodos espaços físicos das escolas públicas, tornando-as acessíveis.Realizado diariamente por meio do Simec, e-mail, telefones.

ACOMPAnhAMentO e MOnitORAMentODOS CentROS De AtenDiMentOeDuCACiOnAL eSPeCiALizADOAcompanhamento e monitoramento das ações pedagógicas de-senvolvidas nos Centros de Atendimento Educacional Especia -lizados. Estes acompanhamentos e monitoramentos são feitosin loco, bem como, por e-mail e correspondências via malote.

38

Page 40: Relatório de Gestão

39

Page 41: Relatório de Gestão

Um dos impasses encontrados na capacitação (formaçãocontinuada) de professores é a dissociação que se fazentre a teoria e a prática, ou seja, a separação entre o quese vê nos conteúdos e o que se trabalha em sala de aula.Isso significa que a ação formativa cai no erro de per-manecer apenas no campo das idéias e projetar umaprática docente irreal, ou de ficar na prática pela prática,sem uma teoria para embasá-la. Avançar sobre essedilema foi um dos desafios desta Superintendência, queplanejou, elaborou, articulou e ofertou uma série deações formativas com intuito de aumentar as experiên-cias e possibilitar um melhor entendimento da práxispedagógica.

CAPACitAçãODE PROFESSORES

40

Page 42: Relatório de Gestão

Capacitação em Matemática

Faces da GeometriaÉ um curso em que os professores de matemática estudam algunsconceitos relacionados à geometria plana com base nos sólidos e,vivenciam a prática por meio de atividades propostas nos encon-tros presenciais.

Objetivo: Realizar estudos das propriedades básicas das figurasbidimensionais relacionando-as com as suas representações, en-volvendo o cálculo de perímetro e área.

Público- Alvo: Professores que atuam em escolas das redes públi-cas (estadual e municipal) de Goiás que atuam na disciplina dematemática, nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

em 2012

40 em 2013

1.015

Semanas de FormaçãoContinuada dos ProfessoresAs Semanas de Formação antecederam o planejamento escolarpara o ano letivo. Foram encontros presenciais destinados àapre sentação, discussão, realização de oficinas e troca de expe -riências que abordaram temas, como: Currículo Referência,metodologias/estratégias de ensino, Sequência didática, Planeja-mento Escolar, Avaliação e o uso pedagógico dos Cadernos Edu -cacionais. houve ainda, momentos de estudo a distância, nosquais os professores desenvolveram aulas com acompanha -mento da aplicação dos conhecimentos construídos pelos pro-fessores na sua prática pedagógica. O intuito foi estimular osprofessores a se apropriar das teorias que foram levantadas ese aproximarem de suas práticas pedagógicas na escola. A Sema -na de Formação foi realizada em quatro oportunidades, sendouma primeira formação em janeiro de 2012, com 20.000 pro-fessores participantes;houve duas formações em2013, nos meses dejaneiro e agosto, com umtotal de 14.446 profes-sores; e uma em 2014,com 16.054 participantes

PROFESSORES BeneFiCiADOSem 2012

20.000 em 2013

14.446em2014

16.054

41

Page 43: Relatório de Gestão

Oficinas PedagógicasSão oferecidas oficinas pelos Polos da Escola de Formação aosprofessores da Rede Estadual de Ensino com o intuito de apre-sentar e/ou aperfeiçoar práticas educacionais a partir de temasvariados. São levantados temas a partir das necessidades dosprofissionais da educação, sejam relacionados às tecnologias quenorteiam as práticas pedagógicas, que aperfeiçoem a rotina doprofissional, ou temas que colaborem para o aprendizado diretodos próprios alunos da Rede Estadual de Ensino. Os encontrosacontecem nas próprias escolas da Rede e nas dependências doPólo da Escola de Formação.

Objetivo: aprimorar estratégias que atendam aos professores detodas as áreas do conhecimento, correlacionando experiênciaadquiridas e metodologias inovadoras e práticas, como estudos decaso, coaching e residên-cia abordando temáticasvariadas para atender àsdemandas curriculares.

Público-Alvo: Profes-sores de diversas áreasdo conhecimento, coor-denadores, gestores, tu-tores que atuam emescolas da Rede PúblicaEstadual de Goiás.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

em 2014

1.58342

Grupo de estudode Matemática – GeMÉ uma atividade desenvolvida pelos Polos da Escola de Formaçãopara promover encontros e possibilitar aos professores com-partilhar experiências, informações, socializar estratégias de en-sino e discutir temas relacionados ao ensino de matemática.

Objetivo: discutir o ensino de Matemática a fim de gerar ideiasque culminem em aulas práticas a partir da motivação e capaci-tação dos professores e despertar o interesse dos alunos parao aprendizado da disciplina.

5.448participantes

1.843participantes

1.349participantes

em 2012 em 2013 em 2014

em 2012 em 2013 em 2014

82 73 85

BeneFiCiADOS

OFICINAS

Page 44: Relatório de Gestão

“Curso de Actualización”para professores de Língua espanhola.

Busca atender às exigências da lei Federal 11.161, de 5 de agostode 2005, que dispõe sobre o ensino de língua Espanhola noBrasil, sendo uma realização da Secretaria de Estado da Educação/ Escola de Formação, em parceria com o Ministério de Educaçãoe Ciência do Reino da Espanha, nos meses de agosto e setembrode 2012 e outubro de 2013.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

em 2014

93

Formação continuada paraos Mediadores da inclusão Formação continuada presencial teve como objetivo a medi-ação de conhecimentos nas áreas do Educação Especial, bemcomo, orientação sobre as Diretrizes Operacionais da Gerên-cia de Ensino Especial.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

2011 - 2014

40mediadores da inclusão

Formação continuada para aRede de Apoio à inclusão (ReAi)Teve como objetivo a realização periódica de estudos, reuniões,assessorias pedagógicas aos profissionais da Rede de Apoio à In-clusão sobre os temas/assuntos referentes à Educação Especial.

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

20122 - 2014

4.79743

Page 45: Relatório de Gestão

Reescrevendo o FuturoPrograma que se alia aos professores de língua Portuguesa daRede Estadual possibilitando a construção de textos em sala deaula e a correção por especialistas da Universidade. São traba -lhados temas de redação no período de 4 meses na versão on-line ou 5 meses, caso a escola opte por envio em papel.

Objetivo: oferecer ao aluno a oportunidade de se preparar parao ENEM e para os vestibulares do país, no que se refere à pro-dução textual, com qualidade.

instituição Parceira: Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO

BeneFiCiADOSem 2012

150 ues3.000 alunos

em 2013

300 ues7.739 alunos

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

320

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

532

Formação continuada na áreada deficiência visual (CAP)Formações que têm como objetivo mediar os conhecimentos epráticas inclusivas, relacionadas às especificidades da deficiência vi-sual, como: o Ensino do Sistema Braille, o uso do Soroban, Orien-tação e Mobilidade e outros temas referentes à área.

Formação continuada na área de altashabilidades/superdotação (nAAh/S)O objetivo foi de mediar os conhecimentos e práticas inclu-sivas relacionadas às especificidades da área de altas habili-dades/superdotação.

44

Page 46: Relatório de Gestão

Curso Rede Colaborativa em Atendimento educacional especializado(modalidade à distância)

Trata-se de um curso de aperfeiçoamento voltado aos profes-sores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) dasUnidades Escolares e aos mediadores da inclusão. Com cargahorária de 200 horas, o curso contribui para o processo de ação-reflexão-ação, utilizando a Rede Colaborativa de ApoioPedagógico, ambiente virtual de aprendizagem (plataforma Moo-dle), através de módulos teóricos e práticos.

Formação continuada inicial de professores regentes na área do ensino especial

Voltado para capacitação dos professores regentes da rede estadualde educação, com objetivo desta formação consiste em promovermudanças significativas na prática pedagógica dos professores re-gentes, com vistas a culminar em um trabalho educacional que con-temple a heterogeneidade de ritmos de aprendizagem e níveis dedesenvolvimento, apropriando-se dos conhecimentos necessáriospara o trabalho com o público da educação especial. Composto de4 módulos e carga horária de 80 horas presenciais.

Formação continuada na área dePedagogia hospitalar (nAeh)O objetivo deste curso foi mediar os conhecimentos e práticasinclusivas, relacionadas às especificidades da Pedagogia hospitalare atendimentos domiciliares.

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

em 2014

536

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

em 2013 e 2014

2.000

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

16045

Page 47: Relatório de Gestão

Formação continuada em LibrasTeve como objetivo a oferta do ensino da língua Brasileira deSinais para professores de salas de recursos multifuncionais de es-colas públicas com matrículas de educandos com surdez em classecomum do ensino regular, conforme Termo de Compromisso PARnº 7391/2012 e Resolução/CD/FNDE Nº 14/2012. A FormaçãoContinuada em libras tem como carga horária 180 horas, dis-tribuídas em duas etapas presenciais de 60 horas e uma etapa àdistância de 60 horas.

Formação continuada educar para a diversidade numa perspectiva inclusiva (Ação PAR)Com objetivo de abordar temas relativos à educação especialnuma perspectiva inclusiva, o público participante dessa formaçãose constituiu de profissionais da educação básica que atuaram naárea. A Formação teve a carga horária de 40 horas presenciais.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

em 2014

320

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

em 2012

286

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

960

Formação continuada na área dadeficiência auditiva (CAS)Teve o objetivo de mediar os conhecimentos e práticas inclu-sivas, relacionadas às especificidades da deficiência auditivacomo: língua Brasileira de Sinais (libras), língua Portuguesapara Surdos e outros temas referentes à área.

46

Page 48: Relatório de Gestão

Formação continuada para osprofissionais dos Centros de Atendimentoeducacional especializado (CAees)O objetivo foi mediar os conhecimentos e práticas relacionadosàs especificidades dos Centros de Atendimento Educacional Es-pecializado, mais especificamente quanto aos projetos ASI (Au-tonomia, Socialização e Interação), FIT (Formação Inicial doTrabalhador) e Re-fazer (educandos autistas).

Palestras na áreada educação especialAção pedagógica que tem com objetivo mediar conhecimentosnas diversas áreas específicas do Ensino Especial, destinadas àprofissionais do ensino e comunidade em geral.

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

1.280

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

160

Formação continuada nas áreas deFonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogiae Serviço Social (equipe Multiprofissional)Teve como objetivo mediar os conhecimentos e práticas inclusivasrelacionadas às especificidades das áreas em que os profissio naisda Equipe Multiprofissional atuam: Fonoaudiologia, Psicopedagogia,Psicologia e Serviço Social.

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

2011 - 2014

15047

Page 49: Relatório de Gestão

Cursos Proinfo É um programa de formação continuada voltado ao uso didático-pedagógico das TIC no cotidiano escolar. São cursos à distância, ofer-tados pelo MEC aos professores da Rede Estadual de Ensinoadministrados pelos colaboradores dos Polos da Escola de Formação.

Objetivo: Possibilitar a professores e gestores da Rede Estadualde Educação de Goiás o acesso à formação continuada através doscursos do Proinfo Integrado, no sentido de que se apropriem deconhecimentos necessários ao uso pedagó gico dos recursos tec-nológicos e con teúdos digitais disponibilizados pelo Minis tério daEducação e outras entidades.

PROFESSORES BeneFiCiADOS

em 2012

2.512 em 2013

960em2014

2.719

48

Page 50: Relatório de Gestão

49

Page 51: Relatório de Gestão

50

COLABORAçãO

MuniCíPiOSCOM OS

Visando a melhoria da educação de Goiás como umtodo, as principais ações desenvolvidas foram tambémcompartilhadas, em regime de cooperação, com municí-pios parceiros.

Segue as principais iniciativas desenvolvidas em parceriacom os municípios.

Page 52: Relatório de Gestão

51

Page 53: Relatório de Gestão

FORMAçãO DE GeStOReSPrograma de Capacitação a Distância para Gestores escolares – PROGeStãO

É um curso de formação continuada e em serviço, organizado namodalidade semi presencial para gestores escolares que se encon-tram no exercício de suas atividades nas escolas públicas do país.

Objetivo: Formar lideranças escolares comprometidas com a cons -trução de um projeto de gestão democrática focado no sucesso dosalunos das Escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Publico Alvo: equipe de gestão escolar, envolvendo diretores es-colares, vice-diretores, supervisores escolares, coordenadores deárea, professores líderes, candidatos à função de dirigentes e ou -tras lideranças, conforme critérios definidos em cada unidade dafederação

Parceria: O programa é desenvolvido pelo Conselho Nacionalde Secretários de Estado da Educação - Consed em parceria comas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

BeneFiCiADOSem 2014: 33 municípios e 590 cursistas

PROFISSIONAISBeneFiCiADOS

em 2014

1.00052

Formação continuada para Gestores estaduais e Municipais na área do Benefício de PrestaçãoContinuada (BPC) na escola (Ação PAR)

Curso de 20 horas com objetivo de formar os gestores es-taduais e municipais envolvidos no acompanhamento e moni -toramento do acesso à escola dos beneficiários do BPC, de0 a 18 anos, com deficiência.

Page 54: Relatório de Gestão
Page 55: Relatório de Gestão

CADeRnOS EDUCACIONAIS

CuRRíCuLODE REFERêNCIA

61%57,7%

FORMAçãO/CAPACITAçãO

56,5%

AVALiAçãODIAGNóSTICA

75%

ADeSãO De PARCeRiAS DAS PREFEITURAS DE GOIáS (%)

54

Page 56: Relatório de Gestão

55

A partir dessas ações, conseguimos reverter o padrão de queda do estado deGoiás nas avaliações externas como a Prova Brasil e a ANEB, por exemplo.

hoje Goiás figura entre as melhores redes de ensino público do Brasil eesperamos continuar contribuindo e avançando cada vez mais.

123456789101112131415161718192021222324252627

2005 2007 2009 2011 2013

Anos iniciais (1º ao 5º ) Anos Finais (6º ao 9º )2005 2007 2009 2011 2013

PR 4,38 PR 5,15 MG 5,81 MG 5,98 MG 6,2MG 4,89 MG 4,89 DF 5,37 SC 5,71 PR 6,2SP 4,49 DF 4,80 SP 5,35 SP 5,40 GO6,0DF 4,44 SC 4,71 PR 5,23 DF 5,38 SC 5,7SC 4,29 SP 4,68 ES 5,00 GO5,33 SP 5,7RS 4,17 RS 4,53 SC 4,99 PR 5,20 DF 5,6GO3,91 MT 4,35 MT 4,92 RS 5,10 RS 5,5ES 3,72 GO4,27 GO4,90 MT 5,05 RO 5,4RJ 3,72 TO 4,21 RS 4,84 ES 4,98 ES 5,3TO 3,64 ES 4,11 AM 4,53 MS 4,89 AC 5,2RO 3,57 MS 3,98 TO 4,50 TO 4,86 AM 5,1MT 3,55 RO 3,96 AC 4,49 AM 4,81 MT 5,1RR 3,49 AM 3,86 RO 4,44 AC 4,69 MS 5,1AC 3,34 AC 3,81 MS 4,39 RO 4,68 TO 5,1AM 3,27 RJ 3,80 CE 4,23 RR 4,48 CE 5,0MS 3,21 CE 3,55 RR 4,16 CE 4,41 RR 4,8MA 3,19 RR 3,46 RJ 3,98 RJ 4,33 RJ 4,7CE 3,18 PB 3,45 MA 3,95 PE 4,19 PI 4,5PE 3,09 PE 3,45 PE 3,94 PI 4,10 PE 4,3AP 3,06 SE 3,40 PI 3,82 MA 4,04 MA 4,2SE 3,03 Al 3,31 PB 3,71 PA 4,00 PB 4,2PB 3,02 MA 3,29 SE 3,71 PB 3,99 SE 4,1Al 2,88 PI 3,2 PA 3,68 SE 3,94 BA 4,0PA 2,77 RN 3,02 AP 3,63 AP 3,93 RN 3,9BA 2,59 AP 3,01 RN 3,47 PA 3,75 AP 3,8PI 2,57 PA 2,81 Al 3,28 RN 3,68 Al 3,7RN 2,50 BA 2,61 BA 3,22 Al 3,42 PA 3,6

SC 4,08 SC 4,06 SP 4,28 SC 4,70 MG 4,7SP 3,79 SP 4,05 MT 4,23 MG 4,37 GO 4,5MG 3,58 PR 3,95 SC 4,20 SP 4,32 AC 4,4ES 3,54 AC 3,76 MG 4,14 MT 4,31 SP 4,4RS 3,51 MG 3,74 AC 4,13 AC 4,19 MT 4,2AC 3,51 RS 3,65 PR 4,09 PR 4,05 PR 4,1AP 3,50 TO 3,65 DF 3,93 GO3,96 SC 4,1TO 3,35 ES 3,64 TO 3,85 TO 3,91 ES 4,0PR 3,31 MT 3,57 RS 3,82 AM 3,90 AM 3,9GO3,29 RR 3,52 ES 3,79 DF 3,88 CE 3,9DF 3,27 DF 3,49 RR 3,68 RS 3,79 RS 3,9RR 3,21 MS 3,46 MA 3,64 CE 3,72 DF 3,8MA 3,20 GO 3,45 CE 3,64 ES 3,70 MA 3,8MS 3,18 MA 3,40 MS 3,61 MA 3,62 MS 3,7PA 3,15 AP 3,38 GO3,59 RR 3,59 RO 3,7MS 2,94 CE 3,36 AP 3,58 PI 3,56 TO 3,7RJ 2,89 AM 3,34 AM 3,56 AP 3,50 PE 3,6MT 2,88 RO 3,26 RO 3,42 RO 3,48 RJ 3,6SE 2,87 PI 3,11 PI 3,89 MS 3,45 PI 3,5CE 2,77 RJ 2,91 PA 3,11 PE 3,30 RR 3,5AM 2,65 PA 2,90 RJ 3,08 RJ 3,21 AP 3,4BA 2,65 SE 2,85 PE 3,04 PA 3,11 BA 3,1PI 2,64 PB 2,76 RN 2,87 RN 2,93 RN 3,1RN 2,58 RN 2,75 PB 2,85 PB 2,91 PA 3,0PB 2,53 BA 2,72 BA 2,76 SE 2,69 PB 3,0Al 2,48 Al 2,66 SE 2,75 BA 2,88 Al 2,7PE 2,35 PE 2,50 Al 2,67 Al 2,51 SE 2,7

Page 57: Relatório de Gestão

56

ensino Médio (1º ao 3º )2005 2007 2009 2011 2013

SC 3,48 SC 3,76 PR 3,92 SC 3,99 GO3,8MG 3,45 PR 3,74 SC 3,75 SP 3,88 RS 3,7RS 3,44 MG 3,54 RO 3,69 PR 3,68 SP 3,7PR 3,29 SP 3,41 RS 3,64 MG 3,66 MG 3,6SP 3,29 MS 3,38 MG 3,64 GO3,63 PE 3,6RR 3,25 RS 3,38 SP 3,61 MS 3,53 RJ 3,6ES 3,09 AC 2,55 MS 3,53 TO 3,51 SC 3,6DF 2,99 DF 3,20 AC 3,49 RR 3,49 ES 3,4AC 2,98 ES 3,15 RR 3,47 RS 3,43 MS 3,4RO 2,96 TO 3,12 ES 3,36 AM 3,40 PR 3,4CE 2,95 CE 3,12 CE 3,36 CE 3,38 RO 3,4TO 2,89 RR 3,11 TO 3,32 AC 3,34 AC 3,3GO2,86 RO 3,06 AM 3,24 RO 3,33 CE 3,3SE 2,84 MT 3,00 DF 3,18 ES 3,26 DF 3,3MS 2,84 PB 2,91 BA 3,08 RJ 3,19 RR 3,2Al 2,79 GO2,82 GO3,07 PE 3,14 TO 3,2RJ 2,78 AM 2,81 PE 3,04 DF 3,14 AM 3,0BA 2,73 MA 2,80 MA 3,01 MT 3,08 PB 3,0AP 2,69 BA 2,80 PB 3,01 AP 2,99 PI 3,0PE 2,69 RJ 2,75 PA 3,01 MA 2,97 AP 2,9PA 2,64 PE 2,69 MT 2,92 BA 2,97 BA 2,8PB 2,63 AP 2,65 SE 2,87 PI 2,93 MA 2,8RN 2,62 SE 2,62 AP 2,84 PB 2,92 SE 2,8MT 2,58 RN 2,58 RN 2,83 SE 2,86 MT 2,7MA 2,45 Al 2,55 Al 2,79 RN 2,82 PA 2,7PI 2,32 PI 2,51 RJ 2,78 PA 2,76 RN 2,7AM 2,28 PA 2,25 PI 2,58 Al 2,59 Al 2,6