relatório de fq

3
Relatório da atividade experimental- Reatividade do sódio, lítio e potássio Introdução O lítio, o sódio e o potássio são metais alcalinos e pertencem ao grupo 1 da tabela periódica. Estes metais são muito recativos, reagindo muito drasticamente com a água. O cálcio e o magnésio são metais alcalino-terrosos que pertencem ao grupo 2 da tabela periódica, e têm uma reatividade inferior ao lítio e sódio. Material: - Tubos de ensaio -Pinças -Papel de alumínio -Tinas de vidro -Fósforos -Lítio, sódio e potássio Procedimento: 1º Retirar um pedaço de lítio 2º Cortar um pedaço de lítio e na tina. 3º Voltar a cortar um pedaço de lítio e colocá-lo com papel alumínio para diminuir a área de contacto e assim aumentando o tempo de reacção. 4º Colocar o lítio embrulhado em papel de alumínio na água e pô-lo no tubo de ensaio. 5º Quando a reação acontecer, o lítio vai libertar um gás e deixá-lo no tubo de ensaio. 6º Acender um fósforo e encosta-lo no topo do tubo de ensaio.

Upload: miguel-monteiro

Post on 20-Jun-2015

138 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de fq

Relatório da atividade experimental- Reatividade do sódio, lítio e potássio

Introdução

O lítio, o sódio e o potássio são metais alcalinos e pertencem ao grupo 1 da tabela periódica. Estes metais são muito recativos, reagindo muito drasticamente com a água. O cálcio e o magnésio são metais alcalino-terrosos que pertencem ao grupo 2 da tabela periódica, e têm uma reatividade inferior ao lítio e sódio.

Material:

- Tubos de ensaio

-Pinças

-Papel de alumínio

-Tinas de vidro

-Fósforos

-Lítio, sódio e potássio

Procedimento:

1º Retirar um pedaço de lítio

2º Cortar um pedaço de lítio e na tina.

3º Voltar a cortar um pedaço de lítio e colocá-lo com papel alumínio para diminuir a área de contacto e assim aumentando o tempo de reacção.

4º Colocar o lítio embrulhado em papel de alumínio na água e pô-lo no tubo de ensaio.

5º Quando a reação acontecer, o lítio vai libertar um gás e deixá-lo no tubo de ensaio.

6º Acender um fósforo e encosta-lo no topo do tubo de ensaio.

7º Num tubo de ensaio meter água, um pedaço de lítio com azul tornesol e fenolftaleína.

8º Repetir o mesmo procedimento para o sódio e o magnésio

Observações:

Lítio: Quando é colocado na água, fica à superfície, reage com efervescência com água, transforma-se numa pequena esfera, ouve-se uns barulhos estridentes e desaparece. Quando se aproxima o fósforo ao tubo de ensaio ouve-se um barulho, dá-se uma reacção de hidrogénio. Quando o lítio está na água com azul tornesol continua e

Page 2: Relatório de fq

quando está com fenolftaleína fica rosa-carmim. Combustão do lítio: a chama é alaranjada, com oxigénio aumenta a combustão.

Sódio: Ao contactar com a água, ficou na superfície, transformou-se numa pequena esfera cinzenta, reage com efervescência e incendiou-se com uma chama amarelada. Quando é aproximado o fósforo ao tubo de ensaio dá-se, assim como no lítio, uma reacção de hidrogénio. O sódio, quando está em contacto com o azul tornesol continua e com fenolftaleína fica rosa-carmim. Combustão de sódio fica líquido e a chama é alaranjada.

Potássio: Ao entrar em contacto com a água, fica à superfície, e incendeia-se com uma chama muito forte. Ao aproximar-se o fósforo do tubo de ensaio acontece o mesmo do que com os outros metais. Quando o potássio está em contacto com o tornesol continua, e com fenolftaleína fica rosa-carmim. Combustão de potássio: fica com chama grande, laranja e incandescente.

Conclusão

Dos elementos do grupo 1 estudados, o mais reativo é o Potássio. Dos elementos estudados do grupo 2, o mais reativo é o cálcio, comparativamente com os metais alcalinos observa-se uma reação mais lenta.

Na tabela periódica, podemos concluir que, a reatividade química dos metais aumenta ao longo do grupo da tabela periódica e que diminui ao longo de um período da tabela periódica.

Miguel Monteiro, 9º A nº 23