relatÓrio circunstanciado sobre a execuÇÃo … · município de pinhalzinho estado de santa...

65
Município de Pinhalzinho Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000 CNPJ. 83.021.857/0001-15 1 / 65 RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA FINANCEIRA E PATRIMONIAL COMPETÊNCIA: EXERCÍCIO DE 2015 O Artigo 63 da Lei Complementar Estadual nº 202, de 15 de dezembro de 2000 (aplicável aos municípios por força do artigo 64 da mesma lei), prevê a elaboração de parecer do controle interno sobre as contas anuais do gestor público apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado. Os artigos 50 e 51 da mesma LCE nº 202, estabelecem: Art. 50. O Tribunal de Contas do Estado apreciará as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, as quais serão anexadas às do Poder Legislativo, mediante parecer prévio a ser elaborado antes do encerramento do exercício em que foram prestadas. Art. 51. A prestação de contas de que trata o artigo anterior será encaminhada ao Tribunal de Contas até o dia 28 de fevereiro do exercício seguinte, e consistirá no Balanço Geral do Município e no relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos de que trata o art. 120, § 4o,da Constituição Estadual. A Resolução TC 94/2014, em seu artigo 5, § 1º altera forma de envio do relatório das contas anuais de gestão do Prefeito nos mesmos prazos do sistema e-Sfinge e deverá ser assinado eletronicamente pelo respectivo responsável pela unidade central de controle interno do Poder ou Órgão a que se referir utilizando-se de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP Brasil.

Upload: lenguyet

Post on 26-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

1 / 65

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

FINANCEIRA E PATRIMONIAL

COMPETÊNCIA: EXERCÍCIO DE 2015

O Artigo 63 da Lei Complementar Estadual nº 202, de 15 de dezembro de 2000 (aplicável aos municípios por força do artigo 64 da mesma lei), prevê a elaboração de parecer do controle interno sobre as contas anuais do gestor público apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado. Os artigos 50 e 51 da mesma LCE nº 202, estabelecem:

Art. 50. O Tribunal de Contas do Estado apreciará as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, as quais serão anexadas às do Poder Legislativo, mediante parecer prévio a ser elaborado antes do encerramento do exercício em que foram prestadas.

Art. 51. A prestação de contas de que trata o artigo anterior será encaminhada ao Tribunal de Contas até o dia 28 de fevereiro do exercício seguinte, e consistirá no Balanço Geral do Município e no relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos de que trata o art. 120, § 4o,da Constituição Estadual.

A Resolução TC 94/2014, em seu artigo 5, § 1º altera forma de envio do relatório das contas anuais de gestão do Prefeito nos mesmos prazos do sistema e-Sfinge e deverá ser assinado eletronicamente pelo respectivo responsável pela unidade central de controle interno do Poder ou Órgão a que se referir utilizando-se de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil.

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

2 / 65

Em decorrência do disposto na legislação das três esferas de governo que orientam o Sistema de Controle Interno, apresentamos o relatório que segue, objetivando evidenciar os aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, patrimoniais, fiscais bem como as ações desenvolvidas pela controladoria deste Município, relativamente ao exercício de 2015, priorizando-se as demonstrações relativas a:

-Planejamento -Orçamento Fiscal -Execução Orçamentária -Situação Financeira e Patrimonial -Limites Constitucionais e Legais -Gestão Fiscal -Gerenciais

Sobre tais aspectos passa-se a evidenciar:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

3 / 65

PLANEJAMENTO

O planejamento é um dos principais pilares de sustentação da Responsabilidade Fiscal almejada pela Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000, denominada justamente de Lei de Responsabilidade Fiscal. O planejamento na Administração Pública baseia-se na elaboração, acompanhamento e aplicação de três instrumentos legislativos denominados Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Tais instrumentos estão previstos no artigo 165 da Constituição Federal. Plano Plurianual (PPA) Dispõe o § 1º do artigo 165 da Constituição Federal

Plano Plurianual (PPA)

Dispõe o § 1º do artigo 165 da Constituição Federal que a lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Da mesma forma, no âmbito municipal também tais elementos hão de ser observados. O Plano Plurianual estabelece o planejamento das despesas de capital e dos programas de caráter contínuo relativamente aos três últimos ano do mandato e do primeiro ano do mandato seguinte.

O Município dispôs sobre o PPA (Quadriênio 2014/2017 ), através da Lei Municipal nº 2.368 Dez de Dezembro de dois mil e treze , onde estão definidos para o Período, os programas com seus respectivos objetivos, indicadores e montantes de seus recursos a serem aplicados em despesas de capital e outras delas decorrentes e nas despesas de duração continuada, atendendo ao disposto no artigo nº 165, parágrafo 1º da Constituição Federal, na forma exigida pela Lei Complementar nº 101/2000.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

O § 2º do artigo 165 da Constituição Federal dispõe que a lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Importante também salientar o disposto no artigo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal que se reporta à LDO:

Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e: I - disporá também sobre: a) equilíbrio entre receitas e despesas; b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9º e no inciso II do § 1º do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos; f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Conforme § 1º do artigo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO deverá conter ainda o Anexo de Metas Fiscais, e o § 3º do mesmo artigo da LRF determina a elaboração do Anexo de Riscos Fiscais.

O Município definiu as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do exercício 2015 através da Lei Municipal nº 2.428 Dezoito de Dezembro de Dois mil e quatorze na forma e conteúdo exigidos pela Lei Complementar nº 101/2000.

Lei Orçamentária Anual (LOA)

O § 5º do artigo 165 da Constituição Federal dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual, estabelecendo:

Art. 165....................... § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Sobre a LOA, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece em seu artigo 5º: Art. 5º

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

4 / 65

O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: I - conterá, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do documento de que trata o § 1º do art. 4º; II - será acompanhado do documento a que se refere o § 6º do art. 165 da Constituição, bem como das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado; III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao: a) (VETADO) b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

O orçamento para o exercício de 2015 fora aprovado pela Lei Municipal nº 2.429 Dezoito de Dezembro de Dois Mil e Quatorze , o qual obedeceu ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como os programas, ações e diretrizes definidas no PPA e LDO.

Ações de Investimentos

Um dos maiores desafios atuais da Administração Pública nas três esferas de governo é aumentar o nível de investimento principalmente em obras de infra-estrutura básica, mediante a redução dos gastos com a manutenção da chamada máquina pública (despesas com pessoal e encargos sociais e despesas de custeio),. Isso tudo, sem que haja aumento da carga tributária, já extremamente pesada.

Via de regra, o percentual empregado em investimentos em relação à arrecadação das receitas tributárias é extremamente baixo, tendo como consequência um pesado clima de descontentamento da população que paga seus tributos e não vislumbra a necessária contrapartida dos governos em projetos e ações administrativas para atendimento das necessidades essenciais desta mesma população. Isso é resultado de uma cultura política que prioriza as atividades-meio em detrimento das atividades-fim. O desafio dos administradores públicos é justamente mudar esta prática fazendo com que haja uma melhoria da qualidade do gasto público.

Em relação aos investimentos programados pelo Município no exercício analisado, tem-se uma análise detalhada no demonstrativo abaixo.

Unidade Gestora: 01 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Projeto Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

1002 - Desapropriação da área da antiga Cerâmica Drews

300.000,00 0,00 54.400,00 245.530,45 69,55

1003 - Programa de Saneamento Urbano

358.000,00 300.000,00 138.000,00 322.313,19 197.686,81

1004 - Revitalização ambiental em área degradada

765.000,00 0,00 0,00 10.000,00 755.000,00

1005 - Construção de Centro Cultural e de eventos

1.025.000,00 0,00 0,00 390.121,36 634.878,64

1006 - Construção de parque municipal

790.000,00 0,00 40.000,00 0,00 750.000,00

1008 - Construção e equipamentos de Centro de Educação Infantil

1.645.000,00 343.301,15 222.400,00 607.340,06 1.158.561,09

1009 - Pavimentação de Estradas Vicinais

2.100.000,00 1.629.942,59 290.000,00 2.748.606,92 691.335,67

1010 - Pavimentação de Vias Urbanas

3.618.195,00 400.224,79 31.300,00 998.074,45 2.989.045,34

1011 - Construção de passeios e ciclovia

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

5 / 65

295.000,00 0,00 50.000,00 0,00 245.000,00

1012 - Revitalização de praças públicas

290.000,00 0,00 0,00 26.580,31 263.419,69

1015 - Participação na Construção de habitações populares

310.000,00 40.000,00 65.000,00 50.965,51 234.034,49

1016 - Participação na Construção de habitações populares na área r

70.000,00 0,00 40.000,00 0,00 30.000,00

1017 - Aquisição e Infra-Estrutura de loteamentos populares

1.872.000,00 115.000,00 320.000,00 168.091,42 1.498.908,58

1018 - Ampliação do Parque Rodoviário Municipal

250.000,00 0,00 0,00 49.999,99 200.000,01

1021 - Incentivo a Novas Industrias

1.550.000,00 148.000,00 837.843,00 587.566,77 272.590,23

1022 - Construção e Equipamentos de Escola de Ensino Fundamental

3.976.280,00 40.959,66 110.000,00 3.461.516,76 445.722,90

1023 - Construção de Nova Sede para o Parque de Máquinas

660.000,00 620.518,98 200.000,00 479.576,23 600.942,75

1024 - Auxílio a comunidades e bairros em melhorias definidas no OP

192.000,00 182.000,00 182.000,00 102.014,86 89.985,14

1025 - Incentivo a indústrias artesanais

37.000,00 0,00 37.000,00 0,00 0,00

1026 - Construção e ampliação de dependências esportivas

1.010.000,00 0,00 0,00 0,00 1.010.000,00

1031 - Sinalização Turística

395.000,00 0,00 20.000,00 0,00 375.000,00

1032 - Implantacao Programa Cidade Digital

845.000,00 152.614,45 6.268,48 147.972,55 843.373,42

1033 - Desapropriação ampliação trevo BR 282 - Acesso SC 469

65.000,00 0,00 10.800,00 54.186,75 13,25

1034 - Construção de Centro de Referência de Assistência Social-CRA

380.000,00 0,00 29.700,00 293.042,82 57.257,18

1035 - Construção de Ponte Sobre o Rio Saudades - Linha Riqueza.

110.000,00 0,00 10.000,00 0,00 100.000,00

Atividade Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

0001 - Pensionistas

28.000,00 0,00 0,00 27.416,49 583,51

0002 - Pasep

422.055,00 150,00 0,00 396.130,76 26.074,24

0003 - Reserva de Contingência

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

6 / 65

10.000,00 0,00 0,00 0,00 10.000,00

0004 - Pagamento de precatórios

90.000,00 0,00 0,00 0,00 90.000,00

0005 - Divida Fundada Interna e Encargos

410.000,00 17.000,00 17.000,00 386.544,64 23.455,36

2002 - Gabinete do Prefeito e Assessoria Jurídica

728.000,00 4.000,00 77.000,00 632.615,23 22.384,77

2003 - Publicidade Institucional e Atos Oficiais

370.000,00 8.000,00 8.000,00 369.772,02 227,98

2004 - Controladoria Municipal

102.000,00 4.000,00 4.000,00 95.526,72 6.473,28

2005 - Gerência e manutenção das atividades da administração e plan

1.480.000,00 97.000,00 97.000,00 1.462.319,46 17.680,54

2006 - Manutenção e reformas de bens públicos

100.000,00 0,00 0,00 98.238,97 1.761,03

2007 - Programa de iniciação ao trabalho

131.000,00 0,00 0,00 80.675,59 50.324,41

2008 - Aperfeiçoamento e modernização administrativa

24.000,00 0,00 0,00 15.128,14 8.871,86

2009 - Fortelecimento do Municipalismo e apoio a entidades

203.000,00 15.534,00 7.000,00 211.354,00 180,00

2010 - Incentivo as ações de apoio a indústria e comércio

131.000,00 7.000,00 7.000,00 130.536,89 463,11

2011 - Campanhas institucionais para fortelecimento da receita públ

11.000,00 0,00 11.000,00 0,00 0,00

2012 - Feiras e Eventos festivos

875.430,00 0,00 529.000,00 111.536,67 234.893,33

2013 - Manutenção das Atividades do Depto de Finanças e Tributação

790.000,00 32.000,00 2.000,00 767.814,37 52.185,63

2014 - Manutenção das Atividades da Contabilidade

235.000,00 4.100,00 54.100,00 184.961,16 38,84

2015 - Manutenção do Ensino Fundamental

3.680.000,00 852.266,85 244.266,85 3.466.250,15 821.749,85

2016 - Manutenção da Administração da Educação

1.060.000,00 71.365,00 14.365,00 1.112.121,23 4.878,77

2017 - Transporte Escolar do Ensino Fundamental

670.020,00 107.298,95 50.000,00 667.022,91 60.296,04

2018 - Ensino Supletivo Fundamental

203.000,00 30.000,00 0,00 168.060,68 64.939,32

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

7 / 65

2019 - Educação Especial

100.000,00 5.000,00 5.000,00 100.000,00 0,00

2020 - Alimentação Escolar - Fundamental

225.000,00 466,11 0,00 146.417,28 79.048,83

2021 - Manutenção do Ensino Infantil

5.169.075,00 1.164.594,47 159.836,00 5.274.902,52 898.930,95

2022 - Transporte Escolar Infantil

337.000,00 70.000,00 38.000,00 362.275,44 6.724,56

2023 - Alimentação da Educação Infantil

360.000,00 10.596,00 0,00 344.105,00 26.491,00

2024 - Apoio ao Ensino Superior

30.000,00 0,00 30.000,00 0,00 0,00

2025 - Ensino Médio e Profissionalizante

22.000,00 0,00 22.000,00 0,00 0,00

2028 - Manutenção das Atividades Culturais

730.600,00 247.360,19 32.530,00 779.743,77 165.686,42

2029 - Administração da Habitação

155.000,00 52.142,47 5.000,00 190.426,19 11.716,28

2038 - Telefonia Rural

11.000,00 0,00 0,00 67,68 10.932,32

2039 - Programa de Preservação Ambiental

40.000,00 4.891,00 4.891,00 38.719,66 1.280,34

2040 - Programa de Saneamento Rural

56.000,00 11.000,00 11.000,00 54.726,64 1.273,36

2041 - Sementes e Fertilizantes

100.000,00 0,00 16.000,00 83.162,53 837,47

2042 - Bacia Leiteira

270.000,00 0,00 0,00 200.426,26 69.573,74

2043 - Atividades de Apoio do Ensino Fundamental

1.170.000,00 37.250,00 2.250,00 1.188.263,27 16.736,73

2045 - Atendimento a Criança e Adolescente

62.000,00 46.159,06 8.926,04 57.954,01 41.279,01

2049 - Atividades de Assistência Social Comunitária

940.000,00 112.920,95 96.200,00 902.938,16 53.782,79

2050 - Mantenção dos Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e

210.000,00 0,00 89.557,00 105.869,55 14.573,45

2052 - Feiras e Eventos agropecuários

132.000,00 12.000,00 2.000,00 131.955,28 10.044,72

2053 - Incentivo a hora máquina

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

8 / 65

200.000,00 80.000,00 0,00 271.697,66 8.302,34

2054 - Patrulha Agricola Mecanizada

2.995.000,00 229.517,75 206.000,00 1.780.271,04 1.238.246,71

2055 - Manut. das Atividades da Secr. de Agricultura e Meio Ambient

447.000,00 39.252,00 39.252,00 443.250,92 3.749,08

2056 - Manutenção do Depto de Estradas e Rodagem

1.505.000,00 160.400,00 0,00 1.661.527,13 3.872,87

2057 - Infraestrutura Viária

1.205.645,00 356.740,40 0,00 1.388.777,52 173.607,88

2058 - Manutenção das Vias Urbanas

360.000,00 0,00 0,00 303.343,61 56.656,39

2059 - Manutenção dos Convênios com a SSP

379.000,00 143.593,40 10.000,00 210.327,68 302.265,72

2060 - Manutenção e Ampliação de Parques e Praças

360.000,00 0,00 0,00 348.363,47 11.636,53

2061 - Iluminação Pública Urbana

650.000,00 160.005,96 35.000,00 753.108,60 21.897,36

2062 - Manutenção das Atividades do DOSU

1.770.000,00 177.600,00 0,00 1.943.939,16 3.660,84

2063 - Coleta de Lixo e Limpeza Pública

730.000,00 40.000,00 0,00 769.595,05 404,95

2064 - Ações Emergenciais de Defesa Civil

55.000,00 0,00 0,00 52.922,72 2.077,28

2065 - Manutenção do FUNREBOM

434.500,00 81.278,84 0,00 202.329,17 313.449,67

2074 - SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

580.000,00 74.565,91 83.545,55 436.740,51 134.279,85

2075 - SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE

437.000,00 89.059,56 33.015,00 312.090,72 180.953,84

2076 - SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE

150.000,00 36.341,29 20.000,00 71.822,55 94.518,74

2077 - ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

30.000,00 0,00 30.000,00 0,00 0,00

2078 - ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

80.000,00 0,00 20.000,00 0,00 60.000,00

2079 - APOIO À ORGAN., À GESTÃO E À VIGILÂNCIA SOCIAL NO TERRITÓRIO

16.000,00 1.371,99 1.000,00 6.361,98 10.010,01

2080 - APOIO Á ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PBF - IGD PBF

22.000,00 17.576,22 6.591,08 20.215,04 12.770,10

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

9 / 65

2081 - FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS SOCIAIS MUNICIPAIS

14.000,00 0,00 0,00 7.772,00 6.228,00

2082 - MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS

30.000,00 0,00 0,00 11.812,94 18.187,06

Total da Unidade 57.231.800,00 8.683.959,99 4.824.037,00 42.085.749,19 19.005.973,80

Unidade Gestora: 02 - FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

Projeto Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

1014 - Construção e equipamentos de Unidade de Saúde

620.000,00 35.582,97 0,00 457.507,53 198.075,44

Atividade Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

2030 - Atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospital

2.121.000,00 202.411,90 154.600,00 1.865.651,22 303.160,68

2031 - Assistência Farmacêutica Básica

870.000,00 18.600,85 0,00 808.593,75 80.007,10

2032 - Atenção Básica

3.017.700,00 850.950,41 940.000,00 2.418.819,17 509.831,24

2033 - Gestão das Atividades de Saúde Pública

1.265.000,00 150.542,97 10.528,00 1.244.269,25 160.745,72

2034 - Vigilância Sanitária

175.000,00 57.837,95 46.000,00 98.632,33 88.205,62

2035 - Vigilância Epideomiológica

183.500,00 33.252,64 14.252,64 179.984,56 22.515,44

2036 - Conservação das Unidades de Saúde

50.000,00 0,00 0,00 20.260,87 29.739,13

2037 - Saúde Básica, assist. ambulatorial e Hospitalar

790.000,00 0,00 0,00 780.000,00 10.000,00

2069 - Programa Saude da Família

2.960.000,00 445.013,51 680.000,00 2.441.914,64 283.098,87

2070 - Programa Agentes Comunitários de Saude

950.000,00 0,00 0,00 750.220,01 199.779,99

2071 - Programa Saude Bucal - Atenção Básica

960.000,00 140.000,00 0,00 938.851,76 161.148,24

2072 - Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família

226.000,00 1.722,38 0,00 192.704,65 35.017,73

2073 - Manutenção Atendimento do CEO-Centro de Especialidades Odont

475.000,00 216.380,91 112.000,00 483.606,76 95.774,15

Total da Unidade 14.663.200,00 2.152.296,49 1.957.380,64 12.681.016,50 2.177.099,35

Unidade Gestora: 03 - FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

10 / 65

Atividade Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

2026 - Manutenção das Atividades Esportivas

915.000,00 10.000,00 10.000,00 884.757,53 30.242,47

2027 - Realização e Participação de Eventos Esportivos

200.000,00 0,00 0,00 197.609,27 2.390,73

2068 - Ampliação e Reforma de Dependências Esportivas

100.000,00 0,00 0,00 31.884,15 68.115,85

Total da Unidade 1.215.000,00 10.000,00 10.000,00 1.114.250,95 100.749,05

Unidade Gestora: 04 - CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Projeto Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

1028 - Ampliação e/ou reforma da sede Própria do Poder Legislativo

90.000,00 0,00 74.662,50 6.337,50 9.000,00

Atividade Previsão Suplementações Anulações Execução Saldo atual

2001 - Legislar e Fiscalizar

1.300.000,00 74.662,50 0,00 1.234.977,88 139.684,62

Total da Unidade 1.390.000,00 74.662,50 74.662,50 1.241.315,38 148.684,62

Total Geral 74.500.000,00 10.920.918,98 6.866.080,14 57.122.332,02 21.432.506,82

ORÇAMENTO FISCAL

O Orçamento Fiscal do Município aprovado pela Lei Municipal nº 2.429 Dezoito de Dezembro de Dois Mil e Quatorze, estima a Receita em R$ 74.500.000,00 e fixa a Despesa em igual valor. A dotação Reserva de Contingência foi orçada em R$ 10.000,00 o que corresponde a 0.01% do orçamento da despesa.

Alterações Orçamentárias

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um importantíssimo instrumento de planejamento da Administração Pública, promovendo a fixação da despesa e estimando a receita de um exercício financeiro, aprovada pela Câmara de Vereadores até o final da sessão legislativa do ano anterior.

Embora a LOA preveja as dotações orçamentárias para o exercício subsequente, em função das mudanças que ocorrem na execução das ações e projetos durante o exercício em execução, é natural a realização de ajustes e adequações mediante abertura de créditos orçamentários adicionais, os quais podem ser suplementares (destinados a reforços de dotação orçamentária), especiais (destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica) e extraordinários (destinados a despesas urgentes e imprevisíveis).

Para adequação do orçamento do Município às necessidades decorrentes de alterações no planejamento realizado, os atos de alterações orçamentárias editados durante o Período em analise, em cada Unidade Gestora, são demonstrados a seguir:

Unidade Gestora: 04 - CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Natureza Operação Nº Lei Data Decreto Data Valor

Especial Suplementação 2.452 08/09/2015 97 09/09/2015 3.662,50

Especial Anulação 2.452 08/09/2015 97 09/09/2015 3.662,50

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

11 / 65

Suplementar Anulação 2.453 08/09/2015 98 09/09/2015 71.000,00

Suplementar Suplementação 2.453 08/09/2015 98 09/09/2015 71.000,00

Totais da Unidade 74.662,50

Unidade Gestora: 02 - FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

Natureza Operação Nº Lei Data Decreto Data Valor

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 29/01/2015 3 02/01/2015 154.915,85

Suplementar Suplementação 2.429 29/01/2015 23 27/02/2015 300.000,00

Suplementar Anulação 2.429 29/01/2015 23 27/02/2015 300.000,00

Suplementar Anulação 2.429 29/01/2015 47 27/04/2015 695.628,00

Suplementar Suplementação 2.429 29/01/2015 47 27/04/2015 695.628,00

Suplementar Anulação 2.429 29/01/2015 86 19/08/2015 143.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 29/01/2015 86 19/08/2015 143.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 29/01/2015 108 30/09/2015 20.000,00

Suplementar Anulação 2.429 29/01/2015 121 06/11/2015 150.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 29/01/2015 121 06/11/2015 150.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 29/01/2015 145 30/11/2015 20.000,00

Suplementar Suplementação 2.463 24/11/2015 131 24/11/2015 350.000,00

Suplementar Anulação 2.463 24/11/2015 131 24/11/2015 350.000,00

Suplementar Anulação 2.429 29/01/2015 158 18/12/2015 318.752,64

Suplementar Suplementação 2.429 29/01/2015 158 18/12/2015 318.752,64

Totais da Unidade 2.152.296,49

Unidade Gestora: 03 - FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

Natureza Operação Nº Lei Data Decreto Data Valor

Suplementar Suplementação 2.429 18/11/2015 130 18/11/2015 10.000,00

Suplementar Anulação 2.429 18/11/2015 130 18/11/2015 10.000,00

Totais da Unidade 10.000,00

Unidade Gestora: 01 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Natureza Operação Nº Lei Data Decreto Data Valor

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 2 02/01/2015 2.743.264,36

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 18 23/02/2015 107.300,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 18 23/02/2015 107.300,00

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 20 24/02/2015 0,90

Especial Suplementação 2.434 23/02/2015 19 24/02/2015 6.000,00

Especial Anulação 2.434 23/02/2015 19 24/02/2015 6.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 25 02/03/2015 20.000,00

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 26 02/03/2015 25.427,14

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 29 10/03/2015 40.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 32 19/03/2015 6.268,48

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 32 19/03/2015 6.268,48

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 33 19/03/2015 90.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 38 02/04/2015 226.926,04

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 38 02/04/2015 226.926,04

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

12 / 65

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 46 27/04/2015 343.015,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 46 27/04/2015 343.015,00

Especial Superávit Financeiro 2.440 07/04/2015 40 07/04/2015 50.000,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 52 20/05/2015 109.415,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 52 20/05/2015 109.415,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 61 17/06/2015 135.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 61 17/06/2015 135.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 64 24/06/2015 200.000,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 76 21/07/2015 234.565,85

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 76 21/07/2015 234.565,85

Suplementar Suplementação 2.451 25/08/2015 90 25/08/2015 1.000.000,00

Suplementar Anulação 2.451 25/08/2015 90 25/08/2015 1.000.000,00

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 82 03/08/2015 28.534,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 83 03/08/2015 148.000,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 83 03/08/2015 148.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 88 20/08/2015 26.674,08

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 93 26/08/2015 6.591,08

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 93 26/08/2015 6.591,08

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 101 22/09/2015 50.000,00

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 102 22/09/2015 250.000,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 105 28/09/2015 65.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 105 28/09/2015 65.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 106 28/09/2015 118.767,18

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 107 30/09/2015 215.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 107 30/09/2015 215.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 113 14/10/2015 6.890,40

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 115 27/10/2015 57.200,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 115 27/10/2015 57.200,00

Suplementar Suplementação 2.459 04/11/2015 118 29/10/2015 752.000,00

Suplementar Anulação 2.459 04/11/2015 118 29/10/2015 752.000,00

Suplementar Suplementação 2.461 27/10/2015 116 27/10/2015 40.000,00

Suplementar Anulação 2.461 27/10/2015 116 27/10/2015 40.000,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 123 10/11/2015 60.530,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 123 10/11/2015 60.530,00

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 142 27/11/2015 18.000,00

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 142 27/11/2015 18.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 143 27/11/2015 40.389,86

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 144 30/11/2015 15.000,00

Suplementar Suplementação 2.464 25/11/2015 138 26/11/2015 598.700,00

Suplementar Anulação 2.464 25/11/2015 138 26/11/2015 598.700,00

Suplementar Anulação 2.465 10/12/2015 150 11/12/2015 600.000,00

Suplementar Suplementação 2.465 10/12/2015 150 11/12/2015 600.000,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 151 11/12/2015 32.133,58

Suplementar Anulação 2.429 17/12/2014 152 11/12/2015 94.525,55

Suplementar Suplementação 2.429 17/12/2014 152 11/12/2015 94.525,55

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 155 16/12/2015 15.711,00

Suplementar Excesso de Arrecadação 2.429 17/12/2014 159 18/12/2015 29.130,49

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

13 / 65

Suplementar Superávit Financeiro 2.429 17/12/2014 162 21/12/2015 78.000,00

Totais da Unidade 8.683.959,99

Total Geral: 10.920.918,98

Os créditos adicionais abertos até o período analisado atingiram o montante de R$ 10.920.918,98. Destes, R$ 10.861.256,48 referem-se a créditos adicionais suplementares. R$ 59.662,50 referem-se a créditos adicionais especiais. As anulações de dotações totalizaram a importância de R$ 6.866.080,14. Assim, temos o seguinte demonstrativo:

Alterações Orçamentárias No Exercício

I) Créditos Orçamentários 74.500.000,00

Ordinários 74.490.000,00

Reserva de Contingência 10.000,00

II) Créditos Adicionais 10.920.918,98

Suplementar 10.861.256,48

Especial 59.662,50

Extraordinário 0,00

III) Anulações de Créditos 6.866.080,14

Anulações 6.866.080,14

IV) Créditos Autorizados (I+II-III) 78.554.838,84

Os créditos adicionais realizados conforme demonstra o quadro anterior, tiveram sua origem e autorização na Lei Orçamentária Anual (LOA) e Leis Municipais específicas, de conformidade com o que segue:

Origem dos créditos Autorizados

Créditos Autorizados (Lei Orçamentária Anual) Percentual Autorizado

Valor Autorizado

No Exercício

Créditos Autorizados (Lei Orçamentária Anual) 0.00 0,00 7.449.556,48 0.00%

Limite Legal - Cumprido -7.449.556,48 100,00%

CRÉDITOS AUTORIZADOS (LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA) No Exercício

Créditos Autorizados (Leis Municipais Específicas) 3.471.362,50

No presente exercício financeiro, em função da necessidade de abertura de créditos adicionais, o orçamento fiscal do Município apresenta o seguinte demonstrativo:

Receitas

Receitas Orçamentárias (I) 74.500.000,00

Receitas Correntes 55.550.000,00

Receita Tributária 11.222.100,00

Receita de Contribuições 530.000,00

Receita Patrimonial 285.045,00

Receita Agropecuária 0,00

Receita Industrial 0,00

Receita de Serviços 122.355,00

Transferências Correntes 49.310.500,00

(-) Deduções das Transferências Correntes -6.732.900,00

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

14 / 65

Outras Receitas Correntes 812.900,00

Receitas de Capital 18.950.000,00

Operação de crédito 1.800.000,00

Alienação de Bens 100.000,00

Amortização de Empréstimos 600.000,00

Transferências de Capital 16.450.000,00

Outras Receitas de Capital 0,00

Receitas Correntes Intra-Orçamentárias 0,00

Receitas De Capital Intra-Orçamentárias 0,00

Total Geral 74.500.000,00

Despesas

Despesas Orçamentárias (I) 78.554.838,84

Despesas Correntes 51.045.780,56

Pessoal e Encargos Sociais 30.006.998,25

Juros e Amortização da Dívida 68.000,00

Outras Despesas Correntes 20.970.782,31

Despesas Capital 27.499.058,28

Investimentos 26.657.101,28

Inversões Financeiras 499.957,00

Amortização da Dívida Fundada Interna 342.000,00

Reserva de Contingência 10.000,00

Reserva de Contingencia 10.000,00

Total Geral 78.554.838,84

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Execução orçamentária é a utilização dos créditos consignados no Orçamento (fixados originalmente e nos créditos adicionais), visando à realização dos projetos e/ou atividades atribuídos às respectivas unidades orçamentárias.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) como importantíssimo instrumento de planejamento e controle juntamente com o PPA e LDO, orienta ao administrador público o caminho que deve percorrer no exercício financeiro em execução em termos de gastos públicos, vinculando-se aos projetos e atividades nela previstos. Ao estabelecer unicamente a previsão da receita e fixar a despesa, há a necessidade de que se tenha o controle da execução do orçamento, fazendo-se com que as ações e projetos previstos na LOA sejam desenvolvidos/executados em compatibilidade com a receita efetivamente arrecadada. Isso é em essência o que denomina-se responsabilidade fiscal, ou seja, executar o planejado no orçamento na medida do ingresso da necessária receita.

Demonstrativo da Execução Orçamentária

A demonstração da execução orçamentária é instrumento imprescindível para o administrador público na tomada de decisões quanto ao andamento das obras, ações e projetos a serem desenvolvidos no exercício. A constatação de superávit ou déficit alerta para a “velocidade” que deve empregar à Administração. Havendo déficit deve “pisar o pé no freio”. Havendo superávit estará mais tranqüilo e poderá “acelerar” um pouco mais o desenvolvimento das ações administrativas.

No confronto entre a receita efetivamente arrecadada com a despesa empenhada (comprometimento das dotações orçamentárias) No Exercício em análise, verifica-se Déficit de execução orçamentária no valor de R$ -7.301.940,06.

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

15 / 65

Receita Arrecadada (+) Despesa Empenhada (-) Déficit

49.820.391,96 57.122.332,02 -7.301.940,06

Levando-se em conta a receita arrecadada e a despesa liquidada (aquela em que o material foi entregue, o serviço foi prestado ou obra executada) no exercício analisado, nos demonstra Déficit na ordem de R$ -1.827.571,69.

Receita Arrecadada (+) Despesa Liquidada (-) Déficit (=)

49.820.391,96 51.647.963,65 -1.827.571,69

Receita Orçamentária por Natureza

A Receita Orçamentária é aquela prevista anualmente na Lei Orçamentária Anual (LOA), decorrente da arrecadação dos tributos de competência originária do Município e das transferências constitucionais e espontâneas da União e do Estado e mesmo as receitas decorrentes de empréstimos junto à instituição financeiras públicas ou privadas. Divide-se em Receitas Correntes (destinadas à cobertura das despesas de custeio/manutenção) e Receitas de Capital (destinadas à cobertura de despesas com investimentos, tais como obras, equipamentos, bens permanentes e outras).

A Receita Orçamentária arrecadada no exercício importou em R$ 49.820.391,96 equivalente a 66.87% do orçamento, conforme fontes abaixo demonstradas:

RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS

DESCRIÇÃO Previsão

Atualizada Arrecadas

No Exercício

Receitas Correntes (I) 55.550.000,00 46.892.499,82 84.41%

Receitas de Capital (II) 18.950.000,00 2.927.892,14 15.45%

TOTAL (+II) 74.500.000,00 49.820.391,96 66.87%

Receita Tributária

Em síntese, Receita Tributária é toda a fonte de renda que deriva da arrecadação estatal de tributos, dos quais são espécies os impostos, as taxas, as contribuições de melhoria, os empréstimos compulsórios e as contribuições especiais.

A Receita Tributária arrecadada no exercício importou em R$ 9.279.073,31 equivalente a 18.63% do total arrecadado.

Receita de Contribuições

São as provenientes das contribuições com vinculação específica para custeio dos regimes de previdência, planos de saúde e cotas provenientes de compensações financeiras.

A Receita de Contribuições arrecadada no exercício importou em R$ 660.780,50 equivalente a 1.33% do total arrecadado.

Receita Patrimonial

É aquela proveniente do resultado financeiro da utilização do patrimônio (bens mobiliários ou imobiliários), como por exemplo: aluguéis, dividendos, receita oriunda de aplicação financeira, etc.

A Receita Patrimonial arrecadada no exercício importou em R$ 506.917,91 equivalente a 1.02% do total arrecadado.

Receita de Serviços

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

16 / 65

É aquela proveniente de atividades caracterizadas pela prestação de serviços por órgãos e entidades da Administração Pública.

A Receita de Serviços arrecadada no exercício importou em R$ 218.949,86 equivalente a 0.44% do total arrecadado.

Transferências Correntes

São recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público de outras esferas de governo ou de direito privado, destinados ao atendimento de despesas correntes.

As Transferências Correntes recebidas no exercício importaram em R$ 35.265.175,82 equivalente a 70.78% do total arrecadado.

Outras Receitas Correntes

Compreende as receitas de multas e juros de mora, indenizações e restituições, receita da dívida ativa, etc.

Os recursos provenientes de Outras Receitas Correntes arrecadados no exercício importaram em R$ 961.602,42 equivalente a 1.93% do total arrecadado.

Amortização de Empréstimos

São receitas provenientes de empréstimos efetuados pelo ente público a terceiros, incluindo-se o recebimento do valor emprestado mais a correção monetária.

A receita de Amortização de Empréstimos, no exercício importou, em R$ 514.099,97 equivalente a 1.03% do total arrecadado.

Transferências de Capital

São recursos recebidos de outras pessoas de direito público de outras esferas de governo ou de direito privado, cuja aplicação será para atender as despesas de capital.

As Transferências de Capital recebidas no exercício importaram em R$ 2.324.918,17 equivalente a 4.67% do total arrecadado.

Outras Receitas de Capital

Outras receitas de capital abrangem basicamente as receitas de capital não identificáveis nas outras fontes de recursos.

A receita de Outras Receitas importou em R$ 88.874,00 equivalente a 0.18% do total arrecadado.

Despesa Orçamentária

A Despesa Orçamentária é aquela realizada pela Administração Pública visando a manutenção e o funcionamento dos serviços públicos, bem como, a produção, aquisição ou constituição de bens que integrarão o patrimônio público ou para uso da comunidade, desde que devidamente autorizada por Lei.

O artigo 58 da Lei Federal n. 4.320/64, ressalta que o empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Ou seja, o empenhamento é o primeiro estágio da execução da despesa.

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

17 / 65

A despesa empenhada No Exercício importou em R$ 57.122.332,02, equivalente a 72.72% do orçamento.

ORÇAMENTO ATUALIZADO DESPESA EMPENHADA %

78.554.838,84 57.122.332,02 72.72%

Dispõe o artigo 63 da Lei Federal n. 4.320/64:

Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. § 1° Essa verificação tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importância exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

A liquidação é a segunda fase da execução da despesa.

A despesa liquidada No Exercício importou em R$ 51.647.963,65, equivalendo a 90.42% da despesa empenhada.

DESPESA EMPENHADA DESPESA LIQUIDADA %

57.122.332,02 51.647.963,65 90.42%

A despesa paga é aquela que, tendo sido cumpridos os dois estágios anteriores (empenhamento e liquidação), há o efetivo desembolso dos recursos financeiros do erário público como contrapartida do fornecimento da mercadoria, prestação do serviço ou execução de obra. Ela se perfectibiliza pela emissão da ordem de pagamento.

A despesa paga No Exercício importou em R$ 50.221.769,88, equivalente a 97.24% da despesa liquidada.

DESPESA LIQUIDADA DESPESA PAGA %

51.647.963,65 50.221.769,88 97.24%

Execução da Despesa

O demonstrativo a seguir traz a execução das despesas por Órgão de Governo (Unidades Administrativas como Câmara de Vereadores, Secretarias e Fundos Municipais), possibilitando ao Administrador Público o acompanhamento e controle das despesas empenhadas, liquidadas e pagas por tais unidades:

DESPESAS POR ORGÃO DE GOVERNO

DESCRIÇÃO Empenhadas Liquidadas Pagas

GABINETE DO PREFEITO 1.203.783,52 1.203.783,52 1.139.491,22

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO 3.132.462,83 3.124.922,83 3.001.761,97

CONTADORIA GERAL 184.961,16 184.961,16 176.586,19

SECRETARIA DE FINANÇAS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 767.814,37 764.914,37 753.130,02

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 18.068.140,43 14.987.435,70 14.637.619,54

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2.120.750,73 1.819.732,91 1.786.504,30

SECRETARIA DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 3.014.277,67 2.986.377,67 2.900.834,71

SECRETARIA DE TRANSPORTES, OBRAS E SERV. PÚBLICOS 12.763.918,15 10.891.890,32 10.514.342,07

SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO 829.640,33 806.346,43 521.040,99

RESERVA DE CONTINGÊNCIA 0,00 0,00 0,00

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE 12.681.016,50 12.522.032,41 12.434.892,54

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

18 / 65

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES 1.114.250,95 1.114.250,95 1.114.250,95

Câmara de Vereadores 1.241.315,38 1.241.315,38 1.241.315,38

Total 57.122.332,02 51.647.963,65 50.221.769,88

As despesas realizadas, levando-se em conta as funções de governo (objetivos para os quais a administração pública é instituída que, em extrema síntese, é promover o desenvolvimento e bem estar social), ficam assim distribuídas:

DESPESAS POR FUNÇÃO DE GOVERNO

DESCRIÇÃO Empenhadas Liquidadas Pagas

01 - Legislativa 1.241.315,38 1.241.315,38 1.241.315,38

04 - Administração 4.020.420,52 4.009.980,52 3.822.317,50

05 - Defesa Nacional 52.922,72 52.922,72 52.550,72

06 - Segurança Pública 412.656,85 412.646,85 397.742,76

08 - Assistência Social 2.168.666,27 1.867.648,45 1.832.674,49

09 - Previdência Social 27.416,49 27.416,49 27.416,49

10 - Saúde 12.681.016,50 12.522.032,41 12.434.892,54

12 - Educação 16.898.275,30 14.242.070,49 13.920.382,48

13 - Cultura 1.169.865,13 745.365,21 717.237,06

14 - Direitos da Cidadania 57.954,01 57.954,01 57.954,01

15 - Urbanismo 4.618.940,05 4.224.908,62 4.139.992,90

16 - Habitação 409.483,12 409.483,12 406.719,15

17 - Saneamento 1.091.908,24 1.084.497,84 959.431,26

18 - Gestão Ambiental 10.000,00 10.000,00 10.000,00

19 - Ciência e Tecnologia 147.972,55 147.972,55 147.972,55

20 - Agricultura 3.004.209,99 2.976.309,99 2.890.767,03

22 - Indústria 718.103,66 699.459,76 434.257,40

23 - Comércio e Serviços 111.536,67 106.886,67 86.783,59

24 - Comunicações 67,68 67,68 67,68

26 - Transporte 6.382.674,54 4.912.098,54 4.762.200,65

27 - Desporto e Lazer 1.114.250,95 1.114.250,95 1.114.250,95

28 - Encargos Especiais 782.675,40 782.675,40 764.843,29

99 - Reserva de Contingência 0,00 0,00 0,00

Total 57.122.332,02 51.647.963,65 50.221.769,88

SITUAÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL

Dívida Ativa

O § 2º do artigo 39 da Lei Federal n° 4.320/64, consolidada, estabelece que Dívida Ativa Tributária é o crédito da Fazenda Pública dessa natureza, proveniente de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dívida Ativa não Tributária são os demais créditos da Fazenda Pública, tais como os provenientes de empréstimos compulsórios, contribuições estabelecidas em lei, multa de qualquer origem ou natureza, exceto as tributárias, foros, laudêmios, alugueis ou taxas de ocupação, custas processuais, preços de serviços prestados por estabelecimentos públicos, indenizações, reposições, restituições, alcances dos responsáveis definitivamente julgados, bem assim os créditos decorrentes de obrigações em moeda estrangeira, de sub-rogação de hipoteca, fiança, aval ou outra garantia, de contratos em geral ou de outras obrigações legais.

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

19 / 65

A Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo como meta o equilíbrio das contas públicas, dá especial ênfase à necessidade de cobrança da dívida ativa. O artigo 13 da referida lei prevê que as receitas previstas serão desdobradas, pelo Poder Executivo, em metas bimestrais de arrecadação, com a especificação, em separado, quando cabível, das medidas de combate à evasão e à sonegação, da quantidade e valores de ações ajuizadas para cobrança da dívida ativa, bem como da evolução do montante dos créditos tributários passíveis de cobrança administrativa.

Importante frisar que a prescrição de débitos lançados em dívida ativa por ausência de cobrança administrativa ou execução judicial acarreta a responsabilização de quem lhe deu causa.

A dívida ativa tributária e não tributária apresenta a seguinte situação:

1 - DEMONSTRATIVO DA ARRECADAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA

Descrição Saldo Anterior Inscrições Arrecadação Cancelamentos Saldo Atual

Dívida Ativa IPTU 480.892,70 742.293,77 147.126,63 -5.207,52 1.070.852,32

Dívida Ativa ISS 959.508,22 47.539,02 119.283,77 -18.512,94 869.250,53

Dívida Ativa Outros Tributos 1.352.490,00 127.162,15 187.159,57 -10.099,73 1.282.392,85

I) TOTAL A RECEBER 2.792.890,92 916.994,94 453.569,97 -33.820,19 3.222.495,70

2 - DEMONSTRATIVO DA ARRECADAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA NÃO TRIBUTÁRIA

Descrição Saldo Anterior Inscrições Arrecadação Cancelamentos Saldo Atual

Dívida Ativa de Outras Receitas 0,00 69.430,51 0,00 0,00 69.430,51

I) TOTAL A RECEBER 0,00 69.430,51 0,00 0,00 69.430,51

3 - TOTAL GERAL (I+II) 2.792.890,92 986.425,45 453.569,97 -33.820,19 3.291.926,21

Dívida Flutuante

O Artigo 92 da Lei Federal 4.320/64 estabelece que a dívida flutuante compreende:

Art. 92. A dívida flutuante compreende: I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; II - os serviços da dívida a pagar; III - os depósitos; IV - os débitos de tesouraria. Parágrafo Único: O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

Na dívida flutuante estão incluídos os débitos de curto prazo, por corresponderem a compromissos assumidos por prazo inferior a 12 (doze) meses.

Em relação à dívida flutuante tem-se o seguinte demonstrativo:

1 - RESTOS A PAGAR

Titulo Saldo

Anterior

Movimentações no Exercício Saldo para Exercício Subsequente Inscrições Baixas

Restos a Pagar Não Processados 15.576,11 0,00 83.441,98 -67.865,87

Restos a Pagar Processados 110.302,35 0,00 106.185,35 4.117,00

I) TOTAL 125.878,46 0,00 189.627,33 -63.748,87

2 - SERVIÇOS DA DÍVIDA A PAGAR

Titulo Movimentações no Exercício

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

20 / 65

Saldo Anterior

Inscrições Baixas Saldo para Exercício

Subsequente

Badesc-ag. Fom Estado De Sc S.a. Ct 2011031801 0,00 199.333,32 199.333,32 0,00

Badesc-ag. Fom Estado De Sc S.a. Ct 2011031801 0,00 27.512,20 27.512,20 0,00

Badesc S.a. - Contrato Nº 2007008600 0,00 74.268,12 74.268,12 0,00

Badesc S.a. - Contrato Nº 2007008600 0,00 21.701,00 21.701,00 0,00

C.e.f Pró-moradia Contrato Nº 3563941 0,00 3.077,45 3.077,45 0,00

C.e.f Pró-moradia Contrato Nº 3563941 0,00 197,70 197,70 0,00

II) TOTAL 0,00 326.089,79 326.089,79 0,00

3 - DEPÓSITOS

Titulo Saldo

Anterior

Movimentações no Exercício Saldo para Exercício Subsequente Inscrições Baixas

Agrocap Consultoria E Assessoria Ltda 0,00 4.059,00 4.059,00 0,00

Almatz Industria E Comercio De Moveis Ltda 0,00 118,24 118,24 0,00

Amel Construtora Ltda 0,00 509,95 509,95 0,00

Amel Construtora Ltda Me 0,00 1.253,96 1.253,96 0,00

Aspumpi - Mensalidades 0,00 12.622,08 12.622,08 0,00

Aspumpi - Mensalidades 0,00 3.978,74 3.978,74 0,00

Aspumpi - Mensalidades 0,00 690,71 690,71 0,00

Aspumpi - Outros Descontos 0,00 11.705,95 11.705,95 0,00

Aspumpi - Outros Descontos 0,00 2.265,83 2.265,83 0,00

Borille Materiais De Construção Ltda Me 0,00 14.576,34 9.717,56 4.858,78

Cauções Processos Licitatórios 0,00 119.929,80 119.929,80 0,00

Cofins 0,00 5.442,94 5.442,94 0,00

Cofins 0,00 15,00 15,00 0,00

Construtora Fieal Eireli - Me 0,00 10.238,10 10.238,10 0,00

Construtora Fiel Eireli - Me 0,00 4.086,63 4.086,63 0,00

Contribuição Para Aspumpi 0,00 2.182,35 2.182,35 0,00

Contribuição Sindical 0,00 31.034,07 31.034,07 0,00

Contribuição Sindical 0,00 12.527,12 12.527,12 0,00

Contribuição Sindical 0,00 1.179,94 1.179,94 0,00

Contribuição Sindical 0,00 366,76 366,76 0,00

Contribuição Sobre O Lucro 0,00 5.430,92 5.430,92 0,00

Contribuição Sobre O Lucro 0,00 5,00 5,00 0,00

Cooperativa De Eletri. E Desenv. Rural Vale Do Araça

0,00 1.449,80 1.449,80 0,00

Csa Construtora Steffens Ltda 0,00 131,95 131,95 0,00

Emprest Consig Caixa 0,00 20.998,23 20.998,23 0,00

Emprestimo Bradesco 0,00 1.525,41 1.525,41 0,00

Emprestimo Bradesco Sa 0,00 6.194,07 6.194,07 0,00

Emprestimo Caixa Economica Federal 0,00 402.696,66 402.696,66 0,00

Emprestimo Caixa Economica Federal 0,00 151.473,16 151.473,16 0,00

Emprestimo Credi - Chapeco 0,00 29.682,32 29.682,32 0,00

Emprestimos Caixa Economica Federal 0,00 5.496,81 5.496,81 0,00

Emprestimos Credi Chapeco 0,00 1.200,00 1.200,00 0,00

Ferragem Pinhalense Ltda 0,00 3.598,86 3.598,86 0,00

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

21 / 65

Ferragem Pinhalense Ltda 0,00 57,75 57,75 0,00

Folha De Pagamento Janeiro 0,00 5.719,85 5.719,85 0,00

Folha Jeneiro 0,00 95,84 95,84 0,00

Folle Produtos Siderurgicos Ltda 0,00 404,80 404,80 0,00

Impostos E Contribuições Diversos 0,00 2.953,64 2.953,64 0,00

Inss Prestadores De Serviço 0,00 2.903,12 2.903,12 0,00

Inss Retenção Prestadores De Serviço 0,00 21.226,90 21.226,90 0,00

Inss Retenção Prestadores De Serviço 0,00 21.345,79 21.345,79 0,00

Inss - Retenção Produtores Rurais 0,00 1.284,84 1.284,84 0,00

Inss Retenção Produtores Rurais 0,00 4,68 4,68 0,00

Inss Retenção Servidores 0,00 1.419.127,05 1.418.595,75 531,30

Inss Retenção Servidores 0,00 496.718,15 496.718,15 0,00

Inss Retenção Servidores 0,00 50.388,56 50.388,56 0,00

Inss Retido Folha 0,00 71.109,90 71.109,90 0,00

Irrf 0,00 34.019,41 34.019,41 0,00

Iss 0,00 61.034,33 60.150,92 883,41

Iss 0,00 24.348,56 24.348,56 0,00

Iss 0,00 531,34 531,34 0,00

Knapp & Cia Ltda 0,00 3.963,68 3.963,68 0,00

Loreci De Oliveira Vieira - Pensão Alimentícia 0,00 5.520,00 5.520,00 0,00

Marta Hubner - Pensao Alimenticia 0,00 3.705,60 3.705,60 0,00

Mhs Serviços De Jardinagem Ltda Me 0,00 4.532,50 4.532,50 0,00

Nadia Alves Mota - Pensao Alimenticia 0,00 5.933,20 5.933,20 0,00

Nova Era Gramado E Pintura Ltda Me 0,00 574,69 574,69 0,00

Nova Era Gramados E Pinturas Ltda Me 0,00 20,79 20,79 0,00

Outras Restituições 0,00 12,12 12,12 0,00

Pain Construções Instalações E Comercio Ltda 0,00 6.853,38 6.853,38 0,00

Pátria Segurança Ltda 0,00 1.097,25 1.097,25 0,00

Pis 0,00 1.180,60 1.180,60 0,00

Pis 0,00 3,25 3,25 0,00

Rendimentos De Aplicações Financeiras 0,00 2.195,08 2.195,08 0,00

Retenção De Multas Por Infr. De Transito 0,00 1.295,54 1.295,54 0,00

Retenção De Multas Por Infr. De Trans.servidores 0,00 274,53 274,53 0,00

Retenção De Multas Por Infr.de Trênsito - Servidores

0,00 127,69 127,69 0,00

Retenção De Receitas Diversas 0,00 173,12 173,12 0,00

Retenção Irrf Pessoa Fisica 0,00 3.767,84 3.767,84 0,00

Retenção Irrf - Pessoa Fisica - Prest. Serviço 0,00 149.331,61 149.331,61 0,00

Retenção I.r.r.f. Pessoa Juridica 0,00 6.846,15 6.846,15 0,00

Retenção Irrf Pessoa Juridica 0,00 8.815,21 8.815,21 0,00

Retencao Irrf S/rendimento Trab Serv Atiivos 0,00 12.033,07 12.033,07 0,00

Retencao Irrf S/rendimento Trab Servid Ativos 0,00 405.044,30 405.044,30 0,00

Retencao Irrf S/rend Trabalho Serv Ativos 0,00 413.711,95 413.711,95 0,00

Silvana Da Rosa - Pensão Alimentícia 0,00 6.780,80 6.780,80 0,00

Sitespm - Chr 0,00 16.160,52 16.160,52 0,00

Sitespm-chr 0,00 34.016,66 34.016,66 0,00

Steffens Terraplenagens Ltda Me 0,00 1.191,05 1.191,05 0,00

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

22 / 65

Terra Nova Terraplenagens Ltda 0,00 17.780,36 17.780,36 0,00

Tos Obras E Serviços Ambientais Ltda 0,00 16.251,42 16.251,42 0,00

Triches E Gottems Contrutora E Escavações Ltda Me

0,00 311,21 311,21 0,00

Trt 12 Região - Proc. 0355-2009-09-00-9 Juliano Kolan

0,00 2.200,00 2.200,00 0,00

Tucano Obras E Serviços Ltda 0,00 490,52 490,52 0,00

Visão Pesquisas De Opinião S/s Ltda 0,00 825,00 825,00 0,00

III) TOTAL 0,00 4.214.961,90 4.208.688,41 6.273,49

TOTAL GERAL (I+II+III) 125.878,46 4.541.051,69 4.724.405,53 -57.475,38

Dívida Fundada Interna

A Lei de Responsabilidade Fiscal ampliou ainda mais este conceito estabelecendo no artigo 29, § 3o, que também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento. No artigo 30, § 7o, a mesma LRF determinou que os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.

Em relação à dívida fundada interna do Município, tem-se demonstrativo a seguir:

Operações de Crédito Interna

Autorizações Titulos

Saldo Anterior

Movimentação no Exercício Saldo Exercício Seguinte Leis (Nº e Data) Nº Contrato Qtd. Emissão (R$) Inscrição Baixa

001826/06 - dataLei 2007008600 0.00 700.000,00 BADESC S.A - CONTRATO Nº 2007008600

204.241,56 21.701,00 95.969,12 129.973,44

002220/11 - dataLei 2011031801 36.00 598.000,00 BADESC-AG.FOM.ESTADO DE SC.S.A

299.000,02 27.512,20 226.458,47 100.053,75

001086/95 - dataLei 3563941 0.00 104.778,78 C.E.F PRÓ-MORADIA 3.077,45 197,70 3.275,15 0,00

I) Total 506.319,03 49.410,90 325.702,74 230.027,19

Débitos Consolidados

Autorizações Titulos

Saldo Anterior

Movimentação no Exercício Saldo Exercício Seguinte Leis (Nº e Data) Nº Contrato Qtd. Emissão (R$) Inscrição Baixa

002160/10 - dataLei 5649051963 60.00 211.667,01 PASEP SEC. RECEITA FEDERAL

81.809,04 0,00 77.418,92 4.390,12

001759/05 - dataLei 500030004549 3.00 394.731,56 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE S.C NORANCAL

100.094,20 0,00 0,00 100.094,20

002190/10 - dataLei 50010008831 15.00 338.959,14 TJ - SC-IESB-PRECATORIO AÇÃO 049.01000246-2

231.669,48 0,00 0,00 231.669,48

II) Total 413.572,72 0,00 77.418,92 336.153,80

Total Geral (I+II) 919.891,75 49.410,90 403.121,66 566.180,99

Restos a Pagar

O artigo 36 da Lei Federal n° 4.320/64, define Restos a Pagar como as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. Representam os valores pendentes de pagamento oriundos da emissão de empenhos (orçamento da despesa). As processadas são aquelas em que se verificou a liquidação da despesa, enquanto que as não processadas, tal estágio (liquidação) não ocorreu.

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

23 / 65

Importante salientar o disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, o qual veda ao titular de Poder ou Órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato (maio a dezembro), contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

Em relação aos restos a pagar tem-se o seguinte demonstrativo:

Demonstrativo dos Restos a Pagar Valor

Restos A Pagar Processados (I) 4.117,00

(+) Saldo de Restos a Pagar Inscritos em Exercícios Anteriores 0,00

(+) Inscritos em 31 de Dezembro de 2014 110.302,35

(-) Cancelamentos 0,00

(-) Pagamentos 106.185,35

Restos A Pagar Não Processados (II) 8.389,57

(+) Saldo de Restos a Pagar Inscritos em Exercícios Anteriores 88.608,17

(+) Inscritos em 31 de Dezembro de 2014 15.576,11

(-) Cancelamentos 12.352,73

(-) Pagamentos 83.441,98

Saldo a Pagar (I+II) 12.506,57

Disponibilidades Financeiras

As disponibilidades financeiras representam os valores monetários passiveis de utilização imediata, disponíveis em caixa e/ou bancos, incluídas as aplicações financeiras, decorrentes de consolidação da receita, tributária ou não-tributária, orçamentária ou extra-orçamentária.

O parágrafo único do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que na determinação da disponibilidade de caixa serão considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício. Além disso, o Inciso I do artigo 50 da mesma LRF determina que a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada.

O demonstrativo a seguir retrata as disponibilidades financeiras:

1 - Disponibilidade de Caixa Disponivel em Banco

Recursos Não Vinculados 0,00

Recursos Vinculados 0,00

I) Total 0,00

2 - Obrigações financeiras (Restos a Pagar Processados) Despesas Empenhadas a Liquidar

0400 - Recursos Ordinários 1.027.571,59

0401 - MDE - Manutenção e Desenvolvimento do Ensino 82.379,83

0402 - ASPS - Saude 72.406,08

0407 - FUNDEB -Aplicação na Rem dos Prof 60% 5.281,72

0416 - Transferências Convênios - UNIÃO 824,45

0426 - Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEF-Fundam. 4.049,51

0427 - Programa Nacional do Transporte Escolar - PNATE 6.412,16

0428 - Bloco de Saúde - ATENÇÃO BÁSICA 96,80

0431 - Bloco de Saúde - ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA BÁSICA 624,97

0438 - Farmácia Básica Estadual 12.720,80

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

24 / 65

0445 - Outras Transferências do FNDE 170.940,80

0450 - Transferência da CASAN-Man de vias públicas 9.923,39

0453 - Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEP-PRÉ-ESCOLAR 9.162,87

0454 - Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEC-CRECHE 6.230,94

0476 - Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentralizada-IGDSUAS 87,11

0496 - Transf. CV Cultura Estado - WIR HIND HIER RAZEM 13.900,00

0500 - Superávit Recursos Ordinários 1.769,35

0554 - Superávit Financeiro - Farmácia Básica Estadual 1.291,22

0576 - Transferências do PNAE - AEE 520,18

II) Total 1.426.193,77

3 - Obrigações financeiras (Restos a Pagar Não Processados) Despesas Liquidadas a Pagar

0400 - Recursos Ordinários 431.368,47

0401 - MDE - Manutenção e Desenvolvimento do Ensino 15.120,04

0402 - ASPS - Saude 66.494,73

0415 - Transferências Convênios - ESTADO 857.556,49

0416 - Transferências Convênios - UNIÃO 1.015.823,44

0425 - Aplicação Salário Educação 23.818,75

0445 - Outras Transferências do FNDE 2.617.266,02

0464 - Transferência FNS - Bl Investimento 90.909,36

0496 - Transf. CV Cultura Estado - WIR HIND HIER RAZEM 36.100,00

0497 - CAPS II - Incentivo ao Custeio 1.580,00

0500 - Superávit Recursos Ordinários 107.903,66

0527 - Superávit Financeiro - Fundo Munic. de Saneamento 7.410,40

0571 - Superávit Financeiro - Transferências Convênios - 20.000,00

0579 - Superávit Financeiro Convênios Estado 183.017,01

III) Total 5.474.368,37

4 - Resumo Disponível em Banco

Déficit Apurado (I) - (II+III) -6.900.562,14

Balanço Financeiro

O artigo 101 da Lei Federal n° 4.320/64 estabelece que os resultados gerais do exercício, serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais (...).

No artigo 103 da mesma Lei Federal está disposto que o Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

O Balanço Financeiro é o demonstrativo contábil em que se confrontam, ao final do exercício (ou em um dado momento), as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. A estrutura do Balanço Financeiro permite verificar, no confronto entre receita e despesa, o resultado financeiro do exercício, bem como o saldo em espécie que se transfere para o exercício seguinte, saldo esse que pode ser positivo (superávit) ou zero (equilíbrio).

Extrai-se do Balanço Financeiro do exercício as seguintes demonstrações e resultado:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

25 / 65

Ingressos

Receitas Orçamentárias (I) 49.820.391,96

Ordinária 0,00

Vinculada 49.820.391,96

Recursos Ordinários 24.410.903,68

MDE - Manutenção e Desenvolvimento do Ensino 3.552.829,29

ASPS - Saude 5.500.088,88

Ordinários - Funrebom 438.746,70

Ordinários - FRHP 555.882,48

COSIP - CELESC 634.332,52

COSIP - CERAÇÁ 27.932,74

FUNDEB -Aplicação na Rem dos Prof 60% 5.988.343,90

FUNDEB -Aplicação em Outras Despesas 40% 295.114,66

Programa Nacional do Transporte Escolar - PNATE 58.728,64

Aplicação Salário Educação 791.900,58

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEF-Fundam. 43.367,44

Transporte Escolar Estadual 212.235,58

Outras Transferências do FNDE 513.506,35

Transferências FNDE Manutenção 1.642,45

PDDE - Dinheiro Direto na escola 123,08

Transf. FNAS/PBF - Piso Básico Fixo 79.178,70

Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentralizada-IGDBF 17.096,06

Transf. FNAS/PSE-Piso de Alta Complexidade I-Criança/Adolescente 57.243,04

Transf. FEAS/PSE-Prot. Social Especial de Média Complex.-Manut.-CREAS 13.824,80

Transf. FNAS/PSE-Medidas Sócio Educativas-MSE 8,27

Transf. FEAS/PSE-Prot. Social Especial de Alta Complex.-Manut.-CREAS 70,15

Transferência PRONATEC/ACESSUAS Trabalho 27.016,40

Transf. FNAS - Fortalecimento de Vículos 136.761,05

Transf. FEAS/PSB-Proteção Social Básica-CRAS 13.293,64

Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentralizada-IGDSUAS 8.004,05

Transf. FNAS/PSE-Serv. Prot. e Atend. Esp. à Familias e Ind.-PAEFI 135.358,51

Recursos FNAS - PPD APAE 20.958,30

Aplicação do Fundo Especial do Petróleo 137.006,99

Aplic.Conv. Multas de Trânsito - Pol. Militar 68.008,28

Aplic.Conv. Multas de Trânsito - Pol. Civil 62.864,71

Aplicação Convênio Multas de Trânsito - PREFEITURA 64.560,11

Programa Cultura Viva 723,54

Transf CASAN Fundo Mun. de Saneamento Básico 128.593,97

Aplicação de recursos da CIDE 12.791,46

Transferências Convênios - UNIÃO 1.431.867,14

Transferências Convênios - ESTADO 154.596,13

Transferências Convênios - IPHAN 5.749,38

Alienação de Bens Móveis não vinculados 9.031,42

FIA Recursos de Doação Imposto de Renda 71.573,57

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEP-PRÉ-ESCOLAR 63.010,00

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEC-CRECHE 85.596,00

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

26 / 65

Bloco de Saúde - ATENÇÃO BÁSICA 2.064.551,93

Bloco de Saúde - MAC-CEO 720.684,46

Bloco de Saúde - ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA BÁSICA 78.579,87

CEO - Estadual 33.386,31

SIA/MAC - Estadual 29.408,39

Bloco de Saúde - VIGILÂNCIA EM SAÚDE 79.624,30

Incentivo ao PSF Estadual 176.472,15

Transferência FNS - Bl Investimento 274.646,00

Alienação de Bens Móveis - Vinculados a Saúde 10,39

Farmácia Básica Estadual 50.455,24

Núcleo de Apoio a Saúde da Família 206.300,00

Transf. CV Cultura Estado - WIR HIND HIER RAZEM 51.570,87

Transf FNAS - Benefício de Proteção Continuada 560,00

CAPS II - Incentivo ao Custeio 20.461,23

FNAS SAP REDE 70,00

Transferências Empresas Projetos FIA 150.270,00

Transf SES AÇÕES DA CIR 20.070,54

Transf. SES Vigilância Epidemioloógica-Dengue 32.805,64

Transferências Financeiras Recebidas (II) 11.031.578,19

Transferências Financeiras Recebidas 11.031.578,19

Interferências Financeiras (III) 0,00

Juros e Encargos de Mora Sobre Créditos Tributários - CC 0,00

Recebimentos Extraorçamentários (IV) 4.570.120,99

Inscrição de restos a Pagar Não Processados 0,00

Inscrição de restos a Pagar Processados 0,00

Demais Créditos e Valores a Curto Prazo 355.159,09

Demais Obrigações a Curto Prazo 4.214.961,90

Saldo em Espécie do Exercício Anterior (V) 2.620.242,90

Banco Contas Movimento 535.131,23

Banco Contas Vinculadas 2.085.111,67

Banco Contas Movimento RPPS 0,00

Total (VI) = (I+II+III+IV+V) 68.042.334,04

Dispendios

Despesas Orçamentárias (VII) 57.122.332,02

Ordinária 0,00

Vinculada 57.122.332,02

Recursos Ordinários 20.782.653,52

MDE - Manutenção e Desenvolvimento do Ensino 5.412.563,43

ASPS - Saude 8.808.585,31

Ordinários - Funrebom 123.626,47

Ordinários - FRHP 63.329,79

COSIP - CELESC 629.624,58

COSIP - CERAÇÁ 24.870,13

FUNDEB -Aplicação na Rem dos Prof 60% 5.988.343,90

FUNDEB -Aplicação em Outras Despesas 40% 295.114,66

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

27 / 65

Programa Nacional do Transporte Escolar - PNATE 65.228,77

Aplicação Salário Educação 782.338,07

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEF-Fundam. 57.932,17

Transporte Escolar Estadual 212.131,48

Outras Transferências do FNDE 3.286.909,12

Transferências FNDE Manutenção 545,52

PDDE - Dinheiro Direto na escola 123,08

Transf. FNAS/PBF - Piso Básico Fixo 61.439,65

Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentralizada-IGDBF 10.770,88

Transf. FNAS/PSE-Piso de Alta Complexidade I-Criança/Adolescente 54.503,15

Transf. FEAS/PSE-Prot. Social Especial de Média Complex.-Manut.-CREAS 321,99

Transf. FEAS/PSE-Prot. Social Especial de Alta Complex.-Manut.-CREAS 70,15

Transferência PRONATEC/ACESSUAS Trabalho 26.832,55

Transf. FNAS - Fortalecimento de Vículos 133.498,99

Transf. FEAS/PSB-Proteção Social Básica-CRAS 2.766,19

Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentralizada-IGDSUAS 5.928,10

Transf. FNAS/PSE-Serv. Prot. e Atend. Esp. à Familias e Ind.-PAEFI 111.071,02

Recursos FNAS - PPD APAE 20.000,00

Aplicação do Fundo Especial do Petróleo 137.820,09

Aplic.Conv. Multas de Trânsito - Pol. Militar 13.583,02

Aplic.Conv. Multas de Trânsito - Pol. Civil 30.513,23

Aplicação Convênio Multas de Trânsito - PREFEITURA 54.805,43

Transf CASAN Fundo Mun. de Saneamento Básico 78.210,04

Aplicação de recursos da CIDE 12.107,22

Transferências Convênios - UNIÃO 1.788.062,52

Transferências Convênios - ESTADO 972.554,78

FIA Recursos de Doação Imposto de Renda 10.890,43

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEP-PRÉ-ESCOLAR 66.497,22

Prog Nac de Aliment. Escolar - PNAEC-CRECHE 84.760,20

Transferências do PNAE - AEE 2.428,74

Transferência da CASAN-Man de vias públicas 9.923,39

Bloco de Saúde - ATENÇÃO BÁSICA 2.098.082,52

Bloco de Saúde - MAC-CEO 700.632,71

Bloco de Saúde - ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA BÁSICA 78.579,87

CEO - Estadual 33.386,31

SIA/MAC - Estadual 27.876,66

Bloco de Saúde - VIGILÂNCIA EM SAÚDE 57.716,65

Incentivo ao PSF Estadual 171.635,39

Transferência FNS - Bl Investimento 329.457,36

Farmácia Básica Estadual 50.455,24

Núcleo de Apoio a Saúde da Família 162.179,86

Superávit Recursos Ordinários 805.258,96

Superávit Financeiro - Salário-Educação 308.301,15

Superávit Financeiro - Outras Transf. do FNDE 16.084,63

FUNDEB -Aplicação em outras despesas 40% 9.617,09

Superávit Financeiro - Transferências Convênios - 103.000,00

Superávit Financeiro Transferências FNDE Manutençã 30.452,12

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

28 / 65

Superávit Financeiro FIA Recursos de Doação Impost 27.391,30

Superávit Financeiro Transf. FNAS - Fortalecimento 22.773,34

Superávit Financeiro Transf PRONATEC/ACESSUAS Trab 53.232,82

Superávit Financeiro Transf FNAS/PBF - Piso Básico 5.596,30

Superávit FinanceiroTransf. FEAS/PSB-Proteção Soci 4.613,45

Sup.Fin Transf. FNAS/PSE-Serv. Prot. e Atend. Esp. 21.963,29

Sup.Fin. Transf. FEAS/PSE-Proteção Social de Média 25.451,71

Sup.Fin. Transf. FNAS/PSE-Piso de Alta Complexidad 14.431,11

Sup.Fin.Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentraliz 371,99

Sup.Fin. Transf. FNAS-Índice de Gestão Descentrali 9.444,16

Sup.Fin. Transf. FNAS/PSE-Medidas Sócio Educativas 140,78

Sup. Finan.Transf. FEAS/PSE-Prot. Social Esp de Al 1.905,25

Superávit Finananceiro - Convênios UNIÃO 37.119,05

Superávit Finan - Conv. Multas Trâns-Pol. Militar 32.984,59

Superávit Financeiro - FRHP 76.687,17

Superávit Financeiro - FUNREBOM 59.202,71

Superávit Financeiro - Alienação de Bens 270.018,97

Superávit Financeiro - Fundo Munic. de Saneamento 222.961,59

Superávit Finan - Conv. Multas Trâns-P. Civil 14.185,27

Superávit Finan - Convênio Multas Trâns-Prefeitura 12.582,21

Transferência da CASAN-Manutenção de vias públicas 23.250,32

Superávit Financeiro Convênios Estado 751.889,52

Superávit ASPS - Saude 5.845,90

Superávit Financeiro - Vigilância em Saúde 24.252,84

Superávit Financeiro - PAB 4.985,83

Superávit Financeiro - Farmácia Básica 7.025,70

Superávit Financeiro - CEO Estadual 5.481,20

Superávit Financeiro - PSF Estadual 15.013,51

Superávit Financeiro - CEO MAC Federal 8.899,71

Superávit Financeiro - Gestão do SUS 14,97

Superávit Financeiro-Transf FNS BL Investimento 33.932,31

Superávit Financeiro - Farmácia Básica Estadual 11.575,15

Superávir Financeiro SIA/MAC Estadual 27.811,90

Superávit Financeiro Núcleo de Apoio a Saúde da Fa 1.722,38

Superávit Financeiro Transferência Vigilância - Es 1.399,00

Transf. CV Cultura Estado - WIR HIND HIER RAZEM 50.000,00

CAPS II - Incentivo ao Custeio 8.268,22

Transf SES AÇÕES DA CIR 6.200,00

Superávit Financeiro - COSIP-Celesc 15.711,00

Transferências Financeiras Concedidas (VIII) 0,00

Transferências Financeiras Concedidas 0,00

Interferências Financeiras (IX) 0,00

Juros e Encargos de Mora Sobre Créditos Tributários - CC 0,00

Pagamentos Extraorçamentários (X) 4.502.194,46

Demais Créditos e Valores a Curto Prazo 293.506,05

Demais Obrigações a Curto Prazo 4.208.688,41

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

29 / 65

Restos a Pagar Não Processados Pagos 0,00

Restos a Pagar Processados Pagos 0,00

Saldo em Espécie do Exercício Seguinte (XI) 41.143,06

Banco Contas Movimento 34.079,49

Banco Contas Vinculadas 7.063,57

Banco Contas Movimento RPPS 0,00

Total (XII) = (VII+VIII+IX+X+XI) 61.665.669,54

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial também é exigência do artigo 101 da Lei Federal n° 4.320/64, juntamente com o Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e a Demonstração das Variações Patrimoniais.

O artigo 105 da mesma Lei Federal 4.320/64 dispõe:

Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente; III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; VI - As Contas de Compensação.

§ 1° O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários. § 2° O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa. § 3° O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outros pagamentos, independa de autorização orçamentária. § 4° O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. § 5° Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil em que se evidencia, ao final do exercício (ou num dado momento), a situação patrimonial da entidade compreendendo os bens e direitos (que compõem o ativo financeiro e o ativo permanente), as obrigações (que compõem o passivo financeiro e o passivo permanente) e as Contas de Compensação, em que serão registrados os bens, valores, obrigações e situações que, mediata ou imediatamente, possam afetar o patrimônio da entidade.

A situação patrimonial da entidade vem demonstrada a seguir:

Ativo

Ativo Circulante 4.447.235,02

Caixa e Equivalentes De Caixa 3.495.533,17

Créditos a Curto Prazo 790.637,04

Demais Créditos e Valores a Curto Prazo 115.681,21

Investimentos e Aplicações Temporárias a Curto Prazo 790,59

Variações Patrimoniais Diminutivas Pagas Antecipadamen 44.593,01

Ativo Não-Circulante 55.320.732,67

Imobilizado 50.049.697,04

Intangível 1.800,00

Ativo Realizável a Longo Prazo 5.269.235,63

Total 59.767.967,69

Passivo

Passivo Circulante 5.222.739,10

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

30 / 65

Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistencia 2.574.104,32

Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo 0,00

Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo 2.625.412,59

Obrigações Fiscais a Curto Prazo 17.832,11

Demais Obrigações a Curto Prazo 5.390,08

Passivo Não-Circulante 730.130,72

Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo 500.103,53

Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistencia 0,00

Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo 230.027,19

Total do Passivo 5.952.869,82

Patrimônio Líquido

Patrimônio Social e Capital Social 51.794.694,06

Patrimônio Social - Consolidação 51.794.694,06

Resultados Acumulados 2.020.403,81

Resultado do Exercício 2.473.089,29

Superávits Ou Déficits De Exercícios Anteriores -229.697,02

Ajustes De Exercícios Anteriores -222.988,46

Total Patrimônio Líquido 53.815.097,87

Saldo Patrimonial 53.702.524,02

Total 59.767.967,69

Variações Patrimoniais

A Demonstração das Variações Patrimoniais tem por objetivo apurar o resultado patrimonial do exercício, evidenciando as variações patrimoniais qualitativas e quantitativas, dividindo-se em Variações Patrimoniais Aumentativas (aquelas que proporcionam aumento da situação patrimonial da entidade) e Variações Patrimoniais Diminutivas (aquelas que proporcionam redução da situação patrimonial da entidade). O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas.

As Variações Patrimoniais apresentam o seguinte demonstrativo:

I) Variações Patrimoniais Aumentativas 67.448.761,33

Impostos, Taxas e Contribuições De Melhoria 10.269.579,71

Impostos 8.557.695,18

Taxas 1.249.799,52

Contribuições De Melhoria 462.085,01

Contribuições 660.780,50

Contribuições De Intervenção No Domínio Econômico 660.780,50

Exploração e Venda De Bens, Serviços e Direitos 243.848,10

Exploração De Bens e Direitos e Prestação De Serviços 243.848,10

Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras 935.064,79

Juros e Encargos De Empréstimos e Financiamentos Conce 107.359,95

Juros e Encargos De Mora 345.685,17

Remuneração De Depósitos Bancários e Aplicações Financ 482.019,67

Transferências e Delegações Recebidas 51.895.928,08

Transferências Intragovernamentais 11.031.578,19

Transferências Inter Governamentais 40.646.343,80

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

31 / 65

Transferências Das Instituições Privadas 150.270,00

Transferências De Pessoas Físicas 67.736,09

Outras Variações Patrimoniais Aumentativas 3.443.560,15

Reversão De Provisões e Ajustes De Perdas 735.190,65

Diversas Variações Patrimoniais Aumentativas 2.708.369,50

II) Variações Patrimoniais Diminutivas 64.976.555,45

Pessoal e Encargos 29.896.457,18

Remuneração a Pessoal 24.937.801,93

Encargos Patronais 4.805.860,27

Outras Variações Patrimoniais Diminutivas - Pessoal E 152.794,98

Benefícios Previdenciários e Assistenciais 28.276,40

Aposentadorias e Reformas 739,91

Pensões 27.536,49

Uso De Bens, Serviços e Consumo De Capital Fixo 15.046.662,11

Uso De Material De Consumo 5.013.597,74

Serviços 10.031.428,20

Depreciação, Amortização e Exaustão 1.636,17

Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras 49.550,86

Juros e Encargos De Empréstimos e Financiamentos Obtid 49.410,90

Outras Variações Patrimoniais Diminutivas - Financeira 139,96

Transferências e Delegações Concedidas 18.390.844,79

Transferências Intragovernamentais 11.031.578,19

Transferências Inter Governamentais 5.599.174,07

Transferências a Instituições Privadas 1.324.755,73

Transferências a Consórcios Públicos 9.000,00

Execução Orçamentária Delegada 54.800,00

Outras Transferências e Delegações Concedidas 371.536,80

Desvalorização e Perda De Ativos e Incorporação De Pas 858.738,16

Reavaliação, Redução a Valor Recuperável e Ajuste Para 676.595,12

Perdas Involuntárias 120.490,00

Desincorporação De Ativos 61.653,04

Tributárias 642.677,69

Impostos, Taxas e Contribuições De Melhoria 36.787,95

Contribuições 605.889,74

Outras Variações Patrimoniais Diminutivas 63.348,26

Premiações 14.126,15

Diversas Variações Patrimoniais Diminutivas 49.222,11

III) Resultado Patrimonial do Período (I-II) 2.472.205,88

VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS

A Magna Carta da República Federativa do Brasil e a legislação infraconstitucional, com o intuito de nortear as ações e projetos de governo, estabelecem limites mínimos na aplicação de recursos públicos (em educação e saúde, por exemplo) e também limites máximos de gastos (como em relação a pessoal). O escopo de tais medidas é de certa forma,

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

32 / 65

reduzir o poder discricionário do administrador público na aplicação dos recursos financeiros oriundos da arrecadação dos tributos, priorizando áreas consideradas essenciais e coibindo abusos.

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu como condição para o recebimento recursos de convênios, acordos e ajustes (transferência voluntária), o atendimento de várias exigências, dentre elas o cumprimento dos limites constitucionais. Veja-se o disposto no § 1º do artigo 25 da LRF:

Art. 25......... § 1o São exigências para a realização de transferência voluntária, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias: I - existência de dotação específica; II - (VETADO) III - observância do disposto no inciso X do art. 167 da Constituição; IV - comprovação, por parte do beneficiário, de: a) que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor, bem como quanto à prestação de contas de recursos anteriormente dele recebidos; b) cumprimento dos limites constitucionais relativos à educação e à saúde; c) observância dos limites das dívidas consolidada e mobiliária, de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, de inscrição em Restos a Pagar e de despesa total com pessoal; d) previsão orçamentária de contrapartida.

Dentre outras atribuições, constitui ação imprescindível do Sistema de Controle Interno o acompanhamento e verificação do cumprimento dos limites constitucionais e legais máximos e mínimos, como condição de eficácia da ação administrativa.

Na sequência, passa-se à análise individualizada destes limites pelo Município, levando-se em consideração a arrecadação da receita e as despesas realizadas, destacando-se:

- Limite mínimo de aplicação em Educação; - Limites de aplicação dos recursos do FUNDEB; - Limite mínimo de aplicação em Saúde; - Limites máximos com despesa de pessoal consolidado e por Poder (Executivo e Legislativo).

Aplicação de 25% dos Recursos de Impostos e Transferências Constitucionais recebidas na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino

O artigo 212 da Constituição Federal estabelece que a União aplicará anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

1 - Receitas No Exercício Aplicação

I) Impostos Municipais 8.113.146,96 2.028.286,78

Multas e Juros de Mora da Dívida Ativa de Impostos 92.632,15 23.158,04

ISS - Imposto Sobre Serviços 2.394.150,77 598.537,69

ITBI - Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis 1.106.768,46 276.692,12

IRRF - Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza 1.035.046,16 258.761,55

Multas e Juros de Mora de Impostos 33.351,61 8.337,90

IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano 3.184.787,41 796.196,88

Dívida Ativa de Impostos 266.410,40 66.602,60

II) Transferências do Estado 16.139.497,56 4.034.874,42

Cota Parte do ICMS 13.864.291,94 3.466.073,00

Cota Parte do IPVA 2.059.113,09 514.778,28

Cota Parte do IPI Sobre Exportação 216.092,53 54.023,14

III) Transferências da União 11.995.836,43 2.998.959,41

Cota Parte do Fundo de Participação dos Municípios - FPM 11.782.529,79 2.945.632,75

Cota Parte do Imposto Territorial Rural - ITR 10.766,13 2.691,53

Transferência Financeira ICMS - Desoneração - Lei Complementar nº 87/96 63.088,79 15.772,20

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

33 / 65

1% FPM 139.451,72 34.862,93

Total de receitas de impostos e transferências(I+II+III) 36.248.480,95 9.062.120,61

2 - FUNDEB No Exercício

VI) RECEBIMENTO DO FUNDEB 6.265.490,19

Transferências de Recursos do FUNDEB 6.265.490,19

VII) DEDUÇÕES DA RECEITA PARA FORMAÇÃO DO FUNDEB -5.599.174,07

Transferência Financeira ICMS - Desoneração - Lei Complementar nº 87/96 -12.617,75

Cota Parte do IPVA -411.821,68

Cota Parte do Fundo de Participação dos Municípios - FPM -2.356.505,67

Cota Parte do Imposto Territorial Rural - ITR -2.153,09

Cota Parte do ICMS -2.772.857,29

Cota Parte do IPI Sobre Exportação -43.218,59

VIII) RESULTADO LÍQUIDO DA TRANSF. DO FUNDEB (VI-VII) - GANHO 666.316,12

No exercício analisado, o Município aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, comparando a Despesa Empenhada o montante de R$ 11.011.737,50 correspondente a 30.38% da receita proveniente de impostos e transferências, sendo Aplicado à Maior o valor de R$ 1.949.617,50 que representa SUPERÁVIT de 5.38% CUMPRINDO o disposto no artigo nº 212 da Constituição Federal.

3 - DESPESAS REALIZADAS (POR FUNÇÃO/SUBFUNÇÃO) No Exercício

12.361 - Ensino Fundamental 10.063.235,00

12.365 - Educação Infantil 6.244.518,02

12.367 - Ensino Especial 100.000,00

12.366 - Ensino de Jovens e Adultos 0,00

IX) TOTAL DAS DESPESAS C/ A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO 16.407.753,02

4 - DEDUÇÕES CONSIDERADAS PARA FINS DE LIMITE CONSTITUCIONAL No Exercício

0425 - Aplicação Salário Educação 782.338,07

0427 - Programa Nacional do Transporte Escolar - PNATE 65.228,77

0432 - Transporte Escolar Estadual 212.131,48

0445 - Outras Transferências do FNDE 3.286.909,12

0462 - PDDE - Dinheiro Direto na escola 123,08

0507 - Superávit Financeiro - Salário-Educação 308.301,15

0539 - Superávit Financeiro - Outras Transf. do FNDE 16.084,63

0544 - FUNDEB -Aplicação em outras despesas 40% 9.617,09

0575 - Transferências FNDE Manutenção 545,52

0726 - Superávit Financeiro Transferências FNDE Manutençã 30.452,12

X) TOTAL DAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES 4.711.731,03

5 - OUTRAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES No Exercício

Remuneração dos Depósitos Bancários Vinculados ao FUNDEB 17.968,37

XI) TOTAL DAS OUTRAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES 17.968,37

6 - RESUMO No Exercício

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

34 / 65

Receita bruta de Impostos e Transferências(IV) 36.248.480,95

Despesas por função/subfunção(IX) 16.407.753,02

Deduções(X+XI) 4.729.699,40

Resultado líquido da transf. do FUNDEB (VI-VII) - Ganho 666.316,12

Despesas para efeito de cálculo((IX)-(X+XI+VIII)) 11.011.737,50

Mínimo a ser aplicado 9.062.120,00

Aplicado à Maior 1.949.617,50

Percentual aplicado 30,38

Superávit 5,38

No exercício analisado, o Município aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, comparando a Despesa Liquidada o montante de R$ 10.996.617,46 correspondente a 30.34% da receita proveniente de impostos e transferências, sendo Aplicado à Maior o valor de R$ 1.934.497,46 que representa SUPERÁVIT de 5.34% CUMPRINDO o disposto no artigo nº 212 da Constituição Federal.

3 - DESPESAS REALIZADAS (POR FUNÇÃO/SUBFUNÇÃO) No Exercício

12.361 - Ensino Fundamental 7.437.936,44

12.365 - Educação Infantil 6.213.611,77

12.367 - Ensino Especial 100.000,00

12.366 - Ensino de Jovens e Adultos 0,00

IX) TOTAL DAS DESPESAS C/ A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO 13.751.548,21

4 - DEDUÇÕES CONSIDERADAS PARA FINS DE LIMITE CONSTITUCIONAL No Exercício

0425 - Aplicação Salário Educação 758.519,32

0427 - Programa Nacional do Transporte Escolar - PNATE 65.228,77

0432 - Transporte Escolar Estadual 212.131,48

0445 - Outras Transferências do FNDE 669.643,10

0462 - PDDE - Dinheiro Direto na escola 123,08

0507 - Superávit Financeiro - Salário-Educação 308.301,15

0539 - Superávit Financeiro - Outras Transf. do FNDE 16.084,63

0544 - FUNDEB -Aplicação em outras despesas 40% 9.617,09

0575 - Transferências FNDE Manutenção 545,52

0726 - Superávit Financeiro Transferências FNDE Manutençã 30.452,12

X) TOTAL DAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES 2.070.646,26

5 - OUTRAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES No Exercício

Remuneração dos Depósitos Bancários Vinculados ao FUNDEB 17.968,37

XI) TOTAL DAS OUTRAS DEDUÇÕES/ADIÇÕES 17.968,37

6 - RESUMO No Exercício

Receita bruta de Impostos e Transferências(IV) 36.248.480,95

Despesas por função/subfunção(IX) 13.751.548,21

Deduções(X+XI) 2.088.614,63

Resultado líquido da transf. do FUNDEB (VI-VII) - Ganho 666.316,12

Despesas para efeito de cálculo((IX)-(X+XI+VIII)) 10.996.617,46

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

35 / 65

Mínimo a ser aplicado 9.062.120,00

Aplicado à Maior 1.934.497,46

Percentual aplicado 30,34

Superávit 5,34

Aplicação de 60% dos Recursos do FUNDEB na Valorização dos Profissionais do Magistério da Educação Básica

Dispõe o inciso XII do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006 que proporção não inferior a 60% (sessenta por cento) de cada Fundo referido no inciso I do caput deste artigo será destinada ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício.

1 - RECEITAS No Exercício Aplicação

Recursos do FUNDEB recebidos no exercício atual 6.265.490,19 3.759.294,00

Remuneração de depósitos bancários vinculados ao FUNDEB 17.968,37 10.781,02

Saldo em bancos, do exercício anterior, vinculados ao FUNDEB (100%) 0,00 0,00

I) Total das receitas para fins de limite 6.283.458,56 3.770.075,02

No exercício analisado, o Município realizou despesas Empenhadas com a remuneração dos profissionais do magistério no valor de R$ 5.988.343,90 correspondente a 95.30% dos recursos do FUNDEB recebidos no exercício. Constata-se uma Aplicação à Maior no montante de R$ 2.218.268,65 equivalente a 35.30% , CUMPRINDO o estabelecido no artigo 60, § 5º do Ato das Disposições Constitucionais transitórias e no artigo 7º da Lei Federal nº 9.424/96.

2 - DESPESAS No Exercício

319004 - Contratação por Tempo Determinado 2.323.140,49

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.738.235,22

319013 - Obrigações Patronais 903.016,69

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 23.951,50

II) TOTAL DAS DESPESAS 5.988.343,90

3 - RESUMO No Exercício

Receita do FUNDEB Recebida no Exercício (I) 6.283.458,56

Mínimo à ser Aplicado 3.770.075,25

Despesas para Efeito de Cálculo (II) 5.988.343,90

Aplicação à Maior 2.218.268,65

Percentual Aplicado (II) / (I) x 100 95,30

Superávit 35,30

No exercício analisado, o Município realizou despesas Liquidadas com a remuneração dos profissionais do magistério no valor de R$ 5.988.343,90 correspondente a 95.30% dos recursos do FUNDEB recebidos no exercício. Constata-se uma Aplicação à Maior no montante de R$ 2.218.268,65 equivalente a 35.30% , CUMPRINDO o estabelecido no artigo 60, § 5º do Ato das Disposições Constitucionais transitórias e no artigo 7º da Lei Federal nº 9.424/96.

2 - DESPESAS No Exercício

319004 - Contratação por Tempo Determinado 2.323.140,49

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.738.235,22

319013 - Obrigações Patronais 903.016,69

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 23.951,50

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

36 / 65

II) TOTAL DAS DESPESAS 5.988.343,90

3 - RESUMO No Exercício

Receita do FUNDEB Recebida no Exercício (I) 6.283.458,56

Mínimo à ser Aplicado 3.770.075,25

Despesas para Efeito de Cálculo (II) 5.988.343,90

Aplicação à Maior 2.218.268,65

Percentual Aplicado (II) / (I) x 100 95,30

Superávit 35,30

Aplicação de 95% dos Recursos do FUNDEB

Estabelece o artigo 21 da Lei Federal n° 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB:

Art. 21. Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública, conforme disposto no art. 70 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

§ 1º Os recursos poderão ser aplicados pelos Estados e Municípios indistintamente entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica nos seus respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição Federal.

§ 2oAté 5% (cinco por cento) dos recursos recebidos à conta dos Fundos, inclusive relativos à complementação da União recebidos nos termos do § 1o do art. 6o desta Lei, poderão ser utilizados no 1o (primeiro) trimestre do exercício imediatamente subsequente, mediante abertura de crédito adicional.

Pela previsão contida no § 2º do artigo 21 supra, conclui-se que o Município deve aplicar, no mínimo, 95% (noventa e cinco por cento) dos recursos do FUNDEB dentro do próprio exercício financeiro em que ocorre a arrecadação.

1 – RECEITAS No Exercício Aplicação

Recursos do FUNDEB recebidos no exercício atual 6.265.490,19 5.952.215,50

Remuneração de depósitos bancários vinculados ao FUNDEB 17.968,37 17.069,95

I) TOTAL DAS RECEITAS PARA FINS DE LIMITE 6.283.458,56 503.728,25

No exercício analisado considerando a despesa Empenhada, o Município aplicou na manutenção e desenvolvimento da educação básica o valor de R$ 6.283.458,56 equivalente a 100.00% dos recursos do FUNDEB recebidos no exercício. Constata-se uma aplicação que fora Aplicado à maior o montante de R$ 314.172,56 o qual corresponde a 5.00% ,acima do limite mínimo de 95%, CUMPRINDO o disposto no artigo 21 da Lei Federal nº 11.494/2007.

2 - FUNDEB 60% No Exercício

319004 - Contratação por Tempo Determinado 2.323.140,49

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.738.235,22

319013 - Obrigações Patronais 903.016,69

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 23.951,50

II) TOTAL DAS DESPESAS 5.988.343,90

3 - FUNDEB 40% No Exercício

339030 - Material de Consumo 199.317,13

339036 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 5.400,00

339039 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 46.802,03

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

37 / 65

339047 - Obrigações Tributárias e Contributivas 1.000,00

449051 - Obras e Instalações 19.387,50

449052 - Equipamento e Material Permanente 23.208,00

II) TOTAL DAS DESPESAS 295.114,66

4 - RESUMO No Exercício

Receita do FUNDEB Recebida no Exercício (I) 6.283.458,56

Mínimo a ser Aplicado 5.969.286,00

Despesas para Efeito de Cálculo (II+III) 6.283.458,56

Aplicado à maior 314.172,56

Percentual Aplicado (II+III) / (I) x 100 100,00

Superávit 5,00

No exercício analisado considerando a despesa Liquidada, o Município aplicou na manutenção e desenvolvimento da educação básica o valor de R$ 6.283.458,56 equivalente a 100.00% dos recursos do FUNDEB recebidos no exercício. Constata-se uma aplicação que fora Aplicado à maior o montante de R$ 314.172,56 o qual corresponde a 5.00% ,acima do limite mínimo de 95%, CUMPRINDO o disposto no artigo 21 da Lei Federal nº 11.494/2007.

2 - FUNDEB 60% No Exercício

319004 - Contratação por Tempo Determinado 2.323.140,49

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.738.235,22

319013 - Obrigações Patronais 903.016,69

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 23.951,50

II) TOTAL DAS DESPESAS 5.988.343,90

3 - FUNDEB 40% No Exercício

339030 - Material de Consumo 199.317,13

339036 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 5.400,00

339039 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 46.802,03

339047 - Obrigações Tributárias e Contributivas 1.000,00

449051 - Obras e Instalações 19.387,50

449052 - Equipamento e Material Permanente 23.208,00

II) TOTAL DAS DESPESAS 295.114,66

4 - RESUMO No Exercício

Receita do FUNDEB Recebida no Exercício (I) 6.283.458,56

Mínimo a ser Aplicado 5.969.286,00

Despesas para Efeito de Cálculo (II+III) 6.283.458,56

Aplicado à maior 314.172,56

Percentual Aplicado (II+III) / (I) x 100 100,00

Superávit 5,00

Aplicação de Recursos em Saúde 15%

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

38 / 65

Dispõe o Artigo 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) que até o exercício financeiro de 2004, os recursos mínimos aplicados nas ações e serviços públicos de saúde serão equivalentes:

III - no caso dos Municípios e do Distrito Federal, quinze por cento do produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alínea b e § 3º.

Atualmente o percentual mínimo de aplicação já está consolidado em 15% da receita do Município.

1 - RECEITAS No Exercício Aplicação

I - Impostos Municipais 8.113.146,96 1.216.972,06

IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano 3.184.787,41 477.718,12

IRRF - Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza 1.035.046,16 155.256,94

ITBI - Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis 1.106.768,46 166.015,28

ISS - Imposto Sobre Serviços 2.394.150,77 359.122,59

Multas e Juros de Mora de Impostos 33.351,61 5.002,74

Multas e Juros de Mora da Dívida Ativa de Impostos 92.632,15 13.894,82

Dívida Ativa de Impostos 266.410,40 39.961,56

II - Transferências do Estado 16.139.497,56 2.420.924,72

Cota Parte do ICMS 13.864.291,94 2.079.643,88

Cota Parte do IPVA 2.059.113,09 308.866,97

Cota Parte do IPI Sobre Exportação 216.092,53 32.413,88

III - Transferências da União 11.856.384,71 1.778.457,74

Cota Parte do Fundo de Participação dos Municípios - FPM 11.782.529,79 1.767.379,50

Cota Parte do Imposto Territorial Rural - ITR 10.766,13 1.614,92

Transferência Financeira ICMS - Desoneração - Lei Complementar nº 87/96 63.088,79 9.463,32

IV) TOTAL DAS RECEITAS (I+II+III) 36.109.029,23 5.416.354,52

V) TOTAL Á SER APLICADO EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE 5.416.354,52

No exercício em análise foram empenhadas despesas em ações e serviços públicos de saúde na ordem de R$ 8.808.585,31 correspondente a 24.39% das receitas provenientes de impostos e transferências, resultando em uma Aplicação à maior no valor de R$ 3.392.231,31 equivalente a 9.39% ,acima do limite mínimo. Verifica-se o CUMPRIMENTO do disposto no artigo nº 198 da Constituição Federal e § 1º do artigo 77 do Ato das Disposições constitucionais transitórias - ADCT.

2 - DESPESAS REALIZADAS (PORFUNÇÃO/SUBFUNÇÃO) No Exercício

10.301 - Atenção Básica 9.756.748,39

10.302 - Assistência Hospitalar e Ambulatorial 2.645.651,22

10.303 - Suporte Profilático e Terapêutico 0,00

10.304 - Vigilância Sanitária 98.632,33

10.305 - Vigilância Epidemiológica 179.984,56

VI) TOTAL DAS DESPESAS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE 12.681.016,50

3 - DEDUÇÕES No Exercício

0428 - Bloco de Saúde - ATENÇÃO BÁSICA 2.098.082,52

0429 - Bloco de Saúde - MAC-CEO 700.632,71

0430 - Bloco de Saúde - VIGILÂNCIA EM SAÚDE 57.716,65

0431 - Bloco de Saúde - ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA BÁSICA 78.579,87

0438 - Farmácia Básica Estadual 50.455,24

0441 - CEO - Estadual 33.386,31

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

39 / 65

0442 - SIA/MAC - Estadual 27.876,66

0448 - Incentivo ao PSF Estadual 171.635,39

0464 - Transferência FNS - Bl Investimento 329.457,36

0491 - Núcleo de Apoio a Saúde da Família 162.179,86

0497 - CAPS II - Incentivo ao Custeio 8.268,22

0501 - Superávit ASPS - Saude 5.845,90

0530 - Superávit Financeiro - Vigilância em Saúde 24.252,84

0531 - Superávit Financeiro - PAB 4.985,83

0532 - Superávit Financeiro - Farmácia Básica 7.025,70

0533 - Superávit Financeiro - CEO Estadual 5.481,20

0535 - Superávit Financeiro - PSF Estadual 15.013,51

0536 - Superávit Financeiro - CEO MAC Federal 8.899,71

0551 - Superávit Financeiro - Gestão do SUS 14,97

0553 - Superávit Financeiro-Transf FNS BL Investimento 33.932,31

0554 - Superávit Financeiro - Farmácia Básica Estadual 11.575,15

0574 - Superávir Financeiro SIA/MAC Estadual 27.811,90

0600 - Transf SES AÇÕES DA CIR 6.200,00

0709 - Superávit Financeiro Núcleo de Apoio a Saúde da Fa 1.722,38

0739 - Superávit Financeiro Transferência Vigilância - Es 1.399,00

VII) TOTAL DAS DEDUÇÕES 3.872.431,19

4 - OUTRAS DEDUÇÕES No Exercício

VIII) TOTAL DAS OUTRAS DEDUÇÕES 0,00

5 - RESUMO No Exercício

Receita Bruta de Impostos e Transferências (IV) 36.109.029,23

Despesas por Função/Subfunção (VI) 12.681.016,50

Deduções (VII+VII) 3.872.431,19

Despesas Para Efeito de Cálculo (VI) - (VII+VIII) 8.808.585,31

Mínimo a ser aplicado 5.416.354,00

Aplicação à maior 3.392.231,31

Percentual Aplicado (VI) - (VII + VIII) / (IV) x 100 24,39

Superávit 9,39

No exercício em análise foram liquidadas despesas em ações e serviços públicos de saúde na ordem de R$ 8.742.090,58 correspondente a 24.21% das receitas provenientes de impostos e transferências, resultando em uma Aplicação à maior no valor de R$ 3.325.736,58 equivalente a 9.21% ,acima do limite mínimo. Verifica-se o CUMPRIMENTO do disposto no artigo nº 198 da Constituição Federal e § 1º do artigo 77 do Ato das Disposições constitucionais transitórias - ADCT.

2 - DESPESAS REALIZADAS (PORFUNÇÃO/SUBFUNÇÃO) No Exercício

10.301 - Atenção Básica 9.602.644,30

10.302 - Assistência Hospitalar e Ambulatorial 2.640.771,22

10.303 - Suporte Profilático e Terapêutico 0,00

10.304 - Vigilância Sanitária 98.632,33

10.305 - Vigilância Epidemiológica 179.984,56

VI) TOTAL DAS DESPESAS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE 12.522.032,41

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

40 / 65

3 - DEDUÇÕES No Exercício

0428 - Bloco de Saúde - ATENÇÃO BÁSICA 2.098.082,52

0429 - Bloco de Saúde - MAC-CEO 700.632,71

0430 - Bloco de Saúde - VIGILÂNCIA EM SAÚDE 57.716,65

0431 - Bloco de Saúde - ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA BÁSICA 78.579,87

0438 - Farmácia Básica Estadual 50.455,24

0441 - CEO - Estadual 33.386,31

0442 - SIA/MAC - Estadual 27.876,66

0448 - Incentivo ao PSF Estadual 171.635,39

0464 - Transferência FNS - Bl Investimento 238.548,00

0491 - Núcleo de Apoio a Saúde da Família 162.179,86

0497 - CAPS II - Incentivo ao Custeio 6.688,22

0501 - Superávit ASPS - Saude 5.845,90

0530 - Superávit Financeiro - Vigilância em Saúde 24.252,84

0531 - Superávit Financeiro - PAB 4.985,83

0532 - Superávit Financeiro - Farmácia Básica 7.025,70

0533 - Superávit Financeiro - CEO Estadual 5.481,20

0535 - Superávit Financeiro - PSF Estadual 15.013,51

0536 - Superávit Financeiro - CEO MAC Federal 8.899,71

0551 - Superávit Financeiro - Gestão do SUS 14,97

0553 - Superávit Financeiro-Transf FNS BL Investimento 33.932,31

0554 - Superávit Financeiro - Farmácia Básica Estadual 11.575,15

0574 - Superávir Financeiro SIA/MAC Estadual 27.811,90

0600 - Transf SES AÇÕES DA CIR 6.200,00

0709 - Superávit Financeiro Núcleo de Apoio a Saúde da Fa 1.722,38

0739 - Superávit Financeiro Transferência Vigilância - Es 1.399,00

VII) TOTAL DAS DEDUÇÕES 3.779.941,83

4 - OUTRAS DEDUÇÕES No Exercício

VIII) TOTAL DAS OUTRAS DEDUÇÕES 0,00

5 - RESUMO No Exercício

Receita Bruta de Impostos e Transferências (IV) 36.109.029,23

Despesas por Função/Subfunção (VI) 12.522.032,41

Deduções (VII+VII) 3.779.941,83

Despesas Para Efeito de Cálculo (VI) - (VII+VIII) 8.742.090,58

Mínimo a ser aplicado 5.416.354,00

Aplicação à maior 3.325.736,58

Percentual Aplicado (VI) - (VII + VIII) / (IV) x 100 24,21

Superávit 9,21

Receita Corrente Líquida do Município

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

41 / 65

O inciso IV do artigo 2º da Lei de Responsabilidade Fiscal define receita corrente líquida como o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos: a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição; b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional; c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.

Considerando as receitas correntes arrecadadas nos últimos doze meses, a receita corrente líquida do Município somou a importância de R$ 46.892.499,82, resultando em um valor médio mensal de R$ 3.907.708,31 .

1 - RECEITAS CORRENTES No Período % No Exercício % Acumulado %

Receita Tributária 662.902,89 13,74 9.279.073,31 17,68 9.279.073,31 17,68

Receita de Contribuições 62.085,04 1,29 660.780,50 1,26 660.780,50 1,26

Receita Patrimonial 36.462,86 0,76 506.917,91 0,97 506.917,91 0,97

Receita Agropecuaria 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Receita Industrial 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Receita de Servicos 500,00 0,01 218.949,86 0,42 218.949,86 0,42

Transferencias Correntes 3.992.268,10 82,76 40.864.349,89 77,85 40.864.349,89 77,85

Outras Receitas Correntes 69.834,52 1,45 961.602,42 1,83 961.602,42 1,83

I) TOTAL DAS RECEITAS CORRENTES 4.824.053,41 100 52.491.673,89 100 52.491.673,89 100

2 - DEDUÇÕES No Período % No Exercício % Acumulado %

Deducao da Receita para Formacao do FUNDEB (-) -466.874,06 0,00 -5.599.174,07 0,00 -5.599.174,07 0,00

II) TOTAL DAS DEDUCÕES -466.874,06 100 -5.599.174,07 100 -5.599.174,07 100

3 - RECEITAS CORRENTE LÍQUIDA No Período % No Exercício % Acumulado %

Receita (I-II) 4.357.179,35 9.29 46.892.499,82 100.00 46.892.499,82 100

Média da Receita Corrente Líquida Arrecadada nos Últimos 12 Meses 3.907.708,31 8.33

Despesa com Pessoal (Consolidado)

Dispõe o artigo 19 da Lei de Responsabilidade Fiscal:

Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada Bimestre de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados: I - União: 50% (cinqüenta por cento); II - Estados: 60% (sessenta por cento); III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

O artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que:

Art. 20. A repartição dos limites globais do art. 19 não poderá exceder os seguintes percentuais: (.....) III - na esfera municipal: a) 6% (seis por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município, quando houver; b) 54% (cinqüenta e quatro por cento) para o Executivo.

O parágrafo único do artigo 22 da Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece como limite prudencial o valor de gastos com pessoal até o limite de 95% do percentual máximo estabelecido. Ultrapassado o limite prudencial medidas de contenção de gastos deverão ser adotadas. Veja-se a redação do mencionado parágrafo único do artigo 22 da LRF:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

42 / 65

Parágrafo único. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, são vedados ao Poder ou órgão referido no art. 20 que houver incorrido no excesso: I - concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão prevista no inciso X do art. 37 da Constituição; II - criação de cargo, emprego ou função; III - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; IV - provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança; V - contratação de hora extra, salvo no caso do disposto no inciso II do § 6º do art. 57 da Constituição e as situações previstas na lei de diretrizes orçamentárias.

A despesa líquida com pessoal do Município de Pinhalzinho realizada nos últimos doze meses no valor de R$ 26.205.953,05, equivalendo a 55,89% da receita corrente líquida arrecadada neste exercício. Verifica-se o CUMPRIMENTO do disposto no artigo 169 da Constituição Federal, regulamentado pela Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000, o qual estabelece para este fim, limite prudencial e máximo de 57 e 60% respectivamente.

1 - DESPESA BRUTA COM PESSOAL No Período No Exercício Acumulado

I) Pessoal Ativo 4.240.026,93 26.786.895,55 26.786.895,55

317101 - Aposentadorias e Reformas 0,00 0,00 0,00

317170 - Rateio pela Participação em Consórcio Público 0,00 3.240,00 3.240,00

319004 - Contratação por Tempo Determinado 749.575,58 5.529.751,90 5.529.751,90

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.384.432,44 15.318.623,95 15.318.623,95

319013 - Obrigações Patronais 665.038,41 4.806.840,50 4.806.840,50

319016 - Outras Despesas Variáveis - Pessoal Civil 30.532,42 520.080,21 520.080,21

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 410.448,08 608.358,99 608.358,99

II) Pessoal Inativo e Pensionistas 3.969,22 27.416,49 27.416,49

319001 - Aposentadoria e reformas 0,00 0,00 0,00

319003 - Pensões 3.969,22 27.416,49 27.416,49

319005 - Outros Benefícios Previdenciários 0,00 0,00 0,00

III) Total Despesa Bruta com Pessoal (I+II) 4.243.996,15 26.814.312,04 26.814.312,04

2 - Despesas Não Computadas No Período No Exercício Acumulado

319091 - Decorrentes de decisão judicial 0,00 0,00 0,00

319092 - Despesas de exercícios anteriores 0,00 0,00 0,00

319094 - Indenização por demissão e incentivo a demissão voluntária 410.448,08 608.358,99 608.358,99

IV) Total Despesas Não Computadas 410.448,08 608.358,99 608.358,99

3 - DESPESA LIÍQUIDA COM PESSOAL

Receita corrente líquida Arrecadada nos últimos 12 Meses (RCL) 46.892.499,82

Limite prudencial - 57% 26.728.724,90

Limite máximo - 60% 28.135.499,89

Despesa bruta com pessoal (III) 26.814.312,04

Despesas não computadas (IV) 608.358,99

Despesa líquida com pessoal (III) - (IV) 26.205.953,05

Percentual aplicado em despesas com pessoal 55,89

Limite prudencial (57%) 522.771,85

Limite máximo (60%) 1.929.546,84

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

43 / 65

Despesas com Pessoal do Poder Executivo

Como visto, o limite das despesas com pessoal do Poder Executivo foi fixado em 54% (cinquenta e quatro por cento) da receita corrente líquida, sendo o limite prudencial de 51,3% (cinquenta e um vírgula três por cento).

A despesa líquida com pessoal realizada pelo Poder Executivo nos últimos doze meses no valor de R$ 25.231.371,07, equivale a 53,81% da receita corrente líquida arrecadada neste exercício, CUMPRINDO desta forma, os limites dispostos no artigo nº 20, III, alínea 'a' da Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

1 - DESPESA BRUTA COM PESSOAL No Período No Exercício Acumulado

I) Pessoal Ativo 4.137.459,71 25.812.313,57 25.812.313,57

317101 - Aposentadorias e Reformas 0,00 0,00 0,00

317170 - Rateio pela Participação em Consórcio Público 0,00 3.240,00 3.240,00

319004 - Contratação por Tempo Determinado 749.575,58 5.529.751,90 5.529.751,90

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 2.299.644,10 14.523.245,51 14.523.245,51

319013 - Obrigações Patronais 647.259,53 4.627.636,96 4.627.636,96

319016 - Outras Despesas Variáveis - Pessoal Civil 30.532,42 520.080,21 520.080,21

319094 - Indenizações e Restituições Trabalhistas 410.448,08 608.358,99 608.358,99

II) Pessoal Inativo e Pensionistas 3.969,22 27.416,49 27.416,49

319001 - Aposentadoria e reformas 0,00 0,00 0,00

319003 - Pensões 3.969,22 27.416,49 27.416,49

319005 - Outros Benefícios Previdenciários 0,00 0,00 0,00

III) Total Despesa Bruta com Pessoal (I+II) 4.141.428,93 25.839.730,06 25.839.730,06

2 - Despesas Não Computadas No Período No Exercício Acumulado

319091 - Decorrentes de decisão judicial 0,00 0,00 0,00

319092 - Despesas de exercícios anteriores 0,00 0,00 0,00

319094 - Indenização por demissão e incentivo a demissão voluntária 410.448,08 608.358,99 608.358,99

IV) Total Despesas Não Computadas 410.448,08 608.358,99 608.358,99

3 - DESPESA LIÍQUIDA COM PESSOAL

Receita corrente líquida Arrecadada nos últimos 12 Meses (RCL) 46.892.499,82

Limite prudencial - 51,30% 24.055.852,41

Limite máximo - 54% 25.321.949,90

Despesa bruta com pessoal (III) 25.839.730,06

Despesas não computadas (IV) 608.358,99

Despesa líquida com pessoal (III) - (IV) 25.231.371,07

Percentual aplicado em despesas com pessoal 53,81

Limite prudencial (51,30%) -1.175.518,66

Limite máximo (54%) 90.578,83

Despesas com Pessoal do Poder Legislativo

O limite de despesas com pessoal do Poder Legislativo está fixado em 6% (seis por cento) da receita corrente líquida, com limite prudencial de 5,7% (cinco vírgula sete por cento).

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

44 / 65

A despesa líquida com pessoal realizada pelo Poder Legislativo nos últimos doze meses no valor de R$ 974.581,98, equivale a 2,08% da receita corrente líquida arrecadada neste exercício, verifica-se o CUMPRIMENTO, do disposto no artigo nº 20, III, alínea 'a' da Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

1 - DESPESA BRUTA COM PESSOAL No Período No Exercício Acumulado

I) Pessoal Ativo 102.567,22 974.581,98 974.581,98

319011 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 84.788,34 795.378,44 795.378,44

319013 - Obrigações Patronais 17.778,88 179.203,54 179.203,54

II) Pessoal Inativo e Pensionistas 0,00 0,00 0,00

319001 - Aposentadoria e reformas 0,00 0,00 0,00

319003 - Pensões 0,00 0,00 0,00

319005 - Outros Benefícios Previdenciários 0,00 0,00 0,00

III) Total Despesa Bruta com Pessoal (I+II) 102.567,22 974.581,98 974.581,98

2 - Despesas Não Computadas No Período No Exercício Acumulado

319091 - Decorrentes de decisão judicial 0,00 0,00 0,00

319092 - Despesas de exercícios anteriores 0,00 0,00 0,00

319094 - Indenização por demissão e incentivo a demissão voluntária 0,00 0,00 0,00

IV) Total Despesas Não Computadas 0,00 0,00 0,00

3 - DESPESA LIÍQUIDA COM PESSOAL

Receita corrente líquida Arrecadada nos últimos 12 Meses (RCL) 46.892.499,82

Limite prudencial - 5,70% 2.672.872,49

Limite máximo - 6% 2.813.549,99

Despesa bruta com pessoal (III) 974.581,98

Despesas não computadas (IV) 0,00

Despesa líquida com pessoal (III) - (IV) 974.581,98

Percentual aplicado em despesas com pessoal 2,08

Limite prudencial (5,70%) 1.698.290,51

Limite máximo (6%) 1.838.968,01

GESTÃO FISCAL DO PODER EXECUTIVO

Metas Bimestrais de Arrecadação

Dispõe o artigo 13 da Lei de Responsabilidade Fiscal que no prazo previsto no art. 8º (até 30 dias após a publicação dos orçamentos), as receitas previstas serão desdobradas, pelo Poder Executivo, em metas bimestrais de arrecadação, com a especificação, em separado, quando cabível, das medidas de combate à evasão e à sonegação, da quantidade e valores de ações ajuizadas para cobrança da dívida ativa, bem como da evolução do montante dos créditos tributários passíveis de cobrança administrativa.

O referido diploma legal estabelece em seu artigo 11 que constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

Resta claro que, além do efusivo controle das despesas, é dever do Administrador Público promover o acompanhamento da receita prevista, zelando pelo equilíbrio entre uma e outra. Objetivando racionalizar tal controle a mesma LRF estabeleceu nos artigos 8º e 13, respectivamente:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

45 / 65

Art.8º. Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea ´c´ do inciso I do art. 4º, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.

Art. 13. No prazo previsto no art. 8o, as receitas previstas serão desdobradas, pelo Poder Executivo, em metas bimestrais de arrecadação, com a especificação, em separado, quando cabível, das medidas de combate à evasão e à sonegação, da quantidade e valores de ações ajuizadas para cobrança da dívida ativa, bem como da evolução do montante dos créditos tributários passíveis de cobrança administrativa.

No Exercício analisado, a meta bimestral de arrecadação não foi atingida com a arrecadação de R$ 49.820.391,96 o que representa 66.87% da receita prevista no montante de R$ 74.500.000,00.

Período Previstas Realizadas

1º Bimestre 7.500.000,00 7.969.421,04 106.26 %

2º Bimestre 7.500.000,00 7.494.462,11 99.93 %

3º Bimestre 10.000.000,00 10.298.683,17 102.99 %

4º Bimestre 10.000.000,00 7.621.392,70 76.21 %

5º Bimestre 10.000.000,00 8.095.069,44 80.95 %

6º Bimestre 29.500.000,00 8.341.363,50 28.28 %

TOTAL 74.500.000,00 49.820.391,96 66.87 %

Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO)

O artigo 52 da Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que o relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as: a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo; II - demonstrativos da execução das: a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar; b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício; c) despesas, por função e subfunção.

O artigo 53 da mesma LRF estabelece que:

Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a: I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50; III - resultados nominal e primário; IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o; V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

No Exercício analisado constatou-se a publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, conforme demonstra o quadro a seguir:

Período de Referência: 6º bimestre Data de publicação: 2015-01-30

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Balanço Orçamentário ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Execução da Despesa por Função e Subfunção ● - Anexo 3 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores ● - Anexo 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal ● - Anexo 6 - Demonstrativo do Resultado Primário ● - Anexo 7 - Demonstrativo de Restos a Pagar por Poder e Órgão

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

46 / 65

● - Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ● - Anexo 9 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital ● - Anexo 10 - Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores ● - Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação de Recursos ● - Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde ● - Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas ● - Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

Período de Referência: 1º bimestre Data de publicação: 2015-03-27

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Balanço Orçamentário ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Execução da Despesa por Função e Subfunção ● - Anexo 3 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores ● - Anexo 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal ● - Anexo 6 - Demonstrativo do Resultado Primário ● - Anexo 7 - Demonstrativo de Restos a Pagar por Poder e Órgão ● - Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ● - Anexo 9 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital ● - Anexo 10 - Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores ● - Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação de Recursos ● - Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde ● - Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas ● - Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

Período de Referência: 2º bimestre Data de publicação: 2015-05-27

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Balanço Orçamentário ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Execução da Despesa por Função e Subfunção ● - Anexo 3 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores ● - Anexo 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal ● - Anexo 6 - Demonstrativo do Resultado Primário ● - Anexo 7 - Demonstrativo de Restos a Pagar por Poder e Órgão ● - Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ● - Anexo 9 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital ● - Anexo 10 - Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores ● - Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação de Recursos ● - Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde ● - Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas ● - Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

Período de Referência: 4º bimestre Data de publicação: 2015-07-27

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Balanço Orçamentário ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Execução da Despesa por Função e Subfunção ● - Anexo 3 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores ● - Anexo 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal ● - Anexo 6 - Demonstrativo do Resultado Primário ● - Anexo 7 - Demonstrativo de Restos a Pagar por Poder e Órgão ● - Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ● - Anexo 9 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital ● - Anexo 10 - Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores ● - Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação de Recursos ● - Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde ● - Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas ● - Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

Período de Referência: 4º bimestre Data de publicação: 2015-09-25

Local: Sitio, mural publico

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Balanço Orçamentário ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Execução da Despesa por Função e Subfunção

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

47 / 65

● - Anexo 3 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores ● - Anexo 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal ● - Anexo 6 - Demonstrativo do Resultado Primário ● - Anexo 7 - Demonstrativo de Restos a Pagar por Poder e Órgão ● - Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ● - Anexo 9 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital ● - Anexo 10 - Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores ● - Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação de Recursos ● - Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde ● - Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas ● - Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

No Bimestre analisado constatou-se a publicação do Relatório de Gestão Fiscal, conforme demonstra o quadro a seguir:

Período de Referência: 2º semestre Data de publicação: 2015-01-30

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida ● - Anexo 3 - Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de Valores ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Operações de Crédito ● - Anexo 5 - Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa ● - Anexo 6 - Demonstrativo dos Restos a Pagar ● - Anexo 7 - Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal

Período de Referência: 1º semestre Data de publicação: 2015-07-27

Local: Sitio e Mural Público

Anexos Publicados:

● - Anexo 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal ● - Anexo 2 - Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida ● - Anexo 3 - Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de Valores ● - Anexo 4 - Demonstrativo das Operações de Crédito ● - Anexo 5 - Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa ● - Anexo 6 - Demonstrativo dos Restos a Pagar ● - Anexo 7 - Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal

Audiência Pública de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais

Um importante mecanismo de controle social da Administração Pública foi trazido pela Lei de Responsabilidade Fiscal previsto no § 4º do artigo 9º, estabelecendo que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1o do art. 166 da Constituição.

No Exercício analisado constatou-se a realização da referida Audiência Pública, conforme demonstrativo:

OBEJETO: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais

PERÍODO: 1º QUADRIMESTRE 2015 DATA: 28/05/2015

PARTICIPANTES: 8 MEIOS DE DIVULGAÇÃO: Radio, sitio, jornais

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

OBEJETO: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais

PERÍODO: 3º QUADRIMESTRE/2014 DATA: 27/02/2015

PARTICIPANTES: 9 MEIOS DE DIVULGAÇÃO: Radio, sitio, jornais

LOCAL: CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

OBEJETO: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

48 / 65

PERÍODO: 2º Quadrimestre DATA: 30/09/2015

PARTICIPANTES: 4 MEIOS DE DIVULGAÇÃO: sitio, radios, mural publico

LOCAL: Camara Municipal de Vereadores

Audiências Públicas de Discussão dos Instrumentos de Planejamento

Também em relação à elaboração dos instrumentos de Planejamento da Administração Pública a Lei de Responsabilidade Fiscal buscou garantir a participação popular, com escopo de que os anseios da sociedade sejam efetivamente contemplados em tais planos (PPA, LDO e LOA). Até há pouco tempo a elaboração dos planos era prerrogativa única e exclusiva da estrutura estatal. A novel legislação traz revolucionária visão da administração pública no sentido de demonstrar que os detentores do Poder (e seus burocratas) não são, por si só, os donos da verdade. Trata-se da flexibilização da democracia representativa pela democracia efetivamente participativa.

Dispõem os artigos 48 e 48-A da LRF:

Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos. Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante:

I - incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009). III - adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009)

Art. 48-A.Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a: I - quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009) II - quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários. (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

Audiência Pública de Discussão LDO

No Bimestre analisado constatou-se a realização da referida Audiência Pública, conforme demonstrativo:

OBEJETO: Discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

PERÍODO: ANO 2016 DATA: 25/08/2015

PARTICIPANTES: 13 MEIOS DE DIVULGAÇÃO: Radio, sitio, jornais

LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Audiência Pública de Discussão LOA

No Exercício analisado constatou-se a realização da referida Audiência Pública, conforme demonstrativo:

OBEJETO: Discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA)

PERÍODO: ANO 2016 DATA: 30/10/2015

PARTICIPANTES: 8 MEIOS DE DIVULGAÇÃO: sitio, radios, mural publico

LOCAL: AUDITÓRIO PREFEITURA DE PINHALZINHO

GERENCIAIS

Dados do e-Sfinge

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

49 / 65

Em cumprimento ao estabelecido na Instrução Normativa nº TC 04/2004, de 08 de dezembro de 2004, que instituiu o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) e dispõe sobre a remessa de dados e informações das diversas áreas da Administração Municipal por meio informatizado via INTERNET, o Sistema de Controle Interno confirmou, no exercício analisado, o encaminhamento dos dados conforme demonstra o quadro a seguir:

Bimestre de Referência: 6º Bimestre

Data da Confirmação: 10/02/2015 Protocolo: 23457

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Observações:

Bimestre de Referência: 1º Bimestre

Data da Confirmação: 30/06/2015 Protocolo: 23939

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

Observações:

Bimestre de Referência: 2º Bimestre

Data da Confirmação: 14/07/2015 Protocolo: 24053

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Observações:

Bimestre de Referência: 3º Bimestre

Data da Confirmação: 30/07/2015 Protocolo: 24253

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Observações:

Bimestre de Referência: 4º Bimestre

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

50 / 65

Data da Confirmação: 30/09/2015 Protocolo: 24762

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Observações:

Bimestre de Referência: 5º Bimestre

Data da Confirmação: 30/11/2015 Protocolo: 25420

Unidades Gestoras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Observações:

Dados do e-Sfinge Obras

Igualmente em relação às obras públicas em andamento no Município cujos dados são informados através do e-Sfinge Obras, o Sistema de Controle Interno confirmou, no exercício analisado, o encaminhamento de dados conforme demonstra o quadro a seguir:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2014 RECIBO: 235031

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2013 RECIBO: 235017

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2013 RECIBO: 235018

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

51 / 65

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2013 RECIBO: 235019

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2013 RECIBO: 235020

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2014 RECIBO: 235021

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2014 RECIBO: 235022

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: $linha.emissao

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2014 RECIBO: 235023

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2014 RECIBO: 235024

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2014 RECIBO: 235025

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2014 RECIBO: 235026

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

52 / 65

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2014 RECIBO: 235027

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2014 RECIBO: 235028

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2014 RECIBO: 235029

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2014 RECIBO: 235030

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-20

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2014 RECIBO: 234666

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-02-09

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2015 RECIBO: 234668

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-02-09

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2014 RECIBO: 234714

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-11

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

53 / 65

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2014 RECIBO: 234755

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-02-12

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2015 RECIBO: 234667

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-02-09

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2014 RECIBO: 234665

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-02-09

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2015 RECIBO: 236931

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2012 RECIBO: 236795

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2013 RECIBO: 236797

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2013 RECIBO: 236835

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

54 / 65

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2013 RECIBO: 236834

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2013 RECIBO: 236836

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2013 RECIBO: 236842

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2013 RECIBO: 236844

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2013 RECIBO: 236837

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2013 RECIBO: 236838

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2013 RECIBO: 236841

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

55 / 65

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2013 RECIBO: 236839

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2013 RECIBO: 236840

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2013 RECIBO: 236843

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2014 RECIBO: 236845

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2014 RECIBO: 236846

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2014 RECIBO: 236847

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-03-27

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2015 RECIBO: 237053

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-04-01

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2015 RECIBO: 237093

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-04-02

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

56 / 65

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2015 RECIBO: 237054

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-04-01

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2014 RECIBO: 239205

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2014 RECIBO: 239203

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2014 RECIBO: 239204

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2014 RECIBO: 239206

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2014 RECIBO: 239207

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2014 RECIBO: 239208

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

57 / 65

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2014 RECIBO: 239209

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2014 RECIBO: 239212

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2014 RECIBO: 239213

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 01/2015 RECIBO: 239215

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 02/2015 RECIBO: 239217

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-26

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2015 RECIBO: 239332

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-28

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2015 RECIBO: 239365

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-29

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

58 / 65

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2015 RECIBO: 239120

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-05-19

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2015 RECIBO: 239121

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-05-19

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2015 RECIBO: 239118

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-05-19

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2015 RECIBO: 239119

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-05-19

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 03/2015 RECIBO: 239123

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-19

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 04/2015 RECIBO: 239350

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-05-28

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2015 RECIBO: 241255

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-07-02

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

59 / 65

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2015 RECIBO: 241253

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-07-02

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2015 RECIBO: 241252

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-07-02

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2015 RECIBO: 242733

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-08-04

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 242763

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-08-04

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 242765

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-08-04

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 242611

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 242616

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 242581

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

60 / 65

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 242583

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 242589

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 242590

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-08-03

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2015 RECIBO: 245128

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-09-14

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2015 RECIBO: 245119

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-09-14

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 249645

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 249646

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

61 / 65

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2015 RECIBO: 249647

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2015 RECIBO: 249648

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2015 RECIBO: 249649

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 05/2015 RECIBO: 247873

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-03

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 06/2015 RECIBO: 249640

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 07/2015 RECIBO: 249641

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2015 RECIBO: 249642

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

62 / 65

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2015 RECIBO: 249643

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2015 RECIBO: 249644

TIPO: Informações Prestadas DATA DA EMISSÃO: 2015-11-30

UNIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2015 RECIBO: 247871

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-11-03

UNIDADE: FUNDACAO MUNICIPAL DE ESPORTES DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 08/2015 RECIBO: 250941

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-12-29

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 09/2015 RECIBO: 250942

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-12-29

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 10/2015 RECIBO: 250944

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-12-29

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

PERÍODO DE REFÊNCIA: 11/2015 RECIBO: 250945

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-12-29

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

63 / 65

PERÍODO DE REFÊNCIA: 12/2015 RECIBO: 250947

TIPO: Recibo de Isenção DATA DA EMISSÃO: 2015-12-29

UNIDADE: CAMARA MUNICIPAL DE PINHALZINHO

ANOTAÇÕES DE RESTRIÇÃO:

OBSERVAÇÕES:

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

64 / 65

Considerações Finais

Considerando o exposto acima, e, considerando que a finalidade do presente Relatório de

Controle Interno é a análise circunstânciada dos dados apresentados e evidenciar que o município

de Pinhalzinho registrou déficit na execução orçamentária e financeira, tendo o responsável pelo

controle interno alertado junto a administração, de que as receitas não estavam se comportando de

acordo com o previsto no orçamento e da necessidade de medidas para atender o que estabelece a

Lei de Responsabilidade fiscal; a administração nos relata o que segue:

Prezada Servidora:

Cumprimentando-a cordialmente, vimos ressaltar algumas situações referente ao relatório

circunstanciado do exercício de 2015, após vossa comunicação.

Considerando a manutenção do atendimento dos serviços básicos a população pinhalense.

Considerando a diminuição de receita do ano de 2015.

Considerando os percentuais de investimento em educação (30,34%) e em saúde (24,39%).

Considerando os atrasos nos repasses de recursos do estado e da união.

Considerando o município ser considerado infestado pelo mosquito “aedes aegypti”, demandando mais

investimentos e contratações.

Por fim, tem-se a partir dessas ocorrências as justificativas dos números apresentados no referido

relatório.

Sem mais, atenciosamente,

Jean Marcus Salvador

Secretário de Administração e Planejamento

Município de Pinhalzinho

Estado de Santa Catarina Avenida São Paulo, 1615 - Centro - 89870-000

CNPJ. 83.021.857/0001-15

65 / 65

É o relatório, SMJ.

Pinhalzinho(SC), 25 de Fevereiro de 2016

______________________________________________

Fabiano da Luz Prefeito Municipal

______________________________________________

Nelsi Lucia Cassol Bach Controlador Interno