relatorio 2 de cosmetologia

11
Curso de Farmácia Dayana Samara Monteiro Lívia Regina Miranda Kamila de Oliveira Ferreira Tatiane Trindade B. da Silva COSMETOLOGIA AULA PRÁTICA CREME HIDRATANTE COM URÉIA E LOÇÃO HIDRATANTE

Upload: livia-miranda

Post on 21-Feb-2016

75 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

cosmetologia

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio 2 de Cosmetologia

Curso de Farmácia

Dayana Samara Monteiro

Lívia Regina Miranda

Kamila de Oliveira Ferreira

Tatiane Trindade B. da Silva

COSMETOLOGIAAULA PRÁTICA

CREME HIDRATANTE COM URÉIA E LOÇÃO HIDRATANTE

São Paulo

2015

Page 2: Relatorio 2 de Cosmetologia

Dayana Samara Monteiro

Lívia Regina Miranda

Kamila de Oliveira Ferreira

Tatiane Trindade B. da Silva

COSMETOLOGIAAULA PRÁTICA

CREME HIDRATANTE COM URÉIA E LOÇÃO HIDRATANTE

São Paulo

2015

Page 3: Relatorio 2 de Cosmetologia

INTRODUÇÃO

Page 4: Relatorio 2 de Cosmetologia

O objetivo do uso do hidratante é evitar a perda de água e o ressecamento da pele. Isso é conseguido porque eles possuem em sua composição os umectantes. Conforme o próprio nome indica, o objetivo principal dos produtos utilizados como hidratantes para o corpo é reter a água na pele, isto é, manter a pele hidratada, evitando a perda excessiva de água. Isso é necessário porque a quantidade de água na pele é maior que a no ambiente, portanto a sua tendência é evaporar; além disso, a ação do sabonete favorece o ressecamento.

Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é a lanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. A lanolina também está presente em sabonetes e amaciantes de roupas. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ou emolientes (amaciantes) e são adicionadas também a outros produtos. Por exemplo, para evitar que o creme dental resseque (como ocorre quando o deixamos destampado), o umectante é adicionado, melhorando o aspecto e a consistência do produto.

Os umectantes também são usados em outros cosméticos, para evitar sua cristalização, como loções e sabonetes para a pele. A indústria alimentícia os usa em doces, pães, bolos, bombons, balas, chocolates e recheios. E são adicionados à cola, para evitar que resseque rapidamente.

Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3). Sua fórmula estrutural está representada a seguir:

H2C ─ CH ─ CH2

│       │       │ OH  OH     OH

A glicerina é um triálcool, e graças a essa estrutura os oxigênios ativam os hidrogênios, para que ocorra a formação de ligações de hidrogênio, tanto entre as próprias moléculas de glicerina, quanto entre elas e as moléculas de água.

Em temperatura ambiente, a glicerina é um líquido viscoso, semelhante a um xarope, exatamente em razão das ligações de hidrogênio, que fazem com que suas moléculas fiquem aderidas umas às outras.

As ligações de hidrogênio entre as moléculas de glicerina e as de água explicam seu uso nos hidratantes de pele. Essa interação pode ser representada por:

Page 5: Relatorio 2 de Cosmetologia

Por isso, esse umectante é considerado uma substância higroscópica, isto é, que absorve água.

Outra substância utilizada em cremes hidratantes e em outros cosméticos como umectante é o colágeno.

O uso de hidratantes deve ser realizado para reestabelecer a umidade natural da pele, sempre que estiver seca e após exposição prolongada ao sol.

OBJETIVO

Produzir Creme Hidratante e Loção Hidratante.

1. CREME HIDRATANTE

Cera auto emulsificante............................................................ 15,0%Vaselina Líquida........................................................................ 2,0%Propilenoglicol........................................................................... 5,0%Phenova®.................................................................................. 0,1%Uréia.......................................................................................... 2,0%BHT......................................................................................... 0,05%Água destilada........................................ q.s.p ..................... 100,0%

F.S.A. 50,0 g

Estudo crítico

Tabela 1 - Estudo crítico dos componentes do Creme Hidratante

COMPONENTE FUNÇÃO AÇÃOCera auto emulsificante Agente de consistência EmolienteVaselina líquida Facilitador de fusão de ceras EmolientePropilenoglicol Umectante EmolientePhenova® Conservante Não possuiUréia Ativo cosmetológico HidratanteBHT Antioxidante Não possuiÁgua destilada Veículo Não possui

Page 6: Relatorio 2 de Cosmetologia

Materiais

Béquer Bastão de vidro Pão duro Gral Vidro de relógio Bico de Bunsen Tripé Tela de amianto Balança Termômetro

Método

- Em um béquer aqueceu-se a fase aquosa: água, phenova e propilenoglicol, a 70ºC.

- Em outro béquer aqueceu-se a fase óleo: cera auto emulsificante, vaselina líquida e BHT, a 70ºC.

- Verteu-se as fases (na mesma temperatura) e misturou-se até resfriamento (40ºC).

- Em um gral, pulverizou-se a uréia e foi adicionado a ela cerca de 3 ml de propilenoglicol para dissolve-la.

- Foi misturado então o creme à ureia no grau e mexeu-se bem até criar um creme liso e homogêneo.

2. LOÇÃO HIDRATANTE

Ácido esteárico......................................................................... 3,0% Óleo se semente de uva.............................................................1,0% Álcool cetoestearílico..................................................................1,5% Monoestearato de glicerila....................................................... 2,0% Óleo mineral............................................................................. 2,0% Trietanolamina......................................................................... .1,0% Propilenoglicol.......................................................................... 4,0% Nipagin®................................................................................. 0,15% Nipazol®................................................................................. 0,05%

Page 7: Relatorio 2 de Cosmetologia

Água destilada...................................... q.s.p ..................... 100,0% F.S.A. 50,0 g

Estudo crítico

Tabela 2 - Estudo critico dos componentes da Loção Hidratante

COMPONENTE FUNÇÃO AÇÃOÁcido esteárico Agente de consistência EmolienteÓleo se semente de uva Facilitador de fusão de ceras EmolienteÁlcool cetoestearílico Agente de consistência EmolienteMonoestearato de glicerila Agente de consistência EmolienteÓleo mineral Facilitador de fusão de ceras EmolienteTrietanolamina Agente álcali saponificante Não possuiPropilenoglicol Umectante EmolienteNipagin® Conservante da fase aquosa Não possuiNipazol® Conservante da fase oleosa Não possuiEssência Confere odor Não possuiCorante Confere cor Não possuiÁgua destilada Veículo Não possui

Materiais

Béquer Bastão de vidro Pão duro

Page 8: Relatorio 2 de Cosmetologia

Gral Vidro de relógio Bico de Bunsen Tripé Tela de amianto Balança Termômetro

Método

- Em um béquer colocou-se os itens da fase aquosa: água, nipagin, propileno glicol e trietanolamina. Aqueceu-se a mistura até 70ºC.

- Em outro béquer colocou-se os itens da fase oleosa: ácido esteárico, álcool cetoestearílico, monoestearato de glicerila, óleo mineral e nipazol. Aqueceu-se a mistura até 70ºC.

- Em um gral, verteram-se as duas fases pelo método misto mexendo até que resfrianto. Após, foi adicionado corante e essência.

RESULTADOS

Rótulo Loção Hidratante

Rótulo Creme Hidratante

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

Page 9: Relatorio 2 de Cosmetologia

FOGAÇA, Jennifer. Brasil Escola. Hidratantes para a pele. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/hidratantes-para-pele.htm>. Acesso em: 25/09/2015.