manual de cosmetologia

26
MANUAL DE COSMETOLOGIA ARTESANAL TÉCNICAS E INFORMAÇÕES DOS COSMÉTICOS ARTESANAIS

Upload: angela-guerra

Post on 09-Jul-2015

480 views

Category:

Science


20 download

DESCRIPTION

Preparação de cremes Formulações Dosagens Manipulação

TRANSCRIPT

MANUAL DE COSMETOLOGIAARTESANAL

TÉCNICAS EINFORMAÇÕES

DOS COSMÉTICOSARTESANAIS

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

PREFÁCIO

O presente manual surgiu de um desafio, produzir um texto com informações exatas econfiáveis sem no entanto lançar mão de termos de difícil entendimento ou cálculos. Paratanto uma equipe multidisciplinar da FORTINBRAS, composta por engenheiros químicos,químicos, farmacêuticos e profissionais da área comercial foram aos laboratórios da empresabuscar uma forma fácil e didática de tratar do assunto.

O presente manual vem numa hora muito importante para os artesões que tem ocosmético como hobby ou mesmo forma de sustentar sua família e ate o momento tinhamque obter suas informações de fontes nem sempre confiáveis. Este manual não apresenta acomplexibilidade dos livros e manuais específicos da área cosmética

Trata-se de um manual introdutório sobre cosméticos artesanais, não dirigido acomunidade acadêmica nem aos profissionais da área, que possuem um ótimo e fartomaterial de consulta, senão ao publico leigo que já se interessa pelo assunto.

Devido ao publico alvo do mesmo a linguagem é extremamente coloquial, sem termostécnicos, expressões de difícil entendimento ou cálculos matemáticos. O formato estruturalcom capítulos independentes permite que o leitor passe a outros caso não tenha entendimentode determinado conteúdo.

Estrutura:

Laboratório MicrobiológicoLaboratório de AnálisesLaboratório de Pesquisa e DesenvolvimentoTanques de Armazenagem em Aço Inox 316Salas de TreinamentoEngenheiro QuímicoFarmacêuticoSalas especiais para fracionamentoCaldeirasReatoresEmbaladeiras Automáticas

Exportação para dois continentes

Fabricação de EssênciasFabricação de Extratos VegetaisFabricação de Bases cosméticasFabricação de ÉsteresFabricação de AmidasFabricação de Base para Sabonete GlicerinadoFabricação de ConservantesFabricação de Base de AmacianteFabricação de Especialidades Químicas

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

RECOMENDAÇÕES NA FABRICAÇÃO

- Sempre que proceder a fabricação de qualquer cosmético artesanal tenha em mente quequalidade é fundamental.

- Jamais proceda a fabricação de cosméticos tais como filtros solares, óleos bronzeadores,cosméticos de uso íntimo e desodorantes antitranspirantes pois os mesmos necessitam darealização de testes de eficácia, estabilidade e irritabilidade dentre outros para se garantir umproduto de qualidade.

- No rótulo de qualquer cosmético artesanal devera constar: - Nome do produto - Data de fabricação e validade - Composição - Contato - Dizeres orientativos, tais como modo de uso

- Tenha sempre o local de trabalho em impecável estado de higiene, com todos os utensíliosem perfeito estado e com todas as matérias primas em perfeito estado de conservação.

- Não utilize os recipientes da fabricação de cosméticos para outros usos.

- No início proceda a fabricação de pequenas quantidades ate se adquirir confiança e práticana manipulação, desta forma caso ocorra algum erro não se perde muito material.

- Evite fazer misturas sem conhecimento ou orientação de um profissional, sempre quepossível siga as instruções do fabricante ou distribuidor de matérias primas.

- A fabricação de cosméticos artesanais não exige que a pessoa seja um químico ou tenhaalguma formação complementar, qualquer pessoa interessada pode se tornar um artesão decosméticos após o devido treinamento e pratica.

- Mantenha os produtos fora do alcance de crianças.

- Armazene os insumos em local seco, ao abrigo de luz e calor, local este destinadoespecificamente aos produtos de artesanato.

- Verifique sempre a data de validade

- Lembre-se em paises com tradição de artesanato, os artesões primam pela evolução dosprodutos e qualidade, ou seja são símbolos de perfeição e qualidade.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

MATÉRIAS PRIMAS

É parte fundamental do sucesso na fabricação de qualquer cosmético artesanal aaquisição de matérias primas de excelente qualidade e compatíveis com o uso proposto. Asmatérias primas devem ser adquiridas de fornecedores idôneos afim de que tenham pureza eestabilidade coerentes com sua finalidade.

Toda matéria prima devera ter:

- Nome do fabricante ou fracionador- Nome do produto- Fabricação- Validade- Número de Lote- Origem- Nome e número do responsável técnico- Laudo de análises

Abaixo citaremos as matérias primas mais importantes com suas respectivas característicaspara que o artesão possa se orientar na sua compra.

Ácido Cítrico: Apresenta-se como cristais brancos muito solúvel em água. É utilizado paracorreção do pH em sistemas como shampoos, condicionadores e sabonetes líquidos. Para suautilização é necessário a sua previa dissolução em água.

Água: É a matéria prima básica para a fabricação de cosméticos, desta forma deve ser deexcelente qualidade tanto no aspecto químico/físico quanto microbiológico. A mais utilizadaem cosméticos é a água deionisada embora outras formas de purificação da água possam serempregadas sem afetar a qualidade do produto final.

Álcool: Também conhecido como álcool de cereais, álcool etílico e álcool hidratado,apresenta-se como liquido incolor de cheiro característico. Deve-se tomar muito cuidadodurante sua manipulação pelo fato do mesmo ser muito inflamável. É utilizado em diversoscosméticos como veículo e solvente.

Álcool Cetoestearílico: Apresenta-se como uma cera branca, com odor característico,insolúvel em água e composto basicamente por 30% de álcool cetílico e 70% de álcoolestearílico. É utilizado como agente de consistência em cremes, loções e outras emulsões.Deve-se dar preferência ao uso de bases autoemulsionates em lugar do álcool cetoestearílicopois o mesmo necessita de um sistema tensoativo para formar emulsão em água.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Amida: Para uso em cosméticos existem basicamente duas variantes, a amida 80 e a amida90 sendo que a diferença esta no grau de pureza. A amida 90 é um produto mais puro que aamida 80. As amidas são tensoativos derivados de óleos láuricos ( óleo de babaçu ou óleo depalmiste ) que quimicamente são denominadas dietanolamidas de ácidos graxos de coco.São utilizadas como espessantes, sobrengordurantes e solubilizantes de essências emshampoos e sabonetes líquidos.

Anfótero: Também conhecido como anfótero coco betaína ou anfotero betaínico, seapresenta como liquido amarelado de odor característico e que produz espuma abundante aoser agitado. Dependendo do pH do meio onde é utilizado apresenta características diferentesde condicionamento e espumação. É utilizado para aumentar a espuma em sistemastensoativos como shampoos e sabonetes líquidos e promover limpeza suave em tônicos parapele. Em conjunto com outros tensoativos apresenta ótimo poder de espessamento.

Argilas: São minerais com composição química muito variável e diferentes propriedades.É necessário muito cuidado na sua compra pois as mesmas devem ter passado por processosadequados com o intuito de diminuir a carga microbiana. Argilas ao natural são produtosextremamente contaminados e causariam a degradação dos cosméticos onde fossemempregadas.

Base Perolizante: Apresenta-se como liquido viscoso de cor branca e aspecto peroladointenso. É utilizado como agente perolizante a frio e no comércio é conhecido comoSurfax®.

Base Sabonete Glicerinado NOSSA TERRA: Base para sabonetes glicerinados elaboradacom os melhores equipamentos do mercado e com matérias primas da mais alta qualidadepara se ter um produto com excelente qualidade e ótima aparência, possui manuseioextremamente simples.

Biofort: Apresenta-se como liquido transparente de cor amarelada, sendo uma mistura deisotiazolinonas. É um conservante de grande espectro de ação em baixas dosagens.Deve-se ter muita atenção na sua dosagem já que a quantidade máxima permitida é de 0,05%em produtos sem enxágüe e 0,10% em produtos com enxágüe. No comercio é conhecidocomo Kathon CG®.

BHT: Apresenta-se como cristais levemente amarelados com odor fenólico característico eque é utilizado em pequenas dosagens como agente antioxidante em sistemas oleosos taiscomo óleos corporais batons e emulsões com a presença de óleos vegetais insaturados.Seu nome químico é butilhidroxitolueno e sua dosagem usual varia de 0,05% a 0,10%.

Carbômero: Conhecido como Carbopol®, se apresenta como pó branco, muito fino e leveque deve ser disperso em água para sua utilização. Quando disperso em água e neutralizado,

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

forma géis transparentes e com alta viscosidade. É utilizado basicamente para a produção degéis capilares e como agente de consistência em emulsões. A dosagem geralmente utilizadavaria de 0,30% a 1,00%.

Corantes: São os compostos responsáveis pela cor nos cosméticos. Devem apresentar altograu de pureza e boa estabilidade alem de serem aprovados para uso em cosméticos. Sempreque for comprar corantes consulte o fornecedor quanto aos quesitos acima apresentados.

D-Pantenol: Apresenta-se como liquido transparente e muito viscoso que tem grandeutilização em shampoos . É totalmente solúvel em água e um ótimo agente condicionadordos cabelos.

Dipropilenoglicol: Apresenta-se como liquido transparente e incolor, não deve ter odorpronunciado. É totalmente solúvel em água e possui excelentes propriedades solventes paraessências e óleos essenciais. é muito utilizado na fabricação de perfumes e colônias.

Essências: São composições aromáticas formadas pela combinação de dezenas e as vezescentenas de compostos odoríferos de origem natural e sintética. Devem ser adquiridas defontes confiáveis para que a mesma possua boa estabilidade e não cause problemas aoscosméticos.Na hora da compra, deve-se optar por essências compatíveis com o produto na qual a mesmaserá aplicada.

Estearina: Apresenta-se como escamas ou pó branco com odor característico, atualmente ‘eum produto em desuso nas formulações cosméticas.

Extratos Glicólicos: Apresentam-se na forma liquida com cor e odor característicos dasubstancia empregada. É utilizado como aditivo biológico em toda linha cosmética. Possuiboa solubilidade em água, álcoois e glicóis e insolúvel em óleos.

Fortgel 7500: Apresenta-se como liquido transparente, muito viscoso e incolor. Não possuiodor e tem excelente aplicação em produtos para os cabelos e corpo. É utilizado como basepara óleos de banho, reparadores de ponta, produtos para o tratamento dos cabelos e da pele.Forma um filme continuo na pele e nos cabelos evitando a perda de água transepidermal.

Formol: Apresenta-se como liquido incolor com odor irritante característico, tambémconhecido como formoldeído ou aldeído fórmico. Não deve ser utilizado em nenhumapreparação de cosméticos artesanais e jamais se deve utilizar para fabricação de alisantescapilares.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Fortnip: Se apresenta como liquido praticamente incolor com odor característico. Deve serutilizado como conservante de escolha em todas as preparações cosméticas artesanais devidoa sua fácil incorporação, amplo espectro de atividade, boa estabilidade e compatibilidade.É composto por um blend otimizado de fenoxietanol e parabenos com 100% de ativos.

Glicerina: Apresenta-se como líquido viscoso, incolor e inodoro. É um excelente umectanteconservando e retendo a umidade do produto alem de condicionar a pele de maneira eficaz.É utilizada em toda linha de produtos para corpo e cabelos. A glicerina recomendada parauso em cosméticos é a bidestilada USP.

Isoparafina: Apresenta-se como liquido incolor, de odor característico e muito fluído. É umderivado de petróleo utilizado em produtos para o corpo e a pele.

Lanolina: Apresenta-se como sólido pastoso de cor amarela e odor característico. Éempregada em produtos para o cabelo e a pele em dosagens que usualmente variam de 1% a5%. Possui excelentes propriedades emolientes deixando a pele e os cabelos comextraordinária sensação de suavidade. Deve ser acrescentada na fase oleosa dos produtos porser insolúvel em água.

Lauril: Quimicamente é denominado lauril éter sulfato de sódio e popularmente conhecidocomo “espumante”, apresentando-se como liquido incolor ou levemente amarelado, de odorcaracterístico e que ao ser agitado produz espuma abundante. É uma das matérias primasmais importantes na preparação de shampoos e sabonetes líquidos.

Manteiga de Cupuaçu: Apresenta-se como sólido macio com odor característico e baixoponto de fusão. É um excelente emoliente para cremes, loções e produtos capilares. Por serinsolúvel em água, deve ser acrescentada na fase oleosa com aquecimento e agitação.

Mentol: Apresenta-se como cristais incolores com forte odor característico. Muito utilizadoem produtos para o barbear e em produtos para os pés.

Microesferas de Polietileno: Apresenta-se como pó fino de coloração branca e sem odor. Éo agente de escolha em produtos esfoliantes para o corpo. Deve ser utilizado em produtoscom uma viscosidade elevada com o intuito de evitar a separação do produto. A aplicaçãousual ‘e de 1% a 10%.

Nipagin®: Apresenta-se como pó branco e é utilizado como conservante em preparaçõescosméticas geralmente na fase aquosa. Quimicamente corresponde ao éster metílico do acidop-hidroxibenzoico ou metilparabeno. Devido a sua baixa solubilidade em água e dificuldadede solubilização é aconselhável o substituir por Fortnip que se apresenta na forma liquida epossui um amplo espectro de ação.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Nipazol®: Apresenta-se como pó branco e é utilizado como conservante em preparaçõescosméticas geralmente na fase oleosa. Quimicamente corresponde ao éster propílico do acidop-hidroxibenzoico ou propilparabeno. Devido a sua baixa solubilidade em água e dificuldadede solubilização ‘e aconselhável o substituir por Fortnip que se apresenta na forma liquida epossui um amplo espectro de ação.

Óleo de Amêndoas Doce: Apresenta-se como um líquido transparente e cor clara e odorsuave e característico. Deve ser adquirido somente de fornecedores idôneos pois éfreqüentemente adulterado. Devido ao elevado teor de ácidos graxos insaturados.

Óleo de Semente de Uva: Apresenta-se como um líquido transparente e cor clara e odorsuave e característico. Deve ser adquirido somente de fornecedores idôneos pois éfreqüentemente adulterado. Devido ao elevado teor de ácidos graxos insaturados.

Óleo Mineral USP: Apresenta-se como óleo transparente, incolor e sem nenhum odor,qualquer odor ou coloração no óleo indica que o mesmo não possui pureza suficiente parauso em cosméticos artesanais. No comercio também é conhecido como vaselina líquida.é uma das matérias primas mais importantes para uso em cosmética artesanal sendo utilizadoem óleos de banho, cremes, loções e produtos para o cabelo.

Palmitato de Isopropila: Apresenta-se como liquido transparente incolor ou levementeamarelado com odor característico, pertence a família dos ésteres e tem bom espalhamentosobre a pele sem deixar resíduos oleosos. Seu uso em cosméticos melhora muito o sensorial eo aspecto dos produtos acabados. Apesar de não ser solúvel em água pode ser emulsionado.

Quaternário de Amônia: Apresenta-se como liquido transparente de cor amarelada e odoralcoólico, quaternário de amônia é a denominação comum de um grande grupo detensoativos que possuem um nitrogênio quaternário em sua molécula. O produto geralmentedesignado como quaternário no comercio corresponde ao cloreto de cetiltrimetilamonio 50%.Muito utilizado como tensoativo para formação de emulsões e como agente antiestático econdicionador em produtos capilares. É incompatível com tensoativos aniônicos tais como olauril éter sulfato de sódio.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

FORMULAÇÕES ORIENTATIVAS

- As formulações abaixo foram testadas quando a sua estabilidade e eficácia nos laboratóriosda FORTINBRAS, utilizando matérias primas e essências marcas NOSSA TERRA, destamaneira para atingir os mesmos resultados recomendamos o uso de mercadorias fornecidasexclusivamente pela FORTINBRAS.- As formulações abaixo não devem ter seus itens substituídos por similares sob o risco deincompatibilidades e perca do material utilizado.- As formulações apresentadas estão padronizadas para a preparação de 1kg ou 1 litro deproduto, caso seja a primeira vez que esteja manuseando cosméticos artesanais,recomendamos a manipulação de quantidades menores.- Para facilitar o manuseio e ter produtos de melhor qualidade, recomendamos a utilização decopos de medidas, provetas ou outros instrumentos graduados para a função de quantificar osmateriais.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Óleo de Banho Emoliente

Apresenta-se como líquido transparente de baixa viscosidade, homogêneo, com odorcaracterístico da essência utilizada, e coloração dependente do corante adicionado quequando em contato com a água produz uma emulsão emoliente no corpo de extremaagradabilidade.A presença de óleo de semente de uva, rico em ácidos graxos essenciais, ajuda napreservação de uma pele com brilho e vitalidade. A incorporação de FORTBASE ÓLEODE BANHO permite a obtenção de uma suave emulsão quando em contato com água.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃO

Miristato de Isopropila 100 ml EmolienteÓleo de Semente de Uva 100 ml EmolienteÓleo Mineral 800 ml VeiculoCorante q.s. CoranteEssência Nossa-Terra q.s. Perfume

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Simples mistura de todos os componentes da formulação ate obtenção de um produtohomogêneo.

DICAS

- Utilizar essências lipossolúveis ( solúveis em óleo ) especificas para cosméticos- Utilizar corantes lipossolúveis ( solúveis em óleo ) específicos para cosméticos- Óleo de banho especialmente formulado para ser utilizado com a pele ainda molhada apóso banho.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

OLEO DE BANHO BIFÁSICO

Apresenta-se como um óleo com duas fases distintas e homogêneas sem turvações com odorcaracterístico da essência utilizada e cor variável conforme o corante utilizado.A presença de poliquaternium 6 promove um agradável sensorial na pele.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Óleo Mineral USP 400 ml VeiculoPalmitato de Isopropila 100 ml EmolienteFORTNIP 2 ml ConservanteCorante q.s. CoranteEssência Nossa-Terra q.s. Perfume

FASE 2:

Propilenoglicol 50 ml UmectantePoliquaternium 6 10 ml Agente Condicionante PeleFORTNIP 3 ml ConservanteÁgua 440 ml VeiculoCorante q.s. Corante

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Misturar todos os componentes da FASE 1, ate obtenção de líquido homogêneo.- Misturar todos os componentes da FASE 2, ate obtenção de líquido homogêneo.- Na embalagem final adicionar a FASE 1 sobre a FASE 2.

DICAS

- Na FASE 1 utilizar essências e corantes lipossolúveis ( solúveis em óleo )- Na FASE 2 utilizar corante hidrossolúvel ( solúvel em água )- Evitar o uso de essência na FASE 2- Para facilitar a solubilização do FORTNIP na FASE 1, dissolve-lo primeiramente nopalmitato de isopropila e em seguida adicionar o óleo mineral, o corante e a essência.- Para facilitar a solubilização do FORTNIP na FASE 2, dissolve-lo primeiramente nopropilenoglicol e em seguida adicionar a água, o poliquaternium 6 e o corante.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

ÓLEO DE BANHO TRIFÁSICO

Apresenta-se como um óleo de banho com três distintas fases, sendo uma fase oleosa naparte superior, uma fase glicolica na fase intermediaria e uma fase aquosa na fase inferior.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Palmitato de Isopropila 300 ml EmolienteFORTNIP 2 ml ConservanteCorante q.s. CoranteEssência Nossa-Terra q.s. Perfume

FASE 2:

Hexilenoglicol 400 ml Umectante FASE 3:

Propilenoglicol 20 ml UmectanteFORTNIP 5 ml ConservanteCloreto de Sódio ( Sal comum ) 30 g EletrólitoÁgua 250 ml VeiculoCorante q.s. Corante

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Misturar todos os componentes da FASE 1 e homogeneizar.- Misturar todos os componentes da FASE 2 e homogeneizar.- Misturar todos os componentes da FASE 3 e homogeneizar.- Adicionar na embalagem na seguinte seqüência: FASE 3, FASE 2 e por fim FASE 1

DICAS

- Na FASE 1 utilizar corantes e essência lipossolúveis ( solúveis em óleo )- Na FASE 3 utilizar corante hidrossolúvel ( solúvel em água )- Pode-se acrescentar extratos glicólicos variados na FASE 3- Para facilitar a incorporação do FORTNIP na FASE 3, misture-o primeiramente com opropilenoglicol e só depois acrescente-o a água.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SABONETE LÍQUIDO PEROLADO

Apresenta-se como liquido viscoso, de cor branca e aspecto perolado possuindo o odorcaracterístico da essência utilizada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃO

Base sabonete perolado 250 ml Blend TensoativosÁgua 650ml CoranteEssência Nossa-Terra q.s. PerfumeCorante q.s. Corante

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Misture todos os componentes da FASE 1 ate obtenção de uma solução homogênea.- Dissolva totalmente o sal na água da FASE 2.- Ir adicionando a salmora feita lentamente e sob agitação ate obtenção da viscosidadedesejada.

DICAS

- Adicione somente a quantidade de salmora suficiente para atingir a viscosidade desejada edispense o resto pois excesso de sal afina o sabonete liquido.- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir confiança e técnica para que não se percamuito produto caso cometa algum erro.- Não tenha receios de tentar e veras como ‘e simples e gostoso a manufatura de cosméticosartesanais.- Não utilize excesso de essência ( geralmente menos de 10ml de uma boa essência é osuficiente) e utilize corantes hidrossolúveis ( solúveis em água ).- Para que o sabonete liquido fique no “ponto ideal” , deixe-o descansando cerca de 24horasantes de envasar para que ele fique homogêneo e as bolhas de ar saiam.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SABONETE LÍQUIDO PEROLADO

Apresenta-se como liquido viscoso, de cor branca e aspecto perolado possuindo o odorcaracterístico da essência utilizada.A presença de poliquaternium 7 resulta em um produto com agradável sensorial, espumacremosa e consistente.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Base sabonete perolado 250 ml Blend TensoativosPoliquaternium 7 10 ml Agente CondicionanteFORTNIP 5 ml ConservanteÁgua 650ml CoranteEssência q.s. PerfumeCorante q.s. Corante

FASE 2:

Anfotero 80 ml Tensoativo

PROCEDIMENTO DE FABRICACAO

- Misture todos os componentes da FASE 1 ate obtenção de uma solução homogênea.- Ir adicionando o anfotero ( FASE 2) feita lentamente e sob agitação ate obtenção daviscosidade desejada. A quantidade de 80 ml ‘e apenas ilustrativa e pode-se adicionar umaquantidade maior ou menor conforme a viscosidade desejada.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir confiança e técnica para que não se percamuito produto caso cometa algum erro.- Não tenha receios de tentar e veras como é simples e gostoso a manufatura de cosméticosartesanais.- Não utilize excesso de essência ( geralmente menos de 10ml de uma boa essência é osuficiente) e utilize corantes hidrossolúveis ( solúveis em água ).- Para que o sabonete liquido fique no “ponto ideal”, deixe-o descansando cerca de 24 horasantes de envasar para que ele fique homogêneo e as bolhas de ar saiam.- Com esta formulação ‘e possível a fabricação de sabonete liquido sem adição de sal.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SABONETE LÍQUIDO TRANSPARENTE( espessamento com sal )

Apresenta-se como liquido viscoso, transparente e de cor levemente amarelada. É o maisbásico dos sabonetes líquidos e geralmente possui cor verde e cheiro de erva doce.Limpa a pele de maneira eficaz sem provocar ressecamento.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Base sabonete liquido 250 ml Blend TensoativosFORTNIP 5 ml ConservanteÁgua 650ml CoranteEssência Nossa-Terra q.s. PerfumeCorante q.s. Corante

FASE 2:

Cloreto de Sódio ( Sal Comum ) 20 g UmectanteÁgua 100 ml Veiculo

PROCEDIMENTO DE FABRICACAO

- Misture todos os componentes da FASE 1 ate obtenção de uma solução homogênea.- Dissolva totalmente o sal na água da FASE 2.- Ir adicionando a salmora feita lentamente e sob agitação ate obtenção da viscosidadedesejada.

DICAS- Adicione somente a quantidade de salmora suficiente para atingir a viscosidade desejada edispense o resto pois excesso de sal afina o sabonete liquido.- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir confiança e técnica para que não se percamuito produto caso cometa algum erro.- Não tenha receios de tentar e veras como é simples e gostoso a manufatura de produtosartesanais.- Não utilize excesso de essência ( geralmente menos de 10ml de uma boa essência é osuficiente) e utilize corantes hidrossolúveis ( solúveis em água ).- Para que o sabonete liquido fique no “ponto ideal”, deixe-o descansando cerca de 24horasantes de envasar para que ele fique homogêneo e as bolhas de ar saiam.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SABONETE LÍQUIDO TRANSPARENTE ( espessamento sem sal )

Apresenta-se como liquido viscoso, transparente e de cor levemente amarelada. é o maisbásico dos sabonetes líquidos e geralmente possui cor verde e cheiro de erva doce.Limpa a pele de maneira eficaz sem provocar ressecamento e é formulado sem adição de sal

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Base sabonete perolado 250 ml Blend TensoativosPoliquaternium 7 20 ml Agente CondicionanteFORTNIP 5 ml ConservanteÁgua 650ml CoranteEssência Nossa-Terra q.s. PerfumeCorante q.s. Corante

FASE 2:

Anfotero 80 ml Tensoativo

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Misture todos os componentes da FASE 1 ate obtenção de uma solução homogênea.- Ir adicionando o anfotero ( FASE 2) feita lentamente e sob agitação ate obtenção daviscosidade desejada. A quantidade de 80 ml é apenas ilustrativa e pode-se adicionar umaquantidade maior ou menor conforme a viscosidade desejada.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir confiança e técnica para que não se percamuito produto caso cometa algum erro.- Não tenha receios de tentar e veras como é simples e gostoso a manufatura de cosméticosartesanais.- Não utilize excesso de essência ( geralmente menos de 10ml de uma boa essência é osuficiente) e utilize corantes hidrossolúveis ( solúveis em água ).- Para que o sabonete liquido fique no “ponto ideal” , deixe-o descansando cerca de 24horasantes de envasar para que ele fique homogêneo e as bolhas de ar saiam.- Com esta formulação é possível a fabricação de sabonete liquido sem adição de sal.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SHAMPOO CABELOS NORMAIS

Apresenta-se como liquido viscoso, transparente e de cor levemente amarelada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1:

Base Shampoo 250 ml Blend TensoativosPoliquaternium 7 20 ml Agente CondicionanteFORTNIP 5 ml ConservanteÁgua 650ml CoranteEssência Nossa-Terra q.s. PerfumeCorante q.s. Corante

FASE 2:

Anfotero 80 ml Tensoativo

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Misture todos os componentes da FASE 1 ate obtenção de uma solução homogênea.- Ir adicionando o anfotero ( FASE 2) feita lentamente e sob agitação ate obtenção daviscosidade desejada. A quantidade de 80 ml é apenas ilustrativa e pode-se adicionar umaquantidade maior ou menor conforme a viscosidade desejada.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir confiança e técnica para que não se percamuito produto caso cometa algum erro.- Não tenha receios de tentar e veras como é simples e gostoso a manufatura de cosméticosartesanais.- Não utilize excesso de essência ( geralmente menos de 10ml de uma boa essência é osuficiente) e utilize corantes hidrossolúveis ( solúveis em água ).- Para que o sabonete liquido fique no “ponto ideal” , deixe-o descansando cerca de 24horasantes de envasar para que ele fique homogêneo e as bolhas de ar saiam.- Com esta formulação é possível a fabricação de sabonete liquido sem adição de sal.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

PERFUME FINO

Deve-se apresentar como liquido transparente, sem turvações ou precipitados no fundo dofrasco. Possui odor característico da essência utilizada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃO

Essência Perfumaria Nossa-Terra 150 ml EssênciaVeiculo para Perfumaria Fina 820 ml VeiculoDipropilenoglicol 30ml Solubilizante

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Adicionar lentamente e sob agitação a essência especifica para perfumaria sob o Veiculopara Perfumaria Fina Nossa Terra.- Depois de homogeneizado, envasar o perfume em frasco de vidro e iniciar a maceração daseguinte maneira:- No primeiro dia, deixar fora da geladeira por 24 horas, abrir a tampa por 30 segundos,fechar e colocar na geladeira por 24 horas, abrir a tampa por 30 segundos e deixar fora dageladeira por 24 horas.- Continuar o processo por 10 dias para que ocorram reações químicas entre os componentesda essência e o álcool deixando o perfume “redondo” e sem cheiros desagradáveis.- Ao fim dos 10 dias, ‘e aconselhável filtrar o perfume em papel de filtro para retirarpossíveis insolúveis.O perfume esta pronto para ser envasado e comercializado.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir pratica e verificar a compatibilidade daessência com o veiculo pois as matérias primas são cara.- A qualidade de um perfume depende basicamente de uma ótima essência, uma quantidadeadequada de essência, um processo de fabricação e maceração bem elaborados e de um bomveiculo que traga antioxidantes, quelantes, filtros e outros componentes que formem uma boabase para o perfume.- Caso qualquer item acima não seja integralmente cumprido, teremos perfumes com poucadurabilidade, notas olfativas distorcidas e pouca fixação.- Procure fabricar os perfumes em recipientes de aço inox ou vidro. Nunca elabore emrecipientes de ferro, cobre ou outros metais pois os mesmos podem afetar a essência.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Colônia Fina

Deve-se apresentar como liquido transparente, sem turvações ou precipitados no fundo dofrasco. Possui odor característico da essência utilizada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃO

Essência Perfumaria Nossa-Terra 60 ml EssênciaVeiculo para Perfumaria Fina 940 ml Veiculo

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Adicionar lentamente e sob agitação a essência especifica para perfumaria sob o Veiculopara Perfumaria Fina.- Depois de homogeneizado, envasar o perfume em frasco de vidro e iniciar a maceração daseguinte maneira:- No primeiro dia, deixar fora da geladeira por 24 horas, abrir a tampa por 30 segundos,fechar e colocar na geladeira por 24 horas, abrir a tampa por 30 segundos e deixar fora dageladeira por 24 horas.- Continuar o processo por 10 dias para que ocorram reações químicas entre os componentesda essência e o álcool deixando a colônia “redonda” e sem cheiros desagradáveis.- Ao fim dos 10 dias, é aconselhável filtrar a colônia em papel de filtro para retirar possíveisinsolúveis.A colônia esta pronta para ser envasada e comercializada.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir pratica e verificar a compatibilidade daessência com o veiculo pois as matérias primas são cara.- A qualidade de uma colônia dependem basicamente de uma ótima essência, umaquantidade adequada de essência, um processo de fabricação e maceração bem elaborados ede um bom veiculo que traga antioxidantes, quelantes, filtros e outros componentes queformem uma boa base para o perfume.- Caso qualquer item acima não seja integralmente cumprido, teremos colônias com poucadurabilidade, notas olfativas distorcidas e pouca fixação.- Procure fabricar as colônias em recipientes de aço inox ou vidro. Nunca elabore emrecipientes de ferro, cobre ou outros metais pois os mesmos podem afetar a essência.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Colônia Sem Álcool

Deve-se apresentar como liquido transparente, sem turvações ou precipitados no fundo dofrasco. Possui odor característico da essência utilizada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃOFASE 1

Essência Perfumaria Nossa-Terra 30 ml EssênciaPolissorbato 20 ( Tween 20 ) 30 ml TensoativoDipropilenoglicol 40 ml SolventeFORTNIP 5 ml Conservante

FASE 2

Silicone DC 193 25 ml Agente CondicionanteÁgua 870 ml Veiculo

PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO

- Homogeneizar a FASE 1 e a FASE 2 em separados.- Adicionar lentamente e sob agitação constante a FASE 1 sobre a FASE 2.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir pratica e verificar a compatibilidade daessência com o veiculo pois as matérias primas são cara.- Essências cítricas ricas em terpenos e algumas essências amadeiradas são mais difíceis desolubilizar daí a importância de efetuar o teste antes de iniciar a produção de um volumemaior. Pode ocorrer de não se conseguir solubilizar algum tipo de essência com esta técnica,mas casos como este serão exceções.- Procure fabricar os perfumes em recipientes de aço inox ou vidro. Nunca elabore emrecipientes de ferro, cobre ou outros metais pois os mesmos podem afetar a essência.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

ODORIZADOR DE AMBIENTES

Deve-se apresentar como liquido transparente, sem turvações ou precipitados no fundo dofrasco. Possui odor característico da essência utilizada.

COMPONENTES QUANTIDADE FUNÇÃO

Essência Nossa-Terra 50 ml EssênciaVeiculo para Perfumaria Fina 930 ml VeiculoEssência neutalizadora odores 531 20ml Neutralizador odores

PROCEDIMENTO DE FABRICACAO

- Adicionar lentamente e sob agitação a essência sob o Veiculo para Perfumaria Fina.- Depois de homogeneizado, envasar o odorizador.

DICAS

- Inicie com pequenas quantidades ate adquirir pratica e verificar a compatibilidade daessência com o veiculo pois as matérias primas são cara.- A qualidade de um odorizador de ambientes dependem basicamente de uma ótima essência,uma quantidade adequada de essência, um processo de fabricação bem elaborado e de umbom veiculo que traga antioxidantes, quelantes, filtros e outros componentes que formemuma boa base para o perfume.- Caso qualquer item acima não seja integralmente cumprido, teremos odorizadosres compouca durabilidade, notas olfativas distorcidas e pouca fixação no ambiente.- Procure fabricar os odorizadores de ambiente em recipientes de aço inox ou vidro. Nuncaelabore em recipientes de ferro, cobre ou outros metais pois os mesmos podem afetar aessência.- O uso da essência neutralizadora de odores 531, proporcionara melhores resultados que asimples adição de essência ao produto.- As essências mais recomendadas para a fabricação de odorizadores de ambiente são as comnotas de lavanda/alfazema, capim limão, flor de laranjeira devido as suas ótimascaracterísticas difusivas e grande aceitação pela maioria das pessoas.- O uso de essências de alta qualidade é essencial para prevenir alergias e fraco desempenhodo produto final.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

DICAS E INFORMAÇÕES DE PERFUMARIA

1) A qualidade de qualquer produto é função básica da qualidade e não da quantidade deessência, logo compre essências somente de fornecedores qualificados e idôneos. AFORTINBRAS possui uma linha completa com as melhores essências para todos ostipos de aplicação.

2) Nunca aplique essências diretamente sobre a pele, pois alem de não ter nenhumajustificativa do ponto de vista da perfumaria, ainda podem causar irritações e outrosinconvenientes.

3) O processo de maceração é indispensável na elaboração de qualquer produto deperfumaria.

4) Existem no mercado alguns fixadores para uso em perfumaria que podem serutilizados na elaboração de produtos de perfumaria. O único porem testado e aprovadopela FORTINBRAS é o FIXADOR 451 da marca NOSSA TERRA, que se apresentacomo um liquido viscoso e incolor, este produto é baseado em um novo conceito defixador polimérico de ultima geração que não interfere com as fragrâncias nem alteraas características do veiculo para perfumaria fina NOSSA TERRA.

5) Guarde sempre as essências em local fresco, seco e ao abrigo da luz, das crianças e deanimais domésticos.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

SABONETES GLICERINADOS

As bases para sabonete glicerinado fornecidas pela FORTINBRAS, sob as marcas D’MARINOS, NOSSA TERRA e FLOR DE CACTUS são de altíssima qualidade devido aocriterioso estudo de formulação no qual foi levado em conta facilidade de uso, performance ecusto de maneira a atender todos os estilos de sabonetes glicerinados.Sua composição equilibrada possui óleos vegetais das melhores origens, especialmenteselecionados para proporcionar a melhor base glicerinada.Abaixo estão alguns cuidados para que se possam obter os melhores resultados.

1) Não adicione água, lauril, óleos, manteigas vegetais ou outros produtos a base poisalem de desbalancear a formula, a mesma pode ficar mole, esbranquiçada e perder suacaracterística de espumação.

2) Caso deseje adicionar corantes, utilize sempre corantes hidrossolúveis aprovados paracosméticos e compatíveis com sabonetes, nunca utilize corantes alimentícios pois osmesmos não possuem solidez a luz, e são incompatíveis com os valores de pH dosabonete, desta maneira a cor pode mudar ou ate mesmo sumir com o tempo. Damesma forma nunca utilize corantes industriais pois os mesmos podem causar danos asaúde.

3) Não utilize quantidades excessivas de extratos pois os mesmos podem deixar osabonete mole, branco e sem espuma. A quantidade recomendada de um bom extratoglicólico é de 1,0% ou seja 10ml numa barra de 1kg.

4) Não utilizar recipientes de ferro ou alumínio para preparar os sabonetes, o ideal sãorecipientes de aço inox, vidro ou esmaltados.

5) Não utilize excesso de essências, o máximo recomendável de uma boa essência é de3,0% ou seja 30ml para uma barra de 1kg. Caso a essência não esteja dando coberturacom uma aplicação destas significa que a essência não é adequada para este uso.

6) Nunca derreta a base com temperaturas muito elevadas pois a mesma pode perder suascaracterísticas originais e se tornar de difícil secagem e com aspecto inadequado.

7) Deixar os moldes com a base para sabonete glicerinado esfriarem a temperaturaambiente, nunca colocar na geladeira ou freezer .

8) Não adicionar plantas ao sabonete sem que as mesmas estejam secas e tenham passadopor um processo de descontaminação para evitar a proliferação de microrganismos nosabonete.

9) Caso deseje tornar a base mais fluida e fácil de trabalhar, pode-se adicionar um poucode propilenoglicol a base durante o derretimento, na proporção de 5,0% ou seja 50mlpara cada 1kg de base. Desta maneira se tem um sabonete mais fluido e ascaracterísticas do mesmo não são afetadas.

10) Sempre que possível utiliza formas de silicone que proporcionam produtos demelhor qualidade, são mais fáceis de utilizar e duram mais.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

CONHECENDO UM POUCO SOBRE SABONETESGLICERINADOS

1) Do que é composta a massa base que aparece na formulação?

A massa base é composta por diversos óleos e matérias oleosas que são saponificadas,purificadas e tem sua umidade controlada para gerar um sabonete de alta qualidade.A saponificação é um processo no qual um óleo vegetal ou qualquer outra matéria oleosareage para formar sabão e glicerina.O sabão é o tensoativo mais natural, antigo, seguro e biodegradável que se conhece, suafabricação utiliza matérias primas renováveis o que preserva a natureza.

2) Qual a função do lauril no sabonete glicerinado?

O lauril tem como função melhorar as características de espumação e deixar o sabonete maistransparente.

3) Do que é composto um sabonete glicerinado?

Um sabonete glicerinado é composto basicamente da massa base, de emolientes, dehidratantes e de agentes de transparência que formam uma solução na qual o sabão ficaincorporado.

4) Qual a função do álcool no sabonete glicerinado?

O álcool tem como função aumentar a transparência do sabonete glicerinado e facilitar suamanipulação durante o processo de derretimento.

5) É normal o sabonete glicerinado perder peso com o passar do tempo?

É absolutamente normal uma perca de peso do sabonete glicerinado com o tempo pois oscompostos denominados voláteis que são basicamente água e álcool vão sumindo com opassar do tempo sem no entanto prejudicar a qualidade do sabonete.

6) Porque o sabonete glicerinado dura menos que o sabonete comum?

Os sabonetes glicerinados duram menos justamente devido a sua composição que possui altoteor de compostos hidratantes e emolientes que tem alta afinidade com a água e acabam

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

solubilizando de maneira mais pronunciada no banho, é justamente a maior qualidade dossabonetes glicerinados que os fazem durar menos.

7) Qual o motivo de que suar/ manchas brancas/ transparência/ misturar branco/edta/sacarose/ propilenoglicol/dipropilenoglicol/ vegetais/ dificuldade tirar forma / acetato

8) O que é o óleo de babaçu que aparece em alguns rótulos?

É um óleo extraido de uma palmeira do nordeste do Brasil e que proporciona sabonetes commuita espumação e dureza, todos os sabonetes produzidos pela FORTINBRAS possuem óleode babaçu em sua composição. A diferença é que nos sabonetes da linha NOSSA TERRA,FLOR DE CACTUS e D’Marinos o óleo de babaçu esta presente em grande quantidade namassa base.

9) Qual a quantidade ideal de essências?

A quantidade ideal de aplicação varia de 2 a 3% de uma boa essência o que corresponde a 20ou 30 ml para cada barra de 1kg.

10) O fixador de essências auxilia na fixação das essências no sabonete?

Geralmente não é necessário a adição de fixadores em sabonetes pois uma boa essência parasabonetes já tem em sua composição elementos fixadores na quantidade ideal para aaplicação.

11) É necessária a adição de nipagin ( metilparabeno ) ou outro conservante aosabonete?

Não é necessária a adição desde que sejam respeitadas as boas praticas de fabricação emanipulação descritas no capitulo anterior. Não ser adicionados elementos tais como frutas eflores in natura pois estes possuem carga microbiológica elevada que pode afetar a qualidadedo sabonete. Todas bases produzidas pela Fortinbras passam por rigoroso controlemicrobiológico.

12) Qual o tipo de corante deve ser utilizado para que as cores não mudem com otempo?

Devem ser utilizados apenas corantes aprovados para cosméticos, nunca use corantesalimentícios que tem baixa estabilidade a luz e aos valores de pH do sabonete.

13) Como posso evitar que meu sabonete glicerinado sue depois de pronto.

É PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESSA APOSTILA SEM O LOGOTIPO NOSSA-TERRA.

FORTINBRAS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDARUA VALDOMIRO ROVARON, 43 – JAGUARIUNA –SP

[email protected]

(19) 3867-4050

Para evitar a sudação, evite utilizar excesso de essência, deixe seus sabonetes secarem atemperatura ambiente, nunca em geladeira, nunca ferva a base durante o derretimento e eviteacondicionar os sabonetes em ambientes úmidos.

14) Posso adicionar óleos, manteigas ou outros produtos oleosos ao meu sabonete?

Nunca se deve colocar óleos, manteigas ou outros produtos óleos pois os mesmos nãoestando saponificados, podem separar, tornar a base mole e rançar com facilidade.

15) Por quanto tempo posso estipular o prazo de validade de meus sabonetes.

Recomendamos que seja dado um prazo de validade de no máximo 6 meses.

16) Qual a temperatura máxima que posso derreter a base?

A temperatura máxima deve estar entre 65 e 70°C, quanto menor a temperatura dederretimento e quanto mais rápido se fizer, menos voláteis serão perdidos e o sabonete teráuma qualidade melhor.