relações sociais e serviço social no brasil

18
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) Sobral – CE 22 - Outubro - 2014

Upload: rogerialuannaaraujo

Post on 22-Jan-2016

22 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

o slide relata fatos contextualizados por Marilda Iamamoto no período da década de 30, onde começou a apresentar as primeiras e grandes instituições de Assistência Social no Brasil, sobre o Governo de Getúlio Vagas.

TRANSCRIPT

Page 1: relações sociais e serviço social no Brasil

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA)

Sobral – CE

22 - Outubro - 2014

Page 2: relações sociais e serviço social no Brasil

CURSO: Serviço Social.

DISCIPLINA: F.H.T.M.S.S I

PROFESSOR (a): Isabele Duarte

TURMA: 2º Semestre; Manhã

ALUNAS: Antª Vanessa; Camila Monteiro;

Rogéria Luana e Sara Sampaio.

Page 3: relações sociais e serviço social no Brasil

CAPÍTULO IIIINSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS

E SERVIÇO SOCIAL

Page 4: relações sociais e serviço social no Brasil

Em 1937, ocorreu o golpe de Estado por Getúlio Vargas, sua política econômica estava voltada ao incentivo a industrialização, porem o Estado buscava de diversas formas incentivar as indústrias básicas, viabilizando assim a expansão do setor industrial, organizando o mercado de trabalho. A repressão vaguista ataca os componentes autônomos e revolucionários do proletariado e, sobre tudo aquilo que ameace fugir aos canais institucionais criados para absorvar e dissolver esses movimentos dentro da estrutura corporativa. O Estado, por sua vez, procura a integração e a mobilização controladas dos trabalhadores urbanos pela incorporação e falsificação burocrática de suas reivindicações. A paz social do Estado corporativo pressupõe o surgimento constante de novas instituições: Seguro Social, salário Mínimo, Assistência Social, Justiça do Trabalho, entre outras.

O Estado Novo e o Desenvolvimento

das Grandes Instituições Sociais

Page 5: relações sociais e serviço social no Brasil

A Legislação Sindical (1939) e o Imposto Sindical estão ligados à preocupação de impedir o esvaziamento dos sindicatos e de recriar em seu interior, condições de mobilização – controladas pelo Estado. Inclusive, em 1943, é criada a Comissão de Orientação Sindical a fim de atuar junto à massa não sindicalizada para esclarecer e aglutiná-la em torno de seus “direitos”.

O objetivo desta Legislação Sindical, visou fundamentalmente o enquadramento da força de trabalho garantindo assim a acumulação do capital. Ideologicamente, Getúlio Vargas, passou de forma bastante competente, como o pai dos pobres. 

Somente após a criação das Escolas de Serviço Social e o surgimento de grandes instituições sociais posteriores a elas, e o aprofundamento das contradições desencadeadas a partir da Segunda Guerra Mundial, e a crise política e social que precede a desagregação do Estado Novo é que faz com que haja maior atuação deste profissional e um maior aproveitamento de seu trabalho.

Page 6: relações sociais e serviço social no Brasil

O período da história social, que cobre essas contradições foi marcado por transformações de nível econômico, social e político.Após o período de crise, houve uma imensa retomada do aprofundamento capitalista tanto no âmbito da expansão da produção industrial, quanto no de outras atividades produtivas e de realização interna e da agro-exportação, só que a aceleração da produção industrial, teve como principal limite a escassa possibilidade de aquisição de bens de produção, cujo itens mais importantes eram fornecidos pelo mercado internacional.

Dentro dessa realidade o Estado lançou uma campanha propagandística na tentativa de ganhar o apoio da população para o “esforço de guerra” e é em meio a essa campanha que surge a primeira campanha de âmbito nacional que tomará forma através da Legião Brasileira de Assistência (LBA).

Page 7: relações sociais e serviço social no Brasil

A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS - criado em 1938.

SERÃO FUNÇÕES DO CNSS:• Inquéritos e pesquisas sobre as situações de desajustes sociais;• Sugerir quanto ás políticas sociais a serem desenvolvidas pelo o

governo. O Conselho é criado como um dos órgãos de cooperação do

Ministério da Educação e Saúde, passando a funcionar em uma de suas dependências,

• Portanto, o CNSS foi a primeira forma de presença da assistência social na burocracia do Estado brasileiro, ainda que na função subsidiária de subvenção às organizações que prestavam amparo social.

O Conselho Nacional de Serviço Social e a LBA

Page 8: relações sociais e serviço social no Brasil

Órgão assistencial público brasileiro, LBA - Que tem sua gênese marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo. A idéia de legião era a de um corpo de luta em campo, ação.

Page 9: relações sociais e serviço social no Brasil

Objetivo LBA: Assistir as famílias cujos os chefes foram mobilizados para a guerra, e cooperar com o governo em tudo que se relaciona ao esforço da guerra. Engajamento do Brasil na 2ª Guerra Mundial rentabilidade política para o governo diante do que o “ esforço de guerra” iria propiciar.

• Contando com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria

• Organizada em todo o território nacional (BRASIL). Essa instituição passou a ser responsável por toda estrutura assistencial do governo (programas de creche, para idosos, gestante, etc).

• Após as campanhas de impacto realizadas junto aos “convocados” de guerra, a Legião Brasileira de Assistência será a instituição a se firmar na área social, e sua ação assistencial será implementada no sentido de dar apoio político ao governo. (MESTRINER, 2001, p. 145).

• Em 1969, a LBA é transformada em fundação e vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, tendo sua estrutura ampliada e passando a contar com novos projetos e programas.

Page 10: relações sociais e serviço social no Brasil

• Criado em 1942• Objetivo: Organizar e administrar a nível nacional escolas de

aprendizagem para industriários. empreendimento que visava a necessidade crescente de qualificação da mão-de-obra exigida pela industria. A formação anteriormente dava-se no interior das empresas ou através da importação de mão-de-obra. É aqui que podemos situar a iniciativa da atuação coletiva do empresariado, a estratégia aqui utilizada consistia em articular a violência simbólica do sistema escolar e a coerção e autoritarismo das unidades de produção.

• As atividades desenvolvidas eram: saúde bucal e geral, alimentação, asseio corporal, fornecimento de sopa, leite, organização de colônia de férias, dentistas, mediadas assistenciais e educativas.

O SENAI e o Serviço Social

Page 11: relações sociais e serviço social no Brasil

O SESI e o Serviço Social O serviço social da indústria SESI é oficializado em 1946, durante o período de elaboração da nova constituição. Surge após a constatação das dificuldades do pós-guerra e das propostas do Estado em concorrer não só diretamente como incentivar e estimular a cooperação de classes em iniciativas para promover o bem estar, além da consideração que a Confederação Nacional tinha, com recursos próprios, proporcionar assistência social e melhores condições de habitação, nutrição e higiene ao operário, assim desenvolvendo a solidariedade entre empregados e empregadores. Será atribuído ao SESI estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem estar do trabalhador na indústria.

Page 12: relações sociais e serviço social no Brasil

• A instituição gerida por empresários visa à defesa dos salários dos operários através da melhoria de condições de habitação, nutrição e higiene.

• O Estado institucionaliza a iniciativa da burguesia industrial para que essa classe organize e gerencie os planos de assistência já existente em inúmeras empresas.

• Tendo por base a experiência pioneira do SENAI o surgimento DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI) faz parte da evolução da posição do empresariado relativamente á questão social, que se aprofunda no pós-guerra.

• O surgimento do SESI se enquadra num processo marcado pela maior organização do empresariado, no qual este busca definir e homogeneizar uma serie de posições que se relacionam á nova situação internacional, ao novo estatuto econômico do pós-guerra e a seus efeitos internos, tanto no plano econômico como no político

Page 13: relações sociais e serviço social no Brasil

• Em 1943 realiza-se o I congresso Brasileiro de Economia; em 1944, o congresso Brasileiro da Indústria e em 1945, a conferencia das classes produtoras do Brasil.

• Entre os principais temas tratados estarão a planificação da economia, o custo da produção industrial internas e medidas para rebaixá-lo, o problema da produtividade da Força de trabalho e as formas que assumiria o planejamento do desenvolvimento econômico.

• Os principais temas debatidos estarão relacionados ao: combate ao pauperismo, aumento da renda nacional, desenvolvimento das forças econômicas, democracia econômica e justiça social.

• O enfrentamento da “Questão Social” aparece assim teorizado, sob uma ótica revolucionaria. Sua solução depende do prosseguimento da industrialização e da racionalização da agricultura, viabilizando o fortalecimento do mercado interno a partir do qual tanto o proletariado urbano quanto o rural que precisa ser integrado a esse mercado surgem com nova importância.

• Também se observa a existência de importantes modificações no pensamento social da Igreja Católica. O II congresso Brasileiro de direito social (1946) aparece como marco de consolidação das novas posições da Ação Social Católica.

Page 14: relações sociais e serviço social no Brasil

• Também se observa a existência de importantes modificações no pensamento social da Igreja Católica. O II congresso Brasileiro de direito social (1946) aparece como marco de consolidação das novas posições da Ação Social Católica.

• O direito Social terá, agora, o papel de articular os diferentes grupos sociais de forma a que estes se submetam ao bem comum. Esse direito deverá independentemente da ação do Estado, integrar os indivíduos dentro de uma ordem comunitária em que capital e trabalho, consumidor e fornecedor, terão sua apetitividade pautada através do lucro e salários justos, a fim de atender ás necessidades materiais e espirituais da sociedade.

• A empresa será vista como um órgão da comunidade, como uma função social.

• O serviço social será reafirmado como elemento essencial para a harmonização entre capital e trabalho, atuando no sentido de conscientizar o patronato e preparar uma elite de trabalhadores que viabilize aquele tipo de comunhão.

Page 15: relações sociais e serviço social no Brasil

• O sentido mais amplo e direto da instituição foi o de contrapor na nova conjuntura marcada pela ampliação das liberdades democráticas, ao fortalecimento da organização autônoma do proletariado através de uma ampla política assistencial.

• Para o funcionamento das atividades da instituição o empresário fica legalmente obrigado a uma contribuição mensal equivalente a 2%da folha de pagamento.

• Sendo assim o SESI apesar de sua iniciativa só cresceria com a participação ativa do Estado, que se fazia obrigatória a contribuição e ele mesmo fazia o seu recolhimento.

Page 16: relações sociais e serviço social no Brasil

•TD de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho

•http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfpMYAE/relacoes-sociais-servico-social-no-brasill-iamamotto-marilda?part=3

•https://www.google.com.br/search?q=as+primeiras+institui%C3%A7%C3%B5es+de+servi%C3%A7o+s

•http://www.ebah.com.br/content/ABAAABb18AA/brasil-protoformas-s-s

•http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c-v8n2_sonia.htm

•https://mail.fbghn google.com/mail/iiu/0/#inbox/149341fc519dd3fdghgjhgj

•http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Brasileira_de_Assist%C3%AAncia

•http://www.dicio.com.br/propiciar/

•http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/cnas-conselho-nacional-de-assistencia-social/cnas-conselho-nacional-de-assistencia-social

•http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/cnas-conselho-nacional-de-assistencia-

Page 17: relações sociais e serviço social no Brasil

OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS!

Page 18: relações sociais e serviço social no Brasil

EI, PSIU!! OU TURMA, NÃO ACABOU AINDA NÃO EIM!! A EQUIPE VAI PASSAR PARA VOÇÊS UM VÍDEO. TENTANDO REPASSAR UM POUCO DA TRAGETORIA DO NOSSO CURSO.VAMOS LÁ LUANA, DEIXA DE CORPO MOLE E APERTA NO PLAY.