reitor do instituto federal -...

4
Macuco, 02 a 09 de setembro 2017 - ANO XIX - EDIÇÃO Nº311- PERIODICIDADE SEMANAL Página 02 Eduardo Neiva Paloma Barreto vence concurso Rainha Expo Macuco 2017 WFG Elétrica / Tel.:(22) 2551-3755 Cel.:(22) 981446236 E-mail: [email protected] Desfile Cívico em Macuco marca os festejos da Expo 2017 Foto/Elisangela de Paiva Escolas da rede pública estadual e municipal de ensino participaram do desfile cívico na tarde de 07 de setembro no Parque de Exposições de Macuco Página 03 Foto/Elisangela de Paiva A primeira dama Andréa Boaretto, Paloma Barreto e o prefeito Bruno Boaretto parabenizam a vencedora do concurso organizado pelo diretor de turismo -Maurício Góes. Evento gratuito destinado a mulheres com câncer de mama acontece no dia 26 de setembro Página 02 Tendências de Planejamento Urbano Página 04 Reitor do Instituto Federal Fluminense visita Cordeiro Reitor do IFF- Jefferson de Azevedo. Foto/Ascom Cordeiro Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo participou, na segunda-feira, 4, da Sessão Ordinária na Câmara de Cordeiro. Após acompanhar o trabalho dos vereadores cordeirenses, ele expôs ao excelente público presente ao plenário do Poder Legislativo o verdadeiro motivo da visita à Cidade Exposição. Convidado pelo presiden- te da Casa de Leis, Elielson Francinha, a usar a Tribuna Livre, em seu discurso Jefferson primeiramente tranquilizou diretores, professores, pessoal de apoio e alunos do CIEP Oswaldo Cruz, aflitos com a possibilidade de o educan- dário ser cedido pelo Governo do Estado ao IFF. “Mostramos ao secretário estadual de Educação, Wagner Victer, que não entendemos o CIEP como um local adequado. Jamais houve qualquer tipo de sinalização nesse sentido”, esclareceu. Em seguida, ele exibiu um vídeo explicativo sobre a intenção de promover reformas para ampliar as instalações da Unidade de Formação do Instituto em Cordeiro, localizada no Parque de Exposições Raul Veiga...mais informações na Página 03

Upload: lynhi

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reitor do Instituto Federal - jornalomacuco.com.brjornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-311.pdf · os festejos da Expo 2017 Foto/Elisangela de Paiva ... fisioterapeutas

Macuco, 02 a 09 de setembro 2017 - ANO XIX - EDIÇÃO Nº311- PERIODICIDADE SEMANAL

Página 02

Eduardo Neiva

Paloma Barretovence concurso

Rainha ExpoMacuco 2017

WFG Elétrica / Tel.:(22) 2551-3755Cel.:(22) 981446236E-mail: [email protected]

Desfile Cívico em Macuco marcaos festejos da Expo 2017

Foto/Elisangela de Paiva

Escolas da rede pública estadual e municipal de ensino participaram do desfile cívico na tarde de 07 de setembro no Parquede Exposições de Macuco Página 03

Foto/Elisangela de Paiva

A primeira dama Andréa Boaretto, Paloma Barreto e oprefeito Bruno Boaretto parabenizam a vencedora doconcurso organizado pelo diretor de turismo -Maurício Góes.

Evento gratuitodestinado a

mulheres comcâncer de mamaacontece no dia26 de setembro

Página 02

Tendênciasde

PlanejamentoUrbano

Página 04

Reitor do Instituto FederalFluminense visita Cordeiro

Reitor do IFF- Jefferson de Azevedo.

Foto/Ascom CordeiroReitor do Instituto FederalFluminense (IFF), Jeffersonde Azevedo participou, nasegunda-feira, 4, da SessãoOrdinária na Câmara deCordeiro. Após acompanharo trabalho dos vereadorescordeirenses, ele expôs aoexcelente público presenteao plenário do PoderLegislativo o verdadeiromotivo da visita à CidadeExposição. Convidado pelo presiden-te da Casa de Leis, ElielsonFrancinha, a usar a TribunaLivre, em seu discursoJefferson primeiramentetranquilizou diretores,professores, pessoal deapoio e alunos do CIEP

Oswaldo Cruz, aflitos com apossibilidade de o educan-dário ser cedido peloGoverno do Estado ao IFF.“Mostramos ao secretárioestadual de Educação,Wagner Victer, que nãoentendemos o CIEP comoum local adequado. Jamaishouve qualquer tipo desinalização nesse sentido”,esclareceu. Em seguida, ele exibiu umvídeo explicativo sobre aintenção de promoverreformas para ampliar asinstalações da Unidade deFormação do Instituto emCordeiro, localizada noParque de Exposições RaulVeiga...mais informações na

Página 03

Page 2: Reitor do Instituto Federal - jornalomacuco.com.brjornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-311.pdf · os festejos da Expo 2017 Foto/Elisangela de Paiva ... fisioterapeutas

Editora de Jornais e Livros LtdaRua: Jorge Abi-Ramia, 129, bairro: Nova Macuco,

Macuco RJCep: 28.545.000

Editora e jornalista diplomada responsável: Elisangela de Paiva Mtb/RJ: 32231

Assessora Jurídica: Valéria de Mello

Diretor: Lázaro Crispim Gonçalves

Colaboradores: Noemi Laje, Iesa de Paiva, Thiago Dias,Leonardo Bessa, Greice Keli e Eduardo Neiva.Tiragem: 4 mil exemplares.

Circulação: Macuco, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastiãodo Alto , Bom Jardim e Trajano de Moraes

“ Os conceitos e opiniões emitidos, não refletem obrigatoria-mente a opinião do Jornal O Macuco”

e-mail: [email protected]

JORNAL O MACUCOMacuco, 02 a 09 de setembro de 2017 02

JornalO MACUCO

Eduardo Neiva

Tendênciasde

PlanejamentoUrbano

O uso intensivo dos mais diversos tipos de tecnologiastornou-se uma das importantes condições para avançosem todos os setores da sociedade. Atualmente permeia-se pela sociedade um entendimento bem abrangentesobre a utilização e respectivas inovações tecnológicas.

Pode-se ser citado, como exemplo prático, a terminologiadesenvolvida para a dita tecnologia social.Sendo assim, essas concepções se permearam,também, para o estabelecimento de gestões tecnológicascom foco na implantação ou melhorias de programasde governo voltados para um planejamento urbanosustentável.

Isso se aplica diretamente no caso de um Plano Diretor,quer seja para os níveis regional, municipal ou atémesmo para um determinado ambiente específico. OPlano é formatado com base num conjunto deinformações confiáveis. Particularmente, informaçõesgeotécnicas e do geoambiente local são essenciais parao sucesso na execução de qualquer plano dessanatureza.

Sabemos das diversas ferramentas existentes paraacessar e disponibilizar tais informações. Entretanto,chamamos a atenção para a importância dosmecanismos de controle da gestão dos processosenvolvidos neste tema. Se a sociedade desenvolveutermos específ icos para o uso das tecnologias,interessante seria, neste momento, ressaltar astecnologias de gestão.

Nesse contexto, ferramentas ou recursos tecnológicosde informática podem ser criados, desenvolvidos eadaptados para ampliarem o entendimento das diversascorrelações socioambientais, de modo a minimizar osriscos nas tomadas de decisão.

Além do processo da gestão em si, acreditamos que ouso da tecnologia vai mais além. O desenvolvimento dediferentes tecnologias habitacionais, em função dascondições de cada região ou local, deve ser inseridocomo um processo no conjunto de informações queservem de sustentabilidade para o planejamentoadequado da ocupação do solo.

Mais uma vez vislumbramos a o desenvolvimento desistemas de cooperações tecnológicos intermunicipais,usando como ponto focal os agentes estaduais quepossam cumprir essa missão de promover avanços(possivelmente em parceria com outras entidades) nessesentido.

Um órgão de prestação de serviços tecnológicosmunicipal, acima de tudo, tem uma importante missãode fomentar culturas e gerar espaços e condições paraideias inovadoras, principalmente de tecnologiascapazes de agregar valor nos processos de gestão.

Eduardo NeivaFísico pela UFRJ, Geofísico da Indústria do Petróleo,Mestre em Metrologia para a Qualidade Industrial pelaPUC-Rio, Membro da Associação dos Engenheirosda Petrobras e da Society of Petroleum Engineers(Sociedade de Engenheiros de Petróleo), ExProfessor da Rede Pública e Particular de Ensino,Ex Diretor da Regional RJ da Sociedade Brasileirade Metrologia – SBM/RJ e Ex Presidente do InstitutoMacaé de Metrologia e Tecnologia - IMMT.

Evento gratuito destinado a mulherescom câncer de mama acontece no dia

26 de setembro, no Rio de Janeiro A estação mais bonita e florida do ano está se aproximandoe, junto com ela, a 2ª edição do PRIMAVERA ROSA. Oevento, totalmente gratuito, visa disponibilizar o maiornúmero de informações para todas as mulheres que estãoem busca da cura do câncer de mama. Com uma equipede voluntários, uma verdadeira força-tarefa entre amigos, oPRIMAVERA ROSA 2017 será realizado no dia 26 desetembro (terça-feira), no Solar das Palmeiras, em Botafogo.O lindo casarão do século XIX volta a sediar o evento queirá reunir, ao longo do dia, palestras com oncologistas,psicólogos, dermatologistas e mastologistas. Além de profissionais da área de saúde, serão oferecidasconsultorias individualizadas de make-up artists(maquiagem), oficina de amarração de lenços,fisioterapeutas que irão realizar sessões de drenagemlinfática, desenho de sobrancelhas em henna e esmaltaçãodas unhas. Tudo feito por especialistas que uniram forçaspara proporcionar um dia especial, como cada flor merece. Para a idealizadora e organizadora do PRIMAVERAROSA, Suely Guimarães, toda mulher, independentementeda idade, deve se prevenir. “O câncer de mama é uma dasdoenças que mais matam mulheres em todo o mundo. Oapoio da sociedade é fundamental para que nossas irmãs,mães e amigas tenham condições de trilhar o caminho paraa cura. Muito se fala sobre a prevenção e ela é fundamental.Entretanto, precisamos apoiar quem foi diagnosticado ouse encontra em fase de remissão. São para elas quelevamos o nosso esforço, conhecimento e carinho.” O time escalado por Suely para as palestras desse anocontará com a presença do diretor do Hospital Fundação doCâncer, o cirurgião oncológico e mastologista CarlosFrederico de Freitas Lima, que falará dos Avanços nodiagnóstico e tratamento do câncer de mama; e do Dr.Renato Battaglia, para falar especificamente sobre Direitosdas pacientes com câncer de mama - ambos ficarão àdisposição das participantes para tirar dúvidas e conversar.O professor de Yoga, Thiago Leão, do Instituto Hemógenes,discursará e dará dicas sobre a importância da atividadefísica nesse momento. Temas variados, comoOncofertilidade - com o Dr. Paulo Gallo, especialista emreprodução humana assistida; Cuidados com a pele antes,

durante e depois do câncer de mama - com o Dr. Curt MafraTreu, coordenador do departamento de cirurgia e oncologiada Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro,e o cirurgião plástico, Dr. Bernardo Rômulo Soares - tambémserão debatidos no decorrer do dia. Para fechar o ciclo depalestras, o Dr. Marcelo Moreira, do INCa RJ, passará todasua experiência sobre a Reconstrução da mama. Além de abordar o assunto Sexo após o câncer de mama,a psicóloga e sexpert Tatiana Presser promete animar aindamais o dia das participantes com sorteio de produtos dasua linha erótica e de exemplares do livro “Vem transarcomigo”, também de sua autoria. Pocket Show, com RôCasé, e um bate-papo descontraído com a psicóloga GláuciaPina Guimarães Porto estão incluídos nas diversasatividades que irão acontecer. Ainda na parte estética, oPRIMAVERA ROSA contará com o talento do tatuadorRodrigo Catuaba, especializado em reconstrução da aréolae cobertura artística de cicatrizes decorrentes à cirurgia demastectomia. Para este procedimento será necessário oenvio prévio de um laudo médico autorizando. Como não poderia ser diferente, o PRIMAVERA ROSArendeu novas parcerias. A rede de restaurantes Abbraccioe produtos das marcas Episol, Surya, Weleda e BAIMS,“brotaram” para reforçar ainda mais o nosso jardim epromover um dia gostoso, de beleza, autoestima e muitainformação para quem busca o caminho da cura. “OPRIMAVERA ROSA só é possível pela doação dosenvolvidos. As empresas doam produtos e os palestrantese profissionais envolvidos doam seu tempo e sua expertise.Em meio a toda esta crise financeira do País, aqueles queconseguem abrir mão do seu dia de trabalho em prol dooutro é louvável. É uma tarefa árdua e somente com muitavontade conseguimos.”, concluiu Suely. O PRIMAVERA ROSA 2017 é uma ação entre amigos,todos voluntários, que não arrecada fundos para nenhumtipo de ONG ou afins. O evento é gratuito, com vagaslimitadas. Garanta a sua inscrição pelo site www.e-inscricao.com/primaverarosa/2017. Se quiser saber maissobre o evento, acesse nossa página no Facebook:

www.facebook.com/primaverarosa2017.

Estudo - Falta de investimento em energiacustará caro ao Brasil nos próximos anos O anúncio do pacote de privatizações feito pelo governofederal espera-se que traga incentivos para o setor elétrico.A equipe econômica estima nos próximos cinco anos terá orendimento de R$ 44 bilhões com as desestatizações. Boaparte do capital será para ajustar as contas fiscais que terãodéficit de R$ 159 bilhões em 2017. Uma das questões queos analistas estão aguardando é se haverá investimento nosetor, pois, um dos grandes entraves ao crescimentoeconômico é a falta de infraestrutura. "Acreditamos que aprivatização da Eletrobras, apesar de boa para a empresa,não será interessante para o setor elétrico. Se no momentoo risco de um racionamento de energia elétrica estátotalmente afastado, pois houve ampliação da capacidadede geração de energia elétrica e das linhas de transmissãono país, por outro lado, a atividade econômica está voltandoa demonstrar sinais de crescimento e isso demandará cadavez mais energia, o que pode gerar preocupação para ospróximos anos. Além disso, se antes as termelétricas, queaumentam o preço da energia pelo uso de combustível, eramo backup do sistema hidráulico, agora já entram emoperação com maior frequência. Isso significa que o custoda energia será cada vez mais alto", ressalta Vicente Koki,Analista-Chefe da DMI Group. Investimentos no setor foram feitos desde o último alertade racionamento, o que aumentou a potência para produçãode energia alcançando mais de 151,5 mil MW, umcrescimento de 4,2% ao ano. Porém, sendo a matrizpredominante hidráulica, é possível que o país tenha umanova crise de energia, caso não ocorra a quantidade dechuva esperada. "Entendemos que tal crescimento degeração foi suficiente até o momento, porque a economiatem apresentado baixa atividade econômica, mas emcontexto de economia em expansão, com redução dedesemprego, taxa de juros menor e aumento de consumodas famílias, então será necessário também desenvolver osetor elétrico, para que o crescimento do país não fiqueofuscado, limitado", analisa Vicente Koki. A intenção é queo país tenha investimentos no setor de energia renovável,como solar, eólica e biomassa. "A construção de umahidrelétrica, além dos altíssimos custos, demora cinco anos

para ser finalizada, sem contar o tempo da licitação e estudo.Entendemos que é importante considerar-se estímulos paraoutras matrizes energéticas, tais como a fotovoltaica, a eólicae as térmicas à biomassa. Na produção distribuída deenergia, a geração é feita em pequena escala e próximasdos consumidores, o que não demanda a construção degrandes linhas de transmissão. Para distribuir eletricidadevinda de hidroelétricas é necessário extensas ligações atéchegar aos grandes centros, aumentando o custo deinstalação e manutenção e tornando o preço da energia parapopulação o maior da América Latina e 6° mais caro domundo”, afirma o Analista-Chefe da DMI Group. Na última divulgação de crescimento, 1% do PIB noprimeiro trimestre, foi observado que o agronegócio continuasendo o carro chefe para dados positivos. “Observamos umagrande janela de oportunidade para investimentos emenergia limpa e renovável. A demanda mundial está numacurva ascendente neste segmento. Por isso, estamosconcentrando nossos recursos neste mercado”, afirmaMarcos Costa, CEO da DMI Group. Com o forte setoragrícola, o país é gerador de insumos que podem gerarenergia, porém, não são aproveitados. "O agronegóciooferece uma grande quantidade de biomassa para aspequenas usinas térmicas. Além de ser até 40% mais barataé 100% renovável e pouquíssimo poluente. E também, aenergia eólica é bastante complementar a matriz hidráulica,pois quando cessam as chuvas, iniciam-se os ventos",comenta Vicente Koki. Analisando o setor elétrico para ofuturo com as privatizações, Koki vê a imensa necessidadede investimentos em infraestrutura. "As privatizaçõesapenas auxiliarão o Governo a fechar a meta de déficit fiscal.Os problemas e carências da infraestrutura, serão mais umavez postergados. Mais interessante seria alocar os recursosdos novos investidores para a expansão da capacidade degeração de energia do sistema. Assim que o país voltar acrescer aumentará muito a demanda e com a redução daoferta os preços subirão. Isso significa que, o brasileiro teráo poder de compra reduzido, pois quase todos os produtossubirão de preço e ainda observará o impacto direto nainflação”, finaliza, Vicente Koki.

Moto bate em árvore e jovem fica ferido em Duas Barras Um jovem de 21 anos ficou ferido na tarde de quinta-

feira (7) ao bater de moto em uma árvore na RJ-116, nomunicípio de Duas Barras. A vítima foi socorrida pelaambulância da concessionária Rota 116 e levada para oHospital de Bom Jardim. De acordo com a concessionária, o jovem tem ferimentosgraves e após ser atendido em Bom Jardim, precisou ser

transferido para o Hospital de Cantagalo. De acordo com a unidade de saúde, a vítima deu entradano hospital por volta das 15h30 de quinta (7) e passoupor uma cirurgia na perna. Segundo a unidade, o jovempassa bem na manhã desta sexta (8). As causas doacidente serão investigadas.

www.jornalomacuco.com.br

Page 3: Reitor do Instituto Federal - jornalomacuco.com.brjornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-311.pdf · os festejos da Expo 2017 Foto/Elisangela de Paiva ... fisioterapeutas

JORNAL O MACUCOMacuco, 02 a 09 de setembro de 2017 03

Jornal O Macuco. Edição nº 311, 02 a 09 de setembro de 2017, página 03.

PORTARIA Nº 046/2017A Presidente da Câmara Municipal de Cordeiro/RJ,no uso de suas atribuições legais e Regimentais, emitea seguinte:

PORTARIA:

Art.1º - Concede a servidora SELMA CALVO PALMA, ocupante do cargo efetivo de AuxiliarAdministrativo, matrícula 20043007, licença prêmio com base no artigo 101 da Lei 354/1990,iniciando-se em 07/08/2017 e findando-se em 06/09/2017.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Gabinete da Presidência, 07 de agosto de 2017.

ELIELSON ELIAS MENDES

Reitor do Instituto FederalFluminense visita Cordeiro

Instituição planeja implantar Campus Avançado do IFF no município

Reitor do Instituto FederalFluminense (IFF), Jeffersonde Azevedo participou, nasegunda-feira, 4, da SessãoOrdinária na Câmara deCordeiro. Após acompanharo trabalho dos vereadorescordeirenses, ele expôs aoexcelente público presenteao plenário do PoderLegislativo o verdadeiromotivo da visita à CidadeExposição. Convidado pelo presidenteda Casa de Leis, ElielsonFrancinha, a usar a TribunaLivre, em seu discursoJefferson primeiramentetranquilizou diretores,professores, pessoal deapoio e alunos do CIEPOswaldo Cruz, aflitos com apossibilidade de oeducandário ser cedido peloGoverno do Estado ao IFF.“Mostramos ao secretárioestadual de Educação,Wagner Victer, que nãoentendemos o CIEP comoum local adequado. Jamaishouve qualquer tipo desinalização nesse sentido”,esclareceu. Em seguida, ele exibiu umvídeo explicativo sobre aintenção de promoverreformas para ampliar asinstalações da Unidade deFormação do Instituto emCordeiro, localizada noParque de Exposições RaulVeiga, o que redundaria na

implantação de um CampusAvançado do IFF. “Para isso,é fundamental que o espaçofísico, incluindo a EscolaÍtalo Mileno Lopes, depropriedade do Estado, sejacompartilhado com a União.É preciso que nos mobili-zemos nesse sentido”,conclamou Jefferson deAzevedo Segundo o reitor, apresença definitiva do IFF nomunicípio se consolidarianuma ferramenta capaz depotencializar o progresso daregião, especialmente porgarantir novas perspectivasde vida aos jovens eesperança de futuro aostrabalhadores e pais defamília. “A educação é achave mestra para um futuromelhor. Hoje, vemos avontade de autoridades epopulação em ter emCordeiro um CampusAvançado. Mas, precisamosestar seguros de queteremos o domínio da áreapara oferecer aos jovensqualificação pública, gratuitae de qualidade”, definiu oreitor do IFF. Representando o prefeitoLuciano Batatinha, ausentepor compromisso oficial daárea de saúde, a vice MariaHelena definiu a explanaçãodo reitor como esclare-cedora. “O espaço geográ-fico de Cordeiro é favorável

à implantação. Poderemosno futuro ofertar cursosprofissionalizantes e degraduação. Como educa-dora, observo como ‘divisorde águas’ a implantação doCampus do IFF emCordeiro, pois poderemospreparar os jovens para oexigente mercado detrabalho. Vamos deixar delado as bandeiras partidáriaspara Cordeiro não perderessa oportunidade, aliás,para não perder mais nada.Afinal, precisamos deeducação e também desegurança”, discursou MariaHelena. Presente ao encontro, odeputado estadualWanderson Nogueiradeclarou sair da Câmaraotimista pela convergênciasobre a importância doCampus Avançado paraCordeiro. “Reconhecemosque trará avanços para apopulação. Seguimosconfiantes de que o acessoà educação pública dequalidade é o caminho paratransformar a sociedade”,declarou o parlamentar, queteve as palavras avalizadasem apoio ao IFF pelosvereadores Furtuoso Lopese Fabíola Bianchini e peloex-secretário de Indústria eComércio de Cordeiro,Mário Alfredo Botelho, quetambém discursaram.

Um público expressivo foi à Câmara Municipal para ouvir reitor do IFF

Foto e fonte: Ascom Cordeiro

Expo Macuco superaexpectativas

Começou no dia 07 desetembro – Dia daIndependência do Brasil, aExpo Macuco! A aberturaoficial da festa foi iniciadaem comemoração à datacívica, uma organização daSecretaria Municipal deEducação com o apoio daadministração municipal,através da secretáriaLuciana Boaretto e equipe. Toda a rede pública deensino participou do eventoque contou com a presençade todos os secretários,Poder Executivo (prefeitoBruno Boaretto) e legislativolocal, além de autoridades

da região, entre elas, oprefeito municipal deCordeiro, Luciano Batatinha,vice-prefeita Maria Helena eo presidente da câmaramunicipal de Cantagalo, oPulunga. A abertura da festa superouas expectativas dospresentes. A feira deartesanato e gastronomiareuniu muitos artesãos domunicípio no galpão doparque. A tenda cultural eliterária foi e está sendopalco de apresentações dediversos setores culturais,os quatro dias de festas irãoproporcionar lazer, cultura e

diversão para todos osvisitantes. O 49º Concurso Leiteiro daCooperativa RegionalAgropecuária de Macucoreúniu centenas depecuaristas na ExpoMacuco – hoje oficialmentereconhecida como a CapitalEstadual do Leite. A grade de shows, atraçãomusical esperado pelopúblico, começou animandoa primeira noite ao som dethaeme & thiago, reunindoum grande público queanimou a noite pelamadrugada afora!

A secretária municipal de educação Luciana Boaretto, o prefeito municipal Bruno Boaretto, a primeiradama Andréa Boaretto e a vice-prefeita Michele Bianchini durante desfile cívico no Rural Parque.

Foto/Elisangela de Paiva

Autoridades municipais e visitantes assistem o desfile cívico durante abertura da Expo Macuco

Foto/Elisangela de Paiva

Foto/Elisangela de Paiva

Foto/Elisangela de Paiva

Participação efetiva de alunos e professores da rede pública de ensino

Page 4: Reitor do Instituto Federal - jornalomacuco.com.brjornalomacuco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edicao-311.pdf · os festejos da Expo 2017 Foto/Elisangela de Paiva ... fisioterapeutas

JORNAL O MACUCOMacuco, 02 a 09 de setembro de 2017 04

Ao meio

Fotos/Elisangela de Paiva

Garota Macuco vence concurso da Rainha Expo 2017 A sexta-feira foi a noite das beldades regionais emMacuco; a noite ficou marcada com a escolha da Rainhada Festa! Um evento organizado pelo Departamento deTurismo, onde o diretor Maurício Goés recepcionou cincorepresentantes da beleza feminina na região. Participaram do desfile as belas: Jamile Pereira (BomJardim), Sara Felipe Souza (Cordeiro), Carla Marins (DuasBarras), Vitória Nogueira (Trajano de Moraes) e PalomaBarreto- Macuco. Foram responsáveis pela escolha da ganhadora na noitede ontem, cinco julgadores – Michael Torres, RômuloMadeiro, Renata Lontra, Joana Badini e Janaína Curry -que elegeram pelos quesitos: desenvoltura na passarela,beleza e simpatia. Foi eleita a segunda princesa da festa, com 203 pontos,a representante do município de Cordeiro – Sara Souza. Oposto de primeira princesa, com 218 pontos, foi para arepresentante do município de Duas Barras - Carla Marins.

A vencedora da noite, representando o município deMacuco, foi a bela Paloma Barreto, com 246 pontos. As meninas foram homenageadas e receberampremiação da Rio Cable, Ateliê da Verônia e AccessiveModas. Para finalizar, o diretor de turismo Maurício Goés,agradeceu ao corpo de jurados e reconheceu o respeito egratidão de todos, além do empenho de toda sua equipe. «Com certeza o corpo de jurados fez a escolha de formahonesta, agradeço pela presença de todos, pelo empenhode toda a equipe do turismo, educação, demais secretáriose ao prefeito Bruno Boaretto. Estou emocionado porque fuio fundador deste concurso em Macuco, e hoje, poder estaraqui mostrando novamente o nosso trabalho, nem sei oque dizer, só tenho a agradecer a todos e também asrepresentantes dos municípios vizinhos; muitas chegaramaqui sem qualquer patrocínio, mais vieram e participaram,agradeço também ao Raphael Carvalhaes pela dedicação.Macuco tem uma nova história», finalizou Góes.

Ao meio, a secretária de Assistência Social do município de Macuco,Claudia Bonan, o diretor de Turismo Maurício Góes e Sr CélviaBittencourt junto a amigos e familiares durante a Expo Macuco. Micro empreendedores de Macuco expondo seus produtos durante a

Expo Macuco Roberta Marini expõe seus produtos na ExpoMacuco

Rosilaine Cuco e suas guloseimas

Produtos feitos por microempreendedores de Macuco A artesã Ana Gomes expõe seu belo trabalho

Fotos/Elisangela de Paiva

Sara Felipe (Cordeiro- Segunda Princesa Expo Macuco2017), Carla Marins (Duas Barras Primeria PrincesaExpo 2017) e Paloma Barreto (Macuco - Rainha Expo2017)

Vereador Diogo Latini, vereador João Batista, prefeieto Bruno Boaretto, deputadofederal Marcelo Mattos, a Rainha Expo Macuco 2017 - Paloma Barreto e overeador Alberto Herdy em noite de festa para a escolha da Rainha ExpoMacuco.

O diretor de Turismo Maurício Góes e as representantes dos municípios de Trajano, Macuco, DuasBarras, Cordeiro e Bom Jardim.