regulamento interno para elaboraÇÃo de...

18
REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição

Upload: lekhanh

Post on 20-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

REGULAMENTO INTERNO

PARA ELABORAÇÃO DE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1ª Edição

Page 2: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Essas diretrizes têm por objetivo organizar a avaliação,validação e apresentação dos trabalhos de conclusão decurso da Etec Aristóteles Ferreira, reunindo informações ecriando uma comunicação interna eficiente que possa ajudarprofessores, alunos e avaliadores de projeto. O documentofoi baseado em conformidade com o Regulamento Geral -Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Centro Paula Souzapublicado na Portaria do Coordenador do Ensino Médio eTécnico - nº 354, de 25-2-2015.

O presente regulamento foi revisado e aprovado pelosprofessores de PTCC e DTCC, coordenadores de área,coordenadora pedagógica e diretora da Unidade Escolar em03/02/2017.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

REFERÊNCIAS

Page 3: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se numa atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvida mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente, cuja realização é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico (Portaria nº 354 – Art. 1).

Entendem-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e interrelacionam os componentes curriculares com as experiências cotidianas, dentro e fora da escola, possibilitando o aprimoramento de competências e habilidades do aluno relacionadas à atividade profissional a que se refere (Portaria nº 354, Art. 1, §1º).

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 4: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Em todas as habilitações obrigatoriamente o TCC será composto de uma apresentação escrita e deverá prezar pela organização, clareza e domínio na abordagem do tema, com referencial teórico adequado e, considerando a natureza e o perfil do técnico que pretende formar. Cada Habilitação Profissional definirá, por meio de regulamento específico, dentre os produtos abaixo, qual corresponderá à representação escrita do TCC, quais sejam (Portaria nº 354, Art. 1, §2º):

• Monografia;

• Protótipo com Manual Técnico;

• Maquete com Memorial Descritivo;

• Relatório Técnico.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 5: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

A temática a ser abordada deve estar contida nas atribuições profissionais de cada formação e é de livre escolha dos alunos. O professor orientador pode sugerir temas e orientar principalmente sobre a relevância, pertinência e viabilidade do tema escolhido. Para isso, devem ser considerados os seguintes aspectos:

• Tendências, preferências pessoais e profissionais: o tema deve estimular o aperfeiçoamento da formação profissional e permitir que o objetivo curricular seja alcançado.

• Aptidão: não basta só gostar do tema, é necessário uma série de condições para executá-lo, sendo assim, é preciso ser capaz de desenvolver o tema escolhido.

• Tempo: é fundamental considerar o tempo disponível para a realização do tema escolhido, que deve ser compatível com o grau de dificuldade.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

TEMÁTICA

Page 6: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

• Recursos: é necessário calcular o custo e verificar a viabilidade. Para o desenvolvimento do projeto podem ser usados recursos próprios ou buscar patrocínio, sendo de responsabilidade do grupo.

• Relevância: o tema escolhido deve trazer uma contribuição efetiva para a solução de algum problema. Contemplar certo grau de inovação e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

• Pertinência: o tema deve estar alinhado as atribuições do técnico e ser pertinente à habilitação em curso.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 7: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Preferencialmente, o TCC deverá ser elaborado e desenvolvido em equipe (Portaria nº 354, Art. 1, §4º).

O ideal é que os grupos tenham de 3 a 5 participantes. Contudo, independente do número de integrantes, os alunos serão avaliados também, individualmente.

As equipes que desejam inscrever seus projetos em feiras e concursos (FETEPS e Prêmio ESEG ) devem ter no máximo 3 integrantes, pois em geral essa é uma das condições para aprovação dos projetos.

O aluno que optar por desenvolver o projeto sozinho, deve ser informado pelo professor orientador, que será avaliado da mesma forma que os outros grupos e que os requisitos e entrega serão os mesmos.

Casos não previstos nesse regulamento devem ser discutidos e autorizados pelo professor orientador e coordenador do curso.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 8: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

A menção final será dada pelo professor orientador, de acordo com:

• Aproveitamento de cada aluno no desenvolvimento do TCC;

• Apresentação do trabalho escrito de acordo com as normas estabelecidas;

• Demonstração do produto e/ou materiais resultantes do trabalho realizado, quando for o caso.

O aluno que não comparecer nas apresentações ou não cumprir com o calendário organizado pelo professor orientador, ficará com a menção I.

A ficha de avaliação do processo do TCC é individual, obrigatória e padronizada para todos os cursos. O professor orientador que ministra aula em DTCC deverá preencher com as informações de cada aluno e entregar na secretaria no final de cada semestre.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 9: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Deverão ser realizadas no mínimo 2 bancas de validação durante o semestre (PTCC e DTCC), sendo uma prévia e uma final, de participação obrigatória.

Será disponibilizado pelo professor orientador de TCC no início das aulas, as orientações e o cronograma de todas as atividades do semestre, para que alunos se organizem e os professores possam participar das bancas e também auxiliar os alunos durante o desenvolvimento do projeto.

A banca examinadora, será de validação da apresentação e será presidida pelo professor orientador e poderá ser formada somente por professores ou também com profissionais da área. O critério de composição da banca poderá ser definido no regulamento específico de cada habilitação profissional. O parecer e as menções geradas pela banca, farão parte do histórico de desenvolvimento dos alunos, porém a menção final será dada pelo professor orientador.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 10: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Deverão ser entregues ao professor orientador de TCC, uma semana antes do início das apresentações finais:

• Trabalho escrito (1 cópia impressa c/ encadernação simples e arquivo digital);

• CD/DVD com os arquivos do projeto (quando for o caso).

• Banner impresso ou digital (quando for o caso).

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 11: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Além da produção do trabalho escrito será obrigatório a apresentação oral desse trabalho. Cada Habilitação Profissional definirá também, por meio de regulamento específico, dentre as opções abaixo, qual corresponderá à apresentação oral do TCC, quais sejam:

• Apresentação oral em formato feira – exposição de banner e apresentação do trabalho para o público e a banca de validação, podendo ser realizada em salas de aulas, pátio ou auditório.

• Apresentação oral para uma banca de professores e/ou profissionais da área – apresentação do trabalho para o público e a banca de validação para demonstração do projeto, podendo ser realizada em salas de aula, oficinas, laboratórios ou auditório.

Todos os alunos devem participar das apresentações de TCC de suas áreas.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 12: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

Os trabalhos escritos deverão ser estruturados e formatados seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração de Trabalhos acadêmicos: orientações gerais do TCC, do Centro Paula Souza, disponível em:

• Rede da escola em Professores/#TCC

• Site da escola www.etecaf.com.br/categoria/downloads/tcc

• e apresentado de forma resumida nesse documento.

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Page 13: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Capa x

Folha de rosto x

Dedicatória x

Agradecimentos x

Epígrafe x

Resumo em língua nacional x

Resumo em língua estrangeira x

Lista de ilustrações x

Lista de tabelas x

Lista de abreviaturas e siglas x

Lista de símbolos x

Sumário x

ELEMENTOS TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Introdução x

Desenvolvimento x

Considerações finais x

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Referências x

Glossário x

Apêndices x

Anexos x

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Estrutura da Monografia

Page 14: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Capa x

Apresentação x

Sumário x x

ELEMENTOS TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Introdução x

Desenvolvimento x

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Referências x

Glossário x

Apêndices x

Anexos x

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Estrutura do Manual Técnico e Memorial Descritivo

Page 15: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Capa x

Folha de rosto x

Resumo em língua nacional x

Lista de ilustrações x

Lista de tabelas x

Lista de abreviaturas e siglas x

Lista de símbolos x

Sumário x

ELEMENTOS TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Introdução x

Desenvolvimento x

Considerações finais x

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO OPCIONAL

Referências x

Glossário x

Apêndices x

Anexos x

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Estrutura do Relatório Técnico

Page 16: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Todos os alunos deverão assinar e inserir no trabalho escrito, como apêndice, os termos de:

• Autenticidade;

• Autorização de divulgação.

E quando for o caso deverão assinar e inserir também os termos de:

• Procedimentos de Risco,

• Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

• Autorização do Uso de Imagem e Depoimentos;

• Pesquisa com Animais Vertebrados.

Page 17: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

Manual e modelos:

• Manual de Trabalho de conclusão de Curso do Centro Paula Souza;

• Modelo de capa e folha de rosto;

• Modelo do termo de Autenticidade;

• Modelo do termo de Autorização de divulgação;

• Modelo do termo de Procedimentos de Risco;

• Modelo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

• Modelo do termo de Autorização do Uso de Imagem e Depoimentos;

• Modelo do termo de Pesquisa com Animais Vertebrados.

Page 18: REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE …etecaf.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Regulamento-interno_2017.pdf · seguindo as normas da ABNT, apresentadas no Manual de Elaboração

APRESENTAÇÃO

CONCEITUAÇÃO

PROJETO

TEMÁTICA

GRUPO

AVALIAÇÃO

VALIDAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

ENTREGA

REFERÊNCIAS

BELEZIA, Eva Chow; RAMOS, Ivone Marchi Lainetti. Núcleobásico: planejamento e desenvolvimento do TCC. ColeçãoTécnica Interativa. Série Núcleo Básico, v. 3. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011.

CENTRO PAULA SOUZA. Manual para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. São Paulo, 2015.

CENTRO PAULA SOUZA. Portaria do Coordenador do EnsinoMédio e Técnico -Nº 354, de 25-2-2015. São Paulo: DiárioOficial Poder Executivo Seção I, 2015.