região-sudeste

2
Região Sudeste A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como: Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores. Fandango – nas cidades do litoral paulista é muito popular. O fandango é rufado com passos marcados, com batidas de pés, é dançado até meia-noite. Depois dançam os fandangos valsados, mais calmos. Batuque – dança de origem africana, do ritual da procissão. É uma festa muito popular nas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica a 15 metros de distância das mulheres, quando começa a dança, os homens se aproximam das mulheres e encostam suas barrigas por três vezes na companheira. Samba de Lenço – é uma dança de origem africana, ele é sambado no meio urbano (samba de salão), e no meio rural há três modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de lenço. Carnaval – Evento carioca mais famoso do mundo atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Esse evento também tem se destacado no estado de São Paulo.

Upload: topografia-topografos

Post on 01-Oct-2015

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Regio SudesteA Regio Sudeste do Brasil composta pelos estados de Minas Gerais, So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestaes de origem indgena, africana, europeia e asitica.

As manifestaes culturais da Regio ocorrem atravs de elementos como:

Congada A presena desse bailado popular assinalada no Brasil colnia e ocorre do Cear ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. a luta do Bem contra o Mal. O Bem representado pelos cristos, o Mal o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. H lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristos vencem os mouros, que so batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a So Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canz (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores.Fandango nas cidades do litoral paulista muito popular. O fandango rufado com passos marcados, com batidas de ps, danado at meia-noite. Depois danam os fandangos valsados, mais calmos.

Batuque dana de origem africana, do ritual da procisso. uma festa muito popular nas cidades do interior de So Paulo, nas festas do Divino Esprito Santo, ou nas festas juninas. O batuque danado em terreiro ou praa pblica. Uma fileira de homens fica a 15 metros de distncia das mulheres, quando comea a dana, os homens se aproximam das mulheres e encostam suas barrigas por trs vezes na companheira.

Samba de Leno uma dana de origem africana, ele sambado no meio urbano (samba de salo), e no meio rural h trs modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de leno.

Carnaval Evento carioca mais famoso do mundo atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Esse evento tambm tem se destacado no estado de So Paulo.Dana de Velhos A dana aparece durante as festas do Divino Esprito Santo. Ainda existe no litoral fluminense, em Parati e Angra dos Reis. E tambm nas cidades paulistas de Cunha e So Lus do Paraitinga.Caiap um bailado de influncia indgena. Aparece em diversos estados do Brasil, com variaes: So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.A culinria do Sudeste bem diversificada e apresenta forte influncia do ndio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiticos. Entre os pratos tpicos se destacam a moqueca capixaba, feita com tintura de urucum (ES); po de queijo, feijo tropeiro, carne de porco servida com couve, quiabo, milho ou mandioca (MG); feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho (RJ); virado paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza (SP)