reforma protestante

22
REFORMA REFORMA PROTESTANTE PROTESTANTE Professora Professora Natania Natania 2011 2011

Upload: natania-nogueira

Post on 22-Dec-2014

7.722 views

Category:

Technology


3 download

DESCRIPTION

Reforma Religiosa - resumo.

TRANSCRIPT

Page 1: Reforma protestante

REFORMA REFORMA PROTESTANTEPROTESTANTE

Professora Professora NataniaNatania

20112011

Page 2: Reforma protestante
Page 3: Reforma protestante

A reforma religiosa ocorreu no século A reforma religiosa ocorreu no século XVI.XVI.

Foi um movimento de ruptura da Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica, que deu origem a Igreja Católica, que deu origem a outras igrejas cristãs.outras igrejas cristãs.

A reforma aconteceu, inicialmente, em A reforma aconteceu, inicialmente, em três países:três países:

- AlemanhaAlemanha- SuíçaSuíça- InglaterraInglaterra

Page 4: Reforma protestante

AntecedentesAntecedentes

Entre as razões que levaram à Entre as razões que levaram à Reforma Religiosa ou Reforma Reforma Religiosa ou Reforma Protestante está:Protestante está:

1.1. A corrupção de uma parte do clero A corrupção de uma parte do clero católico;católico;

2.2. O afastado dos princípios originais O afastado dos princípios originais do cristianismo.do cristianismo.

Page 5: Reforma protestante

A venda de indulgências ajudou a financiar obras da Igreja e A venda de indulgências ajudou a financiar obras da Igreja e até mesmo guerras.até mesmo guerras.

Page 6: Reforma protestante

Dentre os abusos praticados estava,:Dentre os abusos praticados estava,:

1.1. A SimoniaA Simonia: venda de favores divinos, : venda de favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro. troca de dinheiro.

2.2. A venda de IndulgênciaA venda de Indulgência: o perdão total : o perdão total ou parcial dos pecados cometidos, mas ou parcial dos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da já perdoados pelo sacramento da Confissão, na vida terrena. Confissão, na vida terrena.

Page 7: Reforma protestante

Também podemos considerar como Também podemos considerar como fatores que influenciaram a reforma:fatores que influenciaram a reforma:

1.1. A formação das monarquias nacionais, A formação das monarquias nacionais, onde a igreja passou a ser encarada como onde a igreja passou a ser encarada como barreira ao progresso econômico. barreira ao progresso econômico.

2.2. O desenvolvimento do capitalismo: as O desenvolvimento do capitalismo: as teorias de condenação a usura, ou seja, a teorias de condenação a usura, ou seja, a cobrança de juros, ia de encontro com a cobrança de juros, ia de encontro com a expansão do sistema fianceiro.expansão do sistema fianceiro.

3.3. O aparecimento de heresias e a oposição O aparecimento de heresias e a oposição dos humanistas. As heresias tinham idéias dos humanistas. As heresias tinham idéias que eram contrárias a muitos dos que eram contrárias a muitos dos ensinamentos da igreja. Além de atrair ensinamentos da igreja. Além de atrair muitos adeptos que ansiavam por uma muitos adeptos que ansiavam por uma melhora. melhora.

Page 8: Reforma protestante

John John HussHuss

Thomas Morus

John WyclifJohn Wyclif

Erasmo de Roterdã

Page 9: Reforma protestante

Os precursores da ReformaOs precursores da Reforma

Erasmo de Roterdã e Thomas Morus: Erasmo de Roterdã e Thomas Morus: incentivavam uma reforma interna e depuração incentivavam uma reforma interna e depuração das práticas eclesiásticas. das práticas eclesiásticas.

John Wyclif: professor universitário, atacou o John Wyclif: professor universitário, atacou o sistema eclesiástico, a opulência do clero e a sistema eclesiástico, a opulência do clero e a venda de indulgências. Para ele a base da venda de indulgências. Para ele a base da verdadeira fé era a Bíblia. Pregava o confisco dos verdadeira fé era a Bíblia. Pregava o confisco dos bens dos clérigos na Inglaterra e o voto de pobres bens dos clérigos na Inglaterra e o voto de pobres por parte deles.por parte deles.

John Huss: professor da universidade de praga, John Huss: professor da universidade de praga, uniu à reforma religiosa o espírito de uniu à reforma religiosa o espírito de independência nacional do Sacro Império. Foi independência nacional do Sacro Império. Foi preso, condenado e queimado na fogueira em preso, condenado e queimado na fogueira em 1415, pela decisão do concílio da Constança. 1415, pela decisão do concílio da Constança.

Page 10: Reforma protestante
Page 11: Reforma protestante

LUTEROLUTERO

Martinho Lutero foi um monge alemão.Martinho Lutero foi um monge alemão. Ele foi o primeiro reformador a ter Ele foi o primeiro reformador a ter

sucesso.sucesso. Lutero questionava a ação da igreja, Lutero questionava a ação da igreja,

fazendo duras críticas à venda de fazendo duras críticas à venda de indulgências, de relíquias sagradas e a indulgências, de relíquias sagradas e a simonia.simonia.

Colocou estas e outras críticas nas suas Colocou estas e outras críticas nas suas 95 teses. 95 teses.

Page 12: Reforma protestante
Page 13: Reforma protestante

Foi expulso da Igreja e excomungado Foi expulso da Igreja e excomungado pelo papa.pelo papa.

Lutero, com a proteção dos nobres Lutero, com a proteção dos nobres alemães, fundou a Igreja Luterana alemães, fundou a Igreja Luterana Alemã.Alemã.

Foi o primeiro a traduzir a Bíblia para Foi o primeiro a traduzir a Bíblia para uma língua nacional popular (o uma língua nacional popular (o alemão).alemão).

Page 14: Reforma protestante
Page 15: Reforma protestante

JOÃO CALVINOJOÃO CALVINO

Desenvolveu suas idéias religiosas na Desenvolveu suas idéias religiosas na Suíça.Suíça.

Segundo o calvinismo, as pessoas nasciam Segundo o calvinismo, as pessoas nasciam predestinadas à salvação.predestinadas à salvação.

Podia-se reconhecer um predestinado Podia-se reconhecer um predestinado pelas seguintes qualidades: trabalhador, pelas seguintes qualidades: trabalhador, poupador, seguidor da Bíblia. poupador, seguidor da Bíblia.

Ao reconhecer as virtudes do trabalho, o Ao reconhecer as virtudes do trabalho, o lucro e a prosperidade material teve um lucro e a prosperidade material teve um grande apoio da Burguesia.grande apoio da Burguesia.

Page 16: Reforma protestante
Page 17: Reforma protestante

HENRIQUE VIIIHENRIQUE VIII

Henrique VIII, rei da Inglaterra, fez a Henrique VIII, rei da Inglaterra, fez a reforma anglicana.reforma anglicana.

Ele rompeu com a Igreja Católica para Ele rompeu com a Igreja Católica para poder se separar e casar novamente. poder se separar e casar novamente.

No entanto, sua real intenção era confiscar No entanto, sua real intenção era confiscar as terras e os bens da Igreja para poder as terras e os bens da Igreja para poder fortalecer a monarquia e consolidar seu fortalecer a monarquia e consolidar seu poder.poder.

No anglicanismo (Igreja Anglicana), o rei No anglicanismo (Igreja Anglicana), o rei (ou rainha) é chefe da igreja.(ou rainha) é chefe da igreja.

Page 18: Reforma protestante

Henrique VIII casou-se Henrique VIII casou-se seis vezes.seis vezes.

1 - Catarina de Aragão: 1 - Catarina de Aragão: foi banida da corte e foi banida da corte e morreu de tristezamorreu de tristeza

2 - Ana Bolena: foi 2 - Ana Bolena: foi acusada de traição e acusada de traição e executadaexecutada

3 – Jane Seymour: 3 – Jane Seymour: morreu de partomorreu de parto

4 - Ana Cleves: divorciou-4 - Ana Cleves: divorciou-de dela depois de seis de dela depois de seis meses.meses.

5 – Catarina Howard: 5 – Catarina Howard: traiu o rei e foi traiu o rei e foi executada.executada.

6 – Catarina Parr: Ficou 6 – Catarina Parr: Ficou viúvaviúva

Page 19: Reforma protestante

A REAÇÃO DA IGREJAA REAÇÃO DA IGREJA

A Igreja Católica reagiu à reforma A Igreja Católica reagiu à reforma através do CONCÍLIO DE TRENTO.através do CONCÍLIO DE TRENTO.

O Concílio de Trento foi uma reunião O Concílio de Trento foi uma reunião de todos dos líderes da Igreja Católica de todos dos líderes da Igreja Católica em busca de soluções para a impedir em busca de soluções para a impedir a expansão do protestantismo.a expansão do protestantismo.

Dentre as medidas tomadas pela Dentre as medidas tomadas pela Igreja, destacam-se:Igreja, destacam-se:

Page 20: Reforma protestante
Page 21: Reforma protestante

- A criação do Tribunal do Santo OfícioA criação do Tribunal do Santo Ofício- Manter os dogmas da Igreja, os sete Manter os dogmas da Igreja, os sete

sacramentos e a hierarquia do clero.sacramentos e a hierarquia do clero.- Confirmar o celibato.Confirmar o celibato.- Acabar com os abusos (indulgências, Acabar com os abusos (indulgências,

venda de relíquias, simonia, etc)venda de relíquias, simonia, etc)- A criação da Companhia de Jesus.A criação da Companhia de Jesus.

Page 22: Reforma protestante